Home Blog Page 2711

Massacre: Pai mata mulher e três filhas

0

Um pai de cinco filhos matou a mulher e três filhas em um massacre em Chicago, nos Estados Unidos.

Segundo a polícia, o homem ligou para as autoridades e disse que havia uma mulher morta em casa, mas não colaborou com as investigações.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram um cenário de horror. As vítimas foram identificadas como Majeda Kassem, de 59 anos; Halema Kassem e Zahia Kassem, ambas de 25 anos; e Hanan Kassem, de 24 anos.

O marido e pai das vítimas foi preso no local e não há suspeita de outros envolvidos.

“Este foi um incidente isolado”, disse a polícia. “Não há mais suspeitos.”

Leia Também: Casal esconde familiar morto durante 6 anos para receber aposentadoria

Vírus ‘zombies’ congelados na Sibéria podem causar novas pandemias

0

A humanidade pode estar prestes a enfrentar uma nova (e bizarra) ameaça pandêmica.

Existem vírus antigos congelados no pergelissolo do Ártico que poderão um dia ser libertados pelo aquecimento do clima da Terra e desencadear um grande surto de doenças, alertam os cientistas ouvidos pelo The Guardian. 

Preocupados, os cientistas começaram a planejar uma rede de monitoramento do Ártico que identificaria os primeiros casos de uma doença causada por microrganismos antigos. Além disso, proporcionaria quarentena e tratamento médico especializado às pessoas infectadas, numa tentativa de conter um surto e evitar que estas abandonassem a região.

“Neste momento, as análises das ameaças pandêmicas se concentram nas doenças que podem surgir nas regiões meridionais e depois propagar-se para norte”, afirmou um dos cientistas envolvidos no projeto, Jean-Michel Claverie, ao The Guardian.

Existem vírus com “potencial de infectar humanos e iniciar um novo surto de doença”, alertou ainda.

Este ponto foi apoiado pela virologista Marion Koopmans, que explicou também que, mesmo não sabendo ao certo que vírus podem encontrar no gelo, “existe um risco real de haver um capaz de desencadear um surto de doença – por exemplo, uma forma antiga de poliomielite. Temos de partir do princípio de que algo deste gênero pode acontecer”.

Já em 2014, Jean-Michel Claverie provou, em conjunto com uma equipe de cientistas, que vírus congelados na Sibéria ainda podiam infectar organismos unicelulares, apesar de terem estado enterrados no subsolo durante milhares de anos. Outros estudos também revelaram a existência de vários tipos virais diferentes, capazes de infectar células em cultura. Uma das amostras de vírus tinha 48.500 anos.

“Os vírus que isolamos só eram capazes de infectar amebas e não representavam qualquer risco para os seres humanos”, explicou Claverie, ao The Guardian, realçando que “isso não significa que outros vírus – atualmente congelados – não sejam capazes de desencadear doenças nos seres humanos. Identificamos vestígios genômicos de ‘pox’ e herpes, que são agentes patogênicos humanos bem conhecidos, por exemplo”.

O pergelissolo cobre um quinto do hemisfério norte e é constituído por solo que foi mantido a temperaturas abaixo de zero durante longos períodos. Algumas camadas permaneceram congeladas durante centenas de milhares de anos, descobriram os cientistas.

Mas o pergelissolo mundial está mudando. As camadas superiores das principais reservas do planeta – no Canadá, na Sibéria e no Alasca – estão derrentendo à medida que as alterações climáticas afetam desproporcionalmente o Árctico. Segundo os meteorologistas, a região está a aquecer várias vezes mais rápido do que a taxa média de aumento do aquecimento global.

Câmeras corporais têm resultados incertos nos EUA após 10 anos de uso

0

FERNANDA PERRIN
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O uso de câmeras corporais por policiais se difundiu nos Estados Unidos nos últimos anos com a promessa de coibir o uso excessivo da força e melhorar a relação das autoridades com as comunidades, sobretudo após a enorme repercussão da morte de cidadãos negros.

Os casos mais emblemáticos foram as mortes de Michael Brown em Ferguson, em 2014, de Freddie Gray em Baltimore, em 2015, e George Floyd em Minneapolis, em 2020.
Passados dez anos das primeiras experiências, porém, a eficácia da custosa tecnologia não é clara. Alguns estudos identificam efeitos positivos, como queda das queixas contra ações policiais, enquanto outros não veem nenhum impacto, e outros, ainda, consequências negativas.

Uma das principais razões para essas diferenças não está na tecnologia, mas na política que a acompanha: em que momento um policial deve ativá-la e desativá-la, quem tem acesso a essas imagens e, não menos importante, quando.
Praticamente 8 em cada 10 policiais americanos usam uma câmera corporal, segundo levantamento de 2020 feito pelo Departamento de Estatísticas de Justiça, o mais recente disponível.

O impulso veio principalmente após o relatório Policiamento no Século 21, de 2015, produzido por uma força-tarefa criada pelo ex-presidente Barack Obama. Uma das principais apostas do grupo para melhorar a transparência e a confiança nas autoridades era o uso de câmeras corporais.
Desde então, o Departamento de Justiça, equivalente a um ministério, disponibilizou ao menos US$ 70 milhões (R$ 344 milhões, na cotação atual) em recursos para incentivar a adoção da tecnologia.

Foi criado também um programa de implementação, cujo objetivo é auxiliar os departamentos que adquirem o produto. Um site específico oferece, além de informações, uma checklist para elaboração da política e uma calculadora de custos, entre outros recursos.

Isso porque, nos EUA, a decisão de usar as câmeras cabe, em geral, a cada departamento policial local -que atende uma cidade ou uma região metropolitana, por exemplo.

FREQUÊNCIA DE USO
Dados oficiais indicam que o equipamento tende a ser mais comum quanto maior o número de habitantes atendidos. Todos os departamentos em regiões com mais de 1 milhão de pessoas -Nova York, por exemplo- reportaram usar a câmera. Já entre aqueles que atendem até 2.500 pessoas, o percentual é de 65,3%.
Alguns estados começaram a determinar o uso das câmeras em todo o seu território. Hoje, eles são sete (Carolina do Sul, Colorado, Connecticut, Illinois, Maryland, Nova Jersey e Novo México), segundo levantamento da Conferência Nacional das Legislaturas Estaduais. Outros, como a Califórnia, disponibilizam fundos para financiar a aquisição do equipamento pelos departamentos policiais interessados. Além disso, forças federais, como o FBI, também usam câmeras corporais.

POLÍTICAS DE ATIVAÇÃO
As políticas que orientam o uso dos equipamentos e das imagens variam enormemente. Alguns departamentos possuem diretrizes claras quanto ao momento em que a câmera deve ser ativada, e outros já usam uma tecnologia que é ativada automaticamente quando a arma é retirada do coldre -caso de Louisville, no Kentucky. Na outra ponta, há departamentos que não têm uma regra clara.

“Se os policiais não ligarem suas câmeras quando devem, então as câmeras serão inúteis”, escreve Chuck Wexler, diretor-executivo Fórum Executivo de Pesquisas da Polícia (Perf, na sigla em inglês).

Há também orientações sobre o que não gravar. Em geral, a regra é que conversas com informantes, vítimas de crimes sexuais e crianças sejam preservadas. Um cidadão também pode pedir que a câmera seja desligada, mas as políticas tendem a deixar a decisão a cargo do policial.

ARMAZENAMENTO E AUDITORIA DOS VÍDEOS
Quanto maior o número de policiais, maior a quantidade de material gravado a ser armazenado, o que implica despesas com a contratação de servidores ou, mais comumente, um serviço de nuvem. Para evitar um acúmulo muito grande, diversos departamentos estabelecem prazos em que um vídeo é armazenado, com exceção para aqueles que retratem “eventos críticos”.

A revisão dos vídeos, por sua vez, costuma ocorrer por amostragem, feitas por supervisores, funcionários contratados para essa função, ou terceiros.
Recentemente, ferramentas de inteligência artificial (IA) vêm sendo adotadas nesse processo -caso de Los Angeles-, fazendo um filtro em imagens que mostrem uso de linguagem inapropriada ou outras infrações de conduta pelos policiais.

A aplicação de IA também abre a possibilidade de capacitar as câmeras com mais funções, como reconhecimento facial e análise de sentimentos. Esses usos, porém, estão em debate.

DIVULGAÇÃO DOS VÍDEOS AO PÚBLICO
Outra variação é o que é feito com as imagens. Segundo levantamento feito pelo Perf em uma amostra de 127 políticas para câmeras corporais, apenas 14% tratavam da divulgação de “incidentes críticos”.

Alguns departamentos dão ampla margem de decisão para o chefe de polícia definir se e quando os vídeos são tornados públicos, liberando o acesso em casos específicos (se o requerente está envolvido na cena, por exemplo) ou por meio de pedidos justificados de acesso à informação.
Outros têm como regra a liberação dentro de um prazo.

ACESSO POR POLICIAIS SOB SUSPEITA
Um dos principais debates atuais sobre o uso das câmeras é o acesso das imagens por policiais envolvidos em incidentes em que seu comportamento está, de alguma forma, sob suspeita -casos em que a arma é disparada, há queixas de uso excessivo da força ou quando ocorrem mortes.

Um levantamento feito pelo Perf em 156 agências no ano passado apontou que, em 56% delas, os policiais podem ver a gravação antes de fornecerem seu testemunho sobre o ocorrido. Por outro lado, outros departamentos, como o de Washington DC, proíbem esse acesso.

Para críticos, essa possibilidade permite que o policial adapte seu depoimento ao que as imagens mostram, protegendo-se, assim, de eventuais acusações. Já defensores dizem que o acesso ajuda a elaborar melhor os relatos de momentos de estresse elevado, em que a memória torna-se pouco confiável.
Buscando chegar a um meio-termo, o Perf atualizou suas diretrizes, recomendando que um primeiro depoimento, caracterizado como uma “entrevista de percepções”, seja coletado do policial antes de ele ter acesso às imagens. Depois, tendo visto a gravação, ele pode fornecer um segundo relato. Essa política já é adotada em Portland (Oregon).

RESULTADOS
Até agora, os estudos não são conclusivos sobre os impactos das câmeras nos objetivos propostos: melhorar a confiança da população na polícia, coibir o uso excessivo de força e ajudar em investigações.

“Uma revisão abrangente de 70 estudos sobre o uso de câmeras corporais constatou que a maior parte das pesquisas sobre câmeras corporais não demonstrou efeitos consistentes ou estatisticamente significativos”, afirma o Instituto Nacional de Justiça, braço do Departamento de Justiça americano voltado para estudos e avaliação de políticas públicas.

Segundo o órgão, mais estudos são necessários para permitir uma análise do impacto do uso das câmeras.
Um balanço feito pelo Perf dos dez anos de uso das câmeras no país, publicado no mês passado, chegou a conclusão semelhante.

O principal resultado observado em pesquisas foi a queda do número de queixas da população contra policiais. Segundo o relatório, porém, não está claro se isso ocorreu porque as autoridades melhoraram seu comportamento ou se cidadãos deixaram de fazer denúncias infundadas.

Com relação ao efeito do uso das câmeras em investigações, estudos indicam um impacto positivo no avanço de ações quando a vítima não coopera -algo comum em casos de violência doméstica.

O relatório aponta alguns estudos específicos com resultados promissores. Em Chicago, por exemplo, a adoção das câmeras levou à queda do número de investigações administrativas arquivadas por falta de evidências, e a um número maior de medidas disciplinares contra policiais.
Outro resultado relevante foi a eliminação da disparidade racial nas queixas arquivadas ou rejeitadas -até então, denunciantes negros eram a maioria.

Já em Phoenix, no Arizona, embora tenha ocorrido uma redução no número de queixas dos cidadãos, houve um aumento no uso da força e menos abordagens iniciadas pelos policiais.

REAÇÃO DA POLÍCIA
Inicialmente, houve resistência de associações de policiais, que manifestaram preocupações com a privacidade dos agentes e má-fé no uso das gravações.

No entanto, esses argumentos não resistiram à pressão social crescente após as mortes de cidadão negros por policiais.
Com isso, as associações policiais passaram a priorizar a negociação das regras, sobretudo as diretrizes sobre acesso às imagens.

Outro front é a negociação de um bônus pela adoção das câmeras, sob argumento de que o equipamento implica mais trabalho. Em Worcester (Massachussetts), por exemplo, foi adotado um valor anual de US$ 1.300 para cada policial.

Os casos mais emblemáticos foram as mortes de Michael Brown em Ferguson, em 2014, de Freddie Gray em… 

Maior tremor de terra da história do Brasil é registrado na Amazônia

0

A Região Norte, registrou, nesse sábado, 20, o maior tremor de terra da história do Brasil. Com 6,6 graus na Escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu às 18h31 no horário de Brasília, 16h31 no horário local.

Embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos informe que o terremoto tenha ocorrido próximo a Tarauacá, no Acre, as coordenadas exatas do tremor apontam para uma área isolada em Ipixuna, no Amazonas.

Até agora, não há registro de danos. Isso porque o abalo ocorreu a 614,5 quilômetros de profundidade, o que permite a dissipação da energia. Segundo os geólogos, um tremor nessa profundidade dificilmente é sentido pela população.

O Centro de Redes de Terremotos da China também registrou o tremor na Amazônia. O órgão do país asiático mediu a mesma intensidade, de 6,6 graus na Escala Richter, mas o órgão apontou profundidade maior, de 630 quilômetros.

Em 7 de junho de 2022, Tarauacá, no noroeste do Acre, tinha registrado abalo de 6,5 graus, o segundo maior tremor da história do País. Na ocasião, o terremoto não deixou vítimas, nem danos materiais.

Os tremores ocorrem porque a região está próxima da Cordilheira dos Andes, uma das zonas com maior atividade sísmica do planeta. Nos últimos 45 anos, houve quase cem abalos sísmicos em um raio de 250 quilômetros de Tarauacá, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Nenhum deles, porém, teve consequências graves.

Até agora, nem os governos do Acre e do Amazonas, nem as prefeituras de Tarauacá e Ipixuna se manifestaram. Antes das ocorrências deste fim de semana, o maior abalo sísmico da história do Brasil tinha sido registrado na região da Serra do Tombador, em Mato Grosso, em 31 de janeiro de 1955, com 6,2 graus na Escala Richter.

(Com informações da Agência Brasil)

Leia Também: Brasil recebe primeiras 750 mil doses de vacina contra dengue, em meio a explosão da doença

Com 6,6 graus na Escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu… 

Equador prende mais de 2 mil pessoas em 10 dias após onda de violência

0

JÚLIA BARBON
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – “As prisões do Equador não são o céu, são o inferno”, disse o então responsável pelo sistema penitenciário do país sul-americano, coronel Fausto Cobo, ao reassumir o cargo em outubro, admitindo que não seria capaz de resolver o problema nas poucas semanas que restavam do último governo.

Foi a este sistema penitenciário que o presidente recém-empossado Daniel Noboa adicionou, nos últimos dez dias, mais 2.369 pessoas, 158 delas tratadas como terroristas. As detenções foram uma de suas principais respostas à onda de violência que espalhou pânico no último dia 9, com ataques a bombas e sequestros como o de um canal de TV ao vivo.

O número de presos entre aquela tarde e a manhã da última sexta (19) representa 8% do total de 31 mil encarcerados em 29 mil vagas contabilizadas até o fim de dezembro pelo Snai (órgão que administra as cadeias) –com a ressalva de que nem todos os novos detidos devem permanecer no sistema porque podem obter penas alternativas, por exemplo.

Se seguir nesse ritmo, com 237 capturados por dia, o Equador poderia dobrar a quantidade de presos em quatro meses. São resultados divulgados pelas Forças Armadas e pela Polícia Nacional, que têm atuado juntas desde que Noboa decretou um “conflito armado interno” e classificou organizações criminosas de terroristas.

A tática de prisões em massa, apoiada por grande parte da população equatoriana, faz ressoar o nome de Nayib Bukele, popular presidente de El Salvador, famoso por ter conseguido enfraquecer as facções ao custo de infrações de direitos humanos e restrição a liberdades fundamentais dos salvadorenhos.

O país centro-americano sustenta a maior taxa de prisões do mundo, com 1.086 encarcerados a cada 100 mil habitantes, bem à frente de Cuba em segundo lugar, mostram dados do site Prison Brief, da Universidade de Londres. O Brasil aparece na 14ª posição (com índice de 390 presos) e o Equador, na 98ª (com 168).
“O modelo Bukele, baseado nos Estados Unidos, é custoso, amplo e requer muito esforço do Estado para ser levado adiante. Em El Salvador as prisões são impérios, uma delas tem capacidade para 40 mil pessoas. O contexto de Noboa é bem diferente disso”, pondera Daniel Pontón, especialista em segurança e professor do Instituto de Altos Estudos Nacionais do Equador.

Só as prisões realizadas nos últimos dias, por exemplo, já superam as 1.472 vagas que o presidente quer criar em duas novas prisões de segurança máxima que prometeu construir. Ele ainda não detalhou com que dinheiro o fará nem quando elas ficarão prontas.

“Algumas cadeias aqui parecem escolas”, descreve o advogado Jorge Vicente Paladines, professor da Universidade Central do Equador, que entrou em várias das 36 unidades do país enquanto assessor da Defensoria Pública e é autor do livro “Matar e Deixar Matar: Os massacres nas prisões e a (des)estruturação social do Equador” (2023).

O sinal mais recente desse colapso no sistema penitenciário foi o sequestro de 201 funcionários pelos detentos, entre agentes e pessoal administrativo, durante a crise da semana passada. No dia 13, as Forças Armadas e a Polícia Nacional intervieram, liberaram todos os reféns e retomaram o controle das unidades. Mais de 50 detentos fugiram, sendo parte deles recapturados.

Para especialistas, a situação pode até ter sido controlada momentaneamente, mas está longe de ser resolvida. Nos últimos anos, as cadeias equatorianas se inundaram de armas e se transformaram em centros de recrutamento e operações das organizações criminosas, com uma boa dose de corrupção já indicada por celulares apreendidos com os presos.

Pelo menos metade das mortes violentas e extorsões que ocorrem em Guayaquil são ordenadas a partir das prisões, afirmou o general Víctor Herrera, comandante de polícia da região litorânea que é um dos epicentros da explosão de violência vivida pelo país nos últimos anos.

A venda interna de drogas e a cobrança de taxas aos próprios detentos também se converteram em negócios lucrativos às facções. No complexo onde ocorreu a fuga ainda misteriosa de Fito, líder dos “Choneros” que disparou a crise, foram encontradas suítes de luxo, piscinas, arenas de luta de galos e criadouros de patos.

“É um problema basicamente de gestão penitenciária. O Equador nunca terminou a modernização em gestão de prisões que é feita no resto do mundo, separando os presos por periculosidade por exemplo [e não por grupo criminoso]. Isso piorou com a penetração do crime organizado e das máfias [atraídos pela geografia para o tráfico de cocaína]”, diz Pontón.

Segundo Paladines, nem sempre foi assim: “Quando trabalhei na Defensoria, até 2017, havia inibidores de sinal e esquema de máxima segurança que até me causavam críticas como defensor dos direitos humanos, com inspeções invasivas principalmente em mulheres.”

Para ele, houve um desmantelamento a partir da gestão Lenín Moreno (2017-2021), sob uma política de redução do Estado. O ex-presidente eliminou o Ministério de Justiça antes responsável pelas prisões e reduziu drasticamente o orçamento do setor, algo que chamou a atenção da Comissão Interamericana de Direitos Humanos em relatório feito em 2022.

Em meados de 2019, começaram a aparecer na mídia cenas de revoltas e massacres entre facções, incluindo partidas de futebol jogadas com a cabeça de presos, Paladines escreve em seu livro, onde contabiliza 19 massacres com 591 mortos até 2022, sem considerar ainda o sangrento ano de 2023.

Agora, as forças de segurança do Equador apostam em manter o controle das prisões para evitar crimes nas ruas a curto prazo e comemoram uma redução de 100 homicídios para 42 entre a primeira e a segunda semana de janeiro na região de Guayaquil, mesmo com os militares nas ruas.

Ele pretendem separar os detentos por periculosidade, instalar inibidores de sinal e restringir o fornecimento de energia nas celas, ainda sem cronogramas divulgados. “Isso é um ponto central”, opina Pontón. “Quando se está numa guerra a primeira coisa que se faz é minar a estrutura dos grupos. Se não, é pura propaganda.”

Leia Também: Câmeras corporais têm resultados incertos nos EUA após 10 anos de uso

Brasil recebe primeiras 750 mil doses de vacina contra dengue, em meio a explosão da doença

0

RENATO MACHADO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Ministério da Saúde informou que chegaram ao Brasil neste sábado (20) as primeiras 750 mil doses da vacina contra a dengue, que serão oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A pasta lembra que, por causa do número limitado de unidades recebidas, foram estabelecidos critérios para a vacinação, levando em conta regiões com alta transmissão e a faixa etária com maior número de hospitalizações, entre 10 e 14 anos.

A chegada do primeiro lote acontece em meio a uma escalada no número de casos da doença no início deste ano.

O primeiro lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina que foram fornecidas, sem custos ao governo brasileiro, pela farmacêutica Takeda. O Ministério da Saúde acrescenta que adquiriu todas as 5,2 milhões de doses do imunizante, chamado Qdenga, disponíveis pelo fabricante para este ano, que serão entregues por etapas até o mês de novembro.

De acordo com os critérios de vacinação estabelecidos pela pasta em conjunto com estados e municípios, as vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte –população igual ou superior a 100 mil habitantes– e com alta transmissão da doença nos últimos dez anos.

Além disso, serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que são as idades com maior número de hospitalizações por dengue. O ministério explica que essa faixa etária também está dentro do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Como a Folha de S. Paulo mostrou, oito estados e o Distrito Federal iniciaram 2024 com expressivos aumentos nos casos de dengue, de 100% ou mais em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os números são mais alarmantes no Sul do país, onde foram contabilizados 10.961 diagnósticos nas duas primeiras semanas deste ano, somando os registros no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O salto é de 958% em relação ao mesmo período de 2023, quando haviam sido infectadas 1.036 pessoas na região.

O Brasil já havia fechado o ano de 2023 com um recorde de mortes por dengue, com 1.094 vidas perdidas. Os dados foram extraídos do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

O recorde anterior ocorreu em 2022, com 1.053 óbitos. O terceiro ano com mais mortes foi 2015, com 986 vítimas.

Nesta semana, durante viagem para participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a ministra Nísia Trindade, afirmou que ainda é necessário aumentar a produção da vacina contra a dengue para expandir as faixas etárias que receberão o imunizante. Atualmente o ministério tem 5 milhões de doses, o permitiria a imunização 2,5 milhões de pessoas –ou 1,1% da população.

O número não cobre todas as pessoas na faixa etária priorizada, de 6 a 16 anos, que somam 30,5 milhões no país, conforme aferição do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leia Também: Novo temporal alaga ruas do Rio, e Paes pede que população não saia sob chuvas fortes

A pasta lembra que, por causa do número limitado de unidades recebidas, foram estabelecidos critério… 

Novo temporal alaga ruas do Rio, e Paes pede que população não saia sob chuvas fortes

0

LEONARDO AUGUSTO
BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – Um temporal atingiu a cidade do Rio de Janeiro na madrugada deste domingo (21), provocando deslizamentos, queda de árvores e alagamentos inclusive na avenida Brasil, uma das principais da cidade, na altura da Vila do João, sentido zona oeste.

As informações são do Centro de Operações Rio, da prefeitura. Ao menos até o momento, não há registro de vítimas. Às 2h50 da manhã, a cidade entrou no estágio três de alerta para chuvas, dentro de escala que vai até cinco. A fase três aponta que já há ocorrências impactando a vida da população.

Na semana passada, as chuvas que atingiram a cidade e a região metropolitana provocaram 12 mortes conforme informações do Corpo de Bombeiros do estado, além de alagamentos de ruas, inundação de um hospital, fechamento de estações do metrô e falta de energia em residências.

Em vídeo gravado no Centro de Operações, o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), pediu à população que evite deslocamentos em caso de chuvas fortes. A expectativa é de mais pancadas ao longo do domingo na capital. “O pessoal está nas ruas desde a madrugada tentando minimizar esse impacto” (das chuvas na madrugada), disse.

Às 9h25 desde domingo, o estágio de alerta da cidade foi rebaixado para o nível dois, o que significa haver riscos de ocorrências de alto impacto no município, além da possibilidade de nova mudança de fase de alerta.

Um balanço da prefeitura divulgado às 10h mostrava outros seis alagamentos em vias importantes da capital, além do registrado na avenida Brasil. Há ainda dois deslizamentos, na Pavuna e na Comunidade da Babilônia, e um bolsão d’água na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador.

A previsão para hoje na cidade do Rio de Janeiro é de céu encoberto com chuva moderada ao longo do dia. A condição é provocada devido ao deslocamento de uma frente fria pelo oceano, que conduz umidade para o município. A mínima prevista é de 19°C. A máxima é de 30°C.

Leia Também: Itaú compra à vista prédio de quase R$ 1,5 bilhão na Faria Lima

As informações são do Centro de Operações Rio, da prefeitura. Ao menos até o momento, não há registr… 

Talibãs dizem que dois passageiros de avião Falcon russo morreram

0

Dois oficiais do governo Talibã informaram, este domingo, que os dois passageiros do avião Falcon russo que caiu numa área montanhosa do nordeste do Afeganistão cuja condição não era conhecida estão mortos. Ainda assim, as autoridades russas informaram que o estado de saúde dos viajantes não era claro.

Pelo menos quatro das seis pessoas que seguiam na aeronave, que “realizava um voo médico fretado entre Gaya (Índia) – Tashkent (Uzbequistão) – Zhukovskyi (Rússia)”, sobreviveram com ferimentos leves. O piloto está entre os sobreviventes, afirmou o Ministério dos Transportes e Aviação afegão na rede social X (Twitter).

“A equipe de investigação do Emirado Islâmico continua os esforços para procurar e prestar assistência aos restantes indivíduos”, disse o principal porta-voz do governo talibã, Zabiullah Mujahid, citado pela agência Reuters.

Segundo a Rosaviatsia, o avião Falcon 10 registado na Rússia e fabricado em 1978 pelo grupo francês Dassault Aviation tinha “parado de comunicar e desaparecido das telas de radar” na noite de sábado sobre o Afeganistão.

Já segundo a agência noticiosa russa Ria Novosti, o avião transportava uma “paciente em estado grave”, bem como o marido desta, que tinha pagado o voo, sendo estas duas pessoas cidadãos russos.

O Comitê de Investigação Russo anunciou a abertura de uma investigação.

No início do dia de hoje, um funcionário do Departamento de Informação da província de Badakhshan, no Afeganistão, Zabihullah Amiri, explicou à AFP que tinha ” sido informado pelos aldeões” de que um avião havia caído nessa região, na fronteira com o Tadjiquistão, China e Paquistão.

O acidente ocorreu numa área montanhosa, de difícil acesso, desta província atravessada pelo maciço Hindu Kouch, com picos que atingem mais de 7.000 metros.

A área do acidente “fica a cerca de oito horas de carro” da capital da província, Faizabad, disse Amiri.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Presidente do Peru é agredida por duas mulheres e tem cabelo puxado; veja

Coreia do Norte diz que Putin expressou vontade de visitar país em breve

0

Vladimir Putin comunicou a intenção à ministra dos Negócios Estrangeiros norte-coreana, Choe Son-hui, durante uma visita da responsável à Rússia entre 15 e 17 de janeiro, indicou a KCNA.

A visita de Choe a Moscou, que incluiu reuniões com o homólogo russo, Sergey Lavrov, e com o vice-primeiro-ministro, Alexander Novak, ocorreu “numa altura em que as relações de amizade e cooperação entre os dois países entraram definitivamente no curso de um novo desenvolvimento integral”, afirmou ainda a agência estatal.

O regime norte-coreano garantiu ainda que as duas nações “aprofundaram a comunicação estratégica” e se comprometeram a reforçar a cooperação tática “para defender os seus interesses fundamentais e estabelecer uma nova ordem internacional multipolarizada baseada na independência e na justiça”.

Rússia e Coreia do Norte expressaram preocupação “com a influência negativa dos Estados Unidos e aliados”, que “ameaçam o ambiente de segurança na península coreana”.

Entre outros pontos, Pyongyang elogiou a “importante missão” da Rússia de servir para manter a “estabilidade estratégica” a nível global, tendo Moscou mostrado “profundo apreço” pelo apoio “total e solidário” da Coreia do Norte à operação militar especial na Ucrânia, eufemismo de Moscou para se referir à invasão russa do país vizinho, que começou em fevereiro de 2022.

A visita de Choe aconteceu depois de terem sido divulgadas novas provas de que a Coreia do Norte e a Rússia concordaram em cooperar militarmente durante a cimeira de setembro entre Kim e Putin.

A Casa Branca acusou a Rússia de ter disparado recentemente mísseis balísticos norte-coreanos contra a Ucrânia, somando-se aos já utilizados nos ataques de 30 de dezembro e 02 de janeiro. Mas Pyongyang e Moscou negam a transferência de armamento.

Especialistas disseram acreditar que o regime norte-coreano recebeu assistência técnica russa no lançamento do primeiro satélite de reconhecimento militar em novembro passado.

A Coreia do Sul estima que o número de contentores — com mísseis balísticos, lançadores e centenas de milhares de munições de artilharia — transferidos desde o verão pela Coreia do Norte para a Rússia ultrapassa já os cinco mil.

Leia Também: Visto de permanência de brasileiros e chineses passa para dez anos

Bebê de 11 meses morre após ser queimado por vapor de radiador nos EUA

0

Um bebê de 11 meses morreu, na sexta-feira (19), depois de ter sido queimado pelo vapor de um radiador, num apartamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O menino, que estava inconsciente no interior de um quarto, sofreu queimaduras na sequência de um vazamento de vapor de um radiador, segundo informou o departamento da polícia de Nova Iorque, citado pela ABC News.

A criança foi transportada para uma unidade hospitalar, onde foi declarado o óbito.

Entretanto, as autoridades solicitaram uma inspeção ao prédio, já que encontraram tubos de aquecedor “corroídos” no apartamento, que também tinha danos no teto e no soalho.

Foi, por isso, emitida uma ordem de evacuação parcial.

Até ao momento, não há detenções. O caso está sendo investigado.

Leia Também: Coreia do Norte diz que Putin expressou vontade de visitar país em breve

Presidente do Peru é agredida por duas mulheres e tem cabelo puxado; veja

0

A presidente do Peru, Dina Boluarte, foi agredida e teve o cabelo puxado durante uma cerimônia de colocação da primeira pedra do asfaltamento de uma estrada no distrito de Chiara, na região de Ayacucho, a cerca de 570 km de Lima, neste sábado (20). Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento da agressão cometida por duas mulheres, sendo que uma delas, a moradora local Ruth Bárcena, é viúva de Leonardo Ancco, que morreu durante os confrontos violentos com a polícia nos protestos contra o governo de Boluarte, em 2022. 

“Mataram meu esposo, vou ficar calma?”, disse Bárcena ao ser detida. Ela alega que agrediu a presidente para chamar a atenção para as mortes ocorridas por forte repressão da polícia durante as manifestações contra o governo em 2022. Além de Leonardo Ancco, outros 19 manifestantes morreram nos protestos daquele ano.

No momento do incidente deste sábado, Dina Boluarte estava acompanhada pelo governador de Ayacucho, Wilfredo Oscorima. Bárcena e outra mulher se aproximaram da presidente. A viúva de Ancco, então, puxou os cabelos de Boluarte. As duas mulheres foram mobilizadas por policiais e seguranças. 

Rechazamos la agresión a la presidenta Dina Boluarte. Se puede discrepar, y tener ideologías distintas, pero jamás agredir cobardemente. Siga viajando a las zonas de menos recursos @presidenciaperu. El interior del país necesita su presencia. pic.twitter.com/qwH2K6PWYm

— Norma Yarrow (@NormaYarrowL) January 20, 2024 ” target=”_blank” rel=”noopener”>

Rechazamos la agresión a la presidenta Dina Boluarte. Se puede discrepar, y tener ideologías distintas, pero jamás agredir cobardemente. Siga viajando a las zonas de menos recursos @presidenciaperu. El interior del país necesita su presencia. pic.twitter.com/qwH2K6PWYm

— Norma Yarrow (@NormaYarrowL) January 20, 2024

PM aposentado é preso sob suspeita de se passar por religioso para abusar de mulheres em SP

0

PAULO EDUARDO DIAS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um policial militar aposentado de 61 anos foi preso pela Polícia Civil sob suspeita de se apresentar como médium para estuprar mulheres. Os casos ocorreram em Salesópolis, na Grande São Paulo.

As investigações tiveram início no último dia 13. Ao menos cinco vítimas foram identificadas, mas os policiais acreditam que o número de mulheres atacadas pode ser maior, incluindo possíveis casos na mesma cidade e em Biritiba Mirim, onde o suposto curandeiro também teria atuado.

O delegado Ricardo Glória afirmou que o PM alegava ser dotado de poderes mediúnicos para abusar sexualmente das vítimas. O homem dizia incorporar entidades, sobretudo uma chamada João Caveira, exigindo que as mulheres fizessem sexo com ele.

Conforme as apurações, as vítimas relataram ter tido relações com o homem para o recebimento de sua “energia”.
Conforme o delegado, o preso permaneceu em silêncio durante o depoimento e demonstrou interesse apenas em se manifestar na presença do juiz. A reportagem não localizou a defesa do preso.

Além da suposta mediunidade, o suspeito se valia de sua condição de policial militar aposentado e de patrão para diminuir ou impossibilitar a resistência das vítimas, segundo a investigação. Parte das mulheres era contratada pelo homem para trabalhar em uma mercearia de sua propriedade.

Os encontros do PM com as vítimas ocorriam no porão da casa dele. No local, sob a alegação de estar incorporado por um espírito médico, o homem realizava cirurgias espirituais e tratamentos mediamente pagamento, segundo as vítimas e testemunhas.

De acordo com a Polícia Civil, as vítimas têm entre 16 e 21 anos e são de baixa renda. Os crimes teriam tido início em 2017.
“A investigação está sendo aprofundada e é fundamental que outras vítimas se encorajem, não sintam medo e denunciem”, disse o delegado Ricardo Glória.

O PM aposentado foi indiciado por assédio sexual, violação sexual mediante fraude, estupro de vulnerável e curanderismo.
O homem foi encaminhado para o Presídio Militar Romão Gomes, na zona norte de São Paulo.

As investigações tiveram início no último dia 13. Ao menos cinco vítimas foram identificadas, mas os… 

Banhista morre após ser atingida por raio em Praia Grande; outros 2 são hospitalizados

0

ISABELLA MENON
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao menos três banhistas foram atingidos por um raio na praia do Bairro Caiçara, na Praia Grande, na Baixada Santista, o início da tarde deste sábado (20).
Uma mulher de 60 anos, que vivia em Campinas, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu, segundo informações da Prefeitura de Praia Grande e do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo).

Os outros banhistas que foram atingidos pelo raio tiveram ferimentos leves e foram conduzidos para o pronto-socorro Central pelos bombeiros, onde permanecem internados com quadro de saúde estável.

Em nota, a prefeitura afirma que a Defesa Civil de Praia Grande realiza constantes ações de conscientização junto a banhistas sobre os riscos dos raios, com distribuição de panfletos informativos ao longo de toda orla e em todas as dez arenas do Estação Verão Show, além de instalação de faixas informativas espalhadas ao longo do calçadão da praia.

A gestão diz que o trabalho de conscientização também é realizado pelos Guardas Vidas, que realizam essa ação constante de conscientização junto aos banhistas. “Caso a população perceba os primeiros sinais de chuva e raios, a orientação é que deixem a orla o mais breve possível”, diz a prefeitura.

Uma mulher de 60 anos, que vivia em Campinas, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu, segund… 

Adolescentes são atropeladas e uma delas morre em Belo Horizonte

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma adolescente morreu e outra ficou gravemente ferida após um atropelamento em Belo Horizonte. As garotas, de 15 e 16 anos, atravessavam a pista no Anel Rodoviário, bairro de Dom Silvério, no momento do acidente, na noite desta sexta-feira (19).

O condutor do veículo, de 46 anos, disse à polícia que as duas “apareceram repentinamente” na mureta da pista e que ele não conseguiu frear a tempo.

O teste do bafômetro do motorista deu negativo. Ele acionou o socorro.

A morte da adolescente de 15 anos foi confirmada por um médico do Samu. A segunda adolescente foi levada ao Hospital João XXIII com trauma cranioencefálico grave e uma laceração na perna.

Perícia foi acionada e o caso foi encaminhado à Delegacia de Trânsito da Polícia Civil. O acidente foi registrado a 250 metros de uma passarela, segundo a PM.

A reportagem buscou o Hospital João XXIII para saber o estado de saúde da segunda vítima, mas a instituição informou que não divulga dados dos seus pacientes. A Polícia Civil também foi procurada, mas não retornou até o momento.

O condutor do veículo, de 46 anos, disse à polícia que as duas “apareceram repentinamente” na mureta… 

Mulher morta ao tentar salvar o carro em enchente em SP trabalhava como motorista

0

ISABELA PALHARES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A mãe e a filha que morreram afogadas em Limeira, na região de Campinas, na tarde desta sexta-feira (19), tentavam salvar o veículo em que estavam quando foram arrastadas pela enxurrada.

Elas foram identificadas pela Polícia Militar como Joana Isidora de Melo, 70, e Josicleide Joana dos Santos, 35.

A filha trabalhava como motorista e tentou impedir que o carro fosse levado pela chuva. A mãe foi tentar socorrer a filha, mas as duas acabaram sendo arrastadas e ficaram presas embaixo do veículo. O caso ocorreu na rua Pedro Targino da Silva, no bairro Las Palmas, onde elas moravam.

O estado de São Paulo foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta sexta e madrugada de sábado (20). Em menos de 24 horas, três pessoas morreram. Além da mãe e filha, uma idosa, de 74 anos, morreu em Sorocaba, também no interior, após o carro em que estava ser arrastado pelo temporal.

Joana e Josicleide eram de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, mas moravam em Limeira. Josicleide era casada e deixa dois filhos pequenos.

A chuva forte desta sexta-feira provocou estragos em ao menos 11 municípios, segundo a Defesa Civil. Foram registrados 179 quedas de árvore, 27 postes de energia, 28 pessoas firam desalojadas, além das três que morreram.

A maior parte do estado amanheceu neste sábado com sol, mas a previsão é de que, ao passar das horas, haja predominância de nebulosidade. No período da tarde, há previsão de pancas generalizadas em todo o Estado, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.

Segundo a Defesa Civil, há indicativo para acumulados expressivos de chuva para o dia, principalmente, na região leste do estado. Também há previsão de aumento da temperatura ao longo do dia em todo o território paulista.

Elas foram identificadas pela Polícia Militar como Joana Isidora de Melo, 70, e Josicleide Joana dos… 

Dois navios da marinha britânica colidem no Barém

0

Dois navios caça-minas da Marinha Real Britânica colidiram no porto de Barém, no Médio Oriente, na sexta-feira.

Não houve registo de ferimentos, mas foi aberta uma investigação, segundo adiantou o organismo à agência Reuters.

Num vídeo divulgado nas redes sociais, ao qual poderá ver na galeria acima, o HMS Chiddingfold é visto recuando até bater contra o HMS Bangor, que estava atracado.

O contra-almirante Edward Ahlgren, comandante de operações da Marinha Real, indicou que ninguém ficou ferido, mas as embarcações sofreram alguns danos.

“Garanto que uma investigação completa já está em andamento e quaisquer mudanças nos procedimentos que possam evitar novos incidentes serão implementadas rapidamente. Entretanto, o Reino Unido continuará a desempenhar um papel fundamental na garantia da segurança da navegação mercante na região”, disse, na rede social X (Twitter).

É que, recorde-se, a Marinha Real Britânica está trabalhando com a Marinha dos EUA, na região do Golfo, para proteger a navegação no Mar Vermelho de um aumento crescente de ataques das forças Huti do Iémen.

Os Hutis dizem agir em solidariedade com o grupo islâmico Hamas, que está em conflito com Israel, em Gaza. Os ataques perturbaram o comércio mundial e suscitaram receios de falhas nos abastecimentos.

Leia Também: Adolescentes são atropeladas e uma delas morre em Belo Horizonte

Casos de violência contra jornalistas têm queda de 51% em 2023

0

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgará na próxima quinta-feira (25) um relatório completo sobre os casos de violência contra jornalistas e de ataques à liberdade de imprensa no Brasil, em 2023.

De acordo com dados preliminares divulgados pela entidade, os registros de violência contra os profissionais de imprensa no ano passado tiveram queda significativa. Em 2023, foram 181 casos, contra 376 registrados em 2022. A diminuição foi de 51,86%.

No entanto, o número registrado no ano passado foi 34,07% maior em relação aos 135 casos contabilizados em 2018, antes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na avaliação da presidente da Fenaj, Samira de Castro, a queda dos episódios de violência contra os profissionais de imprensa em 2023 tem relação com a diminuição das ações de descredibilização da imprensa pelo ex-presidente.

“Podemos comemorar a queda nos números da violência em 2023. Mas temos de continuar em alerta e mobilizados, porque as cifras continuam muito elevadas”, comentou Samira.

O relatório completo dos casos de violência contra jornalistas conterá dados sobre as categorias profissionais, gênero, estado e tipo de mídia.

De acordo com dados preliminares divulgados pela entidade, os registros de violência contra os profi… 

Com greve geral marcada na Argentina, Gol e Latam cancelam voos para o país no dia 24/1

0

As companhias aéreas Gol e Latam cancelaram voos para a Argentina programados para a próxima quarta-feira, dia 24. A ação se deve à greve geral convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), que afetará toda a operação aeroportuária nas principais cidades do país, Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário, impossibilitando a realização dos voos.

Uma busca nos sites da Gol e da Latam mostra que não é possível comprar passagem para o dia 24, em nenhum trecho. Em outros dias, os voos estão normais. As companhias aéreas não informaram o número de voos cancelados no dia 24.

A greve geral na Argentina é uma resposta do CGT a medidas econômicas do presidente Javier Milei, que quer fazer uma série de reformas trabalhistas no país.

“A GOL informa que cancelou seus voos de ou para os aeroportos da Argentina em 24 de janeiro de 2024”, afirma nota da empresa aérea. “Todos clientes terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, podendo solicitar reembolso integral”, informa nota da Gol.

Segundo a companhia área, clientes com bilhetes marcados para o dia 24 estão recebendo comunicação via e-mail e SMS. A Gol informa ainda que para atender os clientes afetados, criou operações extras para os dias 25 e 26 de janeiro.

“O Grupo Latam informa sobre a possibilidade de atrasos e/ou cancelamentos nos voos com origem ou destino na Argentina em 24 de janeiro devido a uma greve geral anunciada para todo o país”, informa comunicado da Latam. Os passageiros afetados por possíveis cancelamentos e/ou remarcações de voos dia 24 podem alterar voo sem multa (tanto ida quanto volta) para uma nova data de viagem até 15 dias após a data original ou solicitar o reembolso sem multa.

Mais de 600 motoristas presos pela neve na passagem de ‘Juan’ na Espanha

0

Mais de 600 condutores ficaram presos na estrada N-22, após a passagem da Depressão Juan, que deixou várias partes de Espanha cobertas de neve, na sexta-feira.

Os automobilistas ficaram presos durante horas na estrada entre Soria e Ágreda, no norte da Espanha, tenho as autoridades mobilizado unidades da base militar de Zaragoza para ajudar no resgate dos viajantes, informou a agência Reuters.

Em Soria, as temperaturas alcançaram os -13 ºC, de acordo com o mesmo meio.

Pelas 23h00, todos os automóveis retidos já tinham sido removidos, segundo a Europa Press.

Retirados todos los vehículos que estaban atrapados por las nevadas en la N-122 que conecta Soria con Ágreda https://t.co/57H8QzLLed pic.twitter.com/bv8MN91c1D

— Europa Press (@europapress) January 19, 2024

Primeiro, foram retirados os veículos leves, seguindo-se, depois, a remoção dos cerca de 100 pesados no local.

Assista às imagens.

Leia Também: Ex-número 1 do mundo, tenista é condenada a dois anos de prisão

Homem esfaqueia vizinho até à morte nos EUA por ele ‘roncar muito alto’

0

Um homem foi esfaqueado até à morte pelo vizinho, no domingo passado, por ele ‘roncar muito alto’. O caso aconteceu em Upper Moreland Township, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A polícia teria recebido uma denúncia dando conta de um esfaqueamento na casa de Christopher Casey, reporta o TMZ.

Ao chegarem ao local, os agentes descobriram o vizinho, Robert Wallace, a cerca de 15 metros de casa, com dois golpes de faca.

Christopher também tinha ferimentos na coxa direita.

Ambos os homens foram encaminhados para um hospital local, tendo Robert acabado por morrer. O agressor teve apenas ferimentos leves.

A investigação apurou que os dois vizinhos se envolveram numa discussão e, durante o ataque verbal, ocorreu o esfaqueamento. 

O mais incomum deste caso é que por trás do ataque está uma questão antiga. Os vizinhos  tinham estado envolvidos numa discussão contínua por causa do quanto Christopher roncava alto, que podia ser ouvido através de uma parede compartilhada pelas casas.

O suspeito foi detido na quinta-feira, sob uma fiança de um milhão de dólares, e está acusado de um crime de homicídio em terceiro grau.

Leia Também: Mais de 600 motoristas presos pela neve na passagem de ‘Juan’ na Espanha