Home Blog Page 2654

Helicóptero cai em Barueri, na Grande São Paulo

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um helicóptero caiu na tarde desta terça (20) em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, sete pessoas estavam na aeronave.

Em suas redes sociais, o Corpo de Bombeiros inicialmente afirmou que havia três pessoas no acidente. Uma delas, de acordo coma publicação, foi socorrida com parada cardriorrespiratória para o Pronto-Socorro Engenho Novo.

O piloto foi retirado preso nas ferragens e uma terceira pessoa, uma mulher, foi socorrida ao Pronto-Socorro Central com diversas fraturas nas costas e lesões na face.

À TV Bandeirantes, o capitão Maycon Cristo afirmou depois que, ao todo, havia sete pessoas no helicóptero, sendo duas crianças, que foram socorridas, sem ferimentos graves, duas mulheres, uma delas em parada cardiorrespiratória, que foi revertida, e três homens, sendo um deles o piloto, que foi socorrido com fratura no fêmur -ele foi levado ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, por um helicóptero da Polícia Militar.

De acordo com a Prefeitura de Barueri, as vítimas foram levadas para o Pronto-Socorro Central (Sameb), Pronto-Socorro do Engenho Novo e Pronto-Socorro Intermédica, em Barueri, além do HC em São Paulo.

O acidente, segundo os bombeiros, o ocorreu em área urbana na avenida Marco, no bairro Chácaras Marco próximo a um supermercado.

Ao todo, nove viaturas dos bombeiros foram deslocadas ao local, além de dois helicóptero Águia, da Polícia Militar.

Oficiais do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Aeronáutica, estão se deslocando para o local para apurar o que motivou a queda, de acordo com os bombeiros.

Os acessos próximos ao local do acidente foram fechados por agentes de trânsito na estrada dos Romeiros e na rua Tilápia, segundo a prefeitura.

Não há registros de imóveis atingidos com a queda do helicóptero, de acordo com a administração municipal.

Para o atendimento da ocorrência, foram acionados a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal de Barueri e Defesa Social do município.

O acidente, segundo os bombeiros, o ocorreu em área urbana na avenida Marco, no bairro Chácaras Marc… 

Reforma da ONU é uma das prioridades do Brasil em reunião do G20

0

Israel e Palestina, Rússia e Ucrânia, conflitos armados na Somália, no Sudão, na Nigéria e na Síria. Diferentes partes do mundo veem crescer instabilidades políticas, gastos militares e o número de mortes. Às vésperas da Reunião de Ministros de Relações Exteriores do G20, prevista para quarta e quinta-feira próximas (21 e 22), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o Brasil tem como prioridade discutir meios de reformar e fortalecer a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (20), o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do G20 do Brasil, Mauricio Carvalho Lyrio, disse que há urgência em reestruturar a governança global e garantir mecanismos de construção da paz.

“Nós estamos apagando incêndios. Com 183 conflitos no mundo, é uma situação tão catastrófica do ponto de vista dos direitos humanitários, que a ação tem que ser estrutural”, disse o embaixador. “A ideia é que nós tenhamos uma reforma efetiva da ONU, para que ela seja de fato um instrumento eficaz para evitar a ocorrência de conflitos.”

“Há países que privilegiam a reforma do Conselho de Segurança, outros que privilegiam o empoderamento da Assembleia Geral, ou o fortalecimento do Conselho Econômico e Social. O Brasil sempre foi muito aberto à reforma como um todo. A ONU tem que se tornar mais representativa e atualizada em relação às necessidades contemporâneas”, complementou.

O Brasil está na presidência rotativa do G20 desde 1º de dezembro de 2023 e permanece na posição até 30 de novembro de 2024. A previsão é que nesse período ocorram cerca de 130 reuniões, realizadas entre 15 cidades do país. A mais importante será a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20, marcada para 18 e 19 de novembro deste ano, no Rio de Janeiro.

Os encontros de quarta e quinta-feira, na Marina da Glória, terão participação de representantes de todos os membros do grupo: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Africana e União Europeia.

O Brasil convidou outros países e entidades para participar da reunião de chanceleres no Rio de Janeiro: Angola, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura; o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD, também conhecido como Banco Mundial), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, a Corporação Andina de Fomento, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), a ONU, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Organização para o Tratado de Cooperação Amazônica.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, as discussões durante todo o ano estarão estruturadas em torno de três prioridades: inclusão social e combate à fome e à pobreza; promoção do desenvolvimento sustentável, considerando-se seus três pilares: social, econômico e ambiental; e reforma das instituições da governança global.

Empresa é condenada após gerente criticar aparência de ex-estagiária

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Justiça do Trabalho condenou uma concessionária de automóveis de Sorocaba (SP) a indenizar em R$ 21 mil uma ex-estagiária por discriminação estética. Ainda cabe recurso da decisão.

Um gerente chamou a menina de bicho descabelado, burra e lerda. A garota, que tinha 16 anos na época, foi chamada de “uma pessoa louca, com aqueles cabelos despenteados”. O assédio moral aconteceu na frente de clientes, que presenciaram a estagiária sair do local aos prantos. A mãe da jovem registrou um boletim de ocorrência e, em seguida, a adolescente ajuizou uma reclamação trabalhista.

A empresa fazia exigências como padrão de cabelo e uso de maquiagem e cílios postiços, segundo o procurador. A concessionária praticou “ingerência indevida e invasiva na aparência física da estagiária, sem justificativa razoável ou de ordem técnica, consubstanciada em exigências abusivas”, segundo os autos. Os gritos, xingamentos e humilhações também atingiram a dignidade e a integridade psíquica da jovem, de acordo com o procurador.

O Juizado do caso reforçou a importância do cuidado com estagiários. O Juizado Especial da Infância e Adolescência de Sorocaba destacou que as empresas devem ter a consciência de que estagiários e aprendizes estão em uma etapa e desenvolvimento e, por isso, devem ser acompanhados com maior atenção.

A defesa nega que as ofensas tenham ocorrido. A decisão foi uma resposta ao parecer do Ministério Público do Trabalho (MPT). Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15).

O chefe chamou a funcionária de bicho descabelado, burra e lerda 

OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo

0

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a alertar para o aumento de casos de sarampo em todo o mundo. “Estamos extremamente preocupados com o que está acontecendo em relação ao sarampo”, avaliou a conselheira técnica para sarampo e rubéola da entidade, Natasha Crowcroft.

Em coletiva de imprensa em Genebra, ela citou um aumento consistente de casos da doença em todas as regiões do globo, exceto nas Américas. “Eles estão aguentando firme, mas, com o aumento de casos em cinco das seis regiões monitoradas pela OMS, esperamos que haja casos e surtos nas Américas também”.

Dados mais recentes, segundo Natasha, apontam para mais de 300 mil casos de sarampo reportados ao longo de 2023, um aumento de 79% em relação ao ano anterior. Em 2023, um total de 51 países reportaram grandes surtos da doença contra 32 no ano anterior.

“Sabemos que os números são subestimados”, advertiu a conselheira, ao se referir aos casos subnotificados em todo o mundo. A estimativa é que, em 2022, o número de mortes por sarampo tenha aumentado 43%, totalizando mais de 130 óbitos. “Como os casos aumentaram em 2023, estamos antecipando que, quando fecharmos os dados, o número de mortes também terá aumentado”.

“Olhando para 2024, sabemos que será um ano bastante desafiador”, disse, alertando para casos e mortes entre crianças não vacinadas contra o sarampo. A estimativa da OMS é que mais da metade dos países do mundo sejam classificados como em alto risco ou em altíssimo risco para surtos da doença até o final do ano.

A OMS estima que 142 milhões de crianças no mundo estejam vulneráveis ao sarampo por não terem sido vacinadas, sendo que 62% delas vivem em países de baixa e média renda, onde o risco de surtos da doença são maiores.

Natasha lembrou que, durante a pandemia de covid-19, muitas crianças não foram imunizadas contra o sarampo. Atualmente, a cobertura vacinal global contra a doença está em 83% o que, segundo ela, não é suficiente, uma vez que a doença é altamente contagiosa. “Precisamos de uma cobertura de 95% para prevenir que casos de sarampo aconteçam ”, reforçou.

Em 2016, o Brasil chegou a receber o certificado de eliminação do sarampo, concedida pela OMS. Em 2018, entretanto, o vírus voltou a circular no país e, em 2019, após um ano de franca circulação do sarampo, o país perdeu a certificação de país livre do vírus.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2018 a 2022, foram confirmados 9.325, 20.901, 8.100, 676 e 44 casos de sarampo no Brasil, respectivamente. Em 2022, os seguintes estados confirmaram casos da doença: Rio de Janeiro, Pará, São Paulo e Amapá, sendo que o último caso confirmado no país foi registrado no estado do Amapá em junho de 2022.

O sarampo é classificado por autoridades sanitárias como uma doença infecciosa grave e que pode levar à morte. A transmissão acontece quando a pessoa infectada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Os principais sinais do sarampo são manchas vermelhas no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos.

A maneira mais efetiva de evitar o sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde, é por meio da vacinação. Atualmente, três tipos de imunizantes previnem a doença: a vacina dupla viral, que protege contra o sarampo e a rubéola e pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto; a vacina tríplice viral, que o protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola; e a vacina tetra viral, que protege contra o sarampo, a caxumba, a rubéola e a varicela (catapora).

Baile de Carnaval do Centro de Convivência da 3ª Idade no sábado (24), no Praia Clube Guaxindiba

0

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (STDH), promove o tradicional Baile de Carnaval do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos Nágime Jorge Abílio. O evento acontece neste sábado (24), às 15h30, no Praia Clube Guaxindiba, e marca o retorno das atividades do Centro de Convivência dos Idosos em 2024.

O baile terá decoração temática e comidas. A animação será por conta dos cantores Juninho do Forró e Beto Pitbull. No repertório, destaque para as marchinhas de Carnaval, que prometem trazer boas lembranças dos carnavais antigos. Haverá ônibus passando pelas localidades para transportar gratuitamente os idosos.

“Preparamos um Baile de Carnaval com muito carinho para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Esses momentos de lazer e interação são de grande valia para que o idoso se sinta valorizado e integrado socialmente”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

 

Comissão aprova criação do Programa de Vacinação em Escolas Públicas

0

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou, nesta terça-feira (20), por 15 votos a 5, o Projeto de Lei (PL) 826/2019, que institui o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas. A iniciativa visa intensificar campanhas e ações de vacinação no país e é voltada prioritariamente a alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A matéria segue para apreciação do plenário.

O texto diz que os estabelecimentos de educação infantil e ensino fundamental, públicos ou que recebam recursos públicos, deverão participar do programa. A proposta estabelece ainda que as escolas particulares poderão aderir à iniciativa. Para tanto, as escolas devem dialogar com as unidades de saúde locais.

O projeto determina que as escolas informem os pais ou responsáveis as datas de visita das equipes de saúde com antecedência mínima de cinco dias e instruir os alunos a levar seus cartões de vacinação. A unidade de saúde encarregada também deverá divulgar essas datas.

A vacinação ocorrerá após o começo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e incluirá vacinas de rotina e de campanhas. Pela proposição, alunos sem cartão de vacinação receberão um novo no momento da imunização.

Além dos alunos matriculados, crianças e jovens não matriculados nas escolas participantes e adultos da comunidade também poderão ser vacinados, dependendo da quantidade de vacinas disponíveis.

Ao justificar a aprovação do projeto, o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que a cobertura vacinal no país foi prejudicada pela pandemia de covid-19 e também pela disseminação de fake news (notícias falsas) a respeito de vacinas contra a doença.

“Entre as vantagens do projeto, destaca-se que a escola é um local central na vida de crianças e adolescentes, o que torna a vacinação mais eficiente em termos de cobertura. Portanto, vacinar os estudantes no ambiente escolar certamente colabora com o aumento da cobertura vacinal que precisamos buscar no Brasil. Ao lado disso, a presença de profissionais de saúde nas escolas também pode ser uma oportunidade profícua para educar os estudantes sobre a importância da higiene e de hábitos saudáveis desde a infância”, destacou Castro.

Segundo dados divulgados em 2022 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação infantil no Brasil sofreu queda brusca de quase 20%, o que colocou o Brasil entre os dez países com a menor cobertura vacinal do mundo.

“Além disso, vale ressaltar que, ao se realizar a vacinação nas escolas públicas, proporciona-se um acesso mais facilitado e universal às vacinas para as crianças de modo amplo, o que é especialmente relevante para famílias de baixa renda que podem enfrentar dificuldades logísticas para levar seus filhos aos postos de saúde”, reiterou o senador.

Na reunião de hoje, também estava prevista a votação do PL 2.796/2021, que trata do marco legal dos jogos eletrônicos. O texto, entretanto, foi retirado de pauta a pedido da relatora da proposta, senadora Leila Barros (PDT-DF). A previsão é que a matéria seja votada na próxima semana.

“Vou retirar de pauta a pedido. O governo federal pede que retire da pauta, principalmente o Ministério da Fazenda, para tratarmos de alguns itens dentro do projeto que precisam de mais debate. Peço que o projeto retorne à pauta na próxima semana”, disse a senadora.

O objetivo do projeto é fomentar o crescimento da indústria de jogos eletrônicos no país, “combater ilícitos e diminuir a carga tributária na produção”.

No relatório, Leila destacou que a indústria de jogos eletrônicos já arrecada mais que o dobro das indústrias de cinema e música combinadas, ficando atrás apenas do setor televisivo.

A indústria é uma das que mais se expandem no setor do entretenimento mundial, chegando a taxas de crescimento de 10% ao ano, gerando receitas anuais de cerca de US$ 148 bilhões e atraindo mais de 2,4 bilhões de jogadores em todo o mundo.

Pela proposta, ficam livres a fabricação, a importação, a comercialização, o desenvolvimento e o uso comercial de jogos eletrônicos.

O texto diz que desenvolvimento de jogos eletrônicos passa a ser considerado pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica. O projeto diz ainda que a atividade fica elegível para fomento em inovação, em desenvolvimento de recursos humanos e em cultura, especialmente para sociedades empresariais, sociedades cooperativas, sociedades simples e microempreendedores individuais (MEI).

“A dimensão cultural é um elemento extremamente relevante no mercado de jogos eletrônicos. Os jogos representam uma forma consistente de manifestação cultural, que precisa ser protegida. Essa manifestação considera as particularidades brasileiras que inserem nos jogos eletrônicos desenvolvimentos em dimensões variadas da nossa cultura, contribuindo para a construção de um cenário cultural brasileiro próprio em comparação aos jogos eletrônicos estrangeiros”, disse a relatora.

O projeto determina que os jogos eletrônicos passarão por classificação indicativa, sendo dispensada qualquer autorização estatal para o desenvolvimento e a exploração deles. Pela proposta, jogos eletrônicos voltados para crianças e adolescentes têm que ter salvaguardas para proteger os usuários, incluindo sistemas para processar reclamações e denúncias, fornecer informações sobre o resultado das denúncias, revisar decisões e penalidades e garantir transparência sobre a gestão de denúncias e comunidades.

Ainda de acordo com o projeto, na realização da classificação etária indicativa de jogos eletrônicos, devem ser levados em conta os riscos relacionados à saúde dos usuários e o uso de mecanismos de microtransações, restringindo as transações feitas por crianças e garantindo o consentimento dos responsáveis.

Também é exigido que os termos de uso dos jogos vedem práticas que violem os direitos de crianças e adolescentes, e que se mantenham ferramentas de supervisão e moderação parental atualizadas, bem como mecanismos de proteção contra riscos de interação com outros usuários.

Além disso, o projeto diz que crianças e adolescentes serão incentivados a atuar na programação e no desenvolvimento de jogos eletrônicos, observados a legislação trabalhista e os direitos deste público.

Os jogos eletrônicos direcionados a crianças e adolescentes, que possibilitem a interação entre usuários por meio de mensagens de texto, áudio, vídeo ou troca de conteúdos devem garantir a aplicação de salvaguardas aos direitos deles, disponibilizando sistema para recebimento e processamento de reclamações e denúncias de abusos e irregularidades cometidas por usuários, com informações ao denunciante, em prazo razoável, sobre o resultado da denúncia feita.

A iniciativa visa intensificar campanhas e ações de vacinação no país e é voltada prioritariamente a… 

Prefeitura implanta Centro de Referência da Dengue na Unidade de Saúde do Centro

0

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) implantou o Centro de Referência da Dengue (CRD) na Unidade de Saúde Francisco Ribeiro da Silva Filho, na área central. Somente na segunda-feira (19), foram mais de 200 atendimentos. 

A prefeita Francimara Barbosa Lemos e o vice-prefeito Raliston Souza visitaram o local nesta terça-feira (20) e acompanharam a dinâmica de atendimento. 

— A partir desta implantação, facilitamos e centralizamos o acesso dos pacientes com sintomas de dengue ao tratamento, por meio de equipe formada por médicos plantonistas e equipe de enfermagem, que atuarão 24h, todos os dias da semana — informou a prefeita, que estava acompanhada de secretários, vereadores e assessores.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, explicou que o CRD conta com triagem, sala de inalação, sala de coleta de exames e consultórios, além de sala de estabilização, que foi reforçada para atender eventuais casos graves.

— O espaço também atua no trabalho de Vigilância Epidemiológica, já que é responsável pelas verificações dos casos de dengue e formulação de relatórios detalhados sobre o número de casos e os locais de maior incidência. Essas informações serão utilizadas no trabalho de enfrentamento a doença e são repassadas ao Governo do Estado — detalhou. 

Campista também esclareceu que os atendimentos ambulatoriais e odontológicos realizados na Unidade de Saúde foram transferidos temporariamente para a Clínica da Família Germano Barros Delgado, localizada ao lado. 

Combate — A prefeita Francimara destacou que até esta terça-feira, os agentes de endemias do município realizaram aproximadamente seis mil visitas somente ao longo deste mês. 

Por meio dessa ação, os servidores visitam residências em busca de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

— Convoco a cada morador a tirar, pelo menos cinco minutos diários, para verificar se em sua residência e quintal existem locais com água parada ou que possam acumular na medida que há previsão de chuvas para os próximos dias. Com a colaboração de todos, vamos controlar a doença — afirmou a prefeita. 

Sintomas — Segundo a subsecretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, os sintomas mais comuns registrados no CRD são dor de cabeça e pelo corpo, além de febre alta. Segundo ela, em casos mais graves, é comum registrar sangue nas fezes e fortes dores abdominais. 

— Independentemente do sintoma, não deixe de procurar o CRD para receber a assistência médica apropriada — pontuou.

Smec inicia entrega de uniformes e kits de material escolar

0

Cerca de nove mil alunos da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana (SFI) recebem no decorrer desta semana uniforme e kit de material escolar. A prefeita Francimara Barbosa Lemos e o vice-prefeito Raliston Souza visitaram duas unidades escolares nesta terça-feira (20) e acompanharam a entrega.

Francimara realizou a entrega na Escola Municipal João Batista, em Sossego, que conta com cerca de 400 alunos, e na Escola Municipal Domingos Santos, em Ponto de Cacimbas, que possui quase 300 estudantes.

— Estamos sempre preocupados em oferecer o melhor para nossos alunos, como também para todos os profissionais da Educação. Em março, iremos inaugurar a Escola Municipal Décio Machado, em Barra do Itabapoana, e em abril, a Escola Municipal Antônio Paes Viana, em Imburi. Além disso, estamos executando e iremos iniciar a execução de reformas em várias unidades, como a de Brejo Grande — destacou a prefeita, que também estava acompanhada de vereadores, secretários e assessores.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, a composição dos kits de material escolar varia de acordo com o público, uma vez que serão entregues desde a Educação Infantil, como também para estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.  A subsecretária da pasta, Marcelly Barreto, destacou que todos receberão uniforme.

Confira mais registros:

{gallery}Smec inicia entrega de uniformes e kits de material escolar{/gallery}

Moradores interditam BR-101 em Campos devido à falta de energia

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde desta terça-feira (20), moradores de Ururaí, em Campos, interditaram a BR-101 em protesto contra a falta de energia desde o temporal ocorrido na tarde de ontem. Além disso, uma queda de árvore também foi registrada no local.

Segundo a concessionária que administra a rodovia, Arteris Fluminense, as pistas Sul e Norte foram interditadas, mas o sentido Norte já foi liberado com sistema de pare e siga. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está presente na área.

Homem é preso em flagrante por furto de celular no Centro de Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

No início da tarde desta terça-feira (20) um homem foi preso em flagrante por furtar um celular na Avenida Sete de Setembro com a Rua Theotônio Ferreira de Araújo, no Centro de Campos.

Durante patrulhamento, os agentes da Operação Segurança Presente avistaram uma aglomeração em frente a uma loja. Ao chegarem no local, avistaram um homem cercado por populares. Em contato com a vítima, a mesma informou que o homem havia furtado o seu celular da marca Motorola enquanto caminhava pela rua Governador Theotônio Ferreira de Araujo.

Ao ser indagado sobre ocorrido, o homem confirmou o furto. Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o homem foi autuado no artigo 155 e permaneceu preso.

Brasil pede que Corte de Haia declare ilegal ocupação de Israel dos territórios palestinos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo do Brasil afirmou nesta terça-feira (20) em audiência na Corte de Haia, a máxima instância de justiça da ONU, que a ocupação de Israel em territórios palestinos não pode ser aceita nem normalizada pela comunidade internacional. O pronunciamento ocorreu em meio à crise diplomática de Brasília com Tel Aviv, desencadeada após o presidente Lula (PT) comparar a ofensiva na Faixa de Gaza ao Holocausto.

“A ocupação de Israel dos territórios palestinos que persiste desde 1967 em violação ao direito internacional e a numerosas resoluções da Assembleia-Geral da ONU e do Conselho de Segurança não pode ser aceita, muito menos normalizada”, afirmou a diplomata Maria Clara Paula de Tusco, representante do Brasil no tribunal. Ela defendeu que a corte declare a ocupação ilegal.

Segundo Tusco, a ocupação de Israel dos territórios palestinos desrespeita as leis internacionais e o direito à autodeterminação do povo palestino. Ela mencionou a resolução 242 do Conselho de Segurança da ONU, de 1967, que enfatizou a inadmissibilidade da aquisição de território pela força e que orientou Israel a se retirar dos territórios que ocupou na Guerra dos Seis Dias, naquele mesmo ano. Após o conflito, Tel Aviv passou a ocupar a Faixa de Gaza, a parte oriental de Jerusalém e a Cisjordânia.

“A ocupação persiste até hoje e foi agravada pela construção de um muro, de colonatos ilegais e pela anexação de Jerusalém Oriental”, afirmou Tusco.

O Brasil discursou no segundo dia de audiências na Corte de Haia para analisar as consequências da ocupação dos territórios palestinos. Mais cedo, representantes da África do Sul acusaram o governo de Israel de aplicar um tipo de apartheid “mais extremo” do que o imposto no país africano até 1994.

Segundo a delegação brasileira, o estabelecimento de dois sistemas jurídicos, um para os colonos israelenses e outro para os palestinos na Cisjordânia ocupada, representa uma forma de discriminação.

Em relação ao conflito que devasta a Faixa de Gaza, Tusco afirmou que Israel faz operações militares “desproporcionais e indiscriminadas” em resposta aos ataques terroristas do 7 de Outubro. “A mera gestão do conflito não pode ser considerada uma opção, e uma solução de dois Estados, com um Estado palestino economicamente viável convivendo ao lado de Israel, é a única maneira de proporcionar paz e segurança”, disse ela ao reiterar o posicionamento histórico da diplomacia brasileira.

A corte, a máxima instância de justiça da ONU, promove até a próxima segunda-feira (26) uma série de audiências sobre as consequências legais da ocupação israelense dos territórios palestinos desde 1967. Além da Faixa de Gaza, hoje palco da guerra de Israel contra o Hamas, o escopo das análises inclui também a Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

As audiências foram convocadas após um pedido da Assembleia-Geral da ONU, e as opiniões que serão consolidadas não são vinculativas, de modo que espera-se que Tel Aviv as rejeite. Representantes de mais de 50 países, incluindo de potências globais como Estados Unidos, Rússia e China, também devem discursar.

Antes, na segunda (19), representantes palestinos já haviam acusado Israel de impor um apartheid e também pediram ao tribunal que declarasse a ocupação israelense ilegal. Segundo o chanceler da Autoridade Nacional Palestina, que governa parcialmente a Cisjordânia ocupada, o parecer consultivo da corte poderia contribuir para uma solução de dois Estados e, assim, estabelecer uma paz duradoura.

Israel não está participando das audiências, mas enviou uma declaração por escrito, pontuando que um parecer consultivo seria prejudicial para a obtenção de um acordo negociado com os palestinos.

Homem é preso acusado de agredir e ameaçar companheira em Campos

0
DEAM/Foto: ClickCampos

Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campos dos Goytacazes prenderam em flagrante um homem, de 26 anos, acusado de  agredir e ameaçar a companheira, de 21 anos.

Os agentes seguiram ao endereço indicado após informações. Durante diligências, localizaram o autor na BR-101. A equipe foi até a residência do casal e localizou munições e uma granada de gás lacrimogênio.

Pais protestam contra mudança de sede de escola em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta terça-feira (20) pais de alunos da Escola Municipal Rotary I, localizada no Parque Bela Vista, em Campos, promoveram um protesto que interrompeu parte da RJ-216.

O ato foi motivado pela ausência do secretário de Educação do município, Marcelo Feres, em uma reunião previamente agendada para discutir a mudança de sede da escola.

Os pais argumentam que o novo prédio não possui estrutura adequada e que os alunos residentes no Parque Bela Vista enfrentarão dificuldades de deslocamento até o novo endereço, a Escola Municipal de Iniciação Agrícola, situado na Estrada do Açúcar, em Donana.

A Prefeitura de Campos justificou que a medida foi adotada visando à segurança dos profissionais, estudantes e comunidade escolar em geral, mas não explicou a razão da ausência de Marcelo Feres na reunião marcada para essa terça-feira.

Além disso, a administração municipal informou que, após uma inspeção realizada pelo Departamento de Infraestrutura da Seduct e um laudo da Defesa Civil, decidiu-se pela interdição do prédio onde funcionava a escola, pertencente ao Estado. Como solução temporária, a escola operará em Donana até que seja encontrada uma nova sede de forma definitiva.

Aeroporto de Barcelona ativa alerta após vazamento de material radioativo

0

Um ‘pequeno vazamento’ de material radioativo obrigou à mobilização de vários bombeiros no aeroporto de Barcelona, em Espanha. 

Segundo se confirmou, entretanto, o material radioativo é proveniente de uma mala com “equipamento médico”, que estaria no porão do avião.

Um alerta foi ativado como medida de precaução nas instalações do aeroporto, aguardando o Serviço de Coordenação das Actividades Radioactivas (SCAR).

O incidente aconteceu numa aeronave da companhia aérea Swiss Airlines, que ligava a cidade espanhola a Zurique.

Os bombeiros receberam o alerta pelas 10h47, momento em que foi ativado um plano especial de emergências aeronáuticas e radiológicas.

Os passageiros do voo aguardam que os especialistas efetuem as medições necessárias para determinar se foram expostos à radiação do vazamento no porão, noticia o ABC. “De momento, não há pessoas afetadas”, declarou o Sistema de Emergência Médica (SEM), que continua aguardando os controles acima referidos.

O incidente não afetou o funcionamento do aeroporto espanhol.

Tempestade tropical atípica se forma na costa brasileira, mas não deve chegar ao continente

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma tempestade tropical se formou na costa brasileira, a cerca de 650 km de Florianópolis, e se desloca em direção ao Sul do país, de acordo com a Marinha do Brasil.

Devido à distância da costa, não há previsão de mau tempo, e a tempestade atípica deve permanecer em mar aberto, sem tocar a terra, ainda segundo a Marinha. O impacto que pode ser sentido é agitação marítima com ondas mais altas, de cinco metros, e ventos de 85 km/h, até quinta-feira (22).

Batizada de Akará -espécie de peixe na língua Tupi-, a tempestade tropical já era monitorada quando ainda era considerada depressão tropical. Com a intensificação dos ventos associados e da manutenção da estrutura térmica vertical, porém, a classificação mudou, conforme a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha.

De acordo com a MetSul, trata-se de um dos raros episódios de tempestade tropical -o estágio anterior ao de um furacão- registrados até hoje na costa do país.

Segundo a empresa de meteorologia, tempestades tropicais na costa brasileira foram registradas em 2004, 2010 duas vezes em 2021.

Simulações computadorizadas, ainda segundo a MetSul, indicam que o sistema reduzirá a velocidade do deslocamento em mar aberto ao alcançar o Rio Grande do Sul, entre esta terça (20) e quarta (21), antes de enfraquecer em águas mais frias.

“Bandas de nuvens a partir do ciclone podem trazer para o continente nebulosidade que, interagindo com o ar quente, podem causar chuva isolada e ocasionalmente temporais localizados. Independentemente do ciclone na costa, ar quente e umidade vão se combinar ao longo da semana para provocar pancadas de chuva isoladas com ocasionais temporais localizados típicos de verão”, diz a Metsul.

Leia Também: Contribuição do MEI ao INSS muda a partir deste mês; veja valores e calendário de pagamento

Segundo a empresa de meteorologia, tempestades tropicais na costa brasileira foram registradas em 20… 

Com risco 4 vezes maior de morte, gestante com dengue deve ser internada mesmo com sinais leves

0

(FOLHAPRESS) – Com a alta dos casos de dengue, tem aumentado a preocupação com as gestantes, grupo com risco de morte quatro vezes maior, principalmente se a doença ocorrer no terceiro trimestre da gestação. Na dengue materna, também há três vezes mais chances de morte do feto ou do bebê.

O alerta é da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), publicado na última quinta (15), e traz recomendações para a assistência das gestantes com dengue.
Segundo o documento, devido as alterações fisiológicas causadas pela gravidez, muitos dos sinais e sintomas da dengue podem ser confundidos, retardando medidas de hidratação e causando quadros de maior gravidade.

Por isso, recomenda a Sogesp, é importante que se faça um diagnóstico diferencial com outras doenças, por exemplo, gripe (influenza), sarampo, rubéola, malária, hepatites virais, leptospirose, meningococcemia, sepsis e pré-eclâmpsia.

Confirmada a dengue, a gestante já pula uma casa na classificação de risco. O quadro clínico da dengue vai do leve ao mais grave e é classificado com as letras A, B, C e D. A grávida entra no grupo B, pelo fato de a gravidez em si ser um fator de risco.

O documento da Sogesp orienta que a gestante infectada fique em leito de observação, seja hidratada via oral e mantida sob controle rigoroso de sinais vitais até serem colhidos e checados os resultados dos exames.

“Elas devem ser internadas e manejadas com maior nível de atenção, independentemente de ter ou não um sinal de gravidade identificado”, diz o infectologista André Siqueira, pesquisador da Fiocruz e coordenador de uma recente revisão sobre dengue.

Segundo a médica Rossana Pulcineli, vice-chefe do departamento de obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), mesmo que a gestante tenha poucos sintomas, ela precisa ser monitorada de perto. “Esse é o maior erro que pode acontecer em um serviço de saúde: tratar a gestante com dengue como se ela não fosse gestante”, diz.

Pulcineli explica que durante a gestação há uma chance maior de hemorragia. A dengue, por modificar e reduzir o número de plaquetas, potencializa ainda mais esse risco. “Isso aumenta a dificuldade de a gente controlar essa hemorragia.”

A hipertensão, que leva à pré-eclâmpsia, outra importante causa de morte materna, também pode ser um fator de confusão na assistência às gestantes.

Segundo Pulcineli, assim como a dengue, uma das formas de pré-eclâmpsia, a síndrome Hellp, também causa redução das plaquetas, e essas condições podem ser confundidas.

“A pessoa vê que as plaquetas estão baixas e acha que é hipertensão. O tratamento para a síndrome Hellp é antecipar o parto. Mas se fizer o parto e a mulher estiver com dengue hemorrágica, há risco de óbito.”

De acordo com a Sogesp, um quarto das gestantes com dengue apresenta pelo menos um sinal de alerta (grupo C) que vai demandar internação por pelo menos 48 horas e hidratação endovenosa e reavaliação clínica e laboratorial a cada duas horas.

Entre os sinais estão dor abdominal intensa e contínua, vômitos constantes, hipotensão postural, sangramento de mucosas, queda abrupta de plaquetas e desconforto respiratório.

Gestantes enquadradas no grupo D, o mais grave, já com choque circulatório, demandam leito de UTI. Um estudo da Fiocruz de 2018 mostra que quando a gestante apresenta quadro de dengue hemorrágica, há um aumento de 450 vezes de morte materna.

“Apesar de a dengue estar entre nós há tantos anos, todas as vezes em que há uma nova onda é importante repetir o treinamento das equipes de saúde para que possam reconhecer rapidamente os sinais de gravidade. Ao mesmo tempo, é preciso acesso rápido a estruturas adequadas para receber essas gestantes”, diz Pulcinelli.

Outros pesquisam mostram que se a mulher estiver infectada com o vírus da dengue perto do período do nascimento do bebê, a criança poderá nascer infectada ou adquirir a doença no momento do parto.

Também pode ocorrer ameaça de abortamento nos três primeiros meses de gestação e risco de o bebê nascer prematuro. “Quanto mais grave a doença, maior o risco de óbito fetal e parto prematuro”, diz a médica.

Mesmo quando leve, a infecção por dengue pode provocar baixo peso ao nascer e aumento do risco de hospitalização de crianças até três anos após o nascimento.

A doença não está associada a malformações fetais, como no caso do vírus zika. “Se a gestante pegar a dengue muito próximo ao parto, menos de dez dias, aumenta o risco de a criança ser exposta à dengue, pelo fato de mãe não ter tido tempo para produzir anticorpos, e ter um quadro grave.”

Para a pesquisadora da Fiocruz Enny Paixão, professora assistente da London School of Hygiene & Tropical Medicine, infecções durante a gestação ainda é um assunto negligenciado e as gestantes e seus fetos estão sendo afetadas por isso.

“Nosso grupo tem uma tradição de estudos não apenas dos efeitos da dengue mas também de zika e sífilis. E temos observado efeitos adversos de crianças expostas ainda no útero a essas infecções”, diz.

Leia Também: São Paulo registra o triplo de casos de dengue confirmados nos últimos 5 anos no mesmo período

Confirmada a dengue, a gestante já pula uma casa na classificação de risco 

Reunião de chanceleres do G20 terá em pauta guerras e governança global

0

(FOLHAPRESS) – O Brasil sediará nesta semana a primeira reunião ministerial do G20 sob sua presidência. O encontro, que reunirá os chefes das diplomacias das maiores economias do mundo, acontecerá nestas quarta (21) e quinta-feira (22) na Marina da Glória, zona sul do Rio de Janeiro.

No foco dessa primeira reunião estão as guerras Israel-Hamas e Rússia-Ucrânia, além da reforma dos organismos internacionais, como ONU, OMC (Organização Mundial do Comércio) e bancos multilaterais.

O G20, abreviação para Grupo dos Vinte, reúne 19 países e dois blocos econômicos que, juntos, representam cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população do planeta. É a primeira vez que o Brasil ocupa a presidência do fórum.

Neste encontro, os chanceleres do G20 vão se reunir na primeira reunião ministerial da Trilha Sherpa. Isso significa que membros do alto escalão da política externa de cada país vão participar de reuniões para discutir negociações e os pontos que vão formar a agenda oficial da cúpula.

É uma reunião só de debates, não tem caráter decisório nem vai produzir algum texto conclusivo para a cúpula. No entanto, é o que vai direcionar a pauta das conversas.

A Trilha Sherpa, cujo nome faz referência a uma etnia nepalesa que guia alpinistas ao cume do Monte Everest, é quem aponta a direção das discussões e acordos até o encontro mais importante do G20: a cúpula dos chefes de Estado e de governo, marcada para novembro.

Atualmente, fazem parte do grupo África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana -esta última se tornou membro do G20 em 2023.

GUERRAS E GOVERNANÇA GLOBAL EM FOCO

A reunião dos chanceleres será conduzida pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira. No encontro, os temas abordados serão as crises e tensões globais e a necessidade de uma reforma na governança global.

As três prioridades da presidência brasileira no G20 também devem ser incluídas nas conversas: além da reforma da governança internacional, há o combate à fome, pobreza e desigualdade e as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental).

Ao menos 12 chanceleres já estão confirmados no encontro. Entre eles, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

Antes do encontro do G20, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos irá à Brasília para uma reunião com o presidente Lula (PT). Eles devem discutir a parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores, a cooperação na transição para a energia limpa e as comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e EUA.

Já o chanceler russo deve ter uma reunião bilateral com Mauro Vieira durante o encontro no Rio. Antes, Lavrov passa por Cuba, nesta segunda (19), e pela Venezuela, na terça (20), para se reunir com os líderes dos dois países -respectivamente, Miguel Díaz-Canel e o ditador Nicolás Maduro.

Blinken e Lavrov vão participar do encontro do G20 em um momento em que as relações entre EUA e Rússia estão bastante tensionadas. Além da guerra na Ucrânia, na qual o país americano tomou partido do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, as tensões se elevaram na semana passada por conta da morte do líder opositor russo Alexei Navalni.

Lula, que se coloca como uma voz moderadora nas discussões de política externa, evitou atribuir qualquer acusação ao presidente russo, Vladimir Putin, pela morte de Navalni. Na mesma ocasião, o presidente brasileiro também se esquivou de comentar as denúncias recentes à Venezuela, como as prisões de opositores a Maduro e a expulsão de agentes da ONU. Esse assunto deve ser abordado durante a reunião do G20.

ATRITOS COM ISRAEL

O encontro dos chanceleres acontece também na esteira das declarações de Lula a respeito da guerra em Gaza. Ele comparou os ataques de Israel ao território palestino ao Holocausto nazista. A fala gerou reação do governo de Binyamin Netanyahu, que declarou o líder brasileiro persona non grata.

A guerra em Gaza, iniciada em outubro passado após um ataque terrorista do Hamas a Israel, está no centro do debate da reforma da governança global. Há críticas do governo Lula sobre a baixa influência e a falta de efetividade do Conselho de Segurança da ONU na mediação de conflitos internacionais.

O pedido de um cessar-fogo humanitário entre as forças israelenses e o Hamas foi vetado nas resoluções do colegiado reiteradamente desde o início do conflito. Uma das propostas foi feita pelo Brasil, mas foi rejeitada pelos Estados Unidos. Como Washington é membro permanente do conselho, ela tem direito a veto mesmo que haja adesão dos demais países.

Israel não é membro do G20, mas tem dentro do grupo grandes aliados como EUA, França, Reino Unido e Alemanha -destes, só Berlim não tem poder de veto no Conselho de Segurança.

Embora o Grupo dos Vinte não tenha poder decisório oficial, ele tem capacidade de pautar o debate entre os países. É justamente para isso que as nações e blocos econômicos se encontram anualmente. A ideia é que, a partir dessas reuniões, possam surgir acordos multilaterais e iniciativas econômicas, políticas e sociais.

O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional, com “papel importante na formação e no fortalecimento da arquitetura e da governança global em todas as principais questões econômicas internacionais”.

Há, porém, quatro países que já confirmaram que não vão mandar seus chanceleres para o encontro. São eles China, Índia, Itália e Austrália. Os dois primeiros são as ausências mais sentidas pelo Brasil, já que são integrantes importantes do Brics e parceiros estratégicos para o país.

A Índia justificou a ausência do chanceler Subrahmanyam Jaishankar por ele ter outros compromissos internos no país. Já o ministro chinês, Wang Yi, esteve em janeiro no Brasil para se reunir com o governo Lula.

Fora os países do G20, também vão participar nações convidadas pelo Brasil, como Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura.

OUTRAS REUNIÕES DO G20

Além da Trilha Sherpa, dentro do G20 há também a Trilha de Finanças, que debate os assuntos macroeconômicos estratégicos para os países do grupo. Ela é comandada pelos ministros das Finanças/Fazenda/Economia e pelos presidentes dos Bancos Centrais dos países do grupo.

A primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças está marcada para os dias 26 e 27 de fevereiro, em São Paulo. Em paralelo às reuniões ministeriais, também são feitos encontros de grupos de trabalhos e equipes técnicas.

Leia Também: Aéreas: Tráfego de passageiros no Brasil subiu 14,7% em 2023, na comparação anual, afirma Alta

Pároco é detido por participar de esquema de tráfico de viagra

0

A Guardia Civil deteve um pároco de Don Benito, em Badajoz, na Espanha, e a sua companheira, após uma investigação sobre tráfico de viagra.

Os detidos estavam envolvidos num caso de tráfico do medicamento usado para tratar a disfunção erétil, e de outros “afrodisíacos potentes”, nesta localidade.  Ambos foram detidos numa casa anexa à paroquia, onde residiam, e no seu interior encontraram diverso material estimulante, de acordo com o 20 minutos.

A operação ainda está em curso e foi decretado segredo de justiça.

É esperado que o Bispado de Plasencia, da qual depende a paróquia de Don Benito, publique um comunicado sobre o assunto.

Leia Também: Grupo de hackers ‘mais perigoso do mundo’ é alvo de força-tarefa mundial e tem site retirado do ar

Polícia Civil prende idoso em flagrante por estupro de vulnerável em asilo de Campos

0
Foto: Divulgação DEAM

Na manhã desta quarta-feira (20), uma equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, coordenada pela Delegada Titular Madeleine Dykeman, efetuou a prisão em flagrante de um idoso identificado pelas iniciais J L F, de 85 anos, por suspeita de estupro de vulnerável. A operação, denominada “Pelas 99”, resultou na detenção do indivíduo por volta das 9h, no Asilo do Carmo.

O caso foi reportado à DEAM-Campos às 8h, quando a direção do asilo comunicou que uma idosa de 80 anos teria sido vítima de abuso sexual por parte de outro residente, J L F, de 85 anos. Funcionários do local relataram que um enfermeiro flagrou o acusado cometendo o crime no quarto da vítima, que é acamada e incapaz de se defender.

Após receber a denúncia, os policiais civis da DEAM-Campos se dirigiram ao asilo e encontraram o suspeito em seu quarto, onde ele foi prontamente detido. Vale destacar que J L F já possui antecedentes criminais por crimes como feminicídio, incêndio e lesão corporal. Em 2019, o mesmo indivíduo foi preso em flagrante por atear fogo na residência onde morava com sua companheira na época, resultando na morte dela após oito dias de internação.

O suspeito será interrogado e, posteriormente, encaminhado ao Presídio de Campos. A vítima está sendo ouvida em depoimento especial por uma policial civil da DEAM no próprio asilo, dada sua impossibilidade de locomoção e ausência de lesões aparentes.

São Paulo registra o triplo de casos de dengue confirmados nos últimos 5 anos no mesmo período

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo confirmou 14.018 casos de dengue do início do ano até esta segunda-feira (19). Segundo o portal de monitoramento da doença, da Secretaria Estadual da Saúde, foi contabilizado também um óbito e outros cinco estão sendo investigados.

Até o último dia 14, conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde publicado nesta segunda, a capital registrou 10.371 casos. O número é três vezes maior que a soma dos registros dos últimos cinco anos para o mesmo período: em 2019, foram 572 casos; em 2020, 655; em 2021, 354; em 2022, 386 e em 2023, 1.105. No total, de 2019 a 2023, foram 3.072 nesse período.

A cidade segue a tendência do país. Segundo o Ministério da Saúde, devem ser registrados 4,2 milhões de casos de dengue em 2024 -o triplo do ano anterior, que contabilizou 1,6 milhão de ocorrências prováveis.

Ao todo, o estado de São Paulo confirmou 64.462 casos da doença e 15 óbitos até o momento, com 31 mortes em investigação
.
INCIDÊNCIA

De acordo com o último boletim epidemiológico da prefeitura, Itaquera, na zona leste, lidera em número de casos de dengue. Até 14 de fevereiro, somava 761, com coeficiente de incidência por 100 mil habitantes de 356,4 -a partir de 300 é considerado epidemia.

Campo Limpo, na zona sul, é o segundo bairro com maior registro de casos (479), com coeficiente de incidência por 100 mil habitantes de 205,5.

Jaguara, localizado no extremo oeste da capital, tem a terceira maior quantidade de casos confirmados (438), mas o maior índice de transmissão por 100 mil habitantes (1843,5).

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor muscular, náusea e dor nas costas.

O quadro clínico clássico se manifesta com febre, dores articulares e surgimento de pintas vermelhas na pele. Nos casos mais graves, podem aparecer sintomas como dor abdominal intensa e contínua, muita agitação ou sonolência, tontura, desmaio e pele fria e pálida, como mostrou a Folha.

SINAIS DE AGRAVAMENTO DA DENGUE

manchas vermelhas na pele
dor abdominal intensa e contínua
agitação ou sonolência
tontura
desmaio
pele fria e pálida
queda da pressão arterial
choro persistente em crianças

Leia Também: Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue

Segundo o Ministério da Saúde, devem ser registrados 4,2 milhões de casos de dengue em 2024 -o tripl…