Home Blog Page 2710

Homem é assassinado na zona rural de SFI

0
IML/Foto: ClickCampos

Um homem de 46 anos, identificado como L.P.S., foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira (22) na localidade de Amontado, Zona Rural de São Francisco de Itabapaoana. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local do crime.

A motivação e autoria do assassinato ainda são desconhecidas, e a Polícia Militar está em busca de suspeitos na região.

O caso foi registrado na 147ª Delegacia de Polícia de SFI, onde está em fase de investigação. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

Fuvest divulga aprovados no vestibular 2024 da USP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Fuvest divulgou nesta segunda (22) a lista de candidatos aprovados no vestibular de 2024 para a maior universidade da América Latina, a USP. Os nomes podem ser conferidos no site da fundação.

Os convocados devem confirmar a sua matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação.

O período de pré-matrícula para os aprovados na primeira chamada começa às 8h do dia 29 e se estende até as 16h de 1º de fevereiro. Nesta fase, é preciso preencher um formulário no site da USP e enviar cópias digitais dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio, identidade e fotografia recente.

No caso de candidatos que se autodeclararem negros, de cor preta ou parda, ou indígenas e concorrem a vagas PPI, é preciso enviar uma autodeclaração de raça. Oportunamente, uma banca de heteroidentificação analisará a condição desses candidatos.

Na pré-matrícula, o candidato pode confirmar o interesse no curso em que foi aprovado ou se declarar desistente. Nesse caso, passa a concorrer em chamadas e listas de espera dos demais cursos selecionados no ato de inscrição em ordem decrescente de prioridade. Cada candidato pode escolher até quatro cursos de uma mesma carreira na ficha de inscrição.

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

A efetivação da matrícula deve ser feita das 8h do dia 26 de fevereiro até as 16h do dia 28. Para isso, é preciso seguir as instruções enviadas ao e-mail cadastrado no momento da inscrição.

A lista De aprovados na segunda chamada será divulgada em 14 de fevereiro, e a lista de espera será publicada no dia 26.

Em caso de dúvidas, a Central Unificada de Matrículas da USP atende se segunda a sexta das 8h às 18h nos telefones (11) 3091-3403 (11) 3091-3442 e no email [email protected].

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VAGA OFERECIDOS PELA FUVEST 2024?

Todos os candidatos inscritos concorrerão às vagas de ampla concorrência (AC). No ato da inscrição, o candidato deveria informar se também concorreria às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas: Escola Pública (EP) ou Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

AC: vagas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum pré-requisito, mesmo tendo acesso às vagas reservadas

EP: 2.053 vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

PPI: 1.206 vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Além do vestibular, a USP oferece 1.500 vagas pelo Enem e outras 1.500 pelo Provão Paulista, novo vestibular seriado, que será aplicado para todos os estudantes do ensino médio de escolas estaduais em São Paulo.

Se você prestou o Provão Paulista, acompanhe as informações no site oficial. Vagas remanescentes do Provão Paulista retornam como vagas EP ou PPI da Fuvest, dependendo do edital.
*
CALENDÁRIO DA FUVEST 2024 – PRÓXIMAS DATAS

– 22 de Janeiro – Divulgação da 1ª Chamada
– 29 de Janeiro – às 8h – Início do período da Pré-Matrícula Virtual – 1ª Chamada
– 1º de Fevereiro – às 16h – Fim do período da Pré-Matrícula Virtual – 1ª Chamada
– 14 de Fevereiro – Divulgação da 2ª Chamada
– 15 de Fevereiro – às 8h – Início do período da Pré-Matrícula Virtual – 2ª Chamada
– 16 de Fevereiro – às 16h – Fim do período da Pré-Matrícula Virtual – 2ª Chamada
– 26 de Fevereiro – às 8h – Início do período de Efetivação de Matrícula Virtual
– 26 de Fevereiro – às 8h – Início do período de Lista de Espera – Manifestação de interesse
– 27 de Fevereiro – às 17h – Fim do período de Lista de Espera – Manifestação de interesse
– 28 de Fevereiro – às 16h – Fim do período de Efetivação de Matrícula Virtual
– 4 de Março – Divulgação da 1ª Convocação da Lista de Espera
– 5 de Março – às 8h – Início do período da Pré-Matrícula Virtual – 1ª Convocação da Lista de Espera
– 6 de Março – às 12h – Fim do período da Pré-Matrícula Virtual – 1ª Convocação da Lista de Espera

Leia Também: Uso de aparelho auditivo ajuda a prolongar a vida em pacientes com perda de audição, diz estudo

Os convocados devem confirmar a sua matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação… 

Falso alarme em San Sebastián: pernas a boiar no rio eram de manequim

0

Uma mulher ligou para os serviços de emergência de San Sebastián, na Espanha, no domingo, 21 de janeiro, alegando ter visto pernas a boiar no rio Urumea. A chamada desencadeou uma rápida operação de resgate e salvamento, com a participação da polícia, da Ertzaintza (polícia autónoma do País Basco) e dos bombeiros.

No entanto, o susto logo se dissipou quando os bombeiros chegaram ao local e identificaram o alegado corpo. Tratava-se, na verdade, da parte inferior de um manequim de plástico.

“Pensávamos que era um corpo e por isso chamámos a polícia. Por sorte, foi apenas uma curiosa anedota”, afirmou uma das responsáveis pela confusão, Danusia Goedel.

A mulher disse que estava caminhando pela margem do rio quando viu o que parecia ser um corpo boiando na água. Ela ligou para a polícia, que enviou equipes ao local.

Os bombeiros mergulharam no rio e recuperaram o objeto. Ao examiná-lo, perceberam que se tratava de um manequim.

O caso foi encerrado como um falso alarme.

Leia Também: Menino abandonado em França nunca faltou à escola nem fala mal da mãe

Seis pessoas ficam feridas em acidente envolvendo dois carros em Campos

0
Hospital Ferreira Machado/Foto: ClickCampos
Hospital Ferreira Machado/Foto: ClickCampos

Na manhã desta segunda-feira (22) um acidente com dois carros resultou em seis pessoas feridas na Estrada da Fazendinha, entre a localidade de Fazendinha e o Trevo de Cambaíba, em Campos.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma mulher ficou presa às ferragens e foi resgatada, sendo encaminhada ao Hospital Ferreira Machado (HFM). Os demais envolvidos sofreram apenas escoriações.

De acordo com apuração da Redação ClickCampos, uma mulher identificada pelas iniciais S.C.R de 38 anos, teve escoriações pelo corpo, fez exames, e está em observação no politrauma. Já a jovem de 16 anos, identificada pelas iniciais E.G.S., teve ferimentos no braço fez exames está em observação no politrauma.

A adolescente de 14 anos identificada pelas iniciais S.P.S., teve ferimentos leves pelo corpo, fez exames e está em observação no politrauma. Já a vítima T.B.A., de 45 anos fez exames e foi liberada e o homem identificado pelas iniciais L.C.do.E.S.S., de 51 anos teve escoriações no tórax, fez exames e está observação no politrauma.

As causas do acidente ainda não foram divulgadas.

Menino de 9 anos esfaqueia o próprio pai após presenciar violência contra a mãe em Campos

0
HFM/Foto: ClickCampos
HFM/Foto: ClickCampos

Neste domingo (21) um menino de nove anos esfaqueou o próprio pai ao presenciar a agressão à mãe pelo homem. O caso ocorreu na Rua Cora de Alvarenga, no Parque Leopoldina, em Campos.

A equipe policial se dirigiu à residência de familiares da vítima identificada pelas iniciais J.G.P. A vítima havia sido agredida pelo marido identificado pelas iniciais R.A.B.F.E, e já estava sendo atendida pelos serviços de emergência (192), sendo conduzida ao Hospital Ferreira Machado (HFM).

Posteriormente, a equipe policial foi informada de que o agressor também havia sofrido ferimentos por faca por parte do filho de 9 anos que viu o pai agredindo a mãe. O homem foi socorrido por populares para o HFM, onde foi constatado que ele apresentava uma perfuração no braço direito, duas nas pernas direitas e uma no abdômen.

De acordo com apuração da Redação ClickCampos, o homem passou por cirurgia e está estável, lúcido, sob escolta da polícia na Unidade Intermediária do HFM.

Após avaliação da autoridade policial, o homem foi autuado no art. 121 § 2º inciso VI do Código Penal por homicídio tentado. Após receber alta, o homem será ouvido na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

Netanyahu rejeita condições do Hamas para libertação de reféns

0

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitou as condições apresentadas pelo Hamas para acabar com a guerra e libertar os reféns que permanecem na Faixa de Gaza,. A proposta incluía a saída total de Israel de Gaza e a manutenção do poder com o Hamas.

“Quanto aos nossos reféns, até o dia de hoje, trouxemos para casa 110 deles e estamos empenhados em recuperar todos. É um dos nossos objetivos de guerra e a pressão militar é uma condição necessária para a alcançarmos. Estou trabalhando nisso incessantemente”, disse Netanyahu nesse domingo.

O primeiro-ministro israelense afirmou ainda que deve ficar bem claro que rejeita “veementemente os termos de capitulação dos monstros do Hamas. O Hamas exige em troca da libertação dos reféns o fim da guerra, a retirada das nossas forças de Gaza, a libertação de assassinos e violadores de Nukhba (força de elite do Hamas) e a permanência do grupo”.

“Se aceitássemos isso, os nossos soldados teriam tombado em vão. Se aceitássemos isso, não poderíamos garantir a segurança dos nossos cidadãos. Não poderíamos devolver às suas casas em segurança as pessoas deslocadas, e o próximo 7 de outubro seria apenas uma questão de tempo”, esclareceu.

O premiê israelense frisou que rejeita “liminarmente as condições de rendição do Hamas”.

Na declaração, Benjamim Netanyahu repetiu que insistirá no “controle total da segurança israelense sobre todo o território a oeste da Jordânia”. E acrescentou ter resistido firmemente às pressões internacionais e internas para alterar essa posição.

“Minha insistência foi o que impediu durante anos o estabelecimento de um Estado palestino que teria representado um perigo existencial para Israel”.

Pouco depois de ser conhecida a decisão de Netanyahu e no momento em que os aviões israelenses retomavam os bombardeios em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, um representante do Hamas afirmou à Reuters que a recusa do premiê em colocar um ponto final no conflito “significa que não há possibilidade de libertar os reféns que permanecem cativos”.

Em novembro, no âmbito de um acordo mediado pelos Estados Unidos, o Catar e o Egito, mais de 100 dos cerca de 240 reféns levados para Gaza durante o ataque do Hamas em 7 de outubro foram libertados em troca da liberdade de 240 palestinos que estavam detidos nas prisões israelenses.

Desde então Netanyahu tem enfrentado pressão crescente para a libertação dos 136 reféns que permanecem em cativeiro.

O Fórum das Famílias dos Reféns e Desaparecidos exigiu, em nota, que Netanyahu “afirmasse claramente que não abandonará civis, soldados e outros raptados no desastre de outubro”.

“Temos de avançar com o acordo agora”, disse familiar de um dos reféns. “Se o primeiro-ministro decidir sacrificar os reféns, deve mostrar liderança e partilhar honestamente a sua posição com o público israelense”.

Em protesto em frente à residência de Netanyahu, os familiares exigiram ação.

Leia Também: Tripulação da missão Axiom-3 chega à Estação Espacial Internacional

Com acordo rejeitado, Hamas diz que "não há hipótese" de libertar reféns

0

O grupo Hamas anunciou categoricamente que não há possibilidade de os reféns israelenses serem libertados, após a recusa do primeiro-ministro israelense em aceitar as condições estabelecidas pelo grupo para tal desfecho.

Num vídeo divulgado neste domingo, Benjamin Netanyahu declarou: “Em troca pela libertação dos reféns, o Hamas exige o fim da guerra, a retirada de nossas forças de Gaza e a libertação de todos os assassinos e violadores”. O primeiro-ministro israelense rejeitou firmemente as condições, referindo-se aos membros do Hamas como “monstros”.

Essa postura de Netanyahu parece ser uma resposta a informações sobre uma nova proposta de acordo, intermediada pelo Egito e Qatar. A pressão sobre Netanyahu para conseguir a libertação dos reféns, que foram capturados na Faixa de Gaza em 7 de outubro durante um ataque sem precedentes do Hamas em solo israelense, está aumentando.

Dos aproximadamente 250 reféns iniciais, cerca de 100 foram libertados no final de novembro como parte de uma trégua no conflito em curso em Gaza, onde Israel se comprometeu a aniquilar o Hamas. No entanto, de acordo com dados israelenses compilados pela AFP, estima-se que 132 reféns ainda permaneçam em Gaza, com 28 possivelmente tendo perdido a vida sem a restituição de seus corpos.

“Se aceitarmos essas condições, nossos guerreiros terão caído em vão, e não poderemos garantir a segurança de nossos cidadãos”, afirmou o primeiro-ministro israelense, destacando a complexidade da situação e a difícil busca por uma solução para o impasse.

Leia Também: Netanyahu rejeita condições do Hamas para libertação de reféns

Inauguração de monumento, missa e hasteamento de bandeiras marcam os 29 anos de SFI

0

As comemorações dos 29 anos de emancipação político-administrativa de São Francisco de Itabapoana (SFI) foram realizadas na última quinta-feira (18), feriado municipal, e contou com diversas atividades. A prefeita Francimara Barbosa Lemos e o vice-prefeito Raliston Souza participaram dos eventos, acompanhados de secretários, vereadores e assessores, como também da população.

A programação começou na Igreja Matriz de São Francisco de Paula, que é padroeiro do município. A missa foi presidida pelo vigário forâneo, padre Alexandro Matos, representante do bispo diocesano Dom Roberto Francisco.

— Hoje é um dia de gratidão a todos que contribuíram para o crescimento da nossa cidade. Que através da intercessão de nosso padroeiro, Deus continue nos abençoando — afirmou o sacerdote.

Concelebrante, o padre Luciano Gomes, que é pároco da Paróquia São Francisco de Paula, pontuou que o atual “governo caracteriza-se por ser um governo de paz”. Ele citou crescimentos nas áreas da Saúde e Educação, além de ressaltar e agradecer o apoio da prefeitura ao turismo religioso e preservação das tradições.

— A igreja estará sempre disposta para unir forças com o poder público para levar a ordem, justiça e paz ao povo são franciscano, que é trabalhador e tão acolhedor e amável com aqueles que nos visitam — disse.

Convidada pelo padre Luciano, a prefeita Francimara falou aos fieis presentes. Ela reiterou a honra e a felicidade em ser a primeira mulher eleita e reeleita para comandar o Executivo municipal.

— Com muito trabalho e fé em Deus, lutei, luto e continuarei lutando pelo desenvolvimento de nossa cidade — garantiu.

Após a celebração, as atividades prosseguiram na Praça dos Três Poderes com hasteamento das bandeiras do município, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, ao som do hino nacional executado pela fanfarra da Escola Municipal Décio Machado, de Barra do Itabapoana. O hino municipal também foi entoado.

As comemorações foram encerradas com a inauguração do monumento em homenagem às famílias são franciscanas e ao agronegócio. As estátuas, instaladas no portal da cidade, destacam os trabalhadores do campo e produtos cultivados no município, como abacaxi, aipim e cana de açúcar.

Pronunciamentos — No pátio da prefeitura, as falas foram iniciadas pelo pastor Mário Alves, da Igreja Batista em Ponto de Cacimbas, e pelo padre Luciano Gomes. Além de conduzirem orações, ambos destacaram o quão são felizes por morarem e estarem em missão em SFI.

Em seguida, o presidente da Câmara Municipal, vereador Isaac Salvador, citou a transformação registrada nos últimos anos, o que, segundo ele, é visível para todos.

— Assim que a prefeita Francimara assumiu, ela garantiu que transformaria nossa cidade e é notório o que foi feito. Com muito orgulho e honra, o poder legislativo atua em conjunto para proporcionar o melhor para nossa gente — finalizou.

Para o vice-prefeito Raliston, a atual gestão propiciou visibilidade às potencialidades municipais, sobretudo, em setores importantes para a economia como turismo e agricultura. Ao citar compromissos e busca de recursos junto aos governos Estadual e Federal, ele citou a luta pelo avanço.

— Sou apaixonado por nossa cidade e tenho orgulho de batalhar por cada munícipe. Parabéns a cada morador, que é responsável pela linda história construída ao longo desses anos — disse.

Já a prefeita Francimara agradeceu a dedicação de cada funcionário público, ao pontuar que não governa sozinha e “todos nós dependemos uns dos outros”.

— O bem sempre vence mal. Ao longo dos anos, sofri muitos ataques, mas superamos e estamos aqui com muitas realizações. Podem ter certeza que muitas coisas boas ainda virão, sempre governando com humildade e empatia e com meu coração voltado para nosso povo — concluiu.

Homenagem — O primeiro prefeito de SFI, José Antônio Barbosa Lemos, foi homenageado pela prefeita Francimara com uma placa, em que agradece pelo empenho pela aprovação da lei estadual nº 2.379, responsável por estabelecer a emancipação.

Ao lembrar de suas origens na localidade de Nova Belém, Barbosa Lemos relatou que emancipar o território são franciscano foi vontade do povo. Ao agradecer a homenagem, ele afirmou que “o município não pode parar de crescer, tal como acontece na gestão de Francimara”.

Todos os ex-prefeitos foram convidados para a solenidade. Frederico Barbosa Lemos e Carlos Alberto Azevedo estavam presentes.

Confira mais registros:

{gallery}29 anos sfi{/gallery}

Menino de 2 anos comemora aniversário com bolo e docinhos de areia; veja

0

Um menino de 2 anos comemorou seu aniversário com bolo e docinhos de areia no fim de semana passado, em Barras, no Piauí. A mãe do menino, Maria Ferreira, não tinha condições de organizar uma festa, mas os amigos da criança resolveram ajudá-la.

No vídeo que viralizou nas redes sociais, o menino, identificado como Maxsuel Ferreira, aparece batendo palmas e cantando parabéns feliz e empolgado. As crianças da vizinhança moldaram os docinhos com areia e montaram um bolo de areia para comemorar o aniversário de Suel.

“Fiz fotos e vídeos para guardar de recordação. Não tinha como comprar um bolo, mas ele teve a festinha dele, teve o bolinho dele, ainda que não fosse de verdade”, disse Maria ao G1.

A mãe de Suel vive sozinha com os três filhos em uma casa de um cômodo e sem banheiro. Ela recebe ajudas do governo federal para sustentar a família.

O vídeo da comemoração chamou a atenção de Amanda Paes, do projeto Mundo Colorido. Amanda compartilhou o vídeo nas redes sociais e milhares de pessoas se comoveram com a história de Suel.

Em pouco tempo, o projeto Mundo Colorido conseguiu arrecadar dinheiro para comprar um bolo e outros itens para a festa de aniversário de Suel. A festa aconteceu no dia 19 de janeiro e foi um sucesso.

Suel ficou muito feliz com a festa e agradeceu aos amigos e à comunidade que o ajudaram a comemorar seu aniversário.

Leia Também: Estudo revela que Covid-19 deixa pacientes irritados, tristes e ansiosos

A mãe do menino, Maria Ferreira, não tinha condições de organizar uma festa, mas os amigos da crianç… 

Semana começa com 171 vagas de emprego no Espaço da Oportunidade em Campos

0
Espaço da Oportunidade/Foto: Divulgação Ascom
Para quem está em busca de emprego, o Espaço da Oportunidade, por meio da Secretaria de Qualificação e Emprego, está oferecendo 171 vagas nesta segunda-feira (22) para pessoas de 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. Há também 10 vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD) na área de atendimento e limpeza. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link (AQUI).

Para promotor de vendas há 25 oportunidades, seguido de motorista de ônibus, com 20 vagas. Há também oportunidades para pintor de obras (10), servente de obras (12), técnico em segurança do trabalho (2), chapeiro (4), vendedor (3), serralheiro (3), pedreiro (14), Ship Chandler (1), auxiliar administrativo (2), operador de caixa (2), eletricista (4), carpinteiro (8), entre outros.

Os interessados devem se cadastrar entrando em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga. Para o cadastro presencial é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Passo a passo para cadastro pelo site

Pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Logo após, clicar em “Espaço da Oportunidade”. Já os empregadores interessados em divulgar suas vagas devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para se cadastrarem no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Fonte: Ascom

Colisão frontal entre dois carros deixa um morto e três feridos na RJ-196, em SFI

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Um acidente na noite de domingo (21) resultou em uma vítima fatal e três feridos na RJ-196, próximo à entrada da praia de Manguinhos, em São Francisco de Itabapoana. A vítima fatal foi identificada como Severino Salu da Silva, de 47 anos.

Segundo relatos da polícia, o Peugeot vermelho, conduzido por Severino, colidiu frontalmente com outro veículo. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Manoel Carola e para o Hospital Ferreira Machado.

O corpo da vítima fatal foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos, e o acidente foi registrado na 147ª Delegacia de Polícia de SFI.

Polícia Militar realiza apreensão de drogas no Canaã

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Drogas foram apreendidas pela Polícia Militar neste domingo (21) na Avenida Carmen Carneiro, em Canaã, em Campos. Ninguém foi preso durante a ação.

Durante patrulhamento, a equipe policial observou um homem em fuga ao perceber a presença da viatura, não sendo possível detê-lo. Após minuciosas buscas no local, foram encontrados e apreendidos uma sacola contendo 01 rádio portátil com base, 22 pinos de cocaína e 01 bucha de maconha.

Diante dos fatos, os agentes conduziram o material apreendido à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus para os procedimentos necessários.

Pré do pré-Carnaval antecipa tendência do ‘vai como quiser’ em SP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Já é Carnaval na maior cidade do Brasil. Durante este fim de semana, o que se viu foi um grupo diverso de foliões nos ensaios de blocos da capital paulista. “Croppeds”, “bodies”, camisões de chita ou um minúsculo tapa-sexo, independentemente do gênero de quem usava, além das divertidas tiaras de florezinhas e das botinhas coloridas, ajudaram a compor o “look” do “vai como quiser”.

Os acessórios mais comuns, porém, foram o leque -para aplacar o calor infernal- e a velha pochete, que já foi tachada de cafona, mas hoje é vista como a solução para tentar salvar os pertences.

“Quem, ao menos na região central de São Paulo, está preocupado com a roupa ou o estilo de quem sai na rua atrás de diversão?”, questionava o empresário Antônio Souza, 51.

Ele usava um shortinho rosa quase coberto por um camisão vermelho feito de chita e, na cabeça, ostentava uma tiara com a Minnie Mouse –sim, é claro, levava a sua pochete também, da cor preta. Nos pés, um par de botas, do tipo Dr. Martens, amarelas.

De body preto com franjinhas, a arquiteta Aline Serra veio de Jundiaí comemorar seus 30 anos no bloco Nu Vuco Vuco, na Barra Funda, zona oeste paulistana, na tarde de sábado (20).

“‘Look'”, disse ela, “é o que a gente se sente bem e confortável”. Mais: “O Carnaval é a maior expressão de liberdade. Corpos e mentes livres”, falou, enquanto dançava e celebrava ao som de uma axé music.

O que já está claro neste pré do pré-Carnaval é que não há uma tendência ou um padrão estético imposto a quem pretende acompanhar os blocos de rua em São Paulo.

“Não é a escolha da roupa que vai traduzir a diversidade da folia paulistana”, afirma a engenheira mecânica Mayara Garcia, 30, de Pinheiros, também na zona oeste. “Aqui, tudo dialoga com a liberdade. Afinal, o Carnaval é um ato político. É o momento de se expressar, seja pelo corpo, seja pela roupa, qualquer uma, seja até mesmo pela nudez”, segue ela. “É um gesto de reforço democrático.”

Na opinião de Tarcisio D’Almeida, 50, professor de moda da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Carnaval é, ao mesmo tempo, a maior festa popular do país, um símbolo cultural brasileiro e ainda um reflexo da realidade política nacional. “Assim como a moda, o ato de se vestir com fantasia é uma prática política”, explica. “A realidade econômica impulsionou a criatividade dos foliões, que estão reciclando, ressignificando, suas roupas para curtir a festa.”

Em meio a esse cenário, o que podemos encontrar de novidade são os acessórios, segundo o professor. “Sendo assim, podemos dizer que cada um acaba criando a sua própria fantasia.”

Integrantes do bloco Feminista chegaram ao “look” carnavalesco 2024 após oficinas coletivas. “São figurinos agêneros que mantêm a unidade, respeitando a diversidade de corpos”, conta Camila Pereira, 36, diretora e regente de bateria. Agênero refere-se a uma identidade que desafia o padrão binário de feminino-masculino.

Com o tema “Feminismo Futurista Para Nutrir o Mundo”, o cortejo irá desfilar pelas ruas da Consolação, da Vila Madalena e do Jardim União, na zona sul da capital, entre o pré, o durante e o pós-Carnaval.

Um dos blocos mais tradicionais do Carnaval paulistano, o Acadêmicos do Baixo Augusta fez no domingo (21) seu segundo ensaio.

“Este é o ano da reafirmação da necessidade de resistência do processo de ocupação cultural e artística das ruas de forma democrática, diversa e plural”, diz Alê Youssef, um dos fundadores.

Cerca de 2.000 pessoas lotaram o galpão cultural do MST, com entrada gratuita, nos Campos Elíseos, na região central. Acostumado a arrastar multidões, o bloco ainda terá mais um ensaio no domingo que vem (28), no mesmo endereço. Na rua, mesmo, o Baixo Augusta sairá no próximo dia 4.

O que é uma tradição em lugares como Rio, Recife, Olinda e Salvador, a antecipação do Carnaval vem se tornando uma realidade em São Paulo. Ao ampliar o período oficial de festas para os foliões, esse traço de elasticidade exige também uma atenção maior do poder público.

Por enquanto, ao menos três problemas ficaram evidentes durante este fim de semana de aquecimento na metrópole paulistana: excesso de lixo, concentração de ambulantes e ausência de banheiros químicos.

No bloco Nu Vuco Vuco, na Barra Funda, por exemplo, apenas dois banheiros estavam em funcionamento para atender ao público. Pessoas sem educação e sem paciência para esperar a sua vez na fila usavam ruas e calçadas para se aliviar.

Espera-se, contudo, que, até Quarta-Feira de Cinzas, esse gesto desrespeitoso seja coisa do passado.

Por sua vez, a Prefeitura de São Paulo informa que os ensaios precisam de autorização prévia da subprefeitura em que são realizados e que cabe ao bloco a responsabilidade pela limpeza e pela infraestrutura.

Para essa temporada carnavalesca, a prefeitura, no entanto, não soube informar quantos banheiros públicos estarão disponíveis aos foliões.

Os acessórios mais comuns, porém, foram o leque e a velha pochete 

15 perguntas sobre o Sisu 2024, que abre seleção única nesta segunda (22)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As inscrições do Sisu 2024 começam nesta segunda-feira (22). O Sistema de Seleção Unificada é a plataforma do Ministério da Educação em participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se inscrevem para vagas de ensino superior em instituições públicas.

Neste ano, há algumas mudanças em relação às edições anteriores. Uma delas é que a seleção acontecerá apenas uma vez por ano. Além disso, há mudanças na Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência que cursaram o ensino médio em escola pública.

Veja 15 perguntas e respostas sobre o Sisu 2024

Qual é o período de inscrição no Sisu?

As inscrições para a edição do Sisu 2024 poderão ser feitas entre 22 de janeiro e as 23h59 do dia 25 de janeiro de 2024, pelo site sisu.mec.gov.br.

Qualquer pessoa pode se inscrever?

Podem se inscrever os candidatos que fizeram o Enem de 2023 e tenham obtido nota maior do que zero na prova de redação. Além disso, as instituições de ensino podem adotar notas mínimas para inscrição em seus cursos.

Como se inscrever?

A inscrição no Sisu é feita por meio do Login Único do governo federal, a partir de uma conta gov.br. No sistema, o candidato precisa atualizar seus dados e responder às perguntas que classificam se ele pode se candidatar por meio da Lei de Cotas.

A inscrição é de graça?

Sim. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no portal único sem a cobrança de taxas.

Quais documentos são necessários para realizar a inscrição?

No ato da inscrição não é necessária a apresentação de documentação. Para se inscrever no Sisu, o candidato só precisa concluir seu login clicando no botão “Entrar com gov.br” disponível na página do Sisu.

Mas as instituições de ensino exigirão documentação para efetivação da matrícula dos aprovados na seleção. Essa lista estará disponível no momento da inscrição.

Quem já está cursando em uma instituição pode participar do Sisu?

Sim, desde que tenha feito o Enem de 2023 e não tenha recebido nota zero na redação.

Quantas vagas estão sendo ofertadas?

Serão ofertadas 264.360 vagas, sendo que quase metade, 121.750, será destinada para cotistas.

Quantas instituição de ensino?

São 127 instituições de ensino.

Como se candidatar para as vagas do segundo semestre?

Pela primeira vez, a principal porta de entrada para universidades públicas acontecerá apenas no começo do ano e não terá uma segunda edição em junho. Dessa forma, a classificação do candidato definirá se ele ingressará no primeiro ou no segundo semestre.

Como os aprovados são escolhidos?

O candidato é selecionado quando a nota obtida no Enem, considerando a média dos pesos definida em cada curso, está entre as maiores da opção de curso escolhida.

Há mudanças na Lei de Cotas?

A partir de agora, a classificação dependerá do desempenho do estudante no Enem 2023. Isso porque candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência concorrerão às vagas reservadas apenas se não alcançarem, inicialmente, as notas para ampla concorrência. Dessa forma, em um primeiro momento, todos os candidatos competem juntos, sem distinções de seleção. Caso um aluno que faça parte dos grupos cotistas passe na ampla concorrência, este não faz uso da cota e, portanto, não ocupa vaga enquanto cotista.

Como na lei anterior, a reserva de vagas para esses grupos será proporcional à quantidade de pessoas assim autodeclaradas no estado da seleção, conforme o último Censo do IBGE.

Onde é divulgado o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Quem for aprovado para na segunda opção de curso pode continuar concorrendo à primeira?

Sim, mas não é possível se matricular em dois cursos ao mesmo tempo.

O candidato pode alterar suas opções?

Sim, mas somente até o limite do prazo final de inscrição

Como saber se o candidato ficou na lista de espera?

Restando vagas disponíveis para os cursos, a instituição de ensino convocará os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sisu. A convocação segue a classificação utilizada para a chamada regular, mas considerando apenas os candidatos que manifestaram interesse para a lista de espera. Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino, então é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição de ensino para a qual tenha manifestado interesse.

CALENDÁRIO DO SISU 2024

– Inscrição: de 22.jan às 23h59 de 25.jan, em acessounico.mec.gov.br/sisu
– Resultado da chamada regular: 30.jan
– Matrícula: de 1º a 7.fev, observando dias, horários e locais de atendimento definidos pela instituição escolhida
– Inscrição na lista de espera: de 30.jan às 23h59 de 7.fev

Neste ano, há algumas mudanças em relação às edições anteriores 

Homem é preso em flagrante acusado de injúria racial contra equipe de hotel em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Um homem de 55 anos, cuja identidade permanece desconhecida, foi preso em flagrante pela Polícia Civil sob a acusação de cometer crime de injúria racial contra dois funcionários de um hotel situado no Parque Rodoviário em Campos. O caso ocorreu na noite da última sexta-feira (19).

As vítimas, uma garçonete e um segurança do estabelecimento, foram alvo do comportamento ofensivo, sendo o suspeito natural do Rio Grande do Sul.

Conforme relatos fornecidos à Polícia Civil, durante seu depoimento na delegacia, uma das vítimas informou que o autor do crime, um hóspede do hotel, adentrou o bar acompanhado de um amigo, solicitou duas cervejas e se dirigiu à garçonete de maneira desrespeitosa.

Diante da recusa de atendimento por parte da funcionária, esta se levantou, momento em que o suspeito prosseguiu com as injúrias, referindo-se a ela como “neguinha” e insistindo que ela deveria servi-lo. O segurança do hotel foi chamado até o local, solicitando que o suspeito o acompanhasse, mas este se recusou e continuou consumindo no ambiente.

Após quitar a conta, o homem questionou o recepcionista sobre a razão de ter chamado o segurança, retomando as agressões verbais e sugerindo: “bota a coleira nele, se quer ir lá fora comigo brigar. Isso é típico da sua raça”.

Outro hóspede do hotel, aguardando o jantar, testemunhou o ocorrido e confirmou que, além de chamar a garçonete de “neguinha”, o suspeito ainda a fez trocar a cerveja diversas vezes.

O indivíduo foi detido em flagrante e conduzido à 134ª Delegacia de Polícia do Centro. Apesar de negar as acusações feitas pela vítima, alegou ter sido ameaçado pelo segurança e por uma das testemunhas. Ele foi enquadrado no crime de injúria racial, permanecendo preso à disposição da justiça.

Caos no México: Moradores incendeiam prefeitura após morte de jovem

0

Um jovem de 27 anos foi baleado e morto pela polícia na cidade de Lerdo de Tejada, no estado de Veracruz, no México. A morte do jovem, Brandon Arellano, filho de um professor local, provocou um protesto na cidade, com os moradores incendiando a sede da prefeitura.

De acordo com a imprensa mexicana, Arellano foi baleado quando chegava à casa da avó. O pai da vítima, Delfino Arellano, disse que a polícia abriu fogo contra o carro do jovem sem motivo aparente.

As autoridades não revelaram o motivo pelo qual Arellano foi abordado pela polícia, mas o jovem teria ligado ao pai antes de ser morto, dizendo que estava sendo perseguido.

O pai da vítima disse que os abusos policiais são constantes na região e que esta não era a primeira vez que Arellano era perseguido.

O protesto na cidade de Lerdo de Tejada foi pacífico no início, mas os manifestantes ficaram furiosos quando souberam da morte do jovem. Eles incendiaram a sede da prefeitura e jogaram pedras contra a polícia.

As autoridades ainda não prenderam nenhum policial envolvido na morte de Arellano.

Extra, extra: Los culpables de los actos violentos en el municipio de Lerdo de Tejada, son el líder de la JUCOPO en el Congreso de Veracruz, Juan Javier Gómez Cazarín y el exsecretario de Gobierno Eric Cisneros Burgos quienes operaron ilegalmente con señalamientos sin sustento… pic.twitter.com/FO1kQnXYAe

— Claudia Guerrero Martínez ® (@cguerreromtz) January 20, 2024

Indignada com o ocorrido, a população cercou, espancou e tentou linchar elementos das autoridades, além de ter capotado e incendiado não só um carro municipal, como também a própria prefeitural, como pode ver na galeria acima.

Entretanto, o Ministério da Segurança Pública disse ter detido quatro polícias por suspeitas de terem estado envolvidos no homicídio.

Leia Também: Massacre: Pai mata mulher e três filhas

Remodelador descobre ossadas em casa de campo centenária

0

Um remodelador britânico encontrou cerca de 20 ossos enterrados debaixo de uma casa de banho onde estava trabalhando. Jonathan Betts, de 36 anos, estava fazendo obras em uma casa de campo com mais de 200 anos quando fez a descoberta, que compartilhou no TikTok.

“Depois de tirar a privada e o revestimento do chão, descobri que o piso debaixo estava muito podre”, explicou Betts. “Isso exigiu que eu cavasse um pouco a terra para fazer meu trabalho direito.” Foi aí que ele encontrou as ossadas de um maxilar.

“No fundo, eu sabia que era um animal porque os dentes não se pareciam com os nossos”, disse ele. “Mas continuei a cavar porque não queria que esse trabalho fosse encerrado.” Betts disse que ficou inicialmente assustado com o achado.

Ao todo, ele encontrou cerca de 20 ossos. Após uma pesquisa, ele descobriu que os ossos pertenciam a um porco.

Leia Também: Menino de 2 anos comemora aniversário com bolo e docinhos de areia; veja

Asfalto Novo: Obra prossegue nesta segunda-feira

0
Foto: Divulgação Ascom

O Instituto Municipal Trânsito e Transporte (IMTT), divulgou programação prévia das obras do Programa Asfalto Novo desta semana, que seguirá somente com aplicação de massa na Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão). Na segunda-feira (22), serão retomados os serviços no trecho dentre as ruas Gil de Góis e Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), sentido Centro.

Desta vez, operários estarão trabalhando nos trechos que foram fresados ao longo da semana passada. Para execução da obra de segunda-feira, o IMTT fechará a Ponte Leonel Brizola, sentido Guarus-Centro, a partir das 9h. Ainda de acordo com o IMTT, o acesso à Avenida José Alves de Azevedo pela Rua Benta Pereira ficará interditado para execução da obra

As intervenções fazem parte do Programa Asfalto Novo, desenvolvido por meio de parceria da Prefeitura de Campos com o Governo do Estado, que visa a recuperação asfáltica de 130 ruas e avenidas da cidade. De acordo com a Prefeitura de Campos, do total de ruas contempladas pelo programa, 91 já tiveram asfalto recuperado, o que representa cerca de 70% do total de vias. Ainda restam 39 ruas a serem fresadas e pavimentadas.

PROGRAMAÇÃO PARA ESTA SEMANA – APLICAÇÃO DE MASSA ASFÁLTICA

Segunda-feira (22/01)

Av. José Alves de Azevedo, sentido Centro-28 de Março, no trecho entre as ruas Gil de Góis e Tenente Coronel Cardoso

Obs: Acesso à Av. José Alves pela Rua Benta Pereira interditado e fechamento da ponte no sentido Guarus-Centro a partir das 9h;

Terça-feira (23/01)

Av. José Alves de Azevedo, sentido Centro-28 de Março, no trecho entre as ruas Benta Pereira e 1º de Maio

Obs: Acesso à Av. José Alves pela Benta Pereira interditado e cruzamento com a Rua Tenente Coronel Cardoso interditado para execução e após liberado para travessia;

Quarta-feira (24/01)

Av. José Alves de Azevedo, sentido Centro-28 de Março, no trecho entre a rua Tenente Coronel Cardoso e Av. Pelinca

Obs: Cruzamento com a rua Alvarenga Filho interditado para execução e após liberado para travessia, e cruzamento com a Av. Pelinca interditado para execução e após liberado para travessia;

Quinta-feira (25/01)

Av. José Alves de Azevedo, sentido Centro-28 de Março, no trecho entre a rua Alvarenga Filho e Av. 28 de Março

Obs: Cruzamento com Av. Pelinca interditado para execução e após liberado para travessia, e acesso da Av. José Alves pela Dr. Siqueira interditado;

Sexta-feira (26/01)

Retorno da Av. José Alves de Azevedo, sentido Centro, no trecho entre Nilo Peçanha e 28 de Março

Obs: Acesso à Nilo Peçanha pela José Alves liberado e acesso à José Alves pela Nilo Peçanha interditados.

Fonte: Ascom

Ron DeSantis desiste de corrida à Casa Branca e declara apoio a Trump

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou neste domingo (21) a suspensão de sua campanha pela nomeação dos republicanos para a vaga do partido na disputa pela Presidência dos EUA. Visto inicialmente como a alternativa mais forte a Donald Trump, ele endossou o empresário contra a única candidata restante na corrida, Nikki Haley.

No caucus de Iowa, na última segunda (15), DeSantis ficou em segundo lugar, 30 pontos percentuais atrás de Trump, uma margem de vitória histórica para o empresário. Ante a expectativa de um desempenho ainda pior na primária de New Hampshire, que acontece nesta terça (23), e reconhecendo não haver um caminho para vitória, ele anunciou no X sua saída da corrida.

“Trump é superior ao atual presidente, Joe Biden. Isso está claro. Assinei um compromisso de apoiar o candidato republicano, e vou cumprir esse compromisso. Ele tem meu apoio porque não podemos voltar à velha guarda republicana do passado”, disse no vídeo, ao justificar seu apoio ao líder da corrida.

A desistência do governador da Flórida logo no início das primárias marca o fim de uma campanha em crise há meses. DeSantis não conseguiu crescer nas pesquisas de intenção de voto e viu doadores de campanha migrarem para a candidatura de Nikki Haley, em ascensão desde seu bom desempenho nos primeiros debates da corrida republicana.

Durante sua campanha, DeSantis buscou se apresentar como um conservador radical na linha de Trump, mas sem o caos que acompanha o ex-presidente. O objetivo da estratégia era atrair tanto a parcela do partido que resiste ao empresário, quanto aquela –numerosa– que tem simpatia por ele.

Andando nessa corda bamba, o governador da Flórida evitou atacar diretamente o líder das pesquisas, temendo perder o eleitorado que defende Trump. Esse é visto como seu principal erro de campanha.

Também não ajudou DeSantis a dificuldade de fazer campanha corpo a corpo. Piadas com a falta de tato social do republicano ao lidar com eleitores são frequentes na imprensa americana, nas redes sociais e em discursos de Trump.

O anúncio de sua desistência cria uma incógnita na campanha: para onde seus apoiadores migrarão, se para Trump, conforme recomendado pelo ex-candidato, ou para Haley. No primeiro caso, é o fim, na prática, das primárias republicanas. No segundo, uma chance de uma reviravolta.

Casal esconde familiar morto durante 6 anos para receber aposentadoria

0

Um casal do estado norte-americano do Kansas foi acusado de ter escondido um familiar morto em casa durante seis anos, para receber a aposentadoria do idoso.

O marca-passo de Mike Carroll comprovou que o homem de 81 anos morreu em 2016, mas as autoridades de Overland Park não encontraram o corpo do idoso até 2022, depois de o genro, Kirk Ritter, ter dado conta da morte do sogro, noticiou a Associated Press.

É que, de acordo com o mesmo meio, Lynn Ritter, filha do idoso, e Kirk Ritter, ambos de 61 anos, continuaram usando a conta bancária do homem, enquanto o seu corpo ficava mumificado numa cama da sua residência.

No total, o casal teria retirado 216.067 dólares (mais de 1 milhão de reais) da reforma do idoso.

Ao longo destes seis anos, a dupla, que deverá ser apresentada a tribunal no dia 2 de fevereiro, deu também várias desculpas à família, com motivos pelos quais o homem não podia ser contactado.

Leia Também: Vírus ‘zombies’ congelados na Sibéria podem causar novas pandemias