Home Blog Page 2712

Estudante dirigiu 300KM após levar tiro na cabeça no Rio

0

O estudante Mateus Facio, de 21 anos, levou um tiro na cabeça em uma praia de Cabo Frio durante o Réveillon seguiu os dias de descanso acreditando ter sido atingido por uma pedrada e viajou mais de 300 km dirigindo o carro até o município de Juiz de Fora, onde mora.

Após realizar a viagem de mais de 7 horas, Mateus Facio seguiu a vida normalmente até que, quatro dias depois, começou a se sentir mal e procurou um hospital da cidade.

Só após exames, descobriu que o que pensava ser uma pedrada levada no dia 31 de dezembro, na verdade, foi um disparo de projétil calibre 9 milímetros que estava alojada em sua cabeça.

[Legenda]© Reprodução / X  

“No dia 2 [de janeiro] volto para Juiz de Fora, sem sentir nada. No dia 3 trabalhei pela manhã, à tarde fui no Rio de Janeiro, num bate e volta para resolver umas coisas. No dia 4 foi quando eu descobri o que tinha realmente acontecido porque à tarde fui tirar um cochilo e acordei com o braço um pouco bobo, a mão com movimento estranho, sentia os dedos mexendo, mas não tinha confiança para pegar uma coisa”. afirmou Mateus.

Leia Também: Temporais provocam alagamentos e deixam 3 mortos no interior de SP

 

Após realizar a viagem de mais de 7 horas, Mateus Facio seguiu a vida normalmente até que, quatro di… 

Mãe e filha morrem afogadas durante temporal no interior de SP

0

FÁBIO PESCARINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Duas mulheres morreram afogadas, após serem arrastadas pela chuva na tarde desta sexta-feira (19), em Limeira (a 151 km de São Paulo), na região de Campinas.

Segundo a Defesa Civil estadual, as vítimas são mãe e filha e têm 70 e 35 anos de idade. Elas foram levadas pela enxurrada no bairro Las Palmas.

As duas teriam sido arrastadas logo após saírem de um carro para tentar evitar que o veículo fosse levado pela água.

Choveu forte nesta sexta em várias regiões do estado de São Paulo. Além de Campinas, a Defesa Civil emitiu alertas de chuva em Franca e Presidente Prudente.
Na semana passada, quatro pessoas morreram por causa das chuvas em São Paulo.

Pelo terceiro dia seguido a cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção para alagamentos por causa da chuva. O alerta foi feito às 17h47 desta sexta pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura paulista.

De acordo com o órgão municipal, a chuva começou pelas zonas leste e sul, e em parte do centro, do município. No início da noite, porém, se expandiu para todo o município, inclusive, com alerta para alagamentos nas marginais Tietê e Pinheiros.

Na zona sul, a rua Ribeiro Lacerda, na Vila Mariana, alagou e ficou intransitável nos dois sentidos. No Jabaquara, os carros não conseguiram passar pela rua Alba.

Na zona leste, foram registrados alagamentos ainda, na região de Aricanduva, Vila Formosa e Penha.

Pouco depois das 18h foram registradas rajadas de vento de 57,9 km/h no aeroporto de Congonhas, na zona sul.

A quinta-feira também foi de muito calor na capital paulista. Segundo medição parcial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura atingiu 31,1ºC no fim da tarde, no mirante de Santana, na zona norte.

Até às 18h50, o Corpo de Bombeiros afirmou ter recebido 57 chamados com relatos de queda de árvores nesta sexta na Grande São Paulo.

Outras cidades da região metropolitana também enfrentam chuva no fim da tarde desta sexta, como em São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Santo André e Diadema, no ABC.
A Defesa Civil estadual alerta para riscos de raios e ventos -na quinta (18), a ventania derrubou uma torre de energia em Cajamar e deixou parte da cidade sem luz.

Seis voos que deveriam ter pousado em Guarulhos no início da noite desta sexta tiveram de ser desviados para outros aeroportos por casa das condições meteorológicas, segundo a concessionária Gru Airport.

A previsão é de grandes volumes de chuva entre esta sexta e domingo (21) em praticamente todo o estado de São Paulo.
Na Baixada Santista, por exemplo, estão previstos até 200 mm de chuva, com riscos de enchentes. No litoral norte, a expectativa é de 180 mm.

A Defesa Civil estima que possa chover até 150 mm na região metropolitana de São Paulo, principalmente na tarde deste sábado (20).

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva em determinado local e período. Nesse cálculo, 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.

De acordo com o Inmet, a formação de uma frente fria, aliada a ventos fortes temperaturas e altas na região Sudeste, vai potencializar a instabilidade, que além do litoral, deverá atingir o leste do estado, onde fica a capital paulista.

“Com a previsão de grandes volumes acumulados no fim de semana, especialmente durante o sábado [20], a Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas urbanas mais vulneráveis. Devido ao encharcamento do solo, haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte”, afirma o órgão estadual.

Leia Também: Conheça o único brasileiro super-rico que pediu para pagar mais impostos em Davos

Segundo a Defesa Civil estadual, as vítimas são mãe e filha e têm 70 e 35 anos de idade. Elas foram … 

Temporais provocam alagamentos e deixam 3 mortos no interior de SP

0

Os temporais que atingiram o interior do estado causaram estragos e alagamentos em várias cidades de São Paulo nas últimas 24 horas. Um dos municípios mais afetados foi Sorocaba, a cerca de 100 quilômetros da capital. De acordo com o site O Globo, uma mulher de 74 anos morreu após o carro em que ela estava com outra pessoa ser arrastado. A vítima ficou presa no veículo.

Esta é a terceira morte no estado nas últimas 24 horas. Na sexta-feira, mãe e filha foram arrastadas pela força de uma enxurrada em Limeira (SP). Ao todo, nove pessoas morreram no estado desde o início do verão, conforme informou a Defesa Civil, citada pelo site O Globo.

Leia Também: Mãe e filha morrem afogadas durante temporal no interior de SP

 

Ao todo, nove pessoas morreram no estado desde o início do verão, conforme informou a Defesa Civil…. 

Cão resgata dono de lago congelado com a ajuda da polícia nos EUA

0

Um homem do Michigan, nos EUA, foi resgatado de um lago congelado, na quinta-feira (18), graças à ajuda do próprio cão.

O alerta foi dado por populares, que perceberam a presença do homem na água. Num vídeo, compartilhado pela Polícia do Michigan, é possível ver um dos agentes trabalhando com Ruby para retirar o homem. 

Segundo a NBC News, quando a polícia chegou ao local não conseguiu chegar perto do homem, devido ao gelo. Assim sendo, Ruby entrou em ação.

O polícia pediu ao homem que mandasse o cão ir até ele. Depois de o cão se aproximar, o polícia prendeu-lhe na coleira um disco de resgate, que estava agarrado a uma corda. 

O dono do cão voltou a chamá-lo e o animal voltou para perto do homem, de forma a que o policial conseguisse, depois, puxar os dois. 

“As ações rápidas do agente, juntamente com a ajuda do Ruby, fez com que o resgate no gelo fosse um sucesso. O homem ficou na água aproximadamente 16 minutos”, disse a polícia. 

Leia Também: Avião faz pouso de emergência em estrada nos EUA

Avião faz pouso de emergência em estrada nos EUA

0

Um pequeno avião fez um pouso, esta sexta-feira (19), de emergência numa estrada na Virgínia, nos EUA. A bordo seguiam sete passageiros, que escaparam ilesos.

A aeronave tinha decolado do Aeroporto Internacional Dulles, na Virgínia, por volta das 12h15, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA). De acordo com o ABC News, cerca de 35 minutos depois, o avião foi obrigado a aterrissar com emergência numa estrada.

A bordo seguiam o piloto, co-piloto, quatro passageiros adultos e um menor, de 15 anos. Todos escaparam sem qualquer ferimento, revelou a polícia. 

Um condutor, que seguia na estrada no momento em que o avião pousou, disse que a aeronave voo cerca de seis metros acima do seu carro e que pousou a apenas nove metros da sua viatura.

Jesse Labell disse ainda que não havia carros à sua frente no momento em que o avião pousou. “Foi uma aterrissagem fenomenal para uma emergência”, elogiou o homem, que realçou o fato do piloto ter evitado linhas de energia, carros e árvores. 

Um porta-voz da Southern Airways, Stan Little, disse que a companhia está grata “aos pilotos, que fizeram exatamente o que foram treinados para fazer: colocar a segurança dos passageiros em primeiro lugar”. 

O acidente está sendo investigado. 

Leia Também: Investigação da morte da ultramaratonista Camila Matte aponta para suicídio

Quase 23 anos depois, DNA permite identificar vítima do 11 de Setembro

0

John Ballantine Niven, de 44 anos, é a vítima número 1.650 dos ataques de 11 de Setembro a ser identificada pelo Instituto de Medicina Legal de Nova Iorque, nos Estados Unidos, graças ao avanço da tecnologia de sequenciação de ADN.

Segundo a estação norte-americana CBS News, Niven, residente em Long Island, era um executivo da Aon Risk Services, uma companhia de seguros localizada no 105.º andar da torre dois do World Trade Center, e morreu quando um dos aviões se chocou nas Torres Gêmeas.

A mulher da vítima, Ellen Niven, e o filho, Jack, que tinha apenas 18 meses quando o pai morreu, afirmaram estar gratos pelos “esforços extraordinários” dos médicos legistas que continuam a tarefa de identificar os restos mortais. Quase 23 anos depois dos ataques, ainda há mais de mil vítimas por identificar

“É certamente emocionante para mim, e tenho certeza que para muitos outros, ouvir, muitos anos depois, que o DNA foi encontrado”, afirmou, em comunicado, citada pela CBS News. “É um verdadeiro tributo à cidade de Nova Iorque e às equipes que trabalharam nos bastidores durante todos estes anos para honrar o mantra ‘Nunca esquecer’. O meu filho e eu estamos muito gratos por este esforço tremendo.”

Também em comunicado, o prefeito de Nova Iorque, Eric Adams, disse estar “grato pelo trabalho contínuo” do Instituto de Medicina Legal, “que honra a memória de John Ballantine Niven e de todos os que perdemos”.

“Embora a dor das enormes perdas de 11 de setembro nunca nos abandone, a possibilidade de novas identificações pode oferecer consolo às famílias das vítimas”, frisou.

Vale lembrar que cerca de 40 por cento das vítimas do ataque ao World Trade Center ainda não foram identificadas, uma vez que poucos corpos inteiros foram recuperados quando as torres colapsaram. Em setembro, um homem e uma mulher foram as vítimas 1.648 e 1.649 a serem identificadas, mas não foram revelados mais detalhes.

No dia 11 de setembro de 2001, quatro aviões comerciais foram sequestrados por terroristas da Al-Qaida, sendo que dois colidiram de forma intencional contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, que ruíram duas horas após o impacto.

O terceiro avião de passageiros colidiu no edifício do Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, condado de Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington D.C.. Já o quarto avião caiu num campo no Estado da Pensilvânia, depois de alguns passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle do aparelho.

Não se registaram sobreviventes entre os passageiros dos aviões, sendo que, no total, os ataques fizeram mais de três mil mortos e mais de seis mil feridos.

Leia Também: Avião faz pouso de emergência em estrada nos EUA

Investigação da morte da ultramaratonista Camila Matte aponta para suicídio

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil afirma trabalhar com a hipótese de que a ultramaratonista Camila Matte, 44, encontrada morta na última terça (16), tenha cometido suicídio. A investigação encontrou imagens dela comprando álcool no dia em que desapareceu e também mensagens de despedida para o marido.

Matte desapareceu no domingo (14) e o corpo foi achado com queimaduras na área rural de Leme (a 188 km de São Paulo).

O avanço da investigação foi divulgado em entrevista coletiva nesta sexta-feira (19) pelo delegado João Pinheiro Neto, titular de Leme. De acordo com ele, as marcas de queimaduras estavam concentradas no rosto e no tórax da atleta, que não apresentava nenhum outro tipo de fratura, lesão ou trauma.

A partir da localização do corpo, a investigação tentou traçar os últimos passos da atleta. “Conseguimos imagens da Camila nesse estabelecimento comercial comprando álcool. Inclusive, ela chega sozinha, procura, não encontra. Pergunta para o atendente, o atendente indica onde fica, ela pega o frasco e, detalhadamente, lê para ver o tipo daquele álcool, depois compra e sai”, disse o delegado.

Na sequência, ela aparece dirigindo sozinha em um posto de combustível na rodovia Anhanguera (SP-330).

Segundo o delegado, o corpo foi localizado a menos de 200 metros de onde foi registrada a última imagem da vítima.

Além disso, a Polícia Civil encontrou no celular do marido uma mensagem de despedida que partiu do telefone dela. Não há indícios de fraude, segundo o delegado.

O investigador afirmou que o casal vivia uma crise no relacionamento e passava por acompanhamento psicológico.

RELEMBRE O CASO

A atleta estava desaparecida desde domingo (14). Uma publicação na página da corredora no Facebook informa que ela avisou naquela manhã que iria até a casa dos pais, na cidade de São Carlos, também no interior paulista.

Matte dirigia veículo Volkswagen Gol. O automóvel e outros pertences foram localizados próximo ao cadáver, em uma estrada de terra.

O corpo de Matte tinha ferimentos provocados por queimaduras. Dois frascos de álcool foram aprendidos no local.

Nascida em Leme, ela praticava esportes desde criança. Em setembro do ano passado, correu 55 km da etapa de Paraty (RJ) do UTMB World Series.

A atleta já correu a Badwater 135 milhas, prova com aproximadamente 217 quilômetros na Califórnia.

Ela estava em preparação para disputar uma ultramaratona em Chamonix, na França, no próximo mês de agosto.

SUICÍDIO – ONDE BUSCAR AJUDA

A recomendação dos psiquiatras é que a pessoa busque qualquer serviço médico disponível

NPV (Núcleo de Prevenção à Violência)

Os NPVs são constituídos por ao menos quatro profissionais dentro das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e de outros equipamentos da rede municipal. Para acolher e resguardar as vítimas, os núcleos atuam em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Pronto-Socorro Psiquiátrico

Ideação suicida é emergência médica. Caso pense em tirar a própria vida, procure um hospital psiquiátrico e verifique se ele tem pronto-socorro. Na cidade de São Paulo, há opções como o Pronto Socorro Municipal Prof. João Catarin Mezomo, o Caism (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental) e o Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.

Mapa da Saúde Mental

O site, do Instituto Vita Alere, mapeia serviços públicos de saúde mental disponíveis em todo território nacional, além de serviços de acolhimento e atendimento gratuitos, além de ações voluntárias realizadas por ONGs e instituições filantrópicas, entre outros. Também oferece cartilhas com orientações em saúde mental.

CVV (Centro de Valorização da Vida)

Voluntários atendem ligações gratuitas 24 h por dia no número 188, por chat, via email ou diretamente em um posto de atendimento físico.

Matte desapareceu no domingo (14) e o corpo foi achado com queimaduras na área rural de Leme (a 188 … 

Mais de 17,3 milhões de hectares foram queimados em 2023 no país

0

Uma área de mais de 17,3 milhões de hectares foi queimada no Brasil em 2023, tamanho maior que o território de alguns estados, como Acre ou Ceará. Houve aumento de 6% em relação a 2022, quando 16,3 milhões de hectares foram atingidos pelo fogo. Os dados são da plataforma Monitor do Fogo, do MapBiomas.

A área total queimada no ano passado corresponde a aproximadamente 2% do território brasileiro. O pico das queimadas aconteceu nos meses de setembro e outubro, atingindo 4 milhões de hectares.

Em dezembro de 2023, 1,6 milhão de hectares foram queimados no país, maior área para o mês desde 2019, quando começou a série histórica. De acordo com o MapBiomas, o aumento se deve principalmente às queimadas na Amazônia.

“Em 2023, o El Niño desempenhou um papel crucial no aumento dos incêndios na Amazônia, uma vez que esse fenômeno climático elevou as temperaturas e deixou a região mais seca, criando condições favoráveis à propagação do fogo”, avaliou, em nota, a diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e coordenadora do MapBiomas, Ane Alencar.

“Se não fosse a redução de mais de 50% no desmatamento, diminuindo uma das principais fontes de ignição, com certeza teríamos uma área bem maior afetada por incêndios na região”, acrescenta.

Os dados revelam que a Amazônia foi o bioma mais afetado pelo fogo em dezembro, com 1,3 milhão de hectares queimados, um aumento de 463% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na sequência, vem o Pantanal, com 102.183 hectares, e o Cerrado, com 93.939 hectares queimados em dezembro.

O Pará foi a unidade federativa mais afetada no mês, com 658.462 de hectares consumidos pelo fogo, seguido do Maranhão (338.707 hectares) e de Roraima (146.340 hectares). No Pará, a área queimada aumentou 572% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Em relação ao uso e à cobertura da terra, em 2023, as pastagens foram as mais afetadas pelo fogo, correspondendo a 28% do total da área queimada. Os tipos de vegetação nativa de formação campestre (vegetação com predomínio de gramíneas e outras plantas herbáceas) e de formação savânica (vegetação com árvores distribuídas de forma esparsa e em meio à vegetação herbáceo-arbustiva contínua) corresponderam a 19% e 18% do total de área queimada, respectivamente.

Os dados são da plataforma Monitor do Fogo, do MapBiomas 

Com problemas, sonda japonesa realiza pouso na Lua

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Japão se tornou nesta sexta-feira (19) o quinto país a conduzir um pouso suave na superfície da Lua -mas tem agora uma espaçonave definhando por falta de eletricidade. A façanha, que o coloca ao lado de um grupo seleto composto por Rússia, EUA, China e Índia, foi realizada com o módulo de pouso Slim, missão de baixo custo destinada a demonstrar uma alunissagem robótica de alta precisão.

Com painéis solares que não estão gerando eletricidade, a sonda pode ter vida curta. A Jaxa (agência espacial japonesa) não sabe ainda qual é a razão do problema -talvez seja por dano causado ao equipamento no momento do pouso, já que eles estavam funcionando durante a fase orbital da missão, ou pode ser porque pousaram em tal posição que a luz solar não está incidindo sobre eles.

No primeiro caso, pouco se poderia fazer. No segundo, a única solução é esperar. Neste momento a região do pouso está sob a luz da manhã, mas o Sol deve avançar pelo céu ao longo dos próximos dias (bem mais devagar que na Terra, já que dias e noites lunares duram 14 dias terrestres) e mudar de posição o suficiente para talvez iluminar os painéis e promover a recarga da bateria.

A verdade é que não se sabe nem se o veículo conseguiu pousar em pé. Diante das incertezas, os engenheiros estão priorizando a coleta de dados de telemetria e observações científicas na superfície da Lua, com as horas de bateria que ainda restam. O sistema de aquecimento foi desligado para conservar energia.

COMO FOI O POUSO

A pequena espaçonave, com apenas 2,7 metros de comprimento e 200 kg (sem contar o combustível), iniciou a aproximação final para descida 20 minutos antes do pouso (os famosos “20 minutos de terror”, segundo Kenji Kushiki, gerente da missão), saindo de uma órbita com perilúnio (ponto mais próximo da superfície lunar) de 15 km.

O procedimento avançou dentro da mais estrita normalidade durante todo o trajeto, e o Slim fez duas paradas de sobrevoo, uma a 500 metros e outra a 50 metros, avaliando ameaças à integridade da sonda no chão, antes de descer -tudo de forma automática e fazendo jus ao nome da sonda. Slim é sigla de Smart Lander for Investigating Moon, ou Pousador Inteligente para Investigação da Lua.

Processando imagens produzidas por uma câmera apontada para baixo e identificando crateras previamente mapeadas pela sonda orbital japonesa Kaguya, que esquadrinhou a superfície lunar entre 2007 e 2009, o veículo automaticamente se encaminhou para seu local de pouso, próximo à cratera Shioli, onde desceu pontualmente às 12h20 (de Brasília).

Os dados de telemetria foram transmitidos ao vivo pela Jaxa na internet, mas o momento após a alunissagem foi seguido por vários minutos de “estamos checando o status do módulo de pouso”. Uma entrevista coletiva, realizada duas horas depois, revelou o problema com as células solares, mas frisou o sucesso na alunissagem, meta mínima para o projeto.

“O Slim pousou na superfície lunar, e comunicação foi estabelecida após o pouso”, disse Hiroshi Yamakawa, diretor da Jaxa, enfatizando que os dois minirrovers liberados pouco antes de o módulo tocar o solo também estão operando e transmitindo dados. Um deles é um “saltador”, que se propele pela superfície com uma mola, e o outro é um “transformer”, em formato esférico, mas que se abre para formar duas rodas.

O objetivo completo da missão tecnológica, que custou US$ 120 milhões, era demonstrar a capacidade de pouso de precisão, a um raio de no máximo 100 metros do alvo, e em terreno não muito hospitaleiro, com um aclive de cerca de 15 graus. Os engenheiros enfatizaram que só será possível confirmar isso após uma análise detalhada dos dados colhidos pela sonda, mas que todos os indícios baseados na telemetria indicam sucesso.

Caso seja esse o caso, o nível de acurácia terá superado qualquer outra missão não tripulada lunar ou planetária já conduzida (apenas em asteroides, com gravidade baixíssima, já houve pousos não tripulados de alta precisão). Em geral, o local de pouso de uma espaçonave é designado por uma elipse (algo como uma circunferência esticada), com vários quilômetros de comprimento, que pode ser maior ou menor de acordo com as incertezas no caminho da órbita para a superfície.

Para dar uma ideia da ambição, a elipse de pouso da Apollo 11, missão que levou humanos ao solo lunar pela primeira vez, em julho de 1969, tinha 20 km de comprimento por 5 km de largura. Ou seja, a nave poderia descer em qualquer ponto dessa vasta área ainda cumprindo seu objetivo.

As coisas mudaram para a Apollo 12, que desceu a apenas 200 metros da sonda Surveyor-3 -mas então pilotada por um humano. Para voos não tripulados, a incerteza sobre o local do pouso não mudou muito desde então. Em 2021, o rover Perseverance, da Nasa, desceu à cratera Jezero, na superfície de Marte, mirando uma elipse de pouso de 7,7 km por 6,6 km (acabou que o veículo da Nasa desceu a 1 km do centro da elipse, mas a apenas cinco metros do local exato onde queriam descer, em um grande sucesso, mas ainda com grande incerteza).

Para a Slim, a meta foi reduzir a largura da elipse a no máximo 200 metros. O processo envolve algoritmos avançados para processar as imagens da superfície em tempo real e calcular com exatidão, de forma automática, a trajetória para o pouso. Curiosamente, os engenheiros adaptaram técnicas de sistemas de reconhecimento facial a fim de que a sonda pudesse reconhecer crateras específicas na Lua e se localizar.

Os japoneses apostam que essa tecnologia será essencial no futuro da exploração espacial, indo de uma cultura em que “se desce onde é fácil pousar” para uma em que “se desce onde se quer pousar”. De fato, esse será um fator essencial para o desenvolvimento de futuras bases lunares, que exigirá o pouso de diversas naves, tripuladas e não tripuladas, em grande proximidade umas das outras.

EUA e China estão de olho nisso, cada um capitaneando seu próprio projeto e mirando o polo sul lunar, onde acredita-se haver grandes quantidades de gelo de água preservado no fundo de crateras onde a luz solar nunca bate.

POUSO-TOMBO

Para lidar com o aclive da região escolhida para a descida, os japoneses também desenvolveram um método curioso de pouso, em que a espaçonave desce na vertical e, só ao tocar as pernas traseiras no solo, se inclina para a posição horizontal, como se estivesse tombando sobre a superfície. Não está claro ainda se esse método foi totalmente bem-sucedido, a despeito de a sonda ter permanecido operacional após a descida.

Além da demonstração tecnológica, a missão tinha como objetivo extra conduzir pesquisas científicas. Para tanto, o módulo de pouso foi equipado com uma câmera espectroscópica capaz de identificar a composição de rochas lunares. O objetivo é encontrar materiais que já pertenceram ao manto lunar, com o objetivo de elucidar a origem da Lua. A principal hipótese hoje aventada é de que ela é fruto da colisão de um objeto do tamanho de Marte (chamado Theia) com a Terra, nos primórdios da formação do Sistema Solar. Ao analisar a composição de seu interior, é possível corroborar ou desafiar essa ideia. Mas, com os painéis solares inoperantes, a chance de concluir essa parte científica da missão diminui bastante.

Desde 2013, quando a China conduziu a primeira missão de pouso lunar do século 21, houve ao todo dez tentativas: três chinesas (todas bem-sucedidas), duas indianas (uma bem-sucedida), uma russa (fracassada), uma japonesa (parcialmente bem-sucedida) e três privadas (do grupo israelense SpaceIL, da empresa japonesa ispace e da americana Astrobotic, todas fracassadas). É um aproveitamento de 50%, tratando a Slim como sucesso. Pelo menos outras duas missões, uma privada (americana) e uma estatal (chinesa), devem ocorrer ainda em 2024.

EUA registram mais de 50 mortes em meio a onda de frio; maioria é por acidentes

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Parte dos Estados Unidos continua sendo afetada pela “rajada do Ártico”: pelo menos 50 pessoas morreram em consequência do frio ou das fortes tempestades de neve, apontam veículos de imprensa americanos, e os acidentes são responsáveis pela maioria dos casos.

Estados do noroeste e do sudeste estão sendo os mais afetados. Há registros de mortes em Arkansas, Nova York, Pensilvânia, Tennessee e outros.

Acidentes relacionados à neve e às temperaturas extremas causaram as mortes. No Tennessee, onde pelo menos 17 pessoas morreram, um homem escorreu ao sair do carro e morreu sem conseguir levantar. Seu corpo foi encontrado ao lado do veículo, informou a polícia.

Onda de frio extremo já dura uma semana. Mais de 100 milhões de pessoas estão sob alerta de tempestade de inverno.

Na estrada, carros perdem o controle. Cinco mulheres da mesma família morreram atropeladas ao saírem de um carro que havia rodopiado pela neve. Na Pensilvânia, outras cinco também foram vítimas após uma mini van capotar pela estrada congelada.

Temperaturas ainda ficam próximas dos -30ºC. Em Chicago, essa é a previsão do que os termômetros devem indicar nesse próximo fim de semana. Em Kansas City, no Texas, deve fazer -20ºC. Até estados mais quentes, como a Florida, devem ter temperaturas próximas ao negativo.

Sisu: inscrições para 1ª edição de 2024 começam na segunda-feira

0

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 começarão na próxima segunda-feira (22) e poderão ser realizadas até 23h59 de 25 de janeiro.

Este processo seletivo oferta vagas em cursos de graduação, em todo o Brasil, disponibilizadas por instituições públicas de educação superior participantes do sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), como universidades e faculdades. O Sisu também disponibiliza vagas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Ao todo, nesta primeira edição do Sisu 2024, serão disponibilizadas 264.360 vagas, em 127 instituições pública de educação superior participantes do programa, nos níveis federal, estadual e municipal. A lista com o número de vagas do Sisu 2024 por instituição pode ser conferida no site.

Para concorrer a uma vaga no curso escolhido, o candidato deverá fazer a inscrição gratuitamente diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com login e senha para acesso ao portal Gov.br do governo federal.

Podem se inscrever eletronicamente todos que participaram da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota na prova de redação maior do que zero.

O sistema do Sisu fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Os participantes do Enem na condição de treineiro (que ainda não finalizaram o ensino médio no ano do exame) não podem utilizar suas notas para ingressar na universidade.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil e escolhe até duas opções de curso, entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições. Mas, a inscrição válida será a última registrada no sistema.

A maioria das vagas ofertadas é de instituições federais (universidades e institutos). Nesta primeira edição de 2024 do Sisu, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a que mais oferece vagas (9.240 vagas). Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750 oportunidades.   

Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem o maior número de vagas, com quase 6 mil vagas. O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215; e o terceiro, com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que oferecerá 2.610.   

A única instituição municipal de educação superior participante do programa é a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, com 86 vagas.   

Em 2024, o Sisu teve a adesão de 29 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Dom Pedro II, que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Na oferta vagas em cursos de graduação, se destacam o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.520 vagas; do Ceará (IFCE), com 5.342; e da Paraíba (IFPB), 3.290.   

Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

De acordo com o MEC, o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 1/2024 será divulgado pelo Ministério da Educação em 30 de janeiro.

No dia seguinte (1º/2) até 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária.

E o prazo para participar da lista de espera do no Sisu 1/2024 será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Para esclarecer dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 e site.

 

Este processo seletivo oferta vagas em cursos de graduação, em todo o Brasil 

Visto de permanência de brasileiros e chineses passa para dez anos

0

Brasil e China firmaram nesta sexta-feira (19) acordo bilateral de cooperação que estende para dez anos a vigência de vistos para passaportes de cidadãos dos dois países. O novo prazo de validade é o dobro do atual, cinco anos.

O ato foi assinado durante visita oficial do ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, ao ministro da Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. “A iniciativa facilitará viagens, incentivará a promoção de contatos diretos entre nossas comunidades empresariais e impulsionará o turismo entre nossos dois países”, disse o ministro Mauro Vieira.

A visita de dois dias marca o início das comemorações dos 50 anos de estabelecimento das relações diplomáticas sino-brasileiras, a ser celebrado oficialmente em 15 de agosto.

Após a reunião dos dois chanceleres, o chanceler Mauro Vieira reafirmou o apoio do Brasil à China unificada, dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando de sua viagem de Estado àquele país, em abril de 2023, para relançamento da parceria estratégica global iniciada em 2012, segundo Vieira. “Recordamos o apoio histórico, consistente e inequívoco do Brasil ao princípio de uma só China, conforme registrado na declaração conjunta adotada pelos presidentes Lula e Xi Jinping na visita presidencial à China, de 14 de abril de 2023”, lembrou o ministro.

“Recordamos o apoio histórico, consistente e inequívoco do Brasil ao princípio de uma só China”, confirmou Vieira.

A declaração ocorre após a eleição presidencial em Taiwan, no último sábado (14), quando taiwaneses elegeram como novo presidente da ilha asiática o candidato do Partido Democrático Progressista, Lai Ching-te, que defende a independência de Taiwan. A China, no entanto, considera Taiwan como parte de seu território.

Dentro da agenda internacional, os dois chanceleres ainda conversaram sobre as guerras da Ucrânia e Rússia e de Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza.

“No encontro de hoje, o ministro Wang e eu trocamos visões sobre temas centrais da agenda internacional, como as crises na Ucrânia e na Faixa de Gaza e sobre como Brasil e China podem contribuir para a solução desses graves conflitos”, acrescentou o ministro brasileiro.

O ministro da Relações Exteriores adiantou que uma série de encontros políticos, acadêmicos e culturais entre Brasil e China devem ocorrer em 2024 como parte do 50º aniversário das relações Brasil-China.

Mauro Vieira anunciou ainda a presença do presidente da China, Xi Jinping, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, durante a Cúpula de Líderes do G20, sob a presidência do Brasil este ano.

Uber: todas as corridas têm que ter ar-condicionado sem taxa extra

0

A Uber garantiu ser possível solicitar o uso de ar-condicionado em todas as corridas em todas as modalidades de viagens intermediadas pela plataforma. A informação foi uma resposta à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro sobre a resolução que determina informações claras sobre o uso de ar-condicionado nos veículos.

A empresa acrescentou que condena veementemente a cobrança extra para o uso do equipamento, mas não citou se vai tirar de circulação motoristas que não estiverem com o ar-condicionado funcionando.

Em nota, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) afirmou que o valor da corrida é o visualizado pelo passageiro na contratação do serviço, logo não estão previstas cobranças adicionais pelo motorista. Sobre o uso do ar-condicionado, a associação afirma que as plataformas associadas têm políticas próprias e que são informadas nos respectivos sites. Para completar, ressaltou que o motorista parceiro é responsável pela manutenção do carro e pelo bom funcionamento do veículo.

Já a 99, não deu retorno à secretaria. Desse modo, a pasta vai comunicar a Amobitec que a plataforma não apresentou posicionamento a respeito do cumprimento da resolução. Além de advertir a empresa, a secretaria também vai abrir um processo administrativo para apuração do caso, sob pena da adoção de medidas legais cabíveis dispostas no Código de Defesa do Consumidor, desde multas até a interrupção do serviço.

 “A resolução prevê que as informações entre as plataformas, motoristas e passageiros sejam claras e precisas. O consumidor não pode ser surpreendido por cobranças extras. Seguimos observando o cumprimento da resolução. Diante de novas denúncias, vamos apurar”, afirmou, em nota, o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

Até o momento, mais de 400 mensagens sobre ar-condicionado em carros por aplicativo foram enviadas para a secretaria. Os passageiros que se sentirem lesados podem entrar em contato pelo WhatsApp (21) 9336-4848 ou demais canais oficiais da pasta.

A informação foi uma resposta à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro 

Tarcísio desiste de ação para demolir casas em área da tragédia de São Sebastião

0

(FOLHAPRESS) – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) desistirá de pedir à Justiça a demolição de quase 900 casas na Vila Sahy, área de encosta da cidade de São Sebastião onde 64 pessoas morreram em deslizamentos em fevereiro do ano passado.

Tarcísio conversou nesta quinta-feira (18) com representantes de moradores que não querem deixar seus imóveis e há meses realizam uma série de atos e manifestações contra a intenção do governo de colocar abaixo mais da metade das residências que existem no local.

No encontro, o governo assumiu o compromisso de pedir à Justiça a retirada da ação. Em nota, a gestão estadual disse que a “decisão está fundamentada no compromisso mútuo de construir um projeto coletivo que acolha e ofereça moradia digna às famílias que residem na área” e que “o governo de SP segue presente e garantindo atendimento habitacional a todas as famílias afetadas”.

Este é o segundo recuo sobre o tema da gestão Tarcísio desde o final do ano passado. Antes, o governo já havia desistido de um pedido de urgência para a demolição de todas as casas consideradas em área de risco, mantendo porém um pedido de autorização judicial que reduzia para 405 os imóveis a serem derrubados de forma escalonada. Deveriam ser colocadas abaixo 197 residências desabitadas, 172 ocupadas em locais com maior risco e 39 novas construções, que surgiram após a tragédia.

Inicialmente, porém, o estado considerava demolir 393 casas, mas decidiu mais do que dobrar esse número no final de novembro de 2023, após receber um laudo técnico sobre a área.

O documento, encomendado pela ONG Gerando Falcões com dinheiro arrecadado em nome das vítimas, indicou a necessidade de ampliar remoções para obras de drenagem, contenção e reurbanização do bairro. O laudo foi contestado por moradores, pelo Ministério Público e por especialistas.

Com base no documento, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado estimou que mais de 70% das casas da Vila Sahy deveriam ser desocupadas. Segundo a pasta, os estudos geológicos apontaram que a área está sujeita a novos deslizamentos.

Entre os argumentos do governo para solicitar as demolições está a constatação de alta possibilidade de repetição da tragédia, caso chuvas torrenciais voltem a atingir a localidade. O bairro é circundado por uma encosta com declividade superior a 25 graus, o que traz potencial de perigo de movimentação de massas, diz o laudo que embasa a decisão.

Por meio da CDHU, o governo tem planos para a construção de 1.510 unidades habitacionais subsidiadas em São Sebastião para moradores de áreas de risco. A primeiras 704 estavam previstas para serem entregues no ano passado, mas esta etapa atrasou e agora está prevista para ser cumprida neste início de ano.

A ideia de iniciar um financiamento imobiliário pela CDHU, mesmo com parte da parcela paga pelo governo, desagrada parte dos moradores que construíram imóveis irregularmente na Vila Sahy, em especial aqueles que possuem pequenos negócios no local ou obtinham renda extra com aluguéis de curta duração na temporada.

Apesar de irregular, o bairro tem cerca de 30 anos e está consolidado, com ruas e vielas pavimentadas e ligação de energia elétrica, por exemplo.

Leia Também: Litoral e Grande SP têm alertas de grandes volumes de chuva no fim de semana

Este é o segundo recuo sobre o tema da gestão Tarcísio desde o final do ano passado 

Blocos de Carnaval paulistas e cariocas fazem ensaio neste fim de semana em SP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quanto mais perto do Carnaval -que neste ano encherá as ruas de São Paulo com mais de 600 blocos distribuídos entre os dias 3 e 18 de fevereiro-, mais ocupada de eventos voltados à folia fica a agenda paulistana.

Nestes sábado (20) e domingo (21), por exemplo, esquentam os motores grandes grupos da cidade, como o Bangalafumenga, que é um dos maiores blocos do Rio e faz festa com shows e DJs, e o Casa Comigo, um dos mais lotados a desfilar por São Paulo, que convida a Charanga do França para o ensaio. Veja, a seguir, os destaques do fim de semana.

*Baco do Parangolé

O bloco de rua com cortejo feito por ritmistas faz o seu esquenta com o ensaio que pode antecipar para o público a faixa composta para a folia deste ano, “Deus do Carnaval”.

Greta Galpão – r. Pedro Soares de Almeida, 104, Vila Anglo Brasileira, Instagram @bacodoparangole. Sáb. (20), às 21h. A partir de R$ 40 em Sympla

Bangalafumenga

A festa de um dos maiores blocos do Rio de Janeiro une sua bateria aos vocais de Tiago Abravanel, além de convidar o Pagode da Dessa, o Baile da Samucagem e os DJs Big e Thaisa S. para o evento.

High Club – r. João Rudge, 115, Casa Verde, Instagram @bangalafumenga. Sáb. (20), às 15h. A partir de R$ 65 em Sympla

Bloco do Água Preta

O bloco que desfila pela Pompeia, percorrendo o caminho do córrego da Água Preta com seus instrumentos e canções próprias, faz seu grito de Carnaval no Clube Redoma.

Clube Redoma – r. Treze de maio, 825, Bela Vista, Instagram @blocodoaguapreta. Dom. (21), às 17h. A partir de R$ 15 em By Inti

Bloco do Síndico

A discografia de Tim Maia rege o bloco criado em 2015 por um grupo de amigos que já tinham experiências em baterias universitárias e de escolas de samba. É a chance de pular com versões carnavalescas de sucessos como “Gostava Tanto de Você”.

House of Legends – r. Inácio Pereira da Rocha, 367, Pinheiros, Instagram @blocodosindico. Sáb. (20), às 21h. A partir de R$ 25 em Sympla

Casa Comigo

Fundado em 2013, o bloco leva uma multidão fantasiada com véus e batinas para as ruas paulistanas. Neste ano, antecipa a homenagem que fará ao funk nesta festa, que ainda convida a Charanga do França e os DJs Th4ys e Fodassy.

Teatro Mars – r. João Passalaqua, 80, Bela Vista, Instagram @blococasacomigo. Sáb. (20), às 19h. A partir de R$ 60 em Sympla

Gente Miúda

O bloco infantil faz seu ensaio sob o tema “Eu Vou É Beber Água” e inclui pernas de pau e maquiagem para bebês e crianças na programação.

Av. Professor Afonso Bovero, 522, Perdizes, Instagram @blocogentemiuda. Dom. (21), às 14h. Adultos: R$ 25. Crianças: grátis

Heavy Bloco

A casa de festas em Pinheiros faz ensaio geral de seu bloco com participação do músico paraense Felipe Cordeiro, que faz uma mistura de pop com ritmos amazônicos, e dos DJs Rapha Lima e Thay Girão.

Heavy House – R. Benjamim Egas, 297, Pinheiros, Instagram @heavyhouse_. Dom. (21), às 16h. A partir de R$ 30

Nu Vuco Vuco

Os dez anos do grupo são celebrados por meio de um repertório preenchido por canções da música popular brasileira -especialmente a baiana- e ritmos como samba reggae, afoxé e maracatu.

Bananal – r. Lavradio, 237, Barra Funda, Instagram @nuvucovuco. Sáb. (20), às 15h. A partir de R$ 60 em Sympla

Que Casar Que Nada

O bloco, criado como uma resposta espirituosa ao Casa Comigo, faz um de seus ensaios antes de desfilar pela cidade. A festa, que segue até o começo da madrugada, fica completa com sets de DJs convidados.

MadaGema – r. Mourato Coelho, 1,230, Vila Madalena, Instagram @blocoquecasarquenada. Sáb. (21), às 15h. Grátis, com retirada em Sympla

Quizomba e Saia de Chita

A Cervejaria Tarantino tem programação agitada. No sábado (20), o Quizomba, criado no Rio, apresenta sua batucada. No dia seguinte, o Saia de Chita, nascido em São Luiz do Paraitinga, toca com trupe de instrumentistas e bailarinos.

Cervejaria Tarantino – r. Miguel Nelson Bechara, 316, Jardim das Graças, Instagram @quizomba e @blocosaiadechita. Quizomba: sáb. (20), às 16h. Saia de Chita: dom. (21), às 14h. A partir de R$ 30 em Sympla

Em São Paulo terá mais de 600 blocos 

Acusado de esfaquear a companheira é preso

0
148ª DP

Policiais civis da 148ª DP (Italva) prenderam em flagrante, um homem acusado de esfaquear a própria companheira. Ele foi localizado no bairro Alto da Boa Vista, em Italva, Região Noroeste do estado.

A denúncia foi feita na delegacia pelo filho da vítima. Ele solicitou que os agentes fossem a sua casa, pois o padrasto havia esfaqueado a mãe. Chegando ao local, os policiais encontraram o autor do crime e a mulher sangrando. Ela foi socorrida e, depois, levada para prestar depoimento.

Segundo as investigações, o homem já tem anotações criminais.

Fim de semana terá chuvas volumosas na Região Sudeste

0

No próximo fim de semana (20 e 21/01), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o aumento da convergência de umidade na camada média/baixa da atmosfera sobre o leste da Região Sudeste devido à intensificação de uma área de baixa pressão, que vai dar origem a uma frente fria sobre o Oceano Atlântico.

Este padrão atmosférico, aliado ao comportamento dos ventos em altos níveis e às temperaturas elevadas na região, vai potencializar a instabilidade, entre sábado (20) e domingo (21), sobre o leste de São Paulo, sul, Zona da Mata e centro (incluindo a capital e Região Metropolitana) de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No sábado, a previsão do Inmet indica que a área mais afetada pelos maiores acumulados diários de chuva deve ser a faixa leste de São Paulo (incluindo a capital e Região Metropolitana) e áreas do litoral, onde alguns totais de chuva podem variar entre 80 milímetros (mm) e 100 mm de forma localizada. Já no domingo, as chuvas mais volumosas vão ocorrer entre o litoral norte paulista e áreas do sul, leste (incluindo a capital e Região Metropolitana), serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde pode chover entre 70 mm e 90 mm em alguns pontos.

Posteriormente, a partir de segunda-feira (22), as chuvas intensas, com acumulados diários significativos, devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, situação que será monitorada com a atualização dos modelos numéricos de previsão de tempo nos próximos dias.

Fonte: Inmet

Oito estados e DF iniciam 2024 com explosão de casos de dengue

0

(FOLHAPRESS) – Oito estados e o Distrito Federal iniciaram 2024 com expressivos aumentos nos casos de dengue, de 100% ou mais em comparação ao mesmo período do ano passado, mostra análise da Folha de S.Paulo com dados do Ministério da Saúde.

Os números são mais alarmantes no Sul do país, onde foram contabilizados 10.961 diagnósticos nas duas primeiras semanas deste ano, somando os registros no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O salto é de 958% em relação ao mesmo período de 2023, quando haviam sido infectadas 1.036 pessoas na região.

A alta ocorrência nesses e em outros estados populosos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, levou a um aumento geral de 105% no país entre os dois anos. A soma no território nacional disparou de 27.076 para 55.584 na primeira quinzena -os casos recentes estão sujeitos a revisão, mas ainda podem estar subestimados devido a atrasos nas notificações.

“Iniciamos desde 2023 uma preparação para o período de alta transmissão, que já era esperado para o início deste ano. O que não esperávamos era essa alta precoce”, afirma Alda Maria da Cruz, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do ministério.

Acre, Amazonas, Distrito Federal e Roraima completam a lista de unidades da federação em que os diagnósticos dobraram ou mais. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses (doenças virais transmitidas por mosquitos), baseado no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

“Geralmente, temos casos em janeiro, mas nunca tantos. Março é o pico, e em junho começa a cair. Agora precisamos nos preocupar com a dengue o ano inteiro”, afirma Kleber Luz, coordenador do Comitê de Arboviroses da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e integrante do grupo técnico da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre o tema.

Autoridades preveem um patamar recorde de casos em 2024, possivelmente muito superior à máxima histórica. As estimativas divulgadas em dezembro pelo Ministério da Saúde em parceria com o grupo InfoDengue, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são de entre 1,7 milhão e 5 milhões de diagnósticos, com projeção média de 3 milhões.

No ano passado, o país registrou o recorde de mortes provocadas pela doença, com 1.094 vítimas confirmadas e outros 218 óbitos em investigação. Já os casos chegaram a aproximadamente 1,66 milhão, perto da máxima histórica de quase 1,69 milhão registrada em 2015.

Segundo os especialistas, a expectativa para este ano está associada a uma combinação de diversos fatores favoráveis à proliferação do mosquito transmissor do vírus, especialmente a intensidade do calor e das chuvas no país.

“A saúde não é estranha a toda essa discussão ambiental. As mudanças climáticas têm um impacto geral na saúde, em especial nos grupos mais vulneráveis, e também um impacto muito acentuado em relação às arboviroses”, disse a ministra Nísia Trindade ao anunciar as projeções e os planos de ação do governo no fim do ano passado.

Além disso, foi observado o ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil. As quatro variações da doença estão circulando de forma simultânea no país, situação classificada como “incomum” na ocasião pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta federal, Ethel Maciel.

“Primeiro, a chegada do sorotipo 3 vai encontrar uma população suscetível, porque faz mais de 15 anos que ele não circula. E a região Sul, que não registrava muitos casos de dengue, agora não só registra como é uma das campeãs por conta do aquecimento global, que aumenta a proliferação do mosquito e a sua duração de vida. Ele vive mais dias e pica mais gente”, acrescenta Kleber Luz.

Neste ano, além dos estados com aumentos acima de 100% citados anteriormente, os casos da doença também se elevaram em São Paulo, Tocantins, Sergipe e Pernambuco na comparação com as primeiras semanas de 2023.

Em números absolutos, as unidades da federação com mais pessoas infectadas no início deste ano são Minas Gerais (14.189), São Paulo (9.824), Paraná (8.348), Distrito Federal (7.449) e Rio de Janeiro (4.352).

Já em termos proporcionais, o Distrito Federal registra a maior incidência na população, com 2.644 casos a cada 1 milhão de habitantes na primeira quinzena. Na sequência aparecem Acre (819 por milhão), Paraná (729), Minas Gerais (691) e Goiás (418).

As chuvas intensas e seguidas desde o fim do ano passado têm dificultado as atividades de campo e a remoção dos criadouros do mosquito, ressalta Ivana Belmonte, coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde do Paraná, um dos estados mais afetados.

“Realmente, estamos com dados bastante elevados no atual período epidemiológico [agosto de 2023 a julho de 2024]. Isso era previsto, por conta do fenômeno El Niño”, diz Belmonte, reafirmando a expectativa de novo recorde no estado.

Leia Também: Veja quanto custa e onde se vacinar contra dengue em clínicas privadas

Os números são mais alarmantes no Sul do país, onde foram contabilizados 10.961 diagnósticos nas dua… 

Polícia Civil de SP fecha fábrica clandestina de cerveja adulterada

0

A Polícia Civil de São Paulo fechou, na noite de quinta-feira (18), uma fábrica clandestina de cerveja adulterada na Zona Sul da capital paulista. Trinta e uma pessoas foram presas.

De acordo com o G1, os agentes flagraram os 31 detidos trabalhando na adulteração das bebidas. No local, foram encontrados milhares de rótulos e tampas de marcas líderes do mercado brasileiro, que eram colocados em cervejas mais baratas. Também foram apreendidas pelo menos 683 grades de cervejas já falsificadas.

Segundo o site brasileiro, o relatório da polícia indica que os vizinhos da fábrica clandestina revelaram que ela funcionava 24 horas por dia, com grande fluxo de entrada e saída de caminhões.

As 31 pessoas que se encontravam no local não forneceram qualquer informação, alegando apenas que trabalhavam na produção e no carregamento de caixas.

O relatório da polícia ainda indica que os detidos “foram surpreendidos enquanto falsificavam produto alimentício destinado ao consumo, tornando-o nocivo à saúde e reduzindo-lhe o valor nutritivo. Os produtos eram manuseados inadequadamente, em local insalubre e sem qualquer condição de higiene”.

O relatório também acrescenta que “ficou evidente o objetivo em falsificar garrafas de cerveja, substituindo os respectivos rótulos e tampinhas de marcas de qualidade inferior, com o intuito claro de auferir lucro indevido”.

Leia Também: Oito estados e DF iniciam 2024 com explosão de casos de dengue

Foram apreendidas mais de 600 grades de cervejas já falsificadas 

Criança de 4 anos morre durante incêndio em apartamento na BA

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma criança morreu após o apartamento em que morava pegar fogo durante a madrugada desta sexta-feira (19), em Lauro de Freitas (BA). Outra pessoa ficou ferida.

Samuel Borges de Abreu, de 4 anos, morreu no local. O menino chegou a ser atendido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu.

Outra pessoa no apartamento ficou ferida. A vítima foi encaminhada para uma unidade de saúde e sua identidade não foi informada pela Polícia Civil.

O incêndio foi contido por outros moradores do prédio antes do Corpo de Bombeiros chegar. A equipe realizou o rescaldo em seguida.

As chamas começaram por volta de 4h. O caso ocorreu em um residencial da avenida Progresso, no bairro Jambeiro, região Metropolitana de Salvador.

A Polícia Civil investiga a causa do incêndio. O Departamento de Polícia Técnica também foi acionado e apura o caso.

Samuel Borges de Abreu, de 4 anos, morreu no local. O menino chegou a ser atendido pelo SAMU (Serviç…