Home Blog Page 2659

Cantor sertanejo é solto após ficar nu e ejacular em sessão de massagem

0

Preso sob a suspeita de ter retirado a toalha de suas partes íntimas e ejaculado durante uma massagem em um hotel de Araxá, no Alto Paranaíba, o cantor sertanejo Thales Lessa, de 42 anos, conseguiu a liberdade provisória um dia depois após pagamento de fiança. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (14) pela Polícia Civil.

A massagista detalhou o ocorrido, afirmando que o artista teria ejaculado mesmo após seus pedidos para que ele não se despisse. Lessa foi preso em flagrante na segunda-feira (12), mas pagou fiança de R$ 7 mil e foi liberado.

Ainda de acordo com a vítima, em nota enviada à imprensa pela sua defesa, Lessa teria feito perguntas pessoais, como se ela tinha namorado e se o namorado se importaria com seu trabalho. Ela teria solicitado que o cantor não se despisse durante a massagem, mas ele teria ignorado o pedido, resultando no incidente.

Preferindo manter sua identidade em sigilo, a vítima expressou confiança nas instituições encarregadas de investigar o caso. A Polícia Militar foi acionada pela gerência do hotel após o ocorrido e Lessa foi detido pela Polícia Civil próximo à Nova Ponte.

De acordo com o site G1, Lessa alegou ser cliente habitual do serviço de massagem do hotel e afirmou que sempre fica nu durante as sessões, argumentando que nada fora do comum ocorreu durante aquela sessão em particular.

Leia Também: Carteiro morre ao ser atacado por abelhas durante entrega no litoral de SP

 

A massagista detalhou o ocorrido, afirmando que o artista teria ejaculado mesmo após seus pedidos pa… 

Tiroteio em residência universitária, nos EUA, deixa dois mortos

0

Duas pessoas morreram, na sexta-feira (16), após serem baleadas numa residência universitária no Colorado, EUA. 

As vítimas mortais foram encontradas por policiais que foram até o local após uma denúncia de um tiroteio no campus universitário Alpine Village, parte da Universidade do Colorado. O alerta foi dado às 06h00 locais.

O campus, com cerca de 11 mil estudantes e dois mil funcionários, foi interditado durante 90 minutos pela polícia. Os alunos foram instruídos a “trancar as portas, a apagarem as luzes e a ficarem em silêncio”.

A polícia procurou pelo atirador no local, mas não o encontrou. Ainda assim, pediu aos estudantes e funcionários que se mantivessem abrigados.

As autoridades não especificaram se as vítimas eram estudantes, mas a polícia do Colorado disse, num comunicado, que “ambas as mortes estão sendo investigadas como um homicídio”.

O porta-voz da polícia, Ira Cronin, revelou ainda que a dupla foi baleada pelo menos uma vez naquilo que parecia tratar-se de um “incidente isolado”.

Leia Também: Polícia prende centenas em vigílias por Navalni na Rússia

Como diferenciar os sintomas de dengue e de Covid, doenças em crescimento no Brasil

0

VITÓRIA MACEDO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os números de casos por dengue e de Covid seguem em alta no país, influenciados pela folia do Carnaval e a volta às aulas. As doenças possuem sintomas semelhantes que podem confundir os infectados. Saber diferenciá-los é importante para não haver erros no tratamento, principalmente no que diz respeito à automedicação.

Tanto na dengue quanto na Covid os pacientes apresentam febre alta e uma sensação de cansaço que pode ser bastante incapacitante de acordo com Leonardo Weissmann, médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e professor da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). A diarreria, na minoria dos casos, também pode aparecer.

Além disso, ambas as doenças podem provocar dores musculares e de cabeça. “Essa sobreposição de sintomas pode confundir tanto pacientes quanto profissionais de saúde nos estágios iniciais”, afirma o especialista.

Há também sintomas mais característicos de cada doença. Enquanto a dengue pode causar dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele, a Covid pode fazer com que o paciente tenha problemas respiratórios, como tosse seca e dificuldade para respirar. São esses sintomas mais específicos que o infectado deve observar para diferenciar uma doença da outra, segundo Weissmann.

Outros aspectos que devem ser observados são o histórico de exposição do paciente e o contexto epidemiológico local. Ou seja, se ele passou por locais com aglomeração ou se esteve em locais em que o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, pudesse se proliferar.

O diagnóstico preciso sobre as doenças pode ser obtido com testes específicos, como o RT-PCR para a Covid e o teste rápido NS1 ou a sorologia para dengue. De acordo com o médico infectologista do Hospital São Luiz – São Caetano e professor da Universidade Cidade de São Paulo, o autodiagnóstico e autotestes podem ser perigosos, até mesmo em caso de falso negativo. O ideal, para ele, é a pessoa procurar serviço de saúde e orientação médica adequada.

E A MEDICAÇÃO?
Para o sintoma de febre, comum em ambas as doenças, medicamentos como dipirona e paracetamol são geralmente recomendados devido à sua segurança. Por outro lado, Weissmann afirmam que deve-se evitar anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno, principalmente se a suspeita for de dengue, devido ao risco de sangramentos. Outras contraindicações nesse caso são corticoides e aspirina.

Os especialistas recomendam que indivíduos com sintomas que indiquem dengue ou Covid busquem orientações médicas. “A automedicação pode ser perigosa e pode mascarar sintomas importantes, complicando o diagnóstico e o tratamento”, afirma Weissmann. “O diagnóstico precoce e o manejo apropriado são cruciais para um bom prognóstico em ambas as doenças.” O médico também indica repouso e hidratação adequada.

Desde o começo do ano, os casos de dengue quadruplicaram, de acordo com o Ministério da Saúde. Já foram registrados meio milhão de prováveis infectados com a doença, enquanto no mesmo período no ano passado o número era de 128.842.

A alta também acontece com a Covid, cujo número de novos casos semanais está acima dos 36 mil e 194 óbitos até 8 de fevereiro. A doença não se espalhava desse jeito desde abril de 2023, segundo o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde). Em duas semanas, São Paulo registrou aumento de 140% de casos positivos de Covid.

Leia Também: Escolas campeãs do carnaval do Rio desfilam neste sábado

Saber diferenciá-los é importante para não haver erros no tratamento, principalmente no que diz resp… 

Polícia prende centenas em vigílias por Navalni na Rússia

0

IGOR GIELOW
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao menos 212 pessoas foram presas na Rússia por participarem de vigílias não autorizadas em homenagem ao líder opositor Alexei Navalni, morto em circunstâncias misteriosas na sexta (16) numa prisão no Ártico.

A conta é da ONG de monitoramento de direitos humanos OVD-Info, e abrange detenções ocorridas na sexta e neste sábado (17). Elas ocorreram em dez cidades, e o maior número de presos foi registrado em São Petersburgo: 109 pessoas.
Em Moscou, foram 39 os detidos.

As duas maiores cidades russas concentram o maior contingente de classe média alta do país, franja da população em que Navalni tinha mais apoiadores. No geral, contudo, o líder opositor nunca teve densidade nacional em termos eleitorais.

Os manifestantes participavam de vigílias, que a polícia considerou equivalentes a manifestações sem permissão da prefeitura –logo, sob as regras russas, ilegais. A Procuradoria de Moscou havia feito um alerta contra concentrações. Na maior parte dos casos, os apoiadores de Navalni apenas depositaram flores junto a monumentos às vítimas do sistema de campos de prisioneiros soviético, o Gulag.
Na capital, o monumento fica em uma área particularmente sensível: em frente à sede do FSB, o sucessor da temida polícia secreta KGB, na praça Lubianka (centro). Havia bastante policiais na região e as flores deixadas na sexta foram recolhidas à noite.
Não há registro de confrontos. Os números são bastante modestos também: os atos contra a prisão de Navalni, em 2021, juntaram milhares de pessoas e uma escala proporcional de prisões. Em termos de manifestações como um todo, a maior ocorrida desde a repressão daquele ano foi em setembro de 2022, quando 1.300 foram detidos protestando contra a mobilização de 300 mil reservistas para a Guerra da Ucrânia.

Em São Petersburgo, um padre foi detido após anunciar que rezaria uma missa para Navalni, mas a Igreja Ortodoxa, alinhada ao Kremlin, veio a público dizer que o religioso não era seu integrante. O jornal independente Novaia Gazeta, que foi fechado e agora opera online a partir da Europa, anunciou a transmissão pelo YouTube de uma missa ortodoxa em memória do ativista rezada em Dusseldorf (Alemanha).
Seu editor-chefe, o prêmio Nobel da Paz Dmitri Muratov, disse na sexta que considerou o falecimento do opositor de Putin “um assassinato”.

A morte de Navalni, 47, segue misteriosa. Governos ocidentais e oposicionistas russos culpam Vladimir Putin por ela, no mínimo devido às condições brutais de encarceramento na prisão conhecida como Lobo Polar, onde na sexta a temperatura chegou a -24ºC.

A assessora do ativista, Kira Iarmich, disse neste sábado que a mãe de Navalni foi notificada oficialmente pelo governo da morte do filho. Mas o único necrotério da região em que fica a cadeia, no norte russo, ainda não recebeu o corpo do ativista, e Iarmich exigiu que as autoridades o liberem para a família.

Ainda não há detalhes da necropsia do ativista, que foi visto dois dias antes com boa aparência em uma audiência virtual com um juiz de Moscou. Iarmich afirmou que o resultado deverá ser divulgado só na semana que vem.

Segundo o Serviço Federal Prisional russo, ele morreu após desmaiar durante uma caminhada. Navalni cumpria uma pena de 30 anos e meio de cadeia, acusado de corrupção, desrespeito à corte e extremismo.

A rede estatal russa RT afirmou, baseando-se em informações anônimas, que ele foi atendido por 30 minutos e que a causa da morte foi uma trombose. Não houve confirmação disso e, mesmo que haja, dificilmente os apoiadores de Navalni acreditarão no que disser o Estado.

Leia Também: Saiba quem foi Alexei Navalni, líder opositor russo morto na cadeia

Principal opositor de Putin, Alexei Navalni morre na cadeia

0

IGOR GIELOW
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O líder opositor russo Alexei Navalni, 47, está morto. O mais conhecido crítico do governo de Vladimir Putin estava preso em uma cadeia na remota região de Iamalo-Nenets, no Ártico, e cumpria 30 anos de pena por condenações diversas.

A morte foi anunciada pelo Serviço Federal Prisional da Rússia nesta sexta (16), e até agora as causas não foram reveladas. Em nota, o órgão disse que Navalni “se sentiu mal após uma caminhada, perdendo quase imediatamente a consciência”.

“A equipe médica da instituição chegou imediatamente, e uma ambulância foi chamada. Todas as medidas de ressuscitação foram tomadas, sem resultado positivo. A causa da morte está sendo estabelecida”, completa o texto.
A cadeia, conhecida como Lobo Polar devido às suas condições duríssimas, fica numa região a 1.900 km de Moscou que registrou até -24°C nesta sexta. A rede estatal russa RT disse ter informações de que uma trombose teria matado o opositor, mas ninguém confirmou a versão.

O anúncio gerou uma onda de indignação. O jornalista independente russo Dmitri Muratov, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2021, disse que Navalni foi “assassinado”. Ele atribuiu a morte às condições de sua prisão. Uma série de líderes ocidentais reagiram à notícia apontando Putin como o culpado, o que o Kremlin considerou “inaceitável”.

Em Munique, onde encontrou-se com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a viúva Iulia disse que “não sabia se devia acreditar nas notícias” e que “Putin é responsável por tudo o que ocorre na Rússia”. Mais tarde, na Conferência de Munique, disse que Putin mente constantemente e precisa ser punido pela Justiça.
“Eu não quero ouvir nenhuma condolência. Nós o vimos na cadeia no dia 12. Ele estava vivo, saudável e feliz”, escreveu no Facebook Ludmila, a mãe do ativista.

Na véspera, Navalni havia participado de uma audiência por vídeo na qual seria analisada a punição por ele ter brigado com um guarda que lhe havia tomado uma caneta. Nas imagens divulgadas pelo site Sota, ele parecia bem-humorado e fez piadas com o juiz.

“Excelência, eu vou lhe mandar meu número pessoal de conta bancária para que o senhor use seu enorme salário para aquecê-la, porque estou ficando sem dinheiro” disse. Mais tarde, seu advogado postou na conta de Navalni no X que ele recebeu 15 dias de confinamento solitário.
Ao longo de sua detenção, o ativista fez greves de fome e teve uma deterioração acentuada de suas condições de saúde, o que seus advogados creditavam aos períodos de isolamento em solitárias, má nutrição e tortura psicológica. O próprio Navalni, em uma mensagem recente, dizia que era acordado por músicas nacionalistas pró-Putin.
O Kremlin disse que o presidente foi notificado da morte, mas a assessora de Navalni, Kira Iarmich, afirmou no X que nem a família nem os colegas do ativista foram informados de nada.

O opositor considerava suas condenações meros artifícios de perseguição política, e no fim do ano passado seu sumiço da colônia penal onde estava preso perto de Moscou causou apreensão. Ele havia sido removido para uma unidade ainda mais brutal do sistema penal russo devido ao aumento de seu tempo de cadeia, em agosto passado.
Naquele julgamento, ele pegou mais 19 anos de prisão, elevando sua pena total a 30 anos e meio. O ativista disse que era vítima de uma armação stalinista, em referência aos julgamentos farsescos dos tempos do ditador soviético Josef Stálin (1878-1953).

Isso ocorreu porque ele foi designado um extremista, algo grave na lei russa, sob acusação de fomentar práticas do gênero em seu Fundo Anticorrupção, entidade que denunciava malversações de funcionários do governo de Putin.

Ele já estava preso desde 2021, quando voltou da Alemanha após tratar os efeitos de um envenenamento sofrido na Sibéria em 2020, quando participava de uma campanha eleitoral local. Ele acusou Putin diretamente pela ação e consolidou sua posição como mais conhecido opositor do líder russo, no poder desde 1999. O líder russo, na ocasião, desdenhou da acusação dizendo que se o Estado quisesse matar Navalni, ele já estaria morto.

Desde sua prisão, que gerou uma onda grande de protestos reprimida pela polícia, Navalni cristalizou no exterior sua imagem de grande opositor russo. Dentro da Rússia, após uma surpreendente boa votação (27% dos votos) na campanha para prefeito de Moscou em 2013 que lhe deu o segundo lugar, nunca teve a mesma projeção eleitoral -pesquisas eleitorais lhe davam usualmente menos de 5% de intenções de voto.

Ainda assim, por meio de uma engenhosa rede de ativismo online, incomodava o Kremlin. Em 2017, organizou protestos com milhares de pessoas em diversas cidades russas que eram convocados pela internet e se dissolviam logo que a repressão começava. Na Rússia, qualquer ato com mais de uma pessoa precisa de autorização para ocorrer -e a Procuradoria de Moscou já emitiu um alerta contra manifestações em memória de Navalni.

Em 2018, ele tentou concorrer à Presidência, mas foi barrado devido à primeira condenação que havia sofrido, acusado de malversação de recursos num obscuro caso paroquial. Essa sentença foi suspensa, só para ser retomada em 2021, quando ele desembarcou em Moscou após o tratamento pelo envenenamento.

Virou ícone no exterior, com um documentário hagiográfico acerca de sua vida se tornando vencedor do Oscar no ano passado. Foi designado “prisioneiro de consciência” pela Anistia Internacional, que retirou temporariamente o rótulo quando emergiram vídeos xenofóbicos de Navalni, mas voltou atrás.

Com a Guerra da Ucrânia, o aumento da repressão ao dissenso na Rússia levou ao estrangulamento de sua rede de apoiadores -muitos, como Iarmich, foram para o exílio.

A morte de Navalni será colocada pelos opositores de Putin na mesma galeria de incidentes com pessoas que desafiaram o poder do Kremlin sob o comando do presidente. Houve assassinatos nebulosos, como o da jornalista Anna Politkovskaia em 2006 e do político Boris Nemtsov, em 2015, prisões e exílios.

O Kremlin nega relação com os casos, que segundo alguns observadores podem não ter sido ordenados por Putin, mas executados por pessoas ligadas ao esquema de poder vigente. Seja como for, a morte de Navalni ainda carrega o simbolismo de ocorrer um mês antes da eleição que irá reconduzir Putin a mais um mandato de seis anos à frente da Rússia.

Navalni nasceu em 4 de junho de 1976 em Butin, uma vila na região de Moscou. Formou-se em direito e finanças, e estudou por um período nos EUA. Era casado com a economista Iulia Navalnaia, a quem atribuía sua carreira. Tinham um casal de filhos, Dasha e Zakhar, e foi à mulher que o ativista dedicou uma de seus últimas postagens no X, publicada por meio de advogados na quarta (14), Dia dos Namorados na maioria dos países.

Leia Também: Mulher de 72 anos tem reação emocionante ao ver o mar pela primeira vez

Mulher encontra a própria carteira perdida há 8 meses no mar

0

Uma mulher que passeava com os cães numa praia da ilha de Vancouver, na Colúmbia Britânica, província do Canadá, fez uma descoberta surpreendente no meio do lixo que a maré deixou na praia – a sua própria carteira perdida.

Marcie Callawaert, que contou a descoberta no TikTok, afirmou que a sua carteira tinha caído na água enquanto entrava num barco em junho de 2023.

“Onde vivemos, não temos uma doca e temos de ir de canoa até à boia de ancoragem onde está o barco”, revelou a mulher, ao Westerly News.

E continuou: “Tinha a minha carteira num bolso aberto da minha mochila, tinha esquecido de fechar. Quando fui saltar da canoa para o barco, ouvi um barulho, mas presumi que era só a água batendo no barco e não pensei em nada”.

Pouco depois de se ter percebido que a tinha perdido, a mulher chegou a mandar um mergulhador procurar a carteira, mas não havia sinal dela.

No entanto, para sua surpresa, após oito meses do ‘sumiço’ da carteira, quando estava dando um passeio com os cães pela praia da ilha remota onde vive com o marido, perto de Tofino, viu algo na areia que era familiar.

“Parou no meu caminho. Soube imediatamente”, afirmou Callawaert à CHEK News.

Segundo a mulher, a carteira, o dinheiro, os cartões e a Carteira de Identidade ainda estão em muito bom estado depois de todo aquele tempo. “O único dano é que o fecho estava corroído”, acrescentou.

@marciecjohn I can NOT believe what washed up on shore. My goof Karma for cleaning up the rope and plastic? #offgrid #salvage #protectwhatyoulove #marinedebris #vancouverisland #tofino original sound – Marcie C John

Leia Também: Mulher de 72 anos tem reação emocionante ao ver o mar pela primeira vez

Restos mortais são encontrados em casa de ex-dono de funerária

0

Os restos mortais de uma mulher de 63 anos e as cinzas de cerca de 30 pessoas foram encontradas no domicílio do antigo proprietário de uma casa funerária, em Denver, no estado norte-americano do Colorado, depois de o homem de 33 anos ter sido despejado, no início do mês. As autoridades emitiram um mandado de detenção esta sexta-feira (16).

Depois de ter despejado Miles Harford, o proprietário do imóvel encontrou caixas escondidas com cinzas, tendo notificado os agentes do Departamento do Xerife de Denver que responderam à ocorrência, segundo informou a CBS News.

O corpo de uma mulher que teria morrido de causas naturais, em 2022, também foi localizado no interior de um carro funerário que estava na propriedade, de acordo com o mesmo meio.

As autoridades acreditam que a mulher estava ali desde que perdeu a vida. Contudo, a sua família recebeu cinzas que Harford alegou que lhe pertencerem. Estas foram, no entanto, foram entregues à polícia, que confirmou serem de outra pessoa.

“Parece que Harford acumulou dívidas com vários crematórios da área. Consequentemente, essas empresas recusaram-se a trabalhar mais com ele, e não conseguiu concluir a cremação que havia sido combinada com a família da mulher”, disse o comandante da polícia de Denver, Matt Clark. 

O homem era proprietário da Apollo Funeral and Cremation Services, em Littleton, que encerrou em setembro de 2022. A empresa oferecia cremações a indigentes e a pessoas sem familiares próximos, estando as autoridades tentando apurar se os restos mortais encontrados são o resultado de serviços prestados anteriormente e registrados. Acreditam, no entanto, que as cinzas pertencem a pessoas que morreram entre 2012 e 2021.

“Harford pode ter dado restos mortais de outras pessoas às famílias, para que os serviços religiosos pudessem ser realizados. Através de conversas com as famílias, descobriu-se que muitas sofreram atrasos. […] Algumas aguardavam as joias dos seus entes queridos, mas nunca as receberam”, disse Clark. 

As autoridades acreditam que o homem ainda está na área de Denver. 

Caso seja condenado, Harford enfrenta até três anos de prisão.

Leia Também: Putin mente constantemente e precisa ser punido pela Justiça, diz viúva de Navalni

Mulher de 72 anos tem reação emocionante ao ver o mar pela primeira vez

0

Se ver o mar é, para muitos, algo banal, para outros é a concretização de um sonho. Foi isso que aconteceu com uma mulher argentina que, aos 72 anos, viu o oceano pela primeira vez, em Miramar, no dia 8 de fevereiro.

“Uma vez, estava conversando com o meu pai e o perguntei se já tinha visto o mar. Ele disse que não e eu prometi que o levaria”, começou por lembrar Gisela Grassi, filha adotiva da idosa, em declarações ao Infobae.

Contudo, o seu pai morreu repentinamente, e a promessa ficou sem cumprir. Ainda assim, a filha adotiva de Isabel, que acolheu os cinco filhos do homem quando a mãe destes os abandonou, conseguiu proporcionar-lhe essa experiência.

O momento ficou eternizado em vídeo, tendo já acumulado mais de 700 mil visualizações na rede social TikTok.

“Quando vi o mar, não pude acreditar na sua beleza indescritível. Senti muita paz, porque não havia gente na praia naquele dia. Fiquei muito, muito feliz; não conseguia acreditar no quão gigante é e no tamanho das ondas. Foi incrível”, disse Isabel.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Astronauta mostra como é uma tempestade de raios vista do Espaço

Escolas campeãs do carnaval do Rio desfilam neste sábado

0

As escolas campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro retornam, neste sábado (17), para a Marquês de Sapucaí. As seis mais bem colocadas voltam na ordem contrária a que ficaram na apuração. Os desfiles começam a partir das 22h.

A primeira a entrar será a Unidos de Vila Isabel, que resgatou um enredo antigo: “Viagem ao Templo da Criação”, que fala sobre o mal que os humanos podem causar à Terra e como as crianças podem nos salvar de um destino terrível. A sexta colocada terminou com 268,8 pontos.

A segunda será a Portela, com desfile inspirado no livro Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves. O enredo é sobre as lutas das mães negras contra a violência que ameaça seus filhos.

O próximo a desfilar é o Salgueiro – com o enredo Hutukara, que falou sobre o povo Yanomami. A agremiação ficou em quarto lugar com 269 pontos.

A quarta a entrar será a Acadêmicos do Grande Rio, com o enredo “Nosso Destino É Ser Onça”, que abordou a mitologia tupinambá. A agremiação ficou com 269,2 pontos.

A vice-campeã Imperatriz Leopoldinense foi mais uma que levou para a Sapucaí um enredo baseado em um livro: O Testamento da Cigana Esmeralda, de Leandro Gomes de Barros, no qual a escola explorou o imaginário em torno do universo cigano.

A Viradouro, escola campeã de Niterói, apresentou enredo com o título “Arroboboi, Dangbé”. A agremiação fez 270 pontos. Foi o terceiro título da escola. O objetivo foi apresentar a força da mulher negra, com o culto africano à cobra sagrada vodum, representada por uma cobra mecânica que apareceu no desfile na comissão de frente.

A primeira a entrar será a Unidos de Vila Isabel, que resgatou um enredo antigo: “Viagem ao Templo d… 

Praia brasileira é a 2ª melhor do mundo, diz guia de viagens. Veja lista!

0

A Praia de Ipanema foi considerada a segunda melhor do mundo, de acordo com o Lonely Planet, guia de viagens australiano. A divulgação antecipada das 10 melhores praias do mundo é uma prévia do guia Best Beaches in the World, que apresentará uma lista das 100 melhores.

Os escritores destacaram não apenas o pôr do sol, classificado como “surpreendente”, e a extensa orla de 3 km da praia, mas especialmente a diversidade de grupos que dão vida ao local. Os responsáveis por elencar os litorais do mundo observaram em Ipanema a subdivisão característica em postos, cada um atraindo diferentes interesses.

Segundo eles, no Posto 7, turistas conseguem encontrar o refúgio dos surfistas. Muitas crianças foram observadas no Posto 8. No Posto 9, jovens e artistas se reúnem, enquanto o Posto 10 se destaca pelos jogos de vôlei, futebol e futevôlei.

Ipanema ficou atrás apenas da The Pass, em Bryon Bay, na Austrália, conhecida por suas condições ideais para o surfe e trilhas em uma floresta de palmeiras do local. Compondo o top 3, o terceiro lugar foi para Ao Maya, na Tailândia, uma pequena praia escondida por falésias calcárias, paredões elevados que se formam em certas regiões litorâneas.

Ipanema é a única representante brasileira nas primeiras dez posições do ranking. Junto da carioca estão ainda praias na África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Confira a lista:

1 – The Pass, Byron Bay, Nova Gales do Sul – Austrália

2 – Praia de Ipanema, Rio de Janeiro – Brasil

3 – Ao Maya, Ko Phi-Phi, Krabi – Tailândia

4 -Ilha Mnemba, Zanzibar – Tanzânia

5 – Sarakiniko, Ilha de Milos – Grécia

6 – Chesterman Beach, Tofino, Ilha de Vancouver, Colúmbia Britânica – Canadá

7 – Cabo San Juan del Guía, Parque Nacional Natural Tayrona – Colômbia

8 – Anse Source d’Argent, La Digue – Seychelles

9 – Playa Balandra, La Paz, Baja California Sur – México

10 – Punta Paloma, Tarifa, Cádiz – Espanha

Ipanema foi considerada a segunda melhor do mundo 

Putin mente constantemente e precisa ser punido pela Justiça, diz viúva de Navalni

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Apenas algumas horas após a notícia da morte de Alexei Navalni na Rússia, sua viúva, Yulia Navalnaya, 47, fez um inesperado discurso na Conferência de Segurança de Munique, o principal fórum de discussão mundial de segurança, que ocorre na cidade alemã.

Introduzida pela vice-presidente dos Estados Unidos, a democrata Kamala Harris, e assistida por lideranças globais, Navalnaya afirmou que Vladimir Putin e seu governo têm de ser responsabilizados pela morte do marido, o mais conhecido crítico do presidente russo.

“Não podemos acreditar em Putin e em seu governo”, disse ela. “Eles mentem constantemente. Putin e toda a sua equipe, todos à sua volta, serão punidos pelo que fizeram ao nosso país, à minha família e ao meu marido. Eles serão levados à Justiça, e isso ocorrerá logo.”

Sempre nos bastidores da trajetória de Navalni, ela chegou a ser cotada para assumir os holofotes quando o marido foi preso, em 2021. Seria uma trajetória em partes parecida com a da belarussa Svetlana Tikhanovskaia, que assumiu a oposição à ditadura de seu país quando o marido foi detido. Mas não o fez.

Navalnaya ficou conhecida por milhões de pessoas quando, no ano passado, compareceu à cerimônia do Oscar, em que “Navalni” levou a premiação na categoria de melhor documentário.

Na ocasião, em entrevista à revista alemã Der Spiegel, ela já havia manifestado preocupação com a saúde do marido, que atualmente estava preso em uma cadeia na remota região de Iamalo-Nenets, no Ártico. “Todos entendemos que é Putin quem, pessoalmente, age para que Alexei siga preso. Enquanto ele estiver no poder, é difícil imaginar que meu marido seja libertado”, afirmou a economista.

Projetava-se que a Conferência de Munique deste ano fosse dominada pelas guerras Israel-Hamas e Rússia-Ucrânia, assim como pelos temores de um afastamento dos EUA da Otan, a aliança militar ocidental, caso Donald Trump retorne à Casa Branca após as eleições de novembro.

Mas o anúncio da morte de Navalni deu o tom de muitas das conversas.

“Pensei muito se deveria vir aqui ou se deveria imediatamente voltar para meus filhos”, afirmou a viúva do opositor russo. “Mas, então, refleti sobre o que Alexei faria no meu lugar e tenho certeza de que ele estaria exatamente aqui, neste palco.”

Ela pediu que “toda a comunidade internacional lute contra esse mal, esse horrível regime”. “Vladimir Putin deve ser responsabilizado por todas as atrocidades que cometeu em nosso país nos últimos anos.” Ela foi aplaudida de pé por todos os presentes na sala.

Navalnaya se encontrou com algumas autoridades nos bastidores da conferência –entre elas, o chefe da diplomacia dos EUA, o secretário de Estado Antony Blinken, e a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen. “Querida Iulia, você e sua família apoiaram corajosamente Navalni em sua causa por tantos anos. Hoje, também curvamos nossas cabeças diante de toda a família”, escreveu Von der Leyen no X, ao lado de um vídeo em que abraçava Navalnaya.

Ao introduzi-la, Kamala Harris também falou sobre o assunto. Disse que, uma vez confirmada, a morte de Navalni “seria mais um sinal da brutalidade de Putin. “Seja qual for a história que nos contem, vamos deixar algo claro: a Rússia é a responsável”, afirmou a vice de Joe Biden.

Pelo segundo ano consecutivo, nenhuma autoridade russa foi convidada para comparecer ao fórum de segurança.

Zelenski sela acordo militar com Alemanha e França enquanto espera EUA

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um dia de holofotes em Vladimir Putin após a morte do opositor Alexei Navalni, o líder da Ucrânia, Volodimir Zelenski, fez um rápido giro pela Europa com ambições generosas: firmar pacotes de apoio militar para a próxima década com Alemanha e França.

O “timing” é crítico para Kiev. O governo de Zelenski diz de forma reiterada que necessita de maior apoio ocidental, em especial por meio do envio de armamentos, mas a ajuda adicional e bilionária prometida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, segue travada por disputas internas no Congresso americano.

Na manhã desta sexta-feira (16) Zelenski assinou um pacto com o governo alemão em Berlim, com duração de dez anos, no qual a Alemanha se compromete a apoiar a Ucrânia constantemente com assistência militar e a impor mais sanções contra a Rússia, além de garantir que ativos russos sigam congelados.

A assinatura do documento ao lado do premiê Olaf Scholz veio acompanhada de um pacote de apoio imediato no valor de EUR1,13 bilhão, algo em torno de R$ 6 bi, para defesa aérea e artilharia.

“Não se pode subestimar a importância deste documento: com ele fica claro que a Alemanha continuará a apoiar a Ucrânia em sua defesa contra a invasão russa”, afirmou Scholz, líder do país que até antes da guerra era um dos que mais dependia das importações de gás russo.

Zelenski, por sua vez, classificou a ajuda como crucial, “uma vez que os suprimentos militares de outros parceiros diminuíram, e a Rússia tem vantagem em artilharia na linha de frente”.

Depois, durante a tarde, o presidente ucraniano foi a Paris, onde esteve com o presidente Emmanuel Macron e firmou outro pacto de segurança, também de dez anos, que inclui compromissos de Paris de fornecer mais armas, treinar soldados e enviar EUR 3 bilhões, ou R$ 16 bi, em ajuda militar ainda ao longo deste ano.

“Nosso compromisso com Kiev não enfraquecerá”, afirmou Macron a jornalistas, ao lado de Zelenski. Ele disse que “o regime do Kremlin entrou em uma nova fase, na qual agora claramente mostra mais agressão contra os países da Europa”. “Sendo assim, ao ajudar nosso parceiro na Ucrânia, estamos investindo em nossa própria segurança.”

Zelenski realiza este pequeno tour a poucos dias de a Guerra da Ucrânia completar dois anos. De Berlim, ele se dirigiu a Munique, onde ocorre todos os anos a tradicional Conferência de Segurança, o maior fórum mundial do assunto e conhecido como “Davos da Defesa”.

“Uma nova arquitetura de segurança se desenha para a Ucrânia, assim como novas oportunidades”, escreveu ele no X. “Estamos fazendo de tudo para encerrar essa guerra o mais rápido possível em termos que sejam justos para Kiev e que garantam uma paz duradoura.”

Espera-se que Zelenski discurse na Conferência de Munique neste sábado (17). Também está previsto que ele tenha alguns encontros bilaterais, como com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.

Alguns líderes europeus têm buscado oferecer mais apoio à Ucrânia em meio a preocupações crescentes de que o pacote de ajuda de US$ 60 bilhões, ou R$ 321 mi, dos EUA, naufrague.

O projeto foi aprovado pelo Senado americano, mas agora corre riscos na Câmara, de maioria republicana: Mike Johnson, presidente da Casa, já disse que os legisladores irão rejeitá-lo.

O que está em jogo na aprovação do pacote, que além da Ucrânia enviaria ajuda também para Israel e Taiwan, é o endurecimento da política migratória na fronteira sul do país, com o México.

Acordos de segurança, como os firmados nesta sexta-feira com Berlim e Paris, fazem parte de uma série de compromissos assumidos por todos os membros do G7 e por outros 25 países à Ucrânia em uma reunião dos aliados da Otan em Vilnius, na Lituânia, no ano passado, uma medida que foi vista como tentativa de compensar a sua relutância em trazer Kiev para dentro da aliança militar.

Zanin suspende decretos que dispensavam comprovante de vacinação de crianças em SC

0

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu decretos de municípios de Santa Catarina (SC) que dispensaram a necessidade de comprovantes de vacinação da covid-19 para a matrícula de crianças nas redes de ensino locais. A decisão liminar, assinada pelo ministro do STF, estabelece que o poder público de SC viola preceitos fundamentais previstos na Constituição da República.

O despacho cita decretos que dispensam o comprovante contra covid de 19 municípios, como Joinville, Balneário Camboriú e Blumenau. Além de informar que os prefeitos de Florianópolis, Chapecó e mais seis cidades também manifestaram a não exigência da comprovante de vacina para matrícula na rede de ensino.

Zanin destaca que a exigência de apresentação de comprovante de vacina da covid-19 está estabelecida no Plano Nacional de Imunizações (PNI). Em Santa Catarina, ainda há uma lei estadual que torna obrigatória a apresentação de caderneta de vacinação no ato da matrícula escolar.

O ministro do STF considera que é um direito assegurado a todos os brasileiros e brasileiras de conviver em um ambiente sanitariamente seguro e que ele se sobrepõe às escolhas individuais de não se vacinar. “Em se tratando de crianças e adolescentes, a legislação infraconstitucional reforça a necessidade de proteção, conforme se observa do Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirma.

A ação havia sido protocolada pelo PSOL na última semana. “Desde o início de fevereiro essas ações contrárias à vacinação infantil contra Covid têm proliferado em Santa Catarina. Nas últimas semanas, o PSOL tem alertado que tais medidas desinformam a população ao sinalizar de maneira anti-científica que a vacinação infantil é ‘opcional’ e uma ‘decisão dos pais'”, escreveu o partido em nota.

A decisão liminar estabelece que o poder público de SC viola preceitos fundamentais previstos na Con… 

USP é única universidade da América Latina entre as 100 de maior reputação no mundo

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pelo terceiro ano seguido, a USP (Universidade de São Paulo) é a única universidade latino-americana a figurar entre as cem instituições com maior reputação acadêmica do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2023, divulgado nesta terça-feira (13) pela consultoria britânica de educação superior THE (Times Higher Education).

A USP ficou entre a 81ª e a 90ª posição. O ranking lista individualmente até a 50ª posição. A partir daí, agrupa as intituições de dez em dez, uma vez que a diferença entre elas é muito pequena.
Nos três primeiros lugares estão as universidades norte-americanas de Harvard (1º lugar, pelo 13º ano seguido), MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, 2º) e de Stanford (3º).

O Brasil é o único país da América Latina a ter pelo menos uma universidade classificada. Na posição alcançada, a USP se equipara a instituições como a Universidade Leiden (Holanda), a Universidade Nacional Australiana (Austrália) e a Universidade de Bonn (Alemanha). A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é a outra brasileira da lista, classificada no grupo 151-175.

Ao todo, 31 países tiveram universidades classificadas entre as 200 melhores. Os Estados Unidos são o país com mais instituições na lista, 52. Na sequência, vêm Reino Unido, com 20 instituições; China, com 15, e Alemanha, com 14.

A pesquisa para o ranking ouve apenas acadêmicos experientes e com textos publicados, que opinam sobre excelência em pesquisa e ensino em suas disciplinas e nas instituições com as quais estão familiarizados. O ranking de 2023 é baseado em uma pesquisa realizada entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, que recebeu 38.796 respostas de 166 países.

Os acadêmicos são questionados sobre seu conhecimento em suas disciplinas específicas. Eles não são solicitados a criar rankings ou listar uma ampla gama de instituições; apenas nomeiam, no máximo, 15 universidades que acreditam ser as melhores tanto em pesquisa quanto em ensino em sua área.

“As duas pontuações para pesquisa e ensino são combinadas na proporção de 2 para 1, dando mais peso à pesquisa, porque nossos consultores especialistas sugeriram que há maior confiança na capacidade dos respondentes de fazer julgamentos precisos sobre a qualidade da pesquisa”, explica a consultoria.

Segundo Erika Yamamoto, do Jornal da USP, os pontos para avaliar a reputação se referem ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento. “Os acadêmicos consultados poderiam destacar as universidades que consideravam as mais fortes, regional e globalmente, em suas áreas específicas, dentre as mais de 6.000 instituições de ensino superior existentes no mundo.”

UNIVERSIDADES DE MELHOR REPUTAÇÃO NO MUNDO

Avaliação por ensino e pesquisa

Pos. – Instituição – País

1º – Universidade de Harvard – Estados Unidos
2º – MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) – Estados Unidos
3º – Universidade de Stanford – Estados Unidos
4º – Universidade de Oxford – Reino Unido
5º – Universidade de Cambridge – Reino Unido
6º – Universidade da California em Berkeley – Estados Unidos
7º – Universidade Princeton – Estados Unidos
8º – Universidade Tsinghua – China
9º – Universidade Yale – Estados Unidos
10º – Universidade de Tokyo – Japão
81º-90º – USP (Universidade de São Paulo) – Brasil
151º-175º – Unicamp (Universidade de Campinas) – Brasil

Fonte: Ranking Times Higher Education 2023

A USP ficou entre a 81ª e a 90ª posição 

Curso gratuito de Segurança em Montagem de Andaime e Trabalho em Altura tem início, mas inscrições ainda estão abertas

0

Teve início nesta sexta-feira (16) o Curso de Segurança em Montagem de Andaime e Trabalho em Altura, uma parceria da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) com o Governo do Estado, através da Secretaria de Energia e Economia do Mar. No município, a capacitação é organizada pelo departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR) da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e as inscrições permanecem abertas.

O curso tem duração de 16 horas divididas em aulas teóricas e práticas e acontece na sede da SMTDH. O objetivo é qualificar gratuitamente profissionais que pretendem atuar no setor de mercado de óleo e gás, da indústria naval, e atualizar os que já trabalham no segmento.

Os interessados em se inscrever devem comparecer à sede da SMTDH, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.

É preciso levar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência atualizado e Declaração de Conclusão de Ensino Médio.

“Hoje (16) tivemos aula teórica e na próxima segunda-feira (19) haverá aula prática. Os alunos recebem alimentação. Agradecemos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e ao Gabinete da Prefeita Francimara pela atuação para que fosse possível a realização de mais um curso profissionalizante gratuito.

Nossa intenção é preparar os moradores de SFI para a inserção no mercado de trabalho”, ressaltou o titular da SMTDH, Fagner Azeredo.

 {gallery}Curso{/gallery}

Trump é condenado a pagar mais de US$ 350 milhões por fraude empresarial

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Donald Trump foi condenado nesta quarta (31) a pagar mais de US$ 350 milhões por fraude financeira em Nova York e proibido de ter cargos de alto escalão no estado, inclusive na sua própria empresa, por três anos. Segundo a Promotoria, o empresário inflou o valor de seus ativos para obter condições mais vantajosas em negociações com bancos e seguradoras.

“Para conseguir mais emprestado e a taxas mais baixas, os réus submeteram dados financeiros descaradamente falsos para contadores, resultando em recibos financeiros fraudulentos”, afirmou o juiz Arthur Engoron na sentença, que abarca também dois filhos do empresário.

Em decisão anterior, ele já havia declarado Trump culpado por fraude e cancelado as licenças de operação de diversos dos seus negócios.

O republicano vai recorrer da decisão, na qual vê perseguição política. Ainda assim, vai precisar entregar o montante ou um título nesse valor no prazo de 30 dias, segundo o New York Times.

A acusação, encabeçada pela procuradora-geral Letitia James, do Partido Democrata, havia pedido ao juiz US$ 370 milhões (R$ 1,83 bilhão) e o banimento de Trump e seus filhos Donald Jr. e Eric de operarem negócios no estado de Nova York. No caso dos irmãos, o juiz decidiu impôs uma limitação de dois anos.

O ex-presidente nega irregularidades e afirma ser alvo de uma caça às bruxas, destacando a filiação partidária da procuradora. Sua defesa argumentou também que as práticas adotadas em seus negócios são corriqueiras no mercado, que não houve comprovação de intenção de fraudar e que cabia aos bancos e às seguradoras fazerem sua própria diligência sobre os documentos apresentados por Trump.

O ex-presidente, favorito para concorrer pelo Partido Republicano à Presidência neste ano, tem aproveitado o julgamento para fazer campanha, distribuindo ataques a oponentes e difundindo a tese de que está sendo perseguido politicamente por Joe Biden e seus aliados.

Trump escreveu em sua rede social, Truth, no final de janeiro que seu real valor é “muito maior do que os números nos recibos financeiros mostram”, que ele não incluiu seu ativo mais valioso, sua marca, e que todos os bancos foram pagos integralmente, sem calotes. “Os bancos ganharam dinheiro, foram representados pelos melhores escritórios de advocacia e ficaram muito felizes”, postou.

Os mais de US$ 350 milhões desta quarta (31) se somam à indenização de US$ 83,3 milhões (R$ 412 milhões) à jornalista E. Jean Carroll por difamação, em sentença divulgada em janeiro. O empresário já afirmou que vai recorrer da decisão.

Os pagamentos são um baque para as suas finanças, uma vez que boa parte da sua fortuna consiste em propriedades e investimentos.

Uma estimativa da Bloomberg calculou que o ex-presidente tem cerca de US$ 600 milhões (R$ 3 bilhões) em ativos líquidos, ou seja, que ele consegue acessar rapidamente. Em uma audiência no ano passado, o próprio Trump disse ter disponíveis US$ 400 milhões (R$ 2 bilhões).

Por isso, caso de fato precise pagar o total definido pela Justiça das duas ações civis, é provável que Trump precise se desfazer de parte de seu patrimônio. A essas despesas se somam ainda os gastos legais com a sua defesa e de corréus nos quatro processos criminais que correm contra ele.

Nobel da Paz russo diz que Navalni foi assassinado

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O anúncio da morte na prisão de Alexei Navalni gerou uma onda de repercussões, previsivelmente intensa entre os que, assim como ativista, são críticos do governo de Vladimir Putin na Rússia.

Uma das mais fortes reações veio do jornalista Dmitri Muratov, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2021 pelo seu trabalho à frente do jornal independente Novaia Gazeta, que acabou fechado na Rússia após a implementação de leis repressivas acerca do noticiário da Guerra da Ucrânia.

À agência Reuters, Muratov disse que Navalni foi “assassinado” devido às condições precárias de seu encarceramento. Outro famoso opositor de Putin, o empresário Mikhail Khodorkovski, disse do exílio que o presidente é o “responsável” pela morte. O jornalista foi classificado como “agente estrangeiro” pelo governo no ano passado, o que limita suas condições de trabalho.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, que não morria de amores por Navalni dadas as posições anteriores do ativista sobre a soberania russa na Crimeia anexada, disse que “é óbvio que ele foi assassinado por Putin”.

Na Casa Branca, o assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan, disse que os EUA buscariam saber o que aconteceu com Navalni. O premiê britânico, Rishi Sunak, chamou o anúncio de “notícia terrível”.

A chanceler frances, Stéphane Sejourne, escrveu no X que “Navalni pagou com sua vida pela resistência a um sistema de opressão” e que “sua morte nos lembra da realidade do regime de Valdimir Putin”. Seu colega sueco, Tobias Billström, escreveu que “a brutalidade contra Navalni nos mostra de novo por que é necessário continuar lugar contra o autoritarismo”.

O secretário-geral da Otan (aliança militar do Ocidente), o norueguês Jens Stoltenberg, disse que estava “profundamente entristecido e perturbado” pela morte. “Temos de estabelecer todos os fatos, e a Rússia tem de responder a todas as sérias questões acerca das circunstâncias de sua morte”, afirmou.

Acidente na BR-101 em Macaé deixa dois mortos e dois feridos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta sexta-feira (16), um acidente entre um carro de passeio e um ônibus na BR-101, em Macaé, resultou na morte de dois homens e deixou outras duas pessoas feridas. As vítimas, de 37 e 36 anos, não tiveram suas identidades divulgadas.

A concessionária Arteris Fluminense relatou que suas equipes foram acionadas às 05h30 e encontraram um Fiat Punto com quatro ocupantes no local do acidente, onde um dos ocupantes não resistiu aos ferimentos e faleceu. As outras vítimas foram levadas para o Hospital Público de Macaé, mas uma delas, com ferimentos graves, morreu ao dar entrada na unidade, conforme confirmado pela Polícia Rodoviária Federal.

O ônibus envolvido no acidente realizava o trajeto São Paulo (SP) x Vitória (ES), com os 41 passageiros ilesos. O motorista foi atendido no local, mas recusou ser levado para o hospital. A viação Asa Branca compareceu ao local para remover os passageiros.

A Arteris ressaltou que o atendimento à ocorrência interditou o sentido Espírito Santo da rodovia, com o tráfego fluindo pela pista Niterói e acostamento, sendo as faixas liberadas às 10h40. Embora tenha havido lentidão no local, não houve congestionamento, e equipes da concessionária e da PRF estiveram envolvidas na operação.

Campista morre engasgado com carne em churrasco com amigos no ES

0
Foto: Reprodução/TV Gazeta

Um comerciante conhecido como ‘Rei do Queijo’ morreu engasgado com carne durante um churrasco no meio do Carnaval com amigos na terça-feira (13) em Piúma, no Sul do Espírito Santo.

Jesué Gonçalves da Silva tinha 65 anos e era conhecido como ‘Rei do Queijo’ por vender queijo no espeto nas praias de Iriri, em Anchieta, também no Sul do estado, mas morava há mais de 30 anos em Piúma. O comerciante nasceu em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

De acordo com informações passadas pelo filho da vítima, ele estava fazendo um churrasco com os amigos quando uma das mulheres percebeu que ele se afastou um pouco e logo em seguida ouviram um barulho.

Os amigos encontraram Jesué já caído no chão e chegaram a achar que ele estava tendo um infarto. Ele foi levado para um hospital na cidade e o médico de plantão percebeu que tinha algo na garganta dele. Ao examinar melhor, o médico encontrou um pedaço de carne.

Os médicos tentaram reanimar Jesué mas não conseguiram. O comerciante foi enterrado na quarta-feira (14) no Cemitério de Aparecidinha em Piúma.

Fonte: g1

Rússia adverte contra protestos devido à morte de Navalni

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Procuradoria de Moscou emitiu um alerta contra protestos na capital russa devido à morte do ativista Alexei Navalni, anunciada nesta sexta (16) pelo Serviço Federal Prisional do país. O mais conhecido opositor de Vladimir Putin cumpria 30 anos de cadeia em uma prisão 40 km acima do Círculo Polar Ártico.

“Favor notar que eventos de massa não foram coordenados com as autoridades do Executivo na cidade, de acordo com os procedimentos estabelecidos em lei”, afirmou o comunicado.

A legislação russa não permite que mais de uma pessoa se reúna em manifestações sem autorização do município. Os grandes protestos mobilizados em 2017 por Navalni tentavam driblar isso com convocações online e rápida dispersão, embora sempre houvesse prisões.

Até agora, não há registro de manifestações ou passeatas devido à morte do ativista. Em Moscou, apoiadores de Navalni colocaram flores junto ao monumento conhecido como Pedra Solovetski, um pedaço de mineral trazido do campo de prisioneiros Solovki, símbolo do sistema soviético de cadeias para opositores conhecido como Gulag.

Ele fica em frente à sede do FSB, sucessor da antiga KGB, e a homenagem está sendo acompanhada pela polícia, que por ora não interveio. Protestos semelhantes foram relatados em redes sociais em pelo menos outras dez cidades russas, como São Petersburgo, sem incidentes até aqui.

Embora nunca tenha tido grande densidade eleitoral, apesar de sua tentativa frustrada de lançar-se candidato a presidente em 2018, Navalni viu sua popularidade crescer com o calvário prisional a que foi submetido depois de voltar à Rússia em janeiro de 2021.

Ele estava na Alemanha sendo tratado do envenenamento com um agente neurotóxico soviético, tipicamente usado pelos serviços secretos russos, ocorrido em setembro de 2020 na Sibéria. Quando foi preso ao desembarcar de um avião que foi desviado de aeroporto, multidões voltaram às ruas para protestar.

Isso durou algumas semanas, mas o endurecimento da repressão policial desinflou o movimento. A partir de 2022, com a entrada em vigor de leis severas contra quem se opõe à Guerra da Ucrânia, lançada em fevereiro daquele ano, protestos de massa virtualmente desapareceram na Rússia.

Houve exceções pontuais, como contra a mobilização feita por Putin para suprir suas forças na invasão do país vizinho e, mais recentemente, por questões como problemas no aquecimento público no inverno no interior russo.