Home Blog Page 2662

Verão e Carnaval de 2024 considerados um sucesso em SFI com celebração, diversidade e tradição

0

Em São Francisco de Itabapoana (SFI), o verão, assim como o Carnaval de 2024, foram considerados um verdadeiro sucesso durante os 45 dias de eventos. A Programação do Verão da Família, promovido pela Prefeitura de SFI, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) e com o apoio de diversas secretarias municipais, foi marcada por uma variedade de atrações, sendo prestigiada por moradores e turistas, proporcionando momentos inesquecíveis de celebração, diversão e cultura. “Com quase 90 apresentações artísticas, os eventos do verão, que culminaram no Carnaval deste ano, destacaram-se pela sua grande diversidade, oferecendo uma ampla gama de atividades para todos os gostos e idades. Desde o tradicional percurso/circuito de som até a animada Matinê de Carnaval Kids, houve algo para todos aproveitarem”, ressaltou o secretário da SecTur, Júnior Junqueira, acrescentando:

“Além disso, contamos mais uma vez com a parceria do Sesc Rio, em Santa Clara, levando diversão para toda a família com atividades de recreação infantil e esportivas e tradicional passeio virtual, que agitou a criançada. No Carnaval tivemos uma série de eventos de fomento ao turismo, incluindo emocionantes tours ecológicos na Estação Ecológica de Guaxindiba, festas religiosas como a de Nossa Senhora dos Navegantes e a abertura do verão com uma comovente Missa Campal”.

Junqueira destacou o turismo gastronômico com a edição do 1º Festival do Caranguejo, que na avaliação dele, “encantou os paladares dos visitantes com iguarias locais e sabores autênticos da região”. O secretário mencionou ainda o 1º PetFest, o Ciclismo Infantil e o Encontro de Bugueiros, que proporcionaram momentos de lazer e diversão para toda a família.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos lembrou o seu compromisso de resgatar as tradições e de fortalecer o turismo local, com um planejamento prévio, objetivando proporcionar um verão voltado para toda a família, oferecendo uma experiência acolhedora e segura para moradores e visitantes. Junqueira reforçou as palavras da prefeita:

“A regulamentação dos Blocos de Carnaval, juntamente com a presença das Escolas de Samba Mocidade Louca e Chuva de Ouro, igualmente contribuíram para uma celebração memorável, repleta de alegria e energia positiva”, revelou o secretário, complementando:

“Em SFI, o turismo é reconhecido como um importante braço da economia local, impulsionando o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a valorização da cultura e das tradições da região. O Carnaval de 2024 foi mais uma prova do potencial turístico e da hospitalidade do nosso município, deixando uma marca permanente nos corações de todos que participaram desta festa inesquecível”, finalizou o secretário da SecTur.

 

{gallery}verao 2024{/gallery}

Brasileiro é preso suspeito de roubo de R$ 80 milhões no Paraguai

0

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – Um brasileiro foi preso pela polícia paraguaia suspeito de ser um dos mentores do assalto cinematográfico que levou US$ 16 milhões (cerca de R$ 80 milhões) em Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu (PR), no início deste mês.

Fábio Dornaldo Moraes, de 42 anos, foi preso em uma região de mata nesta quinta-feira (15), informou a polícia paraguaia. “Gordinho”, como é conhecido, foi detido no distrito de Capitán Bado, segundo o jornal paraguaio La Tribuna.

Os policiais foram ao local em busca de suspeitos de um assassinato ocorrido em setembro do ano passado, mas acabaram encontrando o brasileiro.

A polícia informou, em entrevista coletiva, que Fábio tentou fugir quando viu os agentes, mas foi alcançado.

O brasileiro é de Porto Alegre (RS), segundo o La Tribuna.

O UOL entrou em contato com a PF (Polícia Federal), que participa das investigações, sobre a prisão e tenta contato com o brasileiro. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

O CRIME

Um grupo de ladrões realizou um assalto cinematográfico no Paraguai, nos moldes da quadrilha do Banco Central de Fortaleza em 2005, no Brasil. Eles levaram US$ 16 milhões (cerca de R$ 80 milhões) da ACT (Associação dos Trabalhadores de Câmbio), em Ciudad del Este, região de fronteira com Foz do Iguaçu (PR).

Para chegar ao cofre, os assaltantes escavaram um túnel de 180 metros de extensão e fizeram um buraco de 70 cm de diâmetro para acessar a ACT. Segundo a polícia paraguaia, o bando usou até material acústico para evitar ruído e não atrair a segurança. Os criminosos furtaram o dinheiro de ao menos 180 cambistas.

Os “engenheiros do crime” também utilizaram macacos hidráulicos, equipamentos de perfuração, inibidores de sinal e sensores de movimento. Policiais paraguaios entraram no túnel para fazer uma perícia, mas suspenderam os trabalhos porque encontraram vários explosivos.

Autoridades paraguaias disseram que a PF se uniu às investigações. O objetivo é apurar se houve participação de facções criminosas brasileiras no crime, especialmente o PCC (Primeiro Comando da Capital).

FBI bloqueia operação da Rússia que hackeou mil roteadores nos EUA e Europa

0

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – O FBI -a Polícia Federal americana- anunciou nesta quinta-feira (15) ter interrompido uma operação de espionagem da Rússia que hackeou mais de 1.000 roteadores instalados em residências e pequenos negócios nos Estados Unidos e na Europa. A ação contou com a ajuda de aliados no exterior, segundo o Departamento de Justiça.

O FBI diz que Rússia hackeou roteadores para espionar EUA e aliados. De acordo com o diretor do FBI, Christopher Wray (foto acima), a operação foi conduzida pelo Departamento Central de Inteligência russo (GRU) e atingiu mais de mil roteadores domésticos e de pequenos negócios. A rede também era usada para espionar aliados dos EUA na Europa.

Agência russa usou software específico para se infiltrar nos aparelhos. O malware Moobot foi instalado nos roteadores e usado pelo GRU para transformá-los em uma “plataforma global de espionagem cibernética”, segundo o Departamento de Justiça. A operação mirava “alvos de inteligência” de interesse do governo russo, como organizações militares e de segurança dos EUA e seus aliados.

Ordem judicial permitiu ao FBI bloquear os roteadores hackeados. A operação, que contou com o apoio de parceiros estrangeiros, conseguiu expulsar os “espiões” dos roteadores e impedir que voltem a acessá-los no futuro, disse Wray em entrevista coletiva. Questionada pela emissora CNN, a embaixada da Rússia em Washington (DC) não comentou sobre o caso.

FBI agora trabalha para alertar vítimas. Em comunicado, o órgão informou que está em contato com provedores de internet para notificar as residências e pequenos negócios cujos roteadores foram afetados pela operação de espionagem.

ALERTA SOBRE AMEAÇA

Nesta quarta (14), congressista fez alerta sobre “ameaça à segurança nacional”. Presidente do Comitê Permanente de Inteligência da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Turner disse ter compartilhado com os demais congressistas informações relativas a esta ameaça, sem dar mais detalhes sobre o caso.

Imprensa local disse que a ameaça tem relação com a Rússia. Fontes ouvidas pela emissora CNN disseram que as informações obtidas são “muito sensíveis” e se referem a uma competência “altamente preocupante e desestabilizadora” dos russos. Já a agência Reuters noticiou que o caso tem relação com a operação da Rússia no espaço, também segundo fontes.

Senadores disseram estar monitorando “rigorosamente” o caso. “Continuamos levando este assunto a sério e estamos discutindo uma resposta apropriada com o governo. Enquanto isso, precisamos ter cuidado para não divulgar fontes e métodos”, disse um comunicado assinado por Mark Warner e Marco Rubio, presidente democrata e vice-presidente republicano do Comitê de Inteligência do Senado.

Ciclone provocará chuva forte na costa de SP e RJ nos próximos dias

0

Áreas dos estados do Rio de Janeiro e e de São Paulo estão com aviso meteorológico especial de nível vermelho para chuvas intensas válido até as 18h desta quinta-feira (15). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (14) para o sul fluminense; o norte paulista, no Vale do Paraíba; e a região metropolitana do Rio de Janeiro. O alerta meteorológico máximo sinaliza grande perigo nas localidades indicadas.

De acordo com o Inmet, um ciclone subtropical deve se formar em alto-mar, a cerca de 230 km a sudeste da costa do município de Arraial do Cabo (RJ), com deslocamento para leste e, em seguida, para sul/sudoeste.

O Inmet destaca que o fenômeno provocará muita chuva intensa no litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para Costa Verde, no litoral sul do estado do Rio, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty.

O ciclone poderá se deslocar para o litoral do Paraná nos próximos dias, conforme informado pela meteorologista do Inmet, Dayse Moraes. “A formação de um ciclone deve favorecer instabilidades e ganhar em força, principalmente entre o leste de Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro avançando também para o Espírito Santo e outras áreas da região Sul, como o norte do Paraná, que tem chance de pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento”.

A informação foi confirmada em nota técnica conjunta [ https://portal.inmet.gov.br/uploads/notastecnicas/Nota_Imprensa_CHM_14FEV_nota-especial.pdf#page=1&zoom=auto,-100,842 ] do Inmet e da Marinha do Brasil. O informe  aponta que o ciclone subtropical pode provocar ventos de até 83 km/h , principalmente, no entorno sul e sudeste do ciclone,  até a noite da próxima terça-feira (20), se as condições atmosféricas persistirem na região.

Imagens de satélite mostram instabilidades entre o Amazonas, Acre, Rondônia, parte do litoral do Pará e também do Mato Grosso. As chuvas no período da tarde e noite desta quinta-feira são resultado do calor, da alta umidade e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Nesta quinta-feira, há nebulosidade entre Maranhão, Piauí, Ceará e leste da Região Nordeste, englobando Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com a possibilidade de chuvas.

A meteorologista Dayse Moraes confirma que haverá poucas nuvens no centro do país, o que inclui a maior parte do Mato Grosso, Tocantins, norte de Goiás e de Minas Gerais, Distrito Federal e grande área da Bahia.

“Entre a região Centro-Oeste e Sudeste as instabilidades ganharam força no período desta madrugada e estão se intensificando por conta do Sistema Frontal [frente fria] que vem de São Paulo e do Rio de Janeiro”, acrescenta Dayse.

Mas, com relação à temperatura, o calor deve continuar. Em todo o país, os termômetros podem alcançar 38ºC nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, a temperatura máxima será um pouco mais baixa: em torno de 35 ºC, entre o norte do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul.

As fortes chuvas que causaram alagamentos e inundação na cidade de Macapá (AM) nos últimos dias, também motivaram o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, a reconhecer a situação de emergência da capital amapaense nesta quarta-feira (14). Além das fortes chuvas, a erosão do solo às margens do Rio Amazonas, no complexo do Aturiá, foi considerada também para reconhecimento da situação de emergência local.

Com o reconhecimento, o município poderá receber recursos federais destinados ao atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas e moradias destruídas ou danificadas por desastres ou fenômenos climáticos extremos.

O Inmet orienta os moradores de regiões afetadas pelos temporais a desligarem aparelhos elétricos da tomada e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou situação similar, antes, deve-se colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Em caso de situação de grande perigo confirmada, o cidadão deve procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre ou embaixo de árvores; buscar mais informações na Defesa Civil do município (telefone 199) e solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

As informações meteorológicas oceânicas e sobre a possibilidade de ressacas podem ser visualizadas no aplicativo Boletim ao Mar, da Marinha do Brasil, disponível para os sistemas Android e iOS para smartphones. Já a previsão do tempo e atualizações de avisos meteorológicos são divulgadas diariamente em no site e nas redes sociais do Inmet.

O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) 

Defesa Civil de Macaé alerta população para chuvas e ventos intensos

0
Foto: Reprodução Prefeitura de Macaé

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil de Macaé mantém o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgado nesta quarta-feira (14), que relata as chuvas intensas ao longo desta quinta-feira (15). A previsão de chuva fica entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dia, principalmente na região serrana.

O órgão acrescenta avisos de ressaca emitidos pela Marinha do Brasil com ventos fortes na área oceânica e rajadas de até 74 km. O mar também deverá ficar agitado com ondas de até 4m, válido até 18h de sexta-feira (15).

Há também possibilidade de formação de ciclone subtropical movendo-se para leste e depois para o sul, com rajadas de vento ciclônico de até 74 km/h e mar agitado associado, válido até as 21h da próxima terça-feira (20).

O órgão ressalta ainda cuidados em caso de chuvas fortes que podem causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Já em caso de rajadas de ventos, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas, além de buscar não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A Defesa Civil atua 24h. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone 199 ou por mensagem via WhatsApp: (22) 99103-4275. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Fonte: Ascom Macaé

O que é a varíola do Alasca? Doença causa primeira morte nos EUA e chama a atenção para vírus

0

Há nove anos, as autoridades de saúde do Alasca estão cientes de um vírus incomum que causa doenças raras e relativamente leves na área de Fairbanks. Mas um caso recente em outra parte do Estado – que resultou na morte de um homem – chamou a atenção para o chamado vírus Alaskapox.

Aqui estão algumas informações sobre o vírus:

O que é o Alaskapox

O Alaskapox pertence a uma família de vírus em forma de tijolo que pode infectar animais e seres humanos. Esses micro-organismos, conhecidos como orthopoxvirus, tendem a causar lesões, ou varíola, na pele. Cada um tem suas próprias características, e alguns são considerados mais perigosos do que outros.

A varíola talvez seja o mais famoso deles, mas outros membros da família incluem cowpox (varíola bovina) e mpox (anteriormente conhecido como monkeypox).

O Alaskapox foi descoberto em 2015 em uma mulher que vivia perto de Fairbanks, no Alasca. Ela foi encontrada principalmente em pequenos mamíferos, incluindo ratazanas de dorso vermelho e musaranhos. Mas animais de estimação, como cães e gatos, também podem ser portadores do vírus, segundo as autoridades de saúde.

Sete pessoas, todas no Alasca, foram infectadas com o vírus nos últimos nove anos.

Quais os sintomas do Alaskapox?

As pessoas com Alaskapox desenvolveram um ou mais inchaços ou pústulas na pele, bem como dores articulares ou musculares e inchaço dos gânglios linfáticos.

Quase todos os pacientes tiveram doenças leves que se resolveram por conta própria após algumas semanas. No entanto, as pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos podem correr o risco de contrair doenças mais graves.

Como o Alaskapox se espalha?

As autoridades acreditam que o Alaskapox se espalha por meio do contato com animais infectados.

Não há nenhum caso documentado de transmissão de uma pessoa para outra. No entanto, outros vírus da mesma família podem se espalhar quando uma pessoa entra em contato com as lesões de outra pessoa, portanto, as autoridades de saúde do Alasca estão aconselhando qualquer pessoa com uma lesão de Alaskapox a cobri-la com um curativo.

O que aconteceu com o último caso?

As autoridades de saúde do Alasca têm conhecimento de sete pessoas infectadas com o Alaskapox desde que o vírus foi descoberto, mas o caso mais recente representa a primeira vez que se sabe que alguém morreu em decorrência do vírus.

O idoso, que morava na Península de Kenai, estava em tratamento contra o câncer e tinha o sistema imunológico suprimido por causa dos medicamentos. Em setembro, ele notou uma ferida vermelha na axila direita e foi ao médico nos dois meses seguintes por causa da fadiga e da dor em queimação. Ele foi hospitalizado em novembro e morreu no mês passado, de acordo com um boletim da semana passada das autoridades de saúde pública do Alasca.

O homem morava em uma área florestal remota e não viajava. Ele havia sido repetidamente arranhado por um gato de rua que caçava pequenos animais, e um dos arranhões foi na área da axila do homem, disseram as autoridades.

Formas de prevenção

A Alaskapox é uma doença rara que, na maioria dos casos, causa sintomas relativamente leves, segundo as autoridades de saúde.

Dito isso, a vida selvagem pode acarretar riscos de infecções. As autoridades de saúde dizem que a melhor maneira de manter os animais de estimação e os membros da família em segurança é manter uma distância segura da vida selvagem e lavar as mãos depois de sair ao ar livre. Além disso, não tente manter animais selvagens como animais de estimação. (Com AP)

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial.

Casal de idosos é encontrado morto dentro de casa em Campinas

0

 (FOLHAPRESS) – Um casal de idosos foi encontrado morto em casa na noite de terça-feira (13), em Campinas (SP). O caso foi registrado como feminicídio seguido de suicídio.

Os corpos foram encontrados pela filha do casal, de 51 anos, na garagem da residência. Segundo a polícia, Irene Corrêa Lima Destefani, 75, estava no chão, com sinais de enforcamento; já Ricieri Destefani, 85, estava pendurado, enforcado em uma corda.

Os bombeiros e a Polícia Militar foram acionados. Na casa foram encontradas duas cordas e uma carta manuscrita, que não teve o conteúdo divulgado. Não havia sinais de arrombamento ou roubo no local.

A filha e outro filho do casal, de 45 anos, disseram à polícia que os pais vinham enfrentando problemas de saúde recentemente.

Ela relatou que Irene sofria de depressão e foi internada recentemente. Disse também que a mãe nunca mais foi a mesma desde que voltou para casa, necessitando de cuidados constantes.

A filha contou que precisava passar as noites na casa dos pais para ajudá-los. Afirmou ainda que o pai sempre foi um homem alegre, mas que estava muito cansado de toda a situação.

Os filhos disseram que os pais não passavam por problemas financeiros -tinham plano de saúde e a posse de um imóvel alugado que ajudava nas finanças.

Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), exames foram solicitados ao IML (Instituto Médico Legal). O caso foi registrado na 2ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Campinas.

Leia Também: Atriz morre atropelada após parar o carro para trocar o pneu

Os corpos foram encontrados pela filha do casal, de 51 anos, na garagem da residência 

‘Chuva’ de vermes atinge passageira a caminho dos EUA; voo é interrompido

0

Um voo entre Amesterdã, na Holanda, e Detroit, nos Estados Unidos, teve de regressar ao ponto de partida após terem ‘chovido’ vermes sobre uma passageira.

O caso é contado pelo The Guardian, que revela que os vermes teriam originado de um peixe podre mal embalado, que estava na mala de um outro passageiro, no compartimento superior da cabine.

Philip Schotte, um cidadão neerlandês residente nos EUA, disse ao noticiário local Fox 2 que viu pelo menos uma dúzia de vermes caindo sobre uma passageira durante o voo.

“Nem sei o que me passou pela cabeça. Estava só tentando processar tudo – o nojo era uma das partes, claro”, disse.

Uma vez identificado o homem que transportava o peixe podre, envolvido em jornais, os comissários de bordo confiscaram o animal morto e o piloto anunciou que o voo da Delta Airlines regressaria ao aeroporto de Schiphol, em Amesterdã.

Em comunicado, a companhia aérea lamentou o acontecimento, esclarecendo que a viagem “foi interrompida devido a uma mala de mão mal embalada”. “A aeronave regressou ao portão e os passageiros foram colocados no próximo voo disponível. Foi retirada de serviço para limpeza”, concluiu a Delta.

Leia Também: Enxame de mosquitos aterroriza população em Pune, na Índia; veja o vídeo

Juiz nega recurso, e Trump vai a julgamento por pagamentos a atriz pornô

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um juiz de Nova York negou nesta quinta-feira (15) o pedido de Donald Trump para arquivar as acusações criminais contra ele decorrentes do pagamento de dinheiro para silenciar uma estrela pornô, abrindo caminho para o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente dos Estados Unidos.

O juiz Juan Merchan marcou a data do julgamento para 25 de março. Trata-se de um dos quatro processos criminais que Trump enfrenta enquanto busca a indicação do Partido Republicano para desafiar o presidente democrata Joe Biden nas eleições americanas em 5 de novembro.

“Há muitos aspectos a considerar”, disse nesta quinta o juiz ao rejeitar os pedidos da defesa de Trump para adiar o início do julgamento, que acontecerá em plena campanha eleitoral para a Casa Branca.

Trump, 77, havia pedido a Merchan para rejeitar as acusações de 34 crimes, segundo as quais ele teria falsificado registros comerciais para encobrir o pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels antes das eleições de 2016.

Mas o juiz levou menos de dez minutos para negar seu pedido e confirmar a data do julgamento. Antes da audiência desta quinta, Trump repetiu suas alegações de que o caso é politicamente motivado.

“Eles não teriam trazido isso, exceto pelo fato -de jeito nenhum- exceto pelo fato de que estou concorrendo à Presidência e indo bem”, disse Trump em um corredor fora da sala do tribunal.

Trump se declara inocente das acusações feitas pelo procurador do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, um democrata. Um punhado de manifestantes segurava cartazes denunciando Trump e gritava “sem ditadores nos EUA” do lado de fora do tribunal.

O julgamento está marcado para começar antes de outros três casos criminais que Trump enfrenta. Até lá, Trump pode ter efetivamente garantido a indicação republicana para ser o candidato do partido nas eleições presidenciais. O empresário venceu as quatro primeiras disputas de indicação estadual, e pesquisas de opinião mostram que ele tem uma ampla vantagem sobre sua única concorrente, Nikki Haley.

Trump tem usado suas frequentes aparições no tribunal para ajudar a arrecadar dinheiro à sua campanha presidencial, embora a estratégia esteja tendo retornos decrescentes depois de ele ter angariado milhões em suas primeiras audiências, no ano passado.

Em uma audiência separada nesta quinta, os advogados de Trump deveriam pedir a um juiz da Geórgia que desqualifique a promotora que acusou Trump de crimes relacionados a tentativas de reverter sua derrota nas eleições de 2020 no estado. A promotora, Fani Willis, admitiu ter um relacionamento romântico com um advogado da equipe do republicano.

Trump também enfrenta acusações federais em Washington por seus esforços para reverter sua derrota eleitoral e na Flórida por sua manipulação de documentos sigilosos. O republicano se declara inocente em todos os casos.

O advogado de Trump, Todd Blanche, pressionou o juiz de Manhattan a reconsiderar sua decisão de realizar o julgamento em 25 de março, citando problemas de agendamento com os outros casos. “É completamente interferência eleitoral dizer que você vai sentar nesta sala de audiências em Manhattan quando não há motivo para isso”, disse Blanche. “Ele não vai estar em mais de um julgamento criminal ao mesmo tempo.”

“Por favor, pare de me interromper”, respondeu o magistrado.

O caso gira em torno do pagamento de US$ 130 mil feito pelo ex-advogado de Trump, Michael Cohen, a Daniels -cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford- para impedi-la de falar publicamente antes das eleições de 2016 sobre um encontro sexual que ela disse ter tido com Trump uma década antes.

Trump negou que isso tenha ocorrido. Cohen se declarou culpado em 2018 por violar as leis federais de financiamento de campanha.

Distrito Federal, Minas Gerais e Acre têm os maiores índices de transmissão da dengue no Brasil

0

(FOLHAPRESS) – Distrito Federal, Minas Gerais e Acre são as unidades federativas com maior índice de transmissão da dengue no Brasil, em meio aos surtos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).

O país já ultrapassou a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue nas seis primeiras semanas epidemiológicas do ano -quase o quádruplo do registrado no ano passado (128.842).

O coeficiente de incidência (INC), critério do MS para classificar a doença em relação à população, permite determinar em quais áreas há maior ou menor incidência dela. Quanto maior o INC, maior a transmissão.
O índice é utilizado também para definir onde há epidemia da dengue (coeficiente acima de 300). Até o momento, enquadram-se nessa classificação cinco estados (Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás e Espírito Santo), além do Distrito Federal, conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.
Acre, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás declararam emergência de saúde.
Ceará, Alagoas e Maranhão -todos no Nordeste-, por outro lado, são os estados com menores índices de transmissão.
O médico Alexandre Naime Barbosa, da Sociedade Brasileira de Infectologia, afirma que questões climáticas, como calor e aumento da pluviosidade, além da falha em programas de controle, podem influenciar na diferença da incidência.
Os locais com maior índice de transmissão, diz, apresentam maior proliferação do vetor da dengue, circulação de novos sorotipos do vírus e maior prevalência de indivíduos suscetíveis.
MORTES POR DENGUE
Ao menos 84 pessoas morreram em decorrência da dengue nas primeiras cinco semanas de 2024, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Saúde. Outras 346 mortes estão em investigação.
Segundo a pasta, o país contabiliza mais de 226 mil casos confirmados da doença e cerca de 298 mil classificados como prováveis. Há uma projeção de 4,2 milhões de casos de dengue no país em 2024.

VACINAÇÃO

O MS iniciou na quinta-feira (8) da semana passada a distribuição da vacina contra dengue aos estados. Essa primeira remessa, com 712.184 doses da Qdenga, será destinada a crianças de 10 a 11 anos dos municípios selecionados pelo ministério em conjunto com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

No estado de São Paulo, receberão essas doses iniciais as cidades de Guarulhos (34.270 doses), Suzano (8.409), Guararema (800), Itaquaquecetuba (10.960), Ferraz de Vasconcelos (4.994), Mogi das Cruzes (12.143), Poá (2.834), Arujá (2.343), Santa Isabel (1.423), Biritiba-Mirim (821) e Salesópolis (419).

Leia Também: Criança sofre choque anafilático após erro em cantina escolar

O país já ultrapassou a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue nas seis primeiras semanas… 

Asfalto Novo com interdições na área central de Campos

0
Asfalto Novo/Foto: Divulgação Ascom

As obras do Programa Asfalto Novo na área central de Campos seguem nesta quinta-feira (15) com fresagem de pavimento na Rua Alceu da Silva Gomes, no trecho entre Avenida 28 de Março e a Treze de Maio.

Os acessos à Rua Alceu da Silva pelas avenidas 28 de Março e Treze de Maio estão interditados. Outro ponto de fresagem é na Rua José do Patrocínio, no trecho entre a Rua Alceu da Silva Gomes e a Rua Santo Afonso. Nesse caso, a interdição acontece no acesso da Rua José do Patrocínio com a Rua Alceu da Silva.

Como rota alternativa para desvio, os motoristas poderão usar a Rua Marechal Deodoro. Nesta sexta-feira (16), a Aplicação de Massa está prevista na Rua Conselheiro Otaviano, no trecho entre a Avenida José Alves de Azevedo e a Treze de Maio.

O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, alerta para que os motoristas fiquem atentos quanto às interdições dos trechos. “A obra do Asfalto Novo tem como finalidade garantir mais segurança e fluidez aos usuários. Pedimos a paciência de todos com os transtornos e que procurem as alternativas de desvios do trânsito”, citou Mansur.

As intervenções fazem parte do Programa Asfalto Novo, parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, e visa à recuperação asfáltica de 130 ruas e avenidas da cidade. De acordo com a Prefeitura de Campos, do total de ruas contempladas pelo programa, 91 já tiveram asfalto recuperado, o que representa cerca de 70% do total de vias. Ainda restam 39 ruas a serem fresadas e pavimentadas.

Fonte: Ascom

Mansões ficam à beira do precipício na Califórnia após deslizamento de terra

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Três mansões construídas sobre uma encosta na cidade de Dana Point, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, ficaram próximas de um precipício após chuvas fortes acelerarem a erosão e provocarem deslizamentos de terra.

Imagens aéreas publicadas pela rede americana ABC mostram uma clareira em um dos terrenos próximos às casas. No vídeo, é possível ver que parte da terra deslizou e se acumulou próximo do mar.

Segundo a ABC, funcionários do município inspecionaram as propriedades e não detectaram “perigos imediatos”. Um dos moradores do local disse à emissora que a residência é segura e que não havia sido interditada. Não se sabe se as autoridades tiveram de as pessoas das mansões durante as chuvas e os deslizamentos.

NEW: A $16 million mansion is on the verge of falling off a cliff into the ocean in Dana Point, California.

Two other homes, priced at $12.8million and $13 million, are in danger of falling off the cliff as well.

The situation took a turn for the worse last week when… pic.twitter.com/iK4w60JCJy

— Collin Rugg (@CollinRugg) February 13, 2024

A Califórnia entrou em estado de emergência no começo do mês após tempestades provocarem inundações em vários pontos do estado. As chuvas deixaram pessoas ilhadas, e milhares de casas ficaram sem energia elétrica.

Do outro lado do país, na costa nordeste, tempestades de neve forçaram o fechamento de várias escolas e provocaram atrasos de voos em centros urbanos importantes, como Nova York e Boston. Os eventos exarcerbaram as preocupações relacionadas à crise do clima.

Dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU para questões do clima, indicam que eventos climáticos extremos como secas, enchentes, deslizamentos de terra, tempestades e incêndios mais do que triplicaram ao longo dos últimos 50 anos em consequência do aquecimento global. Outro órgão ligado à ONU, o IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança Climática), já afirmou em relatório que hoje é inequívoco que parte dessas mudanças foi causada pela ação humana.

Enxame de mosquitos aterroriza população em Pune, na Índia; veja o vídeo

0

Um enxame de milhões de mosquitos invadiu a cidade de Pune, na Índia, na semana passada, deixando os moradores assustados e confinados em suas casas por quatro dias.

Segundo o site India.com, o aumento do nível do rio Mula Mutha criou as condições ideais para a reprodução dos mosquitos em grande quantidade.

“Durante três ou quatro dias, tivemos tornados de mosquitos aqui em Kharadi, o que causou muitos problemas para os residentes”, disse um morador identificado como Nitin à agência ANI.

Um vídeo dos “tornados de mosquitos” viralizou nas redes sociais, chocando internautas com as imagens.

É importante lembrar que os mosquitos são responsáveis pela transmissão de diversas doenças tropicais, algumas potencialmente fatais, como malária, dengue e febre amarela. Na Índia, cerca de 40 milhões de pessoas são infectadas por doenças transmitidas por mosquitos a cada ano.

Leia Também: Desconhece o truque da canela e do vinagre? Não vai trocá-lo por nada

Israel invade maior hospital em funcionamento na Faixa de Gaza

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Militares de Israel invadiram nesta quinta-feira (15) o hospital Nasser, o maior ainda em funcionamento na Faixa de Gaza, localizado em Khan Yunis, no qual milhares de palestinos forçados a se deslocar na guerra contra o Hamas estavam abrigados. Pelo menos uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas durante a ação, segundo o Ministério da Saúde local.

Ashraf al-Qudra, porta-voz do Ministério da Saúde, afirmou em comunicado que os militares israelenses demoliram um muro do complexo hospitalar e começaram a invadir o local. Em uma segunda declaração, ele disse que os soldados foram ao departamento de ortopedia, onde um paciente teria sido morto.

A agência de notícias palestina Wafa disse que o hospital Nasser estava sob um “cerco militar rigoroso” havia 25 dias. Durante a madrugada, os militares israelenses teriam forçado a saída de médicos e de pacientes que ainda estavam no complexo com “bombardeios indiscriminados”.

As forças israelenses confirmaram a ação no hospital, descrevendo-a como uma “operação precisa e limitada”. Segundo autoridades de Tel Aviv, a incursão ocorre após o setor de inteligência obter “informações confiáveis” de que corpos de reféns israelenses estariam no local.

“Estamos realizando operações de resgate precisas -como fizemos no passado”, afirmaram os militares em comunicado. Os militares israelenses não apresentaram evidências sobre os corpos dos reféns que estariam no hospital, e líderes do Hamas disseram que a informação “não passa de uma mentira”.

O escritório humanitário da ONU havia divulgado na quarta (14) que o hospital Nasser estava sitiado pelas forças israelenses e que haviam sido registrados disparos de franco-atiradores contra a instalação, o que colocou em risco a vida de médicos, pacientes e de milhares de pessoas deslocadas.

Segundo a ONG Médicos Sem Fronteiras, as pessoas que receberam ordens de Israel para abandonar o local tiveram de escolher entre ficar “e se tornar um alvo em potencial” ou sair “em um cenário apocalíptico” de bombardeios.

Vídeos divulgados nas redes sociais nesta quinta-feira mostram caos nos corredores escuros e tomados pela fumaça do hospital. Nas gravações é possível ouvir gritos e o som de tiros. As imagens não puderam ser verificadas de forma independente.

A invasão ao hospital ocorre em um momento em que Israel enfrenta pressão internacional crescente para demonstrar moderação em sua guerra na Faixa de Gaza. Os pedidos pelo estabelecimento de um novo cessar-fogo aumentaram após Tel Aviv indicar que pretende expandir suas ofensivas contra a cidade de Rafah, mais o sul, onde cerca de metade dos 2,4 milhões de habitantes de Gaza estão abrigados.

As ofensivas contra instalações médicas em Gaza vêm causando preocupação durante todo o conflito. Nos quatro meses de guerra ocorreram invasões a hospitais em outras cidades do território palestino, bombardeios nas proximidades das unidades médicas, além de ataques contra ambulâncias.

Em ação de grande repercussão no mês passado, militares israelenses se disfarçaram de médicos e pacientes, invadiram um hospital na Cisjordânia ocupada e mataram três palestinos, um dos quais estaria armado. Os mortos eram integrantes do Hamas e do Jihad Islâmico.

Como bombardeios maciços destruíram áreas residenciais e forçaram palestinos a deixar suas casas, os hospitais -em tese locais mais seguros na guerra- passaram a receber milhares de desabrigados no conflito.

Instalações, veículos e pessoal médico são protegidos por lei nas situações de conflito armado. Essa proteção está contida na primeira Convenção de Genebra -pioneira norma jurídica de valor universal adotada para regular as guerras no mundo.

De acordo com a convenção, não há impeditivo legal para que ambulâncias e hospitais de Gaza ou na Cisjordânia estejam atendendo e transportando membros do Hamas. A norma determina ainda que os locais médicos não podem ser alvos no caso de prestarem assistência a integrantes de organizações terroristas. Organizações dizem, portanto, que as invasões dos hospitais podem configurar crime de guerra.

Há, no entanto, uma exceção: se um dos lados da guerra fizer uso dessa proteção para cometer um “ato prejudicial ao inimigo”, o veto pode ser suspenso. Portar armas leves de uso pessoal como pistolas e fuzis dentro de hospitais e de ambulâncias não é o suficiente para caracterizar um “ato prejudicial ao inimigo”, mas usar um hospital para lançar ataques com foguetes ou usar ambulâncias para transportar armas e munições às linhas de frente, sim. Se isso acontecer, a proteção legal perde efeito.

Israel acusa o Hamas de usar hospitais, ambulâncias e outras instalações médicas para fins militares -o que a facção terrorista nega. As autoridades chegaram a divulgar imagens feitas por suas tropas de túneis construídos pelo grupo terrorista abaixo de hospitais na Faixa de Gaza.

Cerca de 130 pessoas sequestradas em 7 de outubro ainda estariam em poder do Hamas no território palestino, sendo uma delas o brasileiro Michel Nisenbaum. Na semana passada, o Exército israelense libertou dois reféns mantidos em cativeiro após conduzir ataques em Rafah, na fronteira com o Egito.

Desde o começo da guerra, 28.663 pessoas, a maioria civis, morreram em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas. Quase 70 mil ficaram feridas no território durante o conflito.

Leia Também: Diálogos de novo cessar-fogo na Faixa de Gaza avançam, dizem autoridades

PRF encerra Operação Carnaval

0
PRF/Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, às 23h59 de quarta-feira (14), a Operação Carnaval. Em seis dias de fiscalização reforçada nas rodovias federais de todo o país, os policiais rodoviários federais trabalharam para manter a segurança viária, com atividades que visavam a prevenção de acidentes, mortes e feridos.

As ações da PRF para garantir o trânsito seguro incluíam a fiscalização de condutas irregulares de motoristas, que podem representar riscos a outros usuários das rodovias, como a mistura álcool e direção, excesso de velocidade e ultrapassagem indevida.

Ao todo, 1.867 motoristas foram autuados por consumir álcool e dirigir ou por se recusar a fazer o teste de alcoolemia, e 107 acabaram presos por dirigirem embriagados ou apresentarem sinais de alteração da capacidade psicomotora provocada por consumo de álcool. O trabalho de fiscalização da Operação Carnaval também flagrou 7.926 ultrapassagens indevidas e 41.633 veículos acima da velocidade estabelecida para as rodovias.

Infração

2024

2023

Alcoolemia (recusa e constatação)

1.867 (-4%)

1.946

Prisões (alcoolemia

107 (-18%)

138

Ultrapassagem indevida

7.926 (-8%)

8.569

Excesso de velocidade (imagens capturadas)

41.633 (+9%)

38.056

Na Operação Carnaval, realizada entre os dias 9 e 14 de fevereiro, a PRF registrou 1.223 sinistros nas rodovias federais, com 85 mortes e 1.370 feridos.

2024

2023

Sinistros

1.223 (10%)

1.112

Sinistros graves

284 (-1%)

286

Mortes

85 (+6%)

80

Feridos

1.370 (-1%)

1.386

O enfrentamento à criminalidade foi mantido nos seis dias de operação e os policiais apreenderam 2.264 kg de maconha, 1.269 kg de cocaína e 20 armas de fogo. No total, 144 pessoas foram detidas por crimes diversos e encaminhadas à polícia judiciária.

Operação Rodovida

A Operação Carnaval é a última etapa das atividades desenvolvidas na Operação Rodovida. Desde dezembro do ano passado, instituições federais, estaduais e municipais de trânsito intensificaram as ações para segurança viária em todo o país.

Na PRF, o trabalho incluiu as operações Natal, Ano Novo e Carnaval. Neste período, policiais rodoviários federais intensificaram a fiscalização e realizaram ações educativas e preventivas, para conscientizar os motoristas sobre a importância do respeito às normas de trânsito. O objetivo é reduzir o número de sinistros, mortes e feridos nas rodovias federais.

Fonte: PRF

48 acidentes são registrados na BR-101 durante a operação especial do Carnaval/2024

0
Foto: Divulgação Arteris Fluminense

Durante o período de Carnaval, entre os dias 09 e 14 de fevereiro, cerca de 521 mil veículos trafegaram ao longo dos 322 quilômetros da BR-101/RJ Norte, entre Niterói/RJ e Campos dos Goytacazes/RJ. A Arteris Fluminense prestou no total 1.504 atendimentos, sendo 954 relacionados a problemas mecânicos nos veículos.

Ainda no período, as equipes da concessionária atuaram em 48 acidentes, 6% abaixo em relação ao mesmo período do Carnaval passado, com 1 fatalidade registrada. Toda a operação da rodovia foi coordenada 24 horas por profissionais que trabalham no Centro de Controle e Segurança Operacional (CCSO) da Arteris Fluminense.

Reforço de atendimento na BR-101 segue até domingo

A Arteris Fluminense seguirá com reforço operacional de atendimento até o próximo domingo, 19 de fevereiro, período no qual a concessionária alerta que rodovia permanecerá com fluxo intenso de veículos entre as cidades de Rio Bonito e Niterói.

As condições de tráfego em todo o trecho administrado pela Arteris Fluminensepodem ser acompanhadas em tempo real pelo X (antigo Twitter) no @Arteris_AFL. Para informações ou solicitações de serviços, basta ligar para 0800 282 0101, que funciona 24 horas por dia.

Confira a previsão de tráfego para os próximos dias

  • 16/Fev: 89 mil veículos
  • 17/Fev: 84 mil veículos
  • 18/Fev: 89 mil veículos

Fonte: Arteris Fluminense

Polícia Civil prende autor de violência doméstica

0
125ª DP

Policiais civis da 125ª DP (São Pedro da Aldeia) prenderam um homem pelo crime de violência doméstica. Ele foi capturado em Monte Alegre, no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos.

O homem foi encaminhado para o sistema penitenciário e ficará à disposição da Justiça.

Foragido da justiça é preso na Baixada Campista

0
134ª DP/Foto: ClickCampos
134ª DP/Foto: ClickCampos

Na noite dessa quarta-feira (14), na RJ-216, em Goitacazes, na Baixada Campista, agentes do Comando Polícia Rodoviária (CPRv) prenderam um homem de 29 anos, identificado como M.M.D.S., que estava foragido da justiça.

Durante o patrulhamento, os agentes notaram um Corsa Classic e abordaram o condutor, sua esposa e filhos. Embora nada de ilícito tenha sido encontrado durante a revista, o homem afirmou não possuir documentação e forneceu três nomes diferentes, levando à sua condução para a unidade policial.

Na 134ª Delegacia de Polícia do Centro, foi confirmado que ele estava foragido por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O mesmo permaneceu preso, ficando sob custódia da justiça.

Supermercado alerta para "crianças sujas e seminuas"; pais são detidos

0

Um casal foi detido pela Polícia Nacional espanhola na cidade de Palência, na comunidade autônoma de Castela e Leão, pelo crime de negligência infantil e abandono de menores. As filhas do casal, de seis e oito anos, foram encontradas em “condições insalubres” em um supermercado.

A detenção aconteceu no sábado passado, após a gerente do supermercado alertar as autoridades sobre a presença de duas meninas “sujas e seminuas” comprando comida. Quando os agentes da Polícia Nacional chegaram ao local, as crianças já estavam sendo cuidadas pelos funcionários do supermercado.

Após confirmar o estado de “sujeira, seminudez e abandono” das crianças, os agentes as levaram para a delegacia. As meninas viviam em uma casa que se encontrava em “estado absolutamente insalubre, com uma acumulação de lixo e sujeira que provocava o aparecimento de insetos”.

Os policiais se dirigiram à casa e encontraram o pai das meninas, que foi detido e acusado do crime de abandono de menores. Ele alegou que foi ele quem mandou as meninas ao supermercado comprar comida.

Após ser apresentado a um tribunal, o homem foi libertado por motivos médicos, mas obrigado a comparecer perante a autoridade judicial sempre que necessário e a comunicar qualquer mudança de endereço.

A mãe das meninas estava fora da cidade e foi detida na tarde de domingo, quando regressou a Palência. Posteriormente, ela também foi libertada.

Leia Também: Acusado de triplo homicídio em Espanha mata colega de cela na prisão

Previsão é de chuva forte no Rio e em São Paulo; veja como estará o tempo

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo e chuvas intensas para as regiões do Rio de Janeiro e São Paulo, com vigência até as 18h de quinta-feira. O aviso destaca a possibilidade de ventos superiores a 100 km/h e chuva acima de 60 mm/h na Região Sudeste, com ênfase nas áreas mais propensas, como a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o Sul Fluminense e o Vale do Paraíba Paulista.

O Alerta Rio, sistema meteorológico da Prefeitura do Rio, também emitiu aviso de risco muito alto para chuvas a partir de amanhã. A Marinha do Brasil complementou com um alerta de ressaca, programado das 3h desta quinta-feira (15/02) até 09h da sexta-feira (16/02), projetando ondas de até 2,5 metros. A porção sul de Minas Gerais enfrentará chuvas intensas, com ventos podendo atingir até 100 km/h, apresentando riscos como cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Paraná e Mato Grosso do Sul também estão sujeitos a chuvas intensas nesta quinta-feira, segundo os alertas do Inmet.

Quanto ao clima no Rio de Janeiro, o Inmet prevê temperaturas entre 28°C e 21°C na quinta-feira, com céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas. A sexta-feira seguirá com muita nebulosidade e pancadas de chuvas, variando entre 29°C e 21°C. No sábado, a temperatura se eleva para entre 32°C e 20°C, com previsão de pancadas de chuva isoladas e céu nublado. O padrão se repete no domingo, com máxima de 31°C e mínima de 22°C, persistindo a influência da nebulosidade e possíveis pancadas de chuva.

São Paulo também enfrentará instabilidades climáticas, iniciando na quinta-feira com previsão de céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, mantendo-se entre 21°C e 18°C. A sexta-feira terá impacto de nuvens, com pancadas isoladas e temperaturas variando entre 25°C e 17°C. No sábado, os termômetros marcam entre 27°C e 16°C, com possibilidade de chuvas isoladas, persistindo as condições no domingo, com máxima de 28°C e mínima de 18°C.

Minas Gerais enfrentará chuvas fortes ao longo do final de semana, com a previsão de quinta-feira marcando entre 28°C e 22°C, sob céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na sexta-feira, as condições climáticas continuam, com máxima de 26°C e mínima de 20°C. Essa condição persistirá até domingo, segundo o Inmet.

️ AVISO METEOROLÓGICO | Previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir do período da manhã, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado a forte.

NÍVEL DE RISCO: Muito alto

Qualquer atualização da previsão pode anular este Aviso! pic.twitter.com/0JkArQV77u

— Sistema Alerta Rio – Prefeitura do Rio (@AlertaRio) February 14, 2024

 

Leia Também: Atriz morre atropelada após parar o carro para trocar o pneu

O aviso destaca a possibilidade de ventos superiores a 100 km/h e chuva acima de 60 mm/h na Região S…