Home Blog Page 2685

Cadela policial capta odor de criança desaparecida a mais de 3 km nos EUA

0

Uma cadela-policial de Auburn, no estado norte-americano do Massachusetts, utilizou seu apurado faro para auxiliar na localização de uma criança de 12 anos desaparecida na semana passada. Chamada de Biza, a pastor alemão conseguiu encontrar o menor em segurança ao identificar seu odor a uma distância superior a 3 quilômetros, mesmo em temperaturas negativas.

As autoridades compartilharam a história, revelando que Biza foi convocada para auxiliar os agentes por volta das 22h30 (hora local) de quarta-feira. A criança, que saiu de casa sem celular e sem a permissão dos pais, havia sido avistada pela última vez na região de Pakachoag Hill.

Diante das baixas temperaturas, as autoridades dirigiram-se rapidamente à área para localizar a criança. Biza orientou os agentes até onde foram encontrados indícios de que a criança havia passado pelo local. Em pouco tempo, conseguiram localizá-la em segurança e ela foi entregue à família. Algumas imagens da heroína Biza podem ser visualizadas na conta abaixo

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por K-9 Biza (@k9biza_apd)

Leia Também: Cães e gatos sofrem as consequências dos incêndios no Chile; veja

Pelo menos seis soldados mortos em ataque a base militar dos EUA na Síria

0

Nesta segunda-feira, pelo menos seis militares liderados por curdos sírios perderam a vida em um ataque de drones à maior base militar dos Estados Unidos na Síria. As Forças Democráticas Sírias (SDF) relataram que sua base foi atingida nas primeiras horas do dia, acusando as milícias apoiadas pelo Irã de lançarem os drones a partir de uma área controlada pelas tropas sírias.

Segundo informações da BBC, não há relatos de vítimas entre os militares dos EUA, que mantêm cerca de 800 soldados na Síria para combater o Estado Islâmico. Este é o segundo incidente neste fim de semana, após os EUA atacarem grupos apoiados pelo Irã e pelo Iraque na Síria, em resposta a um ataque fatal de drones a uma base militar na Jordânia.

Lembrando que em 28 de janeiro, três militares norte-americanos foram mortos e “muitos” ficaram feridos em um ataque de drones na Jordânia, marcando as primeiras vítimas fatais dos Estados Unidos em meses de ataques contra forças norte-americanas no Oriente Médio por milícias apoiadas pelo Irã. Na ocasião, o presidente norte-americano afirmou que responsabilizaria todos os envolvidos no momento e da maneira escolhida.

Leia Também: Israel alerta que tempo esgota-se para solução diplomática no sul do Líbano

Um ano após o terremoto na Turquia, muitos ainda procuram entes queridos

0

Na manhã de 6 de fevereiro de 2023, Tugba Akyuz e sua família dirigiram-se ao apartamento de seu irmão, Mustafa Batuhan Gulec, apenas para encontrar ruínas. Um ano após o devastador terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o sudeste da Turquia e a vizinha Síria, a família ainda busca por ele.

“Se estivesse vivo, ele nos encontraria. Todos têm um lugar para ir em 6 de fevereiro. Nós não. Queremos pelo menos saber onde ele está”, confessou Tugba à agência Reuters.

Um ano após o desastre que tirou a vida de quase 60 mil pessoas na Turquia e na Síria, as famílias que têm entes queridos desaparecidos continuam pressionando as autoridades e sofrendo com a incerteza sobre o que lhes aconteceu.

De acordo com a Associação de Solidariedade com as Vítimas do Terremoto e Parentes dos Desaparecidos (DEMAK), o paradeiro de 140 pessoas, incluindo 38 crianças, ainda é desconhecido. Destas, 118 teriam desaparecido em Hatay, a região mais afetada.

Grávida de oito meses no momento do desastre, Tugba recordou o choque ao ver os escombros do prédio do irmão. Acompanhada pela mãe, pelo marido e pelos dois filhos, ela procurou o irmão entre as chapas de metal caídas, mas a busca foi infrutífera.

A família acompanhou as operações de busca por oito dias, sem sucesso. Tugba, advogada, recorreu aos tribunais, cemitérios e registros hospitalares, declarando o irmão como desaparecido.

Após postar fotos nas redes sociais, ela recebeu uma ligação informando que o irmão teria sido retirado do edifício vizinho e colocado em um veículo branco. Apesar de reacender as esperanças, Tugba acredita que o irmão foi enterrado em uma cova não identificada.

Aysun Celenk compartilha uma história semelhante, aguardando ansiosamente que a irmã, Berna, e o cunhado, Kemal Torun, emergissem dos escombros. No sexto dia, uma retroescavadeira iniciou a busca por corpos, mas nenhum deles foi encontrado.

“Havia um mercado sob o prédio. Os geradores explodiram e provocaram um incêndio. Talvez tenham derretido no fogo”, ponderou Aysun, que visita o local pelo menos três vezes por semana, buscando qualquer vestígio de seus entes queridos. “Minha irmã significava tudo para mim. Esqueçam os ossos, estou procurando pelos dentes dela”, admitiu.

Leia Também: Cadela policial capta odor de criança desaparecida a mais de 3 km nos EUA

Avião derrapa em pista com gelo no aeroporto da Lituânia. Veja o vídeo

0

Um Airbus A320-200 com 185 pessoas a bordo, sendo 179 passageiros e seis tripulantes, protagonizou um momento assustador no sábado (4) ao derrapar em uma pista com gelo no aeroporto de Vilnius, na Lituânia. A aeronave chegou a sair da pista e passar por uma área de grama lamacenta antes de retornar à pista e seguir para um local seguro, onde os passageiros desembarcaram sem ferimentos.

O momento em que o avião ‘escorregou’ na pista foi capturado em vídeo, mostrando a aeronave perdendo o controle e saindo da pista. O áudio da conversa entre o piloto e a torre de controle do aeroporto também foi divulgado, com o controlador aéreo alertando o piloto sobre a situação e o piloto respondendo com certo sarcasmo.

O incidente causou a suspensão das operações no aeroporto por várias horas. As autoridades estão investigando o caso para determinar as causas do acidente.

Assista ao vídeo do incidente:

Leia Também: Publicitária é executada com 10 tiros na porta da casa de amiga

Cães e gatos sofrem as consequências dos incêndios no Chile; veja

0

Em meio aos escombros deixados pelos incêndios florestais que devastaram o Chile, causando a morte de mais de 120 pessoas, cães e gatos perambulam cobertos de cinza e com queimaduras. Mais de 100 animais já foram tratados por veterinários da Universidade Viña del Mar, em um cenário que configura a maior emergência natural desde o terremoto de 2010, que vitimou 525 pessoas e deixou milhares de feridos no sul do país.

Christopher Romero, de 22 anos, estava fazendo compras quando os fogos atingiram sua casa na sexta-feira. Seu pai conseguiu resgatar a família em segurança, mas seus dois cães, Black e Kiara, fugiram.

No domingo, quando a família retornou à casa para verificar os danos e procurar os animais, um vizinho os informou que um cão da raça Akita estava em uma ravina, queimado e sem se mover.

“Fomos ver e era o Black. Ele não conseguia andar, estava com medo e em choque. Não deixava ninguém se aproximar dele”, contou o jovem à agência Reuters.

Vizinhos ajudaram a família a transportar Black para a Universidade Viña del Mar, onde os veterinários têm cuidado de animais feridos nos incêndios.

Segundo o diretor da instituição, Nicolas Escobar, a clínica já atendeu mais de 100 cães, gatos e coelhos desde sexta-feira. Apesar de já ter recebido animais em outros incêndios florestais, os fogos que assolam o Chile nos últimos dias representam “uma tragédia muito maior”.

“Nunca vi uma situação tão complicada”, disse ele.

A clínica também está ajudando a localizar os donos de animais de estimação perdidos através das redes sociais e da digitalização de microchips. O responsável destacou que já foi possível reunir alguns animais com seus donos, mas muitos ainda estão desaparecidos. Kiara é um deles.

A onda de calor resultante do fenômeno climático El Niño está atingindo o sul da América Latina, provocando incêndios florestais agravados pelo aquecimento global. O fenômeno ameaça ainda a Argentina, o Paraguai e o Brasil nos próximos dias.

Na segunda-feira, o alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, ofereceu ajuda ao Chile para o combate aos incêndios.

Percorra a galeria.

Leia Também: Incêndios no Chile já fizeram 112 mortos; veja as imagens da tragédia

Governo de SP veta redes sociais em wi-fi de professores e funcionários das escolas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo soltou um comunicado à rede de ensino informando que vai ampliar o veto a redes sociais para o wi-fi administrativo das escolas, que é utilizado por professores e demais funcionários. Nas redes sem fio liberadas para alunos, esse acesso já era proibido desde o ano passado, segundo a pasta. A nova restrição começa nesta segunda-feira (5), com a volta às aulas.

A mudança ocorre um dia após a publicação de reportagem da Folha de São Paulo que mostrou que escolas públicas e particulares do Brasil e de outros países estão fechando o cerco ao uso dos celulares na tentativa de conter os prejuízos à saúde mental e ao aprendizado.

O veto em sala de aula já se dissemina, e o banimento total no ambiente escolar começa a ser adotado. As medidas seguem recomendação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que apontou uma “associação negativa entre o uso das tecnologias e o desempenho dos estudantes”.

Na sexta-feira (2), a Prefeitura do Rio publicou decreto banindo por completo o aparelho nas escolas municipais, não apenas na sala de aula como também nos recreios.

Questionada pela Folha de São Paulo na semana passada sobre planos de ampliar a restrição ao celular nas escolas estaduais para conter os danos a crianças e jovens, a secretaria da Educação paulista enviou nota reiterando a política de investimento em tecnologia educacional, inclusive por meio de aplicativos em celulares. Afirmou que os aparelhos eram permitidos em sala de aula apenas para fins pedagógicos.

Em meio à pressão de entidades de proteção à criança e à educação, e diante da crescente preocupação das famílias com o vício em celulares, essa nova restrição às redes sociais para professores e funcionários se presta também a mostrar algum aceno ao controle do aparelho nas escolas.

A secretaria do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), sob gestão de Renato Feder, é reconhecidamente entusiasta do uso de tecnologia e teve o seu maior desgaste quando, no ano passado, tentou trocar livros didáticos impressos por material exclusivamente digital. Após a repercussão negativa gerada com a revelação desse plano em reportagem da Folha de S.Paulo, o governo teve de recuar da decisão.

A restrição do wi-fi administrativo para acesso a redes sociais já havia sido comunicada internamente, por email a funcionários da secretaria, na sexta-feira. Nesta segunda-feira, o governo optou por torná-la pública no site da secretaria.

Entre os aplicativos vetados estão TikTok, Facebook, Instagram, X (ex-Twitter) e Roblox. Também foram vetados os acessos a streamings de vídeo, como Globoplay, Netflix, Disney+, Prime Video e HBO Max.

O YouTube está liberado, desde que para finalidades educacionais. Segundo a Folha de S.Paulo apurou, o acesso a redes sociais, jogos e streamings tem sobrecarregando as redes das escolas, atrapalhando a sua utilização para os fins pedagógicos.

A nova restrição começa nesta segunda-feira (5), com a volta às aulas 

Prefeito manda levar homem em situação de rua para ‘capinar’ em SC

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro (PSD) usou as redes sociais para mostrar o momento em que manda uma pessoa em situação de rua “cortar a grama” no município.

Um vídeo publicado por Clésio no Instagram mostra o homem deitado em um papelão e sendo abordado pelo prefeito.

Clésio diz que o homem é um “velho conhecido”. Em seguida, ele manda o secretário de Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira, levá-lo para trabalhar.

A publicação dividiu opiniões de seguidores nas redes sociais. Enquanto alguns deles elogiaram o ato, outros denunciaram que o homem foi humilhado e exposto.

Apesar de ter o rosto borrado no vídeo, o homem é chamado pelo primeiro nome quando o prefeito se refere a ele.

“Acho que é um velho conhecido de vocês, esse, né? Ele tomou um porre ali, costuma dormir na rua. Agora tu pega ele, leva ali para a casa de passagem, dá um banho e coloca ele para capinar e cortar a grama hoje”, disse Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, em vídeo publicado nas redes sociais.

RESPOSTA DA PREFEITURA

O UOL entrou em contato com a prefeitura de Criciúma para saber se o vídeo publicado pelo prefeito ilustra algum projeto em curso e para saber se outras pessoas em situação de rua já receberam convites semelhantes. O órgão também foi questionado sobre se as pessoas em situação de rua receberão abrigo ou remuneração pelo trabalho exercido.

Em resposta, a prefeitura afirmou que faz “abordagens frequentes” e que tem serviços de acolhimento.

A reportagem entrou em contato com o secretário Bruno Ferreira e aguarda retorno sobre o assunto. O prefeito também deve se pronunciar em breve, informou a prefeitura.

A Secretária de Assistência Social e Habitação do Município, realiza abordagem frequentes, com apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar, temos também os serviços de acolhimento, a República e o Centro Pop.
Prefeitura de Criciúma, em nota enviada ao UOL

Clésio Salvaro publicou um vídeo com a situação e dividiu opiniões de seguidores nas redes sociais… 

Mortes provocadas por incêndios florestais no Chile superam 120

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Incêndios florestais no Chile já causaram a morte de ao menos 122 pessoas, informou o Ministério do Interior do país nesta segunda-feira (5). Antes, no domingo, o presidente Gabriel Boric, que já havia decretado estado de emergência devido à situação, disse que o número de vítimas continuaria a “crescer significativamente”.

“Estamos diante de uma tragédia de grande magnitude”, afirmou o líder em pronunciamento transmitido pela TV. “É a maior tragédia que tivemos desde o terremoto de 2010”, acrescentou, referindo-se ao sismo de magnitude 8,8 seguido de um tsunami que, ocorrido em fevereiro daquele ano, deixou mais de 500 mortos.

Segundo relatório da Corporação Nacional Florestal (Conaf), os incêndios consumiram 290,3 quilômetros quadrados até a manhã desta segunda, o que representa 19% da área do município de São Paulo. A região (equivalente a estado) de Valparaíso era a mais atingida, com 35% dos focos ativos.

O fogo assola o entorno das turísticas Valparaíso e Viña del Mar, no centro do país, desde a sexta-feira (2), assim como áreas no sul do território. Nos últimos três anos, o país sul-americano tem passado por catástrofes semelhantes durante o verão. Ao mesmo tempo, os incêndios desta semana já são considerados o fenômeno mais letal a acometer a nação na última década.

Há centenas de desaparecidos, e a cifra de óbitos aumenta enquanto os bombeiros se esforçam para controlar as chamas. Além das perdas humanas, estima-se que entre 3.000 e 6.000 residências tenham sido afetadas.

Não há registro de brasileiros entre as vítimas até o momento. O Consulado do Brasil em Santiago não recebeu, por ora, solicitações de assistência.

“Aqui não restou uma única casa”, lamentou a aposentada Lilián Rojas, 67. Ela vivia perto do Jardim Botânico de Viña del Mar, que desapareceu completamente, segundo ela contou à agência AFP entre os escombros e cinzas do bairro.

Rojas afirmou que as chamas engoliram casas em questão de minutos na sexta. Após ver um foco distante de fumaça, ela foi brevemente para o quarto assistir à televisão e, quando saiu para olhar a rua, as pessoas já estavam correndo, contou ela.

A ajudante de cozinha Rosana Avendaño, 63, estava fora de casa quando o fogo começou a devastar El Olivar, outro bairro de Viña del Mar, onde ela mora com o marido e o animal de estimação.

“Foi terrível porque eu não conseguia chegar [em casa]. O fogo veio, perdemos tudo. Meu marido estava deitado e começou a sentir o calor do incêndio que se aproximava e saiu correndo”, relatou.

Em toda a região, conhecida por suas praias turísticas e produção vitivinícola, participam da contenção do fogo e do resgate da população 17 brigadas de bombeiros e 1.300 soldados e voluntários civis.

Desde a última quarta-feira (31), as temperaturas se aproximam dos 40°C na zona central do Chile, onde fica a capital, Santiago. O Ministério dos Transportes decidiu na sexta (2) bloquear totalmente o trânsito devido à visibilidade reduzida pela fumaça na Rota 68, que vai de Santiago a Valparaíso.

O maior incêndio ocorre na Reserva Lago Peñuelas, próxima à principal rodovia que dá acesso à região, segundo a Conaf. O segundo incêndio mais amplo ocorre em La Aguada, na região de O’Higgins, também no centro do país.

Considerando toda a temporada do verão, 521 quilômetros quadrados (34% do município de São Paulo) tinham sido queimados no Chile até a manhã desta segunda. O número ainda está distante do registrado no ano passado, quando cerca de 4.000 quilômetros quadrados foram destruídos, mas as chamas se espalham de forma mais rápida neste ano.

Em dezembro de 2022, Valparaíso sofreu com fortes incêndios florestais, que costumam ser intencionais, segundo relatórios oficiais. O fogo também se espalha rapidamente devido a construções em áreas não autorizadas.

A prefeita de Viña del Mar, Macarena Ripamonti, disse ter ficado surpresa com a magnitude dos incêndios deste ano. “Estamos diante de uma catástrofe sem precedentes, uma situação dessa envergadura nunca tinha acontecido na região”, observou.

Uma onda de calor tem assolado a América do Sul, onde o El Niño é agravado pelo aquecimento global provocado pela atividade humana, segundo especialistas. Os alertas de alta temperatura estão em vigor também nesta semana em áreas da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil.

Celebração à Nossa Senhora dos Navegantes com fé, devoção e shows

0

Missa e procissão terrestre, além de shows, marcaram a programação em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Guaxindiba. O ponto alto ocorreu na sexta-feira (2), data em que é celebrado o dia da santa.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos agradeceu ao vice-prefeito Raliston Souza, que a representou. “Gratidão ao nosso vice-prefeito, que acompanhado de um grupo de secretários e assessores, me representou durante a programação para celebrar a data em homenagem à padroeira de Guaxindiba. Que Nossa Senhora dos Navegantes interceda junto a Deus para proteger o nosso querido povo de SFI”, ressaltou a prefeita Francimara.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur), Júnior Junqueira, destacou o grande público. “Uma procissão linda e de muita fé e devoção. O show do cantor Flavinho, que durante muitos anos integrou a Comunidade Católica Canção Nova, teve alegria e louvor. Na parte social, um show cheio de energia e animação do Grupo Só Marrento, na Praça dos Pescadores. Finalizamos com uma linda queima de fogos, agradecidos pela presença de todos! Uma sexta-feira repleta de fé, gratidão, paz e alegria”, revelou Junqueira.

Confira mais registros:

{gallery}2024 Nossa Senhora dos Navegantes{/gallery}

Gargaú é mais uma localidade contemplada pelo projeto “Praça Para Todos”

0

Após Guarixima e Retiro na semana passada, Gargaú foi contemplada nesta segunda-feira (5) com a construção de praça com playground. A iniciativa integra o projeto “Praça Para Todos”, da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI).

Ao assinar a ordem de serviço para início das obras, a prefeita Francimara Barbosa Lemos revelou “a alegria e satisfação” em proporcionar mais uma melhoria para a localidade.

— Mais uma vez estou aqui para iniciar o cumprimento de mais um compromisso assumido junto à população. A praça será construída próxima a Igreja dedicada à Nossa Senhora dos Navegantes, na Rua Maximiliano de Andrade. Aliás, esta via, que conta com cerca de 1.300 metros de extensão, foi totalmente pavimentada com intertravados por nossa gestão — disse a prefeita, que estava acompanhada de secretários, vereadores e assessores.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, serão investidos em torno de R$ 90 mil em uma área de aproximadamente 200 m2. Entre as intervenções, além do playground, estão iluminação, área verde e bancos. A previsão para término é três meses.

O vice-prefeito Raliston Souza destacou que a iniciativa proporciona lazer e entretenimento para a população e evidencia o comprometimento do poder público com todo o município, uma vez que o “Praça Para Todos” já contemplou diversas localidades, como Pingo D’Água, Deserto Feliz, Boa Vista Italiana e Lagoa Feia.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Eleno destacou que a construção da praça é um pedido da comunidade. “Sou grato por mais este requerimento que está sendo atendido pela prefeita Francimara, que está fazendo um grande trabalho por nossa cidade”, afirmou.

Confira mais registros:

 {gallery}praca gargau{/gallery}

1º PetFest Verão supera as expectativas a atrai grande público

0

O 1º PetFest Verão, destinado a animais de estimação e tutores, superou as expectativas e atraiu um grande número de participantes. O evento, promovido pelas secretarias de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) e de Agricultura, aconteceu no sábado (3), na Praça do Pescador, em Guaxindiba, dentro da programação do Verão da Família 2024, promovida pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI).

“O evento foi um sucesso! Tivemos uma quantidade de pessoas além do esperado. É muito gratificante termos percebido que os moradores do município se importam com os seus respectivos pets”, ressaltou o subsecretário de Agricultura, Daniel Abílio.

O secretário da SecTur, Júnior Junqueira, reforçou as palavras do subsecretário, destacando “estar supersatisfeito com o resultado. Percebemos o quanto o público aderiu às novas ideias e aos novos eventos do verão, prestigiando e comparecendo. O PetFest é a confirmação de que o nosso município abrange eventos de vários segmentos na estação mais quente do ano”.

Houve distribuição de brindes, clínica veterinária, banho e tosa, participação de ONGs, palestra com o adestrador Patrick Marvin, playground, infláveis, espaços destinados a fornecedores de rações e medicamentos, empresas do ramo de petshop, tenda de convivência e ações de conscientização e serviços, tudo sem nenhum custo à população.

O médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Gabriel Buy, prestou atendimento gratuito, além de aplicação de vacina antirrábica para animais como mais de cinco meses ou que estivessem com a imunização desatualizada.

Dois homens ficam feridos após colisão entre carretas na BR-101, em Campos

0
Foto: Divulgação PRF

Na tarde desta segunda-feira (05) dois homens ficaram feridos em um acidente envolvendo duas carretas, no km 32 da BR-101, na localidade de Conselheiro Josino, em Campos.

Uma carreta que pertencente a uma empresa de móveis de Minas Gerais seguia no sentido Sul quando colidiu com a outra carreta no sentido oposto. Parte da carga foi saqueada.

Conforme informações da Arteris Fluminense, concessionária responsável pela administração da rodovia, equipes de socorro prestaram atendimento às vítimas, encaminhando-as para o Hospital Ferreira Machado. Uma delas encontra-se em estado leve, enquanto a outra apresenta ferimentos graves.

A autopista destaca que o trânsito está fluindo com desvio sinalizado pela pista contrária e acostamento, sem ocorrência de congestionamentos.

De acordo com apuração da Redação ClickCampos, um homem identificado pelas iniciais M.V.C, de 67 anos, sofreu escoriações nas pernas e braços, encontrando-se estável. A segunda vítima, não identificada, passou por exames e cirurgia devido ao estado grave. Fez exame de raio-x da bacia, perna, coxa e braço esquerdo.

Trapezista cai em cima de plateia durante apresentação

0

Um trapezista caiu em cima da plateia que assistia a uma apresentação, no sábado, 3 de fevereiro, em Miranorte, no Tocantins. O vídeo do momento é impressionante!

 Nas imagens é possível ver o artista de circo, Anderson Silva, tentando se equilibrar numa espécie de corda em movimento. Ao tentar ficar deitado em cima da corda, de braços abertos, o trapezista perde o equilíbrio e cai em cima do público.

Apesar do susto, o trapezista não ficou ferido. Uma  mulher, de 47 anos, que estava na plateia é que teve de ser transportada para o hospital por estar com fortes dores no tórax e no braço direito. Contudo, também ela já teve alta.

Leia Também: Cliente é ameaçado por dono de padaria em Barueri (SP) por usar notebook

O vídeo é impressionante! 

Homem morre após cair de penhasco de 30 metros durante trilha em RS

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um homem foi encontrado morto após cair de um penhasco durante uma trilha na tarde do último sábado (3) em Sapiranga (RS).

Augusto Thesing, de 35 anos, teria caído de um penhasco de cerca de 30 metros. Ele e mais três pessoas estavam em uma área de mata e de difícil acesso da cidade.

O homem tentou fazer um caminho alternativo dos outros para chegar em uma cachoeira. Como começou a demorar, os companheiros de trilha foram procurá-lo.

Ele foi encontrado caído e já sem vida. O Corpo de Bombeiros realizou a retirada do corpo e a Polícia Civil aguarda o laudo pericial.

Leia Também: Mãe e dois filhos morrem após fio de alta tensão cair em piscina no Paraná

Ele e mais três pessoas estavam em uma área de mata e de difícil acesso da cidade 

Países não resolvem problemas de criminalidade porque não há vontade, diz Bukele

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente reeleito de El Salvador, Nayib Bukele, 42, afirmou em discurso após o pleito deste domingo (4) que os países não resolvem problemas relacionados à criminalidade por falta de vontade política. Ao mencionar especificamente o Brasil, o líder salvadorenho disse “jamais ter mencionado” o tema da segurança pública em conversas com seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O que incomoda muitos governos é que El Salvador mostra que tudo pode ser feito de boa vontade”, disse o líder após votar em San Salvador. “E quando um país não resolve seus problemas, especialmente de criminalidade, é porque não há vontade de resolvê-los. Em alguns casos, porque eles [autoridades] são parceiros de criminosos.”

“Falei algumas vezes com o presidente Lula. Mas ele nunca mencionou a questão da segurança pública para mim. Imagino que tenha sua própria maneira de abordagem e de lidar com a situação”, afirmou.

Referência para setores da direita na América Latina, Bukele ganhou popularidade após implementar políticas linha-dura de combate à criminalidade em seu país. Por anos, a insegurança foi a maior fonte de preocupação dos salvadorenhos –o país figurava entre os mais perigosos do mundo.

Em 2015, por exemplo, um dos anos mais violentos da história recente da nação, mais de 106 pessoas foram assassinadas para cada 100 mil habitantes. A título de comparação, no mesmo ano, a taxa de homicídios dolosos no Brasil foi de 25,7 por 100 mil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Atualmente, nove em cada dez habitantes dizem se sentir seguros na nação. Para conseguir a façanha, Bukele eliminou praticamente todos os contrapesos da jovem democracia local e lançou uma enorme operação de encarceramento em massa.

No pacote do “milagre salvadorenho”, como as políticas do líder vêm sendo chamadas, vigora um estado de exceção renovado todos os meses há quase dois anos. O instrumento, aplicado pela Assembleia governista após uma onda de violência que fez 87 vítimas ao longo de um fim de semana de março de 2022, suspende o direito de associação e reunião, cessa a inviolabilidade das comunicações e priva os cidadãos do direito de serem imediatamente informados sobre o motivo de eventuais detenções que sofram.

Hoje, o país tem mais de 100 mil presos –em grande parte inocentes, segundo diversas organizações de direitos humanos– em um universo de 6 milhões de habitantes.

“Atacar o crime tem muitas consequências”, disse Bukele. “Mas a primeira, para um sócio dos criminosos, é que ele perde o negócio. Tem que ser alguém que não se preocupa com criminosos, que não se importa com a economia criminosa, que esteja disposto a quebrar a economia do crime e colocar os criminosos na prisão para que isso possa ser resolvido.”

Ataques de escorpiões batem recorde no Estado de SP

0

O Estado de São Paulo registrou um recorde histórico de ataques de escorpiões em 2023, com 49.381 casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Leia Também: O que fazer se for picado por escorpião

. Em relação aos óbitos, foram 7 em 2023 contra 11 em 2022.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, há 213 pontos com soro para o atendimento dos acidentados com escorpiões. Em entrevista à Rádio Eldorado, o veterinário Thiago Chiariello, do Biotério de Artrópodes do Instituto Butantan, disse que o crescimento urbano desordenado e a falta de um maior cuidado com o lixo estão entre as causas que facilitam a proliferação de escorpiões, que se alimentam principalmente de baratas.

Segundo ele, é preciso ter mais atenção com as crianças, que nem sempre sabem que foram picadas por escorpiões. Os sintomas mais comuns da picada são: sensação intensa de ardência e dor no local, inchaço, vermelhidão e coceira na região atingida. Em casos mais graves, a reação evolui para febre e, em situações extremas, choque anafilático. O contato geralmente acontece quando a pessoa pisa ou toca acidentalmente no animal, gerando uma reação defensiva por parte dele.

O número de ocorrências é o mais alto desde 1988, quando foi iniciada a estatística, e 13% maior do … 

Homem com diversas passagens pela polícia é preso após furtar bicicleta em Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na manhã desta segunda-feira (05) após receber informações sobre um homem que teria furtado uma bicicleta branca e preta na AV. Rui Barbosa, em Campos, os agentes da Operação Segurança Presente realizaram patrulhamento e abordaram o suspeito, sem a bicicleta.

Após a abordagem, a vítima identificou o acusado. A guarnição conduziu o detido à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o mesmo foi autuado no art. 155 do CP, permanecendo sob custódia aguardando a ação judicial. O mesmo já possui diversas passagens pela polícia.

Cliente é ameaçado por dono de padaria em Barueri (SP) por usar notebook

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cliente de uma padaria em Barueri, na Grande São Paulo, foi ameaçado pelo dono do estabelecimento por utilizar notebooks e outros aparelhos eletrônicos no local.

Em vídeo, o empresário Allan Barros, 32, registrou o momento em que o proprietário da padaria Empório Bethaville diz a ele que o aparelho não pode ser usado no estabelecimento, o que estaria comunicado em placas e avisos dentro do estabelecimento.

Durante a discussão, ele chega a mostrar um deles, que estava exposto na mesa, com a proibição.

O caso aconteceu na última quarta-feira (31), por volta das 12h30. O vídeo viralizou nas redes sociais neste sábado (3).

A discussão, gravada em trechos de vídeos, continuou, e dono da padaria, entre xingamentos e ameaças, chegou a dar um tapa no celular de Allan. Em outro trecho do vídeo, ele gravou o momento em que foi perseguido pela rua pelo comerciante, que corria com uma barra de madeira nas mãos antes de cair e ser contido por outras pessoas.

Nas imagens, é possível ouvi-lo dizer, ao longe, “vou matar vocês”. Allan estava com um grupo de amigos na padaria, e todos deixaram o local.

Nas redes sociais, ele afirmou que registrou ocorrência na polícia em Barueri e disse que vai tomar outras providências sobre o caso. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o caso foi registrado como ameaça.

A reportagem procurou a padaria por email e telefone na manhã deste domingo (4). Uma atendente afirmou que o responsável havia saído e que não havia ninguém para comentar o caso.

O caso viralizou nas redes sociais por causa do vídeo, mas também gerou um debate sobre a proibição do uso de determinados aparelhos, como notebooks ou tablets, em estabelecimentos comerciais.

“O dono da padaria pode, sim, agir dessa forma [proibindo o uso de equipamentos no local], desde que tenha um aviso ostensivo para que o cliente saiba. Esse dever de informar o consumidor é exigência legal”, diz o professor universitário e advogado Fabricio Posocco, especialista em direito do consumidor e empresarial do escritório Posocco & Advogados Associados.

Assim, segundo Posocco, se a padaria exibir placas e avisos nas mesas com uma mensagem explícita sobre a proibição, pode impedir o uso no local.

“O problema é que muitos consumidores passaram a se utilizar de locais em padarias e restaurantes como anexos de ‘escritório’, e isso traz problemas para a circulação de pessoas e utilização das mesas dos estabelecimentos, aos olhos de proprietários”, afirma o advogado. “Todavia, isso não autoriza o proprietário a querer agredir o consumidor. Bastaria, se a conversa não fosse capaz de resolver, chamar a polícia.”

Leia Também: Mulher perde o lábio superior após fazer preenchimento com PMMA

Durante a discussão, ele chega a mostrar um deles, que estava exposto na mesa, com a proibição 

Operação policial resulta na apreensão de drogas e prisão de dupla por tráfico na Portelinha

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Durante a ação neste domingo (04), os agentes encontraram 429 pinos de cocaína, 15 pedras de crack, R$ 80,00 e um celular em posse dos suspeitos. A ocorrência aconteceu na rua Adão Pereira Nunes, no conjunto habitacional Portelinha II, situado no Parque Maciel, em Campos.

Ao entrarem no local, os policiais identificaram dois suspeitos envolvidos no tráfico, sendo prontamente abordados e revistados.

Após a apreensão do material ilícito, os detidos foram conduzidos à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foram autuados e permanecem sob custódia.

Mãe e dois filhos morrem após fio de alta tensão cair em piscina no Paraná

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Três pessoas morreram eletrocutadas em uma piscina de um parque aquático de Rio Branco do Sul (PR).

Ao todo, 12 pessoas levaram choque com a queda do fio, informou a Polícia Civil. Nove seguem hospitalizadas. À imprensa local, o dono do local informou que o local é cercado de árvores, que, por vezes, atingem a fiação.

As três pessoas eletrocutadas eram mãe e filhos. Elas foram identificadas como Roseli da Silva Santos, 41; Emily Raiane dos Santos, 22, e Agner Santos, 17. Emily estava grávida.

A Prefeitura de Rio Branco do Sul afirmou que presta apoio às famílias e lamentou as mortes.

O caso é investigado pela Polícia Civil do Paraná, que afirmou que “todas as diligências estão sendo realizadas”. O UOL não conseguiu contato com os representantes da chácara até o momento.

Leia Também: Mulher perde o lábio superior após fazer preenchimento com PMMA

Ao todo, 12 pessoas levaram choque com a queda do fio, informou a Polícia Civil