Home Blog Page 2682

Testagem rápida para detectar infecções sexualmente transmissíveis é intensificada às vésperas do carnaval em Macaé

0
Foto: Maurício Porão/Prefeitura de Macaé

O programa IST/Aids, da Secretaria de Saúde de Macaé, vai intensificar o atendimento à população às vésperas do carnaval para detectar infecções sexualmente transmissíveis.

Haverá orientação à população, distribuição de preservativos femininos e masculinos e testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C.

Os atendimentos serão realizados nesta quarta-feira (7) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra de Macaé, e , na sexta-feira (9), no Posto 1, na Praia dos Cavaleiros.

“Programamos estas ações para antes das festas de Carnaval, para que todos aproveitem o feriado prolongado com muita informação e segurança”, disse a coordenadora do Programa IST/Aids, Sandra Barcelos.

Para fazer a testagem, basta agendar pelos telefones (22) 2796-1234 ou 2796-1704 ou ir diretamente na sede do órgão, na Rua Alfredo Backer, 177, Centro, de 8h às 17h. Também é possível esclarecer dúvidas pelos telefones ou por e-mail: [email protected].

UPA da Barra – Atendimento das 8h às 17h, com ações no pátio e na área interna da unidade. No local serão preparadas algumas salas para testagem e entrega de resultados. Na área externa haverá tenda para informação, além de distribuição de preservativos e folhetos explicativos.

Praia dos Cavaleiros – Atendimento das 9h às 16h. A equipe ficará no calçadão da orla, próximo ao Posto 1. No local haverá distribuição de preservativos, panfletos informativos e orientações sobre ISTs.

Fonte: g1

Fotógrafo vence prêmio do público com foto de urso polar dorminhoco

0

Um fotógrafo amador britânico, Nima Sarikhani, foi o grande vencedor do prêmio do público no concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, do Museu de História Natural de Londres, anunciado nesta quarta-feira (8).

A imagem vencedora, intitulada “Ice Bed” (Cama de Gelo), mostra um urso polar dormindo em um icebergue no arquipélago norueguês de Svalbard. Sarikhani capturou a foto após três dias em busca de ursos polares em meio à neblina.

“Pouco antes da meia-noite, o jovem urso subiu em um pequeno icebergue e, com suas patas fortes, arranhou-o para esculpir uma cama. Nima capturou o momento onírico em que o jovem urso adormeceu”, disse o Museu em comunicado.

Sarikhani se disse “honrado” pela distinção e espera que a imagem traga esperança de que “ainda é possível resolver a bagunça que provocamos”, referindo-se às mudanças climáticas.

“A imagem comovente e de tirar o fôlego de Nima nos permite ver a beleza e a fragilidade do nosso planeta. É um lembrete claro da ligação integral entre um animal e seu habitat e serve como uma representação visual dos impactos prejudiciais do aquecimento global e da perda de habitat”, disse o diretor do Museu de História Natural de Londres, Douglas Gurr.

Um recorde de mais de 75 mil pessoas votaram no concurso. As cinco fotografias mais votadas ficarão expostas no Museu de História Natural até o final de junho.

Percorra a galeria.

Leia Também: Dezenas de orcas presas em bloco de gelo causam preocupação no Japão

Avião faz pouso de emergência com uma roda a menos em Guarulhos

0

Um Airbus A319 da Latam com destino a Congonhas, em São Paulo, precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Guarulhos na tarde desta terça-feira (6) após perder uma das rodas de aterrissagem.

A aeronave, que decolou do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, pousou em Cumbica sem a roda do lado esquerdo por volta das 13h22. Imagens de canais especializados em aviação mostram o momento do pouso.

Rota alterada e medidas de segurança:

De acordo com a Latam, o pouso em Guarulhos foi necessário para “manutenção corretiva da aeronave”. A companhia aérea afirma que está prestando assistência aos passageiros e que “adota todas as medidas operacionais e técnicas de segurança”.

Sistemas de monitoramento de voo indicam que o avião percorreu cerca de 90 km a mais do que o usual antes de pousar, incluindo uma volta em torno da pista de Guarulhos. A velocidade e altitude da aeronave durante o trajeto também estavam fora do padrão.

Leia Também: EUA: Mãe e duas crianças brasileiras morrem em acidente; pai está na UTI

A aeronave, que decolou do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, pousou em Cumbica sem a roda d… 

Funcionários de pizzaria impedem assalto com martelo e caixote do lixo

0

Os trabalhadores de uma pizzaria em Oakland, nos EUA, tomaram a iniciativa de garantir a segurança do estabelecimento diante da iminência de fechamento, após ser alvo de quatro assaltos no último mês, conforme reportado pelo NY Post.

Nas imagens das câmeras de vigilância registradas na sexta-feira à noite, os funcionários da Cybelle’s Pizza aparecem tentando impedir outro assalto. Um ladrão é flagrado tentando entrar no local duas vezes. Na primeira tentativa, um funcionário usa um martelo para afastá-lo e, ao mesmo tempo, pega o telefone para chamar a polícia. Diante da segunda tentativa, outro funcionário o confronta atirando um caixote de lixo.

Elizabeth Sanchez, proprietária do restaurante, revela que instruiu seus funcionários a não se colocarem em risco, mas diante da situação, destaca que “eles tinham que se defender”. “Meus funcionários foram muito, muito corajosos”, concluiu.

Assista ao momento na galeria acima.

Leia Também: Homem é detido por causar 4 acidentes embriagado; tinha 51 antecedentes

Biden confunde Macron com ex-presidente francês que morreu em 1996

0

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma confusão ao confundir seu homólogo francês, Emmanuel Macron, com o ex-presidente François Mitterrand, falecido há quase 20 anos.

Durante um discurso em um comício de campanha em Las Vegas no último domingo, Biden recordou uma cúpula do G7 em 2021 e compartilhou a reação dos líderes francês e alemão ao vê-lo após os ataques ao Capitólio em janeiro daquele ano.

“Logo após ser eleito, participei de uma reunião do G7 no sul da Inglaterra. Sentei-me e disse: ‘A América está de volta!’ e Mitterrand, da Alemanha – quero dizer, da França – olhou para mim e disse: ‘Por quanto tempo você está de volta?'”, relatou.

François Mitterrand foi presidente da França de 1981 a 1995 e faleceu em 1996, aos 79 anos.

As confusões de Joe Biden são frequentes, incluindo confundir Taylor Swift com Britney Spears, a guerra no Iraque com a guerra na Ucrânia, a Suécia com a Suíça e o hino indiano com o hino norte-americano.

Aos 81 anos, Joe Biden é o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, ultrapassando Ronald Reagan, que tinha 77 anos ao final de seu mandato em 1989. Se for reeleito nas eleições de novembro, encerrará seu segundo mandato aos 85 anos.

Pode ver o momento da gafe na galeria acima.

Leia Também: Homem é detido por causar 4 acidentes embriagado; tinha 51 antecedentes

Orcas ficam presas em bloco de gelo e causam preocupação no Japão

0

Pelo menos dez orcas presas num bloco de gelo na costa de Hokkaido, no Japão, geraram preocupação entre os residentes daquela região, nesta terça-feira. Ainda assim, as autoridades de Rausu equacionaram que os animais conseguiram se libertar, pois já não se encontram no local.

A Guarda Costeira do Japão foi alertada por um pescador, na terça-feira, que informou ter visto uma orca cercada por gelo flutuante a cerca de um quilômetro de Rausu, de acordo com a emissora NHK.

Imagens do especialista em vida marinha do Wildlife Pro Seiichiro Tsuchiya, às quais poderá ver na galeria acima, dão um vislumbre de pelo menos dez animais presos no gelo, tentando respirar. É que, recorde-se, as orcas só conseguem ficar submersas durante alguns minutos.

“Vi cerca de 13 orcas com as cabeças de fora num buraco no gelo. Pareciam estar lutando para respirar”, disse o investigador, que adiantou que o grupo poderia incluir três a quatro crias.

De acordo com Tsuchiya, vários animais pareciam estar com sangramento nas mandíbulas inferiores.

Contudo, a espessura do gelo impediu a Guarda Costeira de resgatar os animais, que foram deixados à mercê da sorte.

Mas, nesta manhã de quarta-feira, as autoridades não conseguiram localizar as baleias.

Apesar de o gelo na costa leste de Hokkaido estar  diminuindo a cada ano, devido ao aumento da temperatura do mar, uma onda de frio que se iniciou na segunda-feira proporcionou o aparecimento de mais blocos na região, obstruindo o caminho das orcas.

Leia Também: Gelo deixa milhares de carros presos em rodovias na China

Homem é preso por receptação qualificada em Cabo Frio

0
126ª DP/Foto: Divulgação

Policiais civis da 126ª DP (Cabo Frio) prenderam, nesta terça-feira (06/02), um homem acusado de receptação qualificada. Ele foi capturado em um estacionamento em Cabo Frio, após ação de inteligência.

Segundo os agentes, o veículo além de ser clonado, era produto de crime de furto ocorrido no mês de janeiro.

Bombeiros resgatam homem que pulou em rio para salvar seu cão; veja

0

Na última segunda-feira (5), os bombeiros de Los Angeles resgataram um homem que se jogou em um rio para salvar seu cachorro. O animal havia caído na água corrente e o homem, em um ato heroico, pulou para tentar salvá-lo.

Pedestres presenciaram a cena e acionaram os bombeiros. Uma equipe foi enviada ao local e, após uma busca minuciosa, localizou o cão que, felizmente, conseguiu nadar até a margem em segurança.

O resgate do homem foi mais complexo. Os bombeiros utilizaram um helicóptero para içá-lo da água. Ele foi resgatado consciente e levado para um hospital local para avaliação médica. O cão também foi resgatado e levado a um abrigo para receber cuidados veterinários por causa de ferimentos leves.

Califórnia em alerta por chuvas

O incidente aconteceu em um momento em que o estado da Califórnia está sob alerta devido a um fenômeno de precipitação excessiva. No domingo (4), Los Angeles teve o dia mais chuvoso em quase 20 anos, com o volume de chuva equivalente a um mês caindo em apenas 24 horas.

Pode ver imagens do resgate na galeria acima.

Leia Também: Avião derrapa em pista com gelo no aeroporto da Lituânia. Veja o vídeo

Policial acusado de 13 estupros disse a mulher que não acreditariam nela

0

Um ex-policial da polícia metropolitana de Londres, enfrentando 13 acusações de estupro, teria abusado de seus poderes, dizendo a uma mulher que ninguém acreditaria nela. O caso está em julgamento no Reino Unido, e relata que Cliff Mitchell, de 24 anos, ameaçou a mulher com uma faca, a amarrou com braçadeiras e colocou fita adesiva em sua boca em setembro de 2023.

Durante uma entrevista policial apresentada no Croydon Crown Court, em Londres, a vítima relatou que Mitchell ameaçou matá-la, colocando uma faca em seu pescoço e a amarrando com braçadeiras. O acusado enfrenta 13 acusações de estupro e duas de sequestro, mantendo-se inocente de todas as acusações.

A suposta vítima revelou que, enquanto chorava, Mitchell usou seus poderes contra ela, afirmando que ninguém acreditaria em sua história. Apesar das ameaças, a mulher conseguiu escapar e foi auxiliada por um motorista que passava.

A procuradora Catherine Farrelly informou ao júri que Mitchell era um policial em serviço na Polícia Metropolitana durante a “última parte” dos supostos crimes. As acusações incluem seis de estupro contra uma menor, sendo três delas quando ela tinha menos de 13 anos. O julgamento continua.

Leia Também: Bombeiros resgatam homem que pulou em rio para salvar seu cão; veja

Homem fica paralisado e morre após bombeiros o deixarem cair

0

Um homem de 76 anos, Ronald Shuck, morreu no estado norte-americano do Arizona após um incidente com bombeiros que o deixou paralisado. O caso aconteceu no dia 5 de janeiro e Ronald faleceu em 23 do mesmo mês.

Segundo a família, Ronald sofria de diabetes e tinha pernas fracas. No dia do incidente, ele teve dificuldade para se manter em pé e sua esposa, sem força para ajudá-lo, chamou os bombeiros.

De acordo com o relato do filho de Ronald, Ryan Shuck, os bombeiros de Phoenix colocaram o homem em uma cadeira de escritório com rodas e sem braços e tentaram levantá-lo pelos três degraus da varanda. Ronald acabou caindo no chão e batendo a cabeça, causando grande susto em sua esposa.

Embora Ronald tenha reclamado de dores no pescoço e passado por um teste de movimento da coluna que indicava normalidade, ele foi ficando cada vez mais paralisado após o incidente. Ele faleceu em 23 de janeiro, deixando sua família devastada.

“Ele não conseguia mais se mover, falar, comer ou beber. Vê-lo dar seu último suspiro foi provavelmente o momento mais difícil da minha vida”, disse Ryan.

A família de Ronald está considerando uma ação legal contra os bombeiros e questiona por que não foi utilizada uma maca ou cadeira de rodas adequada para a situação.

Leia Também: Policial acusado de 13 estupros disse a mulher que não acreditariam nela

Hamas propõe cessar-fogo dividido por 3 fases, ao longo de 135 dias

0

O grupo islâmico Hamas apresentou um abrangente plano de cessar-fogo composto por três fases, cada uma estendendo-se ao longo de 45 dias, em resposta a uma proposta dos mediadores do Catar e do Egito, conforme anunciado nesta quarta-feira. Na primeira fase, destacam-se iniciativas como a libertação de todas as mulheres, homens com menos de 19 anos, idosos e doentes que ainda estão sob custódia do Hamas. Como contrapartida, mulheres e crianças detidas em prisões israelenses seriam libertadas, totalizando um período de 135 dias, conforme divulgado pela agência Reuters.

A segunda fase contemplaria a libertação dos demais reféns do sexo masculino, enquanto a terceira etapa visa a devolução dos corpos das vítimas mortais aos seus respectivos estados. Ao final dessa última fase, o objetivo seria alcançar um acordo que sinalize o término do conflito. Vale ressaltar que, até o momento, os detalhes específicos dessa proposta do Hamas não foram divulgados.

Esta contraproposta também englobaria o início do processo de reconstrução de Gaza, a retirada total das Forças de Defesa de Israel (IDF) e um aumento significativo no fluxo de alimentos e ajuda humanitária destinados à população palestina. Tais desenvolvimentos ocorrem em um momento em que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, lidera uma viagem ao Oriente Médio com o intuito de assegurar uma trégua na guerra que atinge seu quinto mês nesta quarta-feira.

Ao lado de Blinken em Doha, o primeiro-ministro do Qatar, Mohammed bin Abdelrahmane Al-Thani, expressou otimismo. Ele declarou ter recebido uma resposta do Hamas sobre a estrutura geral do acordo de reféns, observando que, apesar de conter alguns comentários, é positiva no geral.

Essas negociações ocorrem após o ataque surpresa do Hamas contra o território israelense, intitulado ‘Tempestade al-Aqsa’, que resultou em retaliações de Israel, denominadas ‘Espadas de Ferro’, com bombardeios aéreos contra instalações do grupo armado na Faixa de Gaza. Benjamin Netanyahu afirmou que Israel está “em guerra” com o Hamas, considerado terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia (UE), culminando na formação de um governo de emergência nacional e de um gabinete de guerra, acordados com a oposição.

Leia Também: Homem fica paralisado e morre após bombeiros o deixarem cair

Homem é detido por causar 4 acidentes embriagado; tinha 51 antecedentes

0

Um homem de 39 anos foi preso no último sábado, 3 de fevereiro, na cidade espanhola de Lora del Río, em Sevilha, após causar quatro acidentes rodoviários por dirigir sob a influência de álcool e substâncias entorpecentes.

De acordo com o comunicado da Câmara Municipal de Lora del Río, divulgado nesta terça-feira, o indivíduo já possuía um histórico criminal com 51 antecedentes e havia cumprido quatro anos de prisão.

A detenção mais recente ocorreu após alertas de moradores informando que um veículo estava sendo conduzido de maneira imprudente. Por volta das 19h00 (local) de sábado, dois homens relataram terem sido vítimas de dois acidentes de trânsito causados por um carro cujo motorista fugiu do local.

Mais tarde no mesmo dia, outros dois cidadãos denunciaram incidentes semelhantes, resultando em ferimentos para um deles. A polícia iniciou uma busca pelo veículo e encontrou o suspeito dormindo ao volante.

Ao acordá-lo, os agentes constataram que ele estava embriagado. Enfrentando as acusações dos acidentes, o suspeito negou, alegando que teria sido “outra pessoa” dirigindo seu carro. No entanto, acabou sendo identificado pelas testemunhas.

Durante a detenção, o indivíduo teve um comportamento agressivo, ameaçando e insultando os policiais, que precisaram contê-lo com o uso de um taser.

Leia Também: Hamas propõe cessar-fogo dividido por 3 fases, ao longo de 135 dias

Baixada Fluminense terá hospital oncológico com 100 leitos

0

Com investimentos federais de R$ 55 milhões, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta terça-feira (6), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, as obras de um Hospital Oncológico e de um novo campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), ambos na cidade da região metropolitana da capital. A unidade de saúde vai custar R$ 40 milhões e chegará a 100 leitos adultos e infantis, contará com unidades de tratamento intensivo, centro cirúrgico, laboratórios, consultórios, tratamentos de quimioterapia e endoscopia. A expectativa é atender não apenas a população do município, mas de todos os 13 municípios da Baixada, que têm uma população total de cerca de 3,5 milhões de pessoas.

“Nós vamos inaugurar ainda enquanto eu for presidente da República esse hospital, para que as pessoas sejam tratadas com decência e respeito. Não é possível que quem tem dinheiro pode ir a qualquer lugar do mundo se tratar, e quem é pobre morre sem conseguir uma consulta nesse país”, afirmou Lula em discurso no evento de lançamento das obras. O Ministério da Saúde não informou quando o hospital será concluído.

“[O hospital] não atende só Belford Roxo, mas toda a região metropolitana. Essa escola técnica federal da IFRJ vai estar aqui, mas atenderá toda a nossa região metropolitana, dando oportunidade às pessoas de terem acesso a um ensino de qualidade a nível federal”, destacou o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho.

Já o novo campus do IFRJ na cidade, com investimentos de R$ 15 milhões, vai substituir uma estrutura precária e provisória, em que as aulas ocorrem em contêiners. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a nova sede, que deve ser inaugurada até o fim de 2025, vai permitir passar de menos de 200 matrículas para mais de 1,4 mil.

Em discurso, Santana também falou sobre o Programa Pé de Meia, lançado recentemente, que cria uma poupança e uma ajuda mensal para que estudantes pobres do ensino médio não abandonem a escola. Atualmente, segundo dados oficiais, cerca 480 mil jovens abandonam a escola todos os anos no Brasil.

“Muitas vezes, não é uma opção, o jovem abandona a escola por necessidade, para ajudar o pai, a mãe e a família”, afirmou o ministro.

O programa, que começará no mês que vem, vai pagar, a cada ano do ensino médio, 10 parcelas anuais de R$ 200 a cada estudante beneficiado. O pagamento, que poderá ser sacado, vai depender da frequência de 80% nas aulas.

Em caso de aprovação, o aluno vai ter direito a mais R$ 1 mil por cada série, que serão depositados numa poupança. Esse dinheiro só poderá ser sacado quando for entregue o certificado de conclusão do ensino médio. Ainda está previsto um incentivo para que o estudante realize o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no terceiro ano, com o depósito de mais R$ 200.

“Tem muita gente que fala assim para mim: ‘Lula, você está gastando dinheiro com essa molecada’. Eu falo ‘não, gastar dinheiro eu to gastando quando tiver que fazer cadeia pra esse moleque’. Eu tenho é que fazer escola e gastar dinheiro na escola. Quando eu estiver colocando ele na escola, eu estou garantindo que ele não vá para o narcotráfico, não vá para o crime organizado, não pratique delito e seja orgulho do pai, da mãe e do irmão dentro de casa”, discursou o presidente ao falar sobre o programa.

Lula cumpre agenda no estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira. Mais cedo, ele já havia participado da cerimônia de entrega de moradias para 1,3 mil famílias na cidade de Magé.

O presidente também compareceu à inauguração de uma creche municipal em Belford Roxo que recebeu o nome de seu neto, Arthur Lula da Silva, que morreu em 2019, aos 7 anos. A criança morreu de uma infecção generalizada causada por uma bactéria. Na época, o presidente estava preso na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, por causa da Operação Lava-Jato, antes de ter a condenação anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STJ) após o então juiz Sergio Moro ter sido declarado suspeito.

“O meu neto, vocês sabem, ele morreu quando eu estava na Polícia Federal, e ele morreu de forma muito rápida. Ele chegou em casa com dor de cabeça, deitou e de manhã, quando foi para o hospital, já morreu. Foi uma coisa impensada, foi um choque muito grande”, disse.

A Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva vai atender estudantes até o quinto ano do Ensino Fundamental em nove salas climatizadas com ar-condicionado e telas interativas. A unidade também conta com laboratório de informática, coordenação, direção, secretaria, refeitório, banheiros, cozinha, quadra poliesportiva coberta e rampa de acessibilidade.

A visita do presidente à Baixada Fluminse mobilizou centenas de pessoas.

Na entrada da cidade, outdoors davam as boas vindas ao presidente. Filas de ônibus lotaram as ruas de acesso ao local do evento, em frente à prefeitura. Pessoas se aglomeravam para acessar as proximidades do palco. Duas horas antes do início do pronunciamento de Lula, o local já estava lotado, apesar do calor de 33 graus Celsius e sensação térmica de 37 graus.

Na multidão que acompanhou a cerimônia, cartazes defendendo a educação: “Educação não é gasto, é investimento” e “Eu sou formada graças ao ProUni”. Uma faixa chamava atenção do presidente para as tragédias causadas no município pelas chuvas que alagaram casas e deixaram centenas de desabrigados e desalojados: “Lula olhe por nós, ficamos embaixo d’água. SOS Baixada Fluminense”.

Do lado de fora do evento, um pequeno grupo de pessoas vestidas de verde e amarelo portavam cartazes de Fora Lula.

A expectativa é atender não apenas a população do município, mas de todos os 13 municípios da Baixad… 

Leonardo DiCaprio exalta enredo do Salgueiro no Carnaval 2024, em defesa do povo Yanomami

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Ativista ambiental, Leonardo DiCaprio sempre que pode destaca a sua preocupação com as florestas e os povos originários. Em uma publicação feita nesta segunda-feira (5), em seu perfil no Instagram, o ator reforçou a importância da preservação de terras indígenas no Brasil e destacou o samba-enredo da escola de samba Salgueiro. A escola vai apresentar na Sapucaí no Carnaval 2024 do Rio (a terceira no domingo 11) o tema em defesa dos Yanomami.

“O ritmo do samba pulsa para ajudar a proteger o maior grupo indígena da Amazônia que vive em relativo isolamento – o povo Yanomami”, começa o texto do protagonista do “Titanic”. “Durante anos, o povo Yanomami sofreu violência brutal de garimpeiros e seus financiadores. A mineração ilegal contaminou suas águas e levou a uma crise humanitária de desnutrição, malária, pneumonia e outras doenças que aumentaram as taxas de mortalidade infantil”, continuou DiCaprio.

O vídeo com várias imagens da Amazônia tem o áudio do samba do Salgueiro. O enredo também presta uma homenagem o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, mortos em 2022, no Vale do Javari, localizada nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no oeste do estado do Amazonas.

Leonardo, que é protagonista do filme “Assassinos da Lua das Flores”, do diretor Martin Scorsese sobre a relação de Ernest Burkhart e Mollie Kyle (Lily Gladstone), um homem branco e uma mulher indígena, elogiou o enredo da escola de samba carioca.

“Em meio a essa tragédia, os brasileiros convidam o mundo a se unir e celebrar a riqueza da cultura Yanomami e sua capacidade de resistência. A Re:wild é uma apoiadora comprometida com os Yanomami e está entusiasmada em participar dessa celebração da resiliência e do ativismo indígena diretamente do coração da floresta amazônica”, finaliza. A ONG (Organização Não Governamental) Re:wild, foi fundada pelo ator em 2021.

A escola vai apresentar na Sapucaí no Carnaval 2024 do Rio (a terceira no domingo 11) o tema em defe… 

MEC se atrapalha de novo na divulgação de resultados, agora com o Prouni

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de um erro na divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o MEC (Ministério da Educação) voltou a ter dificuldade na entrega dos aprovados para o Prouni (Programa Universidade para Todos) nesta terça-feira (6).

Durante toda a tarde, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior ficou fora do ar e os candidatos não conseguiram acessar os resultados. A reportagem questionou o ministério, comandado pelo ministro Camilo Santana, mas não obteve resposta sobre a previsão de normalização do acesso.

Nas redes sociais, os candidatos reclamam da recorrência dos problemas de divulgação.

A falha e o atraso na entrega dos resultados do Sisu já haviam trazido impactos para as inscrições do Prouni, programa que concede bolsas a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Em razão do atraso, o ministério decidiu prorrogar as inscrições do programa por mais um dia.

Apesar de darem acesso a universidades diferentes, as inscrições no Sisu e no Prouni estão interligadas. De acordo com o MEC, o candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni. Porém, caso seja selecionado por ambos, tem que optar por um dos dois programas.

Há exatamente uma semana, na terça-feira (30), o MEC havia se programado para divulgar a lista dos aprovados no Sisu, mas alegou que devido a “problemas técnicos no sistema” precisou adiar a consulta teve que adiar a divulgação. Foi só no dia seguinte que os resultados foram publicados.

A falha frustrou estudantes. Alguns deles conseguiram acessar a página e viram que tinham sido aprovados nas universidades às quais se candidataram. Quando os resultados oficiais saíram, esses alunos descobriram que não conseguiram a vaga que haviam selecionado.

O MEC confirmou que houve uma divulgação indevida de resultados provisórios, que ainda não estavam homologados. De acordo com a pasta, os dados ficaram disponíveis por 25 minutos. A ocorrência está sendo apurada.

MINISTÉRIO TAMBÉM TEVE FALHA NO ENEM

Essas não foram as únicas falha no processo seletivo para o ensino superior na atual gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além dos estudantes que foram frustrados com a divulgação indevida dos resultados, cerca de 50 mil inscritos na prova do Enem, cuja nota é usada para acesso ao Sisu, foram alocados em locais distantes das suas casas. O edital garantia que os participantes fizessem o exame a no máximo 30 km de distância de suas residências. Estudantes relataram distâncias de mais de 40 km.

Ao admitir o problema, o ministério disse que a definição dos locais de prova foi feita pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), vencedor da licitação para aplicação do Enem 2023.

Como houve relato de alunos que avaliavam desistir de fazer o exame, o MEC autorizou esses candidatos a fazerem a prova em outra data. Mas houve casos de estudantes que preferiram fazer o exame na data original e tiveram que percorrer 33 quilômetros.

Durante toda a tarde, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior ficou fora do ar e os candidatos n… 

Governo alerta que 7 milhões de famílias devem atualizar CadÚnico

0

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou nesta segunda-feira (5) que cerca de 7 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família, devem atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico.

A medida faz parte da ação contínua de Qualificação Cadastral, que engloba dois processos, o de Averiguação Cadastral (AVE24) e o de Revisão Cadastral (REV24), conforme legislação.

Os dados cadastrais devem refletir a realidade das famílias em vulnerabilidade, para que sejam usados para formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. As atualizações dos dados também servem para prevenir fraudes no recebimento de benefícios e melhorar o acesso a algum dos 36 programas federais que usam os dados do CadÚnico para inclusão de beneficiários.

Na Averiguação Cadastral, são verificadas as informações prestadas pelas famílias no momento do cadastramento, que apresentaram algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício ou de composição familiar. Já a Revisão Cadastral, abrange as famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de 2 anos. 

O ministério esclareceu que uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da situação. E de acordo com a pasta, este ano, a maior parte das famílias na mira do governo federal está com os registros sem atualização há mais de 24 meses.

As famílias inscritas no CadÚnico, apontadas na Ação de Qualificação Cadastral de 2024, estão sendo comunicadas por meio mensagens no aplicativo do CadÚnico, disponível para smartphones nos sistemas Android e IOS e pela internet. Além desses meios, a comunicação às famílias beneficiárias do Bolsa Família também conta com mensagens nos aplicativos do programa, no Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios. 

As famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica também podem ser comunicadas por meio de mensagem na fatura da conta de energia elétrica.

Após a notificação, os responsáveis pelas famílias devem procurar pessoalmente o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município onde vive ou o setor da prefeitura responsável pela gestão municipal do CadÚnico, para atualizar os dados do núcleo familiar.

Em caso de dúvida sobre localização desses postos de atendimento, o MDS disponibiliza um site para o cidadão buscar o Cras mais próximo.

Algumas famílias a atualização cadastral deverá ser realizada no domicílio.

Ao se dirigir ao posto de atendimento, os responsáveis devem levar documento de identificação com foto e outros como CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram no mesmo domicílio.

Mesmo que não receba qualquer notificação sobre a Revisão Cadastral, o beneficiário pode checar a situação de seus dados, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral no aplicativo do Cadastro Único.

Caso tenha faltado algum documento na hora do recadastramento, a família incluída na Ação de Qualificação Cadastral ficará com a situação identificada como pendente. E esse registro incompleto poderá impedir a participação dela em programas sociais.

A falta de atualização dos dados do CadÚnico pode, ainda, levar à suspensão do pagamento de benefícios por 2 meses e posterior cancelamento, caso não regularize a situação até a data limite prevista.

Desde 11 de janeiro, as listagens com os apontamentos das famílias que precisam passar pela Qualificação do Cadastro Único já estão com os gestores nos municípios, que podem consultar a lista diretamente no Portal de Gestão do Cadastro Único, mediante senha habilitada no sistema. O gestor deve, ainda, cumprir os procedimentos e o cronograma de atualização estabelecidos em norma do MDS.

O MDS tem um chat voltado ao atendimento exclusivo de técnicos e gestores municipais. O atendimento é feito online, em tempo real, de segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.

O CadÚnico é o registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda. Criado pelo governo federal, o sistema que coleta esses dados é operado e atualizado pelas prefeituras, gratuitamente. O cadastro funciona como a porta de entrada para vários programas, benefícios e serviços do governo federal e também de estados e municípios.

Entre os programas federais de assistência social e transferência de renda estão o Bolsa Família; o Minha Casa, Minha Vida; o Benefício de Prestação Continuada (BPC); a Tarifa Social de Energia Elétrica; o recém-lançado Pé-de-Meia, a poupança para estudantes de baixa renda que cursam o ensino médio, entre outros.

Podem participar do CadÚnico as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. O cadastramento considera também se as famílias fazem parte de povos originários e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos) ou de grupos específicos, como população em situação de rua.

A atualização do CadÚnico deve ser feita a cada 2 anos ou sempre que houver alguma mudança na família, como nascimento ou óbito de um familiar; mudança de endereço de um membro da família ou dela inteira; matrícula escolar de crianças ou transferência da unidade de ensino; atualização de renda da família (queda ou melhora).

A medida faz parte da ação contínua de Qualificação Cadastral 

Lula lamenta morte de Piñera e diz que sempre teve ‘bom diálogo’ com chileno

0

VIÑA DEL MAR, CHILE, E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) e diversos outros líderes e ex-líderes da América Latina lamentaram nas redes sociais a morte do ex-mandatário chileno Sebastián Piñera. O petista se disse “surpreso e triste” com o ocorrido e afirmou que os dois sempre tiveram bom diálogo.

“Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”, escreveu ele no X.

Piñera foi um empresário bilionário e uma importante liderança da direita no Chile, eleito duas vezes, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Ele faleceu na tarde desta terça-feira (6), quando pilotava um helicóptero que caiu num lago na região centro-sul de Los Ríos. Outros três membros de sua família sobreviveram ao acidente.

O governo argentino de Javier Milei foi um dos primeiros a lamentar a morte, mesmo antes de ela ser confirmada oficialmente. “Em nome do Estado argentino, enviamos nossas condolências a seus familiares, amigos e todo o povo chileno”, informou em comunicado a Casa Rosada.

Já o ex-presidente Mauricio Macri, que governou ao mesmo tempo que Piñera entre 2018 e 2019, se referiu a ele como “querido amigo”: “Gente boa, comprometida como ninguém com o Chile e com os valores da liberdade e da democracia na América Latina… Realmente é uma perda total, insubstituível. Hoje me despeço de um amigo e de um líder notável”, afirmou.

A Câmara dos Deputados da Argentina chegou a fazer um minuto de silêncio enquanto discutia o pacote de reformas liberais de Milei chamado de “lei ônibus” no plenário, depois que um dos parlamentares anunciou a morte de Piñera ao microfone.

O uruguaio Luis Lacalle Pou disse conhecê-lo há vários anos. “Sempre teve uma atitude positiva em relação ao Uruguai e pessoalmente. Como prova, basta nomear seu apoio com a logística oferecida para a chegada das vacinas durante a pandemia. Aos chilenos e à sua família, meus pêsames. Descanse em paz”, escreveu.

Governo brasileiro quer evitar ‘nakba 2’ ao descartar visto para palestinos de Gaza

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cálculo feito pelo governo brasileiro para não colocar de pé uma política de vistos de acolhida humanitária para os palestinos que vivem na Faixa de Gaza, palco da atual guerra Israel-Hamas, foi dominado pelo argumento de evitar “uma nova nakba”.

Reservadamente, interlocutores da diplomacia brasileira afirmam que Brasília evitará dar gás a qualquer medida que possa provocar algum deslocamento em massa da população da faixa de terra adjacente a Israel para nações vizinhas ou outros continentes.

É a ideia, relata um desses interlocutores, de que a “história desaconselha” a abrir brechas para que a emigração massiva possa ocorrer. “Nakba” (catástrofe ou desastre em árabe) é o nome dado à diáspora forçada de palestino no fim da década de 1940, em meio à independência de Israel e primeira guerra árabe-israelense.

Argumento semelhante já foi usado por nações como Egito e Jordânia, fronteiriços a Israel, para não abrir suas fronteiras para os milhares de palestinos em desespero. A recusa se baseava no receio, verbalizado, de que Tel Aviv busca forçar uma expulsão permanente dos palestinos e naufragar a ideia da criação de um Estado palestino.

O tema corre nos corredores de Brasília, mas não é tornado público também pelo fato de o governo Lula já ter aberto rusgas com Israel ao equiparar a resposta do governo de Binyamin Netanyahu em Gaza aos ataques terroristas do Hamas no 7 de Outubro.

O presidente Lula (PT) fará uma visita a Cairo no próximo dia 15, quando se reúne com altas autoridades, como o ditador Abdel Fattah al-Sisi, e depois segue para a Etiópia. O Egito é um dos agentes diplomáticos mais importantes dessa guerra. Afinal, é o único país além de Israel que faz fronteira com Gaza, pela passagem de Rafah.

Ademais, qualquer plano de ofertar residência humanitária aos palestinos, neste momento, seria quase irreal. Haveria um enorme imbróglio para conseguir autorizar a saída dessas pessoas, que teria de ser negociada com Tel Aviv.

Até aqui, o Brasil já repatriou mais de 140 palestinos que viviam em Gaza. Muitos tinham nacionalidade brasileira, alguns deles por terem buscado refúgio no país anteriormente. Uma vez no Brasil, alguns deles foram levados para abrigos de acolhida no interior paulista.

Alguns dos ministros de Bibi, como o premiê de Israel é conhecido, manifestam publicamente o desejo de expulsar palestinos da Faixa. Itamar Ben Gvir, (Segurança Nacional) e Bezalel Smotrich (Finanças), os mais radicais do gabinete e expoentes da ultradireita, apregoam o que chamam de “emigração voluntária” como solução para a guerra.

É o tipo de defesa que fez crescer na comunidade internacional o receio de uma nova nakba.

A informação de que o governo descarta ofertar vistos de acolhida humanitária para os palestinos, adiantada pela coluna de Mônica Bergamo, porém, também refletiu o que alguns especialistas vem descrevendo como uma crise no modelo de acolhida do Brasil.

Ações de acolhida humanitária são previstas pela política migratória brasileira para nacionais de países em situação de grave ou iminente instabilidade institucional, como conflitos armados ou desastres ambientais. Já foram aplicadas para sírios, vítimas de uma guerra civil; para haitianos, vítimas de um colapso humanitário; e para afegãos, alvos da repressão do Talibã, de volta ao poder desde 2021.

Mas o modelo tem mostrado seus desafios, e por vezes fracassos, nos últimos tempos. O principal ponto de tensão está na garantia da acolhida que realmente é dada a esses imigrantes.

Muitos haitianos que na década de 2010 encontravam trabalho em construções ligadas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016 hoje estão em vagas marginais do mercado de trabalho, sufocados pela economia e pela cotação do dólar, uma vez que a maioria deles precisa também enviar dinheiro para familiares que seguem em Porto Príncipe. Para uma larga parcela, a decisão é deixar o Brasil.

No caso dos afegãos, as cenas de dezenas, ou centenas, deles vivendo no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, uma cena que se repete ainda nesta terça (6), mostram a deficiência da acolhida. Sem vagas em abrigo e incentivos para aulas de português e com pouca ou nenhuma perspectiva de inserção no mercado de trabalho, a decisão para a maioria deles também é emigrar.

Defensor público federal e especialista em migrações, João Chaves diz que há um claro “ponto de inflexão” na atual política de acolhida humanitária. “É um instituto em crise e que precisa ser repensado, mas não para extinguir esse tipo de possibilidade, e sim para garantir uma política eficiente, com capacidade adequada de emissão de vistos.”

Como um dos principais desafios, ele menciona a dificuldade de acesso aos vistos. Já há quatro meses afegãos não têm conseguido solicitar um visto –enquanto reformula sua política para essa população, Brasília interrompeu as concessões. No caso dos haitianos, um imbróglio que mistura a dificuldade para conseguir documentos no país caribenho à enorme demanda criou uma fila de milhares de demandantes.

Segundo a reportagem apurou, apenas a demanda por reunião familiar de haitianos (ou seja, o pedido daqueles que já vivem no Brasil para levar seus parentes, em grande parte filhos pequenos, que ainda estão no Haiti) tem uma fila represada de mais de 8.000 nomes.

Prevent Senior é alvo de ação que pede R$ 940 milhões por violações na pandemia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O MPT (Ministério Público do Trabalho), o MPF (Ministério Público Federal) e o MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo) anunciaram, nesta terça-feira (6), o ajuizamento de uma ação civil pública conjunta contra a Prevent Senior que pede o pagamento de R$ 940 milhões por dano moral e social coletivo.

Os MPs afirmaram que, durante os inquéritos civis, encontraram provas de que a empresa assediava funcionários para a prescrição de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid.

Procurada, a operadora de saúde afirmou, em nota, que não pode se manifestar porque desconhece a ação. “A Prevent Senior atende às melhores práticas em todos os segmentos em que atua, o que será reconhecido ao fim do processo”, escreveu.

Segundo os promotores e procuradores, os trabalhadores da empresa também eram desincentivados a utilizar máscaras de proteção e obrigados a manter a jornada de trabalho mesmo quando contraíam a doença, e o cruzamento de dados de testes de coronavírus da Secretaria de Saúde e dos registros de ponto teria comprovado essa prática.

“Constatamos que ao menos 2.848 trabalhadores no período de 2020 e 2021 trabalharam infectados com Covid-19 nos dois dias seguintes à confirmação do resultado. Ao menos 3.147 trabalhadores trabalharam infectados nos sete dias seguintes à confirmação do resultado”, afirmaram durante entrevista a jornalistas na manhã desta terça, no prédio do MPT em São Paulo.

De acordo com os promotores, a ação foi apresentada à Justiça do Trabalho nesta segunda-feira (5) e engloba as seis empresas do grupo, os sócios Fernando e Eduardo Parrillo e suas esposas.

Procuradora do MPT e integrante da força-tarefa criada em 2021 para analisar a conduta da empresa durante a pandemia, Lorena Porto contou que houve uma tentativa de acordo extrajudicial com o grupo no ano passado, mas sem sucesso.

“As defesas apresentadas nos inquéritos civis foram no sentido da regularidade da conduta, mas foi exatamente o contrário do que nós apuramos, tanto na parte do assédio moral quanto no meio ambiente do trabalho”, afirmou. “E não houve uma disposição da empresa em assinar um termo de ajuste de conduta para essas obrigações trabalhistas. Por isso tivemos que ajuizar a ação civil pública.”

Na época, também foi apresentado o valor de R$ 940 milhões. A empresa afirmou que não tinha condições de arcar com o montante e não apresentou uma contraproposta.

Segundo Arthur Pinto Filho, promotor de Justiça do MPSP, a indenização foi calculada a partir do faturamento da Prevent. “A lei permite que o pedido seja de até 20% do faturamento das empresas. Nós estipulamos 10% do faturamento líquido em 2020 e 2021”, detalhou.

Os promotores entenderam que, a partir de 2021, após a assinatura de um TAC (termo de ajuste de conduta), a operadora de saúde interrompeu a distribuição do “kit Covid” e, como acordado, divulgou que não tinha autorização de nenhum Comitê de Ética em Pesquisa para realizar pesquisas com pacientes e que a hidroxicloroquina era ineficaz no tratamento da Covid-19.

Até a assinatura do TAC, porém, o grupo avaliou que as ações da empresa violaram a autonomia médica e os direitos dos consumidores, e colocaram em risco trabalhadores, pacientes e pessoas externas ao ambiente de atendimento.

Se o julgamento for favorável à causa, o dinheiro será revertido em favor de órgãos públicos, entidades, instituições ou projetos indicados pelo Ministério Público.

SEM PRAZO PARA ACABAR

As investigações abrangeram análise de documentos oriundos de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) de escala federal e municipal, processos administrativos da ANS (Agência Nacional de Saúde), sindicâncias do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), oitiva em audiências presenciais de quase 60 testemunhas, pesquisa e análise de ações trabalhistas, laudos da Perícia de Medicina do Trabalho do MPT, realização de diligências na empresa, dados da Secretaria de Saúde, dos réus e da Receita Federal.

Entre as provas apresentadas, estão conversas de WhatsApp entre funcionários e seus superiores, as quais não podem ser divididas em arquivos de imagem sob pena de comprometimento de sua integralidade. Assim, o primeiro pedido à Justiça do Trabalho foi para a entrega do material em dispositivo físico, como pen drives, e seu upload para a nuvem.

Uma vez aceito o formato, o processo seguirá o tradicional rito, com apresentação dos argumentos da defesa e a possibilidade de interpor recursos à decisão, e não há uma previsão de término.

Os MPs afirmaram que encontraram provas de que a empresa assediava funcionários para a prescrição de… 

Fraude e invasão ao sistema da PRF geram multas que nunca existiram

0

SÃO PAULO, SP E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O acesso fraudulento a dez credenciais de servidores da PRF (Polícia Rodoviária Federal) possibilitou a criação de multas que nunca existiram.

A PRF não quis dizer quantas delas entraram sem autorização no sistema após a invasão, detectada no dia 10 de janeiro. A corporação diz apenas que o “trabalho de identificação dos autos de infração lavrados irregularmente e seus respectivos cancelamentos seguem em apuração restrita”.

A suspeita é que os fraudadores tenham comercializado na internet informações sensíveis dessa dezena de servidores. Com as senhas em mãos, teria sido possível então incluir as multas. Os acessos indevidos aconteceram em datas diferentes, e a “violação de credenciais é geralmente obtida por uso de softwares maliciosos (malwares)”, segundo a força policial.

A Folha de S.Paulo teve acesso a um documento da PRF que determina o cancelamento de mais de dez multas “que foram lavradas de forma criminosa, após invasão hacker ao sistema da PRF”. Internamente, acredita-se que a dimensão possa ser bem maior, atingindo vários estados do país.

As penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro variam de R$ 88,38 para infrações consideradas leves, como estacionar em acostamento, a R$ 17.608, como a imposta a pessoas identificadas como organizadoras de bloqueios em rodovias após a vitória de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2022.

Um boletim de ocorrência feito por um policial rodoviário federal ajudou a justificar a decisão administrativa disparada dentro da instituição. Ele percebeu que suas credenciais foram usadas por alguém para acessar irregularmente o sistema e emitir multa. Esse episódio ocorreu em Alagoas.

Ainda não está clara a motivação para a inserção de falsas infrações. Policiais especulam que a adulteração serviria para prejudicar desafetos.

Quem recebeu uma penalidade mas não a reconhece pode contestá-la apresentando um formulário de defesa por carta, internet ou indo a uma unidade administrativa da polícia.

Questionada sobre o alcance da fraude, a PRF evocou um decreto de 2021, que instituiu a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos. As informações solicitadas pelo jornal, sobre a quantidade de casos e onde eles aconteceram, só estariam à disposição de “profissionais autorizados pelas autoridades responsáveis”, afirma a PRF para explicar por que o pedido foi negado.

A Polícia Federal foi acionada e está apurando o caso, assim como detalhes de como os dados foram obtidos pelos invasores.

Em nota enviada à reportagem, a PRF diz que, apesar de ter usado essas palavras em informe interno, não houve ataque hacker contra o órgão, porque isso configuraria “uma violação do sistema, e não uma violação de credencial de usuário”. A expressão “invasão hacker aos sistemas”, de acordo com a corporação, “foi usada de forma genérica para identificar o acesso não autorizado”.

No dia 10 de janeiro, quando ficaram a par da burla, servidores receberam um aviso sobre um processo para melhorar medidas de segurança da PRF. Isso inclui a implementação do duplo fator de autenticação para entrar no SEI (Sistema Eletrônico de Informações), e a atualização completa da plataforma foi prometida para depois do Carnaval.

Fora a emissão anômala de multas, a PRF diz que não houve roubo de dados nem cancelamento de punições “porque isso passa por rito processual, não sendo permitida a anulação via aplicativo por qualquer policial”.

Servidores disseram à Folha de S.Paulo, em anonimato, que houve tentativa de abafar o caso na corporação, para não prejudicar o período de transição no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O novo ministro da pasta, Ricardo Lewandowski, decidiu manter no cargo o diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, no posto desde o início do governo Lula.

Entre as atribuições do novo titular do ministério, substituto de Flávio Dino, está a de decidir se mantém ou não a portaria da PRF que dá poderes para a instituição atuar fora das rodovias, a exemplo de ações em favelas.

Integrantes da equipe do ministro consideram a medida problemática porque pode extrapolar as atribuições constitucionais da polícia rodoviária, que delimitam a atuação do órgão às estradas federais. Por isso a tendência é que o ato seja alvo de análise.

Em junho, ainda no comando da Justiça, Dino determinou a suspensão de todos os perfis regionais da PF e da PRF nas redes sociais, por suspeita de uma investida hacker contra o perfil da força rodoviária de Sergipe. A conta da instituição havia compartilhado uma publicação em que declarava apoio e pedia doações por Pix ao ex-presidente Bolsonaro.

A PRF não quis dizer quantas multas entraram sem autorização no sistema após a invasão, detectada no…