Home Blog Page 2695

Smec intensifica preparação para início do ano letivo

0

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, participou na tarde desta segunda-feira (29) de reunião com coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) intensificou os preparativos para o início do ano letivo, na próxima segunda-feira (5).

O encontro aconteceu na sede da Smec e contou com o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, a subsecretária da pasta, Marcelly Barreto, e a diretora do Departamento de Ensino, Silvana de Fátima.

— A atuação de vocês foi crucial para a transformação da nossa rede municipal de ensino, que vem alcançando tantos resultados positivos. Em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, desejo ainda mais sucesso neste novo ano letivo que estamos para iniciar — afirmou o vice-prefeito.

O secretário Robson também agradeceu e reconheceu o empenho de cada profissional, cuja valorização e capacitação, segundo ele, são preocupações da prefeita Francimara. Santana lembrou que nesta quinta-feira (1) a Smec promoverá Encontro Pedagógico para gestores, professores e profissionais de apoio.

Já a subsecretária Marcelly deu boas-vindas e externou a confiança em cada coordenador “para fazer o melhor por nossos alunos”.

— Em mais um ano, estamos prontos para fazer o melhor pelos estudantes e profissionais, sempre trabalhando em equipe, algo que é essencial para continuarmos a trilhar o desenvolvimento da nossa rede — pontuou.

De acordo com a diretora Silvana, os profissionais receberão um plano de trabalho estruturado pelo departamento, que visa “o crescimento ainda maior da nossa Educação”.

— Estaremos sempre ao lado dos nossos alunos, como também sempre junto dos pais e responsáveis e funcionários — finalizou.

Motociclista fica ferido em acidente na Baixada Campista

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde desta terça-feira (30) um motociclista ficou ferido após uma colisão com um carro atrás do Hospital São José, na Baixada Campista.

Os Bombeiros foram acionados e socorreram o motociclista para o Hospital Ferreira Machado (HFM). De acordo com apuração da Redação ClickCampos, a vítima identificada pelas iniciais A.R.P de 24 anos, teve fratura de antebraço esquerdo, luxação do pé esquerdo e luxação no quadril. Passou por procedimento médico no centro cirúrgico. Fez raio-x da bacia, cervical, tórax, antebraço, pé esquerdo e punho esquerdo. Está estável, em observação na UDM- Unidade de Decisão Médica.

A causa do acidente não foi divulgada. O acidente chamou atenção por quem passava pelo local.

No dia do casamento, mulher descobre que futura nora é sua filha

0

Uma mulher descobriu que a noiva do seu filho era, afinal, a sua filha perdida há muitos anos. A descoberta aconteceu na China.

De acordo com o Daily Mail, a descoberta foi feita no dia do casamento, graças a uma marca de nascença que a jovem tinha na mão, e que a mulher só identificou no dia da cerimônia

Assim que a viu, ela foi perguntar aos pais da noiva se ela era adotada. Uma questão que os deixou admirados, uma vez que nunca tinham revelado este detalhe da sua vida a ninguém.

Eles confessaram que  a noiva foi encontrada em uma estrada, quando ainda era um bebé, há mais de 20 anos.

Após a revelação, mãe e filha deram um forte abraço.

O caso ganha contornos mais inusitados a partir do momento em que, mesmo assim, o casamento entre os dois filhos da mulher foi para a frente. Isto porque, afinal, também o noivo era adotado, o que significa que de forma legal noivo e noiva não eram irmãos biológicos.

Segundo o Daily Mail, a mulher decidiu adotar o menino depois de anos a procurar a sua verdadeira filha em vão.

Leia Também: Pai doente deixa hospital pela primeira vez em meses para ver filha jogar

Caça da FAB intercepta com tiros avião que sobrevoava terra yanomami

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um caça A-29 Super Tucano, da FAB (Força Aérea Brasileira), interceptou com tiros um avião que sobrevoava Terra Indígena Yanomami nesta segunda-feira (29). Desde o início do ano passado, o espaço aéreo no local está fechado, por decreto.

Segundo a FAB, o avião, modelo Cesna 182, foi interceptado a cerca de 110 km da capital Boa Vista (RR). O piloto fugiu após o pouso.

Fizeram parte da perseguição outros dois aviões da Força Aérea, modelos E-99, R-99, equipados com recursos de monitoramento, como radares e sensores. A Polícia Federal participou da ação.

De acordo com a Força Aérea, o avião era suspeito de tráfico ilícito e passou a ser monitorado até a interceptação.

Um vídeo mostra o militar do caça Super Tucano avisar pelo rádio ao piloto do Cesna que seu avião está sendo interceptado, que a rota está sendo modificada e dá instruções de voo. Na sequência, informa que serão disparadas duas rajadas de tiros de aviso. E atira em sequência.

Por mais de uma vez o monomotor aparece no alvo na imagem gravada no vídeo.

Após os disparos, a aeronave fez um pouso em uma pista de terra. O piloto não foi localizado.

Um helicóptero H-60 Black Hawk levou militares do Grupamento de Segurança e Defesa da Base Aérea de Boa Vista e agentes da polícia federal até o local. O avião acabou apreendido. Não foi informado o que havia no seu interior.

Também nesta segunda-feira, a Venezuela afirmou ter destruído uma pista de pouso clandestina usada como base por aviões que atuavam no garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Além da divulgação da informação em canais da Força Aérea do país, o governo venezuelano comunicou o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) sobre a destruição da pista.

O Ibama havia informado à embaixada da Venezuela no Brasil sobre a existência de duas pistas clandestinas na região de fronteira entre os dois países, com operação no país vizinho, a poucos quilômetros da terra yanomami, em Roraima.

Em janeiro do ano passado foi deflagrada a Operação Escudo Yanomami, que ativou a Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) no local, dividida em três: branca (reservada), amarela (restrita) e vermelha (proibida).

“As aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela Força Aérea, estarão sujeitas às Medidas de Proteção do Espaço Aéreo (MPEA)”, disse a Aeronáutica na época, por meio de nota.

A operação de desintrusão da Terra Indígena Yanomami começou em janeiro de 2023, após o presidente Lula realizar viagem ao local e o governo decretar emergência sanitária na região.

O Ministério da Saúde encontrou quadros graves de desnutrição entre os yanomamis. A causa, dentre outras, era a contaminação por mercúrio, elemento utilizado no garimpo ilegal e que poluí os rios e contamina animais e humanos.

Desde o início do ano passado, o espaço aéreo no local está fechado, por decreto 

Ação integrada prende dono de barraca em Cabo Frio por extorquir turistas

0
126ª DP/Foto: Divulgação

Agentes da 126ª DP (Cabo Frio) e policiais militares prenderam um homem em flagrante por extorquir turistas do estado de Minas Gerais. Após o fato, houve uma confusão e as vítimas foram roubadas e agredidas.

Os agentes foram acionados para atender aos turistas, que alegaram que um dono de barraca, localizada na Praia do Forte, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, havia acabado de extorqui-los.

Três pessoas foram conduzidas até a delegacia, junto com as vítimas e testemunhas. O dono da barraca foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão. Já outros dois envolvidos na confusão responderão pelo crime de lesão corporal.

Durante a ação, os policiais recuperaram um telefone celular, cartão bancário e a quantia de R$ 100, que haviam sido subtraídos durante a confusão e desentendimento com as vítimas.

Prefeita inaugura reforma e ampliação da UBS de Amontado

0

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Aurélio Pereira Pinto, em Amontado, recebeu obras de reforma e ampliação. A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou nesta segunda-feira (30) a remodelação do prédio.

A partir do investimento de cerca de R$ 260 mil, além da reforma, o local foi adequado às normas do Ministério da Saúde e ganhou três novos espaços: sala de curativos, consultório odontológico e sala de inalação e hipodermia. Todas as salas foram climatizadas.

— As intervenções realizadas na UBS vão permitir um atendimento digno e com mais conforto. Fico muito feliz em entregar mais este avanço na área da Saúde, que evidencia  a minha forma de governar: com amor, carinho, empatia, sempre pensando no próximo — declarou a prefeita, que estava acompanhada do esposo e ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, de vereadores, secretários e assessores.

Francimara afirmou que continuará “se doando pela população são franciscana” e “fará ainda mais pelo município”. Ela lembrou que segue em andamento a construção de sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de nove salas de Ambulatório de Especialidades Médicas do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC).

Já o vice-prefeito Raliston Souza destacou que a atual gestão é caracterizada pelo comprometimento e responsabilidade com o dinheiro público. Segundo ele, isso fica evidente por meio das diversas entregas de obras, dos investimentos em andamento e da conclusão de obras inacabadas deixadas por governos anteriores.

Conjuntamente, o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, lembrou que, assim que a prefeita Francimara assumiu, a UBS de Amontado foi encontrada com mofo, instrumentos enferrujados e teto quase desabando devido à infiltração. O Ministério Público, inclusive, recomendou o fechamento da unidade.

— Agora é a realidade é totalmente outra. O ambiente foi totalmente reformado e ampliado. Atendemos com uma equipe de atenção primária, que inclui ginecologista, clínico geral e dentista, além da realização de exames de sangue — pontuou, acrescentando que a UBS atende moradores de oito localidades.  

O presidente da Câmara Municipal, Isaac Salvador, destacou que a obra era uma necessidade e por isso indicou à prefeita a realização. Ele citou ainda que Amontado recebeu outros investimentos da prefeitura, como a pavimentação com intertravados.

— É notório o quanto nosso município avançou com base na parceria entre os poderes Legislativo e Executivo — observou.

Homenageado — A UBS recebeu o nome de Aurélio Pereira Pinto, morador notório de Amontado e responsável por doar o terreno onde foi construído o primeiro posto de Saúde da localidade.

Os filhos do homenageado, Carlos Alberto e Maria Helena, participaram da inauguração e revelaram a emoção com a homenagem.

— Sou muito grato por ter nascido aqui. Além disso, tenho o privilégio de ver que os frutos que meu pai plantou estão sendo colhidos — afirmou Carlos Alberto. Ele, que é médico e já atuou na UBS, também agradeceu a prefeita Francimara pelo trabalho desenvolvido.

Confira mais registros:

{gallery}UBS de Amontado{/gallery}

Militares de Israel se disfarçam de médicos, invadem hospital e matam 3 palestinos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Militares de Israel se disfarçaram de médicos e pacientes, invadiram um hospital na Cisjordânia ocupada e mataram três palestinos que estariam armados durante uma operação ocorrida nesta terça-feira (30).

Imagens divulgadas pela rede chinesa CCTV mostram uma dúzia de soldados, alguns usando trajes femininos e outros vestidos de profissionais de saúde, andando por um corredor da unidade médica com armas em punho. A operação foi coordenada por uma unidade secreta das forças israelenses.

Ao menos três palestinos foram mortos durante a invasão ao hospital Ibn Sina, localizado na cidade de Jenin. Um deles foi identificado por Tel Aviv como Mohammed Jalamneh, 27, e acusado de manter contatos com o quartel-general do Hamas no exterior e de planejar um novo ataque contra Israel inspirado nos atentados de 7 de outubro, quando terroristas assassinaram cerca de 1.200 pessoas.

Around 10 Israeli soldiers wearing civilian clothing and medical staff uniforms stormed Ibn Sina Hospital in Jenin, occupied West Bank, and killed three Palestinians on January 30 pic.twitter.com/NyG7yihmBZ

— TRT World (@trtworld) January 30, 2024

 

Líderes do Hamas admitiram que um dos mortos pertencia ao grupo. Os outros dois seriam irmãos e integrantes da facção Jihad Islâmico, que também atua na Faixa de Gaza. O hospital Ibn Sina comunicou que um deles recebia tratamento para um ferimento que havia paralisado suas pernas.

Segundo Tel Aviv, a operação comprova que os terroristas do Hamas se abrigam em áreas civis, incluindo hospitais, e usam a população como escudo. A facção já rejeitou várias vezes as acusações.

A operação é mais um sinal de que a guerra de Israel contra o Hamas em Gaza está se espalhando para outras frentes. Embora a Cisjordânia -uma área que os palestinos pretendem que faça parte de um Estado independente- tenha registrado um aumento da violência mesmo antes da eclosão da guerra de Gaza, o ataque ao hospital pode estimular uma fase mais intensa no conflito.

Em Gaza, as forças israelenses voltaram a travar batalhas contra membros do Hamas no norte do território, enquanto regiões do sul foram atingidos por bombardeios. Desde o início da guerra, 26.637 palestinos foram mortos e mais de 65 mil ficaram feridos, segundo a organização terrorista. O número de mortes aumenta a cada dia.

Israel, por sua vez, afirma que suas forças em Gaza mataram cerca de 9.000 pessoas que estariam envolvidas em ações terroristas, e que 221 de seus soldados foram mortos nos combates. Enquanto isso, os Estados Unidos estavam avaliando uma resposta a um ataque de drone realizado por grupos apoiados pelo Irã, que matou três soldados americanos na Jordânia na noite de sábado (27).

Homicida foragido da justiça é preso em São Fidélis

0
Foto: 141ª DP/São Fidélis

Policiais civis da 141ª DP (São Fidélis) prenderam, um homem acusado pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.

Ele foi capturado na localidade de Esperancinha, em São Fidélis, Região Norte do estado, após trabalho de inteligência. Contra o homem foi cumprido um mandado de prisão preventiva.

Jesus sexualizado? Cartaz para Semana Santa de Sevilha causa polêmica

0

O cartaz oficial da Semana Santa de Sevilha, no sul da Espanha, está causando polêmica.

A imagem, apresentada no sábado, deveria ser ‘espalhada’ um pouco por toda a cidade como forma de anunciar o evento, mas acabaram pedindo que fosse retirado uma vez que muitos a consideraram ofensiva.

A obra é do artista da terra, Salustiano García, e nela pode ver-se um Jesus Cristo coberto com um pano branco apenas da cintura para baixo.

Nas redes sociais, a imagem causou polêmica com uma uma associação católica ultraconservadora denunciando, inclusive, o seu caráter “sexualizado”.

Entre as criticas apresentadas, há quem considere que se trata de uma imagem efeminada de Jesus Cristo e outros dizem que a imagem em causa é provocadora.

Na segunda-feira, uma petição para eliminar a imagem da campanha de promoção da Semana Santa contava já com 10 mil assinaturas. 

“É preciso estar doente para ver sexualidade no meu Cristo”, afirmou o autor da peça, que revela que usou o filho como modelo para o cartaz.

“Nós os dois rimos com esta polêmica e estamos muito surpresos com a politização que está a ser feita com o quadro”, afirma o artista, que tem trabalhos expostos por todo o mundo.

Leia Também: Piloto de 23 anos morre após roubar avião e cair no Texas

Ataque hacker prejudica atendimento no Instituto Nacional de Câncer

0

Um ataque hacker invadiu o sistema de tecnologia do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, no último sábado (27). Segundo a instituição, os programas de segurança foram ativados, mas os serviços de tecnologia precisaram ser interrompidos para evitar danos.

O setor de radioterapia precisou ser suspenso temporariamente e só será retomado quando houver segurança necessária para o religamento do sistema, de acordo com a assessoria de imprensa do instituto. As marcações de consultas também foram interrompidas.

No entanto, de acordo com o Inca, as consultas agendadas estão ocorrendo normalmente, por meio de anotações manuais sobre a evolução do paciente e receitas feitas à mão. As internações, cirurgias, sessões de quimioterapia e o funcionamento do centro de tratamento intensivo (CTI) também continuam normais.

“O Inca reafirma o compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estamos acompanhando de perto o desenvolvimento do trabalho da equipe de TI para assegurar que o serviço ao público não seja prejudicado e as marcações possam ser retomadas”, informa nota divulgada pelo instituto.

O setor de radioterapia precisou ser suspenso temporariamente e só será retomado quando houver segur… 

Campanha de doação de sangue acontece em Atafona e no Açu

0
Foto: Divulgação Ascom SJB

O ônibus do Hemocentro Regional vai estar em São João da Barra nos dias 6 e 8 de fevereiro para mais uma campanha de doação de sangue. O atendimento acontece no dia 6 em Atafona, na Praça dos Meireles e, no dia 8 no Açu, em frente ao palco oficial, localizado na Rua Maria Luiz. O horário para o cadastro e coleta é das 8h às 15h.

A ação é realizada por meio de parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Instituto Pela Vida – Doando Esperança e o Hospital Ferreira Machado. Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg, em boas condições de saúde, alimentados e que não tenham ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.

No momento do cadastro o doador deverá apresentar documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado, sempre reforça o apelo para doações. A unidade é responsável pela demanda de todo o Norte e Noroeste Fluminense.

Fonte: Ascom SJB

Resultado do Sisu 2024 é divulgado nesta terça (30)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O MEC (Ministério da Educação) divulga nesta terça-feira (30) o resultado da primeira chamada de 2024 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa que oferece vagas em universidades federais a partir da prova do Enem.

O resultado do Sisu pode ser consultado no Portal Único de Acesso do MEC e nas instituições de ensino nas as quais o candidato se inscreveu.

Os selecionados têm de 1º a 7 de fevereiro para fazer a matrícula.

A partir deste ano, a seleção será única, e não mais semestral. Ao todo, são ofertadas 264.254 vagas em 127 instituições de ensino.

Além disso, o Sisu adotará as novas regras da Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência que cursaram o ensino médio em escola pública.

Outra novidade é que a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior que participam do programa. Assim, o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

CALENDÁRIO DO SISU 2024

– Resultado da chamada regular: 30.jan
– Matrícula: de 1º a 7.fev, observando dias, horários e locais de atendimento definidos pela instituição escolhida
– Inscrição na lista de espera: de 30.jan às 23h59 de 7.fev

Os selecionados têm de 1º a 7 de fevereiro para fazer a matrícula 

Guarixima e Retiro são contempladas com obras do “Praça Para Todos”

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, esteve nesta segunda-feira (29) em Guarixima e Retiro para assinar as ordens de serviço para a construção de praça com playground. A iniciativa integra o projeto “Praça Para Todos”, que já beneficiou diversas localidades como Deserto Feliz, Boa Vista Italiana e Lagoa Feia.

Os investimentos somam cerca de R$ 200 mil e contemplam iluminação, calçamento com intertravados, paisagismo e playground, conforme informações da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento. As praças serão construídas em anexo às unidades escolares das duas localidades.

— Fico muito feliz em assinar essas ordens de serviço que vão beneficiar alunos e moradores. Esta gestão trabalha com muito amor e carinho para oferecer o melhor para nossa população — afirmou a prefeita Francimara, que estava acompanhada do esposo e ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, de vereadores, secretários e assessores.

Paralelamente, o vice-prefeito Raliston Souza destacou que as realizações no município são consequências do trabalho em conjunto entre os órgãos e departamentos da prefeitura, bem como através da parceria com a Câmara Municipal.

Os vereadores Isaac Salvador e Fauazi Cherene, que indicaram a realização das obras, representaram os demais edis presentes e também ressaltaram a cooperação entre os poderes públicos em prol do município.

Novos investimentos — Em Guarixima, a prefeita Francimara anunciou a reforma da Escola Municipal Tibúrcio Barreto, situada na localidade. Ela informou ainda a reforma e ampliação da Escola Municipal Ilda Muylaert Machado, em Brejo Grande. A unidade escolar atende atualmente cerca de 400 alunos.

Obras em andamento — Durante a agenda, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, destacou que a prefeitura conta com diversas obras em andamento. A previsão é que todas sejam entregues no decorrer dos próximos meses.

Na área da educação, a construção das escolas municipais Antônio Paes Viana, em Imburi, e Décio Machado, em Barra do Itabapoana, que somam mais de R$ 4.300.000,00, entraram na reta final. Ambos os canteiros de obras foram visitados pela prefeita Francimara na última semana.

Além disso, segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, a reforma da Escola Municipal Manoel Azeredo, em Deserto Feliz, será entregue em fevereiro.

No setor da saúde, os trabalhos para concluir a sede própria do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) e os sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e as nove salas de Ambulatório de Especialidades Médicas do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC) seguem avançando.

Na área social, a sede própria do Centro de Convivência da Terceira Idade Nágme Jorge Abílio também está em ritmo acelerado.

Confira mais registros:

{gallery}Praca Para Todos em Guarixima e Retiro{/gallery}

Ministro britânico se demitiu por não conseguir pagar prestação da casa

0

O ex-ministro da Ciência, George Freeman, que se demitiu do governo britânico no ano passado, explicou que deixou o cargo porque não tinha condições de pagar a hipoteca da casa com um salário de quase 120 mil libras por ano (cerca de 500 mil reais).

De acordo com o The Guardian, o ex-governante britânico afirmou, numa publicação no seu blogue pessoal Substack, que “simplesmente não tinha condições de pagar” as suas prestações mensais depois de terem subido de 800 para duas mil libras (de R$ 4.500 para R$ 11.000). 

“Isto é economia política 2.0. Corremos o risco de tornar a política em algo que apenas os financiadores do Fundo Hedge, os jovens assessores de imprensa e os sindicalistas falidos podem dar-se ao luxo de fazer”, acrescentou.

Outro dos motivos, segundo George Freeman, é que os cinco cargos que ocupou sob a liderança de cinco primeiros-ministros diferentes o deixaram “exausto, falido e deprimido”, tendo perdido “o espírito irrepreensível de otimismo, esforço, trabalho em equipe e progresso”.

Depois de deixar o governo – que descreveu como uma “amante cruel” –  na remodelação de Rishi Sunak em novembro, Freeman passou a ter a “maior liberdade de todas”, podendo falar e escrever abertamente sobre o que aprendeu, conta no blogue.

Afastado do cargo de ministro, o deputado pode agora assumir empregos lucrativos fora do parlamento, sujeitos à aprovação pelo Comité Consultivo sobre Nomeações Empresariais (Acoba). 

Leia Também: Polícia encontra menina desaparecida nos EUA, veja o momento

Venezuela diz ter destruído pista clandestina usada por garimpo na terra yanomami

0

MANAUS, AM (FOLHAPRESS) – A Venezuela afirmou ter destruído uma pista de pouso clandestina usada como base por aviões que atuavam no garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Além da divulgação da informação em canais da Força Aérea do país, o governo venezuelano comunicou o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) sobre a destruição da pista.

O Ibama havia informado à embaixada da Venezuela no Brasil sobre a existência de duas pistas clandestinas na região de fronteira entre os dois países, com operação no país vizinho, a poucos quilômetros da terra yanomami, em Roraima.

Segundo as informações repassadas pela embaixada ao órgão ambiental, a pista destruída é a flagrada pela reportagem da Folha no último dia 10. As imagens divulgadas pelos militares venezuelanos têm semelhanças com a pista.

O jornal acompanhou uma visita de comitiva de ministros do governo Lula (PT) à região de Auaris, a mais distante do território, na fronteira com a Venezuela. No voo, foi possível flagrar a pista clandestina, com nove aviões estacionados. Segundo as coordenadas geográficas disponíveis, a estrutura logística estava localizada no território venezuelano, 5 km adentro.

O governo brasileiro chegou a planejar a destruição da pista e das aeronaves, mas o plano ficou pelo caminho diante da constatação de que a estrutura estava do lado venezuelano.

Agentes do Ibama já sabiam que as aeronaves eram operadas por brasileiros e atuavam na terra yanomami. A presença de um entreposto no lado venezuelano foi a forma encontrada para driblar a fiscalização.

Em dezembro, o Ibama destruiu duas aeronaves oriundas da pista clandestina na Venezuela, informação confirmada a partir de verificação do material de voo. Os aviões atuavam no garimpo na terra yanomami, em áreas de retomada de exploração ilegal de ouro e cassiterita, conforme o órgão. Em 2022, um avião do mesmo suposto dono dessa logística foi destruído pelo órgão ambiental.

O homem apontado pelo Ibama como responsável por essa logística do garimpo é José Olímpio Lima Silva Sobrinho, de Ji-Paraná (RO). Ele foi multado em mais de R$ 3 milhões no último dia 22.

À Folha de S.Paulo, por mensagem de telefone, Sobrinho disse que desconhece o assunto. “Meu representante está vendo isso”, afirmou ele, que não quis comentar as informações sobre a pista e as aeronaves clandestinas.

Os aviões que usavam a pista na Venezuela operavam em garimpos nas regiões de Homoxi e Xitei, entre outras, conforme informações levantadas pelo Ibama. É nessas regiões que a exploração ilegal de ouro retomou força, com consequência direta à saúde dos indígenas -a desnutrição se incorporou à rotina de crianças, e surtos de malária são corriqueiros.

Diante da persistência da crise humanitária dos yanomamis e dos repiques do garimpo ilegal, o governo federal anunciou a presença de uma “casa de governo” em Roraima para tratar das ações no território e a instalação de três bases de vigilância, com forças de segurança como PF (Polícia Federal) e Forças Armadas. Os gastos previstos são de R$ 1,2 bilhão.

Nos últimos meses, os militares brasileiros abandonaram ações na terra yanomami. O Exército não faz operações a contento, apesar da presença de dois PEFs (pelotões especiais de fronteira) exatamente nas regiões mais críticas, Auaris e Surucucu; a Aeronáutica falha no controle do espaço aéreo; e a Marinha errou estratégia usada em operação passada, segundo agentes de fiscalização.

Nesta segunda (29), o MPF (Ministério Público Federal) em Roraima informou que a Justiça Federal estabeleceu multa de R$ 1 milhão caso o governo não apresente, em 30 dias, um novo cronograma de ações para enfrentamento ao garimpo na terra yanomami. A decisão atende a pedido do MPF.

“A medida foi necessária diante da inércia do Estado brasileiro em elaborar um planejamento efetivo para a instalação de bases de proteção e retirada dos invasores do território tradicional”, afirmou a Procuradoria em Roraima.

Uma audiência de conciliação foi feita com integrantes do governo federal, e a União se comprometeu com um novo cronograma de ações de desintrusão, com uma base de vigilância e com a implementação de políticas públicas permanentes no território, conforme o MPF.

O Ibama havia informado à embaixada da Venezuela no Brasil sobre a existência de duas pistas clandes… 

Homem fica ferido após colisão seguido de capotamento em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta terça-feira (30), uma colisão seguida de capotamento envolvendo dois carros deixou um homem de 50 anos ferido no cruzamento das ruas Álvaro Tâmega e Gil de Góis, em Campos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h30, encontrando a vítima, oriunda de São Francisco de Itabapoana, com fraturas na perna e no braço. Apenas o homem estava presente no local do acidente, sendo socorrido para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

O homem estava dirigindo um táxi, modelo Doblô, que capotou devido ao impacto da colisão. Informações indicam que o outro veículo envolvido teria fugido do local.

Polícia Civil detém DJ de Campos por compartilhar vídeo íntimo de jovem de 21 anos

0
Foto: Divulgação DEAM

Na manhã desta terça-feira (30) policiais civis da DEAM-Campos, sob a coordenação da Delegada Titular Madeleine Dykeman, executaram dois mandados de busca e apreensão de celulares em desfavor de dois DJs nos bairros do Centro e Calabouço, ambos de Campos.

O inquérito policial em questão foi instaurado para investigar a autoria e circunstâncias do crime de transmitir cenas de sexo sem o consentimento da vítima, identificada pelas iniciais L.C.M, de 21 anos, alegadamente praticado por V.D.C, de 25 anos. O caso ocorreu na madrugada do dia 21 de janeiro, em um motel não identificado na cidade.

A vítima conheceu o autor em um condomínio na área central de Campos, dirigindo-se com ele para um motel em companhia de outro casal. Os dois casais compartilharam a mesma suíte, com a vítima e o autor utilizando a antessala, enquanto o outro casal utilizou o quarto. Durante um ato íntimo, a vítima percebeu que estava sendo filmada sem sua permissão, resultando no término imediato da relação.

Após exigir que o autor desbloqueasse seu aparelho, a vítima descobriu que ele havia enviado o vídeo para um DJ da cidade. Preocupada com a possível disseminação do vídeo, a vítima buscou a busca e apreensão nas residências dos envolvidos.

Ambos os envolvidos foram localizados e conduzidos à DEAM-Campos, onde prestaram depoimento e permitiram a análise de seus celulares mediante entrega de senhas. Na análise policial, o vídeo em questão não foi encontrado nos celulares, e não foram identificadas transmissões adicionais.

Os envolvidos foram ouvidos e liberados. O investigado que transmitiu o vídeo será indiciado como autor, enquanto o segundo envolvido será tratado como testemunha, uma vez que confirmou o recebimento do vídeo, apagando-o imediatamente e não o transmitindo a terceiros.

Esquema de segurança no carnaval de SP terá PMs durante o percurso dos blocos

0

O carnaval de 2024 no Estado de São Paulo contará com a segurança de 15 mil policiais militares – 1 mil a mais em relação a 2023 – e 6 mil viaturas espalhadas pelas cidades paulistas. Agentes à paisana que vão acompanhar os deslocamentos dos foliões nos blocos, e um efetivo treinado para atender ocorrências de importunação sexual também fazem parte da Operação Carnaval, que foi apresentada pela Polícia Militar nesta segunda-feira, 29.

O plano de segurança começará a ser colocado em prática no próximo sábado, dia 3, com as celebrações de pré-carnaval. Na proposta apresentada, os policiais ficarão empenhados também nos dias que antecedem o feriado (5 a 9 de fevereiro) e se estenderá depois da quarta-feira de cinzas, 14, até o dia 18, no domingo de pós-carnaval.

De acordo com a PM, a Operação Carnaval vai ter a participação das polícias rodoviárias, que terão o trabalho de assegurar a segurança nas estradas; e também da PM Ambiental, focada na prevenção de crimes e na proteção das pessoas que pularão o carnaval nas áreas rurais do território paulista.

Também haverá policiamento específico no litoral do Estado, além de reforço que já existe com a Operação Verão, que se encontra em andamento. A PM anunciou que serão usados drones, helicópteros e embarcações durante a operação.

Dentro do policiamento está prevista também a presença de policiais próximos às festas e agentes à paisana – policiais com trajes civis -, que vão se misturar com o público para fazer o monitoramento de atividades ilícitas e suspeitas durante as festividades.

Os policiais da Operação Carnaval tiveram treinamento específico para lidar com casos de importunação sexual, segundo a PM. Os agentes vão atuar no acolhimento e encaminhamento das vítimas para as redes de proteção.

O plano também terá, conforme a Polícia Militar, um policiamento ostensivo para flagrar roubos e furtos de celular, e um trabalho específico de combate a receptação dos aparelhos.

“A receptação dos celulares é muito rápida. O criminoso furta o celular, leva para outra pessoa e já sai daquela área. Por isso, estamos com uma operação em andamento justamente para combater a receptação de aparelhos de celular”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas, em nota.

Durante o carnaval de 2023, o Estado de São Paulo registrou 3.486 roubos e furtos de celular. Cerca de 630 prisões foram efetuadas. No balanço feito pela Secretaria de Segurança Pública, publicado antes do final de semana de pós-carnaval, os aparelhos foram recuperados em quase 600 ocorrências.

Apesar do número alto de roubos e furtos, a secretaria afirmou ter havido queda em relação às edições de 2020 e 2019 (as últimas no pré-pandemia), quando foram notificados, respectivamente, 5.450 e 5.471 crimes desse tipo.

Agentes à paisana que vão acompanhar os deslocamentos dos foliões nos blocos 

Pessoas com deficiência já podem renovar CNH em clínicas médicas credenciadas ao Detran

0
Foto: Divulgação Detran

A partir desta segunda-feira (29/01), pessoas com deficiência física estável poderão fazer a perícia médica para renovação de suas carteiras de habilitação diretamente nas clínicas médicas credenciadas pelo Detran.RJ em todo o Estado do Rio. A medida tem o objetivo de oferecer mais conforto e comodidade ao público PCD na renovação da CNH. A perícia poderá ser feita em uma das clínicas mais próximas à residência – como já ocorre com os exames médicos dos demais usuários. Deixa de ser necessário submeter-se à junta médica pericial do Detran.RJ.

Para renovar a carteira de habilitação, a pessoa com deficiência deverá, inicialmente, agendar atendimento no posto do Detran.RJ de sua preferência, para tirar foto e fazer biometria. O funcionário do posto vai informar a clínica sorteada, para onde o usuário deverá telefonar para marcar o exame de aptidão física e mental e, se for o caso, a avaliação psicológica. Se o médico constatar que a deficiência física da pessoa é compatível com as observações já registradas na CNH, adotará as medidas necessárias à expedição do novo documento. Assim, o procedimento fica bem mais simples e rápido.

Por lei, o público PCD tem direito a isenção de taxa na renovação da CNH. No agendamento para atendimento nos postos do Detran.RJ, o sistema vai verificar automaticamente o direito à gratuidade e não exigirá o pagamento de Duda. Já o preço do exame nas clínicas médicas será o mesmo cobrado dos usuários em geral.

A novidade atende ao público PCD apenas nos casos de renovação da CNH. Para a pessoa com deficiência que vai fazer a primeira perícia médica, para solicitar a primeira CNH com restrições de deficiência, continuará sendo necessário abrir processo administrativo e passar pela perícia do Detran.RJ. Neste caso, será atendido na sede do departamento, no Centro do Rio; no posto da Gávea, na Zona Sul; ou em Campos dos Goytacazes.

Hoje, no entanto, o maior volume de atendimentos é para PCDs que já têm a carteira com indicação da deficiência e podem fazer o exame em clínicas credenciadas. O agendamento será realizado pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

Os condutores que possuem visão monocular ou deficiência auditiva não precisam abrir processo administrativo, mesmo que ainda não tenham observações de deficiência da CNH. Basta agendar o serviço nos postos do Detran.RJ para serem direcionados às clínicas. Condutores com CNHs nas categorias C, D e E precisam fazer o exame toxicológico antes do exame médico.

Continuará sendo necessário apresentar laudo médico atestando o tipo e o grau da deficiência e indicando o código CID-10 da doença. A clínica credenciada irá examinar se as deficiências do usuário estão estáveis e se as observações existentes na CNH podem ser mantidas, ou se as mudanças observadas não afetam as adaptações veiculares já concedidas. Se for necessário incluir novas observações no documento, o PCD será encaminhado pela clínica para a perícia no Detran. Neste caso, o usuário deverá agendar o exame pericial pelo teleatendimento.

Para primeira habilitação de pessoa com deficiência, o primeiro passo é entrar com processo administrativo no Detran.RJ ou nas Ciretrans e SATs. A solicitação de laudo para isenção de impostos também deve ser feita através de processo administrativo. Os PCDs serão avaliados por uma junta médica no Serviço de Perícia Médica, para que sejam determinadas as restrições na CNH e indicadas as necessidades de adaptação veicular.

Para os serviços de adição ou mudança de categoria na CNH, as pessoas com deficiência não têm direito à isenção de taxas em função de sua condição médica. Se elas não tiverem as observações médicas pertinentes na CNH, continuarão solicitando atendimento para a primeira perícia via processo administrativo.

Fonte: Detran

Bombeiros localizam corpo de homem que se afogou na praia do Farol de São Tomé

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

O corpo de um homem, cuja identidade permanece desconhecida, vítima de afogamento no último domingo (28) na Praia do Farol de São Tomé, em Campos, foi localizado na manhã desta terça-feira (30).

Desde o momento do desaparecimento, equipes de mergulhadores e bombeiros intensificaram os esforços para localizar o jovem, que se afogou enquanto desfrutava de um banho de mar na direção do farol da Marinha. De acordo com informações dos Bombeiros, ele foi levado pela maré e submergiu.

Na segunda-feira (29), os militares utilizaram motos aquáticas, embarcações e um drone para auxiliar nas operações de busca.