Home Blog Page 2679

Campos decreta ponto facultativo a partir desta sexta-feira devido ao Carnaval

0
Prefeitura de Campos dos Goytacazes/Foto: Divulgação

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (8), o Decreto nº 16, estabelecendo ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta (9), segunda (12) e quarta-feira (14) por tempo integral, em razão do Carnaval.

A decisão da Prefeitura de Campos considerou o Decreto Estadual nº 48.935, de 30 de janeiro, que estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nos dias 9, 12 e 14 de fevereiro.

No entanto, de acordo com o parágrafo único, o ponto facultativo não abrange os setores de licitação e protocolo geral da Secretaria Municipal de Administração e Recursos.

Os serviços essenciais, inclusive os atendimentos médicos, plantões médico hospitalares, funcionarão normalmente, sem interrupção. Já as Unidades Básicas de Saúde ficam dispensadas do funcionamento, reabrindo na quinta-feira (15).

Fonte: Ascom

Homem morre em colisão entre carro e carreta na BR-101, em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Um acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (08), no km 53 da BR-101, próximo ao Parque Canaã, em Campos, envolvendo um carro e uma carreta. A vítima, um homem de aproximadamente 55 anos, cuja identificação não foi divulgada, veio a óbito no local do acidente.

As equipes da Arteris Fluminense, concessionária responsável pela rodovia, foram acionadas às 05h10 e constataram o falecimento do condutor do veículo de passeio. Não há registro de lentidão na região, e as causas do acidente ainda não foram reveladas. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

Flamingo com cerca de 75 anos morre no Zoo de Berlim

0

O Jardim Zoológico de Berlim, na Alemanha, está de luto pela perda de Ingo, seu flamingo mais antigo, que faleceu com pelo menos 75 anos. Residente desde meados da década de 1950, Ingo foi anunciado morto nas redes sociais pelo zoológico na quarta-feira.

Sua “idade mínima” foi determinada a partir de um anel em sua perna, marcado com “Cairo, 23.6.1948”, quando chegou ao local.

O zoo expressou sua tristeza pela partida de Ingo, destacando-o como uma “verdadeira lenda”.

Ingo ingressou no jardim zoológico no verão de 1955, vindo do Zoológico de Tierpark, também em Berlim, e a inscrição no anel foi descoberta apenas nos últimos anos. Embora se acredite que tenha tido descendentes, não existem registros detalhados sobre os flamingos, conforme informações da agência de notícias alemã DPA, citada pela Associated Press.

Ingo superou significativamente a média de vida dos flamingos na natureza, que é de aproximadamente 30 anos.
 

 

Leia Também: Mais de 100 gatos são encontrados mortos em uma casa na França

Entregador é barrado e insultado por moradora em condomínio no Rio

0

Um entregador de 18 anos foi barrado e insultado por uma moradora enquanto tentava fazer uma entrega em um condomínio residencial na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O caso aconteceu no domingo (4) e foi filmado pelo jovem. Nas imagens, a moradora o impede de usar o elevador “social” do prédio, alegando que ele deve usar o “elevador de serviço”.

O entregador informa à moradora que uma lei municipal, sancionada em julho de 2023, proíbe a distinção entre os elevadores. Ela ignora e insiste que ele use o outro elevador.

A moradora ainda tenta impedir o jovem de entrar no elevador e, quando ele finalmente consegue, ela aperta os botões incessantemente para que ele não suba.

Outras pessoas chegam ao local para ver o que está acontecendo.

O jovem registrou um boletim de ocorrência e o caso está sendo investigado.

A lei que proíbe a distinção entre os elevadores foi aprovada com o objetivo de evitar qualquer tipo de discriminação nos acessos a estabelecimentos privados.

Leia Também: Funcionários de pizzaria impedem assalto com martelo e caixote do lixo

Homem apresentou queixa 

Policiais do Segurança Presente resgatam bebê preso em carro em Guarus

0
Foto: Reprodução Operação Segurança Presente

Numa ação ágil e comovente, a equipe MOTO ECO I da Operação Segurança Presente resgatou um bebê que havia ficado acidentalmente preso dentro de um carro. Os policiais estavam em patrulhamento por Guarus, quando foram abordados por uma mulher em desespero, que solicitou ajuda para salvar a filha. Os agentes, usando duas chaves de fenda, conseguiram abrir o veículo e retirar a criança em segurança.

O Tenente Tavares, coordenador do Programa Segurança Presente, ressalta o compromisso dos policiais em ajudar a comunidade, mesmo em situações não relacionadas diretamente à segurança pública. “Essa ação exemplar reflete a filosofia da Operação Segurança Presente, que tem como base as acões de proximidade com a população e no policiamento comunitário. Os policiais envolvidos nessa ação estão de parabéns!”, declarou.

Mais de 100 gatos são encontrados mortos em uma casa na França

0

Mais de 100 gatos foram descobertos sem vida em La Roquette-sur-Siagne, uma comuna próxima a Cannes, na França, alguns deles armazenados em um congelador e outros enterrados no jardim de uma residência. Segundo informações do jornal Le Figaro, dezenas de felinos adicionais foram encontrados em condições deploráveis, enquanto um homem de 66 anos foi detido.

A macabra descoberta ocorreu na terça-feira, quando o grupo de proteção animal AEPA revelou que 77 gatos estavam no congelador de um galpão adjacente à casa, enquanto 38 gatos vivos, incluindo 12 filhotes e uma gata grávida, foram resgatados. Alguns dos animais apresentavam sintomas de tifo, uma doença altamente contagiosa.

O AEPA descreveu a habitação como a “casa dos horrores”, relatando que os felinos viveram em condições insalubres por vários anos, privados de cuidados. Conforme informações da rádio francesa BFM, outros 50 gatos foram encontrados enterrados no jardim. O suposto responsável, um homem de 66 anos, foi detido e liberado na quarta-feira, devendo passar por avaliação psiquiátrica.

A investigação do AEPA teve início em dezembro de 2023, após uma denúncia, e culminou na descoberta macabra. O grupo estava reunindo evidências para informar a polícia sobre as condições deploráveis, destacando odores fortes e barulhos anormais. Os animais resgatados serão entregues a associações de proteção animal.
 
 

Leia Também: Escorpião viaja em mala de mulher e é descoberto duas semanas depois

 

 

Homem é preso em flagrante por agredir e ameaçar companheira em Campos

0
Foto: Divulgação Deam

Na tarde desta quarta-feira (7), agentes da DEAM-Campos, sob a coordenação da Delegada Titular Madeleine Dykeman, efetuaram a prisão em flagrante de um homem identificado pelas iniciais R.C.P, de 26 anos, por crimes de lesão corporal, ameaça e posse de munição de uso restrito.

O indivíduo foi detido na BR-101, enquanto tentava fugir para Travessão, após agredir e ameaçar sua companheira, C.S.S.D de 21 anos. Durante a ação, foram encontradas na residência do casal três munições, incluindo uma de calibre 7.62 (fuzil) e uma granada de gás lacrimogênio.

Os eventos ocorreram por volta das 13h30, no bairro Parque Leopoldina, quando uma discussão entre o casal se tornou violenta após a vítima descobrir uma traição. Após pedir para o agressor sair de casa, a situação escalou, resultando em agressões físicas, incluindo o uso de uma faca de serra. A vítima, em busca de socorro, correu para o quintal e foi auxiliada por familiares, que a encaminharam para atendimento especializado.

Durante o relato dos acontecimentos, a vítima mencionou que o agressor possuía armas e ameaçava explodir a residência, enviando áudios intimidatórios. Diante dessas informações, a Delegada Madeleine Dykeman ordenou a prisão em flagrante do agressor, mas ele já havia fugido.

Os policiais, então, deslocaram-se para Travessão, onde conseguiram interceptar o veículo do acusado na BR-101, em Guarus, efetuando sua prisão e apreendendo as armas utilizadas nas ameaças. O acusado foi conduzido para a DEAM-Campos para as devidas providências legais.

Torre Eiffel é recriada com mais de 700 mil fósforos; Guiness rejeita

0

Richard Plaud, um francês de 47 anos, dedicou oito anos e 4.200 horas para construir uma réplica da Torre Eiffel com 706.900 fósforos, alcançando uma altura total de 7,19 metros. Seu objetivo era criar a estrutura de fósforos mais alta do mundo, mas sua tentativa foi rejeitada pelo Guinness World Records.

O recorde atual, mantido desde 2009 por Toufic Daher, do Líbano, é uma réplica da Torre Eiffel construída com seis milhões de fósforos, atingindo uma altura de 6,53 metros.

Após concluir sua criação em 27 de dezembro, Plaud submeteu uma candidatura ao Guinness World Records, que foi rejeitada sem análise. Em uma postagem nas redes sociais, ele expressou sua “grande desilusão” e compartilhou os motivos dados pelo Guinness World Records: “os fósforos utilizados devem estar disponíveis no mercado e prova deste fato deve ser fornecida como evidência”, e “os fósforos não podem ser cortados, desmontados ou distorcidos”.

Plaud explicou que, como os fósforos que utilizou não estavam disponíveis no mercado e não eram reconhecidos como tal, sua tentativa foi desclassificada, causando-lhe uma “grande desilusão, engano e incompreensão”. Ele questionou a justificativa de que os fósforos não eram iguais, afirmando que “706.900 fósforos colados um a um não são iguais? E que são muitos afiados para serem reconhecíveis”. Plaud concluiu dizendo que sua torre de fósforos ainda tem 7,19 metros e continuará assim por muito tempo.

Mark McKinley, diretor dos serviços centrais de registros do Guinness World Records, explicou que a organização é minuciosa na análise das provas para garantir condições equitativas para todos os aspirantes a um título do Guinness World Records.
 

Leia Também: Ataque homofóbico em São Paulo: “Saí da padaria com o nariz sangrando”

Escorpião viaja em mala de mulher e é descoberto duas semanas depois

0

Um escorpião venenoso foi transportado do Quênia para a Irlanda na bagagem de uma viajante e permaneceu em sua casa por duas semanas antes de ser descoberto por acaso.

James Hennessy, proprietário e diretor do Jardim Zoológico Nacional de Répteis, no condado de Kilkenny, na Irlanda, relatou que a mulher, residente na cidade de Wicklow, desfez a mala ao retornar do Quênia e a deixou em seu quarto.

A presença do escorpião só foi percebida pela mulher quando ela mudou a mala de lugar cerca de duas semanas depois.

“A casa onde a mulher mora possui piso aquecido, então o escorpião estava confortável e quente no chão”, destacou Hennessy à RTE Morning Ireland.

Segundo Hennessy, “esse tipo de escorpião não é muito perigoso, mas o veneno pode causar dificuldades respiratórias, dor intensa e algum inchaço localizado. Felizmente, não é fatal”.

O escorpião passará o restante de seus dias na unidade de animais venenosos do Jardim Zoológico Nacional de Répteis, onde será utilizado em apresentações educacionais.

 

Jovem acorda com manchas e inchaço nos olhos e intriga a web

0

Um vídeo publicado por Gustavo Henrique, de 20 anos, intrigou a web nesta semana. O jovem acordou com a região dos olhos manchada de verde e com um inchaço significativo. No dia seguinte, o inchaço diminuiu, mas a área ficou roxa. O vídeo foi postado no TikTok.

Gustavo não sabe o que causou a reação. “Não sei se foi alguma reação alérgica, sou bem alérgico a tudo. Mas, simplesmente, não sei o que pode ter acontecido”, disse ele. O jovem relata sentir dor ao tocar o local e que a luz do sol também o incomoda.

“(Estavam) ardendo bastante, inchados, lacrimejando muito. Não sei o que pode ter acontecido”, contou em vídeo  que já conta com quase 10 milhões de visualizações.

Nos comentários do vídeo, muitos internautas sugeriram que a causa poderia ser uma mordida de barata. Gustavo, que não sabia que baratas mordiam, disse que não tinha percebido nenhum inseto em seu quarto.

Ele fez uma consulta médica, mas ainda não tem um diagnóstico definitivo. “Fiz uma consulta básica e não foi nenhum bicho, mas tem que esperar outros resultados para saber o que aconteceu. Qualquer atualização, eu mostro”, disse ele.

Leia Também: Escorpião viaja em mala de mulher e é descoberto duas semanas depois

2024 começa com recorde: Janeiro é o 8º mês mais quente da história

0

O observatório europeu Copernicus divulgou nesta quinta-feira (8) dados alarmantes: Janeiro de 2024 foi o oitavo mês consecutivo com recordes de temperatura, confirmando uma tendência preocupante de aquecimento global.

Desde junho de 2023, cada mês tem sido o mais quente já registrado para o período. Como consequência, 2023 foi oficialmente o ano mais quente da história, e 2024 segue um ritmo igualmente preocupante.

Em janeiro de 2024, a temperatura média do ar de superfície atingiu 13,14°C, 0,70°C acima da média de janeiro entre 1991 e 2020. Esse valor supera em 0,12°C o recorde anterior, estabelecido em janeiro de 2020.

A temperatura média global nos últimos doze meses (fevereiro de 2023 a janeiro de 2024) também é a mais alta já registrada, 0,64°C acima da média de 1991-2020 e 1,52°C acima da média pré-industrial de 1850-1900.

Os oceanos também não escaparam da onda de calor. A temperatura média da superfície do mar global para janeiro de 2024 atingiu 20,97°C, um novo recorde para o mês. Este valor é 0,26°C mais quente do que o janeiro mais quente anterior (2016) e o segundo valor mais alto para qualquer mês no conjunto de dados do Copernicus, empatado com agosto de 2023 (20,98°C).

A sequência de recordes de temperatura e a confirmação de 2023 como o ano mais quente da história servem como um alerta urgente sobre a necessidade de medidas contundentes para combater o aquecimento global. A comunidade científica reforça que a mitigação dos impactos da crise climática é um desafio que exige uma resposta global e imediata.

Leia Também: NASA revela imagem impressionante da lua vulcânica Io de Júpiter

Homem sobe ao topo do Sphere em Las Vegas e é detido; veja as imagens

0

Um homem, de 24 anos, foi detido após escalar o exterior da sala de espetáculos Sphere, em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante a manhã desta quarta-feira. Segundo a agência de notícias The Associated Press (AP), o indivíduo foi identificado como Maison Des Champs, um jovem que já escalou vários edifícios a favor de movimentos pró-vida.

A Polícia de Las Vegas indicou que começou a receber alertas de que uma pessoa estaria escalando a estrutura esférica de 112 metros de altura em torno das 10h00 da manhã (horário local) e uma hora depois anunciou que o homem já havia sido detido.

Kevin McMahill, chefe do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas, considerou que o incidente é um golpe publicitário.

Já nas suas redes sociais, Maison Des Champs publicou um vídeo onde afirmou estar “no topo da Sphere”, com o objetivo de ajudar a angariar fundos para uma mulher grávida que está a passando necessidades.

O jovem foi detido pela primeira vez em 2021, após escalar um outro edifício em Las Vegas. Na altura, alegou que estava protestando contra o uso de máscaras durante a pandemia de Covid-19 e foi acusado de conduta inapropriada e invasão de propriedade. 

Posteriormente, em 2023, foi detido por escalar o edifício mais alto de Phoenix para promover a sua causa anti-aborto, uma ação que os bombeiros locais consideraram “muito, muito idiota”, lembra a AP.

Pode ver, na galeria acima, o homem no topo da Sphere.

Leia Também: Homem detido por escalar edifício em Melbourne sem proteção; veja

Mulher comprar ônibus e o transforma em uma casa para ela e o filho; veja

0

Uma mulher, mãe solteira, compartilhou a ideia original que teve para conseguir adquirir uma casa que pudesse pagar.

Nas redes sociais, Jazz, de 25 anos, relata que, diante da impossibilidade de comprar uma casa, optou por adquirir um ônibus de dois andares. É nesse veículo que ela vive com seu filho de cinco anos.

Em uma série de vídeos no TikTok, Jazz conta que comprou o ônibus de um homem que decidiu vendê-lo após a esposa adoecer. Jazz conduziu sua futura casa até um estacionamento, onde a estacionou, e desde então tem realizado diversos trabalhos de restauração, com o objetivo de transformar o ônibus em um lugar habitável para ela e seu filho.

Essa não é a primeira vez que mãe e filho vivem em um veículo. Antes de adquirir o ônibus, Jazz comprou uma van, que também transformou em uma pequena moradia. Juntos, embarcaram em uma aventura, percorrendo vários quilômetros, conhecendo diversas pessoas e vivendo experiências únicas.

No entanto, em busca de maior estabilidade para sua família, ela decidiu investir em um espaço maior, mesmo que novamente sobre quatro rodas.

Leia Também: Homem sobe ao topo do Sphere em Las Vegas e é detido; veja as imagens

Tire suas dúvidas sobre a vacina da dengue aplicada na rede particular e no SUS

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em meio a mais um estado de alerta contra a dengue no país, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressalta um atenuante: pela primeira vez, o Brasil terá o auxílio de uma vacina no enfrentamento à doença.

A Qdenga, fabricada pela farmacêutica Takeda, foi incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde) e deve começar a ser aplicada ainda no mês de fevereiro. Ela já está disponível em laboratórios particulares a um preço médio de R$ 450 por dose.

A aprovação do imunizante foi recebida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março de 2023 para pessoas de 4 a 60 anos. Ele é aplicado via subcutânea, em duas doses, com intervalo de três meses.

As 757 mil doses entregues pelo laboratório fabricante passam por processo de liberação no Ministério da Saúde, como ocorre com os medicamentos e imunizantes importados que chegam ao Brasil. O cronograma de distribuição e a quantidade de doses para cada região serão divulgados em breve, diz a pasta.Veja tudo o que sabemos sobre a vacina e como adquiri-la.Quem pode receber a vacina

Nos laboratórios particulares, pessoas que estão na faixa etária de 4 a 60 anos conseguem receber o imunizante. Para isso, elas podem levar indicação médica ou se consultar em triagem com os profissionais dos próprios estabelecimentos.

O preço varia entre R$ 400 a R$ 490 por dose em laboratórios de São Paulo. Em alguns, porém, como o Fleury, o estoque está limitado aos clientes que solicitaram a segunda dose e em algumas unidades já não há mais vacina disponível, devido à alta demanda por imunização e à restrição da oferta do fabricante da vacina ao setor privado.

Pelo SUS, porém, o público inicial será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária, segundo o Ministério da Saúde, concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas –grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.

O ministério segue recomendação do grupo de assessoramento (Sage, em inglês) da OMS (Organização Mundial da Saúde), que aconselharam a introdução da vacina para o público de 6 a 16 anos. “Dentro dessa faixa etária, a vacina deve ser introduzida cerca de 1-2 anos antes do pico de incidência de hospitalizações relacionadas à dengue”.

Além disso, a vacina será aplicada apenas em 521 municípios de regiões que atendem aos seguintes critérios: possuir pelo menos um município com mais de 100 mil habitantes; alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024; maior predominância do sorotipo 2 do vírus da dengue (DENV-2).

A pasta da Saúde explica que a limitação foi feita devido à baixa capacidade de produção do laboratório.Quem não pode receber a vacina

Segundo a bula do fármaco, a Qdenga não deve ser aplicada em gestantes, lactantes, pessoas alérgicas a algum dos componentes da vacina e aqueles com problemas no sistema imunológico, como HIV, questões genéticas ou que estão em tratamento que afeta as defesas do corpo.Qual a eficácia e contra quais tipos de dengue a vacina tem proteção?

Em testes conduzidos em oito países na Ásia e na América Latina (Brasil, Colômbia, República Dominicana, Nicarágua, Panamá, Filipinas, Sri Lanka e Tailândia), a vacina teve eficácia de 80% contra os casos de dengue confirmados 12 meses após a segunda dose, e reduziu as hospitalizações em 90,4% nos 18 meses após a segunda dose.

Em relação à eficácia por sorotipo, a análise mostrou uma proteção variável para cada um, sendo de 69,8% contra o sorotipo 1 e 95,1% para o tipo 2, demonstrando uma boa proteção para este último.

Por outro lado, a proteção para o sorotipo 3 foi abaixo do limite de eficácia de 50% (48,9%, com intervalo de 27,2%-64,1%) e, para o sorotipo 4, foi inconclusivo.
Este último ponto preocupa os especialistas, especialmente pela possibilidade de uma epidemia dos sorotipos 3 e 4 no país este ano.Quais os possíveis riscos associados?

Como todo fármaco, a vacina possui efeitos colaterais esperados, como dor ou vermelhidão no local da injeção, dores de cabeça e musculares, mal-estar generalizado e fraqueza. Cerca de 10% dos vacinados podem apresentar febre. Os efeitos colaterais são, em geral, leves a moderados, e podem desaparecer em poucos dias.

Um efeito que pode surgir ao aplicar a vacina e preocupa cientistas é a ocorrência de uma reação chamada ADE (aumento dependente de anticorpo, na sigla em inglês). Isto ocorre porque a vacina induz a produção de anticorpos ligados aos diferentes sorotipos, mas ela não é igual para cada um deles.

Assim, no momento de uma infecção por um dos tipos do vírus, em vez de combatê-lo, os anticorpos podem ajudar a infecção do vírus nas células, causando um quadro similar ao de dengue hemorrágica -que pode ocorrer ao contrair a doença pela segunda vez.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, a Takeda afirma que após um estudo de mais de quatro anos de seguimento, o imunizante não apresentou nenhum risco de segurança ou agravamento de doença associado à vacinação, independentemente de exposição prévia ao vírus.

A Qdenga, fabricada pela farmacêutica Takeda, foi incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde) e deve… 

Número de testes positivos de dengue salta de 0,7% para 13% em nove semanas, aponta relatório

0

Um levantamento sobre arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos) com foco em dengue, feito pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS), mostra que a taxa de infectados por dengue no Brasil saltou de 0,7% para 13% em menos de dois meses. A análise leva em conta o período entre 19 a 25 de novembro de 2023 e 14 a 20 de janeiro de 2024.

Trata-se de um porcentual maior que o registrado no mesmo período de 2022 (8%) e 2023 (6%). A escalada, contudo, tende a continuar. Segundo o ITpS, historicamente o pico da doença acontece entre os meses de abril e maio – o que deve se repetir neste ano.

A pesquisa é baseada em mais de 50 mil testes de dengue realizados pelos laboratórios do Hospital Albert Einstein, Hillab, HLAGyn e Sabin, entre janeiro de 2022 e 2024.

O Instituto destaca, porém, que trata-se de uma amostragem baixa em relação à população brasileira e que a maioria dos diagnósticos foi feita nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Além disso, existe a possibilidade de falsos positivos – o que pode reduzir a precisão dos diagnósticos.

Apesar disso, o aumento registrado pela pesquisa pode ser considerado alarmante, segundo a infectologista Eliana Bicudo, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). “Os dados corroboram para o fato de que estamos vivendo uma emergência sanitária”, pontua. Só neste ano, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 364 mil casos prováveis de dengue e 40 óbitos.

A análise leva em conta o período entre 19 a 25 de novembro de 2023 e 14 a 20 de janeiro de 2024 

Famílias ‘de guarda’ dormem ao lado de parentes mortos em incêndios no Chile

0

VIÑA DEL MAR, CHILE (FOLHAPRESS) – A dona de casa Gloria Salamanca, 41, dormiu em meio às cinzas e ao lado do corpo de sua mãe no sábado (3). “Ela ficou dois dias e duas noites exposta, porque ninguém a levava”, conta ela, segurando os anéis carbonizados que acaba de receber dentro de um saquinho de plástico do Serviço Médico Legal (SML).

Georgina Sarabia morreu aos 65 anos no quintal de casa, na última sexta (2), poucos minutos depois de receber o alerta tardio em seu telefone de que um grande incêndio estava chegando. Foi avisar os vizinhos e voltou para pegar seus animais de estimação, mas não chegou ao portão. Quando Gloria a encontrou horas depois, seu corpo ainda exalava fumaça.

O sofrimento das famílias que perderam parentes naquela tarde, no “furacão de fogo” que matou mais de 130 pessoas e lambeu em poucos minutos bairros inteiros na região da cidade de Viña del Mar, no litoral do Chile, tem sido prolongado por um colapso nos serviços de remoção e identificação de corpos.
São muitos os relatos sobre vítimas que ficaram nas ruas ou dentro de casas ou carros por cerca de dois dias até que fossem removidas, com parentes “de guarda” para evitar que cachorros se aproximassem.

“Sou mãe de um filho que é autista, tinha 33 anos, e faleceu na sexta em consequência desse incêndio. Ele se encontra nesse lugar, que é onde ele vivia. Nesse momento seu cadáver ainda está aqui”, contou Joana Valenzuela Salinas, em um vídeo que viralizou nas redes sociais no domingo (4).

“Eu sei que há muita demanda […] mas já foram vistos dois animais que andam carregando ossadas humanas na boca. Então lhes suplico, quem tenha influência, quem possa ajudar, por favor entendam para mim como mãe o que significa esperar isso. É indigno para ele, e doloroso para mim”, dizia.

Outra chilena contou no X que levou seu avô e uma vizinha em uma caminhonete, enrolados em cobertores, naquela sexta. “Viajei de Santiago porque sua família de Viña del Mar queria deixá-lo abandonado e morto na rua. Estou com raiva, e embora eu saiba que é um crime remover um corpo, eu não poderia deixá-lo lá”, escreveu.

Até a tarde desta quarta (7), foram contabilizados 131 mortos, nos quais foram realizadas 82 autópsias e identificadas 35 pessoas, das quais apenas 8 entregues aos familiares. Também há uma lista de 13 nomes de desaparecidos, mas é possível que eles estejam entre os ainda não identificados.

Gloria conta que sua mãe foi levada na tarde de domingo (4), quando a Polícia de Investigações do Chile (PDI) anunciou um reforço das equipes em campo com cerca de cem membros de outras regiões, assim como a chegada da brigada de cães e a colaboração de peritos de outros laboratórios de criminalística.

No dia seguinte, a dona de casa ficou nove horas em frente ao Serviço Médico Legal, na cidade vizinha de Valparaíso, esperando que colhessem seu DNA, porque não encontravam os registros. Na terça (6), diz que “teve que armar um show” para que lhe entregassem os anéis e assegurassem que era mesmo sua mãe.

A ministra da Saúde, Andrea Albagli, orientou que o transporte de pessoas falecidas tem que ser feito sempre em coordenação com o SML, as polícias e o Ministério Público. Se uma pessoa avistar um corpo, deve avisar as autoridades.

“Entendemos o quão difícil e dolorosa é essa situação para todas as pessoas da região, estamos aumentando os atendimentos de saúde mental a todos que foram afetados por essa catástrofe”, declarou ela em entrevista a meios locais.

COMO COMEÇARAM OS INCÊNDIOS

Sabe-se que as queimadas começaram ao mesmo tempo em pelo menos quatro pontos distintos da região, por isso as autoridades falam em ato intencional. Os morros da zona litorânea têm um histórico de problema de incêndios para invasão de terras, da qual se acusam tanto pessoas sem-teto quanto imobiliárias, mas ninguém foi preso até agora e o caso está em investigação.

O fogo se espalhou em poucos minutos pela onda de calor que atingiu o sul da América do Sul nos últimos dias, intensificado pelo fenômeno climático El Niño, que aquece o oceano Pacífico. Segundo especialistas, essas ondas são cada vez mais comuns no verão devido à crise climática, exacerbada pela ação humana.

O presidente Gabriel Boric percorreu algumas áreas atingidas na terça (6) e anunciou uma lista de ações para ajudar as famílias afetadas, incluindo a suspensão da cobrança de água e energia em fevereiro e março e a doação de móveis usados nos Jogos Panamericanos de 2023, como camas e mesas de jantar.

Ele divulgou também ajudas internacionais. Entre elas, a chegada de dois aviões com mantimentos do México, a disponibilização de um sistema de monitoramento de emergências pela União Europeia e a ajuda de especialistas dos Estados Unidos.

Promotoria quer barrar gasto de R$ 1,2 milhão de prefeitura maranhense com folia de carnaval

0

O Ministério Público do Maranhão recomendou ao prefeito de Carolina, Erivelton Neves (PL), a suspensão imediata da realização das festas de Carnaval deste ano no município. A solicitação, feita em ofício recomendatório, é assinada pelo titular da Promotoria de Justiça da comarca, Marco Túlio Rodrigues Lopes.

A reportagem do Estadão pediu manifestação da gestão Erivelton Neves, mas não houve resposta. O espaço está aberto.

As festividades do Momo custarão R$ 1,2 milhão aos cofres públicos, entre contratação de atrações (R$ 950 mil) e despesas com palco, som, iluminação etc (R$ 250 mil), informou a Promotoria.

Carolina tem cerca de 25 mil habitantes e fica situada a 860 quilômetros da capital São Luís, às margens do rio Tocantins, que separa a cidade maranhense do Estado vizinho com o mesmo nome.

Segundo o Ministério Público, “a população local enfrenta problemas como falta de saneamento básico, ineficiência de transporte escolar, condições insalubres do matadouro municipal e estrutura precária de escolas e unidades básicas de saúde”.

“Para resolver estes problemas, é necessária a não utilização de recursos públicos para organização e realização de atividades carnavalescas em 2024”, sustenta o promotor de Justiça Marco Túlio Rodrigues Lopes.

O promotor defende que sejam evitados gastos com festas, “sustando repasses ou aplicação de recursos públicos para apoio financeiro a escolas de samba ou blocos de rua, contratação de bandas, cantores, shows e/ou trios elétricos, etc”.

TAC descumprido

Em 2023, a Justiça havia homologado Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), entre o Ministério Público estadual e a prefeitura de Carolina, “tratando da redução de gastos nas contratações artísticas durante o período carnavalesco daquele ano”. Apesar do compromisso firmado, a administração municipal não cumpriu os termos do TAC, afirma a Promotoria.

“O acordo foi quase integralmente descumprido. Os ônibus não foram adquiridos, o matadouro e a casa de acolhimento institucional não foram construídos, o lixão da cidade continua irregular e o transporte escolar continua um caos, entre outras questões”, destaca o promotor.

Segundo o Ministério Público, em ofício, a própria prefeitura de Carolina “reconheceu o descumprimento das questões, mas não foi encaminhado ao MP do Maranhão, como acertado em reunião em 25 de janeiro, um planejamento para as soluções das demandas”.

Carolina deveria elaborar plano estratégico e cronograma para resolver as omissões relativas ao TAC, adverte a Promotoria.

Além de citar a “omissão” da prefeitura de Carolina, o Ministério Público estadual exige, no ofício, datas previstas para construção do matadouro, Casa de Acolhimento Institucional, transformação do lixão da cidade em aterro sanitário e outras providências.

O município havia alegado que a redução dos gastos do carnaval de 2023 teve o objetivo de destinar os recursos poupados justamente para tais obras. Mas isso também não foi cumprido, afirma a Promotoria.

O Ministério Público solicitou que o prefeito Erivelton Neves informe, em 48 horas, sobre o “acatamento das recomendações, com o encaminhamento de respectivas comprovações por escrito”.

A solicitação, feita em ofício recomendatório, é assinada pelo titular da Promotoria de Justiça da c… 

TCE aprova por unanimidade as contas de 2022 da prefeita Francimara

0

Por unanimidade, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou nesta quarta-feira (7) as contas de 2022 da prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos. A Câmara Municipal receberá o documento para a apreciação final dos vereadores.

“Desde 2017, ano do meu primeiro mandato à frente da Prefeitura de SFI, todas as minhas contas já apreciadas tanto pelo TCE-RJ quanto pela Câmara Municipal foram aprovadas pelos dois órgãos. Essa é a prova incontestável de que estamos no caminho certo”, ressaltou a prefeita comemorando o resultado.

Francimara fez questão de agradecer a todos de sua equipe. “Gratidão aos nossos funcionários, que trabalham incansavelmente para me ajudar a administrar a nossa querida cidade. Um agradecimento especial aos secretários Fabiano Rangel (Controle Interno) e Júlio Nicolau (Fazenda) e aos respectivos trabalhadores das duas pastas pela dedicação. Aqui em SFI o dinheiro público é investido para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, finalizou.

Netanyahu rejeita cessar-fogo proposto por Hamas e diz que vitória está ‘ao alcance’

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, rejeitou o mais recente plano para um cessar-fogo na guerra contra o Hamas, que completou quatro meses nesta quarta (7). Em entrevista, o premiê afirmou que a “vitória total” contra a facção na Faixa de Gaza está “ao alcance” das forças militares de seu país.

Netanyahu renovou a promessa de destruir o Hamas e afirmou que não há alternativa para Israel a não ser causar o colapso do grupo terrorista. A despeito da pressão internacional por uma nova trégua, o premiê disse ter estabelecido a “vitória como objetivo desde o início” e que o conflito terminará em questão de meses, não de anos ou décadas. “Não nos contentaremos com nada menos do que isso.”

O primeiro-ministro reiterou outros objetivos já anunciados por Tel Aviv na guerra: além de destruir o Hamas, resgatar todos os reféns e garantir que Gaza não represente mais uma ameaça a Israel.

“Render-se às demandas delirantes do Hamas, que acabamos de ouvir, não traria a liberdade dos reféns, mas apenas convidaria um massacre adicional; convidaria um desastre para Israel que nenhum cidadão israelense deseja”, afirmou.

O plano de cessar-fogo do Hamas condicionava a interrupção dos combates em Gaza por quatro meses e meio à libertação de todos os reféns e a um acordo para o fim da guerra.

A proposta do grupo terrorista -uma resposta a uma oferta enviada na semana passada por mediadores do Qatar e do Egito e aprovada por Israel e Estados Unidos- ocorreu durante o maior esforço diplomático até agora por uma interrupção prolongada dos combates.

Mãe e três crianças brasileiras recebem autorização para sair de Gaza

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma mulher e três crianças brasileiras receberam autorização para deixar a Faixa de Gaza e serem repatriados pelo Brasil.

A mãe e os dois filhos mais velhos, de 4 e 2 anos, já estiveram em listas de repatriações anteriores, mas não puderam deixar a região por causa da gravidez avançada da mulher.

O nome do filho mais novo dela, um bebê nascido em 24 de dezembro de 2023, foi incluído na lista nesta quarta-feira (7). A informação foi dada ao UOL pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.

A expectativa é de que o grupo saia de Rafah para o Cairo, no Egito, amanhã. De lá, eles pegarão um voo comercial para o Brasil.

Toda a família tem dupla nacionalidade e estava alojada em uma casa alugada pela embaixada em Rafah. Eles estavam presos no país desde 7 de outubro, quando a guerra, que deixou quase 30 mil mortos até o momento.