Home Blog Page 2658

Integrante da comitiva de Lula tem princípio de surto e precisa ser contido pelo GSI

0

RENATO MACHADO
ADIS ABEBA, ETIÓPIA (FOLHAPRESS) – Uma pessoa que integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na viagem à Adis Abeba, na Etiópia, teve um princípio de surto e precisou ser contida por agente do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

O governo Lula informou apenas que não teve nenhum ministro ou pessoa próxima ao presidente com princípio de surto. Interlocutores apontam que se tratou de uma pessoa que não ocupa cargos de alto escalão em nenhum ministério.

Essa pessoa teria agredido verbalmente outro integrante da comitiva no hotel Skylight, onde o presidente e auxiliares se hospedaram. Por isso, ao se exaltar, foi contida por um agente do GSI até que se acalmasse.

O mandatário ainda estava no quarto do hotel no momento do acontecimento. Interlocutores apontam que essa pessoa não esteve em nenhum momento na mesma sala ou próxima do presidente durante a viagem.

Lula cumpriu normalmente os seus compromissos em seu último dia na capital etíope. Teve uma série de reuniões oficiais com presidentes do continente africano, em uma sala de conferência do hotel, e depois concedeu uma entrevista coletiva a jornalistas.

O mandatário embarcou de volta ao Brasil no início da tarde –início da manhã no horário de Brasília. O presidente brasileiro realizou uma viagem de cinco dias pelo continente africano. Na Etiópia, Lula discursou na sessão de abertura da cúpula da União Africana, teve eventos oficiais com o primeiro-ministro Abiy Ahmed e uma série de reuniões bilaterais com líderes do continente.

O presidente antes esteve no Cairo, onde se encontrou com o ditador egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e também discursou na Liga Árabe, além de realizar turismo nas pirâmides, ao lado da primeira-dama.

Leia Também: Lewandowski chega a Mossoró; ministro vai discutir buscas por fugitivos

Youtuber é condenado a dois anos de prisão por simular próprio sequestro

0

O youtuber taiwanês Cheng Neng-chuan foi detido e condenado a dois anos de prisão por publicar um vídeo com imagens dele e do seu amigo Lu Tsu-hsien aparentemente sendo sequestrados.

Os jovens estavam fazendo uma viagem pelo Camboja e foram detidos e condenados no país.

O vídeo tinha imagens dos dois sendo capturados na cidade de Sihanoukville, uma área conhecida por gangues que sequestram pessoas.

Contudo, as imagens eram falsas e a dupla foi desmascarada por outros influenciadores.

Pouco depois, os amigos foram detidos no quarto de hotel – onde foram também encontrados vários adereços usados no vídeo. 

Agora, um tribunal do Camboja informou esta sexta-feira, dia 16, que a dupla foi condenada por “incitamento à causa do caos na segurança social”. O governo alegou que os homens produziram vídeos com “conteúdo falso que afeta a honra, a ordem e a segurança” do país.

Ambos foram condenados a penas de dois anos e a pagar uma multa combinada de cerca de 1.800 euros. 

Leia Também: Corpo de Navalni apresenta sinais de hematomas e convulsões, diz jornal

Trump lança linha de tênis dourados que custam 2 mil reais

0

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se encontra na corrida para as eleições presidenciais de novembro, está promovendo uma linha de tênis com a sua marca. São dourados, de cano alto e custam 399 dólares (cerca de 2000 reais).

Segundo a Sky News, Trump marcou presença, no sábado (17), na ‘Sneaker Con’, uma convenção de calçado na cidade de Filadélfia, no estado da Pensilvânia, onde foi recebido com aplausos. 

O republicano apresentou os tênis como o “primeiro calçado oficial de Trump” e apelidou-as de “Never Surrender” (“Nunca te renda”, em português). São de cano alto, de cor dourada, têm um ‘T’ bordado, a bandeira dos EUA na parte de trás e uma sola vermelha e branca. 

“Há muita emoção nesta sala. Isto é algo de que ando falando há 12, 13 anos. E acho que vai ser um grande sucesso”, disse aos presentes no evento, apelando ainda ao voto dos jovens.

Os tênis foram colocadas à venda num site próprio para o evento e já se encontram esgotadas.

Pode ver, na galeria acima, fotografias dos tênis.

Leia Também: Lula diz que há interesses do Ocidente em acusar Rússia de envolvimento na morte de Navalni

Corpo de Navalni apresenta sinais de hematomas e convulsões, diz jornal

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O corpo de Alexei Navalni, morto em circunstâncias misteriosas na sexta-feira (16) numa prisão no Ártico, apresenta sinais de hematomas e convulsões, ainda que esses ferimentos não pareçam ter sido causados por espancamento, segundo informações publicadas pela Novaya Gazeta Europe neste domingo (18).

Navalni, 47, era o mais conhecido crítico do governo do russo Vladimir Putin. Ele estava preso em uma cadeia na remota região de Iamalo-Nenets, no Ártico, e cumpria 30 anos de pena por condenações diversas.
De acordo com a publicação, o corpo de Navalni está no necrotério de um hospital de Salekhard, mas a autópsia ainda não havia sido realizada neste domingo.

Um paramédico local não identificado, que foi ouvido pela Novaya Gazeta, afirmou que as lesões vistas no corpo de Navalni se assemelham às causadas por fortes convulsões. De acordo com o relato, a região torácica do ativista também apresentava sinais que indicam tentativa de ressuscitá-lo depois de parada cardíaca. Ainda não está claro o que teria causado a parada cardíaca.

A morte de Navalni continua misteriosa. Governos ocidentais e oposicionistas russos culpam Vladimir Putin por ela, no mínimo devido às condições brutais de encarceramento na prisão conhecida como Lobo Polar, onde na sexta a temperatura chegou a -24ºC.
Ainda não há detalhes da necropsia do ativista, que foi visto dois dias antes com boa aparência em uma audiência virtual com um juiz de Moscou.

Liudmila, mãe de Navalni, visitou neste sábado a colônia penal onde seu filho morreu, enfrentando temperaturas de -30ºC. Segundo a assessora do ativista, Kira Iarmich, Liudmila recebeu um aviso oficial de óbito indicando o horário da morte como 14h17 no horário local de sexta.

“Quando a advogada e a mãe chegaram à colônia, receberam a informação de que a causa da morte de Navalni foi síndrome da morte súbita”, disse Ivan Zhdanov, que dirige a Fundação Anticorrupção de Navalni, em postagem na plataforma X. Síndrome da morte súbita é um termo vago para diferentes síndromes cardíacas que causam parada cardíaca súbita e morte.

Mais tarde, autoridades disseram que o corpo não seria liberado até a conclusão da investigação.

Segundo o Serviço Federal Prisional russo, Navalni morreu após desmaiar durante uma caminhada. Ele cumpria uma pena de 30 anos e meio de cadeia, acusado de corrupção, desrespeito à corte e extremismo.

Leia Também: Trump lança linha de tênis dourados que custam 2 mil reais

Aposentado acha R$ 60 mil enterrado em quintal e liga para a polícia

0

Na manhã deste sábado (17), um servidor público aposentado que adquiriu uma casa na região norte de Palmas encontrou cerca de R$ 60 mil enterrados dentro de um pote de sorvete no jardim. Não identificado, ele comprou a casa para a filha morar em agosto de 2023 e, ao visitá-la neste fim de semana, resolveu limpar a área verde.

De acordo com o G1, a casa onde o dinheiro foi encontrado, pertencia a Inêz Piva de Santana, mãe do ex-secretário de Estado de Saúde, Afonso Piva. Ele perdeu o cargo em agosto de 2023 após se envolver em um escândalo e ser investigado pela Polícia Federal pela compra de 4 milhões de seringas para hospitais públicos.

Mesmo com a surpresa inicial de achar uma “bolada”, o aposentado, que é morador de Itacajá, no interior do Tocantins, preferiu chamar as autoridades e o caso agora será investigado pela polícia. “Do ponto de vista da Polícia Civil, a gente fez uma perícia desse dinheiro para verificar a legalidade e o boletim de ocorrência. Vai ser feito o levantamento pra saber de quem era a propriedade e de quem era o dinheiro”, contou o delegado Márcio Girotto Villela.

O caso inicialmente foi registrado na Polícia Civil, que contabilizou R$ 59,9 mil, em notas de R$ 100 e R$ 50, e encaminhou o valor para perícia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a investigação do caso ficará a cargo da Polícia Federal.

Leia Também: Vizinhos de casa invadida por fugitivos em Mossoró relatam receio à noite: ‘tranco tudo’

 

Não identificado, ele comprou a casa para a filha morar em agosto de 2023 e, ao visitá-la neste fim … 

Brasil registra 94 mortes por dengue; BH decreta emergência

0

ANA PAULA BIMBATI E MARIANA DURÃES
SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – O Ministério da Saúde informou que 94 pessoas morreram em decorrência da dengue no país. O avanço da doença fez a Prefeitura de Belo Horizonte decretar situação de emergência.

Há 381 mortes em investigação, informou o ministério. Os dados da pasta são referentes até ontem à tarde e fazem parte do Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Foram registrados 555.583 mil casos entre suspeitos e confirmados da doença no país. Desses, mais de 226 mil já foram confirmados.

Minas Gerais é o estado com maior incidência de casos prováveis da doença, 192.258. Em seguida estão São Paulo, o Distrito Federal e o Paraná, com 90 mil, 67 mil e 58 mil, respectivamente.
Reportagem do UOL mostrou que o aumento na busca por repelentes nas farmácias do DF deixou o produto mais caro ou em falta. A venda de repelentes subiu 60% neste ano em comparação com o mesmo período de 2023.

BELO HORIZONTE DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
A capital mineira tem 3.718 casos e cinco mortes confirmadas pela dengue. Além disso, são 259 casos de chikungunya – nenhum caso de zika foi confirmado.

A situação de emergência é válida por 180 dias, mas pode ser prorrogada. O decreto, assinado pelo prefeito Fuad Noman (PSD), foi publicado no Diário Oficial do Município neste sábado (17).

Com a medida, a prefeitura poderá adquirir bens e serviços para enfrentamento das doenças sem licitações. Além disso, também fica liberada a contratação de profissionais para a rede de saúde pública, bem como a extensão de contratos temporários e ampliação da carga horária dos servidores.

Combate aos focos é facilitado. O decreto permite, ainda, a entrada das equipes de fiscalização em imóveis públicos e particulares vagos ou abandonados, para ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. “A abertura forçada também será autorizada para os imóveis habitados quando houver recusa para o acesso dos Agentes de Combate a Endemias (ACE)”, explica a prefeitura.

Como se proteger
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater a proliferação do inseto. O importante é eliminar possíveis locais de armazenamento de água como manter a caixa d’água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia.

Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água também é uma recomendação dos especialistas. Além disso, é preciso manter as calhas limpas e não deixe água acumulada sobre a laje.
É importante também usar repelente.
Quais os sintomas da dengue
– Febre alta;
– Dor no corpo e nas articulações;
– Dor atrás dos olhos;
– Mal-estar;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo.

Leia Também: Aposentado acha R$ 60 mil enterrado em quintal e liga para a polícia

Há 381 mortes em investigação, informou o ministério. Os dados da pasta são referentes até ontem à t… 

Polícia indicia mulher, amante e cúmplice por falso sequestro no Paraná

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Paraná concluiu o inquérito e indiciou dois homens e uma mulher após uma investigação sobre um falso sequestro ocorrido no dia 8 de fevereiro deste ano, no município de Sengés, no Paraná.

A mulher, que morava com o marido em Sengés, mantinha relacionamento amoroso extraconjungal com um homem de Itapeva, em São Paulo. Segundo a polícia, ao amante, ela dizia ser solteira. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Desconfiando, o amante contratou um homem para forjar um assalto e ter acesso ao celular da mulher. De acordo com o delegado Isaias Fernandes Machado, o objetivo era obter acesso ao celular da mulher para confirmar o estado civil dela. O falso assaltante conseguiu levar o celular dela em Sengés. Segundo informações do G1, ela estava com o amante no momento do roubo forjado.

Após o episódio, ela procurou a polícia e alegou ter sido sequestrada. Ela disse na delegacia que foi submetida, mediante violência e grave ameaça, a realizar transferências para a conta do criminoso. Em depoimento, a mulher explicou que, após não conseguir concluir as transferências, o suspeito a teria libertado e levado sua carteira e o seu celular. E que uma terceira pessoa, (possivelmente o amante que a estaria acompanhando à delegacia, segundo o G1), teria ajudado a mesma a conseguir ajuda. A mulher teria inventado a história com medo do marido descobrir a traição.

Durante a investigação, a equipe policial analisou imagens em que é possível identificar que todas as partes estavam envolvidas no suposto sequestro. “Ela não teve conhecimento da simulação e quando chegou com o amante em Sengés contrafez (falsificou) o boletim de ocorrência do falso sequestro, com medo de o marido descobrir sua relação extraconjugal, o que gerou a prisão em flagrante do comparsa do amante” explica Machado.

Na mesma data, um homem, de 29 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Paraná e Polícia Rodoviária Estadual de São Paulo. Ele foi detido por supostamente ter sequestrado a mulher. Segundo a Polícia do Paraná, o homem teria restringido a liberdade dela cerca de duas horas dentro de um veículo. Com ele, foi apreendido um celular.
Os envolvidos confirmaram a armação e a vítima confessou ter inventado o sequestro. Os dois homens foram indiciados por roubo e tentativa de invasão de dispositivo informático alheio, a mulher responderá por denunciação caluniosa.

Para o delegado, o caso foi de extrema complexidade para elucidação. “A simulação de assalto, tendo um terceiro que desconhece a farsa, equivale ao cometimento de crime de roubo… imputar crime mais gravoso a outrem equivale ao crime de denunciação caluniosa”, destacou.

Leia Também: Brasil registra 94 mortes por dengue; BH decreta emergência

A mulher, que morava com o marido em Sengés, mantinha relacionamento amoroso extraconjungal com um h… 

Lula diz que há interesses do Ocidente em acusar Rússia de envolvimento na morte de Navalni

0

RENATO MACHADO
ADIS ABEBA, ETIÓPIA (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (18) que vai esperar o resultado dos exames médicos legistas antes de se pronunciar sobre a morte do líder opositor russo Alexei Navalni.

Lula ainda afirmou que há interesses na acusação de potências ocidentais, que apontam o presidente Vladimir Putin como responsável pela morte do opositor. “Esse não o meu mote”, acrescentou.

“Eu acho que por uma questão de bom senso [não havia me pronunciado]. […] Ou seja, se a morte está sob suspeita, você tem que primeiro fazer uma investigação para saber do que o cidadão morreu. Vamos acreditar que os médicos legistas vão dizer que morreu disso ou daquilo, para você poder fazer um julgamento. Porque, se não você julga agora que foi alguém que mandou matar, e não foi. E depois você vai pedir desculpas?”, disse o presidente.

Lula depois fez um paralelo com o assassinato de Marielle Franco, afirmando que aguarda há seis anos pela solução do caso e a definição de quem foi o mandante. Disse que não tem pressa para obter essa informação, mas que quer, sim, identificar o mandante.
Na sequência, o presidente sugeriu que há interesses por trás de acusações das potências ocidentais, que atribuem a Putin a responsabilidade pela morte. Mas acrescentou que aquele não era o seu “mote”.

“Então o cidadão morreu na prisão, não sei se estava doente, se tem algum problema. Assim como morreu um cidadão dentro do avião [comercial] vindo para a Etiópia trazendo a delegação brasileira, vocês sabem que um rapaz morreu dentro do avião. A gente vai culpar quem?”, questiona.

“Se não é banalizar uma acusação. Eu até compreendo os interesses de quem acusa imediatamente, ‘foi fulano’, mas não é o meu mote. Espero que o legista que vai fazer o exame indique de que o cidadão morreu. Só isso”, completou.

O presidente está em Adis Abeba, na Etiópia, cumprindo o último dia de agendas oficiais no continente africano. Ele deve retornar ao Brasil no início da tarde, no horário local -início da manhã no Brasil.
Na sexta-feira (16), o governo russo anunciou a morte de Alexei Navalni, 47, o opositor e crítico mais conhecido do presidente Vladimir Putin. Ele estava preso em uma cadeia na remota região de Iamalo-Nenets, no Ártico, e cumpria 30 anos de pena por condenações diversas.

Em nota, o Serviço Prisional Federal da Rússia disse que Navalni “se sentiu mal após uma caminhada, perdendo quase imediatamente a consciência”.

“A equipe médica da instituição chegou imediatamente, e uma ambulância foi chamada. Todas as medidas de ressuscitação foram tomadas, sem resultado positivo. A causa da morte está sendo estabelecida”, completa o texto.

A cadeia, conhecida como Lobo Polar devido às suas condições duríssimas, fica numa região a 1.900 km de Moscou que registrou até -24°C nesta sexta. A rede estatal russa RT disse ter informações de que uma trombose teria matado o opositor, mas ninguém confirmou a versão.

Personalidades russas e potências ocidentais reagiram à morte de Navalni, apontando o dedo para o presidente Vladimir Putin. O jornalista independente russo Dmitri Muratov, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2021, disse que Navalni foi “assassinado”.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ter ficado indignado com a morte do opositor russo, além de ter responsabilizado Putin. “Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas não há dúvida de que a morte de Navalni foi consequência de algo que Putin e seus capangas fizeram”, afirmou

Para o presidente francês, Emmanuel Macron, a morte causou “raiva e indignação”. “Na Rússia de hoje, espíritos livres são colocados no Gulag e condenados à morte”, afirmou. Ele disse ainda que a morte “mostra a fraqueza do Kremlin e seu medo dos oponentes”.

Após a morte, a Rússia deteve centenas de pessoas por participarem de vigílias não autorizadas em homenagem ao líder opositor.

Leia Também: Lula compara ação de Israel em Gaza à de Hitler contra judeus

Vizinhos de casa invadida por fugitivos em Mossoró relatam receio à noite: ‘tranco tudo’

0

RAQUEL LOPES
MOSSORÓ, RN (FOLHAPRESS) – Moradores da comunidade Riacho Grande, zona rural de Mossoró (RN), relatam temor com a possibilidade de terem as casas invadidas pelos dois detentos que fugiram da penitenciária federal na última quarta-feira (14).

A Folha esteve na localidade na tarde deste sábado (17). Na região, que fica a cerca de 3 km do presídio, uma família foi feita refém na noite desta sexta-feira (16).

Apesar do aparente clima de calmaria –com moradores sentados em cadeiras do lado de fora das casas, com as portas abertas–, alguns relatam medo ao fim do dia.

Com a chegada da noite, o clima muda, pois cresce, na avaliação deles, a possibilidade de os criminosos se deslocarem em busca de alimentos e objetos que possam ajudar na fuga.
Foi o que aconteceu na noite de sexta, quando um casal teve a casa invadida e foi feito refém pelos criminosos. A Folha foi até a casa das vítimas, mas elas não quiseram dar entrevista.

“Durante o dia eles [fugitivos] estão no mato, acho que não vão aparecer. O receio de todos é com a noite, porque podem voltar para querer comer. Ficamos apreensivos, mas até o momento eles não fizeram nenhum mal a ninguém”, disse o aposentado Francisco Vicente da Silva, 83.

A aposentada Adeisa Alves dos Santos, 71, estava sentada em uma cadeira de plástico, conversando com duas pessoas que moram na mesma comunidade. Ela disse ter ficado surpresa com a invasão porque nunca um preso havia fugido e ido até a comunidade.
“Durante o dia, mantenho a porta aberta o tempo todo, vivemos de maneira tranquila. No entanto, à noite, tranco tudo e vou ver minha novela, mesmo com policiais na região”, disse.

O auxiliar de pré-moldado Ivanido Alves dos Santos, 50, tomou conhecimento da fuga quando estava no trabalho. Santos afirma que, apesar do receio, ele e familiares depositam confiança em uma pessoa encarregada de fazer rondas na região.

A fuga é tema recorrente nas conversas dos habitantes de Mossoró, seja nas ruas ou nos grupos de mensagens. O taxista Francisco Edson Carvalho de Araújo, 47, diz que nunca testemunhou uma presença policial tão intensa na cidade.

As forças de segurança que participam das buscas estão distribuídas pelo município, abrangendo o aeroporto e a rodoviária, mas a concentração é notável nas comunidades da zona rural. Nessa região há diversas barreiras onde a polícia tem parado constantemente os carros. Esse trabalho é feito por policiais com o rosto coberto e portando armas de grosso calibre.

“Os passageiros não param de comentar sobre isso, eu me questiono sobre como esses fugitivos conseguiram escapar de uma penitenciária de segurança máxima. Pelo menos essa situação tem movimentado a economia local, já que há um aumento na demanda por corridas, e os hotéis estão cheios”, disse o taxista.

A expectativa da força-tarefa é capturar os fugitivos em breve, já que eles ainda estariam no cerco de 15 km do local, como mencionado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em entrevista coletiva na quinta-feira (15).

A família que teve a casa invadida disse aos investigadores que os fugitivos estariam usando boné e calça, com as roupas bem sujas. Um com camisa clara, e outro, escura. Eles chegaram à casa do casal por volta das 19h30 e ficaram até pouco depois da meia-noite.
Os fugitivos também pediram as senhas para destravar os telefones das vítimas, e pesquisaram notícias sobre a fuga.

Além de dois telefones e carregadores, a dupla levou ovo cozido e outros alimentos em uma sacola plástica porque não estavam de mochila, disseram os reféns. Eles não pediram dinheiro, e não levaram a moto nem o carro que estavam no local.

Leia Também: Idoso atende a campainha e se depara com um cadáver enrolado em um lençol

Na noite de sexta (16), um casal teve a casa invadida e foi feito refém pelos criminosos. 

Lula compara ação de Israel em Gaza à de Hitler contra judeus

0

RENATO MACHADO
ADIS ABEBA, ETIÓPIA (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (18) que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza configuram um genocídio e ainda fez um paralelo com o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.

“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou o presidente.

As declarações foram feitas durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, a capital da Etiópia. Lula cumpre neste domingo o seu último dia de compromissos oficiais em sua viagem ao continente africano. Ele deveria retornar ao Brasil por volta de 13h no horário local (7h no horário de Brasília).

Na Etiópia, Lula discursou na sessão de abertura da cúpula da União Africana, teve eventos oficiais com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, e uma série de reuniões bilaterais com líderes do continente.
O presidente antes esteve no Cairo, onde se encontrou com o ditador egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, e também discursou na Liga Árabe, além de realizar turismo nas pirâmides ao lado da primeira-dama Janja.

A situação na Faixa de Gaza foi o principal tema da viagem de cinco dias de Lula, primeiro ao Egito e depois a Adis Abeba. No entanto, o próprio presidente minimizou o seu poder de influenciar a situação para que as partes estabeleçam um cessar-fogo.

Na quinta (15), ao lado do ditador Abdel Fattah al-Sisi, o presidente brasileiro já havia criticado Israel pela resposta desproporcional após ser atacado pelo grupo terrorista Hamas.

“O Conselho de Segurança não pode fazer nada na guerra entre Israel e [o Hamas na] Faixa de Gaza. A única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa, mas me parece que Israel tem a primazia de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas”, afirmou o presidente.

No sábado (17), ele teve encontro bilateral, às margens da cúpula da União Africana, com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, no qual ouviu de seu interlocutor que a situação em Gaza configura um genocídio.

Durante o encontro, o primeiro-ministro teria agradecido a Lula por suas intervenções em favor de um cessar-fogo na Faixa de Gaza e também pela atuação do Brasil, que apoiou a denúncia da África do Sul à Corte Internacional de Justiça da ONU para apurar a acusação de que Israel comete genocídio em Gaza.

Shtayyeh também afirmou que a situação in loco é muito pior do que os números internacionais apontam. Além dos 30 mil mortos palestinos, afirmou que há 9.000 desaparecidos sob os escombros de casas e prédios destruídos nos ataques israelenses. Lula também teria condenado diretamente ao primeiro-ministro as ações Hamas.

Leia Também: Cantor gospel foragido no Paraguai pede Pix para a mãe e reclama de Alexandre de Moraes

Mãe pune filho de 7 anos o fazendo ir para casa a pé e depois o atropela

0

Uma mãe puniu o seu filho de 7 anos por ter problemas na escola, obrigando-o a voltar a pé para casa e, no processo, o atropelou, revela a polícia do Alabama, Estados Unidos. 

Agora, a mulher de 27 anos foi acusada de abuso infantil agravado, de acordo com o Miami Herald, que cita os registros da prisão do condado de Marshall.

O menino de 7 anos teve problemas no ônibus escolar na manhã de 8 de fevereiro e não o pegou de volta para casa, explica o chefe de polícia de Boaz, Michael Abercrombie, ao McClatchy News.

A mãe teve então de ir buscá-lo na escola, mas acabou por fazê-lo sair do carro, obrigando-o a caminhar até a casa.

O menino caminhou e correu com a mãe o seguindo com as luzes do carro ligadas e, depois de cerca de dois ou três quarteirões, ela diminuiu a velocidade e a criança estendeu a mão para a maçaneta da porta, provavelmente para tentar voltar para o carro, segundo Abercrombie.

Depois, a mulher arrancou, arrastando a criança para debaixo do veículo. 

“Ela pode não ter percebido o que ele estava fazendo [agarrar a maçaneta]”, disse Abercrombie. 

As autoridades acreditam assim que a mãe atropelou acidentalmente o menino. O menino foi levado ao hospital com escoriações nas costas e na cabeça, disse o chefe da polícia.

Leia Também: Homem é condenado após agredir a mãe com garfo por causa de celular

 

Como o Equador se tornou o país mais violento da América do Sul

0

O Equador está no centro das atenções após uma onda de assassinatos de gangues, tomada de reféns em transmissões ao vivo e caos narcoterrorista. Desde 2016, a taxa de homicídios no país aumentou 500%. Desse número, cerca de 80% são atribuídos à violência das gangues. Mas por que o Equador? A nação já foi um relativo oásis de calma, espremido entre a Colômbia e o Peru, mas nos últimos anos tudo desandou.

Curioso? Clique para saber como o Equador se tornou o país mais violento da América Latina.

Leia Também: Mãe pune filho de 7 anos o fazendo ir para casa a pé e depois o atropela

"É incrível": mulher acorda após coma de quase cinco anos nos EUA

0

Uma mulher nos EUA acordou após ter estado quase cinco anos em coma. Jennifer Flewellen foi tendo pequenos momentos de consciência em agosto de 2022 durante as visitas da mãe, que cuidava dela e a retirava do quarto para pegar sol. 

“Ela começou a rir”, recordou Peggy Means ao relatar uma das visitas à filha. A resposta de Jennifer inicialmente assustou a mãe. No entanto, a mulher continuou levando a filha numa cadeira de rodas até ao exterior da clínica, onde estava internada, para a estimular. 

Durante esses momentos entre mãe e filha, Peggy ia fazendo perguntas à filha que conseguia responder ao balançar a cabeça. Apesar de não falar, Jennifer deixou a mãe “muito feliz”.

Jennifer Flewellen entrou em coma em 25 de setembro de 2017, quando teve um acidente a caminho do trabalho. Na época, a mulher tinha 35 anos e após deixar os três filhos na escola sentiu-se tonta enquanto falava com o marido ao telefone. “Ela saiu da estrada e bateu contra um poste. A partir daí tudo mudou”, disse a mãe de Jennifer ao Good Morning America. 

A mãe da vítima foi informada pelos médicos que a filha não deveria sobreviver e foi encorajada a retirar o suporte básico de vida a Jennifer. “Não vamos fazer isso, vamos colocar nas mãos de Deus”, decidiu a mulher. 

Nos cinco anos seguintes, Jennifer permaneceu em coma e passou por pelo menos cinco hospitais e instituições de cuidados intensivos. A mãe era uma visita diária, enquanto os amigos “pararam” de visitar Jennifer. Peggy revelou que a situação foi muito difícil para os netos. “Foi como se a mãe deles tivesse morrido”, afirmou. 

Os momentos de consciência de Jennifer foram-se prolongado e Peggy procurou que a filha tivesse mais terapias, para melhorar o mais possível. Após várias sessões de terapia da fala, Jennifer passou a dizer vogais e a ser capaz de soletrar palavras. “É incrível”, disse Peggy, que contou que a filha se lembra dos colegas de escola, mas não tem qualquer memória do acidente. 

Em julho de 2023, menos de um ano depois de acordar do coma, Jennifer voltou para casa e a mãe tornou-se a sua cuidadora. A mulher reuniu-se com os três filhos, que já estão na reta final da adolescência, e descobriu que já era avó de uma menina.

Jennifer tem agora 41 anos e continua fazendo várias horas de terapia. A mãe diz que ter a filha morando com ela é um “sonho que se tornou realidade”.

Leia Também: Drone capta imagens chocantes da destruição em Gaza

Homem é condenado após agredir a mãe com garfo por causa de celular

0

Um homem foi condenado a dois anos de prisão por ter agredido a própria mãe com um garfo após uma discussão devido ao volume da música em Landbeach, perto de Cambridge, Inglaterra. 

Thomas Walsh, de 39 anos, atacou a mãe depois de ela tirar o seu celular porque a música a estava incomodando. De acordo com a ITV News, o homem agrediu a mulher na cabeça com um garfo e imobilizou-a no chão, enquanto exigia que a mãe lhe devolvesse o celular. 

A mulher atirou o aparelho e, depois disso, conseguiu fugir para a casa do vizinho, onde chamou a polícia. Quando os agentes chegaram ao local, Thomas já não se encontrava na habitação.

O homem foi mais tarde parado pela polícia, após relatos de que um motorista conduzia de forma imprudente e com uma porta do carro danificada. Um dos pneus do carro estava rasgado e Thomas levava ainda um cão no banco.

Para além da condenação a dois anos de prisão, Thomas ficou ainda impedido de dirigir durante três anos. O homem foi também condenado por outros crimes, incluindo furtos a lojas, ameaças e condução perigosa. 

Leia Também: “É incrível”: mulher acorda após coma de quase cinco anos nos EUA

Ex-presidente do Metrô-SP e construtoras são multadas em R$ 240 mi por cratera que matou 7

0

A antiga cúpula do Metrô de São Paulo e as construtoras responsáveis pela obra da Linha 4 Amarela que matou sete pessoas em 2007 na Marginal Pinheiros, zona Oeste da cidade, foram condenadas em uma ação de improbidade. A multa chega a quase R$ 240 milhões e deve ser paga solidariamente por todos os réus.

Foram condenados:

* Luiz Carlos Frayze David, então presidente do Metrô;

* Marco Antonio Buoncompagno, gerente de construção da obra;

* José Roberto Leito Ribeiro, responsável pelo Departamento de Construção Civil da Linha 4;

* Cyro Guimarães Mourão Filho, coordenador da obra;

* Jelson Antonio Sayeg de Siqueira e German Freiberg, engenheiros responsáveis pela fiscalização da obra;

* Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Alstom: empresas que formavam o consórcio responsável pela obra.

O Estadão entrou em contato com as defesas. Até o momento, apenas a Camargo Corrêa, a Odebrecht e a a Queiroz Galvão retornaram à reportagem. As construtoras informaram que não vão comentar a decisão.

O advogado Pedro Serrana, que representa todas as empresas no processo, disse ao Estadão que respeita a decisão, mas vai recorrer. “Não nos conformamos com seu conteúdo.”

No processo, os ex-funcionários do Metrô negaram “conduta dolosa ou culpa consciente”. A nova de Lei de Improbidade, aprovada em 2021 pelo Congresso, impede a condenação de agentes públicos por omissão e exige que fique provado dolo, ou seja, intenção ou vontade explícita em cometer ato de improbidade.

O acidente aconteceu depois que o canteiro de obras desmoronou. Uma cratera de 80 metros de diâmetro foi aberta no local, onde estava sendo construída a Estação Pinheiros. Sete pessoas morreram soterradas: o motorista de um caminhão que trabalhava na construção, o motorista e o cobrador de um ônibus engolido pela cratera, dois passageiros e dois pedestres. Dezenas de imóveis comerciais e residenciais foram interditados e alguns precisaram ser demolidos.

O juiz Marcos de Lima Porta, da 5.ª Vara de Fazenda Pública, concluiu que os responsáveis pela obra sabiam do risco de desabamento, por falta de reforço na estrutura, e que as informações foram repassadas à cúpula do Metrô.

“Tinham pleno conhecimento dos recalques e convergências, da movimentação anômala das estruturas do túnel, detectadas pelos instrumentos de segurança utilizados para esse tipo de aferição. Esses agentes, pois, eram conhecedores da necessidade da urgente colocação de mais de 300 tirantes”, diz um trecho da decisão.

Como a sentença é de primeira instância, cabe recurso. A ação é movida pelo Ministério Público de São Paulo.

Entenda o cálculo da multa:

R$ 6,5 milhões de ressarcimento ao Metrô pelo valor do contrato e por despesas com indenizações e ações judiciais decorrentes do acidente;

R$ 232 milhões por danos morais coletivos aos moradores de São Paulo;

R$ 1,2 milhão pelo congestionamento e interrupção do trânsito na região.

Além da multa, a sentença impõe a suspensão de direitos políticos por até cinco anos, a perda da função pública que eventualmente estiverem ocupando e, para as empresas, a proibição de contratar com o poder público, também por cinco anos.

Leia Também: Fugitivos de presídio federal em Mossoró fizeram família refém na noite de sexta

A multa chega a quase R$ 240 milhões e deve ser paga solidariamente por todos os réus. 

Farmácias e laboratórios registram maior procura por exame de Covid após Carnaval

0

LEONARDO ZVARICK
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Grandes redes de farmácias e laboratórios diagnósticos registraram aumento da procura por testes de Covid nas últimas semanas, com destaque para a mais recente, que coincidiu com o Carnaval. A cidade já vinha registrando aumento nos casos confirmados da doença, e especialistas alertavam para o provável aumento das infecções durante o período de festa.

A Dasa, que reúne marcas como Delboni e Lavoisier, identificou aumento não só na demanda, mas também na taxa de positividade. O número de testes realizados na semana entre os dias 6 e 12 de fevereiro, em meio ao carnaval, superou em 37% o balanço da semana anterior. A proporção de positivos cresceu 4,5%.

O grupo RaiaDrogasil, que tem 2.900 farmácias em todo o país, observou aumento de 25% tanto nos exames realizados por farmacêuticos quanto nas vendas de autotestes -estes, segundo a empresa, são os mais procurados atualmente. A rede chegou a registrar faltas pontuais do produto com o aumento da procura. A taxa de positividade média é de 30%.

As redes de farmácias Pague Menos e Extrafarma também confirmaram aumento nos testes e resultados positivos, e estimam que a procura pela testagem cresça ainda mais nos próximos dias.
Já o grupo Fleury disse que não observou diferença significativa no volume de exames em seus laboratórios, enquanto a taxa de positivos teve pequena queda (menos de 0,5%). O infectologista Celso Granato, diretor clínico da empresa, explica que os efeitos do Carnaval serão melhor dimensionados na semana que vem.

“É importante ressaltar que o Carnaval ainda não terminou, como o período de incubação da Covid, diferentemente da gripe, é muito maior -de 4 a 7 dias -é possível que as pessoas que se contaminaram no Carnaval nem estejam doentes ainda e só virão a fazer o exame daqui a 5 ou 7 dias”, diz Granato.
Como mostrou a Folha, a capital paulista registrou aumento de 140% nos casos positivos de Covid no intervalo de duas semanas. A média móvel semanal saiu de 168 casos no dia 21 de janeiro para 404, no dia 4 de fevereiro, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde analisados pela plataforma SP Covid-19 Infotracker..

Os números, segundo especialistas, são subnotificados, já que muitas pessoas adoecem e se contentam com o autoteste. Como o paciente não vai ao médico, a doença não entra na contagem oficial.
Laboratórios e hospitais já vinham registrando aumento na taxa de testes positivos de Covid. Segundo a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), janeiro deste ano fechou com um índice de 26% de confirmação, o dobro do computado no mesmo mês de 2023 (13%).

No Hospital Albert Einstein (SP), a alta de testes positivos nas cinco primeiras semanas deste ano foi de 43% (707 contra 1.013) em relação ao mesmo período de 2023.

Embora a Covid não seja mais uma emergência de saúde desde 2023, e, com a alta taxa de vacinação pacientes com a doença tem sintomas cada vez mais leves, parecidos com uma gripe ou sinusite, o Ministério da Saúde diz que o protocolo a ser seguido permanece o mesmo.

De acordo com a nota mais recente, medidas como isolamento, uso de máscaras e higienização sanitária seguem importantes, “principalmente para aquelas pessoas em maior risco para desenvolver doença grave, e para reduzir as chances do desenvolvimento de condições pós-Covid com cada nova infecção”.

Leia Também: Fugitivos de presídio federal em Mossoró fizeram família refém na noite de sexta

A Dasa, que reúne marcas como Delboni e Lavoisier, identificou aumento não só na demanda, mas também… 

Brasil tem risco de temporais neste sábado e ciclone ganha força em alto-mar; veja

0

Há risco de temporais em todas as regiões do Brasil neste sábado, 18, de acordo com alerta da Climatempo, empresa de meteorologia. Isso ocorre porque as condições atmosféricas continuam “muito favoráveis” para a formação de “grandes de nuvens de chuva”.

“As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva em áreas do Norte e do Nordeste”, diz o alerta. “A combinação de ar quente e úmido que predomina sobre o todo o Brasil, com a tendência de circulação ciclônica em vários níveis da atmosfera, geram nuvens carregadas sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.”

Com formação iniciada desde a noite de quarta-feira, 14, um ciclone subtropical continua ganhando força em alto-mar, na costa do Rio de Janeiro, conforme classificação do fenômeno feita pela Marinha. A previsão é de fortes chuvas em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Segundo a Climatempo, com a maior queda da pressão atmosférica, o ciclone pode se tornar uma tempestade subtropical, que será chamada de Akará. “O sistema tende a se deslocar para o sul, indo em direção à costa de SP, mas afastado do continente.”

Como vai se comportar o tempo no sábado?

No Sudeste, “a circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, ajuda a concentrar o ar úmido e facilita a formação das nuvens carregadas”, diz a Climatempo. Minas e Espírito Santo enfrentam um dia com nuvens e pancadas de chuva com raios moderadas a fortes.

Pancadas de chuvas durante a tarde e a noite são esperadas no interior e no litoral norte do Rio de Janeiro, na Grande São Paulo e no interior de São Paulo. No Grande Rio, litoral fluminense e litoral de São Paulo, haverá Sol, mas chuva pode acontecer a qualquer hora.

Na região Sul, o Sol aparece entre nuvens. Pancadas de chuva com raios têm principalmente para a tarde e noite, na maior parte da região, de acordo com a Climatempo. Há alerta de temporal na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no planalto norte catarinense e no vale do Itajaí.

No Centro-Oeste, há alerta de temporal para Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora. Em Mato Grosso, elas ocorrem à tarde e à noite, e podem ser de moderadas a fortes.

No Nordeste, há previsão de temporais na Bahia, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, diz a Climatempo. No interior e no litoral norte do Rio Grande do Norte, no norte e no litoral do Ceará e do Piauí, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco, e em Alagoas, a chuva deve ser moderada. A chuva fica entre moderada e forte na faixa litorânea entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Há risco de chuva moderada e forte em quase toda a região Norte. Tocantins e a fronteira do Amazonas com o Peru têm risco de temporal.

Leia Também: Fugitivos de presídio federal em Mossoró fizeram família refém na noite de sexta

Com formação iniciada desde a noite de quarta-feira, 14, um ciclone subtropical continua ganhando fo… 

Putin tem maior vitória em quase um ano na Guerra da Ucrânia

0

IGOR GIELOW
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As forças de Vladimir Putin tomaram neste sábado (17) a cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia, na maior vitória militar do Kremlin em quase um ano. O local é considerado chave para a conquista da região de Donetsk, que tem cerca de 55% de seu território já dominado pelos russos.

Na sexta (16), o Exército ucraniano começou a deixar a cidade para evitar um cerco total por tropas de Moscou, que intensificaram os ataques ao local desde o fim do ano passado. Segundo o general Oleksandr Tarnavskii, responsável pela operação do lado de Kiev, ainda assim alguns soldados seus foram capturados.
“Na etapa final da operação [de retirada], sob pressão das forças inimigas superiores, um certo número de militares ucranianos foi capturado”, escreve o general no Telegram. Segundo ele, suas forças foram reagrupadas em uma linha secundária de defesa a oeste da cidade.

Avdiivka é hoje mais uma ruína na Ucrânia, cerca de 15 km ao norte da capital homônima da província de Donetsk, 1 das 4 regiões que Putin anexou ilegalmente no ano retrasado apesar de não reter controle total sobre ela. Antes da guerra, tinha 32 mil habitantes.

Para analistas militares, a tomada da cidade abre o caminho para Putin tentar tomar a região de Donetsk, que, ao lado da vizinha Lugansk, compõe o território histórico do Donbass (bacia do rio Don, em russo).
A capital, Donetsk, já estava em mãos de separatistas pró-Rússia desde o início da guerra civil de 2014, que prenunciou a invasão que completará dois anos no dia 24. A Ucrânia transferiu a administração da região para Kramatorsk, que fica mais 80 km ao norte de Avdiivka.

É a principal vitória russa na guerra desde a tomada de Bakhmut, 70 km a nordeste da cidade capturada neste sábado, que ocorreu em maio do ano passado. Depois disso, o principal desenvolvimento militar em solo foi o fracasso da contraofensiva ucraniana, que havia começado em junho.

Para o governo de Volodimir Zelenski, são péssimas notícias. Ele trocou há duas semanas a chefia das Forças Armadas. Pressionado em campo, o novo comandante, Oleksandr Sirskii, tem apostado em ações mais espetaculares para manter o moral das tropas –ataques com mísseis contra cidades russas e o afundamento de um grande navio da Frota do Mar Negro.

Mas sua posição é precária, não menos pela falta de munição. Kiev disse que estava lutando com uma desvantagem de 5 contra 1 em termos de artilharia disponível em Avdiivka. Para piorar, o pacote de ajuda militar mais importante à vista para a Ucrânia, os R$ 300 bilhões prometidos por Joe Biden, está represado pela oposição republicana na Câmara dos EUA.

Neste sábado (16), Zelenski apelou aos líderes reunidos na Conferência de Segurança de Munique, o mais tradicional encontro do tipo da Europa. “Infelizmente, manter a Ucrânia com um déficit artificial de armas, particularmente artilharia e capacidades de longa distância, permite a Putin se adaptar à atual intensidade da guerra”, afirmou.

Ele pediu essas armas e baterias de defesa antiaérea. A pressão sobre os países europeus também é grande: a Alemanha tem se recusado a fornecer mísseis de cruzeiro de longa distância Taurus, temendo que eles sejam usados contra território russo e, assim, escalando a guerra.
O primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, evitou responder diretamente a questionamentos de repórteres sobre o Taurus. Em relação à munição, a União Europeia já disse que só conseguirá entregar 1/3 do prometido a Kiev até março.

Para Putin, se a tomada de Avdiivka de fato se tornar o início da conquista de Donetsk, ele terá uma peça de propaganda política ideal para apresentar ao eleitorado no pleito presidencial que vai de 15 a 17 de março.

É um momento delicado na Rússia, após a morte nesta sexta do líder opositor Alexei Navalni na cadeia, e tudo o que o presidente pode querer é um trunfo militar -a guerra segue com apoio de 75% da população, segundo pesquisas.

Leia Também: Saiba quem foi Alexei Navalni, líder opositor russo morto na cadeia

Jovem tem braço amputado após acidente em parque de diversões na Bahia

0

Um jovem de 20 anos teve um braço amputado após um acidente em um parque de diversões em Cajazeiras, Salvador, na quinta-feira, 15. André Peroba foi socorrido com uma fratura exposta e em estado grave pelo Corpo de Bombeiros, que o encaminhou para o Hospital Geral do Estado (HGE).

A irmã de André, uma jovem de 19 anos, também estava no brinquedo e se feriu, mas sem gravidade. Ela foi atendida e já recebeu alta, enquanto o irmão segue internado.

Os irmãos e uma prima de nove anos estavam no brinquedo que imita um pêndulo, se movendo de um lado para o outro, quando o equipamento desabou. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram André ainda preso no brinquedo momentos após o acidente. Também é possível ver sangue no local.

As hipóteses trabalhadas pela Defesa Civil de Salvador são de falha mecânica e falta de manutenção do brinquedo. O parque foi interditado e deverá permanecer fechado até que os resultados periciais estejam concluídos. São estes resultados que irão indicar as causas do acidente.

O caso de André Peroba foi encaminhado à Polícia Civil que investiga as circunstâncias do acidente. O Estadão não conseguiu contato com os responsáveis pelo parque.

Leia Também: Coronel aposentado agride a esposa, mata o porteiro e tira a própria vida

A irmã de André, uma jovem de 19 anos, também estava no brinquedo e se feriu, mas sem gravidade. Ela… 

Carteiro morre ao ser atacado por abelhas durante entrega no litoral de SP

0

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – Um carteiro de 58 anos morreu após ser picado por abelhas em Bertioga, no litoral de São Paulo.
José Salomão dos Santos foi atacado após descer do veículo da empresa para fazer uma entrega. O caso ocorreu na avenida Vicente de Carvalho, na quinta-feira (15). A informação foi dada por testemunhas ao Grupamento de Bombeiros Marítimo.

O carteiro tentou se abrigar dentro do veículo de trabalho, sem sucesso, informou o sindicato da categoria.
Ele foi levado pelo GBMar ao Hospital de Bertioga, mas teve a morte constatada após parada cardíaca.

O corpo de José Salomão foi velado ontem e será enterrado na manhã de hoje no cemitério de Vicente de Carvalho.

Os Correios informaram que José Salomão tinha 30 anos de serviços prestados à empresa. Em nota, o órgão afirmou que “presta o apoio necessário à família”.

Leia Também: Lula destaca aliança contra a fome no G20 e condena conflito Israel-Hamas em Cúpula Africana

O carteiro tentou se abrigar dentro do veículo de trabalho, sem sucesso, informou o sindicato da cat…