Home Blog Page 2688

Mafioso italiano que escapou de prisão com corda feita de lençóis é recapturado

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um líder da máfia da Itália que havia escapado de uma prisão na Sardenha usando uma corda feita de lençóis no ano passado foi recapturado na França nesta sexta-feira (2).

Marco Raduano, listado pela Europol –agência de cooperação policial da União Europeia (UE)– como um dos criminosos mais procurados do continente, foi preso na ilha francesa da Córsega, segundo autoridades da França e da Itália. Ele havia sido sentenciado a 24 anos de cárcere por tráfico de drogas e outros crimes.

Raduano, 40, fugiu de uma prisão de segurança máxima na Sardenha em fevereiro do ano passado. Membro da máfia de Foggia, ele tinha conseguido uma chave para o pátio da prisão e desceu pela parede externa deslizando por uma corda feita de lençóis amarrados.

Levou duas horas até que os guardas da prisão acordassem e descobrissem que ele não estava mais ali.

Na época, Giovanni Conteddu, do sindicato dos funcionários da prisão, disse: “Isso aconteceria mais cedo ou mais tarde, a prisão está cheia de buracos”.

Autoridades italianas anunciaram que o braço direito de Raduano, Gianluigi Troiano, também foi detido esta semana, perto de Granada, no sul da Espanha. “A captura, no exterior, de dois perigosos fugitivos, Marco Raduano e seu braço direito, Gianluigi Troiano, pelos carabinieri (polícia), representa mais um grande golpe contra o crime organizado”, disse o ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi.

Raduano é considerado um dos chefes da organização criminosa de Foggia, às vezes descrita como a quinta maior máfia da Itália, depois de organizações mais famosas na Sicília (Cosa Nostra), Calábria (Ndrangheta), Nápoles (Camorra) e Puglia (Sacra Corona Unita). Ele foi preso em Aléria enquanto jantava em um restaurante com uma mulher jovem.

Sua fuga cinematográfica da prisão, no ano passado, foi captada pelas câmeras de vigilância. As imagens mostravam Raduano descendo pela corda, pendurado na parede externa da prisão de segurança máxima Badu’ e Carros em Nuoro, na Sardenha.

Ele pulou de uma altura de vários metros, caiu na grama e rapidamente correu para longe. Sua ausência foi descoberta apenas quando Raduano não retornou à cela após o período de lazer, que ele regularmente passava na biblioteca da prisão, segundo a agência Ansa.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, a prisão abriga cerca de 30 dos mafiosos mais perigosos da Itália. Devido à carência de funcionários, apenas um guarda vigiava a sala onde as chaves são guardadas, e ninguém supervisionava as imagens das câmeras de vigilância da prisão.

Giovanni Villa, representante do sindicato de segurança nacional da Sardenha, disse que vinha denunciando a falta de pessoal havia meses e que esse foi o principal fator a comprometer a segurança do presídio.

Esquenta para o Carnaval: Fotos impressionantes da festa ao redor do mundo

0

Com certeza, o maior Carnaval do mundo acontece no Brasil e os povos dos outros países sabem bem disso! Mas, apesar da folia no exterior não ter a proporção da festa brasileira, outras nações também realizam celebrações grandiosas e os estrangeiros entram no espírito da data mais irreverente do ano.

Então, que tal ver como os gringos curtem o Carnaval agora que já começamos a nos preparar? Confira na galeria!

Fissura que ocorreu com jovem após encontro com jogador é incomum, dizem médicos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O rompimento do saco de Douglas -membrana localizada na parte de baixo do abdômen, entre o útero e o reto- apontado em laudo sobre a morte de Lívia Gabriele da Silva Matos, 19, é incomum, mas pode ocorrer em determinadas situações, dizem médicos.

A jovem morreu durante um encontro no apartamento do jogador de futebol Dimas Cândido de Oliveira Filho, 18, do sub-20 do Corinthians, na noite de terça (30). Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o atleta declarou que ela começou a sangrar e desmaiou durante a relação sexual.

Eduardo Siqueira, membro da Comissão de Sexologia da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), explica que o saco de Douglas não é uma estrutura que tenha função ou que gere problema -apesar de servir como ponto de referência para a investigação de doenças, como a endometriose.

Segundo ele, a laceração na área pode ocorrer durante a relação no caso de “pouca lubrificação, ressecamento, se o ato sexual –consentido ou não– ser realizado de forma intensa ou até se for utilizado um objeto de forma inadvertida”. Por se tratar de uma região de muita vascularidade, o sangramento costuma ser mais intenso.

Quando isso acontece, ele afirma que a maioria das mulheres procuram médicos é suturada, ficam bem e continua mantendo relações sexuais. “Ninguém precisa se preocupar em manter uma relação”, diz.

Carolina Fernandes Giacometti, ginecologista do Hospital Albert Einstein, concorda que a ruptura do saco de Douglas é rara, mas pode acontecer quando relacionada a um trauma. “Como é uma região em que o tecido é elástico e flexível, é raro ter lacerações deste tipo, mas podem acontecer”, afirma.

Giacometti explica ainda que entre as condições que podem gerar esse tipo de problema estão a realização de cirurgias especificamente na região e a existência de cicatriz no local. Na fase de menopausa ou de amamentação, a região também fica mais sensível e ressecada.

“Se a mulher tiver algum distúrbio de coagulação, pode sofrer uma laceração mais grave do que alguém que não tem essa condição”, alerta.

A Polícia Civil de São Paulo investiga o caso. A ocorrência foi registrada como morte suspeita no 30º DP e repassado para a 5ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).

Segundo a Polícia Militar, o jogador relatou que ele e a estudante de enfermagem se conheceram por meio de uma rede social e mantiveram contato por cerca de um mês. O encontro na terça era o primeiro entre eles. Ele declarou ainda que não usaram drogas nem bebida alcoólica e que mantiveram relações sexuais sem uso de qualquer objeto.

O advogado Tiago Lenoir, que defende Dimas, afirmou que o atleta prestou socorro e que não houve crime.

Alfredo Porcer, advogado que representa a família da jovem, disse que ela não tinha cirurgias anteriores ou problemas de saúde e ressaltou ser preciso aguardar o resultado do IML (Instituto Médico Legal) e dos exames toxicológicos para mais conclusões.

“A Lívia foi para o apartamento, mas sabia que ia ter relação sexual? Ela foi forçada a ter relação sexual? Teve mais alguém junto? Colocaram um objeto nela? É aí o ponto central para saber se tem nexo de causalidade entre a conduta do jogador com o resultado, aí seria imputado a ele um dolo eventual talvez”, explicou, dizendo que ainda restam muitas perguntas a serem respondidas.

Lívia Gabriele da Silva Matos morreu durante um encontro com o jogador de futebol Dimas, do Corinthi… 

MPF recorre para tentar proibir colégios militares de exigirem corte de cabelo e cor de esmalte

0

A Procuradoria da República no Acre entrou com recurso para tentar proibir escolas militares de exigirem padrões estéticos dos alunos, como cor e tamanho das unhas e corte de cabelo.

É comum que esses colégios tenham normas rígidas para uso de maquiagem, acessórios, penteado, tatuagem e até cor de esmalte.

O Ministério Público Federal argumenta que as exigências não têm relação com a qualidade do ensino e violam a liberdade de expressão e o direito dos estudantes à intimidade.

A ação foi apresentada em julho do ano passado, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar o fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, mas fracassou na primeira instância. O objetivo do recurso é tentar reverter a decisão.

Em setembro, a juíza Luzia Farias da Silva Mendonça, da 2.ª Vara Federal Cível e Criminal do Acre, negou liminarmente o perdido. Isso significa que, em uma análise preliminar, ela não viu urgência em suspender as regras. A decisão afirma que a mudança, com o ano letivo em curso, “causaria mais prejuízos à comunidade escolar do que benefícios”.

Em seu recurso, a Procuradoria no Acre defende que o julgamento é urgente porque prejudica alunos de minorias étnico-raciais, religiosas e de gênero.

“Há impacto desproporcional das restrições às pessoas pretas e pardas, às pessoas com deficiência e às pessoas LGBTQIA+, com grave racismo institucional”, afirma o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, que assina a ação.

A ação foi proposta pela Procuradoria no Acre, mas tem abrangência nacional, ou seja, o pedido é para suspender exigências das escolas militares em todo o País.

O Ministério Público Federal argumenta que as exigências não têm relação com a qualidade do ensino e… 

Rio chega próximo ao patamar de visitantes estrangeiros pré-pandemia

0

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, assegurou que o governo devolveu o Rio de Janeiro à prateleira dos principais destinos turísticos do mundo. “O número que alcançamos, de quase 1,2 milhão de estrangeiros, mostra que estamos no caminho certo de promoção do Rio de Janeiro no mercado internacional e também na retomada do Galeão. A perspectiva de 14 milhões de passageiros em 2024 no aeroporto internacional nos dá a esperança de que teremos um ano ainda melhor que 2023”, destacou o secretário.

De acordo com a segunda prévia da pesquisa de ocupação hoteleira para o período de carnaval, divulgada nesta sexta-feira (2) pelo Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da Cidade do Rio de Janeiro (HotéisRIO), a rede hoteleira do município do Rio apresenta taxa média de 74,52% de quartos reservados para o período de festas.

Entre os bairros mais procurados, destaque para Ipanema/Leblon, com 80,56%, Copacabana/Leme (78,79%), Flamengo/Botafogo (76,18%), Centro (69,10%) e Barra/ Recreio/São Conrado (68,48%).

Ipanema/Leblon estão entre os bairros mais procurados 

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é concedido por R$ 926 mil à iniciativa privada

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, foi leiloado à iniciativa privada por R$ 926 mil, com um ágio de 0,02%. Os serviços da unidade de conservação foram concedidos ao consórcio Parques FIP em Infraestrutura, que ficará responsável pela área nos próximos 30 anos.

O leilão foi feito em sessão pública nesta sexta-feira (2), na sede da B3, em São Paulo.

O consórcio já havia adquirido a concessão da Chapada dos Guimarães em 2022, por R$ 1 milhão, o que representava um ágio de 9% em relação ao mínimo para cada lance. No entanto, o leilão foi suspenso pelo TCU (Tribunal de Contas da União) a pedido da MT Par, empresa de economia mista cujo maior sócio é o governo de Mato Grosso.

O governo estadual alegava irregularidades no conteúdo e na divulgação do edital de concessão, publicado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade).

Na última segunda-feira (29), o governo decidiu abrir mão de participar da licitação, afirmando que houve um desgaste entre a gestão estadual e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

“Nesse período tivemos muitos embates e sentimos muita resistência do ICMBio. O que deixou o ambiente de relacionamento desgastado. Assim, fizemos a opção de deixar que seguissem com o rumo planejado, sem participar do leilão”, disse a MP Tar em nota.

De acordo com o Ministério do Turismo, o consórcio Parques FIP deverá investir R$ 18 milhões em infraestrutura nos próximos cinco anos. O valor será destinado para a implementação de sistemas de trilhas, reforma de edifícios existentes, melhoria do transporte interno, entre outros.

Além disso, a pasta também prevê um investimento de R$ 179 milhões em operação e gestão do parque ao longo dos 30 anos de contrato. A e stimativa é de que a concessão gerará 900 empregos diretos e indiretos.

O Parques FIP já administra o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e o Parque Caminho do Mar, em São Paulo, por meio da empresa conhecida como Parquetur.

A proposta de concessão da Chapada dos Guimarães foi elaborada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em parceria com a Unesco e com os ministérios do Meio Ambiente e Turismo.

Segundo o BNDES, o critério de seleção do concessionário envolveu o maior valor de outorga fixa, que é a quantia a ser paga ao poder público. O vencedor da licitação se comprometeu em ampliar as condições de visitação no parque, priorizando o ecoturismo, além de dar apoio a pesquisas científicas e a atividades de conservação ambiental.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 e tem uma área estimada de 33 mil hectares. A unidade faz parte do pantanal, considerado patrimônio natural da humanidade pela Unesco.

É dentro do parque que ficam as cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais fornecedores do pantanal matogrossense. A chapada também é o habitat de espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e a onça-pintada.

Além da importância ambiental, a Chapada do Guimarães é também um dos parques nacionais mais visitados no país. Segundo dados do ICMBio, em 2022, mais de 22 milhões de visitantes foram à região.

A concessão da Chapada dos Guimarães foi solicitada pelo ICMBio em 2019. Ela foi incluída em um projeto de licitação de outras unidades de conservação, como o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.

Em 2021, o BNDES passou a ajudar nos estudos para os processos de concessão dessas áreas. O parque de Jericoacoara foi leiloado nesta semana, no dia 30 de janeiro, por R$ 61 milhões.

O leilão foi feito em sessão pública nesta sexta-feira (2), na sede da B3, em São Paulo 

Brasil registra mais de 600 amputações de pênis por ano, alerta a Sociedade de Urologia

0

Nos últimos 10 anos, o Brasil registrou mais de 6 mil amputações de pênis, uma média superior a 600 amputações por ano, de acordo com um compilado feito pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com base em dados do Ministério da Saúde. Nesse período, a medida foi empregada no tratamento de três em cada 10 pacientes diagnosticados com câncer de pênis em estado grave – o que, de acordo com a SBU, pode ser evitado com medidas simples, como bons hábitos de higiene e a vacinação para HPV.

O urologista Maurício Dener Cordeiro, coordenador do Departamento de Uro-Oncologia da SBU, nota que o número de amputações é extremamente alto e se deve sobretudo à desinformação. “Muitos nem sabem que é possível ter câncer no pênis, não buscam especialistas e acabam recebendo o diagnóstico tarde demais”, informa.

Quando identificado em estágio inicial, o câncer de pênis tem alta chance de cura e pode ser tratado de forma menos agressiva. Nesses casos, o tumor está restrito à parte superior da pele e não atinge estruturas mais profundas. Por isso, é possível remover apenas a área afetada – ou seja, sem necessidade de retirada do pênis.

A amputação é para situações extremas. “Nesses casos, a uretra é colocada no períneo, e o paciente tem que começar a urinar sentado, o que por ser um desafio”, informa Cordeiro. Além de o procedimento alterar a parte física, ele é bastante prejudicial em termos psicológicos, já que abala a autoestima do indivíduo.

O que causa câncer no pênis?

Trata-se de uma infecção crônica do prepúcio (pele que encobre a glande – cabeça do pênis), que se manifesta inicialmente como uma ferida que não cicatriza e evolui para uma úlcera ou lesão grave. Uma das causas mais comuns é a não higienização adequada da área, onde fungos e bactérias podem se proliferar.

De acordo com Maurício, a higiene da região deve ser feita todos os dias, no banho. “É necessário retrair o prepúcio, expor a glande e lavar a região com água e sabão. Os pacientes com fimose (dificuldade na exposição da glande) têm mais risco de desenvolver a doença e podem recorrer à remoção cirúrgica do prepúcio para facilitar a higienização”.

Além disso, o câncer de pênis pode surgir em decorrência de infecção pelo vírus HPV (o papilomavírus humano), que afeta cerca de 9 milhões de pessoas no Brasil. Trata-se de um vírus sexualmente transmissível que, nas mulheres, causa câncer de colo de útero. Para evitar a contaminação, é recomendado o uso de preservativos na relação sexual, além da vacinação contra o vírus – disponível no SUS para a população de 9 a 14 anos e imunossuprimidos até os 45 anos.

Para evitar um diagnóstico tardio e, assim, passar por um tratamento menos invasivo, é fundamental ficar atento à ocorrência de algum desses sintomas – e não hesitar em procurar um médico especialista:

– Ferida que não cicatriza;

– Secreção com forte odor;

– Espessamento ou mudança de cor na pele da glande (cabeça do pênis);

– Presença de nódulos na virilha.

O urologista Maurício Dener Cordeiro, coordenador do Departamento de Uro-Oncologia da SBU, nota que … 

Homem é atropelado por carro na Avenida Pelinca

0
Foto: Reprodução

Na madrugada desta sexta-feira (2), um homem de 49 anos foi vítima de um atropelamento em frente a um bar na Avenida Pelinca, em Campos. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o homem, supostamente um guardador de carros, foi socorrido com ferimentos moderados e encaminhado ao Hospital Ferreira Machado (HFM).

Um vídeo circula nas redes sociais mostrando o momento em que o homem atravessa a rua em direção à calçada e é atingido por um veículo. O impacto resulta na queda do homem na calçada, e seu colete chega a se deslocar do corpo. Não é possível identificar nas imagens se o motorista do carro parou para prestar socorro.

Transporte Universitário: divulgado calendário de renovação e confecção de novas carteirinhas de universitários e alunos de cursos profissionalizantes

0

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) inicia no próximo dia 19 de fevereiro a renovação e confecção de novas carteirinhas de alunos universitários e de cursos profissionalizantes que estudam em Campos dos Goytacazes. Quem deixar de realizar o procedimento não poderá utilizar o transporte gratuito oferecido pelo município.

“Os estudantes devem consultar o cronograma para saber a data destinada à localidade onde reside (confira o calendário no final da matéria). O procedimento será realizado na Secretaria Municipal de Transporte, em dois períodos: das 8h às 11h e das 13h às 16h”, informou o secretário da pasta, Gustavo Alves.

Os alunos precisam levar toda a documentação exigida para a confecção da carteirinha: cópia da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), do comprovante de residência referente a dezembro de 2023 ou janeiro de 2024 e de comprovante da matrícula 2024, além de duas fotos 3×4 atuais.

 

 

CALENDÁRIO

19 e 20 de fevereiro

Rota 01 – Gargaú – Santa Clara (Rodovia Gargaú /Santa Clara até o Hotel Mineirão).

Rota 02 – Santa Clara – Sossego – Praia dos Sonhos – Volta da Figueira – Rua da Jaca – Santa Rita.

 

 

21 e 22 de fevereiro

Rota 03 – Guaxindiba – Ilha dos Mineiros – Fazendinha – Boca da Areia. Rota 08 – Macuco – São Francisco (Trevo das Praias e Avenida Edenites da Silva Viana).

 

 

23 e 26 de fevereiro

Rota 06 – Travessão de Barra – Lagoa Feia – Morro do Bode – Batelão – Praça da Fé – Bom Lugar – Ladeira das Pedras.

Rota 07 – Praça João Pessoa – Vilão – Ponto de Cacimbas.

 

 

27 e 28 de fevereiro

Rota 04 – Barra do Itabapoana – Lagoa Doce – Tatagiba – Guriri – Buena – Manguinhos.

Rota 05 – Batelão – Guarixima – Amontado – Brejo Grande – Coreia – São Francisco (Rua Daud Salomão Acruche e Rua Júlio Gomes Marinheiro).

 

 

29 de fevereiro e 1º de março

Rota 09 – Imburi de Barra – Boa Sorte – Baixinha – Alegria dos Anjos – Valão Seco – Nova Belém (Pista) – Bom Jardim – Volta Redonda – São Francisco (Até o Colégio Estadual).

Rota 10 – Pingo D’Água – Praça Imaculada – Santa Luzia – Morro Alegre – Estreito – Arueira – Imburi de Cacimbas – Floresta.

 

 

04 e 05 de março

Rota 11 – Turno da Manhã.

 

 

06, 07 e 08 de março

Repescagem para quem perdeu o prazo.

Município fica a 0.14 ponto de conquistar o 1º lugar na região no ranking do Previne Brasil do Ministério da Saúde

0

São Francisco de Itabapoana (SFI) encerrou o 3° quadrimestre de 2023 do Programa Previne Brasil (PPB) do Ministério da Saúde (MS) na segunda colocação no ranking do Norte Fluminense (NF) e em 12º lugar entre todos os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, conquistando um Indicador Sintético Final (ISF) de 8.05. O Previne Brasil avalia a qualidade da atenção básica prestada nas cidades e no ano passado, SFI registrou melhora progressiva em todas as avaliações do órgão federal.

No 1º quadrimestre de 2023, o município são franciscano saltou 79 posições em relação ao resultado alcançado no mesmo período do ano anterior, atingindo um ISF de 7.80, ficando em 2º lugar no NF e 12º no Estado. Já no 2º quadrimestre, SFI manteve a segunda colocação no NF e alcançou o 13º no Estado, mas subindo o ISF para 7.98.

“No 3º quadrimestre conseguimos melhorar ainda mais a nossa pontuação e faltou muito pouco, apenas 0.14 ponto no ISF, para atingirmos o 1º lugar no NF. Este resultado é o reconhecimento do trabalho da prefeita Francimara Barbosa Lemos e de toda a equipe da atenção básica do município. Vale ressaltar que a avaliação é do MS e que a maioria dos municípios fluminenses tem muitos mais recursos do que SFI, mas além da Secretaria de Saúde, todas as demais também trabalham com muita garra para superar esta desigualdade financeira”, destacou o titular da pasta, Sebastião Campista.

Fatores que contribuíram para o bom desempenho O secretário destacou alguns fatores considerados importantes e que influenciaram para que o resultado altamente positivo fosse alcançado, como por exemplo, a mudança de modelo assistencial de Unidade Básica de Saúde (UBS) para Estratégia Saúde da Família (ESF).

“SFI tinha majoritariamente modelo de UBS, quando a população vai à unidade buscar a prevenção, e modificou para o modelo ESF, quando a equipe composta por médicos e enfermeiros estrategistas, além de agentes comunitários, realiza visitas domiciliares para atender os moradores. No início da gestão da prefeita Francimara eram seis polos do ESF, aproximadamente 40% de cobertura territorial, e atualmente são 15, o que representa quase 100% (97%)”, revelou Campista.

A estruturação das unidades é outro fator apontado pelo secretário para a melhora no desempenho do município no Previne Brasil. “Praticamente todas sofreram algum tipo de intervenção, desde climatização até reforma e ampliação. SFI tem 18 unidades básicas de saúde e 15 delas tornaram-se polo do ESF, sendo que 10 destas passaram por algum tipo de intervenção de reforma ou ampliação, com destaque para as unidades de Gargaú e de Floresta, que foram construídas pelo município e concluídas na atual administração, obras que estavam abandonadas pela gestão passada”, pontuou.

Outro ponto classificado como relevante por Campista é a informatização dos 15 polos de ESF.

“Desde a captação de dados no domicílio do morador por parte do agente comunitário, que é realizada por celular, ao cadastro do paciente pela equipe da enfermeira estrategista até o atendimento médico é tudo informatizado. Adotamos o prontuário eletrônico do cidadão (PEC), que é do Ministério da Saúde, o que permite o monitoramento desses indicadores em tempo real. Importante também mencionar que a atual gestão comprou veículos 0km para transportar a equipe. Dos 15 polos do ESF, 11 contam com veículo, facilitando a ida dos médicos, enfermeiros e auxiliares durante as visitas domiciliares”, finalizou o secretário.

 

 

Veja medidas para evitar que as crianças peguem dengue na volta às aulas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A volta às aulas coincide com a época de chuvas de verão e, em um ano em que a dengue vem batendo recordes de casos, também é hora de uma rotina mais intensa de prevenção contra a arbovirose. De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, a doença pode causar quadros graves em crianças e adolescentes, sendo a prevenção a melhor alternativa.

Pais e escolas, portanto, devem se unir para reforçar boas práticas, uso de repelentes e vacinação contra a doença. O calendário de vacinação para doença começa agora no mês de fevereiro e a iniciativa coloca o Brasil como primeiro país do mundo a oferecer o imunizante contra a dengue no sistema público de saúde.

A previsão do Ministério da Saúde é que 3,2 milhões sejam vacinadas com duas doses (com intervalo de 3 meses entre elas) neste ano. A pasta vai disponibilizar as doses para 37 regiões de saúde que estão distribuídas em 16 estados e o Distrito Federal, priorizando aqueles com alta transmissão da doença e incidência do sorotipo 2 do vírus. A iniciativa abrangerá mais de 500 municípios e priorizará a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que têm maior taxa de hospitalização pelo vírus.

Como nem todas as faixas etárias podem ainda se imunizar pelo sistema público, a médica pediatra Fernanda de Souza Dias, coordenadora do serviço de pediatria da Beneficência Portuguesa de São Paulo, reforça a necessidade de pais e escolas incentivarem a manutenção de ambientes limpos, arejados e sem acúmulo de água parada em pratos de plantas, potes ou qualquer recipiente.

“O principal é orientar as crianças quanto ao perigo do acúmulo de água. A dengue é uma doença evitável, e depende muito de nós. Vacinação [também] pode ser uma excelente opção para a população”, afirma Dias.

A imunização com a nova vacina da dengue, a Qdenga, já está disponível desde o ano passado na rede particular e pode ser aplicada em crianças acima de 4 anos -valor de cada dose custa a partir de R$ 400.

O médico Stefan Cunha, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, defende também que, além de imunização, haja também investimento em discussão sobre o tema em sala de aula.

“É preciso ficar de olho para não deixar nenhuma coleção de água como criadouro do Aedes aegypti, discutir isso com as crianças. O papel das escolas como disseminador da campanha contra o mosquito é importante. Os alunos vão assimilar e ser disseminadores dessa informação em casa, para os seus familiares”, reforça Cunha.

O uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão é outra prática preventiva recomendada.

SINTOMAS EM CRIANÇAS PODEM PASSAR DESPRECEBIDOS

Apesar de febre alta (acima de 38ºC) ser o principal sinal de alerta, os pais devem estar atentos a outras sintomáticas como falta de apetite, mal-estar, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dores nas articulações e manchas pelo corpo nos filhos.

A infecção por dengue também pode ser assintomática ou apresentar quadros leves, mas perceber a presença da arbovirose ajuda a estar preparado para reinfecções que podem levar a quadros mais graves, como o de dengue com hemorragia. “A hemorrágica é uma variante da doença já conhecida, pode causar sangramentos em diversos órgãos sendo mais grave que a 1ª variante”, reforça Dias.

Criança podem também apresentar vômito e diarreia, sendo as menores as mais suscetíveis ao subdiagnóstico. “Essas manifestações em crianças pequenas podem se manifestar com choro. Ficam chorando o tempo todo ou mostram irritabilidade, fraqueza, não querem comer. Por tudo isso, os pais vão ter que ficar atentos nesse momento de epidemia”, afirma Cunha.

De acordo com o Ministério da Saúde, “todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte”. A arbovirose pode gerar sintomas por um período que varia de 10 dias a 15 dias e debilita muito o paciente

O ministério afirma que “não existe necessidade da realização de exames específicos para o tratamento da doença, já que é baseado nas manifestações clínicas apresentadas”, mas para apoiar o diagnóstico “existem disponíveis técnicas laboratoriais para identificação do vírus.”

Não existe tratamento específico para dengue e as recomendações durante a fase aguda são apenas “repouso, ingestão de líquidos, não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos, bem como retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica”.

Pais e escolas, portanto, devem se unir para reforçar boas práticas, uso de repelentes e vacinação c… 

MEC admite falha na divulgação de resultados provisórios do Sisu

0

O Ministério da Educação (MEC) admitiu nesta sexta-feira (2) a divulgação indevida de resultados provisórios do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em nota à imprensa, a pasta informou que resultados provisórios ficaram disponíveis por 25 minutos na manhã do dia 30 de janeiro. Segundo o ministério, a divulgação indevida está sob investigação.

“O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”, diz nota do MEC.

Ainda na nota, o MEC diz que “o sistema é seguro e os resultados oficiais não são modificados”. A pasta afirma que os candidatos não selecionados na chamada regular podem entrar na lista de espera até o dia 7 de fevereiro. O estudante precisa manifestar interesse.

No dia 30 de janeiro, a Agência Brasil chegou a noticiar a divulgação dos resultados, baseada nas informações disponíveis no site do Sisu. Minutos depois, a reportagem foi procurada pela assessoria do MEC, que afirmou que os resultados ainda não estavam no ar. Foi quando essas informações deixaram de ficar disponíveis.

A divulgação indevida provocou frustração em diversos estudantes pelo país. Nas redes sociais, estudantes relatam que ao acessarem a página do Sisu no dia 30 de janeiro viram que tinham sido aprovados para vagas nas universidades e instituições públicas de ensino superior.

Mas no dia seguinte, quando o MEC anunciou a divulgação oficial dos resultados, os candidatos contam que tinham “perdido” a vaga, e seus nomes não apareciam na lista dos aprovados da primeira chamada. Eles classificam a situação como fim de um sonho e frustração. Alguns estudantes também relataram episódios de ansiedade.

Foi o caso de Cinthia Isabelly, 18 anos, estudante da rede pública de Natal (RN). Segundo ela, por volta das 9h30 do dia 30 de janeiro, sua inscrição aparecia como selecionada para uma vaga no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na 13º colocação. Ao acessar o site do Sisu, às 13h, o resultado estava indisponível.

Após receber notícias de que a divulgação havia sido adiada e não conseguir mais acessar a lista, a jovem conta ter ficado bastante ansiosa.

No dia 31 de janeiro, a estudante acessou os resultados e seu nome não constava mais na lista de selecionados. “Minha única reação foi chorar, chorar. Tive minha vida jogada no lixo”.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) criou uma página nesta sexta-feira (2) para receber as queixas e mapear o número de casos. Em uma hora, já tinham recebido 50 relatos, conforme a diretora de Universidades da UNE, Clara Maria.

A partir desse mapeamento, a instituição pretende pedir esclarecimentos ao MEC e tomar providências futuras, inclusive judiciais.

“Vimos uma desorganização do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação do Enem]. Não temos noção ainda do estrago. O que não pode é brincar com o sonho dos estudantes”, disse em entrevista à Agência Brasil e à TV Brasil.

Na manhã do dia 30 de janeiro, estudantes relataram ter consultado a página do Sisu e viram que tinham sido aprovados para vagas em universidades públicas na primeira chamada de 2024.

Na noite do dia 30 de janeiro, o Ministério da Educação informou que havia adiado a divulgação do resultado dos selecionados para quarta-feira (31) por “problemas técnicos no sistema”. A divulgação estava prevista para o dia 30 de janeiro.

No fim da tarde do dia 31 de janeiro, o MEC divulgou o resultado definitivo dos selecionados na primeira chamada.

A partir daí, candidatos passaram a contar, nas redes sociais, que os nomes não constavam na lista de aprovados, como havia ocorrido no dia anterior, 30 de janeiro.

Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (2), o ministério admitiu que “houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”. O ministério ressalta que os resultados oficiais não serão alterados. Os estudantes não selecionados na primeira chamada podem ingressar na lista de espera até o dia 7 de fevereiro. A lista vale para todo o ano.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Mais de 2 milhões de estudantes disputam 264.360 vagas, distribuídas em 6.827 cursos de graduação entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.

Os selecionados na primeira chamada podem fazer a matrícula a partir desta sexta-feira (2).

A pasta informou que resultados provisórios ficaram disponíveis por 25 minutos na manhã do dia 30 de… 

Brasil tem mais templos religiosos do que prédios de educação e saúde

0

O Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que quase o total somado de instituições de ensino e de saúde, segundo dados do censo 2022 divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados indicaram que o país tem 579,7 mil igrejas, templos e outros prédios voltados à atividade religiosa, o que indica a presença de 286 estabelecimentos para cada 100 mil habitantes.

Já as escolas, creches e universidades somam 264,4 mil (130 para cada 100 mil habitantes), e os hospitais, clínicas e pronto-socorro 247,5 mil (122 para cada 100 mil habitantes).

O último censo realizado no Brasil em 2022 pelo IBGE registrou 111,1 milhões de coordenadas, que localizam endereços com várias finalidades de uso, dos quais 81,5% (ou 90,6 milhões) são domicílios particulares e 0,1% (ou 104,5 mil) coletivos (hotéis, prisões, pensões, residências de idosos).

O levantamento também registrou as coordenadas de 11,7 milhões (ou 10,5% do total de endereços) de estabelecimentos de outras finalidades (lojas, bancos, prédios públicos, centros comerciais, entre outros) e 3,5 milhões de edificações em construção ou a serem reabilitados.

Os dados do IBGE indicaram que o país tem 579,7 mil igrejas 

Empresa pode ter achado destroços do avião de Amelia Earhart quase 90 anos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A americana Amelia Earhart desapareceu durante uma tentativa de se tornar a primeira mulher a realizar um voo ao redor do mundo, em 1937. Quase 90 anos depois, uma empresa de exploração marinha pode ter encontrado os destroços da aeronave, o que ajudaria a desvendar um dos maiores mistérios da aviação mundial.

A companhia Deep Sea Vision afirma que os fragmentos podem ter sido achados por sonares durante uma busca numa área a oeste da ilha Howland, localizada no meio do oceano Pacífico, entre a Austrália e o Havaí. Os destroços estariam a cerca de 5.000 metros de profundidade.

Amelia e o navegador Fred Noonan desapareceram no dia 2 de julho depois de decolarem de Lae, na Papua Nova Guiné. Eles deviam ter pousado em Howland para abastecer, mas não alcançaram o destino. Os dois foram declarados mortos em 1939 –os investigadores concluíram que o avião havia caído em algum ponto do Pacífico. Na época do desaparecimento, ela tinha 39 anos, e ele, 44.

O desaparecimento da dupla é um dos mistérios mais intrigantes da história da aviação e tema de vários livros e filmes. Também é fonte de diversas teorias, uma das quais eles teriam abandonado o avião bimotor Lockheed L-10 depois de ficarem sem combustível. A localização dos destroços, assim, pode ser fundamental para esclarecer o que de fato aconteceu com os aviadores.

“Sempre achamos que ela [Amelia] teria tentado fazer o possível para pousar de forma suave na água, e a assinatura da aeronave que vemos na imagem de sonar sugere que esse pode ter sido o caso”, afirmou o diretor-executivo da Deep Sea Vision, Tony Romeo. Segundo ele, uma imagem feita por um robô revela contornos que correspondem ao “modelo único de cauda dupla e à escala do avião” usado por Amelia.

Em nota, a Deep Sea Vision disse que as buscas ocorreram durante 90 dias em uma área de 13,5 mil quilômetros quadrados, nas profundezas do Pacífico. A área mapeada, segundo a empresa, foi maior do que em todas as operações anteriores somadas. A companhia mantém em sigilo a localização exata dos destroços e planeja realizar novas expedições à região da descoberta nos próximos dias.

Pioneira, Amelia se tornou referência para mulheres na aviação em todo o mundo. Em 1932, ela foi a primeira pilota a atravessar o oceano Atlântico sozinha. A americana nasceu em 1897 no estado do Kansas, onde viajou de avião pela primeira vez. Apesar da clara vocação, ser uma aviadora no início do século 20 não era algo incentivado pela sociedade, e ela sofreu ao longo de sua vida com o machismo que preceituava que mulheres não deviam se dedicar a outras funções que não fossem as domésticas.

Em 2010, pesquisadores encontraram possíveis destroços e restos mortais que poderiam ser provas da queda do avião, mas o material foi descartado após testes de DNA apontarem as amostras como inconclusivas.

Tribunal dá razão a casal e expulsa filho de 40 anos de casa

0

Um tribunal de Saragoça, na Espanha, deu razão a um casal de aposentados que moveu uma denúncia contra o filho de 40 anos, para o expulsar de casa.

Segundo o jornal La Vanguardia, o homem tem um emprego estável e a possibilidade de tornar-se independente, mas teria se negado a ajudar financeiramente os pais, quando estes lhe pediram ajuda.

O homem, ainda, teria um caráter agressivo, levando os pais a pedir a sua expulsão de casa, até porque a convivência era “insustentável”, dadas as ameaças que proferia contra o casal.

Na sentença, citada pela agência espanhola Efe, o tribunal deu razão a todas as alegações feitas pelo casal na queixa contra o filho, que pediram em repetidas ocasiões para ele abandonar voluntariamente a casa, sem sucesso.

O magistrado obrigou o homem, assim, a “deixar livre, vazia e de forma imediata” a residência, argumentando que a relação familiar com os pais não lhe dá direito a usar a casa.

Em maio do ano passado, o mesmo casal já tinha apresentado uma denúncia contra o filho junto da Polícia Nacional espanhola, alegando situações de maus-tratos de que eram alvo. Diziam ter medo de ser vítimas de uma agressão e que uma outra filha não conseguia dormir, devido ao barulho que o homem fazia.

Câmara aprova versão desidratada da ‘lei ônibus’ de Milei na Argentina

0

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Depois de três dias e mais de 30 horas de debate, a Câmara dos Deputados da Argentina enfim aprovou o pacote de reformas liberais de Javier Milei. Foi o primeiro teste de apoio ao presidente recém-empossado, que terminou com uma vitória parcial, já que seu projeto original sofreu cortes significativos.

A chamada “lei ônibus”, em geral, recebeu 144 votos a favor, mais do que os 129 necessários. Agora, os legisladores vão discutir artigo por artigo até chegar à redação final, que então será enviada às comissões e depois ao plenário do Senado. Os deputados voltarão a se reunir na próxima terça-feira (6).

Do lado de fora do Congresso Nacional, no centro de Buenos Aires, o debate foi marcado por protestos que terminaram com dezenas de feridos entre quarta (31) e quinta-feira (1º), entre eles 32 jornalistas e 7 policiais, diante de um novo “protocolo antipiquetes” que prevê tolerância zero com o bloqueio de ruas.

Já do lado de dentro, o texto passou por três semanas de intensas negociações e fortes embates entre as forças políticas no plenário. Isso porque Milei tem apenas uma pequena minoria no Congresso e depende do apoio da chamada “oposição dialoguista”, composta por partidos de direita, centro-direita e centro.

Em nota nas redes sociais, a Presidência comemorou o resultado e agradeceu “especialmente a colaboração dos senhores deputados e chefes dos blocos”. “Esperamos contar com a mesma grandeza no dia da votação da lei em particular, para avançar ao Senado e começar a devolver a dignidade ao povo argentino.”

Esses grupos já haviam demonstrado que aprovariam o texto em geral, mas que discordam com a forma de abordar alguns temas, como os poderes especiais concedidos ao presidente durante o estado de emergência, a privatização de empresas estatais e a distribuição dos impostos a importadores.

O texto aprovado manteve menos de 400 dos 664 artigos propostos pelo governo, tendo sido eliminadas por inteiro as reformas fiscal e eleitoral. Alguns dos assuntos excluídos foram trabalho, imposto de renda, reajuste das aposentadorias, taxas a importações e exportações, energia e pesca.

O peronismo e a esquerda, que somam 104 dos 109 que votaram contra, chegaram a tentar levar o texto de volta às comissões, alegando que ele foi desconfigurado, mas foram derrotados em votação. “Nunca se viu isso. Todos os deputados vão debater sem saber quais são as modificações que estão sendo propostas”, protestou o líder do bloco peronista, Germán Martínez, no primeiro dia.

O projeto, chamado pelo governo de “Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos”, é uma das principais apostas de Milei para reequilibrar as contas e abrir caminho para privatizações. Ele, porém, é cobrado por críticos por não ter apresentado um plano concreto de estabilização até agora.

A outra medida que ele tomou para levar adiante suas reformas foi um decreto de necessidade e urgência (DNU) com mais de 300 artigos. Esse já está valendo desde dezembro, exceto a parte trabalhista, que foi suspensa pela Justiça a pedido de sindicatos.

Esse decreto só deixaria de valer se mais da metade da Câmara e do Senado conseguissem quórum e depois o invalidassem por completo. Mas a comissão bicameral que deveria ter recebido o texto nunca foi formada, e não há perspectivas de que isso ocorra, o que tem gerado protestos da oposição peronista.

Não é a primeira vez que um presidente argentino impõe um grande pacote de leis ao Congresso nos primeiros dias de gestão. Seu antecessor, Alberto Fernández, enviou um texto com 88 artigos para o Legislativo ao assumir. Antes dele, Mauricio Macri fez o mesmo, apresentando um projeto com 97 pontos.

A proposta de Milei, porém, é não só a mais extensa, como a mais ambiciosa, buscando avanços em temas polêmicos mesmo sem maioria no Congresso. Ele tentou ditar o ritmo legislativo, convocando sessões extraordinárias até 31 de janeiro, mas já teve que estender o prazo até 15 de fevereiro e provavelmente terá que adiá-lo novamente.

Israel volta a atacar alvos da Guarda Revolucionária do Irã na Síria

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mais um conselheiro da Guarda Revolucionária do Irã foi morto nesta sexta-feira (2) em ataque com mísseis atribuído a Israel que atingiu Damasco, a capital da Síria. Mais cedo, agências de notícias sírias haviam relatado que militares do país interceptaram uma série de artefatos disparados pelas forças de Tel Aviv, num indicativo de que as ofensivas israelenses contra alvos no vizinho estão aumentando.

A imprensa iraniana identificou o homem morto como Saeid Alidadi. Ele estava abrigado no sul de Damasco e foi surpreendido pelo ataque com mísseis. Questionados sobre a ofensiva, os militares israelenses disseram que não comentariam relatos feitos por veículos de notícias estrangeiros.

A Guarda Revolucionária do Irã tem sofrido um de seus períodos mais violentos na Síria desde que a organização aumentou o contingente no país há uma década para ajudar o ditador Bashar al-Assad em conflitos contra forças rebeldes. Desde dezembro, vários ataques atribuídos a Israel mataram mais de meia dúzia de militares iranianos, entre eles um dos principais generais do setor de inteligência.

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, fez um discurso inflamado a uma multidão nesta sexta e voltou a dizer que Teerã não começaria uma guerra ampla na região, mas que “responderia fortemente” a qualquer um que tentasse intimidar a população do país. As declarações ocorreram após dias de especulação sobre como Washington poderia retaliar as forças iranianas após a morte de três soldados americanos na Jordânia, em ataque que teria sido coordenado por grupos apoiados pela república islâmica.

O presidente Joe Biden disse na terça (30) que já havia decidido qual seria a resposta ao incidente na Jordânia e que não buscava uma guerra mais ampla no Oriente Médio. Em comunicado, porém, a Casa Branca informou, sem entrar em detalhes, que a represália provavelmente envolverá “múltiplas ações”.

Teerã, por sua vez, promete responder a “qualquer ameaça” feita contra o país por Washington. Após a série de ataques na Síria, a Guarda Revolucionária iraniana começou a retirar parte dos oficiais que mantém em Damasco, segundo a agência de notícias Reuters. A movimentação, segundo analistas americanos, sugere que Teerã está reorganizando o posicionamento de tropas.

Em paralelo, a Harakat Hezbollah al-Nujaba, organização apoiada por Teerã considerada responsável por vários ataques contra bases e postos militares americanos no Iraque desde o início da guerra Israel-Hamas, em 7 de outubro, disse nesta sexta que não suspenderia as ofensivas até o término do conflito na Faixa de Gaza.

Desde que a guerra civil da Síria começou, em 2011, Israel lançou centenas de ataques aéreos contra o território do país, tendo como alvo forças alinhadas ao regime iraniano, seu rival regional, mas também posições do Exército de Damasco. O Irã e os seus aliados militares na Síria se entrincheiraram em vastas áreas do leste, sul e norte do país e em vários subúrbios ao redor da capital.

As ofensivas israelenses na região se intensificaram após o início do conflito contra o Hamas. Em dezembro, um ataque aéreo das forças de Tel Aviv matou dois membros da Guarda Revolucionária, e outra ofensiva, perto de Damasco, matou um conselheiro sênior da força que supervisionava a coordenação militar entre a Síria e o Irã.

Empresa pode ter achado destroços do avião de Amelia Earhart quase 90 anos após sumiço

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A americana Amelia Earhart desapareceu durante uma tentativa de se tornar a primeira mulher a realizar um voo ao redor do mundo, em 1937. Quase 90 anos depois, uma empresa de exploração marinha pode ter encontrado os destroços da aeronave, o que ajudaria a desvendar um dos maiores mistérios da aviação mundial.

A companhia Deep Sea Vision afirma que os fragmentos podem ter sido achados por sonares durante uma busca numa área a oeste da ilha Howland, localizada no meio do oceano Pacífico, entre a Austrália e o Havaí. Os destroços estariam a cerca de 5.000 metros de profundidade.

Amelia e o navegador Fred Noonan desapareceram no dia 2 de julho depois de decolarem de Lae, na Papua Nova Guiné. Eles deviam ter pousado em Howland para abastecer, mas não alcançaram o destino. Os dois foram declarados mortos em 1939 –os investigadores concluíram que o avião havia caído em algum ponto do Pacífico. Na época do desaparecimento, ela tinha 39 anos, e ele, 44.

O desaparecimento da dupla é um dos mistérios mais intrigantes da história da aviação e tema de vários livros e filmes. Também é fonte de diversas teorias, uma das quais eles teriam abandonado o avião bimotor Lockheed L-10 depois de ficarem sem combustível. A localização dos destroços, assim, pode ser fundamental para esclarecer o que de fato aconteceu com os aviadores.

“Sempre achamos que ela [Amelia] teria tentado fazer o possível para pousar de forma suave na água, e a assinatura da aeronave que vemos na imagem de sonar sugere que esse pode ter sido o caso”, afirmou o diretor-executivo da Deep Sea Vision, Tony Romeo. Segundo ele, uma imagem feita por um robô revela contornos que correspondem ao “modelo único de cauda dupla e à escala do avião” usado por Amelia.

Em nota, a Deep Sea Vision disse que as buscas ocorreram durante 90 dias em uma área de 13,5 mil quilômetros quadrados, nas profundezas do Pacífico. A área mapeada, segundo a empresa, foi maior do que em todas as operações anteriores somadas. A companhia mantém em sigilo a localização exata dos destroços e planeja realizar novas expedições à região da descoberta nos próximos dias.

Pioneira, Amelia se tornou referência para mulheres na aviação em todo o mundo. Em 1932, ela foi a primeira pilota a atravessar o oceano Atlântico sozinha. A americana nasceu em 1897 no estado do Kansas, onde viajou de avião pela primeira vez. Apesar da clara vocação, ser uma aviadora no início do século 20 não era algo incentivado pela sociedade, e ela sofreu ao longo de sua vida com o machismo que preceituava que mulheres não deviam se dedicar a outras funções que não fossem as domésticas.

Em 2010, pesquisadores encontraram possíveis destroços e restos mortais que poderiam ser provas da queda do avião, mas o material foi descartado após testes de DNA apontarem as amostras como inconclusivas.

Esposa de produtor indicado ao Oscar é achada morta em hotel nos EUA

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A esposa do produtor e cineasta Bradley Thomas, Isabelle Thomas, foi achada morta aos 39 anos, na última segunda-feira (29), em hotel localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O corpo de Isabelle foi encontrado sem vida próximo à piscina do Hotel Angeleno, em que ela estava hospedada. A polícia trabalha com a hipótese de que ela se suicidou ao pular da varanda do apartamento em que estava. As informações são da revista People.

O laudo do Instituto Médico Legal apontou que Isabelle morreu em decorrência das múltiplas lesões traumáticas em seu corpo, provocadas pelo impactado da queda.

Bradley e Isabelle se casaram em 2018 e são pais de dois filhos. Eles já posaram em diversos tapetes vermelhos, principalmente durante a divulgação e idas a premiações do produtor pelo filme “Assassino da Lua das Flores”, que recentemente foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, entre outras categorias. Até o momento, o cineasta não se manifestou sobre a morte da esposa.

Isabelle Thomas é filha do aristocrata britânico Sir Henry Lawrence, sétimo baronete de Lucknow. Ela se formou em Oxford, trabalhou como DJs e era amiga de famosos como a atriz Jameela Jamil.

No Instagram, Jameela lamentou a morte da amiga, que ela chamou de “repentina”. “Meu coração está completamente partido e eu acho que nunca vou me recuperar”.

PROCURE AJUDA

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Rio proíbe uso de celular dentro de sala de aula de escolas municipais

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), proibiu o uso de celulares e dispositivos tecnológicos nas escolas da rede de ensino municipal da cidade. A medida foi publicada em decreto nesta sexta (2).

De acordo com a publicação, o uso de celular está proibido dentro da sala de aula e durante os intervalos, incluindo o recreio.

O uso será permitido antes do início da primeira aula do dia, desde que fora da sala de aula, e após o fim da última aula do dia. Também está permitido quando houver autorização expressa do professor para fins pedagógicos.

Há uma exceção para o uso no recreio: caso a cidade esteja no Estágio Operacional 3, que é quando há pelo menos uma ocorrência de impacto na cidade que afete a mobilidade, como alagamentos. O estágio é o terceiro de uma escala de cinco, sendo este último o mais crítico.

A medida também prevê que “caso haja o descumprimento das regras estabelecidas neste Decreto, o professor poderá advertir o aluno e/ou cercear o uso dos dispositivos eletrônicos em sala de aula, bem como acionar a equipe gestora da unidade escolar”.

A medida entra em vigor na data de sua publicação e tem efeito após 30 dias. A partir desse momento, “os celulares e demais dispositivos eletrônicos deverão ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligados ou em modo silencioso e sem vibração”, conforme especificado na publicação.

Como justificativa, Paes cita o relatório de 2019 da OMS (Organização Mundial da Saúde) que recomenda nenhum tempo de tela para crianças de 0 a dois anos e menos de uma hora de tempo de tela para crianças de dois a cinco anos.

Também afirma que já há “a iniciativa de diversos países de banirem total ou parcialmente o uso de celulares nas escolas para outras faixas etárias”.

Além de citar outros estudos internacionais no decreto, como dos Estados Unidos e Béligica sobre o impacto na tecnologia para jovens de até 17 anos, Paes diz que foi realizada uma consulta pública pela secretaria municipal de Educação, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. “(a consulta) recebeu 10.437 contribuições, sendo: 83% favoráveis; 11% parcialmente favoráveis e; 6% contrárias à proibição do uso, pelos alunos, de celulares e demais dispositivos eletrônicos durante todo o horário escolar”, cita o documento.

A medida foi publicada em decreto nesta sexta (2)