Home Blog Page 2639

MEC divulga nesta terça-feira segunda chamada do Prouni

0

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (27) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada da oferta de bolsas da edição 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

A lista ficará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na primeira edição, serão ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

De acordo com o MEC, esta é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005.

O candidato pré-selecionado deve entregar a documentação na instituição de ensino superior para comprovação dos dados informados na inscrição no período de 27 de fevereiro a 7 de março. A apresentação pode ser feita presencialmente na instituição ou por meio eletrônico.

A primeira chamada ocorreu no dia 6 de fevereiro.

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em faculdades privadas.  

O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o Prouni considera a renda familiar bruta mensal, por pessoa; se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.

A lista ficará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior 

Smartwatches não devem ser usados para medir glicose, diz Anvisa

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu uma nota sobre o uso de smartwatches (dispositivos eletrônicos) para medição de índice glicêmico e de oxigênio.

A regulamentação exige que tais dispositivos sejam aprovados pela agência. Até o momento, apenas cinco sistemas de relógios inteligentes (smartwatches) foram aprovados para medir pressão arterial, eletrocardiograma e notificação de ritmo cardíaco irregular.

Não há dispositivos regularizados para medição não invasiva de glicose ou oximetria (oxigênio) devido à falta de estudos que comprovem sua segurança e eficácia.

Dispositivos que medem apenas frequência cardíaca e respiratória não são regulamentados pela Anvisa. O processo de regulamentação visa garantir a segurança e eficácia dos produtos por meio de estudos científicos rigorosos.

A medição não invasiva de glicemia por smartwatches ainda está em desenvolvimento e não foi regulamentada devido à necessidade de comprovação de sua precisão, evitando assim doses inadequadas de insulina e complicações relacionadas ao controle da diabetes.

IMPORTÂNCIA DA MEDIÇÃO DE GLICEMIA

A medição de glicemia é utilizada para monitorar os níveis de glicose no sangue, sendo de grande importância para pessoas com diabetes, pois ajuda a avaliar o controle do açúcar no sangue ao longo do tempo.

Manter os níveis de glicose dentro do limite é essencial para prevenir complicações de saúde relacionadas ao diabetes, como problemas cardiovasculares, danos nos nervos, nos rins e nos olhos.

A medição de glicemia também é importante para ajustar a dieta, o exercício físico e a medicação conforme necessário para controlar a doença.

OXIMETRIA É USADA PARA MEDIR OXIGÊNIO NO SANGUE

O processo de medição da saturação de oxigênio no sangue (SpO2) é chamado de oximetria. Geralmente, esse método é realizado por meio de um dispositivo chamado oxímetro de pulso -que é dispositivo colocado no dedo, orelha ou outra parte do corpo e funciona emitindo luzes de diferentes comprimentos de onda através do tecido. Essa técnica é considerada não invasiva.

A oximetria é uma ferramenta importante na avaliação da função pulmonar e da oxigenação do corpo, sendo amplamente utilizada em ambientes clínicos, como hospitais, consultórios médicos e em casa para monitorar a saúde respiratória.

A Anvisa também fez um alerta acerca da veiculação de anúncios falsos sobre as ferramentas disponíveis nos smartwatches, que podem ser denunciadas à agência, assim como a venda de aparelhos médicos não regulamentados, sendo uma infração sujeita a penalidades.

A regulamentação exige que tais dispositivos sejam aprovados pela agência 

Rússia destrói primeiro tanque americano na Guerra da Ucrânia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Ucrânia perdeu pela primeira vez 1 dos 31 tanques pesados M1A1 Abrams enviados pelos Estados Unidos para ajudar no esforço de guerra contra a Rússia. Nunca antes o modelo havia sido destruído por fogo inimigo.

Dentro do contexto da Guerra da Ucrânia, que completou dois anos no sábado (24), a perda é mais simbólica. Os Abrams doados por Washington são de uma versão mais antiga do blindado, o mais poderoso de seu tipo no mundo, e as quantidades, ínfimas.

O site de monitoramento de informações abertas holandês Oryx conta 2.479 tanques russos perdidos, algo em linha com a estimativa do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (Londres), de cerca de 3.000. Isso equivale à sua frota ativa antes da guerra, mas não é um cálculo direto, pois os russos têm empregado muitos blindados antigos de seus vastos estoques.

Já os ucranianos, segundo o site, perderam 749 desse tipo de blindados. De ajuda externa, receberam 230 T-72 soviéticos da Polônia no primeiro ano da guerra e um número incerto depois, a promessa de quase 100 Leopard alemães, em diversos modelos, 14 Challenger-2 britânicos e os Abrams.

Três dezenas de Leopard foram perdidos, assim como ao menos um Challenger-2. O Abrams embute o simbolismo de ser americano e a aura de invencibilidade relativa dado que, até aqui, os EUA diziam só terem tido destruídos 9 unidades, todas ou por fogo amigo, ou intencionalmente, na primeira Guerra da Golfo (1991).

O Abrams foi destruído perto da nova linha de frente do leste de Donestk, após a tomada da estratégica Aviivka, no fim de semana retrasado, pelos russos. Não está claro de quando é a imagem do blindado em chamas, com sua proteção reativa explodida.

A imagem foi georreferenciada por sites especializados em catalogar informação pública, e, claro, amplamente divulgada pelos blogs militares russos.

No fim do ano, um outro Abrams havia sido filmado abandonado em uma estrada, mas ele não tinha sinais aparentes de danos -sugerindo uma pane seca, dado o consumo enorme de combustível do modelo, que, a exemplo do T-80 russo, roda com uma turbina.

Além de pesados para alguns terrenos, seu motor beberrão era um dos argumentos americanos contra seu envio. Ao fim, em outubro do ano passado os tanques che garam para as forças de Kiev, mas pouco foram vistos nas linhas de frente, não menos porque perdas numa guerra de atrito intensa como essa seriam inevitáveis, e má propaganda.

O tanque a serviço da Ucrânia tem um canhão de 120 mm e leva quatro soldados por até 450 km de distância. Foi o esteio de guerras americanas desde a década de 1980, como a do Golfo, do Afeganistão (2001-21) e do Iraque (2003-11). A Arábia Saudita usou tanque na Guerra Civil do Iêmen, e o Iraque, contra o Estado Islâmico.

Nesta segunda (26), Moscou e Kiev confirmaram a tomada de mais uma cidadezinha a oeste de Avdiivka pelas tropas de Vladimir Putin, que têm pressionado uma linha que estava estável desde a guerra civil de 2014, entre separatistas pró-Kremlin e a Ucrânia.

O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, disse nesta segunda que as perdas no leste são decorrência da anemia das Forças Armadas de seu país. Ele pediu principalmente mais munição, artigo vital em falta em vários pontos da frente.

Operadores de tanques Leopard relataram, em diversas reportagens sobre os dois anos da guerra, que por vezes só conseguem usar seus blindados em combate por menos de dez minutos, dada a falta de projeteis para disparar.

Sucesso o Baile de Carnaval do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos

0

Marchinhas de Carnaval, decoração temática, comida e muita animação contribuíram para o sucesso do Baile de Carnaval do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos Nágime Jorge Abílio. A festa, promovida pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (STDH), aconteceu no sábado (24), no Praia Clube Guaxindiba.

“Seguindo orientação da prefeita Francimara, o Baile de Carnaval foi feito com muito carinho para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e mobilizou toda a SMTDH. Esses momentos de lazer e socialização são de grande importância para a terceira idade e marcam o retorno dos serviços em 2024”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Os cantores Juninho do Forró e Beto Pitbull não deixaram ninguém parado e os presentes puderam recordar e matar saudades das tradicionais músicas de carnavais antigos. Para facilitar o acesso dos idosos, houve transporte gratuito da residência ao Praia Clube Guaxindiba e no retorno para casa após o término da festa.

O subsecretário da pasta, Luiz César Sorriso, representou o titular da SMTFH, Fagner Azeredo, sendo o evento prestigiado ainda pela vereadora Yara Cinthia e pelo vereador José Roberto Marques Barreto (Flor de Guaxindiba).

 {gallery}Carnaval idoso{/gallery}

Sucesso o Baile de Carnaval do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos

0

Marchinhas de Carnaval, decoração temática, comida e muita animação contribuíram para o sucesso do Baile de Carnaval do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos Nágime Jorge Abílio. A festa, promovida pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (STDH), aconteceu no sábado (24), no Praia Clube Guaxindiba.

“Seguindo orientação da prefeita Francimara, o Baile de Carnaval foi feito com muito carinho para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e mobilizou toda a SMTDH. Esses momentos de lazer e socialização são de grande importância para a terceira idade e marcam o retorno dos serviços em 2024”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Os cantores Juninho do Forró e Beto Pitbull não deixaram ninguém parado e os presentes puderam recordar e matar saudades das tradicionais músicas de carnavais antigos. Para facilitar o acesso dos idosos, houve transporte gratuito da residência ao Praia Clube Guaxindiba e no retorno para casa após o término da festa.

O subsecretário da pasta, Luiz César Sorriso, representou o titular da SMTFH, Fagner Azeredo, sendo o evento prestigiado ainda pela vereadora Yara Cinthia e pelo vereador José Roberto Marques Barreto (Flor de Guaxindiba).

 {gallery}Carnaval idoso{/gallery}

Sindicatos denunciam 96 assassinatos de jornalistas em Gaza

0

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), em parceria com sindicatos e organizações de defesa da liberdade de expressão de várias partes do mundo, promove nesta segunda-feira (26) o Dia Internacional de Solidariedade aos Jornalistas Palestinos para denunciar os 96 assassinatos de profissionais de imprensa palestinos desde o dia 7 de outubro de 2023.

“Este massacre é tão horrível quanto sem precedentes”, afirmou a FIJ ao justificar a mobilização em apoio aos jornalistas palestinos. “É uma tragédia terrível e injustificada. As necessidades dos nossos colegas que trabalham em Gaza tornaram-se críticas. Em pleno inverno, aos nossos irmãos e irmãs e às suas famílias falta tudo e, principalmente, o essencial: roupas, cobertores, tendas, comida, água”, completou a federação.

O conflito no Oriente Médio ainda tirou a vida de quatro jornalistas israelenses, todos mortos no ataque do Hamas do dia 7 de outubro, e mais três jornalistas libaneses. Ao todo, 103 profissionais de imprensa foram assassinados em quase cinco meses de guerra.

O Comitê de Proteção de Jornalistas (CPJ) calculou que, em dois anos da guerra na Ucrânia, 15 jornalistas foram assassinados no país europeu. Ainda segundo o comitê, do total de jornalistas assassinados em 2023, 75% deles estavam em Gaza.

“A guerra Israel-Gaza é a situação mais perigosa para os jornalistas que já vimos”, disse Sherif Mansour, coordenador do programa do CPJ para o Oriente Médio e o Norte de África. 

“O exército israelense matou mais jornalistas em 10 semanas do que qualquer outro exército ou entidade num único ano. E com cada jornalista morto, a guerra torna-se mais difícil de documentar e de compreender”, completou Mansour.

Em alguns casos, o Exército de Israel justifica os assassinatos dizendo que os jornalistas estariam envolvidos com atividades consideradas terroristas. Porém, segundo o CPJ, “nenhuma prova credível jamais foi produzida” para sustentar essas acusações.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas Palestinos, há 1,5 mil profissionais de mídia deslocados na Faixa de Gaza e outros 65 estão presos. 

A entidade também responsabiliza Israel por atacar veículos de imprensa. “O sindicato documentou a destruição, pela ocupação, de 73 instituições de comunicação social na Faixa de Gaza, como resultado do bombardeio israelense em curso, incluindo 21 estações de rádio locais, 15 agências de notícias locais e internacionais, 15 canais de satélite locais e internacionais, 6 jornais locais, 3 torres de transmissão e 13 instituições de assessoria de imprensa”, afirmou a entidade que representa a categoria na Palestina.

No Brasil, sindicatos da categoria realizam um ato nesta segunda-feira (26), em Juiz de Fora (MG), e outro na terça-feira (27), em São Paulo (SP). Na capital paulista, o ato foi convocado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, entre outras entidades.

A presidenta da Fenaj, Samira de Castro, destacou que o elevado número de jornalistas mortos em Gaza indica que esses trabalhadores estão sendo alvos deliberados das forças de Israel.

“Isso porque são profissionais que reportam o conflito a partir de Gaza, com uma visão do povo palestino. Inclusive, está proibido o acesso de imprensa internacional a Gaza. Israel não está deixando a imprensa internacional entrar nas áreas de conflito. O que demonstra que é, além de um massacre deliberado de profissionais, um grave atentado mundial à liberdade de imprensa”, comentou Samira.

O ato previsto para ocorrer no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a partir das 20h de terça-feira, também vai chamar a atenção para os casos dos jornalistas brasileiros Breno Altman e Andrew Fishman, que têm recebido ameaças por realizarem uma cobertura crítica às ações de Israel. Breno Altman ainda responde a um inquérito na Polícia Federal por comentários sobre o conflito.

“No Brasil, também estamos vivendo um ataque a todos os jornalistas que ousam se posicionar em relação ao direito, à liberdade de imprensa e de expressão do ponto de vista do lado palestino”, acrescentou Samira.

Prefeita Francimara prestigia a 1ª sessão ordinária de 2024 na Câmara de Vereadores

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, acompanhada do vice-prefeito Raliston Souza, prestigiou a 1ª sessão ordinária na Câmara Municipal. A reunião aconteceu na quinta-feira (22) e marcou a abertura dos trabalhos legislativos do ano, sendo comandada pelo presidente do órgão, vereador Isaac Salvador.

“É um momento muito importante para a vida da população de SFI, já que aqui, nesta Casa de Leis, são tomadas decisões que impactam na vida de todos os moradores. A minha presença serve também para fortalecer ainda mais o vínculo entre o Executivo e o Legislativo, que apesar de serem poderes independentes, têm uma relação harmônica em prol do bem-estar do povo da nossa terra e do desenvolvimento do município”, destacou Francimara.

Na 1ª sessão ordinária o expediente incluiu a apresentação de projetos de lei e resolução, realização de indicações ao Executivo, além da eleição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal para 2024 (confira a nova formação no final da matéria), entre outras deliberações. Prestigiaram ainda a reunião secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores da Prefeitura de SFI.

 

 

COMISSÕES PERMANENTES DA CÂMARA MUNICIPAL 2024

CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Presidente – Ricardo Alexandre da Silva Santos – Alexandre Barrão

Relator – José Renato dos Santos Barreto – Renato Roxinho

Membro – Yara Cinthia Rocha Nogueira – Yara Cinthia

 

 

FINANÇAS E ORÇAMENTO

Presidente – Fauazi Ribeiro Cherene – Fauazi Cherene

Relator – Milson de Freitas Mota – Milsinho

Membro – João Eleno Barreto de Jesus – Eleno

 

 

OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E MEIO AMBIENTE

Presidente – Milson de Freitas Mota – Milsinho

Relator – José Renato dos Santos Barreto – Renato Roxinho

Membro – José Roberto Marques Barreto – Flor de Guaxindiba

 

 

CULTURA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Presidente – Leandro Luiz Couto Lemos – Leandro Babão

Relator – Yara Cinthia Rocha Nogueira – Yara Cinthia

Membro – João Eleno Barreto de Jesus – Eleno

 

 

DEFESA DO CONSUMIDOR E DOS DIREITOS HUMANOS

Presidente – Edimar Macedo Cordeiro – Mazinho de Caboclo

Relator – Leandro Luiz Couto Lemos – Leandro Babão

Membro – José Roberto Marques Barreto – Flor de Guaxindiba

 

 {gallery}Camara{/gallery}

 

Mulher fica ferida após acidente em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde de segunda-feira (26), um acidente envolvendo dois veículos na rua Gil de Góis, no cruzamento com a rua Baronesa da Lagoa Dourada, em frente ao Liceu de Humanidades, no Centro de Campos deixou uma mulher ferida.

A vítima estava no banco do passageiro de um Corolla preto. A mulher foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado (HFM). De acordo com apuração da Redação ClickCampos, a mulher identificada pelas iniciais T.C.da.S de 38 anos, fez tomografia do crânio e face, raio-x do ombro esquerdo, tomou antitetânica, fez curativo e foi liberada.

Não houve feridos no Onix branco envolvido no acidente. As causas do ocorrido ainda não foram informadas. O trânsito chamou atenção por quem passava pelo local e por conta disso, o trânsito ficou congestionado.

Ladrão sangra até a morte após chutar janela para invadir casa na Argentina

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um ladrão sangrou até a morte após cortar a perna gravemente ao chutar uma janela de vidro durante tentativa de invadir residência na cidade de Reconquista, na Argentina.

O assaltante, identificado como Alan Pereira, 23, tentou assaltar na madrugada de ontem um imóvel no bairro Lorenzón, na cidade de Reconquista, na divisa com Chaco.

Para entrar na casa, ele chutou uma janela de vidro e acabou ferido em várias partes do corpo, principalmente na perna. Os ferimentos foram tão graves e profundos que ele morreu em questão de minutos, segundo os investigadores.

Um relatório médico indicou que Pereira sofreu um corte profundo em uma das pernas após quebrar o vidro da janela. Ele tentou sair do imóvel para pedir ajuda, mas desmaiou do outro lado da rua e acabou morrendo.

“Ele teria quebrado o vidro de uma janela. Ele conseguiu, mas quando tentou entrar, um pedaço daquele vidro perfurou sua perna, o que causou um forte sangramento que o matou em poucos minutos”, disse um dos investigadores do caso ao jornal La Nación.

Segundo os detetives responsáveis, o assaltante conseguiu chegar ao outro lado da rua, onde poucos minutos depois, devido à perda de sangue, ele acabou morrendo.

Um vizinho do imóvel avisou a polícia sobre um homem caído na rua, por volta das 17h20. O assaltante foi encontrado pelos policiais, caído perto da guia, junto à calçada, cercado por uma poça de sangue. Ele foi declarado morto no local.

PRF apreende motocicleta adulterada em Campos

0
Foto: Divulgação PRF

Na manhã desta segunda-feira (26) por volta das 11h30, durante uma operação de fiscalização estática no km 61 da BR-101, a equipe da PRF chamou a atenção para uma motocicleta Honda/CBX 250 Twister, cor azul.

O condutor, que não estava utilizando capacete de segurança e não possuía habilitação, foi prontamente identificado. Durante a inspeção veicular, foi constatado que o veículo exibia uma placa registrada em Goiânia/GO e apresentava sinais de supressão da numeração de chassi.

Questionado sobre a procedência da motocicleta, o condutor alegou tê-la adquirido aproximadamente duas semanas atrás, em uma transação com um residente de Baixa Grande. No entanto, ele não soube fornecer o nome completo ou o número de telefone do vendedor.

Após consultas aos sistemas da PRF, não foi encontrado nenhum mandado de prisão em desfavor do condutor do veículo. Diante da situação, tanto o condutor quanto o veículo foram encaminhados à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus para o registro da ocorrência.

PF desmente português que disse ter sido barrado em aeroporto em SP

0

Sérgio Tavares, criador de conteúdos e ex-correspondente da Rádio Renascença, desembarcou no Brasil na manhã deste domingo (25), para participar na manifestação de apoio a Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista, e diz ter sido “barrado” pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O português gravou um vídeo onde afirmou ser o único barrado. “Estou retido no aeroporto de São Paulo, todos os passageiros tiveram autorização para sair, menos eu. A Polícia Federal tem o meu passaporte retido e dizem-me que o superior quer me fazer questões. Tudo porque vim divulgar a manifestação pela democracia convocada por Bolsonaro”, escreveu.

“Espero que os meus direitos sejam cumpridos e que não me façam passar por nada injusto, por nada que eu não mereça”, afirma Sérgio no vídeo, dizendo que viajou para o Brasil para gravar imagens da manifestação. 

As imagens teriam sido registradas por volta das 8h20. “Vim apenas tirar imagens do evento do Bolsonaro para mostrar ao mundo que essa manifestação […] é grande”, acrescentou Sérgio.

O homem foi libererado pelas 11h23 e, mais tarde, ompartilhou vídeos na manifestação. 

A Polícia Federal negou a informação de que o youtuber tinha sido impedido de entrar no Brasil. 

A polícia refere que foi verificado se o português entrou no país a turismo ou em trabalho. “Tal indivíduo teria publicado nas redes sociais que viria ao país para fazer a cobertura fotográfica de um evento. Todavia, para isso, é necessário um visto de trabalho, o que ele não apresentou”, explica o comunicado.

“Além disso, o estrangeiro foi indagado sobre comentários que fez sobre a democracia no Brasil, afirmando que o país vive uma ‘ditadura do Judiciário’, além de outras afirmações na mesma linha, postadas nas redes sociais”, pode ler em nota.

Apoiador assumido de Bolsonaro, Sérgio Tavares é conhecido pelos seus comentários negacionistas e pelo apoio à extrema-direita. O português, que não é jornalista, uma vez que não possui título profissional em seu nome, refere-se ao seu canal como um “projeto de jornalismo cidadão, sem apoios institucionais nem publicidade, que vive apenas do apoio dos seus espectadores”. 

Vale lembrar que, quando um brasileiro viaja para Portugal (ou qualquer país que faz parte do bloco europeu) precisa passar por um sistema de segurança onde os documentos são conferidos, assim como vistos e motivos de viagem. Para qualquer cidadão de outros países ao Brasil, o sistema de conferir os documentos do passageiros é o mesmo.

Pais convidam para funeral do filho o motorista que causou o acidente

0

Um casal enlutado na Inglaterra convidou para o funeral do filho o homem que conduzia o carro que se acidentou e causou a morte do rapaz. O caso aconteceu em Erdington, e o carro levava sete pessoas quando o máximo permitido era de cinco.

O acidente ocorreu em 30 de outubro de 2021. Em julgamento, o condutor, James Clough, mentiu sobre o acidente, alegando que se tinha despistado após ser encandeado por luzes de outro carro. Imagens de vigilância mostraram que não havia outro carro.

Clough foi inocentado de duas acusações, mas admitiu outras duas, nomeadamente por causar morte por condução descuidada. Foi condenado a 3 anos de prisão.

Os pais de Jack Paolucci, que morreu com a namorada no acidente, convidaram Clough para o funeral do filho, esperando algum arrependimento. Ben e Becky Paolucci disseram ao Birmingham Live que ficaram irritados porque Clough publicou fotos do seu novo carro semanas após o acidente, bem como outra foto relaxado após o julgamento.

Leia Também: Foto em concurso derruba pedido de indenização por acidente

Calor e tempestades devem continuar nesta semana em SP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O estado de São Paulo deverá ter novamente uma semana de calor, além de possibilidade de pancadas de chuva e ventos fortes, com risco de quedas de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e raios. O alerta foi feito pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Parte do estado, que inclui a região metropolitana de São Paulo e todo o litoral, está com alerta laranja do órgão federal, de perigo para chuva intensa neste início de semana.
Municípios da região do Vale do Paraíba ainda se recuperam dos estragos provocados pelos temporais dos últimos dias.

A Prefeitura de Paraibuna (a 124 km de SP) decretou neste domingo (25) situação de emergência no município, após a forte chuva de sábado (24), e mobilizou agentes da Defesa Civil e servidores de diversos departamentos municipais.

O alto volume de chuva, por exemplo, derrubou parte do muro do cemitério da cidade.

A cheia do rio Paraitinga, que atingiu a marca de 5,30 metros acima da calha, atingiu 150 imóveis em São Luiz do Paraitinga (a 174 km de SP).

Segundo a Defesa Civil estadual, nesta segunda-feira (26) o dia deverá amanhecer marcado pela variação de nebulosidade em praticamente todo o estado.

No decorrer das horas, entretanto, a combinação entre temperaturas elevadas, ingresso de umidade e a atuação de zonas de instabilidade atmosférica devem provocar pancadas de chuvas.

“Essa chuva deverá ser seguida por raios e ventos. Além disso, os termômetros sobem gradativamente e a sensação de calor e abafado deve predominar”, afirma o órgão estadual.

Na capital paulista, a temperatura deve atingir 27°C nesta segunda, conforme previsão do Inmet, mas deve chegar a 33ºC na quarta-feira (28).

Em Santos, na Baixada Santista, a tendência é que os termômetros atinjam 38°C na quarta-feira –a semana também deverá ser marcada por pancadas de chuva no litoral.

Antes, nesta terça-feira (27), o sol deve predominar, provocando a rápida elevação das temperaturas no decorrer do dia.

No final da tarde de terça, afirma o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura paulistana, a chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade e favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva na Grande São Paulo.

Dados do CGE apontam que fevereiro acumulou até este domingo 165,3 mm de chuva, o que corresponde a 75,4% dos 219,1 mm esperados para o mês.

Leia Também: Programa do Einstein detecta que 22% das cirurgias de endometriose são desnecessárias

Parte do estado, que inclui a região metropolitana de São Paulo e todo o litoral, está com alerta la… 

Drogas são apreendidas na comunidade Santa Helena

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Neste domingo (25) a Polícia Militar apreendeu drogas na Travessa Natanael, na Comunidade Santa Helena, em Guarus. Ninguém foi preso durante a ação.

Após receber informações, as equipes policiais se dirigiram à comunidade Santa Helena, onde suspeitos fugiram em direção desconhecida. Após uma busca minuciosa, foi encontrada uma sacola contendo 59 buchas de maconha, 85 pinos de cocaína e 12 pedras de crack.

Em seguida, os policiais encaminharam o material apreendido à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus para registro da ocorrência.

Israel reforça intenção de invadir sul de Gaza e fala em plano para retirar civis

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um alarme cada vez mais claro de que pretende invadir Rafah, no sul de Gaza, o governo de Binyamin Netanyahu anunciou nesta segunda (26) que as Forças de Defesa de Israel apresentaram ao gabinete de guerra um plano para retirar a população civil da região.

O comunicado foi feito brevemente por meio das redes sociais e não forneceu qualquer detalhamento de como seria feita a retirada das centenas de milhares de deslocados internos do conflito que hoje residem nesta região de fronteira com o Egito.

No mesmo breve comunicado, o governo diz que os militares também apresentaram “o próximo plano operacional”, dando a entender que falava-se sobre o ataque a Rafah, onde Tel Aviv e parceiros como os Estados Unidos dizem que estão os últimos bastiões da facção Hamas.

De acordo com o governo, também foi aprovado um plano para poder “fornecer ajuda humanitária a Gaza de forma que evite os saques que ocorrem no norte e em outras áreas”.

O trecho se referia às denúncias de que membros do Hamas teriam roubado suprimentos enviados por outros países e por organizações internacionais para os civis. Por outro lado, também há reclamações de que a ajuda internacional chega a conta-gotas à Faixa, relegando os civis a ainda mais dificuldades e a dramas como a fome.

Os planos anteriores de retirada de civis anunciados por Israel nas porções norte e central de Gaza também foram alvos de críticas. Os militares chegaram a despejar panfletos de aviões afirmando que a população precisava ir para o sul para fugir dos ataques e indicava caminhos supostamente seguros. Mas mesmo nestas vias assinaladas por Tel Aviv houve relatos de ataques aéreos que mataram deslocados.

Também nesta segunda-feira, o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, disse que um ataque israelense a Rafah teria consequências devastadoras. “Um ataque total não seria apenas aterrorizante para mais de 1 milhão de civis abrigados lá, isto colocaria o último ‘prego no caixão’ dos nossos programas de ajuda.”

Afinal, é por Rafah que a ajuda internacional tem sido escoada por Gaza. Na fronteira com o Egito, e em volume cada vez menor, entram os caminhões com ajuda humanitária internacional.

Guterres também criticou a paralisia no Conselho de Segurança, mais alta instância de decisões das Nações Unidas, que até aqui tem falhado em ações para conter o conflito em Gaza.

Há uma semana e pela terceira vez, os EUA vetaram uma proposta de resolução para determinar um cessar-fogo imediato.

O secretário-geral disse que o Conselho tem se mostrado incapaz de agir sobre as questões de paz e de segurança mais significativas dos tempos atuais. Além do fracasso em avançar em resoluções sobre a guerra Israel-Hamas, o conselho também fracassou na agenda da Guerra da Ucrânia, que recém-completou dois anos, com a Rússia, membro permanente, barrando várias resoluções contra si.

“A falta de unidade do Conselho em relação à invasão da Rússia na Ucrânia e às operações militares de Israel em Gaza, após os terríveis ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro, minou severamente – talvez fatalmente– sua autoridade”, disse ele.

Na noite de domingo (25), horas antes do anúncio do governo, o premiê Netanyahu afirmou que a operação militar em Rafah poderia ser “um pouco atrasada” caso um acordo para trégua e libertação dos reféns que seguem sob controle do Hamas fosse alcançado.

Na semana passada, Paris acolheu conversas sobre esse possível acordo. As tratativas seguem nesta semana no Qatar, emirado que tem atuado como um dos principais negociadores diplomáticos do atual conflito e que abriga lideranças do Hamas.

Ocorre que membros da facção não participaram das conversas na capital francesa, e está pouco claro se estão de acordo com os termos do acordo que vêm sendo ajustados.

Netanyahu, no entanto, acrescentou que um acordo apenas adiaria a invasão, não a cancelaria. Estima-se que mais de 1,4 milhão de palestinos vivem em Rafah atualmente, o que corresponde a mais da metade da população da Faixa no início do atual conflito.

Leia Também: Em Washington, militar se incendeia em frente à Embaixada de Israel

Programa do Einstein detecta que 22% das cirurgias de endometriose são desnecessárias

0

(FOLHAPRESS) – Uma jovem faz uma cirurgia de endometriose, sofre uma perfuração no intestino, evolui para sepse, necessita de ventilação mecânica e fica internada mais de um mês.

O mais chocante desse caso real é que a paciente não tinha indicação formal para a cirurgia. Ou seja, quase morreu ao ser submetida a um tratamento desnecessário indicado pelo médico que a acompanhava.

O episódio serviu de mote para o Hospital Albert Einstein (SP) criar um programa que usa protocolos baseados em evidência para avaliar a pertinência da indicação da cirurgia. Quando há dúvida, um conselho de especialistas analisa o caso e dá a palavra final.

Um estudo com base nessa experiência, publicado no BMJ Open Quality, demonstrou que quase um quarto (22,2%) das indicações cirúrgicas da endometriose não têm necessidade.

No trabalho, também foram avaliadas indicações de cirurgias para a retirada da vesícula biliar (colecistectomias).

A conclusão foi que 13% delas não tinham necessidade.

Além do risco aos pacientes, essas situações geram desperdícios que aumentam o custo em saúde. Ao frear a realização dessas duas cirurgias, a instituição estima ter economizado R$ 2,2 milhões.

No trabalho foram avaliados 430 casos entre 2020 e 2021. Cirurgias de urgência ou relacionadas a outros procedimentos (por exemplo, endometriose associada à remoção do útero) foram excluídas da análise.

Há hoje uma discussão mundial sobre procedimentos médicos com benefício mínimo ou nenhum, chamados de cuidados de baixo valor. Nos Estados Unidos, estudos estimam que 45% dos pacientes passem por essas situações todos os anos.

“São casos em que o risco do procedimento é muito maior do que o ganho que o paciente vai ter. A nossa taxa é menor, mas há procedimentos que não mereceriam ser feitos”, afirma Mauro Dirlando Conte de Oliveira, coordenador de práticas médicas do Einstein e primeiro autor do estudo.

Além da endometriose e da colecistectomia, o programa avalia o tratamento da nefrolitíase (pedra nos rins), cirurgia de coluna, procedimentos de radiofrequência para controle da dor articular, implante de stent venoso na síndrome de Cockett (compressão da veia femoral), aneurisma de aorta e exames de ecoendoscopia_que podem indicar incorretamente a necessidade de retirada da vesícula.

A iniciativa do Einstein funciona assim: todas as indicações de cirurgias ou de procedimentos para as condições acima são analisadas por duas enfermeiras pesquisadoras do departamento de práticas médicas da instituição.

Elas avaliam o relatório médico, a indicação, os exames e o conjunto de evidências que há nesses casos. Se os critérios são preenchidos, o procedimento é agendado.

Se houver dúvida, o caso é enviado para análise do grupo de especialistas. Para evitar conflitos éticos, dados do cirurgião e do paciente são mantidos anônimos. “Se não tiver indicação com base na literatura, ligamos para o médico e explicamos o motivo pelo qual a cirurgia não deve ser realizada”, explica Oliveira.

A primeira iniciativa do Einstein contra cirurgias desnecessárias ocorreu em 2013. À época, o programa detectou que 60% das indicações de cirurgias de coluna não tinham necessidade.

A ação do hospital causou polêmica entre os cirurgiões cujos diagnósticos foram questionados. Eles se queixavam que a restrição feria um preceito básico da ética médica –de um médico interferir ou mudar a conduta de outro. O caso foi discutido na câmara técnica de implantes da AMB (Associação Médica Brasileira), que o encaminhou ao Conselho Federal de Medicina.

Para Sidney Klajner, cirurgião do aparelho digestivo e presidente do Albert Einstein, hoje há mais maturidade da instituição, com discussões e compartilhamento dessas decisões com o corpo clínico.

“Temos um comitê de segurança do paciente, que chega a reunir 400 médicos. Aqui não é “eu acho que”, “eu penso que”. Tem que ter indicação baseada em evidência científica. Quem quiser continuar [com práticas sem evidências], vai ter que procurar um outro hospital.”

A primeira experiência do Einstein para uma segunda opinião em casos de endometriose ocorreu em 2018 dentro de um programa de saúde corporativa de uma empresa que tinha muitas funcionárias.

“Essas pacientes iam de profissional a profissional dentro da rede credenciada e tinham cirurgias de endometriose indicadas, sem resolução do problema”, conta Klajner, também autor do estudo. À época, de 12 pacientes com cirurgias indicadas, só duas tinham realmente necessidade da operação.

Segundo as sociedades americanas de ginecologia e obstetrícia e de medicina reprodutiva, a endometriose é considerada uma doença crônica, que requer um plano de gestão ao longo de toda a vida do paciente. Estudos mostram que em muitos casos é mais seguro e efetivo adotar um tratamento conservador, com medicamentos e/ou monitoramento da condição.

“Se você faz uma cirurgia de endometriose, há uma possibilidade muito grande de a paciente voltar a desenvolver novos focos. Existem pacientes que já fizeram várias cirurgias e continuam com o problema”, explica Mauro Oliveira.

Entre as indicações cirúrgicas validadas para endometriose estão casos de cistos no ovário entre 5 e 6 cm de diâmetro que não responderam à medicação, dor intratável e situações em que a paciente tem alguma obstrução, por exemplo, no ureter ou em grande parte do intestino, ou que deseja engravidar.

“Quando se retira todos os focos de endometriose do peritônio pélvico, é bem comum as pacientes conseguirem engravidar. Não se sabe ainda muito bem por que isso acontece”, diz Oliveira.

Sidney Klajner conta que, no caso da vesícula biliar, há situações de pacientes que tinham resultados normais no ultrassom convencional, mas que, ao serem submetidos a um exame mais sofisticado, por meio de endoscopia, apareciam microcálculos no órgão.

“É um falso positivo que não tem nenhuma relevância. Isso já era o bastante para indicação de colecistectomia, que não tem nenhuma razão de ser nesses casos.”

A literatura médica mostra que pacientes assintomáticos que não apresentam cálculos ao ultrassom convencional podem permanecer assim por toda a vida, não necessitando de cirurgia.

“O programa é uma tentativa de trazer a melhor prática para evitar desperdício e, o mais importante, trazer para o paciente o melhor tratamento, e não aquele que gera maior receita [ao médico e ao hospital]”, diz Klajner.

De acordo com o estudo do Einstein, nos últimos cinco anos, os custos anuais de colecistectomias eletivas e cirurgias para endometriose no hospital foram de US$ 1.577.380,57 (1.170 cirurgias por ano) e US$ 1.175.835,43 (380 cirurgias por ano), respectivamente.

Ao mesmo tempo, os procedimentos estiveram associados a 1,9% e 3,4% de complicações que exigiram readmissão dos pacientes em 30 dias. Isso resultou em custos anuais de US$ 80.815,66 e US$ 34.934,14, respectivamente.

Leia Também: Tratamentos contra o câncer avançam nos EUA, mas pacientes lutam contra efeitos colaterais

Um estudo com base nessa experiência, publicado no BMJ Open Quality, demonstrou que quase um quarto … 

Homem é sequestrado, amarrado e espancado em Guarus

0
146ª DP

Na tarde deste domingo (25) um grupo de homens retirou um homem de sua residência no Parque Aldeia, em Guarus, levando-o para um matagal onde o amarraram a uma árvore e o espancaram.

A vítima relatou à polícia que seis homens armados invadiram sua casa por volta das 16h e o sequestraram, levando para um local isolado. Após a partida dos agressores, ele conseguiu se libertar e buscar ajudar. Os moradores o encaminharam ao Hospital Ferreira Machado. A vítima sofreu ferimentos nas costas e um corte na nuca e recebeu atendimento médico na unidade de saúde.

A vítima, sem histórico criminal, afirmou desconhecer o motivo por trás da agressão. O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.

Semana começa com 180 vagas de emprego no Espaço da Oportunidade em Campos

0
O Espaço da Oportunidade/ Foto: Divulgação Ascom
O Espaço da Oportunidade, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, está com 180 vagas de emprego disponíveis para pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. Há também 10 vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD) na área de atendimento e limpeza. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link AQUI.

O maior número de vagas é para atendente, com 56 oportunidades, seguido de promotor de vendas, com 25 vagas, e auxiliar de serviços gerais, com 18. Há também disponibilidade para coordenador de loja (3), auxiliar administrativo (4), nutricionista (1), servente de obras (6), pedreiro (4), visual merchandiser (1), vendedor (9), motorista (3), fiscal de loja (3), estágio em compras (1), estágio em Departamento Pessoal (1), cozinheiro (4), entre outros.

Para se cadastrar, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga. Quem preferir fazer o cadastro presencial, é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Siga o passo a passo para cadastro

Pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Logo após, clicar em “Espaço da Oportunidade”.

Já os empregadores interessados em divulgar suas vagas devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para se cadastrarem no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Fonte: Ascom

Homem é preso após assaltar mulher no Centro de Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na madrugada desta segunda-feira (26) por volta das 05h30, um homem foi preso após assaltar uma mulher na Av. Jose Alves De Azevedo, na Beira Rio, no Centro de Campos.

Durante o patrulhamento, a equipe policial foi abordada pela vítima, que relatou ter sido vítima de assalto por um homem branco vestindo shorts verdes e uma mulher negra com vestido marrom. Eles levaram seu celular e a quantia de R$150,00.

Em seguida, a equipe conseguiu deter o homem que estava de posse do celular da vítima e R$10,00 em dinheiro. A suspeita não foi encontrada. O detido foi encaminhado à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foi autuado no Artigo 157 do Código Penal, permanecendo sob custódia.

Dai Cruz, influenciadora com Epidermólise Bolhosa, morre aos 31 anos

0

Dai Cruz, uma influenciadora que enfrentava os desafios da Epidermólise Bolhosa, faleceu no último sábado, aos 31 anos, conforme anunciado por sua família nas redes sociais. Reconhecida principalmente no TikTok, onde acumulava aproximadamente 2,4 milhões de seguidores e compartilhava vídeos de dança.

O comunicado da família destaca os 31 anos de sofrimento impostos pela Epidermólise Bolhosa a Dai Cruz. Mesmo diante das adversidades, ela deixou um legado significativo, ensinando a muitos o verdadeiro significado da vida, do amor, da força e, principalmente, da fé. O comunicado expressa gratidão a Deus por permitir que compartilhassem a vida com alguém tão especial.

“Chegou um dos dias mais difíceis e tristes  no nosso Jardim,  um daqueles dias em que passa um filme na nossa cabeça. O dia em que a nossa voz embarga na garganta,  e lágrimas sem fim escorrem por nossa face.
Mesmo em lágrimas temos  certeza que o céu tá em festa ?,  e deixa eu contar para vocês como foi a chegada dela no céu”, diz a postagem na conta oficial da influenciadora.

“Foram 31 anos de sofrimento que a EB impôs a ela, mas com todo o sofrimento ela conseguiu deixar bravamente um legado lindo, ensinou a muitos o verdadeiro sentido da vida, do amor, da força e principalmente da fé”. 

A Epidermólise Bolhosa é uma condição genética e hereditária rara, causadora da formação de bolhas na pele devido a mínimos atritos ou traumas, manifestando-se desde o nascimento. As crianças afetadas pela Epidermólise Bolhosa são frequentemente chamadas de “Crianças Borboletas”, devido à semelhança de suas peles com as asas frágeis de uma borboleta, resultante da fragilidade provocada por alterações nas proteínas responsáveis pela união das camadas da pele, conforme informações do Ministério da Saúde.

Estima-se que 500 mil pessoas no mundo enfrentem essa condição, sendo 802 delas no Brasil. A Epidermólise Bolhosa não possui cura e não é transmissível.

Leia Também: Ator Kenneth Mitchel morre aos 49 anos

O comunicado da família destaca os 31 anos de sofrimento impostos pela Epidermólise Bolhosa a Dai Cr…