Home Blog Page 2636

1º Festival de Música Religiosa da SMEC incentiva novos talentos no município

0

A Prefeitura de São de Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), está promovendo o 1º Festival de Música Religiosa. O objetivo é integrar de forma ecumênica a música religiosa no município e incentivar a interpretação, além de valorizar e estimular o surgimento de novos talentos. 

“Ao todo, 28 candidatos se inscreveram e após passarem por uma pré-seleção, 18 foram escolhidos para a fase classificatória, que será realizada nos dias 2 e 9 de março, às 18h30 no Salão Felicitá, no Centro da cidade. Os três melhores de cada dia se classificam para a grande final”, informou o secretário da pasta, Robson Santana. 

Os seis finalistas se apresentarão no próximo dia 16 de março, no mesmo local da etapa anterior. O 1º lugar ganhará R$1 mil em dinheiro, gravação de uma música no estúdio e de um videoclipe. Já o 2º lugar, embolsará R$800 e o 3º lugar, R$500. Cada um dos três melhores colocados ganhará um troféu.

Cruzeiro é impedido de atracar na África por suspeita de cólera a bordo

0

SILAS MARTÍ
PORTO LUÍS, ILHAS MAURÍCIO (FOLHAPRESS) – O paraíso às vezes se torna um pesadelo, ou uma bênção. Nós, viajantes não acostumados à dinâmica peculiar dos cruzeiros, fomos surpreendidos na chegada a Pointe aux Piments, um vilarejo de mar azul turquesa, montanhas verdejantes e sol escaldante, nas Ilhas Maurício, um pedregulho no meio do oceano Índico, na costa da África, com a notícia de que o navio que nos levaria adiante não podia atracar no porto.

Um surto de gastroenterite entre alguns passageiros, que a empresa de cruzeiros Norwegian Cruise Line chamou de pequeno grupo com leves sintomas, causou o sequestro do navio por dois dias à beira da ilha. Quem estava a bordo, segundo relatos à imprensa, entrou em pânico.

O principal motivo era não poder desembarcar apesar da praia paradisíaca a metros de distância e o maior motivo ainda a suspeita de cólera a bordo, logo desmentida por uma série de testes em todos os passageiros adoentados, de acordo com relatos da empresa responsável, em comunicado à imprensa.
Os que já estavam em terra firme aproveitaram o mar tranquilo lambendo a costa de conchas e corais, bem à vontade com o cardápio riquíssimo em frutos do mar, afinal, cá estamos numa ilha.

O Norwegian Dawn, navio construído na virada do milênio com 14 andares e capacidade para quase 2.500 passageiros servidos por mais de mil tripulantes, estava pronto para zarpar de Porto Luís na tarde desta terça-feira, com mudanças no itinerário -duas das paradas, em Madagascar, foram canceladas.
A empresa responsável pelo cruzeiro reservou 2.000 quartos de hotel nas Ilhas Maurício para acomodar os passageiros que precisaram desembarcar por causa da limpeza a bordo e os casos de gastroenterite.

Uma tripulante do navio, a ponto de partir de Porto Luís, resumiu o problema a europeus não acostumados ao que chamou de águas não civilizadas. Segundo ela, a África como um todo não é confiável em relação à disponibilidade de água potável, e os casos de contaminação aconteceram em terra, não a bordo, por passageiros que teriam consumido demais bebidas com gelo, comidas cruas e água suspeita no continente.

Leia Também: Homem é condenado à prisão perpétua por matar irmãs brasileiras no Japão

"Marcou a alma": homem faz tatuagem com cinzas do pai para o homenagear

0

Um tatuador brasileiro decidiu homenagear o falecido pai com uma nova tatuagem, mas não uma tatuagem qualquer. Gustavo Teixeira usou parte das cinzas do pai, Emilio Cesar, para gravar na própria pele uma memória por ele deixada. 

A tatuagem consiste numa etiqueta que o homem, que gostava muito de cozinhar para a família, havia deixado num taparuere. 

Apesar de ter usado esta técnica em si mesmo, o tatuador não recomenda o uso de cinzas nem usa este método nos seus clientes.

“Essa é a tatuagem que mais me doeu, marcou a alma. Foi toda uma entrega. E a que mais tem significado. Eu duvido que eu faça uma tatuagem mais significativa que essa. É uma forma de agradecimento por tudo o que ele já fez por mim”, disse o tatuador, em declarações ao G1. 

“Assim que chegaram as cinzas, eu coloquei uma música de que ele gostava muito, que era Bee Gees, fiz uma reza, acendi um incenso e comecei. Eu gravei um vídeo durante o processo e ficou muito longo porque eu comecei a chorar demais”, disse ainda. 

A etiqueta deixada no recipiente de plástico dizia “Cozinha Canção da Natureza”, “Emílio”. 

“Em frente da cozinha tinha uma janela em que ele ouvia o canto dos passarinhos. Ele colocava bebedouro de água para os passarinhos, colocava banana… Então, ele intitulou a cozinha dele como ‘canção da natureza'”, explicou.

O tatuador revelou ainda que o pai o chamava de ‘Tigrão’ pela personalidade desobediente. “Ele me chamava de Tigrão porque desde 2007 eu trato um câncer, Linfoma de Hodgkin. E depois de fazer o transplante, você tem que ficar três meses sem fazer nada… Eu ia contra isso e fazia minhas coisas, eu fazia meus esportes e ele dizia ‘Gustavo, você é um Tigrão mesmo’. Eu ainda estou em tratamento, e ele teria falado para mim ‘você em tratamento e fazendo tatuagem, você é um tigrão’. Esse foi meu último ato como Tigrão para ele”, completou. 

Gustavo só compartilhou, recentemente, o vídeo desta tatuagem nas redes sociais, mas explicou que a fez há um ano.

Uma publicação partilhada por Gustavo Teixeira • Tatuagem tribal e Motivação (@guteixeiratattoo)

Leia Também: Homem é condenado à prisão perpétua por matar irmãs brasileiras no Japão

Nas redes sociais, o homem, que é tatuador, mostrou o processo. 

Homem que só bebe refrigerantes há 50 anos diz ter "enjoado" de água

0

Um homem brasileiro, que diz ter “enjoado” de água há quase 50 anos, garante que desde essa época bebe só Coca-Cola.

Em entrevista ao jornal O Globo, Roberto Pedreira de Oliveira Souza admite que… nem os medicamentos toma com água.

“Eu enjoei de água há 50 anos. De lá para cá, não bebi mais água. Substitui por Coca-Cola”, conta o aposentado, de 70 anos, residente em Salvador, e cuja história tornou-se viral na rede social X, antigo Twitter, através de uma publicação feita pelo afilhado, João Victor Paixão, de 27 anos.

O resultado, como seria de esperar, não é o melhor. Roberto é diabético há 33 anos e, na última década, já foi submetido a cerca de uma dezena de cirurgias cardíacas, tendo já sofrido um enfarte.

Contudo, os problemas de saúde e as consequências do consumo elevado de refrigerantes não parecem assustar o idoso.

“O endocrinologista e o cardiologista queriam que eu bebesse água. E eu disse: ‘Ou o senhor aceita que eu bebo Coca-Cola ou vou beber às escondidas, quer o senhor queira ou não’. Eles acabaram por aceitar”, relatou, acrescentando que bebe Coca-Cola Zero desde que a versão sem açúcar foi lançada.

O vício é tão grande que, mesmo quando esteve internado um mês com Covid, entre janeiro e fevereiro, Roberto não deixou o hábito.

“No hospital queriam me dar água. Eu não bebo. Quiseram proibir a Coca-Cola, eu mandava comprar escondido. O médico ria porque sabia que eu bebia. Até a medicação eu tomava com Coca-Cola”, afirma, acrescentando que também não toma “remédios líquidos”.

“Se a Coca-Cola matasse, eu já teria morrido. Há 50 anos que não bebo água. Não bebo nem uma gota de água”, salienta.

Leia Também: “Marcou a alma”: homem faz tatuagem com cinzas do pai para o homenagear

Roberto Pedreira não bebe água por ter ‘enjoado’. Resultado não é o melhor. 

Prefeita anuncia novos diretores do Departamento de Posturas

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, realizou trocas no comando do Departamento de Posturas, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep). Carlos Moreira assumiu como diretor, enquanto que Marcelo Sant’Anna começou a atuar como Diretor Operacional.

As mudanças foram oficializadas do Diário Oficial de 17 de janeiro, com efeitos retroativos ao dia 12 daquele mês. Segundo a prefeita, atos deste tipo são comuns na rotina da administração pública.

— As mudanças fortalecem o órgão, que registrou saldo muito positivo e satisfatório durante a alta temporada, em que recebemos muitos visitantes e realizamos dezenas de eventos. O trabalho foi tão intenso no decorrer do Verão e Carnaval que, somente agora, estamos anunciando oficialmente a troca — afirmou Francimara, que recebeu os novos diretores em seu gabinete nesta terça-feira (27).

Junto com o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito, e o coordenador de Integração de Operações e Segurança Pública, Rodrigo Linhares, a prefeita reiterou as boas-vindas à gestão, além de desejar “ainda mais resultados positivos ao longo deste árduo e tão importante desafio”.

Os recém-empossados diretores do Departamento de Posturas também destacaram o balanço da atuação ao longo do Verão e Carnaval, que contou com a participação dos demais órgãos da Sesep, como também com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) e da Assessoria de Comunicação (AsCom). Carlos Moreira e Marcelo Sant’Anna afirmaram estar à disposição dos moradores. Eles lembraram que o órgão pode ser acionado através do telefone (22) 9.9891-9280, que funciona somente via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

Entre as atribuições do departamento estão a fiscalização de ambulantes, além de atuar para impedir a obstrução de calçadas e do passeio público.

Búzios decreta situação de emergência por causa da dengue

0
Foto: Mariana Couto

A Prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, decretou situação de emergência por causa do aumento no número de casos de dengue. O decreto foi publicado no Boletim Oficial do município na última sexta-feira (23).

Com o decreto, a Prefeitura está autorizada a tomar todas as medidas administrativas necessárias incluindo a compra de insumos, materiais e também a contratação de serviços necessários para o atendimento da situação emergencial.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento, foram registrados 159 casos confirmados de dengue na cidade. E mais de 360 casos sendo investigados.

O município registrou três internações em janeiro e sete em fevereiro.

Até o momento, nenhum óbito foi registrado.

“É importante ressaltar que as medidas de urgência tomadas neste caso de epidemia no estado influenciaram a decisão de declarar estado de emergência em Búzios. O aumento significativo nas notificações de transmissão no município também foi um fator determinante para essa medida”, afirma o município em nota.

Fonte: g1

Idoso é resgatado após passar mais de 9 horas preso entre paredes no Ceará

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um idoso de 79 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ficar preso entre duas paredes no Ceará.

Familiares do idoso perceberam o sumiço dele às 5h, mas só o encontraram preso entre as paredes às 14h30 desta segunda-feira (26). O caso foi registrado no município de Canindé.

Os bombeiros foram acionados e quebraram uma das paredes para retirar o homem. Ele estava consciente e foi levado ao hospital com dores no braço esquerdo.

O idoso sofre de Alzheimer e a suspeita da família é de que ele tenha confundido o vão entre as duas paredes com a entrada do banheiro.

Leia Também: Polícia Militar faz megaoperação em favelas do Rio e encontra barreiras

Familiares do idoso perceberam o sumiço dele às 5h, mas só o encontraram preso entre as paredes às 1… 

Padre que criticou máfia diz que foi vítima de tentativa de envenenamento

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um padre da aldeia de Cessaniti, na província de Vibo Valentia, na Itália, diz que foi vítima de uma tentativa de envenenamento durante missa celebrada no último sábado.

Dom Felice Palamara, pároco da igreja de San Nicola di Pannaconi, disse que despejaram água sanitária nas garrafas de água e vinho servidas durante a missa. A apuração é do jornal Corrieri Della Sera.

No sábado (24) à tarde, durante a consagração, quando ia levar o cálice à boca, o padre diz que percebeu um cheiro estranho que o deixou alerta. Ele então interrompeu a celebração, dizendo aos fiéis que não estava se sentindo bem.

Padre disse que análises confirmaram a presença de água sanitária nas garrafas e ele denunciou o caso à polícia. A situação aconteceu depois de ele ter se manifestado contra uma organização mafiosa. Padre sofre de asma e também de doença cardíaca.

“Estou certo de que esta última intimidação não vem dos meus paroquianos. Estou em Pannaconi há dez anos e sempre tive uma relação de amor e carinho mútuo com a população local”, disse Dom Felice Palamara, pároco de San Nicola di Pannaconi.
Essa não é a primeira intimidação que Don Palamara diz sofrer. Há um mês, seu carro, estacionado perto da igreja, foi danificado pela segunda vez. Cartas anônimas com ameaças de morte foram entregues em sua caixa de correio.

A polícia está examinando imagens de câmeras da área para identificar os responsáveis. Após o incidente, as autoridades designaram agentes para cuidar da vigilância do padre 24 horas por dia. “Estou tranquilo”, disse o sacerdote. “Embora além do perdão e da misericórdia, espero que a justiça possa esclarecer estes episódios criminosos”.

A cidade é agora governada por um comissário municipal, após a renúncia do prefeito em agosto passado. Após a operação policial Maestrale Carthago , surgiram denúncias de possível influência da máfia na administração local. A operação resultou em cerca de 80 detenções em toda a Itália em maio do ano passado, visando desestruturar a máfia Ndrangheta.

Nos últimos dias, outro padre, Francesco Pontoriero, pároco da vizinha Cessaniti, também foi intimidado: um gato morto foi colocado no capô do seu carro. Ele também recebeu cartas com ameaças. A ideia é que os episódios remontam a um ataque à Igreja nesses territórios, por conta de críticas aos mafiosos.

O bispo Dom Attilio Nostro interveio no caso e, para expressar a sua solidariedade aos padres ameaçados, já celebrou com eles algumas missas em Pennaconi. Em nota, o bispo afirmou que após a visita ao pároco vive um momento de sofrimento devido a atos de intimidação que nada têm a ver com a vida cristã normal das paróquias. “Por esta razão, apelo novamente às comunidades cristãs para não desanimarem com esta linguagem de violência”.

Leia Também: Eleição de Trump ameaçaria democracia do continente, diz diretora da Open Society

Dupla acusada de homicídio é presa em Arraial do Cabo

0
132ª DP/Delegacia de Arraial do Cabo

Agentes da 132ª DP (Arraial do Cabo) prenderam dois homens acusados de homicídio. O crime foi praticado em outubro de 2022, no Centro de Figueira, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos.

Contra eles, foram cumpridos mandados de prisão.

Equipe do GAM resgata cobra muçurana, dois gambás e capivara em Campos

0
Foto: Divulgação Ascom

Uma cobra muçurana, dois gambás e uma capivara foram resgatados pela equipe do Grupamento Ambiental (GAM) no decorrer dos últimos cinco dias, em diferentes pontos do município. Ao identificarem os animais silvestres, as orientações para um resgate seguro foram seguidas, o que facilitou a ação dos agentes públicos.

A cobra muçurana ou mussurana, também conhecida como cobra preta, foi encontrada na parte interior do telhado de uma casa no bairro Terra Prometida. A capivara foi localizada na área de um supermercado na entrada da cidade, já os dois gambás estavam em gambazeiras em uma loja no Centro de Campos.

Todos os animais resgatados estavam em condições normais de saúde e foram devolvidos para a natureza em segurança pela equipe de resgate. As solturas foram feitas na Área de Proteção Permanente (APP) do rio Paraíba do Sul.

O GAM, da Guarda Civil Municipal (GCM), resgata animais silvestres em condições normais de saúde e, imediatamente, os devolve para a natureza, respeitando o equilíbrio ambiental. Em casos como esse, os telefones são (22) 98175-0758, 153 e o (22) 981020185, da Sala de Operações.

Nas estatísticas do GAM, os gambás continuam sendo os mais resgatados e, em segundo lugar, as cobras. O gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Se alimenta de animais e vegetais. Ao se alimentar de frutas, ele espalha as sementes por onde passa por meio das suas fezes. Outro fato é que os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpiões, cobras, baratas, carrapatos, entre outros.

Fonte: Ascom

Faltam 180 mil PMs e 55 mil policiais civis no Brasil, aponta levantamento

0

LUCAS LACERDA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Forças policiais mais numerosas do país, as polícias militares têm, somadas, um déficit de 179.591 agentes. Já as polícias civis, que têm as atribuições de investigar crimes, fazer perícia e indiciar suspeitos, funcionam com 55.244 servidores a menos do que o previsto.

Isso significa que as duas forças operam, respectivamente, com ocupação de 69,3% e 63% das vagas previstas, segundo informações das corporações dos estados e do Distrito Federal. Ao todo, o país tem 404.871 PMs e 95.908 policiais civis.

É o que mostram dados do Raio-x das Forças de Segurança Pública no Brasil, divulgados nesta terça-feira (27) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. As informações correspondem às previsões de 2022 e aos efetivos em 2023.

Os números de déficit foram informados por cada corporação ao Fórum -não há padronização nos cálculos de efetivo, nem na definição de qual seria o número ideal de agentes.

Considerando o efetivo das polícias civis, o déficit na ocupação de vagas previstas é mais acentuado na Paraíba (23,8%), no Rio Grande do Norte (30,3%) e em Alagoas (39%).

Já em relação às polícias militares, as ocupações mais baixas de postos previstos são de Goiás (35,7%), Amapá (39,2%) e Santa Catarina (46,1%).

Ainda, houve queda de 6,8% no número de postos ocupados nas polícias militares desde 2013, considerando a média nacional. A redução foi registrada em 17 unidades federativas, liderada por Distrito Federal (31,5%), Rio Grande do Sul (22,5%) e Paraná (19,4%).

As reduções no efetivo ao longo do tempo podem ser explicadas, segundo o diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, pela pressão de custos.

“A previdência tem um impacto muito grande em termos quantitativos, são mais de 352 mil policiais aposentados nos estados e no DF. Então você não consegue fazer concurso para substituir.”

A perda de postos ocupados entre polícias civis foi de 2% de 2013 a 2023, com destaque para Rondônia (30,6%), Rio de Janeiro (25,3%) e São Paulo (19,5%).

Um dos principais problemas apontados é a baixa capacidade das corporações nos estados para investigar e solucionar crimes. Uma forma de monitorar esse trabalho, ao menos por meio de inquéritos, é verificar a quantidade de relatórios desses procedimentos, que teve queda em oito estados e no Distrito Federal na comparação de 2021 com 2022, ano mais recentes com dados disponíveis.

Embora não haja critérios definidos para dimensionar e contratar os efetivos necessários em cada estado, a análise da remuneração também aponta distorções no país. Um grupo restrito de 33.179 profissionais -que chegam a 5,4% dos 620.018 profissionais com informações disponíveis- receberam, em 2023, uma remuneração acima do teto constitucional, de R$ 39.293.

Por outro lado, enquanto são responsáveis por ao menos 644 mil presos nos sistemas penitenciários estaduais, os policiais penais são a classe com a pior remuneração média entre os servidores da segurança, com salário médio de aproximadamente R$ 8.000.
Se as 27 unidades da federação não seguem regramentos claros sobre a previsão do efetivo e reposição de agentes, ainda precisam lidar com distorções em progressão, como ocorre na polícia militar.

Considerando a média entre corporações, um subtenente, posto máximo dos praças, pode chegar a ganhar R$ 11,4 mil. Já um tenente, primeiro cargo entre oficiais, tem uma média de salário inicial de R$ 14,3 mil.

Segundo o estudo, além do déficit nas polícias, outro desafio é a situação das guardas civis municipais.
Considerando dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, 34 cidades tinham efetivo acima do permitido pelo Estatuto das Guardas Municipais, de 2014 -o limite depende do tamanho da população de cada cidade.

De acordo com a publicação, a soma de informações da Rais com a da pesquisa de municípios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica ao menos 95.175 agentes em 1.467 cidades no Brasil.

Segundo o Fórum, o aumento dessas instituições é um problema porque isso acontece exatamente devido ao espaço deixado pela defasagem das polícias. “Percebe-se nos últimos dez anos uma queda no número de PMs e o aumento na criação das guardas”, afirma Lima. “E são cidades pequenas que estão fazendo isso, fica ainda mais complexo integrar e articular a segurança pública.”

Ainda para o Fórum, a decisão do governo Lula (PT) de ratificar o poder das guardas de fazer abordagens e prisões em flagrante sem uma dimensão real de seu efetivo foi um problema. “Publicaram o decreto das guardas sem ter o número, o crescimento, sem fixar critérios de monitoramento e supervisão.”

Leia Também: Portugal flexibiliza lei para obtenção de nacionalidade; mudança pode ajudar brasileiros

Isso significa que as duas forças operam, respectivamente, com ocupação de 69,3% e 63% das vagas pre… 

Polícia Militar faz megaoperação em favelas do Rio e encontra barreiras

0

CRISTINA CAMARGO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Militar do Rio de Janeiro realiza na manhã desta terça-feira (27) uma megaoperação em favelas dominadas pelo Comando Vermelho. Os policiais estão nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte, e na Cidade de Deus, na zona oeste.

Moradores relatam barulho de tiros desde a madrugada e dificuldade para sair de suas casas.

A PM informou que precisou remover barricadas formadas por pneus, sofás e até carros pegando fogo no Complexo do Alemão e na Cidade de Deus.

Em patrulhamento na avenida Brás de Pina, na zona norte, policiais da UPP Vila Cruzeiro foram atacados por tiros. Segundo a polícia, os tiros foram disparados por ocupantes de um carro que saiu da comunidade. Não há informações sobre feridos. Os policiais apreenderam uma pistola e 31 tabletes de maconha.

Em uma área de mata no Alemão, um acampamento supostamente utilizado por traficantes foi destruído pelo Bope.
Imagens registradas por moradores mostram que a Rocinha, na zona sul, foi cercada por policiais na noite de segunda-feira (26), antes da megaoperação nas outras regiões.

Leia Também: Faltam 180 mil PMs e 55 mil policiais civis no Brasil, aponta levantamento

Moradores relatam barulho de tiros desde a madrugada e dificuldade para sair de suas casas. 

Eleição de Trump ameaçaria democracia do continente, diz diretora da Open Society

0

PATRÍCIA CAMPOS MELLO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As Américas realizam sete eleições gerais neste ano, e a que mais desperta preocupações na Open Society, fundação do bilionário George Soros que apoia causas progressistas, é a dos Estados Unidos, em novembro.

Segundo Heloísa Griggs, diretora-executiva interina da Open Society para América Latina e Caribe, uma vitória do ex-presidente Donald Trump fortaleceria a ultradireita no continente e poderia colocar a democracia em xeque em vários países.

“Os EUA tiveram um papel histórico complicadíssimo na região com apoio a governos autoritários, mas, na gestão Biden, nessas duas situações [eleição do Brasil e da Guatemala), o país atuou em defesa da democracia. Isso teria sido muito diferente se não fosse um governo Biden”, afirma. Leia abaixo a entrevista concedida à Folha de S.Paulo.
*PERGUNTA – Das sete eleições nacionais nas Américas neste ano (El Salvador já ocorreu e ainda haverá República Dominicana, México, Panamá, EUA, Uruguai e Venezuela), qual lhe causa mais preocupação?
HELOÍSA GRIGGS – Não tem como não falar nos Estados Unidos. As eleições americanas sempre afetam a região, mas, neste ano, têm uma dimensão muito maior. Durante anos, existia a ideia de que grupos minoritários votavam mais nos democratas. A população negra e a latina iam se tornar a maioria demográfica nos EUA, e elas apoiavam os democratas. Só que as eleições recentes mostraram que isso não se confirmou, e os negros têm apoiado cada vez mais os republicanos. Isso tem a ver com o fato de o Partido Democrata, que se identificava como a legenda da classe trabalhadora, ser visto como cada vez menos focado nos direitos dos trabalhadores. Há também preocupações mais específicas: a população jovem está desmobilizada por discordar da política externa com Israel.
Existe uma incógnita nos Estados Unidos, a questão econômica. O consenso sempre foi de que, se a economia vai bem, isso ajuda o candidato. Só que, agora, a economia está relativamente bem, mas não se traduz em aprovação ao governo. Não está claro se a população ainda vai sentir a melhora econômica e isso vai se refletir em apoio, ou se, de alguma maneira, o momento extremamente polarizado que vivemos faz com que a questão econômica tenha menos impacto do que tinha.

P. – Os Estados Unidos tiveram um papel importante na defesa da democracia no Brasil em 2022, ao sinalizar ao governo Bolsonaro que não apoiaria contestação do resultado eleitoral. Se o ex-presidente Donald Trump vencer em novembro, considerando que ele abraçou teses golpistas, que impacto isso teria para a democracia nas Américas?
H. G. – Durante o primeiro governo de Trump fortaleceu-se uma aliança entre governos de extrema direita na América Latina e na Europa. Sabemos que nos segundos mandatos de governos autoritários se dá o desmantelamento das instituições democráticas. Eu imaginaria, num segundo governo Trump, um fortalecimento dessa articulação regional com outros líderes de extrema direita que estão no governo ou tentando voltar. Tivemos dois exemplos, em 2023, de resiliência democrática na região: a tentativa de golpe que culminou no 8 de janeiro em Brasília e, na Guatemala, a vitória de um partido pequeno e fraco que chegou ao segundo turno. Os EUA tiveram um papel histórico complicadíssimo na região com apoio a governos autoritários, mas, no governo Biden, nessas duas situações, o país atuou em defesa da democracia. Isso teria sido muito diferente se não fosse um governo Biden. Um governo Trump teria um impacto muito concreto para as eleições e a democracia na região.

P. – Por que Trump continua tão popular?
H. G. – Trump joga muito bem com os medos da sociedade nos EUA. A questão que ele tem usado de forma mais eficiente, sem dúvida, é a imigração. Até prefeitos democratas estão pressionando o presidente, reclamando que os serviços públicos das cidades não dão conta dessa população migrante. Outro fator muito utilizado é a reação da sociedade ao policiamento e ao papel da polícia em meio à mobilização por justiça racial. Republicanos têm se aproveitado disso para instilar medos. Os democratas têm uma capacidade maior de expressar o que nós somos contra, mas dificuldade de articular propostas. Progressistas ficam muito dependentes dessa aliança contra a extrema direita, sem ter muita agenda propositiva.

P. – Qual sua expectativa na Venezuela? Vários candidatos da oposição foram desqualificados. Será possível ter eleições livres e justas?
H. G. – Os EUA desempenharam um papel não construtivo por muitos anos na Venezuela, com sanções muito fortes que afetavam de maneira negativa a população e não ajudavam a encontrar uma solução política. Agora, o governo americano está motivado pelo grande número de pessoas migrando para os EUA e tem interesse em encontrar uma solução que permita crescimento, para que a população da Venezuela não saia do país. Isso incentivou os EUA a buscarem um acordo [com o ditador Nicolás Maduro]. Estamos tentando confiar no processo, mas a eleição não tem nem data definida.

P. – Na Argentina, tem havido resistência das instituições a ações do presidente Javier Milei. O Judiciário derrubou algumas medidas trabalhistas, o Congresso impôs uma derrota em relação à chamada lei ônibus. Os freios e contrapesos têm funcionado no país?
H. G. – Ainda é cedo para dizer, mas até agora esses contrapesos parecem estar levando a uma acomodação de forças, que é parte do processo democrático. Mas precisamos levar em conta como Milei foi eleito e a demanda por algo diferente que tem caracterizado a maioria das eleições na região e no mundo. Em 20 dos últimos 22 pleitos na América Latina, quem ganhou foi o candidato opositor. Isso dá a Milei um mandato muito forte. Então precisamos ver se as instituições, em particular o Judiciário, vão agir da mesma maneira que no Brasil, onde cumpriram um papel muito importante de resistência.

RAIO X
Heloísa Griggs é diretora-executiva interina da Open Society para América Latina e Caribe, com doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Yale. De 2007 a 2010, atuou como conselheira do senador Richard J. Durbin no Comitê Judiciário do Senado dos EUA.

Leia Também: Homem é condenado à prisão perpétua por matar irmãs brasileiras no Japão

SFI participa do 1º Fórum dos Municípios da Zona Costeira

0

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, participou nesta segunda-feira (26) do 1º Fórum dos Municípios da Zona Costeira do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) em auditório do Palácio Guanabara, sede do Executivo estadual.

O encontrou contou com a participação do secretário e do subsecretário adjunto da SEENEMAR, Hugo Leal e Marcelo Alexandre, respectivamente, além da deputada estadual Célia Jordão, responsável pela criação da lei que estabeleceu a política de Economia do Mar.

— Mais uma vez o Governo do Estado se coloca próximo dos municípios para debater e implantar políticas públicas que beneficiem a população. Neste caso, em referência à chamada Economia Azul, que são as atividades ligadas ao mar, nosso município é muito interessado, pois têm neste setor uma grande fonte de geração de trabalho e renda — afirmou o vice-prefeito, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Durante o fórum, Raliston destacou as potencialidades naturais, turísticas e culturais do município, citando, por exemplo, a pesca e o extenso litoral. “Fiquei muito feliz e orgulhoso em ouvir dos presentes as perspectivas de crescimento para nossa cidade”, afirmou.

Para o secretário Hugo Leal, o fórum possibilitará “o diálogo, o debate e a interface com os municípios que vivem do mar, ouvindo demandas e possibilidades e estimulando a atuação de cada um”. Paralelamente, a deputada Célia considerou a reunião como um marco.

— Mais de 30 atividades econômicas estão inseridas na Economia Azul e contam com grande potencial de desenvolvimento econômico, social e cultural. Além disso, não basta somente um Estado forte, precisamos de municípios cada vez mais fortalecidos — pontuou.

O encontro contou com palestras da oceanógrafa da SEENEMAR, do assessor da presidência do Sebrae, Renato Regazzi, e da Doutora em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Fabienne Schiavo. Entre os temas abordados estão o Calendário Estadual Gastronômico da Economia do Mar, a adesão ao Projeto Orla, o Planejamento Espacial Marinho (PEM), o Termo de Adesão à Gestão de Praias e a Rede Oceano Limpo.

Confira mais detalhes:

{gallery}1 Forum do Mar{/gallery}

Helicóptero com turistas cai após decolar e fica preso a antena na Colômbia

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um helicóptero com quatro turistas, piloto e co-piloto, caiu segundos após a decolagem na Colômbia.

A aeronave decolou de um heliporto, no alto de um prédio, e caiu segundos depois. Imagens gravadas por vizinhos mostram o início do voo já sem controle, com a aeronave girando no ar e caindo na sequência.

Entre bombeiros, policiais e outras forças de saúde, 70 pessoas participaram do resgate. Acidente aconteceu na tarde de segunda-feira (26), no bairro Manrique, em Medellín. Segundo o prefeito da cidade, Federico Gutiérrez, todos os passageiros foram resgatados vivos.

“O piloto, o copiloto e quatro passageiros viajavam no helicóptero. Estes últimos tiveram que ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros oficial de Medellín”, disse Carlos Andrés Quintero Monsalve, diretor do Departamento Administrativo de Gestão de Risco de Desastres, ao jornal colombiano El Espectador.
Não há detalhes sobre as causas do acidente. A Direção Técnica de Investigação de Acidentes informou que, junto á Aeronáutica Civil ds Colombia, apura o caso.

Leia Também: Norte-americana tem a língua com a maior circunferência do mundo

Corpo de homem é encontrado no Rio Paraíba do Sul

0
Foto: Reprodução Aperibé Urgente

Um homem de 58 anos, identificado como Auri Domingues da Silva, foi encontrado morto no Rio Paraíba do Sul, próximo à Praça da Concha Acústica, na área central de Itaocara, na tarde de segunda-feira (26).

Os Bombeiros foram chamados para recuperar o corpo da água, enquanto a Polícia Militar compareceu ao local para investigar a possibilidade de homicídio.

Testemunhas relataram à polícia que um homem se desentendeu com a vítima e aplicou um golpe de “mata leão” na vítima e a lançado inconsciente no rio. Outra pessoa teria presenciado o caso.

Posteriormente, uma busca foi realizada na área central, resultando na localização e condução do suspeito à 135º Delegacia de Polícia, onde o mesmo prestou depoimento.

O acusado tem 41 anos e possui várias anotações criminais (homicídio, furto, roubos, lesão corporal e ameaça). Ele foi localizado pouco tempo depois do crime na Rua Nilo Peçanha, também no Centro.

O corpo foi submetido a perícia e, em seguida, removido para o Instituto Médico Legal (IML).

Homem é condenado à prisão perpétua por matar irmãs brasileiras no Japão

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O peruano Edgard Anthony la Rosa, preso pelo assassinato de duas brasileiras no Japão em 2015, foi condenado à prisão perpétua.

A condenação foi registrada nesta terça-feira (27) pelo Tribunal Distrital de Nagoya. A informação é da agência de notícias japonesa NHK.

“A dor da família enlutada é imensurável”, afirmou o juiz responsável pelo caso. Para embasar a decisão, a corte apontou evidências como a compatibilidade da gasolina do carro do acusado com o combustível usado para incendiar o apartamento no qual as duas irmãs foram achadas mortas.

A decisão acata o pedido do Ministério Público do Japão para condenação do acusado. No pedido, o promotor alegou que “não há possibilidade de recuperação” para o peruano.
Edgard continua afirmando que é inocente. A defesa dele afirmou que ele estava sob efeito de drogas, sem conseguir distinguir o certo do errado.

RELEMBRE CASO
Michelle Maruyama, 29, e Akemy Maruyama, 27, foram encontradas mortas na casa onde viviam em Handa, no Japão. O crime foi registrado em 30 de dezembro de 2015.

O responsável pelas mortes, ex-marido de Akemy, incendiou a casa delas. A perícia, porém, constatou que elas foram mortas por estrangulamento antes do incêndio.

Edgard foi preso dias depois, já em 2016. Na ocasião, ele foi abordado em Nagoya enquanto dirigia o carro de Akemy sem habilitação e com as duas filhas dela no veículo. No entanto, ele acabou solto.

Depois, em dezembro de 2020, ele foi detido novamente sob acusação de assassinato. No início daquele mês, ele havia sido preso por ser apontado como o responsável por colocar fogo no imóvel, mas não pelos assassinatos, que aconteceram antes do fogo se propagar.

O peruano foi casado com Akemy por seis anos e não teria aceitado o fim do relacionamento. Por isso, passou a ameaçá-la.
“Ele sempre foi agressivo, arrogante, mas ela sempre muito tímida, não contava isso para ninguém”, disse a mãe das duas jovens, Maria Aparecida Amarilha Scardin.

Leia Também: Norte-americana tem a língua com a maior circunferência do mundo

Menina faz aniversário de 6 anos e escolhe a própria escola como tema da festa

0

MARCELLA FRANCO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Desde quando sua irmã mais velha estudava na Escola Estadual Professor Paulo Lael de Moura Prado, na zona norte da capital paulista, Alice já sonhava em também virar uma aluna lá. Este ano, ela finalmente conseguiu sua matrícula e ficou tão, mas tão feliz, que decidiu compartilhar essa alegria com sua família e amigos.

Para o seu aniversário de 6 anos, que aconteceu no dia 15 de fevereiro, Alice C. R. pediu um tema diferente, mas que faz todo sentido -afinal, a ideia era que ela escolhesse o que ela mais ama na vida. A festa foi temática “Paulo Lael de Moura Prado”, ou só Lael, para os íntimos.

“Desde janeiro ela estava pensando sobre um tema para a festa e, perto do início das aulas, ela já estava decidida e me pediu uma festa do Lael”, conta Suelle, mãe de Alice. “A mamãe fez os enfeites e a parte mais legal da minha festa foi quando eu vi a mesa”, diz a aniversariante.

Alice acaba de começar sua vida no ensino fundamental. “Eu amo tudo na escola. Eu gosto da sala de aula, dos amiguinhos, da professora e eu aprendo tudo. Neste ano, eu quero aprender a ler, a escrever, a contar os números e fazer amigos. Eu já tenho amizades, mas vou fazer mais amigos na escola”, afirma.
A decoração da festa teve bexigas com as cores do uniforme e um bolo com o brasão (desenho que simboliza o colégio) do Lael. Fotinhos de Alice de uniforme decoravam os docinhos, e ela própria vestiu a roupa da escola para a ocasião. Sua irmã, Bianca, que já está no 4º ano do ensino fundamental, foi uma das convidadas de honra.

“A Alice sempre gostou de estar na escola, desde a creche. E esse encantamento com o Lael vem desde que a gente levava a irmã dela pra escola. Ela está muito empolgada com a perspectiva de novos conhecimentos, e as duas irmãs compartilham esse entusiasmo em participar da escola”, diz a mãe das meninas.

A diretora da escola, professora Rosângela de Fátima Honório de Araújo, se emocionou com a homenagem. “Estou há 12 anos na gestão da escola Lael e recebemos muitas demonstrações de carinho das crianças, mas é a primeira vez que vejo tamanha criatividade”, disse.

Leia Também: PF deve usar discurso de Bolsonaro no inquérito sobre golpe de estado

Alice já sonhava em também virar uma aluna lá. 

Rato ‘invade’ avião da SriLankan Airlines e atrasa vários voos

0

Um avião da SriLankan Airlines esteve três dias sem realizar voos depois de um rato ter sido visto dentro da aeronave na quinta-feira, 22 de fevereiro, na cidade paquistanesa de Lahore.

De acordo com o The Independent, só depois de uma “cuidadosa” inspeção é que o Airbus pôde voltar a voar, uma vez que foi necessário confirmar se o animal, que entretanto foi encontrado morto, não tinha roído algo que pusesse em perigo a viagem.

O incidente causou atrasos em cadeia nos vários voos da companhia aérea, uma vez avião passou três dias em Colombo, capital do Sri Lanka, a ser examinado.

De acordo com o ministro da Aviação do Sri Lanka, Nimal Siripala de Silva, o caso poderá afetar o investidores interessados na empresa, que atravessa sérias dificuldades financeiras.

Lembrando que sucessivos governos do Sri Lanka já tentaram vender a companhia aérea nacional, considerada um peso para o país pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Leia Também: Portugal flexibiliza lei para obtenção de nacionalidade; mudança pode ajudar brasileiros

Norte-americana tem a língua com a maior circunferência do mundo

0

A produtora norte-americana Jenny DuVender é a detentora da língua com a maior circunferência do mundo.

De acordo com o Guinness World Records, a mulher, que mora em Portland, no Oregon, é a vencedora feminina desta categoria, uma vez que a sua língua mede 13.25 centímetros de circunferência.

A língua de Jenny foi medida, oficialmente, em 17 de maio de 2023, pelo seu dentista.

A norte-americana percebeu que podia ser detentora de um recorde quando viu a versão masculina do título, enquanto lia o Guinness World Records 2023 com o filho. Até essa época, nunca tinha ouvido falar deste recorde.

De imediato, o filho incentivou-a a mandar o pedido de reconhecimento para o Guinness. Agora, após vários testes e exames, a mulher foi agraciada com o recorde.

Leia Também: Rato ‘invade’ avião da SriLankan Airlines e atrasa vários voos