Home Blog Page 2689

MEC diz ter divulgado indevidamente resultados provisórios do Sisu

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério da Educação disse nesta sexta-feira (2) que houve divulgação indevida de resultados provisórios do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) na manhã da última terça (30). Segundo a pasta, os dados ficaram disponíveis por 25 minutos e o erro está sendo apurado.

A consulta dos resultados dos aprovados no Sisu estava marcada para acontecer na manhã de terça, mas o ministério anunciou que devido a “problemas técnicos no sistema” teve que adiar a divulgação. Alguns candidatos, no entanto, conseguiram acessar a página e viram que tinham sido aprovados nas universidades às quais se candidataram.

Logo depois, o sistema saiu do ar. Na tarde de quarta-feira (31), quando o MEC conseguiu disponibilizar todos os resultados, parte dos candidatos, que viu a informação de que tinham sido aprovados, descobriu que não conseguiu a vaga na universidade que havia selecionado.

O MEC confirmou nesta sexta-feira que na manhã do dia 31 de janeiro houve uma divulgação indevida de resultados provisórios do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024, que ainda não estavam homologados. De acordo com a pasta, os dados ficaram disponíveis por 25 minutos. A ocorrência está sendo apurada.

“O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”, explicou o MEC em nota.

O Sisu oferece vagas em universidades federais a partir da prova do Enem. Ao todo neste ano, são ofertadas 264.254 vagas em 127 instituições de ensino.

O MEC confirmou nesta sexta-feira que na manhã do dia 31 de janeiro houve uma divulgação indevida de… 

Ex-funcionário da CIA é condenado a 40 anos de prisão pelo maior vazamento da agência

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um ex-engenheiro de software da CIA (agência de inteligência americana) foi sentenciado a 40 anos de prisão por roubar e vazar informações sigilosas do governo americano ao site WikiLeaks. Segundo promotores, Joshua Schulte, 35, esteve envolvido na maior violação de dados na história da agência.

A decisão foi proferida nesta quinta-feira (1º) por Jesse Furman, juiz distrital dos Estados Unidos. O ex-funcionário da CIA foi considerado culpado por espionagem, invasão de computadores, desacato à Corte e declarações falsas ao FBI, a polícia federal americana.

Além dos crimes relacionados à segurança, Schulte foi condenado pela posse de imagens de pornografia infantil -os arquivos estavam criptografados e foram encontrados pelos agentes em seus computadores.

O ex-funcionário teria encaminhado 8.761 documentos ao site WikiLeaks, de acordo com a rede britânica BBC. Os promotores descreveram as ações de Schulte como a maior violação de dados na história da CIA. “E a transmissão dessas informações roubadas ao WikiLeaks é uma das maiores divulgações não autorizadas de informações confidenciais [na história dos EUA]”, afirmaram eles durante o julgamento.

A defesa de Schulte não pôde ser contatada pela agência de notícias Reuters para comentar o veredicto, mas o engenheiro de software já disse ser inocente em outras ocasiões. Embora a sentença seja considerada dura, o juiz não impôs a pena de prisão perpétua que era solicitada pelos promotores.

O vazamento das informações teve repercussão em todo o mundo e ficou conhecido como Vault 7. Schulte já havia sido considerado culpado pelos crimes em julho de 2022 e aguardava a sentença. Ele chegou a recorrer, mas em agosto do ano passado um juiz manteve a maior parte da condenação.

O WikiLeaks se destacou ao publicar, em 2010, um vídeo de um ataque americano com helicópteros em Bagdá que deixou uma dúzia de mortos, incluindo dois funcionários da agência Reuters.

Cinco anos depois, o site divulgou informações confidenciais da Agência Nacional de Segurança dos EUA que revelavam que o governo americano espionava a então presidente Dilma Rousseff (PT), além de assessores e ministros. Ao todo, 29 telefones de membros e ex-integrantes da gestão petista haviam sido grampeados.

Já em 2017, o WikiLeaks começou a publicar materiais que diziam respeito à forma como a CIA vigiava os governos estrangeiros, supostos extremistas e outras autoridades. Algumas das informações teriam sido repassadas por Schulte.

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, foi preso em 2019, após passar sete anos abrigado na embaixada do Equador em Londres. Apoiadores do australiano o consideram um herói antiestablishment e afirmam que ele é perseguido por expor irregularidades nos conflitos americanos no Afeganistão e no Iraque. Também dizem que as acusações contra ele e seus apoiadores são ações politicamente motivadas contra o jornalismo e contra a liberdade de expressão.

Assange está em uma penitenciária de segurança máxima na cidade de Belmarsh, na Inglaterra. Em 2022, a então ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, aprovou a extradição do jornalista para os EUA. Ele é procurado pelas autoridades americanas devido a 18 acusações criminais, incluindo espionagem relacionada ao vazamento, via Wikileaks, de registros militares e telegramas diplomáticos confidenciais que, de acordo com o governo americano, colocou vidas em perigo.

Lista que impede ‘passageiros indisciplinados’ de voar deve ser avaliada neste ano, diz Anac

0

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) avançará neste ano sobre a criação de uma lista de “passageiros indisciplinados”, o que na prática poderá impedir indivíduos de voar por até 12 meses. O mecanismo já existe em países como os Estados Unidos, sendo usado para, em teoria, garantir segurança ao evitar o embarque de pessoas com histórico de problemas em voos anteriores. Apesar de haver embasamento legal para a criação da lista, as definições finais são vistas como delicadas por advogados e até mesmo pela diretoria da Anac.

A discussão está prevista na agenda regulatória, pautada em razão de dispositivo da Lei 14.368, conhecida como Lei do Voo Simples, que foi sancionada em junho de 2022. Essa lei determina a criação de medidas para punir os passageiros que afrontam previsão do artigo 232 do Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7565/86). O artigo em questão estabelece que “a pessoa transportada deve sujeitar-se às normas legais constantes do bilhete ou afixadas à vista dos usuários, abstendo-se de ato que cause incômodo ou prejuízo aos passageiros, danifique a aeronave, impeça ou dificulte a execução normal do serviço”.

Agora, a Anac deve regulamentar o tratamento aos passageiros que atentem contra essas regras. O órgão regulador deverá determinar, por exemplo, quais atos de indisciplina são considerados gravíssimos. Conforme a Lei 14.368, os registros desses atos servirão para todas as companhias, que poderão compartilhar histórico dos clientes indisciplinados entre elas. Para esses, as empresas poderão deixar de vender passagens por até 12 meses, resguardado passageiro em cumprimento de missão de Estado ou outras exceções a serem definidas pela Anac.

“Indisciplina pode ser aquele indivíduo que agrediu a aeromoça, um tripulante, um passageiro ou até mesmo o importuno sexual. Serve para coisas graves”, explica o diretor-presidente da Anac, Tiago Sousa Pereira. O representante avalia, contudo, que a discussão sobre a lista é difícil do ponto de vista jurídico. “Temos o direito constitucional de ir e vir, por exemplo”, cita sobre um dos possíveis entraves que devem pautar as discussões. A previsão do diretor é de que o tema vá para audiência pública até o fim deste semestre.

Associações apoiam

As associações do setor apoiam a adoção da lista. No último levantamento sobre o tema, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) apontou que, apenas no primeiro trimestre de 2023, as companhias registraram 114 episódios que incluem comportamento agressivo de passageiro, envolvendo agressão física e/ou ameaças. Em 2022, foram 585 ocorrências, recorde em quatro anos. Os números dos demais meses de 2023 devem ser atualizados nos próximos dias, segundo informa a Abear.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) pediu no ano passado que os países adotem as medidas necessárias para processar os passageiros indisciplinados, em conformidade com o Protocolo de Montreal 2014 (MP14). “A tendência crescente de incidentes indisciplinados com passageiros é preocupante. Os passageiros e a tripulação têm direito a uma experiência segura e sem complicações a bordo”, destacou o vice-diretor-geral da entidade, Conrad Clifford.

Controvérsias

Com base no que prevê a atualização da legislação em 2022, a avaliação dos analistas consultados é de que há base legal para a criação da lista, restando tão somente o detalhamento. A advogada Roberta Andreoli, sócia do Leal Andreoli Advogados e presidente da Comissão Especial de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), diz que antes mesmo dessas definições, é necessário observar que, quando o passageiro adquire uma passagem, é celebrado um contrato que pressupõe o cumprimento de obrigações e deveres por ambas as partes.

“No caso do passageiro se demonstrar indisciplinado, comprovadamente colocando em risco o voo, terceiros e a infraestrutura aeroportuária, a linha aérea não deve ser obrigada a celebrar outros contratos posteriores. Mesmo porque o Código Penal tipifica como crime o atentado contra a segurança do transporte aéreo”, explica sobre o que deve ficar amparado de forma clara com a regulamentação a ser feita pela Anac.

Ao citar casos de assédio contra mulheres, a advogada Mariana Covre, especialista em Ambientes Regulados, diz que a criação da lista será uma importante ferramenta de proteção. “Assim como o motorista que comete infração pode ser sancionado e ter suspenso, ainda que temporariamente, sua habilitação para ir e vir dirigindo, essa medida colocaria uma limitação ao direito de ir e vir daquele cidadão que ultrapassa a linha limítrofe do seu direito violando direito de outrem”, defende.

Quando os debates sobre a criação da lista forem superados, ainda restará um ambiente com complexidades, avalia o advogado Leo Rosenbaum, especializado em Direitos do Passageiro Aéreo, sócio do Rosenbaum Advogados. A partir da experiência dos EUA, Rosenbaum diz que o processo de inclusão e remoção de nomes da lista tem sido por vezes controverso. “Por lá, a lista cresceu significativamente ao longo dos anos, levantando preocupações sobre a eficácia e direitos civis”, afirma.

Outra controvérsia na experiência americana é a existência de denúncias da inclusão de nomes de indivíduos por supostamente se negarem a serem informantes do FBI. “No Brasil, a legislação específica deverá considerar situações em que os passageiros podem ser barrados, assegurando que as restrições sejam justas, baseadas em critérios objetivos, e alinhadas com a Constituição Federal”, destaca Rosenbaum.

O mecanismo já existe em países como os Estados Unidos, sendo usado para, em teoria, garantir segura… 

Sisu 2024: matrícula de selecionados começa nesta sexta-feira

0

Começa nesta sexta-feira (2) o prazo de matrícula dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado foi publicado definitivamente na quarta-feira (31) após atrasos decorrentes de problemas técnicos.

A matrícula ou o registro acadêmico devem ser feitos até o dia 7 de fevereiro na instituição em que os selecionados foram admitidos.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”

O Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito a vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. Além disso, a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados a comprovação, junto a instituição para a qual foi selecionado.

A universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.

Quem não for selecionado nesta etapa, pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, até o dia 7 de fevereiro.

A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, detalha o ministério.

De acordo com o cronograma do Sisu 2024, a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.

Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).

O resultado foi publicado definitivamente na quarta-feira (31) após atrasos decorrentes de problemas… 

Folia em São Paulo começa na sexta-feira no Butantã e na Mooca

0

As apresentações de rua dos blocos carnavalescos na capital paulista terão início nesta sexta-feira (2) nos bairros da Mooca, na zona leste, e no Butantã, na zona oeste da cidade. Ao todo, serão oito dias de folia em São Paulo, com 637 desfiles de 579 blocos: nos dias 3 e 4 de fevereiro (pré-carnaval); 10,11,12 e 13 (carnaval); e nos dias 17 e 18 (pós-carnaval). A expectativa da prefeitura é que 15 milhões de pessoas participem do carnaval de rua de São Paulo.

Nesta sexta-feira (2), a partir das 16h, a Banda Bantantã Folia inicia a festa na Rua Desembargador Armando Fairbanks, no Butantã. No mesmo horário, na Mooca, o bloco O Pinto do Visconde começa a folia. O nome do bloco faz referência a duas ruas por onde ocorre o desfile: a Rua Caetano Pinto e a Rua Visconde de Parnaíba.

Já no sábado (3), estão programados desfiles de 123 blocos, em todas as regiões da capital paulista. Entre outros, desfilarão o Batucada de Nego Véio, na Penha; Pedra no Rim, na Mooca; Acadêmicos do Ipanema, em Itaquera; Bloco da Abolição, na Sé; o Pira Jussara, no Butantã; o Nois Trupica Mas Não Cai, em Pinheiros; e o Monobloco, na Vila Mariana.

A programação completa, com os horários e endereços dos desfiles, pode ser acessada no site da prefeitura de São Paulo.

A administração municipal destaca que todas as ações no carnaval de rua paulistano devem ser gratuitas, “de cunho festivo e sem caráter competitivo, sem cobrança de abadás ou qualquer outra taxa dos foliões”.

Nesta sexta-feira (2), a partir das 16h, a Banda Bantantã Folia inicia a festa na Rua Desembargador … 

Homem é preso com arma em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Policiais militares realizaram uma abordagem a um veículo na Rua Teotônio Ferreira de Araújo, na Vila de Palha, em Campos, nesta quinta-feira (1º). Após uma busca minuciosa, os agentes encontraram com o condutor um revólver calibre .38 e 26 munições do mesmo calibre.

Diante dos fatos, os policiais encaminharam o caso à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus para apreciação. Após consulta na delegacia, foi constatado que a arma estava registrada como produto de furto. O acusado foi autuado no artigo 14 da Lei 10.826/03, sendo arbitrada fiança no valor de oito salários mínimos, permanecendo sob custódia.

Homem é preso após invadir convento em SFI

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Na madrugada desta sexta-feira (2) um homem foi preso após arrombar e quebrar as câmeras de monitoramento do convento das “irmãs carmelitas”. O caso ocorreu na Estrada de Guarixima, em São Francisco do Itabapoana.

De acordo com relatos, dois homens, um deles armado com um facão, entraram no local, arrombaram uma cerca e destruíram as câmeras de monitoramento no portão. As freiras informaram que os invasores tentaram arrombar a porta da frente.

De acordo com a PM, ao chegar ao convento, os suspeitos evadiram-se, mas as imagens registradas permitiram a identificação de um dos autores, que foi localizado e detido. As partes envolvidas foram conduzidas à 147ª Delegacia de Polícia de SFI, onde o indivíduo foi autuado nos artigos 150 e 163 do Código Penal, permanecendo sob custódia.

Portugal tem 30% dos jovens nascidos no país vivendo no exterior

0

LISBOA, PORTUGAL (FOLHAPRESS) – Cerca de 30% dos jovens nascidos em Portugal vivem hoje fora do país. Nesse universo de mais de 850 mil pessoas dos 15 aos 39 anos, há cada vez mais profissionais qualificados, que partem majoritariamente para outros destinos europeus.

Esses dados integram a nova edição do Atlas da Emigração Portuguesa. Embora se trate de um fenômeno multifatorial, as questões econômicas, como a busca por melhores salários, aparecem no topo das motivações para sair do país.

“Na minha faculdade, por exemplo, desde o primeiro dia de aula nós já pensávamos na possibilidade de ir para fora, porque Portugal não nos dá as condições salariais ou de ‘escalabilidade’ na carreira. É mais do que justo o trabalhador querer ser recompensado por aquilo que faz, mas os salários para os jovens em Portugal ainda são muito baixos”, disse a economista Mafalda Rebordão, 27.

Depois de uma temporada em Dublin, a jovem vive agora em Londres, onde trabalha na área de parcerias estratégicas de inteligência artificial no Google. “Além do salário baixo, os portugueses vivem sob uma carga fiscal muito elevada. Portanto, é muito difícil para um jovem criar patrimônio e ter uma vida confortável.”

Em meio à escalada do custo de vida, puxada sobretudo pelo aumento dos preços da habitação, uma pesquisa realizada em julho de 2023 revelou que mais da metade dos jovens portugueses de 18 a 34 anos cogitam emigrar.

Inscrito em um curso intensivo de programação em Lisboa, Tiago Simões, 23, pretende se mudar para a Alemanha ou para a Holanda quando terminar a formação. Ele conta que vários de seus colegas de turma têm ambições semelhantes. “Penso em viver fora por pelo menos um 5 ou 6 anos, para conseguir desenvolver minha carreira e juntar algum dinheiro. Meu irmão vive em Madri, tenho primos na França, acho que a ideia de sair do país sempre esteve presente para mim.”

A saída em massa de jovens pode afetar a economia e demografia do país no futuro. “É um número muito alto [da saída de jovens], com um efeito muito complicado na fecundidade”, afirmou Rui Pena Pires, coordenador científico do Observatório da Emigração, grupo de pesquisa responsável pela publicação, em entrevista ao jornal Expresso.

Pires disse que quase um terço das mulheres em idade fértil emigrou, fazendo com que, atualmente, o número de filhos de portuguesas nascidos no exterior já equivalha a “cerca de 20% do total de nascimentos em Portugal”.

Segundo o relatório, em termos relativos, Portugal aparece em primeiro lugar nas taxas de emigração na Europa, ficando em oitavo no ranking mundial, descontando os pequenos países com menos de 1 milhão de habitantes.

Dados da ONU indicam que aproximadamente 2,1 milhões de pessoas nascidas em território português, cerca de 20% da população, vivem hoje fora do país. O Brasil, com uma população 20 vezes maior, tem 1,9 milhão de emigrantes.

A emigração é um fenômeno antigo para os lusitanos, que historicamente deixaram o país em períodos de grandes crises. Até o fim da década de 1950, o Brasil foi o principal destino. A partir dos anos 1960, contudo, a Europa substituiu a América como maior receptora do fluxo português.

Graças à liberdade de circulação para os cidadãos da União Europeia, os portugueses podem viver e trabalhar facilmente nas demais 26 nações do bloco, uma comodidade que contribuiu para que 80% dos novos emigrantes se dirijam a outros destinos do continente.

Recordista na saída de portugueses nos anos recentes, 2013 teve mais de 120 mil cidadãos lusos mudando para outros destinos. Embora as cifras atualmente estejam bem abaixo desses valores, o relatório indica que a emigração “não dá sinais de esgotamento”. Em média, nas duas primeiras décadas deste século, cerca de 75 mil portugueses deixaram o país todos os anos.

Para tentar estancar a emigração, as autoridades lusas vêm tentando uma série de iniciativas para desencorajar as partidas e, ao mesmo tempo, trazer de volta os que já foram. No fim de 2023, o Executivo anunciou um bônus financeiro para jovens de até 35 anos que tenham concluído o ensino superior em Portugal e que permaneçam para trabalhar no país. Desde que se encaixem em alguns pré-requisitos, os integrantes desse grupo poderão se candidatar a receber o valor, que será proporcional aos anos de estudo no curso superior. O governo pagará € 697 (cerca de R$ 3.722) por ano de licenciatura e € 1.500 (R$ 8 mil) por ano de mestrado.

Outra aposta dos governantes é o programa Regressar, lançado em 2019, que oferece incentivos fiscais e um pagamento adicional, que pode chegar a € 8 mil (R$ 42,7 mil), a quem voltar ao país. Cerca de 20 mil portugueses já aderiram à iniciativa.

A saída dos jovens, combinada ao saldo natural deficitário -o número de mortes supera o de nascimentos há mais de uma década-, faz com que Portugal dependa cada vez mais da imigração para manter o equilíbrio populacional.

Impulsionado por medidas que incentivaram a chegada de estrangeiros, inclusive a criação de um visto especial para cidadãos de nações da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), o número de imigrantes atingiu seu valor mais elevado em 2023. Contabilizadas todas as modalidades de vistos e autorizações de residência, eram cerca de 1 milhão de migrantes legalmente residentes.

Inscrições para o Prouni do 1º semestre terminam nesta sexta-feira

0

Os interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) poderão se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2).

O Prouni oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. 

Nesta edição do primeiro semestre, o Ministério da Educação (MEC) oferecerá 406.428 bolsas de estudo, sendo 308.977 integrais (100% do valor da mensalidade) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições de educação superior privadas.    

O prazo final de inscrições foi ampliado em um dia, após anúncio do MEC na quinta-feira (1º). 

Anualmente, o Prouni tem duas edições, com oferta de bolsas no primeiro e no segundo semestres, para ingresso no ensino superior.

As inscrições para concorrer às bolsas de estudo devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do ProUni,  no ícone “Inscreva-se”. Para acessá-lo, é preciso entrar com login e senha, na conta no site Gov.br , de serviços digitais do governo federal.  As inscrições são gratuitas.

A inscrição no processo seletivo do Prouni é condicionada ao cumprimento dos requisitos de renda, exceto para o candidato que é professor da rede pública de ensino. 

O candidato que atender a todos os requisitos exigidos para concessão da bolsa de estudo deverá preencher seus dados pessoais e o questionário socioeconômico disponibilizado.

Em seguida, deve escolher até duas opções de cursos de graduação, na ordem de preferência, com a indicação do nome da instituição de ensino pretendida, a localidade (município e unidade federativa) e o turno.

O MEC disponibilizou um vídeo com o passo a passo para fazer a inscrição e para esclarecer dúvidas. 

Criado em 2004, o ProUni tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.

De acordo com a legislação (Lei 1.096/2005) que determina os requisitos de renda para quem quer concorrer ao ProUni, a bolsa integral da mensalidade da universidade privada é destinada ao estudante com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Para a bolsa parcial (50% do valor), o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Além disso, o candidato deverá obrigatoriamente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou o Enem 2022 e alcançado, pelo menos, 450 pontos de média e nota diferente de zero na redação.

Os treineiros — candidatos que não concluíram o ensino médio e participam do exame para se autoavaliar — não podem utilizar a nota obtida no exame para ingressar em universidades públicas ou privadas.

Também é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:  ser pessoa com deficiência (PcD); ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica; cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou ser egresso da rede privada de ensino, mesmo que não tenham estudado com bolsas integrais.

Até o fim desta sexta-feira, último dia de inscrição, o candidato pode acompanhar a classificação parcial no site. A nota de corte do ProUni será a média do Enem do último candidato pré-selecionado para a bolsa de estudo em determinado curso.

O processo seletivo do primeiro semestre do Prouni 2024 terá duas chamadas. A divulgação da lista da primeira chamada dos candidatos pré-selecionados está prevista para 6 de fevereiro, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do ProUni. O resultado da segunda chamada será conhecido em 27 de fevereiro. 

De acordo com o cronograma do Prouni 2024/1, a próxima etapa do processo será a comprovação dos dados informados pelos pré-selecionados nas instituições de ensino, no período de 6 a 20 de fevereiro.

 

O Prouni oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de form… 

Homem foragido da justiça é preso em Travessão

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Nesta quinta-feira (1º) um homem foragido da justiça foi preso pela Polícia Militar na Rua Projetada, na Comunidade Santuário, localizada em Travessão, em Campos.

Durante a ação, foi realizada a abordagem de um homem suspeito, resultando na constatação de um mandado de prisão em seu desfavor. O detido possui registros criminais relacionados a associação para o tráfico, roubo, porte ilegal de arma de fogo e receptação.

Após a identificação da situação legal do homem, os policiais o conduziram para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde o mesmo permanece sob custódia.

Carnaval começa a aquecer vendas em segmentos do comércio de Campos

0
Carnaval em Campos/Foto: Divulgação CDL Campos

O carnaval que começa na próxima semana já está movimento alguns segmentos do comércio de Campos, principalmente o de vestuário. Lojas e armarinhos especializados em material para confecção de fantasias também estão com um movimento 10% maior em relação ao mês passado.

Outro segmento do comércio que tende a ter um grande movimento na próxima semana é o de supermercados e distribuidores de bebidas. Neste período, estes estabelecimentos registram um expressivo pico de vendas.

Liquidações

Em entrevista à imprensa, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos – CDL- José Francisco Rodrigues, disse que após o carnaval lojas de segmentos diversos pretendem promover as tradicionais liquidações. Isso se aplica principalmente ao segmento de vestuário.

– Tradicionalmente o comércio de Campos no mês de janeiro tem uma redução no ritmo de vendas, por causa da particularidade geográfica, com pessoas indo para as praias. Por isso temos que inovar para que o consumo no comércio local não tenha nenhum tipo de redução nas vendas em qualquer mês do ano. Após o carnaval virão as oportunidades das promoções e liquidações- disse José Francisco.

Fonte: CDL Campos

Fenômeno natural muda paisagem de praia na Região dos Lagos

0
Foto: Mariana Couto/g1

Banhistas que foram à praia do Forte, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, encontraram um cenário bem diferente nesta quinta-feira (1º). Desta vez, não eram turistas lotando as areias brancas nesta alta temporada, mas sim, uma grande quantidade de algas.

O fenômeno chamou a atenção não só pelas imagens, mas, também, pelo forte cheiro. Quem esperava um dia de sol e praia, ficou frustrado.

“É muito triste, é que todo ano a gente vem. A gente fica decepcionado com a situação que tá aqui”, lamentou o aposentado Marcos Antônio de Camargos.

Quem trabalha na praia também lamenta esses dias de movimento fraco por causa da mudança de cenário. O barraqueiro Denis Silvério sentiu queda de 40% a 60% nas vendas.

“A nossa expectativa era muito grande devido à alta temporada agora, mas, porém, a natureza é que manda, né? A gente tá de mãos atadas. Esperando a natureza!”, disse.

Apenas alguns grupos de turistas decidiram dividir espaço com o fenômeno chamado de ressurgência, que começou a ser notado desde segunda-feira (26).

O biólogo Bruno Masi explica que trata-se de um fenômeno natural, que não oferece riscos.

“Esse fenômeno acontece por conta de características climáticas e oceanográficas locais, ou seja, a gente tem a ressurgência, que é a entrada de água cheia de nutrientes. As algas vão aproveitar esses nutrientes para poder se reproduzir e elas necessitam também do sol e água quente. Tudo isso são fatores que vão proporcionar essa grande reprodução das algas. Elas não tem nenhum lugar para aderir tanta alga, e acaba indo para a praia”, explica.

Retirar as algas não é uma opção, isso causaria um desequilíbrio no bioma, já que outras espécies se alimentam delas. É necessário esperar e dar um jeito de aproveitar a praia assim mesmo.

“E ontem mesmo eu pulei isso ai pra tomar um banho mais gostosinho. Estava até pensando caminhando agora: poxa a natureza vai demorar a limpar. Então, o jeito é a gente aguardar, né?”, disse o aposentado João Batista.

Quem conhece o fenômeno, entende e deixa a natureza agir no tempo dela.

“Ela não é uma coisa que é poluente. Poluente é quem vem pra praia e larga os lixos aqui”, disse a manicure Isabela Reis.

Fonte: g1

Polícia Civil prende em Campos homem pelo crime de roubo

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Policiais civis da 146ª DP (Guarus) prenderam, nesta quinta-feira (01/02), um homem pelo crime de roubo. O autor foi encontrado na localidade conhecida como Travessão de Campos, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

A ação aconteceu após informações de inteligência e contou com o apoio de policiais militares. O autor foi encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça

Especialista reforça a importância das notificações em casos suspeitos de dengue em Campos

0

Com o novo fluxograma para manejo da dengue em Campos, o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o infectologista Rodrigo Carneiro, reforça a importância das notificações de casos suspeitos e confirmados da doença, através das unidades de saúde públicas e privadas. De acordo com o especialista, essa conduta é fundamental para que as autoridades de saúde possam traçar estratégias e estabelecer medidas de combate e prevenção da patologia, levando em consideração o intervalo de tempo entre o aumento do número de casos.

A notificação deve ser feita através da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que pode ser adquirida junto a Subsecretaria de Vigilância em Saúde ou via internet (AQUI), disponível no site do SINAN.

“O conhecimento da ocorrência de doenças em determinada área geográfica, junto do período que leva para amentar ou diminuir o número de casos, é importantíssimo para que a Subsecretaria de Vigilância em Saúde possa traçar as medidas a serem implementadas, tanto de forma regionalizada ou individualizada”, explica o infectologista.

Rodrigo informa que regiões com um grande número de casos de dengue, especialmente quando associados a um alto índice de infestação predial pelo Aedes aegypti, demonstram a necessidade de intensificação das ações de prevenção, tanto do poder público, quanto da população. Ele destaca que esse trabalho em conjunto é fundamental para o controle e prevenção da propagação do mosquito.

“A Secretaria de Saúde mantém contato diário com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para obter informações atualizadas e, com base nessas informações, identificar as áreas de maior risco para novos casos de dengue e direcionar as medidas preventivas de forma mais eficaz”, finalizou.

Carneiro exemplifica, pontuando o papel crucial que as notificações tiveram durante a pandemia do coronavírus. “Essas ações foram essenciais para identificar os períodos de maior transmissão da Covid-19. Com a dengue, a identificação também é facilitada devido à transmissão pelo Aedes aegypti. Então, fica o apelo aos profissionais de saúde que lidam diretamente com a população, para notificar os casos suspeitos e confirmados de dengue. Dessa forma, a Secretaria de Saúde poderá agir de acordo com a situação em diferentes locais do município”.

Fonte: Ascom

Acidente na RJ-216 deixa dois feridos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde de quinta-feira (01), um acidente com dois carros resultou em feridos na RJ-216, estrada que conecta o Centro de Campos a Farol de São Tomé, na Baixada Campista.

O motorista do Gol, um idoso não identificado, teria sofrido um mal súbito antes de colidir com a Fiorino. Na Fiorino, uma mulher ficou presa às ferragens, mas sofreu apenas lesões nos membros superior e inferior. Ambos foram socorridos pelos Bombeiros e levados ao Hospital Ferreira Machado (HFM).

Milícias apoiadas pelo Irã atacam com drones base dos EUA na Síria

0

Milícias iraquianas apoiadas pelo Irã atacaram uma base norte-americana localizada no campo petrolífero de Al Omar, no leste da Síria, conforme relatou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A base na província de Deir Ezzor foi alvo de um ataque de drones na quinta-feira, desencadeando disparos da defesa aérea. Até o momento, não foram registradas vítimas ou feridos, indicou o OSDH, sediado em Londres.

Também na quinta-feira, um grupo de helicópteros norte-americanos cruzou a baixa altitude o espaço aéreo do rio Eufrates, que separa o território controlado por essas milícias. Após o ocorrido, explosões foram ouvidas na cidade de Abu Kamal, na fronteira entre a Síria e o Iraque, segundo fontes no local.

Horas antes, o secretário da Defesa norte-americano defendeu ser hora de desativar “ainda mais” as milícias apoiadas pelo Irã que atacaram forças e navios dos Estados Unidos no Oriente Médio, sugerindo preparação para “operações de grande envergadura”.

Lloyd Austin acrescentou que os Estados Unidos estão se preparando para tomar medidas significativas, principalmente em resposta à morte de três militares norte-americanos na Jordânia, em um ataque de uma milícia pró-iraniana à instalação conhecida como Torre 22.

Os Estados Unidos têm indicado nos últimos dias a iminência de ataques. Embora a ameaça de retaliação pelas mortes de domingo tenha levado alguns grupos militantes a afirmar que estavam cessando as hostilidades, os rebeldes Huthis do Iémen dispararam, na quinta-feira, um míssil balístico contra um navio porta-contentores de bandeira liberiana no mar Vermelho.

“Agora, chegou o momento de retirar ainda mais capacidade àquilo que retiramos no passado” das milícias, disse Austin, na primeira conferência de imprensa desde que foi hospitalizado em 01 de janeiro devido a complicações no tratamento do câncer de próstata.

Os anteriores ataques dos Estados Unidos, apoiados pelo Reino Unido, não impediram que os Huthis continuassem a lançar mísseis e ‘drones’ (aeronaves não tripuladas) contra navios no mar Vermelho.

Desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, a 07 de outubro, grupos de milicianos apoiados pelo Irã atingiram bases norte-americanas no Iraque e na Síria pelo menos 166 vezes com foguetes, mísseis e ‘drones’ de ataque unidirecional, atraindo cerca de meia dúzia de contra-ataques norte-americanos a instalações das milícias nos dois países.

Os Estados Unidos atribuíram o ataque na Jordânia à Resistência Islâmica no Iraque, um grupo de milícias apoiadas pelo Irã que inclui o grupo militante Kataib Hezbollah.

Teerã negou qualquer envolvimento.

“Mas isso não tem importância porque o Irã patrocina esses grupos”, resumiu Austin, na quinta-feira, destacando que “sem esse apoio” os ataques não seriam possíveis.

Leia Também: Avião de pequeno porte cai em área residencial na Flórida; há mortos

Protestos contra ‘lei ônibus’ de Milei têm novo confronto na Argentina

0

ARGENTINA (FOLHAPRESS) – O segundo dia de protestos contra as reformas liberais de Javier Milei na Argentina teve novos confrontos entre policiais e manifestantes. Os agentes usaram balas de borracha, cassetetes, spray de pimenta e motocicletas para evitar que o grupo bloqueasse as ruas ao redor do Congresso Nacional.

É ali dentro que deputados discutem a chamada “lei ônibus” desde quarta-feira (31), em longas sessões que devem se estender pelo menos até esta sexta (2). Isso porque o plenário precisa votar o projeto em geral e depois discutir artigo por artigo para chegar ao texto final, que originalmente tinha 664 pontos e agora já tem menos de 400.

O clima voltou a esquentar na tarde desta quinta (1º), quando organizações sociais e de esquerda, assim como pessoas sem ligação com nenhum grupo, ocuparam novamente a praça em frente ao Legislativo.

O tumulto começou com um pequeno confronto por volta das 18h. Uma fileira de policiais usou escudos contra pessoas que estavam em cima da calçada, mas a situação logo se estabilizou. Momentos depois, porém, um grande efetivo de agentes federais desembarcou em caminhões em frente ao edifício, o que elevou a tensão.

Nos primeiros dias de seu mandato, em dezembro, Milei instituiu um novo protocolo com tolerância zero contra o fechamento de vias por manifestantes, os chamados piquetes, criticados por parte da população. O protocolo inclui o uso de forças federais para romper o método de protesto utilizado por organizações sociais.

Os policiais então formaram fileiras na intenção de retirar manifestantes que bloqueavam uma das ruas na lateral da praça. Houve vários focos de confronto nas duas horas que se seguiram, com os policiais usando escudos, cassetetes e spray de pimenta e os manifestantes reagindo com cabos de bandeiras e garrafas de água.

No primeiro dia de protestos, parte dos manifestantes que ocupavam a mesma praça em frente ao Congresso já haviam fechado pistas de avenidas próximas.

A Folha de S.Paulo presenciou na quarta a detenção de pelo menos um homem, que ficou imobilizado de costas no chão por agentes federais por alguns minutos. Também avistou um policial deixar a multidão mancando, apoiando-se em colegas.

Um apoiador de Milei e um jornalista do canal LN+, do mesmo grupo do jornal La Nacion, foram agredidos por dois manifestantes. O primeiro levou um soco, e o segundo, uma cuspida, registradas em vídeos.

Outras quatro mulheres foram detidas e liberadas na manhã desta quinta (1º). Em vídeos nas redes sociais, elas contaram que não se conheciam: “Passamos 12 horas presas por cantar o hino nacional pacificamente sentadas em frente ao Congresso”, disse a militante Ivanna Bunge.

Leia Também: Milícias apoiadas pelo Irã atacam com drones base dos EUA na Síria

Avião de pequeno porte cai em área residencial na Flórida; há mortos

0

Várias pessoas morreram após a queda de um avião de pequeno porte em um parque de trailers na cidade de Clearwater, na Flórida, Estados Unidos, de acordo com autoridades nesta sexta-feira (2). O acidente aconteceu na noite desta quinta-feira.

Em coletiva de imprensa, o chefe dos bombeiros da cidade revelou que, ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram quatro trailers em chamas, um deles com a aeronave acidentada no interior.

“Posso confirmar que temos várias vítimas fatais, tanto do avião quanto dentro do trailer”, anunciou Ehlers, sem fornecer um número exato. Os outros trailers foram afetados pelas chamas, mas todos os seus ocupantes estão bem.

Em entrevista à CNN Internacional, Steven Ascari, morador de Clearwater, relatou ter ouvido uma grande explosão, que se fez sentir em todo o seu apartamento. “Em seguida, viu-se uma gigantesca coluna de fumaça”, disse.

O chefe dos bombeiros havia explicado que, ao mesmo tempo que as autoridades recebiam uma chamada sobre o incêndio no parque, foi relatada uma situação de emergência em um aeroporto com um avião. A aeronave acabou saindo do radar a cerca de cinco quilômetros ao norte da pista de aterrissagem – o mesmo local do parque.

As autoridades confirmaram que o avião, um Beechcraft Bonanza, caiu após o piloto comunicar um problema no motor.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos e o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes estão investigando o acidente.

Os bombeiros compartilharam um vídeo que mostra o cenário de destruição causado pelo acidente.

Leia Também: Jovem morta durante encontro com jogador sofreu ruptura em membrana, diz advogado

Índia liberta pombo acusado de ser ‘espião chinês’ após 8 meses ‘detido’

0

Um pombo, suspeito de ser usado pela China para espionagem, que havia sido capturado na Índia há oito meses, foi libertado. 

Nesta quarta-feira, um funcionário da polícia, revelou que a ave, que tinha havia mantida sob custódia num hospital veterinário, foi considerada inocente e, por isso, saiu em liberdade, de acordo com a Press Trust of India, 

Foi na segunda-feira que o Bai Sakarbai Dinshaw Petit Hospital for Animals, na zona de Parela, Bombaim, solicitou à polícia autorização para libertar o pombo, o que se confirmou. A ave foi libertada no dia seguinte, terça-feira, após a intervenção da organização People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) da Índia. 

O pombo foi capturado em maio do ano passado, perto de um porto no subúrbio de Chembur, também em Bombaim, acusado de espionagem para a China. O animal tinha dois anéis nas patas, com palavras escritas com o que se assemelhava a caracteres chineses. 

Afinal, o pombo não era um espião chinês, mas sim uma ave de corrida em águas abertas, que tinha escapado de Taiwan em direção à Índia, segundo apurou a investigação.

Lembrando que este não é o primeiro pombo a ser acusado de espionagem na Índia. O mesmo aconteceu, por exemplo, em 2020, com o pombo pintado de cor-de-rosa, que foi acusado de ser um espião paquistanês. No entanto, a ave pertencia a um pescador. 

Pode ver as imagens da libertação do animal na fotogaleria acima. 

Leia Também: Avião de pequeno porte cai em área residencial na Flórida; há mortos

MEC anuncia reajuste no piso salarial dos professores; veja novo valor

0

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quinta-feira (31), o reajuste no piso salarial nacional dos professores da educação básica. Publicada em edição extra do Diário Oficial da União, a portaria estabelece aumento de 3,62%, elevando o valor mínimo para R$ 4.580,57 em 2024. Em 2023, o valor aplicado era de R$ 4.420,55.

Destinado a profissionais que atuam na rede pública com carga horária de pelo menos 40 horas semanais, o reajuste é parte da atualização anual obrigatória estabelecida por lei desde 2008.

A implementação do reajuste envolve um processo descentralizado, uma vez que os salários são efetivamente pagos pelas prefeituras e governos estaduais. Após a publicação do aumento pelo MEC, cabe a cada Estado e município oficializar o novo valor por meio de normativas próprias.

Nos últimos anos, alguns municípios resistiram aos porcentuais de reajuste, chegando a ignorar as orientações federais. Em 2023, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aconselhou os gestores municipais a não acatar o aumento anunciado pelo governo federal.

Os salários na educação básica são financiados por recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), repassados pela União, e pela arrecadação de impostos locais.

No contexto salarial, o piso representa o valor mínimo estabelecido para determinada categoria profissional. No caso do piso salarial nacional dos professores da educação básica, anunciado pelo MEC, fica determinado o menor valor que um profissional da área pode receber, garantindo um padrão mínimo de remuneração.

A portaria estabelece aumento de 3,62%, elevando o valor mínimo para R$ 4.580,57 em 2024