Home Blog Page 2665

Nicolas Sarkozy é condenado de novo por financiamento ilegal de campanha eleitoral

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça da França condenou à prisão nesta quarta-feira (14) o ex-presidente Nicolas Sarkozy por financiamento ilegal de sua campanha nas eleições presidenciais de 2012. Este é um segundo veredicto e veio de um tribunal de segunda instância -Sarkozy já havia sido condenado em 2021, pela primeira vez.

A sentença desta quarta é de um ano de prisão, metade do qual foi suspenso. Os seis meses restantes podem ser cumpridos pelo uso de uma pulseira eletrônica, sem a necessidade de ir para um presídio.
Sarkozy, 69, compareceu ao tribunal para ouvir o veredicto, mas saiu sem fazer comentários aos jornalistas que o aguardavam.

Seu advogado, Vincent Desry, disse que vai recorrer ao Tribunal de Cassação, a mais alta instância da Justiça da França, dado que seu cliente se considera “completamente inocente”. Desta forma, a aplicação da pena está suspensa até um novo veredicto. “A decisão de hoje é altamente questionável”, disse Desry.

No Tribunal de Cassação, as decisões se concentram em saber se a lei foi aplicada corretamente durante o processo, não nos fatos do caso. Os procedimentos nesta corte podem levar anos.

Na primeira condenação, em 2021, Sarkozy recebeu uma sentença de três anos de prisão, dois dos quais suspensos pelo tribunal. Como sua defesa também recorreu na época, a pena não precisou ser cumprida.
A suspeita é que o antigo partido do ex-presidente, o União por um Movimento Popular, que se tornou o Republicanos, e a agência de comunicação Bygmalion apresentaram notas frias durante a campanha de 2012 para esconder que as contas extrapolaram o limite legal estabelecido.

A França estabelece limites estritos aos gastos de campanha. Os promotores alegam que Sarkozy gastou EUR 42,8 milhões na campanha daquele ano, quase o dobro do montante permitido.
O ex-presidente sempre negou as acusações. Durante uma audiência, ele culpou alguns membros da sua equipe de campanha: “Não escolhi nenhum fornecedor, não assinei nenhum orçamento, nenhuma fatura”, disse ele ao tribunal.

Sarkozy perdeu a reeleição em 2012 para o socialista François Hollande. Após deixar a Presidência naquele ano, continuou a ser uma figura influente entre os conservadores, e mantém relações amigáveis com o atual presidente, Emmanuel Macron.

Ele chegou a disputar as primárias presidenciais em 2016, mas teve votação baixa e disse que se retiraria da política depois disso.

Sarkozy foi o primeiro presidente na história da França condenado por um caso de corrupção que aconteceu durante seu mandato. Antecessor e um dos padrinhos políticos de Sarkozy, Jacques Chirac (1995-2007) também foi condenado por corrupção, mas o caso era relativo a irregularidades cometidas quando ele era prefeito de Paris, não ocupante do Palácio do Eliseu.

Leia Também: Manifestação no dia 25 será o primeiro ato convocado por Bolsonaro depois do 8 de Janeiro

Tiros interrompem desfile de vitória do Kansas City Chiefs nos EUA

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Tiros foram disparados durante desfile de vitória do Kansas City Chiefs, time de futebol americano vencedor do Super Bowl, em Kansas City, no estado de Missouri, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (14).

Segundo a polícia, duas pessoas armadas foram detidas e “múltiplas pessoas foram atingidas”. Não há informações, até a publicação e última atualização deste texto, se há mortos e quantos são os feridos.
“A polícia de Kansas City informou nas redes sociais que tiros foram disparados a oeste da estação Union e várias pessoas foram atingidas. Levamos duas pessoas armadas sob custódia para maiores investigações”, publicou o perfil da polícia local.

Imagens de vídeo nas redes sociais mostram cena caótica do lado de fora da estação de trem, enquanto policiais invadiam o prédio e os participantes da celebração dos vitoriosos do Super Bowl se dispersavam em busca de abrigo.

Leia Também: Nicolas Sarkozy é condenado de novo por financiamento ilegal de campanha eleitoral

‘Pensei em terremoto’: moradores de prédio evacuado na Praia Grande relatam estrondos

0

Moradores do prédio residencial de 23 andares interditado nesta terça-feira, 13, na Praia Grande, no litoral de São Paulo, relataram terem ouvido estrondos quando três das colunas de sustentação apresentaram avarias. Na hora, muitos acharam que tinha havido um terremoto.

A Defesa Civil afirma que a estrutura foi escorada e que o prédio não corre risco iminente de desabar. A construtora do prédio disse que já tomou providências para reparar as colunas e dá assistência aos moradores.

Após a evacuação de funcionários e moradores, o edifício permanece interditado e sem previsão de ser reaberto. A prefeitura informou que a interdição total permanecerá até que a construtora apresente documentação técnica sobre a segurança do prédio. A Construtora JR, responsável pelo edifício, disse que deslocou engenheiros para verificar o problema e que as providências estão em andamento.

O Residencial Giovannina Sarane Galavotti, localizado na Avenida Jorg

e Hagge, no bairro da Aviação, possui 23 pavimentos, dos quais 19 são residenciais, com 133 apartamentos. Os pavimentos do subsolo são utilizados como garagem.

O prédio estava ocupado por 230 moradores fixos e algumas dezenas de visitantes ou inquilinos de veraneio. Por volta das 14 horas, moradores relataram terem ouvido estouros e perceberam trincas próximas às janelas. Assustados, eles começaram a deixar espontaneamente o prédio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou viaturas para organizar a evacuação.

A técnica de enfermagem Larissa Ribeiro tinha acabado de colocar o carro na garagem do edifício, quando ouviu um estouro. “Parecia estouro de pneu, mas senti que o pavimento tremeu. Pensei em terremoto, manobrei o carro e saí. Quando estacionei na rua, os moradores já estavam deixando o prédio.” Ele passava o carnaval no apartamento de uma prima.

“Eles saíram tão correndo que deixaram a TV ligada. Depois os bombeiros deixaram que a gente subisse para retirar as coisas”, contou.

Um morador que pediu para não ser identificado relatou que sua esposa dormia no sofá quando aconteceu o primeiro estrondo. “Ela pulou do sofá acreditando que o móvel tinha quebrado, mas logo percebeu que era algo com o prédio e desceu correndo com outros moradores”, disse.

Técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo, da Defesa Civil e peritos do Corpo de Bombeiros entraram no edifício. Após uma avaliação, foi constatado que três colunas apresentavam fissuras.

“Houve um cisalhamento (ruptura por esforço, geralmente causada por excesso de peso) de três pilares. O motivo será avaliado através de laudo estrutural de emergência”, disse o capitão Thiago Duarte, do 6º Grupamento de Bombeiros da Baixada Santista.

Segundo ele, a avaliação da Defesa Civil foi de que não há risco de iminente de desabamento, “mas todas as precauções foram tomadas”.

Além da desocupação do prédio, foi esvaziada a caixa d’água e foram retirados todos os veículos do estacionamento. Por volta das 18 horas, a entrada foi liberada apenas para que os moradores retirassem documentos pessoais e animais domésticos que tinham ficado nos apartamentos.

Ainda segundo a Defesa Civil, já foi providenciado um escoramento de emergência com pontaletes – peças verticais que reforçam um ponto da construção que recebe muita carga – até que a construtora realize obras definitivas de reforço na sustentação da estrutura.

Os pilares que apresentaram danos ficam no andar térreo e nos subsolos, garagens 1 e 2, na parte da frente do prédio. Vídeos que circularam em redes sociais apontaram inclinação no prédio, o que foi negado pelo Corpo de Bombeiros.

Em nota, a prefeitura informou que a construção está com o alvará em dia e possui as licenças de funcionamento.

Segundo o município, o realocamento das famílias é de responsabilidade da construtora e do condomínio, mas o município acompanha esse trabalho e presta assistência quando necessário.

Segundo a prefeitura, a maioria das famílias foi para casa de parentes e os turistas do carnaval voltaram para suas cidades. “Cada família adotou medidas próprias para lidar com a situação”, disse.

A Secretaria Municipal de Urbanismo acompanha as providências que são tomadas pela construtora JR, responsável pela edificação.

A construtora foi notificada pelo município para adotar as medidas recomendadas pela Defesa Civil. “O prédio ficará interditado até a construtora apresentar os documentos técnicos que comprovem a integridade do edifício”, disse, em nota, o município.

Em nota, a Construtora e Incorporadora de Imóveis JR Ltda., por meio de seus representantes, disse que tão logo tomou conhecimento da ocorrência com o Residencial Giovannina Sarane Galavotti, prontamente deslocou engenheiros e técnicos para identificar as causas.

“Tão logo os laudos sejam emitidos, a construtora não se eximirá de prestar assessoria aos condôminos”, disse. A reportagem procurou o síndico do condomínio e aguarda retorno.

Leia Também: Lula viaja para Egito e Etiópia e completa 29 países visitados desde o início do 3º mandato

A Defesa Civil afirma que a estrutura foi escorada e que o prédio não corre risco iminente de desaba… 

Homem de 27 anos é assassinado no Parque Bandeirantes, em Guarus

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

No final da tarde desta sexta-feira (09) um homem de 27 anos foi assassinado na Rua Hipólito Sardinha, no Parque Bandeirantes, em Guarus.

O homem, que ainda não foi identificado, estava pedalando quando foi alvejado e não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer no local. Segundo a Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta passaram e atiraram na vítima que estava na bicicleta, mas até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Militar recuperou cinco cápsulas de calibre 9mm no local do crime.

Ainda de acordo com a PM, a vítima possuía anotações criminais por homicídio e posse de arma. O caso será investigado pela 146ª Delegacia de Polícia de Guarus. Após a perícia, o corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

Lula visita pirâmides do Egito com Janja em dia de folga

0

RENATO MACHADO
CAIRO, EGITO (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a falta de compromissos oficiais na cidade do Cairo, nesta quarta-feira (14), para visitar as pirâmides do Egito ao lado da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja.

Lula desembarcou nesta quarta (14) para o início de uma viagem de cinco dias pelo continente africano. Além da cidade do Cairo, ele vai a Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar da cúpula da União Africana.

O presidente chegou por volta das 9h no horário local (4h em Brasília) e seguiu direto para o palácio Qubba, um dos prédios do regime egípcio destinado a hospedar líderes estrangeiros.

Lula também foi ao Novo Museu do Egito, ainda não aberto oficialmente ao público. As visitas foram descritas como agenda privada, e não houve cobertura programada para a imprensa. A Folha de S.Paulo estava nas pirâmides e acompanhou parte da visita do presidente.

A comitiva presidencial chegou ao complexo das pirâmides em um grande comboio de carros, pouco antes das 16h, quando o local é fechado para o público. No entanto, ainda havia muitos turistas, que de longe olhavam curiosos. Muitos, no entanto, foram deixando o local, avisados pelo segurança de que as pirâmides já haviam fechado.
Os agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), além da segurança egípcia, fizeram um cordão para impedir a aproximação. Após notar que havia integrantes da imprensa, a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) permitiu uma pequena aproximação dos poucos profissionais.

Lula foi guiado durante o tour por Khaled al-Anani, ex-ministro das Antiguidades do Egito.

As chamadas Pirâmides de Gizé foram construídas durante décadas, por volta dos anos 2.500 a.C. O grupo começou a visita pela Pirâmide de Quéops, também chamada de a Grande Pirâmide de Gizé. Este é o maior monumento -apesar de não parecer, pois há outra pirâmide construída no alto de um morro.

Logo na sequência, todos entraram nos veículos do comboio e se dirigiram à Grande Esfinge, que tem uma aparência enigmática, com a cabeça humana e um corpo de leão. Nesse momento, novamente organizados, os seguranças conseguiram isolar Lula e sua comitiva dos demais presentes.

Estavam na comitiva, além da primeira-dama, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além de dezenas de assessores.

Lula havia pedido diretamente a seus auxiliares que providenciassem a visita às pirâmides, durante os preparativos para a viagem à África.
A chegada ao Egito ocorre pouco mais de 20 anos após a sua primeira viagem ao país, ainda no primeiro ano do seu primeiro mandato, em dezembro de 2003. Lula também aproveitou aquele momento para visitar as pirâmides, na companhia da então primeira-dama, Marisa Letícia (1950-2017).
Os dois depois foram ao Museu do Cairo. Em um clima de descontração, brincando e posando para fotos da imprensa que os acompanhava, o casal presidencial visitou em particular os objetos do faraó Tutancâmon (1340 a.C.-1322 a.C.), até hoje o único líder egípcio cuja tumba foi encontrada intacta, em 1922.
Lula terá agendas oficiais no Cairo nesta quinta-feira (15). O presidente inicialmente será recebido pelo ditador egípcio, Abdel Fattah al-Sisi. Os dois terão uma reunião bilateral e depois assinarão alguns atos, em particular nas áreas de cooperação de comércio e ciência e tecnologia. Também está previsto o lançamento do voo direto entre São Paulo e Cairo.

Durante a tarde, o brasileiro visita a sede da Liga Árabe, onde há a expectativa de que faça um discurso aos representantes desses países. Em 2003, Lula se tornou o primeiro líder latino-americano a falar na entidade.

A chegada de Lula ao Egito se dá em meio ao acirramento da tensão na Faixa de Gaza, após Israel anunciar sua intenção de ampliar as operações militares em Rafah, na fronteira com o Egito. O local concentra a população civil que vinha fugindo das outras áreas de conflito, além de ser hoje a única porta para a saída do território palestino.

Também no Cairo ocorrem negociações para a implementação de um cessar-fogo em Gaza, que envolveriam a troca de reféns. Autoridades dos EUA, Egito, Israel, Qatar e do grupo Hamas se reuniram no Cairo na terça, à medida que crescem os apelos para que Israel se abstenha de um ataque planejado a Rafah.

Segundo autoridades ouvidas pelo jornal The Guardian, Israel e Hamas fizeram progresso em relação a um cessar-fogo, que incluiria também a liberação de reféns em poder do grupo terrorista. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse que os lados “estão avançando na direção certa”. Israel não comentou as negociações.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, no entanto, descartou enviar uma delegação do país para mais negociações de reféns no Cairo. A decisão, segundo relatos, teria sido tomada sem consulta ao gabinete de guerra, o que irritou alguns dos membros que haviam se reunido nesta quarta para discutir os próximos passos.
O gabinete de Netanyahu afirmou que nenhum avanço pode ser feito nas negociações de reféns até que o Hamas mude sua posição “delirante”.

A África do Sul, por sua vez, anunciou que pediu à CIJ (Corte Internacional de Justiça) para avaliar a decisão de Israel de ampliar suas operações militares em Rafah.

Leia Também: Suspeito de chefiar PCC emprestou R$ 300 mil para Vai-Vai desfilar em 2022

Idoso fica ferido após carro capotar na RJ-224, em SFI

0
HFM/Foto: ClickCampos
HFM/Foto: ClickCampos

Na manhã desta quarta-feira (14) um homem de 78 anos, identificado pelas iniciais A.C.S., softeu um acidente na estrada RJ-224, perto de Imburi, próximo ao Posto do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), em São Francisco de Itabapoana.

O motorista estava a caminho do distrito de Travessão, em Campos, onde mora, quando perdeu o controle do veículo durante uma ultrapassagem e saiu da pista. O carro colidiu com uma pedra e capotou, ficando com as rodas para cima.

O Resgate Municipal foi acionado, prestou socorro à vítima, e a encaminhou ao Hospital Ferreira Machado (HFM) com dores no peito e escoriações.

Método Wolbachia reduz casos de dengue em Niterói

0

Em meio ao aumento de casos de dengue no país e de mortes pela doença, Niterói mantém níveis baixos da doença. De acordo com a prefeitura, a situação é resultado de monitoramento diário durante o ano todo e também do chamado método Wolbachia, uma aposta de longo prazo, que começou a ser implementado na cidade em 2015. Em 2023, o município tornou-se o primeiro no Brasil com 100% do território coberto pelo método.  

Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O método Wolbachia consiste em inserir a bactéria em ovos do mosquito, em laboratório, e, assim, criar Aedes aegypti que portam o microrganismo. Constatou-se que, por terem a Wolbachia, esses mosquitos não são capazes de carregar os vírus que causam a dengue, zika, chikungunya ou febre amarela e tornam-se, assim, inofensivos.

Esses mosquitos, apelidados Wolbitos, quando se reproduzem passam a bactéria para os novos mosquitos, fazendo com que menos desses insetos possam transmitir doenças para os seres humanos.

“Teve muita desconfiança da população quando fomos fazer a soltura dos mosquitos na cidade. Poxa, todo mundo matando mosquito e Niterói vai soltar mosquito? Como assim? Nós fizemos um trabalho intenso com as lideranças comunitárias, com as associações de moradores, com a Federação das Associações de Moradores de Niterói, e elas nos apoiaram nesse convencimento junto à população para que os mosquitos pudessem ser soltos. Hoje, a gente tem uma situação menos dramática do que em grande parte do Brasil”, lembra a secretária de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider.

Segundo a secretaria, os números apontam a redução de cerca de 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de zika nas áreas onde houve a intervenção entomológica. Os casos foram caindo ano a ano. Em 2015, ano da implantação do projeto, foram confirmados 158 casos de dengue em Niterói. Em 2016, foram 71, em 2017, 87. Em 2018, houve um aumento para 224 pacientes confirmados com a doença, mas o número caiu no ano seguinte, quando foram registrados 61 casos. A partir de 2020, com 85 casos, os números caíram a cada ano, com 16 em 2021 e 12, em 2022. Em 2023, foram confirmados 55 casos de dengue na cidade. Até o momento são cerca de 30 casos suspeitos.

O trabalho foi iniciado em 2015 com uma ação piloto no bairro Jurujuba. Em 2017, o método Wolbachia chegou a 33 bairros das regiões das praias da Baía e Oceânica. Em 2023, Niterói se tornou a primeira cidade brasileira com 100% do território coberto pelo método Wolbachia. 

Mesmo com o Wolbito, o município não abandonou as ações de prevenção e monitoramento, que são realizadas ao longo de todo o ano.

“É um trabalho contínuo, não para. Nós temos 300 agentes de endemias que fazem visitas em 5 mil imóveis diariamente. A gente tem um grupo que visita só imóvel abandonado. Eles conseguem entrar em imóveis que ninguém tem acesso. A gente visita porque tem muitos focos de mosquitos. Nessa época, aumentam as denúncias da população, mas é um trabalho rotineiro, durante todo o ano”, explica, Schneider.

O método, que tem origem na Austrália, é aplicado no Brasil porque o país integra, desde 2014, o rol de 11 países que compõem o Programa Mundial de Mosquitos, em inglês World Mosquito Program (WMP). No Brasil, é conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com financiamento do Ministério da Saúde em parceria com governos locais. Atualmente, as cidades já incluídas na pesquisa são Campo Grande (MS), Petrolina (PE), Belo Horizonte, Niterói e Rio de Janeiro.

Este ano, o método chegará a mais seis cidades: Natal, Uberlândia (MG), Presidente Prudente (SP), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Joinville (SC).

O método, no entanto, não tem resultado imediato e precisa ser associado a outras ações para combater a doença. “O método Wolbachia não é um método de ação imediata, como é um inseticida, por exemplo, que você aplica e mata o mosquito. A Wolbachia é preventiva. A gente precisa cobrir um território, aguardar esse estabelecimento dos mosquitos. Acaba sendo algo preventivo, de médio prazo, porque a gente precisa estabelecer, fazer todo o processo e aguardar um tempo para que os resultados sejam vistos”, explica o líder de operações da WMP Brasil, Gabriel Sylvestre.

Segundo ele, em cerca de 2 anos, é possível observar os resultados do método. No entanto, ele não deve ser a única forma de combate à dengue e às demais doenças. “O método Wolbachia não pode ser pensado de uma forma única. É preciso que haja esse esforço coletivo, tanto do poder público quanto da população. Aí a gente entra como mais uma força nesse combate”, enfatiza.

Apesar de também ter recebido o Wolbito, a cidade do Rio de Janeiro está em situação diferente da do município vizinho. A cidade declarou situação de emergência devido ao aumento do número de internações por suspeita de dengue.

No Rio, o  Wolbito foi liberado apenas em algumas regiões e não em toda a cidade como em Niterói.

“São dados muito complexos de serem analisados. Isso vai depender, em grande parte, da dimensão do projeto. Em Niterói, a cidade inteira participou do projeto. Então, toda a cidade, cada bairro, tem Wolbito estabelecido. Isso garante uma proteção na cidade como um todo. O impacto acaba sendo mais relevante, mais forte do que em uma cidade com a complexidade que tem o Rio de Janeiro. E a gente não conseguiu chegar em grandes proporções da cidade do Rio ainda”, explica Sylvestre.

Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza 

Governo deve repassar 37,2 milhões do salário-educação em 2024

0

Este ano de 2024, a Receita Federal espera apurar mais de R$ 19 trilhões com a contribuição social feita por empresas vinculadas à Previdência Social. Desse total, pouco mais de R$ 37,2 milhões serão distribuídos aos estados, Distrito Federal (DF) e aos municípios, na forma de salário-educação, para a suplementação das despesas públicas no setor.

Os critérios e valores da distribuição da quota que cabe a cada ente federado, foram divulgados, nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC) em uma portaria publicada no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, o cálculo da quota estadual e municipal, obedece o previsto em lei, e corresponde a dois terços de 90% da arrecadação líquida apurada. A quota federal corresponde ao terceiro terço desse percentual e os 10% restantes é direcionado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Censo Escolar é usado como parâmetro para fatiar a quota que cabe aos entes federados e as unidades recebem conforme a divisão do número de alunos, em cada rede de ensino da educação básica pública, pelo total geral de toda educação básica pública, multiplicado pela estimativa de arrecadação. Na prática, os estados, DF e município recebem um salário-educação por vaga, esse valor varia conforme a arrecadação mensal e é disponibilizado no site do FNDE.

Os valores do salário-educação são depositados de forma automática sem que haja necessidade que a secretaria de educação faça adesão ou celebre convênio para liberação do recurso. É necessário apenas que o ente federado mantenha uma contas bancárias específicas, abertas pelo FNDE em instituição financeira oficial.

Os valores do salário-educação são depositados de forma automática sem que haja necessidade que a se… 

Rio confirma segunda morte por dengue; doença matou 4 pessoas no estado

0

A Prefeitura do Rio confirmou, nesta quarta-feira (14), a segunda morte por dengue em 2024 na cidade. O estado do RJ já registrou quatro mortes, e a capital vive uma epidemia da doença.

O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, informou que a vítima é um jovem morador de Senador Camará, Zona Oeste, que teve dengue hemorrágica.

“É o segundo óbito de dengue e isso gera um alerta para as pessoas que tiverem febre, dor no corpo, dor atrás do olho, sintomas de gravidade, como manchas vermelhas na pele, dor abdominal. É preciso procurar uma unidade de saúde para acompanhamento”, disse.

“A gente pode evitar a gravidade, evitar o óbito por dengue, com uma boa hidratação e o cuidado adequado”, completou.

A prefeitura inaugura nesta quarta o 10º polo de atendimento para pacientes com dengue, no Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na Zona Norte.

Os outros polos ficam em Curicica, Campo Grande, Santa Cruz, Del Castilho, Bangu, Madureira, Complexo do Alemão, Tijuca e Botafogo.

No início de fevereiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou estado de emergência em saude pública por causa da doença.

A vacinação no Rio contra dengue começa nos próximos dias em Guaratiba, local de grande incidência da doença.

“A gente começa a vacinar 40 mil pessoas na região de Guaratiba. É um momento muito importante porque é uma pesquisa que vai embasar as próximas fases de vacinação para o Brasil todo. A gente vai vacinar o público de 20 a 40 anos.”

O Estado do Rio de Janeiro registrou 17.544 casos de dengue apenas no mês de janeiro deste ano. O número é 12 vezes maior que o registrado em janeiro do ano passado (1.441).

Dos 92 municípios fluminenses, 14 apresentam taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. Os destaques são Itatiaia, Cambuci, Resende e Piraí.

Os sintomas da doença são: febre alta, dores nas articulações, dores atrás dos olhos e manchas na pele. O atendimento de saúde deve ser procurado para evitar que os casos não se agravem e combater os focos de mosquito.

Fonte: g1

Foragido da Justiça do Mato Grosso do Sul é preso em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Policiais civis da 134ª DP (Campos dos Goytacazes) prenderam, nesta terça-feira (13/02), um homem acusado de roubo. Ele foi capturado no Centro da cidade de Campos dos Goytacazes.

A ação aconteceu após monitoramento do Setor de Inteligência. Contra ele, foi cumprido mandado de prisão expedido pela Justiça do Mato Grosso do Sul.

Carro invade pronto-socorro nos EUA e deixa um morto e cinco feridos

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma pessoa morreu e pelo menos cinco ficaram feridas depois que um veículo invadiu um hospital em Austin, no estado do Texas, EUA.

A sala de emergência do St. David’s North Austin Medical Center foi invadida por um automóvel desgovernado pouco depois das 17h30 de ontem, horário local, segundo a capitã Christa Stedman, porta-voz dos Serviços Médicos de Emergência do Condado de Austin-Travis.

Um vídeo publicado nas redes sociais flagra o desespero de pacientes e funcionários do hospital, logo após o acidente. As imagens mostram o saguão da unidade tomado por uma nuvem de fumaça, enquanto pessoas correm de um lado para o outro.

O motorista se feriu gravemente, chegou a ser retirado do carro pelos enfermeiros e recebeu RCP (ressuscitação cardiopulmonar), porém acabou declarado morto no local, segundo o chefe do Corpo de Bombeiros de Austin, Thayer Smith.

Acidente deixou cinco feridos. Duas crianças e um adulto foram transportados para o Dell Children’s Medical Center, segundo o chefe do serviço de emergência do condado de Austin-Travis, Robert Luckritz. Uma criança estava em estado crítico com ferimentos potencialmente fatais, enquanto o adulto e a segunda criança apresentavam lesões leves. Outro adulto, com ferimentos graves, foi transportado para o St. David’s Round Rock Medical Center, apurou a ABC News. A quinta vítima recebeu atendimento no próprio hospital após se ferir levemente.

Oito pessoas que estavam no pronto-socorro e que não ficaram feridas no acidente foram transportadas para outras unidades, para que o pronto-socorro pudesse “se reorganizar”, disse o diretor médico, Peter DeYoung. Ele garantiu que o prédio parece estar em boas condições e que nenhum atendimento no hospital foi interrompido.

O caso “não parece ser um ato intencional”, segundo informou o Departamento de Polícia de Austin em uma postagem no Facebook. Policiais especializados em acidentes de trânsito estiveram no local para investigar a causa do acidente, segundo as autoridades.

Leia Também: Mulher faz ‘festa do divórcio’ de R$ 1,3 milhões com dinheiro do ex

Funcionário de pizzaria coloca dedo no nariz ao preparar alimento; vídeo

0

A Domino’s Pizza Japão pediu desculpas depois de ter sido publicado um vídeo online de um funcionário enfiando um dedo no nariz com uma luva e depois esfregando na massa da pizza.

De acordo com a rede de pizzarias, o vídeo, que se tornou viral, mostra um trabalhador numa loja na cidade de Amagasaki, na província de Hyogo, e foi publicado online na manhã de segunda-feira. 

A empresa afirma que o vídeo foi filmado por um trabalhador que está fazendo um part-time na loja e que toda a massa foi jogada fora.

Funcionários da Domino’s Pizza Japão afirmaram ainda que os trabalhadores lhes disseram que estavam apenas brincando e que se arrependeram.

A empresa suspendeu o funcionamento do estabelecimento e está considerando punir os trabalhadores que compactuaram com a gravação do vídeo.

A Domino’s Pizza Japão destacou também que fará tudo o que puder para evitar outra situação idêntica e para restaurar a confiança do público.

Leia Também: Carro invade pronto-socorro nos EUA e deixa um morto e cinco feridos

Coiote é resgatada após ficar com a cabeça presa em estátua

0

Uma coiote adulta foi resgatada após ter ficado com a cabeça presa dentro de uma estátua oca em Oconomowoc, Wisconsin, nos Estados Unidos.

De acordo com o Wildlife In Need Center, na rede social Instagram, o animal estava perseguindo um coelho, quando bateu numa estátua oca e ficou com a cabeça presa.

Após ter sido visto arrastando a estátua pela neve, mais de 24 horas depois, a equipe foi alertada e deslocou-se até o coiote para o ajudar.

Com a ajuda da Humane Animal Welfare Society,  o animal foi sedado e a sua cabeça foi removida de dentro da estátua.

“Uma vez sedada, conseguimos libertá-la da estátua que ironicamente era a de São Francisco, o padroeiro dos animais! A aquecemos e, com ajuda de injetáveis ​​e anti-inflamatórios, conseguimos estabilizar seu estado de saúde. As radiografias confirmaram que não houve fraturas, apenas traumas em tecidos moles”, pode se ler na nota.

Depois de cerca de duas semanas sob os cuidados da Wildlife In Need Center, a fêmea recuperou e voltou para a natureza.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Funcionário de pizzaria coloca dedo no nariz ao preparar alimento; vídeo

Foragido da justiça é preso em Guarus

0
DEAM/Foto: ClickCampos

Nesta terça-feira (13) um homem foragido da justiça foi preso pela Polícia Militar na Rua Um, no Parque Boa Vista, em Guarus.

Ao receberem informações sobre a possível presença de um homem com um mandado de prisão em aberto, os policiais foram até o local. Após consulta, foi confirmada a existência de um mandado de prisão por débito de pensão alimentícia, emitido pelo Cartório da 2ª Vara de Família da Comarca de Campos, contra o homem em questão. Ao contatar a solicitante, esta informou que o homem é seu ex-marido e vinha a importunando.

Posteriormente, a equipe encaminhou o suspeito para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus e, em seguida, para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), onde permaneceu preso.

Janeiro teve temperatura mínima mais alta já registrada para o mês em São Paulo

0

ÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A temperatura oficial medida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) se manteve acima dos 25,9°C em São Paulo no dia 17 de janeiro. O órgão jamais havia registrado uma mínima tão alta no primeiro mês do ano desde que começou a coletar dados no Mirante de Santana, estação meteorológica de referência na cidade, em 1961.

A marca reforça a sensação comum de que está fazendo calor também durante as noites. Janeiro é um mês quente, no auge do verão, mas a variação do clima ao longo dos dias costuma incluir temperaturas mais amenas, principalmente entre o pôr do sol e o amanhecer. O alívio noturno, porém, está cada vez menor.

A média das temperaturas mínimas no primeiro mês do ano em São Paulo subiu de 18°C para 20°C desde a década de 1960, mostra análise da reportagem baseada nos dados históricos do Inmet. A registrada em 2024 não chega a ser um recorde, mas acompanha a tendência geral de aquecimento na cidade, no país e em todo o globo.

Também no dia 17, o Inmet registrou a madrugada mais quente da história da capital paulista para janeiro (29°C), considerando as medições feitas diariamente à meia-noite na estação de Santana. A média das temperaturas observadas nesse horário também teve um salto de dois graus, de 20°C para 22°C, em relação ao início da série com dados oficiais.

As temperaturas mínimas estão associadas à chamada oportunidade de adaptação térmica. Especialistas apontam que, como elas costumam ocorrer de madrugada, não há muito o que se fazer em episódios anormais de calor, dado que parques ou estabelecimentos com ar-condicionado estão fechados, por exemplo. Ou seja, durante o dia, é mais fácil se adaptar.

O calor noturno e as formas de aliviá-lo são temas de estudo na área do urbanismo, mas a questão tem sido quase negligenciada em São Paulo nos últimos anos, na visão de Denise Duarte, engenheira e professora da USP que pesquisa a adaptação das cidades às mudanças climáticas.

“Cidades que têm planos de adaptação climática implementados deixam parques abertos até mais tarde ou mesmo durante a noite, para que haja um refúgio”, diz. Mas essa não é a única alternativa -e que seria um desafio à segurança pública. Segundo ela, muitos edifícios comerciais e residenciais modernos vão na contramão da sustentabilidade e das mudanças no clima.

“Durante as ondas de calor observadas no semestre passado, tivemos vários apagões na região da Faria Lima, seja por falhas de transmissão ou por sobrecarga. O que se faz nessa situação? Evacuam-se os prédios ou se usa um gerador a diesel, queimando combustível fóssil. A conta não fecha.”

Em casos do tipo, com edificações completamente envidraçadas e sem um sistema noturno de ventilação externa, escritórios e residências ficam 100% dependentes de ar-condicionado.

Viver o tempo todo sob efeito de um sistema artificial de refrigeração não é benéfico à saúde, já que o corpo humano tem de ter certa flexibilidade a flutuações térmicas, de umidade e de luz. Por outro lado, viver sob calor excessivo por noites seguidas também faz mal à saúde pois afeta o sono, o que gera complicações diversas.

Do ponto de vista arquitetônico, especialistas sugerem pontos como janelas operáveis à noite, cores claras e elementos translúcidos controlados. Já do urbanístico, é necessário adequar o adensamento de modo a permitir ventilação entre construções e criar áreas arborizadas, em especial próximo a locais já saturados de prédios.

Esse novo patamar de temperaturas quentes à noite também é um dos reflexos do El Niño, destaca a meteorologista Marília Nascimento, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A especialista reforça, no entanto, que ocorrências severas estão cada vez mais comuns, e a tendência é que o calor siga aumentando mesmo após o arrefecimento do fenômeno.

“O fato é que, nesse contexto das mudanças climáticas, os eventos extremos como secas, chuvas fortes e ondas de calor estão ficando muito mais frequentes e mais intensos. Isso já é um fato observado, não é balela”, afirma.

Reportagem da Folha mostrou que o mundo viveu cinco El Niños mais severos que o atual nos últimos 70 anos e isso não foi suficiente para que as temperaturas no Brasil apresentassem anomalias como as de agora.

Em El Niños mais fortes, a temperatura média no país cresceu 0,14°C, considerando o intervalo de junho a setembro. Já no mesmo período de 2023, quando a água do Pacífico registrou uma alta de 1,2°C, a temperatura no país subiu 0,8°C, ou seja, 5,7 vezes mais.

Outra análise recente da WWA (World Weather Attribution), grupo de cientistas que estuda eventos climáticos, mostrou que as ondas de calor no semestre passado não teriam ocorrido de forma tão forte -a temperatura média aumentou mais de 3°C em algumas cidades- não fosse o aquecimento global. Sem a ação humana, o calor recorde vivido no inverno brasileiro seria de 1,4°C a 4,3°C menor.

A temperatura média se manteve acima dos 25,9°C em São Paulo 

Corpo com marcas de violência é encontrado em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Na manhã de quarta-feira (14), um corpo masculino, ainda não identificado, foi encontrado com várias lesões de espancamento em Cambaiba, em Campos.

Aparentemente, o homem foi agredido com pauladas, sem indícios imediatos de ferimentos por arma de fogo ou arma branca. O corpo será encaminhado para a realização de exames no Instituto Médico Legal (IML) de Campos, enquanto o crime será investigado pela 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Jovem de 14 anos fica tetraplégico após mergulhar em local de águas rasas

0
Hospital Geral de Arraial do Cabo/ Foto: Prefeitura de Arraial do Cabo/Divulgação

Um adolescente de 14 anos ficou tetraplégico após mergulhar em local de águas rasas em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, no último fim de semana.

De acordo com a Prefeitura de Arraial do Cabo, o adolescente é morador de Magé, na Região Metropolitana, e passava o carnaval na cidade.

Ele deu entrada no pronto socorro do Hospital Geral do município às 14h57 de sábado (10), onde foi feita a tomografia de coluna cervical, que constatou fratura em duas vértebras.

A Prefeitura informou que o paciente foi transferido para o Hospital Estadual Roberto Chabo (Herc), em Araruama, às 15h20.

O Hospital Estadual Roberto Chabo disse que o jovem foi estabilizado, medicado e passou por exames de imagens no mesmo dia. Depois, passou pelo risco cirúrgico e novos exames de imagens.

Ele foi operado na manhã desta terça-feira (13) e segue internado. A unidade confirmou o quadro de tetraplegia no paciente.

Um jovem de 17 anos também ficou tetraplégico, no começo de fevereiro, após mergulhar de cabeça no canal do Recanto de Itaipuaçu, em Maricá na Região Metropolitana. O quadro foi diagnóstico pelo Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, para onde o jovem foi transferido na ocasião.

Fonte: g1

Ucrânia diz ter afundado mais um navio de Putin

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Ucrânia afirmou ter afundado nesta quarta (14) mais um navio da Frota do Mar Negro da Rússia, o principal calcanhar de Aquiles militar das forças de Vladimir Putin na guerra iniciada pelo Kremlin há quase dois anos.

Vídeos divulgados pelo GUR, o serviço de inteligência militar ucraniano, mostraram a ação contra o navio de assalto anfíbio e transporte Tsezar Kunikov perto de Alupka, costa sul da Crimeia, península anexada pelos russos em 2014.

Tanto o órgão quanto do Estado-Maior ucraniano afirmaram que a ação foi bem-sucedida. “As Forças Armadas da Ucrânia, junto com a unidade de inteligência do Ministério da Defesa, destruíram o Tsezar Kunikov”, afirmaram os militares no Telegram.

Os vídeos sugerem um ataque múltiplo com botes-robôs do tipo Magura V5, os mais eficazes em uso pela Ucrânia. É possível distinguir o navio claramente e uma grande explosão, mas não se sabe o destino da embarcação. Fotografias feitas da costa mais tarde apontavam uma grande coluna de fumaça, mas não o afundamento.

O Kremlin não comentou o caso, o que indica que a ação ocorreu como Kiev disse. Ela reforça o caráter assimétrico da guerra neste momento e volta a expor a principal vulnerabilidade russa no conflito: a incapacidade de defender sua frota no mar Negro. Kiev estima ter afundado ou incapacitado 20% da frota russa lá.

A pequena Marinha ucraniana foi dizimada na guerra, o que na teoria daria controle total das águas para os russos. Houve uma reação mais vistosa com o afundamento da nau-capitânia russa na região, o Moskva, no início do conflito. Mas foi a partir do ano passado, contudo, que ataques com drones aquáticos e mísseis de cruzeiro dados pela França e Reino Unido mudaram o cenário.

De lá para cá, Moscou viu destruídos ou danificados navios no mar e em portos, e até um submarino em reparos numa doca de Sebastopol acabou destruído. O mais recente ataque havia ocorrido no dia 1º, quando um enxame de drones Magura V5 atingiu a corveta Ivanovets, que ficou bastante danificada.

Tais ataques têm valor militar, já que o Tsezar Kunikov era usado para levar equipamentos e tropas da Rússia para as áreas ocupadas da Ucrânia, mas principalmente simbólicos. Eles, assim como incursões de drones contra alvos dentro do território russo, não mudam a rota da guerra, mas mostram capacidade de reação de Kiev em um momento crítico.

A Rússia parece perto, segundo sites de análise militar, de conquistar Avdiivka, cidade estratégica de Donetsk, no leste. Se isso ocorrer, um corredor para a conquista dos talvez 45% da região que ainda estão nas mãos ucranianas pode se abrir -bem a tempo da eleição presidencial russa, que ocorre daqui a um mês.

Além disso, as ações mais espetaculares servem de propaganda para a campanha do presidente Volodimir Zelenski para angariar apoio militar no Ocidente, que vem diminuindo. O Senado americano enfim aprovou o pacote que dá R$ 300 bilhões a Kiev, mas dificilmente a medida passará ilesa, se é que passará, na Câmara dominada pelos republicanos de Donald Trump.

A Ucrânia tem gasto o que pode, mas seus recursos são limitados. Segundo divulgou na terça (13) o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, de Londres, Kiev aumentou em nove vezes seu orçamento militar próprio, para US$ 31,1 bilhões, mas isso é menos de 10% do que recebeu em apoio desde o começo da guerra.

Enquanto isso, o Kremlin negou nesta terça que Putin tenha feito uma oferta de negociação de paz sobre a guerra diretamente com os EUA, conforme a agência Reuters havia dito na véspera. Boatos do gênero têm se tornado comuns, baseados no controle russo de 20% da Ucrânia e no fato de a contraofensiva de Kiev ter falhado, levando Kiev a se entrincheirar.

Uma sinalização clara de conversa foi dada pelo presidente russo ao conceder entrevista para o apresentador conservador Tucker Carlson, na semana passada. Desconsiderando a Ucrânia na equação, Putin deixou clara a disposição de conversar sobre a guerra com quem considera o patrono de Kiev, no caso os EUA.

Zelenski, que trocou o comandante de suas Forças Armadas em meio a esse clima, por óbvio não quer ouvir falar de paz com perda de territórios, algo que virou lugar-comum nas conversas diplomáticas e políticas do Ocidente. Daí também o incentivo a ações como a desta quarta.

???? Ucrania ha publicado imágenes de un ataque coordinado con varios drones submarinos contra el buque de desembarco ruso Tsézar Kunikov, hasta hundirlo. pic.twitter.com/RE4QmMlGrx https://t.co/KQ9glLPYmZ

— The Political Room (@Political_Room) February 14, 2024

País chega a 512 mil casos prováveis de dengue e 75 mortes pela doença

0

O Brasil já registrou 75 mortes causadas pelo vírus da dengue neste ano, e há mais 340 óbitos em investigação, segundo a atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Apenas entre janeiro e fevereiro, o País já registrou 512 mil infectados pela doença em todo o território nacional.

Como o Estadão mostrou, especialistas já temem ainda mais casos com as aglomerações de carnaval. A maior incidência de casos ocorreu, até o momento, em mulheres, que representam 54,9% dos casos, ante 45,1% em homens. Em números totais, o Estado de Minas tem atualmente o maior coeficiente de infectados prováveis, com 171 mil, seguido de São Paulo, com 83 mil, e Paraná, com 55 mil.

Ainda segundo o painel do ministério, ao avaliar os casos a cada 100 mil habitantes, o Distrito Federal tem o maior coeficiente de incidência, com 2,2 mil casos por 100 mil, seguido de Minas, com 836 por cem mil, e o Acre, com 582.

No mesmo período, o País também teve 29 mil casos prováveis de chikungunya, dos quais 4 óbitos foram confirmados e 31 estão em fase de investigação. Houve ainda 341 casos positivos de zika, sem nenhuma morte associada, segundo o painel de monitoramento.

Como saber se está com a doença?

Sintomas como dor de cabeça, mal-estar, febre e fraqueza são sinais comuns presentes em várias enfermidades, incluindo a dengue e a gripe. Desta forma, em caso de suspeita de alguma dessas doenças, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Somente um médico pode fazer o diagnóstico correto. “É possível ainda realizar testes para identificar a enfermidade exata e fazer o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. Busque assistência na unidade de saúde mais próxima”, alerta o Ministério da Saúde.

Normalmente a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. É importante ficar atento aos sinais que indicam um quadro grave da doença, que podem surgir após o declínio da febre, entre o terceiro e o sétimo dias do início da doença. A dengue não tem sintoma respiratório.

Já a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, mais comumente transmitido de pessoa a pessoa durante o período do inverno, embora possa estar presente em outras estações. Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e de cabeça. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Especialistas já temem ainda mais casos com as aglomerações de carnaval 

Polícia investiga morte de criança de 3 anos em Macaé

0
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil

A equipe policial da 123ª Delegacia de Polícia de Macaé está conduzindo uma investigação sobre a morte de Maitê Fernandes do Espírito Santo, de apenas 3 anos, que morreu devido a um incêndio causado por um ventilador com defeito em uma casa no bairro Malvinas, no último domingo (11).

No momento do incêndio, Maitê estava dormindo, e sua mãe relatou uma explosão. A menina foi socorrida por vizinhos que a encaminharam para o Hospital Público de Macaé (HPM).

Maitê, que sofreu queimaduras em 95% do corpo, não sobreviveu aos ferimentos. As autoridades mantêm em sigilo o andamento das investigações para determinar as causas do acidente e possíveis responsabilidades criminais. A equipe da delegacia está realizando diligências para esclarecer o ocorrido e ouvir testemunhas.