Home Blog Page 2709

Casal encontra câmera escondida em flat em Porto de Galinhas

0

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil de Ipojuca (PE) investiga o caso de uma câmera oculta encontrada em um flat na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas, região turística de Pernambuco.

O caso aconteceu no último dia 16. Conforme a polícia, um casal de turistas de São Paulo desconfiou de uma tomada virada para a cama em que não era possível plugar aparelhos, dada a disposição do móvel em frente a ela. Ao verificarem os buracos da tomada, descobriram uma câmera espiã. Eles acionaram o condomínio e registraram a ocorrência.

O casal estava hospedado desde o dia 13 em uma das unidades do OKA Beach Residence, reservada por meio de uma plataforma de locações.

Segundo o síndico do OKA Beach Residence, Carlos Ferreira, o local não se trata de um resort, mas de um condomínio residencial de 266 unidades. Embora a maior parte dos imóveis seja destinada a locações, o síndico afirma que o local não presta serviços de hotelaria. O estabelecimento divulgou nota em que “repudia essa atividade criminosa” e dizendo não ter controle “sobre locações individualizadas”.Segundo Ferreira, a responsabilidade sobre cada unidade é dos proprietários, que apenas comunicam o condomínio caso haja hóspedes, para que eles possam ser identificados no acesso.

O imóvel em que estava a câmera foi comprado pela atual proprietária há quatro meses. Ao saber do caso, ela teria procurado a polícia voluntariamente, dizendo ter sido surpreendida. O delegado responsável pelo caso, Ney Luiz Rodrigues, descartou a hipótese de a proprietária estar envolvida.

As vítimas não acompanharam a perícia no imóvel, ocorrida no dia 17, pois já tinham retornado a São Paulo. Do local foram recolhidos a câmera e um cartão de memória.

De acordo com o delegado, a ocorrência é investigada como tentativa de “registro não autorizado de intimidade sexual”, que é o crime de “produzir, fotografar, filmar ou registrar […] conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes”, segundo o Código Penal. A pena é de até um ano de prisão, além de multa.

Ainda segundo o delegado, objetos como ar-condicionado, abajur e TV podem ser adulterados para esconder câmeras.

Em entrevista ao programa Bom Dia PE, da TV Globo, ele aconselhou hóspedes preocupados com esse tipo de crime a apagarem as luzes do quarto e vasculharem o local com a lanterna do celular, de olho em possíveis reflexos da lente da câmera. Caso desconfiem de algo, a orientação é acionar os responsáveis.

Outra dica é instalar um aplicativo que revela quais são os aparelhos conectados à rede de wifi de cada quarto. Se a câmera estiver conectada por ele, o equipamento poderá aparecer no aplicativo.

O casal estava hospedado em uma das unidades do OKA Beach Residence 

Como fica a corrida por vaga republicana nos EUA após saída de DeSantis

0

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – Após a desistência de Ron DeSantis, governador da Flórida, a ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU Nikki Haley é a principal adversária de Donald Trump em busca da indicação do Partido Republicano à Casa Branca.

DeSantis encerrou sua campanha neste domingo (21) e declarou apoio a Trump. Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), ele diz que “ficou claro” que “a maioria dos eleitores republicanos nas primárias quer dar outra chance a Donald Trump”. O ex-presidente teve vitória recorde em Iowa, na semana passada.

A desistência ocorreu apenas dois dias antes das primárias cruciais de New Hampshire. Apoiadores de DeSantis parecem mais propensos a mudar seu voto para Trump do que para Haley, avaliam especialistas. No estado, cerca de dois terços dos apoiadores do governador citam Trump como sua segunda opção, disse Andrew Smith, diretor do Centro de Pesquisas da Universidade de New Hampshire à Reuters.

Trump também tem vantagem dominante na Carolina do Sul, que vota em 24 de fevereiro. Uma derrota de Haley em seu estado natal -onde ela foi governadora- arranharia a imagem de sua campanha.

Mesmo com quatro acusações criminais e outros processos em andamento, a Constituição americana garante a corrida eleitoral do ex-presidente. Mesmo presa ou condenada, uma pessoa pode fazer campanha e assumir a Presidência dos EUA. Isso acontece porque o artigo 2 da lei suprema do país só determina três requisitos aos candidatos: ser cidadão nato, ter 35 anos ou mais e ser residente dos EUA por pelo menos 14 anos.

A Suprema Corte dos EUA pode definir futuro de Trump. Uma das questões que o tribunal terá que analisar é se uma alteração do século 19 na Constituição pode desqualificar o ex-presidente para a corrida eleitoral. A 14ª Emenda proíbe de assumir cargo civil ou militar qualquer pessoa que tenha se envolvido em uma “insurreição ou rebelião contra o Estado”. A defesa do ex-presidente argumenta que isso não se aplica ao cargo.

A Emenda foi usada no estado do Colorado. Em dezembro de 2023, uma decisão da Suprema Corte do Colorado entendeu por 4 votos a 3 que a proibição presente na Emenda se aplica ao ex-presidente, considerando o envolvimento de Trump na invasão do Capitólio em janeiro de 2021. Com isso, ele fica fora da votação primária no estado.

Os processos judiciais contra o ex-presidente estão em andamento. O ex-presidente também é alvo de quatro processos penais e é investigado pela tentativa de alterar o resultado das eleições de 2020. Ainda assim, especialistas acreditam que decisões futuras não deverão interferir no processo eleitoral.

QUEM É NIKKI HALEY

Ex-governadora da Carolina do Sul, Haley, 51, pode ser a primeira mulher a concorrer pelos Republicanos. Ela governou o estado do sudeste dos EUA por sete anos. Em sua primeira vitória, tornou-se a governadora mais jovem da história do estado.

Foi embaixadora dos Estados Unidos na ONU no governo Trump. Com isso, tornou-se uma das porta-vozes da política externa do antigo governo – como a saída dos EUA do Conselho de Direitos Humanos da organização, que criticou Trump por sua política de separar crianças dos pais na fronteira com o México, e a saída dos EUA do Acordo de Paris em 2017.

Haley foi a primeira a desafiar Trump na disputa pelas primárias para as eleições presidenciais de 5 de novembro. O anúncio foi feito em fevereiro de 2023, há quase um ano.

Pagamento aos contemplados da Lei Paulo Gustavo começam a ser realizados

0

A Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, comunica publicamente que teve início o pagamento dos recursos destinados aos fazedores de cultura contemplados pela Lei Paulo Gustavo, nos dois editais do município (audiovisual e demais áreas culturais).

É fundamental destacar que, a partir deste momento, inicia-se o prazo para a execução dos projetos inscritos. Solicitamos especial atenção aos detalhes do edital correspondente.

O primeiro passo crucial é lembrar-se de incluir a régua de logotipos obrigatória em todas as peças de divulgação, materiais publicitários, banners, imagens e vídeos gerados para o projeto contemplado. Para fazer o download da régua de logos (com fundo transparente), acesse o seguinte link: https://drive.google.com/file/d/1c2hViXq6VS_so0sszUGxjDQ3XTWsel5a/view?usp=sharing

Recomendamos atenção minuciosa aos detalhes específicos de cada edital, a fim de evitar possíveis pendências em seu projeto. Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos e estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas através do e-mail: [email protected].

Queda de helicóptero de resgate médico mata três tripulantes nos EUA

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Três membros da tripulação de um helicóptero de resgate médico morreram após a aeronave ter caído na noite de sábado em Oklahoma, nos EUA.

O helicóptero estava retornando à base após concluir o transporte de um paciente. “A Air Evac Lifeteam está com o coração partido ao informar que três tripulantes morreram em um incidente ocorrido no sábado, 20 de janeiro”, escreveu a empresa neste domingo (21) no Facebook.

A empresa não informou onde o helicóptero caiu e também não divulgou os nomes das vítimas. Equipes da empresa, que possui outras aeronaves, auxiliaram as autoridades nas buscas.

Centro de controle perdeu contato com o helicóptero pouco antes da queda. O acidente ocorreu por volta das 23h30 de sábado (20), perto da cidade de Weatherford, a aproximadamente 113 km quilômetros a oeste de Oklahoma City.

Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA vai investigar o acidente. A Air Evac Lifeteam é uma prestadora de serviços de emergência médica e resgate aéreo que opera em 150 bases em mais de uma dúzia de estados dos EUA, incluindo Oklahoma, diz o site da empresa.

Primeira pesquisa eleitoral da região mostra favoritismo em reeleição de Bernard em Carapebus

0

Pesquisa eleitoral realizada no município de Carapebus-RJ, nos dias 10 e 11 do mês de janeiro, e registrada com o número 02750 no TSE no dia 16, aponta ampla vantagem do prefeito Bernard Tavares sobre seus adversários.

Considerando apenas os votos válidos, cenário onde se excluem os votos nulos, brancos, indecisos e quem não opinou, a diferença do atual prefeito Bernard Tavares para o segundo colocado, o ex prefeito Eduardo Cordeiro, é de 44%. Considerando todos os votos, inclusive os brancos, nulos, indecisos e que não opinaram, essa diferença é de 35%. Confira os números e cenários apresentados no estudo.

No cenário contabilizando apenas os votos válidos e excluindo os indecisos, brancos e nulos, o atual prefeito Bernard Tavares obteve 62% das intenções de votos, contra 18% do ex prefeito Eduardo Cordeiro, 10% do presidente da câmara Dandinho, 4% do ex prefeito Amaro, 3,5% de Rodrigo Mancebo e 2,5% do vereador Deut.

Na pesquisa espontânea, o prefeito Bernard Tavares aparece com 43% das intenções de votos, contra 9% do ex prefeito Eduardo Cordeiro, 5% do presidente da câmara Dandinho, 1% do ex prefeito Amaro Fernandes e do empresário Rodrigo Mancebo. O vereador Deut aparece com 0,3%.

Já no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos pré candidatos, os resultados são: 51% para o atual prefeito Bernard Tavares, 15% para o ex prefeito Eduardo Cordeiro, 9% para o presidente da câmara Dandinho, 3% para o ex prefeito Amaro e 2% para Rodrigo Mancebo e o vereador Deut. Os indecisos foram 13% enquanto brancos e nulos foram 5%.

Rejeição

Eduardo Cordeiro foi o nome mais rejeitado pelos pesquisados, com pouco mais de 24% de rejeição. Enquanto Dandinho foi o nome menos rejeitado, com uma baixa rejeição, inferior a 4%. Já 27% dos pesquisados não opinaram quando perguntados em quem não votariam sob nenhum hipótese.

Captação de fígado no HFM beneficia mais um paciente em fila de espera

0
Captação de órgãos/Foto: Divulgação

Mais um paciente da fila de espera por doação de órgãos foi beneficiado com a captação realizada pelo NF-Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A captação do fígado foi realizada no Hospital Ferreira Machado (HFM), no final de semana, após autorização firmada pela família do paciente de 62 anos, que residia em São Francisco de Itabapoana.

Essa foi a segunda captação realizada neste ano, totalizando a doação de duas córneas e um fígado. “A captação desse final de semana beneficiará um receptor, de acordo com critérios técnicos e clínicos. A equipe agradece à família doadora e a todas as equipes multiprofissionais envolvidas no processo”, disse o psicólogo Luiz Antônio Cosmelli.

O NF-Transplantes, sediado no HFM, é vinculado ao Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ) e à Organização de Procura de Órgãos (OPO). De acordo com Cosmelli, a equipe do NF-Transplantes registra uma queda acentuada na negativa familiar no momento da entrevista para a autorização, o que seria um reflexo de maior conscientização e informação no ambiente familiar sobre a doação.

“Entendemos que esse fato é o resultado de um esforço coletivo da equipe do NF, responsável pelo processo, das equipes multiprofissionais do HFM, PET, OPO envolvidas na captação e na divulgação de informações esclarecedoras pela mídia, responsável por levar à sociedade em geral, como doar e os resultados desse processo de salvar vidas”, disse.

De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante, assim podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação.

Pode ser doador qualquer pessoa que venha a morrer por morte encefálica. Apenas algumas doenças, como alguns tipos de câncer e o HIV, impedem a doação. Para doar tecidos, além da morte encefálica, o doador pode ter tido parada cardíaca.

Fonte: Ascom

Corpo de bebê prematuro é jogado por engano no lixo

0

Um bebê prematuro, de apenas 29 semanas, foi encontrado morto no lixo de um hospital em Santo Amaro, na Bahia, horas após o parto. A prefeitura da cidade informou que houve um “equívoco” e que uma sindicância foi instaurada para apurar os fatos.

A mãe do bebê deu entrada no hospital no dia 18 de janeiro e o bebê nasceu de parto normal. No entanto, ele teve “graves dificuldades respiratórias” e morreu cinco horas depois.

O serviço funerário foi acionado e informado de que o corpo do bebê seria liberado no dia seguinte. No entanto, durante esse período, o corpo foi descartado acidentalmente.

A prefeitura de Santo Amaro informou que os profissionais envolvidos no caso foram afastados temporariamente e que a família do bebê está recebendo apoio.

A notícia causou indignação nas redes sociais e moradores da cidade criticaram a gestão municipal e cobraram responsabilidade.

Leia Também: Massacre: Pai mata mulher e três filhas

Em nota a prefeitura cita ‘equívoco’ 

Unicamp divulga aprovados no vestibular 2024

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Comvest divulgou nesta segunda-feira (22) a lista de aprovados à Unicamp (Universidade Estadual e Campinas), segunda melhor instituição de ensino do país, através do vestibular 2024. Os nomes podem ser conferidos no site da organização.

Foram chamadas 2.527 candidatos para as 69 opções de cursos.

Os convocados nesta chamada deverão realizar sua matrícula online das 9h do dia 30 de janeiro às 17h do dia 31. Serão necessários documentos como certificado de conclusão do ensino médio, identidade e fotografia recente.

Selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais, que autorizaram o uso de fotografia como parte do processo de validação, devem aguardar email com resultado da avaliação das bancas. Caso não seja constatada veracidade na declaração racial, haverá exclusão.

Apesar de já ter divulgado a relação dos admitidos, a Comvest deve liberar as notas dos candidatos no vestibular somente nesta terça-feira (23). A segunda chamada da Unicamp ocorre no dia 5 de fevereiro.

Os candidatos concorrentes em mais de uma modalidade de ingresso para 2024 (Enem-Unicamp, Vagas Olímpicas, Vestibular Indígena e ProFis) deverão aguardar as chamadas, conforme calendários já divulgados, e consultar as listas de convocados para matrícula especificamente na página de cada processo.

Leia Também: Fuvest divulga aprovados no vestibular 2024 da USP

Foram chamadas 2.527 candidatos para as 69 opções de cursos. 

Nova subvariante da Covid é identificada em Mato Grosso

0

(FOLHAPRESS) – O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso identificou uma nova subvariante da Covid no estado, a JN 2.5.

É o primeiro registro no Brasil da nova cepa, que é uma variação da ômicron, segundo a Secretaria de Saúde.

Para a pesquisa -realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro-, foram selecionadas e sequenciadas 15 amostras positivas para Covid nos municípios de Cuiabá (8) e Várzea Grande (7). Quatro mulheres tiveram o exame positivo para a subvariante.

Três chegaram a ser hospitalizadas e após alta médica seguiram para isolamento domiciliar. A outra tinha DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e morreu. O óbito permanece em investigação pela vigilância epidemiológica local.

“Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais. Orientamos o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%. É importante procurar a unidade de saúde mais próxima para que o médico defina a melhor condução do quadro. É imprescindível também a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”, ressalta a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, em nota.

Além do Brasil, a JN 2.5 já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

Leia Também: Estudo revela que Covid-19 deixa pacientes irritados, tristes e ansiosos

Além do Brasil, a JN 2.5 já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Su… 

Após semana abafada, São Paulo deve ter dias com clima mais ameno

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após uma semana marcada por altas temperaturas e chuva no fim do dia, a cidade de São Paulo deve registrar dias com clima mais ameno a partir desta segunda (22).

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura, a frente fria se afasta do litoral paulista, mas os ventos úmidos do oceano ainda causam garoa, e o calor dá uma trégua.

A segunda-feira deve começar com muita nebulosidade e chuvisco na capital, principalmente durante a madrugada. Ao longo do dia o sol aparece entre nuvens e a temperatura sobe um pouco, mas a máxima não deve passar dos 25ºC.

Na terça-feira (23), o tempo volta a ficar instável devido à propagação de áreas de instabilidade por todo o estado de São Paulo.

A previsão ainda indica muita nebulosidade e pancadas de chuvas em diferentes momentos do dia, e as temperaturas não sobem muito, com mínima de 18°C e máxima de 22ºC.

CHUVA PELO PAÍS

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), dez estados estão em estado de alerta para tempestades até as 10h desta segunda: Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia.

Para o Nordeste, o Inmet prevê chuva volumosa em toda a região durante toda a semana, com acumulados superiores a 100 mm no período. A chuva mais expressiva deve atingir, principalmente os estados da Bahia, do Piauí e do Ceará.

Leia Também: Tripulação da missão Axiom-3 chega à Estação Espacial Internacional

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), dez estados estão em estado de alerta para tem… 

Homem é sequestrado e jogado de ponte em Bertioga

0

Um homem de 28 anos foi resgatado com vida depois de ser jogado de uma ponte em Bertioga, litoral de São Paulo.

Segundo o site G1, o homem só sobreviveu porque conseguiu se agarrar a cabos de aço que existiam no local.

Enquanto a vítima tentava não cair, uma pessoa que viu algo suspeito ligou para a Polícia Militar para denunciar o caso.

Quando os policiais chegaram ao local e viram o homem, chamaram os bombeiros. Um dos bombeiros desceu a ponte e conseguiu salvá-lo.

Depois do resgate, a vítima contou que havia sido sequestrada dias antes e agredida violentamente. Além do nariz quebrado, ele tinha outras marcas suspeitas.

Um dos suspeitos foi preso logo depois, após o carro em que ele estava se envolver em um acidente. Os outros dois continuam foragidos.

 

Carro dos suspeitos sofreu um acidente após o crime 

Falso alarme em San Sebastián: pernas boiando em rio eram de manequim

0

Uma mulher ligou para os serviços de emergência de San Sebastián, na Espanha, no domingo, 21 de janeiro, alegando ter visto pernas a boiar no rio Urumea. A chamada desencadeou uma rápida operação de resgate e salvamento, com a participação da polícia, da Ertzaintza (polícia autónoma do País Basco) e dos bombeiros.

No entanto, o susto logo se dissipou quando os bombeiros chegaram ao local e identificaram o alegado corpo. Tratava-se, na verdade, da parte inferior de um manequim de plástico.

“Pensávamos que era um corpo e por isso chamámos a polícia. Por sorte, foi apenas uma curiosa anedota”, afirmou uma das responsáveis pela confusão, Danusia Goedel.

A mulher disse que estava caminhando pela margem do rio quando viu o que parecia ser um corpo boiando na água. Ela ligou para a polícia, que enviou equipes ao local.

Os bombeiros mergulharam no rio e recuperaram o objeto. Ao examiná-lo, perceberam que se tratava de um manequim.

O caso foi encerrado como um falso alarme.

Leia Também: Menino abandonado em França nunca faltou à escola nem fala mal da mãe

Mulher trai namorado mas descobre que ele a tinha traído com mesmo homem

0

Descobrir que o parceiro/a é infiel é algo que ninguém quer experienciar, mas o caso desta mulher tornou-se diferente do habitual neste tipo de situações desagradáveis.

Numa carta anônima enviada para a ‘Dear Deidre’, uma coluna sentimental do jornal britânico The Sun, uma mulher revelou que traiu o namorado com um amigo e, depois, descobriu que o namorado também o tinha feito… e com a mesma pessoa.

Segundo a mulher, após ter traído o namorado, começou a se perguntar se o namorado também já a tinha traído, tendo decidido ver o seu celular. O choque veio depois, quando encontrou fotos ‘quentes’ do namorado e do mesmo amigo juntos. 

“Agora parei de me sentir mal e fiquei curiosa. Que tipo de pessoa coloca um casal um contra o outro e tem relações sexuais com os dois? É doentio”, afirmou.

A anônima jovem de 23 anos descreveu como tudo começou. Segundo a mulher, esteve com o namorado de 26 anos durante um ano até conhecer o seu amigo da universidade. Nesse momento, soube logo que estava em “apuros” quando viu esse amigo pela primeira vez, uma vez que era “lindo” e sentiu uma “atração instantânea”.

“O meu namorado abriu algumas cervejas, depois bebemos vinho e ele ficou bêbedo rapidamente e depois de algumas horas fui para a cama. O amigo e eu colocamos um filme, mas assim que começou, ele veio na minha direção. Acabamos tendo relações sexuais – tudo enquanto o meu namorado dormia no andar em cima”, descreveu.

A mulher afirmou, em seguida, que o amigo continuou tentando mais vezes, mas como o namorado estava sempre presente, mais nada aconteceu. “Não sei se é porque estou com a consciência pesada, mas algo me fez questionar onde o meu namorado esteve numa noite. Não estava preparada para o que encontrei – fotos nuas do amigo dele, algumas do meu namorado e uma deles juntos”, frisou.

Chocada com o que viu, questionou a Deidre o que deveria fazer, uma vez que se sente confusa. “Este homem está gostando dos dois? Ou o meu namorado induziu-o a fazer isto?”, lê-se.

A mulher recebeu como conselho de falar com o namorado e ver o que estava acontecendo, uma vez que o amigo pode ter se intrometido no relacionamento dos dois e o intuito desta atitude.

Ponte Leonel Brizola interditada no sentido Guarus-Centro para obras

0
Foto: Divulgação Ascom

A ponte Leonel Brizola foi fechada no sentido Guarus-Centro, no início da manhã desta segunda-feira (22), para as obras do Programa Asfalto Novo. Os serviços de aplicação de massa acontecerão na Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), no trecho entre as ruas Gil de Góis e Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), sentido Centro.

Desta vez, operários estarão trabalhando nos trechos que foram fresados ao longo da semana passada. Para execução da obra desta segunda, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que o acesso à Avenida José Alves de Azevedo pela Rua Benta Pereira ficará interditado para execução da obra.

As intervenções fazem parte do Programa Asfalto Novo, desenvolvido por meio de parceria da Prefeitura de Campos com o Governo do Estado, que visa a recuperação asfáltica de 130 ruas e avenidas da cidade.

De acordo com a Prefeitura, do total de ruas contempladas pelo programa, 91 já tiveram asfalto recuperado, o que representa cerca de 70% do total de vias. Ainda restam 39 ruas a serem fresadas e pavimentadas.

Terça-feira

Dando sequência às obras, a interdição na Avenida José Alves de Azevedo (Beira-Valão), sentido Centro-28 de Março, vai acontecer no trecho entre as ruas Benta Pereira e 1º de Maio, nesta terça-feira (23).

O acesso à Avenida José Alves de Azevedo pela Benta Pereira ficará interditado, assim como o cruzamento com a Rua Tenente Coronel Cardoso, que estará interditado para execução da obra e, em seguida, liberado para travessia.

Fonte: Ascom

Cinco pessoas morrem após embarcação virar na Bahia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cinco pessoas morreram após um acidente de barco na Baía de Todos-os-Santos, nas proximidades do município de Madre de Deus, a 65 km de Salvador, na noite do domingo (21).

Entre as vítimas estão uma criança, três mulheres e um homem, segundo a Prefeitura da cidade. A embarcação fazia o trajeto entre a Ilha de Maria Guarda e o píer de Madre quando o acidente aconteceu. A embarcação funcionava sob capacidade acima do que era permitido, conforme as primeiras informações.

Onze pessoas que estavam no barco foram atendidas no Hospital de Madre de Deus. Três foram transferidas para outros hospitais e uma aguarda a transferência. Duas receberam alta. Ainda não foi divulgada a quantidade exata de pessoas que estavam na embarcação.

Cerca de 30 bombeiros militares estão nas buscas aos desaparecidos, segundo o Corpo de Bombeiros da Bahia. Nas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) lamentou o acidente.

A Capitania dos Portos da Bahia informou que uma equipe de busca e salvamento foi enviada ao local para conduzir as buscas dos possíveis desaparecidos, em conjunto com outros órgãos, além de apurar o ocorrido.

Participam das buscas uma embarcação da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar, uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) e embarcações civis.

Um inquérito será instaurado pela Capitania para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Após conclusão do processo, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.

Leia Também: Fuvest divulga aprovados no vestibular 2024 da USP

 

Entre as vítimas estão uma criança, três mulheres e um homem, segundo a Prefeitura da cidade 

Festa de São Sebastião: prefeita inaugura monumento em homenagem ao pescador artesanal

0

Dentro dos festejos de São Sebastião, padroeiro de Barra do Itabapoana, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou na manhã do último sábado (20) o monumento em homenagem ao pescador artesanal. A estátua foi instalada na praça principal da localidade.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Pesca, a cidade conta atualmente com 1.500 pescadores, entre informais e artesanais. Para a prefeita Francimara, a obra visa homenagear os responsáveis por uma das principais vocações econômicas da cidade, que é o setor pesqueiro.

— Depois de inaugurar monumentos do caranguejo em Gargaú, tartaruga em Santa Clara, peixe em Guaxindiba e a família são franciscana na área central, inauguramos mais esta homenagem que tanto representa nosso povo — disse.

A inauguração aconteceu após a missa solene de São Sebastião, celebrada pelo vigário-geral da Diocese de Campos, Monsenhor Leandro Diniz, que representou o bispo diocesano, Dom Roberto Francisco.

No decorrer da homilia, o sacerdote abordou a vida do santo, que foi um soldado romano morto por espancamento a mando do imperador da época que perseguia cristãos.

— Sebastião converteu inúmeros colegas ao cristianismo, mesmo com intensa perseguição. Desta forma, ele nos inspira a propagar o amor de Deus e a Boa nova com ousadia e coragem — afirmou.

Concelebrando a missa, o pároco da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, padre Alexandro Matos, agradeceu e destacou a parceria entre poder público municipal e Igreja no incentivo à tradição e ao turismo religioso.

Também estavam presentes na celebração, o ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, o vice-prefeito Raliston Souza, vereadores, assessores e secretários. Após o término da missa, houve uma apresentação da fanfarra da Escola Municipal Décio Machado, que executou o hino nacional e músicas religiosas, como o hino de São Sebastião. 

Programação — Ainda no dia 20, os fiéis participaram durante a tarde de procissão fluvial no rio Itabapoana e de mais uma etapa do Verão Kids, com entretenimento e recreação para o público infantil.

À noite, às 18h30, o padre Alexandro Matos, e o vigário, padre Renan Valentim celebraram a última missa do dia. Em seguida, os fiéis participaram de procissão pelas ruas da localidade e de show do padre Anderson Gomes, seguida de queima de fogos.

Confira mais registros:

{gallery}s sebastiao{/gallery}

Homem é assassinado na zona rural de SFI

0
IML/Foto: ClickCampos

Um homem de 46 anos, identificado como L.P.S., foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira (22) na localidade de Amontado, Zona Rural de São Francisco de Itabapaoana. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local do crime.

A motivação e autoria do assassinato ainda são desconhecidas, e a Polícia Militar está em busca de suspeitos na região.

O caso foi registrado na 147ª Delegacia de Polícia de SFI, onde está em fase de investigação. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

Fuvest divulga aprovados no vestibular 2024 da USP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Fuvest divulgou nesta segunda (22) a lista de candidatos aprovados no vestibular de 2024 para a maior universidade da América Latina, a USP. Os nomes podem ser conferidos no site da fundação.

Os convocados devem confirmar a sua matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação.

O período de pré-matrícula para os aprovados na primeira chamada começa às 8h do dia 29 e se estende até as 16h de 1º de fevereiro. Nesta fase, é preciso preencher um formulário no site da USP e enviar cópias digitais dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio, identidade e fotografia recente.

No caso de candidatos que se autodeclararem negros, de cor preta ou parda, ou indígenas e concorrem a vagas PPI, é preciso enviar uma autodeclaração de raça. Oportunamente, uma banca de heteroidentificação analisará a condição desses candidatos.

Na pré-matrícula, o candidato pode confirmar o interesse no curso em que foi aprovado ou se declarar desistente. Nesse caso, passa a concorrer em chamadas e listas de espera dos demais cursos selecionados no ato de inscrição em ordem decrescente de prioridade. Cada candidato pode escolher até quatro cursos de uma mesma carreira na ficha de inscrição.

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

A efetivação da matrícula deve ser feita das 8h do dia 26 de fevereiro até as 16h do dia 28. Para isso, é preciso seguir as instruções enviadas ao e-mail cadastrado no momento da inscrição.

A lista De aprovados na segunda chamada será divulgada em 14 de fevereiro, e a lista de espera será publicada no dia 26.

Em caso de dúvidas, a Central Unificada de Matrículas da USP atende se segunda a sexta das 8h às 18h nos telefones (11) 3091-3403 (11) 3091-3442 e no email [email protected].

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VAGA OFERECIDOS PELA FUVEST 2024?

Todos os candidatos inscritos concorrerão às vagas de ampla concorrência (AC). No ato da inscrição, o candidato deveria informar se também concorreria às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas: Escola Pública (EP) ou Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

AC: vagas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum pré-requisito, mesmo tendo acesso às vagas reservadas

EP: 2.053 vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

PPI: 1.206 vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Além do vestibular, a USP oferece 1.500 vagas pelo Enem e outras 1.500 pelo Provão Paulista, novo vestibular seriado, que será aplicado para todos os estudantes do ensino médio de escolas estaduais em São Paulo.

Se você prestou o Provão Paulista, acompanhe as informações no site oficial. Vagas remanescentes do Provão Paulista retornam como vagas EP ou PPI da Fuvest, dependendo do edital.
*
CALENDÁRIO DA FUVEST 2024 – PRÓXIMAS DATAS

– 22 de Janeiro – Divulgação da 1ª Chamada
– 29 de Janeiro – às 8h – Início do período da Pré-Matrícula Virtual – 1ª Chamada
– 1º de Fevereiro – às 16h – Fim do período da Pré-Matrícula Virtual – 1ª Chamada
– 14 de Fevereiro – Divulgação da 2ª Chamada
– 15 de Fevereiro – às 8h – Início do período da Pré-Matrícula Virtual – 2ª Chamada
– 16 de Fevereiro – às 16h – Fim do período da Pré-Matrícula Virtual – 2ª Chamada
– 26 de Fevereiro – às 8h – Início do período de Efetivação de Matrícula Virtual
– 26 de Fevereiro – às 8h – Início do período de Lista de Espera – Manifestação de interesse
– 27 de Fevereiro – às 17h – Fim do período de Lista de Espera – Manifestação de interesse
– 28 de Fevereiro – às 16h – Fim do período de Efetivação de Matrícula Virtual
– 4 de Março – Divulgação da 1ª Convocação da Lista de Espera
– 5 de Março – às 8h – Início do período da Pré-Matrícula Virtual – 1ª Convocação da Lista de Espera
– 6 de Março – às 12h – Fim do período da Pré-Matrícula Virtual – 1ª Convocação da Lista de Espera

Leia Também: Uso de aparelho auditivo ajuda a prolongar a vida em pacientes com perda de audição, diz estudo

Os convocados devem confirmar a sua matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação… 

Falso alarme em San Sebastián: pernas a boiar no rio eram de manequim

0

Uma mulher ligou para os serviços de emergência de San Sebastián, na Espanha, no domingo, 21 de janeiro, alegando ter visto pernas a boiar no rio Urumea. A chamada desencadeou uma rápida operação de resgate e salvamento, com a participação da polícia, da Ertzaintza (polícia autónoma do País Basco) e dos bombeiros.

No entanto, o susto logo se dissipou quando os bombeiros chegaram ao local e identificaram o alegado corpo. Tratava-se, na verdade, da parte inferior de um manequim de plástico.

“Pensávamos que era um corpo e por isso chamámos a polícia. Por sorte, foi apenas uma curiosa anedota”, afirmou uma das responsáveis pela confusão, Danusia Goedel.

A mulher disse que estava caminhando pela margem do rio quando viu o que parecia ser um corpo boiando na água. Ela ligou para a polícia, que enviou equipes ao local.

Os bombeiros mergulharam no rio e recuperaram o objeto. Ao examiná-lo, perceberam que se tratava de um manequim.

O caso foi encerrado como um falso alarme.

Leia Também: Menino abandonado em França nunca faltou à escola nem fala mal da mãe

Seis pessoas ficam feridas em acidente envolvendo dois carros em Campos

0
Hospital Ferreira Machado/Foto: ClickCampos
Hospital Ferreira Machado/Foto: ClickCampos

Na manhã desta segunda-feira (22) um acidente com dois carros resultou em seis pessoas feridas na Estrada da Fazendinha, entre a localidade de Fazendinha e o Trevo de Cambaíba, em Campos.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma mulher ficou presa às ferragens e foi resgatada, sendo encaminhada ao Hospital Ferreira Machado (HFM). Os demais envolvidos sofreram apenas escoriações.

De acordo com apuração da Redação ClickCampos, uma mulher identificada pelas iniciais S.C.R de 38 anos, teve escoriações pelo corpo, fez exames, e está em observação no politrauma. Já a jovem de 16 anos, identificada pelas iniciais E.G.S., teve ferimentos no braço fez exames está em observação no politrauma.

A adolescente de 14 anos identificada pelas iniciais S.P.S., teve ferimentos leves pelo corpo, fez exames e está em observação no politrauma. Já a vítima T.B.A., de 45 anos fez exames e foi liberada e o homem identificado pelas iniciais L.C.do.E.S.S., de 51 anos teve escoriações no tórax, fez exames e está observação no politrauma.

As causas do acidente ainda não foram divulgadas.