Home Blog Page 2661

Morre o russo Alexei Navalny; principal opositor de Putin

0

Morreu, nesta sexta-feira, aos 47 anos, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, de acordo com os serviços prisionais, citados pela imprensa internacional.

“Em 16 de fevereiro de 2024, na colônia prisional n.º 3, o recluso Alexey Navalny sentiu-se mal depois de uma caminhada, perdendo quase imediatamente a consciência”, refere o comunicado. 

“O pessoal médico da instituição chegou imediatamente ao local e foi chamada uma equipe de emergência médica. Foram efetuadas todas as medidas de reanimação necessárias, mas sem resultados positivos”, acrescenta. 

“Os médicos de urgência confirmaram a morte do condenado”, completa a nota.

Recorde-se que o ativista estava atualmente  cumprindo uma pena de 19 anos por extremismo numa colônia prisional remota no Ártico, em condições descritas pelos apoiantes como difíceis

Navalny havia sido transferido para esta penitenciária depois de anunciar uma campanha contra a reeleição de Putin em 2024, a quem acusou de ter ordenado o seu envenenamento em agosto de 2020. O opositor russo foi detido em 2021. 

[Notícia em atualização]

 

Corpo de mulher é encontrado no rio Muriaé

0
Foto: Reprodução Blog do Adilson Ribeiro

Na tarde dessa quinta-feira (15), mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram o corpo de uma mulher no rio Muriaé, próximo ao bairro Frigorífico, em Itaperuna. A mulher ainda não foi identificada. As buscas foram iniciadas na segunda-feira, após o desaparecimento ser reportado.

Testemunhas afirmam que ela foi vítima de traficantes e seu corpo foi jogado no rio. Segundo relatos, os criminosos acreditavam que ela estivesse envolvida em uma emboscada contra um membro da facção responsável pelo assassinato.

O caso está sob investigação na 143ª Delegacia de Polícia, mas até o momento nenhum suspeito foi encontrado.

Drone capta imagens chocantes da destruição em Gaza

0

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) divulgou um vídeo que exibe a destruição e devastação na cidade de Gaza, a maior da Faixa de Gaza.

As imagens, captadas com um drone, são desta semana e mostram vários edifícios destruídos, incluindo um centro de saúde da ONU.

“Imagens chocantes mostram uma destruição inimaginável na cidade de Gaza, incluindo o nosso centro de saúde. Mais de 70% das infraestruturas civis – incluindo casas, hospitais e escolas – foram destruídas ou severamente danificadas. 84% das instalações de saúde foram afetadas por ataques”, escreveu a UNRWA ao divulgar o vídeo, nas redes sociais, nesta quinta-feira, acrescentando ainda que “nenhum local é seguro” no pequeno enclave.

Pode ver o vídeo na galeria acima.

Recorde-se que o conflito na Faixa de Gaza dura há quatro meses e já provocou milhares de vítimas mortais. Tudo começou no ataque do Hamas contra Israel a 7 de outubro, no qual morreram cerca de 1.160 pessoas, na maioria civis. Em resposta, Israel, que prometeu destruir o movimento islamita palestino, bombardeia desde então o enclave, onde, segundo o governo local liderado pelo Hamas, já foram mortas pelo menos 29 mil pessoas.

O conflito provocou ainda uma crise humanitária sem precedentes. A ONU e vários Estados têm criticado Israel por dificultar — impedir ou atrasar — a entrega da ajuda humanitária. Há o colapso de hospitais, a disseminação de epidemias e escassez de água potável.
 

Leia Também: Israel invade maior hospital em funcionamento na Faixa de Gaza

 

Putin pede que russos tenham mais filhos para garantir a "sobrevivência"

0

Em um discurso na quinta-feira (16), o presidente russo Vladimir Putin fez um apelo à população para que cada família tenha pelo menos dois filhos. Segundo ele, essa medida é crucial para garantir a “sobrevivência” dos “grupos étnicos que vivem na Rússia”.

Putin alertou que, se cada família tiver apenas um filho, a população do país diminuirá. Para haver crescimento populacional, ele defende que as famílias russas tenham pelo menos três crianças.

É importante destacar que a Rússia vem sofrendo perdas populacionais significativas desde o início da guerra na Ucrânia. Além disso, centenas de milhares de pessoas deixaram o país por se oporem ao conflito ou por medo de serem convocadas para a guerra.

O presidente russo se apresenta como defensor dos “valores tradicionais” baseados na família, na nação e na fé cristã ortodoxa. Durante seus 24 anos no poder, ele implementou medidas que restringem severamente as expressões de orientação sexual e identidade de gênero, chegando a considerar o “movimento LGBT+” como “extremista”.

Vale ressaltar que a Rússia já vivenciou duas décadas de declínio populacional gradual após o colapso da União Soviética. Esse problema foi agravado por questões crônicas como o alcoolismo.

No início de 2023, o governo russo estimou a população do país em 146,4 milhões de habitantes. Apesar de ser um valor superior ao mínimo de 143 milhões entre 2007 e 2012, ainda representa uma queda em comparação aos quase 149 milhões de habitantes há 20 anos.

Leia Também: Nova arma russa é contra satélites e não está pronta, dizem EUA

Proprietária do Airbnb se vinga de avaliação ruim com foto de traição

0

Shawn Mackey, residente no Mississippi (EUA), optou por alugar uma casa de quatro quartos e dois banheiros pelo Airbnb para um fim de semana com amigos em Memphis, Tennessee, sem imaginar que sua escolha teria consequências significativas.

Segundo o site “Daily Beast”, após o divertido fim de semana, Shawn expressou sua insatisfação, deixando uma avaliação negativa sobre a propriedade. No entanto, essa ação desencadeou uma série de eventos, pois a proprietária do imóvel, Pamela Fohler, decidiu se vingar. Além da crítica desfavorável, Shawn se recusou a pagar US$ 960 (R$ 4.755) em taxas adicionais e multas por supostamente ter hóspedes extras e violar duas regras da casa: não fumar ou usar vape, não fazer barulho excessivo, não receber convidados, não estacionar em frente às portas da garagem ou no lado direito da garagem, não ingerir bebidas alcoólicas, comida ou urinar na piscina, e não nadar nu.

Ainda de acordo com o “Daily Beast”, em resposta ao comportamento do locatário, Pamela enviou por e-mail para a esposa de Shawn uma foto capturada por uma das câmeras de segurança da propriedade, revelando o americano “em companhia de outra mulher”. O incidente ocorreu em setembro de 2022. Após várias tentativas de resolução, o caso foi levado aos tribunais. O advogado de Shawn afirma que o casamento do cliente foi prejudicado, causando “extremo sofrimento emocional, humilhação pública e angústia mental”..

O advogado busca indenização por invasão de privacidade e danos morais, além de uma liminar “para evitar ações semelhantes tomadas contra (outros) clientes do Airbnb”. Os alvos da ação judicial são Pamela e a própria Airbnb.

Leia Também: Baixo de Paul McCartney desaparecido há 52 anos é encontrado

Condições desumanas: casal preso por negligência infantil choca a Espanha

0

A Polícia Nacional divulgou imagens impactantes da residência onde viviam duas irmãs, de seis e oito anos, em Palência, na comunidade autônoma de Castela e Leão, na Espanha.

O vídeo, disponível na galeria acima, revela as condições insalubres da casa, com lixo espalhado pelo chão e móveis, resultando em sujeira e infestação de insetos. As autoridades também informaram que as meninas estavam ausentes da escola desde meados de janeiro.

Como consequência, um casal foi detido e acusado de abandono de menores e negligência infantil. O alerta foi dado por uma gerente de supermercado no sábado passado, ao perceber as meninas sujas e seminuas comprando comida.

Quando os policiais chegaram, as menores já estavam sob os cuidados dos funcionários. Diante da precariedade das condições, ambas foram levadas à delegacia, onde receberam roupas adequadas. O pai foi detido como suspeito de abandono de menores.

As meninas foram encaminhadas às urgências do Hospital de Río Carrión, onde exames confirmaram boa saúde. Posteriormente, foram entregues aos Serviços Sociais. O pai foi liberado por motivos médicos, mas deve se apresentar quando necessário. A mãe, que estava fora da cidade, foi detida no domingo e posteriormente libertada.

Leia Também: Supermercado alerta para “crianças sujas e seminuas”; pais são detidos

Policial se disfarça de urso de pelúcia para prender traficantes no Peru

0

Aproveitando o Dia dos Namorados no Peru, um policial se disfarçou de urso de pelúcia e, segurando um cartaz romântico e balões em forma de coração, atraiu e prendeu duas mulheres acusadas de tráfico de drogas em San Martin de Porres, ao norte de Lima.

Em imagens divulgadas, o policial segurando o cartaz: “É a razão para eu sorrir”, à porta da casa das suspeitas, antes de agir rapidamente ao se aproximar de uma delas.

A segunda suspeita, filha da primeira, foi detida no interior da residência, revelando uma operação surpresa que desmantelou uma rede de tráfico de drogas que operava de casa, vendendo pasta de cocaína e maconha. A polícia informou a apreensão de mais de mil pacotes de entorpecentes no Twitter.
 
 
 

Leia Também: Condições desumanas: casal preso por negligência infantil choca a Espanha

Regime de Maduro expulsa funcionários de direitos humanos da ONU na Venezuela

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O chanceler da Venezuela, Yvan Gil, anunciou nesta quinta-feira (15) a decisão do governo de suspender as atividades do gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos no país, instalado em 2019, e ordenou a saída dos seus funcionários em 72 horas.

O anúncio vem após um comunicado da entidade da ONU que manifestou “profunda preocupação” com a detenção da ativista venezuelana Rocío San Miguel, crítica do ditador Nicolás Maduro acusada de terrorismo -o regime regularmente acusa opositores de planejar golpes e até o assassinato de Maduro, todas acusações veementemente negadas pelos partidos da oposição e pelos seus membros.

“Esta decisão é tomada devido ao papel inadequado que esta instituição tem desenvolvido, que, longe de se mostrar como uma entidade imparcial, tornou-se o escritório de advocacia privado do grupo de golpistas e terroristas que conspiram permanentemente contra o país”, disse o chanceler nesta quinta.

Ele indicou que a decisão será mantida até que o Alto Comissariado “retifique publicamente perante a comunidade internacional a sua atitude colonialista, abusiva e violadora da Carta das Nações Unidas”. Gil acrescentou que o regime fará uma revisão dos termos de cooperação técnica descritos na Carta de Entendimento assinada com o comissariado nos próximos 30 dias.

“Lamentamos este anúncio e estamos avaliando os próximos passos. Continuamos a nos envolver com as autoridades e outras partes interessadas”, disse a porta-voz do órgão da ONU, Ravina Shamdasani, à agência de notícias Reuters. “Nosso princípio orientador tem sido e continua sendo a promoção e proteção dos direitos humanos do povo da Venezuela.”

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos estabeleceu seu gabinete na Venezuela em 2019, quando a ex-presidente chilena Michelle Bachelet ocupava o posto máximo no órgão. Antes de deixar o cargo, ela disse ter notado progressos nos direitos humanos na Venezuela, mas afirmou que ainda havia muito a fazer.

Seu sucessor, Volker Türk, visitou a Venezuela em janeiro de 2023, quando foi acordado que o escritório continuaria funcionando por mais dois anos. Durante a sua estadia, incentivou as autoridades a libertar todos os detidos arbitrariamente e insistiu na tomada de medidas para acabar com a tortura.

O comissário reuniu-se na ocasião com vários setores da sociedade civil, assim como com autoridades governamentais, e abordou queixas sobre as execuções extrajudiciais. Ele observou que havia restrições de acesso a alguns centros de detenção no país.

A principal função do gabinete era a de apoiar a implementação eficaz das recomendações emitidas nos relatórios que o alto comissariado apresenta ao Conselho de Direitos Humanos. Desde 2019, houve pelo menos seis documentos sobre a situação na Venezuela.

O último relatório, publicado em julho de 2023, denunciava centenas de casos de tortura, além de censura e falta de transparência. O documento citava o fechamento de emissoras de televisão e rádio e o bloqueio de sites de notícia.

Trump renova ameaça a aliados dos EUA na Otan

0

BOA VISTA, RR, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ameaçou novamente não proteger os aliados da Otan, a aliança militar ocidental, em caso de invasão promovida pela Rússia. Em um comício na Carolina do Sul nesta quarta-feira (14), o republicano afirmou que “se eles não vão pagar, nós não vamos proteger”.

Nesta quinta-feira (15), Trump reiterou seu discurso a jornalistas em um tribunal de Nova York, onde viu o juiz Juan Merchan negar seu recurso para arquivar acusações decorrentes de pagamento de dinheiro para silenciar uma atriz pornô, um dos casos criminais em que o republicano está implicado.

“Os países da Otan têm de pagar suas contas. Os Estados Unidos contribuem com US$ 200 bilhões e eles com US$ 25 bilhões. A economia deles, quando você soma os países que compõem a Otan, é quase do mesmo tamanho da nossa economia. Isso é muito mais importante para eles porque temos um oceano entre nós [e a Rússia]”, disse o ex-presidente.

Os membros da aliança militar ocidental se comprometeram em 2006 a dedicar anualmente ao menos 2% de seu PIB à defesa, embora muitos ainda estejam abaixo dessa meta. Não há, porém, como um país ficar inadimplente.

Em termos proporcionais, na ponta dos que mais empenham valores à área militar está a Polônia, com 3,9% de seu PIB em 2023, segundo estimativas da própria aliança; os EUA vêm em segundo lugar, com 3,5%. São 19 os países que não chegaram, em 2023, à meta de 2% do PIB com defesa, entre eles a França e a Alemanha.

“Não estão pagando o que deveriam e riem da estupidez dos Estados Unidos, onde temos um cara que dá US$ 60 bilhões toda vez que alguém pede. Não deveríamos estar fazendo isso. Eles acham que somos estúpidos por causa de nossa liderança”, afirmou Trump a jornalistas nesta quinta.

O Senado americano aprovou na terça-feira (13) um novo pacote de bilionário de ajuda a Ucrânia, Israel e Taiwan com um total de US$ 95,3 bilhões. Para Kiev, o front mais imediato e preocupante para os europeus, maioria dos membros da Otan, foram destinados US$ 61 bi (a Ucrânia não é integrante da aliança).

O texto, no entanto, sofre forte resistência do Partido Republicano, em especial da ala mais ligada a Trump, e deve ser derrubado na Câmara dos Deputados -controlada pelos republicanos e cujo presidente, Mike Johnson, já disse que irá rejeitar o pacote.

Na quarta, após as falas de Trump a respeito dos aliados da Otan, o secretário-geral do grupo, Jens Stoltenberg, disse que a União Europeia não tem condições de defender o continente sozinha.

O republicano havia sugerido pela primeira vez que não iria defender países da aliança quando relembrou, no sábado (10), de suposta conversa que teria tido com um líder europeu enquanto presidia os EUA (2017-2021). Na ocasião, ele ainda afirmou que estimularia a Rússia atacar as nações “inadimplentes” do grupo.

O presidente dos EUA, Joe Biden, expressou indignação diante da fala. “Você consegue imaginar um ex-presidente dos Estados Unidos dizendo isso? O mundo inteiro ouviu. O pior é que ele realmente quer dizer isso. Nenhum outro presidente em nossa história já se curvou a um ditador russo”, disse a repórteres na Casa Branca, na terça.

Brasileiro é detido por agredir funcionário de hotel de luxo em Buenos Aires

0

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Um turista brasileiro foi preso em flagrante na Argentina por agredir o funcionário de um hotel de luxo onde se hospedava em Buenos Aires. O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (9), no Alvear Palace, localizado na Recoleta, um dos bairros mais caros da cidade.

Segundo a polícia local, o empregado de 44 anos foi transferido por uma ambulância a uma clínica privada com “traumatismo encéfalo craniano”, ou seja, uma lesão na cabeça provocada por um trauma. Já o brasileiro de 52 anos passou a noite detido por lesões graves e foi solto na tarde de sábado (10).

A identidade deles não foi divulgada, mas, de acordo com o jornal La Nacion, o brasileiro é um engenheiro civil e empresário do ramo imobiliário identificado pelas iniciais “LF de OG”. Procurado pela reportagem, seu advogado Andrés Gramajo afirmou que “não dá informações sobre seus clientes”.

O hotel também não quis comentar detalhes do ocorrido: “Nossos advogados estão atuando e devemos respeitar o processo legal em andamento. Estamos comprometidos a cooperar plenamente e estamos à disposição das autoridades para o que for necessário. Por enquanto, não temos mais informações para fornecer”, respondeu.

De acordo com a imprensa argentina, o funcionário é Gustavo Albarenga, que disse à polícia trabalhar no hotel cinco estrelas há 20 anos. Ele relatou que revisava o frigobar de um quarto no segundo andar para repor produtos quando foi surpreendido por um chute no rosto.

Ele afirmou que ficou atordoado e que também levou socos na cabeça e desmaiou. Acordou com o hóspede em cima dele, segurando seu pescoço. Uma gerente e um garçom teriam chegado depois e, após uma luta corporal, conseguiram acalmar a situação.

O brasileiro, por sua vez, disse em depoimento que estava no lobby do hotel quando recebeu uma mensagem de sua esposa, que dormia no quarto, afirmando que havia um desconhecido revistando as malas. Ao subir ao segundo andar, ele perguntou a ela onde o homem estava.

Ela então apontou para o funcionário, que justamente entrava no outro quarto para repor o frigobar. Ali estava hospedado outro casal de turistas brasileiros, ainda conforme fontes policiais contaram ao La Nacion.

Após ser liberado da delegacia, o empresário registrou uma denúncia contra o empregado. Os policiais teriam perguntado se faltava algum pertence nas malas, mas ele respondeu que não sabia. O casal se hospedaria no hotel Alvear de sexta até a última terça (13).

Agora, o brasileiro, que já voltou ao Brasil, terá que comparecer presencialmente à unidade de flagrância do Ministério Público a cada 45 dias, a partir de 26 de março, segundo a polícia.

‘Nota zero’, diz Tarcísio sobre ala de policiais com chifres em desfile da Vai-Vai

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) criticou desfile da escola de samba Vai-Vai, que levou para o Sambódromo do Anhembi uma ala de integrantes vestidos como policiais com chifres e asas de demônio. “Se eu fosse jurado, daria nota zero no quesito fantasia”, disse o governador nesta quinta-feira (15).

Com um samba-enredo que homenageou os 40 anos de hip-hop em São Paulo, a agremiação criou a ala “Sobrevivendo no inferno” como uma crítica à violência policial contra a população negra na cidade. “Achei de péssimo gosto porque a polícia é uma instituição a que se deve respeito”, disse o governador durante cerimônia de entrega de escola em São Sebastião, no litoral norte. “Esse tipo de deboche não é legal, é ruim, é agressivo, de péssimo gosto. Nota zero para eles”, continuou.

A ala foi batizada com o nome de uma música do grupo Racionais MC’s, que também participou do desfile.

A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) citou ter recebido um ofício de deputados federais do Partido Liberal (PL), Capitão Augusto e Dani Alonso, ligados às forças de segurança, para pedir punição e corte de verbas públicas à escola. “Até quando, no nosso país, as pessoas continuarão a aplaudir e proteger criminosos, enquanto as vidas de pessoas inocentes são interrompidas e prejudicadas?”, escreveu Capitão Augusto em uma rede social.

Em nota, a gestão Nunes afirmou que a prefeitura tem contrato com a Liga das Escolas de Samba, não com as agremiações. “As escolas seguem o regimento definido pela associação”, informou.

O ofício será encaminhado para a Liga, a qual cabe verificar eventual descumprimento do regulamento interno, segundo a prefeitura.

O Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), representado pela presidente, Jacqueline Valadares, divulgou um manifesto de repúdio ao desfile. Segundo o comunicado divulgado à imprensa, a escola teria tratado “com escárnio a figura de agentes da lei”.

Em nota à reportagem, a escola enfatizou o nome do enredo deste ano: “Capítulo 4, Versículo 3 – Da rua e do povo, o Hip Hop – Um manifesto paulistano”, destacando que se tratou “de um manifesto, uma crítica ao que se entende por cultura na cidade de São Paulo, que exclui manifestações culturais como o hip-hop e seus quatro elementos -breaking, graffiti, MCs e DJs. Além disso, o desfile buscou homenagear e dar vez e voz aos muitos artistas excluídos que nunca tiveram seu talento e sua trajetória notadamente reconhecidos”.

Segundo a escola, a ala faz “uma justa homenagem ao álbum e ao próprio Racionais MC’s, sem a intenção de promover qualquer tipo de ataque individualizado ou provocação, mas sim uma ala, como as outras 19 apresentadas pela escola, que homenageiam um movimento”.

Ainda segundo a agremiação, no recorte histórico da década de 1990, “a segurança pública no estado de São Paulo era uma questão importante e latente, com índices altíssimos de mortalidade da população preta e periférica”.

“O que a escola fez, na avenida, foi inserir o álbum e os acontecimentos históricos no contexto que eles ocorreram, no enredo do desfile”, afirmou a Vai-Vai na nota.

O desfile da Vai-Vai irritou a extrema-direita 

Falta de remédios é entrave para tratar forma grave da dengue, mostra estudo

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Testes de diagnóstico com baixa sensibilidade, falta de biomarcadores que identifiquem os pacientes com mais chances de complicação e ausência de medicamentos específicos para tratar as formas graves da dengue são fatores que sobrecarregam os sistemas de saúde e podem contribuir para piores desfechos.

Uma recente revisão de estudos publicada na revista Plos Global Public Health chama a atenção para esses fatores no momento em que o Brasil vive uma escalada de casos de dengue e aumento no número de internações.

Nas seis primeiras semanas do ano, o número de registros da doença quadruplicou no país. São meio milhão de casos, 75 mortes e outras 350 estão sob investigação, segundo dados do Ministério da Saúde. Hospitais privados de São Paulo tiveram alta de 80% das hospitalizações por dengue.

A Rede D’Or, maior grupo de hospitais privados do país, por exemplo, registrou na primeira semana deste mês um aumento de 1.577% nos atendimentos de casos suspeitos de dengue na comparação com o mesmo período de 2023.

De acordo com o estudo, nos últimos anos houve inovações no controle do vetor, o Aedes aegypti, como repelentes espaciais e a liberação de mosquitos infectados com wolbachia, uma bactéria que infecta o mosquito e impede que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dele.

Também mostra avanços no campo das vacinas. O imunizante QDenga está disponível no SUS (no momento, para crianças de 10 a 14 anos de municípios específicos). Outra opção em clínicas particulares é a vacina Dengvaxia, indicada apenas para quem já teve ao menos uma infecção pela doença.

Por outro, ainda existem lacunas importantes de diagnóstico e terapias. Diagnosticar pacientes com dengue aguda é um desafio devido à semelhança dos sintomas clínicos durante o início da doença. O padrão ouro dos testes é a biologia molecular (RT-PCR), mas ela não está disponível amplamente.

O teste rápido, baseado na detecção de uma proteína do vírus, é o mais utilizado, mas pode ter baixa sensibilidade, com muitos resultados falsos negativos, segundo a revisão de estudos.

“O profissional vê o teste negativo e descarta a dengue, o que é um risco. Os testes mais comuns são limitados em termos de performance e ainda há problemas de acesso aos testes melhores”, explica o infectologista André Siqueira, pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e um dos autores do estudo.

Em situações de grande circulação do vírus, é comum que o diagnóstico da dengue seja feito apenas com avaliação médica. Mas há sempre o risco de a doença ser confundida com uma outra de sintomas parecidos, retardando o tratamento adequado.

“Há muitas doenças com sinais parecidos aos da dengue, desde a gripe até a leptospirose. A leptospirose também pode alterar as funções dos rins e do fígado e provocar sangramento. Tem que fazer o diagnóstico diferencial, ter um sistema treinado e preparado”, diz o infectologista David Uip, atual diretor nacional de infectologia da Rede D’Or.

O estudo aponta que a inexistência de medicamentos para o estágio inicial da dengue, que pudessem prevenir a progressão para a forma grave da doença, é outro fator que dificulta a assistência e gera mais custo aos sistemas de saúde.
Há estudos em andamento para identificar agentes antivirais de ação direta que reduzam ou inibam a replicação viral e medicamentos direcionados ao hospedeiro, além do uso de anticorpos monoclonais, mas ainda estão em fases iniciais da pesquisa clínica.

“Não há nada na mão. Hoje você sustenta a vida. O indivíduo com dengue grave que chega com insuficiência respiratória, você coloca no respirador, por exemplo. Não temos recursos específicos, é uma encrenca. A Covid você consegue tratar com antivirais antes de complicar, a dengue não. Você interna, faz o tem que fazer, pode dar certo ou errado”, diz Uip.

O infectologista reforça que a maioria dos pacientes está sendo tratada ambulatorialmente, com hidratação, mas tem aumentado os casos daqueles que precisam ser internados em razão da febre hemorrágica e outras complicações, como miocardite e problemas neurológicos.

Os pacientes mais vulneráveis à forma grave, segundo ele, são os mais velhos e os com comorbidades. “Mas acabei de dar alta para um menino de nove anos que não tem nenhuma doença associada e teve uma dengue com alteração de frequência cardíaca”, diz o médico.

A revisão de estudos também mostra uma mudança etária da doença. Até a década de 1990, a dengue era predominantemente uma infecção infantil, com poucos adultos desenvolvendo a febre hemorrágica e outras complicações.

No entanto, a idade média das infecções tem aumentado em muitos países. Na Tailândia, passou de 8,1 anos em 1981 para 24,3 anos em 2017. No Sri Lanka, entre 2000 e 2018, a proporção de casos em crianças caiu de 59,9% para 35,7%.

Segundo André Siqueira, da Fiocruz, essa mudança também tem impacto na assistência. Adultos infectados com fatores de risco como diabetes, hipertensão, doença renal e doença cardiovascular têm mais chance de desenvolverem a forma grave da doença e precisar hospitalização.

Mas é necessário cuidado também em situações menos graves que envolvam essa população. “A hidratação excessiva em um idoso pode criar outros problemas, edema no pulmão, por exemplo.”

Para Uip, serviços públicos e privados de saúde precisam se preparar não só com o treinamento das equipes para o manejo adequado do paciente, como também ter uma resposta rápida para a compra de insumos adicionais e a abertura de leitos.

“Tem que prever que vai internar mais, vai precisar de mais soro, mais diagnóstico, mais leitos de internação e de UTI [Unidade de Terapia Intensiva].”

Outro ponto importante, segundo ele, é o acompanhamento do paciente após o primeiro atendimento. “A dengue tem uma convalescência sintomática longa, não dá para atender essa pessoa e mandar ela retornar ao mesmo pronto-socorro, que estará lotado de novos casos.”

Na sua opinião, o atendimento de retorno deve acontecer em um ambulatório ou mesmo por meio de teleconsulta. “O que não pode acontecer é dar alta sem volta. Às vezes, você tem complicação da dengue no décimo dia [após o início dos sintomas]. Esse paciente tem que ser acompanhado. A responsabilidade do hospital ou da unidade de saúde não termina no primeiro atendimento.”

Nas seis primeiras semanas do ano, o número de registros da doença quadruplicou no país 

Operação Carnaval Seguro garante tranquilidade durante a folia no município

0

A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) de São Francisco de Itabapoana (SFI) destacou o resultado considerado positivo durante a Operação Carnaval Seguro 2024. Segundo o titular da pasta, subtenente Edson Brito, não houve durante o período carnavalesco nenhum crime de natureza grave registrado em SFI.

“Por dia, nas ruas e avenidas do município, tivemos uma operação planejada com a atuação de 50 agentes em média dos órgãos subordinados à Sesep:

Emtransfi, Guarda Civil, Grupamento Ambiental, Postura e Defesa Civil. A Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo, atuou com 120 policiais distribuídos nas viaturas, quadriciclos e na Moto Patrulha”, destacou Brito, acrescentando:

“Nos locais de eventos, no Carnaval não registramos em SFI homicídio, tentativas de homicídio, assaltos e nem outros tipos de crimes graves. Alguns poucos casos isolados e sem gravidade de pequenas brigas ocorreram em Gargaú e Guaxindiba, incidentes que logo foram contidos pelas equipes das forças de segurança”, finalizou o secretário da Sesep.

Brito lamentou o acidente de trânsito com duas vítimas que morreram na rodovia estadual RJ-196, na noite de sexta-feira (9), em Santa Clara, e um homem que perdeu a vida depois de sofrer queda de uma falésia, na Praia de Guriri, no sábado (10). “Duas fatalidades que infelizmente aconteceram no período do Carnaval”, finalizou o secretário da Sesep.

Verão e Carnaval de 2024 considerados um sucesso em SFI com celebração, diversidade e tradição

0

Em São Francisco de Itabapoana (SFI), o verão, assim como o Carnaval de 2024, foram considerados um verdadeiro sucesso durante os 45 dias de eventos. A Programação do Verão da Família, promovido pela Prefeitura de SFI, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) e com o apoio de diversas secretarias municipais, foi marcada por uma variedade de atrações, sendo prestigiada por moradores e turistas, proporcionando momentos inesquecíveis de celebração, diversão e cultura. “Com quase 90 apresentações artísticas, os eventos do verão, que culminaram no Carnaval deste ano, destacaram-se pela sua grande diversidade, oferecendo uma ampla gama de atividades para todos os gostos e idades. Desde o tradicional percurso/circuito de som até a animada Matinê de Carnaval Kids, houve algo para todos aproveitarem”, ressaltou o secretário da SecTur, Júnior Junqueira, acrescentando:

“Além disso, contamos mais uma vez com a parceria do Sesc Rio, em Santa Clara, levando diversão para toda a família com atividades de recreação infantil e esportivas e tradicional passeio virtual, que agitou a criançada. No Carnaval tivemos uma série de eventos de fomento ao turismo, incluindo emocionantes tours ecológicos na Estação Ecológica de Guaxindiba, festas religiosas como a de Nossa Senhora dos Navegantes e a abertura do verão com uma comovente Missa Campal”.

Junqueira destacou o turismo gastronômico com a edição do 1º Festival do Caranguejo, que na avaliação dele, “encantou os paladares dos visitantes com iguarias locais e sabores autênticos da região”. O secretário mencionou ainda o 1º PetFest, o Ciclismo Infantil e o Encontro de Bugueiros, que proporcionaram momentos de lazer e diversão para toda a família.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos lembrou o seu compromisso de resgatar as tradições e de fortalecer o turismo local, com um planejamento prévio, objetivando proporcionar um verão voltado para toda a família, oferecendo uma experiência acolhedora e segura para moradores e visitantes. Junqueira reforçou as palavras da prefeita:

“A regulamentação dos Blocos de Carnaval, juntamente com a presença das Escolas de Samba Mocidade Louca e Chuva de Ouro, igualmente contribuíram para uma celebração memorável, repleta de alegria e energia positiva”, revelou o secretário, complementando:

“Em SFI, o turismo é reconhecido como um importante braço da economia local, impulsionando o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a valorização da cultura e das tradições da região. O Carnaval de 2024 foi mais uma prova do potencial turístico e da hospitalidade do nosso município, deixando uma marca permanente nos corações de todos que participaram desta festa inesquecível”, finalizou o secretário da SecTur.

 

{gallery}verao 2024{/gallery}

Brasileiro é preso suspeito de roubo de R$ 80 milhões no Paraguai

0

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – Um brasileiro foi preso pela polícia paraguaia suspeito de ser um dos mentores do assalto cinematográfico que levou US$ 16 milhões (cerca de R$ 80 milhões) em Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu (PR), no início deste mês.

Fábio Dornaldo Moraes, de 42 anos, foi preso em uma região de mata nesta quinta-feira (15), informou a polícia paraguaia. “Gordinho”, como é conhecido, foi detido no distrito de Capitán Bado, segundo o jornal paraguaio La Tribuna.

Os policiais foram ao local em busca de suspeitos de um assassinato ocorrido em setembro do ano passado, mas acabaram encontrando o brasileiro.

A polícia informou, em entrevista coletiva, que Fábio tentou fugir quando viu os agentes, mas foi alcançado.

O brasileiro é de Porto Alegre (RS), segundo o La Tribuna.

O UOL entrou em contato com a PF (Polícia Federal), que participa das investigações, sobre a prisão e tenta contato com o brasileiro. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

O CRIME

Um grupo de ladrões realizou um assalto cinematográfico no Paraguai, nos moldes da quadrilha do Banco Central de Fortaleza em 2005, no Brasil. Eles levaram US$ 16 milhões (cerca de R$ 80 milhões) da ACT (Associação dos Trabalhadores de Câmbio), em Ciudad del Este, região de fronteira com Foz do Iguaçu (PR).

Para chegar ao cofre, os assaltantes escavaram um túnel de 180 metros de extensão e fizeram um buraco de 70 cm de diâmetro para acessar a ACT. Segundo a polícia paraguaia, o bando usou até material acústico para evitar ruído e não atrair a segurança. Os criminosos furtaram o dinheiro de ao menos 180 cambistas.

Os “engenheiros do crime” também utilizaram macacos hidráulicos, equipamentos de perfuração, inibidores de sinal e sensores de movimento. Policiais paraguaios entraram no túnel para fazer uma perícia, mas suspenderam os trabalhos porque encontraram vários explosivos.

Autoridades paraguaias disseram que a PF se uniu às investigações. O objetivo é apurar se houve participação de facções criminosas brasileiras no crime, especialmente o PCC (Primeiro Comando da Capital).

FBI bloqueia operação da Rússia que hackeou mil roteadores nos EUA e Europa

0

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – O FBI -a Polícia Federal americana- anunciou nesta quinta-feira (15) ter interrompido uma operação de espionagem da Rússia que hackeou mais de 1.000 roteadores instalados em residências e pequenos negócios nos Estados Unidos e na Europa. A ação contou com a ajuda de aliados no exterior, segundo o Departamento de Justiça.

O FBI diz que Rússia hackeou roteadores para espionar EUA e aliados. De acordo com o diretor do FBI, Christopher Wray (foto acima), a operação foi conduzida pelo Departamento Central de Inteligência russo (GRU) e atingiu mais de mil roteadores domésticos e de pequenos negócios. A rede também era usada para espionar aliados dos EUA na Europa.

Agência russa usou software específico para se infiltrar nos aparelhos. O malware Moobot foi instalado nos roteadores e usado pelo GRU para transformá-los em uma “plataforma global de espionagem cibernética”, segundo o Departamento de Justiça. A operação mirava “alvos de inteligência” de interesse do governo russo, como organizações militares e de segurança dos EUA e seus aliados.

Ordem judicial permitiu ao FBI bloquear os roteadores hackeados. A operação, que contou com o apoio de parceiros estrangeiros, conseguiu expulsar os “espiões” dos roteadores e impedir que voltem a acessá-los no futuro, disse Wray em entrevista coletiva. Questionada pela emissora CNN, a embaixada da Rússia em Washington (DC) não comentou sobre o caso.

FBI agora trabalha para alertar vítimas. Em comunicado, o órgão informou que está em contato com provedores de internet para notificar as residências e pequenos negócios cujos roteadores foram afetados pela operação de espionagem.

ALERTA SOBRE AMEAÇA

Nesta quarta (14), congressista fez alerta sobre “ameaça à segurança nacional”. Presidente do Comitê Permanente de Inteligência da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Turner disse ter compartilhado com os demais congressistas informações relativas a esta ameaça, sem dar mais detalhes sobre o caso.

Imprensa local disse que a ameaça tem relação com a Rússia. Fontes ouvidas pela emissora CNN disseram que as informações obtidas são “muito sensíveis” e se referem a uma competência “altamente preocupante e desestabilizadora” dos russos. Já a agência Reuters noticiou que o caso tem relação com a operação da Rússia no espaço, também segundo fontes.

Senadores disseram estar monitorando “rigorosamente” o caso. “Continuamos levando este assunto a sério e estamos discutindo uma resposta apropriada com o governo. Enquanto isso, precisamos ter cuidado para não divulgar fontes e métodos”, disse um comunicado assinado por Mark Warner e Marco Rubio, presidente democrata e vice-presidente republicano do Comitê de Inteligência do Senado.

Ciclone provocará chuva forte na costa de SP e RJ nos próximos dias

0

Áreas dos estados do Rio de Janeiro e e de São Paulo estão com aviso meteorológico especial de nível vermelho para chuvas intensas válido até as 18h desta quinta-feira (15). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (14) para o sul fluminense; o norte paulista, no Vale do Paraíba; e a região metropolitana do Rio de Janeiro. O alerta meteorológico máximo sinaliza grande perigo nas localidades indicadas.

De acordo com o Inmet, um ciclone subtropical deve se formar em alto-mar, a cerca de 230 km a sudeste da costa do município de Arraial do Cabo (RJ), com deslocamento para leste e, em seguida, para sul/sudoeste.

O Inmet destaca que o fenômeno provocará muita chuva intensa no litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para Costa Verde, no litoral sul do estado do Rio, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty.

O ciclone poderá se deslocar para o litoral do Paraná nos próximos dias, conforme informado pela meteorologista do Inmet, Dayse Moraes. “A formação de um ciclone deve favorecer instabilidades e ganhar em força, principalmente entre o leste de Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro avançando também para o Espírito Santo e outras áreas da região Sul, como o norte do Paraná, que tem chance de pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento”.

A informação foi confirmada em nota técnica conjunta [ https://portal.inmet.gov.br/uploads/notastecnicas/Nota_Imprensa_CHM_14FEV_nota-especial.pdf#page=1&zoom=auto,-100,842 ] do Inmet e da Marinha do Brasil. O informe  aponta que o ciclone subtropical pode provocar ventos de até 83 km/h , principalmente, no entorno sul e sudeste do ciclone,  até a noite da próxima terça-feira (20), se as condições atmosféricas persistirem na região.

Imagens de satélite mostram instabilidades entre o Amazonas, Acre, Rondônia, parte do litoral do Pará e também do Mato Grosso. As chuvas no período da tarde e noite desta quinta-feira são resultado do calor, da alta umidade e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Nesta quinta-feira, há nebulosidade entre Maranhão, Piauí, Ceará e leste da Região Nordeste, englobando Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com a possibilidade de chuvas.

A meteorologista Dayse Moraes confirma que haverá poucas nuvens no centro do país, o que inclui a maior parte do Mato Grosso, Tocantins, norte de Goiás e de Minas Gerais, Distrito Federal e grande área da Bahia.

“Entre a região Centro-Oeste e Sudeste as instabilidades ganharam força no período desta madrugada e estão se intensificando por conta do Sistema Frontal [frente fria] que vem de São Paulo e do Rio de Janeiro”, acrescenta Dayse.

Mas, com relação à temperatura, o calor deve continuar. Em todo o país, os termômetros podem alcançar 38ºC nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, a temperatura máxima será um pouco mais baixa: em torno de 35 ºC, entre o norte do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul.

As fortes chuvas que causaram alagamentos e inundação na cidade de Macapá (AM) nos últimos dias, também motivaram o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, a reconhecer a situação de emergência da capital amapaense nesta quarta-feira (14). Além das fortes chuvas, a erosão do solo às margens do Rio Amazonas, no complexo do Aturiá, foi considerada também para reconhecimento da situação de emergência local.

Com o reconhecimento, o município poderá receber recursos federais destinados ao atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas e moradias destruídas ou danificadas por desastres ou fenômenos climáticos extremos.

O Inmet orienta os moradores de regiões afetadas pelos temporais a desligarem aparelhos elétricos da tomada e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou situação similar, antes, deve-se colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Em caso de situação de grande perigo confirmada, o cidadão deve procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre ou embaixo de árvores; buscar mais informações na Defesa Civil do município (telefone 199) e solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

As informações meteorológicas oceânicas e sobre a possibilidade de ressacas podem ser visualizadas no aplicativo Boletim ao Mar, da Marinha do Brasil, disponível para os sistemas Android e iOS para smartphones. Já a previsão do tempo e atualizações de avisos meteorológicos são divulgadas diariamente em no site e nas redes sociais do Inmet.

O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) 

Defesa Civil de Macaé alerta população para chuvas e ventos intensos

0
Foto: Reprodução Prefeitura de Macaé

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil de Macaé mantém o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgado nesta quarta-feira (14), que relata as chuvas intensas ao longo desta quinta-feira (15). A previsão de chuva fica entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dia, principalmente na região serrana.

O órgão acrescenta avisos de ressaca emitidos pela Marinha do Brasil com ventos fortes na área oceânica e rajadas de até 74 km. O mar também deverá ficar agitado com ondas de até 4m, válido até 18h de sexta-feira (15).

Há também possibilidade de formação de ciclone subtropical movendo-se para leste e depois para o sul, com rajadas de vento ciclônico de até 74 km/h e mar agitado associado, válido até as 21h da próxima terça-feira (20).

O órgão ressalta ainda cuidados em caso de chuvas fortes que podem causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Já em caso de rajadas de ventos, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas, além de buscar não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A Defesa Civil atua 24h. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone 199 ou por mensagem via WhatsApp: (22) 99103-4275. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Fonte: Ascom Macaé

O que é a varíola do Alasca? Doença causa primeira morte nos EUA e chama a atenção para vírus

0

Há nove anos, as autoridades de saúde do Alasca estão cientes de um vírus incomum que causa doenças raras e relativamente leves na área de Fairbanks. Mas um caso recente em outra parte do Estado – que resultou na morte de um homem – chamou a atenção para o chamado vírus Alaskapox.

Aqui estão algumas informações sobre o vírus:

O que é o Alaskapox

O Alaskapox pertence a uma família de vírus em forma de tijolo que pode infectar animais e seres humanos. Esses micro-organismos, conhecidos como orthopoxvirus, tendem a causar lesões, ou varíola, na pele. Cada um tem suas próprias características, e alguns são considerados mais perigosos do que outros.

A varíola talvez seja o mais famoso deles, mas outros membros da família incluem cowpox (varíola bovina) e mpox (anteriormente conhecido como monkeypox).

O Alaskapox foi descoberto em 2015 em uma mulher que vivia perto de Fairbanks, no Alasca. Ela foi encontrada principalmente em pequenos mamíferos, incluindo ratazanas de dorso vermelho e musaranhos. Mas animais de estimação, como cães e gatos, também podem ser portadores do vírus, segundo as autoridades de saúde.

Sete pessoas, todas no Alasca, foram infectadas com o vírus nos últimos nove anos.

Quais os sintomas do Alaskapox?

As pessoas com Alaskapox desenvolveram um ou mais inchaços ou pústulas na pele, bem como dores articulares ou musculares e inchaço dos gânglios linfáticos.

Quase todos os pacientes tiveram doenças leves que se resolveram por conta própria após algumas semanas. No entanto, as pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos podem correr o risco de contrair doenças mais graves.

Como o Alaskapox se espalha?

As autoridades acreditam que o Alaskapox se espalha por meio do contato com animais infectados.

Não há nenhum caso documentado de transmissão de uma pessoa para outra. No entanto, outros vírus da mesma família podem se espalhar quando uma pessoa entra em contato com as lesões de outra pessoa, portanto, as autoridades de saúde do Alasca estão aconselhando qualquer pessoa com uma lesão de Alaskapox a cobri-la com um curativo.

O que aconteceu com o último caso?

As autoridades de saúde do Alasca têm conhecimento de sete pessoas infectadas com o Alaskapox desde que o vírus foi descoberto, mas o caso mais recente representa a primeira vez que se sabe que alguém morreu em decorrência do vírus.

O idoso, que morava na Península de Kenai, estava em tratamento contra o câncer e tinha o sistema imunológico suprimido por causa dos medicamentos. Em setembro, ele notou uma ferida vermelha na axila direita e foi ao médico nos dois meses seguintes por causa da fadiga e da dor em queimação. Ele foi hospitalizado em novembro e morreu no mês passado, de acordo com um boletim da semana passada das autoridades de saúde pública do Alasca.

O homem morava em uma área florestal remota e não viajava. Ele havia sido repetidamente arranhado por um gato de rua que caçava pequenos animais, e um dos arranhões foi na área da axila do homem, disseram as autoridades.

Formas de prevenção

A Alaskapox é uma doença rara que, na maioria dos casos, causa sintomas relativamente leves, segundo as autoridades de saúde.

Dito isso, a vida selvagem pode acarretar riscos de infecções. As autoridades de saúde dizem que a melhor maneira de manter os animais de estimação e os membros da família em segurança é manter uma distância segura da vida selvagem e lavar as mãos depois de sair ao ar livre. Além disso, não tente manter animais selvagens como animais de estimação. (Com AP)

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial.

Casal de idosos é encontrado morto dentro de casa em Campinas

0

 (FOLHAPRESS) – Um casal de idosos foi encontrado morto em casa na noite de terça-feira (13), em Campinas (SP). O caso foi registrado como feminicídio seguido de suicídio.

Os corpos foram encontrados pela filha do casal, de 51 anos, na garagem da residência. Segundo a polícia, Irene Corrêa Lima Destefani, 75, estava no chão, com sinais de enforcamento; já Ricieri Destefani, 85, estava pendurado, enforcado em uma corda.

Os bombeiros e a Polícia Militar foram acionados. Na casa foram encontradas duas cordas e uma carta manuscrita, que não teve o conteúdo divulgado. Não havia sinais de arrombamento ou roubo no local.

A filha e outro filho do casal, de 45 anos, disseram à polícia que os pais vinham enfrentando problemas de saúde recentemente.

Ela relatou que Irene sofria de depressão e foi internada recentemente. Disse também que a mãe nunca mais foi a mesma desde que voltou para casa, necessitando de cuidados constantes.

A filha contou que precisava passar as noites na casa dos pais para ajudá-los. Afirmou ainda que o pai sempre foi um homem alegre, mas que estava muito cansado de toda a situação.

Os filhos disseram que os pais não passavam por problemas financeiros -tinham plano de saúde e a posse de um imóvel alugado que ajudava nas finanças.

Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), exames foram solicitados ao IML (Instituto Médico Legal). O caso foi registrado na 2ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Campinas.

Leia Também: Atriz morre atropelada após parar o carro para trocar o pneu

Os corpos foram encontrados pela filha do casal, de 51 anos, na garagem da residência