Home Blog Page 2708

Campos segue com ações de incentivo ao turismo em 2024

0
Foto: Divulgação Ascom

Campos vem se tornando uma cidade com potencial turístico para atrair visitantes e impulsionar o desenvolvimento sustentável nos próximos 30 anos. Além da criação da Secretaria Municipal de Turismo, o município alcançou a categoria B na classificação do Mapa do Turismo (MTur). A classificação, feita pelo Ministério do Turismo, para que os gestores públicos possam identificar o desempenho da economia no setor, foi divulgada em junho de 2023.

A secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, disse que 2023 foi um ano importante para a consolidação da Unidade Gestora do Turismo. “A criação da secretaria acontece em um momento de alinhamento das metas do Ministério do Turismo, Estado e Município. Com a sua criação, o prefeito aponta Campos para a direção do desenvolvimento turístico feito de forma profissional, valorizando todo nosso potencial, dialogando com a sociedade civil e, principalmente, pensando a cidade numa perspectiva sustentável”, disse ela.

Outros investimentos, segundo Patrícia, tiveram como foco o Turismo Esportivo, com competições em Lagoa de Cima, Rio Paraíba do Sul e Farol de São Tomé, além das obras de revitalização do Cais da Lapa, que hoje conta com um letreiro artístico e se prepara para ser a sede da secretaria de Turismo.

Também no ano passado, Campos anunciou a revitalização do Horto Municipal e do Morro do Itaoca, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Caio Vianna. “Estamos trabalhando no desenvolvimento do conceito de utilização do Horto Municipal e do Morro do Itaoca”, afirmou Patrícia.

Em relação ao Morro do Itaoca, ela disse que as questões ambientais estão sendo tratadas em paralelo ao processo de adequação do espaço e da rampa, para que o conceito de utilização seja pautado pela sustentabilidade, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME). “Já estamos fazendo contatos para a realização de campeonatos a nível nacional de modalidades como Voo Livre, Parapente e Downhill bike”.

Em 2024, de acordo com Patrícia, a pasta está dando continuidade ao Inventário Turístico para um diagnóstico minucioso do potencial e das condições de acesso e logística do município. “O resultado desse inventário vai balizar todas as nossas ações e estará à disposição para que a iniciativa privada possa utilizá-lo como ferramenta, a fim de alcançar suas metas de forma assertiva“.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a ONG Ecoanzol, ela disse que está em desenvolvimento a Rota do Pescado Campista. “Esse é um projeto ousado, que vai ao encontro de um movimento turístico potente, além de abrir um campo vasto para a realização de grandes eventos aquáticos”.

TURISMO HISTÓRICO E RELIGIOSO

Outro importante eixo da vocação turística, o Turismo Histórico e Religioso também vem recebendo uma atenção especial. O Caminho da Fé, que integra o Caminho de Santo Amaro ao Caminho de São Bento e destaca as igrejas históricas da Baixada Campista, é fruto de uma lei do vereador licenciado Fábio Ribeiro, atual secretário de Obras.

“O espírito dessa lei é justamente ressaltar a importância da nossa região para a história do Brasil, dar visibilidade nacional, despertar o interesse turístico por este Caminho que proporciona, através do seu patrimônio histórico e religioso, uma experiência de fé”.

Segundo Patrícia, o prefeito está atento ao desenvolvimento de programas para o turismo, pensando no tempo presente e convocando a trabalhar, também, com foco no futuro, na estruturação de espaços e projetos que deixem um legado para Campos e região. “Ainda este ano, consolidaremos o Fundo Municipal de Cultura”, afirmou.

Fonte: Ascom

Fiocruz: vacinas protegem crianças de covid longa, infecção e morte

0

A efetividade das vacinas contra covid-19 usadas em crianças e adolescentes é de quase 90%, e os efeitos adversos graves são raramente relatados, reforça uma nova nota técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicada nesta segunda-feira (22). A imunização também é uma ajuda a prevenir a covid-19 longa, quadro que permanece após quase um terço dos das infecções.

Os cientistas da fundação responsáveis pelo texto coordenam o Projeto VigiVac, que monitora dados de vacinação, como adesão, efetividade e ocorrência de eventos adversos.

A nota reforça que as vacinas CoronaVac, do Butantã, e a BNT162b2, da Pfizer, têm alta efetividade contra infecção e, principalmente, contra hospitalização por covid-19.

“Já em relação aos efeitos adversos, a CoronaVac apresentou taxa de 5% para eventos leves, enquanto a Pfizer, os eventos adversos graves foram raramente relatados”, diz a Fiocruz.

As vacinas também protegem contra o quadro crônico chamado de covid longa, uma condição em que a pessoa permanece com sintomas após a fase aguda da doença, o que ocorre em até 30% dos casos.

Segundo a nota técnica, a vacinação reduz em 41% o risco de crianças e adolescentes desenvolverem covid longa, proteção que é ainda maior para crianças com até seis meses da última dose da vacina, chegando a 61%.

“Esse conjunto de achados demonstra a proteção das vacinas contra Covid-19, inclusive em casos considerados como “falha vacinal”, isto é, em casos em que a pessoa não é protegida da infecção. Portanto, as vacinas contra Covid-19 são efetivas em proteger contra formas graves da doença e suas complicações residuais”, diz a Fiocruz.

A fundação lembra ainda que a covid-19 foi a principal causa de morte por doença prevenível por vacina, em menores de 19 anos, entre agosto de 2021 e julho de 2022.

A cada 100 mil bebês de até 1 ano, ao menos quatro morreram de covid-19. Mesmo assim, reforça a Fiocruz, “a cobertura vacinal desse imunizante no Brasil ainda encontra-se em números abaixo do esperado, chegando a menos de 25% na faixa etária de 3 a 4 anos de idade com duas doses”.

A imunização também é uma ajuda a prevenir a covid-19 longa, quadro que permanece após quase um terç… 

Detran inicia nova etapa do mutirão para tirar identidade de vítimas das chuvas

0
Foto: Divulgação Detran

O Detran.RJ vai dar prosseguimento nesta semana ao mutirão para expedição de identidade para as vítimas das chuvas na Região Metropolitana. As ações fazem parte do programa de ação social do Governo do Estado, RJ Para Todos. Nesta segunda-feira (22/01) foram atendidos cidadãos de São Gonçalo, durante uma ação social promovida pela Defensoria Pública.
 
Amanhã, o mutirão será realizado na Rua Ender,131,  em Coelho Neto e no Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida, na Estrada Mirandela, 301, em Nilópolis. Na quinta-feira (25/01) o atendimento para tirar a identidade será em São João de Meriti . Na sexta-feira as equipes do Detran estarão atendendo na Pavuna, no Conjunto Hawai, na Av. Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, 1933 e  na  Igreja Universal, situada à Rua Guaiúba, 530. O atendimento nos mutirões é gratuito.
 
Somente na semana passada, 398 identidades foram emitidas para pessoas que foram vítimas das enchentes. As ações do “RJ Para Todos”, as quais o Detran participou,  foram em Nova Iguaçu, Pavuna, São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias.

Fonte: Detran

Bebê de 2 meses morre e três pessoas ficam feridas em acidente na BR-101, em Campos

0
IML/Foto: ClickCampos

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 4h, um bebê de 2 meses morreu em um acidente envolvendo dois carros. O caso ocorreu no km 67 da BR 101, na altura da Tapera, em Campos.

A colisão traseira entre dois carros também deixou uma jovem de 18 anos e dois homens, de 22 e 26 anos, feridos. O bebê não resistiu e faleceu no local, enquanto a mulher foi levada ao Hospital Ferreira Machado (HFM) com ferimentos moderados, e os dois homens com ferimentos leves. Outras duas pessoas foram atendidas e liberadas no local.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atribuiu a morte do bebê à ausência do bebê conforto, dispositivo obrigatório para a segurança infantil no veículo.

De acordo com a concessionária que administra a rodovia, a Arteris Fluminense, a colisão envolveu um Fiat Pulse e um Fiat Uno e não houve interdição de faixas e nem lentidão.

O corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Carro desgovernado bate contra um café na Itália e faz sete feridos

0

Um carro desgovernado colidiu contra um café em Turim, Itália, na manhã desta segunda-feira. O acidente, que deixou sete feridos, aconteceu por volta das 9h30, horário local, enquanto os clientes tomavam café.

Os feridos foram todos considerados leves e receberam alta do hospital no mesmo dia.

Segundo a imprensa local, o carro seguia a 115 km/h no momento do acidente e teria colidido com outro carro momentos antes.

“Poderia ter sido uma verdadeira tragédia, pelo menos 10 pessoas poderiam ter morrido”, disse Simona Carastro, filha do dono do café, à BBC.

“Agora só queremos poder reabrir o café o mais rápido possível, considerando os extensos danos materiais”, acrescentou.

A polícia investiga agora as circunstâncias do acidente.

 

 

Terribile incidente a Torino Mirafiori Sud: scontro tra due auto, una finisce dentro un bar https://t.co/drmQ2VBw1c

— LuigiGr (@LuigiGravagnone) January 22, 2024

Leia Também: Base militar dos EUA é invadida por onda; imagens são impressionantes

Os rostos dos soldados mortos no pior dia de guerra no Oriente Médio

0

Vinte e um soldados foram mortos no centro da Faixa de Gaza nesta segunda-feira, marcando o ataque mais letal contra soldados israelenses durante a guerra de três meses com o grupo islamita palestino Hamas.

Após o ataque, os principais representantes do país reagiram, lamentando a morte dos soldados. O presidente de Israel, Isaac Herzog, expressou sua tristeza em uma publicação no Twitter, descrevendo a situação como “uma manhã insuportavelmente difícil”. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que foi “um dos dias mais difíceis desde o início da guerra”, mas ressaltou a determinação em continuar lutando até a vitória absoluta em nome dos heróis e da segurança do país.

Através das redes sociais, têm sido reveladas as identidades das vítimas, como Risal Ahmed Abu Latif, de 26 anos, e Cedric Green, de 23 anos, um filipino que se mudou ainda em pequeno com a mãe para Tel Aviv.

Os soldados foram mortos enquanto preparavam explosivos para demolir dois edifícios na segunda-feira, quando um militante usou um lançador de granadas contra um tanque próximo, provocando o rebentamento prematuro dos explosivos, causando o desmoronamento dos edifícios com os soldados no interior.

 

17 out of the last 21 soldiers were announced killed in the central Gaza Strip pic.twitter.com/cnhHjOjhwx

— Warfare Analysis (@warfareanalysis) January 23, 2024

[Legenda]© Twitter  

Leia Também: Netanyahu rejeita condições do Hamas para libertação de reféns

Aulão de alongamento acontece nesta terça em Atafona

0
Foto: Divulgação Ascom SJB

Para incentivar a prática de atividade física visando a melhoria da saúde e da qualidade de vida, o verão 2024 “Aqui me sinto feliz!”, de São João da Barra, contará com aulão de alongamento nesta terça-feira, 23, às 14h, no Balneário de Atafona. A iniciativa, aberta ao público em geral, visa alertar sobre a importância do cuidado com o corpo e a mente, proporcionando momentos de bem-estar físico e mental.

Já confirmaram presença 50 integrantes, da faixa etária entre 30 e 80 anos, das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barcelos, do Açu, de Sabonete e de Grussaí. A Prefeitura disponibilizará transporte passando por essas localidades e durante as atividades água para garantir a hidratação dos participantes.

O Aulão será ministrado pelos professores Eliane de Azevedo e Jefferson de Jesus, mas haverá ainda uma reflexão sobre “Saúde Mental” com a psicóloga Mariana Neves. O evento é organizado pela Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Essa é uma boa oportunidade de iniciar ou manter o cuidado com a saúde, contribuindo para uma comunidade mais saudável e ativa. A promoção de atividade física é fundamental para prevenir doenças e lesões, aumentar a circulação sanguínea, a flexibilidade, o relaxamento, reduzir tensões musculares, além de estimular a integração social, fortalecendo os laços comunitários”, declarou a coordenadora do SCFV, Michele Bastos.

Fonte: Ascom SJB

Mulheres são achadas mortas na casa do mesmo bombeiro em anos diferentes

0

Uma médica de 39 anos morreu inesperadamente na casa do namorado, no Missouri, Estados Unidos. Essa é a segunda mulher a aparecer morta na casa desse homem em três anos, segundo a família da ex-noiva.

A polícia de Frontenac, que cita a Fox News, disse que a morte de Sarah Sweeney está sob investigação ativa. A polícia disse ter encontrado a médica morta às 6h39 da manhã do dia 13 de janeiro. Ela não apresentava sinais aparentes de trauma.

Sweeney era cirurgiã e havia feito residência em Miami. Aos 6 anos foi diagnosticada com uma doença rara chamada doença de Perthes, mas, segundo a mãe, ela era controlada com medicação.

O namorado da vítima, o bombeiro Robert Daus, é citado como a pessoa que ligou para o 911. Os dois se conheceram no trabalho e começaram a namorar, mas a família de Sweeney nunca conheceu o homem.

Em 2021, outra mulher, Grace Holland, foi encontrada morta na casa anterior de Daus. Holland tinha um único ferimento de bala na cabeça. A investigação concluiu que a sua morte foi suicídio, mas a família da vítima tem sido cética em relação a essa conclusão.

A família de Sweeney também está preocupada com o fato de que a polícia ainda não tenha divulgado nenhuma informação sobre a investigação da morte da médica.

“Estamos desesperados por respostas”, disse a mãe de Sweeney, Linda. “Queremos saber o que aconteceu com nossa filha.”

A polícia de Frontenac não respondeu a um pedido de comentário.

Leia Também: Casal encontrado morto em SC discutiu minutos antes, diz polícia

 

Base militar dos EUA é invadida por onda; imagens são impressionantes

0

Ondas gigantes atingiram as instalações militares dos Estados Unidos nas Ilhas Marshall no sábado, causando danos às infraestruturas.

O incidente ocorreu na ilha de Roi-Namur, quando as ondas atingiram cerca de 10 metros de altura, derrubando pessoas e danificando portas e móveis no interior das instalações.

Imagens de vídeo registradas no local mostram o momento em que as ondas atingem várias pessoas, derrubando-as. Também mostram o cenário de destruição que deixaram no local.

Uma pessoa ficou ferida e foi levada a um hospital local, onde está em estado estável.

O porta-voz do exército dos EUA, Mike Brantley, disse ao Daily Mail que as instalações militares estão avaliando os danos e tomando medidas para repará-los.

Confira em seguida:

Terrifying moment freak wave smashes down doors of Army barracks in the Marshall Islands sending military personnel and furniture flying.

Two sets of waves pummeled through a US Army base in the Marshall Islands on Saturday night.

The three- to four-foot waves barreled through… pic.twitter.com/tHF5Bb1kgB

— ZetaTalk Followers: Watch X, Planet X, aka Nibiru (@ZT_Followers) January 23, 2024

Leia Também: Mulheres são achadas mortas na casa do mesmo bombeiro em anos diferentes

Mulher atacada com ácido vira capa de revista de moda; veja as imagens

0

Patricia Lefranc” foi atacada com ácido sulfúrico pelo ex-namorado em 2009, no município belga de Molenbeek-Saint-Jean, na região de Bruxelas. Agora, quase 15 anos depois, é a capa de um livro de moda, que, segundo a agência de notícias Reuters, tem como objetivo “sensibilizar para os efeitos devastadores da violência com ácido”.

“Aprendi a me ver [após o ataque]”, contou Lefranc à Reuters, enquanto folheava o livro de moda repleto de fotografias suas captadas pelo fotógrafo britânico Rankin. “Se tivesse visto estas fotos de mim mesma há cinco ou seis anos, estaria em lágrimas”.

“Vai parecer duro dizer isto, mas aprendi a viver com esta feição desfigurada. Sou eu”, acrescentou a mulher, atualmente com 59 anos. 

Patricia Lefranc” é um dos rostos da nova campanha de Rankin e da organização não-governamental Acid Survivors Trust Internacional (ASTi), que tem como objetivo “sensibilizar para os efeitos devastadores da violência com ácido e para a correlação geográfica entre a utilização de corrosivos pela indústria, nomeadamente na moda e nos têxteis, e a frequência dos ataques”.

“As áreas afetadas pela violência com ácido em países como  Bangladesh, o Camboja e o Paquistão são as áreas onde existe uma grande base industrial de moda”, explicou o diretor-executivo da ASTi, Jah Shah, à Reuters.

“O livro de moda é uma ferramenta de advocacia concebida para aumentar a consciencialização e encorajar a tomar medidas para ajudar a prevenir ataques, introduzindo controles mais rigorosos em torno de substâncias corrosivas que têm sido usadas como arma por homens contra mulheres”, acrescentou, frisando que ocorrem, pelo menos, “10 mil ataques com ácido por ano em todo o mundo”.

“Lefranc” foi atacada por um ex-namorado após ter decidido terminar a relação. Segundo a própria, o homem se passou por um entregador para abordá-la. 

“Fiquei rastejando, não conseguia andar, e vi que o meu braço estava a derreter como uma aspirina. Pensei para mim mesma: ‘Vai morrer aqui'”, recordou.

Após o ataque, a mulher, mãe de três filhos, ficou três meses em coma e foi submetida a mais de 100 operações, tendo ficado com o corpo coberto de cicatrizes.

Veja as imagens na galeria acima.

 

Gato de estimação morre de frio após ser atirado de um trem na Rússia

0

Uma maquinista russa está sendo pressionada a deixar o emprego depois de jogar um gato de estimação para fora de um trem, acreditando que era um animal de rua.

O gato branco e ruivo, conhecido como Twix, escapou de sua caixa de transporte em um trem que viajava entre Yekaterinburg e São Petersburgo em 11 de janeiro. Ele foi encontrado pela maquinista, que o jogou para fora do trem enquanto ele estava parado na cidade de Kirov, a leste de Moscou.

Após a notícia do incidente se espalhar, centenas de pessoas se uniram para procurar o gato, que foi encontrado morto em 20 de janeiro, a cerca de 800 metros dos trilhos do trem onde havia sido deixado. Twix morreu de frio e sofreu uma série de mordidas de animais.

O incidente provocou indignação generalizada na Rússia, com milhares de pessoas acompanhando a história nas redes sociais. Uma petição pedindo que a maquinista seja processada criminalmente reuniu mais de 100 mil assinaturas até domingo.

Até agora, as autoridades locais se recusaram a processar a motorista, que não foi identificada publicamente.

Em um comunicado, a operadora ferroviária estatal russa RZhD afirmou que “lamenta sinceramente” a morte de Twix e prometeu mudar as regras sobre como os funcionários devem abordar animais desacompanhados.

“Lamentamos sinceramente a morte do gato Twix e pedimos desculpas aos seus donos. Para garantir que incidentes semelhantes não aconteçam no futuro, já estão sendo feitas alterações nos documentos utilizados para transportar animais de estimação em trens de longa distância. Os motoristas serão proibidos de retirar animais das carruagens. Em vez disso, os animais serão entregues aos trabalhadores da estação para que eles possam entrar em contato com abrigos de animais”, disse a operadora.

Leia Também: Mulher atacada com ácido vira capa de revista de moda; veja as imagens

Tempestade Isha faz cinco mortos no Reino Unido e Irlanda

0

Cinco pessoas morreram no Reino Unido e na Irlanda devido à tempestade Isha, que ainda provoca distúrbios nessas regiões. Ventos ultrapassaram os 160 quilômetros por hora em alguns locais, levando o Met Office a emitir vários alertas meteorológicos nesta segunda-feira.

Uma das vítimas fatalmente caiu em uma vala exposta em Bradford, Inglaterra, conforme relatado pela ITV News.

Na Escócia, a polícia informou que um idoso de 84 anos faleceu no domingo após o carro em que estava colidir com uma árvore caída em Falkirk. O óbito foi declarado no local, enquanto os outros ocupantes do veículo saíram ilesos.

Outra vítima da tempestade Isha foi um homem de 60 anos que perdeu a vida em uma colisão entre duas vans em Londonderry, na Irlanda, causada por uma árvore caída. No país, mais duas mortes ocorreram em acidentes de trânsito: um homem de 40 anos em um acidente de carro e uma jovem de 20 anos em uma colisão envolvendo duas vans.

Milhares de pessoas ainda estão sem eletricidade devido à tempestade que atingiu o Reino Unido e a Irlanda no domingo, levando os meteorologistas a emitirem vários alertas.

A tempestade também resultou no fechamento de diversas estradas e restrições na circulação ferroviária.

Na Inglaterra, diversos voos foram cancelados ou desviados.

Leia Também: Cinco crianças morrem em incêndio nos EUA, incluindo bebê

Cinco crianças morrem em incêndio nos EUA, incluindo bebê

0

Um incêndio em uma casa em South Bend, no estado americano do Indiana, matou cinco crianças, incluindo um bebê de 17 meses, na noite de domingo.

Segundo as autoridades, o incêndio ocorreu em uma casa de dois andares onde estavam sete pessoas – um adulto e seis crianças.

As crianças, que estavam presas no segundo andar, foram resgatadas pelos bombeiros, mas cinco acabaram morrendo. As vítimas tinham entre 17 meses e 11 anos.

A única criança a sobreviver tem 11 anos e, nesta segunda-feira, seguia hospitalizada em um centro especializado em queimaduras pediátricas.

O adulto que estava na casa conseguiu escapar e sofreu apenas ferimentos leves. Ele foi quem informou as autoridades sobre quantas pessoas estavam presas no interior da habitação.

Os bombeiros combateram as chamas durante três horas. Durante o incêndio, um bombeiro também ficou ferido após cair do segundo andar. Ele recebeu tratamento hospitalar e está em casa se recuperando.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o chefe dos bombeiros de South Bend, Carl Buchanon, lamentou o ocorrido.

“Obviamente, nossos corações estão tristes neste momento”, disse. “Sabemos como é difícil perder alguém, porque fazemos tudo o que está ao nosso alcance para evitar. Mas dói ainda mais quando é alguém que acabou de começar sua vida – não é capaz de tomar decisões conscientes”, acrescentou.

James Mueller, presidente da câmara local, disse que o incidente afeta toda a comunidade.

“Este incidente de ontem à noite foi uma tragédia horrível na nossa comunidade”, disse. “Nossas sinceras orações e condolências vão para a família e para o resto da comunidade que está a passar por este processo de luto”, acrescentou.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Leia Também: Corpo de bebê prematuro é jogado por engano no lixo

Hillary Clinton surpreende ao dançar ‘La Macarena’ em festa na Espanha

0

Passaram quase 30 anos desde que “La Macarena” foi tocada nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e o Partido Democrata a usou na campanha eleitoral em que Bill Clinton foi reeleito presidente dos Estados Unidos. Agora, 28 anos depois, Hillary Clinton rendeu-se mais uma vez ao clássico de Los del Río, dessa vez na festa privada que Eugenia Martínez de Irujo organizou em Sevilha, na Espanha, para a ex-secretária de Estado.

Hillary chegou há poucos dias à Espanha para dar uma palestra em Madri. De lá viajou para Sevilha, onde curtiu uma festa onde o flamenco – e ela própria – foram os protagonistas.

O evento, realizado no Palácio Dueñas, foi presidido pela Duquesa de Montoro e pela Infanta Elena e contou com apresentações de grandes artistas espanhóis.

Segundo o jornal El Mundo, a noite foi de festa, com iguarias típicas da Andaluzia. Hillary foi o centro das atenções, principalmente quando foi chamada a dançar (ou tentar) “La Macarena” com os icônicos Los del Río.

O momento engraçado foi registrado por Eugenia Martínez de Irujo, que não hesitou em publicá-lo nas suas redes sociais.

Hillary Clinton deixou o palácio por volta da 1h30 da madrugada, embora a festa tenha continuado.

Hillary Clinton deixou o palácio por volta de uma e meia da manhã, embora a festa tenho continuado. 

Recorde aqui o vídeo de 1996: 

Leia Também: Cinco crianças morrem em incêndio nos EUA, incluindo bebê

Incêndio atinge Câmara de Boa Vista e três pessoas são hospitalizadas

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um incêndio atingiu o gabinete de um vereador na Câmara de Boa Vista (RR) na manhã desta segunda-feira (22). Três pessoas foram levadas ao hospital por terem inalado a fumaça.

O incêndio começou às 8h20. O fogo surgiu no gabinete do vereador Leonel Oliveira (Solidariedade) e a fumaça rapidamente se espalhou pelos corredores. Todos os funcionários foram retirados do prédio de imediato, segundo nota divulgada pela Câmara Municipal de Boa Vista.

Três servidores foram hospitalizados. Os funcionários foram levados para o Hospital Geral de Roraima e passam bem. No início da tarde, dois deles já haviam sido liberados. “Todo apoio necessário está sendo prestado”, afirmou a Câmara.

Combate ao fogo continuou até pelo menos 12h40, quando a nota foi publicada. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Samu e a Guarda Municipal se envolveram na ocorrência. O presidente da Câmara agradeceu a “todas as pessoas que, de alguma forma, trabalharam para evitar o descontrole da situação”.

As causas do incêndio serão investigadas. A Câmara afirma que está à disposição das autoridades para esclarecimentos. A reportagem tenta contato com o Corpo de Bombeiros e com o partido Solidariedade.

O fogo surgiu no gabinete do vereador Leonel Oliveira (Solidariedade) 

MEC vai apurar alta proporção de alunos por professor em 11 faculdades particulares

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma avaliação preliminar do Ministério da Educação encontrou indícios de desproporcionalidade na quantidade de alunos por professor em cursos de ensino a distância de faculdades particulares. Para avaliar se há risco à qualidade do ensino, a pasta decidiu apurar 11 instituições.

O estudo preliminar, feito pela Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior), identificou que essas 11 faculdades apresentam uma proporção de 500 alunos por docente em cursos a distância -média muito superior ao do restante da rede privada nessa modalidade, que é de 171 alunos por docente.

A secretaria da gestão Lula (PT) também destacou que essa desproporcionalidade pode ter impacto significativo no sistema de ensino superior brasileiro, já que essas 11 faculdades concentram 65% de todas as matrículas do país em cursos a distância. Juntas, elas atendem mais de 2,8 milhões de alunos apenas nessa modalidade.

O estudo foi feito após a divulgação dos dados do Censo do Ensino Superior de 2022, que já havia apontado para um forte avanço dos cursos a distância no país. Na ocasião, o ministro Camilo Santana disse que a concentração das matrículas, sobretudo na rede privada, é “alarmante e desafiadora” e anunciou que o governo Lula iria rever os critérios de regulação e supervisão para garantir a qualidade do ensino.

É a primeira vez que o MEC cobra instituições particulares a prestarem esclarecimentos sobre a qualidade dos cursos que ofertam.

Um levantamento feito pela Folha de S.Paulo mostrou que, com o avanço do ensino a distância, as matrículas do ensino superior estão cada vez mais concentradas em um número pequeno de instituições. Também identificou que as faculdades com mais alunos são as que possuem maior proporção de estudantes por professor.

A Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, que concentra a maior fatia de matrículas, tem 1.325 alunos por professor. A instituição mais do que triplicou o número de estudantes em uma década (de 202 mil para 693 mil), ao mesmo tempo em que reduziu o quadro docente (de 708 para 523).

Já o Centro Universitário Leonardo da Vinci apresenta uma proporção de 2.594 alunos para cada professor. Com 669 mil estudantes, a instituição conta com 258 docentes.

Essas duas instituições estão entre as 11 que serão supervisionadas para verificar a desproporcionalidade de docentes. A reportagem procurou todas as instituições citadas pelo MEC, mas recebeu resposta de apenas três até a publicação.

QUAIS SÃO AS 11 INSTITUIÇÕES QUE SERÃO SUPERVISIONADAS

– Universidade Estácio de Sá
– Universidade Cruzeiro do Sul
– Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
– Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)
– Universidade de Franca
– Universidade Cesumar (Unicesumar)
– Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto
– Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan)
– Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)
– Centro Universitário Internacional
– Centro Universitário Estácio de Santa Catarina (Estácio Santa Catarina)

Segundo o documento da Seres, obtido pela reportagem, o estudo foi feito após observação de “queda absoluta ocorrida nos últimos anos acerca do número de docentes em atuação na educação superior da rede privada”. Os dados do Censo mostram que as instituições privadas tinham 190 mil professores em 2015. O número caiu para 151 mil, em 2022, uma queda de 20,7% em sete anos. No mesmo período, o número de matrículas saltou de 6 milhões para 7,3 milhões.

“A razão aluno/docente na rede privada tem, portanto, crescido nos últimos anos, o que pode representar indicativo de deficiência na oferta da educação superior”, diz o documento.

Especialistas consultados pela reportagem afirmam ser importante a apuração do MEC, já que, nos últimos anos, as instituições de ensino conseguiram flexibilizar regras para a ampliação dos cursos a distância sem que fossem estabelecidos critérios para avaliar a qualidade do ensino.

“As instituições têm autonomia para oferecer os cursos da forma como querem, e isso abriu o mercado de forma desordenada. O Brasil não tem uma avaliação consistente do ensino superior, por isso, não consegue coibir cursos ofertados sem qualidade, que não formam os alunos para nada”, diz Oscar Hipólito, professor da USP e especialista em avaliação do ensino superior.

Maria Angélica Minhoto, professora do departamento de Educação da Unifesp, lembra que as instituições de ensino conquistaram uma série de flexibilizações na legislação nos últimos anos que podem ter favorecido a alta proporção de alunos por professores, como a que permite a contratação de tutores no lugar de docentes para atuar nos polos.

“Elas preferem contratar tutores, por serem obviamente uma mão de obra mais barata. Assim, eles contratam poucos professores que apenas gravam as aulas e acabam dando aula para alunos de várias regiões e até mesmo de cursos diferentes”, afirma Minhoto, que estuda políticas de ensino superior.

Os especialistas ponderam que apenas o indicador da proporção de alunos por professor não é suficiente para aferir a qualidade dos cursos, mas dizem ser um bom ponto de partida para a supervisão.

“O Brasil precisa do ensino a distância, é uma modalidade importante para garantir que o ensino superior chegue a todos. Mas precisamos que esses cursos tenham qualidade. Ter avaliações e supervisões criteriosas desses cursos é fundamental para garantir que os estudantes estão recebendo uma educação de qualidade”, diz Hipólito.

O QUE DIZEM AS FACULDADES

Em nome das faculdades Uniasselvi e Unicesumar, a Vitru Educação afirma que o procedimento atual é “apenas um pedido de informações feito pelo MEC, sem nenhuma consequência imediata para a instituição”, e que concorda com a necessidade de avaliações para aprimoramento da qualidade do ensino superior.

“A Vitru (VTRU) prestará todos os esclarecimentos ao órgão e entende estar em conformidade com a legislação, uma vez que apresentou o conceito institucional com nota máxima (5), avaliado pelo Inep, órgão vinculado ao MEC”, declara.

Também citando o órgão, a Cogna Educação, detentora da Pitágoras Unopar Anhanguera, diz que os cursos da instituição “possuem notas de excelência, obtidas por avaliações realizadas pelo Inep”. Diz ainda que prestará todos os esclarecimentos, “com a certeza de que os cursos de educação à distância da instituição de ensino oferecem uma educação de qualidade, conforme atestado pelo próprio governo”.

Para avaliar se há risco à qualidade do ensino, a pasta decidiu apurar 11 instituições 

Saiba como se proteger de raios durante tempestades

0

Em casos de tempestades com raios, há algumas opções mais seguras para se evitar que pessoas sejam atingidas. Em praias, a recomendação Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é evitar ficar dentro da água, não caminhar em áreas descampadas e não permanecer embaixo de guarda-sol, tenda nem quiosque.

No sábado (20), oito pessoas foram atingidas por um raio na Praia da Vila Caiçara, no município de Praia Grande, no litoral paulista. Elas foram socorridas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia. No entanto, uma mulher de 60 anos não resistiu e morreu. As demais vítimas sofreram ferimentos leves e já foram liberadas.

Desde a última sexta-feira (19), quatro pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo, segundo informações da Defesa Civil do estado.

O Elat orienta ainda que, durante tempestades, é importante buscar opções mais seguras de abrigo, como veículo não conversível, com portas e vidros fechados, evitando contato com a lataria. Em moradias ou prédios, deve-se manter distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, assim como de portas e janelas metálicas. Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis.

Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.

A Defesa Civil do estado de São Paulo reforçou que, se a pessoa estiver em qualquer área aberta durante uma tempestade, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, deve sair imediatamente do local.

Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, a orientação é se abrigar imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis. Além disso, a recomendação é desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas; e não utilizar aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica.

A orientação é manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; não soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas; evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.

No sábado (20), oito pessoas foram atingidas por um raio na Praia da Vila Caiçara, no município de P… 

Sobe para seis o número de vítimas de naufrágio na Bahia

0

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – Ao menos seis pessoas morreram após um acidente de barco na baía de Todos-os-Santos, nas proximidades do município de Madre de Deus, a 65 km de Salvador, na noite do domingo (21). Entre as vítimas estão uma criança, três mulheres e um homem. Duas pessoas estão desaparecidas.

O acidente aconteceu por volta das 22h de domingo. Cinco vítimas haviam sido identificadas até a manhã desta segunda-feira (22). Mas o Corpo de Bombeiros encontrou mais uma vítima no mar no trecho entre Loreto e Madre de Deus.

A embarcação que naufragou fazia um trajeto de aproximadamente 10 minutos entre a Ilha de Maria Guarda e o píer da cidade de Madre de Deus. Os passageiros voltavam de uma festa que fazia parte da programação do Madre Verão, evento organizado pela prefeitura.

A Marinha informou que a embarcação de nome “Gostosão FF” estava com documentação em dia, mas realizava transporte irregular de passageiros. A embarcação estava inscrita na Capitania dos Portos na classe “saveiro”, que deve ser utilizada exclusivamente em atividades de esporte ou recreação.

As autoridades ainda apuram um possível excesso de pessoas na embarcação no momento do acidente. Ainda não se sabe o número exato de passageiros que estavam a bordo, mas a Marinha informou que seriam ao menos 14.

Além dos 6 mortos e 2 desaparecidos, outras 6 pessoas foram hospitalizadas. Destas, 2 já tiveram alta médica e 4 estão internadas em hospitais da rede estadual.

Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde dos feridos, mas o Corpo de Bombeiros informou que todas estão em Unidades de Terapia Intensiva.

O comandante da embarcação, que também é o proprietário do saveiro, está foragido. Ele chegou a se apresentar à polícia logo após o incidente, mas fugiu. O seu nome não foi revelado.

A Marinha também disse que não foi informada pela prefeitura de Madre de Deus sobre a realização da festa da ilha de Maria Guarda para um possível reforço na fiscalização. O prefeito Dailton Filho (PSB) foi procurado nesta segunda, mas não atendeu ou respondeu aos contatos da reportagem.

Os nomes de cinco das vítimas do acidente foram divulgados pela Polícia Civil da Bahia. São eles Ryan Kevellyn de Souza Santos, 22, Flaviane Jesus dos Santos, 29, Jonathan Miguel de Jesus Santos, 7, Caroline Barbosa de Souza, 17, e Rosimeire Maria Souza Santana, 59. A sexta vítima ainda não foi reconhecida pelo Departamento de Polícia Técnica.

A operação de busca e salvamento envolve cerca de 30 bombeiros militares e 39 militares da Marinha. Também participam das buscas uma embarcação da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar, uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) e embarcações civis.

Em uma rede social, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) lamentou o acidente e prometeu empenho na busca pelos desaparecidos

“Não mediremos esforços para dar todo o apoio e suporte às famílias”, afirmou.

O prefeito Dailton Filho (PSB) disse em uma rede social que a gestão está mobilizada para garantir apoio às vítimas do acidente e seus familiares. No domingo, ele havia ido à ilha de Maria Guarda para participar da festa organizada pela prefeitura.

Um inquérito será instaurado pela Capitania para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Em entrevista à imprensa nesta segunda, o capitão dos Portos da Bahia, comandante Wellington Lemos Gagno, afirmou que houve uma briga entre ao menos dois dos passageiros antes de entrar na embarcação. A suspeita é que uma nova briga teria acontecido dentro do saveiro.

“Os inquéritos ainda vão apurar, mas briga pode ter levado as pessoas para um mesmo lado da embarcação. Isso move o centro de gravidade, tira estabilidade. Pode ser um dos fatores que levaram ao emborcamento da embarcação”, afirmou.

Após conclusão do processo, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo. A Polícia Civil também investiga as causas e circunstâncias do acidente.

Entre as vítimas estão uma criança, três mulheres e um homem. Duas pessoas estão desaparecidas 

Casal encontra câmera escondida em flat em Porto de Galinhas

0

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil de Ipojuca (PE) investiga o caso de uma câmera oculta encontrada em um flat na praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas, região turística de Pernambuco.

O caso aconteceu no último dia 16. Conforme a polícia, um casal de turistas de São Paulo desconfiou de uma tomada virada para a cama em que não era possível plugar aparelhos, dada a disposição do móvel em frente a ela. Ao verificarem os buracos da tomada, descobriram uma câmera espiã. Eles acionaram o condomínio e registraram a ocorrência.

O casal estava hospedado desde o dia 13 em uma das unidades do OKA Beach Residence, reservada por meio de uma plataforma de locações.

Segundo o síndico do OKA Beach Residence, Carlos Ferreira, o local não se trata de um resort, mas de um condomínio residencial de 266 unidades. Embora a maior parte dos imóveis seja destinada a locações, o síndico afirma que o local não presta serviços de hotelaria. O estabelecimento divulgou nota em que “repudia essa atividade criminosa” e dizendo não ter controle “sobre locações individualizadas”.Segundo Ferreira, a responsabilidade sobre cada unidade é dos proprietários, que apenas comunicam o condomínio caso haja hóspedes, para que eles possam ser identificados no acesso.

O imóvel em que estava a câmera foi comprado pela atual proprietária há quatro meses. Ao saber do caso, ela teria procurado a polícia voluntariamente, dizendo ter sido surpreendida. O delegado responsável pelo caso, Ney Luiz Rodrigues, descartou a hipótese de a proprietária estar envolvida.

As vítimas não acompanharam a perícia no imóvel, ocorrida no dia 17, pois já tinham retornado a São Paulo. Do local foram recolhidos a câmera e um cartão de memória.

De acordo com o delegado, a ocorrência é investigada como tentativa de “registro não autorizado de intimidade sexual”, que é o crime de “produzir, fotografar, filmar ou registrar […] conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes”, segundo o Código Penal. A pena é de até um ano de prisão, além de multa.

Ainda segundo o delegado, objetos como ar-condicionado, abajur e TV podem ser adulterados para esconder câmeras.

Em entrevista ao programa Bom Dia PE, da TV Globo, ele aconselhou hóspedes preocupados com esse tipo de crime a apagarem as luzes do quarto e vasculharem o local com a lanterna do celular, de olho em possíveis reflexos da lente da câmera. Caso desconfiem de algo, a orientação é acionar os responsáveis.

Outra dica é instalar um aplicativo que revela quais são os aparelhos conectados à rede de wifi de cada quarto. Se a câmera estiver conectada por ele, o equipamento poderá aparecer no aplicativo.

O casal estava hospedado em uma das unidades do OKA Beach Residence 

Como fica a corrida por vaga republicana nos EUA após saída de DeSantis

0

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – Após a desistência de Ron DeSantis, governador da Flórida, a ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU Nikki Haley é a principal adversária de Donald Trump em busca da indicação do Partido Republicano à Casa Branca.

DeSantis encerrou sua campanha neste domingo (21) e declarou apoio a Trump. Em vídeo publicado no X (antigo Twitter), ele diz que “ficou claro” que “a maioria dos eleitores republicanos nas primárias quer dar outra chance a Donald Trump”. O ex-presidente teve vitória recorde em Iowa, na semana passada.

A desistência ocorreu apenas dois dias antes das primárias cruciais de New Hampshire. Apoiadores de DeSantis parecem mais propensos a mudar seu voto para Trump do que para Haley, avaliam especialistas. No estado, cerca de dois terços dos apoiadores do governador citam Trump como sua segunda opção, disse Andrew Smith, diretor do Centro de Pesquisas da Universidade de New Hampshire à Reuters.

Trump também tem vantagem dominante na Carolina do Sul, que vota em 24 de fevereiro. Uma derrota de Haley em seu estado natal -onde ela foi governadora- arranharia a imagem de sua campanha.

Mesmo com quatro acusações criminais e outros processos em andamento, a Constituição americana garante a corrida eleitoral do ex-presidente. Mesmo presa ou condenada, uma pessoa pode fazer campanha e assumir a Presidência dos EUA. Isso acontece porque o artigo 2 da lei suprema do país só determina três requisitos aos candidatos: ser cidadão nato, ter 35 anos ou mais e ser residente dos EUA por pelo menos 14 anos.

A Suprema Corte dos EUA pode definir futuro de Trump. Uma das questões que o tribunal terá que analisar é se uma alteração do século 19 na Constituição pode desqualificar o ex-presidente para a corrida eleitoral. A 14ª Emenda proíbe de assumir cargo civil ou militar qualquer pessoa que tenha se envolvido em uma “insurreição ou rebelião contra o Estado”. A defesa do ex-presidente argumenta que isso não se aplica ao cargo.

A Emenda foi usada no estado do Colorado. Em dezembro de 2023, uma decisão da Suprema Corte do Colorado entendeu por 4 votos a 3 que a proibição presente na Emenda se aplica ao ex-presidente, considerando o envolvimento de Trump na invasão do Capitólio em janeiro de 2021. Com isso, ele fica fora da votação primária no estado.

Os processos judiciais contra o ex-presidente estão em andamento. O ex-presidente também é alvo de quatro processos penais e é investigado pela tentativa de alterar o resultado das eleições de 2020. Ainda assim, especialistas acreditam que decisões futuras não deverão interferir no processo eleitoral.

QUEM É NIKKI HALEY

Ex-governadora da Carolina do Sul, Haley, 51, pode ser a primeira mulher a concorrer pelos Republicanos. Ela governou o estado do sudeste dos EUA por sete anos. Em sua primeira vitória, tornou-se a governadora mais jovem da história do estado.

Foi embaixadora dos Estados Unidos na ONU no governo Trump. Com isso, tornou-se uma das porta-vozes da política externa do antigo governo – como a saída dos EUA do Conselho de Direitos Humanos da organização, que criticou Trump por sua política de separar crianças dos pais na fronteira com o México, e a saída dos EUA do Acordo de Paris em 2017.

Haley foi a primeira a desafiar Trump na disputa pelas primárias para as eleições presidenciais de 5 de novembro. O anúncio foi feito em fevereiro de 2023, há quase um ano.