Home Blog Page 2694

DEAM Campos lidera em prisões e inquéritos no Estado do Rio de Janeiro

0
Foto: Divulgação Deam

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Campos conquistou o primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro em termos de prisões e inquéritos encaminhados ao Ministério Público, em comparação com delegacias de igual natureza.

A delegada Madeleine Dykeman revelou que, ao longo das investigações conduzidas pela Deam, foram enviados 1092 inquéritos ao Ministério Público, resultando na prisão de 53 indivíduos.

Em janeiro de 2024, a Deam-Campos consolidou sua posição de liderança, destacando-se na produção investigativa e operacional entre as delegacias especializadas, com os mencionados 1092 inquéritos encaminhados e 53 prisões realizadas exclusivamente pela equipe da Deam.

“Esses números são muito importantes porque demonstram o tanto que a equipe trabalhou para que isso que acontecesse, e de fato, é um índice relevante no combate à criminalidade notadamente, que vai impactar essa violência de gênero que é praticada contra a mulher. Então é isso, tenho a satisfação de entregar esses números para a população campista. Mexeu com uma, mexeu com todas”, comentou a delegada.

TRE-RJ busca biometrizar 100% do eleitorado fluminense

0

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) iniciou neste mês a campanha “#VemPraBiometria” com o objetivo de biometrizar 100% do eleitorado fluminense. Em São Francisco de Itabapoana (SFI), a iniciativa acontece em parceria com a Assessoria de Comunicação da prefeitura.

De acordo com dados do TRE-RJ, o município conta atualmente com 38.918 eleitores, sendo que somente 22.483 estão com as impressões digitais registradas na Justiça Eleitoral, equivalendo a 57,77%. Em todo o Estado, o índice chega a pouco mais de 65%.

Segundo o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos Figueira, será necessário coletar as digitais de cerca de 4,3 milhões de eleitores em todo território fluminense.

— Atenderemos até oito de maio os eleitores que ainda não fizeram a coleta das digitais. Quem estiver nessa situação deve procurar, o quanto antes, um de nossos 165 cartórios eleitorais ou uma das 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor para realizar o procedimento, que é rápido e adiciona mais uma camada de segurança ao processo de votação — explicou.

O desembargador enfatizou que a coleta das digitais não beneficia apenas o eleitor cadastrado. Ele explicou que as digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, o que afasta a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar. “Esse é um procedimento que reforça a segurança de todo o processo eleitoral e da sociedade”, afirmou.

Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, basta clicar aqui. Somente no caso de ainda não ter a biometria coletada o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor. O eleitor pode dirigir-se a qualquer um dos postos em todo o estado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Também é possível tirar dúvidas pelo Disque TRE-RJ, através do telefone (21) 3436-9000.

Quem precisa regularizar a situação eleitoral, fazer alguma alteração no cadastro ou solicitar qualquer outro serviço que não envolva a coleta de biometria pode realizar o procedimento pelo site, por meio do Título Net.

A diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris destacou a importância de o eleitor buscar atendimento o quanto antes.

— O oito de maio não é só o prazo limite para a coleta biométrica. A data marca o fechamento do cadastro eleitoral como um todo. É nesse momento que muitos eleitores costumam deixar para procurar os postos de atendimento, pedindo alterações de local de votação, de domicílio eleitoral ou buscam regularizar pendências diversas.  Procedimentos que podem ser feitos desde já. Deixar para depois e juntar essa procura com a da coleta da biometria vai gerar um gargalo que resulta em filas. O ideal é resolver tudo o quanto antes, e o TRE-RJ está pronto para recebê-los — alertou.

Fim de semana movimentado com o Verão da Família

0

O último fim de semana teve diversas atrações dentro da programação do Verão da Família, promovido pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio das secretarias de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) e de Esporte e Lazer. Destaque para o 1º Encontro de Bugueiros e os eventos realizados em parceria com o Sesc Verão.

“Mais um balanço positivo na programação do Verão da Família, que está proporcionando opções de lazer para todas as faixas etárias, visando agradar os moradores e turistas que todos os anos prestigiam o litoral de SFI. Isso é reflexo do planejamento realizado com antecedência envolvendo diversos setores da prefeitura”, destacou o titular da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur), Júnior Junqueira.

Através do Sesc Verão, no sábado (27), Santa Clara teve Vivência de Esportes de Areia e caminhada pela orla. Já no domingo (28), na mesma localidade, ocorreu o Bike Tour – Passeio Ciclístico. Nos dois dias, a praia teve ainda circuito funcional com o professor Joelson Junior.

“Na próxima semana teremos mais eventos que prometem movimentar a nossa cidade, como por exemplo, o Circuito de Ciclismo, Kids Verão, PetFest Verão, Corrida Rústica e Trilha Ecológica. Estamos cumprindo todas as determinações da prefeita Francimara para alcançar o objetivo de oferecer a melhor programação na estação mais quente do ano”, finalizou Junqueira.

Homem é preso após furtar cabos de energia em SJB

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na tarde desta quarta-feira (31), durante patrulhamento na Rua Ernane Alves, Atafona, em São João da Barra, policiais militares avistaram um homem em fuga. Após abordagem, nenhum item ilícito foi encontrado, mas durante buscas na rota de fuga, foi descoberto um pedaço de cabo de energia com cerca de 20 metros. Uma inspeção revelou um poste na rua com um cabo pendurado.

Diante desses indícios, o suspeito foi preso e o material foi apreendido. O caso foi encaminhado à 145ª DP, onde o homem foi autuado e preso de acordo com o Artigo 155 do Código Penal, que trata de furto.

Programa Pé-de-Meia é bem recebido por estudantes e sociedade civil

0

Organizações da sociedade civil, secretários de Educação e estudantes acreditam que o Programa Pé-de-Meia, do governo federal, irá combater a alta evasão escolar no ensino médio, por estudantes que abandonam os estudos, sobretudo para trabalhar. Mesmo assim, apontam que é uma medida paliativa, e que a etapa do ensino médio ainda precisa de reformulação para que seja mais atrativa à juventude e possa oferecer perspectivas de futuro.

O Programa Pé-de-Meia é uma espécie de poupança que o governo federal abrirá para os estudantes de baixa renda que cursarem o ensino médio. Os recursos serão depositados em conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. Os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como o Bolsa Família, por exemplo.

Para os estudantes, a medida é uma conquista, uma reivindicação antiga da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). “A gente ficou bastante feliz com o fato de ter agora o Pé-de-Meia. A gente acredita que qualquer política pública que seja voltada para a educação básica, principalmente para o combate da evasão escolar, é positiva”, avalia a presidente da Ubes, Jade Beatriz.  

Segundo a presidente da Ubes, a medida irá atender a maioria dos estudantes em situação de vulnerabilidade, além de estimulá-los a tirar boas notas e a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

“A gente acredita, no entanto, que os estudantes que não conseguem tirar boas notas também precisam da bolsa tanto quanto os estudantes que tiram boas notas”, defende a estudante. Ela acredita que o desempenho do estudante pode estar ligado a outras questões para além da vontade deles, que podem ser impedidos de estudar e se preparar pelas mais diversas situações. 

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que reúne os secretários estaduais, os responsáveis pela maior parte da oferta do ensino médio público no país, também elogiou a medida. Segundo o secretário de Educação do Espírito Santo e presidente da entidade, Vitor de Angelo, o programa ataca um problema grande, que é dos jovens deixarem os estudos porque precisam trabalhar. 

“Já era grave antes da pandemia, talvez tenha se ampliado ainda mais pela necessidade de trabalho de muitos estudantes”, diz. “A gente sabe que o trabalho é um fator que concorre com o estudo. E nessa idade, que é uma idade laboral, a idade em que o aluno está no ensino médio, ele está mais propenso a trabalhar, seja porque quer ou por necessidade, muitas vezes. E aí, ao trabalhar, ele acaba, muitas vezes, tendo que largar o estudo”.

Angelo ressalta ainda que a medida, apesar de muito importante, não resolve todos os problemas dessa etapa de ensino. “Ele é um paliativo, mas ele, como toda política de contenção de danos, pode ter um efeito imediato importante. Sozinho ele não resolverá. Por exemplo, se a escola não for atrativa, não adianta a gente tentar trazer o aluno para dentro da escola. Então, é importante não esquecer de outras políticas, e acho que o ministério [da Educação] não está apostando nesse caminho de o Pé-de-Meia ser a solução mágica”, avalia.

O país ainda discute um modelo para o ensino médio. A etapa foi reformada por lei em 2017. A implementação, no entanto, que ocorreu após a pandemia, não agradou os estudantes, professores e organizações sociais, que disseram que as mudanças não atendem os anseios dos alunos, que não recebem um preparo adequado para ingressar em uma universidade, por exemplo, e que o modelo apenas amplia desigualdades, entre outras críticas.

O governo federal realizou então uma consulta pública, para modificar novamente a etapa do ensino. O novo projeto para o ensino médio está em tramitação no Congresso Nacional.

Enquanto o novo modelo não entra em vigor, as escolas seguem, de acordo com Angelo, a implementar o modelo vigente.

“Esse aluno está muito propenso a sair da escola, deixar a escola, sabe? O Pé-de-Meia volta o seu olhar para um público que, na verdade, está deixando a escola, talvez, por uma outra razão. E que pode até ficar na escola em função dos benefícios financeiros que o programa traz, mas o benefício não vai tornar a escola atrativa. A gente precisa avançar o mais rápido possível com esse aprimoramento da reforma do ensino médio”, enfatiza o secretário.

A aprovação célere de um novo modelo para o ensino médio também é uma pauta defendida pela Ubes. “A gente está muito apreensivo, mas também com muito gás. A gente chamou uma mobilização para todo o mês de março, para pressionar o Congresso Nacional, pressionar os deputados e senadores, para votarem de maneira integral o projeto de lei que foi feito pelos estudantes, que foi feito pelas entidades de educação”, diz Beatriz. 

O programa Pé-de-Meia oferece quatro tipos de incentivos para os estudantes do ensino médio: incentivo-matrícula, pago uma vez por ano para aqueles que se matricularem; incentivo-frequência, pago em nove vezes durante o ano para aqueles que frequentarem pelo menos 80% das aulas; incentivo-conclusão, pago pela conclusão dos anos letivos, para aqueles que forem aprovados, participando das avaliações; e, o incentivo-Enem, pago uma única vez para aqueles que comprovarem a participação Enem. 

No ato da matrícula, no início do ano letivo, o estudante do ensino médio receberá em sua conta poupança R$ 200. Com a comprovação de frequência, ele terá direito ao recebimento de R$ 1,8 mil por ano, em nove parcelas de R$ 200. Assim, o total por ano letivo será de R$ 2 mil. Ao concluir a última série, o aluno receberá R$ 3 mil na conta poupança, que equivale a R$ 1 mil por série. Aqueles que participarem do Enem receberão R$ 200. Assim, caso o estudante cumpra todos os requisitos estabelecidos ao longo dos 3 anos, ele terá recebido um total de R$ 9,2 mil.

O programa é voltado para estudantes de 14 a 24 anos de idade matriculados no ensino médio regular da rede pública e para os estudantes de 19 a 24 anos de idade matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Para receber o benefício, os estudantes precisam ser de baixa renda e a família precisa estar inscrita no Programa Bolsa Família. Os estudantes terão acesso aos recursos ao longo do ensino médio, à medida que forem cumprindo os requisitos. As parcelas referentes à conclusão, no entanto, só serão pagas ao final do ensino médio, fazendo com que o estudante precise se formar para receber esse recurso. 

Para o conselheiro e fundador do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra), Hélio Santos, a política Pé-de-Meia tem o mérito de “resolver diversos problemas graves com uma única ação”. Ao mesmo tempo, segundo o conselheiro, ela combate a evasão, evita que jovens, por exemplo, sejam cooptados pelo crime organizado em áreas de vulnerabilidade, e proporciona aos jovens a oportunidade de sonhar com um futuro melhor.

Ele chama a atenção para o alto índice de estudantes que abandonam os estudos, sobretudo entre a juventude periférica, na sua maioria negra. “Os jovens abandonam os estudos em busca de um trabalho que não existe para quem não tem formação, ou pior, partem muitas vezes para a arena sem volta do crime”, alerta.

Santos elogia as contrapartidas do programa ao exigir a frequência dos jovens nas aulas, que sejam aprovados e que façam o Enem. Também elogia a ideia de que parte dos recursos seja guardada em uma poupança em nome de cada jovem e parte seja usada pelas famílias para que elas sejam também “estimuladas a manter os jovens na escola até concluir o ensino médio”.

De acordo com Hélio Santos, no entanto, deveria haver mais obrigações. “Os jovens deveriam cumprir algumas obrigações sociais, assistindo palestras virtuais bem elaboradas sobre violência, drogas, riscos do aliciamento pelo tráfico, gravidez precoce e seus efeitos deletérios nas vidas das meninas e mulheres, e também palestras orientadoras sobre carreiras”, defende. Ele também defende que o valor a ser ofertado aos jovens pela frequência escolar seja superior, chegando a algo em torno de R$ 500 por mês, pouco mais de um terço do salário mínimo atual.

A diretora executiva do Observatório de Violências LGBTI+ em Favelas, Gilmara Santos da Cunha, também elogiou o programa. “Acho uma iniciativa importante, muito bem pensada para atingir a população mais vulnerável, como a população das favelas”.

A organização elaborou o 1º Dossiê anual do Observatório de Violências LGBTI+ em Favelas, que mostra que a população travestigênere – pessoas trans, travestis e não-binárias – é a que mais sofre com falta de acesso à educação. 

Dados apontam que 25,5% de travestigêneres em áreas de favela do Rio de Janeiro abandonaram a escola antes de concluir os estudos e sequer acessaram o ensino médio. Entre as pessoas LGBQIA+ nesses territórios, esse índice é de 8%.

“As favelas são mais impactadas no que tange a questão da escolaridade por conta da sobrevivência cotidiana a que essa população está sujeita. E por não termos uma distribuição de renda, isso prejudica com que essa população esteja, de fato, nos espaços educacionais. Eu considero que essa política é uma política que vem embasada em fatores importantes, que é a vulnerabilidade, e que vai nos ajudar a garantir a presença da nossa população nos espaços educacionais”.

“A gente não quer mais só estar no boletim de violência, mas também no boletim sobre cultura, sobre arte, sobre economia, sobre sustentabilidade”, afirma Gilmara Santos.

O Programa Pé-de-Meia é uma espécie de poupança que o governo federal abrirá para os estudantes de b… 

MEC adia divulgação do resultado do Sisu para quarta-feira (31)

0

O Ministério da Educação (MEC) adiou a divulgação do resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para esta quarta-feira (31). O horário ainda não foi confirmado. A divulgação estava anunciada para ocorrer nesta terça-feira (30), mas “problemas técnicos no sistema” impediram que isso ocorresse.

“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, explicou o MEC, em nota.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Este ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.

A divulgação estava anunciada para ocorrer nesta terça-feira (30), mas “problemas técnicos no sistem… 

OMS alerta para falsificações do Ozempic

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta, na segunda-feira (29), sobre o aumento da falsificação dos remédios Ozempic e Wegovy, fabricados pela Novo Nordisk. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já reconheceu três lotes falsificados.

O primeiro lote foi identificado em junho de 2023 e o mais recente no último dia 10. Eles são: LP6F832, MP5C960 e MP5A064 -os dois últimos com embalagem em espanhol e concentração de 1 mg, diferente da que consta no medicamento original.

A organização mundial atribui a alta de remédios falsos à escassez global dos produtos injetáveis indicados para o tratamento da diabetes tipo 2 e, às vezes, aprovados para a perda de peso. “A escassez afeta negativamente o acesso a produtos médicos e cria um vácuo que muitas vezes é preenchido por versões falsificadas”, diz a nota.

O desabastecimento ocorre devido à alta demanda do medicamento, conforme a farmacêutica. As “canetas emagrecedoras” viralizaram nas redes sociais como um método efetivo e rápido para a perda de peso.

Nos Estados Unidos, a semaglutida -princípio ativo de Ozempic e Wegovy- está na lista de drogas em falta mantida pela FDA (agência reguladora que corresponde à Anvisa). No Brasil, o Wegovy, prometido para chegar nas farmácias em 2023, ainda não está disponível.

A Novo Nordisk, porém, afirma que Ozempic 0,25 mg e 0,5 mg estão com a disponibilização normalizada no mercado brasileiro desde setembro de 2023. Já a apresentação de 1 mg seguirá com disponibilidade intermitente durante o primeiro semestre de 2024 “devido à demanda maior que a prevista”.

Segundo a OMS, a combinação de escassez do medicamento original e disponibilidade dos falsos pode gerar consequências desproporcionais para pacientes com diabetes tipo 2, uma vez que os falsificados não possuem eficácia e podem causar reações tóxicas. Na Áustria, diversas pessoas foram hospitalizadas após injetarem doses de medicamento enganoso.

“É imprevisível o que pode acontecer [com a saúde de quem usa medicamentos falsos]”, diz Marcio Mancini, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de São Paulo (Sbem). “Não se sabe a fonte [do remédio], como é manipulado, fabricado, ou quais seus malefícios. Dependendo da prática, pode ter até bactéria”.

Mancini afirma que os pacientes devem ficar atentos aos formatos do medicamento e sempre desconfiar de algo fora do normal, como um preço muito inferior ao de mercado.

Em novembro, a farmacêutica disparou um alerta de golpe aos usuários, informando que seus funcionários “não entram em contato oferecendo promoções diferenciadas” e pedindo que desconfiem de “qualquer mensagem” com este perfil.

A OMS aconselha, no comunicado, os compradores a comprarem seus medicamentos por meio de fornecedores autorizados e regulamentados. As versões falsificadas são mais frequentemente vendidas e distribuídas por meio de pontos de venda não regulamentados, incluindo plataformas de mídia social.

Homem suspeito de matar empresário é preso em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Na manhã desta quarta-feira (31), Rogério Lopes, acusado do homicídio do empresário Renato Maciel em 21 de dezembro de 2023 no bairro IPS, em Campos, foi capturado por agentes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

A detenção ocorreu em sua loja de venda de armas, localizada na Rua dos Goitacazes (Rua do Gás), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva emitido pela justiça.

 

*Matéria em atualização*

Asfalto Novo: obras seguem nesta quarta com duas frentes de trabalho em Campos

0
Foto: Divulgação Ascom

A programação prévia das obras do Programa Asfalto Novo segue nesta quarta-feira (31) com duas frentes de trabalho. Uma delas é aplicação de massa asfáltica na Avenida José Alves de Azevedo, sentido 28 de Março-Centro, no trecho entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Saldanha Marinho. Com isso, o retorno da José Aves, sentido 28 de Março, para José Alves sentido Centro será interditado, bem como o acesso da José Alves de Azevedo pela Avenida Nilo Peçanha.

Outra frente de trabalho será de fresagem, que acontecerá na Rua Conselheiro Otaviano, no trecho entre a Rua Treze de Maio e a Rua Marechal Floriano. Para a realização deste serviço, haverá interdição no cruzamento da Conselheiro Otaviano com a Rua Carlos Lacerda e o acesso à Rua Dr. Alcindor pela Marechal Floriano. Já no cruzamento da Conselheiro Otaviano com a Marechal Deodoro, a travessia ficará livre.

O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, informa que os motoristas devem ficar atentos quanto às interdições dos trechos para evitar retenções nas vias. “A obra do Asfalto Novo tem como finalidade garantir mais segurança e fluidez aos usuários. Pedimos a paciência de todos com os transtornos e que procurem as alternativas de desvios do trânsito”, falou Mansur, solicitando, ainda, que os motoristas evitem estacionar nos trechos que ficarão interditados para a execução dos serviços conforme o cronograma (AQUI), sob pena de multa e reboque dos veículos.
Fonte: Ascom

Mega Sena acumula e prêmio chega a R$ 83 milhões

0

Nenhum apostados acertou as seis dezenas do concurso 2.682 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa terça-feira (30), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio acumulou e está estimado em R$ 83 milhões.

As dezenas sorteadas foram 04 – 17 – 29 – 30 – 52 – 58.

A quina teve 83 ganhadores e cada um vai receber R$ 53.385,65. Os 5.942 acertadores da quadra terão um prêmio de R$ 1.065,29.

As apostas para o concurso 2.683, a ser realizado nesta quinta-feira (1º), podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

As apostas para o concurso 2.683, desta quinta-feira (1º), podem ser feitas até as 19h (horário de B… 

Homem foragido da justiça por homicídio tentado é preso pela Polícia Civil

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Na terça-feira (30), agentes da 123ª Delegacia de Polícia efetuaram a prisão de um homem de 39 anos, identificado como B.A.d.S.L.

Ele estava com um mandado de prisão em aberto por homicídio tentado, emitido pelo Cartório da 1ª Vara Criminal de Macaé. A detenção ocorreu durante uma operação conjunta entre a Polícia Civil e o Programa Segurança Presente, na Rua Antônio Coutinho, no centro de Macaé.

O homem permanece sob custódia na 123ª Delegacia de Polícia de Macaé, aguardando transferência para o sistema prisional.

PRF recupera carro roubado na BR-101 em Campos e três pessoas acabam detidas

0
Foto: Divulgação PRF

Nesta terça-feira (30), por volta das 16h00, durante um Patrulhamento Tático na altura do km 123 da BR-101, sentido crescente, no município de Campos, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) detectou um veículo VW/CROSSFOX GII, cor vermelha, que parou abruptamente em faixa de rolamento devido às condições climáticas adversas.

A atenção redobrada da PRF revelou inconsistências durante a abordagem, quando os ocupantes, condutor e duas passageiras, alegaram estar a caminho de Seropédica/RJ, vindo da cidade de Marataízes/ES para visitar familiares. Entretanto, ao questionar a propriedade do veículo, surgiram informações contraditórias.

Diante da suspeita, a equipe realizou uma minuciosa análise dos elementos identificadores do veículo, revelando adulterações. A constatação mais alarmante foi a vinculação do veículo a um registro de roubo ocorrido em 17/06/2016, na cidade de São Paulo/SP.

Condutor, passageiras e veículo foram conduzidos à 134ª Delegacia de Polícia em Campos, onde a autoridade policial competente tomará as medidas necessárias.

Mulher sobrevive após cair no lixo e ser ‘compactada’ 4 vezes: "Agonia"

0

Uma mulher sobreviveu depois de cair num contentor do lixo e de a estrutura na qual estava a compactar quatro vezes, em Manchester, no estado norte-americano de New Hampshire.

De acordo com o que as publicações internacionais relatam esta quarta-feira (31), a mulher, de 60 anos, ficou gravemente ferida e com alguns ossos quebrados.

É desconhecido quanto tempo a vítima ficou no interior no contentor. Segundo a imprensa, foi o motorista do camião do lixo que a avistou através de uma câmara de vigilância, e chamou os bombeiros para a socorrer.

“Posso dizer que ela não é uma pessoa sem-abrigo, mas ainda não sabemos por que razão ela estava ali”, explicou o comandante dos bombeiros locais, Ryan Cashin, ao Manchester Ink Link.

Segundo o que explicou o responsável, os bombeiros tentaram falar com ela antes de a retirar, mas a mulher não conseguia responder.

Segundo a imprensa norte-americana, os vizinhos e testemunhas explicaram que conseguiram ouvir a mulher chorando: “Só se ouvia o choro”, explicou Amanda Czzowitz, acrescentando: “Estava em agonia”.

Já os bombeiros descreveram a situação como única. “Nunca vi nada assim”, explicou o comandante citado acima.

Leia Também: Homem decapita o pai e assume crime em vídeo compartilhado no YouTube

Homem comeu em 127 restaurantes e saiu sem pagar: ‘Pirata da comida’

0

Um homem foi denominado como o maior pesadelo dos restaurante de Delft, nos Países Baixos, depois de ter comido em mais de cem restaurantes e ter saído sem pagar a conta.

Segundo conta o Oddity Central, o seu esquema foi descoberto depois de numa dessas tentativas de fuga não ter saído do jeito planejado.

Nesse dia em causa, o homem, de 58 anos, teria começado, no final da refeição, a dizer que se estava se sentindo mal. Alegava que estava sofrendo um derrame cerebral e uma equipe de emergência médica foi chamada ao local.

Os paramédicos consideraram que estava mentindo e recusaram-se a levá-lo ao hospital, momento em que os funcionários pediram-lhe que pagasse a sua conta.

O homem, alegando novamente motivo de doença, pediu para pagar a conta noutro dia, pedido que lhe foi recusado. A polícia foi chamada ao espaço comercial e percebeu que o homem já havia sido denunciado outras vezes pelo mesmo comportamento.

Ao todo, havia 127 denuncias por ter consumido sem pagar em vários estabelecimentos de Delft e de outros municípios vizinhos.

Segundo o Oddity Central, que denomina o homem de ‘pirata da comida’, não é certo se o homem ainda está preso ou se foi obrigado a pagar as dívidas de milhares de euros que tinha contraído.

Sabe-se, porém, que devido as regras de privacidade do país, não foi possível divulgar a sua imagem, pelo que os donos de restaurantes da região terão que estar particularmente atentos se quiserem impedir que o ladrão os engane.

Leia Também: Mulher sobrevive após cair no lixo e ser ‘compactada’ 4 vezes: “Agonia”

Homem decapita o pai e assume crime em vídeo compartilhado no YouTube

0

Um homem de 33 anos, da Pensilvânia, EUA, foi preso depois de, supostamente, ter compartilhado um vídeo no YouTube em que surgia exibindo a cabeça decapitada do seu pai. O vídeo já foi eliminado.

A polícia encontrou o corpo decapitado na terça-feira em Middletown Township após receber um alerta para uma morte, pelas 19 horas desse dia. O corpo do homem foi encontrado no banheiro da residência.

O suspeito do crime foi preso em outra localidade, bem distante da casa onde vivia. Trata-se do filho mais novo da vítima.

“Ele está agora no inferno para toda a eternidade como traidor do seu país”, disse o homem, que se identifica como Justin Mohn, antes de se lançar num discurso perturbado contra o governo.

A vítima, de 68 anos, seria um funcionário federal.

Nas imagens, entretanto eliminadas, o suspeito afirma ser o comandante da rede de milícias dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que se insurge contra os migrantes, a administração Biden, a comunidade LGBTQIA+, o ‘Black Lives Matter’ e as “turbas de extrema-esquerda” – apelando ao massacre e à execução pública de agentes do FBI, funcionários do IRS, US Marshals, juízes federais, agentes de controlo das fronteiras e outros “por traírem o seu país”.

Peixe baiacu: Espírito Santo investiga caso de morte por intoxicação; entenda os riscos

0

Um homem de 46 anos morreu no sábado, 27, em Aracruz, município do norte do Espírito Santo, por suspeita de contaminação por toxina presente no peixe baiacu, depois de um mês de internação após ter os sintomas iniciais registrados pelo consumo do alimento. A Secretaria da Saúde do estado informa que foi notificada sobre o caso.

“A equipe da Vigilância em Saúde seguirá o protocolo de investigação em conjunto com o município. O prazo para investigação clínico-epidemiológica fica em torno de 30 dias”, acrescenta a pasta.

O baiacu é um dos peixes mais controversos da culinária mundial. Estudos científicos relatam que o envenenamento por baiacu é uma das formas mais graves de intoxicação por animais aquáticos e pode causar a morte em pouco tempo.

“O veneno, a tetrodotoxina, normalmente concentra-se mais no fígado, no baço, na vesícula biliar, nas glândulas sexuais e na pele do peixe. A substância não se altera com a temperatura, portanto, o veneno permanece intacto mesmo se a carne for congelada ou preparada em altas temperaturas. Por isso, o cuidado com o preparo da carne é tão importante”, afirma a secretaria.

Intoxicação rara

De acordo com o Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen), a intoxicação após ingestão da carne de baiacu ocorre raramente.

“Os baiacus ou peixes-bola são peixes venenosos comuns na costa brasileira. Os mais importantes no Brasil são os baiacus-araras ou baiacus-lisos e os baiacus-pintados”, afirmou.

Conforme o Toxcen, as complicações neurológicas se manifestam por meio de dormência na boca e nas extremidades, fraqueza muscular, distúrbios visuais e outros sintomas.

“Ocorrem também náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia, e podem acontecer ainda convulsões e parada cardiorrespiratória nas primeiras 24 horas”, reforça.

O diagnóstico da intoxicação por baiacu é clínico, sendo importante o acompanhante do paciente informar se a pessoa comeu este tipo de peixe.

Em caso de suspeita de envenenamentos e intoxicações em geral, o Centro de Informação e Assistência Tóxica pode ser acionado 24h pelo telefone 0800 283 9904.

Um homem morreu por suspeita de contaminação por toxina presente no peixe baiacu 

Ministério da Saúde aguarda tradução da bula para iniciar vacinação contra dengue

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A ministra da Saúde, Nisia Trindade, afirmou que a data exata em que a vacina contra a dengue será disponibilizada no mês de fevereiro permanece indefinida. A distribuição ainda não começou devido à necessidade de tradução da bula para o português pelo laboratório responsável, a farmacêutica Takeda.

A declaração foi dada nesta terça-feira (30) durante encontro entre o Ministério da Saúde, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) para apresentar ações de prevenção e controle da dengue no país.

A pasta vai disponibilizar o imunizante para 37 regiões de saúde que estão distribuídas em 16 estados e o Distrito Federal, priorizando aqueles com alta transmissão da doença e incidência do sorotipo 2 do vírus. Essa iniciativa abrangerá mais de 500 municípios e priorizará a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

“Nós ainda não iniciamos a distribuição porque há uma exigência que tem de ser cumprida pelo laboratório produtor, exigência regulatória da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] de que a bula esteja em português, então [o laboratório] está finalizando esse processo”, disse.

A previsão do governo é vacinar cerca de 3,2 milhões de pessoas em 2024. O esquema vacinal será composto por duas doses, que serão aplicadas em um intervalo de três meses.

As primeiras 750 mil doses da vacina contra a dengue que serão oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) chegaram ao país no último dia 20. O Brasil é o primeiro país do mundo a ofertar o imunizantes no sistema público de saúde.

O primeiro lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina que foram fornecidas sem custos ao governo brasileiro pela farmacêutica Takeda. O Ministério da Saúde informou que adquiriu todas as 5,2 milhões de doses do imunizante -chamado Qdenga- disponibilizadas pelo fabricante para este ano. Elas serão entregues em etapas até o mês de novembro.

A primeira entrega ocorre em meio a uma escalada no número de casos da doença. Oito estados e o Distrito Federal iniciaram 2024 com expressivo aumento nos casos de dengue, de 100% ou mais em comparação ao mesmo período do ano passado.

A distribuição ainda não começou devido à necessidade de tradução da bula para o português pela farm… 

Em uma semana, casos prováveis de dengue sobem de 120 mil para 217 mil

0

Nas primeiras semanas de 2024, o Brasil já registra um acumulado de 217.841 casos prováveis de dengue. Há ainda 15 mortes confirmadas e 149 em investigação. Com base nos números, a incidência da dengue no país é de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade da doença está em 0,9%.

No balanço anterior, referente às três primeiras semanas de 2024, o país registrava 12 mortes e 120.874 casos prováveis da doença. Havia ainda 85 óbitos em investigação.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde, durante encontro entre representantes da Sala Nacional de Arboviroses, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília.

A pasta também divulgou dados sobre Chikungunya no país. Nas quatro primeiras semanas de 2024, foram contabilizados 12.838 casos prováveis. Há ainda três mortes confirmadas e 11 em investigação. A incidência de Chikungunya no país é de 6,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade da doença está em 0,02%.

No balança da semana passada, referente às três primeiras semanas do ano, o país contabilizava 7.063 casos de Chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Foi confirmada uma morte pela doença e oito estão em investigação.

A incidência da dengue no país é de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes 

Lewandowski avaliará revisão de portaria que dá poder para PRF atuar fora das rodovias

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, prepara-se para decidir se mantém ou não a portaria da PRF (Polícia Rodoviária Federal) que dá poderes para a instituição atuar fora das rodovias, a exemplo de ações em favelas.

Integrantes da equipe do ministro consideram a medida problemática porque pode extrapolar as atribuições constitucionais da PRF, que delimitam a atuação do órgão às estradas federais. Por isso, a tendência é que o ato seja alvo de análise.

Pessoas próximas a Lewandowski citam que juízes estaduais têm requisitado a polícia rodoviária para cumprir diligências e avaliam que isso não é atribuição da PRF. Membros da equipe temem que essas ações sejam anuladas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pelo uso inadequado da força.

O tema, inclusive, permeou o jantar que o ministro Flávio Dino (Justiça) teve com seu sucessor no início da semana passada.

Aliados do novo ministro avaliam que é preciso que a atuação da PRF seja bem delimitada e que o papel institucional dela fique claro para evitar uso político da corporação.

A leitura é que ampliar as atribuições da instituição deu muitos poderes ao órgão e culminou em casos que mancharam a instituição. Um exemplo é a investigação que mira o ex-diretor da corporação Silvinei Vasques por suspeita de ter articulado uma operação para dificultar a votação de eleitores no Nordeste para prejudicar o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vasques foi preso no ano passado por determinação do Supremo por suspeita de interferência no segundo turno do pleito.

Embora não haja definição sobre revogação da portaria, o próprio Lewandowski, quando era ministro do STF, votou para declarar inconstitucionais trechos dela.

O ato foi editado pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro em outubro de 2019. A norma autorizava a PRF a atuar em operações conjuntas e até a cumprir mandados de busca e apreensão.

O texto contrariou delegados da Polícia Federal porque permitia que a PRF participasse de ações de natureza investigativa, o que foi considerado uma invasão nas atribuições da corporação.

Os delegados recorreram ao STF, que, num primeiro momento, suspendeu a portaria, por decisão individual do ministro Dias Toffoli, então presidente da corte.

Depois, porém, o ministro Marco Aurelio Mello, reviu o ato do colega e liberou novamente a portaria. Posteriormente, em julgamento no Supremo, o ato continuou válido por seis votos favoráveis e quatro contrários, entre os quais o de Lewandowski.

O magistrado, à época, acompanhou o voto de Luiz Edson Fachin, para quem o texto extrapola as competências constitucionais da PRF por prever a atuação dela nas esferas “estaduais, distrital ou municipais”.

Depois da saída de Moro, em janeiro de 2021, o então titular da pasta, André Mendonça (hoje ministro do STF), editou nova portaria para retirar o trecho que causava discórdia entre as polícias. Ele manteve, no entanto, a permissão para atuar em operações conjuntas.

No governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a PRF usou como pretexto a Lei do Susp (Sistema Único de Segurança Pública), sancionada em 2018, além de duas portarias, para permitir que agentes rodoviários subissem em morros e participassem de operações com polícias estaduais.

Foi com esse arcabouço legal que a PRF integrou as operações na Vila Cruzeiro (RJ), com 23 mortos, em Varginha (MG), com 26 mortos, e em Itaguaí (RJ), com 12 mortos durante a gestão de Bolsonaro (PL).

Quando tomou posse, Dino chego a dizer que iria rever a portaria. Na transição, ele disse que debateria um novo texto em que a PRF pudesse participar de operações integradas, no limite de suas competências.

“[Queremos que a PRF] volte a sua vocação primeira, prevista na Constituição, de garantir segurança viária, portanto não há base legal para que a PRF exerça outras funções”, disse.

Depois disso, houve a avaliação de Dino de que o efetivo da PRF poderia ser útil em algumas ações de seguranças e ele acabou não mudando a portaria.

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Oliveira, chegou a dizer à Folha, no ano passado, que a atuação da PRF seria restrita à competência originária, os limites da rodovia.

Mas, na sua visão, é possível também atuar fora das rodovias em apoio a outros órgãos.

“É possível em apoio a outra instituição. Como uma operação exclusiva da PRF, eu sou contrário”, destacou, na ocasião.

Pessoas próximas a Lewandowski disseram que ainda não é certa a permanência de Oliveira na instituição, mas avaliam bem a sua gestão, dizendo que a PRF voltou a funcionar de acordo com seu propósito original.

Segundo a Constituição, a PRF tem como função o patrulhamento das rodovias federais. A corporação, entretanto, assumiu novas responsabilidades e, com o desenvolvimento de tecnologias de inteligência, passou a atuar em operações com outros órgãos para coibir a exploração sexual e o trabalho escravo.

A PRF registrou diversas crises durante governo Bolsonaro, como a iniciada pelo assassinato de Genivaldo de Jesus, asfixiado em uma viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Sergipe, em 2022.

O então diretor-geral, Silvinei Vasques, ajudou a consolidar uma mudança no eixo de atuação da corporação iniciada no governo Bolsonaro, priorizando operações de combate ao tráfico de drogas em detrimento da fiscalização de rodovias.

Foi por decisão de Silvinei que, no dia 3 de maio de 2022, a PRF revogou o funcionamento e as competências das comissões de direitos humanos.

No dia da eleição, o então diretor da PRF pediu votos para Bolsonaro nas redes sociais. Vasques publicou uma imagem da bandeira do Brasil com as frases “Vote 22. Bolsonaro presidente”. A postagem foi apagada.

A Polícia Federal o prendeu no ano passado em uma operação sobre as suspeitas de interferência da corporação no segundo turno das eleições de 2022.

Integrantes da equipe do ministro consideram a medida problemática 

Guaxindiba celebra Nossa Senhora dos Navegantes nesta sexta-feira (2) com show de Flavinho

0

Além de missa e procissão terrestre, o dia de Nossa Senhora dos Navegantes contará com show do cantor Flavinho. A padroeira de Guaxindiba será celebra na próxima sexta-feira (2), com apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI).

Flavinho integrou a Comunidade Católica Canção Nova por 16 anos e é conhecido por interpretar músicas como “Na Cruz com Cristo”, “Deus É Maior” e “Vem Oh! Água Viva”. O show dele será às 21h30 e, junto com a queima de fogos, marcarão o encerramento das atividades religiosas.

A programação do novenário prossegue a mesma até quinta-feira (1): 19h, com terço mariano e missa. No dia primeiro, começa a parte social, com o Luau dos Veranistas na Praça dos Pescadores, às 20h, com Dj Dudu Porto, Badaloka e Nagella.

No dia dois, o início será às 18h30 com terço e missa. Em seguida, a imagem da padroeira de Guaxindiba percorrerá ruas da localidade por meio de procissão. Após o show de Flavinho, a programação prosseguirá na Praça dos Pescadores com show do grupo Só Marrento.

No sábado (3), acontecerá a programação esportiva e de lazer. O início será às 6h com a primeira edição da Corrida Rústica, que terá percurso de cinco km. Na sequência, às 7h, ocorrerá a primeira edição do Circuito de Ciclismo Kids Verão. Às 9h, será promovida a quinta etapa de futevôlei e funcional com o professor Joelson Júnior. Já às 15h, a primeira edição do Pet Fest reunirá animais de estimação e tutores na Praça dos Pescadores. 

Por fim, no domingo (4), serão realizados funcional com o professor Joelson Júnior, às 9h, e shows com Marcelo Ferrari e Pagode R10, a partir das 15h.

— Planejamos uma programação voltada para toda a família. Convido os moradores e visitantes para celebrarem Nossa Senhora dos Navegantes conosco — afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, acrescentando que esta celebração é uma das mais conhecidas e tradicionais do município e recebe o apoio do poder público municipal.