Home Blog Page 2707

21 estados e o DF têm alertas de chuva forte para esta terça (23)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Alertas emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam que 21 estados e o Distrito Federal têm potencial para chuvas intensas nesta terça-feira (23).

Apenas Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima não receberam os avisos do órgão federal ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Há casos de estados com alertas amarelo, para potencial, e laranja, de perigo iminente, como São Paulo e Minas Gerais. Ou seja, pode chover mais forte em determinada região.

Segundo informativo meteorológico divulgado na tarde desta segunda (22) pelo Inmet, volumes de chuva que poderão ultrapassar 90 mm devem ser registrados em partes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

“Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste são previstas chuvas intensas, com volumes maiores que 80 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas”, diz o documento.

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) aponta que é alta a possibilidade de ocorrência de eventos com potencial para estragos na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e no litoral paulista, bem como na região metropolitana do Rio de Janeiro e na Zona da Mata mineira, devido à previsão de pancadas de chuva e acumulados significativos. Há, nesses locais, riscos de formação de enxurradas, inundações e alagamentos em áreas com sistema de drenagem deficiente.

“A chuva será provocada por muita umidade chegando do Norte para o Sudeste, além de circulação de ventos e infiltração marítima que mantém a condição de tempo instável por vários dias”, diz a Climatempo Meteorologia.

Nos últimos dias, entre sexta (19) e domingo (21), quatro pessoas morreram por causa das chuvas no estado de São Paulo. Quase 500 ficaram desabrigadas.

Ao contrário do que aconteceu na semana passada, porém, em que o calor teve grande influência nos temporais, a chuva dos próximos dias será combinada com temperaturas mais amenas, inclusive no interior, aponta a Climatempo. As máximas no município de São Paulo deverão oscilar entre 22ºC e 24°C na quinta-feira (25), feriado do aniversário da cidade.

Nas demais regiões do país, afirma o Inmet, a previsão indica chuvas de aproximadamente 50 mm.

No Nordeste, os volumes previstos superam os 100 mm e os alertas são, principalmente, para a Bahia e o Piauí, de acordo com o boletim.

No Sul, que tem sofrido desde o início do ano com alagamentos e falta de energia elétrica, estão previstas pancadas de chuva devido a uma convergência de umidade, que favorecerá instabilidades no decorrer da semana em áreas do leste do Paraná e de Santa Catarina. Já no interior deve chover menos que nos últimos dias.

No Norte estão previstas pancadas de chuvas durante a semana com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região, mas principalmente no Pará, Amapá, em Rondônia e no Tocantins.

Leia Também: Bombeiros encontram dois corpos e sobem para oito as vítimas de naufrágio na Bahia

Apenas Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima não receberam os avisos do órgão feder… 

Polícia investiga morte de mulher eletrocutada por buffet em padaria no Rio

0

CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a morte de Nathália Ribeiro de Oliveira Luciano, 34, durante almoço em uma padaria no Engenho da Rainha, zona norte.

Oliveira, que trabalha como atendente em um supermercado próximo, foi almoçar com amigas no estabelecimento Empório Lamego, na estrada estrada Adhemar Bebiano. Ela foi eletrocutada enquanto se servia no buffet e caiu desacordada. De acordo com as amigas, funcionários trataram como “morte súbita” e seguiram com o local aberto e atendendo.

A vítima foi socorrida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu. Ela foi enterrada no domingo (21) no Cemitério de Inhaúma.

As amigas relataram à polícia que clientes da padaria reclamavam sobre o buffet, que costumava dar choque, mas nada era feito. O estabelecimento fez um publicação nas redes sociais lamentando a morte.

Nathália deixou duas filhas, de 7 e 16 anos. O caso é investigado pela 44ª DP (Inhaúma). Em nota, a delegacia informou que uma perícia foi realizada no local e testemunhas serão ouvidas. A polícia aguarda o resultado do laudo pericial para realizar novas diligências.

Leia Também: Após sobreviver a injeção letal, homem será executado com método polêmico

Ela foi eletrocutada enquanto se servia no buffet e caiu desacordada 

Menino que superou Einstein em teste de QI diz que foi "muito fácil"

0

Rory Bidwell, de apenas 12 anos, tornou-se notícia depois de entrar para a Mensa, uma sociedade internacional para pessoas de alto QI, obtendo uma pontuação máxima de 162 no teste Cattell III-B – o que revela que tem um QI superior a Albert Einstein e Stephen Hawking.

Agora, o pai, James Bidwell, revelou alguns detalhes, como que o filho achou o teste “muito fácil”, segundo disse à Sky News.

Rory, natural de Devon, nos Estados Unidos, obteve a pontuação máxima de 162 no teste, supervisionado pela Mensa, apesar de não ter se preparado para o mesmo. A família percebeu que era um “grande número”, mas interrogou-se sobre o que este número significava realmente.

Contudo, uma pesquisa no Google revelou que Einstein e Stephen Hawking tinham ambos um QI de cerca de 160, o que os levou a perceber que a pontuação de Rory era “realmente muito impressionante”.

O rapaz fez o teste em duas horas, dentro do tempo limite, e, poucos dias depois, foi convidado a entrar para a Mensa. Além de inteligente, Rory gosta de esportes e é descrito pelo pai como “um garoto de 12 anos muito normal”.

“Não está certamente sentado fazendo física quântica na hora do lanche. Está no PlayStation jogando Fortnite, está no parque a dar uns pontapés na bola com os amigos. Também tem um dom incrível”, notou.

No entanto, o menino fez sempre as coisas “primeiro, melhor e mais depressa”. Em criança, aborrecia-se com a facilidade dos puzzles e fazia-os ao contrário, sem as imagens.

Sobre o futuro, “não faz ideia do que quer fazer”. “Se pudesse escolher, continuaria a ser um jogador de futebol”, completou o pai.

Leia Também: Menino de 12 anos pode ter ultrapassado Einstein em teste de QI

Mulher condenada pela justiça por tráfico de drogas é presa pela Polícia Civil

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Policiais civis da 120ª DP (Silva Jardim) prenderam, nesta segunda-feira (22/01), uma mulher condenada pelo crime de tráfico de drogas. Ela foi capturada no bairro Fazendinha, em Araruama, na Região dos Lagos.

A prisão aconteceu após monitoramento do Setor de Inteligência da delegacia. Contra ela foi cumprido um mandado de prisão condenatória. Pelo crime, ela foi condenada a pena de 8 anos de prisão.

Vacinação da dengue prioriza regiões com alta transmissão da doença

0

(FOLHAPRESS) – A vacina contra a dengue será disponibilizada em 39 regiões de saúde pelo Ministério da Saúde, priorizando aquelas com alta transmissão da doença e incidência do sorotipo 2 do vírus. Essa iniciativa abrangerá mais de 500 municípios, visando imunizar crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.

Segundo disseram à reportagem pessoas que acompanham os preparativos, a escolha dessas regiões ocorre pela melhor efetividade da vacina contra o sorotipo 2 da dengue. Além disso, serão vacinadas pessoas de 10 a 14 anos porque corresponde à faixa etária com maior número de hospitalizações.

A previsão do governo é vacinar cerca de 3,2 milhões de pessoas em 2024.

Regiões de saúde são conjuntos de cidades próximas que partilham características semelhantes. É uma medida usada para melhor organizar o planejamento e a execução de ações e serviços na área.

No estado de São Paulo, uma das regiões de saúde em que a imunização ocorrerá será a Baixada Santista, que é composta pelos seguintes municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

A reportagem apurou também que o plano de vacinação incluirá ainda as regiões de Grande Florianópolis (SC), Uberaba (MG), Vespasiano (MG), Feira de Santana (BA), Foz do Iguaçu (PR), Distrito Federal e Centro Sul (GO).

Além disso, serão alcançadas regiões que abrangem capitais, como São Paulo, Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Fortaleza (CE). O documento com o nome de todos os municípios estava em processo de conclusão nesta segunda-feira (22) no Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde informou que chegaram ao Brasil, no sábado (20), as primeiras 750 mil doses da vacina contra a dengue, que serão oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A previsão é começar a imunização em fevereiro.

A chegada do primeiro lote acontece em meio a uma escalada no número de casos da doença no início de 2024.

O primeiro lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina que foram fornecidas sem custos ao governo brasileiro pela farmacêutica Takeda. O Ministério da Saúde informou que adquiriu todas as 5,2 milhões de doses do imunizante -chamado Qdenga- disponíveis pelo fabricante para este ano. Elas serão entregues por etapas até o mês de novembro.

Oito estados e o Distrito Federal iniciaram 2024 com expressivos aumentos nos casos de dengue, de 100% ou mais em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os números são mais alarmantes no Sul do país, onde foram contabilizados 10.961 diagnósticos nas duas primeiras semanas do ano, somando os registros no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O salto é de 958% em relação ao mesmo período de 2023, quando 1.036 pessoas na região foram infectadas.

O Brasil fechou o ano de 2023 com um recorde de mortes por dengue, com 1.094 óbitos. Os dados foram extraídos do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

O recorde anterior ocorreu em 2022, com 1.053 óbitos. O terceiro ano com mais mortes foi 2015, com 986 vítimas.
Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue ao SUS.

Desde que o registro da vacina Qdenga foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março de 2023, publicações nas redes sociais passaram a questionar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito da demora na incorporação do imunizante ao SUS.

Atualmente, só é possível se vacinar na rede privada, onde o imunizante é ofertado por preços que variam de R$ 300 a R$ 800 a dose.

Pode receber o imunizante quem já teve dengue e também quem nunca foi infectado. No entanto, gestantes, lactantes e pessoas com alergia a algum dos componentes presentes na vacina não podem ser imunizadas com a Qdenga. A restrição também vale para pessoas com o sistema imunológico comprometido ou alguma condição imunossupressora.

Leia Também: Oito estados e DF iniciam 2024 com explosão de casos de dengue

Essa iniciativa abrangerá mais de 500 municípios, visando imunizar crianças e adolescentes com idade… 

Qualifica Já: vice-prefeito assina convênio com Governo do Estado para mais oportunidades de capacitação profissional

0

A partir de parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) oferecerá mais oportunidades de capacitação profissional aos munícipes. O convênio “Qualifica Já” foi assinado na tarde desta segunda-feira (22) pelo vice-prefeito, Raliston Souza, o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, e o secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire.

A assinatura aconteceu no Palácio Guanabara, sede do Executivo Estadual, e estabeleceu a oferta de cursos em áreas como petróleo, gás e energia. O vereador Alexandre Barrão e o subsecretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Luiz César Sorriso, também participaram.

— Em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, agradeço ao Governo do Estado por mais uma excelente notícia. Estamos muito felizes em firmar esta parceria que propiciará qualificação e, consequentemente, geração de emprego e renda — afirmou Raliston, que agradeceu ao vereador Barrão por intermediar o acordo.

De acordo com o vice-prefeito, por meio do “Qualifica Já”, o município vai aumentar as vagas disponibilizadas para a capacitação dos munícipes. Ele lembrou que, em dezembro, o departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR) da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) formou 186 pessoas a partir de oito qualificações ofertadas. 

O secretário de Estado, Bruno Dauaire, destacou que o “Qualifica Já” foi “uma grande conquista para os são franciscanos”, sendo SFI o quarto município do Estado a ser contemplado. Já o secretário de Estado, Hugo Leal, abordou o objetivo do convênio, que visa contribuir com o crescimento socioeconômico regional.

— A pedido do governador Claudio Castro estamos fazendo um investimento muito grande na preparação da mão de obra, principalmente, para as áreas de offshore, indústria e construção civil, criando oportunidades, sobretudo, nesta região de influência da bacia de Campos e Macaé — disse.

A estimativa do Governo do Estado é capacitar até 240 pessoas por mês. Os primeiros cursos oferecidos serão Montador de Andaime com carga horária de 16h, Auxiliar de Movimentação de Cargas com carga horária de 24h e Brigadista com carga horária de 8h.

Nos próximos dias, a SMTDH divulgará informações sobre inscrição, que será destinada a maiores de 18 anos com Ensino Fundamental Completo.

Bombeiros encontram dois corpos e sobem para oito as vítimas de naufrágio na Bahia

0

(FOLHAPRESS) – Equipes de buscas do Corpo de Bombeiros, Marinha e Polícia Militar localizaram na manhã desta terça-feira (23) os corpos de uma criança e um adulto, fazendo chegar a oito o número de mortos no naufrágio de um saveiro que fazia a travessia na baía de Todos-os-Santos entre a Ilha de Maria Guarda e o píer da cidade de Madre de Deus (65 km de Salvador).

Os corpos foram encontrados nas proximidades da Ilha de Maria Guarda e foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica para identificação. Os dois têm características semelhantes às das pessoas que estavam desaparecidas, que eram um homem adulto e uma criança do sexo feminino.

O acidente aconteceu por volta das 22h de domingo (31). Cinco vítimas haviam sido identificadas até a noite de segunda -uma criança, uma adolescente, um homem e duas mulheres.

Os nomes das cinco vítimas identificadas foram divulgados pela Polícia Civil da Bahia: Ryan Kevellyn de Souza Santos, 22; Flaviane Jesus dos Santos, 29; Jonathan Miguel de Jesus Santos, 7; Caroline Barbosa de Souza, 17; e Rosimeire Maria Souza Santana, 59.

A embarcação fazia um trajeto de aproximadamente dez minutos entre Maria Guarda e Madre de Deus. Os passageiros voltavam de uma festa que fazia parte da programação do Madre Verão, evento organizado pela prefeitura.

Um inquérito da Capitania dos Portos vai apurar as causas e circunstâncias do acidente. Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (22), o capitão dos Portos da Bahia, comandante Wellington Lemos Gagno, afirmou que uma briga dentro da embarcação pode ter causado o acidente.

“Os inquéritos ainda vão apurar, mas uma briga pode ter levado as pessoas para um mesmo lado da embarcação. Isso move o centro de gravidade, tira estabilidade. Pode ser um dos fatores que levaram ao emborcamento da embarcação”, afirmou.

A Marinha afirma que a embarcação de nome “Gostosão FF” estava com documentação em dia, mas realizava transporte irregular de passageiros. O barco estava inscrito na Capitania dos Portos na classe “saveiro”, que deve ser usado exclusivamente em atividades de esporte ou recreação.

As autoridades ainda apuram um possível excesso de pessoas na embarcação no momento do acidente. Ainda não se sabe o número exato de passageiros a bordo, mas a Marinha diz que seriam ao menos 14.

Além dos oito mortos, outras seis pessoas foram hospitalizadas. Destas, duas tiveram alta médica e quatro continuavam internadas em hospitais da rede estadual. Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde dos feridos, mas, segundo o Corpo de Bombeiros, todos estavam em UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

O comandante da embarcação, que também é o proprietário do saveiro, ainda será ouvido pela polícia. O nome dele não foi divulgado.

A Marinha afirma que realizou ações de fiscalização neste domingo na região de Madre de Deus com um contingente de 12 marinheiros em três embarcações. E diz que, após ter sido informada sobre o naufrágio, acionou uma embarcação rápida que levou cerca de 45 minutos para chegar ao local do acidente.

A Força diz que não foi informada pela Prefeitura de Madre de Deus sobre a realização da festa na Ilha de Maria Guarda para um possível reforço na fiscalização. O prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho (PSB), foi procurado pela Folha nesta segunda, mas não respondeu aos contatos da reportagem.

Em uma rede social, o prefeito disse que a gestão está mobilizada para garantir apoio às vítimas e seus familiares. No domingo, Dailton Filho havia ido à ilha de Maria Guarda para participar da festa organizada pela prefeitura.

47 MORTOS NA ÚLTIMA DÉCADA

Naufrágios e acidentes envolvendo embarcações na baía de Todos-os-Santos, uma das maiores do país, deixaram ao menos 47 mortos ao longo dos últimos dez anos. Os dados são da Marinha do Brasil, que registrou 238 acidentes na região desde 2014.

O naufrágio deste domingo, com ao menos seis mortos, é o segundo maior em número de vítimas na última década. O maior aconteceu em agosto de 2017, quando uma lancha que fazia o transporte de passageiros entre a Ilha de Itaparica e Salvador virou no meio da travessia, deixando 19 mortos.

A Polícia Civil concluiu o inquérito em 2018 e apontou como culpados pelo acidente o comandante, o engenheiro responsável e o proprietário da lancha. Fiscais da Marinha e da Agerba, órgão do governo estadual que atua na fiscalização do sistema de lanchas, não foram indiciados.

As investigações apontaram que o comandante da embarcação agiu com negligência e imperícia ao seguir viagem mesmo com ondas que chegavam a um metro de altura. Ele também seguiu por uma rota considerada mais perigosa e não adotou uma postura defensiva ao passar por bancos de areia.

O engenheiro técnico foi considerado responsável por erros nos cálculos que indicavam estabilidade da lancha. Já o proprietário foi apontado como negligente pelo fato de a embarcação não cumprir os critérios de estabilidade exigidos por lei.

A Marinha afirma que atua de forma constante e ostensiva na fiscalização de embarcações e do tráfego aquaviário na baía de Todos-os-Santos.

“Não há falta de fiscalização”, disse o capitão dos Portos da Bahia, comandante Wellington Lemos Gagno, em entrevista nesta segunda, após o acidente em Madre de Deus. Ele destacou, contudo, o tamanho da baía como um desafio nas ações de fiscalização -são 1.233 km², uma área de tamanho equivalente ao da cidade do Rio de Janeiro.

Neste ano, segundo a Marinha, foram realizadas no âmbito da Operação Verão 11.400 abordagens a embarcações, que resultaram em 416 notificações e 35 apreensões por descumprimento das normas. No ano passado, foram 8.209 ações de abordagem.

Leia Também: Os rostos dos soldados mortos no pior dia de guerra no Oriente Médio

Os corpos foram encontrados nas proximidades da Ilha de Maria Guarda e foram encaminhados para o Dep… 

Pais surpreendem filho com visita após tratamento de câncer; veja

0

Há cinco anos, Kyle foi diagnosticado com um câncer em fase 4. Desde então, ele e sua família passaram por uma saga de tratamentos, exames e hospitalizações. Recentemente, Kyle conseguiu finalmente se livrar da doença.

Antes disso, no entanto, ele passou por cerca de 10 sessões de tratamento que o deixaram visivelmente mais fraco. A família planejava visitar os pais de Kyle no Natal, mas a exaustão dos tratamentos levou-os a cancelar a viagem.

No entanto, os pais de Kyle, sabendo da situação delicada do filho, decidiram embarcar em uma viagem de carro de 8 horas da Carolina do Sul para Maryland, nos Estados Unidos, para surpreendê-lo.

O momento em que eles chegaram à casa de Kyle foi compartilhado por sua esposa nas redes sociais. O vídeo mostra Kyle visivelmente emocionado ao ver seus pais. Ele se abraça com eles e os beija com força.

A mulher de Kyle escreveu que o momento foi “muito especial” e que “os pais são sempre um elemento essencial na vida de qualquer filho, independentemente da idade”.

Veja as imagens na galeria acima:

Leia Também: Os rostos dos soldados mortos no pior dia de guerra no Oriente Médio

Com risco de cair, prédio no Centro de Campos é demolido

0
Foto: Divulgação Ascom

A prefeitura de Campos meio de ação conjunta entre as secretarias de Defesa Civil, de Obras e Infraestrutura e de Serviços Públicos, a pedido do Lions Club, providenciou, na tarde dessa segunda-feira (22), a demolição do que restou do prédio onde funcionou a antiga EMUT (Empresa Municipal de Trânsito e Transporte), na esquina da Rua do Marechal Deodoro com a Rua Saldanha Marinho.

A fachada e parte das paredes internas do prédio ruíram com o peso da água das chuvas. O imóvel estava em desuso há vários anos e precisava de reparos estruturais, conforme indicado na ocasião da cessão do imóvel. No ano passado, a pedido do Lions, a Prefeitura cedeu o prédio, sob o regime de comodato, para o clube de serviço fazer a reforma e utilizar as instalações para a ampliação dos serviços filantrópicos.

Após a queda da fachada do prédio, o que restou em pé indicava risco de cair próximo à calçada, conforme avaliação técnica da Defesa Civil, que atuou no local com a coordenação do secretário da pasta, coronel Alcemir Pascoutto, e do subsecretário, major Edison Pessanha. Foi constatada, então, a viabilidade da demolição, realizada com a participação do Departamento Operacional da Secretaria de Obras, em função da necessidade dos serviços de demolição e retirada dos materiais resultantes da operação, e apoio da Guarda Civil Municipal e do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).

O Secretário de Defesa Civil explicou que o Centro de Operações da Guarda Civil Municipal (GCM) entrou em contato com a Defesa Civil informando o desabamento espontâneo da fachada do imóvel. “Com foco na prevenção, na proteção das pessoas e em virtude de ter desabado toda a fachada, a Defesa Civil, após vistoria técnica, julgou pertinente a retirada de toda a estrutura que pudesse comprometer o tráfego de pessoas naquela localidade. Sendo assim, maquinários foram conduzidos para o local e executaram a demolição para que pudesse ser restabelecido o fluxo de pessoas naquela localidade”, detalhou Pascoutto.

O Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, informou que o diretor operacional, Ozeas Cardozo, foi encarregado de fazer interface com as demais secretarias operacionais, para que a operação fosse realizada de acordo com as diretrizes técnicas da Defesa Civil e apoio logístico da Secretaria de Serviços Públicos para remoção dos materiais.

“Diante da necessidade da remoção dos materiais resultantes da demolição, solicitamos apoio logístico da Secretaria de Serviços Públicos, por meio da Subsecretaria de Limpeza Pública, para a retirada dos entulhos. Devido ao prédio estar desativado, não havia ninguém no seu interior. Vale ressaltar que mais uma vez a celeridade da Defesa Civil nas ações, em parceria com outras secretarias operacionais, contribuiu para que a operação fosse feita com êxito, debelando riscos e maiores transtornos na área central da cidade”, pontuou Fábio Ribeiro.

De acordo com o secretário de Obras, cabe agora ao Lions realizar a construção das instalações adequadas, conforme o propósito firmado no contrato com a Prefeitura, que é a prestação de serviços sociais para a população carente do município.

Fonte: Ascom

Homem é preso em flagrante após agredir a pauladas a ex-companheira

0
Foto: Divulgação DEAM

Na noite desta segunda-feira (22) policiais civis da DEAM-Campos, sob a coordenação da Delegada Titular Madeleine Dykeman, prenderam em flagrante um homem identificado pelas iniciais R.C.S, de 37 anos. A prisão ocorreu no pátio da delegacia por volta das 21h30, após ele seguir sua ex-companheira de 30 anos, que acabara de relatar uma agressão com pauladas.

A vítima chegou à delegacia com uma lesão no braço esquerdo, portando um vídeo gravado em seu celular que documentava a agressão ocorrida no bairro João Maria, às 20h30. O casal, separado há cerca de 10 anos devido a constantes brigas, possui uma filha de 13 anos. No momento em que a vítima foi à casa do autor buscar a filha, este a agrediu com pauladas, sendo as agressões registradas no celular da vítima.

Ao relatar o caso, a vítima percebeu a presença do ex-companheiro no pátio da delegacia. Os policiais civis, em plantão na DEAM-Campos, abordaram o autor, que tentou desconversar durante o questionamento sobre a agressão à vítima e a razão de sua presença na delegacia.

O autor foi conduzido à DEAM para apresentação do caso à Autoridade Policial Madeleine Dykeman. Após avaliar os fatos, a Delegada determinou a prisão em flagrante do agressor e encaminhou a vítima para atendimento e medicação no HFM.

Menino de 12 anos pode ter ultrapassado Einstein em teste de QI

0

Um menino de 12 anos, natural de Devon, no Reino Unido, foi convidado para entrar na Mensa, uma sociedade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais. Rory Bidwell alcançou a pontuação máxima de 162 no teste Cattell III-B, superando os QIs estimados de Albert Einstein e Stephen Hawking, que eram de cerca de 160.

Rory não sabia nada sobre o teste e não se preparou para ele. Sua mãe, Abi Bidwell, disse que ele estava tão relaxado durante o teste que até foi à casa de banho.

“Ele foi abençoado com um cérebro incrível, capaz de resolver as coisas e memorizar informações”, disse Abi. “Ele deu os primeiros sinais de ser sobredotado quando tinha apenas dois anos, quando completou um quebra-cabeças de 100 peças sozinho.”

Rory fez o teste de duas horas em Exeter 15 dias depois de ter feito 12 anos. Ele é o mais jovem membro da Mensa no Reino Unido.

A Mensa é uma organização internacional com mais de 100.000 membros em todo o mundo. Para se tornar membro, é necessário obter uma pontuação de pelo menos 132 em um teste de QI aprovado pela Mensa.

Leia Também: Após sobreviver a injeção letal, homem será executado com método polêmico

Putin tenta bloquear ataques de Israel contra o Irã na Síria

0

IGOR GIELOW (FOLHAPRESS) – De forma bastante discreta, a Rússia de Vladimir Putin começou a usar patrulhas aéreas para tentar bloquear ataques de forças israelenses contra alvos ligados ao Irã e à ditadura de Damasco na Síria, que têm sido bombardeados periodicamente desde que estourou a guerra Israel-Hamas.

A manobra implica uma série de riscos de escalada, e demonstra antes de tudo um recado sutil de Putin a Washington de que ele não pretende deixar seus aliados no Oriente Médio sem apoio.

Tudo começou na semana passada, quando a mídia israelenses divulgou que ao menos um helicóptero de transporte russo Mi-8 havia sido visto margeando a chamada Linha Bravo, a fronteira a leste do território que separa a Síria das colinas de Golã, tomadas por Israel do país árabe na guerra de 1967.

Entre ela e a Linha Alfa, do lado ocupado pelos israelenses, há uma zona tampão administrada pela ONU desde o cessar-fogo após a Guerra do Yom Kippur, em 1973. Nenhum dos rivais pode entrar nesse território.

Na quinta (18), um dia após o sobrevoo do helicóptero, a Rússia abriu o jogo em uma nota da agência Tass. Havia registrado três ataques de grupos rivais do ditador Bashar al-Assad em áreas sob sua jurisdição dentro do programa para desescalar a guerra civil que assola a Síria desde 2011.

Além disso, o drone americano MQ-1C Gray Eagle, capaz de missões de vigilância e de ataque, teria segundo os russos violado espaço aéreo sírio perto de sua base, em Al-Tanf. “Para monitorar a situação, unidades das Forças Aeorespaciais Russas organizaram patrulhas ao longo da Linha Bravo”, afirmou o almirante Vadim Kulit.

Ele é o chefe adjunto do Centro Russo para Reconciliação entre as Partes Opostas na Síria. Apesar do nome, Moscou apoia Assad, a quem salvou da queda quando interveio na guerra civil em 2015. Desde então, ampliou o porto que já operava em Tartus e ganhou uma grande base aérea em Hmeimin.

Só que a Linha Bravo está no principal caminho de caças e drones israelenses rumos a alvos na Síria, como já fizeram diversas vezes na guerra. Os bombardeios citados foram perto de Aleppo, no distante norte do país, e teriam sido feitos por grupos jihadistas. Já o voo do drone americano citado ocorreu mais de 1.500 km a leste da Linha Bravo.

Assim, o que os russos querem é dissuadir israelenses e, indiretamente, americanos de agir na Síria. Segundo uma pessoa com trânsito na área da Defesa em Moscou disse à Folha de S.Paulo, pedindo anonimato, o Kremlin busca delimitar espaços.

Os EUA já atacaram bases de grupos ligados ao Irã que haviam lançado foguetes contra bases suas no país árabe. No sábado, Israel foi acusado por Teerã de ter matado ao menos cinco membros de sua elite militar, a Guarda Revolucionária, em um ataque aéreo num bairro de Damasco. O cenário é tão confuso que até o Irã atacou bases rivais na Síria, mas em território fora do controle da ditadura com apoio russo.

Desde o começo da guerra Israel-Hamas, após o grupo terrorista palestino lançar um mega-ataque contra o Estado judeu em 7 de outubro passado, Putin tem se posicionado ao lado daquilo que o Irã chama de Eixo da Resistência -contra os israelenses e seus maiores aliados, os americanos.

Integram o grupo de Teerã a Síria, o Hamas, a Jihad Islâmica palestina, o Hezbollah libanês e os houthis do Iêmen, além de uma miríade de agremiações regionais que operam na Síria e no Iraque.

O presidente russo chegou a ameaçar veladamente os EUA e seus porta-aviões enviados para a região em apoio a Israel, criticando o deslocamento e iniciando patrulhas com caças armados com mísseis hipersônicos, que teriam alcance hipotético para atingir os navios de Washington a partir do mar Negro.

Não passou de retórica, em meio à crise aguda entre o Kremlin e o Ocidente devido à Guerra da Ucrânia, mas a movimentação na Síria, até por silenciosa, embute riscos maiores.

O céu do país árabe já é congestionado de aeronaves de potências rivais. Nesta terça (23), os sírios disseram ter derrubado um drone vindo da Jordânia, se queixando da violação de seu espaço aéreo. Em julho passado, um caça russo danificou intencionalmente um avião-robô americano.

Pouco antes, os EUA haviam anunciado, de forma inusitada em público, que enviariam caças F-22 de última geração para a região a fim de conter o que chamavam de aumento da atividade aérea russa. Militares de ambos os países já se estranharam nas estradas do país árabe.

Um dos mais sérios incidentes, para Moscou, ocorreu em 2018, quando um avião de reconhecimento com 15 militares foi abatido pelas defesas sírias, que por sua vez tentavam atingir caças israelenses que haviam atacado Damasco.

Desde aquele caso, russos e israelenses melhoraram suas comunicações para evitar acidentes. Com a guerra e o rompimento de Putin com o premiê Binyamin Netanyahu, a zona cinzenta se adensou.

Além de marcar posição política, o russo tem seus principais ativos no Oriente Médio na Síria. Uma escalada, ainda que acidental, poderia expor o Kremlin a um envolvimento indesejado para quem está focado no combate nos campos ucranianos.

Leia Também: Netanyahu rejeita condições do Hamas para libertação de reféns

 

Após sobreviver a injeção letal, homem será executado com método polêmico

0

Kenneth Smith, um homem de 58 anos, condenado à pena de morte no Alabama, EUA, enfrentará execução na quinta-feira, 25 de janeiro, através de um método inédito, após sobreviver à injeção letal.

Ele será a primeira pessoa nos EUA a ser executada por inalação de nitrogênio, algo equiparado à tortura pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Em entrevista ao The Guardian, Smith, agora na “cela da morte” em Holman, Alabama, revelou seus pesadelos sobre a execução e expressou seu medo desde que soube da nova tentativa.

Após a execução fracassada em novembro de 2022, diagnosticado com transtorno de estresse pós-traumático, Smith se despediu da família antes de sua suposta última refeição. Na câmara da morte, passou quatro horas enquanto tentavam, sem sucesso, administrar a injeção letal.

Agora, 14 meses depois, enfrenta novamente a execução, desta vez pelo não testado método de inalação de nitrogênio, rejeitado até mesmo pelos veterinários norte-americanos por motivos éticos.

Smith, não preparado para isso, critica a situação, comparando o retorno forçado de uma vítima ao ambiente hostil ao ser confrontado pelo governo, considerando-o um “monstro”.

Leia Também: Os rostos dos soldados mortos no pior dia de guerra no Oriente Médio

Campos segue com ações de incentivo ao turismo em 2024

0
Foto: Divulgação Ascom

Campos vem se tornando uma cidade com potencial turístico para atrair visitantes e impulsionar o desenvolvimento sustentável nos próximos 30 anos. Além da criação da Secretaria Municipal de Turismo, o município alcançou a categoria B na classificação do Mapa do Turismo (MTur). A classificação, feita pelo Ministério do Turismo, para que os gestores públicos possam identificar o desempenho da economia no setor, foi divulgada em junho de 2023.

A secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, disse que 2023 foi um ano importante para a consolidação da Unidade Gestora do Turismo. “A criação da secretaria acontece em um momento de alinhamento das metas do Ministério do Turismo, Estado e Município. Com a sua criação, o prefeito aponta Campos para a direção do desenvolvimento turístico feito de forma profissional, valorizando todo nosso potencial, dialogando com a sociedade civil e, principalmente, pensando a cidade numa perspectiva sustentável”, disse ela.

Outros investimentos, segundo Patrícia, tiveram como foco o Turismo Esportivo, com competições em Lagoa de Cima, Rio Paraíba do Sul e Farol de São Tomé, além das obras de revitalização do Cais da Lapa, que hoje conta com um letreiro artístico e se prepara para ser a sede da secretaria de Turismo.

Também no ano passado, Campos anunciou a revitalização do Horto Municipal e do Morro do Itaoca, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Caio Vianna. “Estamos trabalhando no desenvolvimento do conceito de utilização do Horto Municipal e do Morro do Itaoca”, afirmou Patrícia.

Em relação ao Morro do Itaoca, ela disse que as questões ambientais estão sendo tratadas em paralelo ao processo de adequação do espaço e da rampa, para que o conceito de utilização seja pautado pela sustentabilidade, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME). “Já estamos fazendo contatos para a realização de campeonatos a nível nacional de modalidades como Voo Livre, Parapente e Downhill bike”.

Em 2024, de acordo com Patrícia, a pasta está dando continuidade ao Inventário Turístico para um diagnóstico minucioso do potencial e das condições de acesso e logística do município. “O resultado desse inventário vai balizar todas as nossas ações e estará à disposição para que a iniciativa privada possa utilizá-lo como ferramenta, a fim de alcançar suas metas de forma assertiva“.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a ONG Ecoanzol, ela disse que está em desenvolvimento a Rota do Pescado Campista. “Esse é um projeto ousado, que vai ao encontro de um movimento turístico potente, além de abrir um campo vasto para a realização de grandes eventos aquáticos”.

TURISMO HISTÓRICO E RELIGIOSO

Outro importante eixo da vocação turística, o Turismo Histórico e Religioso também vem recebendo uma atenção especial. O Caminho da Fé, que integra o Caminho de Santo Amaro ao Caminho de São Bento e destaca as igrejas históricas da Baixada Campista, é fruto de uma lei do vereador licenciado Fábio Ribeiro, atual secretário de Obras.

“O espírito dessa lei é justamente ressaltar a importância da nossa região para a história do Brasil, dar visibilidade nacional, despertar o interesse turístico por este Caminho que proporciona, através do seu patrimônio histórico e religioso, uma experiência de fé”.

Segundo Patrícia, o prefeito está atento ao desenvolvimento de programas para o turismo, pensando no tempo presente e convocando a trabalhar, também, com foco no futuro, na estruturação de espaços e projetos que deixem um legado para Campos e região. “Ainda este ano, consolidaremos o Fundo Municipal de Cultura”, afirmou.

Fonte: Ascom

Fiocruz: vacinas protegem crianças de covid longa, infecção e morte

0

A efetividade das vacinas contra covid-19 usadas em crianças e adolescentes é de quase 90%, e os efeitos adversos graves são raramente relatados, reforça uma nova nota técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicada nesta segunda-feira (22). A imunização também é uma ajuda a prevenir a covid-19 longa, quadro que permanece após quase um terço dos das infecções.

Os cientistas da fundação responsáveis pelo texto coordenam o Projeto VigiVac, que monitora dados de vacinação, como adesão, efetividade e ocorrência de eventos adversos.

A nota reforça que as vacinas CoronaVac, do Butantã, e a BNT162b2, da Pfizer, têm alta efetividade contra infecção e, principalmente, contra hospitalização por covid-19.

“Já em relação aos efeitos adversos, a CoronaVac apresentou taxa de 5% para eventos leves, enquanto a Pfizer, os eventos adversos graves foram raramente relatados”, diz a Fiocruz.

As vacinas também protegem contra o quadro crônico chamado de covid longa, uma condição em que a pessoa permanece com sintomas após a fase aguda da doença, o que ocorre em até 30% dos casos.

Segundo a nota técnica, a vacinação reduz em 41% o risco de crianças e adolescentes desenvolverem covid longa, proteção que é ainda maior para crianças com até seis meses da última dose da vacina, chegando a 61%.

“Esse conjunto de achados demonstra a proteção das vacinas contra Covid-19, inclusive em casos considerados como “falha vacinal”, isto é, em casos em que a pessoa não é protegida da infecção. Portanto, as vacinas contra Covid-19 são efetivas em proteger contra formas graves da doença e suas complicações residuais”, diz a Fiocruz.

A fundação lembra ainda que a covid-19 foi a principal causa de morte por doença prevenível por vacina, em menores de 19 anos, entre agosto de 2021 e julho de 2022.

A cada 100 mil bebês de até 1 ano, ao menos quatro morreram de covid-19. Mesmo assim, reforça a Fiocruz, “a cobertura vacinal desse imunizante no Brasil ainda encontra-se em números abaixo do esperado, chegando a menos de 25% na faixa etária de 3 a 4 anos de idade com duas doses”.

A imunização também é uma ajuda a prevenir a covid-19 longa, quadro que permanece após quase um terç… 

Detran inicia nova etapa do mutirão para tirar identidade de vítimas das chuvas

0
Foto: Divulgação Detran

O Detran.RJ vai dar prosseguimento nesta semana ao mutirão para expedição de identidade para as vítimas das chuvas na Região Metropolitana. As ações fazem parte do programa de ação social do Governo do Estado, RJ Para Todos. Nesta segunda-feira (22/01) foram atendidos cidadãos de São Gonçalo, durante uma ação social promovida pela Defensoria Pública.
 
Amanhã, o mutirão será realizado na Rua Ender,131,  em Coelho Neto e no Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida, na Estrada Mirandela, 301, em Nilópolis. Na quinta-feira (25/01) o atendimento para tirar a identidade será em São João de Meriti . Na sexta-feira as equipes do Detran estarão atendendo na Pavuna, no Conjunto Hawai, na Av. Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, 1933 e  na  Igreja Universal, situada à Rua Guaiúba, 530. O atendimento nos mutirões é gratuito.
 
Somente na semana passada, 398 identidades foram emitidas para pessoas que foram vítimas das enchentes. As ações do “RJ Para Todos”, as quais o Detran participou,  foram em Nova Iguaçu, Pavuna, São João de Meriti, Belford Roxo e Duque de Caxias.

Fonte: Detran

Bebê de 2 meses morre e três pessoas ficam feridas em acidente na BR-101, em Campos

0
IML/Foto: ClickCampos

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 4h, um bebê de 2 meses morreu em um acidente envolvendo dois carros. O caso ocorreu no km 67 da BR 101, na altura da Tapera, em Campos.

A colisão traseira entre dois carros também deixou uma jovem de 18 anos e dois homens, de 22 e 26 anos, feridos. O bebê não resistiu e faleceu no local, enquanto a mulher foi levada ao Hospital Ferreira Machado (HFM) com ferimentos moderados, e os dois homens com ferimentos leves. Outras duas pessoas foram atendidas e liberadas no local.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atribuiu a morte do bebê à ausência do bebê conforto, dispositivo obrigatório para a segurança infantil no veículo.

De acordo com a concessionária que administra a rodovia, a Arteris Fluminense, a colisão envolveu um Fiat Pulse e um Fiat Uno e não houve interdição de faixas e nem lentidão.

O corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Carro desgovernado bate contra um café na Itália e faz sete feridos

0

Um carro desgovernado colidiu contra um café em Turim, Itália, na manhã desta segunda-feira. O acidente, que deixou sete feridos, aconteceu por volta das 9h30, horário local, enquanto os clientes tomavam café.

Os feridos foram todos considerados leves e receberam alta do hospital no mesmo dia.

Segundo a imprensa local, o carro seguia a 115 km/h no momento do acidente e teria colidido com outro carro momentos antes.

“Poderia ter sido uma verdadeira tragédia, pelo menos 10 pessoas poderiam ter morrido”, disse Simona Carastro, filha do dono do café, à BBC.

“Agora só queremos poder reabrir o café o mais rápido possível, considerando os extensos danos materiais”, acrescentou.

A polícia investiga agora as circunstâncias do acidente.

 

 

Terribile incidente a Torino Mirafiori Sud: scontro tra due auto, una finisce dentro un bar https://t.co/drmQ2VBw1c

— LuigiGr (@LuigiGravagnone) January 22, 2024

Leia Também: Base militar dos EUA é invadida por onda; imagens são impressionantes

Os rostos dos soldados mortos no pior dia de guerra no Oriente Médio

0

Vinte e um soldados foram mortos no centro da Faixa de Gaza nesta segunda-feira, marcando o ataque mais letal contra soldados israelenses durante a guerra de três meses com o grupo islamita palestino Hamas.

Após o ataque, os principais representantes do país reagiram, lamentando a morte dos soldados. O presidente de Israel, Isaac Herzog, expressou sua tristeza em uma publicação no Twitter, descrevendo a situação como “uma manhã insuportavelmente difícil”. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que foi “um dos dias mais difíceis desde o início da guerra”, mas ressaltou a determinação em continuar lutando até a vitória absoluta em nome dos heróis e da segurança do país.

Através das redes sociais, têm sido reveladas as identidades das vítimas, como Risal Ahmed Abu Latif, de 26 anos, e Cedric Green, de 23 anos, um filipino que se mudou ainda em pequeno com a mãe para Tel Aviv.

Os soldados foram mortos enquanto preparavam explosivos para demolir dois edifícios na segunda-feira, quando um militante usou um lançador de granadas contra um tanque próximo, provocando o rebentamento prematuro dos explosivos, causando o desmoronamento dos edifícios com os soldados no interior.

 

17 out of the last 21 soldiers were announced killed in the central Gaza Strip pic.twitter.com/cnhHjOjhwx

— Warfare Analysis (@warfareanalysis) January 23, 2024

[Legenda]© Twitter  

Leia Também: Netanyahu rejeita condições do Hamas para libertação de reféns

Aulão de alongamento acontece nesta terça em Atafona

0
Foto: Divulgação Ascom SJB

Para incentivar a prática de atividade física visando a melhoria da saúde e da qualidade de vida, o verão 2024 “Aqui me sinto feliz!”, de São João da Barra, contará com aulão de alongamento nesta terça-feira, 23, às 14h, no Balneário de Atafona. A iniciativa, aberta ao público em geral, visa alertar sobre a importância do cuidado com o corpo e a mente, proporcionando momentos de bem-estar físico e mental.

Já confirmaram presença 50 integrantes, da faixa etária entre 30 e 80 anos, das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barcelos, do Açu, de Sabonete e de Grussaí. A Prefeitura disponibilizará transporte passando por essas localidades e durante as atividades água para garantir a hidratação dos participantes.

O Aulão será ministrado pelos professores Eliane de Azevedo e Jefferson de Jesus, mas haverá ainda uma reflexão sobre “Saúde Mental” com a psicóloga Mariana Neves. O evento é organizado pela Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Essa é uma boa oportunidade de iniciar ou manter o cuidado com a saúde, contribuindo para uma comunidade mais saudável e ativa. A promoção de atividade física é fundamental para prevenir doenças e lesões, aumentar a circulação sanguínea, a flexibilidade, o relaxamento, reduzir tensões musculares, além de estimular a integração social, fortalecendo os laços comunitários”, declarou a coordenadora do SCFV, Michele Bastos.

Fonte: Ascom SJB