Home Blog Page 2680

Promotoria quer barrar gasto de R$ 1,2 milhão de prefeitura maranhense com folia de carnaval

0

O Ministério Público do Maranhão recomendou ao prefeito de Carolina, Erivelton Neves (PL), a suspensão imediata da realização das festas de Carnaval deste ano no município. A solicitação, feita em ofício recomendatório, é assinada pelo titular da Promotoria de Justiça da comarca, Marco Túlio Rodrigues Lopes.

A reportagem do Estadão pediu manifestação da gestão Erivelton Neves, mas não houve resposta. O espaço está aberto.

As festividades do Momo custarão R$ 1,2 milhão aos cofres públicos, entre contratação de atrações (R$ 950 mil) e despesas com palco, som, iluminação etc (R$ 250 mil), informou a Promotoria.

Carolina tem cerca de 25 mil habitantes e fica situada a 860 quilômetros da capital São Luís, às margens do rio Tocantins, que separa a cidade maranhense do Estado vizinho com o mesmo nome.

Segundo o Ministério Público, “a população local enfrenta problemas como falta de saneamento básico, ineficiência de transporte escolar, condições insalubres do matadouro municipal e estrutura precária de escolas e unidades básicas de saúde”.

“Para resolver estes problemas, é necessária a não utilização de recursos públicos para organização e realização de atividades carnavalescas em 2024”, sustenta o promotor de Justiça Marco Túlio Rodrigues Lopes.

O promotor defende que sejam evitados gastos com festas, “sustando repasses ou aplicação de recursos públicos para apoio financeiro a escolas de samba ou blocos de rua, contratação de bandas, cantores, shows e/ou trios elétricos, etc”.

TAC descumprido

Em 2023, a Justiça havia homologado Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), entre o Ministério Público estadual e a prefeitura de Carolina, “tratando da redução de gastos nas contratações artísticas durante o período carnavalesco daquele ano”. Apesar do compromisso firmado, a administração municipal não cumpriu os termos do TAC, afirma a Promotoria.

“O acordo foi quase integralmente descumprido. Os ônibus não foram adquiridos, o matadouro e a casa de acolhimento institucional não foram construídos, o lixão da cidade continua irregular e o transporte escolar continua um caos, entre outras questões”, destaca o promotor.

Segundo o Ministério Público, em ofício, a própria prefeitura de Carolina “reconheceu o descumprimento das questões, mas não foi encaminhado ao MP do Maranhão, como acertado em reunião em 25 de janeiro, um planejamento para as soluções das demandas”.

Carolina deveria elaborar plano estratégico e cronograma para resolver as omissões relativas ao TAC, adverte a Promotoria.

Além de citar a “omissão” da prefeitura de Carolina, o Ministério Público estadual exige, no ofício, datas previstas para construção do matadouro, Casa de Acolhimento Institucional, transformação do lixão da cidade em aterro sanitário e outras providências.

O município havia alegado que a redução dos gastos do carnaval de 2023 teve o objetivo de destinar os recursos poupados justamente para tais obras. Mas isso também não foi cumprido, afirma a Promotoria.

O Ministério Público solicitou que o prefeito Erivelton Neves informe, em 48 horas, sobre o “acatamento das recomendações, com o encaminhamento de respectivas comprovações por escrito”.

A solicitação, feita em ofício recomendatório, é assinada pelo titular da Promotoria de Justiça da c… 

TCE aprova por unanimidade as contas de 2022 da prefeita Francimara

0

Por unanimidade, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou nesta quarta-feira (7) as contas de 2022 da prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos. A Câmara Municipal receberá o documento para a apreciação final dos vereadores.

“Desde 2017, ano do meu primeiro mandato à frente da Prefeitura de SFI, todas as minhas contas já apreciadas tanto pelo TCE-RJ quanto pela Câmara Municipal foram aprovadas pelos dois órgãos. Essa é a prova incontestável de que estamos no caminho certo”, ressaltou a prefeita comemorando o resultado.

Francimara fez questão de agradecer a todos de sua equipe. “Gratidão aos nossos funcionários, que trabalham incansavelmente para me ajudar a administrar a nossa querida cidade. Um agradecimento especial aos secretários Fabiano Rangel (Controle Interno) e Júlio Nicolau (Fazenda) e aos respectivos trabalhadores das duas pastas pela dedicação. Aqui em SFI o dinheiro público é investido para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, finalizou.

Netanyahu rejeita cessar-fogo proposto por Hamas e diz que vitória está ‘ao alcance’

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, rejeitou o mais recente plano para um cessar-fogo na guerra contra o Hamas, que completou quatro meses nesta quarta (7). Em entrevista, o premiê afirmou que a “vitória total” contra a facção na Faixa de Gaza está “ao alcance” das forças militares de seu país.

Netanyahu renovou a promessa de destruir o Hamas e afirmou que não há alternativa para Israel a não ser causar o colapso do grupo terrorista. A despeito da pressão internacional por uma nova trégua, o premiê disse ter estabelecido a “vitória como objetivo desde o início” e que o conflito terminará em questão de meses, não de anos ou décadas. “Não nos contentaremos com nada menos do que isso.”

O primeiro-ministro reiterou outros objetivos já anunciados por Tel Aviv na guerra: além de destruir o Hamas, resgatar todos os reféns e garantir que Gaza não represente mais uma ameaça a Israel.

“Render-se às demandas delirantes do Hamas, que acabamos de ouvir, não traria a liberdade dos reféns, mas apenas convidaria um massacre adicional; convidaria um desastre para Israel que nenhum cidadão israelense deseja”, afirmou.

O plano de cessar-fogo do Hamas condicionava a interrupção dos combates em Gaza por quatro meses e meio à libertação de todos os reféns e a um acordo para o fim da guerra.

A proposta do grupo terrorista -uma resposta a uma oferta enviada na semana passada por mediadores do Qatar e do Egito e aprovada por Israel e Estados Unidos- ocorreu durante o maior esforço diplomático até agora por uma interrupção prolongada dos combates.

Mãe e três crianças brasileiras recebem autorização para sair de Gaza

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma mulher e três crianças brasileiras receberam autorização para deixar a Faixa de Gaza e serem repatriados pelo Brasil.

A mãe e os dois filhos mais velhos, de 4 e 2 anos, já estiveram em listas de repatriações anteriores, mas não puderam deixar a região por causa da gravidez avançada da mulher.

O nome do filho mais novo dela, um bebê nascido em 24 de dezembro de 2023, foi incluído na lista nesta quarta-feira (7). A informação foi dada ao UOL pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.

A expectativa é de que o grupo saia de Rafah para o Cairo, no Egito, amanhã. De lá, eles pegarão um voo comercial para o Brasil.

Toda a família tem dupla nacionalidade e estava alojada em uma casa alugada pela embaixada em Rafah. Eles estavam presos no país desde 7 de outubro, quando a guerra, que deixou quase 30 mil mortos até o momento.

Brasil quer eliminar 14 doenças que atingem população vulnerável

0

O governo federal pretende eliminar ou reduzir, como problema de saúde pública, 14 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, populações em situação de maior vulnerabilidade social. Tais doenças são conhecidas como socialmente determinadas.

O decreto que institui o programa Brasil Saudável foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e publicado nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União.

Dados do ministério mostram que, entre 2017 e 2021, as doenças determinadas socialmente foram responsáveis pela morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil. A meta é eliminar a malária, a doença de Chagas, o tracoma, a filariose linfática, a esquistossomose, a oncocercose e a geo-helmintíase, além de infecções de transmissão vertical, como sífilis, hepatite B, HIV e HTLV. 

O programa prevê ainda a redução da transmissão da tuberculose, da hanseníase, das hepatites virais e do HIV/aids. Ao todo, 14 ministérios devem atuar em diversas frentes, como enfrentamento da fome e da pobreza; ampliação dos direitos humanos; proteção social para populações e territórios prioritários; qualificação de trabalhadores, movimentos sociais e sociedade civil e ampliação de ações de infraestrutura e de saneamento básico e ambiental.

A expectativa do governo federal é que grupos mais vulneráveis socialmente corram menos risco de adoecer e que pessoas atingidas pelas doenças e infecções abrangidas pela programa possam realizar o tratamento de forma adequada, com menos custo e melhor resultado.

O programa identificou 175 municípios como prioritários por possuírem altas cargas de duas ou mais doenças e infecções determinadas socialmente.

Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ação é estratégica para o país e representa uma importante agenda. Na cerimônia de lançamento do Brasil Saudável, a ministra lembrou que as doenças determinadas socialmente, diferentemente do que muitos pensam, não são causadas pela pobreza, mas pela desigualdade. 

Em sua fala, Nísia lembrou que, quando se fala de determinantes sociais, fala-se também de determinantes étnico-culturais. Na avaliação da ministra, a desigualdade impacta não apenas as 14 doenças listadas pela pasta, mas todo tipo de enfermidade – desde doenças crônicas até o tratamento do câncer.  

Durante o evento, o diretor-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, classificou o programa como ambicioso e destacou que as Américas têm grande liderança no mundo em relação à eliminação de doenças como varíola e malária. “Há avanços importantes na região.”

Jarbas lembrou que, infelizmente, a pandemia de covid-19 impactou negativamente todos os sistemas de saúde da região e que a iniquidade nas Américas continua tremenda. “É, talvez, a região mais desigual do mundo”, disse o diretor da Opas, ao citar que temos, ao mesmo tempo, a nação mais rica do planeta, os Estados Unidos, e países com graves crises sociais e políticas. 

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, também presente na solenidade, considerou a iniciativa muito importante e destacou o papel dos movimentos sociais. “Vão dar energia a esse plano”, disse Adhanom. “Não pode ser feito somente pelo governo”, completou. 

“Este plano é audacioso. Realmente audacioso. Meu tipo de plano favorito, brincou.

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Brasil Saudável terá ações articuladas com as pastas da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; dos Direitos Humanos e Cidadania; da Educação; da Igualdade Racial; da Integração e Desenvolvimento Regional; da Previdência Social, do Trabalho e Emprego; da Justiça e Segurança Pública; das Cidades; das Mulheres; do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dos Povos Indígenas.

O decreto que institui o programa Brasil Saudável foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da S… 

Sema prossegue com ações de conscientização ambiental no litoral

0

As ações de conscientização ambiental prosseguiram no decorrer do último final de semana no litoral de São Francisco de Itabapoana (SFI). A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e também integra a programação do Verão da Família 2024, organizada pela prefeitura.

Na sexta-feira (2), os agentes da Sema estiveram na Ilha da Convivência para distribuir panfletos informativos e sacolas plásticas para descarte correto do lixo. No sábado (3), o trabalho foi realizado Guaxindiba, enquanto que no domingo (4), aconteceu nas praias de Sossego, Sonho, Lagoa Doce e Guriri.

— Através desta campanha, queremos reforçar e alertar junto aos moradores e turistas a necessidade da preservação ambiental, como o estacionamento em área de restinga, que é proibido por lei, além do tráfego de veículos na faixa de areia, prática proibida devido, sobretudo, à desova de tartarugas em nosso litoral — explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati. Ela lembrou que, em janeiro, a atividade foi realizada em Santa Clara e Manguinhos.

Outro tema abordado foi a lei municipal complementar 01/2006. A legislação proíbe ruídos e sons excessivos que perturbem o sossego público.

Confira mais registros:

{gallery}conscientizacao ambiental no litoral{/gallery}

OMS: surto de dengue no Brasil faz parte de aumento em escala global

0

Em visita ao Brasil, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira (7) que o surto de dengue registrado no país faz parte de um grande aumento de casos da doença em escala global. Segundo ele, foram relatados, ao longo de 2023, 500 milhões de casos e mais de 5 mil mortes em cerca de 80 países de todas as regiões, exceto a Europa.

Durante a cerimônia de lançamento do programa Brasil Saudável, Tedros lembrou que o fenômeno El Niño, associado ao aumento das temperaturas globais, vem contribuindo para o aumento de casos de dengue no Brasil e no mundo. O diretor-geral da OMS comentou ainda a vacinação contra a doença e disse que o país tem uma capacidade gigantesca de produção de insumos desse tipo.

“O Brasil está fazendo seu melhor. Os esforços são em interromper a transmissão e em melhorar o controle da doença”, disse. “Temos a vacina e isso pode ser usado como uma das ferramentas de combate”, completou.

Foram relatados, ao longo de 2023, 500 milhões de casos e mais de 5 mil mortes em cerca de 80 países… 

Homem suspeito de tráfico de drogas e receptação de veículo roubado é preso em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na manhã desta quarta-feira (07), uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de um homem suspeito de tráfico de drogas e receptação de veículo roubado, no bairro Parque Aldeia I, em Guarus.

Após receberem informações sobre um veículo que teria sido roubado e clonado, e estaria circulando na região em posse de indivíduos ligados ao tráfico de drogas local, os policiais militares iniciaram buscas na área. O veículo em questão foi localizado e um homem, conhecido como líder do tráfico na região, afirmou ser o proprietário, alegando tê-lo adquirido pela internet por R$ 6.000,00, sem conhecer a identidade do vendedor.

Durante a abordagem, os policiais observaram que uma sacola foi arremessada da residência do suspeito. Ao investigar, foram encontrados dois tabletes de maconha, totalizando 2kg, dentro da sacola. O suspeito confessou ter mais drogas em sua residência, levando os policiais a encontrar outros dois tabletes de maconha, totalizando 4kg, escondidos no forro do banheiro.

Além das drogas, foi constatado, após perícia, que o veículo em posse do suspeito era produto de roubo, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 2023, conforme registro da 24ª Delegacia de Polícia (Piedade/RJ).

O suspeito foi autuado e preso em conformidade com os artigos 33 da Lei 11.343/06 (tráfico de drogas) e 180 do Código Penal (receptação), sendo o caso registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.

Com mudanças climáticas, cientistas querem nova categoria para furacões

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma pesquisa publicada nesta semana sugere criar uma nova categoria máxima para furacões, para mostrar como a mudança climática intensificou esses fenômenos nos últimos 40 anos.

Cientistas sugerem criar categoria 6 para escala para medir furacões, que atualmente vai de 1 (mais fraco) a 5 (mais forte). A publicação na íntegra está disponível na revista científica Pnas (em inglês).

Escala é usada desde os anos 1970, e classifica como nível 5 todos os ciclones tropicais com ventos que atingem mais de 250 km/h. Os autores sugerem limitar a categoria 5 à furacões que vão de 252 a 309 km/h, e criar a 6 para os que chegarem a velocidades ainda maiores.

O estudo analisou todos os furacões de nível 5 de 1980 a 2021, e verificou que ao menos cinco excediam em muito a velocidade máxima prevista pela escala. O mais forte foi o furacão Patrícia, que aconteceu no Leste do Pacífico em 2015, com ventos que chegaram a 345 km/h.

Outros fenômenos citados foram os furacões Surigae (2021), Goni (2020), Meranti (2016) e Hayian (2013) -este último, o mais mortal desde o século 19, quando o sistema de alarmes era muito mais rudimentar. Na ocasião, ventos de 315 km/h devastaram o sudeste asiático, particularmente as Filipinas, onde 6.300 pessoas morreram.

Os cientistas também mostram que esses fenômenos estão ficando cada vez mais frequentes. De todos os 197 ciclones tropicais de nível 5 registrados nos últimos 42 anos, metade aconteceram nos últimos 17.

“O recorde de velocidade dos ventos provavelmente continuará sendo batido, conforme o planeta aquece”, escreveram os autores Michael Wehner e James Kossin, das universidades norte-americanas de Berkeley e Wisconsin-Madison.

Polícia Civil prende mulher suspeita de furto qualificado e associação criminosa em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Na tarde desta terça-feira (06), por volta das 16h30, policiais civis da 134ª DP, sob a coordenação do Delegado Alexandre Netto Cardoso, titular da delegacia, efetuaram a prisão de G.D.S.C.M, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara Criminal de Campos. A acusada é suspeita dos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

Os agentes se deslocaram até o endereço profissional da foragida, localizado na Rua Caldas Viana, no Parque Califórnia. Após ser informada da ordem judicial, a suspeita não ofereceu resistência e foi conduzida pelos policiais até a delegacia, onde o cumprimento do mandado foi formalizado.

Vice-prefeito visita Porto do Açu

0

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, visitou nesta terça-feira (6) o Porto do Açu, em São João da Barra. A agenda foi articulada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).

— Foi uma oportunidade para, em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, seguirmos com o estreitamento de laços com este empreendimento de grande potencial. Os representantes do porto nos apresentaram as potencialidades e perspectivas de investimentos — relatou Raliston.

O vice-prefeito reforçou que a prefeitura segue investindo em qualificação profissional dos moradores para preparar mão de obra a ser absorvida por oportunidades como as geradas pelo porto.

Raliston lembrou que, no final de janeiro, participou de assinatura do convênio com o Governo do Estado para oferecimento de cursos em áreas como petróleo, gás e energia, através do “Qualifica Já”, cujas inscrições já estão abertas.

Em conversa com representantes de diversos municípios, o gerente de Relacionamento do Porto do Açu, Wanderson Sousa, destacou o potencial regional. Já o diretor de Administração Portuária, Vinícius Patel, ressaltou que o porto, em 2022, foi o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas. “São 22 empresas, instaladas em 11 terminais”, informou, citando ainda a alta possibilidade de geração de energia sustentável, a partir, por exemplo, de usinas eólicas offshore.

A prefeita de SJB, Carla Caputi, pontuou sobre a importância da integração entre os municípios para lidar com impactos e aproveitar as oportunidades criadas pelo complexo portuário e industrial. Em paralelo, a presidente do Cidennf, Fátima Pacheco, que é prefeita de Quissamã, afirmou que o consórcio será parceiro de possíveis projetos de desenvolvimento, que, segundo ela, geram emprego, renda e sustentabilidade.

Também participou da visita a comitiva da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), liderada por Edwal Portilho. A intenção foi fortalecer a parceria com o estado goiano, por meio de novas rotas de escoamento da produção.

Confira mais registros:

{gallery}O vice-prefeito Porto do Acu{/gallery}

Começa hoje prazo para complementar inscrição adiada do Fies

0

Começa nesta quarta-feira (7) o prazo para as pessoas que se inscreveram no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e tiveram o processo postergado possam concluir a etapa. Os participantes do processo seletivo do primeiro e segundo semestre de 2023 terão apenas dois dias – até 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira (9) – para a complementação.

Durante o período, é necessário que o estudante conclua a inscrição no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para que comecem a ser contados os prazos das próximas etapas.

São cinco dias úteis para validar a documentação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior (IES), com a entrega física ou digital da documentação exigida. E dez dias – contados a partir do terceiro dia útil, após a data do reconhecimento da inscrição – para validação das informações no agente financeiro onde será firmado o contrato.

Somente depois de cumprir esses procedimentos é que a contratação do financiamento será formalizada. A assinatura do contrato poderá ser por meio digital, caso haja anuência da IES e do agente financeiro.

Todos os procedimentos para a complementação das inscrições postergadas para o primeiro semestre de 2024 – referentes aos processos seletivos realizados no primeiro e segundo semestre de 2023 – foram publicados em edital do Ministério da Educação, no Diário Oficial da União.

Segundo o documento, em todas as etapas é necessário que o estudante fique atento aos prazos e procedimentos estabelecidos no edital. Alterações no processo seletivo são divulgadas com antecedência no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e também podem ser consultadas pela Central de Atendimento do MEC, por meio do número 0800 616161.

Leia Também: ‘Enem dos concursos’ chega a 1,5 milhão de inscrições na semana final

Os participantes do processo seletivo do primeiro e segundo semestre de 2023 terão apenas dois dias … 

Piñera mandou passageiros pularem antes de queda de helicóptero, diz irmã

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera mandou os passageiros do helicóptero que ele pilotava pularem antes da queda que o matou, em Lago Ranco. O relato é da irmã dele, Magdalena Piñera, que estava a bordo da aeronave no momento do acidente.

Piñera deu ordem para que os três passageiros saltassem antes dele, segundo Magdalena. Em declarações reproduzidas por jornais chilenos e espanhóis, a irmã do ex-presidente contou que essas foram as últimas palavras de Piñera antes da queda do helicóptero.

Irmã afirma que o ex-presidente ficou a bordo para tentar retomar o controle da aeronave. “Pulem vocês primeiro porque, se eu pular junto, o helicóptero vai cair em cima de todos nós”, teria dito Piñera. Magdalena e os outros dois passageiros seguiram a ordem e sobreviveram.

Na hora de Piñera pular, ele teria ficado preso no cinto de segurança. Segundo as informações iniciais sobre o acidente, o ex-presidente tentou se soltar, mas não conseguiu e acabou se afogando. O helicóptero ficou submerso a 40 metros de profundidade.

AERONAVE CAIU POR MÁS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Local tinha chuva e ventos fortes. A queda do helicóptero ocorreu em um rio em Lago Ranco, na região de Los Ríos, logo nos primeiros minutos de voo, por volta de 15h no horário local.

O governo do Chile decretou luto nacional de três dias. O presidente Gabriel Boric ainda determinou que um funeral de Estado seja realizado.

Com isso, todas as sedes do governo, repartições e departamentos públicos, devem hastear a bandeira nacional a meio mastro durante os dias de vigência da medida. Atos e cerimônias governamentais comemorativas também estão suspensas.

Leia Também: Ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morre em acidente de helicóptero

Especialistas recomendam uso de repelente até por quem estiver vacinado contra a dengue

0

(FOLHAPRESS) – Em meio à rápida transmissão da dengue pelo mosquito Aedes aegypti, o uso de repelente é uma medida auxiliar para a proteção contra picada.

Em oito dias, a capital paulista confirmou 1.552 casos de dengue. Nos primeiros 30 dias do ano, a cidade contabilizou 3.344 infecções.

O município do Rio de Janeiro decretou emergência, assim como Acre, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal. A doença avança pelo país de forma descontrolada.

Mesmo quem receber as doses da vacina Qdenga deve continuar com o uso de repelente. A orientação é de Evaldo Stanislau de Araújo, infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, e de Gislaine Ricci Leonardi, professora doutora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.

“A vacina ainda é nova e existem dados que serão conhecidos a partir do seu uso em mais larga escala e de estudos complementares. A durabilidade da proteção e a proteção para os sorotipos virais (sobretudo 3 e 4) não são absolutos e por isso as pessoas vacinadas devem seguir se protegendo”, afirma o médico.

“Além disso, o Aedes [aegypti] é vetor de outras arboviroses, como a zika e chikungunya, para as quais ainda não temos vacina”, completa o infectologista.

Leia abaixo as dicas dos especialistas ouvidos pela reportagem para fazer do repelente um aliado contra a doença.
*
Como escolher um bom repelente?

Existem diferentes tipos de substâncias que são usadas hoje para repelir os insetos. Depende muito do que está escrito no rótulo do produto. Se você quer um efeito mais prolongado, algumas substâncias vão oferecer essa proteção mais longa.

“A minha sugestão é: sempre leia muito bem o rótulo do produto. Ele traz informações importantes. Os repelentes precisam ser usados conforme a descrição do rótulo. Uma outra sugestão é pedir auxílio para o farmacêutico na hora da compra. Ele pode te orientar”, afirma Leonardi.

Qualquer pessoa pode usar repelente? Ele é contraindicado para alguma faixa etária?

Os repelentes devem sempre ser utilizados de acordo com as orientações de bula e, a priori, todos podem usar. As crianças costumam colocar as mãos na boca e nos olhos, regiões em que não se deve passar o produto. “A orientação é não aplicar nas mãos das crianças. Um adulto deve passar o repelente nas próprias mãos e depois espalhar no corpo da criança”, diz Araújo.

Qualquer repelente protege contra a picada do mosquito Aedes aegypti?

Sim, desde que tenha registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A depender da concentração das substâncias presentes no produto o efeito será mais duradouro ou menos.

Alguns devem ser reaplicados após duas horas; outros têm duração de até seis horas. Por isso é importante ler o rótulo. Além das substâncias ativas sintéticas como a icaridina (Hydroxyethyl isobutyl piperidine carboxylate ou Picaridin), o DEET (N-dimetil-meta-toluamida ou N,N-dietil-3-metilbenzamida) e o IR3535 (Ethyl butylacetylaminopropionate ou EBAAP), há alguns agentes naturais como óleo de limão e eucalipto.

Os de tomada também protegem?

Sim, desde que seja registrado na Anvisa. Consulte na embalagem o tempo que o repelente pode ficar ligado na tomada.

Como se proteger contra picadas à noite? Passar repelente e dormir é o ideal?

“Eu não recomendo usar repelente à noite. Você deve usá-lo quando não tem jeito, quando vai para um ambiente que terá contato com insetos. Não podemos ficar todo dia, a noite inteira, em contato com esses produtos. É bom lembrarmos das outras maneiras de se proteger”, aconselha a professora.

Quem não sai de casa precisa passar repelente diariamente?

Em casa as medidas de proteção são diferentes. Uso de telas e mosquiteiros sempre que possível, manter o ar-condicionado ligado, quando disponível, para baixar a temperatura e diminuir a atividade dos mosquitos, uso de inseticidas de parede, cuidar para não ter criadouros e, claro, pode-se adicionar as medidas de proteção individual -vestuário que proteja áreas expostas e repelentes de uso no corpo.

Repelentes caseiros protegem contra a dengue?

Não há comprovação científica de que funcionam.

Perfume tira o efeito do repelente?

Não é para tirar. É recomendável passar o repelente sempre por último. A orientação também vale para filtro, protetor solar e creme hidratante. O repelente deve ser passado no corpo 15 minutos após a aplicação desses produtos.

Precisa aplicar o repelente em todas as regiões do corpo, inclusive as cobertas por roupas?

Não, somente nas áreas expostas.

O repelente precisa ser reaplicado quantas vezes ao longo do dia?

Você deve seguir o tempo de duração que consta no rótulo. Há produtos que duram seis horas; outros, duas. Se entrar em contato com água precisa reaplicar de imediato. É o caso de banho de mar, piscina e até chuva, se for intensa.

Suor tira o repelente do corpo?

Se for intenso, sim.

Há diferença de proteção entre repelentes spray e creme?

Não. O importante é espalhar bem e evitar a inalação.

Leia Também: Guarulhos confirma morte por dengue; são quatro óbitos em SP

Em oito dias, a capital paulista confirmou 1.552 casos de dengue. Nos primeiros 30 dias do ano, a ci… 

Mulher achada morta em sofá; pais a amarraram até à morte, diz advogado

0

Em maio de 2022, Lacey Fletcher, de 36 anos, foi encontrada sem vida, deitada em um sofá onde teria permanecido durante 12 anos ou mais. Os pais da vítima foram detidos e agora alegam que, apesar do ocorrido, a amaram até a morte.

Segundo o advogado de Sheila e Clay Fletcher, eles tiveram, sem dúvida, um comportamento negligente, mas foi resultado do amor incondicional que sentiam pela filha. “Eles foram negligentes, sim. É claro que foram. Eles a amaram até a morte. Esta é a posição dos Fletcher”, disse o advogado, acrescentando que em momento algum os pais, que moravam no Louisiana, quiseram magoar ou causar mal à filha.

Lacey sofria de uma doença chamada pseudocoma, também conhecida como Síndrome do Encarceramento, um distúrbio neurológico raro caracterizado por paralisia completa dos músculos voluntários, exceto aqueles que controlam os olhos.

Na sequência da doença, Lacey teria sido deixada no mesmo sofá por mais de uma década. Quando os paramédicos chegaram ao local, o corpo da mulher estaria quase fundido com a peça de mobiliário, tal era a quantidade de fezes e urina em que esta se encontrava presa.

O casal deve conhecer sua sentença em 20 de março, sendo que a justiça pede uma pena de prisão de 40 anos para o casal, inicialmente acusado de homicídio em segundo grau.

Leia Também: Descoberto o batom mais antigo do mundo; tem 4 mil anos

Prefeita decreta ponto facultativo em dias de Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta (9) e segunda-feira (12) de Carnaval, como também na Quarta-feira de Cinzas (14).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (5) e considera o feriado de Carnaval, na próxima terça-feira (13), como também o decreto 48.935, do governador Cláudio Castro, que determinou o mesmo expediente nos órgãos estaduais.

— O Poder Público Municipal, sempre coeso com os servidores públicos, em respeito a essa tradição popular, reconhecendo que nessa data as pessoas se reúnem com familiares e também se deslocam para o convívio com parentes distantes — afirma a publicação assinada pela prefeita Francimara.

A medida destaca ainda que durante o período carnavalesco “serviços públicos considerados essenciais e ininterruptos” não serão afetados, como as secretarias municipais de Saúde; de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil; e, de Turismo, Indústria e Comércio.

Programa Asfalto Novo com aplicação de massa asfáltica nesta quarta-feira

0
Foto: Divulgação Ascom

As obras para aplicação de massa asfáltica do Programa Asfalto Novo seguem nesta quarta-feira (7) na Avenida José Alves de Azevedo (sentido 28 de Março), no trecho entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Saldanha Marinho.

Para orientação dos motoristas que precisarem trafegar pela área central do município, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) explica que o retorno da José Alves sentido 28 de Março para José Alves sentido Centro ficará interditado no decorrer do dia, assim como o trecho de acesso a José Alves de Azevedo pela Avenida Nilo Peçanha, que também será isolado para a aplicação.

O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, informa que os motoristas devem ficar atentos quanto às interdições dos trechos. “A obra do Asfalto Novo tem como finalidade garantir mais segurança e fluidez aos usuários. Pedimos a paciência de todos com os transtornos e que procurem as alternativas de desvios do trânsito”, citou Mansur.

Fonte: Ascom

Prefeita inaugura reforma e ampliação da UBS de Santa Clara

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou na última segunda-feira (5) a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Adão Carlos da Silva, em Santa Clara. Cerca de R$ 310 mil foram investidos no espaço.

Além de reparos, como no telhado, e pintura, o consultório odontológico foi ampliado. Uma nova fachada, banheiro com acessibilidade e um espaço para lixo contaminado foram construídos e a calçada foi pavimentada com intertravados para facilitar o acesso. A unidade recebeu cinco aparelhos de ar condicionado e mobília nova.

— Hoje é um dia muito gratificante e importante, pois os moradores estão recebendo uma nova UBS. Mais uma entrega em Santa Clara, que desde o segundo semestre de 2023, recebeu cerca de R$ 22 milhões em investimentos. Estamos sempre preocupados em proporcionar, com muita empatia, o melhor para nossa população — afirmou a prefeita Francimara, que estava acompanhada do ex-prefeito e esposo Frederico Barbosa Lemos, secretários, assessores e vereadores.

Paralelamente, o vice-prefeito Raliston Souza observou que a atual gestão promove “uma transformação na área da Saúde”, citando também as obras em andamento no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC). Ele considera que com responsabilidade e pensando em “oferecer cada vez mais dignidade para nosso povo”, SFI conquistou a segunda colocação no ranking do Norte Fluminense (NF) do Programa Previne Brasil (PPB) do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, das 19 UBS existentes, 12 já receberam ou recebem obras de reforma e ampliação. Ele destacou que, por meio de 15 Estratégia de Saúde da Família (ESF), a pasta cobre 96% da população. Somente através do polo de Santa Clara, que também atende Sonho, são mais de 2.200 pessoas cadastradas.

Representando os vereadores presentes, o presidente da Câmara Municipal, Isaac Salvador, pontuou sobre o carinho da prefeita Francimara com o povo são franciscano, como também a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo.

Homenagem — A UBS recebeu o nome do enfermeiro Adão Carlos da Silva. Ele iniciou sua atuação na localidade em 1988. Familiares do homenageado estavam presentes na inauguração e agradeceram o reconhecimento.

A viúva Ana Maria Silva lembrou que “Adão cuidava com muito amor e carinho das pessoas e das unidades por onde trabalhou”. Ao final da fala, ela destacou o crescimento na área da Saúde alcançado pela atual gestão.

Tanque — Na mesma ocasião, a prefeita inaugurou o tanque comunitário de leite de Santa Clara, que atende 12 produtores e contabiliza aproximadamente 20 mil litros mensais.

O secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, lembrou que o projeto começou na gestão do ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos. Segundo ele, a prefeitura segue investindo para aprimorar a qualidade do produto, inclusive, a partir do estabelecimento de parcerias com instituições de ensino e pesquisa.

A prefeita lembrou que o município conta com seis tanques, responsáveis por captar 330 mil litros por mês, o que corresponde a quinta maior bacia leiteira do Estado do Rio de Janeiro. “Esse número tende a crescer, pois em breve vamos inaugurar uma unidade em Campo Novo”, finalizou.

Confira mais registros:

{gallery}reforma da UBS de Santa Clara{/gallery}

Balcão de Emprego anuncia mais 4 vagas para trabalhar

0

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está anunciando mais quatro vagas. Todas as oportunidades são para trabalhar no município.

A primeira vaga é para secretária acadêmica, oferecida pela UNIASSELVI, considerada a maior instituição de ensino superior de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil, polo de ensino a distância (EAD) que está se instalando em SFI. As candidatas precisam ter dinamismo, pró-atividade e boa comunicação.

É necessário graduação em Administração ou áreas afins, desejável pós-graduação na área, experiência em vendas e atendimento, experiência em educação (diferencial) e habilidade com Pacote Office. A contratada terá salário mais benefícios. A segunda vaga é para cozinheiro (a), a terceira de instrutor de Informática e a quarta de professor de Inglês.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no período das 8h às 17h.

“Quem tiver oportunidades de emprego e quiser participar desta parceria de sucesso com o Balcão é só procurar a equipe da SMTDH que a gente divulga as vagas disponíveis e ainda se encarrega de receber os currículos dos candidatos”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Suzane retira von Richthofen do sobrenome; mudança foi feita no registro de união estável

0

Suzane Louise von Richthofen, condenada pela morte dos pais, agora se chama Suzane Louise Magnani Muniz. Ela retirou do seu nome o sobrenome dos pais, von Richthofen, e adotou parte do sobrenome da avó materna, Lourdes Magnani Silva Abdalla, além de ter acrescido o sobrenome do marido, o médico Felipe Zechini Muniz.

A alteração foi feita no dia 13 de dezembro de 2023, no registro de união estável do casal, no Cartório de Registro Civil de Angatuba, no interior de São Paulo. O Estadão obteve cópia do registro.

As razões para a mudança do nome não foram declaradas formalmente, já que não é uma exigência legal. A lei federal nº 14.382/22 de julho de 2022 permite que qualquer cidadão maior de 18 anos realize a alteração sem a necessidade de processo judicial e independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência, salvo se houver suspeita de vício de vontade, fraude, má-fé ou simulação, segundo o texto legal.

De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), somente no primeiro ano de vigência da lei, 2.639 pessoas fizeram mudanças em seu nome.

No caso de Suzane, ela fez a alteração ao registrar em cartório a união estável com o médico de Bragança Paulista. A união foi registrada com separação total de bens. Segundo informações de funcionários do cartório, em 2016, quando registrou sua união estável com o empresário Rogério Olberg, ela já havia tentado fazer a mudança, conseguiu apenas acrescentar o sobrenome da linha materna, Magnani, ao seu nome de solteira, sem a retirada do von Richthofen.

Suzane cumpre em liberdade o restante da pena de 39 anos e seis meses de prisão a que foi condenada pela morte dos pais, o casal Manfred e Marísia von Richthofen, assassinados em casa, em outubro de 2002. O namorado e um irmão dele participaram do crime e também foram condenados.

Ela ficou presa durante 20 anos. Em janeiro do ano passado, com a progressão para o regime aberto, Suzane deixou a Penitenciária Feminina de Tremembé e passou a morar em Angatuba, onde chegou a montar uma loja virtual de acessórios femininos.

No dia 26 de janeiro deste ano, Suzane deu à luz seu primeiro filho, fruto da união com o médico. O bebê nasceu em Atibaia, no hospital em que o médico trabalha, e foi registrado com o nome do pai e o novo sobrenome da mãe. Na certidão, no entanto, constam os nomes dos avós von Richthofen, como exige a lei.

A reportagem entrou em contato com Suzane e seu marido e ainda aguarda retorno.

A alteração foi feita no dia 13 de dezembro de 2023, no registro de união estável do casal, no Cartó…