Home Blog Page 2672

"Fofura": Cochilo de hipopótamos debaixo da água delicia ‘internet’

0

Os animais protagonizam alguns dos momentos mais engraçados e, desta vez, há mais um vídeo a tornando-se viral na Internet, cujos protagonistas são os hipopótamos. 

O vídeo divulgado pelo Jardim Zoológico de Cincinnati, e captado por um visitante, mostra o momento em que um trio de hipopótamos dorme debaixo de água. 

As imagens, publicadas no último dia 6 de fevereiro, rapidamente se tornaram virais, arrecadando muitos elogios entre os utilizadores, mas também fizeram notícia na imprensa norte-americana.

Uma curiosidade é que um hipopótamo pode dormir debaixo de água e emergir para respirar sem acordar. Este animal pode permanecer até cinco minutos submerso sem necessitar de respirar.

Pode ver o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Homem que fazia xixi na margem de rio é derrubado por outro durante tombo

 

Bebê morre depois da mãe a colocar acidentalmente no forno nos EUA

0

Uma bebê morreu, na última sexta-feira (9), no Missouri, Estados Unidos, depois da mãe a colocar para dormir, acidentalmente, no forno. A informação foi revelada por um procurador, em comunicado, no sábado (10). 

Segundo cita a Associated Press, a mulher, identificada como Mariah Thomas, foi acusada de pôr em perigo o bem-estar de uma criança. 

Foi na sexta-feira que a polícia respondeu a um alerta de uma bebê que não estava respirando. A criança foi encontrada com queimaduras e acabou por ser declara morta no local.

Uma testemunha disse à polícia que a mãe “deitou a criança para dormir a sesta e colocou-a acidentalmente no forno em vez de no berço”. 

Não é, contudo, revelado o que motivou essa atitude acidental. 

“Reconhecemos a natureza macabra desta tragédia e o nosso coração está pesado pela perda desta vida preciosa”, disse a procuradora do condado de Jackson, Jean Peters Baker, na mesma nota. “Confiamos no sistema de justiça criminal para responder adequadamente a estas terríveis circunstâncias”, acrescentou.

Leia Também: Brasileiro é preso em Portugal suspeito de matar filha na Bélgica

Trump fará "operação de deportação" maciça de imigrantes se vencer

0

“Não esqueçamos que esta semana também obtivemos uma grande vitória que todos os conservadores devem celebrar. Esmagamos o plano desastroso de fronteiras abertas do vigarista Joe Biden”, afirmou no sábado (10), numa reunião no estado da Carolina do Sul.

“Todo o grupo fez um ótimo trabalho no Congresso. Os esmagamos”, acrescentou.

Trump usou toda a influência junto dos membros republicanos do Congresso para bloquear o texto, privando o Presidente do país, Joe Biden, de um êxito na sensível questão da imigração, escreveu a agência de notícias France-Presse (AFP).

O ex-Presidente norte-americano, que durante a primeira campanha vitoriosa à Casa Branca prometeu construir um muro entre os EUA e o México, garantiu que a deportação de imigrantes será uma das prioridades caso volte a liderar o país.

“A partir do primeiro dia, vou pôr fim a todas as políticas de fronteiras abertas da administração Biden e vamos lançar a maior operação de deportação da história dos Estados Unidos. Não temos escolha”, afirmou.

Além da reforma da imigração, o acordo que foi bloqueado no Congresso na quarta-feira incluía um pacote de ajuda adicional à Ucrânia e a Israel.

Leia Também: Bebê morre depois da mãe a colocar acidentalmente no forno nos EUA

CNN Brasil sofre ataque de hacker e tem perfil em rede social invadida

0

GABRIEL VAQUER
ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – O perfil oficial da CNN Brasil no X (ex-Twitter) sofreu um ataque hacker na madrugada deste sábado (10). Um perfil afirmou que estava de posse da conta, e tentava publicar mensagens sobre diversos assuntos, entre elas ofensas.

O responsável dizia ser um dos causadores do ataque hacker que aconteceu ao perfil da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ocorrido em dezembro do ano passado.

Na ocasião, o perfil dela passou a publicar ofensas e também frase afirmando que foi invadido. Entre as postagens do invasor, houve menção ao escândalo do mensalão e ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Pouco depois das publicações, a CNN Brasil apagou as postagens do invasor, fazendo com que elas não ficassem no ar por muito tempo.
Por volta das 1h, a conta no X do canal de notícias de Rubens Menin já voltou a normalidade, com notícias diversas.

Até o fechamento desta reportagem, a CNN Brasil não havia se pronunciado oficialmente sobre o acontecido.

Leia Também: STF julgará dia 23 ação da Uber que discute relação trabalhista tem repercussão geral

O responsável dizia ser um dos causadores do ataque hacker que aconteceu ao perfil da primeira-dama … 

Suspeito algemado tenta fuga ao pular de viatura em Sergipe

0

ALÉXIA SOUSA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Polícia Militar recapturou um homem que tentou escapar algemado de uma viatura da corporação no bairro de Rosa Maria, em São Cristovão, na Região Metropolitana de Aracaju, nesta quinta-feira (8)

O suspeito foi abordado por agentes que faziam patrulhamento na região. Os policiais constataram no banco de dados da corporação que havia um mandado de prisão por homicídio contra o homem.
O nome do preso não foi divulgado. A polícia também não informou se ele possui advogado. Por isso, a reportagem não conseguiu localizar a defesa do suspeito.

Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento da tentativa de fuga do homem.

As imagens mostram que ele é colocado na caçamba da viatura, que é uma camionete, algemado com as mãos para trás. Assim que os agentes fecham o fundo do veículo, o homem rapidamente se levanta, pula da carroceria e corre para tentar fugir dos agentes.

Os policiais, no entanto, capturam o fugitivo em seguida. Ele foi levado para a 5ª Delegacia Metropolitana, em Nossa Senhora do Socorro.

Leia Também: Pelo menos dois mortos em queda de jato em estrada na Florida

O suspeito foi abordado por agentes que faziam patrulhamento na região. Os policiais constataram no … 

Padre de Osasco pede pix para comprar equipamentos após busca e apreensão da PF

0

O padre José Eduardo de Oliveira e Silva, um dos alvos da operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 8, para apurar as articulações para a tentativa de um golpe de Estado, pediu ajuda para adquirir novos equipamentos, já que teve celular e notebook aprendidos. O sacerdote da Paróquia São Domingos, na cidade de Osasco (SP), publicou no story do Instagram que está incomunicável por “motivos evidentes”. No final da mensagem, o líder religioso, que tem mais de 300 mil seguidores na rede, faz o pedido de um Pix para comprar novos equipamentos.

O padre José Eduardo é um dos alvos na Operação Tempus Veritatis, que apura uma tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados políticos. O sacerdote foi identificado pela PF como um dos membros a participar de uma reunião no dia 19 de novembro de 2022 no Palácio do Planalto, ocasião que teria sido discutida uma minuta golpista para impedir a posse de Lula (PT).

Na decisão que autorizou a operação, o ministro Alexandre de Moraes apontou que José Eduardo de Oliveira e Silva seria integrante do núcleo jurídico do esquema, que atuaria no “assessoramento e elaboração de minutas de decretos com fundamentação jurídica e doutrinária que atendessem aos interesses golpistas do grupo investigado”.

Também na rede social, o sacerdote afirmou que, em relação ao referido ao inquérito, sua posição sobre o assunto é “clara” e “inequívoca”, e diz estar à disposição da justiça brasileira. “A República é laica e regida pelos preceitos constitucionais, que devem ser respeitados. Romper com a ordem estabelecida seria profundamente contrário aos meus princípios. Abaixo de Deus, em nosso país, está a Constituição Federal. Portanto, não cooperei nem endossei com qualquer ato disruptivo da Constituição. Como professor de teologia moral, sempre ensinei que a lei positiva deve ser obedecida pelos fiéis, dentre as quais humildemente me incluo”, escreveu em nota.

Leia Também: Segunda noite de Carnaval em SP terá confronto de campeãs no Anhembi

O sacerdote da Paróquia São Domingos, na cidade de Osasco (SP), publicou no story do Instagram que e… 

Chuveirinho é disputado por foliões em calor de 37°C no Rio

0

ALÉXIA SOUSA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Sob sol quente no Rio de Janeiro, foliões disputaram espaço em chuveirinho da praia do Flamengo, na zona sul, durante a passagem do bloco Amigos da Onça. “O calor tá demais”, grita um rapaz fantasiado de Homem-Aranha, com um macacão colado no corpo.

Os termômetros marcam 37°C por onde passa o bloco.
A fisioterapeuta Larissa Paixão sai do chuveirinho e pega uma garrafa de 2 litros de água mineral que pediu para a amiga segurar. “É o jeito para se manter hidratada. Está muito quente. E, graças a Deus, tem esse chuveiro aqui porque aí não precisa entrar no mar e não perde o bloco”, disse.

Durante todo o período de folia, o calor deve se intensificar ainda mais na capital fluminense. A máxima pode chegar a 40°C na segunda e na terça-feira de Carnaval na maioria dos bairros.

Segundo o Climatempo, as temperaturas estarão acima da média para esta época do ano na Região Metropolitana do Rio.
Instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera, associadas ao calor, influenciam o tempo. Por causa disso, de acordo com os meteorologistas, podem acontecer pancadas isoladas de chuva entre as tardes e noites destes dias.

“Mesmo se a chuva cair, a gente fica. É bom que refresca”, afirmou o folião Daniel Almeida, que disse ter se preparado psicologicamente para encarar o dia todo de blocos.

Leia Também: Ex-chefe do Exército foi criticado por bolsonaristas por submergir em reuniões sobre golpe

Os termômetros marcam 37°C por onde passa o bloco. 

Segunda noite de Carnaval em SP terá confronto de campeãs no Anhembi

0

FÁBIO PESCARINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A segunda noite de desfiles em São Paulo terá escolas que somam 34 títulos na história do Carnaval paulistano. Sete agremiações desfilam a partir das 22h30 deste sábado (10) no Sambódromo do Anhembi, na zona norte. Dessas, cinco levantaram a taça ao menos uma vez.

A noite começa com a apresentação da maior campeã. A Vai-Vai, dona de 15 carnavais, está de volta à elite -rebaixada em 2022, venceu no Grupo de Acesso no ano passado.

A tradicional escola do Bixiga, na região central de São Paulo, celebrará os 40 anos da cultura hip hop no Brasil. Com o samba-enredo “Capítulo 4, versículo 3 – da rua e do povo, o hip hop: um manifesto paulistano”, a multicampeã alvinegra busca retratar a rua como um espaço constantemente disputado pela arte na cidade.

Sem uma sede oficial desde 2021, quando a quadra da escola foi desapropriada e demolida para a construção da estação Praça 14 Bis, da futura linha 6-laranja do metrô, a Vai-Vai realizou seus ensaios nas ruas do bairro e na sede de um sindicato também no centro. Mesmo assim, aposta na tradição e no “chão da escola”.
Um dos destaques da Vai-Vai é a cantora e rapper Negra Li, madrinha de bateria.

A Tom Maior será a segunda a desfilar. Com “Aysú: uma história de amor”, a agremiação pretende fazer uma releitura da história de Orfeu. A escola da Barra Funda, na zona oeste, irá comemorar no sambódromo seus 50 anos de história.
Já no início da madrugada, a Mocidade Alegre, da zona norte, defenderá o título conquistado no ano passado com uma homenagem a Mário de Andrade (1893-1945).

“O Carnaval ainda não fez nem 10% de toda a gratidão que o Mário de Andrade merece”, afirma Fábio Parra, diretor cultural da Mocidade. “Foi com ele que o Carnaval da cidade foi oficializado”, lembra, sobre a gestão do modernista à frente do então Departamento de Cultura da Municipalidade Paulistana, nos anos 1930.

Para tentar buscar o bicampeonato (ou o 12º título da escola na história), Parra afirma que foi preciso trabalhar dobrado. “Tem que colocar todos os segme ntos da escola inflados para se fazer um desfile competente.”

A Gaviões da Fiel quer resgatar a tradição de seu passado tetracampeão, diz Júlio Poloni, um dos três carnavalescos da escola. Com o tema “Vou te levar pro infinito”, a agremiação nascida da torcida organizada do Corinthians quer fazer uma “grande viagem” na avenida.

“Esse enredo é uma busca do Gaviões da Fiel pela sua identidade, daquela Gaviões lúdica, brincante, colorida, que fez tanto sucesso na década de 1990 e que conquistou seu espaço no Carnaval de uma forma muito única, forte”, afirma.

“Estamos propondo um recado de que a gente pode viver num mundo bonito, pacífico e harmonioso”, diz o carnavalesco da escola, que mais uma vez deverá ter a apresentadora Sabrina Sato à frente da bateria.
A Águia de Ouro, campeã em 2020 e oitava colocada no ano passado, vai homenagear os 100 anos do rádio no Brasil. O locutor Eli Corrêa, uma das inspirações para o enredo da escola da Pompeia, zona oeste, participou da apresentação do samba-enredo, que tem inclusive o bordão “oi, gente!” do radialista.
A Império de Casa Verde tem a meta de não bater na trave mais uma vez. Em 2022 ficou na segunda colocação, com a mesma pontuação da campeã Mancha Verde, e no ano passado foi vice, com um décimo a menos que a vencedora Mocidade Alegre.

“Nos dois últimos anos perdemos no mesmo quesito, evolução, com o mesmo jurado e no mesmo ponto”, afirma Rogério Figueira, o Tiguês, diretor de Carnaval da escola da zona norte. Ele diz acreditar que a Império sanou o problema de falta de comunicação que, afirma, prejudicou o andamento da escola nos dois últimos anos.

A agremiação irá homenagear a cantora Fafá de Belém, integrante do último carro e que participou ativamente da preparação para o Carnaval, nos ensaios e na montagem no barracão da escola.

“Não é um enredo biográfico, mas criado nas bandeiras que ela levanta, inclusive políticas”, afirma. A defesa do meio ambiente feita pela cantora, por exemplo, é citada no samba da escola. “Se a vida enfrenta a ambição, defenda a floresta”, diz trecho da letra.

Já perto do amanhecer, a Acadêmicos do Tucuruvi, também da zona norte, encerra a segunda noite de desfiles no Anhembi com o enredo “Ifá” e a missão de combater a intolerância religiosa.

“Com o crescente aumento de ataques a terreiros e lideranças religiosas de matriz africana no estado de São Paulo, o culto de Ifá vem sendo alvo, frequentemente, de ataques de intolerantes religiosos que demonizam a ancestralidade africana”, escreveu a escola, em trecho da sinopse de seu enredo, desenvolvido pelos carnavalescos Dione Leite e Yago Duarte e pelos pesquisadores Vinícius Natal e Renato Carvalho.

A Acadêmicos do Tucuruvi terá mais uma vez a ex-bailarina do Faustão Carla Prata como rainha de bateria.

As duas escolas com as piores notas nas duas noites, em apuração a ser realizada a partir das 16h da próxima terça-feira (13), serão rebaixadas, assim como subirão para o Grupo Especial as duas melhores do Grupo de Acesso, em desfile na noite deste domingo (11).

VEJA ORDEM DOS DESFILES DO GRUPO ESPECIAL DO CARNAVAL DE SP
Sambódromo do Anhembi
av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, zona norte de São Paulo. Os ingressos de arquibancada estão esgotados.
Sábado (10)
20h30 – Afoxé Filhos da Coroa de Dadá
22h30 – Vai-Vai
23h35 – Tom Maior
00h40 – Mocidade Alegre
01h45 – Gaviões da Fiel
02h50 – Águia de Ouro
03h55 – Império de Casa Verde
05h00 – Acadêmicos do Tucuruvi
OUÇA OS SAMBAS-ENREDO DAS ESCOLAS DE SP
Vai-Vai
Samba-enredo: Capítulo 4, versículo 3 – Da rua e do povo, o hip hop: um manifesto paulistano
Tom Maior
Samba-enredo: Aysú – uma história de amorMocidade Alegre
Samba-enredo: Brasiléia Desvairada, a busca de Mário de Andrade por um paísGaviões da Fiel
Samba-enredo: Vou te levar pro infinitoÁguia de Ouro
Samba-enredo: Águia de Ouro nas ondas do rádioImpério de Casa Verde
Samba-enredo: Fafá, a cabocla mística em rituais da floresta
YouTube Fafá, A Cabocla Mística Em Rituais Da Floresta Provided to YouTube by IIP-DDSFafá, A Cabocla Mística Em Rituais Da Floresta Liga Carnaval SP G.R.C.S.E.S Império de Casa Verde TingaSambas de Enredo: Carnaval SP 2024 (Grupo Especial, Acesso e Acesso II) Radar RecordsReleased on: 2023… https://www.youtube.com/watch?v=GFA2TUpZxFQ * Acadêmicos do Tucuruvi
Samba-enredo: Ifá

Leia Também: Homem sem as duas pernas é flagrado dirigindo com ajuda de cabo de vassoura no Rio

Sete agremiações desfilam a partir das 22h30 deste sábado (10) no Sambódromo do Anhembi, na zona nor… 

Mancha Verde, Rosas de Ouro e Dragões da Real são destaques na 1ª noite de Carnaval em SP

0

ISABELA PALHARES E FÁBIO PESCARINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, foi marcada por enredos em homenagem a África, com destaque para homenagem ao ex-jogador Adriano Imperador e delicadeza da princesa de bateria bailarina que atravessou a avenida na ponta dos pés. Os destaques foram Mancha Verde, Rosas de Ouro e Dragões da Real.

Os desfiles começaram na noite de sexta-feira (9) com a Camisa Verde e Branco exaltando a África.
“A Mocidade Verde e Branco vem saudar suas raízes, reafirmar-se como tradicional e legítimo território negro”, diz a escola sobre seu enredo que homenageia o orixá Oxóssi, o rei das matas e “patrono espiritual” da agremiação, que afirma pagar uma promessa telo retorno ao Grupo Especial -a agremiação voltou à elite depois de 12 anos.

A escola também homenageou o ex-atacante Adriano como símbolo de vitória e resistência negra. O goleador, que brilhou com a camisa da seleção brasileira e de clubes como Flamengo, São Paulo, Corinthians e Inter de Milão (Ita), é chamado de Imperador.

“Não sei nem sambar, mas esse é um dos dias mais importantes da minha vida”, disse Adriano ao subir no carro alegórico. Ele usou uma coroa que, segundo integrantes da escola, tinha uma esmeralda verdadeira.

Segunda da noite a se apresentar, a Barroca Zona Sul trouxe uma homenagem à velha guarda. No ano em que completa 50 anos, a escola escolheu o enredo “Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que nós somos a Faculdade do Samba.”

Depois de ter ficado em décimo lugar no ano passado, a Barroca encantou o público com alegorias altas e bastante elaboradas. O abre-alas tinha uma estrutura giratória que alterava o cenário conforme percorria a avenida.

No fim do desfile, a agremiação deixou a mensagem de que o futuro do samba está garantido: a última alegoria trouxe crianças vestidas com becas, jogando o capelo para cima, representando a formatura na faculdade do samba.

A Dragões da Real, terceira escola a se apresentar, levou para o Anhembi uma homenagem às rainhas e aos reis da África -que, reza a lenda, viram estrelas quando morrem. René Sobral, intérprete oficial da escola, disse que o intuito era mostrar uma parte da história africana pouco lembrada pelos brasileiros.

Em busca do titulo inédito, a escola da torcida organizada do São Paulo apostou no luxo para mostrar um continente rico e com muita cultura. Na comissão de frente, 33 integrantes se revezavam, já que o regulamento permite apenas 15 pessoas de cada vez à frente da escola.
O abre-alas era puxado por duas esculturas de rinocerontes e o último carro teve como destaque um rei cercado de elefantes dourados.

Em seguida, a Independente Tricolor veio com um desfile exaltando a força da mulher preta, representada nas guerreiras Agojie, que formaram o único exército feminino da história. Elas defenderam o reino de Daomé, atual República do Benim.

E para trazer a influência africana para o samba, a bateria ganhou atabaques -instrumento de percussão africano. Com paradinhas, os ritmistas animaram o público.

A escola encerrou o desfile a 45 segundos do tempo máximo.
A Acadêmicos do Tatuapé, bicampeã do Carnaval paulistano, trouxe para a avenida a história da badalada Mata de São João, cidade da região metropolitana de Salvador, conhecida como joia da Bahia.
Muitas alas representaram o barro, abundante na região e matéria-prima do artesanato local.

O destaque ficou por conta da princesa de bateria, Talita Guastelli, que é bailarina e atravessou o Anhembi na ponta dos pés. No final, a escola precisou correr para encerrar o desfile e os portões do Anhembi foram fechados 12 segundos após o tempo máximo, mas a agremiação não deve ser penalizada já que o estouro não chegou a um minuto.

Para tentar superar o vice-campeonato de 2023, a Mancha Verde apostou em um desfile exaltando o plantio e o homem do campo. Antes de o samba dominar o Anhembi, a escola da torcida organizada do Palmeiras trouxe o berrante e arriscou um som sertanejo, levantando a arquibancada tomada por torcedores.

O campo foi lembrado em alas com integrantes vestidos de frutas e legumes, além de animais como abelhas e o porco -como são conhecidos os torcedores do Palmeiras.

À frente dos ritmistas, Viviane Araújo, a rainha das rainhas, desfilou usando botas representando uma cantora de moda de viola
Já com o dia claro, a Rosas de Ouro iniciou o último desfile da noite, com uma homenagem ao Parque Ibirapuera, o mais famoso da capital paulista.

Para espantar o mal desempenho do ano anterior -quando ficou no 12º lugar- a Roseira apostou na sua marca registrada: muita cor e alegorias bem acabadas. Um dos carros trazia dezenas de ciclistas pedalando sem sair do lugar para representar uma das atividades que mais atrai público ao parque.

Uma das alas da escola representava as quadras de basquete sempre disputadas no Ibirapuera. Em outra, integrantes vestidos de formigas lembravam os tradicionais piqueniques nos gramados do parque.
A escola ainda homenageou a cantora Rita Lee, morta em 2023, que viveu nas proximidades do parque e costumava frequentá-lo na juventude.

A segunda e última noite de desfiles do Grupo Especial ocorre neste sábado e madrugada de domingo (11). Os destaques são a volta da Vai-Vai à elite -a escola é a maior vencedora do Carnaval de São Paulo, com 15 títulos. Entre as sete agremiações desfilam também a Gaviões da Fiel e a atual campeã, Mocidade Alegre.

Leia Também: Segunda noite de Carnaval em SP terá confronto de campeãs no Anhembi

Os desfiles começaram na noite de sexta-feira (9) com a Camisa Verde e Branco exaltando a África. 

Britânico termina mestrado aos 95 anos (e pondera doutorado)

0

Aos 95 anos, David Marjot foi o aluno mais velho a terminar os estudos na Universidade de Kingston, no Reino Unido. O homem, que completou um mestrado em Filosofia Moderna Europeia, pondera, agora, ingressar num doutorado – que acabaria com 102 anos.

Natural de Weybridge, em Surrey, o psiquiatra reformado é o aluno mais velho a formar-se naquela universidade, tendo batido o recorde de um estudante que terminou o curso aos 93 anos, em 1994, segundo um comunicado da instituição de ensino.

David especializou-se em psiquiatria em 1952. Mais de sete décadas depois, as mudanças na área motivaram-no a regressar aos estudos, de forma a “saber mais sobre filosofia e como poderia aplicá-la na profissão”.

Além disso, a morte da esposa, ao fim de 65 anos de casamento, foi, também, um fator que pesou na decisão, já que os estudos concederam-lhe forma de “manter a mente ocupada”.

Ainda que tenha reconhecido que voltar a estudar é “arriscado”, o psiquiatra defendeu que “o mais importante é estar interessado”.

“Foi duro; a minha memória já não é o que era, mas tive a sorte de ter professores excelentes e foi uma experiência muito positiva. Acho que é importante continuarmos sempre a desafiar-nos, mesmo à medida que envelhecemos”, disse.

David equaciona, agora, ingressar num doutorado em regime part-time, o que significa que terminaria os estudos com 102 anos.

Leia Também: Músicas de Michael Jackson são vendidas por R$ 3 bi em maior transação da história

Corpo de palestina de 6 anos que ficou sob fogo israelense é achado após 12 dias

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Hind Rajab, uma menina palestina de seis anos que estava desaparecida há quase duas semanas em meio aos combates em Gaza, foi encontrada morta junto com vários parentes, anunciaram o Hamas e sua família neste sábado (10), acusando as forças israelenses pelas mortes.

O corpo da menina foi encontrado na manhã deste sábado em um carro perto de um posto de gasolina no bairro de Tel al Hawa, na Cidade de Gaza, depois que os tanques israelenses se retiraram da área ao amanhecer, disse sua família à agência de notícias AFP. “Hind e todos que estavam no carro morreram”, afirmou seu avô, Baha Hamada.

A família afirmou à AFP que a menina e outros familiares estavam no carro quando se depararam com tanques que aparentemente abriram fogo contra eles. Hind Rajab parecia ter sobrevivido, dado que fez um telefonema para a sua família. A partir daquele momento, contudo, ninguém mais teve notícias dela, inclusive uma equipe da Cruz Vermelha palestina que foi procurá-la, segundo seus familiares.

O Exército israelense não respondeu às perguntas da AFP sobre os disparos contra o carro ou sobre o paradeiro dos desaparecidos.

Em meio ao avanço da guerra, o Hamas alertou neste sábado que uma ofensiva por terra de Israel em Rafah poderá deixar dezenas de milhares de mortos e feridos nesta cidade do sul da Faixa de Gaza, o último refúgio para os palestinos deslocados pelo conflito no território.
Na madrugada deste sábado, várias testemunhas relataram bombardeios nos arredores da cidade, onde vivem 1,3 milhão de palestinos, ou seja, mais de metade da população total da Faixa de Gaza. A grande maioria são deslocados que fugiram dos combates em outras áreas do enclave.

Em um comunicado, o Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007, alertou para o risco de “uma catástrofe e um massacre”. Além disso, a organização terrorista afirmou que responsabilizaria “a administração dos Estados Unidos, a comunidade internacional e a ocupação israelense” pelas consequências.

As forças israelenses preparariam agora uma operação terrestre em Rafah, na fronteira com o Egito. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu na sexta-feira aos militares que elaborem um plano combinado para a retirada de civis da cidade e a destruição de combatentes do Hamas que lá estejam.

Seu gabinete anunciou a medida em um momento em que tem aumentado a pressão sobre Israel ante a ameaça de um ataque terrestre em Rafah. Não está claro, no entanto, para onde os civis em Rafah poderiam ir. Muitos fugiram de cidades e vilas ao norte do território palestino devastadas pela guerra. Nesses lugares, os combates continuam e os suprimentos básicos estão criticamente escassos -e Israel não permite o retorno de quem deixou essas áreas.
O Ministério da Saúde do Hamas contabilizou 110 mortes durante a noite de sexta (9) para sábado. Também relatou combates intensos no hospital Nasser em Khan Yunis, no sul do território, onde uma pessoa morreu. Ainda há 300 funcionários, 450 feridos e 10 mil desalojados no local.

Leia Também: Britânico termina mestrado aos 95 anos (e pondera doutorado)

Motorista bêbado atropela 30 pessoas em bloco de Carnaval em MG

0

Um motorista embriagado atropelou cerca de 30 pessoas durante o desfile do bloco ‘Makako Loko’, no final da noite de sexta-feira (9), em São Gonçalo do Rio Abaixo, no estado de Minas Gerais.

O motorista, que apresentava três vezes mais álcool no sangue do que o limite legal, teria perdido o controle do veículo, segundo informou o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, na rede social X (Twitter).

Duas pessoas que ficaram em estado grave foram transportadas para o Hospital de Pronto Socorro João XXII, de acordo com informações da Polícia Militar, citada pelo g1.

As restantes vítimas, que sofreram ferimentos leves, foram levadas para o Hospital de Pronto Socorro de Itabira.

Revoltados, os foliões retiraram o motorista de dentro do veículo e o agrediram até que perdesse os sentidos, de acordo com o Correio Braziliense. O homem foi, depois, também transportado para uma unidade hospitalar.

A prefeitura lamentou o incidente, tendo assegurado estar a trabalhar para “garantir que todas as pessoas que necessitam de assistência sejam transferidas”, tendo em conta o surto de dengue que tem assolado o sistema de saúde de MG nos últimos meses.

Leia Também: Ex-chefe do Exército foi criticado por bolsonaristas por submergir em reuniões sobre golpe

Homem sem as duas pernas é flagrado dirigindo com ajuda de cabo de vassoura no Rio

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Agentes da Secretaria de Ordem Pública e homens da Guarda Municipal realizaram, nesta quinta-feira (8), uma operação para fiscalizar táxis, veículos de aplicativos e de transporte complementar no entorno da Rodoviária Novo Rio, na região central da cidade. Durante a ação, um condutor com necessidades especiais, cadeirante sem as duas pernas, foi flagrado dirigindo com o auxílio de um cabo de vassoura .

Segundo a Seop, os agentes também constataram que o automóvel não era adaptado para ser conduzido por pessoa com deficiência e o motorista não tinha a carteira nacional de habilitação. Eles verificaram ainda que a conta de um aplicativo estava em nome de um vizinho.

O nome do condutor não foi divulgado e o veículo multado e rebocado para o pátio da Prefeitura, localizado em São Cristóvão, na Zona Norte. Os agentes também descobriram durante a ação visando o feriado do Carnaval um táxi pirata. O condutor acabou sendo encaminhado para a 5ª Delegacia Policial (Mem de Sá), onde foi registrada a ocorrência por exercício ilegal da profissão.

Leia Também: Aplicativo permite denunciar assédio em blocos de Carnaval balançando o celular

Segundo a Seop, os agentes também constataram que o automóvel não era adaptado para ser conduzido po… 

"Foi um horror absoluto": passageiro alemão morre em voo da Lufthansa

0

Um passageiro alemão morreu, na quinta-feira, a bordo de um voo da Lufthansa que fazia a ligação entre a Tailândia e a Alemanha. O homem sangrou da boca e do nariz, deixando os restantes passageiros horrorizados. 

“Foi um horror absoluto, todos estavam aos gritos”, disse uma das pessoas que seguia a bordo da aeronave.

Quando embarcou, o homem apresentou-se visivelmente doente, com “suores frios” e “respirando muito rápido”. A mulher da vítima, que o acompanhava na viagem, afirmou que o estado do homem se devia ao fato de terem corrido para conseguirem embarcar no avião. 

Apesar disso, uma enfermeira que ia viajar no mesmo avião observou o homem e percebeu que ele precisava ser examinado por um médico. De acordo com o New York Post, um médico polonês chegou a analisar o homem, mas garantiu que tudo estava bem. 

O passageiro chegou a beber um chá de camomila, mas em seguida cuspiu sangue. Nesse momento, começou a sangrar do nariz e da boca. O homem esteve cerca de meia hora perdendo sangue e o óbito acabou por ser anunciado mais tarde pelo piloto.  

“Estava um silêncio absoluto a bordo”, comentou uma passageira. A tripulação retirou o corpo do homem para uma área mais reservada do avião. 

A aeronave regressou depois à Tailândia. Os passageiros tiveram de esperar duas horas sem qualquer orientação da companhia aérea, que garantiu depois um novo voo para a Alemanha, com escala em Hong Kong. 

Leia Também: Milei não conseguiria adaptar modelo de Bukele na Argentina, dizem especialistas

Milei não conseguiria adaptar modelo de Bukele na Argentina, dizem especialistas

0

JÚLIA BARBON
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Mal havia sido oficialmente reeleito, no último domingo (4), o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, já se disponibilizou a ajudar o líder argentino, Javier Milei: “Oferecemos oficialmente à ministra [da Segurança, Patricia] Bullrich não assessoria, porque não acho que essa seja a palavra, mas colaboração”.

O gesto teve reciprocidade do outro lado do continente. “Nos interessa adaptar o modelo de Bukele. A violência na Argentina está intensa”, rebateu a chefe da pasta, acrescentando que combinou com seu homólogo salvadorenho de organizar uma viagem ao país.

Ela quer entender como o país centro-americano conseguiu reduzir a criminalidade nos últimos cinco anos, usando basicamente uma política de encarceramento em massa que combateu gangues e rendeu a Bukele 85% dos votos no último pleito, mesmo suprimindo direitos civis básicos.
Mas Milei de fato conseguiria implantar algo parecido ao exemplo salvadorenho em nível nacional?

Estudiosos da segurança na América Latina avaliam que não, principalmente por três motivos. Primeiro, a Argentina é um país quase oito vezes maior em população. Segundo, vive dinâmicas criminais muito diferentes. E, por fim, tem um sistema de controle entre Poderes que em El Salvador já não existe.

“Em El Salvador, quando falamos em gangues, falamos em duas ou três organizações que tinham o controle de quase todo o território e disputavam entre si. No caso da Argentina, são muitos grupos diferentes, que operam a nível local”, diz José Miguel Cruz, diretor de pesquisas do centro latino-americano da Universidade Internacional da Flórida.

As chamadas “maras” salvadorenhas são grupos majoritariamente jovens, que vivem mais da extorsão da população do que do narcotráfico –prática que teve forte redução no governo de Bukele, mas não se extinguiu, diz Cruz. Com a baixa produção e consumo de drogas no país, elas também não têm uma atuação internacional relevante como ocorre no México ou Colômbia.

Além disso, a Argentina é um pais federativo, grande, enquanto El Salvador é um minipaís do tamanho de uma cidade argentina, com um governo unitário. Isso faz com que seja muito mais fácil a Bukele centralizar as decisões, implementar políticas nacionais e até negociar com esses grupos”, complementa ele.

A realidade de Buenos Aires, por exemplo, é completamente diferente da de Rosário, considerada o maior problema de segurança atualmente no país. A cidade portuária ao norte da capital argentina sofre com forte presença do narcotráfico, e investiga-se inclusive se a facção brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital) já está nas prisões locais.

Exceto ali e em algumas outras regiões, no entanto, os homicídios são um problema menor no país, que poderia ser combatido com políticas de redução da circulação de armas de fogo e prevenção a feminicídios, por exemplo, afirma o consultor argentino Tobías Schleider, um dos diretores do Instituto Latino-Americano de Segurança e Democracia.

“Aqui na Argentina é preciso deixar de pensar o crime como uma massa uniforme, os fenômenos são muito variados e de distinta gravidade”, diz ele. “A segurança não é só lançar polícia na rua ou prender gente. Pensemos no quão complexa é a economia, ninguém diria ‘vamos resolver a economia com uma medida mágica.”
Os próprios Bukele e Bullrich reconheceram isso em seus discursos na última semana.

“El Salvador não é o Reino Unido, da mesma forma que El Salvador também não é a Argentina. Como o problema ali é menor talvez o remédio também possa ser menor”, disse o presidente do país centro-americano, destacando que teve uma longa conversa com Milei por telefone quando este ganhou as eleições, em novembro passado.

Já Bullrich –que concorreu nas eleições presidenciais com um discurso linha dura e depois perdeu para Milei–, esclareceu que seria uma adaptação e uma cooperação técnica. Ela citou ter interesse nas reformas legislativas que o país fez, por exemplo, sem deixar claro a quais reformas se referia.

Em uma delas, de julho de 2023, a Assembleia controlada por Bukele aprovou a possibilidade de julgar até 900 pessoas ao mesmo tempo, em uma tentativa de desafogar a Justiça. Advogados também foram proibidos de visitar seus clientes nas celas, e o prazo para as audiências de custódia foi estendido para duas semanas.
“Acreditar que as questões de segurança se resolvem mudando leis é uma mentira. E, ainda assim, para que leis assim pudessem existir na Argentina seria preciso uma reforma tão grande que seria impossível, uma mudança muito profunda do Código Penal e até da Constituição”, avalia o pesquisador Schleider.

É a mesma opinião de uma consultora de segurança que trabalha no Legislativo argentino e não quis se identificar. Ela lembra da chamada “lei ônibus” de Milei, barrada pela Câmara na última semana. Diante de pressões, o governo teve que retirar um artigo do texto que obrigava o aviso às autoridades de reuniões públicas de grupos de 30 ou mais pessoas.

Essa consultora, porém, pondera que a Argentina poderia tirar algumas lições de El Salvador, como a vontade política de prender líderes de grupos criminosos conhecidos e evitar seu contato com o exterior das prisões. “Isso, em nenhum dos últimos mandatos, inclusive o de Bullrich [que já foi ministra da Segurança de Mauricio Macri de 2015 a 2019] se solucionou”, diz.

Mesmo se Milei conseguisse ultrapassar todos esses obstáculos, porém, os estudiosos dizem que o encarceramento em massa não seria suficiente para resolver os problemas da Argentina a longo prazo, e tampouco os de El Salvador. “A criminologia mostra que, cada vez que concentramos grandes números de pessoas nas prisões, mais as organizações criminosas se reestruturam e se reorganizam ali dentro”, diz Cruz.

Leia Também: Quem é a namorada de Vladimir Putin, Alina Kabaeva?

Rodoviárias de Campos devem registrar aumento de 45% de passageiros durante o Carnaval

0
Rodoviária de Campos/ Foto: Divulgação Ascom

A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) estima que as rodoviárias Shopping Estrada e Roberto Silveira devem registrar um aumento de 45% no número de passageiros a partir desta sexta-feira (9), em função do Carnaval. A expectativa é que em torno de 25 mil pessoas passem pelas duas rodoviárias até a próxima quarta-feira (14). Esse percentual se refere ao movimento de deslocamento principalmente para a Região dos Lagos, destino de muitos campistas nesta época do ano.

“O movimento vai aumentar nesta sexta-feira, o que é bastante comum para o período”, disse o gerente de Rodoviárias da Codemca, Luiz Carlos Ferreira Machado, informando que as empresas de ônibus que ligam Campos a municípios do Norte Fluminense e de outras regiões do estado do Rio de Janeiro já estão preparadas para o aumento no número de passageiros. “Todas estão com horários extras, tanto para a sexta-feira quanto para sábado”, afirmou.

Ainda de acordo com o Luiz Carlos, na região, a procura maior será pela praia do Farol de São Tomé, em Campos, devido à programação para os quatro dias de Carnaval. “Em seguida vêm São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que são cidades litorâneas e as mais visadas. Já na Região do Lagos, o município mais procurado é Cabo Frio, e na Região Metropolitana, a capital”, pontuou.

FAROL DE SÃO TOMÉ COM TRANSPORTE REFORÇADO

A praia Farol de São Tomé está entre os destinos mais procurados para os dias de folia. Em função disso, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) vai direcionar 48 veículos extras, entre ônibus e vans, para reforçar o transporte público para a praia campista. A partir desta sexta-feira (9), quando começa o “Carnaval de Todos Nós 2024”, até segunda-feira (19), devido à prorrogação da programação de verão, haverá 13 ônibus e 35 vans fazendo a linha Campos/Farol.

Fonte: Ascom

Quem é a namorada de Vladimir Putin, Alina Kabaeva?

0

Vladimir Putin está sob os holofotes globais desde que começou a invasão russa na Ucrânia. Da mesma forma, os principais oligarcas da Rússia e outros indivíduos influentes foram atingidos por sanções. A suposta namorada de Putin, Alina Kabaeva, se enquadra nessa categoria.

Mas o quanto sabemos sobre Alina Kabaeva? Clique na galeria e descubra.

Leia Também: Terremoto de magnitude 5,7 atinge a ilha do Havai. Veja o vídeo

Pelo menos dois mortos em queda de jato em estrada na Florida

0

Pelo menos duas pessoas morreram, esta sexta-feira (9), depois de um jato cair numa estrada na Florida, nos EUA. Após a queda, a aeronave pegou fogo.

A Administração Federal de Aviação (FAA) declarou que a bordo do avião seguiam cinco pessoas.

O acidente ocorreu quando o jato fazia a ligação entre Ohio e Nápoles. O avião tinha partido pouco depois das 13h00 e tinha hora prevista de chegada às 15h21 – horário local.

De acordo com o New York Post, estiveram envolvidas no acidente pelo menos duas viaturas. Nas redes sociais, foi compartilhado um vídeo onde se vê a aeronave completamente em chamas no meio da estrada. 

A polícia afirmou que a estrada onde o avião caiu esteve encerrada. O acidente está agora sendo investigado. 

Leia Também: Líder do Irã é banido de redes sociais após comentários sobre ataque do Hamas

"Cortei a garganta". Menor confessa que assassinou a mãe na Espanha

0

Jon, o menor de 15 anos suspeito de assassinar a mãe na Espanha, na quarta-feira, confessou o crime ao Ministério Público. “Peguei numa faca e cortei-lhe a garganta”, assumiu o rapaz. 

“Chegaram os resultados das notas e quando a minha mãe viu, ela começou a me insultar e a me bater com a mão na cara várias vezes”, começou o adolescente por explicar. O jovem garante que a mãe o agarrou pelo pescoço e que nesse momento o irmão, de 13 anos, saltou para cima da mulher para que esta largasse o filho mais velho. 

De acordo com a Telecinco, a mulher acabou por cair e foi, depois, assassinada pelo filho. “Peguei numa faca e cortei-lhe a garganta”, assumiu o jovem.

No depoimento, Jon revelou ainda que Silvia López Gayubas, de 48 anos, começou a sangrar muito. “Tirámos a roupa dela e também a nossa porque estava manchada de sangue. Limpamos tudo e colocamos a roupa num recipiente”, afirmou. 

Os investigadores da Guarda Civil, que estiveram na cena do crime, verificaram todas as facas que estavam na casa da família e acreditam que, entre elas, pode estar a arma usada na morte da mulher.

O corpo da vítima foi encontrado, na quarta-feira, com facadas no pescoço, dentro de um carro na garagem da casa da família. Os adolescentes fugiram e acabaram por ser localizados num parque, horas depois.

O plano dos dois irmãos era, após a morte, transportarem o corpo da mãe para outro local. Contudo, quando tentaram sair de casa com o carro, Jon teria se enganado com a marcha e acabou por bater com o carro contra a parede. Antes de fugirem, os dois irmãos ligaram à avó e alegaram que tinham sido raptados. 

O irmão mais velho continua detido pela Guarda Civil, enquanto o mais novo, que por ser menor é inimputável, ficou sob a alçada do Ministério Público.

Leia Também: Pelo menos dois mortos em queda de jato em estrada na Florida

Terremoto de magnitude 5,7 atinge a ilha do Havai. Veja o vídeo

0

Um terremoto de magnitude 5,7 na escala de Richter atingiu a ilha do Havaí, nesta sexta-feira (9), produzindo fortes tremores em todo o estado. 

O sismo atingiu a área de Pahala, na ilha Havai, a maior do arquipélago com o mesmo nome, e a sua profundidade foi estimada em 37 quilômetros, de acordo com o USGS.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico adiantou ainda que não há perigo deste fenômeno.

A ilha Havai, com mais de 200.000 habitantes, está sujeita regularmente a erupções vulcânicas e sismos ou terremotos.

Alguns tremores foram sentidos em Honolulu, na ilha de Oahu, que fica a cerca de 322 quilômetros a norte.

Inicialmente tinha sido avançado que a magnitude do sismo tinha sido de 6,2 mas o número foi mais tarde revisto para 5,7.

É naquela ilha que se localiza o Mauna Loa, um dos seis vulcões do arquipélago com 19 ilhas e atóis, que entrou em erupção pela primeira vez em quase 40 anos no final de 2022, expelindo lava até 60 metros de altura.

Também naquela ilha está o vulcão Kilauea, que permaneceu em erupção quase continuamente entre 1983 e 2019 e é uma atração popular para turistas que o sobrevoam de helicóptero.

Nas redes sociais, foi compartilhado um vídeo, que pode ver na galeria acima, com o tremor sentido numa casa.

Leia Também: “Cortei a garganta”. Menor confessa que assassinou a mãe na Espanha