Home Blog Page 2687

Vídeo em 360º do Monte Evereste impressiona nas redes sociais

0

Um vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter) na quinta-feira está se tornando viral, com quase 36 milhões de visualizações até o momento.

As imagens capturam o momento em que vários alpinistas se encontram no Monte Evereste, a montanha mais alta do mundo. Além da altitude impressionante e do feito em si, a forma como o vídeo foi gravado está deslumbrando os usuários das redes sociais: em 360º.

“No topo do mundo. Obrigada a Deus por esta criação”, escreveu um usuário. “Sempre tive um fascínio pelo Evereste. Já li muito sobre o local e vi tudo sobre ele. Parece incrível”, comentou outro.

“Que interessante. Parece que podem facilmente cair e que não há muito espaço para as pessoas subirem”, observou um usuário, referindo-se à forma de filmagem. Outro usuário comentou: “O efeito faz parecer com o que o topo do Evereste tem um metro quadrado”.

O vídeo oferece uma visão única e imersiva da experiência de estar no topo do mundo, proporcionando aos espectadores a sensação de estar lado a lado com os alpinistas enquanto eles conquistam essa incrível façanha.

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Menina bate recorde mundial após subir o Evereste aos 4 anos sem ajuda

Padrasto emociona ao incluir enteado em votos de casamento; veja

0

O casamento de Eldridge Buchanan e Asia Green Buchanan foi um momento verdadeiramente especial, marcado por um gesto inesperado que surpreendeu a todos. Eldridge escolheu compartilhar seus votos não apenas com sua esposa, mas também com o enteado, Kayden.

A ocasião foi registrada pelo operador de câmera contratado pelo casal e compartilhada no Instagram em janeiro. O vídeo rapidamente se tornou viral, recebendo quase 49 mil curtidas. Eldridge expressou seus votos de forma tocante a Kayden, comprometendo-se a ser não apenas um padrasto, mas um guia e exemplo.

“Quero que saibas, Kayden, que vamos nos divertir, mas também vamos fazer os trabalhos de casa. Vou dedicar-me de corpo e alma para garantir que cresças e te tornes o jovem rei que és”, afirmou Eldridge. Ele prometeu ensinar liderança, integridade e respeito, além de mostrar diariamente como é amar uma mulher e liderar uma família.

Eldridge revelou ao Good Morning America que a decisão de incluir Kayden nos votos ocorreu apenas cinco minutos antes de entrar no altar, mas era uma mensagem que queria transmitir ao enteado, considerando-o como seu filho.

O casal, que começou a namorar em 2018, destacou o forte relacionamento de Kayden com o pai biológico e a conexão especial que construíram com Eldridge. Asia expressou sua sorte por ter encontrado um parceiro preocupado com o futuro de Kayden.

Eldridge enfatizou a importância de os homens, especialmente os negros, expressarem seu amor pelos filhos. “Eu acho que não há problema em demonstrar emoção e amor pelos seus filhos”, destacou ele, ressaltando a necessidade de desafiar estigmas sobre homens expressarem emoções.

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Jay-Z recebe prêmio e leva filha Blue Ivy ao palco no Grammy

Como está Emily, a refém de 9 anos que foi sequestrada pelo Hamas

0

O pai de Emily Hand, a refém do Hamas cujo pai inicialmente expressou alívio com sua suposta morte, mas que, afinal, estava viva, relatou o estado atual da menina, que possui nacionalidade israelense e irlandesa. 

Segundo o que contou à Sky News, Emily, de nove anos, sofre agora de ataques de pânico e fala muitas vezes sussurrando. Após ser libertada 50 dias depois do o ataque do grupo islâmico em 7 de outubro, ela compartilha poucas informações sobre o tempo em cativeiro. “De vez em quando, dá pequenas informações. Mas, do ponto de vista dos psiquiatras, não nos é permitido questioná-la de forma alguma. Eles disseram: ‘Não, o que ela quiser dizer voluntariamente, que venha ao de cima'”, explicou o pai.

Thomas Hand revelou que a filha foi ameaçada com uma faca enquanto era refém, uma experiência terrível para um pai. Embora todos queiram voltar para Be’eri, em Israel, onde suas casas foram destruídas, Emily mostra relutância devido à proximidade do local com Gaza, chamando-o de ‘caixa’, mas também pela presença de seus amigos lá.

O pai expressou o desejo de que a filha se recupere completamente e não tenha mais ataques de pânico. Emily foi sequestrada durante uma festa do pijama pelo Hamas. As Forças de Defesa de Israel posteriormente confirmaram que não encontraram o DNA de Emily nos corpos das vítimas do ataque, indicando que ela estava viva.

Ela foi libertada em 17 de novembro, junto com outros 12 reféns.

Leia Também: Vídeo em 360º do Monte Evereste impressiona nas redes sociais

 

 

Incêndios no Chile já fizeram 112 mortos; veja as imagens da tragédia

0

Pelo menos 112 pessoas perderam a vida devido aos incêndios florestais no Chile, conforme informaram as autoridades em uma atualização, acrescentando que os bombeiros estão ativamente combatendo cerca de 40 incêndios. “Com base nas informações fornecidas pelos serviços forenses, confirmamos 112 mortes, com 32 corpos identificados”, anunciou Manuel Monsalve, porta-voz do Ministério do Interior chileno, em coletiva de imprensa no domingo.

Um balanço anterior indicava 99 mortes, conforme dados do Serviço de Medicina Legal. As autoridades destacaram que essa é a maior emergência natural desde o terremoto de 2010, que resultou em 525 mortos e milhares de feridos no sul do país. O Presidente chileno declarou estado de exceção para mobilizar todos os recursos necessários, incluindo 19 helicópteros e mais de 450 bombeiros.

A onda de calor, relacionada ao fenômeno climático El Niño, está afetando o sul da América Latina durante o verão, desencadeando incêndios florestais agravados pelo aquecimento global. Argentina, Paraguai e Brasil também enfrentam ameaças nos próximos dias.

A União Europeia, por meio do Alto-representante para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, ofereceu ajuda ao Chile. “O Chile enfrenta novamente incêndios devastadores com muitas vítimas. Expresso meu apoio ao governo e ao povo chileno; a UE está pronta para colaborar e oferecer ajuda nestes tempos difíceis”, afirmou Borrell em mensagem divulgada na rede social.

Leia Também: Jogador de futebol morre e namorada fica ferida após carro ser destruído

Helicóptero russo cai em lago e mata três pessoas

0

Um helicóptero Mi-8 do Ministério das Emergências da Rússia caiu em um lago na região norte do país, na Carélia, matando todos os três tripulantes a bordo, revelaram as autoridades nesta segunda-feira (5 de fevereiro).

O helicóptero estava em um voo de treinamento e era pilotado por uma tripulação experiente, com milhares de horas de voo. Desapareceu do radar na noite de domingo (4 de fevereiro) e seus destroços foram encontrados a 11 quilômetros da margem do Lago Onega, o segundo maior lago da Europa, a uma profundidade de 50 metros.

Um grupo de mergulhadores e um veículo subaquático controlado remotamente foram mobilizados para auxiliar nas buscas e na investigação do acidente. A causa da queda ainda está sendo investigada.

Os três tripulantes a bordo do helicóptero morreram no acidente. O governador regional Artur Parfenchikov confirmou as mortes e prestou condolências às famílias das vítimas.

A região da Carélia está localizada no noroeste da Rússia, entre os mares Branco e Báltico. O acidente aconteceu na República Russa da Carélia, que faz parte da região da Carélia.

A Tass, agência de notícias estatal da Rússia, divulgou a informação sobre o acidente. O Ministério das Emergências da Rússia ainda não divulgou mais detalhes sobre o caso.

Este é um acidente grave que envolve uma aeronave do governo russo. As autoridades estão investigando a causa da queda e prestando apoio às famílias das vítimas.

Leia Também: Incêndios no Chile já fizeram 112 mortos; veja as imagens da tragédia

Brasil comanda força contra piratas na guerra do mar Vermelho

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Marinha do Brasil assumiu o comando de uma força-tarefa multinacional contra a pirataria na região do mar Vermelho e golfo de Áden, o mais sensível teatro secundário da guerra entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas, onde rebeldes houthis do Iêmen atacam navios mercantes e militares.

Trata-se da CTF (Força-Tarefa Combinada, na sigla inglesa) 151, 1 das 5 em operação sob o comando das CMF (Forças Marítimas Combinadas) –maior coalizão naval do mundo, surgida em 2001 para lidar com pirataria, terrorismo, crimes transnacionais e ameaças à navegação no golfo Pérsico, mar Vermelho e águas adjacentes. O CMF tem sede no Barhein e se ampara em resoluções da ONU.

O contra-almirante Antonio Braz de Souza recebeu o comando rotativo da força de seu antecessor filipino no dia 23 passado. É a terceira vez que o Brasil tem a missão, que dura de três a seis meses. Mas em nenhuma das ocasiões anteriores, em 2021 e 2022, a situação era tão tensa e perigosa.

“A CMF é uma coligação de interesses, não prescreve nível específico de participação de qualquer membro e seus elementos subordinados, como a CTF-151, e não pode participar em conflitos armados”, diz o almirante por escrito à Folha.

O cenário atual, contudo, mudou isso na prática. “Um navio dessa CTF pode efetuar procedimentos para a sua autodefesa ou, de acordo com a ONU, também tem a possibilidade de defender embarcações de seu país contra ataques, incluindo aqueles que prejudicam os direitos de navegação”, afirma.

Neste caso, contudo, a ação seria considerada uma iniciativa da Marinha operando o navio. Hipoteticamente, se um míssil ou um drone houthi forem disparados contra uma das embarcações da CTF-151, hoje uma japonesa e outra sul-coreana, ou ainda contra um cargueiro próximo delas, elas são livres para abatê-los.

Além dos riscos inerentes à guerra, Braz de Souza deverá ter trabalho extra. “Nos anos mais recentes, ilícitos como tráfico de drogas, de armas e de seres humanos vinham sendo mais frequentes do que a pirataria, que, de um modo geral, encontrava-se suprimida na área de operações da CTF-151”, conta.

“Porém, a partir do início do corrente conflito no Oriente Médio, têm sido verificados diversos incidentes de pirataria, não apenas nas proximidades da costa da Somália, mas também em locais situados a mais de 1.000 km dessa região, no mar Arábico”, relata o militar.

O caso mais recente ocorreu perto da costa da Somália, numa ação da Marinha indiana. Os próprios houthis sequestraram um cargueiro em novembro passado, em uma ação ousada e inédita em que empregaram um helicóptero com tropas.

Além dos dois navios, Braz de Souza comanda 23 militares, de dez outras nações, na base americana localizada no Barhein. Ele se reporta ao chefe da CMF, um almirante dos Estados Unidos, assim como um outro oficial de ligação brasileiro no local.

A CTF-151 já foi liderada por 16 países, e existe desde 2009, ano de intensa atividade pirata. Um dos casos ocorridos naquele ano foi o sequestro do navio do capitão Richard Phillips, que virou filme em 2013.

“O fato de o Brasil liderar pela terceira vez, após ter exercido, por alguns anos, o comando da Força-Tarefa Marítima da Unifil (missão da ONU no Líbano), demonstra a continuidade do reconhecimento internacional da Marinha do Brasil como uma força capaz, conciliadora e confiável”, diz o almirante.

O Brasil, contudo, não está presente com navios. A Marinha está em um momento de transição, com sua frota de embarcações com capacidade de operar a longa distância degradada. O fim da liderança na força da Unifil, em 2020, teve a ver com essa indisponibilidade de meios e um foco renovado no Atlântico Sul.

O país tem à disposição sete fragatas, navios usualmente empregado nessas missões, com graus variados de condições operacionais. A Força aposta nos novos navios do tipo, a classe Tamandaré, cuja primeira das quatro unidades prevista deve ir ao mar em 2025. O programa consumiu cerca de R$ 5,3 bilhões, já corrigidos, de 2021 para cá, segundo o sistema de acompanhamento orçamentário do Senado.

Os dois navios da CTF-151 transportam helicópteros, e o Japão tem uma aeronave de reconhecimento na região. As operações são flexíveis. “Meios de outras forças-tarefa, bem como de outros atores, como a operação naval europeia Atalanta, podem atuar em apoio quando há disponibilidade”, diz o militar. Países como a China também operam na área.

Para o Brasil, é uma oportunidade de agir em conjunto com outras marinhas, mais acostumadas com ambientes difíceis. “Um bom desempenho pode contribuir para a dissuasão de iniciativas hostis contra o Brasil”, particularmente a pirataria, afirma o almirante.

A função de patrulha de segurança marítima da CFM na área do mar Vermelho está a cargo de outra força-tarefa, a CTF-153, hoje sob comando dos EUA. Ela age, segundo Braz de Souza, em coordenação com a Operação Guardião da Prosperidade, criada pelos americanos para lidar com a ameaça houthi.

O grupo pró-Irã apoia o Hamas na guerra e tentou atacar sem sucesso o sul de Israel algumas vezes. A partir de novembro, direcionou seus esforços contra navios mercantes que diz serem ligados ao Estado judeu. A disrupção do tráfego numa área que concentra 15% do comércio marítimo do mundo levou à intervenção internacional.

Com o bombardeio de posições houthis pelos EUA e pelo Reino Unido, os rebeldes passaram a mirar diretamente também as embarcações militares dessas nações.

CGU vai reavaliar demissão de professora trans de instituto no Ceará

0

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu reexaminar o processo administrativo disciplinar (PAD) que resultou na demissão da professora Emy Virginia Oliveira da Costa pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). A docente, que é transexual, foi demitida após a instituição concluir que ela faltou de forma injustificada por mais de 60 dias no ano de 2019.

Emy, que era professora do campus Tianguá do IFCE desde 2016, explica que as ausências foram motivadas por um curso de doutorado que ela começou a cursar em 2019, na Universidad de la República, no Uruguai. A pós-graduação exigia que ela comparecesse em Montevidéu para ciclos de seminários que duravam em torno de quatro semanas.

Ela conta que, devido a um trâmite burocrático interno (uma autorização de transferência para outro campus do IFCE), não poderia solicitar afastamento para a realização do doutorado em outro país. 

Segundo ela, sua remoção para o campus de Baturité foi autorizada em 2018, mas em 2019 ela ainda continuava trabalhando em Tianguá, porque o IFCE ainda não havia oficializado a transferência. A transferência só ocorreria em 2022, por decisão da Justiça, de acordo com a professora.

Por isso, mesmo sem saber que a efetivação de sua transferência levaria quatro anos, Emy optou por outro instrumento: a antecipação de aulas no IFCE, com a concordância escrita dos alunos, para que ela pudesse se ausentar temporariamente e participar dos seminários presenciais no Uruguai.

Ainda de acordo com Emy, nos dois primeiros períodos de ausência para participar dos seminários no Uruguai (em abril e junho), ela antecipou as aulas e comunicou ao seu coordenador, no IFCE, mas não chegou a protocolar os formulários de antecipação no sistema da instituição (SEI) e nem pediu autorização à reitoria para sair do país.

Em seu terceiro período de ausência, em agosto, Emy conta que não só inseriu os formulários de antecipação de aulas no sistema como pediu autorização à reitoria, que demorou apenas cinco dias para aprovar a saída da professora do país para assistir aos seminários do doutorado.

Já no período de seminários de setembro, a professora adotou os mesmos procedimentos de agosto. A diferença é que, desta vez, o reitor não respondeu seu pedido de autorização de saída do país a tempo e ela teve que viajar para o Uruguai mesmo sem o documento.

As saídas do país sem autorização expressa da reitoria, em abril, junho e setembro somaram 79 dias. Assim, o IFCE abriu um PAD contra Emy. Ela foi notificada da abertura do procedimento em novembro de 2019, porém apenas em janeiro de 2024, o PAD foi concluído e decidiu-se pela demissão da professora.

Em nota divulgada em janeiro, o IFCE justificou sua decisão no fato de que, com base em documentos e testemunhos, o caso foi classificado como inassiduidade habitual e que a Lei 8.122 de 1990 é taxativa ao estabelecer a demissão como penalidade para essa conduta.

Emy explica que, apesar de não ter protocolado os formulários no SEI, eles existem e são autênticos. “O relatório final do PAD não considera, por exemplo, que há formulários de antecipação, que, embora não tenham sido protocolados no SEI, estão com as assinaturas dos estudantes. Não foram considerados [tampouco] os depoimentos dos estudantes dizendo que as aulas foram antecipadas e que não houve nenhum prejuízo. E eles ainda contam esses dias do quarto período, sem considerar que o reitor, durante dois anos e quatro meses não se manifestou [sobre o pedido de saída do país em setembro de 2019]”, defende-se Emy.

Segundo ela, sua demissão é um caso de transfobia. “Se você observar, tudo isso demonstra que há uma perseguição. Há uma transfobia velada. É como se fossem garras afiadas sob luvas brancas. Essas garras não podem ser vistas. Por que considerar falta se a professora antecipou as aulas? Eu não fui a primeira a fazer isso. Os professores costumam antecipar aulas sem protocolar no SEI”. 

Na nota divulgada em janeiro, o IFCE afirmou que o PAD seguiu “todo o rito previsto na legislação em vigor, observados os princípios da legalidade e impessoalidade, bem como o direito ao contraditório e à ampla defesa, os quais foram amplamente garantidos à docente em questão”. 

Ainda de acordo com a nota, nos últimos cinco anos, cinco servidores foram demitidos do IFCE por inassiduidade habitual. “O IFCE é uma instituição que abraça a diversidade, respeita as diferenças e trata sua comunidade de forma isonômica e respeitosa, tendo a questão da inclusão e da diversidade como política”, diz a nota.

No ofício enviado à reitoria do IFCE, o corregedor-geral da União, Ricardo Wagner de Araújo, informa que a CGU concluiu que há necessidade de reexaminar o PAD para “verificar sua regularidade e adequação da penalidade aplicada”.

Emy Virginia Oliveira da Costa foi demitida após a instituição concluir que ela faltou de forma inju… 

Caravelas-portuguesas são registradas em Balneário Camboriú e outras praias do litoral de SC

0

Como nos litorais paulista e gaúcho, a presença de caravelas-portuguesas tem chamado a atenção nas praias de Santa Catarina nas últimas semanas, como nos municípios de Balneário Camboriú, Bombinhas, Itajaí, Balneário Rincão e Itapoá. Essa espécie marinha é conhecida pela toxicidade.

Casos neste verão são registrados no Estado ao menos desde dezembro. Nos últimos dias, vídeos e fotos de caravelas viralizaram nas redes sociais, como na Praia Central de Balneário Camboriú e na Praia Brava de Itajaí, dentre outros locais.

Ocorrências do tipo já foram registradas no Estado em outros anos. Segundo especialistas da região, caravelas podem ser vistas no litoral entre a primavera e o fim do verão, quando há maior possibilidade dos ventos transportá-las do alto-mar até a costa.

O aumento da temperatura da água também contribuiu para o maior aparecimento das caravelas. No caso de aumento súbito da população desses animais, esse fenômeno é chamado de “bloom”.

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina chegou a registrar casos que precisaram de atendimento neste verão.

Em Bombinhas, foram acionados para atender uma menina de 10 anos na Praia de Quatro Ilhas, por exemplo.

Outro caso de pré-atendimento hospitalar envolveu pessoas com suspeita de reação alérgica na Barra do Saí, em Itapoá.

Esses animais possuem tentáculos, os quais podem medir até 30 metros. Eles são capazes de injetar um tipo de peçonha tóxica, que pode gerar sensação de queimação na pele, dor e lesões, dentre outras reações.

As caravelas têm uma parte superior formada por uma bolsa gelatinosa colorida (azulada ou arroxeada), o que as deixa mais expostas quando estão no mar, em comparação às águas-vivas. Não é recomendado ter nenhum tipo de contato direto com essa espécie.

Casos neste verão são registrados no Estado ao menos desde dezembro 

Incêndios se espalham pelo Chile, causam grandes explosões e matam 51

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Ao menos 51 pessoas morreram em decorrência dos grandes incêndios florestais que estão devastando as regiões do centro e sul do Chile.

O número de vítimas pode aumentar, disse o presidente chileno Gabriel Boric ao anunciar estado de emergência. Ele sobrevoou as áreas afetadas hoje e decretou estado de emergência na tentativa de reunir “todos os recursos necessários” para conter o fogo.

“Se você for orientado a sair de um local, não hesite em fazer isso. As chamas estão avançando rápido e as condições climáticas tornam o controle difícil. Há temperaturas altas, ventos fortes a baixa umidade.”, Presidente Gabriel Boric em comunicado.

Viña del Mar, famosa cidade litorânea turística, teve ruas inteiras queimadas na noite de sábado. Milhares de pessoas que haviam deixado suas casas após uma ordem de evacuação só encontraram destroços queimados quando retornaram, e corpos cobertos por panos jaziam nas ruas. Uma espessa fumaça cinza pairava sobre a cidade.

Depósito de gás em Viña del Mar explodiu diversas vezes ao ser atingido pelo fogo. O incêndio também destruiu uma fábrica de tintas e indústrias de produtos químicos em cidades próximas, como El Salto.

Mais de mil casas foram destruídas e 46 mil hectares de vegetação foram queimados. O fogo continua a avançar, principalmente devido às condições climáticas e apesar dos esforços das equipes de combate aos focos.

As áreas mais afetadas ficam perto das praias do Pacífico, onde funcionam empresas vinícolas, agrícolas e madeireiras. As regiões estão entre 80 e 120 km a noroeste de Santiago. Durante essa temporada, também se recebe um grande número de turistas.

Autoridades locais impuseram um toque de recolher obrigatório. O alerta vale a partir das 21h (horário local) e irá permitir o acesso de abastecimentos de combustíveis de emergência nas zonas afetadas.

Itamaraty acompanha a situação de brasileiros no Chile. Em comunicado da noite de sábado (3), o Ministério das Relações Exteriores lamenta os mortos e feridos no país e diz estar “monitorando a situação por meio do Consulado-Geral do Brasil em Santiago”.

O Chile e outros países do sul da América da Sul estão sofrendo com uma onda de calor há dias. Na Argentina, os bombeiros estão lutando contra um incêndio de grandes proporções desde o final de janeiro, que já destruiu mais de 3 mil hectares de terra no Parque Nacional Los Alerces. Na Colômbia, mais de 17 mil hectares de florestas foram destruídas em janeiro por incêndios.

GAM resgata em Campos mais uma cobra Papa-pinto e um gambá com três filhotes

0
Foto: Divulgação Ascom

O Grupamento Ambiental (GAM), da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou uma cobra Papa-pinto e um gambá com três filhotes em diferentes pontos do município. A cobra foi encontrada em uma residência no Parque Tropical. Já os gambás foram encontrados no bairro da Pecuária. Em condições normais de saúde, todos foram devolvidos para a natureza em segurança.

O GAM resgata animais silvestres em condições normais de saúde em todo o município, que, imediatamente, são devolvidos para a natureza, respeitando o equilíbrio ambiental.

A orientação é para que, sempre que identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas isolem a área onde está o animal e acionem o Grupamento Ambiental, por meio dos telefones (22) 98175-0758, 153 e o (22)981020185, da Sala de Operações.

A Papa-pinto é uma espécie com hábitos mais diurnos, que geralmente é vista no solo. Se alimenta de pequenos vertebrados, como rãs, ratos e aves. É ovípara e pode ser agressiva.

O gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Ele se alimenta de animais e vegetais. Ao se alimentar de frutas, espalha as sementes por onde passa por meio das suas fezes. Outro fato é que os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpiões, cobras, baratas, carrapatos, entre outros.

Fonte: Ascom

Tire as principais dúvidas sobre a vacinação contra dengue

0

A vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. O processo permite a comercialização do produto no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação do insumo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na próxima semana, as doses começam a ser distribuídas a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação na rede pública. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. Serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos.

Confira algumas das principais perguntas e respostas sobre a vacinação com a Qdenga no país:

Quando começa a vacinação contra a dengue no SUS?

A previsão é que as doses comecem a ser distribuídas aos 521 municípios na próxima semana. Segundo o ministério, as cidades têm liberdade para dar início à vacinação assim que as doses começarem a chegar. A organização das campanhas, incluindo datas, horários e pontos de vacinação, portanto, ficará a cargo dos governos estaduais e municipais. Será preciso conferir o cronograma com as prefeituras e as secretarias estaduais e municipais de saúde.

Quem pode tomar a vacina pelo SUS?

Apesar de a bula da Qdenga indicar o imunizante para pessoas com idade entre 4 e 60 anos, o ministério anunciou que, no SUS, o público-alvo, neste primeiro momento, vai incluir apenas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos. A decisão foi tomada em razão da quantidade limitada de doses a serem fornecidas pelo laboratório fabricante.

Não estou entre o público prioritário. Como faço para tomar a vacina?

Quem está fora da faixa etária classificada como prioritária pela pasta deve procurar a vacina na rede particular. Neste caso, é preciso ficar atento, já que há dois imunizantes distintos no mercado: a Qdenga e a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi. A segunda opção, entretanto, é indicada para a faixa etária de 6 a 45 anos e recomendada somente para pessoas que já foram previamente infectadas pela dengue.

Qual o preço da vacina no sistema particular?

O preço praticado em laboratórios e farmácias particulares flutuou bastante ao longo dos últimos 11 meses. Quem tomou a dose assim que a Qdenga foi aprovada pela Anvisa pagou mais barato. Quem buscou a imunização após a explosão de casos no país teve de se planejar melhor. Os valores, atualmente, giram em torno de R$ 400 cada dose, sendo que o combo com duas doses (esquema completo) sai mais em conta.

Gestantes e lactantes podem tomar a vacina?

A Qdenga é contraindicada para gestantes e lactantes e, portanto, não pode ser administrada nem na rede pública, nem na privada. A dose também não é indicada para pessoas com imunodeficiências primárias ou adquiridas e indivíduos que tiveram reação de hipersensibilidade à dose anterior. Mulheres em idade fértil e que pretendem engravidar devem usar métodos contraceptivos por um período de 30 dias após a vacinação.

Porque a vacina não é indicada para pessoas com mais de 60 anos?

Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos. Apesar disso, a Agência Europeia de Medicamentos e a Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica, agência regulatória argentina, aprovaram o uso de Qdenga a partir dos 4 anos sem limite superior de idade, considerando potenciais benefícios no grupo, mais suscetível às formas graves da doença.

“Assim, a recomendação para indivíduos com mais de 60 anos deve ser encarada como uma indicação off label, a critério médico, respaldada pela aprovação por outras agências regulatórias, mas sem dados que atestem a segurança e a eficácia”, detalhou a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim).

A vacina também protege contra o Zika e o Chikungunya?

A Qdenga previne exclusivamente casos de dengue e não protege contra outros tipos de arboviroses, como Zika, Chikungunya e febre amarela. Vale lembrar que, para a febre amarela, no Brasil, estão disponíveis duas vacinas: uma produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), utilizada pela rede pública, e outra produzida pela Sanofi, utilizada pelos serviços privados de imunização e, eventualmente, pela rede pública.

Quantas doses e com que intervalo deve ser aplicada a vacina?

O esquema completo da Qdenga é composto por duas doses, a serem administradas por via subcutânea com intervalo de 3 meses entre elas. Quem já teve dengue também deve tomar a dose. A recomendação, nesses casos, é especialmente indicada por conta da melhor resposta imune à vacina e também por ser uma população classificada como de maior risco para dengue grave.

Para quem apresentou a infecção recentemente, a orientação é aguardar 6 meses para receber o imunizante. Já quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as duas doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.

A vacina contra a dengue passou por testes?

A Qdenga demonstrou ser eficaz contra a dengue tipo 1 em 69,8% dos casos; contra a dengue tipo 2, em 95,1%; e contra a dengue tipo 3, em 48,9%. Já a eficácia contra a dengue tipo 4 não pôde ser avaliada devido ao número insuficiente de casos causados pelo sorotipo durante o estudo. Também houve eficácia contra hospitalizações por dengue, com proteção geral de 84,1% e estimativas semelhantes entre soropositivos (85,9%) e soronegativos (79,3%).

Quantas e quais são as vacinas contra a dengue aprovadas para uso no Brasil?

A Qdenga é a primeira vacina contra a dengue aprovada no Brasil para um público mais amplo, já que o imunizante aprovado anteriormente, Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi-Pasteur, só pode ser utilizado por quem já teve dengue. A Dengvaxia não foi incorporada ao SUS e é contraindicada para indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus da dengue em razão de maior risco de desenvolver quadros graves da doença.

Há estudos para a produção de uma vacina brasileira contra a dengue?

Maior produtor de vacinas e soros da América Latina e principal produtor de imunobiológicos do Brasil, o Instituto Butantan está em fase final de desenvolvimento de uma nova vacina contra a dengue. Assim como a Qdenga, o imunizante do Butantan é tetravalente e, portanto, protege contra os quatro subtipos do vírus, mas conta com um diferencial: será administrado em dose única, contra as duas doses necessárias da Qdenga. A previsão é que o instituto entre com o pedido de registro junto à Anvisa ainda este ano.

 

Na próxima semana, as doses começam a ser distribuídas a 521 municípios selecionados pelo Ministério… 

Governador da Bahia proíbe pistola de água no carnaval para evitar violência contra mulheres

0

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou uma lei que proíbe o uso de pistolas de água nas festas de rua do Estado. A iniciativa, segundo o governador, busca garantir maior segurança para mulheres em eventos como o carnaval, que vai ocorrer daqui a duas semanas. A medida foi aprovada pelo Legislativo baiano no ano passado, após a repercussão de uma agressão contra uma foliona em um bloco de Salvador.

Jerônimo anunciou a proibição pelas redes sociais na segunda-feira, 29. Segundo o petista, a nova norma busca “garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas, coibindo atos machistas e misóginos”.

O tema começou a ser discutido pelo Executivo baiano após registro de uma mulher sendo assediada em um bloco durante o carnaval de Salvador do ano passado. Ela foi cercada por homens que portavam pistolas de água e foi atingida por jatos e empurrada diversas vezes. A agressão durou dez segundos até a chegada de agentes da Guarda Civil municipal. O caso foi filmado por outros foliões que estavam no local.

Nos últimos anos, as pistolas de água se popularizaram nos blocos de homens travestidos, como no “As Muquiranas”. Em grande parte dos casos, os disparos de água eram dirigidos a mulheres que estavam fora dos blocos e seguidos de violência.

Três meses depois da repercussão do caso, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que proibiu o uso das pistolas e objetos similares. A proposta foi de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que integra a base de Jerônimo Rodrigues.

No carnaval deste ano, agentes de segurança do Estado vão recolher as pistolas de água nos locais de acesso às folias. Segundo o Executivo baiano, os objetos recolhidos serão encaminhados para cooperativas de reciclagem.

Durante a cerimônia da sanção da lei, Jerônimo Rodrigues disse que a nova medida deve cessar as agressões. “O nosso principal objetivo é criar um ambiente de tranquilidade e entendimento das pessoas, para que internalizem que essa não é mais uma prática aceitável e liberada”, afirmou.

Bahia está entre os Estados com mais feminicídios

Além de registrar episódios de assédio e importunação contra mulheres em festas de rua com pistolas de água, a Bahia está entre os Estados com os piores índices de violência no País. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no primeiro semestre de 2023, a Bahia foi a quinta unidade da Federação com mais registros de estupros, com 1.665 ocorrências entre janeiro e junho do ano passado, e a quarta em feminicídios, com 46 mortes.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, produzido pelo Fórum, a Bahia foi o Estado que mais registrou mortes violentas em 2022, com 6.659 assassinatos. Segundo o estudo, os quatro municípios que registraram mais mortes por 100 mil habitantes em todo o País estão no Estado. São elas: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari.

O Estadão procurou o governo da Bahia, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. O espaço está aberto para manifestações.

A medida foi aprovada pelo Legislativo baiano no ano passado, após a repercussão de uma agressão con… 

Homem é preso por fingir ser pacientes e exigir reembolsos médicos

0

Um administrador hospitalar foi condenado a 12 anos de prisão depois de ter sido condenado num esquema de fraude de seguros em grande escala que envolvia se passar por um jogador da NBA e outros pacientes, para pressionar as seguradoras a fazerem reembolsos médicos.

De acordo com a juíza distrital dos EUA, Joanna Seybert, citada pela Associated Press, as ações de Matthew James foram “indesculpáveis”. “Arruinar a reputação das pessoas, fazer tudo isso, por riqueza, é realmente algo mau”, acrescentou ainda.

James, de 54 anos, foi condenado em julho de 2022 por fraude e roubo de identidade. Segundo os promotores, o homem roubou milhões de dólares das seguradoras.

James emitia faturas de consultas médicas, tendo conseguido que alguns médicos agendassem cirurgias em salas de emergência – uma tática que aumentava as taxas de reembolso do seguro – e faturou procedimentos diferentes dos realmente realizados.

Quando as companhias de seguros rejeitavam os pedidos de indenização, o homem telefonava, fingia ser um paciente indignado com a conta enorme que tinha recebido e exigia que a seguradora pagasse.

Uma das pessoas que James fingiu ser foi o jogador da NBA Marcus Smart, que foi submetido a uma cirurgia na mão depois de bater numa porta em 2018, de acordo com documentos judiciais apresentados pelos advogados de James.

Outra vítima foi o advogado e executivo da NFL Jeff Pash, cuja esposa foi tratada por uma lesão que sofreu enquanto corria em 2018. Os jurados no julgamento de James ouviram uma gravação de alguém que pretendia ser Pash – mas na verdade era James – que gritava com um representante de atendimento ao cliente.

“James lamenta sincera e profundamente as chamadas telefônicas e comunicações com as companhias de seguros, nas quais se fez passar por pacientes, num esforço para maximizar e acelerar os pagamentos dos serviços médicos genuínos prestados pelos seus médicos-clientes”, referiu o advogado.

Exército envia mísseis anticarro e 28 blindados para reforçar fronteira em Roraima

0

O Exército Brasileiro enviou 50 viaturas para Roraima, das quais 28 tratam-se de veículos blindados, em um movimento para reforçar a fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana. Os equipamentos foram recebidos na terça-feira, 30, pelo General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia, em Manaus. De lá, seguem para Roraima por comboio fluvial.

O reforço ocorre em meio à disputa pelo território de Essequibo, que corresponde a 75% do que hoje é a Guiana, e é reivindicado pela Venezuela. A disputa pela área se intensificou no final do ano passado, após a descoberta de petróleo na região.

O comboio conta com 14 viaturas blindadas multitarefas, equipadas com sistema de armas remotamente controladas, oito viaturas blindadas de transporte de pessoal, seis viaturas blindadas de reconhecimento e outras viaturas administrativas. Ao todo, 50 veículos foram enviados de Campo Grande (MS), por meio da “Operação Roraima”, que conta com 50 militares e 32 viaturas fazendo o transporte.

Em Roraima, as viaturas farão parte do novo 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado que, até 2025, contará com três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares, segundo o Exército.

A Força não informou se os equipamentos permanecerão em Boa Vista ou se serão enviados para municípios localizados mais próximos às fronteiras. Em comunicado, explicou apenas que “as viaturas reforçarão a defesa da fronteira no norte do País”.

O novo regimento também receberá o reforço de dezenas de mísseis anticarro, capazes de atingir veículos blindados a até quatro quilômetros de distância. Outros usos para o armamento militar, segundo o Exército, são: concentração de veículos, construções fortificadas, depósitos de combustível e/ou de munição, barcos fluviais e helicópteros pairando à baixa altura.

Em dezembro, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou sobre a possibilidade de tropas venezuelanas usarem Roraima como rota para uma invasão da Guiana: “Se for necessário um ‘por aqui não pass’ mais enérgico, nós estamos preparados para isso”.

Também no mês passado, um encontro entre os líderes dos dois países ocorreu no principal aeroporto internacional da ilha de São Vicente, no leste do Caribe. Com um aperto de mãos, ambos selaram o compromisso de não usar a força ou escalar as tensões na região.

O reforço ocorre em meio à disputa pelo território de Essequibo 

Avião arremete após outra aeronave colidir com pássaro no aeroporto de Congonhas (SP)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um avião da Latam, que vinha de Foz do Iguaçu (PR), precisou arremeter, ou seja, desistir do pouso, instantes antes de chegar ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no início da tarde deste sábado (3).

O fato ocorreu após uma outra aeronave, que havia deixado o Rio de Janeiro pelo aeroporto Santos Dumont, colidir com um pássaro no momento da aterrissagem em Congonhas.

A colisão com a ave aconteceu às 12h38 e não prejudicou o pouso, que ocorreu normalmente, assim como o desembarque dos passageiros.

No entanto, por medida de segurança, a operação das pistas teve que ser paralisada por cerca de 10 minutos, conforme a Latam. A companhia explicou que tal procedimento é padrão, voltado para inspeção de segurança.

Foi nesse intervalo que o voo vindo do Paraná se viu impedido de pousar e necessitou arremeter. Pouco tempo depois, o avião retornou e os passageiros desembarcaram normalmente no aeroporto de destino.

Ambos os voos era da mesma companhia.

A Latam afirmou por meio de comunicado que a aeronave que bateu contra o pássaro não sofreu dano e retornou à operação após ser inspecionada pela equipe de manutenção.

Em nota, a Aena Brasil, concessionária responsável pelo aeroporto de Congonhas, informou que a pista ficou interditada por três minutos em virtude da colisão de um avião com um pássaro.

“O evento não impactou no movimento do aeroporto, onde as operações seguiram normalmente, sem cancelamentos”, acrescentou a empresa.

A Latam afirmou por meio de comunicado que a aeronave que bateu contra o pássaro não sofreu dano 

Mulher fica gravemente ferida após vaso sanitário quebrar em Goiás

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma mulher se feriu gravemente após o vaso sanitário em que ela estava sentada se quebrar, na madrugada de quinta (1º), em Aragarças, em Goiás.

A PM de Goiás e o Samu foram acionados para socorrer uma mulher que se feriu dentro do próprio banheiro, após o vaso sanitário em que ela estava sentada se quebrar.

Quando os agentes chegaram ao local, a irmã da vítima estava na rua pedindo socorro. No entanto, ela não encontrava a chave da casa e, com isso, os policiais tiveram de pular o muro da residência.

A equipe encontrou a vítima caída no chão do banheiro, com “vísceras expostas e sangue espalhado”, e o vaso sanitário totalmente danificado.

Segundo a polícia, a mulher se machucou com os pedaços do vaso que estavam no banheiro. Ao g1, a irmã da vítima disse que não sabe como ocorreu o acidente.

Ela foi socorrida pelo Samu e levada ao hospital municipal da cidade, com estado de saúde estável. De acordo com a PM, a vítima foi encaminhada a outro hospital em Goiânia.

A PM de Goiás e o Samu foram acionados para socorrer uma mulher que se feriu dentro do próprio banhe… 

Três ficam feridos após ataque com faca em estação de trem em Paris

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESSS) – Três pessoas ficaram feridas na manhã deste sábado (3) após um ataque com faca na estação de trem Gare de Lyon, em Paris, na França.

A polícia local informou ter prendido o suspeito do ataque. Duas pessoas sofreram ferimentos leves, enquanto a terceira ficou gravemente ferida. As três foram encaminhadas a um hospital.

Ao jornal Le Parisien, um policial informou que o suspeito, de 32 anos, foi identificado como de nacionalidade malinesa. Ele apresentou aos agentes uma carteira de motorista italiana.

De acordo com as informações policiais, o suspeito apresenta distúrbios psiquiátricos. Nenhuma ligação com terrorismo foi estabelecida neste início das investigações. O suspeito foi transferido para uma enfermaria psiquiátrica.

Menino de 13 anos mata homem que bloqueava corredor de ônibus nos EUA

0

Um menino de 13 anos foi acusado de matar a tiro um homem cuja perna bloqueava o corredor de dentro de um ônibus público de Denver, no Colorado, EUA, no fim de semana passado.

O menino, cujo nome não foi divulgado por ser menor de idade, teve uma “troca verbal” com a vítima de 60 anos antes de disparar contra ele no ônibus no sudoeste de Denver, revelou a polícia em comunicado, citado pela Associated Press (AP).

Uma outra pessoa também sofreu ferimentos leves como resultado do disparo.

O menor foi preso e está sob investigação por suspeita de homicídio em primeiro grau.

A causa provável não foi disponibilizada publicamente devido ao fato de o suspeito ser menor de idade.

Biden vence primária da Carolina do Sul, projeta imprensa

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Como esperado, Joe Biden venceu a primária democrata da Carolina do Sul, de acordo com projeção da agência de notícias Associated Press. O pleito, o primeiro oficial do calendário democrata, foi realizado neste sábado (3).

Para a campanha do presidente, mais que o resultado, o que importa na votação é o nível de participação, especialmente do eleitorado negro, que compõe um quarto da população do estado. Na prática, a primária funciona como um laboratório para medir o apoio do grupo ao democrata em preparação para a eleição geral, em novembro.

Em 2020, a Carolina do Sul ressuscitou a candidatura de Biden pela nomeação do partido, após duas derrotas consecutivas. Em retribuição ao impulso recebido, o presidente pressionou os Democratas para alterarem o calendário e começarem a corrida pelo estado, passando-o à frente dos tradicionais e majoritariamente brancos Iowa e New Hampshire.

O gesto foi acompanhado por visitas de Biden e da vice-presidente, Kamala Harris, ao estado, uma forte campanha publicitária e apelos explícitos à população negra -segmento no qual a insatisfação com o presidente vem crescendo.

Por não ser uma primária realmente competitiva -os concorrentes de Biden, Dean Phillips e Marianne Williamson, praticamente não têm chance- é esperado que a participação seja menor neste ano do que o observado em 2020, quando havia de fato uma disputa mobilizando eleitores.

Assim, a chave neste sábado é quão mais baixa essa participação vai ser. Se muito menor, é um alarme para a campanha de Biden, reforçando o temor de um enfraquecimento do presidente entre o eleitorado negro.

“Qualquer descolamento da base de Biden pode afetá-lo porque a eleição vai ser muito acirrada”, disse à Folha o cientista político Todd Shaw, professor da Universidade da Carolina do Sul e ex-presidente da Conferência Nacional de Cientistas Políticos Negros.

Embora haja pouca esperança de que o presidente vença em novembro na Carolina do Sul -a última vez em que o estado elegeu um presidente democrata foi em 1976-, o engajamento da população negra é um termômetro para o seu desempenho em estados de fato disputados, como Geórgia (onde 33% da população é negra), Carolina do Norte (22%) e Michigan (14%).

Se o resultado deste sábado for ruim, “é melhor para eles receberem essa notícia agora do que na Super Terça”, completa Shaw, em referência ao dia em que 15 estados e um território realizam suas primárias, em 5 de março.

O alarme na campanha democrata foi disparado por pesquisas de opinião que mostram um aumento da rejeição a Biden entre a população negra. Em julho de 2022, por exemplo, 57% dos entrevistados com esse perfil faziam uma boa avaliação do presidente e 42%, uma ruim. Já em janeiro deste ano, a visão positiva havia caído para 48%, ligeiramente abaixo da negativa, então em 49%, segundo dados do instituto americano de pesquisas Pew Research Center.

A preocupação não é com a migração desse eleitorado para Trump, mas sim com a possibilidade de sua abstenção nas eleições gerais. Pesquisa realizada pela Siena College em parceria com o New York Times nos seis estados cruciais para o resultado do pleito mostrou que, enquanto 58% dos eleitores brancos afirmam ser quase certo que votarão no pleito presidencial, esse percentual cai para 44% entre os eleitores negros.

Preocupa ainda a campanha do presidente a possibilidade de democratas deixarem de votar nas primárias da sigla neste sábado para apoiarem, no final do mês, Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, na corrida republicana contra Trump.

No estado, as primárias são abertas, ou seja, membros do Partido Democrata podem participar da votação republicana e vice-versa. Ao mesmo tempo, só é possível votar no evento de uma das legendas. Por isso, quem participar neste sábado não poderá comparecer ao pleito republicano, marcado para o dia 24.

Por que o padre Júlio Lancellotti é cancelado e amado nas ruas de SP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Sempre tem alguém disposto a uma conversa descontraída nas portas de botecos, mercadinhos e sobrados das ruas com trânsito calmo entre a Mooca e o Belenzinho, na zona leste de São Paulo. Mas o ar fica pesado quando a pergunta é sobre o vizinho Júlio Lancellotti, 75.

Xingamentos são frequentes nos diálogos sobre o padre responsável pela paróquia São Miguel Arcanjo, onde concentra o seu trabalho de assistência à população de rua.

“Eu falo desse desgraçado, que passa aqui na frente, não vale bosta! [Ele] encheu isso aqui de morador de rua”, diz Robert Freire Friedrich, 56. O comerciante conta que sua lanchonete foi invadida e saqueada há dois meses. Ele viu tudo da janela do andar de cima, onde mora com a família.

Em duas visitas às ruas nos arredores da paróquia, a Folha conversou com moradores, trabalhadores, empreendedores locais e pessoas assistidas pelo padre.

Assim como Friedrich, a maior parte da vizinhança atribui ao pároco responsabilidade pela presença de dependentes químicos, furtos, sujeira e desvalorização de imóveis comuns às cenas abertas de uso de crack, as ditas cracolândias.

Argumentos parecidos com os do vereador Rubinho Nunes (União), autor de um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que mira organizações de assistência à população de rua.

O vereador negou à reportagem que o padre seja o alvo da medida, mas atribuiu ao pároco responsabilidade pelo problema devido a uma atuação que, segundo ele, é indisciplinada e contribui para a permanência dos assistidos em condição degradante.

Questionamentos à conduta moral do pároco também costumam municiar opositores. Há duas semanas a Arquidiocese de São Paulo arquivou denúncia do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), que tinha como base um vídeo que retrata um homem se masturbando. É a segunda vez que o material, sem autenticidade comprovada, é utilizado.

Em 2020, o então candidato à prefeitura Arthur do Val, o Mamãe Falei, fez denúncia idêntica à Igreja Católica, que não encontrou indícios de crime. Nunes e Mamãe Falei foram do MBL, criado em 2014 para defender o impeachment de Dilma Rousseff.

Nas duas conversas que teve com a reportagem sobre o que seu detratores dizem, Lancellotti resumiu seu sentimento em uma frase. “Eu me sinto um padre cancelado.”

Laura Muller Machado, coordenadora do Núcleo População em Situação de Rua do Insper, defende a estratégia de Lancellotti. Ela diz que a aproximação feita por ele, com base no afeto, é o único meio de resgatar quem está à margem.

Afirma que não é o padre o responsável pela explosão da população de rua, fenômeno crescente no mundo que ela vê como uma epidemia de rupturas nos relacionamentos. “Antes [da pobreza e da dependência química], há um trauma muito forte na relação dessa pessoa com a família”, diz.

Faltam, porém, políticas públicas que integrem o trabalho das diversas organizações que atuam nesse segmento, além de estudos para medir a efetividade desse trabalho, diz Machado. Lacunas que aumentam a insatisfação popular. “O trabalho do padre Júlio é importante, mas é uma gota no oceano.”

Vivendo nas calçadas desde 2016, o ajudante de pedreiro Rodrigo Ribeiro, 40, exemplifica esse relato. Saiu de casa para dar fim às brigas com a família. Da maconha ao crack, usou todo tipo de droga. “Hoje eu estou limpo”, conta.

O café da manhã oferecido na paróquia e o almoço em um centro de acolhimento da prefeitura o “fortalecem” nos dias em que procura algum bico. Emprego, porém, só com endereço fixo. “Eu precisava de vaga num albergue, tomar banho, trocar de roupa e guardar minhas ferramentas”, diz, apontando para a mochila.

Admiradores também estão presentes na vizinhança, apesar de em menor número.

Bárbara Santos, 28, inaugurou há poucos meses um sofisticado salão de beleza onde atende a clientela de alta renda do entorno. Convive diariamente com pessoas que dormem na porta.

“Eu trabalho e moro muito perto [da paróquia] e não atrapalha em nada a minha vida”, diz a empresária. “Alguns clientes ficam com medo, mas se eu tivesse de escolher, eu não gostaria que esse trabalho parasse porque é importante para as pessoas que precisam de ajuda.”

Apesar de conviver com o problema, a jovem empresária não está no grupo que, segundo o psicanalista Christian Dunker, encontrou nas manifestações de ódio uma fuga para os três estágios de sofrimento psicológico que acometem quem se depara com a miséria e a degradação nas ruas: angústia, culpa e medo.

Dunker considera que a postura de herói de tragédia grega de Lancellotti, consciente de que está condenado ao fracasso, e seu discurso de combate à aporofobia -a aversão aos pobres- fazem dele um personagem que confronta valores contemporâneos, como o desejo de sucesso pessoal.

“É como se algumas pessoas se perguntassem: como assim os desejos dele não estão ligados ao sucesso? Isso é um dilema”, diz Dunker. “[As denúncias contra o padre] querem mostrar que sua verdadeira intenção é opaca, que os desejos mais nobres procedem da nossa humanidade.”

Diretor de Programas do Instituto de Estudos da Religião, o teólogo e pastor Ronilso Pacheco classifica o desconforto gerado por Lancellotti como coerente com uma sociedade de indivíduos que moldam a religião aos valores mais radicalizados do capitalismo, em especial a meritocracia.

“Essa parcela não acha justo que pessoas que vivem sem trabalho e regras tenham acesso aos direitos humanos”, comenta o teólogo.

Política é elemento central para entender a rejeição a Lancellotti. O padre está assumidamente no campo progressista, contrariando a inclinação majoritária da vizinhança conservadora.

Na seção eleitoral da Mooca, dos 120 mil votos válidos, quase 70 mil (58,5%) foram para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a eleição nacional para Lula (PT) em 2022.

Professor de gestão de políticas públicas da USP, Pablo Ortellado estuda a polarização no Brasil. Ele diz que o padre é uma típica figura capturada pelos dois espectros. Enquanto a esquerda o associa à sua visão de mundo e o admira por isso, a direita o vê com desconfiança.

“A questão da cracolândia é incômoda e uma CPI é uma forma de dizer que este é um problema criado pela esquerda”, avalia Ortellado.

Ressentimentos com a política levam a outra crítica frequente ao padre: a de que a função da igreja tem sido desvirtuada pela sua militância.

É comum que atribuam às ligações políticas do padre poderes superiores aos dos seus pares.

José Carlos, 65, nasceu no bairro e, na infância, foi coroinha na São Miguel Arcanjo. Acusa o pároco de ter afastado a comunidade da igreja, eliminando tradições e fazendo da paróquia um palanque político.

“O que incomoda é a política”, reclama o morador. “Eu gostaria de saber o porquê dessa diferença em relação a outros padres.”

Lancellotti tem, de fato, autoridade comparável à de poucos, mas isso em nada tem a ver com sua fama, segundo a Arquidiocese de SP. São suas funções na estrutura da Igreja Católica que conferem a ele certa autonomia.

Além de responsável pelo seu território paroquial, Lancellotti é vigário episcopal para a Pastoral do Povo da Rua. O cargo faz dele a pessoa de confiança do arcebispo Dom Odilo Scherer para coordenar as ações voltadas aos fiéis em situação de rua em toda a área da Arquidiocese, que compreende aproximadamente o centro expandido da capital.

Na tarefa confiada a ele, portanto, o vigário faz as vezes do bispo.

Especialista na hagiografia, ramo da história da igreja que descreve a vida dos santos, Lancellotti é um padre mais tradicional do que pensam seus críticos, afirma o coordenador do secretariado de pastoral da Arquidiocese, padre Tarcísio Marques Mesquita.

Embora seja mais frequentemente visto nas reuniões diárias com moradores de rua para distribuição de doações no pátio com bancos de madeira e imagem de bronze da Irmã Dulce, Lancellotti celebra missas nas quais faz questão de manter ritos litúrgicos antigos, como a queima do incenso.

Mesquita, 64, é confidente do colega de batina há 43 anos. Vez ou outra, sai da sua paróquia no Tatuapé para buscar o amigo no Belenzinho -Lancellotti não dirige- para um café com bolo.

Às vezes, a viagem é esticada até o centro, para distribuição de doações. “Esse é o tipo de passeio que o Júlio pede para fazer.”

Mesquita enxerga o amigo como incompreendido por grande parte dos fiéis e isolado até mesmo entre o clero devido às falas duras, que refletem sua angústia e indignação.

“Ele trabalha há anos com um problema que, em vez de melhorar, recrudesce”, diz. “Acho que é preciso melhorar o diálogo, mas é difícil dialogar com gente que abre a janela do carro, grita ‘padre veado’, e vai embora.”

Xingamentos são frequentes nos diálogos sobre o padre responsável pela paróquia São Miguel Arcanjo, …