Home Blog Page 2666

Coiote é resgatada após ficar com a cabeça presa em estátua

0

Uma coiote adulta foi resgatada após ter ficado com a cabeça presa dentro de uma estátua oca em Oconomowoc, Wisconsin, nos Estados Unidos.

De acordo com o Wildlife In Need Center, na rede social Instagram, o animal estava perseguindo um coelho, quando bateu numa estátua oca e ficou com a cabeça presa.

Após ter sido visto arrastando a estátua pela neve, mais de 24 horas depois, a equipe foi alertada e deslocou-se até o coiote para o ajudar.

Com a ajuda da Humane Animal Welfare Society,  o animal foi sedado e a sua cabeça foi removida de dentro da estátua.

“Uma vez sedada, conseguimos libertá-la da estátua que ironicamente era a de São Francisco, o padroeiro dos animais! A aquecemos e, com ajuda de injetáveis ​​e anti-inflamatórios, conseguimos estabilizar seu estado de saúde. As radiografias confirmaram que não houve fraturas, apenas traumas em tecidos moles”, pode se ler na nota.

Depois de cerca de duas semanas sob os cuidados da Wildlife In Need Center, a fêmea recuperou e voltou para a natureza.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Funcionário de pizzaria coloca dedo no nariz ao preparar alimento; vídeo

Foragido da justiça é preso em Guarus

0
DEAM/Foto: ClickCampos

Nesta terça-feira (13) um homem foragido da justiça foi preso pela Polícia Militar na Rua Um, no Parque Boa Vista, em Guarus.

Ao receberem informações sobre a possível presença de um homem com um mandado de prisão em aberto, os policiais foram até o local. Após consulta, foi confirmada a existência de um mandado de prisão por débito de pensão alimentícia, emitido pelo Cartório da 2ª Vara de Família da Comarca de Campos, contra o homem em questão. Ao contatar a solicitante, esta informou que o homem é seu ex-marido e vinha a importunando.

Posteriormente, a equipe encaminhou o suspeito para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus e, em seguida, para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), onde permaneceu preso.

Janeiro teve temperatura mínima mais alta já registrada para o mês em São Paulo

0

ÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A temperatura oficial medida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) se manteve acima dos 25,9°C em São Paulo no dia 17 de janeiro. O órgão jamais havia registrado uma mínima tão alta no primeiro mês do ano desde que começou a coletar dados no Mirante de Santana, estação meteorológica de referência na cidade, em 1961.

A marca reforça a sensação comum de que está fazendo calor também durante as noites. Janeiro é um mês quente, no auge do verão, mas a variação do clima ao longo dos dias costuma incluir temperaturas mais amenas, principalmente entre o pôr do sol e o amanhecer. O alívio noturno, porém, está cada vez menor.

A média das temperaturas mínimas no primeiro mês do ano em São Paulo subiu de 18°C para 20°C desde a década de 1960, mostra análise da reportagem baseada nos dados históricos do Inmet. A registrada em 2024 não chega a ser um recorde, mas acompanha a tendência geral de aquecimento na cidade, no país e em todo o globo.

Também no dia 17, o Inmet registrou a madrugada mais quente da história da capital paulista para janeiro (29°C), considerando as medições feitas diariamente à meia-noite na estação de Santana. A média das temperaturas observadas nesse horário também teve um salto de dois graus, de 20°C para 22°C, em relação ao início da série com dados oficiais.

As temperaturas mínimas estão associadas à chamada oportunidade de adaptação térmica. Especialistas apontam que, como elas costumam ocorrer de madrugada, não há muito o que se fazer em episódios anormais de calor, dado que parques ou estabelecimentos com ar-condicionado estão fechados, por exemplo. Ou seja, durante o dia, é mais fácil se adaptar.

O calor noturno e as formas de aliviá-lo são temas de estudo na área do urbanismo, mas a questão tem sido quase negligenciada em São Paulo nos últimos anos, na visão de Denise Duarte, engenheira e professora da USP que pesquisa a adaptação das cidades às mudanças climáticas.

“Cidades que têm planos de adaptação climática implementados deixam parques abertos até mais tarde ou mesmo durante a noite, para que haja um refúgio”, diz. Mas essa não é a única alternativa -e que seria um desafio à segurança pública. Segundo ela, muitos edifícios comerciais e residenciais modernos vão na contramão da sustentabilidade e das mudanças no clima.

“Durante as ondas de calor observadas no semestre passado, tivemos vários apagões na região da Faria Lima, seja por falhas de transmissão ou por sobrecarga. O que se faz nessa situação? Evacuam-se os prédios ou se usa um gerador a diesel, queimando combustível fóssil. A conta não fecha.”

Em casos do tipo, com edificações completamente envidraçadas e sem um sistema noturno de ventilação externa, escritórios e residências ficam 100% dependentes de ar-condicionado.

Viver o tempo todo sob efeito de um sistema artificial de refrigeração não é benéfico à saúde, já que o corpo humano tem de ter certa flexibilidade a flutuações térmicas, de umidade e de luz. Por outro lado, viver sob calor excessivo por noites seguidas também faz mal à saúde pois afeta o sono, o que gera complicações diversas.

Do ponto de vista arquitetônico, especialistas sugerem pontos como janelas operáveis à noite, cores claras e elementos translúcidos controlados. Já do urbanístico, é necessário adequar o adensamento de modo a permitir ventilação entre construções e criar áreas arborizadas, em especial próximo a locais já saturados de prédios.

Esse novo patamar de temperaturas quentes à noite também é um dos reflexos do El Niño, destaca a meteorologista Marília Nascimento, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A especialista reforça, no entanto, que ocorrências severas estão cada vez mais comuns, e a tendência é que o calor siga aumentando mesmo após o arrefecimento do fenômeno.

“O fato é que, nesse contexto das mudanças climáticas, os eventos extremos como secas, chuvas fortes e ondas de calor estão ficando muito mais frequentes e mais intensos. Isso já é um fato observado, não é balela”, afirma.

Reportagem da Folha mostrou que o mundo viveu cinco El Niños mais severos que o atual nos últimos 70 anos e isso não foi suficiente para que as temperaturas no Brasil apresentassem anomalias como as de agora.

Em El Niños mais fortes, a temperatura média no país cresceu 0,14°C, considerando o intervalo de junho a setembro. Já no mesmo período de 2023, quando a água do Pacífico registrou uma alta de 1,2°C, a temperatura no país subiu 0,8°C, ou seja, 5,7 vezes mais.

Outra análise recente da WWA (World Weather Attribution), grupo de cientistas que estuda eventos climáticos, mostrou que as ondas de calor no semestre passado não teriam ocorrido de forma tão forte -a temperatura média aumentou mais de 3°C em algumas cidades- não fosse o aquecimento global. Sem a ação humana, o calor recorde vivido no inverno brasileiro seria de 1,4°C a 4,3°C menor.

A temperatura média se manteve acima dos 25,9°C em São Paulo 

Corpo com marcas de violência é encontrado em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Na manhã de quarta-feira (14), um corpo masculino, ainda não identificado, foi encontrado com várias lesões de espancamento em Cambaiba, em Campos.

Aparentemente, o homem foi agredido com pauladas, sem indícios imediatos de ferimentos por arma de fogo ou arma branca. O corpo será encaminhado para a realização de exames no Instituto Médico Legal (IML) de Campos, enquanto o crime será investigado pela 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Jovem de 14 anos fica tetraplégico após mergulhar em local de águas rasas

0
Hospital Geral de Arraial do Cabo/ Foto: Prefeitura de Arraial do Cabo/Divulgação

Um adolescente de 14 anos ficou tetraplégico após mergulhar em local de águas rasas em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, no último fim de semana.

De acordo com a Prefeitura de Arraial do Cabo, o adolescente é morador de Magé, na Região Metropolitana, e passava o carnaval na cidade.

Ele deu entrada no pronto socorro do Hospital Geral do município às 14h57 de sábado (10), onde foi feita a tomografia de coluna cervical, que constatou fratura em duas vértebras.

A Prefeitura informou que o paciente foi transferido para o Hospital Estadual Roberto Chabo (Herc), em Araruama, às 15h20.

O Hospital Estadual Roberto Chabo disse que o jovem foi estabilizado, medicado e passou por exames de imagens no mesmo dia. Depois, passou pelo risco cirúrgico e novos exames de imagens.

Ele foi operado na manhã desta terça-feira (13) e segue internado. A unidade confirmou o quadro de tetraplegia no paciente.

Um jovem de 17 anos também ficou tetraplégico, no começo de fevereiro, após mergulhar de cabeça no canal do Recanto de Itaipuaçu, em Maricá na Região Metropolitana. O quadro foi diagnóstico pelo Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, para onde o jovem foi transferido na ocasião.

Fonte: g1

Ucrânia diz ter afundado mais um navio de Putin

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Ucrânia afirmou ter afundado nesta quarta (14) mais um navio da Frota do Mar Negro da Rússia, o principal calcanhar de Aquiles militar das forças de Vladimir Putin na guerra iniciada pelo Kremlin há quase dois anos.

Vídeos divulgados pelo GUR, o serviço de inteligência militar ucraniano, mostraram a ação contra o navio de assalto anfíbio e transporte Tsezar Kunikov perto de Alupka, costa sul da Crimeia, península anexada pelos russos em 2014.

Tanto o órgão quanto do Estado-Maior ucraniano afirmaram que a ação foi bem-sucedida. “As Forças Armadas da Ucrânia, junto com a unidade de inteligência do Ministério da Defesa, destruíram o Tsezar Kunikov”, afirmaram os militares no Telegram.

Os vídeos sugerem um ataque múltiplo com botes-robôs do tipo Magura V5, os mais eficazes em uso pela Ucrânia. É possível distinguir o navio claramente e uma grande explosão, mas não se sabe o destino da embarcação. Fotografias feitas da costa mais tarde apontavam uma grande coluna de fumaça, mas não o afundamento.

O Kremlin não comentou o caso, o que indica que a ação ocorreu como Kiev disse. Ela reforça o caráter assimétrico da guerra neste momento e volta a expor a principal vulnerabilidade russa no conflito: a incapacidade de defender sua frota no mar Negro. Kiev estima ter afundado ou incapacitado 20% da frota russa lá.

A pequena Marinha ucraniana foi dizimada na guerra, o que na teoria daria controle total das águas para os russos. Houve uma reação mais vistosa com o afundamento da nau-capitânia russa na região, o Moskva, no início do conflito. Mas foi a partir do ano passado, contudo, que ataques com drones aquáticos e mísseis de cruzeiro dados pela França e Reino Unido mudaram o cenário.

De lá para cá, Moscou viu destruídos ou danificados navios no mar e em portos, e até um submarino em reparos numa doca de Sebastopol acabou destruído. O mais recente ataque havia ocorrido no dia 1º, quando um enxame de drones Magura V5 atingiu a corveta Ivanovets, que ficou bastante danificada.

Tais ataques têm valor militar, já que o Tsezar Kunikov era usado para levar equipamentos e tropas da Rússia para as áreas ocupadas da Ucrânia, mas principalmente simbólicos. Eles, assim como incursões de drones contra alvos dentro do território russo, não mudam a rota da guerra, mas mostram capacidade de reação de Kiev em um momento crítico.

A Rússia parece perto, segundo sites de análise militar, de conquistar Avdiivka, cidade estratégica de Donetsk, no leste. Se isso ocorrer, um corredor para a conquista dos talvez 45% da região que ainda estão nas mãos ucranianas pode se abrir -bem a tempo da eleição presidencial russa, que ocorre daqui a um mês.

Além disso, as ações mais espetaculares servem de propaganda para a campanha do presidente Volodimir Zelenski para angariar apoio militar no Ocidente, que vem diminuindo. O Senado americano enfim aprovou o pacote que dá R$ 300 bilhões a Kiev, mas dificilmente a medida passará ilesa, se é que passará, na Câmara dominada pelos republicanos de Donald Trump.

A Ucrânia tem gasto o que pode, mas seus recursos são limitados. Segundo divulgou na terça (13) o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, de Londres, Kiev aumentou em nove vezes seu orçamento militar próprio, para US$ 31,1 bilhões, mas isso é menos de 10% do que recebeu em apoio desde o começo da guerra.

Enquanto isso, o Kremlin negou nesta terça que Putin tenha feito uma oferta de negociação de paz sobre a guerra diretamente com os EUA, conforme a agência Reuters havia dito na véspera. Boatos do gênero têm se tornado comuns, baseados no controle russo de 20% da Ucrânia e no fato de a contraofensiva de Kiev ter falhado, levando Kiev a se entrincheirar.

Uma sinalização clara de conversa foi dada pelo presidente russo ao conceder entrevista para o apresentador conservador Tucker Carlson, na semana passada. Desconsiderando a Ucrânia na equação, Putin deixou clara a disposição de conversar sobre a guerra com quem considera o patrono de Kiev, no caso os EUA.

Zelenski, que trocou o comandante de suas Forças Armadas em meio a esse clima, por óbvio não quer ouvir falar de paz com perda de territórios, algo que virou lugar-comum nas conversas diplomáticas e políticas do Ocidente. Daí também o incentivo a ações como a desta quarta.

???? Ucrania ha publicado imágenes de un ataque coordinado con varios drones submarinos contra el buque de desembarco ruso Tsézar Kunikov, hasta hundirlo. pic.twitter.com/RE4QmMlGrx https://t.co/KQ9glLPYmZ

— The Political Room (@Political_Room) February 14, 2024

País chega a 512 mil casos prováveis de dengue e 75 mortes pela doença

0

O Brasil já registrou 75 mortes causadas pelo vírus da dengue neste ano, e há mais 340 óbitos em investigação, segundo a atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Apenas entre janeiro e fevereiro, o País já registrou 512 mil infectados pela doença em todo o território nacional.

Como o Estadão mostrou, especialistas já temem ainda mais casos com as aglomerações de carnaval. A maior incidência de casos ocorreu, até o momento, em mulheres, que representam 54,9% dos casos, ante 45,1% em homens. Em números totais, o Estado de Minas tem atualmente o maior coeficiente de infectados prováveis, com 171 mil, seguido de São Paulo, com 83 mil, e Paraná, com 55 mil.

Ainda segundo o painel do ministério, ao avaliar os casos a cada 100 mil habitantes, o Distrito Federal tem o maior coeficiente de incidência, com 2,2 mil casos por 100 mil, seguido de Minas, com 836 por cem mil, e o Acre, com 582.

No mesmo período, o País também teve 29 mil casos prováveis de chikungunya, dos quais 4 óbitos foram confirmados e 31 estão em fase de investigação. Houve ainda 341 casos positivos de zika, sem nenhuma morte associada, segundo o painel de monitoramento.

Como saber se está com a doença?

Sintomas como dor de cabeça, mal-estar, febre e fraqueza são sinais comuns presentes em várias enfermidades, incluindo a dengue e a gripe. Desta forma, em caso de suspeita de alguma dessas doenças, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Somente um médico pode fazer o diagnóstico correto. “É possível ainda realizar testes para identificar a enfermidade exata e fazer o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. Busque assistência na unidade de saúde mais próxima”, alerta o Ministério da Saúde.

Normalmente a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. É importante ficar atento aos sinais que indicam um quadro grave da doença, que podem surgir após o declínio da febre, entre o terceiro e o sétimo dias do início da doença. A dengue não tem sintoma respiratório.

Já a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, mais comumente transmitido de pessoa a pessoa durante o período do inverno, embora possa estar presente em outras estações. Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e de cabeça. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Especialistas já temem ainda mais casos com as aglomerações de carnaval 

Polícia investiga morte de criança de 3 anos em Macaé

0
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil

A equipe policial da 123ª Delegacia de Polícia de Macaé está conduzindo uma investigação sobre a morte de Maitê Fernandes do Espírito Santo, de apenas 3 anos, que morreu devido a um incêndio causado por um ventilador com defeito em uma casa no bairro Malvinas, no último domingo (11).

No momento do incêndio, Maitê estava dormindo, e sua mãe relatou uma explosão. A menina foi socorrida por vizinhos que a encaminharam para o Hospital Público de Macaé (HPM).

Maitê, que sofreu queimaduras em 95% do corpo, não sobreviveu aos ferimentos. As autoridades mantêm em sigilo o andamento das investigações para determinar as causas do acidente e possíveis responsabilidades criminais. A equipe da delegacia está realizando diligências para esclarecer o ocorrido e ouvir testemunhas.

Pedidos brasileiros de cidadania por via judicial sobrecarregam Itália

0

MILÃO, ITÁLIA (FOLHAPRESS) – Os pedidos de cidadania italiana feitos por brasileiros descendentes de antigos emigrados têm sobrecarregado os tribunais e o setor de registros de cidades pequenas do Vêneto, no norte da Itália. A reclamação vem de prefeitos e de membros do Judiciário.

A questão envolve residentes no Brasil que entram com a solicitação nas cortes da Itália, num desvio do procedimento padrão, que ocorre por meio dos consulados, nos quais a espera pode levar até dez anos. Pela via judicial, costuma durar até dois anos.

Além do volume grande de descendentes de italianos no Brasil -cerca de 32 milhões, pela estimativa da Embaixada da Itália no Brasil-, uma mudança na legislação do país europeu em 2022 alterou os trâmites dos processos de cidadania, aumentando a pressão sobre os municípios. Segundo a imprensa italiana, só no Vêneto foram 12 mil pedidos por via judicial no ano passado, a maioria de brasileiros, seguidos por argentinos e venezuelanos.

Depois que a solicitação é apresentada ao Judiciário, o tribunal emite uma ordem à cidade de origem do antepassado para que seja reconhecida a cidadania do requerente e sejam produzidos registros retroativos, como os de nascimento e casamento. Esses atestados são o ponto de partida para a solicitação do passaporte italiano.

Muitas vezes, um único pedido envolve outros membros de uma mesma família, multiplicando o número de certificados. Em geral, as prefeituras recebem um prazo de 30 dias para cumprir a decisão. Além disso, cabe ao setor de registros checar, nos arquivos originais, a veracidade das informações sobre os emigrados, como grafias de nomes e datas, e conferir que todas as gerações tenham mantido a cidadania italiana.

É dessa quantidade de documentos e do prazo exíguo que reclamam prefeitos do Vêneto, a região que mais teve emigrados para o Brasil até o início do século 20. De 1870 e 1920, 1,4 milhão de italianos foram viver no Brasil, dos quais 366 mil do Vêneto.

“Somos constantemente invadidos por pedidos de documentos, reconhecimentos de cidadanias e ordens do tribunal”, diz à Folha Camillo De Pellegrin, prefeito de Val di Zoldo, nos Alpes, com cerca de 3.000 habitantes. “Do ponto de vista administrativo, é algo inconcebível e inaceitável que isso venha a recair sobre os municípios.”

A prefeitura tem só um funcionário em período integral e outro em meio período encarregados pelos registros. Em janeiro, o município foi notificado pelo Tribunal Administrativo Regional por decisão não cumprida referente a um pedido de cidadania. Segundo De Pellegrin, atualmente estão na fila 580 requerimentos -95% vêm do Brasil.

Irritado pela notificação recebida, o prefeito foi às redes sociais avisar os moradores de que o serviço de atendimento sofrerá lentidão para que se possa “dar prioridade” aos ítalo-brasileiros e evitar novas intimações.

“Município de Val di Zoldo do Brasil, Estado do Rio Grande do Sul. Vamos hastear até a bandeira brasileira”, escreveu ele no Facebook. De Pellegrin adicionou imagens da fachada da prefeitura com uma bandeira do Brasil e de um aviso colado na porta, em que anuncia a restrição dos serviços à população.

Prefeito desde 2011, De Pellegrin é um dos mais combativos na região contra pedidos de cidadania à distância. A questão afeta outras cidades pequenas do Vêneto, como Soverzene, Tambre, Borgo Valbelluna, Limana e Agordo.

Incomoda as autoridades locais o fato de a maioria dos brasileiros que faz o processo dessa maneira não utilizar a cidadania para morar na Itália. Os neo-italianos são acusados de buscarem o passaporte apenas para circular com mais facilidade dentro da área Schengen, que inclui países da União Europeia, Suíça e Noruega, e para entrar nos Estados Unidos sem a necessidade de visto.

“Não se trata de xenofobia ou racismo. Se alguém que pede a cidadania no Brasil quiser vir morar em Val di Zoldo e ajudar a cidade a crescer, ajudo até a procurar apartamento”, diz De Pellegrin.

Ele considera sua cidade uma vítima de “negócios milionários” por trás dos pedidos, em referência a agências brasileiras e advogados italianos que oferecem o serviço de cidadania via judicial.

O tema foi parar na cerimônia de abertura do ano judiciário do Vêneto, no fim de janeiro. “O tribunal de Veneza é o único que viu aumentar as suas pendências, ao ser atingido por uma série de pedidos e recursos de reconhecimento da cidadania de brasileiros ligados à Itália”, afirmou o presidente do Tribunal de Recursos de Veneza, Carlo Citterio.

Os magistrados e os prefeitos chamam a atenção para um efeito colateral de “natureza política”. Quando uma pessoa obtém a cidadania italiana, é inscrita na lista de eleitores do município mesmo que more em outro país. Val di Zoldo, por exemplo, tem 3.000 habitantes residentes e outros 1.700 que vivem no exterior, dos quais 60% brasileiros, segundo o prefeito.

“Isso pode ser um problema porque as eleições municipais requerem um quórum de participação, e o risco é que as votações possam ser invalidadas se esse número não for atingido”, afirma Carlo Rapicavoli, diretor da Associação do Municípios do Vêneto.

Para Rapicavoli, o governo em Roma tem de mudar as regras ou aumentar os recursos humanos das cidades menores para lidar com os pedidos de cidadania. “Os municípios precisam ser ajudados.”

DF vacinou quase 10 mil crianças contra a dengue em quatro dias

0

O Distrito Federal aplicou 9.895 doses da vacina contra a dengue em crianças de 10 a 11 anos desde a última sexta-feira (10), quando a imunização começou. De acordo com o governo do Distrito Federal (GDF), apenas nesta segunda-feira (12), 2.091 crianças foram imunizadas na rede pública contra a doença.

Em nota, o GDF informou que as 15 unidades básicas de saúde (UBS) destinadas à vacinação seguem em funcionamento durante todo o carnaval, com dez locais atendendo a partir das 8h e outros cinco, a partir das 13h.

Para receber as doses, as crianças devem comparecer à unidade acompanhadas dos pais ou responsáveis, com documento de identificação e caderneta de vacinação em mãos. Pessoas diagnosticadas com dengue devem aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal, que consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas.

– UBS 2 Asa Norte

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: EQN 114/115

– UBS 1 Cruzeiro

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: SHCES 601, Lote 01, Cruzeiro Novo

– UBS 2 Sobradinho II

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões, ao lado da UPA Sobradinho

– UBS 5 Planaltina – Arapoanga

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Quadra 12 D, Conjunto A, Área Especial Arapoanga

– UBS 3 Paranoá

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Quadra 2, Conjunto 6, Área Especial 4, Paranoá Parque

– UBS 1 Jardins Mangueiral

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Praça de Atividades 2

– UBS 5 Gama

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Quadra 38, Área Especial

– UBS 1 Santa Maria

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: QR 207/307 Conjunto T

– UBS 2 Guará

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: QE 23, Área Especial

– UBS 1 Riacho Fundo I

Horário de vacinação: das 8h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: QN 7, Área Especial 9

– UBS 6 Taguatinga

Horário de vacinação: das 13h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: Setor C Sul, AE 01

– UBS 2 Samambaia

Horário de vacinação: das 13h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: QS 611

– UBS 3 Ceilândia

Horário de vacinação: das 13h às 17h – terça-feira (13)

Endereço: QNM 15 Lote D

 

O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a vacinar contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Goiás já recebeu as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde e deve iniciar a imunização dessa mesma faixa etária, crianças de 10 a 11 anos, na próxima quinta-feira (15) em 51 municípios selecionados pela pasta.

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios de 16 estados, além do Distrito Federal, foram selecionados para a campanha a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.

O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Foram contabilizados ainda 75 óbitos pela doença, enquanto 340 mortes estão sendo investigadas.

Para receber as doses, as crianças devem comparecer à unidade acompanhadas dos pais ou responsáveis… 

Mulher é presa após cometer furtos em supermercado e loja em SJB

0
145ª DP/ Foto: Reprodução Polícia Civil

Nesta terça-feira (13), uma mulher foi presa após cometer furtos no Supermercado Super Bom e nas Lojas Americanas, em São João da Barra. O valor total dos produtos furtados foi de R$ 1.569,34.

A Polícia Militar foi chamada por um funcionário do supermercado, que informou que a mulher havia furtado itens no valor de R$ 266,45. Posteriormente, na 145ª Delegacia de Polícia de SJB, um funcionário das Lojas Americanas relatou que ela também havia furtado produtos no valor de R$ 1.036,44. A acusada foi autuada e permaneceu sob custódia.

Homem assombra ex-mulher vestido de fantasma

0

Um homem, de 48 anos, que não aceita o fim do relacionamento, está há várias semanas perseguindo, ameaçando e até agrediu a ex-mulher, em Lecce, na Itália.

O caso é tão assustador que, de acordo com o Today, o italiano até já se vestiu de fantasma para assombrar a vítima.

Apesar de ter ficado provado que o homem perseguia a vítima para todo o lado, “a todas as horas do dia e da noite” e que em certo momento até a agrediu e proferiu ameaças graves, ele foi apenas avisado pelo comissário da polícia para cessar com o comportamento de “assédio”.

Só se não cumprir estas instruções é que será detido. O objetivo da advertência é não só, segundo as autoridades, “proteger a vítima” como “permitir ao autor de violência doméstica ser ajudado através dos serviços adequados”.

Moradores evacuam prédio da Praia Grande por conta de ‘colapso estrutural’

0

Um prédio residencial de 19 andares foi evacuado na tarde desta terça-feira, 13, na Praia Grande, no litoral de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, colunas do edifício estavam danificadas e não há vítimas. O imóvel de 19 andares fica na Avenida Jorge Hagge, no bairro Aviação.

A Defesa Civil de Praia Grande foi acionada e informou que o imóvel estava com “colapso estrutural” em cinco colunas instaladas no subsolo da edificação.

O imóvel fica localizado em uma avenida perpendicular à avenida Presidente Castelo Branco, que dá acesso à beira mar na cidade da Baixada Santista. O Corpo de Bombeiros informou que uma caixa d’água de 30 mil litros foi esvaziada para reduzir a pressão na estrutura da edificação.

“O Corpo de Bombeiros foi acionado para verificar um rompimento de pilar. Inicialmente nós evacuamos o prédio e fizemos a vistoria com o corpo técnico da prefeitura e da Defesa Civil, onde constataram três rompimentos de colunas, e algumas rachaduras de paredes não estruturais, que ficam próximas às janelas”, afirmou o capitão da corporação responsável pela operação em Praia Grande, Thiago Duarte, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band.

Ainda segundo o oficial, após evacuar os moradores, foi feito o trabalho de escoramento da área danificada para evitar possíveis desabamentos. “Os bombeiros fizeram a evacuação do local. O alívio do peso da caixa d’água foi uma decisão em conjunto com o corpo técnico da Prefeitura.” Será liberada somente a entrada gradual de moradores para retirada de pertences pessoais e animais domésticos.

Ao ser questionado sobre a chance de desabamento do imóvel, o capitão do Corpo de Bombeiros não descartou essa possibilidade “O risco existe”, afirmou o oficial.

As colunas do edifício estavam danificadas 

Policial fica ferido após queda de moto durante perseguição no Farol

0
HFM/Foto: ClickCampos

Na noite da última segunda-feira (12), um policial militar ficou ferido após sofrer uma queda de moto durante uma perseguição a um suspeito no Farol de São Tomé, em Campos.

O acidente resultou em uma costela quebrada e perfuração no pulmão, porém, seu estado de saúde é estável. A queda ocorreu quando o policial perseguia o suspeito e um cachorro cruzou seu caminho, causando o acidente. O suspeito conseguiu escapar em direção ao Xexé e não foi encontrado posteriormente.

O policial foi atendido no Hospital Ferreira Machado (HFM).

Câmara dos EUA aprova impeachment de secretário de Biden em meio a crise na fronteira

0

BOA VISTA, RR (FOLHAPRESS) – O plenário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (13), por um voto, o pedido de impeachment do secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, em razão de sua condução da crise migratória na fronteira do país com o México.
A Câmara, liderada pelos republicanos, aprovou dois artigos acusando Mayorkas de “recusa intencional e sistemática” no cumprimento da lei de imigração e de “quebra da confiança pública”.

O processo é mais um episódio do embate entre o governo de Joe Biden e a ala republicana mais próxima de Donald Trump. Os aliados do ex-presidente têm usado os números recordes de migrantes e a disrupção na fronteira sul como moeda de troca em negociações no Congresso.

Numa votação de 214 a 213, os republicanos ultrapassaram a oposição dos democratas para fazer de Mayorkas o primeiro secretário de gabinete em exercício na história do país a sofrer impeachment.

O texto já havia passado por comitê na Câmara, cuja maioria de 221 republicanos contra 213 democratas foi suficiente para aprovar o impeachment no plenário da Casa, embora divergências internas no partido pudessem dificultar a aprovação da medida.

O pedido vai agora ao Senado, onde provavelmente será enterrado pela maioria do Partido Democrata, que critica o processo. “Isso é uma manobra política. Os republicanos da Câmara claramente deram sua maioria aos extremistas, e esse impeachment falso é só mais um triste exemplo disso”, afirmou a jornalistas o líder da minoria democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, na ocasião do debate no comitê, no fim de janeiro.

O pedido de impeachment se baseia nas acusações de “recusa intencional e sistemática de cumprir a lei” e “quebra de confiança pública” por parte do secretário.

Segundo o texto, a primeira acusação se refere a supostas recusas de Mayorkas em reforçar a fronteira com o México e impedir a entrada de imigrantes de forma ilegal no país. A segunda seria relativa a supostas declarações falsas do secretário ao Congresso -em carta ao comitê, ele negou as acusações.

“Os resultados têm sido catastróficos e têm colocado em perigo as vidas de todos os americanos”, afirmou o presidente do comitê de Segurança Nacional, o republicano Mark Green, do Tennessee, na abertura da sessão que chancelou a medida e a levou ao plenário.

A crise migratória é uma das grandes vulnerabilidades da gestão de Joe Biden atualmente. Para além de ser um tema caro à oposição republicana mesmo antes da ascensão de Trump, o número de pessoas entrando no país pelo México tem batido recordes e colocado em dúvida a eficácia da política migratória federal em meio a embates com estados de fronteira governados por republicanos.

Ao mesmo tempo em que a Câmara vota para afastar Mayorkas, o governo Biden concluiu a negociação de uma nova legislação com apoio bipartidário no Senado que amarra a aprovação de ajuda financeira a Ucrânia e Israel a investimentos na fronteira sul. Trump, no entanto, provável rival do democrata nas eleições em novembro, pressiona republicanos da Casa a manterem sua oposição ao plano.

Os obstáculos para a aprovação desse novo texto em pleno ano eleitoral, ante à situação grave na fronteira e à pressão da oposição, têm levado Biden a admitir que o país vive uma crise na região. No fim de janeiro, o presidente americano disse que fecharia a fronteira se a nova legislação fosse aprovada, ecoando discurso mais afeito à oposição e adiantando um dos efeitos do projeto: a criação de gatilhos para “O que está sendo negociado será o mais duro e justo conjunto de reformas que o país já viu para dar segurança à fronteira. [O texto] daria a mim, como presidente, uma nova autoridade de emergência para fechar a fronteira quando ela ficar sobrecarregada. E, se me fosse dada essa autoridade, eu a usaria no dia em que sancionasse a lei”, afirmou Biden em comunicado, antes de detalhes do texto virem a público.

Mais cedo nesta terça, o presidente americano criticou o rival republicano pela oposição ao texto negociado entre os dois partidos, dizendo que o empresário usa politicamente a questão.

Pela nova lei, os poderes do presidente quanto à fronteira guardariam semelhança com os proporcionados pelo Título 42, medida do governo Trump criticada por democratas que permitia expulsões automáticas de imigrantes sob justificativa sanitária durante a pandemia da Covid-19.

Governadores republicanos, como Greg Abbott, do Texas, também têm pressionado com ações locais contestadas pela Casa Branca. Abbott -um simpatizante de Trump- instalou cercas de arame farpado ao longo do rio Grande, frequentemente usado por imigrantes para entrar no país, uma das medidas contra o que ele chama de “políticas imprudentes de fronteiras abertas” de Biden. A Suprema Corte autorizou o governo federal a cortar a cerca no último dia 22.

Ainda pré-candidato, Trump tem feito campanha baseada no aumento da repressão na fronteira. Segundo assessores, o empresário planeja deportações em massa de imigrantes que entraram de forma ilegal no país e centros de detenção para quem aguarda expulsão.

Lula chega ao Egito em meio às negociações de paz em Gaza

0

CAIRO, EGITO (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta quarta-feira (14) no Cairo, capital do Egito, para o início de uma viagem de quase uma semana no continente africano. A chegada ao país acontece em um momento de tensão na região, com a ameaça de Israel de ampliar suas operações militares em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

A cidade onde o brasileiro permanecerá dois dias também está sendo palco de uma negociação de um cessar-fogo na região, que envolve autoridades do Egito, do Hamas, de Israel, do Qatar e dos Estados Unidos.

O presidente chegou por volta de 9 horas (horário local) e seguiu para o Palácio Qubba, um dos prédios do regime egípcio destinado a hospedar líderes estrangeiros.

Lula não terá compromissos oficiais nesta quarta. O presidente deve aproveitar o tempo livre para visitar as pirâmides no Cairo e também o Novo Museu do Egito, que ainda não foi aberto ao público oficialmente. Na programação, os eventos aparecem apenas como “agenda particular”. Ele estará acompanhado da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja.

O presidente já previa tratar da guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel durante a sua viagem ao Egito. Esse será um dos tópicos da conversa a portas fechadas com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, na manhã de quinta-feira (15). Os dois também assinarão atos.

“Durante a visita, deverão ser tratados os principais temas da agenda bilateral, nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. Os dois presidentes deverão tratar, igualmente, de temas regionais e multilaterais, tais como mudança do clima, reforma das organizações internacionais e conflito Israel-Palestina”, informou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Na parte da tarde desse mesmo dia, o presidente vai visitar a sede da Liga Árabe, onde há a expectativa de que ele discurse numa sessão plenária extraordinária. Como a Folha de S.Paulo mostrou, a tendência é de uma fala em favor de um cessar-fogo na região, a condenação das mortes de mulheres e crianças durante o conflito e a defesa de um Estado Palestino viável economicamente.

O presidente depois embarca para a Etiópia, onde vai participar da cúpula da União Africana e terá encontros bilaterais com presidentes do continente, às margens do evento.

Seus interlocutores afirmavam que inicialmente haveria todo um cuidado do presidente, durante as suas falas no Egito, para que não soasse como um discurso anti-Israel. No entanto, com a mudança no cenário nos últimos dias, pode haver uma condenação mais forte ao lado israelense.

Israel planeja expandir seu ataque terrestre para a cidade de Rafah, onde mais de 1 milhão de palestinos buscaram refúgio da ofensiva que devastou grande parte da Faixa de Gaza desde que integrantes do Hamas atacaram Israel em 7 de outubro.

Por outro lado, também na cidade do Cairo, autoridades dos países envolvidos na negociação de um cessar-fogo apontaram alguns avanços nas tratativas.

Autoridades dos EUA, Egito, Israel, Qatar e do grupo Hamas se reuniram no Cairo nesta terça, em mais uma tentativa de costurar um cessar-fogo em Gaza, à medida que crescem os apelos para que Israel se abstenha de um ataque planejado à cidade de Rafah, lotada com mais de um milhão de pessoas deslocadas pela guerra.

Segundo oficiais ouvidos pelo jornal The Guardian, Israel e Hamas fizeram progresso em relação a um cessar-fogo, que incluiria também a liberação de reféns que estão em Gaza. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse que os lados “estão avançando na direção certa”. Israel não comentou sobre as negociações.

A África do Sul, por sua vez, anunciou que pediu à CIJ (Corte Internacional de Justiça) para avaliar a decisão de Israel de ampliar suas operações militares em Rafah.

Leque é o acessório do Carnaval 2024

0

VALENTINE HEROLDFOLHAPRESS – Um som diferente se uniu ao dos instrumentos das orquestras esse ano em Olinda. A todo instante se ouvia o barulho do abre e fecha dos incontáveis leques que marcaram presença nos quatro dias de folia.

Definitivamente 2024 foi o ano do leque.

Não era tão comum em Carnavais passados tantos foliões apostarem no acessório para driblar o calor. De quebra, mais cor e bossa aos looks e aos blocos.

Felipe Cordeiro, pesquisador mineiro recém chegado a Pernambuco, mora atualmente no Recife e passou seu segundo Carnaval por aqui e todos os dias trouxe seu leque.

“Não estou acostumado com as altas temperaturas de Olinda. Comprei esse leque em cima da hora, no centro da cidade, e é o que está me salvando. Alivia o calor e o movimento ainda dá uma animada”, relata.

O “trá” do leque se tornou rapidamente quase uma atração à parte. Foi comum observar grupos de desconhecidos se cruzando e abrirem seus leques como forma de cumprimento. E, nos percursos dos blocos, eles acompanham o ritmo dos frevos sendo tocados.

O “trá” do leque se tornou rapidamente quase uma atração à parte 

Carro pega fogo na BR-356, em SJB

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde de terça-feira (13), um veículo foi consumido pelo fogo na BR-356, próximo à curva de Grussaí, em São João da Barra. Não houve feridos.

Motoristas acionaram o Corpo de Bombeiros, que rapidamente chegou ao local e controlou as chamas. O caso chamou atenção por quem passava pelo local e por conta disso, o trânsito registrou lentidão.

Mulher faz ‘festa do divórcio’ de R$ 1,3 milhões com dinheiro do ex

0

Uma mulher britânica fez uma luxuosa ‘festa do divórcio’, em Málaga, na Espanha, com o dinheiro do ex-marido.

Segundo o jornal Metro, a recém-divorciada convidou 20 amigas para desfrutarem da festa, a que chamou ‘Assassinato mistério’, e que contou com um espetáculo de tango, sessão de fotos e diversas iguarias, entre as quais um bolo que custou 20 mil euros (cerca de 110 mil reais) e que foi partido com um machado Louis Vuitton.

No final da noite, depois de um jantar de luxo, todas as participantes ganharam como brinde uma bolsa com artigos no valor de 10 mil euros cada (54 mil reais).

Apesar da identidade da mulher que organizou a festa permaneça desconhecida, sabe-se que a cerimônia custou 250 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhões) e que o dinheiro era do “primeiro pagamento de pensão alimentícia” do ex-marido.

O extravagante evento foi organizado pela DM Promotions, que dizem já ter trabalhado para Rita Ora e Rihanna.

Entretanto, a responsável pela confeção do bolo, Debbie Wingham, também compartilhou no Instagram algumas imagens da festa.

 

Ex-conselheiro diz que Trump ‘tentará sair’ da OTAN se vencer eleições

0

O ex-conselheiro de segurança nacional, John Bolton, alertou que os EUA podem vir a sair da OTAN caso Donald Trump vença as eleições presidenciais norte-americanas, em novembro. 

“Penso que ele tentará sair”, revelou Bolton que considerou que “a OTAN estará em perigo”, caso Trump vença um segundo mandato. As declarações foram feitas ao jornalista da CNN Internacional Jim Sciutto, que reuniu testemunhos de vários ex-conselheiros do ex-presidente num livro intitulado ‘The Return of Great Powers’, lançado na segunda-feira.

John Kelly, que também serviu Donald Trump como do chefe do gabinete da Casa Branca, afirmou que o ex-presidente dos EUA “não via qualquer utilidade na OTAN”. “Ele [Trump] pensava que Putin era um ‘cara legal’ e que Kim (Jong-un) era um ‘legal’ e que tínhamos empurrado a Coreia do Norte para um canto”, recordou Kelly. “Para ele, era como se estivéssemos provocando estes homens. Se não tivéssemos a OTAN, Putin não estaria fazendo estas coisas“, afirmou. 

Vale lembrar que, esta semana, Donald Trump disse que , caso seja reeleito, irá encorajar a Rússia a “fazer o que quiser” em relação aos países devedores da OTAN. Os comentários foram criticados pela aliança transatlântica, com o secretário-geral, Jens Stoltenberg, considerando que “minam a segurança de todos”. 

“A OTAN continua pronta e capaz de defender todos os seus aliados. Qualquer ataque à OTAN será enfrentado com uma resposta unida e vigorosa”, disse Stoltenberg, em comunicado. 

Por sua vez, Joe Biden considerou que os comentários do adversário eram “angustiantes e perigosos”. Para o democrata, os comentários de Trump significam “a sua vontade de abandonar os aliados da América que são membros da OTAN em caso de um ataque russo”.

Donald Trump respondeu, esta terça-feira, às críticas e defendeu que tornou a Aliança Atlântica forte durante o seu mandato. “Tornei a OTAN forte e até os democratas de esquerda radical e os falsos republicanos admitem isso”, apontou Donald Trump, através da sua rede, Truth Social.