Home Blog Page 2664

Homem é preso por tentativa de homicídio por afogamento durante carnaval em São João da Barra

0
145ª DP/ Foto: Reprodução Polícia Civil

A Guarda Civil Municipal prendeu um homem de 31 anos depois que ele tentou afogar um jovem de 20 anos no rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, por volta das 3h da madrugada de quarta-feira (14).

Durante a dispersão do desfile de carnaval na praça de São João Batista, os agentes da GCM encontraram um tumulto no Cais do Imperador, às margens do rio. O homem de 31 anos foi visto tentando afogar o jovem de 20 anos dentro d’água, a poucos metros do cais.

A guarnição conseguiu intervir minutos depois e prendeu o agressor em flagrante, levando-o junto com a vítima e uma testemunha para a 145° Delegacia de Polícia de SJB. O homem permanece preso e enfrentará acusações de tentativa de homicídio com uso de asfixia por motivo torpe.

 

*Matéria com informações do site Parahybano*

Um morto, crianças feridas e 3 detidos; o que aconteceu em Kansas City?

0

Pelo menos uma pessoa morreu e 21 ficaram feridas, sendo nove delas crianças, em um tiroteio ocorrido no estado norte-americano do Missouri, ao final do desfile de vitória dos Kansas City Chiefs no 58.º Super Bowl, na quarta-feira.

O que se sabe até o momento:

O tiroteio teve início por volta das 14h00 locais (17h00 no horário de Brasília) próximo à estação ferroviária central de Kansas City, onde milhares de torcedores se reuniram para assistir às celebrações.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Kansas City, Ross Grundyson, entre os 21 feridos, oito estão em estado grave, sete sofreram ferimentos sérios, e seis apresentam ferimentos leves.

A chefe de polícia de Kansas City, Stacey Graves, afirmou que havia oito crianças entre os feridos, número que foi posteriormente revisado para cima.

“Quero esclarecer que tratamos 12 pacientes, sendo 11 deles crianças, nove com ferimentos de bala… Esperamos que todos se recuperem totalmente, nenhum está em estado crítico”, declarou Stephanie Meyer, vice-presidente e chefe de enfermagem do hospital Children’s Mercy Kansas City.

A vítima fatal foi identificada como Lisa Lopez-Galvan, uma DJ de uma rádio da região de Kansas City. “É com sincera tristeza e um coração extremamente pesado e partido que informamos à nossa comunidade que a DJ Lisa Lopez da KKFI, apresentadora do Taste of Tejano, perdeu a vida”, lamentou a rádio na rede social Facebook.

Até ao momento foram detidas três pessoas pelo incidente que, de acordo com a CBS News, que cita fonte policial, começou após uma discussão que se tornou violenta. As autoridades não revelaram mais detalhes do caso, mas confirmaram que um suspeito foi detido com ajuda de populares.

“Epidemia de violência armada sem sentido”

Após o tiroteio, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a pedir ao Congresso medidas contra a violência armada. “A Jill [Biden] e eu rezamos por quem morreu e ficou ferido hoje em Kansas City e para que o nosso país encontre a determinação necessária para pôr fim a esta epidemia de violência armada sem sentido que está nos dilacerando”, afirmou Joe Biden, de acordo com um comunicado da Casa Branca.

Também a vice-presidente do país, Kamala Harris, apelou ao Congresso para que aprovem “leis razoáveis de segurança de armas”. “A realidade é que muito disto pode ser evitado se os legisladores, incluindo o Congresso dos Estados Unidos, tiverem a coragem de agir com leis razoáveis de segurança de armas”, disse Harris aos jornalistas, citada pela CNN Internacional.

Em comunicado, o Kansas City Chiefs se manifestou “estamos verdadeiramente tristes com o ato de violência sem sentido” que ocorreu no final do desfile de vitória da equipe. “Os nossos corações estão com as vítimas, as suas famílias e toda a cidade de Kansas”, acrescentaram.

Statement from the Kansas City Chiefs pic.twitter.com/erKsrF3SX8

— Kansas City Chiefs (@Chiefs) February 14, 2024

Leia Também: Tiros interrompem desfile de vitória do Kansas City Chiefs nos EUA

Agricultores franceses fazem protesto e bloqueiam banco com estrume

0

Agricultores franceses continuam seus protestos e, nesta quarta-feira, despejaram esterco em frente a uma agência bancária na cidade de Agen. A ação foi realizada pelo sindicato agrícola francês Coordination Rurale Union Nationale por volta das 8h da manhã, em uma cidade que tem sido palco de vários protestos agrários desde janeiro.

Segundo a BFMTV, o objetivo da ação, de acordo com um membro do sindicato, é criticar a falta de ação do governo. O sindicato planeja bloquear várias agências bancárias (veja o vídeo na galeria acima).

“Exigimos do primeiro-ministro, Gabriel Attal, medidas financeiras diretas, mas nada foi anunciado. Vamos abordar todos os bancos do departamento para expressar a necessidade de recursos financeiros e a importância de nos concederem algum fôlego”, declarou um membro do sindicato à estação.

Este sindicato é um dos que prometem manter a pressão sobre o governo francês, cerca de dez dias após o levantamento de bloqueios em várias autoestradas do país.

Ontem, o principal sindicato dos agricultores na França, FNSEA, alertou que os agricultores estão prontos para retomar os protestos se medidas concretas esperadas do governo não forem adotadas dentro de 10 dias.

Leia Também: Um morto, crianças feridas e 3 detidos; o que aconteceu em Kansas City?

Acusado de triplo homicídio na Espanha mata colega de cela na prisão

0

Um homem acusado de matar três irmãos idosos na cidade espanhola de Morata de Tajuña, localizada a aproximadamente 40 quilômetros de Madrid, teria assassinado seu companheiro de cela na prisão durante a noite de quarta-feira.

Conforme confirmado por fontes da investigação à agência de notícias espanhola Efe, o crime ocorreu no Centro Penitenciário de Madrid VII, conhecido como prisão de Estremera.

O suspeito, identificado como Dilawar Hussain Fazal Choudhary, de 42 anos e nacionalidade paquistanesa, foi admitido no estabelecimento prisional em 24 de janeiro, dois dias após confessar ter matado os três irmãos.

Os corpos de Amelia, Ángeles e Pepe, com idades entre 72 e 79 anos, foram encontrados em 18 de janeiro com queimaduras, sinais de violência e em estado de decomposição. Em tribunal, o suspeito confessou ser o autor do triplo homicídio, alegando que ocorreu em 17 de dezembro com o uso de uma barra de ferro.

De acordo com a imprensa espanhola, Fazal, apelidado de “El Negro”, era proprietário de uma loja, para onde as irmãs se dirigiam para enviar dinheiro a supostos namorados norte-americanos, com quem mantinham relacionamentos à distância.

Fontes da investigação sugerem ainda que as irmãs convenceram o paquistanês a emprestar-lhes 30 mil euros com a promessa de pagar em dobro. A dívida nunca foi quitada, e esse teria sido o motivo dos crimes.

Leia Também: Agricultores franceses fazem protesto e bloqueiam banco com estrume

Policiais fora de serviço impedem ataque com faca em Londres; assista

0

A Polícia de Southwark, em Londres, divulgou nesta quarta-feira imagens que mostram o momento em que um grupo de agentes fora de serviço conseguiu impedir um ataque com faca no sul da cidade britânica, ocorrido em 21 de julho de 2023.

Conforme relatado pela Sky News, os agentes estavam em um bar próximo quando perceberam uma discussão violenta entre dois homens, um dos quais empunhava uma faca grande.

Nas imagens disponíveis na galeria acima, é possível observar os policiais correndo para separar o agressor da vítima. O suspeito ainda tentou fugir, mas foi detido.

“Um homem armado com uma faca foi preso depois que um grupo de policiais fora de serviço se apressou para intervir quando ele atacou outro homem em Southwark. As imagens chocantes demonstram que ‘o heroísmo demonstrado por esses agentes não é nada menos do que excepcional’, ao separarem o agressor da vítima”, destacou a autoridade nas redes sociais.

A vítima foi encaminhada para o hospital devido a um ferimento na cabeça, e o agressor, um jovem de 20 anos, foi condenado a oito meses de prisão por posse de um objeto contundente e a quatro meses por agressão.

Leia Também: Acusado de triplo homicídio na Espanha mata colega de cela na prisão

Casos assintomáticos de dengue preocupam especialistas e inflam subnotificação

0

PATRÍCIA PASQUINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os casos assintomáticos de dengue -aqueles em que as pessoas são picadas pelo mosquito Aedes aegypti, mas não apresentam sintomas- preocupam especialistas. Estimativas apontam que eles representam de 30% a 50% dos infectados, em média, de acordo com infectologistas ouvidos pela reportagem.

“O problema dos assintomáticos é que eles não procuram o sistema de saúde e servem para expandir a doença, transmitindo para o mosquito que se infecta e transmite a outras pessoas. O assintomático não será notificado, não será conhecido pelo sistema de saúde e nem tratado para tal”, explica Antonio Carlos Bandeira, membro do Comitê de Arboviroses da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

“O assintomático é um risco em termos de saúde pública, porque facilita a contínua expansão de casos de dengue”, ressalta Bandeira.
Ele ainda alerta para a possibilidade de algumas pessoas -em especial, crianças e adolescentes- desenvolverem somente um sintoma, como por exemplo, a febre.

“Adolescentes e crianças podem mostrar apenas uma parte dos sintomas. Com adultos também pode acontecer isso. Essas pessoas podem ter uma febre específica. Então, o sistema de saúde tem que estar muito atento mesmo para os sintomas que não fecham toda a característica de um caso clássico de dengue. As pessoas que começam a ter somente febre, mas estão vivendo em áreas com muita transmissão de dengue, teriam que ser investigadas”, afirma.

Para Paulo Abrão, vice-presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, é importante ter noção do número de casos de dengue assintomáticos e explicar para a população que é preciso redobrar os cuidados na prevenção.

“Se há 500 mil casos notificados, são de pessoas sintomáticas, que foram até o médico, se apresentaram, fizeram um diagnóstico e foram notificados. Se a gente considerar que 50% dos casos são assintomáticos, isso significa que nós temos mais 500 mil pessoas doentes que não sabem que estão doentes. Quanto mais casos, mais assintomáticos, mais o mosquito tem onde picar e pegar o vírus do sangue e transmitir para outra pessoa”, explica Abrão.

COMO SABER SE JÁ TIVE DENGUE E FIQUEI ASSINTOMÁTICO?
Segundo Antonio Bandeira, o exame sorológico para dengue detecta anticorpos da doença.

“A partir do 10º, 12º dia do quadro inicial da dengue, a pessoa já produz anticorpos IgG e eles são permanentes, para o resto da vida. Esses anticorpos não servem para fazer o diagnóstico da doença aguda, que estava ocorrendo naquele momento. Eles são um marcador de que a pessoa teve a dengue em algum momento no passado”, explica Bandeira.

A dengue possui quatro sorotipos. Quando um indivíduo é infectado por um deles adquire imunidade contra aquele vírus, mas ainda fica suscetível aos demais.

Na reinfecção, a doença pode se apresentar na forma grave, segundo o infectologista Ralcyon Teixeira, do Hospital Emilio Ribas.
A vacinação tem a possibilidade de eliminar o risco do segundo episódio de dengue ser pior.

“Um foco para o futuro é tentar ampliar a quantidade de pessoas contempladas pela vacina, do ponto de vista de saúde pública e quando tiver melhor o estoque na rede privada. A vacina da dengue consegue agir melhor em quem já teve o primeiro episódio da doença evitando a forma grave caso ocorra a segunda vez”, afirma Teixeira.

No cenário atual, é importante se proteger. Use repelente aprovado pela Anvisa (agência Nacional de Vigilância Sanitária). O médico Antonio Bandeira aconselha o produto a base de icaridina, por ser mais seguro. Opte por calças e blusas com mangas compridas. E quem puder, tome a vacina.

“Temos um dever de casa público para fazer. Um é a urbanização das áreas mais críticas, favelas, comunidades. E a urbanização completa do país, em termos de esgoto. Sabemos que o mosquito coloca os ovos em água suja e limpa”, diz Bandeira.

“Se o Brasil fosse uma Suíça, mesmo com essas temperaturas elevadas, não teríamos o número de casos que temos hoje. Não é somente o mosquito, não é somente o calor. Praticamente há mosquitos nos 5 mil municípios do país. E agora, com o fenômeno do aquecimento, muitas das cidades das regiões Sudeste e Sul, especialmente na parte mais oeste, passaram a estar cheias de mosquitos, porque eles se propagam nesse corredor de calor”, finaliza Bandeira.

Na opinião de Paulo Abrão, se cada grupo de vizinhos fizesse uma força-tarefa para eliminar criadouros e denunciar à prefeitura os terrenos baldios descuidados, a situação estaria melhor em relação ao número de casos. O médico também orienta o uso de repelentes aprovados pela Anvisa e apropriados de acordo com a faixa etária, a colocação de telas nas janelas e de mosquiteiros.

“E ter essa noção da transmissão silenciosa é importante porque aumenta a conscientização e os alertas em relação às medidas de prevenção”, diz o médico Paulo Abrão.

Leia Também: Litoral de SP tem alerta para ressaca forte e ondas de até 3 metros

Para Paulo Abrão, vice-presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, é importante ter noção do n… 

Democratas conquistam vaga de George Santos no Congresso dos EUA

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS0 – Eleitores de Nova York escolheram na terça-feira (13) um democrata para substituir o ex-congressista republicano George Santos, filho de brasileiros que se tornou em dezembro o primeiro deputado expulso da Câmara dos Estados Unidos em 20 anos.

Tom Suozzi venceu a disputa contra a republicana Mazi Pilip. O democrata, um político veterano de 61 anos que já havia sido deputado, deve cumprir os 11 meses restantes do mandato de Santos.O ex-congressista filho de brasileiros foi destituído em dezembro após várias denúncias de irregularidades, mentiras, fraudes e crimes financeiros. Ele se tornou o primeiro republicano expulso da Câmara em toda a história e o primeiro político a perder o mandato sem ter sido condenado antes na Justiça.

Outros cinco congressistas haviam sido expulsos antes de Santos: três no século 19 por terem apoiado os confederados -que defendiam a manutenção da escravidão nos EUA- durante a Guerra da Secessão, e dois desde os anos 1980 por corrupção.

Santos, 35, chamou a atenção após vencer em 2022 uma disputa acirrada no terceiro distrito de Nova York, que abrange Long Island e Queens. Ele foi o primeiro republicano abertamente gay a vencer uma eleição sem ser o incumbente.

O republicano, porém, logo se tornou motivo de piada nos EUA após uma série de reportagens e investigações criminais e por um Comitê de Ética do Congresso encontrarem evidências de que ele cometeu fraudes, lavagem de dinheiro e desviou recursos de campanha para despesas com itens de luxo, botox e até o site de conteúdo erótico OnlyFans. Santos nega ter cometido irregularidades.

A vitória de Suozzi diminui a maioria já estreita do Partido Republicano na Câmara -o partido passa a ter 219 deputados, contra 213 democratas. A legenda, portanto, pode ter mais dificuldades para aprovar projetos, considerando que o espaço para dissidências é menor.

Os desafios da sigla ficaram evidentes na semana passada, quando a Câmara não conseguiu aprovar o impeachment da principal autoridade de fronteira do presidente Joe Biden, Alejandro Mayorkas, em um revés considerado embaraçoso aos republicanos -após rodadas de negociações, os deputados aprovaram o impeachment em uma segunda tentativa, nesta terça, com diferença de apenas um voto. O Senado, de maioria democrata, deve impedir a destituição de Mayorkas.

O prefeito da cidade, o democrata Eric Adams, afirmou que a vitória de Suozzi é “uma boa notícia” para Nova York. O agora deputado já disputou, sem sucesso, o cargo de governador do estado americano. Já Mazi Pilip, a candidata derrotada, é uma política nascida na Etiópia que serviu no Exército de Israel.

Os dois partidos travaram uma campanha agressiva: os republicanos tentaram mostrar Suozzi como alguém brando com a imigração ilegal, e os democratas atacaram as posições contrárias ao aborto de Pilip.
A imigração e o aborto são temas considerados centrais na política americana num momento em que o país se prepara para as eleições presidenciais de novembro, que provavelmente serão uma reedição da disputa de 2020 entre o presidente Joe Biden e Donald Trump.
Após a vitória, Suozzi prometeu trabalhar com os republicanos para resolver questões como a crise imigratória na fronteira sul dos EUA. “O povo do Queens e de Long Island está farto de disputas políticas”, disse. “Eles querem que nos unamos e resolvamos problemas.”

Suozzi, inclusive, tem posições duras sobre a crise imigratória. Em seu discurso de vitória, ele criticou os republicanos por bloquearem um projeto do governo Biden para lidar com os problema na fronteira. “A gente vai acabar tendo mais imigrantes vindo para Nova York; e ainda por cima, eles vão ter acesso a [fuzis] AR-15.”

A fala aparentemente faz referência ao fato de que a cidade de Nova York tem uma lei que obriga a concessão de asilo a solicitantes -embora os abrigos estejam sobrecarregados-, mas também ecoa o discurso, geralmente associado a republicanos linha-dura, que associa imigrantes à violência.

A votação desta terça ocorreu em meio a uma nevasca que atinge Nova York. A tempestade, a mais intensa em dois anos, forçou o fechamento de várias escolas e provocou atrasos de voos.

Santos, por sua vez, engatou em uma carreira típica de subcelebridade após ser expulso da Câmara. Além de ganhar milhares de seguidores no X, abriu uma conta no Cameo, plataforma em que, em geral, pessoas de fama mediana vendem vídeos por encomenda.

Leia Também: Putin diz que prefere Biden a Trump por democrata ser mais previsível e experiente

Litoral de SP tem alerta para ressaca forte e ondas de até 3 metros

0

ISABELA PALHARES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após uma sequência de dias de forte calor, o litoral de São Paulo está em estado de alerta para ressaca forte e ondas grandes, que podem chegar a até 3 metros de altura. Segundo a Defesa Civil, a expectativa é de que a maré comece a subir a partir da tarde desta quarta-feira (14) e siga alta ao menos até sexta (16).

A forte ressaca é provocada pela chegada de uma frente fria em Santos, o que favorece a incidência de pancadas de chuva. A Defesa Civil orientou que as pessoas evitem esportes náuticos e fiquem atentas aos carros estacionados em garagens subterrâneas.

Para esta quarta, a previsão para a região litorânea é de chuva a qualquer período do dia, podendo ser de intensidade forte em alguns momentos e acompanhada de raios.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que são esperados entre 50 e 100 milímetros de chuva por dia. Também há previsão de ventos intensos, que podem chegar a 100km/h. Por isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A previsão é de que as chuvas mais intensas ocorram nesta quarta, ainda que continuem até sexta.

Em janeiro, quando a Baixada Santista foi atingida por fortes chuvas, ao menos oito banhistas foram atingidos por um raio na praia do Bairro Caiçara, na Praia Grande. Uma mulher de 60 anos, que vivia em Campinas, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Os outros banhistas que foram atingidos pelo raio tiveram ferimentos leves e foram conduzidos para o pronto-socorro Central pelos bombeiros, onde permanecem internados com quadro de saúde estável.

Leia Também: Viradouro é campeã do carnaval do Rio de Janeiro 2024

Segundo a Defesa Civil, a expectativa é de que a maré comece a subir a partir da tarde desta quarta-… 

Viradouro é campeã do carnaval do Rio de Janeiro 2024

0

Após bater na trave em 2023 com o vice-campeonato, a Unidos do Viradouro sagrou-se campeã do carnaval do Rio de Janeiro de 2024. A escola de samba alvirrubra, que já havia conquistado o título de melhor agremiação por duas vezes (1997 e 2020), atingiu a nota máxima na apuração (270 pontos) – foram apenas três 9.9, descartados – nesta quarta-feira, 14, e levou o terceiro título da história para o seu barracão, em Niterói.

A Unidos do Viradouro, a última de todas as doze escolas a se apresentar, manteve-se empatada na liderança com a Grande Rio até o quinto quesito avaliado, Enredo. Depois de abrir uma vantagem de três décimos nesta parte da avaliação, a agremiação não foi mais alcançada e se manteve na ponta até o final da apuração, apenas ampliando a vantagem sobre as demais escolas. O quesito que garantiu o terceiro título para a Viradouro foi o de Fantasias.

A campeã agradou aos jurados com um desfile centrado no “Arroboboi, Dangbé”, enredo escolhido para falar sobre o vodun Dangbé, um culto do candomblé Jeje à serpente – que foi levada à Marquês de Sapucaí logo na Comissão de Frente.

A Imperatriz Leopoldinense ficou na segunda colocação (269.3), seguida da Grande Rio (269.2), em terceiro. Salgueiro (269,0) e Portela (268,9) terminaram na quarta e quinta posição, respectivamente. A Porto da Pedra (264.9) ficou em último lugar (12º) e sofreu o descenso para a série ouro.

Confira a classificação do desfile das escolas de samba do carnaval do Rio de Janeiro

1º – Viradouro – 270,0

2º – Imperatriz – 269,3

3º – Grande Rio – 269,2

4º – Salgueiro – 269,0

5º – Portela – 268,9

6º – Vila Isabel – 268,8

7º Mangueira – 268,8

8º – Beija-Flor – 268,5

9º – Tuiuti – 268,3

10º – Mocidade – 267,2

11º – U. da Tijuca – 265,7

12º – Porto da Pedra – 264,9

Leia Também: Suspeito de chefiar PCC emprestou R$ 300 mil para Vai-Vai desfilar em 2022

A escola de samba alvirrubra, que já havia conquistado o título de melhor agremiação por duas vezes … 

EUA em alerta: Rússia está desenvolvendo nova arma nuclear

0

Os Estados Unidos compartilharam com o Congresso do país e os seus aliados europeus novas informações sobre as capacidades nucleares da Rússia, revelando a criação de uma nova arma nuclear antissatélites, que os russos pretendem lançar ao espaço.

Segundo o The New York Times, a arma estaria ainda em fase de desenvolvimento, o que até o momento não representaria uma ameaça urgente para os EUA, a Ucrânia ou os aliados europeus dos Estados Unidos.

A arma não está ainda em órbita, esclareceu também o jornal norte-americano, afirmando que a informação é altamente confidencial.

Nesta quarta-feira (14), a CNN Internacional revelou que os Estados Unidos enfrentam atualmente uma “grave ameaça” à segurança nacional, que está relacionada com a Rússia.

Existe, contudo, uma grande expectativa em Washington, depois de o presidente da comissão de Serviços Secretos da Câmara dos Representantes norte-americana, o Republicano Mike Turner, ter divulgado uma enigmática mensagem sobre uma ameaça ao país.

Numa carta enviada nesta quarta-feira aos seus correligionários Republicanos, Turner indicou que a sua comissão parlamentar tinha identificado “um assunto urgente relacionado com um poder político estrangeiro desestabilizador” de que todos os membros do Congresso deveriam ter conhecimento.

O congressista Republicano explicava que a comissão votou na terça-feira a favor de que a informação sobre esta ameaça deixe de ser confidencial e que, agora, todos os membros da Câmara dos Representantes (a câmara baixa do Congresso dos Estados Unidos) poderiam ter acesso à informação sobre o assunto.

Turner aconselhou também o Presidente norte-americano, Joe Biden, a retirar da categoria de confidencial “toda a informação relacionada com esta ameaça”, sobre a qual não forneceu quaisquer detalhes.

A Casa Branca recusou até agora a revelar mais informação sobre o assunto.

Numa coletiva de imprensa, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou que esta semana conversou pessoalmente com líderes dos partidos Democrata e Republicano envolvidos em temas de segurança, entre os quais Mike Turner, e que o surpreendeu “um pouco” que o congressista tenha hoje emitido tais comentários.

Sullivan tem agendada para quinta-feira (15) uma reunião com o chamado “grupo dos oito”, que inclui os líderes de cada um dos dois partidos, tanto da Câmara dos Representantes como do Senado (câmara alta do Congresso), e também os presidentes e os membros da oposição das respectivas comissões de Serviços Secretos.

Leia Também: Putin diz que prefere Biden a Trump por democrata ser mais previsível e experiente

Putin diz que prefere Biden a Trump por democrata ser mais previsível e experiente

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em uma entrevista transmitida nesta quarta-feira (14) que prefere Joe Biden a Donald Trump, mas que está disposto a trabalhar com qualquer presidente dos Estados Unidos.

Putin foi questionado pelo entrevistador russo Pavel Zarubin sobre quem era melhor para a Rússia -o democrata ou o republicano. “Biden. Ele é uma pessoa mais experiente e previsível, um político da velha guarda. Mas trabalharemos com qualquer presidente dos EUA em quem o povo americano tenha confiança”, afirmou.
O líder russo disse que a campanha eleitoral americana está ganhando impulso e que, em sua opinião, é incorreto a Rússia interferir no processo.

Putin também comentou relatos sobre a saúde de Biden, fazendo referência a uma ocasião em que o líder americano bateu a cabeça ao sair de um helicóptero que o trazia à Casa Branca. “O fato de que em algum lugar, saindo do helicóptero, ele bateu a cabeça no helicóptero -bem, quem não bateu em algum lugar com a cabeça?”

Ele enfatizou que não se enxerga no direito de fazer quaisquer comentários sobre este assunto. “Não devemos olhar para isso, devemos olhar para a posição política.”

As eleições presidenciais americanas, em 5 de novembro, estão novamente se encaminhando para um embate entre Donald Trump e Joe Biden, uma repetição do pleito de 2020.

Desde o início da Guerra da Ucrânia, há quase dois anos, Biden tem feito de Putin um vilão. Além de definir várias rodadas de sanções contra Moscou -com apoio da União Europeia-, seu governo se tornou um dos principais financiadores de armamentos para Kiev. O democrata também viu com bons olhos a adesão da Finlândia e da Suécia à Otan, a aliança militar ocidental.

Contudo, Biden já deixou claro em várias ocasiões que não quer um conflito direto com a Rússia, tampouco tentar derrubar Putin ou atacar o país.

Leia Também: Litoral de SP tem alerta para ressaca forte e ondas de até 3 metros

Suspeito de chefiar PCC emprestou R$ 300 mil para Vai-Vai desfilar em 2022

0

ROGÉRIO PAGNAN E CARLOS PETROCILO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Para conseguir participar do desfile do Carnaval de 2022, ano em que amargou seu segundo rebaixamento ao Grupo de Acesso, a escola de samba Vai-Vai teve de recorrer a uma série de empréstimos. Um dos credores da agremiação foi Luiz Roberto Marcondes Machado de Barro.

Conhecido como Beto Bela Vista, ele é ex-diretor da Vai-Vai e, de acordo investigação da polícia, é apontado como um dos chefes do PCC em SP. A informação do empréstimo, no valor de R$ 300 mil, está em um dos processos de lavagem de dinheiro que tramitam na Justiça paulista contra Luiz Roberto.
No desfile deste ano, a escola provocou descontentamento em setores da polícia ao caracterizar PMs do choque como seres demoníacos. Após reclamações, a Vai-Vai emitiu nota afirmando que não teve “intenção de promover qualquer tipo de ataque”.

Conforme documentos sigilosos aos quais a Folha de S.Paulo teve acesso, a existência do empréstimo foi comunicada à Polícia Civil pelo então presidente do Conselho Deliberativo da Vai-Vai, Luiz Pereira de Mattos Filho, e posteriormente confirmada pelo presidente da agremiação, Clarício Aparecido Gonçalves.

“Confirmou [Gonçalves] que houve um empréstimo de Luiz Roberto à escola no valor de R$ 300.000 (trezentos mil reais) para o carnaval de 2022, cuja dívida ainda não foi quitada”, diz trecho de relatório policial, que faz parte do inquérito que investigava a compra do terreno para nova sede da Vai-Vai.

Em nota à Folha de S.Paulo, a escola afirmou que o empréstimo foi registrado em cartório e que pagou parte da dívida, enquanto o restante foi amortizado por meio de contratos de publicidade com Luiz Roberto.
Mattos Filho foi ouvido pela Polícia Civil para explicar como se deu a escolha do terreno para construção da nova sede da Vai-Vai, na rua Almirante Marques Leão, também na Bela Vista, dentro do processo de desocupação da quadra da escola para dar espaço à nova estação 14 Bis, da linha 6-laranja de metrô.

O presidente disse no depoimento que o conselho aprovou a compra do terreno, mas o grupo não sabia que o local escolhido para abrigar a nova sede da escola, indicado pela própria cúpula da agremiação, pertencia ao então diretor financeiro, Luiz Roberto.

“Fato é que, posteriormente, quando se veio à tona o nome do proprietário do terreno, geraram conflitos internos”, diz trecho do depoimento de Mattos, conforme reprodução no relatório final da polícia.

A investigação da polícia apontou que Luiz Roberto havia comprado dois lotes por R$ 2,8 milhões -pagos em espécie- e os vendeu menos de um ano depois por R$ 6,8 milhões.

O empréstimo à escola ocorreu após a concretização desse negócio, segundo o presidente do conselho.

O delegado responsável pela investigação apontou, no relatório final, que não viu irregularidades nos procedimentos adotados na aquisição dos lotes, mas vislumbrava possível crime de lavagem de dinheiro por parte do então diretor financeiro da Vai-Vai nessa operação.
Entre os indícios de lavagem de dinheiro estava a vida pregressa de Luiz Roberto, a incapacidade financeira para aquisição de tal bem e, também, o fato de a compra ter sido realizada em dinheiro -algo considerado suspeito em investigações policiais.

Sobre o passado, os relatórios afirmam que Luiz Roberto esteve preso por cerca de dez anos (deixou a prisão em 2014). O seu último endereço no sistema prisional, segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), foi a Penitenciária 2 de Venceslau, no interior de SP, onde fica a cúpula do PCC.

Os documentos da polícia apontam que Luiz Roberto tem passagens por formação de quadrilha, roubo, uso de documento falso, desacato, motim de presos, extorsão mediante sequestro, porte ilegal de armas, lesão corporal, resistência, desobediência e dano.
Ele é irmão de Luiz Eduardo, o Du Bela Vista, também apontado como do PCC e preso no sistema federal.

Em 2014, Du estava com Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, na lista de chefes da facção que seriam resgatados em um plano que previa a utilização de avião e dois helicópteros. O suposto plano foi descoberto, e os presos, punidos.

O advogado de Luiz Eduardo, Marcio Cavicchioli, disse que o seu cliente está “preso há muito tempo” e não tem relacionamento com a Vai-Vai e nem com o PCC. “Com relação ao plano de fuga, isso gerou um inquérito e um processo judicial no qual ele [Luiz Eduardo] foi absolvido”, diz Cavicchioli.

Tanto o presidente do conselho quanto o presidente da Vai-Vai disseram que conheciam o passado criminoso do então diretor financeiro.

OUTRO LADO
A Vai-Vai, em resposta à Folha de S.Paulo, disse que o empréstimo em questão foi registrado em cartório e está respaldado pelo estatuto da escola. Ainda segundo a nota da escola, é praxe esse tipo de ação, tanto na Vai-Vai quanto nas demais escolas de São Paulo.
“Sobre as opções de compra do terreno, todas foram analisadas e validadas no Conselho Deliberativo, com votação da proposta final em julho de 2021, aprovada por unanimidade”, diz trecho da nota.
A escola diz que o Ministério Público não comprovou qualquer ilegalidade por parte do Vai-Vai ou envolvimento na investigação de lavagem de dinheiro.

“Vai-Vai tem como premissa uma conduta ética e transparente e reitera sua total disposição em colaborar com as autoridades. Reforça ainda o seu compromisso com ações sociais e culturais como exímio representante da cultura paulistana, promovendo transformações sociais e fomentando a educação há 94 anos”, finaliza a nota.
Sobre os valores emprestados, a escola disse que pagou parte do empréstimo e “o restante foi amortizado em forma de publicidade da empresa do sr. Roberto nos canais da escola”.

A escola não informou quanto representou os R$ 300 mil no valor investido em 2022 -disse que este é “um dado interno e divulgá-lo implicaria em questões estratégicas”.

A reportagem não conseguiu localizar Luiz Roberto. A advogada de defesa dele diz que todas as relações “comerciais travadas entre ele e a escola de samba Vai-Vai são lícitas e já foram analisadas pela Polícia Civil, que afastou qualquer indício de irregularidade”.

“Todas as transações foram devidamente declaradas às autoridades competentes e não possuem nenhuma ilegalidade”, disse a advogada Luiza Oliver, sócia do Toron Advogados.

A defesa não comentou sobre o indiciamento nesse inquérito, que ela alega não ter encontrado nenhuma ilegalidade.
Sobre a ligação com o PCC, a advogada diz que Luiz Roberto nunca foi condenado nem denunciado por fazer parte de uma organização criminosa. O que existe, segundo ela, é um processo no qual o irmão dele foi denunciado

“O Luiz Roberto não tem nenhuma relação com isso. Basta ler a denúncia apresentada pelo Ministério Público para ver. Portanto, é no mínimo temerário associá-lo a essa organização criminosa em razão de condutas atribuídas apenas e tão somente ao irmão. Obviamente, ninguém pode ser responsabilizado por atos de terceiros, mesmo que sejam irmãos”, disse.

Leia Também: Coiote é resgatada após ficar com a cabeça presa em estátua

Um dos credores da agremiação foi Luiz Roberto Marcondes Machado de Barro. 

Mãe é detida por assediar sexualmente o professor do filho por dois anos

0

Uma mulher foi detida, na semana passada, em Ibiza, Espanha, por suspeitas do crime de assédio sexual durante dois anos a um professor do filho.

Segundo a Polícia Nacional de Ibiza, citada pelo Periódico de Ibiza e Formentera, o homem apresentou diversas queixas contra a mulher, mãe de um dos seus alunos, após ter sido submetido a diversas situações incômodas e comprometedoras.

Nas denúncias, a vítima afirmou que o assédio foi obsessivo e insistente, tendo acontecido tanto fisicamente como através de mensagens telefônicas. Houve ainda situações em que a mulher o assediou na presença da sua família.

A mulher acabou detida pelas autoridades no local onde o professor dava aulas a vários menores, após um novo episódio de assédio que impediu o homem de realizar o seu trabalho com normalidade.

Leia Também: Coiote é resgatada após ficar com a cabeça presa em estátua

Nicolas Sarkozy é condenado de novo por financiamento ilegal de campanha eleitoral

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça da França condenou à prisão nesta quarta-feira (14) o ex-presidente Nicolas Sarkozy por financiamento ilegal de sua campanha nas eleições presidenciais de 2012. Este é um segundo veredicto e veio de um tribunal de segunda instância -Sarkozy já havia sido condenado em 2021, pela primeira vez.

A sentença desta quarta é de um ano de prisão, metade do qual foi suspenso. Os seis meses restantes podem ser cumpridos pelo uso de uma pulseira eletrônica, sem a necessidade de ir para um presídio.
Sarkozy, 69, compareceu ao tribunal para ouvir o veredicto, mas saiu sem fazer comentários aos jornalistas que o aguardavam.

Seu advogado, Vincent Desry, disse que vai recorrer ao Tribunal de Cassação, a mais alta instância da Justiça da França, dado que seu cliente se considera “completamente inocente”. Desta forma, a aplicação da pena está suspensa até um novo veredicto. “A decisão de hoje é altamente questionável”, disse Desry.

No Tribunal de Cassação, as decisões se concentram em saber se a lei foi aplicada corretamente durante o processo, não nos fatos do caso. Os procedimentos nesta corte podem levar anos.

Na primeira condenação, em 2021, Sarkozy recebeu uma sentença de três anos de prisão, dois dos quais suspensos pelo tribunal. Como sua defesa também recorreu na época, a pena não precisou ser cumprida.
A suspeita é que o antigo partido do ex-presidente, o União por um Movimento Popular, que se tornou o Republicanos, e a agência de comunicação Bygmalion apresentaram notas frias durante a campanha de 2012 para esconder que as contas extrapolaram o limite legal estabelecido.

A França estabelece limites estritos aos gastos de campanha. Os promotores alegam que Sarkozy gastou EUR 42,8 milhões na campanha daquele ano, quase o dobro do montante permitido.
O ex-presidente sempre negou as acusações. Durante uma audiência, ele culpou alguns membros da sua equipe de campanha: “Não escolhi nenhum fornecedor, não assinei nenhum orçamento, nenhuma fatura”, disse ele ao tribunal.

Sarkozy perdeu a reeleição em 2012 para o socialista François Hollande. Após deixar a Presidência naquele ano, continuou a ser uma figura influente entre os conservadores, e mantém relações amigáveis com o atual presidente, Emmanuel Macron.

Ele chegou a disputar as primárias presidenciais em 2016, mas teve votação baixa e disse que se retiraria da política depois disso.

Sarkozy foi o primeiro presidente na história da França condenado por um caso de corrupção que aconteceu durante seu mandato. Antecessor e um dos padrinhos políticos de Sarkozy, Jacques Chirac (1995-2007) também foi condenado por corrupção, mas o caso era relativo a irregularidades cometidas quando ele era prefeito de Paris, não ocupante do Palácio do Eliseu.

Leia Também: Manifestação no dia 25 será o primeiro ato convocado por Bolsonaro depois do 8 de Janeiro

Tiros interrompem desfile de vitória do Kansas City Chiefs nos EUA

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Tiros foram disparados durante desfile de vitória do Kansas City Chiefs, time de futebol americano vencedor do Super Bowl, em Kansas City, no estado de Missouri, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (14).

Segundo a polícia, duas pessoas armadas foram detidas e “múltiplas pessoas foram atingidas”. Não há informações, até a publicação e última atualização deste texto, se há mortos e quantos são os feridos.
“A polícia de Kansas City informou nas redes sociais que tiros foram disparados a oeste da estação Union e várias pessoas foram atingidas. Levamos duas pessoas armadas sob custódia para maiores investigações”, publicou o perfil da polícia local.

Imagens de vídeo nas redes sociais mostram cena caótica do lado de fora da estação de trem, enquanto policiais invadiam o prédio e os participantes da celebração dos vitoriosos do Super Bowl se dispersavam em busca de abrigo.

Leia Também: Nicolas Sarkozy é condenado de novo por financiamento ilegal de campanha eleitoral

‘Pensei em terremoto’: moradores de prédio evacuado na Praia Grande relatam estrondos

0

Moradores do prédio residencial de 23 andares interditado nesta terça-feira, 13, na Praia Grande, no litoral de São Paulo, relataram terem ouvido estrondos quando três das colunas de sustentação apresentaram avarias. Na hora, muitos acharam que tinha havido um terremoto.

A Defesa Civil afirma que a estrutura foi escorada e que o prédio não corre risco iminente de desabar. A construtora do prédio disse que já tomou providências para reparar as colunas e dá assistência aos moradores.

Após a evacuação de funcionários e moradores, o edifício permanece interditado e sem previsão de ser reaberto. A prefeitura informou que a interdição total permanecerá até que a construtora apresente documentação técnica sobre a segurança do prédio. A Construtora JR, responsável pelo edifício, disse que deslocou engenheiros para verificar o problema e que as providências estão em andamento.

O Residencial Giovannina Sarane Galavotti, localizado na Avenida Jorg

e Hagge, no bairro da Aviação, possui 23 pavimentos, dos quais 19 são residenciais, com 133 apartamentos. Os pavimentos do subsolo são utilizados como garagem.

O prédio estava ocupado por 230 moradores fixos e algumas dezenas de visitantes ou inquilinos de veraneio. Por volta das 14 horas, moradores relataram terem ouvido estouros e perceberam trincas próximas às janelas. Assustados, eles começaram a deixar espontaneamente o prédio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou viaturas para organizar a evacuação.

A técnica de enfermagem Larissa Ribeiro tinha acabado de colocar o carro na garagem do edifício, quando ouviu um estouro. “Parecia estouro de pneu, mas senti que o pavimento tremeu. Pensei em terremoto, manobrei o carro e saí. Quando estacionei na rua, os moradores já estavam deixando o prédio.” Ele passava o carnaval no apartamento de uma prima.

“Eles saíram tão correndo que deixaram a TV ligada. Depois os bombeiros deixaram que a gente subisse para retirar as coisas”, contou.

Um morador que pediu para não ser identificado relatou que sua esposa dormia no sofá quando aconteceu o primeiro estrondo. “Ela pulou do sofá acreditando que o móvel tinha quebrado, mas logo percebeu que era algo com o prédio e desceu correndo com outros moradores”, disse.

Técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo, da Defesa Civil e peritos do Corpo de Bombeiros entraram no edifício. Após uma avaliação, foi constatado que três colunas apresentavam fissuras.

“Houve um cisalhamento (ruptura por esforço, geralmente causada por excesso de peso) de três pilares. O motivo será avaliado através de laudo estrutural de emergência”, disse o capitão Thiago Duarte, do 6º Grupamento de Bombeiros da Baixada Santista.

Segundo ele, a avaliação da Defesa Civil foi de que não há risco de iminente de desabamento, “mas todas as precauções foram tomadas”.

Além da desocupação do prédio, foi esvaziada a caixa d’água e foram retirados todos os veículos do estacionamento. Por volta das 18 horas, a entrada foi liberada apenas para que os moradores retirassem documentos pessoais e animais domésticos que tinham ficado nos apartamentos.

Ainda segundo a Defesa Civil, já foi providenciado um escoramento de emergência com pontaletes – peças verticais que reforçam um ponto da construção que recebe muita carga – até que a construtora realize obras definitivas de reforço na sustentação da estrutura.

Os pilares que apresentaram danos ficam no andar térreo e nos subsolos, garagens 1 e 2, na parte da frente do prédio. Vídeos que circularam em redes sociais apontaram inclinação no prédio, o que foi negado pelo Corpo de Bombeiros.

Em nota, a prefeitura informou que a construção está com o alvará em dia e possui as licenças de funcionamento.

Segundo o município, o realocamento das famílias é de responsabilidade da construtora e do condomínio, mas o município acompanha esse trabalho e presta assistência quando necessário.

Segundo a prefeitura, a maioria das famílias foi para casa de parentes e os turistas do carnaval voltaram para suas cidades. “Cada família adotou medidas próprias para lidar com a situação”, disse.

A Secretaria Municipal de Urbanismo acompanha as providências que são tomadas pela construtora JR, responsável pela edificação.

A construtora foi notificada pelo município para adotar as medidas recomendadas pela Defesa Civil. “O prédio ficará interditado até a construtora apresentar os documentos técnicos que comprovem a integridade do edifício”, disse, em nota, o município.

Em nota, a Construtora e Incorporadora de Imóveis JR Ltda., por meio de seus representantes, disse que tão logo tomou conhecimento da ocorrência com o Residencial Giovannina Sarane Galavotti, prontamente deslocou engenheiros e técnicos para identificar as causas.

“Tão logo os laudos sejam emitidos, a construtora não se eximirá de prestar assessoria aos condôminos”, disse. A reportagem procurou o síndico do condomínio e aguarda retorno.

Leia Também: Lula viaja para Egito e Etiópia e completa 29 países visitados desde o início do 3º mandato

A Defesa Civil afirma que a estrutura foi escorada e que o prédio não corre risco iminente de desaba… 

Homem de 27 anos é assassinado no Parque Bandeirantes, em Guarus

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

No final da tarde desta sexta-feira (09) um homem de 27 anos foi assassinado na Rua Hipólito Sardinha, no Parque Bandeirantes, em Guarus.

O homem, que ainda não foi identificado, estava pedalando quando foi alvejado e não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer no local. Segundo a Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta passaram e atiraram na vítima que estava na bicicleta, mas até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Militar recuperou cinco cápsulas de calibre 9mm no local do crime.

Ainda de acordo com a PM, a vítima possuía anotações criminais por homicídio e posse de arma. O caso será investigado pela 146ª Delegacia de Polícia de Guarus. Após a perícia, o corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

Lula visita pirâmides do Egito com Janja em dia de folga

0

RENATO MACHADO
CAIRO, EGITO (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a falta de compromissos oficiais na cidade do Cairo, nesta quarta-feira (14), para visitar as pirâmides do Egito ao lado da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja.

Lula desembarcou nesta quarta (14) para o início de uma viagem de cinco dias pelo continente africano. Além da cidade do Cairo, ele vai a Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar da cúpula da União Africana.

O presidente chegou por volta das 9h no horário local (4h em Brasília) e seguiu direto para o palácio Qubba, um dos prédios do regime egípcio destinado a hospedar líderes estrangeiros.

Lula também foi ao Novo Museu do Egito, ainda não aberto oficialmente ao público. As visitas foram descritas como agenda privada, e não houve cobertura programada para a imprensa. A Folha de S.Paulo estava nas pirâmides e acompanhou parte da visita do presidente.

A comitiva presidencial chegou ao complexo das pirâmides em um grande comboio de carros, pouco antes das 16h, quando o local é fechado para o público. No entanto, ainda havia muitos turistas, que de longe olhavam curiosos. Muitos, no entanto, foram deixando o local, avisados pelo segurança de que as pirâmides já haviam fechado.
Os agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), além da segurança egípcia, fizeram um cordão para impedir a aproximação. Após notar que havia integrantes da imprensa, a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) permitiu uma pequena aproximação dos poucos profissionais.

Lula foi guiado durante o tour por Khaled al-Anani, ex-ministro das Antiguidades do Egito.

As chamadas Pirâmides de Gizé foram construídas durante décadas, por volta dos anos 2.500 a.C. O grupo começou a visita pela Pirâmide de Quéops, também chamada de a Grande Pirâmide de Gizé. Este é o maior monumento -apesar de não parecer, pois há outra pirâmide construída no alto de um morro.

Logo na sequência, todos entraram nos veículos do comboio e se dirigiram à Grande Esfinge, que tem uma aparência enigmática, com a cabeça humana e um corpo de leão. Nesse momento, novamente organizados, os seguranças conseguiram isolar Lula e sua comitiva dos demais presentes.

Estavam na comitiva, além da primeira-dama, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além de dezenas de assessores.

Lula havia pedido diretamente a seus auxiliares que providenciassem a visita às pirâmides, durante os preparativos para a viagem à África.
A chegada ao Egito ocorre pouco mais de 20 anos após a sua primeira viagem ao país, ainda no primeiro ano do seu primeiro mandato, em dezembro de 2003. Lula também aproveitou aquele momento para visitar as pirâmides, na companhia da então primeira-dama, Marisa Letícia (1950-2017).
Os dois depois foram ao Museu do Cairo. Em um clima de descontração, brincando e posando para fotos da imprensa que os acompanhava, o casal presidencial visitou em particular os objetos do faraó Tutancâmon (1340 a.C.-1322 a.C.), até hoje o único líder egípcio cuja tumba foi encontrada intacta, em 1922.
Lula terá agendas oficiais no Cairo nesta quinta-feira (15). O presidente inicialmente será recebido pelo ditador egípcio, Abdel Fattah al-Sisi. Os dois terão uma reunião bilateral e depois assinarão alguns atos, em particular nas áreas de cooperação de comércio e ciência e tecnologia. Também está previsto o lançamento do voo direto entre São Paulo e Cairo.

Durante a tarde, o brasileiro visita a sede da Liga Árabe, onde há a expectativa de que faça um discurso aos representantes desses países. Em 2003, Lula se tornou o primeiro líder latino-americano a falar na entidade.

A chegada de Lula ao Egito se dá em meio ao acirramento da tensão na Faixa de Gaza, após Israel anunciar sua intenção de ampliar as operações militares em Rafah, na fronteira com o Egito. O local concentra a população civil que vinha fugindo das outras áreas de conflito, além de ser hoje a única porta para a saída do território palestino.

Também no Cairo ocorrem negociações para a implementação de um cessar-fogo em Gaza, que envolveriam a troca de reféns. Autoridades dos EUA, Egito, Israel, Qatar e do grupo Hamas se reuniram no Cairo na terça, à medida que crescem os apelos para que Israel se abstenha de um ataque planejado a Rafah.

Segundo autoridades ouvidas pelo jornal The Guardian, Israel e Hamas fizeram progresso em relação a um cessar-fogo, que incluiria também a liberação de reféns em poder do grupo terrorista. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse que os lados “estão avançando na direção certa”. Israel não comentou as negociações.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, no entanto, descartou enviar uma delegação do país para mais negociações de reféns no Cairo. A decisão, segundo relatos, teria sido tomada sem consulta ao gabinete de guerra, o que irritou alguns dos membros que haviam se reunido nesta quarta para discutir os próximos passos.
O gabinete de Netanyahu afirmou que nenhum avanço pode ser feito nas negociações de reféns até que o Hamas mude sua posição “delirante”.

A África do Sul, por sua vez, anunciou que pediu à CIJ (Corte Internacional de Justiça) para avaliar a decisão de Israel de ampliar suas operações militares em Rafah.

Leia Também: Suspeito de chefiar PCC emprestou R$ 300 mil para Vai-Vai desfilar em 2022

Idoso fica ferido após carro capotar na RJ-224, em SFI

0
HFM/Foto: ClickCampos
HFM/Foto: ClickCampos

Na manhã desta quarta-feira (14) um homem de 78 anos, identificado pelas iniciais A.C.S., softeu um acidente na estrada RJ-224, perto de Imburi, próximo ao Posto do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), em São Francisco de Itabapoana.

O motorista estava a caminho do distrito de Travessão, em Campos, onde mora, quando perdeu o controle do veículo durante uma ultrapassagem e saiu da pista. O carro colidiu com uma pedra e capotou, ficando com as rodas para cima.

O Resgate Municipal foi acionado, prestou socorro à vítima, e a encaminhou ao Hospital Ferreira Machado (HFM) com dores no peito e escoriações.

Método Wolbachia reduz casos de dengue em Niterói

0

Em meio ao aumento de casos de dengue no país e de mortes pela doença, Niterói mantém níveis baixos da doença. De acordo com a prefeitura, a situação é resultado de monitoramento diário durante o ano todo e também do chamado método Wolbachia, uma aposta de longo prazo, que começou a ser implementado na cidade em 2015. Em 2023, o município tornou-se o primeiro no Brasil com 100% do território coberto pelo método.  

Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O método Wolbachia consiste em inserir a bactéria em ovos do mosquito, em laboratório, e, assim, criar Aedes aegypti que portam o microrganismo. Constatou-se que, por terem a Wolbachia, esses mosquitos não são capazes de carregar os vírus que causam a dengue, zika, chikungunya ou febre amarela e tornam-se, assim, inofensivos.

Esses mosquitos, apelidados Wolbitos, quando se reproduzem passam a bactéria para os novos mosquitos, fazendo com que menos desses insetos possam transmitir doenças para os seres humanos.

“Teve muita desconfiança da população quando fomos fazer a soltura dos mosquitos na cidade. Poxa, todo mundo matando mosquito e Niterói vai soltar mosquito? Como assim? Nós fizemos um trabalho intenso com as lideranças comunitárias, com as associações de moradores, com a Federação das Associações de Moradores de Niterói, e elas nos apoiaram nesse convencimento junto à população para que os mosquitos pudessem ser soltos. Hoje, a gente tem uma situação menos dramática do que em grande parte do Brasil”, lembra a secretária de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider.

Segundo a secretaria, os números apontam a redução de cerca de 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de zika nas áreas onde houve a intervenção entomológica. Os casos foram caindo ano a ano. Em 2015, ano da implantação do projeto, foram confirmados 158 casos de dengue em Niterói. Em 2016, foram 71, em 2017, 87. Em 2018, houve um aumento para 224 pacientes confirmados com a doença, mas o número caiu no ano seguinte, quando foram registrados 61 casos. A partir de 2020, com 85 casos, os números caíram a cada ano, com 16 em 2021 e 12, em 2022. Em 2023, foram confirmados 55 casos de dengue na cidade. Até o momento são cerca de 30 casos suspeitos.

O trabalho foi iniciado em 2015 com uma ação piloto no bairro Jurujuba. Em 2017, o método Wolbachia chegou a 33 bairros das regiões das praias da Baía e Oceânica. Em 2023, Niterói se tornou a primeira cidade brasileira com 100% do território coberto pelo método Wolbachia. 

Mesmo com o Wolbito, o município não abandonou as ações de prevenção e monitoramento, que são realizadas ao longo de todo o ano.

“É um trabalho contínuo, não para. Nós temos 300 agentes de endemias que fazem visitas em 5 mil imóveis diariamente. A gente tem um grupo que visita só imóvel abandonado. Eles conseguem entrar em imóveis que ninguém tem acesso. A gente visita porque tem muitos focos de mosquitos. Nessa época, aumentam as denúncias da população, mas é um trabalho rotineiro, durante todo o ano”, explica, Schneider.

O método, que tem origem na Austrália, é aplicado no Brasil porque o país integra, desde 2014, o rol de 11 países que compõem o Programa Mundial de Mosquitos, em inglês World Mosquito Program (WMP). No Brasil, é conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com financiamento do Ministério da Saúde em parceria com governos locais. Atualmente, as cidades já incluídas na pesquisa são Campo Grande (MS), Petrolina (PE), Belo Horizonte, Niterói e Rio de Janeiro.

Este ano, o método chegará a mais seis cidades: Natal, Uberlândia (MG), Presidente Prudente (SP), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Joinville (SC).

O método, no entanto, não tem resultado imediato e precisa ser associado a outras ações para combater a doença. “O método Wolbachia não é um método de ação imediata, como é um inseticida, por exemplo, que você aplica e mata o mosquito. A Wolbachia é preventiva. A gente precisa cobrir um território, aguardar esse estabelecimento dos mosquitos. Acaba sendo algo preventivo, de médio prazo, porque a gente precisa estabelecer, fazer todo o processo e aguardar um tempo para que os resultados sejam vistos”, explica o líder de operações da WMP Brasil, Gabriel Sylvestre.

Segundo ele, em cerca de 2 anos, é possível observar os resultados do método. No entanto, ele não deve ser a única forma de combate à dengue e às demais doenças. “O método Wolbachia não pode ser pensado de uma forma única. É preciso que haja esse esforço coletivo, tanto do poder público quanto da população. Aí a gente entra como mais uma força nesse combate”, enfatiza.

Apesar de também ter recebido o Wolbito, a cidade do Rio de Janeiro está em situação diferente da do município vizinho. A cidade declarou situação de emergência devido ao aumento do número de internações por suspeita de dengue.

No Rio, o  Wolbito foi liberado apenas em algumas regiões e não em toda a cidade como em Niterói.

“São dados muito complexos de serem analisados. Isso vai depender, em grande parte, da dimensão do projeto. Em Niterói, a cidade inteira participou do projeto. Então, toda a cidade, cada bairro, tem Wolbito estabelecido. Isso garante uma proteção na cidade como um todo. O impacto acaba sendo mais relevante, mais forte do que em uma cidade com a complexidade que tem o Rio de Janeiro. E a gente não conseguiu chegar em grandes proporções da cidade do Rio ainda”, explica Sylvestre.

Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza