Home Blog Page 2674

Potes de água dos pets precisam ser higienizados para evitar dengue

0

(FOLHAPRESS) – Combater em casa o criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika, é a primeira medida para evitar as arboviroses, que neste ano têm tido recorde de casos no Brasil. A atenção deve se concentrar em todos os pontos que acumulam água parada, do pote do pet ao pratinho de plantas e calhas.

Em nota pública, o Governo de São Paulo informou que “80% dos focos do Aedes aegypti estão no interior das residências”. Contudo, medidas simples, como lavar e trocar diariamente os potinhos de água dos bichinhos podem fazer toda diferença.

“Temos tido circulação do vírus 3 [da dengue] e também houve um aumento considerável nos casos de chikungunya, então o Estado emitiu um alerta. Temos que tomar esses cuidados para evitar uma possível epidemia”, alerta o biólogo César Leandro Jerônimo, da Vigilância Ambiental de São José do Rio Preto.

“Tem que ser lavado com bucha, aquela buchinha que tem aquele ladinho verde, para poder retirar os ovos que ficam na borda do recipiente. Se não realizar essa limpeza, esses ovos podem eclodir e se tornar uma larva”, afirma Jerônimo.

Reconhecer e aceitar a vista dos agentes municipais da Vigilância Sanitária também é fundamental. Os agentes municipais andam uniformizados e com crachá e, caso o morador não conheça o agente de sua área, basta confirmar a identificação apresentado por telefone com a Secretaria de Saúde Municipal antes de abrir a porta.

“É importante receber a visita dos agentes de saúde, eles têm um olhar clínico para identificar os criadouros”, diz o biólogo. Lembrando que em muitos municípios que, como Rio Preto, têm leis que garantem o acesso dos agentes aos imóveis para vistoria em prol da saúde pública.

Recolher todos os recipientes em área descoberta que possam conter água parada e verificar plantas que acumulam chuva em suas folhas, como bromélias, é outro ponto importante. Para controle alternativo, pode-se colocar nos pratos de planta água sanitária ou um pouquinho de detergente e até sal. “O ideal, porém, é evitar o acúmulo de água, com isso já se consegue evitar o desenvolvimento de larvas e a proliferação do mosquito”, reforça Jerónimo.

Fontes maiores também representam risco e quem tem piscina precisa estar com tratamento da água em dia, utilizando cloro. “Outra medida é fazer a vistoria semanal no imóvel, verificando as calhas e aplicando água sanitária nos ralos dos banheiros”, aponta Jerónimo.

Para o descarte correto de resíduos, em especial de recicláveis, a dica é procurar os pontos de coleta municipais. “É de suma importância que esses materiais sejam descartados de maneira regular, no local correto, para evitar qualquer tipo de criadouro ou até mesmo um abrigo para escorpião”, destaca o biólogo.

A Defesa Civil de Ribeirão Preto informou que todas as medidas preventivas contra a dengue e outras arboviroses devem ser mantidas, principalmente durante o período de chuvas. Nas redes sociais, Tiago Caldeira, coordenador da Defesa Civil de Ribeirão, fez um pronunciamento pedindo que a população colabore com os agentes de saúde. A recomendação é que evite-se abandonar garrafas plásticas, lonas e outros objetos que acumulam água em lugares abertos.

Na última terça-feira (6), o Estado de São Paulo publicou um decreto criando um Centro de Operações de Emergências (COE) para combate ao Aedes aegypti.

Coordenado pela Secretaria da Saúde (SES), o COE reúne outras sete secretarias estaduais -Casa Civil, Casa Militar e Defesa Civil, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Comunicação, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística -, além do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Foram destinados pelo decreto R$ 200 milhões para o enfrentamento direto ao mosquito em 645 municípios paulistas As ações previstas incluem investimento nas redes de saúde e emergência e promoção de limpeza e comunicação nas cidades.

Os recursos são provenientes do programa IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal) e se somam à intensificação de medidas de campo, como a nebulização, o chamado fumacê. Cerca de 600 equipamentos portáteis foram colocados à disposição dos municípios pelo Estado.

As Defesas Civis Municipais devem coordenar o trabalho de visita às residências bem como a orientação aos cidadãos com ações que já começam no Carnaval como o bloco simbólico “Unidos contra a Dengue” e que também acontecem por meio de redes sociais e mídias do metrô.

O monitoramento de casos de arboviroses em São Paulo está disponível online pelo site dengue.saude.sp.gov.br.

Leia Também: Vacina da dengue: quem pode tomar e para quem é contraindicada

A atenção deve se concentrar em todos os pontos que acumulam água parada, do pote do pet ao pratinho… 

Três pessoas morrem em grave acidente na RJ-186

0
Foto: Divulgação Rádio Muriaé

Na manhã desta sexta-feira (09), duas mulheres e um homem, morreram em um grave acidente envolvendo três veículos na RJ-186, que conecta Itaperuna a Bom Jesus do Itabapoana.

Segundo relatos, uma caminhonete teria ingressado na rodovia sem observar o fluxo de veículos, resultando em uma colisão com dois carros que seguiam na pista e não conseguiram evitar o impacto.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém, ao chegar ao local do acidente, encontrou as vítimas já sem vida. As identidades das vítimas não foram divulgadas, e os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).

A forma cativante como este assistente de bordo mostra o menu já é viral

0

Apesar de muitos passageiros ignorarem as comunicações dos assistentes de bordo durante os voos, é inegável que a presença e o trabalho deles fazem diferença na experiência dos passageiros.

Um exemplo notável ocorreu com um assistente de bordo espanhol, que, em um dos voos, decidiu utilizar seu bom humor para apresentar o cardápio do dia aos passageiros.

Com uma voz descontraída e cativante, o assistente de bordo divertiu os passageiros, que mal podiam acreditar no que estavam ouvindo.

O ponto alto de sua intervenção foi quando deixou todos curiosos com o anúncio: “Damas e Cavalheiros, não poderia faltar, num voo espanhol que se preze…”. Após uma pausa dramática, concluiu com entusiasmo: “Uma deliciosa cervejinha.”

O momento foi compartilhado no TikTok, e alguns até expressaram surpresa, mencionando que pensavam que essas coisas só aconteciam com os outros.

Leia Também: “Preciosas”. Avó guardou mensagens de voz da neta ao longo de 20 anos

 

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 44 milhões

0

O resultado do concurso 2686 da Mega-Sena, com um prêmio de R$ 37.451.429,00, foi anunciado nesta quinta-feira (8) em São Paulo (SP), e nenhum participante acertou as seis dezenas. Com isso, o prêmio acumulado atingirá R$ 44 milhões no próximo sorteio, programado para sábado (10).

Os números sorteados foram: 06 – 12 – 20 – 41 – 43 – 59. Cinquenta e seis apostas ficaram próximas, acertando cinco dezenas, e cada uma será premiada com R$ 52.029,49 pela Caixa. Os 3.301 ganhadores que acertaram quatro dezenas receberão R$ 1.260,93 cada.

Leia Também: Holanda interna brasileiro que matou amigo por medo de ser ‘devorado’

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 44 milhões 

Vacina da dengue: quem pode tomar e para quem é contraindicada

0

Em um marco histórico na luta contra a dengue, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a oferecer a vacina Qdenga no sistema público de saúde. A iniciativa do Ministério da Saúde beneficia jovens de 10 a 14 anos, que receberão a imunização gratuita em 521 cidades com alta incidência da doença.

A vacina Qdenga é segura e eficaz para pessoas de 4 a 60 anos, incluindo quem nunca teve dengue. Essa é uma grande vantagem em relação à vacina anterior, a Dengvaxia, que só era indicada para quem já havia sido infectado pelo vírus.

A decisão do Ministério da Saúde é crucial em um momento crítico. O Brasil enfrenta um aumento expressivo nos casos de dengue:

Mais de 120 mil possíveis infecções em análise nas primeiras semanas de 2024.

12 mortes confirmadas pela doença.

Aumento de 15,8% nos casos em 2023 em comparação com 2022.

Na primeira fase da campanha de vacinação, o foco estará em proteger os jovens mais suscetíveis à doença. A procura pela vacina Qdenga em clínicas particulares é alta, mas a farmacêutica Takeda está priorizando o fornecimento ao SUS neste momento.

A vacinação é uma importante ferramenta na luta contra a dengue, que causa sofrimento e perdas irreparáveis. A iniciativa do Ministério da Saúde representa um passo fundamental para proteger a população e controlar a doença.

Quem pode se vacinar?

Jovens de 10 a 14 anos em 521 cidades com alta incidência de dengue.
Pessoas de 4 a 60 anos (em breve, após a fase inicial da campanha).

Contraindicações:

Gestantes.
Lactantes.
Pessoas com alergia a algum componente da vacina.
Sistema imunológico comprometido ou condição imunossupressora.

Leia Também: Tire suas dúvidas sobre a vacina da dengue aplicada na rede particular e no SUS

Leia Também: Fiocruz vai dobrar a produção de testes de dengue a pedido do Ministério da Saúde

A iniciativa do Ministério da Saúde beneficia jovens de 10 a 14 anos, que receberão a imunização gr… 

Carnaval: Fiocruz recomenda cuidado contra a covid-19 na Região Norte

0

O Boletim Infogripe – divulgado nesta quinta-feira (8) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – traz um alerta para o contínuo aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na Região Norte e recomenda redobrar os cuidados contra a covid-19, especialmente no Amazonas e em Tocantins, durante o carnaval. Já o cenário nacional é de queda ou estabilidade nos casos, mas pessoas com sintomas gripais também devem evitar as aglomerações no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes recomenda que pessoas do grupo de risco para agravamento da covid-19, como os idosos, evitem as festas de carnaval nos estados do Norte e em Mato Grosso.

“A recomendação, especialmente para quem é do grupo de risco – pessoas de idade avançada, pessoas que têm alguma imunossupressão – infelizmente é não brincar o carnaval esse ano. Fique em casa, curta os desfiles pela TV e escute rádio para não correr o risco de acabar se expondo e eventualmente desenvolver um caso grave. Porque o carnaval, sabemos, é muita gente, é muita aglomeração e isso que é o bacana do carnaval. Mas isso, infelizmente, traz um risco de infecção muito grande. Mesmo que seja em ambientes abertos, locais abertos, bem arejados, porque é muita gente, então o risco acaba sendo muito significativo. Então, a recomendação é que, infelizmente, esse ano deixe para lá. Mas é aquela coisa: carnaval tem todo ano, vida a gente tem uma só”, argumenta.

Segundo a fundação, Amazonas, Pará e Tocantins seguem com um sinal claro de aumento de SRAG por Covid-19, além de Mato Grosso, no Centro-Oeste. Os casos de SRAG são aqueles com sintomas respiratórios mais graves e que costumam causar hospitalização.

No Pará, apesar da desaceleração do crescimento em idosos, isso não se aplica a crianças e aos jovens adultos, idades nas quais segue o aumento de casos. Além disso, Acre e Rondônia também apresentam sinais de crescimento nos casos de SRAG.

Para o restante do país, a recomendação do coordenador do InfoGripe é evitar a folia em caso de sintomas gripais. “Por que? Para não expor o restante da população. Pelo mesmo motivo que falamos que o ideal para grupo de risco é que se preserve nesses locais que estão com uma situação mais preocupante em relação à covid, o mesmo vale para quem está com sintomas de infecção, porque pode estar com covid. O vírus continua presente. Então, se a gente está com sintoma de infecção respiratória, a gente pode sim estar com covid ou pode até estar com uma gripe, pode estar com vírus influenza. Então, vamos preservar o restante da população”, finaliza o pesquisador.

Redobrar os cuidados contra a covid-19, especialmente no Amazonas e em Tocantins, durante o carnaval 

Polícia prende suspeito por receptação em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Nesta quinta-feira (8) um homem foi preso por receptação de uma motocicleta na Travessa Sardinha, no Parque Bonsucesso, em Campos.

Após chegar ao endereço indicado, os policiais entraram em contato com o suspeito, que confessou possuir uma motocicleta fruto de furto. Em seguida, o homem foi conduzido à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus para prestar esclarecimentos.

Na delegacia, o acusado foi formalmente autuado de acordo com o artigo 180 do Código Penal, permanecendo sob custódia das autoridades.

Polícia Militar realiza prisão após furto de motocicleta em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na tarde desta quinta-feira (8), uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de um suspeito e na recuperação de uma motocicleta furtada, na RJ 158, na Pecuária, em Campos.

Os policiais conseguiram cercar o homem que estava utilizando a moto furtada, surpreendendo-o durante a prática do crime de furto, tipificado no artigo 157 do Código Penal.

Após a abordagem, o suspeito foi conduzido à 134ª Delegacia de Polícia do Centro para prestar esclarecimentos. O acusado foi autuado conforme o artigo 155 do Código Penal e permanecerá sob custódia, aguardando as providências da justiça.

PRF inicia Operação Carnaval em todo o país

0

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia à 00h desta sexta-feira (09) a Operação Carnaval 2024. O conjunto de atividades que compreende a operação vai até 23h59min da quarta-feira de cinzas (14) e terá como foco o combate à combinação álcool e direção, uma das principais causas de sinistros em 2023. Na cobertura do período carnavalesco do ano passado, mais de dois mil motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica ou por recusarem fazer o teste do etilômetro, o popular “bafômetro”.

Para o feriado prolongado, tradicionalmente a PRF projeta um aumento na circulação de veículos nas rodovias federais, já que muitas pessoas optam por se deslocar para grandes centros de festejos ou até mesmo regiões mais afastadas, alvo dos que preferem momentos de mais tranquilidade. Pensando em alcançar a todos, a Polícia rodoviária Federal vai reforçar e distribuir estrategicamente o seu efetivo, que estará dedicado às ações de educação, policiamento e, principalmente, fiscalização em todo o país.

Além da fiscalização de alcoolemia, outras condutas também serão alvo da fiscalização dos policiais, como a realização de ultrapassagens em locais proibidos e o desrespeito aos limites de velocidade das vias. Da mesma forma, os agentes vão verificar os itens obrigatórios nos veículos, a exemplo do cinto de segurança, estado de conservação dos pneus, funcionamento do sistema de iluminação, componentes imprescindíveis para uma viagem segura.

De acordo com a PRF Neila Cardoso, chefe da Coordenação de Policiamento e Fiscalização, a Operação Carnaval 2024 requer uma atenção especial do órgão: “foi exigido da gestão da PRF um planejamento minucioso para a coordenação das ações nos dias de carnaval. Assim como orientamos nossas equipes para serem enfáticas no cunho educativo das abordagens, pedimos aos motoristas, passageiros e pedestres que adotem a prudência como norte de comportamento nas estradas. O trânsito, como espaço colaborativo, requer um esforço de todos os agentes envolvidos para a construção de um ambiente de paz e segurança”.

O Carnaval 2024 encerra a operação do calendário do Programa Rodovida 2023, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que prevê um conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas promovidas por órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), todas voltadas à segurança viária e redução dos sinistros de trânsito. No decorrer do programa, que segue até o próximo dia 18, tais ações já apresentaram resultados positivos: a redução na quantidade de sinistros graves na Operação Natal e a queda no número de mortes durante a Operação Ano Novo.

Fonte: PRF

Bebês que estão na UTI ganham fantasias de carnaval; veja as imagens

0

Os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Clínic de Barcelona, na Espanha, também tiveram a oportunidade de celebrar o Carnaval, e nem mesmo seus pequenos tamanhos os impediram de se vestirem apropriadamente.

Com a colaboração dos pais e mães, as enfermeiras da UTI elaboraram fantasias para que esses bebês especiais pudessem aproveitar o seu primeiro Carnaval. A escolha foi por trajes de cozinheiros, permitindo que esses pequenos se tornassem “MasterChefs” por um dia.

Há seis anos, a equipe médica desta unidade comemora o Carnaval com essa iniciativa lúdica, que conta com a participação dos pais das crianças nas incubadoras.

Confira acima as adoráveis fotos compartilhadas pelo Hospital Clínic.

Leia Também: Pai impede rapto de filho em plena luz do dia em farmácia nos EUA; veja

Homens são baleados dentro de bar em Guarus

0
HFM/Foto: ClickCampos

Por volta das 18h dessa quinta-feira (8), dois homens, com idades de 45 e 48 anos, foram baleados dentro de um bar na área conhecida como “Faixa de Gaza”, na Rua dois, conjunto Novo Eldorado, no bairro Santa Rosa, em Guarus.

A Polícia Militar relatou que os agentes foram chamados para investigar disparos de arma de fogo e receberam a informação de que dois homens foram feridos e levados por populares ao Hospital Ferreira Machado (HFM). Um dos feridos passou por cirurgia, enquanto o outro está em observação. Familiares das vítimas, relataram que testemunhas viram um Fiat Uno vermelho, com duas escadas no teto e um adesivo de uma empresa de internet, de onde os ocupantes teriam atirado no bar onde as vítimas estavam.

No local do crime, os peritos encontraram seis estojos de pistola calibre 9mm e dois projéteis do mesmo calibre. O caso foi registrado como tentativa de homicídio na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.

Dois homens são presos pelo crime de homicídio em São Francisco do Itabapoana

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Policiais civis da 147ª DP (São Francisco do Itabapoana) prenderam dois homens, pelo crime de homicídio. Segundo as investigações, a vítima e os autores faziam parte da mesma facção criminosa. A motivação teriam sido rixas internas.

Os autores foram capturados no município de Gargaú, em São Francisco do Itabapoana, no interior do Rio de Janeiro. Após a ação, os homens foram encaminhados para o sistema penitenciário e ficarão à disposição da Justiça.

Asfalto Novo: aplicação de asfalto em três etapas nesta sexta-feira

0
Asfalto Novo/ Foto: Divulgação Ascom

As obras do Programa Asfalto Novo seguem nesta sexta-feira (9) com aplicação de massa asfáltica em três etapas. A primeira será na Avenida José Alves de Azevedo, sentido 28 de Março-Centro, no trecho entre a Rua Siqueira Campos e a Ponte Leonel Brizola. Para a execução do serviço, serão interditados o cruzamento com a Rua Tenente Coronel Cardoso e o acesso a ponte, sentido Centro-Guarus.

A segunda etapa seguirá pela José Alves de Azevedo, sentido 28 de Março-Centro, entre a Avenida 28 de Março e a Rua Saldanha Marinho. Haverá interdição na José Alves de Azevedo pela Avenida 28 de Março, e o acesso pela Avenida Pelinca e Rua Conselheiro Otaviano só será permitido para veículos de emergência.

E a terceira e última etapa será na Rua Conselheiro Otaviano, no trecho entre José Alves de Azevedo e Rua Dr. Lacerda Sobrinho. O acesso pela José Alves de Azevedo será interditado. As obras param nesta sexta e só retornam na quinta-feira (15), com o cronograma prévio devendo ser divulgado no dia anterior.

O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, informa que os motoristas devem ficar atentos quanto às interdições dos trechos. “A obra do Asfalto Novo tem como finalidade garantir mais segurança e fluidez aos usuários. Pedimos a paciência de todos com os transtornos e que procurem as alternativas de desvios do trânsito”, citou Mansur.

As intervenções fazem parte do Programa Asfalto Novo, parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, e visa a recuperação asfáltica de 130 ruas e avenidas da cidade. De acordo com a Prefeitura de Campos, do total de ruas contempladas pelo programa, 91 já tiveram asfalto recuperado, o que representa cerca de 70% do total de vias. Ainda restam 39 ruas a serem fresadas e pavimentadas.

Fonte: Ascom

Furto de celular em Campos termina com apreensão e devolução do aparelho

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Nesta quarta-feira (7), um furto de celular foi registrado na lotérica central, situada na Av. Rui Barbosa, em frente ao Campos Shopping. O crime foi reportado pela vítima identificada pelas inicias M.J.R.G.H., que teve seu aparelho subtraído.

Após retornar ao local nesta quinta-feira (8), a vítima conseguiu acessar as câmeras de segurança do estabelecimento, identificando o momento em que o suspeito, identificado como F.A, teria realizado o furto.

Os agentes da Operação Segurança Presente, foram acionados e conseguiram localizar o suspeito nas proximidades. Após abordagem, F.A confessou o crime e se comprometeu a devolver o celular.

O ocorrido foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o suspeito foi autuado conforme o artigo 155 do código penal. O aparelho celular foi devolvido à vítima.

Homem tentar sete vezes dar bebida com veneno à mulher para matar o filho

0

Um homem do Texas, nos Estados Unidos, que tentou induzir um aborto colocando um medicamento na bebida de sua esposa, foi condenado a 180 dias de prisão e 10 anos de liberdade condicional. Mason Herring, de 39 anos, declarou-se culpado de agredir uma pessoa grávida durante sua condenação na quarta-feira, conforme noticiado pela Associated Press.

O incidente ocorreu em março de 2022, quando Catherine Herring relatou às autoridades que seu marido começou a enfatizar a importância da hidratação, oferecendo-lhe água. Após consumir água de um copo oferecido pelo marido, que parecia turva, ela ficou gravemente doente. O marido explicou que a turvação se devia ao copo ou canos sujos.

Desconfiada, Catherine recusou outras bebidas oferecidas pelo marido. Mais tarde, encontrou no lixo uma embalagem de um medicamento contendo misoprostol, utilizado para induzir o aborto. Ela também forneceu à polícia vídeos de câmeras escondidas que mostravam o homem misturando uma substância em uma das bebidas.

Catherine, que solicitou o divórcio, considerou a pena de prisão insuficiente, relatando que a filha de um ano nasceu cerca de 10 semanas prematura, enfrenta atrasos no desenvolvimento e faz terapia oito vezes por semana.

O advogado de Mason Herring, Dan Codgell, concordou com o acordo judicial e considerou a sentença razoável. “É uma situação triste, e Mason aceitou a sua responsabilidade”, destacou.

Leia Também: Passageiros fsão eitos reféns em trem na Suíça; agressor foi morto

Dois adolescentes matam a mãe adotiva; colegas "totalmente chocados"

0

Dois adolescentes, de 13 e 15 anos, protagonizaram um caso chocante em Castro Urdiales, na Espanha, ao confessarem à avó materna terem assassinado a mãe adotiva, Silvia López Gayubas, na noite de quarta-feira. O incidente começou com uma chamada à avó, por volta das 21h00 (18h no horário de Brasília), onde alegaram ter sido raptados, mas posteriormente revelaram a terrível verdade.

Silvia, de 48 anos, foi encontrada sem vida no interior do veículo da família, na garagem da residência, apresentando ferimentos de faca no pescoço. Após consumar o crime, os adolescentes colocaram um saco de lixo na cabeça da vítima e empreenderam fuga, sendo mais tarde localizados num parque da cidade.

Os jovens foram detidos pela Guardia Civil durante a madrugada, e desde então, mantêm-se em silêncio acerca dos eventos que levaram à morte da mãe. O irmão mais velho, de 15 anos, considerado imputável perante a Lei do Menor espanhola, encontra-se sob custódia, enquanto o mais novo, de 13 anos, foi encaminhado para um centro de proteção de menores.

O motivo por trás do assassinato ainda não foi esclarecido, e as autoridades estão realizando uma investigação aprofundada para entender os fatores que levaram os jovens a cometerem o crime. De acordo com Eugenia Gómez de Diego, delegada do governo da Cantábria, o irmão mais velho é um aluno brilhante e será submetido a um exame psicossocial antes de ser questionado pelos procuradores espanhóis. “Os jovens envolvidos, independentemente dos seus atos, precisarão de apoio e orientação para enfrentar as consequências dos seus atos”, frisou a responsável.

Já uma responsável do colégio onde estudavam, Julia Roces, indicou que as crianças demonstravam bom comportamento. “São dois meninos bem comportados, não eram problemáticos, estudavam bem e nunca apresentaram conflito”. A mulher acrescenta que, da parte da instituição de ensino, todos “estão totalmente chocados” e foram disponibilizados psicólogos “para poder enfrentar o sucedido, inclusive entre os próprios colegas”

Leia Também: Homem tentar sete vezes dar bebida com veneno à mulher para matar o filho

Holanda interna brasileiro que matou amigo por medo de ser ‘devorado’

0

O Ministério Público da Holanda solicitou a internação compulsória de Begoleã Mendes Fernandes, um mineiro de 26 anos, sob a suspeita de assassinar seu amigo, Alan Lopes, de 21 anos, em Amsterdã.

Exames periciais revelaram que Begoleã sofria de um delírio paranoico em relação à vítima. Ele acreditava, erroneamente, que Alan era canibal e pretendia matá-lo e consumi-lo. O medo e esse delírio teriam motivado o crime.

O crime, segundo o Ministério Público, foi premeditado. No dia 26 de fevereiro de 2023, Begoleã foi à casa de Alan em Amsterdã, onde brigou com ele e o matou a facadas.

No dia seguinte, Begoleã foi detido em um aeroporto de Lisboa com carne na mala. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal reportou que ele pretendia viajar para Belo Horizonte e portava documentos falsos, incluindo um cartão de identidade italiano e outros em nome de terceiros, o que gerou suspeitas.

Duas semanas após sua detenção, Begoleã foi extraditado para a Holanda, onde permanece preso desde 13 de março de 2023.

Leia Também: TikToker ajuda sem-teto com dinheiro de vaquinha; homem era um criminoso

Pelo menos 4 mortos em motins após demolição de mesquita na Índia

0

Pelo menos quatro pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas em uma série de motins que eclodiram após a demolição de uma mesquita e de uma madrassa (“escola corânica”) no estado de Uttarakhand, no norte da Índia.

Os confrontos ocorreram na quinta-feira (8) no distrito de Haldwani, após a municipalidade afirmar que os edifícios religiosos foram construídos sem autorização em terreno público.

“A polícia recebeu ordens para atirar contra os manifestantes que fossem avistados”, disse à imprensa a responsável pela autoridade local, Vandana Singh, que apresentou o balanço de vítimas.

Segundo relatos do The Independent, os residentes teriam atirado pedras contra as autoridades e saído às ruas em protesto, o que levou a polícia a abrir fogo. As autoridades também lançaram gás lacrimogêneo.

O Tribunal Superior de Uttarakhand recusou-se a emitir uma ordem para suspender a demolição, tendo reagendado uma audiência para a próxima semana.

Leia Também: Holanda interna brasileiro que matou amigo por medo de ser ‘devorado’

Pai impede rapto de filho em plena luz do dia em farmácia nos EUA; veja

0

Um pai residente na Flórida, nos Estados Unidos, foi registrado em vídeo enquanto salvava seu filho de uma tentativa de sequestro em plena luz do dia. O incidente ocorreu na última quinta-feira, em uma farmácia em Miami Beach.

O indivíduo suspeito foi identificado como Nicolas Sternaman. Ele tentou agarrar a criança quando o menino de quatro anos estava saindo do estabelecimento na companhia de seus pais.

Nicolas segurou o menino pelo pescoço, momento em que o pai não hesitou em intervir, agarrando o suposto sequestrador, enquanto a mãe rapidamente retirava a criança para um local seguro.

De acordo com o NY Post, o suspeito tentou fugir, mas foi perseguido pelo pai, que o deteve próximo a outra loja. Nicolas foi posteriormente detido pela polícia.

O incidente foi capturado pelas câmeras de vigilância. Veja o momento:

Leia Também: Pelo menos 4 mortos em motins após demolição de mesquita na Índia

Passageiros fsão eitos reféns em trem na Suíça; agressor foi morto

0

Na noite desta quinta-feira, um homem armado com faca e machado atacou um trem que fazia a rota entre Yverdon-les-Bains e Sainte-Crox, na Suíça, mantendo passageiros como reféns. De acordo com a polícia local, o agressor foi neutralizado a tiros durante a intervenção policial, e os reféns foram libertados em segurança.

O procurador-geral suíço, Eric Kaltenrieder, revelou em coletiva de imprensa que o agressor era um requerente de asilo de nacionalidade iraniana, com 32 anos. “Nesta fase da investigação, não são conhecidas as motivações do autor”, declarou.

No total, 15 pessoas foram feitas reféns, incluindo 14 passageiros e o maquinista do trem. Uma significativa força policial foi mobilizada para o local, e as negociações com a polícia foram iniciadas através do aplicativo WhatsApp por alguns dos reféns.

Conforme informou Kaltenrieder, o agressor foi morto a tiros depois de investir contra um policial com o machado.

Os reféns foram liberados “em segurança” por volta das 22h30 locais (18h30 no horário de Brasília), sem relato de ferimentos.

Leia Também: Pai impede rapto de filho em plena luz do dia em farmácia nos EUA; veja