Home Blog Page 2657

Chuva forte faz casa desabar em Fortaleza; quatro pessoas são resgatadas

0

O desabamento de uma casa duplex resultou em quatro feridos no Bairro Cais do Porto, em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (19). Durante o incidente, ocorria uma intensa chuva em Fortaleza e em todas as regiões do Ceará.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas e conseguiram resgatar as quatro pessoas com vida. Elas foram conduzidas conscientes para o Hospital Instituto Doutor José Frota, localizado no Centro de Fortaleza.

Os bombeiros alertaram os moradores vizinhos sobre os riscos de novos desabamentos na região devido à chuva, e a área foi isolada.

A Defesa Civil de Fortaleza está presente no local, prestando auxílio às famílias afetadas.

Leia Também: Turista morre afogado após escorregar em cachoeira na Chapada dos Veadeiros

 
 
 

As pessoas foram conduzidas conscientes para o Hospital Instituto Doutor José Frota, localizado no C… 

Homem é preso em flagrante por roubo ocorrido no Centro de Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na tarde deste domingo (18) agentes da Operação Segurança Presente, realizaram uma prisão em flagrante por roubo a transeunte na Rua Dr Gesteira Passos, no Centro de Campos.

O suspeito, identificado pelas inicias L.E.O.D. e com antecedentes criminais por furto e tráfico de drogas, foi avistado entregando os pertences roubados a um morador de rua, após ter abordado um senhor de idade próximo ao colégio Nilo Peçanha. Ao perceber a presença policial, tentou fugir, sendo alcançado e detido pela equipe.

Durante a abordagem, foram encontrados com o suspeito um celular da marca Multilaser e R$120. Após contato com a vítima, que reconheceu o celular e o acusado, foi constatado o crime de roubo.

O suspeito foi detido utilizando algemas, conforme protocolo de segurança, e encaminhado à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foi autuado pelo crime de roubo e permaneceu sob custódia.

Avião de passageiros pousa em segurança em Belgrado após vários danos

0

Um avião com 106 passageiros a bordo aterrissou em segurança e sem vítimas no aeroporto de Belgrado, depois de sofrer graves danos logo após decolar da capital sérvia, relataram hoje vários meios de comunicação social locais.

O Embraer E-195 da companhia grega Marathon Airlines, que opera vários aparelhos em nome da transportadora nacional sérvia, tinha como destino, no domingo à tarde, a cidade alemã de Dusseldorf.

O serviço de monitoramento de aviões Flightradar24 indicou que o voo JU324 não tinha distância suficiente para uma decolagem segura.

Durante a decolagem, o lado esquerdo da aeronave ficou seriamente danificado, ao ser atingido o sistema de aterrissagem por elementos da pista oposta à que estava a ser usada e localizada relativamente perto de uma movimentada rodovia.

Imagens de vídeo e fotos do avião entretanto divulgadas mostram um grande buraco e um buraco na fuselagem na base da asa esquerda, tendo também a zona da cauda ficado danificada.

Os bombeiros lançaram espuma na fuselagem, face ao risco de derramamento de combustível.

Depois de ter conseguido ganhar altura, o avião esteve ainda cerca de uma hora no ar antes de aterrissar com segurança no aeroporto de Belgrado, relataram os meios de comunicação locais, citando testemunhos de passageiros.

Depois de serem acompanhados para fora da aeronave, a AirSerbia informou os passageiros que o regresso se devia a motivos técnicos e que não corriam risco de vida.

Devido a este incidente, o aeroporto foi encerrado por algum tempo e os aviões desviados para outros aeroportos.

Leia Também: Homem é biologicamente incapaz de sonhar; acontece com 4% da população

Homem é biologicamente incapaz de sonhar; acontece com 4% da população

0

Para a maioria das pessoas, sonhar não custa nada. Até mesmo de olhos abertos, conseguimos ‘viajar’ para aquela praia paradisíaca onde gostaríamos de estar, para um lugar onde está o amor da nossa vida ou até mesmo para junto do nosso maior ídolo.

Contudo, para 4% da população, o mundo dos sonhos, compreendido como aquele território em que a mente cria histórias com imagens, sons e até mesmo cheiros enquanto dormimos ou até mesmo acordados, é algo desconhecido, pois sofrem de afantasia.

Esse é o caso do médico venezuelano Guillermo Acevedo, que reside em Espanha desde 2013. Em entrevista à BBC, o profissional de saúde afirmou que o seu cérebro “é como um computador com o monitor desligado ou que só armazena arquivos de texto. Não suporta jpg, png ou nenhuma imagem”.

Guillermo só descobriu que sofria dessa condição enquanto trabalhava em um hospital psiquiátrico. “Comecei a aprofundar meus conhecimentos em neurologia e doenças mentais e me deparei com um artigo de 2005 de Zeman, que tratava da mente cega”, relatou a partir de San Sebastián, cidade onde reside e trabalha há seis anos.

“Esse artigo descreve como as pessoas que têm afantasia pensam e como não conseguem imaginar coisas, ou seja, que não conseguem reproduzir imagens em suas cabeças. E eu pensei: ‘Mas há pessoas que fazem isso?'”, admitiu, acrescentando que pensava que sonhos e imaginação eram algo “metafórico” e que as pessoas não visualizavam de fato o que estavam contando.

“Se alguém disser para imaginar uma maçã, a pessoa fecha os olhos e visualiza uma maçã porque os neurônios do cérebro que têm a imagem da maçã são ativados, mesmo que não tenha uma maçã à frente. Eu não consigo fazer isso. Sei o que é uma maçã, conheço a forma e as cores, mas não consigo vê-la graficamente quando não a tenho na minha frente”, descreveu.

Atualmente, o médico de 35 anos compreende por que, quando era criança e lhe pediam para desenhar a família na escola, tudo era “muito esquemático, tipo boneco de palito, sem qualquer detalhe”.

Mesmo durante o sono, Guillermo não consegue sonhar. “Eu achava que não me lembrava dos meus sonhos, mas agora sei que não tenho mesmo sonhos”, explicou.

Apesar de sofrer dessa condição, isso não interfere em seu QI. Além de ser médico, possui uma cultura vasta. A incapacidade de imaginar ou sonhar só o afeta mais quando, por exemplo, gostaria de relembrar o passado, pessoas que já se foram ou lugares pelos quais passou. Ou quando precisa preparar uma viagem ou surpresa.

Mas mesmo isso é uma faca de dois gumes. “Eu sofro pouco. Quando deixo de ver a pessoa ao vivo, a dor passa. Só quando vejo uma fotografia é que me lembro. As memórias não me amarram. Eu vivo no agora”, concluiu.

Leia Também: Gaivota é flagrada ‘relaxando’ com cigarro eletrônico no bico; veja

Mulher que integrava quadrilha que aplicava o golpe do “Boa Noite, Cinderela” é presa em Campos

0
Foto: Reprodução Polícia Civil

Policiais civis da 123ª DP (Macaé) prenderam, uma mulher que integrava uma quadrilha especializada em aplicar o golpe “Boa Noite, Cinderela” para roubar as vítimas. Ela foi localizada em Parque Eldorado, em Guarus, no município de Campos dos Goytacazes, Região Norte do estado.

Segundo as investigações, a mulher fez vítimas nas cidades de Campos e de Macaé. Após trabalho de inteligência, os agentes localizaram a criminosa no momento em que ela saía da academia a qual frequentava. Contra a mulher foi cumprido um mandado de prisão pelo crime de roubo.

Asfalto Novo na área central de Campos: obras retornam nesta segunda em diferentes pontos

0
Asfalto Novo/Foto: Divulgação Ascom
As obras do Asfalto Novo retornam nesta segunda-feira (19) com execução de serviços de massa asfáltica e fresagem. Já a partir de terça-feira (20) até sexta-feira (23), os trabalhos ficarão concentrados somente na aplicação de massa asfáltica, conforme o cronograma prévio (AQUI).

O serviço de fresagem ocorrerá na Rua José do Patrocínio, no trecho entre a Rua Dr. Lacerda Sobrinho e a Rua Santo Afonso. O acesso pela Rua Lacerda Sobrinho será interditado. O mesmo trabalho será realizado na Rua Alceu da Silva Gomes, entre a Avenida 28 de Março e a Rua 13 de Maio, com interdição do acesso pelas Ruas 13 de Maio e Avenida 28 de Março.

Já o serviço de aplicação de massa asfáltica será realizado na Rua Santo Afonso, entre a Avenida 28 de Março e a Rua Saldanha Marinho. Haverá interdição pelas Ruas Conselheiro Otaviano e José do Patrocínio.

Fonte: Ascom

Arma e munições são apreendidas pela Polícia Militar em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Neste domingo (18) em deslocamento pela RJ 240, na localidade de Pipeiras, em Sabonete, em Campos, os agentes da Polícia Militar observaram dois homens em uma motocicleta.

Ao perceberem a presença da viatura, os indivíduos demonstraram nervosismo e empreenderam fuga. Durante a tentativa de abordagem, um dos ocupantes da moto arremessou um objeto, em seguida, evadiram-se do local.

Após retornarem à área onde ocorreu o caso, a equipe policial encontrou um revólver Taurus calibre 38, contendo munição suprimida, além de três munições intactas. Diante dos fatos, a guarnição encaminhou o material apreendido à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o caso foi registrado.

Turista morre afogado após escorregar em cachoeira na Chapada dos Veadeiros

0

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL-FOLHAPRESS) – Um turista morreu afogado após escorregar em uma cachoeira na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás (GO), na tarde deste sábado (17).

Testemunhas informaram ao Corpo de Bombeiros que o turista, identificado como Pedro Henrique Pereira Alves, 29, escorregou em um desnível enquanto tomava banho na cachoeira Almécegas 1, na Fazenda São Bento.

Ele caiu na parte funda da cachoeira e acabou se afogando.

Após uma hora submerso, o corpo foi retirado por funcionários do local a uma profundidade de sete metros.

O turista estava em um grupo de 11 pessoas do Distrito Federal.

O Corpo de Bombeiros usou técnicas de salvamento terrestre para realizar o transporte do corpo da cachoeira até a sede da atração turística, a 1 km de distância, em terreno rochoso, acidentado e íngreme.

Quatro policiais militares, dois agentes da Polícia Técnico-Científica e seis guias locais deram auxílio na operação. Ao final, o corpo da vítima ficou sob os cuidados da Polícia Técnico-Cientifica do Estado de Goiás.

Leia Também: Netanyahu diz que Lula ‘cruzou linha vermelha’ ao comparar ações em Gaza a Holocausto

O turista estava em um grupo de 11 pessoas do Distrito Federal 

PRF apreende veículo ligado a caso de receptação na BR-101

0
Foto: Divulgação PRF

Neste domingo (18), por volta das 17h30, durante uma fiscalização estática no km 78 da BR-101, a equipe da PRF observou um veículo Jeep/Renegade, de cor preta, despertando sua atenção.

Após verificar o veículo, constatou-se que estava registrado em nome da empresa Localiza e havia um registro de Apropriação Indébita datado de 27/12/2022, da 41ª DP – Vila Rica, no estado de São Paulo.

Ao ser indagado sobre a procedência do veículo, o condutor inicialmente alegou tê-lo emprestado de um tio, cujo nome e endereço não pôde fornecer. Posteriormente, afirmou ter adquirido o veículo em uma troca com seu antigo carro (um Corolla), negociada com um indivíduo conhecido através do Facebook.

Investigações revelaram que esse indivíduo estava envolvido em um caso de recuperação de veículo roubado na 147ª DP – São Francisco de Itabapoana, além de ser acusado de uso de documento falso e adulteração de identificação veicular, resultando em sua prisão em flagrante em 15/12/2023.

Embora não houvesse um mandado de prisão para o condutor do veículo, ele admitiu estar ciente de problemas relacionados ao veículo.

Diante dos fatos, tanto o condutor quanto o veículo foram encaminhados à 134ª Delegacia de Polícia do Centro de Campos para registro da ocorrência.

Estudantes indianos têm morrido de formas misteriosas nos EUA

0

Uma série de trágicos óbitos entre a comunidade estudantil indiana nos Estados Unidos está gerando preocupações.

Conforme relatado pelo Times of India, somente em 2024, sete jovens de ascendência indiana ou indo-americana faleceram prematuramente em circunstâncias diversas, incluindo suicídios, overdoses e atos violentos.

Todos os homens envolvidos tinham menos de 25 anos. Dois deles faleceram por suicídio, outros dois por overdose, dois foram encontrados mortos após desaparecimento e um foi vítima de espancamento até a morte. De acordo com informações policiais citadas pelo mesmo jornal, esses eventos ocorreram em vários estados, desde  Connecticut até  Indiana.

A onda de óbitos está questionando a segurança e o bem-estar dos estudantes indianos nos EUA, frequentemente confrontados com expectativas familiares, além de lidar com questões de racismo e discriminação.

O governo indiano e a comunidade indo-americana instaram as autoridades norte-americanas a garantir a segurança desses estudantes.
 
Leia Também: Autoridades procuram menino de dois anos que caiu ao rio em Leicester

Gaivota é flagrada ‘relaxando’ com cigarro eletrônico no bico; veja

0

Uma cena curiosa foi registrada na semana passada em Dorchester, no Reino Unido: uma gaivota foi filmada com um cigarro eletrônico no bico, em cima de um carro estacionado.

O autor do registro, Darren Scource, de 42 anos, contou ao Daily Mail que ficou tão chocado com a cena que se esqueceu de pagar o estacionamento.

“Vi a gaivota, saí do carro e fiquei estupefato. Não acreditava no que estava vendo. A gaivota parecia tão relaxada com o cigarro eletrônico no bico. Tenho certeza de que estava tentando fumar aquilo”, disse o britânico, brincando que o pássaro deve ter ouvido falar da intenção do primeiro-ministro britânico de proibir todos os cigarros eletrônicos no Reino Unido até 2030.

Em apenas alguns dias, o vídeo compartilhado por Darren nas redes sociais teve mais de 3 milhões de visualizações.

Veja o vídeo na galeria acima!

Milei tenta conter efeitos da explosão de preços

0

(FOLHAPRESS) – Na emergência de um hospital particular em Buenos Aires, o enfermeiro Matías Sánchez, 38, faz um curativo na testa de uma paciente, enquanto responde quanto deve custar a sutura sem plano de saúde. “Bom, ainda é pagável”, diz ela.

“Por enquanto”, rebate ele.

Sem contar com as ajudas anunciadas aos mais pobres pelo governo de Javier Milei, a classe média que ainda consome saúde e educação privadas na Argentina tem sido uma das principais afetadas pela explosão de preços que o país vive desde dezembro.

A inflação, que já vinha alta desde 2022 e durante as eleições no ano passado, disparou ainda mais depois que o novo presidente desvalorizou a moeda local e acabou com congelamentos impostos pela gestão peronista anterior, admitindo que nos primeiros meses as medidas exigiriam o que chamou de “sacrifícios dolorosos” da população.

Nesse estrato da sociedade, isso tem significado comprar menos ou piores produtos no mercado, deixar o carro na garagem, cancelar o plano de saúde ou até mudar os filhos de escola, cujas mensalidades devem subir de 30% a 50% neste ano letivo. Por isso, agora, o presidente ultraliberal começa a falar em auxílios também para esse grupo.

“Vamos incorporar um mecanismo de assistência à classe média para que as crianças não percam o colégio. Se a renda cai e você tem que mudar as crianças de escola é traumático para pais e filhos”, disse Milei a uma rádio local na quinta-feira (15), às vésperas da volta às aulas em março.

O anúncio acontece depois que ele eliminou subsídios de transportes e energia e praticamente zerou os repasses não obrigatórios às províncias, seguindo seu grande objetivo de reduzir gastos, reequilibrar as contas públicas e liberalizar a economia -e travando uma guerra com governadores no caminho.

“Casta a la vista, baby”, publicou Milei no último dia 8, numa montagem de si próprio que evoca a célebre frase do filme “Exterminador do Futuro” contra governadores, deputados e sindicalistas. Depois de um período de alianças, ele os acusa de terem travado seu pacote de reformas liberais apelidado de “lei ônibus” no Congresso.

Os governadores chegaram a ameaçar deixar o governo federal sem energia ou acesso aos portos se Javier Milei não voltar atrás. “Só falta o presidente bater no Chapolin Colorado, aí não sobra mais ninguém na Argentina”, disse o governador de Córdoba, Martín Llaryora, um dos que começaram apoiando o governo.

A ajuda escolar à classe média, segundo Milei, virá em forma de vouchers para o pagamento de mensalidades e materiais escolares, algo que o presidente prometeu durante a campanha. Mas ainda não se sabe como eles serão implementados, quais os valores ou quantas pessoas os receberão. Nem se serão suficientes.

“Usar serviços privados é um dos principais critérios de construção da classe média na Argentina, enquanto a classe baixa usa serviços públicos. A grande pergunta é: ela vai conseguir sustentar isso?”, questiona Julio Birdman, cientista político e professor da UBA (Universidade de Buenos Aires).

Ele também destaca que as diferenças entre a classe média e média alta no país, que hoje não são tão distantes, devem se ampliar. “Elas são próximas culturalmente, consomem de maneira parecida e usam serviços privados. Agora, pode ser que a situação fique mais parecida à do Brasil ou do Chile”, afirma.

No primeiro trimestre de 2023, a pirâmide salarial da Argentina tinha 5% da população na classe alta, 45% nas classes médias (alta ou baixa) e outros 50% nas classes baixas, segundo os últimos dados divulgados pela consultoria W. Os níveis de pobreza, porém, subiram desde então.

Por enquanto, o governo Milei tem concentrado as ajudas nesse último grupo, que não consegue pagar os preços nos mercados e já chega a pular refeições, limitando-se a ensopados ou massas.

Depois de ampliar os valores do auxílio por filho e do cartão alimentar, o presidente anunciou, na semana passada, um aumento de 311% na ajuda escolar, de 17 mil para 70 mil pesos (R$ 70 para R$ 300 na cotação paralela). Isso ao mesmo tempo em que revisa quem recebe os benefícios e ameaça retirá-los de quem bloquear ruas em protestos.

“Milei é como um [Jair] Bolsonaro com os votos de Lula, ele tem os votos da população mais pobre do país, também por isso aumenta os subsídios”, diz o professor Birdman, analisando que as medidas “revolucionárias” do presidente ultraliberal estão gerando um novo sistema de ganhadores e perdedores no país.

Entre o último grupo, além da classe média, estão os trabalhadores informais, que têm mais dificuldade de ampliar salários sem o respaldo de sindicatos. A faxineira Claudia Garcia, 43, por exemplo, não aumenta o valor da hora de trabalho desde dezembro, mesmo com a explosão nos preços no período: “Senão o patrão vai pensar que é abuso”, afirma ela.

Entre os ganhadores, por outro lado, estariam o campo e os exportadores, que podem comercializar seus produtos com cotação de dólar mais favorável; os empresários, empreendedores e vendedores, que atuam com menos restrições do Estado; e também os trabalhadores dos setores mais beneficiados.

Milei faz suas primeiras mudanças radicais de austeridade apostando no apoio que teve nas urnas de 56% da população, a quem nunca mentiu sobre as consequências. A grande questão é quanto tempo a sociedade argentina vai aguentar. “Os 26% que só votaram nele no segundo turno terão menos paciência”, pondera Birdman.

Leia Também: Inflação ao consumidor na Argentina salta 254,2% no confronto anual de janeiro

Briga em bar deixa homem ferido em São Francisco de Itabapoana

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Na madrugada deste domingo (18), um homem de 26 anos, identificado como C.N.S., foi ferido com uma faca durante uma briga em um bar na Estrada Tipiti, em São Francisco de Itabapoana.

De acordo com a Polícia Militar, os policiais foram alertados sobre o caso e encontraram a vítima já socorrida no Hospital Manoel Carola. Segundo relatos da PM, a vítima afirmou ter se envolvido em uma discussão com o suspeito, sendo separados por outros clientes. Posteriormente, o suspeito retornou ao local e o esfaqueou na costela.

O ferido foi tratado no hospital e está fora de perigo. O suspeito não foi encontrado pela polícia e o caso foi registrado na 147ª Delegacia de Polícia de SFI.

Homenagens a Navalny são removidas durante a noite; veja o vídeo

0

Homenagens florais a Alexei Navalny, o mais ferrenho opositor do presidente Vladimir Putin, foram retiradas durante a noite de sábado por grupos não identificados, conforme mostram vídeos nas redes sociais e que podem ser vistos acima.

Mais de 400 pessoas foram detidas em várias cidades da Rússia depois de prestarem homenagens a Navalny com flores, de acordo com o OVD-Info, um grupo que monitora a repressão política no país.

A inesperada morte de Navalny, aos 47 anos, impactou muitos russos que depositavam nele suas esperanças para o futuro como crítico de Putin.

Mesmo após sobreviver a um envenenamento e enfrentar várias condenações, Navalny manteve sua crítica implacável ao Kremlin.

A notícia de sua morte reverberou globalmente, levando centenas de pessoas em dezenas de cidades russas a prestarem homenagens com flores e velas em memoriais e monumentos improvisados às vítimas da repressão política.

No entanto, a polícia bloqueou o acesso a um memorial em Novosibirsk e deteve pessoas em locais semelhantes em Surgut, conforme relatado pelo OVD-Info.

Grigory Mikhnov-Voitenko, um sacerdote da Igreja Ortodoxa Apostólica, também foi detido por organizar uma cerimônia em memória de Navalny e, posteriormente, hospitalizado após um AVC.

A morte de Navalny ocorre um mês antes das eleições presidenciais na Rússia, prevendo mais seis anos no poder para Vladimir Putin. A causa da morte ainda é incerta, e a entrega do corpo à família permanece indefinida.

A equipe de Navalny alega assassinato e acusa as autoridades de atrasar deliberadamente a liberação do corpo, gerando informações contraditórias para a mãe e advogados do opositor.

“Tudo está coberto por câmeras na prisão. Cada passo dele foi registrado. Em dois dias, não houve vazamentos. Não há espaço para incertezas”, disse Leonid Volkov, aliado próximo de Navalny.

Uma nota entregue à mãe de Navalny afirma que ele morreu às 14h17 de sexta-feira. Preso desde janeiro de 2021, Navalny considerava sua sentença de 19 anos como uma prisão perpétua política.
 
 Leia Também: Corpo de Navalni apresenta sinais de hematomas e convulsões, diz jornal

 

Palhaço pega 235 anos de prisão por ter matado duas filhas em incêndio

0

Na última semana, em Oaxaca, México, um palhaço conhecido como Leonel Agudo Mora, ou Pistachón nos rodeios locais, foi condenado a 235 anos de prisão por assassinar suas duas filhas e tentar matar a esposa e sogra.

O crime ocorreu em 3 de janeiro deste ano, quando, após uma discussão com a esposa, Leonel incendiou a casa da família.

As filhas não sobreviveram, e a esposa e a sogra ficaram gravemente feridas.

De acordo com o site Infobae, após quase um mês hospitalizado por queimaduras, Leonel foi detido em 2 de fevereiro, sendo acusado formalmente de dois homicídios e duas tentativas de homicídio.

A sentença determina que cumprirá a pena na Cidade do México. De acordo com os jornais locais, a sentença de Leonel é uma das mais altas alguma vez atribuída por violência doméstica em Oaxaca. 

“Esta decisão histórica transmite uma mensagem poderosa contra a impunidade da violência doméstica e de gênero, destacando o compromisso do poder judicial em abordar e penalizar tais atrocidades com a gravidade que merecem”, diz o site BNN Breaking.

Leia Também: Homenagens a Navalny são removidas durante a noite; veja o vídeo

Homem mata o pai, o irmão e mais 10 familiares no Irã

0

Um homem matou, no sábado, 12 familiares na província de Kerman, no Irã, devido a disputas familiares. 

Entre as vítimas estão o pai e o irmão do atirador, de 30 anos, segundo revelou o chefe do departamento de justiça de Kerman, Ebrahim Hamidi. De acordo com a Associated Press, o homem usou uma arma Kalashnikov para realizar o ataque.

Os tiroteios costumam ser frequentes nas províncias rurais do Irã, já que os cidadãos estão legalmente autorizados a usarem rifles de caça. No entanto, este é o ataque mais mortal no país.

Nos últimos anos, a violência aumentou no Irã devido à deterioração econômica agravada pelas sanções norte-americanas, que ajudaram a desencadear uma inflação galopante e a aumentar o desemprego. 

Leia Também: Condenado por feminicídio, suspeito ataca ex-sogra e deixa mensagem

Netanyahu diz que Lula ‘cruzou linha vermelha’ ao comparar ações em Gaza a Holocausto

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou neste domingo (18) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “cruzou a linha vermelha” ao comparar as ações do país na Faixa de Gaza ao extermínio conduzido por Adolf Hitler, no qual 6 milhões de judeus foram mortos de forma sistemática durante o Holocausto.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Isso banaliza o Holocausto e prejudica o povo judeu e o direito de Israel de se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar a linha vermelha”, escreveu o premiê na plataforma X.

Na mesma publicação, Netanyahu disse que decidiu, junto ao ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, convocar o embaixador brasileiro em Israel para uma “dura conversa de repreensão”.

Mais tarde, em discurso na Conferência dos Presidentes das Principais Organizações Judaicas Americanas, o primeiro-ministro israelense voltou a citar o comentário do líder brasileiro. “O presidente Lula desonrou a memória de 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas e demonizou o Estado judeu como o antissemita mais virulento. Ele deveria ter vergonha de si mesmo”, afirmou.

Lula disse neste domingo, em entrevista na Etiópia, que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza configuram um genocídio. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse.

As declarações foram responsáveis por abrir uma nova crise diplomática com o governo israelense.

Além do primeiro-ministro, o ministro da Defesa israelense foi outro a criticar o governo brasileiro. “Acusar Israel de cometer um Holocausto é ultrajante e abominável. O Brasil esteve ao lado de Israel por anos. O presidente Lula apoia uma organização terrorista genocida, o Hamas, e ao fazer isso envergonha seu povo e viola os valores do mundo livre”, disse Yoav Gallant também por meio da plataforma X.

Sem mencionar o nome de Lula, o presidente de Israel, Isaac Herzog, publicou mensagem na mesma rede social condenando a “distorção imoral da história” e dizendo que as forças de segurança de Tel Aviv encontraram na Faixa de Gaza um livro que elogiava a ideologia de Hitler e o Holocausto.

No Brasil, a Conib (Confederação Israelita do Brasil) disse que o governo Lula “abandona a tradição de equilíbrio e a busca de diálogo da política externa brasileira”.

A Federação Israelita do Estado de São Paulo também lamentou a fala do presidente. “Comparar a legítima defesa do Estado de Israel contra um grupo terrorista que não mede esforços para assassinar israelenses e judeus com a indústria da morte de Hitler é de uma maldade sem fim”, diz nota divulgada neste domingo.

LULA NA CÚPULA DA UNIÃO AFRICANA

Na Etiópia, Lula discursou na sessão de abertura da cúpula da União Africana, teve eventos oficiais com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, e uma série de reuniões bilaterais com líderes do continente.

A situação na Faixa de Gaza foi o principal tema da viagem de cinco dias de Lula, primeiro ao Egito e depois a Adis Abeba. No entanto, o próprio presidente minimizou o seu poder de influenciar a situação para que as partes estabeleçam um cessar-fogo.

O presidente antes esteve no Cairo, onde se encontrou com o ditador egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e também discursou na Liga Árabe, além de realizar turismo nas pirâmides ao lado da primeira-dama Janja.

Na quinta (15), ao lado do ditador Abdel Fattah al-Sisi, o presidente brasileiro já havia criticado Israel pela resposta desproporcional após ser atacado pelo grupo terrorista Hamas.

Leia Também: Israel diz que fala de Lula comparando ação em Gaza a Hitler é vergonhosa e convoca embaixador

Polícia algema e detém homem negro vítima de facada em Porto Alegre

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um homem negro foi algemado e detido neste sábado (17) pela Brigada Miliar do Rio Grande do Sul após, segundo testemunhas, ser vítima de uma facada de um homem branco em Porto Alegre.

De acordo com os relatos, o homem negro, um motoboy de 40 anos, foi esfaqueado próximo ao pescoço por um homem de 72 anos quando estava sentado em frente a um restaurante, no bairro Rio Branco.

Após um desentendimento entre a vítima da agressão e policiais que chegaram ao local da ocorrência, o motoboy foi algemado e levado para a delegacia no camburão, enquanto o suspeito seguiu no banco de trás de outro veículo.

Em nota, a Brigada Militar afirmou que o Comando de Policiamento da Capital abriu “sindicância para apurar as circunstâncias da abordagem”.

Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que determinou “absoluta celeridade” na investigação.

Na delegacia foram feitos três boletins de ocorrência. A Brigada Militar registrou um BO de resistência contra o motoboy, que por sua vez comunicou ter sido vítima de lesão corporal por parte do idoso e de abuso de autoridade pelos policiais. Ambos acabaram liberados.

Imagens gravadas por testemunhas mostram que o motoboy foi puxado pela camisa por um policial quando a situação já estava sob controle. Neste momento, o motoboy diz: “Quem está errado é ele!”, apontando para o suposto agressor. O policial então responde “dá uma segurada”, e em seguida empurra a vítima contra a parede, ordena que ele coloque as mãos na cabeça e o algema.

O suspeito tenta deixar o local, em meio à revolta das pessoas que assistem à cena. “Isso é racismo puro”, alguém diz, no vídeo.
A psicanalista Marina Pombo, integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos, afirmou ter visto quando o suspeito desceu do prédio e foi em direção a um grupo de motoboys que estava em frente a um restaurante.

“A gente estava na fila do restaurante. Vimos esse senhor sair do prédio em direção aos motoboys. Não vimos bem o que aconteceu, mas esse rapaz deu um pulo para trás. Os motoboys começaram a gritar e nos aproximamos para ver o que tinha acontecido”, disse ela.

O professor Renato Levin Borges, que também estava no local, filmou as cenas logo no início da confusão. Segundo ele, o motoboy foi esfaqueado no pescoço. “Quando a gente chegou perto, viu que ele estava com uma faca. A gente começou a tentar separar e ligar para a polícia. O agressor tentou esfaqueá-lo de novo”, afirmou.

“Os colegas dele [motoboy] contaram que estavam conversando e que esse senhor, que mora bem em frente do restaurante, vive implicando com ele.”

Marina Pombo afirma que, ao chegar ao local, o policial foi direto em direção ao motoboy para revistá-lo. “O agressor não sofreu abordagem nenhuma”, afirmou. Ela disse ainda que o idoso subiu ao apartamento para vestir uma camisa e só foi algemado após protestos das testemunhas.

“Ele subiu sozinho para o apartamento e desceu vestindo uma camisa, bem tranquilo. Todo mundo começou a gritar que tinha que algemar. Algemaram com as mãos para a frente. Começaram a gritar e aí um policial virou ele de costa. Ele foi no banco de trás da viatura”, disse a psicanalista.

“Na delegacia havia cinco ou seis policias conversando com o agressor no banco de trás da viatura, dando risada. Enquanto isso a vítima estava na sala de custódia”, acrescentou.

O advogado Ramiro Goulart, que acompanhou o motoboy na delegacia, afirmou que se trata de um “caso paradigmático de racismo estrutural”. “Os policiais têm um comportamento e uma leitura de mundo que protegem o branco e partem do pressuposto que a conduta ilícita é do negro, do que tem menor poderio econômico.”

Leia Também: Polícia indicia mulher, amante e cúmplice por falso sequestro no Paraná

De acordo com os relatos, o homem negro, um motoboy de 40 anos, foi esfaqueado próximo ao pescoço po… 

Idosos e crianças fazem parte do grupos de risco para dengue grave

0

THAIS PORSCH
CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – Dados do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira (15) mostram que o Brasil passou a marca de meio milhão de casos de dengue, com 532.921 pessoas possivelmente infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.

A evolução dos casos e agravamento da doença dependem de uma série de fatores. Enquanto a dengue comum costuma ser autolimitada e pode ser controlada com tratamento para aliviar os sintomas, o tipo mais grave da doença, conhecida popularmente como dengue hemorrágica –embora não necessariamente a pessoa apresente sangramento visível– , requer intervenção médica imediata e, em alguns casos, cuidados intensivos para prevenir complicações fatais.

É comum que, no primeiro momento, os sintomas da dengue convencional e grave sejam os mesmos, como febre, dor no corpo, dor de cabeça e atrás dos olhos, explica Filipe Piastrelli, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O momento de maior chance de desenvolvimento das formas graves é quando a febre começa a desaparecer.

“Depois de quatro ou cinco dias a partir do início dos sintomas: é aí que o paciente tem que ficar atento para sinais de alarme como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural [queda súbita na pressão arterial quando o indivíduo se levanta ao estar sentado ou deitado] e possíveis sangramentos”, diz Piastrelli.

De acordo com o Instituto Butantan, em caso de apresentação dos sintomas acima, deve-se procurar atendimento médico urgente, pois o período que compreende de 24h a 48h posteriores é determinante para evitar complicações e morte.

Grupos de risco
De acordo com os especialistas ouvidos pela reportagem, os grupos de risco de dengue grave incluem indivíduos que já lidam com alterações no sangue ou têm o sistema imunológico enfraquecido, como:
– Idosos;
– Crianças de até 2 anos;
– Gestantes;
– Diabéticos;
– Hipertensos;
– Pessoas com problemas cardiovasculares e/ou respiratórios;
– Indivíduos com algum problema de neoplasia (como linfomas e leucemia).
A maior probabilidade de acontecer infecções de formas graves da dengue, diz Filipe Piastrelli, é a partir da segunda infecção. Isso acontece porque existem quatro sorotipos do vírus da dengue.
Só é possível ter infecção por cada subtipo apenas uma vez na vida, depois cria-se uma imunidade permanente para esse subtipo. Porém, essa imunidade não se transfere para os outros três.

Em uma segunda infecção pelo vírus, há uma potencialização da resposta inflamatória. Na tentativa do sistema imune da pessoa controlar a infecção, ele produz uma resposta exagerada que contribui para a evolução mais acelerada da gravidade da doença.

O médico explica, contudo, que isso não é uma ciência exata. Não significa que uma pessoa no primeiro episódio de dengue não possa ter um quadro mais severo e não necessariamente uma segunda infecção será sempre grave.

Como tratar um paciente grave
No que diz respeito à prevenção, Álvaro Furtado, diretor da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI) comenta que os cuidados dos grupos de risco devem ser os mesmos da população, como uso de repelentes adequados, cuidar da casa para evitar criadouros e buscar um serviço de emergência em caso de complicações.

O tratamento precisa ser de acordo com a gravidade do quadro. A hidratação é fundamental e os medicamentos devem ser usados de maneira individualizada, com acompanhamento médico, afirma Silvio Bertin, infectologista do Hospital Japonês Santa Cruz.

“Hoje não temos um tratamento antiviral específico para dengue. E grupos específicos, como pacientes portadores de insuficiência cardíaca ou insuficiência renal, precisam de uma orientação individualizada, pois não podem receber grandes volumes de líquido no dia por conta das doenças de base. Pessoas que fazem o uso regular do AAS [aspirina] também precisam sinalizar isso ao médico”, explica o coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Pacientes que já têm uma predisposição precisam, assim como com outras doenças –como a Covid– , cuidar da doença de base. “Por exemplo, um paciente diabético que não controla direito a doença, quando infectado, tem a tendência de piorar o quadro da dengue, ele vai discompensar”, esclarece Bertin.

Leia Também: Polícia indicia mulher, amante e cúmplice por falso sequestro no Paraná

De acordo com os especialistas ouvidos pela reportagem, os grupos de risco de dengue grave incluem i… 

Israel diz que fala de Lula comparando ação em Gaza a Hitler é vergonhosa e convoca embaixador

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse neste domingo (18) que vai convocar o embaixador do Brasil para esclarecimentos em relação aos comentários feitos pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também neste domingo.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Ninguém prejudicará o direito de Israel se defender. Ordenei ao pessoal do meu gabinete que convoque o embaixador brasileiro para uma chamada de repreensão amanhã”, afirmou Katz.

Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, também se manifestou por meio do X, antigo Twitter, endossando a convocação.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Isso trivializa o Holocausto e prejudica o povo judeu e o direito de Israel de se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar a linha vermelha”, disse

No Brasil, a Conib (Confederação Israelita do Brasil) também condenou as declarações. “O governo brasileiro vem adotando uma postura desequilibrada em relação ao trágico conflito no Oriente Médio, abandonando a tradição de equilíbrio e busca de diálogo da política externa brasileira. A Conib pede mais uma vez moderação aos nossos dirigentes”, disse a entidade em comunicado.

Em nota, a Federação Israelita do Estado de São Paulo também lamentou a fala do presidente.

“Comparar a legítima defesa do Estado de Israel contra um grupo terrorista que não mede esforços para assassinar israelenses e judeus com a indústria da morte de Hitler é de uma maldade sem fim”, diz o comunicado.

Lula afirmou neste domingo que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza configuram um genocídio e ainda fez um paralelo com o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.

“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou o presidente.

As declarações foram feitas durante entrevista a jornalistas no hotel em que ficou hospedado em Adis Abeba, a capital da Etiópia. Lula cumpriu neste domingo o seu último dia de compromissos oficiais em sua viagem ao continente africano e embarcou de volta ao Brasil por volta de 13h no horário local (7h no horário de Brasília).

Na Etiópia, Lula discursou na sessão de abertura da cúpula da União Africana, teve eventos oficiais com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, e uma série de reuniões bilaterais com líderes do continente.

Leia Também: Lula diz que há interesses do Ocidente em acusar Rússia de envolvimento na morte de Navalni