Home Blog Page 2681

Programa Asfalto Novo com aplicação de massa asfáltica nesta quarta-feira

0
Foto: Divulgação Ascom

As obras para aplicação de massa asfáltica do Programa Asfalto Novo seguem nesta quarta-feira (7) na Avenida José Alves de Azevedo (sentido 28 de Março), no trecho entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Saldanha Marinho.

Para orientação dos motoristas que precisarem trafegar pela área central do município, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) explica que o retorno da José Alves sentido 28 de Março para José Alves sentido Centro ficará interditado no decorrer do dia, assim como o trecho de acesso a José Alves de Azevedo pela Avenida Nilo Peçanha, que também será isolado para a aplicação.

O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, informa que os motoristas devem ficar atentos quanto às interdições dos trechos. “A obra do Asfalto Novo tem como finalidade garantir mais segurança e fluidez aos usuários. Pedimos a paciência de todos com os transtornos e que procurem as alternativas de desvios do trânsito”, citou Mansur.

Fonte: Ascom

Prefeita inaugura reforma e ampliação da UBS de Santa Clara

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou na última segunda-feira (5) a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Adão Carlos da Silva, em Santa Clara. Cerca de R$ 310 mil foram investidos no espaço.

Além de reparos, como no telhado, e pintura, o consultório odontológico foi ampliado. Uma nova fachada, banheiro com acessibilidade e um espaço para lixo contaminado foram construídos e a calçada foi pavimentada com intertravados para facilitar o acesso. A unidade recebeu cinco aparelhos de ar condicionado e mobília nova.

— Hoje é um dia muito gratificante e importante, pois os moradores estão recebendo uma nova UBS. Mais uma entrega em Santa Clara, que desde o segundo semestre de 2023, recebeu cerca de R$ 22 milhões em investimentos. Estamos sempre preocupados em proporcionar, com muita empatia, o melhor para nossa população — afirmou a prefeita Francimara, que estava acompanhada do ex-prefeito e esposo Frederico Barbosa Lemos, secretários, assessores e vereadores.

Paralelamente, o vice-prefeito Raliston Souza observou que a atual gestão promove “uma transformação na área da Saúde”, citando também as obras em andamento no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC). Ele considera que com responsabilidade e pensando em “oferecer cada vez mais dignidade para nosso povo”, SFI conquistou a segunda colocação no ranking do Norte Fluminense (NF) do Programa Previne Brasil (PPB) do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, das 19 UBS existentes, 12 já receberam ou recebem obras de reforma e ampliação. Ele destacou que, por meio de 15 Estratégia de Saúde da Família (ESF), a pasta cobre 96% da população. Somente através do polo de Santa Clara, que também atende Sonho, são mais de 2.200 pessoas cadastradas.

Representando os vereadores presentes, o presidente da Câmara Municipal, Isaac Salvador, pontuou sobre o carinho da prefeita Francimara com o povo são franciscano, como também a parceria entre os poderes Legislativo e Executivo.

Homenagem — A UBS recebeu o nome do enfermeiro Adão Carlos da Silva. Ele iniciou sua atuação na localidade em 1988. Familiares do homenageado estavam presentes na inauguração e agradeceram o reconhecimento.

A viúva Ana Maria Silva lembrou que “Adão cuidava com muito amor e carinho das pessoas e das unidades por onde trabalhou”. Ao final da fala, ela destacou o crescimento na área da Saúde alcançado pela atual gestão.

Tanque — Na mesma ocasião, a prefeita inaugurou o tanque comunitário de leite de Santa Clara, que atende 12 produtores e contabiliza aproximadamente 20 mil litros mensais.

O secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, lembrou que o projeto começou na gestão do ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos. Segundo ele, a prefeitura segue investindo para aprimorar a qualidade do produto, inclusive, a partir do estabelecimento de parcerias com instituições de ensino e pesquisa.

A prefeita lembrou que o município conta com seis tanques, responsáveis por captar 330 mil litros por mês, o que corresponde a quinta maior bacia leiteira do Estado do Rio de Janeiro. “Esse número tende a crescer, pois em breve vamos inaugurar uma unidade em Campo Novo”, finalizou.

Confira mais registros:

{gallery}reforma da UBS de Santa Clara{/gallery}

Balcão de Emprego anuncia mais 4 vagas para trabalhar

0

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está anunciando mais quatro vagas. Todas as oportunidades são para trabalhar no município.

A primeira vaga é para secretária acadêmica, oferecida pela UNIASSELVI, considerada a maior instituição de ensino superior de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil, polo de ensino a distância (EAD) que está se instalando em SFI. As candidatas precisam ter dinamismo, pró-atividade e boa comunicação.

É necessário graduação em Administração ou áreas afins, desejável pós-graduação na área, experiência em vendas e atendimento, experiência em educação (diferencial) e habilidade com Pacote Office. A contratada terá salário mais benefícios. A segunda vaga é para cozinheiro (a), a terceira de instrutor de Informática e a quarta de professor de Inglês.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no período das 8h às 17h.

“Quem tiver oportunidades de emprego e quiser participar desta parceria de sucesso com o Balcão é só procurar a equipe da SMTDH que a gente divulga as vagas disponíveis e ainda se encarrega de receber os currículos dos candidatos”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Suzane retira von Richthofen do sobrenome; mudança foi feita no registro de união estável

0

Suzane Louise von Richthofen, condenada pela morte dos pais, agora se chama Suzane Louise Magnani Muniz. Ela retirou do seu nome o sobrenome dos pais, von Richthofen, e adotou parte do sobrenome da avó materna, Lourdes Magnani Silva Abdalla, além de ter acrescido o sobrenome do marido, o médico Felipe Zechini Muniz.

A alteração foi feita no dia 13 de dezembro de 2023, no registro de união estável do casal, no Cartório de Registro Civil de Angatuba, no interior de São Paulo. O Estadão obteve cópia do registro.

As razões para a mudança do nome não foram declaradas formalmente, já que não é uma exigência legal. A lei federal nº 14.382/22 de julho de 2022 permite que qualquer cidadão maior de 18 anos realize a alteração sem a necessidade de processo judicial e independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência, salvo se houver suspeita de vício de vontade, fraude, má-fé ou simulação, segundo o texto legal.

De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), somente no primeiro ano de vigência da lei, 2.639 pessoas fizeram mudanças em seu nome.

No caso de Suzane, ela fez a alteração ao registrar em cartório a união estável com o médico de Bragança Paulista. A união foi registrada com separação total de bens. Segundo informações de funcionários do cartório, em 2016, quando registrou sua união estável com o empresário Rogério Olberg, ela já havia tentado fazer a mudança, conseguiu apenas acrescentar o sobrenome da linha materna, Magnani, ao seu nome de solteira, sem a retirada do von Richthofen.

Suzane cumpre em liberdade o restante da pena de 39 anos e seis meses de prisão a que foi condenada pela morte dos pais, o casal Manfred e Marísia von Richthofen, assassinados em casa, em outubro de 2002. O namorado e um irmão dele participaram do crime e também foram condenados.

Ela ficou presa durante 20 anos. Em janeiro do ano passado, com a progressão para o regime aberto, Suzane deixou a Penitenciária Feminina de Tremembé e passou a morar em Angatuba, onde chegou a montar uma loja virtual de acessórios femininos.

No dia 26 de janeiro deste ano, Suzane deu à luz seu primeiro filho, fruto da união com o médico. O bebê nasceu em Atibaia, no hospital em que o médico trabalha, e foi registrado com o nome do pai e o novo sobrenome da mãe. Na certidão, no entanto, constam os nomes dos avós von Richthofen, como exige a lei.

A reportagem entrou em contato com Suzane e seu marido e ainda aguarda retorno.

A alteração foi feita no dia 13 de dezembro de 2023, no registro de união estável do casal, no Cartó… 

Bebê com tumor "gigante" na garganta é operado antes de nascer

0

Um bebê de 37 semanas com um “enorme tumor na garganta” que o impediria de respirar ao nascer foi salvo por uma operação cirúrgica inédita realizada no Hospital Pediátrico Bambino Gesù, em Roma, Itália.

A primeira parte da operação, que durou cerca de 40 minutos, ocorreu ainda na barriga da mãe, enquanto o bebê estava na placenta e com o cordão umbilical intacto. Só depois foi realizada a cesariana e finalizada a segunda parte da cirurgia.

Durante a gravidez, o bebê desenvolveu uma massa tumoral benigna, mas “tumultuosa”, que se tornou gigante na fase final da gestação.

Segundo o hospital, o tumor, localizado no pescoço do menino, era “gigante”, do tamanho da sua cabeça, e já estava a prejudicar não só os vasos sanguíneos como a traqueia.

Se não tivesse sido parcialmente removido enquanto ainda estava na placenta e a respirar com a ajuda do cordão umbilical, o tumor teria impedido o bebê de sobreviver, uma vez que estava a tapar-lhe as vias respiratórias e impossibilitava a intubação.

Três dias depois de nascer, o menino voltou a ser operado. Desta vez a cirurgia durou sete horas.

Leia Também: Garoto de 5 anos tem órgão genital decepado pelo padrasto em Canindé

Rússia provoca ‘noite de terror’ nos céus da Ucrânia

0

IGOR GIELOW (FOLHAPRESS) – A Ucrânia teve uma das noites mais agitadas desde que a Rússia retomou sua campanha de bombardeios de longo alcance do inverno europeu, na virada do ano. Houve ataques múltiplos e a vizinha Polônia teve de mobilizar caças para interceptar um míssil que quase caiu em seu território.

Ao fim, foram 64 mísseis e drones contados pelas Forças Armadas da Ucrânia nesta manhã de quarta (7). Segundo seu chefe, o general Valeri Zalujni, que teve a demissão pedida mas não consumada ainda pelo presidente Volodimir Zelenski, 44 deles foram abatidos pelas defesas aéreas.

Os que passaram, contudo, fizeram estragos. Em Kiev, o presidente disse que morreram ao menos duas pessoas, e bairros inteiros estão sem energia em meio a temperaturas declinantes, que devem chegar a zero grau na quinta (8) Em Mikolaiv (sul), outra pessoa morreu, e houve ataques a infraestrutura em Kharkiv (norte) e nas regiões de Lviv (oeste) e Dnipropetrovsk (leste).

A taxa de sucesso divulgada das defesa aéreas melhorou ante a dos ataques anteriores desta nova safra, quando os ucranianos só conseguiam derrubar metade dos mísseis. Zelenski anunciou que receberia um reforço do Ocidente, provavelmente sistemas Iris-T alemães, mas não há detalhes.

O que chamou atenção nesta onda foi o número de aviões russos envolvidos. Ao menos nove bombardeiros pesados Tu-95MS estiveram no ar ao mesmo tempo, além de vários bombardeiros mais leves Tu-22, em diferentes vetores de aproximação: houve lançamentos do leste, do mar Cáspio e do mar de Azov.

A movimentação tornou impossível a noite de sono para muitos, com os celulares piscando alertas constantes em quase todas as regiões ucranianas. Foram empregados mísseis de cruzeiro supersônicos, de difícil interceptação, e drones iranianos como batedores para saturar as defesas aéreas.

Um incidente raro aconteceu por volta das 5h30, quando um míssil parecia rumar diretamente para a Polônia, membro da Otan (aliança militar ocidental). Varsóvia acionou três caças F-16 para interceptá-lo, mas o armamento desviou a cerca de 20 km da fronteira, caindo na região de Lviv.

No ano passado, um míssil de defesa antiaérea ucraniano matou duas pessoas no país vizinho, gerando tensão acerca de escalada militar até que sua nacionalidade fosse determinada. Drones russos caíram com frequência na Romênia, outro membro da Otan, durante a onda de ataques a portos da Ucrânia no rio Danúbio.

Forças da aliança ocidental estão mobilizadas em todo o continente europeu para o maior exercício desde o fim da Guerra Fria, envolvendo de forma escalonada cerca de 90 mil militares e dezenas de aviões e outros materiais bélicos.

Além disso, a Rússia renovou sua atividade com bombardeiros que podem ser empregados em ataques nucleares. Na terça (6), voou dois supersônicos Tu-160 por dez horas no Ártico, repetindo a dose com dois subsônicos Tu-95MS nesta quarta.

PUTIN FALA A JORNALISTA LIGADO A TRUMP

Em um desenvolvimento político da guerra, o jornalista conservador americano Tucker Carlson, ex-Fox News e hoje à frente de um canal próprio na internet, entrevistou o presidente russo, Vladimir Putin. É a primeira vez que isso acontece desde a invasão da Ucrânia, que completa dois anos no dia 24.

Carlson não deu detalhes de quando a entrevista irá ao ar, e o Kremlin afirmou nesta quarta que o presidente resolveu falar porque o jornalista representa uma fatia da mídia não comprometida com os desígnios dos governos ocidentais.

O apresentador é conhecido por seus laços com Donald Trump, ex-presidente que busca voltar ao cargo na eleição deste ano que, por sua vez, é acusado reiteradamente de ter proximidade com Putin. A acusação de que os russos o favoreceram com ataques hackers contra a rival Hillary Clinton no pleito de 2016 nunca chegou a lugar algum na prática, mas segue no ar e é tratada como verdade nas hostes democratas do presidente Joe Biden.

Trump já disse que, se eleito, “acaba a guerra” imediatamente, o que só pode significar o fim do apoio à Ucrânia. Ele já dá mostras disso com a posição de seu partido no Congresso, bloqueando até aqui o pacote de ajuda de R$ 300 bilhões que Biden propôs para Kiev.

SUÉCIA ENCERRA APURAÇÃO DO NORD STREAM

O governo sueco informou que encerrou a investigação sobre a explosão de 3 dos 4 ramos do gasoduto submarino russo-alemão Nord Stream 2, ocorrida em 2022. Não foram divulgados detalhes, mas que não haveria mais trabalho porque as descobertas estavam fora de sua área de jurisdição.

A Rússia se queixa de que nunca teve acesso a dados do inquérito. Estocolmo disse que as evidências levantadas seriam enviadas para a Alemanha, que conduz apuração própria, assim como a Dinamarca. O Kremlin afirmou que agora espera uma resposta de Berlim sobre o caso.

Os russos acusam o EUA e Reino Unido de terem sabotado o gasoduto, símbolo da dependência europeia do produto russo antes da guerra. Alguns aliados europeus apontaram o dedo para a Rússia, enquanto a mídia alemã fala em um comando ucraniano por trás do ataque.

Leia Também: Fotógrafo vence prêmio do público com foto de urso polar dorminhoco

Ataque israelense na cidade síria de Homs faz 10 mortes

0

O número de vítimas fatais no ataque conduzido pelas Forças Armadas israelenses na madrugada de hoje contra a cidade síria de Homs aumentou para 10, incluindo seis civis, entre eles uma criança, conforme relatório do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediado em Londres.

O Observatório detalhou que dois dos mortos pertenciam ao grupo miliciano xiita libanês Hezbollah, incluindo um suposto alto funcionário. Fontes indicaram que no edifício atingido residiam três estudantes universitários, além de uma mãe e seu filho, proprietário da propriedade.

Os bombardeios, conforme o Observatório, atingiram a área de Al Mazraa, próxima a uma refinaria. O Ministério da Defesa sírio comunicou que Israel realizou um ataque aéreo, visando vários pontos da cidade de Homs e sua zona rural.

“Nosso sistema de defesa aérea respondeu aos mísseis agressivos e abateu alguns deles. O ataque resultou em mortes e ferimentos em vários civis, com danos materiais em propriedades públicas e privadas”, informou um comunicado publicado no Facebook.

Israel costuma admitir responsabilidade por ataques na Síria, alegando agir para evitar o estabelecimento de bases iranianas no país e o envio de armas para o Hezbollah pelas autoridades iranianas, que apoiam Damasco no contexto da guerra iniciada em 2011.

Nas últimas semanas, os ataques intensificaram-se em meio às hostilidades desencadeadas na região após os ataques perpetrados em 7 de outubro pelo grupo islâmico Hamas, bem como durante os confrontos com o Hezbollah na fronteira com o Líbano.

Leia Também: Hamas propõe cessar-fogo dividido por 3 fases, ao longo de 135 dias

Decretado ponto facultativo em SFI nos dias de carnaval e quarta-feira de cinzas

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta (9) e segunda-feira (12) de Carnaval, como também na Quarta-feira de Cinzas (14).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (5) e considera o feriado de Carnaval, na próxima terça-feira (13), como também o decreto 48.935, do governador Cláudio Castro, que determinou o mesmo expediente nos órgãos estaduais.

— O Poder Público Municipal, sempre coeso com os servidores públicos, em respeito a essa tradição popular, reconhecendo que nessa data as pessoas se reúnem com familiares e também se deslocam para o convívio com parentes distantes — afirma a publicação assinada pela prefeita Francimara.

A medida destaca ainda que durante o período carnavalesco “serviços públicos considerados essenciais e ininterruptos” não serão afetados, como as secretarias municipais de Saúde; de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil; e, de Turismo, Indústria e Comércio.

Fonte: Ascom SFI

Acusado de associação para o tráfico de drogas e receptação é preso em Macaé

0
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil

Policiais civis da 123ª DP (Macaé) prenderam, nesta terça-feira (06/02), um homem acusado pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e receptação.

Ele foi localizado na Estrada do Horto, em Macaé, Região Norte Fluminense, após trabalho de inteligência. Contra o autor foi cumprido um mandado de prisão.

Detran não funcionará no carnaval

0
Foto: Divulgação Detran
O Detran.RJ informa que não haverá expediente nas unidades do departamento entre os dias 9 e 14 de fevereiro, devido ao feriado de Carnaval e ao ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado.
Neste período, o teleatendimento também não funcionará.
Fonte: Detran

Descoberto o batom mais antigo do mundo; tem 4 mil anos

0

O batom mais antigo do mundo, com 4 mil anos, foi descoberto no Irã por arqueólogos da Universidade do Teerã e da Universidade de Pádua, na Itália. Segundo o Corriere del Veneto, o batom estava dentro de um frasco “finamente esculpido”, datado entre 1900 e 1700 a.C.

No estudo, intitulado ‘Batom da Idade do Bronze encontrado no sudoeste do Irã’ e publicado na revista Scientific Reports, o cosmético é descrito como um “preparado vermelho escuro, à base de hematita, manganita e braunita, misturado com ceras e óleos vegetais que, pela sua composição específica, é muito semelhante à de um batom moderno”.

Os arqueólogos afirmam que a descoberta prova que os artesãos do antigo Irã tinham já “conhecimentos muito avançados” sobre compostos que permitiam a produção não só de ‘kohl’ (lápis preto para os olhos), como de sombras de algumas cores e batons, assim como dos perigos da ingestão direta de minerais de chumbo, uma vez que as misturas encontradas contêm apenas “vestígios mínimos” desta substância.

Segundo o mesmo estudo, há 4 mil anos, o batom era uma “importante manifestação pública do papel dominante de um estrato de elite da população.

Leia Também: Fotógrafo vence prêmio do público com foto de urso polar dorminhoco

Guarulhos confirma morte por dengue; são quatro óbitos em SP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira (6) que uma idosa de 104 anos morreu em decorrência da dengue em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Até o dia 3 de fevereiro, a pasta confirmou quatro óbitos no estado -sendo dois em Pindamonhangaba, um em Bebedouro e um em Guarulhos.

Neste período, foram confirmados 29.386 casos de dengue em São Paulo. No mesmo intervalo no ano passado, 19.094 casos haviam sido confirmados, com 24 óbitos.

O governo de São Paulo anunciou a formação de um COE (Centro de Operações de Emergências) para monitoramento e coordenação de ações de combate à dengue no estado.

O plano estadual de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, deve incluir campanhas educativas e de comunicação, investimento de R$ 12 milhões em testagem e o repasse de R$ 200 milhões a prefeituras paulistas ao longo do ano.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um alerta na noite desta terça-feira (6) para o aumento de casos de dengue no país. Em pronunciamento nacional, ela afirmou que a situação de emergência exige uma mobilização de toda a população, além de governo federal, governadores e prefeitos.

Leia Também: Dengue faz três estados e DF decretarem situação de emergência

Até o dia 3 de fevereiro, a pasta confirmou quatro óbitos no estado -sendo dois em Pindamonhangaba, … 

Sebastián Piñera estaria pilotando o helicóptero que caiu

0

O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, morreu nesta terça-feira (6) após a queda do helicóptero que o transportava. O acidente aconteceu a cerca de 400 metros da casa de um amigo de Piñera, com quem ele havia almoçado momentos antes.

Segundo relatos da imprensa internacional, Piñera pilotava o helicóptero Robinson R66 Turbine quando este caiu por volta das 15h30 (horário local) na cidade de Ilhue, no Lago Ranco. A queda teria sido provocada pelas fortes chuvas que atingiam a região.

Outras três pessoas estavam a bordo do helicóptero e ficaram feridas. Elas conseguiram saltar da aeronave antes da queda e foram resgatadas pelos serviços de emergência. Entre os feridos está a irmã de Piñera.

O empresário José Cox, amigo de Piñera, teria insistido para que ele não voasse devido às condições climáticas. No entanto, o ex-presidente optou por tentar pilotar o helicóptero até sua casa, que ficava do lado oposto do lago.

A morte de Piñera foi confirmada pela ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá. O governo chileno decretou luto oficial de três dias.

Sebastián Piñera tinha 74 anos e foi presidente do Chile por dois mandatos, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Ele era um empresário de sucesso antes de entrar na política.

O jornal La Tercera revelou que a aeronave foi encontrada a 40 metros de profundidade.

Leia Também: Ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morre em acidente de helicóptero

 

Homem é preso por tráfico de drogas em Travessão

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Nesta terça-feira (6) um homem foi preso pela Polícia Militar com celular e pinos de cocaína na Rua 4, no bairro Santuário, em Travessão, em Campos.

Informações indicavam a prática de tráfico de entorpecentes. Segundo relatos, um suspeito frequentava um bar na região e, ao ser abordado por clientes, dirigia-se a um terreno baldio, onde realizava a transação e retornava ao estabelecimento.

As equipes policiais deslocaram-se até o local indicado e testemunharam o suspeito agachar-se em meio a uma moita de capim, retirando algo de uma sacola transparente. Após a ação suspeita, o homem foi abordado e submetido a uma revista pessoal, na qual foi encontrado um aparelho celular. No terreno baldio, os agentes encontraram uma sacola transparente contendo 29 pinos de cocaína.

Diante das evidências, o suspeito foi conduzido até a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde foi autuado no artigo 33 da Lei 11.343/06, que trata do tráfico de drogas, permanecendo sob custódia à disposição da justiça.

PF deflagra operação para investigar crimes praticados contra o Presidente da República

0
Foto: Divulgação PRF

Nesta terça-feira (6/2), a Polícia Federal deflagrou a operação Eco, com o objetivo de investigar a prática das infrações penais de ameaça e de incitação ao crime praticados contra o Presidente da República.

A investigação decorre de postagem em rede social cujo teor aventa a arrecadação de fundos, fomentando a criação de uma “vaquinha”, com o intuito de pagar mercenário para atirar no Presidente da República.

A Polícia Federal cumpriu as ordens judiciais que foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Linhares/ES na residência do suspeito, em Aracruz/ES. Foram apreendidos o celular e o computador do investigado. Ele colaborou e admitiu as postagens nas redes sociais.

O nome da Operação Eco faz alusão à mitologia grega, especificamente a uma jovem que falava demais.

Fonte: Polícia Federal

Testagem rápida para detectar infecções sexualmente transmissíveis é intensificada às vésperas do carnaval em Macaé

0
Foto: Maurício Porão/Prefeitura de Macaé

O programa IST/Aids, da Secretaria de Saúde de Macaé, vai intensificar o atendimento à população às vésperas do carnaval para detectar infecções sexualmente transmissíveis.

Haverá orientação à população, distribuição de preservativos femininos e masculinos e testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C.

Os atendimentos serão realizados nesta quarta-feira (7) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra de Macaé, e , na sexta-feira (9), no Posto 1, na Praia dos Cavaleiros.

“Programamos estas ações para antes das festas de Carnaval, para que todos aproveitem o feriado prolongado com muita informação e segurança”, disse a coordenadora do Programa IST/Aids, Sandra Barcelos.

Para fazer a testagem, basta agendar pelos telefones (22) 2796-1234 ou 2796-1704 ou ir diretamente na sede do órgão, na Rua Alfredo Backer, 177, Centro, de 8h às 17h. Também é possível esclarecer dúvidas pelos telefones ou por e-mail: [email protected].

UPA da Barra – Atendimento das 8h às 17h, com ações no pátio e na área interna da unidade. No local serão preparadas algumas salas para testagem e entrega de resultados. Na área externa haverá tenda para informação, além de distribuição de preservativos e folhetos explicativos.

Praia dos Cavaleiros – Atendimento das 9h às 16h. A equipe ficará no calçadão da orla, próximo ao Posto 1. No local haverá distribuição de preservativos, panfletos informativos e orientações sobre ISTs.

Fonte: g1

Fotógrafo vence prêmio do público com foto de urso polar dorminhoco

0

Um fotógrafo amador britânico, Nima Sarikhani, foi o grande vencedor do prêmio do público no concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, do Museu de História Natural de Londres, anunciado nesta quarta-feira (8).

A imagem vencedora, intitulada “Ice Bed” (Cama de Gelo), mostra um urso polar dormindo em um icebergue no arquipélago norueguês de Svalbard. Sarikhani capturou a foto após três dias em busca de ursos polares em meio à neblina.

“Pouco antes da meia-noite, o jovem urso subiu em um pequeno icebergue e, com suas patas fortes, arranhou-o para esculpir uma cama. Nima capturou o momento onírico em que o jovem urso adormeceu”, disse o Museu em comunicado.

Sarikhani se disse “honrado” pela distinção e espera que a imagem traga esperança de que “ainda é possível resolver a bagunça que provocamos”, referindo-se às mudanças climáticas.

“A imagem comovente e de tirar o fôlego de Nima nos permite ver a beleza e a fragilidade do nosso planeta. É um lembrete claro da ligação integral entre um animal e seu habitat e serve como uma representação visual dos impactos prejudiciais do aquecimento global e da perda de habitat”, disse o diretor do Museu de História Natural de Londres, Douglas Gurr.

Um recorde de mais de 75 mil pessoas votaram no concurso. As cinco fotografias mais votadas ficarão expostas no Museu de História Natural até o final de junho.

Percorra a galeria.

Leia Também: Dezenas de orcas presas em bloco de gelo causam preocupação no Japão

Avião faz pouso de emergência com uma roda a menos em Guarulhos

0

Um Airbus A319 da Latam com destino a Congonhas, em São Paulo, precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Guarulhos na tarde desta terça-feira (6) após perder uma das rodas de aterrissagem.

A aeronave, que decolou do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, pousou em Cumbica sem a roda do lado esquerdo por volta das 13h22. Imagens de canais especializados em aviação mostram o momento do pouso.

Rota alterada e medidas de segurança:

De acordo com a Latam, o pouso em Guarulhos foi necessário para “manutenção corretiva da aeronave”. A companhia aérea afirma que está prestando assistência aos passageiros e que “adota todas as medidas operacionais e técnicas de segurança”.

Sistemas de monitoramento de voo indicam que o avião percorreu cerca de 90 km a mais do que o usual antes de pousar, incluindo uma volta em torno da pista de Guarulhos. A velocidade e altitude da aeronave durante o trajeto também estavam fora do padrão.

Leia Também: EUA: Mãe e duas crianças brasileiras morrem em acidente; pai está na UTI

A aeronave, que decolou do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, pousou em Cumbica sem a roda d… 

Funcionários de pizzaria impedem assalto com martelo e caixote do lixo

0

Os trabalhadores de uma pizzaria em Oakland, nos EUA, tomaram a iniciativa de garantir a segurança do estabelecimento diante da iminência de fechamento, após ser alvo de quatro assaltos no último mês, conforme reportado pelo NY Post.

Nas imagens das câmeras de vigilância registradas na sexta-feira à noite, os funcionários da Cybelle’s Pizza aparecem tentando impedir outro assalto. Um ladrão é flagrado tentando entrar no local duas vezes. Na primeira tentativa, um funcionário usa um martelo para afastá-lo e, ao mesmo tempo, pega o telefone para chamar a polícia. Diante da segunda tentativa, outro funcionário o confronta atirando um caixote de lixo.

Elizabeth Sanchez, proprietária do restaurante, revela que instruiu seus funcionários a não se colocarem em risco, mas diante da situação, destaca que “eles tinham que se defender”. “Meus funcionários foram muito, muito corajosos”, concluiu.

Assista ao momento na galeria acima.

Leia Também: Homem é detido por causar 4 acidentes embriagado; tinha 51 antecedentes

Biden confunde Macron com ex-presidente francês que morreu em 1996

0

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma confusão ao confundir seu homólogo francês, Emmanuel Macron, com o ex-presidente François Mitterrand, falecido há quase 20 anos.

Durante um discurso em um comício de campanha em Las Vegas no último domingo, Biden recordou uma cúpula do G7 em 2021 e compartilhou a reação dos líderes francês e alemão ao vê-lo após os ataques ao Capitólio em janeiro daquele ano.

“Logo após ser eleito, participei de uma reunião do G7 no sul da Inglaterra. Sentei-me e disse: ‘A América está de volta!’ e Mitterrand, da Alemanha – quero dizer, da França – olhou para mim e disse: ‘Por quanto tempo você está de volta?'”, relatou.

François Mitterrand foi presidente da França de 1981 a 1995 e faleceu em 1996, aos 79 anos.

As confusões de Joe Biden são frequentes, incluindo confundir Taylor Swift com Britney Spears, a guerra no Iraque com a guerra na Ucrânia, a Suécia com a Suíça e o hino indiano com o hino norte-americano.

Aos 81 anos, Joe Biden é o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, ultrapassando Ronald Reagan, que tinha 77 anos ao final de seu mandato em 1989. Se for reeleito nas eleições de novembro, encerrará seu segundo mandato aos 85 anos.

Pode ver o momento da gafe na galeria acima.

Leia Também: Homem é detido por causar 4 acidentes embriagado; tinha 51 antecedentes