Home Blog Page 2653

Homem é detido por direção perigosa em Guarus

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na tarde desta terça-feira (20) um homem foi detido por direção perigosa após trafegar de motocicleta em cima da calçada na Avenida Tancredo Neves, na Praça da Lagoa, no Jardim Carioca, em Guarus.

Durante patrulhamento, os agentes da Operação Segurança Presente avistaram um homem conduzindo uma motocicleta vermelha em cima da calçada, colocando a vida de terceiros em risco. Uma ordem de parada foi dada e após abordagem, foi verificado que o motociclista estava com um celular bloqueado. Ao ser questionado sobre a procedência do aparelho celular, o mesmo disse se o dono e não sabia a senha.

Diante dos fatos, o homem juntamente com o celular e o veículo foi encaminhado para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde foi autuado por direção perigosa e o veículo foi apreendido.

Quem é Yulia Navalnaya, o novo rosto da oposição russa?

0

Yulia Navalnaya, nascida em 24 de julho de 1976, em Moscou, Rússia, teve um encontro decisivo aos 22 anos ao conhecer Alexei Navalny durante férias na Turquia, resultando em seu casamento em 2000. Durante essa união, Navalny emergiu como um dos principais opositores do Kremlin, e Yulia passou a ser conhecida como a “primeira-dama da oposição”. Agora, com a trágica morte do marido, ela promete dar continuidade ao seu trabalho e é considerada a nova adversária de Vladimir Putin.

“Ao matar Alexei, Putin tirou metade de mim. Metade do meu coração e metade da minha alma. No entanto, há outra metade que me diz que não posso desistir. Continuarei o trabalho de Alexei Navalny, lutarei pelo nosso país”, afirmou Yulia em um vídeo divulgado três dias após a morte do marido.

“Com esse ato, [Putin] tentou matar nossa esperança, nossa liberdade, nosso futuro”, acrescentou, convocando os russos a se unirem a ela. “Não é vergonhoso fazer pouco; é vergonhoso não fazer nada, é vergonhoso nos deixarmos intimidar”.

A viúva de Navalny instigou a união de todos para confrontar Putin, assim como “seus amigos, os criminosos protegidos, os cortesãos e os assassinos que querem paralisar” a Rússia.

Anteriormente, poucas horas após o anúncio da morte de Navalny, Yulia subiu ao palco da Conferência de Segurança de Munique, prometendo que Putin e “todos os que o cercam” serão “responsabilizados por tudo o que fizeram” ao país e à sua família.

Economista de formação, Yulia Navalnaya foi afiliada ao partido liberal Yabloko com o marido até 2011, afastando-se da política desde então, concentrando-se no apoio à família, principalmente aos filhos de 23 e 16 anos.

Yulia esteve presente em diversos protestos liderados pelo marido e chegou a ser detida em várias ocasiões. À medida que a popularidade de Navalny crescia, ganhava a reputação de “primeira-dama da oposição”, conforme destacado pelo jornal Politico.

Em uma entrevista à Harper’s Bazaar em 2021, Yulia afirmou que “ser esposa de um político é muito mais interessante”, ressaltando que, apesar de compartilhar as opiniões políticas do marido, seu “papel” era cuidar da família.

Quando Alexei Navalny foi envenenado com Novichok em agosto de 2020, Yulia teve um papel crucial na transferência dele da Sibéria para a Alemanha para tratamento.

Ambos retornaram à Rússia em janeiro de 2021, o que resultou na detenção do opositor, acusado de fraude. Atualmente, Yulia reside com os filhos fora da Rússia, e não está claro se ela retornará ao país.

Vale ressaltar que, segundo os serviços prisionais na região ártica de Yamal-Nenets, onde Navalny cumpria pena, “em 16 de fevereiro de 2024, no centro penitenciário n.º 3, o prisioneiro Navalny A.A. sentiu-se mal depois de uma caminhada”, e as causas da morte estão sendo investigadas. Enfrentando acusações de envenenamento, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou categoricamente, considerando as alegações como “absolutamente infundadas e grosseiras contra o chefe de Estado da Rússia”.

Leia Também: Viúva diz que vai continuar luta de Navalni contra Putin

Rua em Nápoles desaba e ‘engole’ dois carros

0

Uma rua no bairro de Vomero, em Nápoles, Itália, desabou na manhã desta quarta-feira (22), abrindo um enorme buraco que “engoliu” duas viaturas. Os condutores dos veículos, felizmente, conseguiram sair por conta própria e sofreram apenas ferimentos leves.

As autoridades, preocupadas com a possibilidade de novos desabamentos, evacuaram preventivamente um edifício próximo, onde vivem 20 famílias. A área foi isolada e o fornecimento de água na zona, entre a Piazza Vanvitelli e San Martino, foi interrompido.

Especialistas estão no local realizando avaliações para determinar o tempo necessário para reinstalar o fornecimento de água e reparar o estrago. Bombeiros, serviços de emergência, polícia e a Proteção Civil intervieram no local.

Segundo a Rai News, o sistema de esgotos na rua colapsou, levando ao desabamento do terreno e à abertura da enorme cratera. Três escolas da região foram fechadas e a sede do município na via Morghen, onde aconteceu o incidente, permanecerá fechada até que o abastecimento de água seja restabelecido.

A causa do colapso do sistema de esgotos ainda está sendo investigada. As autoridades acreditam que as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias podem ter contribuído para o incidente.

Os moradores da região estão preocupados com a segurança das suas casas e com a possibilidade de novos desabamentos. As autoridades estão trabalhando para tranquilizar a população e garantir a segurança de todos.

Imagens do local do incidente mostram a enorme cratera aberta na rua e as duas viaturas que foram “engolidas” pelo buraco. As imagens circulam nas redes sociais e causam espanto e preocupação.

#Napoli Lievi ferite per i due passeggeri dell’auto in transito al Vomero, inghiottita da una voragine insieme ad un’altra parcheggiata. Sgomberate 20 famiglie da un edificio vicino al luogo dell’incidente. Servizio idrico interrotto nell’area circostante
Video @vigilidelfuoco pic.twitter.com/ePJp2M1Xkz

— Rai Radio1 (@Radio1Rai) February 21, 2024

Leia Também: Nevoeiro gera caos em Itália: acidente envolve 30 veículos junto a Parma

Corpo de jovem de 16 anos é encontrado após 3 dias de buscas

0
Praia dos Cavaleiros/Foto: Rui Porto FIlho

Corpo do adolescente Victor Hugo Oliveira, de 16 anos, foi encontrado após três dias de buscas na Praia dos Cavaleiros, em Macaé, no Norte Fluminense.

O jovem havia desaparecido no sábado (17), e, desde então, os pais acompanhavam com angústia as buscas pelo único filho.

Houve grande mobilização na tentativa de encontrar o jovem. Foram usados recursos aéreos, marítimos e terrestres. Participaram das buscas salva-vidas da cidade de Armação dos Búzios, mergulhadores de Campos dos Goytacazes, além da equipe dos bombeiros de Macaé.

Moradores, com o uso de drones, também se juntaram à operação, dirigindo-se até o posto 1, na Praia dos Cavaleiros, para colaborar.

Devido às condições climáticas ruins, as buscas chegaram a ser suspensas na segunda, sendo retomadas na manhã desta terça.

A família do adolescente reside em Macaé há um ano, após se mudar de Duque de Caxias. A previsão é de que o corpo do jovem seja enterrado nesta quarta-feira (21).

Fonte: g1

Quem são os ocupantes a bordo do helicóptero que desapareceu no Pará

0

Três pessoas estão desaparecidas desde segunda-feira (19) após o helicóptero em que estavam sumir entre os municípios de Novo Repartimento e Marabá, no sudeste do Pará. A aeronave, modelo Robinson 44, de propriedade da empresa Fox Data & Co., decolou de Novo Repartimento às 19h e não chegou ao seu destino final, Marabá, que fica a 180 km de distância.

Entre os passageiros está um servidor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Em nota, o Dnit afirma que o funcionário não estava a serviço da autarquia, mas que acompanha as buscas.

A bordo do helicóptero estavam:

Josimar Éneas da Costa: Empresário que pilotava a aeronave.

Abílio Manoel Figueiredo: Analista de Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ele atua na cidade de Redenção, região sul do Pará. Segundo o Dnit, o servidor não estava a serviço do órgão.

Nildo Ferreira: Presta serviços para o analista do Dnit, Abílio.

As buscas pela aeronave e seus ocupantes estão sendo realizadas por:

Polícia Civil: Informou que o helicóptero pertence à empresa Fox Data & Co., que não quis se manifestar sobre as buscas.

Polícia Rodoviária Federal (PRF): Auxilia com um helicóptero, mas as condições climáticas, com muita chuva, estão dificultando o trabalho da equipe.

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit): Informou que “está acompanhando as buscas da aeronave que desapareceu no Pará com um servidor da autarquia a bordo”.

Até o momento, não há informações sobre o paradeiro do helicóptero e seus ocupantes. As buscas continuam e as autoridades pedem para que qualquer pessoa que tenha informações sobre o caso entre em contato com a Polícia Civil.

Leia Também: Helicóptero cai em Barueri, na Grande São Paulo

Até o momento, não há informações sobre o paradeiro do helicóptero e seus ocupantes 

Chefe da maior facção criminosa do Espírito Santo é preso em Rio Preto

0

Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Civil prendeu um homem suspeito de ser um dos principais líderes do tráfico de drogas no estado do Espírito Santo. Ele foi encontrado escondido em uma propriedade rural na localidade de Rio Preto, em Campos, onde também foram encontradas algumas armas. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) participou da ação e informou que uma entrevista coletiva sobre o caso será realizada às 11h.

O suspeito é apontado como membro de uma facção criminosa que atua em todo o Espírito Santo, sendo responsável pela distribuição de entorpecentes nos municípios de Presidente Kennedy, Cachoeiro do Itapemirim, Marataízes e outras cidades do Sul do estado.

A polícia não divulgou detalhes sobre como localizou o suspeito nem sobre o motivo de ele ter escolhido Campos como local de esconderijo.

Jovem de 17 anos é assassinado em SFI

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Na noite desta terça-feira (20) um jovem de 17 anos foi assassinado a tiros na localidade de Floresta, em São Francisco de Itabapoana, próximo à Unidade Básica de Saúde da região. Identificado como Eraldinho Felix Tavares, o adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.

Testemunhas relatam que outro jovem, suposto alvo do ataque, também foi atingido, mas conseguiu fugir. A Polícia Militar recebeu informações de que o alvo estava na mesma residência que Eraldinho no momento do crime. Quando o agressor chegou, Eraldinho foi o primeiro a abrir a porta e foi baleado instantaneamente.

A polícia esteve no local protegendo a cena do crime, até a chegada da perícia da Polícia Civil, enquanto outras equipes realizam buscas pelo autor do crime que até o momento, não foi encontrado. O caso foi registrado na 147ª DP.

Gato ajuda o dono a separar feijões e viraliza na web; veja

0

Os gatos são animais de estimação muito curiosos e brincalhões, exploradores e aventureiros, características típicas dos felinos. A história que lhe contamos a seguir não é diferente.

Um gato decidiu ajudar o seu dono a separar feijões e tornou-se viral na internet. 

Em um vídeo compartilhado na rede social TikTok é possível ver o dono separando feijões e o pequeno felino se juntando a ele. Primeiro para investigar e, depois, para pôr as ‘patas em ordem’.

As imagens revelam o gatinho sentado à mesa e, com a delicadeza das suas patinhas, separa os feijões da sujeira, das pedras e dos detritos que encontra, observando-os atentamente até ficarem prontos para cozinhar.

O vídeo, que já conta com mais de 6,7 milhões de visualizações, enterneceu centenas de internautas, que elogiaram a sua capacidade de realizar este tipo de tarefa doméstica.

Leia Também: Mulher chuta gaiolas em loja de animais e agride turista; veja o vídeo

Criança de 9 anos é presa após morte de familiar nos EUA

0

Uma tragédia familiar abalou a cidade de Tooele, no estado de Utah, nos Estados Unidos. Uma criança de 9 anos foi detida após um familiar ser morto com um tiro na cabeça, na noite do dia 16 de fevereiro, de acordo a ABC News.

O sexo da criança não foi divulgado, assim como o grau de parentesco com a vítima, um homem de 32 anos. Segundo as autoridades, os serviços de emergência foram acionados para socorrer o homem, que foi encontrado com um ferimento fatal na cabeça. Apesar dos esforços médicos, ele não resistiu e faleceu no hospital.

Após investigação, a polícia deteve a criança na noite de sexta-feira. As autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias do disparo, mas confirmaram que estão estudando uma possível acusação de homicídio.

Nos Estados Unidos, as leis sobre a maioridade penal variam de estado para estado. Em Utah, onde o caso aconteceu, a idade mínima de responsabilidade criminal é de 14 anos. No entanto, menores de 18 anos podem ser detidos e processados por crimes graves.

Leia Também: Quem são os ocupantes a bordo do helicóptero que desapareceu no Pará

Youtuber é condenada a 30 anos de prisão por abuso infantil

0

Ruby Franke, a norte-americana que fornecia orientação parental no Youtube, foi sentenciada a uma pena de até 60 anos de prisão por quatro crimes de abuso agravado de crianças. Ela cumprirá uma pena efetiva de até 30 anos, o tempo máximo por acumulação jurídica no estado de Utah.

A acusação incluía quatro crimes de abuso agravado de crianças, conforme relatado pelo ABC News. Em tribunal, Ruby, de 42 anos, respondeu com pesar: “Com o meu mais profundo pesar e tristeza pela minha família e pelos meus filhos, culpada.”

A detenção de Ruby ocorreu em agosto do ano passado por abuso infantil, depois que um dos filhos, de 12 anos, denunciou maus-tratos. Na ocasião, o menor pulou uma janela e buscou refúgio na casa de um vizinho, onde pediu água e comida. O vizinho percebeu que a criança tinha fita adesiva nos tornozelos e pulsos, alertando as autoridades.

Conforme um comunicado do Departamento de Segurança Pública de Santa Clara-Ivins, a criança estava “extremamente magra e desnutrida, com feridas abertas e fita adesiva ao redor das extremidades”. Uma menina de 10 anos também foi encontrada posteriormente, sofrendo de desnutrição.

Antes da prisão, as autoridades já haviam sido chamadas à casa da youtuber quando uma vizinha notou que os seis filhos de Ruby tinham ficado sozinhos em casa por vários dias.

O canal de Ruby, ‘8 Passengers’, foi criado no Youtube em 2015 e contava com 2,3 milhões de assinantes, que acompanhavam o estilo de vida da família, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Leia Também: Youtuber que dava conselhos a pais confessa abuso infantil de filhos

 

Perna humana é encontrada no metrô de Nova York

0

Uma perna humana foi descoberta no último final de semana em uma linha do metrô de Nova York, nos Estados Unidos. Esse incidente misterioso tem gerado preocupação no sistema de transporte coletivo, conforme relatado pelo jornal The Guardian.

Atualmente, uma equipe de investigação está empenhada em determinar a identidade do proprietário da perna e como ela foi parar na linha do metrô, enquanto busca encontrar o restante do corpo. O membro, cujo gênero não pôde ser determinado, foi posteriormente recolhido por um legista para investigações mais aprofundadas.

Essa descoberta macabra ocorreu em meio a uma série de incidentes graves no metrô nos últimos dias, gerando preocupações entre a população local. Tais incidentes incluem um violoncelista atingido por uma garrafa de água de metal em Herald Square, uma pessoa morta em um tiroteio em massa em uma estação de metrô no Bronx, um homem agredido com um cano de metal, uma turista brasileira esfaqueada no pescoço e um homem encontrado morto em um vagão do metrô.

Diante do aumento da violência, o prefeito de Nova York, Eric Adams, anunciou a mobilização de mais 1.000 agentes para patrulhar a região. A polícia ressaltou que a criminalidade no metrô aumentou 22% desde o início do ano.

É comum encontrar milhares de objetos perdidos em toda a rede do metrô de Nova York, incluindo itens incomuns, como urnas funerárias, máscaras de soldador e até mesmo um liquidificador.

Leia Também: Youtuber é condenada a 30 anos de prisão por abuso infantil

Mulher chuta gaiolas em loja de animais e agride turista; veja o vídeo

0

Uma mulher foi registrada em vídeo exibindo comportamento violento dentro de uma loja de animais em Nova Iorque, nos EUA, chegando a agredir uma turista que a repreendeu.

O incidente ocorreu no sábado em uma loja Citipups, e a vítima era uma mulher do Texas que estava visitando a cidade, encerrando o dia com o nariz sangrando devido à violência do ataque que sofreu.

A suspeita ainda não foi detida, levando a loja a compartilhar as imagens do incidente, capturadas no interior do estabelecimento.

O episódio teve início quando a mulher aparentemente chutava gaiolas com cães dentro. Após ser repreendida, ela se revoltou contra quem a observava e saiu da loja, liberando sua raiva contra uma das clientes do estabelecimento.
 
 

Leia Também: Perna humana é encontrada no metrô de Nova York

Navalny morreu com um "murro no coração" após horas ao frio, diz jornal

0

Alexei Navalny foi possivelmente morto por um “murro no coração”, uma técnica ensinada aos agentes das forças especiais da KGB, depois de ter sido exposto a frio extremo durante várias horas, afirmou um ativista.

Vladimir Osechkin, fundador do grupo de direitos humanos Gulagu.net, informou ao The Times que os hematomas encontrados no corpo do líder da oposição eram consistentes com uma técnica “registrada” pelo KGB, citando uma fonte da colônia penal do Ártico, onde Navalny faleceu na sexta-feira.

Antes de sua morte, Navalny, de 47 anos, teria sido obrigado a passar entre duas horas e meia a quatro horas em confinamento solitário ao ar livre, sujeito a temperaturas que poderiam cair até -27ºC, disse Osechkin. Prisioneiros geralmente não são deixados ao ar livre por mais de uma hora, especialmente em condições fechadas.

“Eu acredito que primeiro destruíram o corpo dele ao deixá-lo no frio por muito tempo e reduzindo drasticamente a circulação sanguínea”, disse Vladimir Osechkin, sugerindo que essas condições tornam “muito fácil matar alguém em segundos”, sendo um soco no peito fatal para alguém exposto a temperaturas tão baixas.

Ele afirma que esse método não é novo para a Rússia, sendo uma prática antiga das forças especiais da KGB.

Alexei Navalny, um dos principais opositores do presidente russo, faleceu em 16 de fevereiro, aos 47 anos, em uma prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Os serviços penitenciários da Rússia alegaram que Navalny se sentiu mal após uma caminhada e perdeu a consciência. Líderes ocidentais, familiares e apoiadores do opositor responsabilizam Vladimir Putin por sua morte. A esposa de Navalny divulgou um vídeo acusando a Rússia de envenenar seu marido.

As autoridades russas negaram as acusações e informaram aos familiares de Navalny que será realizada uma “perícia química” em seu corpo por pelo menos 14 dias antes de entregá-lo à família.

Leia Também: “Quero que Putin saiba que será responsabilizado”, diz mulher de Navalny

Criança de 9 anos é presa após morte de familiar nos EUA

0

Uma tragédia familiar abalou a cidade de Tooele, no estado de Utah, nos Estados Unidos. Uma criança de 9 anos foi detida após um familiar ser morto com um tiro na cabeça, na noite do dia 16 de fevereiro, de acordo a ABC News.

O sexo da criança não foi divulgado, assim como o grau de parentesco com a vítima, um homem de 32 anos. Segundo as autoridades, os serviços de emergência foram acionados para socorrer o homem, que foi encontrado com um ferimento fatal na cabeça. Apesar dos esforços médicos, ele não resistiu e faleceu no hospital.

Após investigação, a polícia deteve a criança na noite de sexta-feira. As autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias do disparo, mas confirmaram que estão estudando uma possível acusação de homicídio.

Nos Estados Unidos, as leis sobre a maioridade penal variam de estado para estado. Em Utah, onde o caso aconteceu, a idade mínima de responsabilidade criminal é de 14 anos. No entanto, menores de 18 anos podem ser detidos e processados por crimes graves.

Leia Também: Quem são os ocupantes a bordo do helicóptero que desapareceu no Pará

Mãe e filho são denunciados por manterem mulher em trabalho escravo

0

Quando foi comunicado da situação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve autorização judicial para entrar na residência e confirmou a situação degradante da octogenária. A vítima dormia em um precário sofá ao lado do quarto de Yonne Mattos, para que exercesse a função de sua cuidadora a qualquer momento.

Durante a fiscalização, a procuradora do Trabalho Tayse de Alencar Macario presenciou ainda o denunciado André Mattos coagindo Maria de Moura a mentir para as autoridades, ordenando que ela negasse que prestava qualquer tipo de trabalho à família. Apesar de André negar que Maria de Moura trabalhasse há décadas para sua família, vizinhos relataram que conheciam a vítima como empregada da casa e que a viram durante décadas realizar serviços domésticos na residência e fazer compras na feira, inclusive carregando pesadas sacolas, também nos fins de semana. Testemunhas confirmaram ainda que Maria constantemente sofria agressões verbais do pai de André, Ailton.

A investigação revelou que André Mattos retinha o documento de identidade e o cartão de banco da idosa, sacando seu benefício previdenciário. Parte do dinheiro era guardado por André que, mesmo não remunerando Maria pelos serviços domésticos, determinava que ela pagasse itens de uso pessoal e medicamentos.

O MPF pede na ação que André Luiz Mattos e Yonne Mattos sejam condenados por submeterem a condições análogas à escravidão a trabalhadora doméstica Maria de Moura. Para o órgão, o crime foi caracterizado por meio de diversas condutas como trabalho forçado, jornadas exaustivas e pela retenção de documentos, além de outras condições degradantes.

André Luiz foi acusado ainda do crime de coação por meio de atos de violência, previsto no artigo 344 do Código Penal, após ameaçar Maria de Moura durante a fiscalização do Ministério Público do Trabalho. Além disso, ele foi denunciado pelo crime de apropriação de rendimentos de pessoa idosa, previsto no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), por ter retido o cartão de saque do benefício previdenciário de Maria.

O MPF pede à Justiça que a família denunciada pague indenização à Maria de Moura no valor de R$ 150 mil, por danos morais, sem prejuízo da responsabilização por dano patrimonial ou extrapatrimonial, promovida em outras esferas judiciais. 

O MPF pede na ação que André Luiz Mattos e Yonne Mattos sejam condenados por submeterem a condições … 

Casos de Covid sobem nas primeiras semanas do ano no Brasil

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil registrou, de 1° de janeiro até o último dia 10 de fevereiro, 196.460 novos casos de Covid, de acordo com dados do painel Covid-19 no Brasil do Ministério da Saúde.

Em relação à média móvel, as seis primeiras semanas do ano apresentaram uma taxa de cerca de 33,5 mil casos por semana. No mesmo período de 2023, essa taxa era de 21 mil.

O país registra, portanto, um aumento de 154% na média móvel de casos de coronavírus em comparação ao último ano. Já o número de mortes nas primeiras seis semanas do ano, porém, foi maior no ano passado, chegando a 3.751 óbitos de 1° de janeiro a 11 de fevereiro. Em 2024, foram registradas, até o último dia 10, 1.127 mortes por Covid.

A pasta da Saúde relata também aumento da procura por testes rápidos (antígeno) de Covid nas seis primeiras semanas do ano. De 23 de dezembro de 2023 (51ª semana de 2023) até 17 de fevereiro de 2024 (7ª semana de 2024), o número de testes para detecção de Sars-CoV-2 passou de 37.917 para 75.098. Os dados são preliminares e estão sujeitos à alteração.

Há, ainda, a possibilidade de os novos casos subirem nas próximas semanas, uma vez que as infecções decorrentes de aglomerações no Carnaval não foram ainda contabilizadas. “Estamos esperando o aumento do número de casos de Covid no pós-Carnaval, e essas pessoas que estão voltando das festas têm de se preocupar com aquelas que não foram, uma vez que muitas delas podem ser grupo de risco para doença grave”, explica a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto Emílio Ribas (SP).

Para Renato Kfouri, infectologista pediatra e vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), o cenário atual no país é condizente com o atual momento da doença, que deixou de ter o caráter de emergência sanitária no último dia 5 de maio de 2023.

“O que temos hoje de mais confiável é a positividade, já que a Covid não é uma doença de notificação compulsória. Então quando há aumento de diagnósticos positivos em farmácias e laboratórios podemos esperar um aumento do número de casos no país”, explica.

“Infelizmente, ainda temos 200 mortes por semana e, embora a situação hoje seja melhor comparando a quando ainda não tínhamos as vacinas, é importante lembrar que, para uma boa parte desses pacientes que agravam e estão morrendo, o diagnóstico precoce, assim como iniciar o tratamento com o antiviral Paxlovid [da Pfizer, disponível nos hospitais privados e no SUS], é essencial”, disse Kfouri.

Em especial, nas populações que apresentam maior risco de agravamento da Covid, como crianças abaixo de dois anos e idosos com mais de 70 anos, é importante reduzir o risco de morte com a vacinação. “Esses são os extremos de idade que acabam sendo os grupos vulneráveis, por isso devem ser vacinados anualmente, de acordo com o preconizado no PNI [Programa Nacional de Imunizações]”, completa.

POSITIVIDADE AUMENTA NAS PRIMEIRAS SEMANAS

O país registrou também, pela primeira vez desde dezembro de 2022, um percentual de testes positivos acima de 35%: chegou a 36%, na semana epidemiológica de 4 a 10 de fevereiro de 2024, ante 20% na primeira semana do ano, que foi de 31 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024.

Entre as unidades federativas com dados suficientes para análise individual, Paraná (46%), Minas Gerais (43%), Rio de Janeiro (38%), Distrito Federal (38%), São Paulo (35%) e Goiás (34%) têm os maiores percentuais.

Os dados, contabilizados pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde), são compilados a partir dos diagnósticos moleculares (RT-PCR) feitos pelos laboratórios Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein, Hilab, HLAGyn e Sabin. O período analisado ainda não inclui o Carnaval, o que pode refletir em um aumento ainda maior de positividade.

Os casos de diagnósticos positivos para o vírus influenza A, causador da gripe, também tiveram aumento nas seis primeiras semanas do ano, passando de 12% para 17% no mesmo período.

As seis primeiras semanas do ano apresentaram uma taxa de cerca de 33,5 mil casos por semana 

Helicóptero cai em Barueri, na Grande São Paulo

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um helicóptero caiu na tarde desta terça (20) em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, sete pessoas estavam na aeronave.

Em suas redes sociais, o Corpo de Bombeiros inicialmente afirmou que havia três pessoas no acidente. Uma delas, de acordo coma publicação, foi socorrida com parada cardriorrespiratória para o Pronto-Socorro Engenho Novo.

O piloto foi retirado preso nas ferragens e uma terceira pessoa, uma mulher, foi socorrida ao Pronto-Socorro Central com diversas fraturas nas costas e lesões na face.

À TV Bandeirantes, o capitão Maycon Cristo afirmou depois que, ao todo, havia sete pessoas no helicóptero, sendo duas crianças, que foram socorridas, sem ferimentos graves, duas mulheres, uma delas em parada cardiorrespiratória, que foi revertida, e três homens, sendo um deles o piloto, que foi socorrido com fratura no fêmur -ele foi levado ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, por um helicóptero da Polícia Militar.

De acordo com a Prefeitura de Barueri, as vítimas foram levadas para o Pronto-Socorro Central (Sameb), Pronto-Socorro do Engenho Novo e Pronto-Socorro Intermédica, em Barueri, além do HC em São Paulo.

O acidente, segundo os bombeiros, o ocorreu em área urbana na avenida Marco, no bairro Chácaras Marco próximo a um supermercado.

Ao todo, nove viaturas dos bombeiros foram deslocadas ao local, além de dois helicóptero Águia, da Polícia Militar.

Oficiais do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Aeronáutica, estão se deslocando para o local para apurar o que motivou a queda, de acordo com os bombeiros.

Os acessos próximos ao local do acidente foram fechados por agentes de trânsito na estrada dos Romeiros e na rua Tilápia, segundo a prefeitura.

Não há registros de imóveis atingidos com a queda do helicóptero, de acordo com a administração municipal.

Para o atendimento da ocorrência, foram acionados a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal de Barueri e Defesa Social do município.

O acidente, segundo os bombeiros, o ocorreu em área urbana na avenida Marco, no bairro Chácaras Marc… 

Reforma da ONU é uma das prioridades do Brasil em reunião do G20

0

Israel e Palestina, Rússia e Ucrânia, conflitos armados na Somália, no Sudão, na Nigéria e na Síria. Diferentes partes do mundo veem crescer instabilidades políticas, gastos militares e o número de mortes. Às vésperas da Reunião de Ministros de Relações Exteriores do G20, prevista para quarta e quinta-feira próximas (21 e 22), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o Brasil tem como prioridade discutir meios de reformar e fortalecer a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (20), o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do G20 do Brasil, Mauricio Carvalho Lyrio, disse que há urgência em reestruturar a governança global e garantir mecanismos de construção da paz.

“Nós estamos apagando incêndios. Com 183 conflitos no mundo, é uma situação tão catastrófica do ponto de vista dos direitos humanitários, que a ação tem que ser estrutural”, disse o embaixador. “A ideia é que nós tenhamos uma reforma efetiva da ONU, para que ela seja de fato um instrumento eficaz para evitar a ocorrência de conflitos.”

“Há países que privilegiam a reforma do Conselho de Segurança, outros que privilegiam o empoderamento da Assembleia Geral, ou o fortalecimento do Conselho Econômico e Social. O Brasil sempre foi muito aberto à reforma como um todo. A ONU tem que se tornar mais representativa e atualizada em relação às necessidades contemporâneas”, complementou.

O Brasil está na presidência rotativa do G20 desde 1º de dezembro de 2023 e permanece na posição até 30 de novembro de 2024. A previsão é que nesse período ocorram cerca de 130 reuniões, realizadas entre 15 cidades do país. A mais importante será a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20, marcada para 18 e 19 de novembro deste ano, no Rio de Janeiro.

Os encontros de quarta e quinta-feira, na Marina da Glória, terão participação de representantes de todos os membros do grupo: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Africana e União Europeia.

O Brasil convidou outros países e entidades para participar da reunião de chanceleres no Rio de Janeiro: Angola, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura; o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD, também conhecido como Banco Mundial), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, a Corporação Andina de Fomento, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), a ONU, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização para o Tratado de Cooperação Amazônica.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, as discussões durante todo o ano estarão estruturadas em torno de três prioridades: inclusão social e combate à fome e à pobreza; promoção do desenvolvimento sustentável, considerando-se seus três pilares: social, econômico e ambiental; e reforma das instituições da governança global.

Empresa é condenada após gerente criticar aparência de ex-estagiária

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Justiça do Trabalho condenou uma concessionária de automóveis de Sorocaba (SP) a indenizar em R$ 21 mil uma ex-estagiária por discriminação estética. Ainda cabe recurso da decisão.

Um gerente chamou a menina de bicho descabelado, burra e lerda. A garota, que tinha 16 anos na época, foi chamada de “uma pessoa louca, com aqueles cabelos despenteados”. O assédio moral aconteceu na frente de clientes, que presenciaram a estagiária sair do local aos prantos. A mãe da jovem registrou um boletim de ocorrência e, em seguida, a adolescente ajuizou uma reclamação trabalhista.

A empresa fazia exigências como padrão de cabelo e uso de maquiagem e cílios postiços, segundo o procurador. A concessionária praticou “ingerência indevida e invasiva na aparência física da estagiária, sem justificativa razoável ou de ordem técnica, consubstanciada em exigências abusivas”, segundo os autos. Os gritos, xingamentos e humilhações também atingiram a dignidade e a integridade psíquica da jovem, de acordo com o procurador.

O Juizado do caso reforçou a importância do cuidado com estagiários. O Juizado Especial da Infância e Adolescência de Sorocaba destacou que as empresas devem ter a consciência de que estagiários e aprendizes estão em uma etapa e desenvolvimento e, por isso, devem ser acompanhados com maior atenção.

A defesa nega que as ofensas tenham ocorrido. A decisão foi uma resposta ao parecer do Ministério Público do Trabalho (MPT). Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15).

O chefe chamou a funcionária de bicho descabelado, burra e lerda 

OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo

0

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a alertar para o aumento de casos de sarampo em todo o mundo. “Estamos extremamente preocupados com o que está acontecendo em relação ao sarampo”, avaliou a conselheira técnica para sarampo e rubéola da entidade, Natasha Crowcroft.

Em coletiva de imprensa em Genebra, ela citou um aumento consistente de casos da doença em todas as regiões do globo, exceto nas Américas. “Eles estão aguentando firme, mas, com o aumento de casos em cinco das seis regiões monitoradas pela OMS, esperamos que haja casos e surtos nas Américas também”.

Dados mais recentes, segundo Natasha, apontam para mais de 300 mil casos de sarampo reportados ao longo de 2023, um aumento de 79% em relação ao ano anterior. Em 2023, um total de 51 países reportaram grandes surtos da doença contra 32 no ano anterior.

“Sabemos que os números são subestimados”, advertiu a conselheira, ao se referir aos casos subnotificados em todo o mundo. A estimativa é que, em 2022, o número de mortes por sarampo tenha aumentado 43%, totalizando mais de 130 óbitos. “Como os casos aumentaram em 2023, estamos antecipando que, quando fecharmos os dados, o número de mortes também terá aumentado”.

“Olhando para 2024, sabemos que será um ano bastante desafiador”, disse, alertando para casos e mortes entre crianças não vacinadas contra o sarampo. A estimativa da OMS é que mais da metade dos países do mundo sejam classificados como em alto risco ou em altíssimo risco para surtos da doença até o final do ano.

A OMS estima que 142 milhões de crianças no mundo estejam vulneráveis ao sarampo por não terem sido vacinadas, sendo que 62% delas vivem em países de baixa e média renda, onde o risco de surtos da doença são maiores.

Natasha lembrou que, durante a pandemia de covid-19, muitas crianças não foram imunizadas contra o sarampo. Atualmente, a cobertura vacinal global contra a doença está em 83% o que, segundo ela, não é suficiente, uma vez que a doença é altamente contagiosa. “Precisamos de uma cobertura de 95% para prevenir que casos de sarampo aconteçam ”, reforçou.

Em 2016, o Brasil chegou a receber o certificado de eliminação do sarampo, concedida pela OMS. Em 2018, entretanto, o vírus voltou a circular no país e, em 2019, após um ano de franca circulação do sarampo, o país perdeu a certificação de país livre do vírus.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2018 a 2022, foram confirmados 9.325, 20.901, 8.100, 676 e 44 casos de sarampo no Brasil, respectivamente. Em 2022, os seguintes estados confirmaram casos da doença: Rio de Janeiro, Pará, São Paulo e Amapá, sendo que o último caso confirmado no país foi registrado no estado do Amapá em junho de 2022.

O sarampo é classificado por autoridades sanitárias como uma doença infecciosa grave e que pode levar à morte. A transmissão acontece quando a pessoa infectada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Os principais sinais do sarampo são manchas vermelhas no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos.

A maneira mais efetiva de evitar o sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde, é por meio da vacinação. Atualmente, três tipos de imunizantes previnem a doença: a vacina dupla viral, que protege contra o sarampo e a rubéola e pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto; a vacina tríplice viral, que o protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola; e a vacina tetra viral, que protege contra o sarampo, a caxumba, a rubéola e a varicela (catapora).