Home Blog Page 2673

Quem é a namorada de Vladimir Putin, Alina Kabaeva?

0

Vladimir Putin está sob os holofotes globais desde que começou a invasão russa na Ucrânia. Da mesma forma, os principais oligarcas da Rússia e outros indivíduos influentes foram atingidos por sanções. A suposta namorada de Putin, Alina Kabaeva, se enquadra nessa categoria.

Mas o quanto sabemos sobre Alina Kabaeva? Clique na galeria e descubra.

Leia Também: Terremoto de magnitude 5,7 atinge a ilha do Havai. Veja o vídeo

Pelo menos dois mortos em queda de jato em estrada na Florida

0

Pelo menos duas pessoas morreram, esta sexta-feira (9), depois de um jato cair numa estrada na Florida, nos EUA. Após a queda, a aeronave pegou fogo.

A Administração Federal de Aviação (FAA) declarou que a bordo do avião seguiam cinco pessoas.

O acidente ocorreu quando o jato fazia a ligação entre Ohio e Nápoles. O avião tinha partido pouco depois das 13h00 e tinha hora prevista de chegada às 15h21 – horário local.

De acordo com o New York Post, estiveram envolvidas no acidente pelo menos duas viaturas. Nas redes sociais, foi compartilhado um vídeo onde se vê a aeronave completamente em chamas no meio da estrada. 

A polícia afirmou que a estrada onde o avião caiu esteve encerrada. O acidente está agora sendo investigado. 

Leia Também: Líder do Irã é banido de redes sociais após comentários sobre ataque do Hamas

"Cortei a garganta". Menor confessa que assassinou a mãe na Espanha

0

Jon, o menor de 15 anos suspeito de assassinar a mãe na Espanha, na quarta-feira, confessou o crime ao Ministério Público. “Peguei numa faca e cortei-lhe a garganta”, assumiu o rapaz. 

“Chegaram os resultados das notas e quando a minha mãe viu, ela começou a me insultar e a me bater com a mão na cara várias vezes”, começou o adolescente por explicar. O jovem garante que a mãe o agarrou pelo pescoço e que nesse momento o irmão, de 13 anos, saltou para cima da mulher para que esta largasse o filho mais velho. 

De acordo com a Telecinco, a mulher acabou por cair e foi, depois, assassinada pelo filho. “Peguei numa faca e cortei-lhe a garganta”, assumiu o jovem.

No depoimento, Jon revelou ainda que Silvia López Gayubas, de 48 anos, começou a sangrar muito. “Tirámos a roupa dela e também a nossa porque estava manchada de sangue. Limpamos tudo e colocamos a roupa num recipiente”, afirmou. 

Os investigadores da Guarda Civil, que estiveram na cena do crime, verificaram todas as facas que estavam na casa da família e acreditam que, entre elas, pode estar a arma usada na morte da mulher.

O corpo da vítima foi encontrado, na quarta-feira, com facadas no pescoço, dentro de um carro na garagem da casa da família. Os adolescentes fugiram e acabaram por ser localizados num parque, horas depois.

O plano dos dois irmãos era, após a morte, transportarem o corpo da mãe para outro local. Contudo, quando tentaram sair de casa com o carro, Jon teria se enganado com a marcha e acabou por bater com o carro contra a parede. Antes de fugirem, os dois irmãos ligaram à avó e alegaram que tinham sido raptados. 

O irmão mais velho continua detido pela Guarda Civil, enquanto o mais novo, que por ser menor é inimputável, ficou sob a alçada do Ministério Público.

Leia Também: Pelo menos dois mortos em queda de jato em estrada na Florida

Terremoto de magnitude 5,7 atinge a ilha do Havai. Veja o vídeo

0

Um terremoto de magnitude 5,7 na escala de Richter atingiu a ilha do Havaí, nesta sexta-feira (9), produzindo fortes tremores em todo o estado. 

O sismo atingiu a área de Pahala, na ilha Havai, a maior do arquipélago com o mesmo nome, e a sua profundidade foi estimada em 37 quilômetros, de acordo com o USGS.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico adiantou ainda que não há perigo deste fenômeno.

A ilha Havai, com mais de 200.000 habitantes, está sujeita regularmente a erupções vulcânicas e sismos ou terremotos.

Alguns tremores foram sentidos em Honolulu, na ilha de Oahu, que fica a cerca de 322 quilômetros a norte.

Inicialmente tinha sido avançado que a magnitude do sismo tinha sido de 6,2 mas o número foi mais tarde revisto para 5,7.

É naquela ilha que se localiza o Mauna Loa, um dos seis vulcões do arquipélago com 19 ilhas e atóis, que entrou em erupção pela primeira vez em quase 40 anos no final de 2022, expelindo lava até 60 metros de altura.

Também naquela ilha está o vulcão Kilauea, que permaneceu em erupção quase continuamente entre 1983 e 2019 e é uma atração popular para turistas que o sobrevoam de helicóptero.

Nas redes sociais, foi compartilhado um vídeo, que pode ver na galeria acima, com o tremor sentido numa casa.

Leia Também: “Cortei a garganta”. Menor confessa que assassinou a mãe na Espanha

Saúde com esquema especial de atendimento durante o Carnaval

0

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) elaborou um planejamento especial para garantir o atendimento à população e aos turistas durante o período do Carnaval. Além de unidades fixas, haverá o serviço móvel, que será prestado por equipes de cinco bases do Resgate Municipal (confira a relação no final da matéria).

“O atendimento fixo ocorrerá em três locais: no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), na localidade de Ponto de Cacimbas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) 24 horas de Barra do Itabapoana e na UBS 24 horas, no Centro da cidade”, informou o secretário da pasta, Sebastião Campista, acrescentando:

“Já no Serviço Municipal do Resgate, os atendimentos pré-hospitalar móveis serão realizados em cinco bases distribuídas estrategicamente nos pontos de maior concentração de pessoas. A Base do Resgate ficará responsável pela cobertura da localidade em que estiver instalada e lugares vizinhos. Por exemplo: a Base de Santa Clara atenderá Sossego, Sonhos e áreas adjacentes, e assim sucessivamente em relação às quatro demais bases”.

As cinco equipes serão compostas pela estrutura da ambulância avançada do Resgate, mais uma ambulância básica de grande porte de simples remoção com o objetivo de atender os casos de menor complexidade, mas que o paciente tenha necessidade de ser levado para uma unidade pré-hospitalar.

“Assim, a ambulância de suporte avançado permanecerá na base para atender eventuais casos de maior urgência que se façam necessários”, explicou Campista, complementando:

“Vamos atuar também de forma intensiva na distribuição de preservativos (camisinhas), um trabalho importante de conscientização junto aos moradores e veranistas para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis ou ainda uma gravidez indesejada neste período do Carnaval”, finalizou o secretário de Saúde.

 

RELAÇÃO DAS BASES DO RESGATE MUNICIPAL DURANTE O CARNAVAL

 

Aplicativo permite denunciar assédio em blocos de Carnaval balançando o celular

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Folionas dos blocos de Carnaval poderão denunciar assédio e pedir socorro ao balançar o celular. O pedido de ajuda é possível por meio do aplicativo Todas por Uma, de combate à violência contra a mulher, que aciona pessoas de confiança da vítima quando ela chacoalha o aparelho, enviando a sua localização em tempo real.

O app lançou para esse período de festas uma página que simula informações sobre a folia de rua, a fim de despistar os agressores. Quando a vítima abre o aplicativo, surge na tela uma página colorida, com uma máscara de Carnaval e o título Bloquinho – Hoje é Dia. O balanço do celular, então, acionará o sistema de ajuda.

Para isso, é preciso se cadastrar previamente, indicando contatos de confiança, chamados de “anjo”. Essas pessoas recebem o pedido de ajuda e a localização da vítima, que é atualizada a cada 30 segundos.

O aplicativo, que é gratuito, também permite marcar e pesquisar áreas de risco, entrar em contato com autoridades e obter informações sobre a delegacia da mulher mais próxima. As marcações das folionas vão mudar a cor das regiões de risco, que podem ficar amarelas, laranjas ou vermelhas, dependendo do número de registros.

O app foi criado em 2020, em meio à explosão de violência doméstica na pandemia, por um jovem da zona norte de São Paulo, Mateus de Lima Diniz, à época com 20 anos. Ele conhece esse drama porque, quando criança, presenciou a mãe ser vítima de agressões. O app começou a ser desenvolvido por Mateus quando ele estava no ensino médio, como trabalho de conclusão de curso da Etec Prof. Horário Augusto da Silveira.

Em 2022, o aplicativo venceu o ExpoFavela, voltado a empreendedores e startups de favelas, cuja fase final foi exibida pelo programa É de Casa, da Globo.

Desde o lançamento, de acordo com Mateus, o Todas por Uma já enviou mais de 1.500 mensagens de vítimas, foi disponibilizado em 30 países, entre eles o Canadá, os Estados Unidos, Moçambique e a Holanda. Atualmente, tem cerca de 30 mil usuárias.

O jovem trabalha agora no lançamento de um chip com inteligência artificial para ser instalado em acessórios femininos, como um relógio, que é acionado por um toque. A ideia de criar o chip, segundo Mateus, tem como base o fato de que, em muitos casos de violência doméstica, o agressor tirar o celular da vítima. O chip, que se conecta às informações do app, foi batizado de Nice, nome da mãe de Mateus.

A nova campanha do Todas por Uma é resultado de uma parceria com a Comissão Feminina do Carnaval de Rua de São Paulo, coletivo criado em 2019 e que reúne mulheres integrantes de cerca de 60 blocos da capital paulista.

Segundo Mateus, a sensibilidade do aplicativo foi testada e não há risco de ele acionar o pedido de socorro apenas com a mulher dançando no Carnaval, mas sim quando ela estiver balançando o aparelho com as mãos. Além disso, ele explica, é preciso também que o app seja aberto pela vítima, uma forma de evitar possíveis alarmes falsos.

NOVA LEI

No ano passado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou uma lei que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e eventos a adotarem medidas de auxílio a mulheres que se sintam em situações de risco.
Entre as regras está a de oferecer uma pessoa para acompanhar a vítima até um meio de transporte ou até que ela comunique o problema à polícia.

Já o Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Conselho Nacional de Justiça, lançou campanhas contra a violência no Carnaval, que pode ser denunciada pelo Disque 100.

Além disso, coletivos feministas têm divulgado nas redes sociais informações na tentativa de combater a violência contra a mulher no Carnaval. Entre elas, a de exemplos de atitudes que podem ser configuradas como importunação sexual, que é um crime, como beijo forçado, passada de mão e puxão de cabelo.

O pedido de ajuda é possível por meio do aplicativo Todas por Uma 

Rodízio em SP fica suspenso no Carnaval, e transporte tem esquema especial

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O rodízio de veículos estará suspenso em São Paulo de segunda-feira (12) à Quarta-Feira de Cinzas (14), em razão do Carnaval, e volta a vigorar na quinta (15), de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

As faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas na terça (13) para demais veículos. Já a zona máxima de restrição aos fretados estará liberada na segunda e na terça. O rodízio e a zona máxima de restrição à circulação de caminhões seguem vigentes.

A frota do sistema de transporte público municipal terá funcionamento normal na segunda, com 10.982 ônibus em circulação. Na terça, a operação será equivalente à de sábado, com 6.753 veículos, e na quarta estarão em operação 10.973 ônibus.

No domingo (11), os passageiros terão o benefício da Tarifa Zero e poderão se deslocar entre a 0h e as 23h59 sem pagamento de tarifa. É necessário usar o Bilhete Único para passar pelas catracas, mas quem estiver sem o cartão terá a gratuidade garantida, pois o cobrador irá liberar a passagem, segundo a prefeitura.

METRÔ, CPTM e EMTU

As empresas vinculadas à STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) terão alteração na programação para suprir a demanda do Carnaval.

Nesta sexta (9) e no sábado (10), para atender passageiros com destino ao sambódromo do Anhembi, em Santana (zona norte), as estações Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tietê ficarão abertas ininterruptamente para embarque e desembarque. As demais estações da CPTM e do Metrô operam apenas para transferência e desembarque.

Já na segunda e na terça, a operação das linhas da CPTM será igual à de sábado, com trens de prontidão em caso de necessidade. Na quarta a operação será normal. No Metrô, a operação será monitorada pelo Centro de Controle Operacional e se necessário, haverá aumento de frota.

ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS

As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba vão operar na segunda com a mesma programação dos sábados e, na terça, com o esquema dos domingos. Na Quarta-Feira de Cinzas, o funcionamento será o mesmo de sábado, com reforço na frota a partir das 11h.

MINHOCÃO E RUAS ABERTAS

O Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, estará fechado para carros neste final de semana, das 7h às 21h45.

O programa Ruas Abertas não funcionará neste domingo, portanto a avenida Paulista e ruas da Liberdade estarão abertas para a circulação de veículos.

VEJA O QUE ABRE E O QUE FECHA EM SÃO PAULO

Serviço – Segunda (12) – Terça (13) – Quarta (14)

– Mercados e sacolões – veja os horários no link: – Esquema especial
– Subprefeituras – Fechadas – Fechadas – A partir do meio-dia
– AMAs – Abertas – Abertas – Abertas
– UBSs – Abertas – Abertas – A partir do meio-dia
– Procon-SP – Fechado – Fechado – A partir do meio-dia
– Hospitais veterinários públicos – Abertos – Fechados – Abertos
– Bancos – Fechados – Fechados – A partir do meio-dia
– Shoppings – Horários especiais – Horários especiais – Horários especiais
– Centros Esportivos – Abertos – Abertos – Abertos
– Poupatempo – Fechado – Fechado – A partir do meio-dia
– Correios – Fechados – Fechados – A partir do meio-dia
– Bom Prato – Aberto – Aberto – Aberto

Veja como irá funcionar os transportes públicos 

Eleições: Indonésia tem desafio de diminuir carvão e desmatamento

0

JACARTA, INDONÉSIA (FOLHAPRESS) – Um dos países mais populosos do mundo, a Indonésia vai às urnas na próxima quarta-feira (14) para escolher um novo presidente. O resultado da eleição será importante no cenário de luta contra as mudanças climáticas, já que o país é o terceiro maior produtor mundial de carvão e abriga uma das maiores florestas tropicais do planeta.

É possível ver sinais destas características superlativas na capital, Jacarta. Em meio aos prédios altos e ao trânsito caótico típico de uma metrópole, estão salpicadas árvores frondosas, com flores que perfumam o ar ao redor com um cheiro doce. Ao mesmo tempo, especialmente em dias secos, uma grossa camada de poluição provocada pela queima de combustíveis fósseis e de lixo turva a paisagem e incomoda os olhos.

A nação do Sudeste Asiático é um bom exemplo para retratar os desafios de um país emergente que precisa fazer a transição energética, ao mesmo tempo que deve conservar a floresta e possibilitar o desenvolvimento econômico.

A maioria de sua energia vem de combustíveis fósseis, liderada pelo carvão (30,3%), seguida de petróleo (28,9%) e gás natural (14,4%), segundo dados de 2021 da AIE (Agência Internacional de Energia). Considerando apenas a energia elétrica, a dependência do carvão fica ainda mais explícita, correspondendo a mais de 60% do total utilizado.

Para Marlistya Citraningrum, gerente do programa de acesso à energia sustentável da ONG indonésia IESR (Instituto de Reforma dos Serviços Essenciais), a maior dificuldade para a transição energética é se livrar do “vício em carvão”, que é o mais poluente de todos os combustíveis fósseis.

“A Indonésia é uma economia emergente que procura subir na hierarquia -como prometeu o atual presidente, Joko Widodo no início do seu mandato [em 2014]”, diz a especialista, acrescentando que atualmente o país tem um crescimento econômico anual inferior a 5%.

Ela conta que desde o mandato do presidente anterior, Susilo Bambang Yudhoyono, que governou de 2004 a 2014, o país vem investindo pesadamente em centrais elétricas a carvão para ampliar o acesso da população à energia. Segundo dados da plataforma Mapbiomas Indonésia, as minas de carvão aumentaram 334% de 2000 a 2022.

“Quase 20 anos depois, a Indonésia está viciada no carvão e a transição energética passou lentamente a fazer parte do discurso energético dominante [aproximadamente desde 2018], mas as políticas e a implementação são ainda mais lentas”, afirma Citraningrum.

Além da segurança energética, o carvão e o gás também são importantes para a economia indonésia, representando quase 20% das exportações, enquanto os royalties do carvão foram a origem de cerca de 3% das receitas do governo em 2021.

“A questão da Indonésia não é necessariamente técnico-econômica”, opina Agus Sari, um dos autores do relatório mais recente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), vinculado à ONU. “É uma questão de política e de economia política”.

“Como acontece em muitos outros países em desenvolvimento, aqueles que definem as políticas públicas normalmente ou têm uma central elétrica a carvão ou minas de carvão. Ou suas campanhas políticas são financiadas pelas mineradoras de carvão. E, assim, não é fácil para eles dizerem, ‘vamos deixar o carvão de lado e adotar as energias renováveis'”, explica.

Além disso, a segunda maior fonte de emissões de gases de efeito estufa do país é o desmatamento.

Apesar de uma redução substancial no desmate na última década, a derrubada da floresta -associada principalmente à produção de commodities de origem agrícola, como óleo de palma, celulose, madeira, borracha, café e cacau- representa 33,8% do total de carbono emitido no país.

A energia corresponde a 44% das emissões e a agricultura, a 10,4%.

“A Indonésia precisa de ser capaz de dizer que já basta. Que vamos parar de cortar mais florestas e iremos apenas utilizar áreas que já estão abertas, usá-las o máximo possível. Intensificar [a produtividade] em vez de expandir [a área desmatada]”, afirma Sari. “Já somos o maior produtor de óleo de palma do mundo. Por que deveríamos continuar abrindo mais áreas?”

Abordado superficialmente nas campanhas políticas dos três candidatos à Presidência, o tema da crise climática não parece ser nem um assunto polarizador nem decisivo para esta eleição.

Estão concorrendo Ganjar Pranowo, que pertence ao maior partido do país, e o independente Anies Baswedan, ambos ex-governadores na casa dos 50 anos, e o ministro da Defesa, Prabowo Subianto, um ex-comandante das forças armadas de 72 anos que faz uma terceira tentativa de chegar à Presidência e lidera as pesquisas de intenção de voto.

O atual presidente, Joko Widodo (conhecido como Jokowi) já governou por uma década e, por isso, não pode concorrer à reeleição.

“Eu diria que nenhum deles leva realmente a sério a transição energética ou as mudanças climáticas”, afirma Sari, que diz acreditar que Baswedan é o melhor informado sobre o assunto, enquanto Subianto é o mais comprometido com a indústria do carvão.

“Nos planos de governo, Baswedan assume a posição mais forte em relação às ações climáticas dentro do conceito de ‘justiça’ -diferenciando-os dos outros dois, que se inclinam mais para o desenvolvimento econômico. Todos os três candidatos mencionam explicitamente a eliminação progressiva do carvão”, analisa Marlistya Citraningrum, do IESR.

Ela acrescenta que apenas dois presidenciáveis têm metas de energia renovável: Baswedan, com uma parcela de 22% a 25% de energias renováveis na geração de eletricidade até 2029, e Pranowo, com 25% a 30% de energias renováveis na matriz energética total até 2029.

Já o grupo de Subianto parece perceber as questões climáticas e energéticas do ponto de vista empresarial e de soberania, em conformidade com a política adotada por Jokowi, analisa ela.

“A sua principal escolha renovável é a bioenergia, incluindo o biodiesel e o biocombustível de aviação, e refere-se a outras energias renováveis como ‘energia verde alternativa’. Isto é preocupante devido ao histórico ruim de conflito fundiário na Indonésia e ao aumento do desmatamento”, explica a pesquisadora.

No entanto, especialistas apontam que os potenciais para fontes renováveis no país vão muito além dessas possibilidades.

“A utilização de energia renovável na Indonésia é tão mínima que a oportunidade de usá-la é simplesmente enorme”, ressalta Sari, que também é presidente da Landscape Indonesia, uma consultoria ambiental e de recursos naturais.

“A maior oportunidade é com energia solar”, diz. Por seu um país tropical, não falta incidência de luz solar, tampouco falta espaço para instalar as placas, seja em terra ou na água. “Com a nova tecnologia para painéis solares flutuantes, como 70% da água do nosso país é água do oceano, é fácil cobrir o mar com painéis solares”.

No ano passado, foi inaugurada uma planta flutuante de energia solar no reservatório de uma hidrelétrica na ilha de Java, a terceira maior deste tipo no mundo. O empreendimento é uma parceria da empresa estatal de energia indonésia com a estatal Masdar, dos Emirados Árabes.

Outras fontes promissoras, segundo o pesquisador, seriam a geotérmica e a hidrelétrica.

A Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, na sigla em inglês) aponta que, embora existam planos de eliminação progressiva do carvão no país, ainda não foram tomadas medidas concretas para a sua implementação.
O governo indonésio chegou a estabelecer metas de ter 23% de participação renovável na sua matriz energética até 2025 e 31% até 2050, mas mais tarde reduziu a ambição, colocando o objetivo de apenas 17% a 19% da matriz renovável até 2025. Apesar disso, o Ministério da Energia não abandonou a meta de ter 70% de energias renováveis até 2060.

Um decreto de Jokowi de 2022 proibiu o desenvolvimento de novas usinas elétricas a carvão -exceto para aquelas já incluídas no plano de desenvolvimento da concessionária estatal, a PLN. Essa norma exige que o Ministério da Energia e Recursos Minerais elabore um roteiro para o encerramento antecipado das centrais elétricas a carvão existentes.

Tanto a pasta da Energia quanto a chefia da Parceria de Transição Energética Justa da Indonésia foram procurados pela reportagem para tratar do andamento dos planos de abandono dos fósseis, mas não responderam.

A análise da Irena afirma ainda que a participação das energias renováveis na matriz energética da Indonésia foi de 13% no ano passado, crescendo apenas cerca de 0,5% anualmente nos últimos cinco anos.

Em contraste, o vizinho Vietnã conseguiu ultrapassar a meta do seu plano de desenvolvimento energético de instalar 6 GW de energia solar e eólica até 2025, atingindo surpreendentes 21,8 GW de energia solar e eólica em 2023.A repórter viajou a convite do Ministério de Relações Exteriores da Indonésia.

Turista desaparece ao entrar no mar com pranchinha de isopor em Praia Grande

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um turista de Cotia, região metropolitana de São Paulo, desapareceu depois de entrar no mar usando uma pranchinha de isopor, em Praia Grande, no litoral paulista, na última quarta (7).

Hugo Alves Santiago, 27, entrou no mar na praia da Guilhermina. Ele estava com um primo de 16 anos, quando começou a se afogar, de acordo com o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos).

A mãe do homem, de 57 anos, relatou que viu quando o filho começou a se afogar e acionou os bombeiros. Ela indicou o local para a equipe, que entrou na água para procurá-lo, mas ele não foi localizado.

O primo contou que em determinado momento Santiago se soltou da pranchinha e começou a se afogar. O adolescente conseguiu sair e procurar ajuda.

Os bombeiros mantêm buscas diárias desde quarta, mas o turista ainda não foi encontrado.

Até sexta, 27 pessoas morreram nas praias do litoral paulista, vítimas de afogamento. Outras 1.103 foram salvas, de acordo com o GBMar. Em todo o ano passado, 82 pessoas morreram por afogamento nas praias do litoral paulista e 3.926 acabaram salvas.

Os dados são de ocorrências em Guarujá, Santos, São Vicente, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba, Itanhaém, Peruíbe e Ilha Comprida.

DICAS PARA EVITAR AFOGAMENTOS

Respeite a sinalização. As placas de advertência reforçam sobre os limites e avisos de perigos;
Procure o salva vidas local e verifique os pontos mais seguros para banhistas;
Procure reconhecer a profundidade do local, principalmente em regiões que contenham pedras, como rios e cachoeiras;
Evite nadar próximo a barcos, navios e outras embarcações;
Insira equipamentos de proteção nas piscinas, como grades, cercas e tablados;
Atente-se com as crianças: pais e responsáveis devem manter o olhar constante para evitar perigos na água, uso de boias são recomentadas para os pequenos;
Utilize coletes salva-vidas em barcos e para realização de atividades esportivas na água, como o stand-up padle, a canoa havaiana etc.;
Mantenha objetos flutuantes por perto. A boia é uma excelente alternativa para auxiliar durante o mergulho.Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Hugo Alves Santiago entrou no mar na praia da Guilhermina e desapareceu 

Líder do Irã é banido de redes sociais após comentários sobre ataque do Hamas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O gigante americano Meta, dono do Facebook e do Instagram, afirmou nesta quinta-feira (8) ter banido as contas do aiatolá Ali Khamenei dessas duas redes sociais sob a justificativa de que o líder supremo do Irã teria violado as políticas de conteúdo.

“Removemos essas contas por violarem repetidamente nossa política sobre organizações e indivíduos perigosos”, afirmou um porta-voz da empresa à agência de notícias AFP. Khamenei vinha se manifestando após os ataques do Hamas ao sul de Israel no dia 7 de outubro.

“Vocês trouxeram esta calamidade sobre si mesmos”, afirmou ele nas redes após os atentados. “Sionistas ditatoriais, vocês não podem se recuperar da derrota de 7 de outubro”, escreveu também, três dias depois das mortes.

Na época, ele afirmou ainda que Israel estava cometendo um genocídio de palestinos na Faixa de Gaza e voltou a insinuar que seus aliados, como o Hamas, deveriam agir contra Tel Aviv.

“Ninguém pode confrontar os muçulmanos e as forças de resistência se os crimes contra os palestinos do regime sionista continuarem”, afirmou o líder a estudantes em Teerã na época. “O bombardeio de Gaza deve parar imediatamente. Nós devemos responder, devemos reagir ao que está acontecendo.”

O funcionário da Meta não mencionou a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, mas a empresa vinha enfrentando cobranças sobre as declarações do líder do Irã.

A regra na qual a suspensão se baseou afirma que, “em um esforço para prevenir e interromper danos no mundo real”, não é permitida a presença nas plataformas de “organizações ou indivíduos que proclamam uma missão violenta ou estejam envolvidos em violência”.

Brasileiro é preso em Portugal suspeito de matar filha na Bélgica

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um brasileiro foi preso no Aeroporto Internacional de Lisboa, em Portugal, suspeito de matar a própria filha, de três meses, na Bélgica.

Ele foi preso pela polícia portuguesa na terça-feira (6), após a Justiça de Bruxelas, na Bélgica, determinar a prisão.

A Polícia Federal brasileira compartilhou informações sobre o deslocamento do homem para Portugal.

O suspeito teria matado a filha em abril de 2023, segundo a polícia belga. Uma perícia concluiu que o bebê morreu por severos traumas decorrentes de fortes sacudidas e/ou um impacto fatal no crânio.

Ele será extraditado para a Bélgica, onde responderá por homicídio e lesão corporal grave. As penas podem chegar a 20 anos de prisão.

Funcionária é suspeita de desvio milionário de verbas para pesquisadores da Unicamp

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) abriu uma investigação para apurar um possível desvio milionário de recursos destinados a pesquisadores da Unicamp, no interior paulista.

No fim do ano passado, uma auditoria do órgão de fomento detectou possíveis irregularidades na prestação de contas de docentes ligados ao Instituto de Biologia da estadual de Campinas.

Até o momento foram identificados supostos desvios de recursos destinados a 28 professores. Servidores afirmam que os valores subtraídos podem passar de R$ 2 milhões. A Fapesp não cita valores. A Unicamp, por sua vez, diz que “a soma é vultosa”.

Uma investigação preliminar conduzida pela direção do instituto aponta a atuação de uma ex-funcionária da Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp), fundação sem fins lucrativos ligada à universidade. Ligiane Marinho de Ávila, 36, foi demitida por justa causa no último dia 18 de janeiro, depois do caso ter sido descoberto.

A reportagem tentou contato com Ligiane na tarde desta quinta-feira (8). Ela atendeu, mas desligou o telefone assim que soube do que se tratava. A reportagem enviou mensagens em seguida, mas ela não respondeu.

Apesar de a investigação apontar que a funcionária teria desviado o dinheiro sem o conhecimento dos docentes, a Fapesp afirmou à reportagem que os pesquisadores são responsáveis pela gestão financeira dos recursos que recebem. A agência informou que, caso as irregularidades se comprovem ou não sejam sanadas, os professores terão de devolver os valores.

O suposto desvio foi descoberto quando a Fapesp identificou irregularidades na prestação de contas de um pesquisador do Instituto de Biologia. Quando pediu esclarecimentos, descobriu que o mesmo ocorria com outros pesquisadores da unidade.

Cabe aos pesquisadores realizar as prestações de contas de como as verbas de suas pesquisas são utilizadas. Porém, ao menos desde 2018, Ligiane se tornou responsável por esse trabalho -ela era contratada pela Funcamp havia cerca de dez anos e atuava na Secretaria de Apoio ao Pesquisador do Instituto de Biologia. A funcionária tinha acesso a todos os dados financeiros dos projetos dos docentes.

Na mesma época em que passou a ser responsável pela prestação de contas, Ligiane abriu, em 12 de abril de 2018, uma microempresa em seu nome, que tinha como atividade a manutenção e reparação de equipamentos e produtos não especificados. A empresa foi encerrada no mês de janeiro deste ano -seis dias após a sua demissão.

Segundo a investigação do instituto, ao longo desse período, ela emitiu diversas notas frias em nome da empresa dela, como se fossem de manutenção e outros serviços prestados aos pesquisadores, desviando assim as verbas da Fapesp destinadas a pesquisa.

Colegas de trabalho estranhavam a vida acima do padrão que a contratada da Funcamp levava, inclusive com frequentes trocas de veículos. O mais recente, um Chevrolet Equinox, é avaliado em cerca de R$ 200 mil. Ela costumava responder que vinha de uma família de posses.

Os servidores da universidade se mostram incomodados com o caso e pressionam por uma medida mais enérgica da direção em relação à ex-funcionária. A situação levou a Coordenação do Instituto de Biologia a divulgar um comunicado explicando as ações adotadas.

No documento, a coordenação diz que, nos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, foi identificada uma série de inconsistências no trabalho de uma servidora. A primeira delas é o fato de ela manter uma empresa de prestação de serviços desde 2018.

“Além do fato em si, identificamos também que a servidora incluía notas fiscais de sua empresa (e de duas outras) e recibos forjados nas prestações de contas de 28 de nossos docentes. Não obstante, a servidora fazia TEDs (Transferência Eletrônica Disponível) com valores variáveis para sua própria conta”, traz trecho do comunicado interno.

“O conjunto dessas ações levou ao desvio de uma soma vultosa”, completa a mensagem.

O instituto diz que comunicou o ocorrido a todas as instâncias envolvidas, pediu a abertura de um inquérito na Polícia Civil e aguarda posicionamento da Fapesp.

Segundo o comunicado, praticamente todos os trabalhos da SAIP-IB (Secretaria de Apoio Institucional ao Pesquisador) estão voltados a identificar e listar todas as fraudes para servirem como provas.

“Solicitamos a compreensão e paciência de toda a comunidade até que tenhamos novas definições sobre o caso e sobre o próprio funcionamento da SAIP-IB”, diz o comunicado.

Em nota, a Unicamp confirmou que o instituto está apurando o possível desvio, mas disse que não poderia fornecer nenhuma informação ou detalhe sobre o caso sob risco de prejudicar as investigações.

Já a Fapesp declarou que segue as investigações e diz ter ampliado as análises para outras prestações de contas realizadas pelos pesquisadores em questão.

“Caso eventuais irregularidades se comprovem e não sejam sanadas, a Fapesp cobrará dos pesquisadores a devolução dos recursos. Ao mesmo tempo, a Fapesp vai acompanhar as providências legais que os pesquisadores e a instituição de pesquisa à qual estão vinculados estão tomando, enquanto vítimas do apontado crime”, disse em nota.

A fundação destacou ainda que todos os pesquisadores que recebem recursos da Fapesp devem prestar contas seguindo “regras estritas”. Disse ainda que os pesquisadores podem contar com apoio administrativo das instituições de pesquisa à qual estão vinculados, como no caso da Funcamp.

“Se a instituição de pesquisa, ou sua fundação de apoio, por meio de seus servidores ou empregados, descumprem seus compromissos em relação ao combinado com os pesquisadores, naturalmente surge uma relação de responsabilidade dessas instituições para com o pesquisador”, disse.

O QUE É A FUNCAMP

A Funcamp é uma fundação de direito privado e sua principal atividade é ser intermediária entre terceiros e a Unicamp no que se diz respeito aos recursos financeiros, físicos e humanos em favor de convênios e contratos, viabilizando projetos acadêmicos voltados ao desenvolvimento do ensino superior e da pesquisa científica e tecnológica do Brasil.

No site da fundação, consta que são mais de 1.500 projetos, que movimentam mais de R$ 600 milhões por ano.

OUTRO CASO

Um esquema parecido de desvio de verbas de pesquisa levou um professor da USP a ser condenado, em dezembro de 2023.

A Justiça Federal entendeu que ele liderou um esquema que teria desviado cerca de R$ 930 mil do programa de pós-graduação em zoologia do Instituto de Biociências da universidade.

Marcelo Rodrigues de Carvalho emitia notas frias de compras de materiais e equipamentos em quantidades despropositadas, muito acima das que poderiam ser utilizadas nos laboratórios do departamento.

O ex-professor disse na defesa apresentada à Justiça que não houve desvio e que não se apropriou de verbas públicas.

 

No fim do ano passado, uma auditoria do órgão de fomento detectou possíveis irregularidades na prest… 

Turista brasileira é baleada na Times Square, em Nova York, diz jornal

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Uma turista brasileira foi baleada na perna em uma loja de artigos esportivos na Times Square, em Nova York, na noite desta quinta-feira (8), segundo o jornal New York Post.

O autor do disparo seria um jovem suspeito de furto, que atirou contra uma funcionária que fazia a segurança do estabelecimento e acabou atingindo a brasileira, de acordo com o jornal. O caso ocorreu por volta das 19h15, no horário local (21h15, em Brasília).

Segundo a polícia, a segurança abordou três suspeitos e arrancou de um deles uma bolsa com mercadorias roubadas. Quando ela se aproximava de um segundo grupo, um dos homens sacou a arma e disparou em sua direção.

O tiro atingiu a turista brasileira de 37 anos, que estava dentro da loja. De acordo com uma ligação para o serviço de emergência, a mulher foi baleada logo acima do joelho esquerdo. Para se proteger, ela se trancou no estoque e foi ajudada pela segurança.

A brasileira foi levada ao hospital em condição estável, informou o New York Post. Dois suspeitos fugiram, incluindo o atirador, e um terceiro ficou para trás.

Em seguida, policiais que patrulhavam a área capturaram um dos suspeitos que fugiram, um adolescente de 15 anos. O fugitivo atirador correu e fez dois disparos contra um dos policiais, que não foi atingido e não revidou. O suspeito, então, entrou numa estação de metrô e escapou.

Tire suas dúvidas sobre os desfiles das escolas de samba de SP e do Rio

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Serão quatro noites e madrugadas para não tirar os olhos da televisão. Ou da avenida, aos que forem pessoalmente conferir o colorido, a criatividade e as inovações das principais escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Os desfiles serão realizados entre esta sexta-feira (9) e a segunda (12), avançando até o raiar do sol de terça (13).

Ao todo, 26 escolas de samba estarão nos sambódromos do Anhembi, na zona norte da capital paulista, e da Marquês de Sapucaí, na região central do Rio.

Antes de grudar na TV ou partir para a arquibancada, tire suas dúvidas sobre os principais desfiles de escolas de samba do país.
*
CARNAVAL DE SÃO PAULO

QUAIS OS NOMES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DE SP?

Acadêmicos do Tatuapé
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé
Cores: Azul e branco
Enredo: Mata de São João – Uma joia da Bahia símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!

Acadêmicos do Tucuruvi
Nome oficial: Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi
Cores: Azul, amarelo, branco e vermelho
Enredo: Ifá

Águia de Ouro
Nome oficial: Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Águia de Ouro
Cores: Azul e branco
Enredo: Águia de Ouro nas ondas do rádio

Barroca Zona Sul
Nome oficial: Recreativa Cultural Social Esportiva Beneficente Faculdade do Samba Barroca Zona Sul
Cores: Verde e rosa
Enredo: Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul

Camisa Verde e Branco
Nome oficial: Associação Cultural e Social Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco
Cores: Verde e branco
Enredo: Adenla – O imperador nas terras do rei

Dragões da Real
Nome oficial: Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dragões da Real
Cores: Vermelho, branco e preto
Enredo: África, uma constelação de reis e rainhas

Gaviões da Fiel
Nome oficial: Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Gaviões da Fiel
Cores: Preto e branco
Enredo: Vou te levar pro infinito

Império de Casa Verde
Nome oficial: Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Império de Casa Verde
Cores: Azul e branco
Enredo: Fafá, a cabocla mística em rituais da floresta

Independente Tricolor
Nome oficial: Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Independente Tricolor
Cores oficiais: Vermelho, branco e preto
Enredo: Agojie, a lâmina da liberdade!Mancha Verde
Nome oficial: Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba

Mancha Verde
Cores: Verde, branco e vermelho
Enredo: Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimentaMocidade Alegre
Nome oficial: Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba

Mocidade Alegre
Cores: Vermelho e verde
Enredo: Brasileia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país

Rosas de Ouro
Nome oficial: Sociedade Rosas de Ouro
Cores: Azul, rosa e branco
Enredo: Ibira 70 – A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024

Tom Maior
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Tom Maior
Cores: Vermelho, amarelo e branco
Enredo: Aysú: uma história de amor

Vai-Vai
Nome oficial: Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai
Cores: Preto e branco
Enredo: Capítulo 4, versículo 3 – da rua e do povo, o hip-hop: um manifesto paulistano

COMO SE DEFINE A CAMPEÃ DO CARNAVAL DE SP?

A partir dos enredos definidos no ano anterior, as escolas desfilam diante de jurados em cabines espalhadas pela avenida e podem perder pontuação de acordo com irregularidades estabelecidas no regulamento. A agremiação que somar mais pontos leva o título.

São avaliados os seguintes quesitos:
– Bateria
– Harmonia
– Evolução
– Samba-enredo
– Mestre-sala e porta-bandeira
– Comissão de frente
– Alegoria
– Enredo
– Fantasia

Cada um dos quesitos é avaliado por quatro jurados, com descarte da menor nota aplicada.

Cada julgador concede a cada escola notas de 8,0 a 10 pontos, sendo que são admitidas notas fracionadas em decimais -8,1, por exemplo.
Desempate
– Caso duas ou mais escolas empatem na soma total dos pontos obtidos, são contabilizadas todas as notas descartadas de todos os quesitos.
– Permanecendo o empate, o critério é estabelecido de acordo com as notas de quesitos específicos cuja ordem é definida antes da apuração.

A apuração acontecerá a partir das 16h de terça-feira (13). As duas últimas colocadas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso em 2025.

QUAL A ORDEM DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SP?

Sambódromo do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, zona norte de São Paulo

Grupo Especial
Sexta-feira (9)
21h00 – Desfile das velhas-guardas de São Paulo
23h15 – Camisa Verde e Branco
00h20 – Barroca Zona Sul
01h25 – Dragões da Real
02h30 – Independente
03h35 – Acadêmicos do Tatuapé
04h40 – Mancha Verde
05h45 – Rosas de OuroSábado (10)
20h30 – Afoxé Filhos da Coroa de Dadá
22h30 – Vai-Vai
23h35 – Tom Maior
00h40 – Mocidade Alegre
01h45 – Gaviões da Fiel
02h50 – Águia de Ouro
03h55 – Império de Casa Verde
05h00 – Acadêmicos do Tucuruvi

QUAIS SÃO OS DIAS DE DESFILE DO CARNAVAL DE SP?

O Carnaval organizado pela LigaSP começou em 3 de fevereiro com a apresentação de 11 escolas que integram o Grupo de Acesso 2.

Nesta sexta (a partir das 23h15) e sábado (a partir das 22h30) desfilam as escolas do Grupo Especial, a elite do Carnaval paulista.

No domingo (a partir das 22h) será a vez de oito agremiações do Grupo de Acesso 1 disputarem duas vagas no Grupo Especial em 2025.

QUAL É A ESCOLA MAIS ANTIGA DE SÃO PAULO?

Fundada em 9 de fevereiro de 1937, a Sociedade Recreativa Beneficente e Esportiva do Lavapés Pirata Negro é a mais antiga escola em atividade de São Paulo.

Presidida desde 2019 pelo ator Aílton Graça, disputa o Especial de Bairros do Carnaval organizado pela Uesp (União das Escolas de Samba Paulistanas).

Inspirada nos desfiles do Rio de Janeiro, a escola nasceu na rua do Lavapés, entre os bairros da Liberdade e do Cambuci, na região central da cidade.

Em abril de 2023, a sambista Deolinda Madre, a Madrinha Eunice, fundadora da escola de samba, ganhou uma estátua na praça da Liberdade, no bairro de mesmo nome.

COMO FUNCIONAM OS DESFILES DE CARNAVAL EM SP?

O Grupo Especial do Carnaval de 2024 é composto por 14 escolas de samba, divididas em dois dias de desfiles (9 e 10 de fevereiro).
Cada agremiação deve fazer sua apresentação em no mínimo 55 minutos e, no máximo, 65 minutos.
– A escola perde 0,2 ponto se não cumprir o tempo mínimo ou se ultrapassar o tempo máximo
– A escola é penalizada com a perda de mais 0,1 ponto a cada minuto que exceder o limite máximo ou anteceder o mínimo estipulado
As agremiações devem ter no mínimo 1.500 componentes.

Fonte: LigaSP
*
CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO
QUAIS OS NOMES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DO RIO?

Beija-flor
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis
Cores: Azul e branco
Enredo: Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila

Grande Rio
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio
Cores: Vermelho, verde e branco
Enredo: Nosso destino é ser onça

Imperatriz
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense

Cores: Verde, branco e dourado
Enredo: Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda

Mangueira

Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira
Cores: Verde e rosa
Enredo: A negra voz do amanhã

Mocidade
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel
Cores: Verde e branco
Enredo: Pede caju que dou… Pé de caju que dá!

Paraíso do Tuiuti
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso do Tuiuti
Cores: Amarelo e azul
Enredo: Glória ao Almirante Negro!

Portela
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela
Cores: Azul e branco
Enredo: Um defeito de cor

Porto da Pedra
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Porto da Pedra
Cores: Vermelho e branco
Enredo: Lunário perpétuo – A profética do saber popular

Salgueiro
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro
Cores: Vermelho e branco
Enredo: Hutukara

Unidos da Tijuca
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca
Cores: Azul e amarelo
Enredo: O conto de fadosVila Isabel
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de

Vila Isabel
Cores: Azul e branco
Enredo: Gbalá: uma viagem ao Templo da CriaçãoViradouro
Nome oficial: Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Viradouro
Cores: Vermelho e branco
Enredo: Arroboboi, dangbé

COMO SE DEFINE A CAMPEÃ DO CARNAVAL DO RIO?

A partir dos enredos definidos no ano anterior, as escolas desfilam diante de jurados em cabines espalhadas pela pista e podem perder pontuação de acordo com irregularidades estabelecidas em regulamento. A agremiação que somar mais pontos leva o título.

São avaliados os seguintes quesitos:
– Bateria
– Samba-enredo
– Harmonia
– Evolução
– Enredo
– Alegorias e adereços
– Fantasias
– Comissão de frente
– Mestre-sala e porta-bandeira

O corpo de jurados é composto de 36 julgadores, sendo quatro para cada um dos nove quesitos. Cada julgador concede a cada escola notas de 9,0 a 10 pontos, sendo que serão admitidas notas fracionadas em decimais -9,1, por exemplo.

Desempate

– Só é admitido empate entre duas ou mais escolas quando ele ocorrer na primeira colocação e se as agremiações obtiverem, com as três notas válidas, somatório de pontos iguais em cada um dos nove quesitos, na ordem inversa de precedência que for estabelecida por meio de sorteio

– Persistindo o empate, recorre-se novamente às notas válidas concedidas, obtendo, então, melhor classificação entre as escolas, a que tenha obtido maior quantidade de notas 10 em todos os quesitos

– Persistindo ainda o empate, é utilizado o mesmo critério anterior, porém recorrendo-se às notas menores que 10, a partir de 9,9, passando, sucessivamente, pelas demais de menor valor, em ordem decrescente

– Se o empate continuar, a classificação é definida por sorteio
A apuração ocorrerá a partir das 15h de quarta-feira (14). A última colocada será rebaixada para o Grupo de Acesso em 2025.

QUAL A ORDEM DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO?

Sambódromo da Marquês de Sapucaí
rua Marquês de Sapucaí, Santo Cristo
Grupo Especial

Domingo (11)
22h00 – Porto da Pedra
23h00 – Beija Flor
00h00 – Salgueiro
01h00 – Grande Rio
02h00 – Unidos da Tijuca
03h00 – Imperatriz
Segunda (12)
22h00 – Mocidade
23h00 – Portela
00h00 – Vila Isabel
01h00 – Mangueira
02h00 – Paraíso de Tuiuti
03h00 – Viradouro

QUAL A ESCOLA DE SAMBA MAIS ANTIGA DO RIO?

A Portela, fundada em 11 de abril de 1923, é a escola de samba mais antiga em atividade no Carnaval do Rio de Janeiro.

Tem também no currículo o maior número de títulos nesse período. Foram 22, além da contribuição imensurável de sambistas como Monarco (1933-2021), Candeia (1935-1978), Paulinho da Viola, 80, Noca da Portela, 90, e David Corrêa (1937-2020).

EM QUAIS DIAS SERÃO OS DESFILES DE CARNAVAL DO RIO?

O Carnaval do Rio terá quatro dias de desfiles de escolas de samba, dois deles com agremiações que brigam pelo acesso e outros dois pelo título de grande campeã do Grupo Especial.

Nesta sexta e sábado, a partir das 21h, 16 escolas desfilam pelo acesso, divididas em oito agremiações em cada noite. No domingo e na segunda, a partir das 22h, 12 escolas, sendo seis em cada dia, fazem o desfile do Grupo Especial.

COMO FUNCIONAM OS DESFILES DE CARNAVAL NO RIO?

O desfile do Grupo Especial do Carnaval de 2024 no Rio de Janeiro é composto por 12 escolas de samba, divididas em dois dias de desfile (11 e 12 de fevereiro).
Cada agremiação deve fazer seu desfile em no mínimo 60 minutos e, no máximo, 70 minutos.
– A escola é penalizada com a perda de mais 0,1 ponto a cada minuto que exceder o limite máximo ou anteceder o mínimo estipulado.
As agremiações devem ter de 2.500 a 3.200 componentes.
Fonte: Liesa

Leia Também: Bebês que estão na UTI ganham fantasias de carnaval; veja as imagens

Os desfiles serão realizados entre esta sexta-feira (9) e a segunda (12), avançando até o raiar do s… 

Mulher pede ao namorado para o cortar o cabelo dela; resultado viraliza

0

“Corte as pontas, mas apenas um dedo.” Esse é um dos pedidos mais comuns nos salões de cabeleireiro ao redor do mundo. No entanto, quando esse pedido é feito a alguém que não é um profissional, o resultado final pode sair um pouco fora do esperado.

Nas redes sociais, a usuária @siiara_ compartilhou o momento em que pediu ao namorado para cortar seu cabelo, especificando que queria apenas cortar um centímetro e manter o cabelo praticamente reto.

Em um primeiro vídeo, a mulher mostra o momento em que fez o pedido e todo o empenho do namorado em atender ao seu desejo. No entanto, as imagens terminam com uma expressão de surpresa… e decepção.
 
 

@siiara_ NOOOO Le pedí que me cortara las puntas a mi novio, Las PUNTITAS #hair #pelo #corte #de #pelo #puntas #novio #pareja #fail #humor sonido original – siiara_

O resultado final é revelado em um segundo vídeo, que pode ser visto na galeria acima, onde a jovem mostra ao seu parceiro tudo o que deu errado e a reação dos amigos.

“Foram necessários cinco anos para deixar o cabelo crescer”, afirma a mulher, lamentando ter que esperar mais dois para que o cabelo volte a ser como era antes.

Leia Também: Bebês que estão na UTI ganham fantasias de carnaval; veja as imagens

Cia. aérea da Finlândia começa a pesar passageiros por "segurança"

0

Uma companhia aérea da Finlândia começou, esta semana, a pesar os passageiros com a bagagem de mão para estimar de uma forma mais correta o peso do avião antes de decolar.

A medida da Finnair está sendo adotada em todos voos que partem de Helsinque.

“Até agora, mais de 500 clientes voluntários participaram na pesagem”, disse a porta-voz da companhia, Kaisa Tikkanen, ao Daily Mail.

Apesar de, para já, esta pesagem ser voluntária, em breve vai ser obrigatória e transversal, o que está gerando muita polêmica nas redes sociais, com internautas se mostrando “horrorizados” com a mesma.

A Finnair já esclareceu que a medida tem como objetivo proporcionar um voo seguro. 

Vale lembrar que pelo menos duas outras companhias já tinha começado a pesar passageiros: A Air New Zealand e a Korean Air.

Carnaval será de sol e calor no Rio e em SP; Salvador e Recife devem ter pancadas de chuva

0

(FOLHAPRESS) – O Carnaval deste ano deve ser com muito sol e calor nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. A previsão indica um cenário diferente do de 2023, quando um temporal no primeiro dia de Carnaval devastou São Sebastião (SP), matando 65 pessoas no litoral norte de São Paulo.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), pode chover no fim das tardes nos próximos dias, mas a previsão é de apenas pancadas isoladas de chuva, sem potencial para alagamentos ou deslizamentos de terra.

Apenas em partes das regiões Norte e Nordeste é que o volume de chuva pode chegar a 60 mm. No restante do país, o clima favorecerá a festa dos foliões tanto nos blocos de rua quanto nos sambódromos. E ainda que a chuva possa atrapalhar a festa em algum momento, a temperatura estará sempre alta.

Confira a previsão do tempo completa:

RIO DE JANEIRO

A cidade terá clima favorável para os amantes da folia aproveitarem ao máximo tanto os cortejos dos blocos de rua como os desfiles na Marquês de Sapucaí. Os dias serão de muito sol, com surgimento de algumas nuvens ao final da tarde, por causa da umidade. Com isso, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas.

A temperatura tende a aumentar durante o dia, com as máximas saltando de 33°C, nesta sexta-feira (9), para 38°C na segunda (12). Na terça (13), a brisa marítima deve aumentar a nebulosidade, e a temperatura tende a cair um pouco, mas ainda ficará a sensação de abafamento.

Durante a noite, as máximas oscilarão entre 25°C e 26°C, ideal para curtir a folia.

SÃO PAULO

A capital paulista deve ter clima semelhante ao do Rio, com sol e calor durante o dia e pancadas de chuva isoladas entre o fim da tarde e início da noite.

As temperaturas se elevarão dia a dia, passando de 32°C nesta sexta para 34°C no domingo (11). Na segunda e na terça a nebulosidade aumenta, mas a máxima deve continuar acima dos 30°C.

Assim como no Rio, a chuva não deve atrapalhar em nada a festa nas ruas e no sambódromo do Anhembi.

BELO HORIZONTE E OURO PRETO

Os dois principais polos de Carnaval de Minas Gerais terão dias mais nublados que o restante do Sudeste.

A previsão indica que o sol aparecerá entre nuvens, mas deve chover todos os dias entre a tarde e a noite. Também serão pancadas isoladas, provocadas pela umidade. As temperaturas mínimas ficarão entre 18°C e 19°C, nas madrugadas, e as máximas chegarão a 30°C e 32°C.

SALVADOR

A previsão do Inmet indica chuvas em forma de pancadas que podem superar os 50 mm em algumas regiões do Nordeste, principalmente na Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba e sertão de Pernambuco.

Em razão disso o Carnaval de Salvador pode ser levemente afetado pela chuva prevista para o fim de semana, mas que também ajudará a refrescar os foliões atrás dos trios elétricos.

O volume de precipitação deve aumentar ainda mais na segunda-feira, e a previsão é de uma semana chuvosa na capital baiana. A temperatura máxima chegará a 33°C nesta sexta e no sábado, e com a chuva deve ficar em torno dos 30°C nos dias seguintes.

RECIFE E OLINDA

O Carnaval pernambucano de Recife e Olinda também deve acontecer sob céu nublado, com sol entre nuvens durante o dia e pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite -a chuva mais forte está prevista para a partir de domingo. A temperatura mínima deve ser de 25°C, e a máxima, de 32°C.

FORTALEZA

Os foliões da capital cearense devem encontrar clima parecido ao de Pernambuco. Para o sábado estão previstas pancadas de chuva isoladas, que podem estar acompanhadas de trovoadas.

O domingo deve ser nublado e, a partir de segunda-feira a chuva fica mais frequente. Ao longo destes dias as temperaturas devem variar entre 26°C e 31°C.

SÃO LUÍS

Os dias na capital maranhense devem ser chuvosos durante todo o Carnaval, principalmente na terça-feira, quando estão previstas precipitações mais fortes.

As temperaturas permanecerão altas, com mínimas entre 26°C e 27°C e máximas de 32°C a 33°C.

CALORÃO NO SUL

No Sul, para os primeiros dias de folia estão previstas chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e do sudeste de Santa Catarina, podendo superar os 30 mm. Em cidades do interior, a previsão é de pouca chuva, mas isso pode mudar a partir de terça-feira, com até 60 mm em algumas regiões. Assim como no Sudeste, a chuva deve ocorrer em forma de pancadas típicas do verão.

O calorão deve dominar, com a máxima podendo chegar, no domingo, a 39°C em Porto Alegre, 36°C em Florianópolis e 34°C em Curitiba.

CHUVA NO NORTE E CENTRO-OESTE

O Inmet também prevê um Carnaval mais chuvoso no Norte do Brasil. Segundo o instituto, são esperados acumulados de chuva acima dos 50 mm no oeste do Amazonas, no Acre, em Rondônia, no centro-sul e no leste do Pará, no Amapá e em Tocantins. Já em Roraima, no nordeste do Amazonas e no noroeste do Pará deve chover pouco.

A temperatura tende a variar um pouco em cada localidade, conforme o volume de chuva, mas deve ficar entre 23°C e 35°C na região.

O Centro-Oeste deve ter pancadas de chuvas fortes (acima dos 60 mm) e que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e até mesmo queda de granizo, principalmente em áreas de Goiás, do Distrito Federal e de Mato Grosso.

Em Brasília, previsão de mínima de 19°C e máxima de 26°C, e em Goiânia de 21°C a 31°C. Já em Campo Grande, onde não há previsão de chuva durante todo o Carnaval, a temperatura deve variar de 22°C a 30°C.

Leia Também: Potes de água dos pets precisam ser higienizados para evitar dengue

Carnaval será de sol e calor no Rio e em SP; Salvador e Recife devem ter pancadas de chuva 

Termina nesta sexta prazo de inscrição no concurso unificado

0

Nesta sexta-feira (9), às 23h59, horário de Brasília, termina o período de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que vai contratar 6.640 servidores públicos para 21 órgãos federais. Hoje, o número de inscritos alcançou o recorde de dois milhões de candidatos, mas 700 mil ainda precisam pagar a taxa de inscrição para confirmar a participação.

A prova será feita em 220 cidades de todos os estados e Distrito Federal e será aplicada no dia 5 de maio. Os candidatos poderão concorrer a uma ou mais carreiras em um dos blocos temáticos dos oito editais, que foram recentemente retificados para correções de ambiguidades e informações imprecisas.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) – responsável pelo processo seletivo – as mudanças foram referentes às vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD) e pessoas negras, além de algumas exigências na formação para determinadas vagas. O objetivo das mudanças foi garantir a observância dos princípios constitucionais da administração pública e também potencializar a seleção dos profissionais mais adequados ao exercício das atribuições.

A instituição orienta que os candidatos dos editais retificados no sentido de que tomem ciência das mudanças, inclusive documentações que precisarão ser apresentadas em caso de aprovação.

Esta é a primeira vez que o governo federal realiza um processo seletivo no qual é possível o candidato concorrer a mais de um cargo em diferentes órgãos, por ordem de interesse, pagando apenas uma taxa de inscrição. Para isso, é necessário selecionar o bloco temático e o nível de escolaridade com que o candidato pretende concorrer, com taxas de inscrição no valor de R$ 90 para vagas do ensino superior e R$ 60 para os concorrentes de nível médio.

Até o fim do período de inscrição, os candidatos que não tiveram os pedidos de isenção aceitos poderão pagar a taxa e participar do concurso. Todo o processo de inscrição é feito pela página da Cesgranrio, que é banca realizadora do processo seletivo, com o uso da conta gov.br.

Os candidatos inscritos poderão verificar os dados finais da inscrição no dia 29 de fevereiro e no dia 29 de abril será possível a consulta ao local de prova. A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação. No dia 30 de julho deve sair o resultado final com a classificação dos aprovados.

Leia Também: Carnaval: Fiocruz recomenda cuidado contra a covid-19 na Região Norte

Hoje, o número de inscritos alcançou o recorde de dois milhões de candidatos, mas 700 mil ainda prec… 

Potes de água dos pets precisam ser higienizados para evitar dengue

0

(FOLHAPRESS) – Combater em casa o criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika, é a primeira medida para evitar as arboviroses, que neste ano têm tido recorde de casos no Brasil. A atenção deve se concentrar em todos os pontos que acumulam água parada, do pote do pet ao pratinho de plantas e calhas.

Em nota pública, o Governo de São Paulo informou que “80% dos focos do Aedes aegypti estão no interior das residências”. Contudo, medidas simples, como lavar e trocar diariamente os potinhos de água dos bichinhos podem fazer toda diferença.

“Temos tido circulação do vírus 3 [da dengue] e também houve um aumento considerável nos casos de chikungunya, então o Estado emitiu um alerta. Temos que tomar esses cuidados para evitar uma possível epidemia”, alerta o biólogo César Leandro Jerônimo, da Vigilância Ambiental de São José do Rio Preto.

“Tem que ser lavado com bucha, aquela buchinha que tem aquele ladinho verde, para poder retirar os ovos que ficam na borda do recipiente. Se não realizar essa limpeza, esses ovos podem eclodir e se tornar uma larva”, afirma Jerônimo.

Reconhecer e aceitar a vista dos agentes municipais da Vigilância Sanitária também é fundamental. Os agentes municipais andam uniformizados e com crachá e, caso o morador não conheça o agente de sua área, basta confirmar a identificação apresentado por telefone com a Secretaria de Saúde Municipal antes de abrir a porta.

“É importante receber a visita dos agentes de saúde, eles têm um olhar clínico para identificar os criadouros”, diz o biólogo. Lembrando que em muitos municípios que, como Rio Preto, têm leis que garantem o acesso dos agentes aos imóveis para vistoria em prol da saúde pública.

Recolher todos os recipientes em área descoberta que possam conter água parada e verificar plantas que acumulam chuva em suas folhas, como bromélias, é outro ponto importante. Para controle alternativo, pode-se colocar nos pratos de planta água sanitária ou um pouquinho de detergente e até sal. “O ideal, porém, é evitar o acúmulo de água, com isso já se consegue evitar o desenvolvimento de larvas e a proliferação do mosquito”, reforça Jerónimo.

Fontes maiores também representam risco e quem tem piscina precisa estar com tratamento da água em dia, utilizando cloro. “Outra medida é fazer a vistoria semanal no imóvel, verificando as calhas e aplicando água sanitária nos ralos dos banheiros”, aponta Jerónimo.

Para o descarte correto de resíduos, em especial de recicláveis, a dica é procurar os pontos de coleta municipais. “É de suma importância que esses materiais sejam descartados de maneira regular, no local correto, para evitar qualquer tipo de criadouro ou até mesmo um abrigo para escorpião”, destaca o biólogo.

A Defesa Civil de Ribeirão Preto informou que todas as medidas preventivas contra a dengue e outras arboviroses devem ser mantidas, principalmente durante o período de chuvas. Nas redes sociais, Tiago Caldeira, coordenador da Defesa Civil de Ribeirão, fez um pronunciamento pedindo que a população colabore com os agentes de saúde. A recomendação é que evite-se abandonar garrafas plásticas, lonas e outros objetos que acumulam água em lugares abertos.

Na última terça-feira (6), o Estado de São Paulo publicou um decreto criando um Centro de Operações de Emergências (COE) para combate ao Aedes aegypti.

Coordenado pela Secretaria da Saúde (SES), o COE reúne outras sete secretarias estaduais -Casa Civil, Casa Militar e Defesa Civil, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Comunicação, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística -, além do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Foram destinados pelo decreto R$ 200 milhões para o enfrentamento direto ao mosquito em 645 municípios paulistas As ações previstas incluem investimento nas redes de saúde e emergência e promoção de limpeza e comunicação nas cidades.

Os recursos são provenientes do programa IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal) e se somam à intensificação de medidas de campo, como a nebulização, o chamado fumacê. Cerca de 600 equipamentos portáteis foram colocados à disposição dos municípios pelo Estado.

As Defesas Civis Municipais devem coordenar o trabalho de visita às residências bem como a orientação aos cidadãos com ações que já começam no Carnaval como o bloco simbólico “Unidos contra a Dengue” e que também acontecem por meio de redes sociais e mídias do metrô.

O monitoramento de casos de arboviroses em São Paulo está disponível online pelo site dengue.saude.sp.gov.br.

Leia Também: Vacina da dengue: quem pode tomar e para quem é contraindicada

A atenção deve se concentrar em todos os pontos que acumulam água parada, do pote do pet ao pratinho… 

Três pessoas morrem em grave acidente na RJ-186

0
Foto: Divulgação Rádio Muriaé

Na manhã desta sexta-feira (09), duas mulheres e um homem, morreram em um grave acidente envolvendo três veículos na RJ-186, que conecta Itaperuna a Bom Jesus do Itabapoana.

Segundo relatos, uma caminhonete teria ingressado na rodovia sem observar o fluxo de veículos, resultando em uma colisão com dois carros que seguiam na pista e não conseguiram evitar o impacto.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém, ao chegar ao local do acidente, encontrou as vítimas já sem vida. As identidades das vítimas não foram divulgadas, e os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).