Home Blog Page 2686

Mãe e dois filhos morrem após fio de alta tensão cair em piscina no Paraná

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Três pessoas morreram eletrocutadas em uma piscina de um parque aquático de Rio Branco do Sul (PR).

Ao todo, 12 pessoas levaram choque com a queda do fio, informou a Polícia Civil. Nove seguem hospitalizadas. À imprensa local, o dono do local informou que o local é cercado de árvores, que, por vezes, atingem a fiação.

As três pessoas eletrocutadas eram mãe e filhos. Elas foram identificadas como Roseli da Silva Santos, 41; Emily Raiane dos Santos, 22, e Agner Santos, 17. Emily estava grávida.

A Prefeitura de Rio Branco do Sul afirmou que presta apoio às famílias e lamentou as mortes.

O caso é investigado pela Polícia Civil do Paraná, que afirmou que “todas as diligências estão sendo realizadas”. O UOL não conseguiu contato com os representantes da chácara até o momento.

Leia Também: Mulher perde o lábio superior após fazer preenchimento com PMMA

Ao todo, 12 pessoas levaram choque com a queda do fio, informou a Polícia Civil 

Passa de 100 número de mortos em incêndios no Chile

0

Os incêndios que atingem a região turística costeira de Valparaíso, no centro do Chile, já deixaram pelo menos 122 mortos, número que pode aumentar à medida que os bombeiros combatem os cerca de 40 focos de fogo. O presidente Gabriel Boric afirmou que o país enfrenta uma “tragédia de grande magnitude”.

Segundo as autoridades, centenas de pessoas continuam desaparecidas, o que faz prever que o número de mortos aumente, à medida que os corpos são encontrados nas encostas e nas habitações devastadas pelas chamas.

Os incêndios, que ganharam força na sexta-feira (2), ameaçam os arredores de Viña del Mar e Valparaíso, duas cidades costeiras muito procuradas pelos turistas. O Serviço Médico Legal do Chile confirmou que, até agora, pelo menos112 pessoas morreram. No sábado, o número era 51.

Imagens da Reuters captadas por drone na área de Viña del Mar mostram bairros inteiros queimados com os moradores a vasculhar os escombros.

As autoridades chilenas decretaram recolher obrigatório nas áreas mais afetadas (Viña del Mar, Limache, Quilpué e Villa Alemana) e enviaram 1.300 militares para ajudar os cerca de 1.400 bombeiros a conter a propagação do fogo, enquanto aviões despejam água para tentar apagar as chamas.

Segundo o presidente chileno, o recolher obrigatório ajudará a libertar as estradas e permitirá que os veículos de emergência cheguem às áreas afetadas. Apesar de os incêndios florestais não serem incomuns durante o verão no hemisfério sul, a letalidade deles se destaca, tornando-os a pior catástrofe nacional no Chile desde o terremoto de 2010, em que morreram cerca de 500 pessoas.

O governo decretou estado de emergência e dois dias de luto nacional e frisou que o país deve se preparar para más notícias.

“O número de mortos vai aumentar, sabemos que vai aumentar significativamente”, avisou o presidente nesse domingo, durante visita a Quilpué, nos arredores de Viña del Mar, na região de Valparaíso, onde foram notificadas todas as mortes.

“É o Chile como um todo que sofre e chora os nossos mortos”, afirmou o presidente em discurso à nação. “Estamos enfrentando uma tragédia de grande magnitude” e iremos disponibilizar “todos os recursos necessários”.

Boric procurou repassar recursos para as zonas mais afetadas, muitas das quais são populares entre os turistas. “Estamos juntos, todos nós, a lutar contra a emergência. A prioridade é salvar vidas”, disse o presidente chileno.

“Esta é a maior tragédia a que assistimos desde o terremoto de 2010”, acrescentou, referindo-se ao tremor de magnitude 8,8, seguido de tsunami, em 27 de fevereiro de 2010, que matou mais de 500 pessoas .Desde quarta-feira (31), as temperaturas aproximam-se dos 40 graus no centro do Chile e na capital Santiago.

O Ministério da Saúde lançou um alerta sanitário em Valparaíso. O governo autorizou a suspensão das cirurgias não urgentes e autorizou a criação de hospitais de campanha temporários.

Os serviços de salvamento têm tido dificuldade em chegar às áreas mais atingidas e a ministra do Interior, Carolina Tohá, afirmou que o número de mortos será muito maior.

O Ministério da Habitação informou que entre 3 mil e 6 mil habitações foram afetadas pelos incêndios. As autoridades estão convictas de que este é o incêndio florestal mais grave no país. Muitas das pessoas atingidas estavam de visita à região, conhecida pelas praias e produção de vinho, durante as férias de verão.

Em 2023, após onda de calor recorde, cerca de 27 pessoas morreram e mais de 400 mil hectares de terra foram atingidos.

As condições meteorológicas das últimas horas parecem ser mais favoráveis, acrescentou a ministra do Interior, Carolina Toha, descrevendo um fenômeno típico da costa do Pacífico que produz muitas nuvens, umidade elevada e temperaturas mais baixas.

“As condições atuais são mais favoráveis para atender às vítimas e controlar os incêndios”, observou

O incêndio de Las Tablas, o maior da região de Valparaíso, continua ativo e “cobre um perímetro de 80 quilômetros”, disse Carolina.

A onda de calor, resultante do fenômeno climático El Niño, atinge atualmente o sul da América Latina, provocando incêndios florestais agravados pelo aquecimento global. Depois do Chile, a onda de calor ameaça Argentina, Paraguai e Brasil nos próximos dias.

Ação conjunta prende acusado de latrocínio em São Francisco do Itabapoana

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Policiais civis da 147ª DP (São Francisco do Itabapoana) e militares, prenderam um homem acusado de latrocínio – roubo seguido de morte. Ele foi localizado no bairro Gargaú, em São Francisco do Itabapoana, Região Norte do estado.

De acordo com as investigações, em julho de 2021, após assaltar a vítima, identificada como Felipe Caetano Paes de Souza, o autor desferiu um golpe com arma branca na região abdominal e fugiu. Na ocasião, o homem foi socorrido para um hospital, mas não resistiu e faleceu.

Os agentes iniciaram a investigação após a morte da vítima e identificaram o suspeito. Após diligências, o autor foi preso. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão.

Mulher perde o lábio superior após fazer preenchimento com PMMA

0

(FOLHAPRESS) – Em 2020, Mariana Michelini, 35, fez preenchimento nos lábios, no queixo e na região do osso malar, área conhecida como maçãs do rosto, com uma profissional da saúde em Matão, município que fica a 306 km da cidade de São Paulo. Seis meses depois, ela acordou com o rosto inchado, vermelho e doendo muito.

Após se submeter a uma biópsia, Mariana descobriu que o produto aplicado no procedimento era PMMA, e não ácido hialurônico, como ela imaginava.

O polimetilmetacrilato, chamado de PMMA, é um preenchedor definitivo em forma de gel, utilizado em procedimentos estéticos e para correção de lipodistrofia, uma alteração da quantidade de gordura no corpo que pode ocorrer em pacientes com HIV.

Desde os anos 2000, os médicos não costumam mais usar essa substância por ser permanente e aderir a pele, músculos e ossos. Quando há um processo inflamatório, ou mesmo quando o paciente não gosta do resultado, remover o PMMA sem causar dados a essas estruturas é quase impossível.

O uso do produto para fins estéticos e reparadores é liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas não é recomendado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Atualmente, médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos preferem fazer preenchimento com o ácido hialurônico, uma substância presente no corpo humano e reproduzida em laboratório. Esse tipo de preenchedor é reabsorvível e dura até dois anos. Ele é considerado mais seguro e pode ser removido com a aplicação de uma enzima chamada hialuronidase.

Desde 2021, Mariana já se submeteu a tratamentos com antibióticos e corticóides, intervenções para extrair partes do PMMA e uma cirurgia que removeu seu lábio superior e o buço.

Em dezembro do ano passado, ela fez a primeira cirurgia de reconstrução -a próxima deve ser realizada daqui a alguns meses.

Depois de contar sua história nas redes sociais, Mariana foi processada pela pessoa que fez o procedimento nela e não pode mais citar seu nome nem profissão.

LEIA ABAIXO O DEPOIMENTO DE MARIANA MICHELINI

Durante a pandemia da Covid, em 2020, dois acontecimentos impactaram a minha vida de forma permanente. A primeira foi a morte da minha mãe, em junho. A segunda foi uma harmonização facial, em dezembro, que teve como consequência a perda do meu lábio superior, que até hoje me submeto a cirurgias para tentar construir.

Eu fazia faculdade e trabalhava como balconista de uma farmácia. Mas, com o falecimento da minha mãe, tive que trancar o curso e arrumar mais uma fonte de renda para pagar as contas. Então comecei a atuar como modelo e influencer nas minhas redes sociais, divulgando marcas que me procuravam. Eu cobrava para fazer esses trabalhos, mas alguns ocorriam por meio de permuta. Foi assim que, em troca de uma harmonização facial, fiz propaganda para uma profissional da área de saúde da minha cidade.

Fui à clínica dela e fiz preenchimento nos lábios, no queixo e na região das maçãs do rosto. O resultado ficou lindo e saí do consultório supersatisfeita. Na época, além dos posts nas redes sociais, eu também estava fazendo várias lives durante a pandemia. Então contei para os meus seguidores como foi fazer o procedimento, com quem eu fiz, falei que eu tinha adorado, tudo que fazia parte da divulgação.

Até que um dia, seis meses depois, em junho de 2021, acordei com meus lábios e queixo inchados, vermelhos e doendo muito. Voltei nessa profissional, mas ela ficou muito nervosa e não sabia como proceder. Então fui a uma dermatologista da minha cidade que me receitou antibióticos e corticóides. Nesse tempo, eu ainda tinha contato com a profissional que fez o preenchimento, e ela dizia que ia arcar com os custos do tratamento para a inflamação que eu estava fazendo com essa médica.

Mas os remédios não fizeram muito efeito, então essa dermatologista me encaminhou para o doutor Carlos Roberto Antonio, que também é dermatologista e atende na cidade de São José do Rio Preto. Quando cheguei no consultório dele, a gente ainda achava que o material que tinha sido aplicado em mim era o ácido hialurônico. Então ele aplicou a enzima hialuronidase, que é capaz de dissolver esse produto, mas nada mudou.

O doutor Carlos ficou desconfiado e colheu material do meu lábio para fazer uma biópsia. Foi só quando chegou o resultado desse exame que descobrimos que a profissional da harmonização tinha utilizado PMMA em mim, e não ácido hialurônico.

Eu fiquei desesperada, pesquisei na internet e vi que várias mulheres morreram depois de fazer procedimentos com PMMA. Eu só conseguia chorar, sem saber o que ia acontecer comigo. Processei a profissional da harmonização e contei o que aconteceu nas redes sociais. Mas ela também me processou e não posso falar o seu nome nem a profissão.

No começo, o doutor Carlos optou por um tratamento mais conservador, retirando pequenas partes do produto, conforme havia necessidade, e aplicando laser na região para diminuir o inchaço. Também precisei continuar tomando corticóides e antibióticos.

O inchaço diminuiu um pouco, mas a dor continuava muito forte a ponto de eu não conseguir escovar os dentes às vezes. Era uma dor que latejava, insuportável.

Em maio de 2022, mesmo fazendo esse tratamento, comecei a sentir dor também acima do lábio superior, na região do buço. O doutor Carlos explicou que o PMMA estava migrando, subindo do lábio para essa área. Ele disse que eu ia ter que retirar o produto com um cirurgião.

Conversando pela internet com outras mulheres que também tiveram problemas com tratamentos estéticos, elas me recomendaram o Alberto Goldman, que é um cirurgião plástico especialista em remoção de PMMA com laser.

Fiz uma consulta virtual com ele, que também quis conversar com o doutor Carlos para entender melhor o meu caso. Mas a clínica do doutor Alberto fica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Como eu ia conseguir dinheiro para fazer a cirurgia e ir até lá?

Apesar do medo e das incertezas, tive muita fé que ia conseguir. Expliquei a minha situação nas redes sociais e muitas pessoas me ajudaram a custear as passagens e a hospedagem.

O doutor Alberto foi um anjo, que me tratou como se eu fosse uma filha. Mas infelizmente foi necessária a remoção do meu lábio superior e do buço, porque o PMMA já tinha afetado muito os tecidos. Ele também retirou o PMMA do meu queixo e colocou um enxerto de pele, que tirou da parte de trás da minha orelha.

Depois disso, começou a minha luta para a reconstrução do lábio. No ano passado, uma seguidora me falou sobre o doutor Raulino Brasil, de Palhoça (SC), especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

Para ir até a clínica dele, mais uma vez contei com ajuda financeira dos meus seguidores. Lá, na avaliação, o doutor Raulino viu que havia muita fibrose nas áreas atingidas, então tive que voltar a fazer aplicações de corticóide com o doutor Marcos antes de operar.

Em 19 de dezembro, pude fazer a primeira etapa da construção com o doutor Raulino. Ele utilizou uma técnica chamada Abbe, que tirou um triângulo do lábio inferior e o costurou na pele do buço para reconstruir o lábio superior. Nesse processo, tive que ficar 20 dias com a boca costurada, apenas com um espaço no canto direito para me alimentar com dieta líquida, com um canudo, e tomar os remédios. Fiquei lá até janeiro para retirar os pontos e abrir a boca.

O doutor Raulino disse que a cirurgia foi um sucesso e ocorreu tudo dentro do esperado. Agora preciso esperar mais alguns meses para poder fazer com ele outras cirurgias que vão terminar de reconstituir o lábio superior.

No total, vou ter que ficar 40 dias em Palhoça. Graças a Deus, meus seguidores me ajudam a pagar as despesas. E muitas pessoas que conheci por lá também foram muito generosas e me acolheram. Apesar de ter sido enganada, Deus me mostrou que ainda existem muitas pessoas boas no mundo. E tenho muita fé de que ficarei totalmente recuperada.

Leia Também: Jogador de futebol morre e namorada fica ferida após carro ser destruído

Após se submeter a uma biópsia, Mariana descobriu que o produto aplicado no procedimento era PMMA, e… 

Dengue faz três estados e DF decretarem situação de emergência

0

A explosão de casos de dengue em diversas regiões do país fez com que pelo menos quatro estados – Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal – decretassem situação de emergência em saúde pública.

O decreto do estado de Goiás foi publicado na última sexta-feira (2). Dados da Secretaria de Saúde indicam que, este ano, foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes no estado – um aumento de 58% na comparação com o mesmo período de 2023.

Minas Gerais publicou decreto de emergência em saúde pública no último dia 27. Até o dia 29, foram registrados 64.724 casos prováveis e 23.389 casos confirmados da doença, além de um óbito confirmado e 35 em investigação.

Já o Distrito Federal publicou seu decreto no último dia 25. O boletim epidemiológico mais recente aponta 29.492 casos prováveis de dengue nas primeiras quatro semanas do ano, além de seis mortes pela doença.

O decreto do estado do Acre foi publicado logo no início do ano, no dia 5. Até meados de janeiro, o estado havia contabilizado 2.532 notificações de casos de dengue. A capital, Rio Branco, lidera o quantitativo de casos.

Além das quatro unidades federativas, a cidade do Rio de Janeiro também declarou emergência em saúde pública em razão da dengue. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (5), em meio a 20.064 casos prováveis da doença contabilizados até 1º de fevereiro.

Leia Também: Mulher perde o lábio superior após fazer preenchimento com PMMA

Dados da Secretaria de Saúde indicam que, este ano, foram registrados 22.275 casos de dengue e duas … 

SISU: selecionados têm até quarta-feira para fazer matrícula

0

Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que cabe ao candidato “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”

Quem não for selecionado nesta etapa pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas da desistência dos selecionados na primeira chamada, até o dia 7 de fevereiro. A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, informa o ministério.

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior ocorrerá em 16 de fevereiro.

O Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, explica o MEC. Além disso, a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados à comprovação na instituição para a qual foi selecionado.

A universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.

Leia Também: Ministério da Fazenda inicia avaliação sobre crise no agronegócio

Quem não for selecionado nesta etapa pode manifestar interesse pela lista de espera por vagas vindas… 

Espaço da Oportunidade em Campos com 165 vagas de emprego

0
Espaço da Oportunidade/ Foto: Reprodução Ascom
A Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, por meio do Espaço da Oportunidade, começa a semana oferecendo 165 vagas de emprego para pessoas de 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. Há também 10 vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD) na área de atendimento e limpeza. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link AQUI.

Para promotor de vendas há 25 oportunidades, seguido de auxiliar de serviços gerais (16), servente de obras (12), servente de obras (12), pintor de obras (10), instrutor de curso técnico (10), vendedor (10), pedreiro (9), carpinteiro (8), eletricista (4), serralheiro (3), auxiliar administrativo (3), cozinheiro (2), técnico em segurança do trabalho (1), Ship Chandler (1), estágio em Engenharia Civil (1), entre outros.

Os interessados devem se cadastrar entrando em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga. Para o cadastro presencial é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Passo a passo para cadastro pelo site

Pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Logo após, clicar em “Espaço da Oportunidade”. Já os empregadores interessados em divulgar suas vagas devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para se cadastrarem no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Fonte: Ascom

Jovem de 27 anos morre após colidir moto em rotatória em Guarus

0
IML/Foto: ClickCampos

Na madrugada desta segunda-feira (05) uma mulher identificada como Stefany Ketllen Santos Medeiros, de 27 anos, morreu após colidir com a motocicleta no canteiro da rotatória da Avenida Jardim dos Campos, próximo a dois condomínios, no Parque Rio Branco, em Campos.

A Polícia Militar, ao ser acionada para um acidente fatal, relatou que a vítima colidiu com a moto, sofrendo uma fratura no pescoço após rolar várias vezes no chão, resultando em sua morte instantânea.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)de Campos, e o acidente foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.

Semana típica de verão começa com calor e pancadas de chuva em grande parte do Brasil

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A semana começa com um tempo mais típico de verão em grande parte do país, sob a influência de uma massa de ar úmido. Isso significa que o sol aparece e o tempo esquenta, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite.

As chances de chuva se concentram nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Apenas algumas áreas de interior no Nordeste devem ficar de fora da chuva, como o sertão da Bahia. As máximas ficam, na maior parte do país, entre 32°C e 35°C.

Na capital paulista, as mínimas começam a semana nesta segunda-feira (5) em torno dos 20°C, e as máximas podem chegar a 30°C segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo. A chuva deve ser causada, de acordo com o órgão, pela aproximação da brisa marítima na capital.

O Rio de Janeiro, por sua vez, terá mínimas de 23°C e máximas de 31°C durante a semana, também com chuvas e trovoadas, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

No Centro-Oeste, tempo quente e máximas acima dos 32°C em Cuiabá e Campo Grande, podendo chegar a 34°C e 35°C, respectivamente, até quinta-feira (8).

Teresina, no Piauí-estado, pode ver chuva isolada nesta segunda-feira, e tem máximas entre 33°C e 34°C.

“A maior preocupação com transtornos vai ser realmente no Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte do Brasil”, afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

Já o Sul deve registrar bastante calor, com máximas de 36°C a 38°C na parte oeste de Paraná e Santa Catarina.

O Rio Grande do Sul, por sua vez, deve continuar a sentir os efeitos de uma onda de calor localizada, causada por uma massa de ar quente e seco que cobre a Argentina, e tem chance de ver os termômetros registrarem 40°C.

“O Rio Grande do Sul, novamente, está sendo um dos locais mais quentes do Brasil. A cidade de Paraí, que fica no sul do estado, registrou 39,1°C”, disse Pegorim.

A massa de ar quente que está na Argentina e mantém efeitos sobre o Rio Grande do Sul foi chamada pela MetSul de “domo de calor”. Outros países da região tem sofrido com temperaturas elevadas nos últimos dias.

De acordo com a empresa de meteorologia, o domo de calor é caracterizado por uma expansão vertical das massas de ar quente na atmosfera, criando um tipo de cúpula que desvia frentes frias, por exemplo, ao redor de uma área, e “aperta” o ar quente numa camada inferior.

O estado gaúcho deve registrar a menor ocorrência de chuvas entre seus pares do Sul.

Florianópolis (SC) deve ter pancadas e máximas de até 33°C durante a semana, e Curitiba, de 31°C –nesta segunda– a 34°C na quinta-feira.

Leia Também: Pesquisadores descobrem tipo raro de bagre dourado no Parque da Tijuca

As chances de chuva se concentram nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. 

Pesquisadores descobrem tipo raro de bagre dourado no Parque da Tijuca

0

Três pesquisadores do Laboratório de Sistemática e Evolução de Peixes Teleósteos, do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), encontraram, pela primeira vez, nos rios e cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca, na capital fluminense, três exemplares de peixe bagre dourado. A descoberta foi publicada no ano passado na revista neozelandesa Zootaxa, referência mundial em zoologia, pelos pesquisadores Paulo Vilardo, Axel Katz e Wilson Costa.

Segundo Axel Katz, há vários anos, a equipe vem pesquisando esses peixes do litoral e perceberam que os de São Paulo apresentavam DNA muito parecido com as espécies do Rio, embora o colorido fosse um pouco diferente. Eles focaram então em um peixe específico que apresentava um colorido mais diferenciado.

Paulo Vilardo complementou que foram realizados diversos trabalhos de campo na Floresta da Tijuca. “Em sua maioria, os exemplares encontrados eram de um padrão malhado, ou selado, com as faixas pretas transversais no corpo. É um padrão desse tipo que se encontra em várias bacias costeiras do Rio de Janeiro, São Paulo e do Paraná.”

Em dado momento, porém, em uma localidade específica do Parque Nacional da Tijuca, foram encontrados exemplares totalmente amarelos, ou dourados. “Aí, bateu a curiosidade de verificar se esse bicho não seria o mesmo que ocorre em São Paulo. Foram feitos testes de DNA, usando a técnica de PCR (ou Reação em Cadeia da Polimerase), e chegou-se à conclusão que os dourados da Floresta da Tijuca eram os mesmos de São Paulo.”

Além disso, foi constatado que o padrão malhado também é da mesma espécie do dourado, só que esse tem coloração muito rara e é encontrado pouquíssimas vezes”, disse Vilardo. Até hoje, há registros de apenas sete ou oito indivíduos do bagre dourado nas três localidades do país. “É muito raro ser registrada essa cor nesse bicho.”

Além de identificar que o bagre dourado de água doce ocorre em todas as áreas dos três estados, com a maior distribuição que se tem, Paulo Vilardo reforçou que o peixe tem um padrão raro. Um terceiro fator é que as condições da Floresta da Tijuca são muito boas, e a conservação dos rios é muito positiva.

“Esses peixes de padrão raro de coloração, tanto daqui como de São Paulo, foram encontrados em áreas de reserva ecológica. Uma questão interessante é ver que, em um local muito preservado, foi possível encontrar esse padrão mais raro”. O que os pesquisadores não sabem ainda é se o peixe descoberto é mais sensível que os demais, acentuou Vilardo.

Para a Mata Atlântica, Alex Katz salientou que a importância é que a maior parte de tais peixes se alimenta de insetos, basicamente, de larvas de mosquito. “Eles são muito bons para controlar as populações de mosquitos, que são vetores de muitas doenças, como dengue e febre amarela. Os peixes gostam também de escalar cachoeiras e chegam a locais inacessíveis. Por isso, são grandes predadores dos mosquitos que aparecem nos rios e cachoeiras. Às vezes, em 1,5 mil metros de altitude, a gente consegue encontrar alguns bagres. Eles ocorrem em regiões muito altas devido à habilidade de escalar rochas.” De acordo com os pesquisadores, a descoberta reforça a importância da preservação dos corpos de água doce do Rio de Janeiro.

O Trichomycterus jacupiranga é uma espécie de bagre, peixe popular de água doce, que ocorre em diversos lugares da América do Sul. A maioria tem corpo amarelado com faixas pretas que atravessam o dorso, além de outras variações no padrão de manchas e marcas. O diferencial do trabalho dos pesquisadores da UFRJ foi identificar e comprovar que os exemplares dourados encontrados no Parque Nacional da Tijuca eram dessa mesma espécie popularmente conhecida, mas com uma variação de cor desconhecida em águas fluminenses. Até então, tais exemplares  só haviam sido registrados na região do Rio Ribeira do Iguapé, na divisa entre São Paulo e Paraná.

Paulo Vilardo informou que, além de dar continuidade à pesquisa sobre bagres dourados, o foco agora serão outros grupos de peixes, visando encontrar novas espécies raras na Floresta da Tijuca. Axel Katz acrescentou que um dos objetivos é localizar novamente nas microbacias da região lambaris cujo último registro data de 1880, no Parque Nacional da Tijuca, onde a espécie foi descrita pela primeira vez. “Encontrar o lambari seria muito importante porque esse é o local onde ele foi descrito”.

Além disso, a pesquisa pode encontrar peixes diferentes. “Na Floresta da Tijuca tem muita coisa para ser descoberta”, afirmou.

Uma descoberta desse tipo só “fortalece os esforços de ações para a conservação do Parque Nacional da Tijuca, afirmou a chefe da unidade, Viviane Lasmar. “Cada vez que temos resultado de pesquisa que demonstra o quanto o parque tem elementos e questões relevantes para a conservação, isso faz com que tenhamos um olhar mais cuidadoso para a questão da biodiversidade.”

À Agência Brasil, Viviane lembrou que o parque tem uso público intenso e as informações das pesquisas servem de orientação para as ações de ordenamento necessárias, inclusive para ajudar na questão da conservação também. “Não é só a pesquisa pela pesquisa, mas é como aplicar o resultado em ações efetivas, para melhor uso do território como um todo e até para a conscientização dos visitantes.”

A descoberta foi publicada no ano passado na revista neozelandesa Zootaxa, referência mundial em zoo… 

Pai manda filha para escola de pijama para lhe uma dar "lição"

0

Um pai britânico enviou sua filha de sete anos para a escola de pijama como uma “lição” devido às birras matinais na hora de se vestir. O que ele não esperava era a reação furiosa da esposa, que parou de falar com ele.

O relato, compartilhado pelo próprio homem no Reddit, descreve a dificuldade diária de vestir a filha Elsie e como, sem paciência para mais discussões, decidiu permitir que ela fosse para a escola de pijama.

Apesar do choque inicial da criança, a manhã transcorreu mais tranquilamente. No entanto, no caminho para a escola, Elsie começou a preocupar-se com a reação na escola. O pai manteve-se firme, recusando-se a levá-la de volta para casa.

Quando a esposa descobriu a situação ao buscar a menina na escola, ficou indignada, acusando o marido de “envergonhá-la”, ser um “mau pai” e agir de forma “cruel”. Apesar de a mulher não falar com ele há vários dias, muitos internautas apoiaram o homem, considerando a ação uma “lição inofensiva”.

Leia Também: Mulher pede o divórcio após o marido mudar o local da lua de mel

Israel alerta que tempo esgota-se para solução diplomática no sul do Líbano

0

Israel alertou hoje que o tempo está se esgotando para encontrar uma solução diplomática no sul do Líbano, palco de tiroteios diários há meses entre Israel e o movimento pró-iraniano Hezbollah.

“Israel tomará medidas militares para trazer de volta os cidadãos retirados de suas casas” no norte do país, se não for possível outra solução, afirmou o chefe de diplomacia israelita, Israel Katz, em encontro com o homólogo francês, Stéphane Séjourné, que está em visita a Israel como parte de uma digressão pelo Oriente Médio.

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita reuniu-se com Séjourné para analisar a necessidade de encontrar uma “solução diplomática” para a tensão na fronteira com o Líbano, bem como o futuro da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA).

Sobre a situação na fronteira entre Israel e o Líbano, que registra a maior troca de tiros desde 2006, Katz sublinhou que, se não for encontrada uma solução diplomática para a retirada do Hezbollah do sul do Líbano, junto à fronteira desmilitarizada, “Israel atuará militarmente para fazer regressar os cidadãos retirados às suas casas”.

“O ministro Katz agradeceu a Séjourné a decisão de rever o futuro do financiamento da UNRWA, à luz das revelações sobre o envolvimento dos seus funcionários no massacre de 07 de outubro”, lê-se no comunicado.

Depois de a UNRWA ter despedido 13 funcionários e iniciado uma investigação sobre as alegadas ligações ao Hamas e ao envolvimento nos ataques de 07 de outubro, 16 países anunciaram que iam cortar o financiamento à agência, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Alemanha e Japão, o que resultou na perda de mais de metade do seu financiamento.

A França anunciou o congelamento do financiamento da UNRWA durante seis meses, enquanto se aguarda a confirmação das acusações contra a agência, que Israel acusa de “ser o Hamas”.

Katz e Séjourné começaram a trabalhar no sentido de encontrar alternativas para substituir a UNRWA na prestação de ajuda humanitária na Faixa de Gaza quando a guerra terminar, refere o comunicado.

O ministro israelita agradeceu igualmente aos franceses o papel desempenhado no envio de medicamentos para a Faixa de Gaza, há duas semanas, no âmbito de um acordo com o Hamas, mediado pelo Qatar e pela França, alguns dos quais se destinavam a chegar aos restantes reféns no interior da Faixa de Gaza.

O chefe da diplomacia francesa deverá ainda encontrar-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, em Ramallah, durante a tarde, e visitar familiares dos reféns em Telavive, antes de concluir a visita.

Séjourné encontra-se em Israel para uma semana de visitas diplomáticas muito preenchida, uma vez que o país aguarda também a chegada do Presidente argentino, Javier Milei, na sua primeira viagem oficial ao estrangeiro desde que assumiu o cargo, e do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que aterrará no final da semana em curso como última paragem de uma viagem regional ao Oriente Médio para promover uma trégua na Faixa de Gaza.

 

Jogador de futebol morre e namorada fica ferida após carro ser destruído

0

O jogador de futebol, Glaudo Alves, 28 anos morreu após seu carro ser atingido por um caminhão na rodovia GO-139, em Marzagão, região Sul de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, a namorada de Glaudo Alves foi retirada das ferragens, socorrida e levada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caldas Novas.

O acidente aconteceu na noite do último sábado, 3, na estrada entre os municípios de Corumbaíba, onde Glaudo morava, e Marzagão. Testemunhas relataram aos bombeiros que um caminhão, ao tentar desviar da traseira do outro carro, invadiu a pista contrária e atingiu o carro que o atleta dirigia

Os bombeiros prestaram os primeiros-socorros no local e o motorista do caminhão, assim como do carro que seguia à frente, não se feriu. Já Glaudo não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A namorada do jogador foi socorrida com vida e levada à UPA. Não há informações sobre seu estado de saúde.

Morador de Corumbaíba, Glaudo Alves atuava como lateral pelo time de futebol amador Companhia do Espeto (CIA) desde 2017. Em 2015, teve passagem pela base do Clube Recreativo e Atlético Catalano (Crac). Nas redes sociais, o CIA prestou homenagens a Glaudo. 

[Legenda]© Redes Sociais  

Leia Também: Pai e filha são baleados na porta de casa no RJ; homem morre no hospital

 

egundo o Corpo de Bombeiros, a namorada de Glaudo Alves foi retirada das ferragens, socorrida e leva… 

Bebê desaparecida há 3 meses em Niterói é encontrada em Búzios

0
Foto: Divulgação O Globo

Um bebê que estava desaparecido desde outubro do ano passado em Niterói, na região Metropolitana do Rio, foi encontrado neste sábado (3) em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. A criança, que é uma menina, estava com uma mulher que alegou ser a mãe dela, mas foi presa em flagrante quando apresentou documentação falsa.

O caso vinha sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), região onde a criança havia desaparecido, junto com a mãe, uma adolescente que continua desaparecida.

De acordo com a Polícia Civil, a equipe recebeu informações sobre o paradeiro da criança e se dirigiu à cidade de Búzios. No local, os agentes encontraram a mulher com a bebê.

A mulher foi interrogada a respeito do histórico de nascimento e pré-natal da criança, e acabou confessando que o bebê era, na verdade, a filha da adolescente desaparecida. Ela recebeu voz de prisão e foi conduzida para a DH de Niterói.

A criança foi devolvida à família materna, acompanhada pelo conselho tutelar local. As investigações seguem para esclarecer o que ocorreu com a mãe da criança e o possível envolvimento de outras pessoas.

Fonte: g1

Alok leva mais de 80 mil pessoas para show em SJB

0
Foto: Divulgação Ascom SJB

O Parque de Exposições e Eventos de São João da Barra recebeu uma multidão de fãs do DJ Alok, neste domingo, 4, no encerramento da programação do verão 2024, “Aqui me sinto feliz!”. O artista brasileiro mais ouvido no Spotify, principal plataforma de música do mundo, se apresentou na noite deste domingo, 4, levantando a galera ao som de “Hear me now”, “Deep down”, “Headlights”, entre outros sucessos. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o evento teve público recorde dentro da programação de verão: foram mais de 80 mil pessoas.

Já com a perspectiva de recorde de público, o Parque de Exposições foi escolhido como o local ideal para o evento de grande porte, seguindo orientações dos órgãos responsáveis. Desde o fim da tarde, ônibus e vans de diversos municípios da região e até de outros estados começaram a chegar para o show. Os portões foram abertos às 17h.

O engenheiro elétrico Lucas Mateus Nunes, 23 anos, veio de São Paulo exclusivamente para ver Alok. “Cheguei na sexta-feira e fiquei hospedado em Grussaí. Esse é o meu segundo show do Alok. O primeiro foi no festival Tomorowland Brasil 2023, com o ingresso geral a R$ 530 e o vip a R$ 850. Quando soube desse evento gratuito não pensei duas vezes, vim para curtir e também para conhecer a cidade. Aproveito para agradecer à prefeitura por proporcionar uma festa dessa magnitude”, disse Lucas.

Outro que pegou a estrada para estar em São João da Barra neste domingo foi o supervisor administrativo Miqueias Tomaz, 23 anos. Natural de Vila Velha, no Espírito Santo, ele está há dois meses trabalhando na cidade do Rio de Janeiro e assistiu pela primeira vez uma apresentação de Alok. “Estou muito feliz por esse momento maravilhoso. Essa foi uma oportunidade única em assistir esse show sem custo”, declarou.

E não foi só quem saiu de casa para curtir o show que volta com um sorriso no rosto. Os trabalhadores ambulantes também ficaram satisfeitos com as vendas desta alta temporada. “Trabalho na área há mais de 20 anos e esses eventos são fundamentais para o nosso sustento. Estou muito feliz, batemos o recorde de vendas aqui nos shows do Alexandre Pires e do Alok, mas durante o verão as vendas foram muito boas também”, declarou Luiz Fernando Oliveira da Silva, que reside na sede do município.

“Tive que repor o estoque duas vezes neste fim de semana. Vendemos bastante e tivemos um bom lucro nas vendas de bebidas em geral e no churrasquinho variado. Estamos muito satisfeitos com as vendas e só temos a agradecer à Prefeitura pelos eventos deste verão “, ressaltou o também ambulante Cleidiel Mota,

A prefeita Carla Caputi contou que a mudança do local dos eventos deste fim de semana só foi possível com o apoio de diversos setores da Prefeitura e forças de segurança pública. “Parabéns a todas as nossas equipes de todas as secretarias. Parabéns a todos os órgãos parceiros, que nos deram total apoio nessa grande missão. Vocês são especiais e responsáveis por este sucesso!”.

Alok falou da alegria de estar em São João da Barra. “Estou aqui pela primeira vez neste evento, para o encerramento da programação de verão. Agradeço à Prefeitura pelo convite e que seja o primeiro de muitos. Espero que todos tenham saído daqui felizes”.

Fonte: Ascom SJB

Mulher pede o divórcio após o marido mudar o local da lua de mel

0

Uma noiva indiana recém-casada pediu o divórcio ao marido por ele ter mudado o destino de lua de mel, sem a consultar.

De acordo com o site India.com, o casal, que vive em Bhopal, na Índia, tinha programado viajar até Goa, onde ficaria hospedado em uma estância balnear, contudo, o homem decidiu trocar a reserva para Ayodhya, que fica no interior do país, sem avisar a companheira.

Apesar da indiana não ter manifestado qualquer desagrado durante a viagem, quando regressaram a Bhopal, ela entrou com um pedido de divórcio.

No documento, a mulher, não identificada, realça que o marido tem um bom salário e decidiu mudar os planos para algo mais econômico e menos “íntimo” sem a consultar.

Já o homem argumentou que a noiva está fazendo uma “tempestade num copo de água” e que alterou o destino da viagem para poderem visitar o “grande templo hindu” de Ayodhya, cuja inauguração foi notícia por todo o país, depois do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ter marcado presença no evento.

Antes de assinarem os papéis do divórcio, o juiz responsável pelo caso exigiu que o casal frequentasse sessões de aconselhamento matrimonial, para ver se há alguma possibilidade de evitar a dissolução do casamento.

Contudo, segundo o India.com, essa não será uma tarefa fácil, uma vez que, além da troca do destino de lua de mel, a indiana não gosta que o marido dê mais atenção à família do que a ela.

Leia Também: Como está Emily, a refém de 9 anos que foi sequestrada pelo Hamas

Homem é assassinado no Jardim Carioca

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Um homem identificado como Luís Cláudio, de 32 anos, foi morto a tiros na manhã deste domingo (4) na Avenida Professora Carmem Carneiro, no bairro Jardim Carioca, em Guarus.

Quatro homens suspeitos, que estavam em um carro, teriam saído do veículo para realizar os disparos, atingindo Luís Cláudio na cabeça e no tronco. A vítima possuía antecedentes criminais relacionados a tráfico de drogas, homicídio, furto e violência doméstica. O caso foi registrado na 146ª DP.

Oito pessoas ficam feridas em dois acidentes ocorridos em São João da Barra

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Oito pessoas ficaram feridas em dois acidentes ocorridos entre a noite de domingo (4) e a madrugada desta segunda-feira (5) no distrito de Grussaí, em São João da Barra.

O primeiro acidente, registrado por volta das 22h de domingo, envolveu um motociclista que atropelou três pessoas na rua do Sesc, resultando em ferimentos para todos, sendo prontamente socorridos.

Já o segundo acidente ocorreu por volta das 00h30 desta segunda, na BR-356, próximo à estrada da Sopa, em Grussaí. Um Jeep capotou, deixando quatro pessoas feridas, que foram atendidas pelas equipes de Resgate e Corpo de Bombeiros.

O fluxo de tráfego foi temporariamente controlado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), causando lentidão por alguns minutos, mas posteriormente retornou ao normal. Ambos os acidentes foram registrados na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Boeing detecta novo problema com fuselagens das aeronaves 737

0

A Boeing identificou um novo problema com as fuselagens de seus aviões 737, o que pode atrasar a entrega de cerca de 50 aeronaves. Essa é a mais recente falha de qualidade que afeta a fabricante.

Em uma carta aos funcionários da Boeing, vista pela Associated Press nesta segunda-feira, o diretor executivo da Boeing Commercial Airplanes, Stan Deal, afirmou que um trabalhador de um fornecedor da empresa encontrou buracos mal feitos nas fuselagens.

A Spirit AeroSystems, com sede em Wichita, Kansas, EUA, fabrica grande parte das fuselagens dos aviões Boeing Max.

“Embora essa potencial condição não represente um problema de segurança imediato e todos os 737 em operação possam continuar voando com segurança, acreditamos que será necessário realizar um novo trabalho em cerca de 50 aviões não entregues”, disse Deal na carta aos funcionários.

O problema foi descoberto por um funcionário do fornecedor das fuselagens, que notificou seu diretor sobre a possibilidade de dois furos não terem sido feitos de acordo com as especificações, destacou Deal.

Tanto a Boeing quanto a Spirit AeroSystems estão sob intenso escrutínio quanto à qualidade de seu trabalho, após um 737 Max 9 da Alaska Airlines ter sido forçado a fazer uma aterrissagem de emergência em 5 de janeiro. Um painel chamado “door plug” explodiu na parte lateral do avião, pouco depois da decolagem de Portland, Oregon, nos Estados Unidos.

O NTSB está investigando o acidente, enquanto a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) investiga se a Boeing e seus fornecedores seguiram os procedimentos de controle de qualidade.

Após o acidente, a Alaska Airlines e a United Airlines, a única outra companhia aérea americana que voa com o Max 9, relataram ter encontrado ferragens soltas nos tampões das portas de outros aviões que inspecionaram.

A FAA suspendeu todos os Max 9 nos Estados Unidos no dia seguinte ao incidente. Duas semanas depois, a agência aprovou um processo de inspeção e manutenção para que os aviões voltassem a voar.

Leia Também: Helicóptero russo cai em lago e mata três pessoas

A nova vida de Elisabeth Fritzl, mulher que foi escrava sexual do pai

0

Em 2008, o mundo se chocou com a história de Elisabeth Fritzl, uma mulher que passou 24 anos aprisionada na casa onde vivia, sofrendo sucessivos abusos por parte do pai, engravidando dele pelo menos sete vezes.

Quase 16 anos após a descoberta do caso, Elisabeth, agora com 56 anos, vive sob uma nova identidade na mesma localidade onde nasceu e cresceu, na Áustria.

Coincidentemente com a recente libertação do pai, que poderá ser integrado em um lar nos próximos meses, o Daily Mail revela detalhes sobre a nova vida da vítima.

Elisabeth e seus filhos possuem novas identidades. Ela se casou com John, o segurança que a protegia após o caso se tornar público. O casamento, em 2019, teria lhe dado a força necessária para retomar sua vida.

A mulher reside em uma casa de dois andares a 30 minutos de Amstetten, com o exterior da casa monitorado por câmeras de segurança que registram todos os visitantes.

Embora tente manter uma vida discreta, sabe-se que ela janta fora ocasionalmente e participa de atividades na região. “Todos sabem seu passado, mas ninguém fala sobre isso”, relata um vizinho.

Relembrando o caso:

Josef Fritzl manteve a filha Elisabeth em um cativeiro subterrâneo por 24 anos. Ele a violou mais de 3 mil vezes, resultando em sete filhos entre 1984 e 2008.

Os crimes só foram descobertos quando uma das filhas, Kerstin, entrou em coma e ele foi obrigado a levá-la ao hospital. A condição de Kerstin despertou a atenção dos médicos, que alertaram as autoridades.

Ao sair do cativeiro para visitar Kerstin, Elisabeth contou à polícia tudo o que havia acontecido, levando à prisão de seu pai.

Leia Também: Josef Fritzl vai ser libertado e transferido para uma prisão normal