Home Blog Page 2663

PRF encerra Operação Carnaval

0
PRF/Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, às 23h59 de quarta-feira (14), a Operação Carnaval. Em seis dias de fiscalização reforçada nas rodovias federais de todo o país, os policiais rodoviários federais trabalharam para manter a segurança viária, com atividades que visavam a prevenção de acidentes, mortes e feridos.

As ações da PRF para garantir o trânsito seguro incluíam a fiscalização de condutas irregulares de motoristas, que podem representar riscos a outros usuários das rodovias, como a mistura álcool e direção, excesso de velocidade e ultrapassagem indevida.

Ao todo, 1.867 motoristas foram autuados por consumir álcool e dirigir ou por se recusar a fazer o teste de alcoolemia, e 107 acabaram presos por dirigirem embriagados ou apresentarem sinais de alteração da capacidade psicomotora provocada por consumo de álcool. O trabalho de fiscalização da Operação Carnaval também flagrou 7.926 ultrapassagens indevidas e 41.633 veículos acima da velocidade estabelecida para as rodovias.

Infração

2024

2023

Alcoolemia (recusa e constatação)

1.867 (-4%)

1.946

Prisões (alcoolemia

107 (-18%)

138

Ultrapassagem indevida

7.926 (-8%)

8.569

Excesso de velocidade (imagens capturadas)

41.633 (+9%)

38.056

Na Operação Carnaval, realizada entre os dias 9 e 14 de fevereiro, a PRF registrou 1.223 sinistros nas rodovias federais, com 85 mortes e 1.370 feridos.

2024

2023

Sinistros

1.223 (10%)

1.112

Sinistros graves

284 (-1%)

286

Mortes

85 (+6%)

80

Feridos

1.370 (-1%)

1.386

O enfrentamento à criminalidade foi mantido nos seis dias de operação e os policiais apreenderam 2.264 kg de maconha, 1.269 kg de cocaína e 20 armas de fogo. No total, 144 pessoas foram detidas por crimes diversos e encaminhadas à polícia judiciária.

Operação Rodovida

A Operação Carnaval é a última etapa das atividades desenvolvidas na Operação Rodovida. Desde dezembro do ano passado, instituições federais, estaduais e municipais de trânsito intensificaram as ações para segurança viária em todo o país.

Na PRF, o trabalho incluiu as operações Natal, Ano Novo e Carnaval. Neste período, policiais rodoviários federais intensificaram a fiscalização e realizaram ações educativas e preventivas, para conscientizar os motoristas sobre a importância do respeito às normas de trânsito. O objetivo é reduzir o número de sinistros, mortes e feridos nas rodovias federais.

Fonte: PRF

48 acidentes são registrados na BR-101 durante a operação especial do Carnaval/2024

0
Foto: Divulgação Arteris Fluminense

Durante o período de Carnaval, entre os dias 09 e 14 de fevereiro, cerca de 521 mil veículos trafegaram ao longo dos 322 quilômetros da BR-101/RJ Norte, entre Niterói/RJ e Campos dos Goytacazes/RJ. A Arteris Fluminense prestou no total 1.504 atendimentos, sendo 954 relacionados a problemas mecânicos nos veículos.

Ainda no período, as equipes da concessionária atuaram em 48 acidentes, 6% abaixo em relação ao mesmo período do Carnaval passado, com 1 fatalidade registrada. Toda a operação da rodovia foi coordenada 24 horas por profissionais que trabalham no Centro de Controle e Segurança Operacional (CCSO) da Arteris Fluminense.

Reforço de atendimento na BR-101 segue até domingo

A Arteris Fluminense seguirá com reforço operacional de atendimento até o próximo domingo, 19 de fevereiro, período no qual a concessionária alerta que rodovia permanecerá com fluxo intenso de veículos entre as cidades de Rio Bonito e Niterói.

As condições de tráfego em todo o trecho administrado pela Arteris Fluminensepodem ser acompanhadas em tempo real pelo X (antigo Twitter) no @Arteris_AFL. Para informações ou solicitações de serviços, basta ligar para 0800 282 0101, que funciona 24 horas por dia.

Confira a previsão de tráfego para os próximos dias

  • 16/Fev: 89 mil veículos
  • 17/Fev: 84 mil veículos
  • 18/Fev: 89 mil veículos

Fonte: Arteris Fluminense

Polícia Civil prende autor de violência doméstica

0
125ª DP

Policiais civis da 125ª DP (São Pedro da Aldeia) prenderam um homem pelo crime de violência doméstica. Ele foi capturado em Monte Alegre, no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos.

O homem foi encaminhado para o sistema penitenciário e ficará à disposição da Justiça.

Foragido da justiça é preso na Baixada Campista

0
134ª DP/Foto: ClickCampos
134ª DP/Foto: ClickCampos

Na noite dessa quarta-feira (14), na RJ-216, em Goitacazes, na Baixada Campista, agentes do Comando Polícia Rodoviária (CPRv) prenderam um homem de 29 anos, identificado como M.M.D.S., que estava foragido da justiça.

Durante o patrulhamento, os agentes notaram um Corsa Classic e abordaram o condutor, sua esposa e filhos. Embora nada de ilícito tenha sido encontrado durante a revista, o homem afirmou não possuir documentação e forneceu três nomes diferentes, levando à sua condução para a unidade policial.

Na 134ª Delegacia de Polícia do Centro, foi confirmado que ele estava foragido por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O mesmo permaneceu preso, ficando sob custódia da justiça.

Supermercado alerta para "crianças sujas e seminuas"; pais são detidos

0

Um casal foi detido pela Polícia Nacional espanhola na cidade de Palência, na comunidade autônoma de Castela e Leão, pelo crime de negligência infantil e abandono de menores. As filhas do casal, de seis e oito anos, foram encontradas em “condições insalubres” em um supermercado.

A detenção aconteceu no sábado passado, após a gerente do supermercado alertar as autoridades sobre a presença de duas meninas “sujas e seminuas” comprando comida. Quando os agentes da Polícia Nacional chegaram ao local, as crianças já estavam sendo cuidadas pelos funcionários do supermercado.

Após confirmar o estado de “sujeira, seminudez e abandono” das crianças, os agentes as levaram para a delegacia. As meninas viviam em uma casa que se encontrava em “estado absolutamente insalubre, com uma acumulação de lixo e sujeira que provocava o aparecimento de insetos”.

Os policiais se dirigiram à casa e encontraram o pai das meninas, que foi detido e acusado do crime de abandono de menores. Ele alegou que foi ele quem mandou as meninas ao supermercado comprar comida.

Após ser apresentado a um tribunal, o homem foi libertado por motivos médicos, mas obrigado a comparecer perante a autoridade judicial sempre que necessário e a comunicar qualquer mudança de endereço.

A mãe das meninas estava fora da cidade e foi detida na tarde de domingo, quando regressou a Palência. Posteriormente, ela também foi libertada.

Leia Também: Acusado de triplo homicídio em Espanha mata colega de cela na prisão

Previsão é de chuva forte no Rio e em São Paulo; veja como estará o tempo

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo e chuvas intensas para as regiões do Rio de Janeiro e São Paulo, com vigência até as 18h de quinta-feira. O aviso destaca a possibilidade de ventos superiores a 100 km/h e chuva acima de 60 mm/h na Região Sudeste, com ênfase nas áreas mais propensas, como a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o Sul Fluminense e o Vale do Paraíba Paulista.

O Alerta Rio, sistema meteorológico da Prefeitura do Rio, também emitiu aviso de risco muito alto para chuvas a partir de amanhã. A Marinha do Brasil complementou com um alerta de ressaca, programado das 3h desta quinta-feira (15/02) até 09h da sexta-feira (16/02), projetando ondas de até 2,5 metros. A porção sul de Minas Gerais enfrentará chuvas intensas, com ventos podendo atingir até 100 km/h, apresentando riscos como cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Paraná e Mato Grosso do Sul também estão sujeitos a chuvas intensas nesta quinta-feira, segundo os alertas do Inmet.

Quanto ao clima no Rio de Janeiro, o Inmet prevê temperaturas entre 28°C e 21°C na quinta-feira, com céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas. A sexta-feira seguirá com muita nebulosidade e pancadas de chuvas, variando entre 29°C e 21°C. No sábado, a temperatura se eleva para entre 32°C e 20°C, com previsão de pancadas de chuva isoladas e céu nublado. O padrão se repete no domingo, com máxima de 31°C e mínima de 22°C, persistindo a influência da nebulosidade e possíveis pancadas de chuva.

São Paulo também enfrentará instabilidades climáticas, iniciando na quinta-feira com previsão de céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, mantendo-se entre 21°C e 18°C. A sexta-feira terá impacto de nuvens, com pancadas isoladas e temperaturas variando entre 25°C e 17°C. No sábado, os termômetros marcam entre 27°C e 16°C, com possibilidade de chuvas isoladas, persistindo as condições no domingo, com máxima de 28°C e mínima de 18°C.

Minas Gerais enfrentará chuvas fortes ao longo do final de semana, com a previsão de quinta-feira marcando entre 28°C e 22°C, sob céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na sexta-feira, as condições climáticas continuam, com máxima de 26°C e mínima de 20°C. Essa condição persistirá até domingo, segundo o Inmet.

️ AVISO METEOROLÓGICO | Previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir do período da manhã, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado a forte.

NÍVEL DE RISCO: Muito alto

Qualquer atualização da previsão pode anular este Aviso! pic.twitter.com/0JkArQV77u

— Sistema Alerta Rio – Prefeitura do Rio (@AlertaRio) February 14, 2024

 

Leia Também: Atriz morre atropelada após parar o carro para trocar o pneu

O aviso destaca a possibilidade de ventos superiores a 100 km/h e chuva acima de 60 mm/h na Região S… 

Polícia Militar recupera veículo roubado em Campos

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Nesta quarta-feira (14), a Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de localização/recuperação de veículo na Rua Mangaratiba, no Parque Guarus, em Campos.

Segundo relato da vítima, ela foi abordada por dois homens armados com revólver enquanto transitava pela Rua Epitássio Pessoa, no Parque Corrientes, sendo roubada a motocicleta Honda CG 160, que possuía um baú preto. A vítima conseguiu rastrear a localização do veículo até a Rua Mangaratiba, onde acionou a polícia.

Com base nas informações fornecidas, a equipe policial dirigiu-se ao endereço indicado e localizou o veículo junto com o baú em um terreno baldio. Apesar das buscas realizadas em imóveis abandonados e na área com vegetação densa, os suspeitos não foram encontrados.

Diante da situação, os policiais encaminharam o caso para registro na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde o ocorrido foi registrado.

Polícia Militar detém suspeito de furto durante carnaval em São João da Barra

0
145ª DP/Foto: Reprodução

Na noite desta quarta-feira (14), durante o patrulhamento de rotina no Centro de São João da Barra, em razão das festividades de Carnaval, uma equipe da Polícia Militar recebeu uma denúncia de furto a transeunte na Rua Thomaz de Aquino Filho.

Segundo informações fornecidas por um pedestre, um homem trajando camisa preta e boné preto estaria praticando roubos de aparelhos celulares na região. Em resposta ao chamado, os policiais localizaram o suspeito e realizaram uma revista pessoal. Durante a busca, foi encontrado um celular Samsung de cor rosa no bolso do suspeito, que não soube explicar a origem do aparelho.

Além disso, ao ligar o celular, os policiais identificaram uma foto de outra pessoa conhecida da guarnição, residente na localidade de Atafona. Vale ressaltar que o suspeito já é conhecido pelas autoridades devido a seu histórico criminal.

Diante dos fatos, a equipe policial conduziu o suspeito até a 145ª Delegacia de Polícia de SJB para apresentação. Lá, o homem foi autuado conforme o artigo 155 do Código Penal, que trata do crime de furto, e posteriormente liberado.

PRF captura dupla com veículo roubado na BR-101, em Campos

0
Foto: Divulgação PRF

Nesta quarta-feira (14) por volta das 14h15, durante uma operação de fiscalização no km 78 da BR-101, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da 8ª Delegacia em Campos dos Goytacazes identificou um veículo Fiat Pulse de cor cinza, despertando suspeitas.

Após uma inspeção minuciosa, foram descobertos indícios de adulteração, levando os policiais a rastrearem o veículo original, que constava como roubado desde 23 de outubro de 2022, na cidade do Rio de Janeiro.

O condutor, residente de Búzios, na Região dos Lagos, alegou estar a caminho de Campos para deixar um amigo no Shopping Estrada e retornar imediatamente para Búzios. Ele afirmou ter pegado emprestado o carro de outro amigo da mesma cidade.

Durante a busca no veículo, foram encontrados R$ 2.482,00, um celular danificado e o telefone pessoal do condutor. Embora não houvesse mandados de prisão em aberto para os ocupantes do veículo, foi revelado que o condutor possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas.

Diante dos fatos, os suspeitos, juntamente com os objetos apreendidos e o veículo recuperado, foram encaminhados para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro para a devida elaboração do Registro de Ocorrência.

Atriz morre atropelada após parar o carro para trocar o pneu

0

A modelo e atriz Kamylla Cristina Rosa de Oliveira, 22 anos, faleceu ao ser atropelada no acostamento da GO-217 enquanto retornava de Caldas Novas para Goiânia. A vítima, acompanhada por duas amigas, parou às margens da rodovia para resolver um problema na roda do carro. Durante o procedimento, foi atingida por outro veículo que fugiu do local.

Apesar da intervenção do Samu, Kamylla não sobreviveu. O veículo envolvido está sendo investigado pela Polícia Civil como homicídio culposo. A Polícia Científica realizou perícia no local, e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Morrinhos.

O enterro de Kamylla foi realizado nesta quarta-feira no cemitério Parque Memorial, em Goiânia. Nas redes sociais, Kamylla se identificava como Mila Maria. Além de modelo, ela também era atriz.

Leia Também: Agricultura confirma mais 2 casos de gripe aviária em aves silvestres; total sobe a 154

A vítima estava acompanhada de duas amigas 

1200 casais se casam no México em evento especial ; veja as imagens

0

Nesta quarta-feira, 1.200 casais celebraram o matrimônio durante o tradicional evento de casamentos comunitários realizado anualmente no México, especificamente no município de Nezahualcóyotl. Dentre esses casais, 30 foram uniões homossexuais.

A Diretora-Geral do Registro Civil do Estado do México, Sonia Janeth Cruz Miranda, compartilhou essa estatística durante o evento. A iniciativa visa regularizar as uniões, garantindo aos casais acesso a serviços essenciais, como saúde e educação.

“Procuramos regularizar a situação deles para que possam ter acesso a diversos serviços, como saúde, educação, pensão e outros benefícios proporcionados pela certidão de casamento”, destacou Sonia Janeth Cruz Miranda, conforme relatado pelo El Sol de Toluca.

Imagens da cerimônia estão disponíveis na galeria acima.

Leia Também: Vombate de 34 anos que vive no Japão é o mais velho da espécie no mundo

Criança sofre choque anafilático após erro em cantina escolar

0

Um aluno de seis anos, que mora em Aveiro, Portugal, com alergia à proteína do leite, sofreu um choque anafilático após consumir uma refeição escolar com presunto. O caso, que aconteceu no dia 30 de novembro, foi divulgado pela SIC Notícias.

O menino, chamado Enzo, sobreviveu, mas precisou de cuidados hospitalares. A mãe, Emilie, exige agora acesso detalhado aos cardápios preparados para alunos com alergias ou intolerâncias alimentares.

A Câmara Municipal de Aveiro confirmou o incidente e disse que a empresa prestadora de serviços, GERTAL, implementou medidas corretivas, incluindo reforço da formação sobre alergênios no cardápio do dia. 

Segundo a Câmara, as dietas alternativas para alunos com restrições alimentares são baseadas na dieta mediterrânica.

Leia Também: Câncer de Bexiga: Sintomas que você não pode ignorar

Trabalho de demolição do antigo Hotel Flávio é retomado nesta quinta-feira

0
Foto: Divulgação Ascom

Campos retomou nesta quinta-feira (15), os trabalhos de demolição do antigo Hotel Flávio que, nesta etapa, vai ser feito de maneira manual, com a retirada dos blocos do lado direito da edificação. Na ocasião haverá uma avaliação nas paredes nos fundos do prédio.

O subsecretário de Obras e Infraestrutura, José Fernando Moço, relatou que serão colocados andaimes para a retirada dos blocos. “Será um serviço manual devido à proximidade da edificação vizinha. Os blocos vão ser retirados um a um, manualmente. Também será feita uma avaliação nas outras paredes nos fundos do prédio, para ver qual tipo de demolição será aplicada, manual ou mecânica”, explicou.

Os laudos da Defesa Civil e da Secretaria de Obras embasaram a decisão técnica de demolição. Há mais de 6 meses, a Prefeitura busca mediar uma solução amigável junto aos proprietários, sem sucesso. O custo para a demolição será colocado em dívida ativa, em nome dos proprietários do imóvel, como prevê a lei.

O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, explica que, anterior ao incêndio ocorrido no Hotel Flávio, em 2012 houve um desabamento interno, se juntando ao resto de material considerado de fácil combustão. Ainda nesse período, houve ocupação por parte de moradores de rua que, num dado momento, colocaram fogo nesse material, causando uma fragilidade grande na estrutura das paredes que receberam uma temperatura muito elevada.

Pela análise da comissão técnica, formada pelas secretarias de Obras, com seus engenheiros, com a Secretaria de Defesa Civil que trabalha a questão de risco, Secretaria de Serviços Públicos e o próprio Coppam, a possibilidade de desabamento da estrutura era eminente, principalmente, com a proximidade do período de chuvas constantes e ventos fortes.

Fonte: Ascom

Vombate de 34 anos que vive no Japão é o mais velho da espécie no mundo

0

Um vombate, também conhecido como coala peludo, marsupial nativo da Austrália, que reside no Zoológico Satsukiyama, em Ikeda, Japão, foi reconhecido como o membro mais antigo de sua espécie já registrado, com pelo menos 34 anos de idade, de acordo com o Guinness World Records, divulgado nesta quarta-feira.

O vombate, apelidado de ‘Wain’, foi resgatado da bolsa de sua mãe após um acidente de carro que resultou na morte dela em novembro de 1989. Se as estimativas estiverem corretas, o animal nasceu em janeiro do mesmo ano, acumulando pelo menos 34 anos e 100 dias de existência.

O detentor anterior do recorde era Patrick, que tinha pelo menos 30 anos e 200 dias quando faleceu no Ballarat Wildlife Park, na Austrália, em 2017. Normalmente, na natureza, os vombates têm uma expectativa de vida de 5 a 15 anos, mas aqueles em cativeiro costumam viver até os 20 anos.

Kozo Sejima, diretor do Zoológico Satsukiyama, compartilhou com o GWR News que ‘Wain’, que chegou ao zoológico em 1990 com um ano de idade, é considerado um “vombate milagre”, e sua longevidade é atribuída a um estilo de vida pouco estressante. “Ele dorme quando quer dormir e come quando quer comer”, acrescentou.

Atualmente, ‘Wain’ compartilha o recinto com outros três vombates: um macho de 18 anos chamado ‘Fuku’ e um casal reprodutor chamado ‘Kou’ e ‘Yuki’, ambos com sete anos de idade.

Leia Também: Previsão é de chuva forte no Rio e em São Paulo; veja como estará o tempo

 
 
 

Veja o vídeo do vombate na galeria acima.

Leia Também: Casal salva javali durante caçada e decide adotá-lo

Homem é preso por tentativa de homicídio por afogamento durante carnaval em São João da Barra

0
145ª DP/ Foto: Reprodução Polícia Civil

A Guarda Civil Municipal prendeu um homem de 31 anos depois que ele tentou afogar um jovem de 20 anos no rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, por volta das 3h da madrugada de quarta-feira (14).

Durante a dispersão do desfile de carnaval na praça de São João Batista, os agentes da GCM encontraram um tumulto no Cais do Imperador, às margens do rio. O homem de 31 anos foi visto tentando afogar o jovem de 20 anos dentro d’água, a poucos metros do cais.

A guarnição conseguiu intervir minutos depois e prendeu o agressor em flagrante, levando-o junto com a vítima e uma testemunha para a 145° Delegacia de Polícia de SJB. O homem permanece preso e enfrentará acusações de tentativa de homicídio com uso de asfixia por motivo torpe.

 

*Matéria com informações do site Parahybano*

Um morto, crianças feridas e 3 detidos; o que aconteceu em Kansas City?

0

Pelo menos uma pessoa morreu e 21 ficaram feridas, sendo nove delas crianças, em um tiroteio ocorrido no estado norte-americano do Missouri, ao final do desfile de vitória dos Kansas City Chiefs no 58.º Super Bowl, na quarta-feira.

O que se sabe até o momento:

O tiroteio teve início por volta das 14h00 locais (17h00 no horário de Brasília) próximo à estação ferroviária central de Kansas City, onde milhares de torcedores se reuniram para assistir às celebrações.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Kansas City, Ross Grundyson, entre os 21 feridos, oito estão em estado grave, sete sofreram ferimentos sérios, e seis apresentam ferimentos leves.

A chefe de polícia de Kansas City, Stacey Graves, afirmou que havia oito crianças entre os feridos, número que foi posteriormente revisado para cima.

“Quero esclarecer que tratamos 12 pacientes, sendo 11 deles crianças, nove com ferimentos de bala… Esperamos que todos se recuperem totalmente, nenhum está em estado crítico”, declarou Stephanie Meyer, vice-presidente e chefe de enfermagem do hospital Children’s Mercy Kansas City.

A vítima fatal foi identificada como Lisa Lopez-Galvan, uma DJ de uma rádio da região de Kansas City. “É com sincera tristeza e um coração extremamente pesado e partido que informamos à nossa comunidade que a DJ Lisa Lopez da KKFI, apresentadora do Taste of Tejano, perdeu a vida”, lamentou a rádio na rede social Facebook.

Até ao momento foram detidas três pessoas pelo incidente que, de acordo com a CBS News, que cita fonte policial, começou após uma discussão que se tornou violenta. As autoridades não revelaram mais detalhes do caso, mas confirmaram que um suspeito foi detido com ajuda de populares.

“Epidemia de violência armada sem sentido”

Após o tiroteio, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a pedir ao Congresso medidas contra a violência armada. “A Jill [Biden] e eu rezamos por quem morreu e ficou ferido hoje em Kansas City e para que o nosso país encontre a determinação necessária para pôr fim a esta epidemia de violência armada sem sentido que está nos dilacerando”, afirmou Joe Biden, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

Também a vice-presidente do país, Kamala Harris, apelou ao Congresso para que aprovem “leis razoáveis de segurança de armas”. “A realidade é que muito disto pode ser evitado se os legisladores, incluindo o Congresso dos Estados Unidos, tiverem a coragem de agir com leis razoáveis de segurança de armas”, disse Harris aos jornalistas, citada pela CNN Internacional.

Em comunicado, o Kansas City Chiefs se manifestou “estamos verdadeiramente tristes com o ato de violência sem sentido” que ocorreu no final do desfile de vitória da equipe. “Os nossos corações estão com as vítimas, as suas famílias e toda a cidade de Kansas”, acrescentaram.

Statement from the Kansas City Chiefs pic.twitter.com/erKsrF3SX8

— Kansas City Chiefs (@Chiefs) February 14, 2024

Leia Também: Tiros interrompem desfile de vitória do Kansas City Chiefs nos EUA

Agricultores franceses fazem protesto e bloqueiam banco com estrume

0

Agricultores franceses continuam seus protestos e, nesta quarta-feira, despejaram esterco em frente a uma agência bancária na cidade de Agen. A ação foi realizada pelo sindicato agrícola francês Coordination Rurale Union Nationale por volta das 8h da manhã, em uma cidade que tem sido palco de vários protestos agrários desde janeiro.

Segundo a BFMTV, o objetivo da ação, de acordo com um membro do sindicato, é criticar a falta de ação do governo. O sindicato planeja bloquear várias agências bancárias (veja o vídeo na galeria acima).

“Exigimos do primeiro-ministro, Gabriel Attal, medidas financeiras diretas, mas nada foi anunciado. Vamos abordar todos os bancos do departamento para expressar a necessidade de recursos financeiros e a importância de nos concederem algum fôlego”, declarou um membro do sindicato à estação.

Este sindicato é um dos que prometem manter a pressão sobre o governo francês, cerca de dez dias após o levantamento de bloqueios em várias autoestradas do país.

Ontem, o principal sindicato dos agricultores na França, FNSEA, alertou que os agricultores estão prontos para retomar os protestos se medidas concretas esperadas do governo não forem adotadas dentro de 10 dias.

Leia Também: Um morto, crianças feridas e 3 detidos; o que aconteceu em Kansas City?

Acusado de triplo homicídio na Espanha mata colega de cela na prisão

0

Um homem acusado de matar três irmãos idosos na cidade espanhola de Morata de Tajuña, localizada a aproximadamente 40 quilômetros de Madrid, teria assassinado seu companheiro de cela na prisão durante a noite de quarta-feira.

Conforme confirmado por fontes da investigação à agência de notícias espanhola Efe, o crime ocorreu no Centro Penitenciário de Madrid VII, conhecido como prisão de Estremera.

O suspeito, identificado como Dilawar Hussain Fazal Choudhary, de 42 anos e nacionalidade paquistanesa, foi admitido no estabelecimento prisional em 24 de janeiro, dois dias após confessar ter matado os três irmãos.

Os corpos de Amelia, Ángeles e Pepe, com idades entre 72 e 79 anos, foram encontrados em 18 de janeiro com queimaduras, sinais de violência e em estado de decomposição. Em tribunal, o suspeito confessou ser o autor do triplo homicídio, alegando que ocorreu em 17 de dezembro com o uso de uma barra de ferro.

De acordo com a imprensa espanhola, Fazal, apelidado de “El Negro”, era proprietário de uma loja, para onde as irmãs se dirigiam para enviar dinheiro a supostos namorados norte-americanos, com quem mantinham relacionamentos à distância.

Fontes da investigação sugerem ainda que as irmãs convenceram o paquistanês a emprestar-lhes 30 mil euros com a promessa de pagar em dobro. A dívida nunca foi quitada, e esse teria sido o motivo dos crimes.

Leia Também: Agricultores franceses fazem protesto e bloqueiam banco com estrume

Policiais fora de serviço impedem ataque com faca em Londres; assista

0

A Polícia de Southwark, em Londres, divulgou nesta quarta-feira imagens que mostram o momento em que um grupo de agentes fora de serviço conseguiu impedir um ataque com faca no sul da cidade britânica, ocorrido em 21 de julho de 2023.

Conforme relatado pela Sky News, os agentes estavam em um bar próximo quando perceberam uma discussão violenta entre dois homens, um dos quais empunhava uma faca grande.

Nas imagens disponíveis na galeria acima, é possível observar os policiais correndo para separar o agressor da vítima. O suspeito ainda tentou fugir, mas foi detido.

“Um homem armado com uma faca foi preso depois que um grupo de policiais fora de serviço se apressou para intervir quando ele atacou outro homem em Southwark. As imagens chocantes demonstram que ‘o heroísmo demonstrado por esses agentes não é nada menos do que excepcional’, ao separarem o agressor da vítima”, destacou a autoridade nas redes sociais.

A vítima foi encaminhada para o hospital devido a um ferimento na cabeça, e o agressor, um jovem de 20 anos, foi condenado a oito meses de prisão por posse de um objeto contundente e a quatro meses por agressão.

Leia Também: Acusado de triplo homicídio na Espanha mata colega de cela na prisão

Casos assintomáticos de dengue preocupam especialistas e inflam subnotificação

0

PATRÍCIA PASQUINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os casos assintomáticos de dengue -aqueles em que as pessoas são picadas pelo mosquito Aedes aegypti, mas não apresentam sintomas- preocupam especialistas. Estimativas apontam que eles representam de 30% a 50% dos infectados, em média, de acordo com infectologistas ouvidos pela reportagem.

“O problema dos assintomáticos é que eles não procuram o sistema de saúde e servem para expandir a doença, transmitindo para o mosquito que se infecta e transmite a outras pessoas. O assintomático não será notificado, não será conhecido pelo sistema de saúde e nem tratado para tal”, explica Antonio Carlos Bandeira, membro do Comitê de Arboviroses da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

“O assintomático é um risco em termos de saúde pública, porque facilita a contínua expansão de casos de dengue”, ressalta Bandeira.
Ele ainda alerta para a possibilidade de algumas pessoas -em especial, crianças e adolescentes- desenvolverem somente um sintoma, como por exemplo, a febre.

“Adolescentes e crianças podem mostrar apenas uma parte dos sintomas. Com adultos também pode acontecer isso. Essas pessoas podem ter uma febre específica. Então, o sistema de saúde tem que estar muito atento mesmo para os sintomas que não fecham toda a característica de um caso clássico de dengue. As pessoas que começam a ter somente febre, mas estão vivendo em áreas com muita transmissão de dengue, teriam que ser investigadas”, afirma.

Para Paulo Abrão, vice-presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, é importante ter noção do número de casos de dengue assintomáticos e explicar para a população que é preciso redobrar os cuidados na prevenção.

“Se há 500 mil casos notificados, são de pessoas sintomáticas, que foram até o médico, se apresentaram, fizeram um diagnóstico e foram notificados. Se a gente considerar que 50% dos casos são assintomáticos, isso significa que nós temos mais 500 mil pessoas doentes que não sabem que estão doentes. Quanto mais casos, mais assintomáticos, mais o mosquito tem onde picar e pegar o vírus do sangue e transmitir para outra pessoa”, explica Abrão.

COMO SABER SE JÁ TIVE DENGUE E FIQUEI ASSINTOMÁTICO?
Segundo Antonio Bandeira, o exame sorológico para dengue detecta anticorpos da doença.

“A partir do 10º, 12º dia do quadro inicial da dengue, a pessoa já produz anticorpos IgG e eles são permanentes, para o resto da vida. Esses anticorpos não servem para fazer o diagnóstico da doença aguda, que estava ocorrendo naquele momento. Eles são um marcador de que a pessoa teve a dengue em algum momento no passado”, explica Bandeira.

A dengue possui quatro sorotipos. Quando um indivíduo é infectado por um deles adquire imunidade contra aquele vírus, mas ainda fica suscetível aos demais.

Na reinfecção, a doença pode se apresentar na forma grave, segundo o infectologista Ralcyon Teixeira, do Hospital Emilio Ribas.
A vacinação tem a possibilidade de eliminar o risco do segundo episódio de dengue ser pior.

“Um foco para o futuro é tentar ampliar a quantidade de pessoas contempladas pela vacina, do ponto de vista de saúde pública e quando tiver melhor o estoque na rede privada. A vacina da dengue consegue agir melhor em quem já teve o primeiro episódio da doença evitando a forma grave caso ocorra a segunda vez”, afirma Teixeira.

No cenário atual, é importante se proteger. Use repelente aprovado pela Anvisa (agência Nacional de Vigilância Sanitária). O médico Antonio Bandeira aconselha o produto a base de icaridina, por ser mais seguro. Opte por calças e blusas com mangas compridas. E quem puder, tome a vacina.

“Temos um dever de casa público para fazer. Um é a urbanização das áreas mais críticas, favelas, comunidades. E a urbanização completa do país, em termos de esgoto. Sabemos que o mosquito coloca os ovos em água suja e limpa”, diz Bandeira.

“Se o Brasil fosse uma Suíça, mesmo com essas temperaturas elevadas, não teríamos o número de casos que temos hoje. Não é somente o mosquito, não é somente o calor. Praticamente há mosquitos nos 5 mil municípios do país. E agora, com o fenômeno do aquecimento, muitas das cidades das regiões Sudeste e Sul, especialmente na parte mais oeste, passaram a estar cheias de mosquitos, porque eles se propagam nesse corredor de calor”, finaliza Bandeira.

Na opinião de Paulo Abrão, se cada grupo de vizinhos fizesse uma força-tarefa para eliminar criadouros e denunciar à prefeitura os terrenos baldios descuidados, a situação estaria melhor em relação ao número de casos. O médico também orienta o uso de repelentes aprovados pela Anvisa e apropriados de acordo com a faixa etária, a colocação de telas nas janelas e de mosquiteiros.

“E ter essa noção da transmissão silenciosa é importante porque aumenta a conscientização e os alertas em relação às medidas de prevenção”, diz o médico Paulo Abrão.

Leia Também: Litoral de SP tem alerta para ressaca forte e ondas de até 3 metros

Para Paulo Abrão, vice-presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, é importante ter noção do n…