Home Blog Page 2706

Piloto impede cadeirante de embarcar por considerar uma ‘ameaça’

0

Um homem com deficiência foi impedido de embarcar em um voo da Porter Airlines no domingo, 22 de janeiro. Ken Harrower, que estava indo de Calgary para Toronto, no Canadá, foi abordado pelo piloto da companhia aérea, que questionou se as baterias de sua cadeira de rodas elétrica poderiam ser removidas. Harrower respondeu que não, e o piloto disse que ele era uma “ameaça perigosa”.

Depois de conversar com o piloto, Harrower foi informado de que seria reacomodado em outro voo da Porter na segunda-feira, 23 de janeiro. Ele acredita que a decisão de não o deixar embarcar foi tomada pelo piloto, de acordo com a CBS News.

“Acredito que todas as companhias aéreas precisam ter uma política clara sobre cadeiras elétricas e pessoas com deficiência e não deixar isso para o piloto”, disse Harrower. “Eu senti que estava sendo discriminado porque estou numa cadeira. A minha cadeira elétrica são as minhas pernas, é como eu me desloco. Não consigo ficar em pé, não consigo andar, então preciso dela.”

Em comunicado, a Porter Airlines afirmou que a situação foi um erro do piloto. “O piloto tomou a decisão de negar o embarque com base no seu conhecimento dos regulamentos relacionados com as baterias. Embora haja algumas circunstâncias em que as baterias precisam de ser totalmente removidas das cadeiras de rodas, isso não era necessário nesta situação”, disse a companhia aérea.

Neste caso, as baterias da cadeira de Harrower não precisavam ser totalmente removidas, apenas desconectadas. A tarefa deveria ter sido facilmente realizada pelos funcionários do aeroporto, garantiu a Porter.

A companhia aérea disse que está trabalhando com Harrower para resolver o incidente e que está tomando medidas para garantir que isso não aconteça novamente.

Leia Também: Talibãs dizem que dois passageiros de avião Falcon russo morreram

Cenário de destruição após ataque noturno russo em Carcóvia; as imagens

0

A cidade de Carcóvia, no leste da Ucrânia, foi alvo de novos ataques russos na noite de terça-feira, 23 de janeiro. Um míssil russo atingiu o centro da cidade pela terceira vez em pouco tempo, causando danos a prédios residenciais e uma escola.

As autoridades ucranianas relataram pelo menos 18 mortos e 60 feridos nos ataques. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que mais de 200 locais foram atingidos, incluindo 139 edifícios residenciais.

“Infelizmente, 18 pessoas morreram”, disse Zelensky em um discurso por vídeo. “Mais de 130 pessoas ficaram feridas, todas estão recebendo a ajuda necessária.”

A Procuradoria-Geral da Ucrânia informou que 19 pessoas foram mortas e 120 feridas, incluindo 15 mortos apenas na região de Carcóvia.

Os ataques a Carcóvia ocorrem em meio a uma escalada da violência na Ucrânia. Nas últimas semanas, as duas partes acusaram-se mutuamente de aumentar os ataques em áreas civis.

A ofensiva militar russa na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa na crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial.

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscou de financiar o esforço de guerra.

Leia Também: Milei enfrenta greve geral contra reformas ultraliberais na Argentina; entenda

Instituto de câncer de Harvard pede retração e correção de 37 artigos científicos

0

(FOLHAPRESS) – O Instituto Dana-Farber Cancer, afiliado à Escola de Medicina de Harvard e um dos centros oncológicos mais prestigiados do mundo, anunciou nesta segunda (22) que irá pedir a retratação de seis artigos científicos e a correção de outros 31 após denúncias de manipulação de dados e imagens.

A decisão faz parte de uma investigação ainda em curso que está revisando vários estudos, incluindo alguns de coautoria da CEO e presidente do instituto, Laurie Glimcher, do diretor de operações, William Hahn, e de pesquisadores renomados como Irene Ghobrial e Kenneth Anderson.

Os quatro são professores de Harvard, instituição que tem enfrentado uma série de alegações de má conduta. No início deste mês, Claudine Gay renunciou ao cargo de presidente da universidade sob acusações de plágio e após reações negativas a declarações suas sobre antissemitismo em uma audiência no congresso americano em dezembro.

Gay solicitou correções em alguns de seus escritos devido a problemas que a universidade descreveu como “citações inadequadas”.

No ano passado, a Harvard Business School colocou a professora Francesca Gino em licença administrativa após acusações de que seu trabalho continha dados falsificados.

Segundo Barrett Rollins, diretor-científico emérito e responsável pela integridade da pesquisa do instituto do câncer, alguns pedidos de retratações e correções já foram enviados aos periódicos científicos e outros estão sendo preparados.

“Estamos comprometidos com uma cultura de responsabilidade e integridade. Portanto, cada investigação é examinada integralmente para garantir a solidez da literatura científica”, disse em comunicado distribuído à imprensa norte-americana.

A investigação envolvendo o Dana-Farber Cancer ocorre depois que o biólogo molecular Sholto David publicou uma postagem no seu blog intitulada “Dana-Farberications na Universidade de Harvard”, alegando que pesquisadores do instituto do câncer manipularam imagens e dados.

Ele citou artigos publicados entre 1999 e 2017 que continham imagens esticadas, obscurecidas ou emendadas. Para David, essas imagens sugerem tentativas deliberadas de enganar os leitores.

O biólogo diz que usou uma combinação de software de análise de imagens de inteligência artificial e detecção manual para procurar erros nos artigos.

O uso de ferramentas de inteligência artificial tem possibilitado a descoberta de vários artigos com suspeitas de plágio e de imagens e resultados manipulados.

Recentemente, vieram a tona evidências de dados fabricados em vários artigos sobre a doença de Alzheimer. No ano passado, Marc Tessier-Lavigne renunciou ao cargo de presidente da Universidade de Stanford depois que se descobriu que alguns de seus artigos publicados continham resultados manipulados.

De acordo com Rollins, a instituição já estava analisando “potenciais erros de dados” em vários casos listados pelo blog antes mesmo da revelação por David, mas reforçou que os problemas descobertos não representam necessariamente má conduta.

“A presença de discrepâncias de imagem em um artigo não é evidência da intenção do autor de enganar”, disse Rollins no comunicado.

“Essa conclusão só pode ser tirada após um exame cuidadoso e baseado em fatos, que é parte integrante da nossa resposta. Nossa experiência é que os erros muitas vezes não são intencionais e não chegam ao nível de má conduta.”

Ele afirmou ainda que algumas alegações levantadas no blog contra os pesquisadores da Dana-Farber estão “erradas”, enquanto outras dizem respeito a dados gerados em laboratórios externos. No total, 16 manuscritos permanecem sob análise.

Leia Também: Putin tenta bloquear ataques de Israel contra o Irã na Síria

Hospital São Camilo se recusa a inserir DIU e alega questões religiosas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Durante conversa com a médica no Hospital São Camilo, em São Paulo, a comunicadora Leonor Macedo, 41, foi informada que o procedimento de inserção do DIU (dispositivo intrauterino) não poderia ser realizado ali devido aos valores religiosos da instituição.

“Fiquei em choque”, afirmou Macedo, que contou sobre o caso no X (antigo Twitter). Após o relato viralizar, a instituição respondeu à publicação que, de fato, por diretriz institucional o local não realiza procedimentos contraceptivos tanto em homens quanto em mulheres.

“Quando é assim, orientamos que a pessoa busque a rede referenciada do seu plano de saúde que tenha esse procedimento contemplado”, explicou o hospital na rede social.

Além da explicação pública, Macedo afirma que foi contatada pela instituição por telefone, que explicou que não se tratava de uma questão de gênero, uma vez que homens que procuram o hospital para vasectomia também não são atendidos.

Ela foi informada ainda que o hospital autorizaria a inserção do DIU apenas em casos graves de saúde, como endometriose.

Em nota à reportagem, o hospital reafirma que, por ser uma instituição “confessional católica tem como diretriz não realizar procedimentos contraceptivos, em homens ou mulheres. Tais procedimentos são realizados em casos que envolvam riscos à manutenção da vida”.

No documento, a instituição afirma que pacientes que procuram a Rede de Hospitais São Camilo e não apresentam riscos à saúde são orientados a buscar na rede referenciada do plano de saúde para encontrar hospitais que tenham esse procedimento contratualizado.

Após o relato na rede social, Macedo conta que teve dificuldade de tornar pública sua história, uma vez que recebeu críticas de pessoas que aprovaram a postura do hospital. “É uma hostilidade tremenda, o que torna difícil para que outras mulheres relatem ou denunciem o que passam nos consultórios”, diz ela.

O DIU é um pequeno dispositivo que, introduzido no útero, impede a fecundação ou a fixação do óvulo fecundado. Há dois tipos de DIUs no mercado, o de cobre e o hormonal. No primeiro caso, uma das desvantagens é a possibilidade de aumentar o fluxo menstrual. No segundo, é comum que cólicas e o fluxo diminuam.

Porém, nenhum dos dois tipos de dispositivos provocam a inibição da ovulação e é recomendado o acompanhamento semestral para averiguar se o DIU está no local correto.

A reportagem procurou o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e questionou se impedir a aplicação de procedimentos como a inserção do DIU é autorizado. As pastas, porém, não responderam até a publicação da reportagem.

Leonor Macedo foi informada que o procedimento de inserção do DIU não poderia ser realizado ali devi… 

Brasil bate recorde e registra 1.161 desastres naturais em 2023, segundo Cemaden

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil registrou 1.161 ocorrências de desastres naturais ao longo de 2023, segundo levantamento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). A média foi de três ocorrências por dia. O resultado é o maior desde que o órgão se tornou efetivamente operacional, em dezembro de 2011.

Ao longo dos 12 meses de 2023, o Cemaden contabilizou no país 716 desastres hidrológicos (61,6%), que são inundações, enxurradas e alagamentos, além de 445 geológicos (38,3%), como erosões, deslizamentos e afundamentos, o que representa um desastre natural por dia no ano passado.

Esses desastres naturais causaram a morte de 132 pessoas, deixou 9.263 feridos, 74.787 desabrigados, e 524.863 desalojados.

O ano passado foi a primeira vez que o país registrou mais de 1.000 ocorrências do tipo. Os anos com maiores ocorrências foram 2022 e 2020, quando ficaram entre 800 e 900.

Entre os municípios com maior número de ocorrências de desastres, Manaus ocupa a primeira colocação com 23 registros.

CIDADES COM MAIS REGISTROS DE DESASTRES NATURAIS EM 2023

Município – Estado – Ocorrências

Manaus – AM – 23
São Paulo – SP – 22
Petrópolis – RJ – 18
Brusque – SC – 14
Barra Mansa – RJ – 14
Salvador – BA – 11
Curitiba – PR – 10
Itaquaquecetuba – SP – 10
Ubatuba – SP – 9
Xanxerê – SC – 9

Ainda no ano passado, foram emitidos 3.425 alertas de desastres, sendo 1.612 geológicos (47%) e 1.813 hidrológicos (52,9%).

Entre os municípios com mais registros de alertas de desastres naturais, Petrópolis (RJ) lidera o ranking com 61 alertas.

CIDADES COM MAIS REGISTROS DE ALERTAS DE DESASTRES NATURAIS EM 2023

Município – Estado – Ocorrências

Petrópolis – RJ – 61
São Paulo – SP – 56
Manaus – AM – 49
Belo Horizonte – MG – 40
Rio de Janeiro – RJ – 35
Juiz de Fora – MG – 34
Angra dos Reis – RJ – 30
Recife – PE – 26
Teresópolis – RJ – 25
Nova Friburgo – RJ – 25

Em fevereiro de 2023, por exemplo, fortes chuvas, nos dias 18 e 19, atingiram a cidade de São Sebastião, no litoral norte, causando deslizamentos, em especial no bairro Barra do Sahy, e a morte de 65 pessoas. Todas moravam em áreas de risco. Dos mortos, 64 foram encontrados no Sahy e um em Ubatuba.

Em outra ocorrência, em 9 de dezembro, dois idosos morreram afogados em Angra dos Reis e outras 300 pessoas ficaram desabrigadas em razão das chuvas no estado e a prefeitura teve de decretar situação de emergência por conta da destruição causada pelas fortes chuvas.

O resultado é o maior desde que o órgão se tornou efetivamente operacional, em dezembro de 2011 

Israel perde 24 soldados em seu pior dia da guerra em Gaza

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Esta terça-feira (23) foi o pior dia para Israel em termos de baixas militares desde que o Estado judeu começou a atacar a Faixa de Gaza em retaliação ao mega-ataque terrorista do grupo palestino Hamas, que comanda a área desde 2007. Vinte e quatro soldados morreram em duas ações separadas.

As perdas aumentam a pressão sobre o governo do Binyamin Netanyahu para achar uma saída para o conflito iniciado há 109 dias. Reportagens sobre as dificuldades militares de Israel e negociações para um cessar-fogo se multiplicam, apesar das negativas do premiê.

Ele mantém o tom desafiador, dizendo no X que apesar de ter tido “um dos piores dias desde que a guerra estourou”, Israel “não parará de lutar até a vitória absoluta”. “Temos de tirar as lições necessárias e fazer tudo para preservar a vida de nossos guerreiros”, afirmou.

Na véspera, um grupo de parentes dos 132 reféns que Israel diz ainda estarem nas mãos do Hamas invadiu o Knesset (Parlamento) para exigir a libertação deles. As mortes dos soldados acentuam a percepção de crise, numa guerra que já é a mais mortífera para Israel em 50 anos.

Em 1973, 2.656 militares morreram na Guerra do Yom Kippur. Até esta terça, as perdas israelenses contabilizadas no atual conflito eram 545, sendo que 217 ocorreram depois que Israel iniciou sua inédita invasão terrestre de Gaza, no fim de outubro.

Os números são pálidos, em termos de fria contabilidade macabra, ante as mortes de palestinos -mas protestos contra elas são minoritários no Estado judeu após o massacre sem precedentes promovido pelo Hamas em 7 de outubro, que deixou cerca de 1.200 mortos.

Na segunda (22), o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, registrou 195 mortes, sem diferenciar civis de combatentes. Ao todo, ele conta 25.490 falecidos na guerra, uma média de 234 por dia, desde o início dos enfrentamentos.

Dos 24 soldados mortos, 21 caíram quando um prédio em que instalavam explosivos para demolição no sul da faixa foi atingido por uma granada propelida por foguete, famoso RPG na sigla inglesa e arma-símbolo do Hamas. Outros três morreram em uma ação paralela.

O sul tem concentrado alguns dos mais sangrentos combates na guerra desde a virtual obliteração do norte da faixa, onde o Hamas supostamente mantinha seus centros de comando e toda a estrutura de governo sobre o território.

As Forças de Defesa de Israel dizem ter completado o cerco ao centro urbano de Khan Yunis, principal cidade do sul que foi invadida em dezembro por Tel Aviv. O hospital Nasser, o maior ainda em funcionamento em toda a região, é um dos principais alvos das forças -Israel diz que há túneis e infraestrutura do Hamas sob o prédio, como de resto ocorreu em unidades semelhantes na cidade de Gaza e outros pontos ao norte.

A ação tem gerado protestos internacionais acentuados, com a ONU falando em massacre e a OMS (Organização Mundial da Saúde) condenando combates em áreas hospitalares. Israel aponta para a presença de terroristas imiscuídos nessa infraestrutura, o que é verdade, mas é fato igualmente que pacientes são expostos a riscos, o que é proibido pelas leis de guerra.

Além do drama humanitário e as dúvidas sobre o futuro de Gaza, que Israel promete controlar sem dizer o que fará com seus 2,3 milhões de habitantes em termos de status político, há preocupação generalizada com os riscos do espraiamento claro do conflito: de ataques diários do Hezbollah na fronteira norte às ações houthis no mar Vermelho, passando por bombardeios do Irã contra vizinhos.

A pressão vem também dos Estados Unidos, maiores aliados de Israel. Netanyahu causou desconforto na semana passada ao rebater o presidente Joe Biden, que tem mobilizado grandes recursos militares para dissuadir o Irã de escalar a ação de seus prepostos contra Tel Aviv.

Após Biden voltar a dizer que apenas uma solução em que um Estado palestino conviva com o judeu trará paz à região, Netanyahu reafirmou que considera isso impossível em termos de segurança para Israel.

Enquanto o drama se desenrola e Netanyahu diz seguir em frente, relatos acerca de um cessar-fogo se tornaram quase diários. O site americano Axios afirma que Israel ofereceu ao Hamas dois meses de pausa nos combates em troca da libertação de todos os reféns -houve uma pausa de uma semana no ano passado, na qual a maioria presumida dos civis foram soltos, restando militares com os terroristas.

O The Wall Street Journal, por sua vez, publicou reportagem afirmando que cinco Estados árabes, incluindo a crucial Arábia Saudita, ofereceram um acordo para estabelecer relações diplomáticas com Israel em troca da criação da Palestina. Hoje, ela é uma protonação governada pela Autoridade Nacional Palestina de forma precária na Cisjordânia, com Gaza nas mãos do Hamas.

Já a rede americana CNN disse que Netanyahu ofereceu exílio para toda a liderança do Hamas ainda em Gaza em troca da soltura dos reféns. Hoje, a chefia do grupo mora primordialmente no Qatar, mas transita pela Turquia, Rússia, Líbano e outros países. Até aqui, Tel Aviv negou condições para cessar-fogo.

“Não haverá cessar-fogo que deixe reféns em Gaza e o Hamas, no poder”, disse nesta terça o porta-voz do governo Eylon Levy.

Ucrânia só abate metade dos mísseis em novo ataque da Rússia

0

ISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As forças de Vladimir Putin voltaram a fazer um ataque maciço com mísseis contra Kiev e Kharkiv, primeira e segunda maiores cidades da Ucrânia, respectivamente, com eficácia superior à que vinha sendo registrada ao longo da guerra decorrente da invasão russa de fevereiro de 2022.

Ao menos 9 pessoas morreram, 8 delas em Kharkiv, devido à ação, ocorrida no começo da manhã desta terça (23), madrugada no Brasil. Havia cerca de 60 feridos.

Foi o maior ataque desde a virada do ano, quando os russos mudaram suas táticas e passaram a empregar ondas com mísseis diversos, visando a degradar progressivamente a capacidade das defesas aéreas dos ucranianos.

Desta vez, foram 41 mísseis lançados, com a Força Aérea local dizendo ter derrubado 21 deles -modelos de cruzeiro e balísticos. Curiosamente, não houve relato de ondas iniciais com drones, que saturam a capacidade de defesa por serem mais fáceis de abater, abrindo o caminho para os mísseis empregados.Isso pode sugerir uma perda ainda maior de capacidade de defesa por parte de Kiev. De outubro de 2022 a setembro de 2023, o país dizia derrubar mais de 80% dos mísseis e drones jogados contra si. A mudança tática russa veio no fim do ano passado, acompanhada pelo relato da destruição de ao menos uma bateria antiaérea americana Patriot, essencial para a proteção de Kiev.

Em Kharkiv, um gasoduto foi rompido e explodiu, e na capital, três distritos residenciais registraram incêndios. O Ministério da Defesa russo divulgou nota dizendo que apenas mirou alvos militares e industriais, e o Kremlin negou, como de praxe, que alveje civis.

Na mão contrária, os russos perderam na semana passada um avião-radar A-50, uma das peças mais caras de seu arsenal aéreo e de dificílima reposição -agora há apenas nove existentes, não se sabe quantos totalmente operacionais.

O A-50 foi abatido sobre o mar de Azov por um míssil ucraniano ainda não identificado, o que levou a especulações se Kiev teria tido coragem de expor uma de suas baterias Patriot a uma posição próxima da linha de frente no sul, única localização possível para que tivesse alcance para atingir a aeronave.

As capacidades antiaéreas de Kiev são uma das maiores preocupações do governo de Volodimir Zelenski. Com o inverno no hemisfério norte, as ações terrestres principais ficaram mais restritas, e os russos aproveitaram o estoque de mísseis amealhado ao longo de 2023 para abrir uma nova fase da guerra com ataques maciços.

A Ucrânia passa por dificuldades desde que fracassou em sua contraofensiva para isolar a Crimeia no ano passado. A oposição republicana no Congresso dos Estados Unidos segue bloqueando um pacote de ajuda militar de R$ 300 bilhões pedido pelo presidente Joe Biden, cortesia da campanha eleitoral pela Casa Branca. E a União Europeia não se acerta sobre auxílio semelhante, por ora vetado pela russófila Hungria.

Governo lança campanha de 20 anos de comemoração da visibilidade trans

0

A campanha sobre os 20 anos de comemoração da visibilidade trans foi lançada, nessa segunda-feira (22), pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A data será celebrada no próximo dia 29 de janeiro.    

Com o mote orgulho, existência, conscientização e resistência, serão desenvolvidas uma série de atividades, tanto presenciais, como de forma on-line para dar visibilidade à causa da população trans. Entre os eventos previstos estão uma sessão solene na Câmara dos Deputados e um evento no auditório do ministério dos Direitos Humanos. 

A secretária dos direitos das pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, falou sobre as origens da data. 

O ministério também está publicando nas suas redes sociais materiais explicativos sobre a população trans. Um deles fala sobre Xica Manicongo, a primeira trans registrada no Brasil no século XVI. Em 1591, foi condenada por sodomia e obrigada a usar roupas masculinas. Outros materiais sobre o processo transexualizador e quais são as principais violências sofridas por essa população também serão divulgados. 

Apesar da luta pela visibilidade ter ganhado espaço, o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo. Em 2022 foram 131 assassinatos e 20 suicídios. Os dados são da ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Ainda de acordo com a associação, a expectativa de vida dessa população é em média de 35 anos. 

A campanha será lançada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania 

MPF pede à Justiça que Enel indenize clientes por vazamento de dados

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O MPF (Ministério Público Federal) pediu à Justiça que condene a Enel a indenizar clientes pelo vazamento de dados pessoais, que teria ocorrido em 2020.

O pedido é para que a concessionária de energia elétrica pague uma indenização de R$ 30 mil a cada um dos mais de 4 milhões de clientes afetados. Caso a Justiça acate, os ressarcimentos serão feitos apenas após a conclusão das decisões judiciais, explica o MPF.

O MPF também solicita que a empresa faça um esclarecimento público sobre o caso. Isso incluiria a comunicação do vazamento a todas as pessoas afetadas individualmente e a disponibilização dos detalhes sobre o que aconteceu no site da companhia.

A Enel admitiu em 2020 estar ciente da exposição pública de dados que ocorreu. Na época, a empresa explicou que cerca de 4% da base de clientes, todos do município de Osasco, poderiam ter sido prejudicados. De acordo com o MPF, essa informação foi publicada no site da empresa e depois apagado.

O órgão demanda que a Enel adote medidas mais severas de segurança digital. Além disso, que crie um canal pelo qual os consumidores possam consultar em um banco de dados a situação de suas informações pessoais, que incluem nome, documentação, data de nascimento, endereço, números de telefone, dados bancários e instalação elétrica.

Segundo o MPF, a Enel não tomou providências para remover os dados vazados da internet. ”Além de agir sem transparência e deixar os clientes desassistidos, a empresa vem descumprindo seu dever de fiscalizar, identificar e solucionar eventuais falhas de segurança.”

A Enel São Paulo informou ao UOL que não foi notificada da ação.

O pedido é para que a concessionária de energia elétrica pague uma indenização de R$ 30 mil a cada u… 

Mãe é condenada a 37 anos de prisão por deixar bebê morrer de fome

0

Uma mulher de Arizona, nos Estados Unidos, foi condenada a 37 anos de prisão pela morte da sua filha em 2013 por desnutrição e negligência médica.

Os promotores de justiça do condado de Maricopa reveleram, esta terça-feira, citados pela Associated Press, que Denise Janelle Snow-Ingram, de 48 anos, foi condenada em novembro do ano passado por uma acusação de assassinato em segundo grau e abuso infantil.

As evidências apresentadas no julgamento mostraram que a menina de 16 meses pesava menos de quatro quilos no momento da sua morte, em julho de 2013.

Segundo os promotores, o bebê foi alimentado apenas com aveia, suco de maçã diluído e algumas frutas, mas não recebeu nenhuma fonte de proteína ou cálcio após a interrupção da amamentação. A criança também sofria de raquitismo, uma doença causada pela falta de vitamina D.

A menina acabou morrendo num hospital depois de os serviços de emergência terem sido chamados à casa dos pais após relatos de que a criança não respirava.

Na época, os pais revelaram à polícia que nunca a levaram ao médico por causa das suas crenças religiosas.

Snow-Ingram “permitiu que a sua filha definhasse fisicamente por causa de sua negligência e maus-tratos”, afirmou a procuradora do condado de Maricopa, Rachel Mitchell. “Esta era uma criança que não tinha qualquer probabilidade de sobreviver nas mãos dos próprios pais”, acrescentou.

A mulher foi condenada a penas de prisão de 20 e 17 anos, a ser cumpridas consecutivamente.

As autoridades revelaram ainda que Ernest Ingram, o pai da menina, foi condenado a uma pena de prisão em 2022 por homicídio negligente e abuso infantil.

Leia Também: Menino que superou Einstein em teste de QI diz que foi “muito fácil”

Posto de combustíveis no Centro de Campos é interditado por irregularidades

0
Foto: Divulgação

Em uma ação coordenada entre o Procon-RJ e a Agência Nacional de Petróleo (ANP), um posto de combustíveis no Centro de Campos foi interditado nesta terça-feira (23). A medida foi tomada após constatação de irregularidades nos extintores de incêndio durante a operação realizada para verificar a qualidade do etanol e da gasolina nos postos, além da documentação que autoriza o funcionamento do estabelecimento.

O posto permanecerá interditado até que as questões identificadas sejam devidamente resolvidas. A operação teve início na segunda-feira (22) e seguirá até quarta-feira (24), sem um balanço geral das ações divulgado até o momento.

Outros postos na região Central e Baixada Campista também passaram por fiscalização no âmbito dessa operação conjunta.

Homem em situação de rua é detido por agressão no Centro de Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Um homem em situação de rua, de 37 anos, identificado pelas iniciais T.S.A., foi detido por agentes da Operação Segurança Presente na tarde desta terça-feira (23) após agredir um homem de 45 anos na Praça 1º de Maio, no Centro de Campos.

Os agentes da Polícia Militar foram alertados pela vítima durante o patrulhamento e conduziram ambas as partes à 134º Delegacia de Polícia do Centro, onde o suspeito foi autuado no Artigo 129 do Código Penal por crime de lesão corporal. O homem já possui diversas anotações criminais, incluindo roubo e furto.

Balcão de Empregos com 8 vagas disponíveis

0

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está com oito vagas disponíveis para diferentes cargos.

Entre as oportunidades, cinco são para um novo empreendimento que será inaugurado no município. O Mercadão Casa está contratando vendedor, operador de caixa, faxineira, estoquista e conferente. Os requisitos são: ter idade a partir de 18 anos e noções de informática. Não é necessário ter experiência.

As outras vagas são para serviços gerais feminino, em que é preciso ter experiência como arrumadeira, e atendente de farmácia, que exige formação em auxiliar ou técnico em farmácia e experiência em vendas. Há disponibilidade ainda para frentista, cargo que conta com três benefícios: vale alimentação, vale transporte e comissão.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.

Lula defende união contra crime organizado em ligação com presidente do Equador

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) defendeu união para combater o crime organizado ao conversar ao telefone com o presidente do Equador, Daniel Noboa, na manhã desta terça-feira (23). O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) acompanhou o telefonema.

A conversa ocorre em meio à crise de violência no Equador, imerso em um “conflito armado interno” desde que o presidente decretou guerra às facções.

Segundo nota divulgada, Lula se solidarizou com o presidente equatoriano e indicou disposição do Brasil para ajudar o país, “inclusive por meio de ações de cooperação em inteligência e segurança”. O petista também ressaltou que a luta contra o crime organizado é “também um desafio do Brasil, nos vários níveis de governo, agravado pela porosidade e extensão das fronteiras terrestres e marítima do país”.

Ainda de acordo com o texto, o petista ouviu de Noboa uma análise sobre o enfrentamento ao narcotráfico e ao crime organizado no país.

“Ambos concordaram que os países sul-americanos devem estar unidos no combate ao crime organizado, que atinge a todos, e que o fortalecimento da integração regional é condição fundamental para a superação do problema. Ressaltaram, também, a necessidade de coordenação com países consumidores de drogas para o combate efetivo ao narcotráfico”, diz a nota.

No começo do ano, o presidente equatoriano decretou estado de exceção no país. Entre as facções estão os Choneros, cujo líder, Fito, fugiu da prisão -o episódio fez irromper a crise de violência.

No começo deste mês, um brasileiro, Thiago Allan Freitas, chegou a ser sequestrado em Guayaquil, no sudoeste do território do país latino-americano. Ele foi encontrado pela polícia dias depois.

Freitas tinha sido levado por bandidos ao ir a uma concessionária de carros. Logo em seguida, os filhos do brasileiro receberam uma ligação de vídeo do telefone do próprio pai em que ele aparecia com os olhos vendados e os bandidos pediam uma recompensa para liberá-lo.

Nota de corte parcial do Sisu está disponível para consulta

0

O Ministério da Educação divulgou na madrugada desta terça-feira (23) a nota de corte parcial para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. A consulta, por escolha de curso, já pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e serve como referência para acompanhamento do processo de inscrição.

A nota de corte é a pontuação do último classificado na quantidade de vagas disponíveis por curso. Por exemplo, este ano, o curso de pedagogia disponibilizou 9.952 vagas por meio do Sisu. Quando todas as vagas disponibilizadas são preenchidas, na ordem da maior nota para a menor, a de corte é a do candidato que estiver ocupando a 9.952ª vaga.

As inscrições permanecem abertas até as 23h59 da próxima quinta-feira (25), prazo máximo para que os candidatos possam mudar as opções de curso. Durante esse período a nota de corte oscila conforme a pontuação dos inscritos em cada curso.

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 30 de janeiro, quando também começa o período para os candidatos não classificados na chamada regular manifestarem interesse na lista de espera. Essa etapa acontece até o dia 7 de fevereiro, também pelo Portal Único.

A partir deste ano, as instituições de educação superior poderão utilizar a lista de espera ao longo de todo o ano para preencher vagas remanescentes.

O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, e possibilita o ingresso no ensino superior por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Para a edição de 2024, o Sisu ofertou 264 mil vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de educação superior.

Leia Também: Lula reforça promessa de isenção de IR até R$ 5 mil, mas reconhece ser difícil

A consulta, por escolha de curso, já pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e s… 

Verão da Família 2024: Futebol dos Artistas acontece neste sábado (27) em Guaxindiba

0

Dentro da programação do Verão da Família 2024, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) promove neste sábado (27) mais uma edição do Futebol dos Artistas. O evento será realizado a partir das 17h, no Estádio Nélson Silva, conhecido popularmente como Campo do Fiinho, em Guaxindiba.

Segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a partida contará com quatro atores que participaram recentemente de produções da TV Globo: Raphael Vianna, que interpretou o capitão Mateus na novela “O Tempo Não Para”; Gil Coelho, o Franco de “Terra e Paixão”; Cláudio Gabriel, o Tadeu de “Terra e Paixão”; e Rafael Gualandi, o Enzo em “Terra e Paixão”.

O DJ Aquiles também estará presente no Futebol dos Artistas para animar o público presente.

— Espero encontrar vocês neste que é um dos eventos mais tradicionais do Verão da Família 2024. Conto com a presença de todos — convidou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Foragido da justiça por tráfico de drogas é preso no Centro de Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na manhã desta terça-feira (23) um homem foragido da justiça foi preso na Praça Alzira Vargas, no Centro de Campos.

Durante patrulhamento, os agentes da Operação Segurança Presente avistaram e abordaram um homem. Após consulta no sistema, foi verificado um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas em desfavor do mesmo.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde permaneceu preso à disposição da justiça.

21 estados e o DF têm alertas de chuva forte para esta terça (23)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Alertas emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam que 21 estados e o Distrito Federal têm potencial para chuvas intensas nesta terça-feira (23).

Apenas Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima não receberam os avisos do órgão federal ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Há casos de estados com alertas amarelo, para potencial, e laranja, de perigo iminente, como São Paulo e Minas Gerais. Ou seja, pode chover mais forte em determinada região.

Segundo informativo meteorológico divulgado na tarde desta segunda (22) pelo Inmet, volumes de chuva que poderão ultrapassar 90 mm devem ser registrados em partes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

“Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste são previstas chuvas intensas, com volumes maiores que 80 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas”, diz o documento.

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) aponta que é alta a possibilidade de ocorrência de eventos com potencial para estragos na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba e no litoral paulista, bem como na região metropolitana do Rio de Janeiro e na Zona da Mata mineira, devido à previsão de pancadas de chuva e acumulados significativos. Há, nesses locais, riscos de formação de enxurradas, inundações e alagamentos em áreas com sistema de drenagem deficiente.

“A chuva será provocada por muita umidade chegando do Norte para o Sudeste, além de circulação de ventos e infiltração marítima que mantém a condição de tempo instável por vários dias”, diz a Climatempo Meteorologia.

Nos últimos dias, entre sexta (19) e domingo (21), quatro pessoas morreram por causa das chuvas no estado de São Paulo. Quase 500 ficaram desabrigadas.

Ao contrário do que aconteceu na semana passada, porém, em que o calor teve grande influência nos temporais, a chuva dos próximos dias será combinada com temperaturas mais amenas, inclusive no interior, aponta a Climatempo. As máximas no município de São Paulo deverão oscilar entre 22ºC e 24°C na quinta-feira (25), feriado do aniversário da cidade.

Nas demais regiões do país, afirma o Inmet, a previsão indica chuvas de aproximadamente 50 mm.

No Nordeste, os volumes previstos superam os 100 mm e os alertas são, principalmente, para a Bahia e o Piauí, de acordo com o boletim.

No Sul, que tem sofrido desde o início do ano com alagamentos e falta de energia elétrica, estão previstas pancadas de chuva devido a uma convergência de umidade, que favorecerá instabilidades no decorrer da semana em áreas do leste do Paraná e de Santa Catarina. Já no interior deve chover menos que nos últimos dias.

No Norte estão previstas pancadas de chuvas durante a semana com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região, mas principalmente no Pará, Amapá, em Rondônia e no Tocantins.

Leia Também: Bombeiros encontram dois corpos e sobem para oito as vítimas de naufrágio na Bahia

Apenas Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima não receberam os avisos do órgão feder… 

Polícia investiga morte de mulher eletrocutada por buffet em padaria no Rio

0

CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a morte de Nathália Ribeiro de Oliveira Luciano, 34, durante almoço em uma padaria no Engenho da Rainha, zona norte.

Oliveira, que trabalha como atendente em um supermercado próximo, foi almoçar com amigas no estabelecimento Empório Lamego, na estrada estrada Adhemar Bebiano. Ela foi eletrocutada enquanto se servia no buffet e caiu desacordada. De acordo com as amigas, funcionários trataram como “morte súbita” e seguiram com o local aberto e atendendo.

A vítima foi socorrida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu. Ela foi enterrada no domingo (21) no Cemitério de Inhaúma.

As amigas relataram à polícia que clientes da padaria reclamavam sobre o buffet, que costumava dar choque, mas nada era feito. O estabelecimento fez um publicação nas redes sociais lamentando a morte.

Nathália deixou duas filhas, de 7 e 16 anos. O caso é investigado pela 44ª DP (Inhaúma). Em nota, a delegacia informou que uma perícia foi realizada no local e testemunhas serão ouvidas. A polícia aguarda o resultado do laudo pericial para realizar novas diligências.

Leia Também: Após sobreviver a injeção letal, homem será executado com método polêmico

Ela foi eletrocutada enquanto se servia no buffet e caiu desacordada 

Menino que superou Einstein em teste de QI diz que foi "muito fácil"

0

Rory Bidwell, de apenas 12 anos, tornou-se notícia depois de entrar para a Mensa, uma sociedade internacional para pessoas de alto QI, obtendo uma pontuação máxima de 162 no teste Cattell III-B – o que revela que tem um QI superior a Albert Einstein e Stephen Hawking.

Agora, o pai, James Bidwell, revelou alguns detalhes, como que o filho achou o teste “muito fácil”, segundo disse à Sky News.

Rory, natural de Devon, nos Estados Unidos, obteve a pontuação máxima de 162 no teste, supervisionado pela Mensa, apesar de não ter se preparado para o mesmo. A família percebeu que era um “grande número”, mas interrogou-se sobre o que este número significava realmente.

Contudo, uma pesquisa no Google revelou que Einstein e Stephen Hawking tinham ambos um QI de cerca de 160, o que os levou a perceber que a pontuação de Rory era “realmente muito impressionante”.

O rapaz fez o teste em duas horas, dentro do tempo limite, e, poucos dias depois, foi convidado a entrar para a Mensa. Além de inteligente, Rory gosta de esportes e é descrito pelo pai como “um garoto de 12 anos muito normal”.

“Não está certamente sentado fazendo física quântica na hora do lanche. Está no PlayStation jogando Fortnite, está no parque a dar uns pontapés na bola com os amigos. Também tem um dom incrível”, notou.

No entanto, o menino fez sempre as coisas “primeiro, melhor e mais depressa”. Em criança, aborrecia-se com a facilidade dos puzzles e fazia-os ao contrário, sem as imagens.

Sobre o futuro, “não faz ideia do que quer fazer”. “Se pudesse escolher, continuaria a ser um jogador de futebol”, completou o pai.

Leia Também: Menino de 12 anos pode ter ultrapassado Einstein em teste de QI