Home Blog Page 2655

Aeroporto de Barcelona ativa alerta após vazamento de material radioativo

0

Um ‘pequeno vazamento’ de material radioativo obrigou à mobilização de vários bombeiros no aeroporto de Barcelona, em Espanha. 

Segundo se confirmou, entretanto, o material radioativo é proveniente de uma mala com “equipamento médico”, que estaria no porão do avião.

Um alerta foi ativado como medida de precaução nas instalações do aeroporto, aguardando o Serviço de Coordenação das Actividades Radioactivas (SCAR).

O incidente aconteceu numa aeronave da companhia aérea Swiss Airlines, que ligava a cidade espanhola a Zurique.

Os bombeiros receberam o alerta pelas 10h47, momento em que foi ativado um plano especial de emergências aeronáuticas e radiológicas.

Os passageiros do voo aguardam que os especialistas efetuem as medições necessárias para determinar se foram expostos à radiação do vazamento no porão, noticia o ABC. “De momento, não há pessoas afetadas”, declarou o Sistema de Emergência Médica (SEM), que continua aguardando os controles acima referidos.

O incidente não afetou o funcionamento do aeroporto espanhol.

Tempestade tropical atípica se forma na costa brasileira, mas não deve chegar ao continente

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma tempestade tropical se formou na costa brasileira, a cerca de 650 km de Florianópolis, e se desloca em direção ao Sul do país, de acordo com a Marinha do Brasil.

Devido à distância da costa, não há previsão de mau tempo, e a tempestade atípica deve permanecer em mar aberto, sem tocar a terra, ainda segundo a Marinha. O impacto que pode ser sentido é agitação marítima com ondas mais altas, de cinco metros, e ventos de 85 km/h, até quinta-feira (22).

Batizada de Akará -espécie de peixe na língua Tupi-, a tempestade tropical já era monitorada quando ainda era considerada depressão tropical. Com a intensificação dos ventos associados e da manutenção da estrutura térmica vertical, porém, a classificação mudou, conforme a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha.

De acordo com a MetSul, trata-se de um dos raros episódios de tempestade tropical -o estágio anterior ao de um furacão- registrados até hoje na costa do país.

Segundo a empresa de meteorologia, tempestades tropicais na costa brasileira foram registradas em 2004, 2010 duas vezes em 2021.

Simulações computadorizadas, ainda segundo a MetSul, indicam que o sistema reduzirá a velocidade do deslocamento em mar aberto ao alcançar o Rio Grande do Sul, entre esta terça (20) e quarta (21), antes de enfraquecer em águas mais frias.

“Bandas de nuvens a partir do ciclone podem trazer para o continente nebulosidade que, interagindo com o ar quente, podem causar chuva isolada e ocasionalmente temporais localizados. Independentemente do ciclone na costa, ar quente e umidade vão se combinar ao longo da semana para provocar pancadas de chuva isoladas com ocasionais temporais localizados típicos de verão”, diz a Metsul.

Leia Também: Contribuição do MEI ao INSS muda a partir deste mês; veja valores e calendário de pagamento

Segundo a empresa de meteorologia, tempestades tropicais na costa brasileira foram registradas em 20… 

Com risco 4 vezes maior de morte, gestante com dengue deve ser internada mesmo com sinais leves

0

(FOLHAPRESS) – Com a alta dos casos de dengue, tem aumentado a preocupação com as gestantes, grupo com risco de morte quatro vezes maior, principalmente se a doença ocorrer no terceiro trimestre da gestação. Na dengue materna, também há três vezes mais chances de morte do feto ou do bebê.

O alerta é da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), publicado na última quinta (15), e traz recomendações para a assistência das gestantes com dengue.
Segundo o documento, devido as alterações fisiológicas causadas pela gravidez, muitos dos sinais e sintomas da dengue podem ser confundidos, retardando medidas de hidratação e causando quadros de maior gravidade.

Por isso, recomenda a Sogesp, é importante que se faça um diagnóstico diferencial com outras doenças, por exemplo, gripe (influenza), sarampo, rubéola, malária, hepatites virais, leptospirose, meningococcemia, sepsis e pré-eclâmpsia.

Confirmada a dengue, a gestante já pula uma casa na classificação de risco. O quadro clínico da dengue vai do leve ao mais grave e é classificado com as letras A, B, C e D. A grávida entra no grupo B, pelo fato de a gravidez em si ser um fator de risco.

O documento da Sogesp orienta que a gestante infectada fique em leito de observação, seja hidratada via oral e mantida sob controle rigoroso de sinais vitais até serem colhidos e checados os resultados dos exames.

“Elas devem ser internadas e manejadas com maior nível de atenção, independentemente de ter ou não um sinal de gravidade identificado”, diz o infectologista André Siqueira, pesquisador da Fiocruz e coordenador de uma recente revisão sobre dengue.

Segundo a médica Rossana Pulcineli, vice-chefe do departamento de obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), mesmo que a gestante tenha poucos sintomas, ela precisa ser monitorada de perto. “Esse é o maior erro que pode acontecer em um serviço de saúde: tratar a gestante com dengue como se ela não fosse gestante”, diz.

Pulcineli explica que durante a gestação há uma chance maior de hemorragia. A dengue, por modificar e reduzir o número de plaquetas, potencializa ainda mais esse risco. “Isso aumenta a dificuldade de a gente controlar essa hemorragia.”

A hipertensão, que leva à pré-eclâmpsia, outra importante causa de morte materna, também pode ser um fator de confusão na assistência às gestantes.

Segundo Pulcineli, assim como a dengue, uma das formas de pré-eclâmpsia, a síndrome Hellp, também causa redução das plaquetas, e essas condições podem ser confundidas.

“A pessoa vê que as plaquetas estão baixas e acha que é hipertensão. O tratamento para a síndrome Hellp é antecipar o parto. Mas se fizer o parto e a mulher estiver com dengue hemorrágica, há risco de óbito.”

De acordo com a Sogesp, um quarto das gestantes com dengue apresenta pelo menos um sinal de alerta (grupo C) que vai demandar internação por pelo menos 48 horas e hidratação endovenosa e reavaliação clínica e laboratorial a cada duas horas.

Entre os sinais estão dor abdominal intensa e contínua, vômitos constantes, hipotensão postural, sangramento de mucosas, queda abrupta de plaquetas e desconforto respiratório.

Gestantes enquadradas no grupo D, o mais grave, já com choque circulatório, demandam leito de UTI. Um estudo da Fiocruz de 2018 mostra que quando a gestante apresenta quadro de dengue hemorrágica, há um aumento de 450 vezes de morte materna.

“Apesar de a dengue estar entre nós há tantos anos, todas as vezes em que há uma nova onda é importante repetir o treinamento das equipes de saúde para que possam reconhecer rapidamente os sinais de gravidade. Ao mesmo tempo, é preciso acesso rápido a estruturas adequadas para receber essas gestantes”, diz Pulcinelli.

Outros pesquisam mostram que se a mulher estiver infectada com o vírus da dengue perto do período do nascimento do bebê, a criança poderá nascer infectada ou adquirir a doença no momento do parto.

Também pode ocorrer ameaça de abortamento nos três primeiros meses de gestação e risco de o bebê nascer prematuro. “Quanto mais grave a doença, maior o risco de óbito fetal e parto prematuro”, diz a médica.

Mesmo quando leve, a infecção por dengue pode provocar baixo peso ao nascer e aumento do risco de hospitalização de crianças até três anos após o nascimento.

A doença não está associada a malformações fetais, como no caso do vírus zika. “Se a gestante pegar a dengue muito próximo ao parto, menos de dez dias, aumenta o risco de a criança ser exposta à dengue, pelo fato de mãe não ter tido tempo para produzir anticorpos, e ter um quadro grave.”

Para a pesquisadora da Fiocruz Enny Paixão, professora assistente da London School of Hygiene & Tropical Medicine, infecções durante a gestação ainda é um assunto negligenciado e as gestantes e seus fetos estão sendo afetadas por isso.

“Nosso grupo tem uma tradição de estudos não apenas dos efeitos da dengue mas também de zika e sífilis. E temos observado efeitos adversos de crianças expostas ainda no útero a essas infecções”, diz.

Leia Também: São Paulo registra o triplo de casos de dengue confirmados nos últimos 5 anos no mesmo período

Confirmada a dengue, a gestante já pula uma casa na classificação de risco 

Reunião de chanceleres do G20 terá em pauta guerras e governança global

0

(FOLHAPRESS) – O Brasil sediará nesta semana a primeira reunião ministerial do G20 sob sua presidência. O encontro, que reunirá os chefes das diplomacias das maiores economias do mundo, acontecerá nestas quarta (21) e quinta-feira (22) na Marina da Glória, zona sul do Rio de Janeiro.

No foco dessa primeira reunião estão as guerras Israel-Hamas e Rússia-Ucrânia, além da reforma dos organismos internacionais, como ONU, OMC (Organização Mundial do Comércio) e bancos multilaterais.

O G20, abreviação para Grupo dos Vinte, reúne 19 países e dois blocos econômicos que, juntos, representam cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e dois terços da população do planeta. É a primeira vez que o Brasil ocupa a presidência do fórum.

Neste encontro, os chanceleres do G20 vão se reunir na primeira reunião ministerial da Trilha Sherpa. Isso significa que membros do alto escalão da política externa de cada país vão participar de reuniões para discutir negociações e os pontos que vão formar a agenda oficial da cúpula.

É uma reunião só de debates, não tem caráter decisório nem vai produzir algum texto conclusivo para a cúpula. No entanto, é o que vai direcionar a pauta das conversas.

A Trilha Sherpa, cujo nome faz referência a uma etnia nepalesa que guia alpinistas ao cume do Monte Everest, é quem aponta a direção das discussões e acordos até o encontro mais importante do G20: a cúpula dos chefes de Estado e de governo, marcada para novembro.

Atualmente, fazem parte do grupo África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana -esta última se tornou membro do G20 em 2023.

GUERRAS E GOVERNANÇA GLOBAL EM FOCO

A reunião dos chanceleres será conduzida pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira. No encontro, os temas abordados serão as crises e tensões globais e a necessidade de uma reforma na governança global.

As três prioridades da presidência brasileira no G20 também devem ser incluídas nas conversas: além da reforma da governança internacional, há o combate à fome, pobreza e desigualdade e as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental).

Ao menos 12 chanceleres já estão confirmados no encontro. Entre eles, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

Antes do encontro do G20, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos irá à Brasília para uma reunião com o presidente Lula (PT). Eles devem discutir a parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhadores, a cooperação na transição para a energia limpa e as comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e EUA.

Já o chanceler russo deve ter uma reunião bilateral com Mauro Vieira durante o encontro no Rio. Antes, Lavrov passa por Cuba, nesta segunda (19), e pela Venezuela, na terça (20), para se reunir com os líderes dos dois países -respectivamente, Miguel Díaz-Canel e o ditador Nicolás Maduro.

Blinken e Lavrov vão participar do encontro do G20 em um momento em que as relações entre EUA e Rússia estão bastante tensionadas. Além da guerra na Ucrânia, na qual o país americano tomou partido do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, as tensões se elevaram na semana passada por conta da morte do líder opositor russo Alexei Navalni.

Lula, que se coloca como uma voz moderadora nas discussões de política externa, evitou atribuir qualquer acusação ao presidente russo, Vladimir Putin, pela morte de Navalni. Na mesma ocasião, o presidente brasileiro também se esquivou de comentar as denúncias recentes à Venezuela, como as prisões de opositores a Maduro e a expulsão de agentes da ONU. Esse assunto deve ser abordado durante a reunião do G20.

ATRITOS COM ISRAEL

O encontro dos chanceleres acontece também na esteira das declarações de Lula a respeito da guerra em Gaza. Ele comparou os ataques de Israel ao território palestino ao Holocausto nazista. A fala gerou reação do governo de Binyamin Netanyahu, que declarou o líder brasileiro persona non grata.

A guerra em Gaza, iniciada em outubro passado após um ataque terrorista do Hamas a Israel, está no centro do debate da reforma da governança global. Há críticas do governo Lula sobre a baixa influência e a falta de efetividade do Conselho de Segurança da ONU na mediação de conflitos internacionais.

O pedido de um cessar-fogo humanitário entre as forças israelenses e o Hamas foi vetado nas resoluções do colegiado reiteradamente desde o início do conflito. Uma das propostas foi feita pelo Brasil, mas foi rejeitada pelos Estados Unidos. Como Washington é membro permanente do conselho, ela tem direito a veto mesmo que haja adesão dos demais países.

Israel não é membro do G20, mas tem dentro do grupo grandes aliados como EUA, França, Reino Unido e Alemanha -destes, só Berlim não tem poder de veto no Conselho de Segurança.

Embora o Grupo dos Vinte não tenha poder decisório oficial, ele tem capacidade de pautar o debate entre os países. É justamente para isso que as nações e blocos econômicos se encontram anualmente. A ideia é que, a partir dessas reuniões, possam surgir acordos multilaterais e iniciativas econômicas, políticas e sociais.

O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional, com “papel importante na formação e no fortalecimento da arquitetura e da governança global em todas as principais questões econômicas internacionais”.

Há, porém, quatro países que já confirmaram que não vão mandar seus chanceleres para o encontro. São eles China, Índia, Itália e Austrália. Os dois primeiros são as ausências mais sentidas pelo Brasil, já que são integrantes importantes do Brics e parceiros estratégicos para o país.

A Índia justificou a ausência do chanceler Subrahmanyam Jaishankar por ele ter outros compromissos internos no país. Já o ministro chinês, Wang Yi, esteve em janeiro no Brasil para se reunir com o governo Lula.

Fora os países do G20, também vão participar nações convidadas pelo Brasil, como Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura.

OUTRAS REUNIÕES DO G20

Além da Trilha Sherpa, dentro do G20 há também a Trilha de Finanças, que debate os assuntos macroeconômicos estratégicos para os países do grupo. Ela é comandada pelos ministros das Finanças/Fazenda/Economia e pelos presidentes dos Bancos Centrais dos países do grupo.

A primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças está marcada para os dias 26 e 27 de fevereiro, em São Paulo. Em paralelo às reuniões ministeriais, também são feitos encontros de grupos de trabalhos e equipes técnicas.

Leia Também: Aéreas: Tráfego de passageiros no Brasil subiu 14,7% em 2023, na comparação anual, afirma Alta

Pároco é detido por participar de esquema de tráfico de viagra

0

A Guardia Civil deteve um pároco de Don Benito, em Badajoz, na Espanha, e a sua companheira, após uma investigação sobre tráfico de viagra.

Os detidos estavam envolvidos num caso de tráfico do medicamento usado para tratar a disfunção erétil, e de outros “afrodisíacos potentes”, nesta localidade.  Ambos foram detidos numa casa anexa à paroquia, onde residiam, e no seu interior encontraram diverso material estimulante, de acordo com o 20 minutos.

A operação ainda está em curso e foi decretado segredo de justiça.

É esperado que o Bispado de Plasencia, da qual depende a paróquia de Don Benito, publique um comunicado sobre o assunto.

Leia Também: Grupo de hackers ‘mais perigoso do mundo’ é alvo de força-tarefa mundial e tem site retirado do ar

Polícia Civil prende idoso em flagrante por estupro de vulnerável em asilo de Campos

0
Foto: Divulgação DEAM

Na manhã desta quarta-feira (20), uma equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, coordenada pela Delegada Titular Madeleine Dykeman, efetuou a prisão em flagrante de um idoso identificado pelas iniciais J L F, de 85 anos, por suspeita de estupro de vulnerável. A operação, denominada “Pelas 99”, resultou na detenção do indivíduo por volta das 9h, no Asilo do Carmo.

O caso foi reportado à DEAM-Campos às 8h, quando a direção do asilo comunicou que uma idosa de 80 anos teria sido vítima de abuso sexual por parte de outro residente, J L F, de 85 anos. Funcionários do local relataram que um enfermeiro flagrou o acusado cometendo o crime no quarto da vítima, que é acamada e incapaz de se defender.

Após receber a denúncia, os policiais civis da DEAM-Campos se dirigiram ao asilo e encontraram o suspeito em seu quarto, onde ele foi prontamente detido. Vale destacar que J L F já possui antecedentes criminais por crimes como feminicídio, incêndio e lesão corporal. Em 2019, o mesmo indivíduo foi preso em flagrante por atear fogo na residência onde morava com sua companheira na época, resultando na morte dela após oito dias de internação.

O suspeito será interrogado e, posteriormente, encaminhado ao Presídio de Campos. A vítima está sendo ouvida em depoimento especial por uma policial civil da DEAM no próprio asilo, dada sua impossibilidade de locomoção e ausência de lesões aparentes.

São Paulo registra o triplo de casos de dengue confirmados nos últimos 5 anos no mesmo período

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo confirmou 14.018 casos de dengue do início do ano até esta segunda-feira (19). Segundo o portal de monitoramento da doença, da Secretaria Estadual da Saúde, foi contabilizado também um óbito e outros cinco estão sendo investigados.

Até o último dia 14, conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde publicado nesta segunda, a capital registrou 10.371 casos. O número é três vezes maior que a soma dos registros dos últimos cinco anos para o mesmo período: em 2019, foram 572 casos; em 2020, 655; em 2021, 354; em 2022, 386 e em 2023, 1.105. No total, de 2019 a 2023, foram 3.072 nesse período.

A cidade segue a tendência do país. Segundo o Ministério da Saúde, devem ser registrados 4,2 milhões de casos de dengue em 2024 -o triplo do ano anterior, que contabilizou 1,6 milhão de ocorrências prováveis.

Ao todo, o estado de São Paulo confirmou 64.462 casos da doença e 15 óbitos até o momento, com 31 mortes em investigação
.
INCIDÊNCIA

De acordo com o último boletim epidemiológico da prefeitura, Itaquera, na zona leste, lidera em número de casos de dengue. Até 14 de fevereiro, somava 761, com coeficiente de incidência por 100 mil habitantes de 356,4 -a partir de 300 é considerado epidemia.

Campo Limpo, na zona sul, é o segundo bairro com maior registro de casos (479), com coeficiente de incidência por 100 mil habitantes de 205,5.

Jaguara, localizado no extremo oeste da capital, tem a terceira maior quantidade de casos confirmados (438), mas o maior índice de transmissão por 100 mil habitantes (1843,5).

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor muscular, náusea e dor nas costas.

O quadro clínico clássico se manifesta com febre, dores articulares e surgimento de pintas vermelhas na pele. Nos casos mais graves, podem aparecer sintomas como dor abdominal intensa e contínua, muita agitação ou sonolência, tontura, desmaio e pele fria e pálida, como mostrou a Folha.

SINAIS DE AGRAVAMENTO DA DENGUE

manchas vermelhas na pele
dor abdominal intensa e contínua
agitação ou sonolência
tontura
desmaio
pele fria e pálida
queda da pressão arterial
choro persistente em crianças

Leia Também: Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue

Segundo o Ministério da Saúde, devem ser registrados 4,2 milhões de casos de dengue em 2024 -o tripl… 

Tratador de animais morre ao ser atacado por leão em zoológico da Nigéria

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um tratador de animais que trabalhava para o zoológico de uma universidade nigeriana foi morto por um dos leões ao qual cuidava há quase uma década.

Olabode Olawuyi, chefe do zoológico da Universidade Obafemi Awolowo (OUA), foi atacado enquanto alimentava os leões, informou a universidade em um comunicado publicado nesta segunda-feira (19) nas redes sociais.

Seus colegas não conseguiram salvá-lo porque um dos animais já o havia ferido mortalmente, acrescentou a universidade. O leão foi sacrificado logo após o ataque.

Olawuyi, que era técnico veterinário, cuidava dos leões desde que nasceram no campus, há cerca de nove anos. “Mas, tragicamente, o leão macho matou o homem que os alimentava”, disse o porta-voz da universidade, Abiodun Olarewaju, à BBC. “Não sabemos o que provocou essa reação do leão, em atacá-lo”, acrescentou.

Os nigerianos têm compartilhado nas redes sociais imagens do ataque na universidade no estado de Osun, no sudoeste do país. A comunidade universitária está de luto e uma delegação dirigiu-se à residência de Olawuyi para prestar suas condolências à famlia.

O vice-reitor da universidade, Adebayo Simeon Bamire, disse ter ficado triste com o que aconteceu e ordenou uma investigação completa do incidente.

Líder do sindicato estudantil, Abbas Akinremi, disse que o ataque foi causado por um “erro humano”. O tratador teria esquecido de trancar a porta do viveiro após alimentar os leões.

Abba Gandu, que alimenta leões há mais de 50 anos num zoológico em Kano, no norte da Nigéria, descreveu o incidente de segunda-feira como lamentável e disse serem necessárias mais medidas de segurança nos zoológicos.

Leia Também: Avião parcialmente destruído pousa em segurança, veja as imagens

Espaço da Oportunidade em Campos com 164 vagas de emprego

0
Espaço da Oportunidade/Foto: Divulgação Ascom

Estão sendo oferecidas 164 vagas de emprego no Espaço da Oportunidade, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego. As oportunidades são para pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. Há também 10 vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD) na área de atendimento e limpeza. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link AQUI.

O maior número de vagas é para atendente, com 56 oportunidades, seguido de promotor de vendas, com 25 vagas, e auxiliar de serviços gerais, com 18. Há também disponibilidade para coordenador de loja (3), servente de obras (12), mecânico (3), visual merchandiser (1), instrutor de curso técnico (10), vendedor (8), motorista (3), fiscal de loja (3), estágio em compras (1), estágio em Departamento Pessoal (1), cozinheiro (2), entre outros.

Os interessados devem se cadastrar entrando em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga. Para o cadastro presencial é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Passo a passo para cadastro pelo site

Pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Logo após, clicar em “Espaço da Oportunidade”.

Já os empregadores interessados em divulgar suas vagas devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para se cadastrarem no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Fonte: Ascom

Polícia Civil identifica furto de energia em supermercado de vice-prefeito

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) identificou, nesta segunda-feira (19), um furto de energia em um supermercado que pertence ao vice-prefeito de Saquarema, Rômulo Gomes (PSD). O problema foi identificado na unidade do bairro Campo Aviação.

A ação na cidade da Região dos Lagos do Rio ocorreu em conjunto com a perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e técnicos da concessionária Enel. No local, foi constatada uma ligação direta de três fases, e que o estabelecimento não possuía o relógio de medição, o que não permitia registrar o real consumo de energia elétrica.

De acordo com a Polícia Civil, a irregularidade foi desfeita e o abastecimento de energia do supermercado voltou ao normal. O coordenador de operações do estabelecimento acompanhou toda a fiscalização e foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.

O delegado da DDSD, Dr. Marcello Maia, informou ainda que os donos do estabelecimento serão intimados e ouvidos posteriormente.

A assessoria do vice-prefeito Rômulo Gomes, que é dono do supermercado, informou ao g1que há aproximadamente um mês o relógio do estabelecimento pegou fogo e que, no dia do evento, um técnico da Enel foi ao local e realizou o procedimento de religação que foi encontrado pela perícia nesta segunda-feira.

A assessoria disse ainda, por meio de nota, o seguinte:

“Estamos enfrentando uma maratona de grandes esforços para resolvermos vários problemas que prejudicam e muito o estabelecimento. Inclusive, entre um dos problemas, desde o mês de outubro de 2023, o mercado utiliza gerador próprio para suprir a necessidades da baixa tensão do local, pois a subestação que pleiteamos a religação até o presente momento, não foi religada, situação que fere todos os prazos estipulados pela resolução 1000, da Aneel.

Diante desta situação, já avisada inúmeras vezes junto a ENEL, e por conta desta falha de serviço da concessionária, o relógio (padrão) queimou. E, curiosamente, somente hoje, o relógio foi substituído.

Resumindo, de forma alguma havia furto, mas, sim, um problema que previamente foi avisado a ENEL que ocorreria, e infelizmente aconteceu, que foi a queima do relógio”, conclui a nota enviada pela assessoria.

O site também procurou a concessionária de energia Enel, que, sobre informação passada pelo supermercado de que foi um técnico da companhia que realizou a ligação clandestina, disse:

“Após as inspeções, realizadas na manhã de hoje (19), ligações diretas em três fases na rede elétrica da Enel, sem passar por aparelho de medição, foram removidas pelos técnicos, que verificaram através de evidências fotográficas que as ligações foram feitas com cabos totalmente fora dos padrões da companhia”.

Sobre a solicitação de instalação da subestação, a Enel informou que “a área de clientes entrará em contato com o proprietário para oferecer suporte à resolução de pendências e normalização do fornecimento de energia no local”.

A Enel alertou ainda sobre o furto de energia.

“Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Para denunciar o furto de energia, basta acessar https://www.enel.com.br/ ou o aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar”, disse.

Fonte: g1

Polícia prende suspeitos por tráfico de drogas em Nova Canaã

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Nesta segunda-feira (19) equipes policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar e policiais do RAS Travessão receberam informações sobre tráfico e guarda de entorpecentes em uma residência na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Nova Canaã, em Travessão, em Campos. Após diligências no local, identificaram dois indivíduos identificados pelas iniciais DMS e JOC, e encontraram uma quantidade significativa de drogas sobre uma mesa, além de dinheiro trocado.

Com a autorização da proprietária do imóvel, namorada de DMS, foram apreendidos R$ 442,00, 24 buchas de maconha, 20 papelotes e 212 pinos de cocaína (totalizando 232g), 6 pedras de crack, 1 rádio Baofeng completo, 2 bases carregadoras para rádio portátil, 2 fones para rádio portátil e 1 celular iPhone.

Os suspeitos foram detidos e encaminhados à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde DMS permaneceu preso conforme o artigo 33 da Lei 11.343/06, enquanto JOC foi ouvida e liberada. O caso foi registrado na 146ª DP.

Homem é preso após invadir e furtar abacates em residência de Guarus

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Um homem foi preso na noite de segunda-feira (19) após ser flagrado invadindo uma residência e furtando abacates na Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, no Parque Presidente Vargas, em Guarus.

Ao receber o chamado sobre invasão de domicílio, uma equipe da Polícia Militar foi ao local e flagrou o suspeito no quintal, colocando abacates em um saco. Após ser abordado pelos policiais, o homem identificado pelas iniciais F.S.R de 28 anos, confessou o furto das frutas e tentou fugir pulando o muro, sendo rapidamente detido.

O homem foi conduzido à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde foi autuado e permaneceu sob custódia.

Mega-Sena pode pagar R$ 87 milhões nesta terça-feira

0

O concurso 2.690 da Mega-Sena pode premiar os ganhadores das seis dezenas com um prêmio de R$ 87 milhões. O sorteio está programado para as 20h desta terça-feira (20), em São Paulo.

No último sorteio, realizado no sábado (17), nenhum participante acertou as seis dezenas para levar o prêmio máximo.

A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser feita tanto em casas lotéricas quanto pela internet, até as 19h do dia do sorteio.

A Mega-Sena realiza três sorteios semanais, às terças, quintas e sábados. A probabilidade de ganhar varia de acordo com o número de dezenas jogadas e o tipo de aposta. Para uma aposta simples, com apenas seis dezenas (custando R$ 5), a chance de acertar o prêmio é de 1 em 50.063.860, de acordo com a Caixa.

Por outro lado, em uma aposta com 15 dezenas (limite máximo, ao custo de R$ 22.522,50), a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, segundo a Caixa.

Leia Também: Satélite fora de serviço há 13 anos vai reentrar na atmosfera terrestre

A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser feita tanto em casas lotéricas quanto pela intern… 

Defesa Civil registra mais de 32 mm de chuva na região central de Campos em apenas duas horas

0
Foto: Divulgação Ascom

O Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) da Secretaria Municipal de Defesa Civil registrou, na tarde dessa segunda-feira (19), em aproximadamente duas horas, um acumulado de 32,2 mm de chuva na região central de Campos. Foram 15 ocorrências, das quais oito relacionadas a alagamentos e sete quedas de árvores em vias públicas. A Defesa Civil continuou atuando, durante a noite, em diversos pontos da cidade para a remoção das árvores.

O coordenador do CEMOD, Leandro Freitas, explicou a intensidade da precipitação pluviométrica registrada. “Essas chuvas são decorrentes de áreas de instabilidade associadas ao fluxo de vento que atuam na região de Campos. Para os próximos dias, a tendência é que tenhamos tempo chuvoso até sexta-feira, com céu parcialmente nublado a encoberto em alguns dias”.

“É fundamental que a população esteja atenta às orientações de segurança e siga as recomendações da Defesa Civil para minimizar os impactos causados pelas chuvas”, ressaltou o secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, citando as principais recomendações do órgão:

– Mantenha-se seguro dentro de casa: evite sair durante tempestades, principalmente em áreas propensas a alagamentos;

– Evite abrigar-se debaixo de árvores;

– Em caso de emergência, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros pelo 193;

– Em caso de urgência, contate a Defesa Civil pelo número 199.

ACUMULADO DE CHUVA REGISTRADO ENTRE 14H E 16H DESSA SEGUNDA-FEIRA POR REGIÃO:

Região Central

– Ponte Barcelos Martins: 28,4 mm

– Jardim Carioca: 32,2 mm

Outras Localidades

– Morro do Coco: 0,4 mm

– Baixa Grande: 13,8 mm

– Dores de Macabu: 5,0 mm

CONTATOS DA DEFESA CIVIL

– Instagram: @defesa_civil_campos_

– Facebook: Defesa Civil Campos

– Telefones: 199 ou 981752512

Fonte: Ascom

Operação resulta em prisão de homem em flagrante por ameaça e descumprimento de medidas protetivas em Campos

0
Foto: Divulgação DEAM

Em uma ação conjunta nesta segunda-feira (19), entre a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos e a Polícia Militar, coordenada pela Delegada Titular Madeleine Dykeman, resultou na prisão em flagrante de um homem identificado pelas iniciais E H M, de 28 anos, na localidade de Rio Preto, às 17h. O homem foi preso pelos crimes de ameaça e descumprimento de medidas protetivas.

O caso foi iniciado após policiais militares do DPO de Santa Cruz relatarem à DEAM-Campos que E.H.M estava ameaçando e descumprindo medidas protetivas deferidas em favor de sua ex-companheira, V.H.S, de 23 anos, com quem tem três filhos menores de idade.

Segundo informações, a PMERJ já havia tentado prender o autor em outras ocasiões, mas ele sempre fugia para áreas rurais, conseguindo avistar a chegada das viaturas. A vítima já havia sido encaminhada à delegacia duas vezes neste ano para registrar crimes de ameaça, resultando em medidas protetivas urgentes. O autor estava ciente dessas medidas.

Os policiais montaram um cerco próximo à residência do suspeito, com um deles posicionado em um morro próximo para monitorar seus movimentos. Quando uma viatura descaracterizada da PCERJ chegou ao local, familiares tentaram avisar o suspeito, mas outra equipe foi alertada e conseguiu localizá-lo escondido, dando voz de prisão no momento oportuno.

Mulher finge estar grávida 17 vezes para ganhar benefícios do governo

0

Uma mulher italiana foi sentenciada a um ano e seis meses de prisão após simular 17 gravidezes. Ao longo de 24 anos, Barbara Ioele, de 50 anos, alegou ter tido cinco filhos e enfrentado 12 abortos, arrecadando 110 mil euros (cerca de 475 mil reais) em benefícios maternos.

As autoridades descobriram que nenhuma das crianças estava registrada, e sua última alegada gravidez, ocorrida em dezembro, era uma farsa. O esquema, desmascarado após vigilância de nove meses, envolvia o uso de almofadas e estava vinculado a certificados de nascimento roubados de uma clínica em Roma.

O companheiro dela, Davide Pizzinato, testemunhou contra ela para reduzir sua própria pena.

Leia Também: Empresa é multada por obrigar caminhoneiro dirigir 600km após infarto

Mulher acorda a caminho da sua própria cremação na Índia

0

Uma mulher de 52 anos surpreendeu a todos ao recuperar a respiração durante seu próprio funeral em Berhampur, na Índia.

De acordo com o The Times of India, o incidente ocorreu momentos antes de ela entrar no forno onde seu corpo seria cremado.

“Inicialmente, ficamos assustados”, confessou o marido, Sibaram Palo.

A mulher foi declarada morta pelo marido na semana passada, após sofrer queimaduras em 50% do corpo em um acidente doméstico. O marido relatou que ela não abria os olhos e não apresentava sinais de respiração. “Achamos que estava morta e chamamos um veículo para levá-la ao local”, explicou.

Embora a vítima tenha sido inicialmente admitida em um hospital, acabou retornando para casa devido à falta de recursos financeiros da família para sua reabilitação.

Segundo uma fonte do serviço de cremação citada pelo Times of India, os residentes locais de Brahmapur, na costa leste de Odisha, não precisam de certificados oficiais de óbito para realizar o ritual, ao contrário do exigido para pessoas de outras localidades.

Apesar das dificuldades financeiras da família, o marido conseguiu arrecadar fundos suficientes para a cremação da esposa.

A situação insólita durou cerca de meia hora, com a mulher retornando para casa. Não é a primeira vez que pessoas “à beira da morte” demonstram sinais de vida, como um caso notório ocorrido no Equador em junho do ano passado, envolvendo uma mulher de 76 anos que foi velada por cinco horas e, durante seu funeral, bateu no caixão.
 

Leia Também: Mulher finge estar grávida 17 vezes para ganhar benefícios do governo

 
 

Jornalista sofre racismo e é agredido em supermercado no Rio

0

Nesta segunda (19), passou a circular nas redes sociais um vídeo onde o colunista Daniel Nascimento, do jornal O Dia, relata ataques que sofreu em um supermercado de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O jornalista revelou que foi agredido a socos e sofreu racismo durante uma briga com mãe e filha na noite de sexta-feira (16). Daniel gravou um vídeo que mostra uma das agressoras, identificada como Letícia Karam de Assis, cometendo injúria racial.

No vídeo, Daniel aparece discutindo com as mulheres e outras pessoas confirmam os ataques das duas contra o jornalista. Em determinado momento, as duas atacam também os outros clientes do supermercado: “Negrada”, disseram e ainda ironizavam a vítima e as testemunhas.

Daniel contou que a briga começou por conta da fila do caixa, uma vez que mãe e filha saíram e voltaram tentando passar na frente dos outros clientes. A filha, Letícia, começou a agredir e arranhar o jornalista, que foi defendido por populares.

De acordo com o jornal, Letícia foi presa em flagrante após os policiais assistirem as imagens dela falando “essa negrada”, em ofensa contra Daniel e aos demais clientes negros que estavam no local. A 52ª DP (Nova Iguaçu) investiga o caso.

Jornalista é agredido e sofre racismo de mãe e filha em supermercado de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Crédito: Divulgação pic.twitter.com/WpHatoBPw9

— Jornal O Dia (@jornalodia) February 19, 2024

Daniel Nascimento foi agredido a socos e arranhões 

Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue

0

Os casos de dengue no país já chegam a 653.656, conforme a atualização desta segunda-feira (19) do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde. São 321,9 casos por grupo de 100 mil habitantes.

De acordo com os dados, foram 94 mortes em decorrência da doença e 438 óbitos estão em investigação.

As mulheres respondem pela maioria das infecções (55%), enquanto os homens registram 45%. A faixa etária dos 30 aos 39 segue na liderança de casos de dengue, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e pelo grupo de 50 a 59 anos.

O Distrito Federal registra, atualmente, o maior coeficiente de incidência (2.405,6 casos por 100 mi habitantes), seguido por Minas Gerais (936,1), Acre (622,4), Paraná (512,6) e Goiás (487,6). Em número de casos absolutos, Minas Gerais aparece em primeiro lugar  com 192.258 registros. Em seguida estão São Paulo (90.408), Distrito Federal (67.768), Paraná (58.660) e Rio de Janeiro (41.435).

A vacinação contra a dengue começou em pelo menos seis dos dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o lote inicial de 712 mil doses. A distribuição das vacinas contra a dengue para 315 municípios iniciou no dia 8 de fevereiro.

Segundo levantamento da Agência Brasil, a vacinação foi iniciada no Distrito Federal e em Goiás, duas das regiões com maiores índices de contaminação, e também nas capitais Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio Branco (AC). Em Natal (RN) e João Pessoa (PB), a previsão de início da vacinação é nesta segunda-feira (19).

No estado de São Paulo, o município de Itaquaquecetuba, pertencente à região metropolitana de São Paulo e à do Alto Tietê, iniciou nesta segunda-feira (19) a vacinação.

O estado do Amazonas ainda não informou quando irá começar a imunização.

 

As mulheres respondem pela maioria das infecções (55%) 

Israel indica 10 de março, início do Ramadã, como prazo para invasão de Rafah

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A operação militar em larga escala de Israel em Rafah, cidade que abriga os deslocados internos da guerra na Faixa de Gaza, pode ocorrer no início do Ramadã, o mês sagrado para o islamismo que se inicia no próximo dia 10, afirmou o ex-ministro da Defesa Benny Gantz.

Membro do gabinete de guerra criado com diferentes forças políticas para as decisões relativas ao atual conflito contra o Hamas, Gantz afirmou que isso ocorrerá caso os mais de cem reféns que seguem em mãos do grupo terrorista não sejam libertados nas próximas semanas.

“O mundo deve saber, assim como os líderes do Hamas: se até o Ramadã nossos reféns não estiverem em casa, os combates continuarão em todo lado, incluindo em Rafah”, disse no domingo (18).

Gantz discursava aos membros da Conferência dos Presidentes das Principais Organizações Judaicas Americanas, um guarda-chuva dos grupos que atuam nos Estados Unidos. O premiê Binyamin Netanyahu também discursou no evento.

O líder do Unidade Nacional -hoje oposição ao governo de Netanyahu- disse que a ação seria coordenada e precedida pela retirada de civis. “E em total diálogo com nossos parceiros dos Estados Unidos e do Egito para minimizar as baixas civis”, seguiu.

“Para os que dizem que o preço de uma ofensiva é demasiado elevado, digo muito claramente: o Hamas tem uma escolha -pode se render e libertar os reféns para que os cidadãos de Gaza possam celebrar o feriado sagrado do Ramadã.”

A despeito dos argumentos dados por Tel Aviv, é ampla a desconfiança internacional sobre eventuais medidas paliativas para conter o dano humano de uma ação em Rafah, especialmente pela enorme quantidade de civis que agora residem naquela porção.

Os Estados Unidos propuseram uma versão alternativa a uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas na qual se opõem a uma invasão em larga escala do Exército de Israel em Rafah, cidade que concentra os deslocados internos pelo conflito, segundo a agência de notícias Reuters.

A proposta, embora não se distancie das críticas recentes do governo de Joe Biden à escala de destruição em Gaza, é novidade no Conselho de Segurança, fórum no qual Washington tem blindado Tel Aviv e vetado resoluções que não mencionem o direito de defesa de Israel ou tréguas prolongadas no conflito. Os EUA também sugerem um cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza.

O texto preliminar proposto por Washington “determina que, nas circunstâncias atuais, uma grande ofensiva terrestre em Rafah resultaria em mais danos aos civis e em seu deslocamento adicional, incluindo potencialmente para países vizinhos”.

Nesta segunda-feira (19) foi a vez da União Europeia afirmar que uma operação na região fronteiriça com o Egito “criaria um desastre” para os cerca de 1,5 milhão de palestinos refugiados no local.

“Seria impossível evitar mortes civis”, afirmou em Bruxelas o chefe da diplomacia do bloco, o espanhol Josep Borrell. “E isso, certamente, seria contra a lei humanitária internacional.”

A reunião de chanceleres dos países da UE foi a deixa para que muitos acompanhassem as declarações de Borrell.

“Um ataque em Rafah seria catastrófico, inescrupuloso”, afirmou o irlandês Micheal Martin. “Essas pessoas estão exaustas, não têm para onde ir; como alguém pode cogitar criar ainda mais drama?”

A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, também pediu que Israel respeite o direito internacional, ainda que tenha acrescentado que o país tem direito à autodefesa.

“O mais importante seria que o Hamas entregasse suas armas. Mas Israel tem de seguir a lei humanitária. Mais de um milhão de pessoas foram para o sul porque suas Forças Armadas diziam isso”, acrescentou ela em referência aos avisos dados por Tel Aviv para que os civis fugissem para o sul para estarem supostamente seguros.

Naturalmente o período do Ramadã já é marcado por tensões em Jerusalém. Em especial na região da mesquita de Al-Aqsa, sensível para a delicada relação entre israelenses e palestinos.

Também nesta segunda-feira o gabinete de Netanyahu disse que irá promover “alguma restrição” para fiéis muçulmanos durante o mês sagrado. Isso seria “uma decisão equilibrada para permitir a liberdade de culto, mas dentro das necessidades de segurança”, argumentou.

Não foram fornecidos detalhes de como será feita a restrição, mas há ampla pressão dos ministros mais radicais do gabinete para proibir a entrada de muçulmanos. O Hamas, por sua vez, chamou as restrições propostas de “uma continuação dos crimes sionistas e da guerra religiosa liderada pelo grupo de colonos extremistas no governo terrorista de ocupação contra o povo palestino”.