Home Blog Page 2690

STF autoriza casamento de maiores de 70 anos sem separação de bens

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por unanimidade, nesta quinta-feira (1º), que pessoas com mais de 70 anos não são obrigadas a se casar em regime de separação de bens.

Os ministros consentiram que esta condição, prevista no Código Civil, pode ser afastada se houver expressa manifestação de vontade das partes por escritura pública.

A tese tem repercussão geral, ou seja, deve servir de parâmetro para o julgamento de casos semelhantes em todo o país.

A regra foi instituída em 2002 para prevenir o que se convencionou chamar de “golpe do baú”, em que uma pessoa muito mais jovem se uniria oficialmente a outra de idade avançada para herdar seu patrimônio.

O ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, disse que a norma presumia que maiores de 70 anos são incapazes de tomar decisões. Também disse que a população brasileira tem envelhecido progressivamente, o que tem gerado até crise na previdência.

A ministra Cármen Lúcia chegou a criticar o etarismo da população e destacou que o preconceito é maior entre as mulheres.

O caso que motivou a análise do STF ocorreu na cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Trata-se de um casal composto por um homem e uma mulher que mantiveram uma união estável de 2002 a 2014, ano em que ele morreu.

Uma decisão em primeira instância havia reconhecido a cônjuge como herdeira, mas acabou sendo reformada depois que os filhos de seu marido recorreram. Embora tenha confirmado a união estável, o Tribunal de Justiça de São Paulo aplicou o regime de separação de bens, uma vez que ele já tinha mais de 70 anos quando a relação foi selada.

Os autos foram encaminhados para o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e, em seguida, ao STF.

A regra foi instituída em 2002 para prevenir o que se convencionou chamar de “golpe do baú” 

Israel diz que matou 10 mil membros do Hamas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou nesta quinta (1º) que suas Forças Armadas mataram 10 mil combatente do Hamas desde que a guerra atual com o grupo terrorista palestino começou, após o ataque contra o Estado judeu em 7 de outubro. Outros 10 mil estariam feridos, fora de combate. Não há comprovação de sua afirmação.

O Hamas, segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (Londres), tinha cerca de 20 mil soldados antes da guerra, mas os números são elusivos; a mídia árabe falava em até 40 mil membros.

No total, segundo o Hamas, a guerra matou cerca de 27 mil palestinos. O ataque inicial a Israel, e 7 de outubro, causou aproximadamente 1.300 mortes.

Encontro Pedagógico reúne profissionais da rede municipal de ensino

0

Cerca de 700 profissionais da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana (SFI) participaram nesta quinta-feira (1) de encontro pedagógico em preparação para o início do ano letivo, marcado para a próxima segunda-feira (5). O evento aconteceu no Salão Felicità e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

Após a execução dos hinos municipal e nacional, as autoridades falaram ao público e destacaram a importância e contribuição de cada profissional, independente da função, para o desenvolvimento da rede.

Além de agradecer a presença, o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, afirmou que o lema do órgão, “Educando com Amor”, guia os trabalhos, “promovendo sempre o melhor para nossas crianças e adolescentes”. “Temos muito a fazer neste ano e contamos mais uma vez com a colaboração de vocês”, disse.

O vice-prefeito Raliston Souza destacou os resultados obtidos em 2023 e desejou sucesso para que o ano letivo de 2024 “seja ainda melhor”.

— O educador é importante na vida de cada estudante, como foi na minha. O amor e a dedicação de muitos professores me fizeram chegar até aqui — pontuou.

Paralelamente, os vereadores Alexandre Barrão e Yara Cinthia destacaram que os profissionais são a “engrenagem da rede” e “contribuem com a formação dos cidadãos”. O vereador Renato Roxinho também estava presente.

Já a prefeita Francimara Barbosa Lemos citou os desafios da profissão e agradeceu o empenho. Ela informou que nos próximos meses serão concluídas a construção das escolas municipais Antônio Paes Viana, em Imburi, e Décio Machado, em Barra do Itabapoana, e anunciou que a Escola Municipal Ilda Muylaert Machado, em Brejo Grande, será reformada e ampliada ainda neste ano.

— Fico muito feliz de ver o quanto avançamos. Saibam que continuarei batalhando por vocês, pelos cerca de oito mil alunos da nossa rede e por todo nosso município, sempre com coragem, valentia e determinação — finalizou.

Parceria com o Sebrae — O encontro pedagógico foi organizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), que promoveu a palestra com Paula Alexandrisky, que é pós-graduada em Gestão de Pessoas e em Orientação Profissional e Coaching de Carreiras.

A palestrante abordou a competência socioemocional e a importância no ambiente escolar, sobretudo, na influência da tomada de decisões.

O coordenador regional Norte Fluminense do Sebrae-RJ, Guilherme Reche, estava presente no encontro, acompanhado da analista Jéssica Rangel, e destacou que a participação do órgão no evento marca o início de mais um ano de parceria.

— Queremos desenvolver nos estudantes atitudes necessárias para que sejam protagonistas na jornada da vida, seja como empreendedor ou funcionário. Por isso, nada melhor do que interagirmos com os principais responsáveis pela formação dos cidadãos: os professores — afirmou.

De acordo com a gestora regional do programa Educação Empreendedora, Patrícia Buchaul, através desta iniciativa, mais de 1.500 alunos foram capacitados no ano passado, juntamente com 20 professores. Feira de robótica, palestras e encontros estão entre as atividades realizadas como foco em diversos temas, como sustentabilidade, marketing e abertura de negócios.

Confira mais registros:

{gallery}Encontro Pedagogico 2024{/gallery}

1º PetFest Verão acontece neste sábado (3) em Guaxindiba

0

A Praça do Pescador, em Guaxindiba, recebe neste final de semana a primeira edição do PetFest Verão, destinado a animais de estimação e tutores. O evento ocorrerá neste sábado (3), às 15h, e integra a programação do Verão da Família 2024, promovida pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI).

Uma das atrações será palestra com o adestrador Patrick Marvin, que abordará dúvidas mais recorrentes entre tutores, como local de higiene, uso da guia e horários de comida. Haverá ainda espaços destinados à vacinação antirrábica para animais como mais de cinco meses ou que estejam com imunização atrasada.

De acordo com o veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Gabriel Buy, espaços também serão destinados para fornecedores de rações e medicamentos, empresas do ramo de petshop, tenda de convivência, playground para os animais e distribuição de brindes, a partir de dinâmicas entre pets e tutores, como o concurso “Cara de Um Focinho de Outro”.

O profissional alertou que cães das raças pitbull, fila, doberman e rottweiler poderão participar, desde que estejam com guias com enforcador e focinheira apropriados e sejam conduzidos por maiores de 18 anos, conforme prevê lei estadual 4.597/2005.

EUA: avião adia partida devido a flatulência de passageiro

0

Um voo da American Airlines teria saído cerca de 30 minutos atrasado do Arizona rumo a Austin, no Texas, EUA, devido à flatulência de um passageiro.

De acordo com o New York Post, a história foi contada na rede social Reddit e rapidamente se tornou viral. O homem, segundo relatou um passageiro, ‘libertou’ uma “quantidade excessiva de gases”, “propositadamente” e de tal forma que o ar ficou “irrespirável”.

“Antes do embarque, ele já estava arranjando problemas. Parecia de ressaca ou tendo um dia difícil. Não sei, mas mal se sentou começou a mandar insultos para o ar”, descreveu o internauta.

O mau cheiro foi tanto que levou a várias queixas dos passageiros e tripulantes. Após uma grande discussão, o comandante do avião obrigou o o homem a sair do avião. O passageiro pegou nas suas coisas e saiu.

“Todos respiramos de alívio quando ele saiu. Acho que a maioria das pessoas estavam nervosas com a situação, com o que ele poderia dizer ou fazer a seguir”, afirmou uma testemunha ao New York Post.

 

Carnaval: veja dicas para evitar cair em golpes com cartão de banco ou celular

0

O carnaval está chegando, e com ele, a necessidade de precaução contra golpes financeiros durante as festas. Para evitar que as comemorações acabem em surpresas desagradáveis, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) e outros especialistas dão orientações para evitar dor de cabeça com golpes.

Entre as opções de pagamento digital, o uso do cartão é destacado como um dos principais aliados dos foliões por ser meio de pagamento que oferece transações rápidas e mais seguras.

Não perca o cartão de vista: Em compras presenciais, é essencial manter o cartão à vista, evitando oportunidades para golpistas.

Confira o valor antes de pagar: Antes de aproximar o cartão ou digitar a senha, verifique o valor na máquina.

Prefira o pagamento por aproximação: Opte por métodos que ofereçam pagamento por aproximação, geralmente com limites de valor e dispensando a digitação da senha.

Cadastre-se para alertas do banco: Receber mensagens sempre que o cartão for utilizado proporciona maior controle sobre as transações.

Atenção à aglomeração: Criminosos aproveitam a distração na multidão para aplicar golpes, seja trocando cartões ou utilizando a maquininha.

Segundo Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, é “importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha, e confira se o cartão devolvido é realmente o seu”.

Além dos golpes aplicados nos cartões de crédito, roubos e furtos de celular podem representar prejuízos financeiros com invasões a aplicativos bancários. Para evitar esse problema, a Febraban sugere precauções como:

Não armazenar senhas em locais vulneráveis no celular, como bloco de notas e WhatsApp;

Utilizar mecanismos de proteção oferecidos pelos smartphones, como senhas e bloqueios de tela;

Não utilizar a mesma senha do banco em outros apps;

Ajustar os limites do Pix antes de sair de casa;

Conferir detalhadamente os dados do pagamento via PIX ao utilizar QR Code.

Em São Paulo, o carnaval de rua terá reforço no policiamento com 15 mil policiais militares e seis mil viaturas atuando durante as festas no Estado. O efetivo contará com mil policiais a mais em comparação ao carnaval de 2023.

Para inibir roubos e furtos de celulares, o governo federal lançou em 2023 o programa Celular Seguro. O aplicativo, desenvolvido em parceria com a Anatel e Febraban, facilita o bloqueio de smartphones perdidos, roubados ou furtados.

O objetivo é aumentar a proteção de dados inibindo ocorrências assim como possíveis invasões e fraudes financeiras. O bloqueio do aparelho acontece a partir do acionamento do sistema pelo usuário, assim, imediatamente operadoras de telefone e bancos são notificados.

Para utilizar a funcionalidade, é preciso baixar o aplicativo, disponível para os sistemas Android e IOS, em seguida, cadastrar dados como marca, modelo, número de série, operadora e IMEI.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) e outros especialistas … 

União Europeia aprova pacote de ajuda com R$ 267 bi para a Ucrânia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na primeira boa notícia para a Ucrânia em semanas, a UE (União Europeia) aprovou nesta quinta (1º) um pacote de € 50 bilhões (R$ 267 bilhões no câmbio de hoje) em ajuda financeira para o país invadido pela Rússia .

O valor deve ser liberado em etapas, começando por uma parcela de € 4,5 bilhões (R$ 24 bilhões) em março. A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho Europeu. “Temos um acordo. Unidade. Todos os 27 líderes concordaram em um pacote adicional de apoio dentro do orçamento da UE”, afirmou o presidente do órgão, Charles Michel, no X.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, disse que a ajuda permitirá estabilidade para seu país nos próximos meses. A guerra com a Rússia completará dois anos no próximo dia 24.

O momento para Kiev é crítico. No fim do ano passado, a Hungria havia vetado o acordo para a extensão da ajuda financeira ao país, alegando que ela não era prioritária. Seu premiê, Viktor Orbán, visava pressionar pela liberação de fundos da UE para seu país, congelados devido a violações dos padrões democráticos do bloco.

Considerado o mais pró-Rússia dos líderes europeus, Orbán acabou cedendo. Não se sabe ainda qual promessa recebeu, mas o relato inicial é de que o dinheiro seguirá bloqueado.

Na UE, as decisões de ajuda deste tipo têm de ser unânimes, e a pressão sobre o húngaro foi grande. “Este é o momento em que o premiê Orbán precisa entender que o jogo acabou. Ele precisa considerar se está dentro ou fora”, disse o premiê polonês, Donald Tusk, antes da primeira reunião em Bruxelas.

“Nós sabemos o que está em jogo”, escreveu depois Michel. Ele se refere ao discurso de que, sem ajuda, a Ucrânia pode acabar derrotada pelas forças de Vladimir Putin.

Na visão mais alarmista, isso seria o prenúncio de uma ação contra países do bloco, a maioria dos quais também integrante da Otan, a aliança militar liderada pelos EUA. Na realidade, esta filiação é um seguro teórico contra ataques, dado que as regras do clube ditam que todos os membros devem entrar em guerra se um dos sócios for agredido.

O anúncio da ajuda vem em hora providencial para Zelenski. Em dezembro, o Congresso americano rejeitou o pacote proposto pelo presidente Joe Biden de um auxílio de US$ 61 bilhões (R$ 302 bilhões hoje) para os ucranianos neste ano.

Isso levou a Casa Branca a anunciar, em janeiro, que acabou o dinheiro novo para Kiev, assim como a ajuda militar direta, por meio de transferência de armamentos. Esta ainda deve ocorrer pontualmente, por restos a pagar de auxílios já empenhados e retirada de fundos presidenciais, mas nada no nível anterior.

Do R$ 1,2 trilhão em apoio militar, financeiro e humanitário registrado do início da guerra até 31 de outubro passado pelo Instituto para a Economia Mundial de Kiel (Alemanha), a UE como bloco era a maior doadora, com R$ 450 bilhões entregues.

Cerca de 90% desse valor era em recursos financeiros, não armas, assim como o pacote ora aprovado. Isso é vital para a economia seguir rodando e evitar o colapso do país, mas o problema militar segue em curso -a própria UE anunciou que só conseguirá entregar metade da munição que havia prometido para Kiev até março.

Os EUA foram, até o fim de outubro, os maiores apoiadores de Kiev em termos de armamentos: 61% dos R$ 380 bilhões doados até então consistiam em material bélico, de munição para artilharia a mísseis. Outros países europeus também foram vitais: a Alemanha foi a segunda maior doadora militar, com R$ 90 bilhões.

Há nuances em toda essa leitura. A ajuda alemã, por vital que seja no contexto, não é considerada estrategicamente tão importante quanto a entrega, por parte de Reino Unido e França, de mísseis de cruzeiro de longo alcance e alta precisão. Essas armas têm permitido ataques como o de quarta (31) contra forças russas em Sebastopol, principal cidade da Crimeia anexada em 2014.

Zelenski tem sofrido com o pior momento da Ucrânia desde que os russos quase cercaram Kiev na abertura do conflito em 2022. Além do veto americano, que evidenciou a desconfiança de aliados ocidentais acerca do rumo da guerra, ele enfrenta uma série de dificuldades.

No campo militar, sua contraofensiva fracassou no ano passado, e o país entrou no modo de “defesa ativa”, deixando a iniciativa na mão dos russos. Com o inverno europeu, grandes operações terrestres são limitadas, mas a campanha de bombardeios de Moscou foi escalada.

O país tem focado também algumas ações pontuais para manter a moral alta. Nesta quinta, divulgou um vídeo do que seria o ataque com um drone aquático no mar Negro contra uma corveta russa, a Ivanonets, ocorrido na noite anterior. Pelas imagens, que a Rússia não comentou, a explosão deixou um rombo no casco da embarcação.

Há também uma crise doméstica em curso. Na segunda (29), Zelenski pediu que o chefe das Forças Armadas, general Valeri Zalujni, renunciasse ao posto. Ele se recusou, o que deverá levar à sua demissão, mas com grande desgaste político para o presidente.

Ambos os líderes vinham discordando publicamente sobre os rumos da guerra, fazendo explodir uma rivalidade que remontava a 2022, quando Zelenski animou-se com a resistência contra os russos e passou a querer influir em decisões militares nas quais inicialmente não se envolvia. Aliados do presidente creem que Zalujni, muito popular, tem pretensões políticas.

Um dos candidatos para o posto é o chefe da inteligência militar do país, Kirilo Budanov, que tem feito diversas declarações sobre o conflito nos últimos dias. Foi sua unidade, o GRU, que divulgou o vídeo com o ataque ao navio.

Foragido da justiça é preso em Campos

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Em uma ação coordenada entre o 8º BPM e a 146ª DP, os policiais se mobilizaram na Estrada de Balança Rangel, na localidade de Balança Rangel, para efetuar a prisão de um homem natural de Campos. O homem estava sob mandado de prisão, enquadrado no artigo 157 do Código Penal.

A operação resultou na detenção do suspeito que foi conduzido pelas equipes policiais até a 146ª DP, onde permanece sob custódia.

Biden impõe sanções a colonos judeus acusados de violência na Cisjordânia

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Os Estados Unidos vão impor sanções a indivíduos que ameaçarem a “paz, segurança e estabilidade” na Cisjordânia, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (1º). O decreto tem como alvo ações de colonos judeus na região, que atingiram nível recorde no ano passado.

As sanções financeiras miram coordenadores e participantes de atos ou ameaças de violência contra civis, intimidação de civis para que eles deixam suas casas, destruição e tomada de propriedades, e participação em atividades terroristas na Cisjordânia.

Citando uma preocupação em particular com a “violência extremista de colonos”, o assessor especial de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse em nota que o problema é uma grave ameaça a Cisjordânia, a Israel e a toda região do Oriente Médio, assim como aos interesses de segurança nacional e política externa dos Estados Unidos.

Ainda nesta quinta, o Departamento de Estado vai anunciar os primeiros indivíduos alvo das sanções.

Essas não são as primeiras sanções envolvendo o conflito mais recente no Oriente Médio. Desde os ataques perpetrados pelo Hamas em 7 de outubro, os EUA impuseram cinco rodadas de sanções contra o grupo terrorista, a mais recente na semana passada.

Em 2023, 500 palestinos foram mortos na Cisjordânia pelas forças de segurança israelenses ou por colonos, segundo as Nações Unidas. Desse total, 200 foram assassinados antes dos ataques pelo grupo terrorista Hamas em 7 de outubro -o maior número registrado em um período de dez meses desde que a ONU passou a monitorar esse número, em 2005.

Depois dos ataques, mais 300 palestinos foram mortos até 27 de dezembro, segundo a ONU.

A ordem executiva emitida por Joe Biden é uma resposta à crescente pressão que o presidente sofre por seu apoio a Israel desde a eclosão do conflito em Gaza. Inicialmente, o democrata afirmou que os EUA estavam “100%” ao lado de Tel Aviv, mas, conforme críticas à reação israelense ganharam força, a Casa Branca passou a adotar uma abordagem mais crítica.

Segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, ligado ao grupo terrorista Hamas, quase 27 mil pessoas foram mortas pela ofensiva israelense até esta quarta (31). O país é alvo de uma denúncia de genocídio apresentada pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça (CIJ), conhecida como Corte de Haia.

Protestos contra a abordagem de Biden são frequentes, e preocupam a Casa Branca em ano eleitoral. Na semana passada, em um comício sobre o direito ao aborto planejado para ser um gol pela campanha democrata, o presidente foi interrompido diversas vezes por manifestantes pró-Palestina que o chamavam de “Joe Genocida” e pediam o fim da ajuda americana a Israel.

O tema tem apelo especialmente junto ao eleitorado jovem. Pesquisas de intenção de voto também mostram uma desaprovação crescente à atuação do presidente no conflito no Oriente Médio entre a população negra. As duas demografias são vistas pelos democratas como cruciais para uma vitória contra Donald Trump em novembro deste ano.

A relação de Washington e Tel Aviv foi ainda mais tensionada por declarações do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e de membros do seu governo contrárias a uma solução de dois Estados e em favor de alguma forma de controle sobre a Faixa de Gaza em um cenário pós-conflito.

O governo americano afirma que a criação de um Estado palestino é a única solução para a região, e defende que Gaza fique sob controle da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que controla a Cisjordânia.

Na semana passada, a Corte de Haia afirmou que Israel “deverá […] tomar todas as medidas ao seu alcance para impedir a prática de todos os atos no âmbito do artigo dois da Convenção do Genocídio”, mas não determinou um cessar-fogo.

Balcão de Emprego com vagas ainda não preenchidas para trabalhar em Usina Fotovoltaica

0

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está anunciando vagas ainda não preenchidas. As oportunidades são para trabalhar na construção de uma Usina Fotovoltaica (energia solar) que será instalada no município.

A empresa contratante, SolarGrid, está precisando de estagiário de Engenharia (Civil ou Elétrica) sem exigência de experiência, mas desejável que tenha CNH B; auxiliar de Almoxarifado com experiência na função e CNH B e auxiliar administrativo de Departamento Pessoal com experiência e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.

“Quem possuir vagas de trabalho e deseje participar desta parceria de sucesso basta procurar o Balcão que a nossa equipe, além de divulgar as oportunidades oferecidas, ainda recebe os currículos dos candidatos”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Polícia investiga morte de blogueiro assassinado em SFI

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde desta quinta-feira (1º), a Polícia Militar deu mais detalhes sobre a morte do blogueiro Kessio Jhonis Fernandes que foi assassinado na madrugada desta quinta-feira (01), na Coreia, em São Francisco de Itabapoana. O corpo foi encontrado próximo à sua residência, marcado por vários tiros e com alguns dedos das mãos cortados.

De acordo com a PM, testemunhas relataram ter ouvido sons semelhantes a disparos de arma de fogo por volta das 02h, e o corpo foi descoberto por populares às 06h. Autoridades da Polícia Militar e Civil compareceram ao local, conduzindo investigações que, até o momento, não revelaram a autoria nem a motivação do crime.

Kessio era conhecido por seu programa de rádio e blog pessoal, onde abordava temas políticos e polêmicos da região. Após a perícia e remoção do corpo para o IML, a Polícia Civil conduziu o caso à 147ª Delegacia de Polícia de SFI, registrando o ocorrido.

Anotações criminais relacionadas a Kessio incluem acusações de tráfico de drogas, difamação, injúria, calúnia e ameaça, conforme consta no portal oficial.

Recepção a cão no aeroporto de Madrid deixa dona do animal emocionada

0

Viajar de avião com animais de estimação pode ser uma experiência estressante, pois os bichinhos geralmente ficam sozinhos no porão da aeronave. Mas um vídeo compartilhado por uma viajante russa mostra que nem sempre é assim.

No vídeo, a dona de um cachorro observa pela janela do avião a chegada do animal ao aeroporto de Madrid, na Espanha. Um funcionário do aeroporto recebe o cachorro com um abraço e o carrega no colo, como se fosse um bebê.

A viajante, que não foi identificada, contou nas redes sociais que precisou deixar a Rússia após o início da guerra na Ucrânia. Ela e o cachorro viajaram para Madrid, onde a família dela está morando.

“Vejam como esta gente maravilhosa recebe o meu animal”, disse ela no vídeo. “Amo as gentes deste país.”

O vídeo já foi visto mais de 170 mil vezes e recebeu milhares de comentários, a maioria elogiando o gesto do funcionário do aeroporto.

Leia Também: Jovem com duas faculdades e fluência em três línguas não consegue emprego

Primeiro ano de Tarcísio tem alta de 38% no número de mortos por PMs em serviço

0

(FOLHAPRESS) – O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no estado registrou alta de 38% no primeiro ano da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) em comparação com 2022.

De acordo com números da SSP (Secretaria da Segurança Pública), 353 pessoas foram mortas por policiais militares em 2023 ante 256 em todo ano anterior.

Somente durante duas fases da Operação Escudo na Baixada Santista entre julho e outubro, 36 pessoas foram mortas. A primeira ação teve início depois da morte do soldado da Rota Patrick Bastos Reis, 30, durante um patrulhamento em Guarujá. Já a segunda intervenção ocorreu após ataque a um policial militar aposentado em São Vicente.

A primeira operação, que deixou um saldo de 28 mortos, foi a intervenção mais letal da PM desde o massacre do Carandiru, em 2 de outubro de 1992, em que 111 presos foram assassinados.

Do total das vítimas, 130 foram mortas na cidade de São Paulo, que havia registrado 84 casos no período anterior -alta de 54%.

Para o gerente de projetos do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani, o aumento já era esperado diante da política adotada pelo governo de não investir na ampliação do uso de câmeras nos uniformes de policiais.

“Pelas diretrizes lançadas pelas lideranças políticas do governo, Secretaria da Segurança Pública e Polícia Militar, pelo desmonte do programa de câmeras e um baixo questionamento por parte de órgãos de controle como o Ministério Público, infelizmente este aumento expressivo de pessoas mortas pela polícia era esperado”, declarou.

No período anterior, de 2021 para 2022, houve queda no número de mortos por PMs em serviço, o que especialistas em segurança pública apontavam estar relacionada ao programa de câmeras presas em fardas. O projeto teve início na administração do ex-governador João Doria.

Atualmente, o estado possui cerca de 10 mil equipamentos e não há previsão de uma ampliação da quantidade de câmeras. O governador já torceu o nariz para o tema por diversas vezes, mas numa última menção afirmou que a possível compra de novos aparelhos está em estudo pela Polícia Militar.

Para Langeani, o aumento teria ocorrido mesmo sem os números da Operação Escudo, responsável “por puxar o número para cima”.

Por outro lado, a gestão de Tarcísio de Freitas conseguiu reduzir em 18% a quantidade de pessoas mortas por policiais militares de folga no estado.

Foram 24 mortes a menos na comparação entre os dois anos, uma vez que 2023 registrou 104 casos.

Na capital, as ocorrências também recuaram. Foram 88 mortes em 2022 e 69 em 2023, com uma queda de 22%.

ESTADO REGISTROU 9 MORTES DE PMS EM SERVIÇO EM 2023

Os policiais militares também são vítimas da violência urbana.

Em todo estado foram nove policiais militares mortos em serviço de janeiro a dezembro de 2023 ante seis casos no mesmo período do ano anterior.

Na capital, a quantidade de PMs mortos se manteve estável de um ano para o outro, com três ocorrências em cada um.

Já a quantidade de policiais militares mortos durante a folga teve queda no estado e na capital.

No estado foram registrados 11 assassinatos em 2023 (em 2022 fora 19). Já na capital houve queda de 13 para 7 mortes.

Para Langeani, os casos em que os PMs são vítimas também demandam de uma resposta do governo, não apenas para identificar e punir os responsáveis, como para intensificar treinamentos dos agentes.

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) declarou investir continuamente em treinamento e aquisição de equipamentos de menor poder ofensivo para reduzir ocorrências de letalidade.

“Todos os casos dessa natureza são rigorosamente investigados, encaminhados para análise do Ministério Público e julgados pelo Poder Judiciário. Uma Comissão de Mitigação e Não Conformidades analisa todas as ocorrências de mortes por intervenção policial e se dedica a ajustar procedimentos e revisar treinamentos”, afirmou.

Segundo a pasta, em 2023 as polícias paulistas prenderam e apreenderam 187.383 infratores em todo o estado, um aumento de 6,8% em comparação a 2022.

Sobre a morte de agentes de segurança, a gestão Tarcísio afirmou que elas são investigadas pela Polícia Civil e por uma divisão especializada da Corregedoria da PM, a Divisão de PM Vítima, responsável por acompanhar e atuar para o esclarecimento dos crimes.

“As forças de segurança reforçaram as orientações para que os policiais usem táticas e técnicas adequadas ao utilizar suas ferramentas de trabalho para se protegerem em situações de legítima defesa. Agindo dentro da legalidade e sem hesitar, considerando a crescente ousadia dos criminosos contra os policiais”, diz a nota.

Procurado, o Ministério Público não se pronunciou.

Leia Também: Lula prioriza polarização e vai evitar bola dividida nas eleições municipais

De acordo com números da SSP (Secretaria da Segurança Pública), 353 pessoas foram mortas por policia… 

Grupos terroristas mais perigosos (e mortíferos) do mundo

0

Em 2023, houve um aumento dramático nas tensões entre os EUA e o Oriente Médio. A escalada do 7 de outubro no conflito entre Israel e a Palestina levou Israel e os seus aliados a iniciarem um ataque implacável a Gaza, enquanto os parceiros da Palestina na região também aumentaram as suas atividades. Enquanto Israel iniciou guerra contra o Hamas, outros grupos armados no Oriente Médio, como a milícia Houthi no Iêmen e o Hezbollah no Líbano, intensificaram os seus ataques contra alvos israelitas e norte-americanos.

Acredita-se que muitos destes grupos sejam patrocinados pelo Irã, formando uma aliança conhecida como Eixo da Resistência. Apesar das suas diferenças em ideologias, estão unidos pelo apoio do Irã e pela oposição a Israel e aos EUA.

Por outro lado, o Estado Islâmico parece ter reduzido os seus ataques em 2023. O grupo reivindicou um total de 141 ataques em 2023, em comparação com 401 no ano anterior. A Al-Qaeda também esteve relativamente “calma” em comparação com anos anteriores, em parte devido às medidas antiterroristas, bem como à pressão de grupos oponentes na região.

As estatísticas mais atualizadas sobre as tendências do terrorismo surgirão com o próximo Índice Global de Terrorismo, que é publicado por volta de março de cada ano. A pesquisa anual fornece um resumo abrangente das principais tendências e padrões globais do terrorismo na última década. Produzido pelo Institute for Economics & Peace, o relatório considera não apenas as mortes, mas também os incidentes, os reféns e os feridos causados pelo terrorismo. Também nomeia os quatro principais grupos terroristas mais mortíferos que operam em todo o mundo.

Então, quais eram os grupos terroristas mais perigosos do mundo no relatório de 2023? Clique a seguir na galeria.

Leia Também: Três mortos e nove feridos após queda de hangar em aeroporto nos EUA

Piso salarial dos professores de educação básica passa de R$ 4.420 para R$ 4.580, diz MEC

0

O Ministério da Educação (MEC) divulga no Diário Oficial da União (DOU) o valor do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica a ser pago no exercício de 2024, que será de R$ 4.580,57. O novo piso representa um reajuste de 3,62% em relação ao valor do ano passado, fixado em R$ R$ 4.420,55.

A portaria do MEC, publicada em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira, 31, já está em vigor e tem com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2024.

O piso nacional da categoria, que é reajustado anualmente, sempre em janeiro, é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. Previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), o piso foi regulamentado pela Lei 11.738/2008.

Leia Também: INSS convoca 4,3 milhões de segurados para prova de vida

O novo piso representa um reajuste de 3,62% em relação ao valor do ano passado, fixado em R$ R$ 4.42… 

Assalto na BR-101: criminosos roubam caminhão de cacau em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos
134ª DP/Foto: ClickCampos

Na madrugada desta quarta-feira (31), dois criminosos armados interceptaram um caminhoneiro na BR-101, próximo ao distrito de Morro do Coco, em Campos.

O caminhão, que partira do Espírito Santo com carga de pó de cacau com destino ao interior de São Paulo, foi roubado quando perdeu força em uma subida na rodovia. A vítima relatou que os assaltantes desceram de um carro, renderam-no e fugiram com o veículo.

O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro, mas, até o momento nenhum suspeito foi detido, e o caminhão permanece não localizado.

Celulares e drogas são apreendidos pela PM no Parque Canaã

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Em uma ação realizada pela Polícia Militar, nesta quarta-feira (31), na Avenida Professora Carmem Carneiro, no Parque Canaã, em Guarus, os agentes em patrulhamento para coibir atividades ilícitas e verificar denúncias de venda de entorpecentes, identificou suspeitos sentados próximos a uma pedra.

Após revista pessoal, procederam com buscas no local, resultando na descoberta de 07 pinos de cocaína escondidos sob um paralelepípedo. Além disso, os suspeitos portavam dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 29,00.

Diante dos fatos, a equipe conduziu as partes envolvidas e o material apreendido à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde o caso foi registrado.

Homem condenado por homicídio no Espírito Santo é preso em Macaé

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Nesta quarta-feira (31), policiais civis da 123ª Delegacia de Polícia, em conjunto com policiais militares, efetuaram a captura de H.N.P., de 40 anos, alvo de um mandado de prisão condenatório por homicídio emitido pela 1ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

A prisão ocorreu na Rua Medeiros, na comunidade Nova Holanda, em uma operação conjunta entre a Polícia Civil e agentes do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

O homem, já com histórico criminal que inclui porte de arma de fogo de uso restrito e homicídio, foi conduzido à 123ª DP, aguardando transferência para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Vacina do Butantan contra dengue tem 79% de eficácia, diz estudo

0

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan teve sua eficácia confirmada em artigo publicado nesta quarta-feira, 31, na revista científica New England Journal of Medicine, uma das mais prestigiosas do mundo. Na publicação, os pesquisadores descrevem que o imunizante teve 79,6% de eficácia em prevenir a doença, resultado que já havia sido divulgado pelo Butantan em dezembro de 2022, mas que, agora, ganha maior relevância por ser referendado pela comunidade científica internacional.

Isso porque, para que saia numa revista científica de alto impacto, um estudo precisa ser revisado por outros pesquisadores para garantir que os dados são robustos e confiáveis. “Ter um artigo publicado no New England é um atestado de que o que a gente fez tem relevância e seguiu um rigor na análise dos dados”, diz o infectologista Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan e investigador principal do estudo.

A eficácia de 79,6% é similar à da vacina Qdenga (80,2%), que será oferecida no SUS a partir de fevereiro. O índice de proteção do imunizante brasileiro foi medido por meio do acompanhamento por dois anos de 16.235 voluntários na faixa etária dos 2 aos 59 anos. A fase 3 do estudo, que teve início em 2016, seguirá até que todos os voluntários completem cinco anos de acompanhamento, o que deve acontecer em junho.

Ainda neste ano

Depois, deve ocorrer a etapa de análise de dados e elaboração do dossiê para submissão do pedido de registro do produto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que deve acontecer ainda neste ano, segundo Kallás. “O nosso prazo é o segundo semestre e a gente tem um alvo que é setembro, mas tem que encarar isso com muita humildade porque, às vezes, precisamos repetir algumas análises, então esse alvo pode ser móvel, mas a gente está trabalhando para tentar antecipar”, destacou.

 

Na publicação, os pesquisadores descrevem que o imunizante teve 79,6% de eficácia em prevenir a doen… 

Homem foragido da Justiça é preso em Gargaú

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (31) em uma ação conjunta da Polícia Militar na Rua Maximiliano de Andrade, Gargaú, em São Francisco do Itabapoana, a equipe policial recebeu informações sobre um indivíduo procurado por mandado de prisão.

Deslocando-se para a localidade de Barra Velha, Gargaú, os agentes localizaram o suspeito circulando na área mencionada. Após a abordagem, nada ilícito foi encontrado, mas ao consultar a 147ª Delegacia de Polícia de SFI, a existência do mandado foi confirmada.

Diante disso, os agentes conduziram o homem até a 147ª DP, onde o fato foi apresentado, resultando na prisão do mesmo, que agora fica à disposição da Justiça.