Home Blog Page 2647

Criança de 9 anos é detida após balear familiar na cabeça nos EUA

0

Uma criança de 9 anos foi detida no norte do Utah, Estados Unidos, por balear fatalmente um familiar na cabeça.

Segundo a ABC, polícias do Departamento de Polícia de Tooele City foram chamados à casa da família na noite de sexta-feira após receberem relatos de que um homem estava inconsciente e com a cabeça sangrando.

À chegada, encontraram um homem de 32 anos com um ferimento de bala na cabeça e em estado crítico.

O homem ainda foi transportado ao hospital, mas acabou morrendo. 

Uma investigação levou à prisão de um familiar da vítima, uma criança de 9 anos, e a polícia não revelou que tipo de ligação familiar existe entre os dois. A criança ainda não foi acusada pela Justiça.

Obras de reforma e ampliação avançam no Hospital Municipal Manoel Carola

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, visitou nesta terça-feira (20) as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas.

Acompanhada do vice-prefeito Raliston Souza, de secretários, assessores e vereadores, a prefeita iniciou a visita técnica na recepção da unidade hospitalar, que foi remodelada.

Em seguida, a comitiva esteve na construção do prédio que vai abrigar o ambulatório de especialidades, com nove consultórios, o novo setor de internação, com 13 leitos, e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que contará com oito leitos, sendo um destinado ao isolamento.

Atualmente, diversos trabalhos estão em execução como emboçamento, montagem de formas e colocação de vigas para conclusão do telhado.

— Em breve, vamos entregar uma estrutura e recursos de altíssimo nível para nossa população, que vai contar com mais conforto e comodidade enquanto recebem a assistência necessária. Este será mais um marco na área da Saúde, que vem recebendo tantos investimentos importantes no decorrer dos últimos anos — destacou a prefeita Francimara.  

Além de seguir normas exigidas pelos órgãos técnicos, o projeto de reforma e ampliação do HMMC contempla ainda acessibilidade, instalação de energia solar, sistema de incêndio modernizado, elevador panorâmico, calçada refeita para melhor atender o acesso ao público e embarque desembarque de pacientes, reservatório de água e novo paisagismo.

Uso de antidepressivo e analgésico pode provocar acidentes de trânsito, alerta associação médica

0

(FOLHAPRESS) – Uso de medicamentos comumente prescritos por médicos pode prejudicar a capacidade de um motorista em conduzir um veículo e resultar em acidente de trânsito.

O alerta faz parte de um documento com 34 páginas elaborado pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), que será lançado nesta quarta-feira (21).

O texto lista medicamentos como ansiolíticos, sedativos, hipnóticos, antidepressivos, analgésicos opióides e anti-histamínicos.

“Outros remédios prescritos e/ou adquiridos sem prescrição também podem afetar a capacidade de condução segura, caso de anfetaminas, antipsicóticos e relaxantes musculares”, afirma o texto.

Podem prejudicar o motorista remédios para dor, depressão, para dormir, epilepsia, alergia, doenças dos olhos, emagrecer, gripe, entre outros, causando tonturas, dificuldades de concentração, mania, confusão, alucinações, convulsões, distúrbios visuais, bem como sonolência e sedação, explica o documento, que lista vários remédios e seus possíveis efeitos.

A diretriz, segundo a Abramet, é inédita e destinada a médicos do tráfego e a todo o sistema de saúde.

O documento também busca fomentar políticas públicas e chamar a atenção para os cuidados que o paciente deve tomar ao assumir a direção de um veículo.

“Nosso objetivo é atualizar o conhecimento científico disponível dos efeitos de diversas medicações sobre o paciente e sua relação com a direção veicular”, diz Antonio Meira Júnior, presidente da entidade.

A diretriz, afirma o médico, pode orientar a formulação de uma norma na área da saúde, levando para a embalagem dos medicamentos um alerta visual de risco para o condutor

Em 2009, a Abramet afirma ter recomendado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a utilização de um “símbolo de alerta” nas embalagens dos chamados MPPCVA (Medicamentos Potencialmente Prejudiciais ao Condutor de Veículos Automotores).

“Isso já acontece em alguns países, como a França e a Espanha”, afirma Meira Júnior. “Não queremos questionar o uso de medicamentos, mas essa diretriz é mais um mecanismo para garantir que o paciente tenha o melhor resultado possível, com segurança em outros campos de sua vida.”

Em nota, a Anvisa diz que a advertência relativa à condução de veículos já é obrigatória na bula de medicamentos que possam afetar a capacidade de conduzir veículos e operar máquinas. Deve estar no item 4 da instrução (o que devo saber antes de usar esse medicamento?).

“A bula é o principal material informativo fornecido aos pacientes na aquisição de medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica”, diz a agência.

Para o médico que prescrever medicação, a diretriz da Abramet recomenda que o paciente seja informado sobre os impactos potenciais da medicação na condução veicular e que ele seja orientado sobre o cuidado redobrado durante o uso.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) não dispõe, especificamente, legislação sobre o uso de medicamentos em suas regras.

“Aqueles que contêm substâncias psicoativas que causam dependência poderiam ser enquadrados no artigo 165, que prevê que ‘dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é infração gravíssima’, diz a Abramet.

O motorista que utilizar substâncias psicoativas de uso lícito (medicamentos) para o tratamento de doenças, porém, não incorrerá em prática ilegal, apesar do risco inerente ao seu uso.

O documento cita estudos internacionais sobre a utilização de medicamentos por motoristas. Em um deles, da americana AAA Foundation for Traffic Safety, de 2022, cerca de metade dos condutores relataram ter usado um ou mais MPPCVA nos últimos 30 dias, enquanto um a cada cinco utilizou dois ou mais e conduziram seus veículos.

Outro, publicado na revista The Lancet Public Health (2021), estimou que 2,84% dos condutores de veículos automotores envolvidos em colisões utilizavam remédios e com maior probabilidade destes motoristas terem sido os responsáveis pelos sinistros.

Relatórios de médicos legistas sobre sinistros automobilísticos fatais publicados no Australian Journal of Forensic Sciences (2019) descreveram a presença de medicamentos que podem comprometer a direção em 21% das vítimas. Antidepressivos (8%) e benzodiazepínicos (7%) foram os mais comuns, seguidos por opióides (6,6%) e anti-histamínicos (1%).

Um outro estudo, publicado no British Medical Journal (2016), constatou que aproximadamente 4% dos motoristas canadenses envolvidos em graves acidentes tinham concentrações de MPPCVA detectáveis no sangue.

POSSÍVEIS EFEITOS DE MEDICAMENTOS

Antidepressivos
– Sonolência, hipotensão, tontura, diminuição do limiar convulsivo, prejuízo nas funções psicomotoras
Anti-histamínicos
– Aumento tempo de reação e desempenho psicomotor prejudicado
Benzodiazepínicos
– Quase todos os domínios cognitivos do desempenho do condutor são afetados
Hipnóticos
– Sedação, lapsos de atenção, erros de rastreamento, diminuição do estado de alerta, instabilidade corporal
Opiáceos
– Diminuição do tempo de reação, reflexos e coordenação, déficit de atenção e diminuição da visão periférica
Fonte: Abramet

Leia Também: Rua em Nápoles desaba e ‘engole’ dois carros

O alerta faz parte de um documento com 34 páginas elaborado pela Abramet (Associação Brasileira de M… 

São Paulo tem alerta para temporais; veja áreas de risco maior

0

Fortes temporais devem atingir o Estado de São Paulo até a noite desta quarta-feira, 21, de acordo com previsão da Climatempo. “Grandes e intensas áreas de instabilidade associadas ao ar abafado e ao padrão de circulação de ventos nas camadas da média e alta atmosfera se espalham sobre São Paulo, provocando temporais e chuva volumosa em muitas áreas do Estado”, afirma a empresa de meteorologia.

De acordo com a Climatempo, as instabilidades motivam a formação de muitas nuvens carregadas de chuva e a situação ainda será de alerta para ocorrência de chuvas frequentes e volumosas no decorrer do dia, especialmente em áreas entre a Grande São Paulo, regiões de Sorocaba e Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba, áreas próximas à divida com o sul de Minas e litoral norte paulista.

“Há risco de alagamentos, transbordamento de córregos e rios e potencial para deslizamento de terra e queda de barreira em áreas de encosta, haja vista o encharcamento do solo”, prevê a empresa de meteorologia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de perigo para chuvas intensas é válido até as 23h59 desta quarta-feira, embora possa ser atualizado. “No período há expectativa para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo”, reforça o órgão. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Nesta quarta-feira, a capital paulista amanheceu com bastante nebulosidade. As temperaturas seguem em elevação ainda pela manhã. No período da manhã, há probabilidade de pancadas de chuva isolada com fraca intensidade, mas que ganham força entre a tarde e o período da noite, elevando o volume de chuva de forma significativa, de acordo com o Centro de Gerenciamento da Prefeitura de São Paulo (CGE).

Na quinta-feira, 22, o dia segue com previsão de chuva isolada desde o período da manhã. “A partir do início da tarde, a instabilidade atmosférica passa a atuar com maior intensidade na forma de pancadas isoladas, mantendo o potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, além de queda de árvores, por causa de eventuais rajadas de vento, conforme o CGE.

A Meteoblue reforça ainda que há previsão de chuva pelo menos até a próxima segunda-feira, 26.

Veja a previsão para os próximos dias na cidade de São Paulo:

– Quarta-feira: entre 20ºC e 24ºC;

– Quinta-feira: entre 20ºC e 27ºC;

– Sexta-feira: entre 21ºC e 29ºC.

Tempestade Akará

Com relação a tempestade tropical Akará que atua sobre parte do País, segundo a Climatempo, o fenômeno não tem influência direta na chuva nem em ventos fortes que possivelmente ocorram no continente. Conforme o CGE, imagens de radar e satélite mostram a tempestade Akará sobre o oceano, na costa da região Sul do Brasil, porém bastante afastada do continente.

“Na sua trajetória, o sistema provoca ventos fortes e mar agitado, o que traz impacto sobre a navegação marítima”, reforça o órgão municipal. Na porção continental, uma área de baixa pressão atmosférica (cavado) deve provocar chuvas fortes sobre o Sudeste, prevê o CGE.

“Os temporais são das nuvens cumulonimbus, que provocam fortes pancadas de chuva e que crescem fartamente sobre o País por causa da grande disponibilidade de ar quente e úmido. Mas, a tempestade tropical causa ventos fortes sobre o oceano e isso deixa o mar agitado na costa do Sul e do Sudeste e os navegantes precisam ficar atentos aos avisos da Marinha do Brasil”, acrescenta a Climatempo.

Confira orientações:

– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

“Há risco de alagamentos, transbordamento de córregos e rios e potencial para deslizamento de terra … 

Mulher morre arrastada em enxurrada após salvar o neto em Aparecida (SP)

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma mulher morreu arrastada por uma enxurrada ao salvar o neto ontem em Aparecida (SP).

Rosângela Custódio, de 51 anos, ficou presa embaixo de um carro. Ela chegou a ser levada para Santa Casa de Misericórdia da cidade, mas não resistiu, informou a Defesa Civil.

Ela teria ido buscar o neto na escola, segundo moradores. Na volta, os dois foram arrastados pela enxurrada da chuva e Rosângela conseguiu retirar o menino da correnteza.

O neto também foi levado ao mesmo hospital e teve alguns ferimentos. O caso ocorreu no bairro São Francisco, na rua Padre Gebardo.

Choveu 63mm em 12 horas na cidade. Quatro residências precisaram ser interditadas pela Defesa Civil Municipal. Três das famílias foram para casa de parentes e uma foi levada ao abrigo provisório da prefeitura.

Leia Também: São Paulo tem alerta para temporais; veja áreas de risco maior

Ela teria ido buscar o neto na escola, segundo moradores. Na volta, os dois foram arrastados pela en… 

Demolição dos escombros do Hotel Flávio segue com monitoramento da Defesa Civil de Campos

0
Foto: Divulgação Ascom

Os trabalhos de demolição manual dos escombros do prédio do antigo Hotel Flávio prosseguem com o monitoramento da Secretaria de Defesa Civil de Campos. Após a intervenção emergencial realizada no dia 13 de fevereiro pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, que demoliu com máquina retroescavadeira as paredes do segundo e terceiro pavimentos que estavam prestes a cair, o trabalho está sendo feito manualmente e, em alguns pontos, com auxílio de martelete de pequeno porte, que não causa impacto na parede geminada do prédio ao lado.

Nessa terça-feira, o subsecretário da Defesa Civil, Major Edison Pessanha, esteve no local para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos de demolição manual das paredes internas do antigo prédio, que são geminadas (encostadas) com outras edificações.

Após analisar os procedimentos de segurança que vêm sendo adotados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, Edison Pessanha falou sobre o andamento dos trabalhos e os próximos passos, no que tange à segurança da operação de demolição conduzida pela Secretaria de Obras e Infraestrutrua.

“Na medida em que a demolição avança e diminui a altura da parede lateral ao prédio residencial, reduz consideravelmente o risco de alguma parte cair sobre a laje do prédio ao lado. Quando a parede estiver abaixo da parede do prédio residencial vizinho, será feita nova avaliação mais detalhada sobre as condições dessa parede, situada do lado direito, para decidir se será possível utilizar máquina retroescavadeira para dar celeridade aos trabalhos, com vistas à liberação do trecho interditado na Rua Carlos Lacerda, entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua 21 de Abril”, justifica o subcomandante Edison Pessanha.

O subsecretário de Obras e Infraestrutura, José Fernando Guedes, corrobora as declarações do subsecretário da Defesa Civil, Edison Pessanha.

“A decisão da Defesa Civil se deu por estarem as paredes frontais e internas prestes a ruir, com grandes rachaduras e soltas, devido aos incêndios que queimaram os pranchões de madeira que travavam as paredes e os pavimentos e derrubaram o telhado. As elevadas temperaturas e a ação das intempéries durante muitos anos de abandono afetaram significativamente a estrutura do casarão do século XIX, que configurava tragédia anunciada no número 46 da estreita e movimentada Rua Carlos Lacerda, no trecho de intensa movimentação de pedestres, entre a Avenida Sete de Setembro e Rua 21 de Abril, no Centro da cidade”.

DEFESA CIVIL ATUA NA PREVENÇÃO E NA MITIGAÇÃO DO RISCO

O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto relata que a preocupação com o estado do prédio se acentuou desde 2012, quando o incêndio danificou significativamente a estrutura do edifício.

“Sobre o aspecto técnico, o prédio já sofreu forte impacto na estrutura, com desabamento interno em 2012, quando informamos o risco em laudo técnico. Ali já eram necessárias medidas, porque a Defesa Civil trabalha na prevenção e na mitigação do risco. Nossa prioridade é a preservação da vida. Vale destacar que naquele incêndio constatamos que, devido à quantidade de madeira com peças de grande porte e em grande quantidade, a alta temperatura afetou todo o reboco, que despencou por alguns dias, bem como a dilatação provocou torção na estrutura. Decidimos, naquela ocasião, pela interdição até que os proprietários tomassem decisão. Desde então, sem a cobertura e sem o reboco, todas as chuvas infiltraram pelas paredes, e todo o prédio ficou ainda mais comprometido, não cabendo outra decisão do poder público a não ser a demolição para prevenir uma tragédia anunciada, porque era evidente a queda do prédio, da mesma forma que o antigo prédio situado na esquina das ruas do Príncipe e Saldanha Marinho, que ruiu há poucos dias com parte atingindo a calçada e a rua. Mas, ainda bem, que aconteceu na madrugada”, afirmou Alcemir Pascoutto.

Fonte: Ascom

Após acidente envolvendo motocicleta de autoescola, aluno e instrutor ficam feridos em Campos

0
Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (21) dois homens ficaram feridos após uma colisão entre uma motocicleta e uma carreta na BR-101, próximo ao Shopping Estrada, em Campos.

De acordo com apuração da Redação ClickCampos, as vítimas, estavam na motocicleta participando de uma aula prática da auto-escola quando aconteceu o acidente. Os dois homens foram socorridos e encaminhados para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

O carona identificado pelas iniciais W.de.S de 25 anos, teve escoriações no braço esquerdo, está estável e lúcido, fazendo exames de imagens. Já o condutor, o instrutor identificado pelas iniciais C.L.B.L de 52 anos, teve escoriações no braço direito e cabeça, está estável, lúcido e acordado, também fazendo exames de imagens na unidade hospitalar.

O motorista do caminhão não ficou ferido. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local. O trânsito registrou lentidão, mas posteriormente foi normalizado.

Traficante procurado no Espírito Santo é preso em Campos

0
Foto: Divulgação DEAM

Na manhã desta quarta-feira (21) policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, juntamente com policiais civis do Espírito Santo e da 123ª Delegacia de Polícia (Macaé), além do Batalhão de Ação com Cães (BAC), coordenados pela Delegada Titular Drª Madeleine Dykeman (DEAM-Campos), Delegado Dr. Thiago Viana (Delegacia de Marataizes/Presidente Kennedy) e Delegado Dr. Pedro Emílio (123ª DP- Macaé), cumpriram um mandado de prisão preventiva e realizaram um auto de prisão em flagrante contra Cristiano de Freitas Santos, conhecido como “ZIM”, na localidade de Rio Preto, em Campos. O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Marataizes/ES, no processo 50000356-58.2024.8.08.0069.

Segundo as investigações da Polícia Civil do Espírito Santo, Cristiano de Freitas Santos, vulgo “ZIM”, era um dos principais fornecedores de drogas na região Sul do estado, especialmente nas cidades de Presidente Kennedy, Marataízes e Cachoeiro do Itapemirim, associado ao Primeiro Comando de Vitória (PCV). Ele já esteve entre os 10 criminosos mais procurados do Espírito Santo.

Após levantamentos, suspeitava-se que “ZIM” possuía diversas residências em Campos, algumas delas já alvo de buscas policiais. Havia informações de que ele possuía uma propriedade rural na região, o que foi confirmado após diligências das equipes policiais nas localidades de Ibitioca, Lagoa de Cima e Rio Preto.

Os policiais da DEAM-Campos monitoraram a propriedade por aproximadamente 5 horas antes de confirmarem a presença de “ZIM” no local e comunicarem a PCES. Na ação, as equipes policiais conseguiram realizar um cerco efetivo e prender Cristiano de Freitas Santos, encontrando em sua posse duas pistolas, um revólver e munições.

Cristiano de Freitas Santos será conduzido ao Estado do Espírito Santo para cumprimento do mandado de prisão preventiva e do auto de prisão em flagrante. O delegado responsável pelas investigações,  Thiago Viana, afirmou que, após os procedimentos legais, o suspeito será encaminhado a um presídio de segurança máxima.

Foto: Divulgação DEAM

"Acordem, vamos morrer"; mãe atira filha pela janela durante incêndio

0

Uma mãe de duas crianças compartilhou com o The Mirror a difícil decisão que precisou tomar quando, na última quarta-feira, percebeu que a casa onde morava estava envolta em chamas.

Inas Himedan, de 33 anos, acordou e se deparou com um incêndio em sua residência em Huddersfield, Inglaterra.

“Gritou: ‘Acordem, vamos morrer'”, e em uma tentativa desesperada de salvar toda a família, a mulher se viu obrigada a arremessar a filha mais velha pela janela do segundo andar do prédio. Ela a lançou nos braços do pai, que momentos antes já havia pulado com a filha mais nova.

Após garantir que as filhas, de três e quatro anos, estavam a salvo, Inas também saltou.

Apesar de terem sobrevivido, a mulher relembra o trauma que ainda a assombra. “Não consigo dormir, não consigo comer, não consigo parar de reviver o que aconteceu na minha cabeça. E se eu não tivesse acordado? Poderíamos ter morrido, minhas filhas poderiam ser cinzas”, diz.

Como resultado da tragédia, uma pessoa faleceu. Inas Himedan e sua família perderam todos os seus pertences e ficaram sem um lugar para morar.

Um homem de 42 anos, suspeito de estar relacionado ao incêndio de 14 de fevereiro, foi detido e está enfrentando acusações de homicídio.

Leia Também: Quem é Yulia Navalnaya, o novo rosto da oposição russa?

Brasileira grávida de seis meses morre atropelada por carro na Irlanda

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma brasileira grávida morreu atropelada por um carro na última segunda-feira (19), na Irlanda.

Valeria Amorim, de 27 anos, caminhava com sua filha mais velha e a mãe quando foi atingida. O acidente aconteceu na rodovia Boa Island, no condado de Fermanagh, onde morava com a família. Ela estava grávida de seis meses e a bebê também morreu.

As outras duas pessoas atropeladas foram atendidas pelo Serviço de Ambulância e ficaram feridas, segundo a imprensa local.

A motorista, de 34 anos, foi presa e permanece sob custódia policial. Ela é acusada pela morte da mulher grávida, por direção perigosa e excesso de álcool. Além disso, a suspeita dirigia sem carteira de motorista.

Valéria e a família são de Anápolis (GO). ”Descanse nos braços do Pai, você e a neném Cloe estarão para sempre nos nosso corações”, escreveu a cunhada de Valéria nas redes sociais.

Leia Também: “Acordem, vamos morrer”; mãe atira filha pela janela durante incêndio

Armas e munições são apreendidas pela PM na Favelinha

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na noite dessa terça-feira (20), uma ação conjunta do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA) e do 8º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de armas de fogo de uso restrito na Favelinha de Barra de Itabapoana, em São Francisco do Itabapoana.

Após informações precisas sobre o armazenamento de armas utilizadas pelo tráfico na localidade conhecida como Favelinha, as guarnições foram para o local e, após obterem consentimento e autorização dos moradores proprietários das residências para realizar revistas, conseguiram arrecadar uma pistola calibre 9mm com um carregador e 16 munições, um carregador de pistola calibre .380 com 10 munições, um revólver calibre 38 e seis munições calibre 38.

Dois suspeitos foram detidos no local e conduzidos à 147ª Delegacia de Polícia de SFI, onde foram enquadrados no Artigo 16, Parágrafo Primeiro, Inciso 4 do Estatuto do Desarmamento. Ambos permaneceram sob custódia, aguardando decisão judicial.

Mãe de Alexei Navalni abre processo judicial para exigir liberação de corpo do filho

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A mãe do opositor russo Alexei Navalni, morto em condições nebulosas na semana passada, entrou com um processo judicial na cidade Salekhard contra o que chamou de inação do comitê de investigação para liberar o corpo de seu filho. Cinco dias após a morte do ativista em uma prisão no Ártico, a família ainda não teve acesso aos restos mortais e acusa autoridades de retê-los para impedir o trabalho da perícia.

Ludmila Navalnaia, 69, viajou à remota colônia penal IK-3, onde Alexei morreu na última sexta (17), mas desde sábado, quando chegou ao local, não conseguiu ver o corpo do ativista, segundo o jornal The Moscow Times. Sem qualquer resposta das autoridades, ela entrou com a ação para denunciar supostos “atos ilegais” no processo. A audiência do caso deve acontecer só no dia 4 de março, a portas fechadas.

Navalnaia já havia gravado um vídeo pedindo ao presidente Vladimir Putin que liberasse o corpo do ativista, o mais conhecido opositor do governo. “Deixe-me enfim ver meu filho. Eu exijo que o corpo de Alexei seja entregue imediatamente, para que eu possa enterrá-lo de forma humanitária”, diz ela na gravação.

O apelo ecoou pedidos semelhantes feitos por aliados e advogados do ativista. Mas investigadores do caso teriam dito que a liberação ainda vai demorar cerca de duas semanas, para fins de exames químicos.

A demora vem levantando mais suspeitas sobre as causas da morte. A viúva do líder opositor, Iulia, sugeriu que o governo russo envenenou Alexei como o agente neurotóxico Novitchok (novato, em russo). Por isso, disse, estariam escondendo o corpo até que os traços do veneno desaparecessem.

Alexei estava preso desde 2021, quando voltou da Alemanha após tratar os efeitos de um envenenamento sofrido na Sibéria no ano anterior, quando participava de uma campanha eleitoral local. Ele acusou Putin diretamente pela ação e consolidou sua posição como mais conhecido opositor do líder russo.

Aliados do ativista consideram também que a morte passa pelas condições de seu encarceramento. Na antevéspera do fato, ele havia ganho 15 dias a mais de confinamento solitário por se desentender com um guarda.

Em resposta à pouca transparência do caso, o Reino Unido anunciou nesta quarta sanções a seis pessoas que trabalhavam na prisão em que o ativista era mantido. Os sancionados incluem o chefe e cinco vice-chefes da colônia penal, que serão proibidos de entrarem no Reino Unido e terão parte dos bens congelados, segundo o chefe da diplomacia britânica, David Cameron.

“É claro que as autoridades russas viam Navalny como uma ameaça e tentaram repetidamente silenciá-lo”, disse Cameron. “Os responsáveis pelo tratamento brutal de Navalny não devem ter ilusões -nós os responsabilizaremos.”

Por ora, ainda ninguém sabe exatamente onde está o corpo de Alexei ou quem está fazendo a necropsia. Para Iulia, a falta de informações é prova da manipulação do Kremlin. O porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, disse na terça que as acusações contra o governo russo são “infundadas e vulgares”.

Segundo o Serviço Federal Prisional russo, Navalni morreu após desmaiar durante uma caminhada. Ele cumpria uma pena de 30 anos e meio de cadeia, acusado de corrupção, desrespeito à corte e extremismo.

Leia Também: Navalny morreu com um “murro no coração” após horas ao frio, diz jornal

Leia Também: Quem é Yulia Navalnaya, o novo rosto da oposição russa?

Menina morre após ficar soterrada enquanto escavava buraco na praia

0

Uma criança, aproximadamente com sete anos de idade, perdeu a vida após ficar soterrada em um buraco que ela mesma estava escavando na praia de Lauderdale-by-the-Sea, no sudeste da Flórida, EUA. Um menino da mesma idade encontra-se em estado crítico.

O incidente ocorreu na tarde desta terça-feira, quando as duas crianças caíram no buraco e ficaram soterradas. De acordo com o NY Post, a força da areia resultou no completo soterramento da menina, enquanto o menino ficou retido até o pescoço.

Os bombeiros precisaram utilizar tábuas para evitar que a areia continuasse desmoronando enquanto realizavam operações de resgate urgentes.

Ambas as crianças foram levadas ao hospital, onde foi confirmado o falecimento da menina. O outro envolvido permanece internado em estado considerado grave. As autoridades classificaram o ocorrido como um “trágico incidente”.

Tarcísio: professores de SP não têm melhor salário e melhor estrutura, mas têm ‘muito amor’

0

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) reconheceu nesta terça-feira, 20, que os professores da rede estadual de ensino não têm as melhores condições de trabalho, como infraestrutura e remuneração, mas afirmou que eles trabalham “com muito amor” e fazem “grande trabalho”.

A declaração ocorreu durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, que tem como objetivo alfabetizar 90% das crianças com sete anos de idade até o final da atual gestão em 2026. Atualmente, 64% dos alunos da rede estadual e municipal em 600 cidades paulistas nesta faixa etária são considerados leitores iniciantes ou fluentes.

“A gente sabe que o melhor professor ainda não tem a melhor condição. A gente sabe que eles não têm a melhor infraestrutura. A gente sabe que eles não têm o melhor salário. Mas eles têm muito amor”, declarou Tarcísio durante discurso no evento realizado na Sala São Paulo. “E quando a gente for resolvendo as questões fiscais, eu tenho certeza que a gente vai conseguir dar para os professores o que eles merecem. Mas eles têm feito um grande trabalho”, continuou o governador.

O salário inicial para professores da educação básica do Estado de São Paulo é de R$ 4.505 para jornada de 40 horas semanais e de 2.815,63 para 25 horas semanais. Os valores foram reajustados em julho do ano passado após a Alesp aprovar o reajuste para todo o funcionalismo público paulista. O salário também havia sido reajustado no início de 2023 devido ao novo piso salarial nacional da educação.

O Alfabetiza Juntos SP investirá R$ 200 milhões em incentivos financeiros para as escolas que apresentarem melhores resultados de alfabetização nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Também serão oferecidos formação continuada para os professores alfabetizadores e material didático impresso, com complemento digital, para todos os alunos e professores dos 1º e 2ºanos do Ensino Fundamental.

Leia Também: Senado aprova projeto de lei que acaba com ‘saidinha’ para presos em feriados

A declaração ocorreu durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, que tem como objetivo al… 

Homem é detido por direção perigosa em Guarus

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na tarde desta terça-feira (20) um homem foi detido por direção perigosa após trafegar de motocicleta em cima da calçada na Avenida Tancredo Neves, na Praça da Lagoa, no Jardim Carioca, em Guarus.

Durante patrulhamento, os agentes da Operação Segurança Presente avistaram um homem conduzindo uma motocicleta vermelha em cima da calçada, colocando a vida de terceiros em risco. Uma ordem de parada foi dada e após abordagem, foi verificado que o motociclista estava com um celular bloqueado. Ao ser questionado sobre a procedência do aparelho celular, o mesmo disse se o dono e não sabia a senha.

Diante dos fatos, o homem juntamente com o celular e o veículo foi encaminhado para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde foi autuado por direção perigosa e o veículo foi apreendido.

Quem é Yulia Navalnaya, o novo rosto da oposição russa?

0

Yulia Navalnaya, nascida em 24 de julho de 1976, em Moscou, Rússia, teve um encontro decisivo aos 22 anos ao conhecer Alexei Navalny durante férias na Turquia, resultando em seu casamento em 2000. Durante essa união, Navalny emergiu como um dos principais opositores do Kremlin, e Yulia passou a ser conhecida como a “primeira-dama da oposição”. Agora, com a trágica morte do marido, ela promete dar continuidade ao seu trabalho e é considerada a nova adversária de Vladimir Putin.

“Ao matar Alexei, Putin tirou metade de mim. Metade do meu coração e metade da minha alma. No entanto, há outra metade que me diz que não posso desistir. Continuarei o trabalho de Alexei Navalny, lutarei pelo nosso país”, afirmou Yulia em um vídeo divulgado três dias após a morte do marido.

“Com esse ato, [Putin] tentou matar nossa esperança, nossa liberdade, nosso futuro”, acrescentou, convocando os russos a se unirem a ela. “Não é vergonhoso fazer pouco; é vergonhoso não fazer nada, é vergonhoso nos deixarmos intimidar”.

A viúva de Navalny instigou a união de todos para confrontar Putin, assim como “seus amigos, os criminosos protegidos, os cortesãos e os assassinos que querem paralisar” a Rússia.

Anteriormente, poucas horas após o anúncio da morte de Navalny, Yulia subiu ao palco da Conferência de Segurança de Munique, prometendo que Putin e “todos os que o cercam” serão “responsabilizados por tudo o que fizeram” ao país e à sua família.

Economista de formação, Yulia Navalnaya foi afiliada ao partido liberal Yabloko com o marido até 2011, afastando-se da política desde então, concentrando-se no apoio à família, principalmente aos filhos de 23 e 16 anos.

Yulia esteve presente em diversos protestos liderados pelo marido e chegou a ser detida em várias ocasiões. À medida que a popularidade de Navalny crescia, ganhava a reputação de “primeira-dama da oposição”, conforme destacado pelo jornal Politico.

Em uma entrevista à Harper’s Bazaar em 2021, Yulia afirmou que “ser esposa de um político é muito mais interessante”, ressaltando que, apesar de compartilhar as opiniões políticas do marido, seu “papel” era cuidar da família.

Quando Alexei Navalny foi envenenado com Novichok em agosto de 2020, Yulia teve um papel crucial na transferência dele da Sibéria para a Alemanha para tratamento.

Ambos retornaram à Rússia em janeiro de 2021, o que resultou na detenção do opositor, acusado de fraude. Atualmente, Yulia reside com os filhos fora da Rússia, e não está claro se ela retornará ao país.

Vale ressaltar que, segundo os serviços prisionais na região ártica de Yamal-Nenets, onde Navalny cumpria pena, “em 16 de fevereiro de 2024, no centro penitenciário n.º 3, o prisioneiro Navalny A.A. sentiu-se mal depois de uma caminhada”, e as causas da morte estão sendo investigadas. Enfrentando acusações de envenenamento, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou categoricamente, considerando as alegações como “absolutamente infundadas e grosseiras contra o chefe de Estado da Rússia”.

Leia Também: Viúva diz que vai continuar luta de Navalni contra Putin

Rua em Nápoles desaba e ‘engole’ dois carros

0

Uma rua no bairro de Vomero, em Nápoles, Itália, desabou na manhã desta quarta-feira (22), abrindo um enorme buraco que “engoliu” duas viaturas. Os condutores dos veículos, felizmente, conseguiram sair por conta própria e sofreram apenas ferimentos leves.

As autoridades, preocupadas com a possibilidade de novos desabamentos, evacuaram preventivamente um edifício próximo, onde vivem 20 famílias. A área foi isolada e o fornecimento de água na zona, entre a Piazza Vanvitelli e San Martino, foi interrompido.

Especialistas estão no local realizando avaliações para determinar o tempo necessário para reinstalar o fornecimento de água e reparar o estrago. Bombeiros, serviços de emergência, polícia e a Proteção Civil intervieram no local.

Segundo a Rai News, o sistema de esgotos na rua colapsou, levando ao desabamento do terreno e à abertura da enorme cratera. Três escolas da região foram fechadas e a sede do município na via Morghen, onde aconteceu o incidente, permanecerá fechada até que o abastecimento de água seja restabelecido.

A causa do colapso do sistema de esgotos ainda está sendo investigada. As autoridades acreditam que as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias podem ter contribuído para o incidente.

Os moradores da região estão preocupados com a segurança das suas casas e com a possibilidade de novos desabamentos. As autoridades estão trabalhando para tranquilizar a população e garantir a segurança de todos.

Imagens do local do incidente mostram a enorme cratera aberta na rua e as duas viaturas que foram “engolidas” pelo buraco. As imagens circulam nas redes sociais e causam espanto e preocupação.

#Napoli Lievi ferite per i due passeggeri dell’auto in transito al Vomero, inghiottita da una voragine insieme ad un’altra parcheggiata. Sgomberate 20 famiglie da un edificio vicino al luogo dell’incidente. Servizio idrico interrotto nell’area circostante
Video @vigilidelfuoco pic.twitter.com/ePJp2M1Xkz

— Rai Radio1 (@Radio1Rai) February 21, 2024

Leia Também: Nevoeiro gera caos em Itália: acidente envolve 30 veículos junto a Parma

Corpo de jovem de 16 anos é encontrado após 3 dias de buscas

0
Praia dos Cavaleiros/Foto: Rui Porto FIlho

Corpo do adolescente Victor Hugo Oliveira, de 16 anos, foi encontrado após três dias de buscas na Praia dos Cavaleiros, em Macaé, no Norte Fluminense.

O jovem havia desaparecido no sábado (17), e, desde então, os pais acompanhavam com angústia as buscas pelo único filho.

Houve grande mobilização na tentativa de encontrar o jovem. Foram usados recursos aéreos, marítimos e terrestres. Participaram das buscas salva-vidas da cidade de Armação dos Búzios, mergulhadores de Campos dos Goytacazes, além da equipe dos bombeiros de Macaé.

Moradores, com o uso de drones, também se juntaram à operação, dirigindo-se até o posto 1, na Praia dos Cavaleiros, para colaborar.

Devido às condições climáticas ruins, as buscas chegaram a ser suspensas na segunda, sendo retomadas na manhã desta terça.

A família do adolescente reside em Macaé há um ano, após se mudar de Duque de Caxias. A previsão é de que o corpo do jovem seja enterrado nesta quarta-feira (21).

Fonte: g1

Quem são os ocupantes a bordo do helicóptero que desapareceu no Pará

0

Três pessoas estão desaparecidas desde segunda-feira (19) após o helicóptero em que estavam sumir entre os municípios de Novo Repartimento e Marabá, no sudeste do Pará. A aeronave, modelo Robinson 44, de propriedade da empresa Fox Data & Co., decolou de Novo Repartimento às 19h e não chegou ao seu destino final, Marabá, que fica a 180 km de distância.

Entre os passageiros está um servidor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Em nota, o Dnit afirma que o funcionário não estava a serviço da autarquia, mas que acompanha as buscas.

A bordo do helicóptero estavam:

Josimar Éneas da Costa: Empresário que pilotava a aeronave.

Abílio Manoel Figueiredo: Analista de Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ele atua na cidade de Redenção, região sul do Pará. Segundo o Dnit, o servidor não estava a serviço do órgão.

Nildo Ferreira: Presta serviços para o analista do Dnit, Abílio.

As buscas pela aeronave e seus ocupantes estão sendo realizadas por:

Polícia Civil: Informou que o helicóptero pertence à empresa Fox Data & Co., que não quis se manifestar sobre as buscas.

Polícia Rodoviária Federal (PRF): Auxilia com um helicóptero, mas as condições climáticas, com muita chuva, estão dificultando o trabalho da equipe.

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit): Informou que “está acompanhando as buscas da aeronave que desapareceu no Pará com um servidor da autarquia a bordo”.

Até o momento, não há informações sobre o paradeiro do helicóptero e seus ocupantes. As buscas continuam e as autoridades pedem para que qualquer pessoa que tenha informações sobre o caso entre em contato com a Polícia Civil.

Leia Também: Helicóptero cai em Barueri, na Grande São Paulo

Até o momento, não há informações sobre o paradeiro do helicóptero e seus ocupantes 

Chefe da maior facção criminosa do Espírito Santo é preso em Rio Preto

0

Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Civil prendeu um homem suspeito de ser um dos principais líderes do tráfico de drogas no estado do Espírito Santo. Ele foi encontrado escondido em uma propriedade rural na localidade de Rio Preto, em Campos, onde também foram encontradas algumas armas. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) participou da ação e informou que uma entrevista coletiva sobre o caso será realizada às 11h.

O suspeito é apontado como membro de uma facção criminosa que atua em todo o Espírito Santo, sendo responsável pela distribuição de entorpecentes nos municípios de Presidente Kennedy, Cachoeiro do Itapemirim, Marataízes e outras cidades do Sul do estado.

A polícia não divulgou detalhes sobre como localizou o suspeito nem sobre o motivo de ele ter escolhido Campos como local de esconderijo.