Home Blog Page 2646

Polícia Civil prende homem em flagrante por agressão à família em Campos

0
Foto: Divulgação DEAM

Na noite desta quarta-feira (22), por volta das 22h, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos realizou a prisão em flagrante de um homem identificado pelas iniciais A D S de 39 anos, pelos crimes de lesão corporal contra sua esposa e vias de fato contra suas filhas menores de idade. A ação, denominada “Pelas 99”, foi coordenada pela Delegada Titular Madeleine Dykeman.

Segundo informações, policiais civis do plantão da DEAM/Campos responderam a um chamado no bairro Cidade Luz, onde as vítimas, identificadas como K P S D de 39 anos, e suas filhas de 16 e 13 anos, relataram terem sido agredidas por A D S em sua residência no Parque Cidade Luz.

A esposa do acusado revelou que já havia sido vítima de agressões anteriores, mas nunca denunciou por temer represálias. No entanto, desta vez, com a agressão também envolvendo suas filhas, ela decidiu buscar ajuda na DEAM. Ao chegar à residência, os policiais encontraram o portão trancado, mas após autorização da vítima, conseguiram acessar o local e efetuar a prisão do suspeito sem resistência.

A prisão em flagrante foi formalizada na DEAM, e o acusado será encaminhado ao Presídio Carlos Tinoco da Fonseca. O caso está sob investigação da DEAM-Campos.

Policiais Civis de Macaé prendem foragido da justiça da Bahia

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Nesta terça feira (20), por volta das 17:50, Policiais Civis da 123ª DP, sob a coordenação do delegado titular, Dr. Pedro Emílio Braga, prenderam o homem identificado pelas iniciais R. S. S. pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Após troca de informações com a Polícia Baiana, os agentes diligenciaram nas proximidades no Terminal central de ônibus da cidade de Macaé, quando avistaram o foragido, dando-lhe voz de prisão.

O preso é foragido da justiça de Salvador/BA, sendo decretada sua prisão por ser integrante do tráfico local. O mesmo encontrava-se foragido em Macae desde o ano passado.

O homem foi encaminhado para a 123ª DP, onde aguarda transferência para o sistema prisional à disposição da Justiça.

Britânico é o primeiro a escalar e descer o monte Kilimanjaro de costas

0

Um britânico, Ben Stewart, alcançou um feito extraordinário ao se tornar o primeiro a subir e descer o Monte Kilimanjaro, na Tasmânia, de costas. Com 32 anos, Ben enfrentou essa jornada desafiadora ao longo de oito dias, arrecadando fundos para a Fundação Britânica do Coração em homenagem ao seu avô, Ian, que faleceu após um ataque cardíaco.

Realizando uma façanha inédita, Ben destacou a dificuldade da tarefa, especialmente ao descer o monte, algo que nunca havia tentado antes, além de enfrentar um terreno bastante diferente do que está acostumado no Reino Unido, com pedras, fendas e irregularidades. Apesar dos desafios, ele enfatizou a experiência emocional única, compartilhando um vídeo ao alcançar o topo, onde admitiu “chorar baba e ranho” ao comunicar o feito à sua noiva, Leanne.

Sua intenção é encorajá-las a cuidar da saúde e se divertir ao mesmo tempo, seja enfrentando novos desafios de forma singular ou incentivando uma abordagem coletiva para promover o bem-estar. A organização também celebrou essa conquista, destacando que os fundos arrecadados contribuirão para financiar pesquisas que salvam vidas.
 
 
 

 

Ao retornar ao seu país de origem, Ben agora se prepara para o próximo desafio: planejar o seu casamento, agendado para 2025. Mesmo cansado das montanhas, expressou o desejo de continuar inspirando as pessoas.

“Cansei-me das montanhas, mas quero fazer algo mais para inspirar as pessoas. O que quer que faça a seguir, quero que muitas pessoas se juntem a mim – se o fazem isso para frente enquanto eu o faço de costas ou se o fazemos todos de costas, isso não sei. Mas só quero fazer algo para encorajar as pessoas a cuidarem de si mesmas, a serem saudáveis e a se divertirem ao mesmo tempo”, disse.

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Passageiros se unem e cantam músicas de Taylor Swift durante voo; veja

Raio atinge Cristo Redentor quando turistas se beijavam; veja o vídeo

0

Na tarde desta quarta-feira, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi atingido por um relâmpago, enquanto um casal se encontrava nas proximidades, tentando registrar um momento romântico que acabou se transformando em um registro impressionante do fenômeno meteorológico. A administração do Cristo Redentor anunciou por meio das redes sociais que o local foi evacuado.

“A tarde desta quarta-feira (21) foi marcada pela queda de um raio no monumento do Cristo Redentor. O local foi prontamente esvaziado”, informou a publicação divulgada.

O diretor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, mobilizou a equipe técnica de manutenção para reparar os danos causados pelo fenômeno, incluindo no sistema de iluminação e nos equipamentos eletrônicos.

Felizmente, não houve feridos devido ao incidente, e o casal que se encontrava próximo ao monumento está bem.

A administração compartilhou o vídeo, que pode ver na galeria acima.

Leia Também: Desabamento de mina de ouro faz 14 mortos e 11 feridos na Venezuela

“A tarde desta quarta-feira (21) foi marcada pela queda de um raio no monumento do Cristo Redentor. … 

Ameaça nuclear? Putin é "um FDP maluco", diz Biden

0

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, proferiu insultos contra o presidente russo, Vladimir Putin, durante um evento de angariação de fundos em São Francisco, na Califórnia, na quarta-feira. Na perspectiva do chefe de Estado, Putin é descrito como um “filho da p. maluco” que mantém o mundo em alerta quanto a uma possível ameaça nuclear.

Biden afirmou: “Esta é a última ameaça existencial. É o clima. Temos um sujeito maluco como o Putin e outros, e temos que estar sempre preocupados com um conflito nuclear”, conforme citado pela agência Reuters.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, considerou que as declarações do presidente norte-americano podem ser vistas como uma tentativa de se assemelhar a um “cowboy de Hollywood”, o que, segundo ele, “degrada”.

“O uso de tal linguagem contra o líder de outro Estado pelo presidente dos Estados Unidos é improvável que prejudique o nosso presidente, o presidente Putin. Mas isso degrada aqueles que usam esse vocabulário”, afirmou Peskov, citado pela mesma fonte.

Ressalta-se que os ataques verbais de Biden têm se intensificado. Na semana passada, ele afirmou que a morte do opositor Alexei Navalny foi resultado de “Putin e seus capangas”, embora a presidência russa tenha negado qualquer envolvimento.

Na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos anunciou que o país implementará um amplo conjunto de sanções contra a Rússia, não apenas pela morte de Navalny, mas também devido à guerra na Ucrânia, que perdura há quase dois anos.

Navalny, um dos principais críticos de Vladimir Putin, faleceu na prisão, segundo o serviço penitenciário federal da Rússia. O opositor russo, de 47 anos, estava cumprindo pena em uma prisão no Ártico sob “regime especial” e passou mal após uma caminhada, perdendo a consciência.

Leia Também: Putin diz que prefere Biden a Trump por democrata ser mais previsível e experiente

Idoso que ficou perdido é levado de volta ao lar por agentes da Guarda de Campos

0
Foto: Divulgação Ascom

Uma equipe do Grupamento de Proteção Social (GPS) da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada nesta terça-feira (20), através do telefone 153, para atendimento a um idoso de 86 anos que estaria perdido e aparentemente com lapsos de memória na marquise de ônibus no Parque Novo Mundo, em Guarus. Identificado como Manoel da Penha, de 86 anos, ele já está em casa sob os cuidados da família.

Logo que foi acionada, prontamente, a guarnição do GPS foi ao endereço informado e, ao encontrar o senhor, utilizando protocolo de atendimento para esta situação, os agentes conseguiram extrair dele informações sobre o bairro da sua residência, que seria o Fundão.

A guarnição percorreu as ruas do bairro em busca de algum conhecido do idoso. Ao chegarem em uma lanchonete embaixo da Ponte Deputado Alair Ferreira, com ajuda dos comerciantes e de populares, os agentes conseguiram descobrir o endereço correto do idoso – informa a gerente de Proteção Social, Giselle Pereira Gomes.

Já em casa, ele foi recebido pela sua filha, que relatou para os guardas que foi a primeira vez que isso acontece com o pai e que sempre quando ele saía retornava para casa e que nunca apresentou esse tipo de comportamento.

GPS – O Grupamento de Proteção Social atua como polícia comunitária, com uma filosofia de estratégia, que proporciona uma parceria entre a população e a Guarda com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida nas áreas de atuação do grupamento, visando a segurança e boa convivência da população.

Fonte: Ascom

Passageiros se unem e cantam músicas de Taylor Swift durante voo; veja

0

Os fãs de Taylor Swift são reconhecidos por fazerem de tudo para verem sua artista favorita, não importa em que parte do mundo ela esteja.

Em uma de suas recentes jornadas, ficou evidente que esses fãs não perdem a oportunidade de entoar as músicas da cantora, escolhendo cantar durante o voo em vez de descansar para o próximo show.

Em vídeos compartilhados no TikTok, é possível ver como os passageiros se uniram espontaneamente para cantar, e até mesmo as comissárias de bordo não hesitaram em se juntar a eles, declarando com entusiasmo: “Ninguém ama a Taylor Swift como nós”.

O vídeo compartilhado no TikTok acumulou milhões de visualizações.
 
 
Leia Também: Fã de Taylor Swift morre a caminho do show da Eras Tour na Austrália

 

Desabamento de mina de ouro faz 14 mortos e 11 feridos na Venezuela

0

Um desabamento em uma mina de ouro ilegal no sul da Venezuela resultou em pelo menos 15 mortos, conforme anunciado pelo presidente do país, Nicolás Maduro, nesta quarta-feira. O incidente ocorreu na tarde de terça-feira na mina “Bulla Loca”, situada a sete horas de barco rio abaixo de La Paragua, no estado de Bolívar, região sul do país.

O desmoronamento de terra ocorreu de forma súbita em uma pedreira a céu aberto, cobrindo diversos mineiros, enquanto outros, aterrorizados, conseguiram escapar, como mostrado em um vídeo divulgado pelas autoridades.

As autoridades continuam os trabalhos de resgate prevendo avançar com mais pormenores nas próximas horas e uma revisão em alta do número de vítimas.

Os  feridos foram encaminhados para o hospital na principal cidade do estado, Ciudad Bolívar, localizada a aproximadamente 200 km da mina onde cerca de 200 pessoas estavam trabalhando, conforme estimativas do governo. Além disso, uma equipe de resgate foi despachada de Caracas para a região com o intuito de colaborar nos esforços de busca.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Brasil propõe ao G20 aliança global contra a fome e pobreza

 

Ministério da Saúde quer mobilização contra a dengue em escolas a partir de março

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nesta quarta-feira (21) o Ministério da Saúde anunciou que, a partir de março, pretende levar programa de mobilização contra a dengue para as escolas brasileiras. A ação faz parte do programa Saúde na Escola, reestruturado no último ano, e pretende atingir 25 milhões de estudantes em mais de 102 mil instituições públicas de ensino.

Segundo a pasta, estão previstas nas escolas 20 semanas de conscientização sobre arboviroses como dengue, chikunguna e zika, todas provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Presente no evento, a ministra Nísia Trindade afirmou ser importante a união entre esferas estaduais e federal para combate o combate eficaz da dengue. “É essencial essa união de todos na luta contra a dengue. Quero aqui reforçar a intenção, as nossas ações no Distrito Federal e em todas as unidades da federação que enfrentam emergência de dengue, para que juntos possamos salvar vidas e nos prevenir”.
O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior incidência de casos prováveis do país. É também o local com mais mortes: das 135 registradas no país, 35 foram no DF. No início de fevereiro as Forças Armadas montaram um hospital de campanha para tentar fazer frente à alta de casos que atinge à região.

Durante a cerimônia de anúncio do programa, crianças foram vacinadas contra a dengue e com demais imunizantes que fazem parte do calendário vacinal infantil. Na capital federal, o ministério já iniciou a vacinação da faixa entre 10 e 11 anos e diz pretender aumentar conforme novos lotes do imunizante chegarem.

Dados levantados pelo Ministério da Saúde e apresentados no evento apontam que 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão em itens como vasos, pratos de plantas e recipientes presentes em parte dos domicílios brasileiros.
Ainda nesta quarta-feira, a dengue, que segue em alta histórica em todo o território nacional, foi declarada como epidemia pelo estado do Rio de Janeiro.

Na última semana, o Ministério da Saúde afirmou ter ampliado para R$ 1,5 bilhão os recursos reservados para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal no enfrentamento da alta de casos de dengue no país.

Estão previstas nas escolas 20 semanas de conscientização sobre arboviroses como dengue, chikunguna … 

29 pessoas são vítimas de furadas por agulhas no Carnaval de Pernambuco

0

RECIFE, PE (FOLHAPRESS) – Ao menos 29 pessoas foram vítimas de agulhadas durante o Carnaval de Pernambuco em 2024. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde em referência ao período de 9 a 15 de fevereiro.

De acordo com a pasta, os atendimentos de 29 pacientes aconteceram no Hospital Correia Picanço, no Recife. A unidade é referência no tratamento e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Dos 29 pacientes, 16 eram do sexo feminino e 13 do sexo masculino. Entre os locais de ocorrência, 11 foram em olinda, 5 não tiveram local registrado e 13 foram no Recife -sendo seis no Galo da Madrugada, maior bloco da cidade, e sete no Marco Zero, ponto que recebe os principais shows do Carnaval.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco disse, em nota, que, segundo relatos no momento do atendimento, os pacientes disseram que foram vítimas de furadas provocados por agulhas.

Na unidade de saúde, os pacientes foram atendidos e iniciaram o protocolo de quimioprofilaxia pós-exposição a material biológico (risco ao HIV), que consiste no atendimento clínico, coleta de exames laboratoriais, prescrição e dispensação da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV.

Ainda conforme a secretaria estadual, os pacientes foram acompanhados no ambulatório especializado do próprio serviço de saúde, onde realizarão a repetição dos exames com 30 e 90 dias após os respectivos casos, respectivamente.

Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde em referência ao período de 9 a 15 de fevereiro 

Brasil propõe ao G20 aliança global contra a fome e pobreza

0

O Brasil realizou, nesta quarta-feira (21), a primeira reunião técnica virtual da Força-Tarefa do G20 para o estabelecimento de uma aliança global contra a fome e a pobreza. A iniciativa foi proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando o Brasil assumiu a presidência rotativa do G20, em dezembro do ano passado.

Durante o encontro online, que discutiu como deve ser o termo de adesão dos países interessados em ingressar nesta aliança global, o Brasil propôs o financiamento de ações contra a fome e a pobreza, por países ricos do G20 e por grandes empresários. “O presidente Lula coloca o G20 como parceiro destacado, somando-se a outros esforços para alcançar os resultados, disse o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, na reunião.

“A Aliança é um mecanismo prático para mobilizar recursos financeiros e conhecimento de onde são mais abundantes e canalizá-los para onde são mais necessários. Apoiando assim a implementação e a ampliação da escala das ações, políticas e programas no nível nacional”, afirmou.

Estudos de organismos internacionais mostram a necessidade de financiamentos de cerca de US$ 78 bilhões por ano para alcançar o objetivo de tirar pessoas do Mapa da Fonte e reduzir a pobreza mundial até 2030, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A pactuação global para segurança alimentar está baseada em dois princípios: o foco nos mais pobres e vulneráveis e a implementação consistente de políticas nacionais.

As prioridades dos países-membro do G20 foram dadas à alimentação saudável; a importância do apoio, principalmente aos pequenos e médios produtores; e, ainda, a inovação tecnológica como fator que poderá impactar positivamente na produção de alimentos nas próprias regiões que precisam de alimentos, como na África.

“O exemplo concreto foi citado: experiências na África em que é possível multiplicar quatro, cinco vezes a produção de alimentos apenas com a tecnologia.”

Segundo o ministro, além de recursos financeiros, é necessário apoio técnico para alcançar os resultados pretendidos. O Brasil vai colaborar para a meta com a transferência de conhecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“A nossa Embrapa tem experiências que são aplicáveis a países com climas semelhantes ao Brasil. Em regiões da própria América do Sul, da África e da América Central já temos algumas ações de sucesso. A Fiocruz também vai colaborar com outros países nas áreas que têm maior conhecimento”. O Brasil traz experiência com programas sociais do governo federal como o Bolsa Família e seu impacto contra a fome e a pobreza.

O ministro ressaltou que, depois de 2017, a fome voltou ao Brasil e a pobreza cresceu, devido a programas sociais terem sido desvirtuados, eliminados ou deteriorados. Ele indicou que, ao assumir a presidência do país, Lula se deparou com 33 milhões de brasileiros passando fome. “Em 2023, trabalhamos para a redução. Não sabemos ainda o patamar, mas tivemos redução. Estamos lutando agora para reativar esses programas, ainda com mais força, e tirar o país do Mapa da Fome novamente.”

Estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado de 2022, relata que o mundo tem 735 milhões de pessoas na situação de fome, inclusive, com ameaça de vida, em um planeta que, na realidade, produz a comida necessária para o sustento de todos, informou o ministro. “A meta é que possamos chegar em 2030 com esse número o mais próximo possível de zero.”

Dias destacou que múltiplas crises fizeram a fome, a insegurança alimentar e a pobreza crescerem novamente em todo o mundo. Além da pandemia da covid-19, estariam as mudanças climáticas, a crise econômica mundial somadas aos conflitos geopolíticos, mais recentes.

Até quinta-feira (22), nos três dias da reunião técnica da Força-Tarefa do G20 para o estabelecimento desta aliança global, ainda estão programadas as apresentações de quatro relatórios, elaborados pelas organizações internacionais.

Os estudos buscam soluções e evidenciam os desafios para enfrentamento à pobreza e à fome, incluindo a produção sustentável de alimentos, a proteção social, a criação de resiliência, e a colaboração internacional mais eficaz.

Justiça já condenou 732 por desmatamento de 68 mil ‘campos de futebol’ na Amazônia

0

O programa Amazônia Protege – monitoramento por satélite para identificação e responsabilização de desmatadores que agem nos nove Estados da Amazônia Legal -, já levou a Justiça Federal a condenar 732 acusados ao pagamento de R$ 316 milhões por crimes ambientais. O levantamento abrange 3,5 mil ações civis públicas impetradas na esteira do projeto, desde 2017.

Segundo a Procuradoria, as condenações também determinam a reparação por danos causados à natureza, o que deve levar ao reflorestamento de mais de 73 mil hectares de mata, o equivalente a 68 mil campos de futebol.

O balanço foi divulgado nesta quarta, 21, pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal, que coordena o Amazônia Protege.

A iniciativa tem parceria do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

De acordo com o MPF, a atuação dos procuradores do Amazônia Protege, que se prepara para ingressar em sua quarta fase, já resultou em 656 sentenças judiciais favoráveis às ações da Procuradoria.

Os alvos dos processos são responsáveis pela retirada irregular de vegetação em áreas superiores a 60 hectares, registradas pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes/Inpe) entre agosto de 2015 e dezembro de 2019.

Do valor total das indenizações determinadas pela Justiça, R$ 220,9 milhões correspondem a danos morais coletivos e R$ 96 milhões a danos materiais decorrentes da remoção da cobertura vegetal.

O montante é destinado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, para financiamento de ações de fiscalização e preservação do meio ambiente.

Das decisões que acataram pedidos do MPF, 138 foram dadas em processos com ‘réus incertos’ – quando não é possível identificar, na fase pré-processual, o responsável pelo desmatamento.

Essas ações são ajuizadas com o objetivo de embargar áreas devastadas ilegalmente, impedir a grilagem e evitar a regularização fundiária.

A medida também garante a possibilidade de retirada ou destruição de materiais que estejam na área, impedindo a recuperação da floresta.

O Amazônia Protege é abastecido com informações do Inpe, que registra as imagens de satélite das áreas desmatadas. Com base nelas, a Procuradoria emite laudos constatando o desmatamento ilegal e cruza as informações com bancos de dados públicos, para identificar os responsáveis pelo dano ambiental. Após esse mapeamento, são abertos inquéritos civis e apresentadas, à Justiça, ações civis públicas para responsabilizar os autores dos crimes contra a floresta.

O levantamento abrange 3,5 mil ações civis públicas impetradas na esteira do projeto, desde 2017 

Esteticista é presa após publicar vídeo de filha, de 5 anos, trabalhando

0

Uma mulher foi presa, na segunda-feira (19), depois de publicar um vídeo nas redes sociais no qual mostrava a filha ‘trabalhando’, em Memphis, no estado norte-americano do Tennessee.

De acordo com a ABC News, o departamento da polícia local recebeu várias queixas sobre uma publicação que mostraria uma menina, de cinco anos, aplicando cera quente na zona íntima de alguns adultos.

A imprensa norte-americana destaca que, entretanto, o vídeo já foi apagado, mas que, na descrição, a mulher, esteticista, dizia que a sua filha tinha ‘atendido’ 24 clientes durante mais de oito horas.

Ainda segundo a publicação, a mulher foi acusada de negligência infantil.

Leia Também: Criança de 9 anos é detida após balear familiar na cabeça nos EUA

Governo do Rio de Janeiro decreta epidemia de dengue

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O governador Cláudio Castro (PL) decretou epidemia de dengue no estado do Rio nesta quarta-feira (21). Quatro pessoas morreram por conta da doença e os casos notificados chegam a quase 50 mil desde o início do ano. O número de diagnósticos é 20 vezes maior do que o esperado para o período.

A decisão será publicada no Diário Oficial até esta quinta (22). “Decretando a epidemia, tiramos a burocracia para fazer um atendimento mais rápido”, afirmou Castro.
Ainda segundo o governador, a tendência ainda é de aumento. A projeção é de que até maio se confirmem 150 mil casos de dengue em todo território fluminense.

“Teremos dias e meses difíceis ainda. Algumas regiões já passam por redução, mas de forma alguma diminuem nossos esforços e atenção”, disse Castro, em entrevista coletiva nesta quarta.

Por causa desse cenário, o estado anunciou a instalação de um Centro de Operações de Emergência Dengue na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no Rio Comprido, na zona norte. A ideia é ampliar e agilizar no novo espaço, a organização de estratégias de vigilância contra a doença.

O número de médicos e enfermeiros também ganhará reforço nas 27 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da rede.

Além disso, haverá ampliação de salas de hidratação em 22 UPAs municipais e estaduais. Esse número, segundo o governo, aumentará de acordo com novos pedidos dos municípios, podendo chegar a 80 salas.

O governador Cláudio Castro disse que está analisando o pedido de 12 municípios para o aumento de salas de hidratação, mas não citou quais são.

“Todos os municípios estão em contato e se eles pediriam assistência, vamos no local para enfrentar esse momento difícil nas próximas 6 a 10 semanas. Esse será o período que temos que ficar muito atento”, afirmou a secretária Estadual de Saúde, Cláudia Mello.

Até agora, 49.405 pessoas foram infectadas com a dengue em 2024, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Só no mês de janeiro, o estado registrou 17.544 casos da doença -o número é 12 vezes maior que o registrado em janeiro do ano passado, quando foi registrado 1.441 diagnósticos de dengue.

Segundo o governo, a taxa de crescimento da doença atinge as 92 cidades fluminenses. Mais de 60 cidades apresentam taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. Os municípios mais atingidos são Rio de Janeiro, Itatiaia, Cambuci, Resende e Piraí.

Com recorde histórico de internações, a capital fluminense já tinha decretado epidemia de dengue. O Rio já acumula 21 mil casos de dengue em 2024. O número já é quase o mesmo de ocorrências em todo o ano passado, que totalizou 23 mil ocorrências.

A cidade, que já registrou duas mortes pela doença neste início de ano, está em situação de emergência desde o dia 5 deste mês.

Os outros dois óbitos confirmados em 2024 no estado ocorreram em Mangaratiba e em Itatiaia.

O número de diagnósticos é 20 vezes maior do que o esperado para o período 

Jovem de 16 anos morre após se afogar em açude na Baixada Campista

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde desta quarta-feira (21), um adolescente de 16 anos, identificado pelas iniciais J.V.S.A, morreu após se afogar em um açude na localidade de Tocos, na Baixada Campista.

Populares acionaram o Corpo de Bombeiros, que se deslocaram até o local para iniciar as buscas pela vítima. O corpo foi encontrado e será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos. Até o momento, não há informações sobre as circunstâncias que levaram ao afogamento.

Míssil de Kim usado por Putin na Ucrânia tem peças dos EUA

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Análise dos destroços de um míssil balístico produzido na Coreia do Norte e disparado pela Rússia contra a Ucrânia no começo do ano mostrou que o armamento era composto por centenas de peças vitais feitas nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

E não eram componentes antigos: 76,7% dos itens identificados foram fabricados de 2021 para cá, colocando em evidência a ineficácia do regime de sanções que é aplicado para tentar coibir Pyongyang de desenvolver armamentos sofisticados.

A descoberta foi divulgada nesta terça (20) pelo CAR (Pesquisa de Armamento de Conflito, na sigla inglesa), uma organização privada bancada pela União Europeia que estuda o trânsito de armas pelo mundo.

O míssil em questão foi disparado em 2 de janeiro do sul da Rússia contra Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, no norte do país invadido há quase dois anos por Vladimir Putin. Segundo as Forças Armadas de Kiev e a Casa Branca, era um modelo de curto alcance KN-23 ou KN-24, que podem atingir alvos a 700 km e 400 km, respectivamente.

A descoberta foi apresentada como a primeira prova do fornecimento de armas norte-coreanas para a Rússia, o que analistas acreditam ter sido selado de forma definitiva após o encontro entre Putin e o ditador Kim Jong-un, em setembro passado -cúpula que tem rendido frutos diversos, como tecnologia espacial para Pyongyang e até uma limusine russa para o líder.

O Kremlin e o governo norte-coreano não comentam as especulações. Mas a análise do CAR dá uma nova perspectiva. Ela não diz quantas peças ao todo recuperou do míssil, mas apontou que 290 delas eram estrangeiras, quase todas ligadas ao sistema de navegação da arma, sua parte eletrônica mais sofisticada.

Dessas, nada menos que 75% eram norte-americanas, 16%, europeias e 9%, de outros países da Ásia. Não é especificado a proporção de material norte-coreano ou russo, por exemplo, mas usualmente ele estaria ligado a partes menos tecnológicas -nenhum dos dois países produz chips avançados.

O CAR listou 26 empresas dos EUA, Alemanha, Holanda, Suíça, China, Japão, Taiwan e Singapura como fabricantes, mas não revelou seus nomes. Disse estar em contato com cada uma para descobrir o caminho que seus componentes percorreram até, de alguma forma, driblar as barreiras comerciais sobre a ditadura de Pyongyang.

O país sofre um dos regimes mais severos de sanções do mundo desde que explodiu sua primeira bomba atômica, em 2006. Mantém negócios principalmente com a Rússia e com a China, sofrendo restrições diversas da ONU, da União Europeia, dos EUA e de diversos aliados.

O fato de usarem chips e outros equipamentos eletrônicos em suas armas demonstra o que já se sabe: há formas de triangular o envio desses produtos por meio de países amigos ligados a terceiros. Mesmo a economia russa, sob o regime mais duro de sanções hoje no mundo, segue com sua produção de mísseis de cruzeiro e outras armas sofisticadas que não prescindem de chips avançados.

Outro achado do CAR foi a data de produção final do míssil em questão: não antes de março de 2023. Como já havia boatos de que os norte-coreanos iriam fechar um acordo com Putin, assim como os iranianos forneceram drones e talvez mísseis balísticos, a entidade especula se a encomenda já não havia sido feita.

As sanções internacionais sobre a Coreia do Norte visam, acima de tudo, asfixiar seu desenvolvimento balístico. Não tem dado certo: desde que iniciou sua campanha de pressão sobre o Ocidente em 2017, só para afrouxá-la e apertá-la novamente, Kim tem testado uma gama variadíssima de mísseis.

Entre eles, mísseis de cruzeiro, modelos lançados de submarinos e versões intercontinentais que, se forem resolvidas questões de miniaturização de ogiva nuclear e de confiabilidade de sua reentrada na atmosfera, podem atingir alvos na costa oeste dos EUA. Tecnologia para tal a Rússia tem, de sobra.

Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado em Campos

0
Foto: Reprodução Operação Segurança Presente

Na manhã desta quarta-feira (21), agentes da Operação Segurança Presente realizaram a recuperação de um veículo roubado na Avenida José Carlos Pereira Pinto, no subdistrito de Guarus, em Campos.

Durante patrulhamento, os agentes foram alertados sobre a presença de um carro que havia sido roubado na cidade do Rio de Janeiro na última segunda-feira (19) e estaria circulando em Campos. Rapidamente, os policiais se dirigiram ao local indicado e localizaram o veículo em questão. Apesar de apresentar uma placa clonada, foi possível identificá-lo através do número do chassi.

Após a confirmação do roubo, o veículo foi encaminhado à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde o caso foi registrado para as devidas providências legais. Ninguém foi preso durante a ação.

Final da Copa Verão 2024 acontece nesta sexta-feira (23)

0

A decisão da Copa Verão 2024 de Futebol de 7 Masculino acontece na noite desta sexta-feira (23) no Estádio Nélson Silva, conhecido popularmente como Campo do Fiinho, em Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana (SFI).

Esta é uma das atrações esportivas do Verão da Família 2024, sendo promovida pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O primeiro jogo será da categoria Master, às 20h, entre Verdão e Morro do Coco. Em seguida, será definido o time campeão da categoria Principal, em que a disputa será entre Boi Canário e Sossego.

— Venha participar conosco e curtir esta grande final. Estamos preparando tudo com muito carinho e segurança. Desde já quero agradecer e parabenizar a participação das 16 equipes, que atuam na competição, iniciada em janeiro — ressaltou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Após os jogos, haverá a entrega da premiação, medalhas e troféus, como também o anúncio do artilheiro e melhor goleiro do torneio.

Mulher é detida por maus tratos após morder rosto do filho de 9 meses em Travessão

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Na noite desta terça-feira (20) por volta das 20h, a Guarnição de Travessão de Campos foi acionada para intervir em uma situação de violência doméstica na Rua Luiza Eufrasio Rangel, no bairro de Travessão.

De acordo com relatos, o chamado foi feito pelo pai acompanhado de sua mãe, informando que ao chegar em casa após o trabalho, encontrou a esposa nervosa e iniciou-se uma discussão. Durante o ocorrido, o homem foi tomar banho e ouviu o choro de seu filho de apenas 9 meses. Ao sair do banheiro, percebeu uma marca de mordida no rosto da criança. Questionada sobre o ocorrido, a mulher inicialmente alegou que a criança teria caído, mas posteriormente confessou ter mordido o filho devido ao nervosismo.

Diante da situação, a guarnição deslocou-se até a residência do casal, onde encontrou a mãe e a criança. Ao ser questionada sobre o motivo de sua ação, a mulher afirmou não saber explicar, porém assumiu a responsabilidade pelo ato.

Os envolvidos foram encaminhados ao Hospital Ferreira Machado (HFM) para atendimento médico à criança e, em seguida, à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus para registro da ocorrência. Após avaliação do Delegado de Polícia, a mulher foi autuada com base no Artigo 136 do Código Penal (maus-tratos), com agravante por se tratar de uma vítima menor de 14 anos, sendo ouvida e liberada para responder ao processo em liberdade.

Criança de 9 anos é detida após balear familiar na cabeça nos EUA

0

Uma criança de 9 anos foi detida no norte do Utah, Estados Unidos, por balear fatalmente um familiar na cabeça.

Segundo a ABC, polícias do Departamento de Polícia de Tooele City foram chamados à casa da família na noite de sexta-feira após receberem relatos de que um homem estava inconsciente e com a cabeça sangrando.

À chegada, encontraram um homem de 32 anos com um ferimento de bala na cabeça e em estado crítico.

O homem ainda foi transportado ao hospital, mas acabou morrendo. 

Uma investigação levou à prisão de um familiar da vítima, uma criança de 9 anos, e a polícia não revelou que tipo de ligação familiar existe entre os dois. A criança ainda não foi acusada pela Justiça.