Home Blog Page 2696

Joinville (SC) tem 75% da água cortada após vazamento de ácido em rio

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cidade mais populosa de Santa Catarina, Joinville está com 75% do abastecimento de água interrompido por causa de um vazamento de ácido sulfônico em rio.

O produto químico estava em um caminhão, que tombou na manhã desta segunda-feira (29), após bater em um barranco no km 14 da rodovia SC-418, na serra Dona Francisca.

A prefeitura decretou situação de emergência no município, e a captação da estação de tratamento de água do Cubatão foi totalmente fechada às 10h para evitar contaminação com resíduos do produto. A orientação é para que a população economize água.

O corte no fornecimento atingiu ao menos 34 bairros. “O fechamento irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo”, disse a prefeitura em suas redes sociais, alertando para a falta de água.

Segundo o município, a água armazenada em caixas d’água ou que chegar nas torneiras está própria para consumo.

A administração municipal da cidade de 616,3 mil habitantes afirmou que o avanço do ácido para águas da região foi constatado em um sobrevoo do prefeito Adriano Silva (Novo) de helicóptero. Um gabinete de crise foi montado para monitorar a situação.

Técnicos da Companhia Águas de Joinville supervisionam a água do rio Cubatão, com coleta para análise a cada meia hora, desde as 10h30.

Na primeira medição, feita meia hora após o fechamento preventivo da captação, o índice de contaminação da água do rio era de 0,19 mg do componente químico por litro de água. “O valor aceitável para o a presença do componente é de 0,5 mg/l”, disse trecho do texto.

Às 14h30, cerca de uma hora depois que a espuma que indica a presença do componente chegar às proximidades da ETA Cubatão, o índice atingiu o pico, de 1,09 mg/l. Na medição das 16h30, a taxa já havia baixado para 0,63 mg/l.

“As medições apontam para uma redução na taxa de contaminação, mas ainda não há previsão de abertura da captação e normalização dos serviços”, afirmou a prefeitura, em nota no início da noite.

Segundo a Companhia de Águas, o ácido sulfônico é utilizado como matéria ativa na produção de detergentes, xampus e cremes dentais.

“Em concentrações normais, o ácido lineal alquilbenceno sulfônico não apresenta característica tóxica para humanos, para a fauna ou para a flora.”

O Procon catarinense disse ter recebido uma denúncia de aumento repentino no preço da água no comércio de Joinville e que está monitorando possíveis abusos.

Por causa do acidente, a rodovia SC-418 foi interditada. O motorista, de 59 anos, teve de ser internado no Hospital Municipal São José, com ferimentos pelo corpo e não tem previsão de alta.

À Polícia Militar, o condutor do veículo disse que o acidente ocorreu por falta de freios no caminhão.

Leia Também: Vazamento de produto químico interrompe captação de água na cidade mais populosa de SC

O produto químico estava em um caminhão, que tombou na manhã desta segunda-feira (29), após bater em… 

Obras do Asfalto Novo seguem nesta terça-feira com duas frentes de serviços

0
Foto: Divulgação Ascom

As obras do Programa Asfalto Novo seguem nesta terça-feira (30) com duas frentes de serviços. Uma delas consistirá em aplicação de massa asfáltica na Avenida José Alves de Azevedo, sentido 28 de Março-Centro, no trecho entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Saldanha Marinho. Também será realizado o serviço de fresagem na Rua Conselheiro Otaviano, no trecho entre a Avenida José Alves de Azevedo e a Rua Treze de Maio.

Os motoristas que forem transitar pela Avenida José Alves de Azevedo devem ficar atentos quando aos desvios programados durante a aplicação de massa asfáltica. De acordo com Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), o retorno da José Aves, sentido 28 de Março, para José Alves sentido Centro será interditado, bem como o acesso da José Alves de Azevedo pela Avenida Nilo Peçanha.

Durante a execução do serviço de fresagem na Rua Conselheiro Otaviano, haverá interdição do acesso pela Rua Santo Afonso, porém os cruzamentos com as ruas Lacerda Sobrino e Treze de Maio estarão livres para travessia. Para evitar estacionamentos na Rua Conselheiro Otaviano, foi implantada sinalização que permanecerá até o fechamento do trecho para execução da obra. Foram colocadas 12 placas de parada e estacionamento proibidos.

As intervenções fazem parte do Programa Asfalto Novo, parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, que visa a recuperação asfáltica de 130 ruas e avenidas da cidade. De acordo com a Prefeitura de Campos, do total de ruas contempladas pelo programa, 91 já tiveram asfalto recuperado, o que representa cerca de 70% do total de vias. Ainda restam 39 ruas a serem fresadas e pavimentadas.

Fonte: Ascom

Bebê com doença rara emociona internet; menina nasceu sem pernas e braços

0

Uma bebê brasileira, que nasceu com duas síndromes raras – Pierre Robin e Tetra-amelia -, está emocionando os internautas.

A mãe da menina, que além de ter nascido sem os quatro membros tem dificuldades respiratórias e alimentares, compartilha nas redes sociais a rotina com a filha Ayla.

Só no Tik Tok, Emanoela Pereira acumula quase 154 mil seguidores e quatro milhões de likes.

Ao jornalO Globo, a mulher revelou que, no início estava insegura em compartilhar imagens da filha nas redes sociais, contudo, isso se revelou muito benéfico tanto para ela como para a menina, uma vez que permitiu com que encontrasse pessoas que sofrem do mesmo problema. Assim, as famílias podem compartilhar experiências e dicas.

Com as postagens da rotina de Ayla, a mãe também quis mostrar a todos os internautas que a filha é uma criança “normal” e “capaz”.

Nas redes sociais, os comentários são carinhosos do que esperava. “Ayla é linda e a sua mãe é maravilhosa” e “já me sinto uma tia de Ayla” são apenas alguns exemplos.

@emanoelabilicaoficial Rotina: Nossa terça-feira ? #maisumdiacomaayla #rotina #pierrerobinsyndrome #tetraameliasyndrome #ayla Fresh – Andsound

15 dias internada na UTI

Após nascimento, Ayla esteve internada durante 15 dias numa unidade de Terapia Intensiva, devido às dificuldades respiratórias que sentia.

De acordo com O Globo, a síndrome de Pierre Robin é caracterizada pela má-formação do queixo e pela “glossoptose”, isto é, o deslocamento posterior da língua em direção à faringe, associada à obstrução das vias respiratórias.

Já a síndrome de Tetra-amelia é uma má-formação caracterizada pela ausência dos quatro membros. A condição é extremamente rara. Apesar de terem realizado já vários exames, os médicos ainda não descobriram o motivo da má-formação.

Leia Também: Banco alimentar recebe molho de queijo com validade expirada há 25 anos

Ayla sofre da síndrome de Pierre Robin e de Tetra-amelia 

Homem é baleado durante tentativa de assalto em Guarus

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Um homem foi baleado durante uma tentativa de assalto na tarde desta segunda-feira (29), na Avenida Carmem Carneiro, próximo à Estrada da Codin, em Guarus, Campos.

Dois homens armados em uma motocicleta e trajando uniformes de garis abordaram a vítima, exigindo a entrega de seu celular. Após a vítima afirmar que não possuía celular, o assaltante na garupa da moto disparou um tiro, atingindo o braço da vítima.

Os criminosos fugiram em alta velocidade. A vítima recebeu atendimento no Hospital Ferreira Machado (HFM) e, após a alta médica, registrou o caso na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.

Polícia encontra menina desaparecida nos EUA, veja o momento

0

Uma menina de 11 anos foi encontrada pela polícia na sexta-feira (27) em um banheiro de um parque na Flórida, nos Estados Unidos. O alerta para o desaparecimento da criança foi dado por volta das 20h.

Os agentes rastrearam a menina até a casa de vizinhos, segundo a Fox News. A polícia descobriu então que os moradores da casa haviam dado carona à criança até um complexo de apartamentos.

Quando chegaram ao local, os policiais encontraram a porta do banheiro trancada. No interior, estava a menina, que acabou por ser convencida pela polícia a destrancar a porta.

A polícia divulgou um vídeo do resgate, que mostra a menina sendo retirada do banheiro em segurança. Ela não sofreu ferimentos.

Leia Também: Sérgio Hondjakoff reencontra o pai após ameaça de agressão: “Saudade”

Região portuguesa dos Açores é atingida por fortes chuvas e inundações

0

O mau tempo que atingiu os Açores nas últimas horas causou mais de 30 ocorrências em quatro ilhas, a maioria no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Segundo a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Serviço Municipal de Proteção Civil registou, até à noite de segunda-feira, 29 de janeiro, 25 ocorrências nas freguesias dos Arrifes, Ginetes, Feteiras, Mosteiros, Sete Cidades, Pilar da Bretanha, Remédios, Santa Bárbara, Santo António e Capelas.

Todas as situações referem-se a inundações em casas e ruas e bloqueio de estradas.

Nas redes sociais, moradores destas regiões compartilharam vídeos e imagens da situação.

Nas Sete Cidades, por exemplo, as estradas ficaram completamente inundadas e os carros tiveram dificuldades para circular. No grupo de Facebook do local, um vídeo mostra a lagoa transbordando.

No bairro dos Mosteiros, uma estrada também ficou inundada.

A Proteção Civil dos Açores está acompanhando a situação e  prestando apoio às famílias afetadas.

Localização dos Açores

Os Açores são um arquipélago de nove ilhas no Oceano Atlântico, a cerca de 1.500 quilômetros da costa de Portugal. As ilhas mais conhecidas são São Miguel, Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Flores.

As ilhas dos Açores são de origem vulcânica e têm uma paisagem deslumbrante, com montanhas, florestas, praias e lagoas. O clima é temperado, com temperaturas médias anuais entre 15 e 25 graus Celsius.

Leia Também: Policial salva dois labradores presos em lago de gelo; veja o momento

Policial salva dois labradores presos em lago de gelo; veja o momento

0

Um agente do Departamento de Polícia de Fort Wayne, no estado americano do Indiana, salvou dois labradores que caíram em um lago congelado no último domingo, dia 28 de janeiro.

De acordo com a autoridade, o alerta foi dado às 7h38 da manhã (12h38 em Lisboa) por um morador preocupado com a possibilidade de um cão ter caído no lago no Reservoir Park. Na época, a temperatura era de 34 graus Fahrenheit (1ºC) e a chuva começava a se transformar em neve úmida.

“O morador ouviu um cão latindo e viu algo preto na água do parque”, explicou a polícia nas redes sociais. “Um agente estava perto do parque e respondeu ao alerta”.

No local, o policial localizou dois cães labradores pretos que haviam caído no gelo. Os animais pareciam não conseguir sair da água e estavam com as cabeças e patas dianteiras agarradas ao rebordo de concreto que circundava a água.

A história teve um final feliz, com o policial conseguindo agarrar cada um dos cães e puxá-los para um local seguro.

Os “simpáticos labradores” foram então entregues ao canil de Fort Wayne, na esperança de serem reunidos com seus donos ou de encontrarem um novo lar.

Veja o momento do resgate na galeria acima. 

Leia Também: Pai doente deixa hospital pela primeira vez em meses para ver filha jogar

Fenômeno raro: Cientistas alertam para "apocalipse das cigarras" nos EUA

0

Pela primeira vez desde o século 19, duas grandes ninhadas de cigarras estão prestes a emergir simultaneamente do solo nos Estados Unidos, prometendo uma visita peculiar. Estima-se que triliões desses insetos andarão pelo país durante aproximadamente seis semanas, marcando o início da primavera no hemisfério norte, antes de colocarem ovos e morrer.

De acordo com o Daily Mail, isto acontece 12 vezes a cada 221 anos, mas esta é a primeira vez desde 1803 que estas diferentes ninhadas de insetos surgirão em simultâneo.

Os dois grupos de cigarras são conhecidos por Brood XIX e Brood XIII, o primeiro surge a cada 17 anos, e o segundo a cada 13 anos.

De acordo com o alerta do professor da Tennessee Tech Univesity, a invasão de cigarras está prevista para atingir 16 estados e poderá fazer com que árvores sejam “danificadas sem possibilidade de recuperação”.

As espécies da Brood XIX começarão a surgir no sul do país em maio, enquanto as espécies da Brood XIII começarão a vida adulta no norte desde abril até à segunda semana de maio.

O evento raro já está a ser apelidado nas redes sociais de “apocalipse das cigarras”.

Leia Também: Piloto de 23 anos morre após roubar avião e cair no Texas

Pai doente deixa hospital pela primeira vez em meses para ver filha jogar

0

Randy Knecht, um homem de Wisconsin, nos Estados Unidos, que não podia ver os jogos de basquete da filha, Ana, devido a problemas de saúde, conseguiu surpreende-la.

O pai, que treinou futebol e basquete na mesma escola onde a filha estuda, a Cochrane-Fountain City High School, está a ser tratado de vários problemas de saúde, incluindo diabetes, num centro médico em Wabash, Minnesota.

Impedido de acompanhar os jogos da filha, Knecht e os amigos pensaram numa forma de surpreender Ana na “noite dos pais” do basquete da escola.

“O plano começou como um objetivo: estabelecer uma meta para sair deste sítio a tempo da noite dos pais de Ana”, revelou ao Good Morning America.

Para isso, contaram com a ajuda de dois amigos e esperaram que Ana não desconfiasse, uma vez que Knecht já lhe tinha dito que não conseguiria ir devido aos seus problemas de saúde.

No dia 16 de janeiro, os amigos de Knecht foram buscá-lo e levaram-no para o grande jogo.

Quando Ana viu o pai, ficou em choque. Num vídeo captado pela WXOW, afiliada da ABC, Ana pode ser vista a caminhar até ao pai, com os olhos a lacrimejar e a segurar uma rosa. Knecht, igualmente emocionado, sentado numa cadeira de rodas elétrica, recebe o abraço caloroso da filha.

“Eu não fazia ideia e fiquei muito chocada. Pensei que estava a sonhar. Apenas abracei a minha mãe e chorei. Desci, abracei-o e disse olá”, revelou Ana Knecht ao WXOW.

Knecht contou a Ana toda a aventura de preparação e disse que a amava muito. “‘Eu amo-te, Annie, e trabalhámos duro para montar isso'”, lembrou o pai.

O homem, que tem problemas de visão, descreveu ainda que, num momento em que Ana marcou um cesto, de repente conseguiu ver a 100% o momento que mais importava. “O melhor dia da minha vida”, destacou Knecht.

Leia Também: Fenômeno raro: Cientistas alertam para “apocalipse das cigarras” nos EUA

Piloto de 23 anos morre após roubar avião e cair no Texas

0

Um jovem piloto de 23 anos morreu na última quarta-feira (24/01) após roubar um avião de uma escola de aviação em Dallas, nos Estados Unidos. Logan Timothy James, que havia obtido seu certificado de piloto privado apenas alguns dias antes, decolou com o Cessna 172 Skyhawk da ATP Flight School no Aeroporto de Addison, mas perdeu o controle da aeronave e caiu em um campo aberto a cerca de 130 quilômetros de distância.

De acordo com o Departamento de Segurança Pública do Texas, James foi autorizado a realizar manobras de toque e arremetida no aeroporto, mas após o primeiro pouso e decolagem, ele afirmou que não obedeceria mais as instruções do controlador de voo. “Estou subindo e vou em direção a tudo. A essa altura, vocês provavelmente perceberam que não vou ouvir as instruções de vocês e estou apenas indo para o leste do Texas”, diz o rapaz em áudio divulgado pela VasAviation.

A escola de aviação ATP Flight School afirmou que James era um aluno certificado e que o acidente ocorreu numa área remota e não houve outros feridos. As autoridades locais e federais ainda estão investigando o incidente.

Leia Também: Atriz Claudia Alencar permanece estável, mas não consegue mais andar

Chuva causa uma morte e estragos em mais de 30 municípios em Santa Catarina

0

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – A chuva forte que atinge Santa Catarina desde domingo (28) já provocou uma morte e estragos em mais de 30 municípios, segundo a Defesa Civil do estado.

A vítima é João Gustavo Barbosa Cândido, de 17 anos. O adolescente foi encontrado morto na madrugada desta segunda (29) no município de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, um dos mais afetados pelo temporal. Ele estava desaparecido desde a tarde de domingo, quando andava de bicicleta.

Conforme testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros, o adolescente teria sido arrastado pela correnteza e submergiu. O município teve as ruas invadidas pela água devido à cheia do rio Imaruí.

A escola em que João Gustavo estudava e o governador de SC, Jorginho Mello (PL), lamentaram a morte do jovem em publicações nas redes sociais.

Outro município fortemente afetado é Jaraguá do Sul, na região norte de SC, onde no domingo choveu mais de 50 mm em menos de uma hora, provocando enxurradas repentinas de água e lama, que invadiram ruas e imóveis na cidade. Segundo a Defesa Civil, 40 pessoas estão desalojadas e ainda há pontos com risco de deslizamento.

Em Itapoá, no litoral norte do estado, 117 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.

Embora a meteorologia aponte que o pior já passou, a Defesa Civil catarinense emitiu alertas com risco alto de “temporal com raios, rajadas de vento, alagamentos e risco de enxurradas” em diferentes regiões do centro até a costa catarinense válidos até o final da tarde desta segunda-feira.

Esses temporais, com chuva muito intensa por um curto período de tempo, ocorrem devido a uma formação semelhante a um ciclone, que está sobre o oceano Atlântico, em combinação ao calor e à umidade sobre o estado.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) tem alerta amarelo, de “perigo potencial” de chuvas intensas no leste, em parte dos municípios da área central de SC, como a região de Lages, e na serra do Rio Grande do Sul, válido até as 21h desta segunda. As regiões em alerta ficam a oeste das mais afetadas desde domingo, como Jaraguá do Sul, Blumenau e a Grande Florianópolis.

Um adolescente foi encontrado morto na madrugada desta segunda (29) no município de São Pedro de Alc… 

Vazamento de produto químico interrompe captação de água na cidade mais populosa de SC

0

Um caminhão que transportava ácido sulfônico tombou e pegou fogo enquanto trafegava pela rodovia SC-418, na serra Dona Francisca, em Joinville, na manhã desta segunda-feira, 29. O produto, usado na fabricação de detergentes e outros produtos de limpeza, vazou e chegou ao rio Seco, que deságua no rio Cubatão.

Às 10 horas, a empresa responsável pela captação e distribuição de água em Joinville interrompeu a captação de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) do rio Cubatão.

Isso afetou 34 dos 43 bairros de Joinville e deve causar falta de água em 75% da cidade, segundo prevê a prefeitura.

Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina, com 616 mil habitantes.

O acidente ocorreu por volta das 9h30 e mobilizou equipes da Polícia Militar Ambiental, da Defesa Civil de Joinville, da secretaria estadual do Meio Ambiente e da prefeitura de Joinville. A prefeitura decretou situação de emergência. O produto chegou a cursos d’água e formou uma espuma branca.

O prefeito Adriano Silva (Novo) sobrevoou o local do acidente e constatou que o produto avançava com velocidade pelas águas da região, segundo nota publicada pela prefeitura de Joinville nas redes sociais no final da manhã.

Ainda conforme a prefeitura, a substância chegou às proximidades da estação às 13 horas, três horas após a interrupção da captação.

“Estamos com uma operação montada com caminhões-pipa para garantir o abastecimento das unidades de saúde. Reforçamos o pedido para que os joinvilenses economizem água ao máximo, para que a falta não seja sentida nos serviços essenciais”, afirmou o prefeito, segundo nota da prefeitura.

De acordo com a prefeitura, técnicos da Companhia Águas de Joinville estão monitorando a água do rio Cubatão desde a manhã. A coleta próxima à Estação de Tratamento de Água (ETA) ocorre a cada meia hora, desde às 10h30. As medições apontam para uma redução na taxa de contaminação, mas ainda não há previsão de abertura da captação e normalização dos serviços.

Na primeira medição, o índice de contaminação da água do rio era de 0,19 mg do componente químico por litro de água (mg/L). O valor aceitável para a presença do componente é de 0,5 mg/L.

Às 14h30, o índice atingiu o pico até o momento, que foi de 1,09 mg/L. Na medição das 16h30, a taxa já havia baixado para 0,63 mg/L.

Mesmo com a redução, ainda não é possível afirmar quando a captação será retomada e o serviço restabelecido.

O produto vazou e chegou ao rio Seco, que deságua no rio Cubatão 

Jovem fica gravemente ferida após ser mordida por tubarão na Austrália

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma mulher ficou gravemente ferida após ser mordida por um tubarão enquanto nadava em uma área próxima a um píer particular no porto de Sydney, na Austrália.

Um porta-voz do serviço de resgate de New South Wales informou que a mulher sofreu ferimentos graves e corre o risco de perder a pena. A jovem, de 25 anos, foi mordida na perna direita, em Elizabeth Bay, New South Wales, por volta das 19h45 desta segunda-feira (29) (horário local), segundo apurou o jornal The Guardian.

A vítima foi retirada da água com um sangramento grave. Um veterinário que passava pelo local auxiliou a mulher, aplicando um torniquete em sua perna para estancar a hemorragia, antes da chegada dos paramédicos. A jovem foi levada de helicóptero ao Hospital St Vincents, onde permanece internada.

Segundo as autoridades, a mulher foi provavelmente mordida por um tubarão-touro. A polícia de New South Wales disse que agentes vinculados ao Comando da Área Policial de Kings Cross auxiliaram os paramédicos no local.
A polícia foi informada de que a jovem estava se afastando do píer [enquanto nadava] no momento do ataque. O Comando da Área Marinha está patrulhando a área por precaução. Porta-voz da polícia ao portal de notícias australiano News.com.au.

O tubarão-touro alcança 3,9 metros de comprimento e possui a mordida mais forte entre as espécies, com uma carga de 6.000 newtons.

Futebol dos Artistas é sucesso em Guaxindiba

0

Sucesso mais uma edição do Futebol dos Artistas, que aconteceu no último sábado (27), no Estádio Nélson Silva, o Campo do Fiinho, em Guaxindiba. O evento, promovido pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, integra a programação do Verão da Família 2024.

Um bom público esteve presente para ver de perto os artistas Raphael Vianna, que interpretou o capitão Mateus na novela “O Tempo Não Para”; Gil Coelho, o Franco de “Terra e Paixão”; Cláudio Gabriel, o Tadeu de “Terra e Paixão”; e Rafael Gualandi, o Enzo em “Terra e Paixão”, todas produções recentes da Rede Globo.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos, acompanhada do marido e ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos e da filha do casal Maria Fernanda, além do vice-prefeito Raliston Souza e de secretários, assessores e de um grupo de vereadores, também prestigiou o Futebol dos Artistas.

“Este é um dos eventos mais tradicionais da programação do Verão da Família 2024, que é promovido pela prefeitura através de diversos órgãos. Agradeço a todos que estiveram presentes em mais uma atração na estação mais quente do ano”, ressaltou Francimara.

O diretor de Esportes, Dover Pereira, acompanhado do secretário da pasta, Domires Júnior, o Pachola, reforçou as palavras da prefeita.

“O evento engrandece ainda mais a programação de verão de SFI, proporcionando uma grande movimentação e fomentando a economia. O público, principalmente infantil, tem a oportunidade de interagir com os artistas, que distribuíram camisas personalizadas autografadas. A atração já virou um marco durante o verão no município”, destacou o diretor.

São Paulo bate recorde histórico de casos de dengue em janeiro

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo contabilizou 1.792 casos de dengue nas primeiras três semanas de janeiro, número que já ultrapassa o total registrado no primeiro mês do ano desde o início da série histórica, em 2015. O recorde anterior ocorreu em 2016, quando foram contabilizadas 1252 confirmações da doença.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pela Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com a pasta, foram notificados 5.052 casos de dengue de 1 a 20 de janeiro, dos quais 1.792 foram confirmados e são autóctones, ou seja, a infecção pelo vírus ocorreu no próprio município.

Também foram notificados quatro casos de zika vírus, 45 de chikungunya e dois de febre amarela. Assim como para a dengue, não há nenhum óbito associado a essas enfermidades em 2024 na cidade, de acordo com a pasta.

A capital possui INC de 14,9, ou seja, cerca de 15 casos confirmados por 100 mil habitantes. A taxa, porém, varia entre as regiões.

O maior coeficiente da cidade encontra-se no Jaguara, na zona oeste da cidade. Foram 127 confirmações, ocasionando uma taxa de 534,5.

Na região central, o distrito administrativo com maior INC é a Santa Cecília (12,4 a cada 100 mil habitantes), com 11 casos de dengue confirmados. Já na zona leste, Itaquera possui o maior INC. Foram 188 casos confirmados desde o início do ano, levando a uma taxa de 88.

Na zona norte, o Jaçanã teve 51 ocorrências confirmadas (INC de 52,9); na zona sul, o Campo Limpo soma mais casos de dengue, 103 (INC de 44,2); e na região sudeste, a água Rasa lidera a lista, com 24 confirmações e coeficiente de 24,5.

Segundo a administração municipal, as ações de combate à dengue serão ampliadas a partir de 1º de fevereiro com o aumento do efetivo de agentes ambientais e de saúde. O número passará de 2 mil para 12 mil funcionários no trabalho de identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Também está previsto para este sábado (3) um “Dia D” de ação de combate à doença. Todas as 471 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas das 8h às 17h com profissionais médicos e de enfermagem para realizar atendimento e testes rápidos de dengue.

COMO ELIMINAR FOCOS DE DENGUE

– Tampe a caixa d’água e outros reservatórios de água
– Retire folhas ou sujeiras que podem gerar acúmulo de água nas calhas
– Guarde pneus em locais cobertos
– Guarde baldes e garrafas com a boca virada para baixo
– Realize limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água
– Limpe e retire acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e geladeiras
– Lave as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e bucha
– Jogue as larvas na terra ou no chão seco
– Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida – Utilize areia nos pratos de vasos de plantas
– Retire água de plantas como bambu e bromélias
– Limpe as piscinas
– Guarde ou jogue no lixo os objetos que podem acumular água

Foram contabilizados 1.792 casos de dengue nas primeiras três semanas de janeiro na cidade 

Municípios de MT voltam a recomendar uso de máscaras contra a covid-19; entenda

0

Três municípios de Mato Grosso voltaram a recomendar à população o uso de máscaras como medida preventiva contra a covid-19 nas unidades de saúde e em locais de grande movimento. A orientação acontece devido ao aumento de casos da doença.

Por enquanto, a recomendação vale para Água Boa (736 km de Cuiabá), Nova Xavantina (651 km de Cuiabá) e Cáceres (218,1 km de Cuiabá).

Em Cáceres, segundo boletim da Coordenação de Vigilância em Saúde, foram confirmados 185 casos até o dia 25 deste mês. Desse total, 157 pessoas são monitoradas, 14 estão internadas e 14 já receberam liberação. Não há registro de óbito.

Para o secretário municipal de saúde, Vitor Miguel Oliveira, a medida oferece uma “camada” adicional de proteção e serve como uma ferramenta para conter a propagação do vírus. “O uso de máscara não é apenas uma precaução individual, mas uma expressão de responsabilidade coletiva”, disse, acrescentando que “ao adotar essa prática, os indivíduos contribuem para a proteção da comunidade, especialmente daqueles que são mais vulneráveis”.

No município de Água Boa, segundo boletim da secretaria municipal de Saúde, foram registrados 30 casos positivos no período de 1 a 25 deste mês. Desses, 15 permanecem em isolamento domiciliar e um evoluiu para óbito. Em Nova Xavantina, foram registrados, segundo a secretaria municipal de saúde, dois casos.

Nova subvariante

Mato Grosso entrou em estado de alerta depois que o Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado de Saúde sequenciou e identificou uma nova subvariante do coronavírus, chamada JN 2.5, integrante da família da Ômicron. Até então, essa cepa não havia sido identificada no Brasil.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado orienta que a população fique alerta em relação a sintomas gripais e utilize máscara em caso de gripe ou resfriado. Além disso, pede atenção especial à higienização das mãos, com uso de sabão e/ou álcool 70%.

Outra medida essencial frisada pelos especialistas é manter a vacinação contra o coronavírus em dia. “Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes.

A orientação acontece devido ao aumento de casos da doença 

Agricultores em fúria cercam Paris, e governo promete medidas para encerrar crise

0

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) – Cerca de 800 tratores de “agricultores em fúria” na França -movimento de protesto por melhores condições econômicas que entra em sua segunda semana de forte mobilização- bloquearam oito rodovias em torno da Grande Paris nesta segunda-feira (29).

O movimento é centralizado pelo maior sindicato agrícola da França, a FNSEA (Federação Nacional dos Sindicatos dos Agricultores), ao lado dos Jovens Agricultores (JA).

As entidades já haviam falado de um cerco a Paris na sexta-feira, mas ele foi afinal anunciado, com hora marcada para as 14h locais (10h no horário de Brasília). Por volta das 17h, estavam paradas as rodovias A1, A4, A5, A6, A10, A13, A15 e A16, todas elas rotas de entrada para a capital.

“Nosso objetivo não é aborrecer ou arruinar a vida dos franceses”, disse o presidente da FNSEA, Arnaud Rousseau, à rádio RTL. “Nosso objetivo é pressionar o governo para garantir que, rapidamente, encontremos soluções para acabar com a crise.”

Ele acrescentou que, quando as ações acontecem longe de Paris, “a mensagem não é recebida”. Nenhuma região da França será poupada dos bloqueios rodoviários, alertou.

O ministro da Agricultura, Marc Fesneau, disse que novas medidas seriam anunciadas em 48 horas, até a próxima quarta-feira (31). Mais tarde, após reunião com o primeiro-ministro Gabriel Attal, afirmou que o faria na terça (30). Já Attal receberia os sindicatos ainda nesta segunda para ouvir suas reivindicações.

Na sexta-feira, em reunião com fazendeiros, o primeiro-ministro anunciou o fim do aumento gradual de um imposto sobre o diesel não rodoviário (combustível obrigatório de máquinas agrícolas na França), além de outras medidas. Mas estas foram consideradas insuficientes pela classe.

Já o presidente Emmanuel Macron informou que falará com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quinta-feira (1º), em Bruxelas, sobre a crise no mundo agrícola.

Existem quase 400 mil agricultores na França, país com a maior produção agrícola da União Europeia. Muitos desses trabalhadores enfrentam dificuldades financeiras e dizem que os seus meios de subsistência estão sendo ameaçados à medida que os comerciantes de alimentos, orientados pelo governo, aumentam a pressão para que eles baixem os preços da produção neste período de inflação elevada.

Além disso, eles protestam contra a competição com importações baratas (especialmente de grãos ucranianos, mas também do que pode vir de um eventual acordo com o Mercosul) e contra o acordo verde da União Europeia, que impõe cada vez mais padrões ambientais à produção agrícola.

Desde o início da mobilização, as cercas vivas se tornaram um símbolo dos problemas dos agricultores com o acordo verde. Por séculos, essas cercas trançadas têm sido plantadas nos campos da Europa para servir de barreira natural para rebanhos. Também têm uma função ecológica ao promover a circulação de sementes transportadas por pássaros e outros pequenos animais que a sebe abriga.

No entanto, os fazendeiros reclamam que atualmente há tanta regulação feita por burocratas e políticos que é quase impossível plantar uma simples cerca. Um estudo feito pelo departamento de Manche, no noroeste da França, listou 14 normas que podem ser aplicadas, de diferentes regulações relativas ao tema.

Por exemplo, uma sebe plantada à margem de um curso de água é regida pelo código ambiental federal, enquanto se estiver localizada dentro de um perímetro de proteção de captação de água potável será regulada ainda pelo código de saúde pública. Caso também esteja próximo a um monumento histórico ou sítio notável, deverá ser aplicado ainda o código do patrimônio.

Resultado de selecionados na primeira chamada do Sisu saem nesta terça

0

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (30) o resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São, ao todo, 264.360 vagas disponíveis, distribuídas entre 127 instituições de educação superior participantes do programa.

As inscrições ocorreram de 22 a 25 de janeiro e as matrículas acontecem do dia 1º ao dia 7 de fevereiro. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, estudantes não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

São 264.360 vagas disponíveis ao todo 

Mais de 50 buggies no 1º Encontro de Bugueiros

0

O litoral de São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu no último domingo (28) a primeira edição do Encontro de Bugueiros, promovido em parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur). De acordo com a organização do evento, mais de 50 veículos participaram, sendo alguns oriundos de municípios vizinhos, como Campos dos Goytacazes, e do Estado do Espírito Santo, como Marataízes, Vitória e Vila Velha.

O evento começou no pátio da prefeitura, onde aconteceu a concentração. Da área central do município, os bugueiros foram para a Praça do Pescador em Guaxindiba, onde ficaram em exposição por cerca de 30 min. De lá, o cortejo seguiu para Santa Clara, onde o show com a cantora de pagode Karine Carvalho encerrou o encontro.

Ao lado do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Júnior Junqueira, o vice-prefeito Raliston Souza acompanhou todo o percurso dos buggies e destacou o sucesso da primeira edição do evento, sendo uma das marcas do Verão da Família 2024.

— Pessoas de várias idades participaram e acompanharam o trajeto dos buggies. Em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, agradeço aos organizadores, nossa população e nossos visitantes por terem contribuído com este que, certamente, é o primeiro de muitos encontros de bugueiros que nosso litoral ainda vai receber — afirmou o vice-prefeito. 

Todo o percurso foi acompanhado por agentes e viaturas de órgãos que compõem a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), como também do Serviço Municipal de Resgate (SMR) da Secretaria Municipal de Saúde e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

Asfalto Novo: saiba quais ruas estão interditadas para obras na área central de Campos

0
Foto: Divulgação Ascom
As obras do Programa Asfalto Novo seguiram nesta segunda-feira (29) na área central do município, com execução do serviço de aplicação de massa asfáltica na Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), sentido 28 de Março-Centro, no trecho entre da Rua Alvarenga Filho até a 28 de Março. Já no sentido Centro-28 de Março, a interdição aconteceu no trecho da Avenida Nilo Peçanha até a 28 de Março. As ruas interditadas e as previstas para os próximos dias foram divulgadas na última semana (AQUI).

Nesta segunda, o acesso à Avenida José Alves de Azevedo pela Rua Doutor Siqueira está interditado. Como opção de desvio, os motoristas podem utilizar a Avenida Pelinca e Conselheiro Otaviano. O acesso à Beira-Valão também está bloqueado pela Avenida Nilo Peçanha.

De acordo com o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, é importante que os motoristas estejam atentos às interdições dos trechos para evitar retenções nas vias.

“Pedimos a paciência de todos com os transtornos e que procurem as alternativas de desvios do trânsito. A obra do Asfalto Novo tem como finalidade garantir mais segurança e fluidez aos usuários”, ressaltou Mansur.

O subsecretário lembrou ainda que os motoristas devem evitar estacionar nos trechos que ficarão interditados para a execução dos serviços conforme o cronograma, sob pena de multa e reboque dos veículos.

Confira a programação semanal das obras e interdições (AQUI).

Programa Asfalto Novo

As intervenções fazem parte do Programa Asfalto Novo, parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, que visa a recuperação asfáltica de 130 ruas e avenidas da cidade. De acordo com a Prefeitura de Campos, do total de ruas contempladas pelo programa, 91 já tiveram asfalto recuperado, o que representa cerca de 70% do total de vias. Ainda restam 39 ruas a serem fresadas e pavimentadas.

Fonte: Ascom