Home Blog Page 2656

Jornalista sofre racismo e é agredido em supermercado no Rio

0

Nesta segunda (19), passou a circular nas redes sociais um vídeo onde o colunista Daniel Nascimento, do jornal O Dia, relata ataques que sofreu em um supermercado de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O jornalista revelou que foi agredido a socos e sofreu racismo durante uma briga com mãe e filha na noite de sexta-feira (16). Daniel gravou um vídeo que mostra uma das agressoras, identificada como Letícia Karam de Assis, cometendo injúria racial.

No vídeo, Daniel aparece discutindo com as mulheres e outras pessoas confirmam os ataques das duas contra o jornalista. Em determinado momento, as duas atacam também os outros clientes do supermercado: “Negrada”, disseram e ainda ironizavam a vítima e as testemunhas.

Daniel contou que a briga começou por conta da fila do caixa, uma vez que mãe e filha saíram e voltaram tentando passar na frente dos outros clientes. A filha, Letícia, começou a agredir e arranhar o jornalista, que foi defendido por populares.

De acordo com o jornal, Letícia foi presa em flagrante após os policiais assistirem as imagens dela falando “essa negrada”, em ofensa contra Daniel e aos demais clientes negros que estavam no local. A 52ª DP (Nova Iguaçu) investiga o caso.

Jornalista é agredido e sofre racismo de mãe e filha em supermercado de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Crédito: Divulgação pic.twitter.com/WpHatoBPw9

— Jornal O Dia (@jornalodia) February 19, 2024

Daniel Nascimento foi agredido a socos e arranhões 

Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue

0

Os casos de dengue no país já chegam a 653.656, conforme a atualização desta segunda-feira (19) do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde. São 321,9 casos por grupo de 100 mil habitantes.

De acordo com os dados, foram 94 mortes em decorrência da doença e 438 óbitos estão em investigação.

As mulheres respondem pela maioria das infecções (55%), enquanto os homens registram 45%. A faixa etária dos 30 aos 39 segue na liderança de casos de dengue, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e pelo grupo de 50 a 59 anos.

O Distrito Federal registra, atualmente, o maior coeficiente de incidência (2.405,6 casos por 100 mi habitantes), seguido por Minas Gerais (936,1), Acre (622,4), Paraná (512,6) e Goiás (487,6). Em número de casos absolutos, Minas Gerais aparece em primeiro lugar  com 192.258 registros. Em seguida estão São Paulo (90.408), Distrito Federal (67.768), Paraná (58.660) e Rio de Janeiro (41.435).

A vacinação contra a dengue começou em pelo menos seis dos dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o lote inicial de 712 mil doses. A distribuição das vacinas contra a dengue para 315 municípios iniciou no dia 8 de fevereiro.

Segundo levantamento da Agência Brasil, a vacinação foi iniciada no Distrito Federal e em Goiás, duas das regiões com maiores índices de contaminação, e também nas capitais Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio Branco (AC). Em Natal (RN) e João Pessoa (PB), a previsão de início da vacinação é nesta segunda-feira (19).

No estado de São Paulo, o município de Itaquaquecetuba, pertencente à região metropolitana de São Paulo e à do Alto Tietê, iniciou nesta segunda-feira (19) a vacinação.

O estado do Amazonas ainda não informou quando irá começar a imunização.

 

As mulheres respondem pela maioria das infecções (55%) 

Israel indica 10 de março, início do Ramadã, como prazo para invasão de Rafah

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A operação militar em larga escala de Israel em Rafah, cidade que abriga os deslocados internos da guerra na Faixa de Gaza, pode ocorrer no início do Ramadã, o mês sagrado para o islamismo que se inicia no próximo dia 10, afirmou o ex-ministro da Defesa Benny Gantz.

Membro do gabinete de guerra criado com diferentes forças políticas para as decisões relativas ao atual conflito contra o Hamas, Gantz afirmou que isso ocorrerá caso os mais de cem reféns que seguem em mãos do grupo terrorista não sejam libertados nas próximas semanas.

“O mundo deve saber, assim como os líderes do Hamas: se até o Ramadã nossos reféns não estiverem em casa, os combates continuarão em todo lado, incluindo em Rafah”, disse no domingo (18).

Gantz discursava aos membros da Conferência dos Presidentes das Principais Organizações Judaicas Americanas, um guarda-chuva dos grupos que atuam nos Estados Unidos. O premiê Binyamin Netanyahu também discursou no evento.

O líder do Unidade Nacional -hoje oposição ao governo de Netanyahu- disse que a ação seria coordenada e precedida pela retirada de civis. “E em total diálogo com nossos parceiros dos Estados Unidos e do Egito para minimizar as baixas civis”, seguiu.

“Para os que dizem que o preço de uma ofensiva é demasiado elevado, digo muito claramente: o Hamas tem uma escolha -pode se render e libertar os reféns para que os cidadãos de Gaza possam celebrar o feriado sagrado do Ramadã.”

A despeito dos argumentos dados por Tel Aviv, é ampla a desconfiança internacional sobre eventuais medidas paliativas para conter o dano humano de uma ação em Rafah, especialmente pela enorme quantidade de civis que agora residem naquela porção.

Os Estados Unidos propuseram uma versão alternativa a uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas na qual se opõem a uma invasão em larga escala do Exército de Israel em Rafah, cidade que concentra os deslocados internos pelo conflito, segundo a agência de notícias Reuters.

A proposta, embora não se distancie das críticas recentes do governo de Joe Biden à escala de destruição em Gaza, é novidade no Conselho de Segurança, fórum no qual Washington tem blindado Tel Aviv e vetado resoluções que não mencionem o direito de defesa de Israel ou tréguas prolongadas no conflito. Os EUA também sugerem um cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza.

O texto preliminar proposto por Washington “determina que, nas circunstâncias atuais, uma grande ofensiva terrestre em Rafah resultaria em mais danos aos civis e em seu deslocamento adicional, incluindo potencialmente para países vizinhos”.

Nesta segunda-feira (19) foi a vez da União Europeia afirmar que uma operação na região fronteiriça com o Egito “criaria um desastre” para os cerca de 1,5 milhão de palestinos refugiados no local.

“Seria impossível evitar mortes civis”, afirmou em Bruxelas o chefe da diplomacia do bloco, o espanhol Josep Borrell. “E isso, certamente, seria contra a lei humanitária internacional.”

A reunião de chanceleres dos países da UE foi a deixa para que muitos acompanhassem as declarações de Borrell.

“Um ataque em Rafah seria catastrófico, inescrupuloso”, afirmou o irlandês Micheal Martin. “Essas pessoas estão exaustas, não têm para onde ir; como alguém pode cogitar criar ainda mais drama?”

A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, também pediu que Israel respeite o direito internacional, ainda que tenha acrescentado que o país tem direito à autodefesa.

“O mais importante seria que o Hamas entregasse suas armas. Mas Israel tem de seguir a lei humanitária. Mais de um milhão de pessoas foram para o sul porque suas Forças Armadas diziam isso”, acrescentou ela em referência aos avisos dados por Tel Aviv para que os civis fugissem para o sul para estarem supostamente seguros.

Naturalmente o período do Ramadã já é marcado por tensões em Jerusalém. Em especial na região da mesquita de Al-Aqsa, sensível para a delicada relação entre israelenses e palestinos.

Também nesta segunda-feira o gabinete de Netanyahu disse que irá promover “alguma restrição” para fiéis muçulmanos durante o mês sagrado. Isso seria “uma decisão equilibrada para permitir a liberdade de culto, mas dentro das necessidades de segurança”, argumentou.

Não foram fornecidos detalhes de como será feita a restrição, mas há ampla pressão dos ministros mais radicais do gabinete para proibir a entrada de muçulmanos. O Hamas, por sua vez, chamou as restrições propostas de “uma continuação dos crimes sionistas e da guerra religiosa liderada pelo grupo de colonos extremistas no governo terrorista de ocupação contra o povo palestino”.

Menino de 7 anos cai do sétimo andar de prédio no Tatuapé, em São Paulo

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um menino de sete anos caiu do sétimo andar de um prédio no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Os Bombeiros foram acionados na manhã desta segunda-feira (19) após um menino de sete anos cair do sétimo andar de um prédio, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Quatro viaturas atenderam ao chamado.

Menino teve parada cardiorrespiratória. Segundo os Bombeiros, a vítima foi encontrada com ferimentos na cabeça e em parada cardiorrespiratória. Ele foi levado a um pronto-socorro. O estado de saúde não foi divulgado.

O UOL entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e aguarda retorno.

A criança caiu do sétimo andar de prédio no Tatuapé 

Notificação de infecções pelo vírus HTLV passa a ser compulsória

0

Infecções pelo vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV) em gestantes, parturientes, puérperas e crianças expostas ao risco de transmissão vertical passaram a ser de notificação compulsória no Brasil. Isso significa que profissionais de saúde de serviços público e privado devem comunicar obrigatoriamente os casos ao Ministério da Saúde.

Em nota, a pasta informou que a inclusão do HTLV na lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública permite estimar o número de pessoas com o vírus e a quantidade de insumos necessários, além de qualificar a rede de atenção para atendimento dessa população.

O próximo passo, de acordo com o ministério, é a definição – entre entes federal, estaduais e municipais – do rastreamento universal de gestantes e testes confirmatórios, conforme aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) este ano.

“Além disso, serão realizadas as definições dos casos e instrumentos para notificação; a qualificação das equipes de vigilância epidemiológica municipais e estaduais; o estabelecimento do fluxo de notificação; e o monitoramento dos casos”, completou a pasta.

O HTLV, da mesma família do HIV, foi descoberto na década de 1980. O vírus infecta principalmente as células do sistema imunológico e possui a capacidade de fazer com que percam sua função de defender o organismo.

A infecção está associada a doenças inflamatórias crônicas como leucemia, linfoma de células T do adulto (ATLL) e mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM). Outras manifestações como a dermatite infecciosa, uveíte, síndrome de sicca, ceratite intersticial, síndrome de Sjögren, tireoidite de Hashimoto, miosite e artrite, embora de menor gravidade, também são associadas ao vírus.

O tratamento é direcionado de acordo com a doença relacionada ao HTLV. O paciente deve ser acompanhado nos serviços de saúde e, quando necessário, receber seguimento em serviços especializados para diagnóstico e tratamento precoce de doenças associadas ao vírus.

A estimativa do governo federal é que mais de 800 mil pessoas estejam infectadas pelo HTLV no Brasil. O vírus pode ser transmitido durante relações sexuais sem o uso de preservativo e pelo compartilhamento de seringas e agulhas.

O HTLV também pode ser transmitido verticalmente, de mãe para filho, sobretudo via amamentação e, de forma mais rara, durante a gestação e no momento do parto.

O ministério tem como meta eliminar a transmissão vertical do HTLV até 2030, objetivo alinhado às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Profissionais de saúde de serviços público e privado devem comunicar obrigatoriamente os casos ao Mi… 

Jovem de 14 anos morre após ingerir bebida energética com cocaína rosa

0

Um rapaz de 14 anos morreu na noite de sexta-feira em Madrid, na Espanha, após ingerir uma lata de bebida energética que estava ‘batizada’ com cerca de dois gramas do que é conhecido como cocaína rosa ou ‘tusi’, uma mistura de substâncias como cetamina ou ecstasy.

Segundo o El Mundo, embora as informações iniciais indicassem que o jovem não tinha conhecimento de que estava ingerindo a mistura, os seus amigos garantem que ele a tomou voluntariamente.

A Polícia Nacional especificou que não há provas de que um desconhecido tenha colocado a droga na bebida do jovem e que o caso não está sendo investigado como homicídio.

Ainda segundo o mesmo meio, que cita fontes policiais, os amigos dizem que ele “consumia cocaína livremente”.

A autópsia confirmou que uma overdose foi a principal causa da morte do rapaz e a polícia investiga agora a origem da droga. 

Leia Também: Empresa é multada por obrigar caminhoneiro dirigir 600km após infarto

Mauro Vieira convoca embaixador de Israel em meio a crise diplomática

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) convocou nesta segunda-feira (19) o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para reunião no Rio de Janeiro, ainda nesta segunda.

Trata-se de um ato diplomático que demonstra insatisfação do governo com Israel. Além disso, o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, embarca para o Brasil nesta terça. Ele foi chamado para consultas pelo chanceler, conforme antecipou a coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

“Diante da gravidade das declarações desta manhã do governo de Israel, o ministro Mauro Vieira, que está no Rio de Janeiro para a reunião do G20, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine para que compareça hoje ao Palácio Itamaraty, no Rio. E chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que embarca para o Brasil amanhã”, disse o Itamaraty, em nota.

A manifestação ocorre em resposta à escalada da crise diplomática com Israel, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparar a ofensiva militar de Israel em Gaza ao Holocausto.

O episódio foi tema de discussão no em reunião no Palácio da Alvorada nesta manhã, com os ministros Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim.

A definição de Lula é de que não haveria qualquer forma de retratação pela sua fala, e que a resposta do governo será diplomática, vocalizada por Vieira. A avaliação é que foi uma tentativa de escalar a crise, como forma de reação às críticas não só do governo brasileiro, mas da comunidade internacional à ofensiva contra palestinos.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores do governo de Binyamin Netanyahu declarou o líder brasileiro “persona non grata”.

Além disso, o chanceler israelense, Israel Katz, fez uma reprimenda ao embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, no Memorial do Holocausto (Yad Vashem). O gesto foi classificado por um diplomata como “show”. Normalmente, advertências a embaixadores são feitas nas sedes das chancelarias.

O governo deve convocar o embaixador israelense Daniel Zonshine para prestar esclarecimentos e, como mostrou a coluna da Mônica Bergamo, chamou de volta o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, para consultas.

“A meu ver, não há de que desculpar. O que está ocorrendo é uma barbaridade”, disse Amorim à Folha.

“O chanceler [Mauro Vieira] anunciará as providências que decidir tomar. (…) Sempre tivemos grande estima pelo povo judeu, que nos deu Einstein, Freud e tantos outros, além de extraordinária contribuição à cultura brasileira”, completou, reforçando o que a primeira-dama, Janja, disse mais cedo, que Lula se referia ao governo, não ao povo judeu.

Chuvas matam pelo menos 33 pessoas na Bolívia

0

Pelo menos 33 pessoas morreram na Bolívia devido a inundações, transbordamentos e deslizamentos de terra causados pelas chuvas que têm assolado diversas regiões do país. Diante da situação do país vizinho, o governo brasileiro divulgou nesta segunda-feira (19), por meio do Itamaraty, uma nota de pesar, na qual se coloca à disposição para ações de prevenção e combate a desastres naturais.

De acordo com o vice-ministro da Defesa Civil, Juan Carlos Calvimontes, 171 casas foram afetadas; 446 casas ficaram completamente destruídas, além das 33 vítimas fatais. A capital administrativa, La Paz, é o departamento mais afetado, com 14 mortes, segundo informações da Agência Boliviana de Informação.

Em Cochabamba foram seis mortes; em Potosí, cinco; e em Santa Cruz e Chuquisaca foram contabilizadas, até o momento, quatro mortes em cada. Segundo Calvimontes, 63 municípios localizados em oito departamentos foram impactados pelas chuvas.

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, das inundações e dos deslizamentos ocorridos na Bolívia nos últimos dias, que causaram perdas humanas e materiais”, informou, por meio de nota, o Itamaraty.

“Ao manifestar disposição de seguir cooperando com a Bolívia em matéria de prevenção e combate aos desastres naturais, o governo brasileiro manifesta solidariedade ao povo e ao governo bolivianos, e em particular às famílias das vítimas e aos afetados pela tragédia”, acrescentou.

Vendaval e chuvas intensas causam estragos em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde desta segunda-feira (19), um forte vendaval acompanhado de chuva e trovões surpreendeu os moradores de Campos.

De acordo com a Defesa Civil municipal, a precipitação alcançou cerca de 20 mm em menos de uma hora. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo de ventos fortes para Campos e outras localidades da região.

Os ventos intensos causaram danos em diversos pontos da cidade. Uma loja especializada em aluguel e venda de roupas de festas, situada na rua Teotônio Ferreira de Araújo, teve sua fachada de vidro destruída. Nenhum funcionário estava presente no momento.

Na Avenida Arthur Bernardes, próximo ao cruzamento com a Beira Valão, uma árvore caiu, interditando parcialmente a pista no sentido da BR-101 (Trevo do Índio). Relatos também indicam a queda de árvores na BR-356, que liga Campos ao município de Itaperuna.

O Inmet alertou para a possibilidade de chuvas intensas, com volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos com velocidade entre 60 e 100 km/h. Essas condições aumentam o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos.

Diante dessas adversidades, o Instituto faz recomendações à população, incluindo evitar se abrigar debaixo de árvores, desligar aparelhos elétricos e buscar informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

Lula chama embaixador de Israel de volta ao Brasil

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, foi chamado de volta ao país por Lula (PT) para consultas. A embaixada brasileira agora ficará temporariamente liderada por um encarregado de negócios.

A medida é tomada quando um país quer explicitar contrariedade com os atos de outra nação. É um sinal de agravamento da crise, mas não é, ainda, um rompimento de relações diplomáticas.

No caso, ela é uma resposta ao fato de Israel ter convocado o diplomata para uma reprimenda ao Brasil depois que o petista comparou o que ocorre na Faixa de Gaza ao Holocausto.

As declarações de Lula abriram uma crise diplomática com o governo israelense. Nesta segunda (19), o Ministério das Relações Exteriores do governo de Binyamin Netanyahu declarou o líder brasileiro “persona non grata”.

Mais além, a pasta fez uma reprimenda ao embaixador Frederico Meyer no Memorial do Holocausto, o Yad Vashem. O gesto foi classificado por um diplomata brasileiro como “show”. Normalmente, advertências a embaixadores são feitas nas sedes das chancelarias.

Lula agora retribuí na mesma moeda ao convocar Frederico para voltar ao Brasil. Mais cedo, uma mensagem da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, defendendo o presidente deixou claro que Lula não pretende recuar de suas falas, nem pedir desculpas a Israel, como o governo de Netanyahu exige.

A convocação de Frederico para ir ao Memorial do Holocausto foi um recado claro e simbólico. Criado em 1953, o espaço em Jerusalém reúne vários museus, centros de pesquisa e educação sobre o Holocausto nazista, que matou 6 milhões de judeus.

No local, o chanceler Israel Katz deu declarações à imprensa e também mostrou ao diplomata brasileiro a lista com nomes de seus próprios familiares vítimas do regime de Adolf Hitler.

Lula afirmou no domingo (18) que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza configuram um genocídio e ainda fez um paralelo com o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler. “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o petista.

O premiê Netanyahu já havia dito que Lula “cruzara uma linha vermelha” com suas declarações, e alguns deputados federais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usaram o tema politicamente e chegaram a aventar um pedido de impeachment do petista.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, a reação de Israel repercutiu mal dentro do Palácio do Planalto. Integrantes do governo consideram que Tel Aviv quer aumentar a dimensão da crise.

Além disso, também há a percepção de que Israel busca com isso tirar a credibilidade internacional do Brasil, considerando que Lula vem sendo um personagem verbalmente crítico às ações israelenses.

Palestinos dizem à Corte de Haia que Israel é colonialista e realiza apartheid

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um momento já de grande escrutínio global em relação às ações de Israel em Gaza, a Corte de Haia, máxima instância de justiça da ONU, realiza ao longo de toda esta semana audiências para analisar as consequências da ocupação israelense dos territórios palestinos.

Além da Faixa de Gaza, hoje palco da guerra contra o Hamas, o escopo das análises inclui também a Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

As audiências foram convocadas após um pedido da Assembleia-Geral da ONU. As opiniões que serão consolidadas não são vinculativas, de modo que espera-se que Tel Aviv as rejeite.

O mais importante neste caso é o timing das audiências: no mesmo momento em que o governo de Binyamin Netanyahu é amplamente pressionado para não realizar uma ação terrestre em larga escala na região de Rafah, residência de milhares de deslocados internos.

As audiências devem ouvir ao menos 50 países e algumas organizações internacionais que se inscreveram manifestando desejo de participar. O Brasil é um deles e deve ser ouvido nesta terça-feira (20).

Com a recente crise diplomática aberta pelo presidente Lula (PT) ao comparar as ações de Israel em Gaza ao Holocausto nazista, há relativa expectativa sobre os argumentos que o Brasil discorrerá.

Também estão na lista, entre outros, os Estados Unidos, a Rússia, a China e a África do Sul, que atualmente acusa Israel de genocídio na mesma Corte de Haia.

Já nesta segunda-feira (19), primeiro dia das audiências, o chanceler da Autoridade Nacional Palestina, que governa a Cisjordânia ocupada, disse que Israel submete os palestinos a décadas de discriminação ao fazê-los escolher entre “deslocamento, subjugação ou morte”.

“Os palestinos suportam o colonialismo e o apartheid”, disse Riyad al-Maliki. “Há aqueles que estão enfurecidos com essas palavras. Eles deveriam estar enfurecidos com a realidade que estamos sofrendo.”

Foi rápida a reação do Ministério das Relações Exteriores de Israel, que em nota rejeitou a legitimidade das audiências desta semana, alegando que foram projetadas para “prejudicar o direito soberano de Israel de se defender de ameaças existenciais”.

O painel de 15 juízes da Corte Internacional de Justiça foi chamado para rever a ocupação israelense e suas consequências e, no final, produzir um documento de parecer consultivo. Os magistrados devem demorar cerca de seis meses para publicá-lo.

Israel não participa nas audiências, mas enviou uma declaração escrita de cinco páginas publicada pelo tribunal da ONU nesta segunda-feira, na qual afirma que um parecer consultivo seria “prejudicial” às tentativas de resolução do conflito, porque as questões colocadas pela Assembleia Geral da ONU seriam “preconceituosas”.

Israel ocupou a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, áreas que os palestinianos reivindicam para um Estado independente, na guerra de 1967 e, desde então, construiu assentamentos de colonos na Cisjordânia e expandiu-os continuamente.

Neste sentido, o atual governo, o mais à direita da história do país, é também considerado um dos mais radicais na defesa da presença dos colonos judeus.
As Nações Unidas referem-se desde 1967 aos territórios em questão como ocupados por Israel e exigem que as forças israelenses se retirem, dizendo que é a única forma de garantir a paz na região.

Leia Também: Israel declara Lula persona non grata após fala sobre holocausto

Morte por suspeita de dengue hemorrágica é investigada em São Francisco de Itabapoana

0

Uma morte suspeita de dengue hemorrágica está sendo investigada em São Francisco de Itabapaona. A paciente tinha 61 anos anos e morreu uma semana depois de dar entrada em um hospital de Campos.

E para atender a alta nos casos, a Prefeitura abriu, nesta segunda-feira (19), o Centro de Referência da Dengue (CRD), que tem como objetivo desafogar a demanda no Hospital Municipal Manoel Carola, única unidade que fazia o atendimento.

O CRD está funcionando na Unidade Básica de Saúde Francisco Ribeiro da Silva, às margens da RJ-224, no Centro.

De acordo com a Prefeitura, o número de notificações de dengue chegou a 405.

A cidade ainda aguada o resultado do exame da moradora de 61 anos, que morreu no dia 8 de fevereiro com suspeita de dengue hemorrágica.

A paciente chegou a da entrada, no dia 31 de janeiro, no hospital municipal de São Francisco, onde foi constada, em exame inicial, a suspeita de dengue. Depois, no dia 1º de fevereiro, ela precisou ser transferida para o Hospital Beneficência Portuguesa, em Campos, morrendo uma semana depois.

A Secretaria Municipal de Saúde teve acesso ao atestado de óbito que indicou duas hipóteses, sendo elas um acidente cerebral hemorrágico e dengue hemorrágica.

Fonte: g1

Jiboia com cerca de dois metros é resgatada em Imburi

0

A Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI) resgatou na última quinta-feira (15) uma jiboia com cerca de dois metros. O resgate aconteceu no interior de uma oficina mecânica, na localidade de Imburi.

De acordo com os agentes que participaram da ação, a soltura do animal foi realizada na Mata da Benta, em Morro Alegre. 

— Caso algum morador encontre qualquer tipo de animal silvestre, é muito importante que mantenha distância e nos acione imediatamente através do telefone (22) 9.98925175, que funciona 24h por dia — alertou o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito.

 

Incêndio de grandes proporções destrói galpão no Porto de Santos

0

Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão no Porto de Santos, litoral paulista, na madrugada desta segunda-feira, dia 19. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência seguia em andamento por volta das 9h, com o trabalho da equipe na região. O local fica entre as ruas João Pessoa e Doutor Cochrane. Não há relatos de vítimas. As chamas ainda persistiam no galpão no horário acima, embora a situação esteja sendo controlada, segundo o Corpo de Bombeiros. Ao menos dez viaturas permaneciam na região. Os bombeiros também verificam se imóveis vizinhos foram atingidos pelas chamas. As causas do incêndio serão investigadas.

Leia Também: Chuva forte faz casa desabar em Fortaleza; quatro pessoas são resgatadas

O local fica entre as ruas João Pessoa e Doutor Cochrane 

Empresa é multada por obrigar caminhoneiro dirigir 600km após infarto

0

O Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valenciana, na Espanha, condenou uma empresa de transportes a pagar uma indenização de 30 mil euros (cerca de 160 mil reais) ao caminhoneiro que obrigou a dirigir mais de 600 quilômetros, após ter sofrido um enfarte. A justiça ordenou, também, a reintegração do homem – que tinha sido posteriormente despedido – na empresa.

Segundo os jornais ABC e Información, o caso aconteceu em 12 de dezembro de 2021, quando o condutor se encontrava fazendo entregas entre a Alemanha e a Suécia. Naquele dia, queixando-se de dores no peito, foi internado no hospital alemão Marien de Euskirchen, para receber tratamento devido a um enfarte do miocárdio. Dois dias depois, foi-lhe dada alta, devendo manter-se sob avaliação, sendo atendido em um centro médico caso os sintomas piorassem.

Assim, o homem informou a entidade patronal, referindo que estava fazendo exames, que sentia dores no peito e que deveria regressar a casa até 31 de dezembro, porque estava ficando sem medicamentos e tinha receio pela sua saúde. A empresa respondeu, no entanto, que sem uma baixa médica oficial não poderiam financiar o seu regresso a Espanha.

O homem teve de deslocar-se até Estrasburgo (França), passando pelos Países Baixos, para que um outro caminhoneiro da mesma empresa o levasse de volta a Espanha. Ao todo, foram 674 quilômetros de viagem até ‘pegar carona’.

Depois, a caminho de casa, ainda teve de fazer um total de sete paragens em Barcelona, na companhia do seu colega de profissão, para fazer descargas.

Quando conseguiu, finalmente, chegar a Espanha, o homem foi despedido e obrigado a devolver o celular e os cartões da empresa presencialmente, apesar do seu frágil estado de saúde.

A condenação do tribunal veio após rejeitar o recurso imposto pela empresa, mas também um outro apresentado pelo trabalhador, que exigia uma indenização maior.

A sentença dá razão ao motorista que considera que os seus direitos fundamentais, como o seu direito à integridade física, não foram respeitados.

Casos graves de dengue podem causar hepatite e insuficiência renal

0
Foto: Divulgação Ascom

Diante da alta nos casos de dengue no município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que casos graves de dengue podem levar a quadros como hepatite e até mesmo insuficiência renal. O município registrou 475 casos de dengue, até o momento, em 2024.

Em casos graves da doença, é possível que o paciente desenvolva sequelas, principalmente relacionadas ao dano que a doença pode provocar nos órgãos, como hepatite (inflamação no fígado) e insuficiência renal crônica.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, o infectologista Charbell Kury, falou mais sobre as sequelas que o sorotipo 3 da dengue pode causar nos pacientes. “A dengue é uma doença inflamatória aguda que causa uma inflamação em vários órgãos, incluindo o fígado e os rins. O sorotipo 3 , que está em circulação, pode causar hepatite e lesão renal, e pode deixar sequelas no paciente. Isso ocorre porque as lesões hepática e renal se mantêm mesmo após a hepatite ser tratada”, disse Charbell.

O subsecretário também citou outras complicações que a dengue pode causar. “A dengue tem a possibilidade de causar complicações hematológicas, neurológicas, hepáticas e cardíacas. O vírus também tem uma característica de causar encefalite, que é a inflamação cerebral, podendo também causar meningite, que é a meningoencefalite”, explicou o infectologista.

A estudante Ana Clara, de 18 anos, não pertence ao grupo de infectados que tiveram sequelas, mas ela relata como foi o período enquanto estava com o vírus. “Meus sintomas foram muita dor de cabeça e no corpo, tive 39° de febre e muita sensação de fraqueza. Fiz o tratamento recomendado pela médica, tomei bastante líquido, dipirona e remédio para enjoo. Os sintomas duraram cerca de 10 dias, e hoje, graças ao tratamento que eu segui à risca, estou melhor”, comentou Ana Clara.

A Vigilância em Saúde reforça que a prevenção é a melhor saída para evitar números ainda mais alarmantes da doença. “Temos que trabalhar com a prevenção. O município já faz esse trabalho com os mutirões, mas de nada adiantam as ações do poder público se a população não fizer, também, o seu trabalho, como evitar acúmulo de água nas nossas casas, onde estão 80% dos focos do mosquito”, alertou Charbell Kury.

Fonte: Ascom

Transporte universitário: cadastramento começou nesta segunda-feira (19)

0

O cadastramento e recadastramento do transporte universitário e de alunos de cursos profissionalizantes começou nesta segunda-feira (19). O serviço é fornecido gratuitamente pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI).

O procedimento será realizado na Secretaria Municipal de Transportes, de 8h as 11h e de 13h as 16h. É necessário apresentar duas fotos ¾ atuais, comprovante de matrícula, cópia do Registro Geral (RG), do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de comprovante de residência referente a dezembro de 2023 ou a janeiro de 2024. Os estudantes precisam ficar atentos ao dia destinado a cada localidade. O cronograma está disponível no final da matéria.

O secretário municipal de Transportes, Gustavo Alves, destacou que o procedimento somente será realizado se a documentação estiver completa. “Só assim, será possível confeccionar as carteirinhas de identificação e sem ela, o aluno não poderá embarcar nos ônibus”, informou.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos pontuou sobre o comprometimento da municipalidade em promover o transporte dos estudantes. “Seja no período da manhã ou no da noite, queremos facilitar o acesso dos nossos jovens à educação e qualificação”, afirmou.

Confira o calendário de cadastramento:

19 e 20 de fevereiro

Rota 01 – Gargaú – Santa Clara (Rodovia Gargaú /Santa Clara até o Hotel Mineirão).

Rota 02 – Santa Clara – Sossego – Praia dos Sonhos – Volta da Figueira – Rua da Jaca – Santa Rita.

 

21 e 22 de fevereiro

Rota 03 – Guaxindiba – Ilha dos Mineiros – Fazendinha – Boca da Areia. Rota 08 – Macuco – São Francisco (Trevo das Praias e Avenida Edenites da Silva Viana).

 

23 e 26 de fevereiro

Rota 06 – Travessão de Barra – Lagoa Feia – Morro do Bode – Batelão – Praça da Fé – Bom Lugar – Ladeira das Pedras.

Rota 07 – Praça João Pessoa – Vilão – Ponto de Cacimbas.

 

27 e 28 de fevereiro

Rota 04 – Barra do Itabapoana – Lagoa Doce – Tatagiba – Guriri – Buena – Manguinhos.

Rota 05 – Batelão – Guarixima – Amontado – Brejo Grande – Coreia – São Francisco (Rua Daud Salomão Acruche e Rua Júlio Gomes Marinheiro).

 

29 de fevereiro e 1º de março

Rota 09 – Imburi de Barra – Boa Sorte – Baixinha – Alegria dos Anjos – Valão Seco – Nova Belém (Pista) – Bom Jardim – Volta Redonda – São Francisco (Até o Colégio Estadual).

Rota 10 – Pingo D’Água – Praça Imaculada – Santa Luzia – Morro Alegre – Estreito – Arueira – Imburi de Cacimbas – Floresta.

 

04 e 05 de março

Rota 11 – Turno da Manhã

 

06, 07 e 08 de março

Repescagem para quem perdeu o prazo

Cras iniciam atualização do Cadastro Único para evitar bloqueios de benefícios

0

Cras do Centro é um dos existentes no município

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI), através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), iniciou neste mês a Ação de Qualificação Cadastral 2024. A iniciativa visa corrigir e atualizar dados do Cadastro Único (CadÚnico), o que vai evitar o bloqueio e suspensão de benefícios, como o Programa Bolsa Família (PBF), Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo a coordenadora do PBF e CadÚnico em SFI, Ludimila Manhães, a ação possui dois grupos: Revisão Cadastral, que inclui cadastros desatualizados desde outubro de 2021, e Averiguação Cadastral, que apresenta grupos com indicativo de renda não declarada ou indícios de composição familiar divergente.

— É importante alertar que as famílias que estão nesses grupos devem comparecer ao Cras de referência para agendar a atualização do CadÚnico. Além dos bloqueios e suspensões, se os cadastros não forem atualizados podem ser excluídos e consequentemente perder os benefícios vinculados — alertou, acrescentando que todos que possuem CadÚnico estão sujeitos a receber visita domiciliar para atualização cadastral e confirmação de dados.

Em SFI, conforme lista do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), há aproximadamente mil famílias em averiguação cadastral e 540 na revisão cadastral nesta primeira fase que inclui o público prioritário. Para conferir a listagem completa, clique aqui.

Para outros esclarecimentos, dúvidas e denúncias de recebimento indevido, a população deve entrar em contato com a Coordenação do Cadastro Único e PBF através do telefone (22) 99798-7201, que também recebe mensagens através do WhatsApp. Informações sobre cartões e Caixa Tem podem ser obtidas com a Agência da Caixa Econômica, cujo telefone é 2789-1140.

Viúva diz que vai continuar luta de Navalni contra Putin

0

(FOLHAPRESS) – A viúva do líder opositor russo Alexei Navalni, Iulia, disse nesta segunda (19) que ela continuará o trabalho do marido e exortou seus seguidores a lutarem com ainda mais intensidade contra o governo de Vladimir Putin –a quem culpou pela morte do ativista.

Navalni, 47, morreu na sexta (16) em uma remota prisão acima do Círculo Polar Ártico, onde cumpria mais de 30 anos de prisão. Seu corpo ainda não foi liberado, e não há dados acerca de sua necropsia, o que só faz aumentar a aura de mistério em torno do que aconteceu.

“Eu quero viver numa Rússia livre, quero construir uma Rússia livre”, afirmou Iulia Navalnaia, também de 47 anos, em um vídeo de nove minutos. Ela se reuniu com chanceleres da União Europeia nesta segunda, em Bruxelas.

Visivelmente emocionada, ela direcionou sua raiva contra o presidente russo. “Vladimir Putin matou meu marido. Ao matar Alexei, Putin matou metade de mim, metade do meu coração, metade da minha alma. Mas eu ainda tenho a outra metade, e ela me diz que eu não tenho o direito de desistir. Eu vou continuar o trabalho de Alexei Navalni, continuarei a lutar pelo nosso país”, afirmou.

Ela e os dois filhos moram na Alemanha, país em que Navalni havia sido tratado do envenenamento que ele acusou ter sido obra do FSB, o serviço secreto russo. Quando voltou à Rússia no começo de 2021, após acusar Putin de ter tentado matá-lo, Navalni acabou preso.

Ele tinha uma condenação suspensa por corrupção, e o fato de ter deixado a Rússia em coma foi interpretado como tentativa de fuga e desrespeito à corte. Daí em diante, audiências sucessivas lhe aumentaram a pena de 3,5 anos para 30,5 anos de cadeia. Em agosto, foi condenado por extremismo e, depois, levado para o Ártico.

Aliados do ativista consideram que a morte passa pelas condições de seu encarceramento. Na antevéspera do fato, ele havia ganho 15 dias a mais de confinamento solitário por se desentender com um guarda.

O seu Fundo Anticorrupção, considerado um grupo extremista na Rússia, segue operando de forma virtual, com a maior parte de seus integrantes no exílio. Sua capacidade de mobilização, que gerou grandes atos em 2017 e manifestações espontâneas pela prisão de Navalni em 2021, está bem reprimida.

Mesmo homenagens simples ao ativista foram alvo de repressão policial na sexta e no sábado (17). Mais de 400 pessoas foram presas por se reunir e depositar flores em monumentos à repressão política soviética.

É incerto qual papel terá Iulia, uma figura central na vida de Navalni, como o documentário epônimo que ganhou o Oscar de 2023 mostra, no processo agora. Nada indica que ela vai deixar o exílio com a família.

Enquanto isso, ela sugeriu que o governo envenenou o ativista novamente como o agente neurotóxico Novitchok (novato, em russo), o mesmo usado em 2020 na Sibéria. Por isso, disse, estariam escondendo o corpo até que os traços do veneno desaparecessem.

“Eu peço que vocês dividam a raiva comigo. Raiva, ódio daqueles que ousaram matar nosso futuro”, disse. O Kremlin afirmou que qualquer insinuação de responsabilidade de Putin na morte, como as feitas pelo presidente americano, Joe Biden, são inaceitáveis.

Nesta segunda, o porta-voz Dmitri Peskov afirmou que a apuração da morte segue em curso. Ele disse que o Ocidente quer tumultuar a eleição presidencial russa, daqui a um mês, na qual Putin será reeleito para um mandato de seis anos.

Leia Também: Saiba quem foi Alexei Navalni, líder opositor russo morto na cadeia

Greve na Torre Eiffel fecha um dos monumentos mais populares do mundo

0

Os visitantes que pretendem visitar a Torre Eiffel, em França, nesta segunda-feira, estão dando ‘com a cara na porta’. 

Segundo o ABC, uma placa foi fixada na entrada em inglês: “Devido à greve, a Torre Eiffel está fechada. Pedimos desculpas”.

No site oficial da Torre Eiffel também pode ler-se o aviso, que acrescenta que quem tenha bilhetes eletrônicos deve verificar as suas caixas de e-mail. 

A Torre Eiffel está aberta ao público 365 dias por ano, mas ocasionalmente é afetada por greves. Em dezembro, fechou durante um dia devido a uma greve nas negociações contratuais.

Stephane Dieu, do sindicato CGT, que representa um grande número de funcionários da Torre Eiffel, disse que a greve desta segunda-feira visa um aumento salarial proporcional às receitas provenientes da venda de bilhetes e uma melhor manutenção do monumento, que é propriedade do município parisiense.

Leia Também: Gaivota é flagrada ‘relaxando’ com cigarro eletrônico no bico; veja