Home Blog Page 2705

Agricultores em protesto na França jogam estrume em frente a edifício

0

Agricultores de todo o país francês estão realizando protestos contra a deterioração das condições no setor agrícola. Eles têm realizado várias iniciativas para mostrar seu descontentamento, inclusive jogando estrume perto do edifício administrativo da cidade de Agen.

Os protestos dos agricultores também têm chamado a atenção pelas piores razões. Em um incidente, um agricultor atropelou e matou uma mulher perto da cidade de Pamiers, nos Pirenéus.

Os agricultores estão protestando contra o que dizem ser uma série de problemas no setor agrícola, incluindo:

– Burocratização excessiva
– Novas proibições de pesticidas
– Aumento do preço do diesel para tratores
– Indenizações lentas após catástrofes
– Falta de cumprimento da lei que supostamente obriga os industriais e os supermercados a pagar mais aos agricultores
– O governo francês ainda não se manifestou sobre as reivindicações dos agricultores.

Leia Também: Cenário de destruição após ataque noturno russo em Carcóvia; as imagens

Jovem salva bebê de 9 meses após pais morrerem eletrocutados nos EUA

0

Uma jovem de 18 anos salvou um bebê de 9 meses no dia 17 de janeiro, após um cabo de energia cair em cima do carro dos pais da criança em Oregon, nos Estados Unidos. O casal e um jovem de 15 anos, que era tio do bebê, acabaram morrendo eletrocutados.

Majiah Washington estava em casa quando viu um clarão pela janela. Ao olhar para fora, ela viu um carro com um cabo de energia caído em cima. Um casal estava fora da viatura e a mulher gritava para o homem tirar o bebê do carro.

De acordo com o Good Morning America, Majiah viu o pai do bebê tentando subir uma colina com o bebê ao colo. No entanto, ele escorregou, caiu para trás e seu pé tocou no cabo de energia. A jovem viu então um pequeno fogo seguido de fumaça.

A mãe do bebê correu para ajudar o companheiro, mas também escorregou e tocou na linha de energia. Foi então que Majiah ligou para o 911 para pedir socorro. Ela saiu de casa e viu um rapaz, irmão da mãe do bebê, correndo para o local e escorregando também na linha de energia.

“Eu não sabia o que pensar. Aconteceu tudo tão rápido. Eu estava preocupada com o bebê. Ninguém se mexia”, disse Washington. A jovem viu então a cabeça do bebê se mexer e decidiu caminhar até ao local para agarrar a criança.

“Fui até lá, meio agachada. Agarrei no bebê e voltei”, disse a jovem, que foi alertada pelos serviços de emergência sobre o risco de eletrocussão. “A única coisa em que consegui pensar foi que ele ainda estava ali”, disse a jovem. “Eu não queria que ele caísse de alguma forma… e tocasse no cabo”, acrescentou.

A mãe, o pai e o tio do bebê acabaram morrendo eletrocutados no acidente, que foi provocado pela queda de um grande galho de uma árvore devido ao peso do gelo e da neve.

Leia Também: Cinco crianças morrem em incêndio nos EUA, incluindo bebê

Mulher sem-abrigo dá à luz na rua e arrasta bebê pelo cordão umbilical

0

Uma mulher de 41 anos foi detida na semana passada depois de arrastar seu bebê recém-nascido pelo cordão umbilical logo após dar à luz na calçada de uma rua no centro de Hilo, na ilha do Havaí.

De acordo com a polícia local, as autoridades e equipes de emergência responderam aos relatos do incidente na terça-feira passada. No local, a polícia encontrou a mulher sem-teto e o bebê em um cruzamento “ainda presos pelo cordão umbilical”.

Quando os médicos chegaram, conseguiram cortar o cordão umbilical e tratar a criança, que ainda respirava, mas não se mexia. Naquele momento, a mulher tentou fugir, mas foi detida mais tarde pela polícia.

“Foi em frente ao restaurante Pineapples, então muitas pessoas puderam testemunhar o comportamento e tudo o que se seguiu”, revelou o capitão Rio Amon-Wilkins, comandante da Divisão de Investigação Criminal do Leste do Havaí, ao Hawaii Tribune-Herald.

A criança foi levada para um hospital local antes de ser transferida para a custódia dos Serviços de Bem-Estar Infantil. A mãe foi libertada sob custódia policial enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada e internada no hospital para tratamento e observação.

A polícia não divulgou o nome da mulher ou o estado de saúde do bebê.

O incidente chocou a comunidade de Hilo e levantou questões sobre o acesso a cuidados de saúde maternos e a assistência às pessoas sem-teto.

“É uma situação muito trágica”, disse o prefeito de Hilo, Harry Kim. “Precisamos fazer mais para ajudar as pessoas sem-teto e garantir que todas as mães tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade.”

Leia Também: Jovem salva bebê de 9 meses após pais morrerem eletrocutados nos EUA

Assaltantes deixam bebê para trás após roubarem supermercado

0

Um trio de ladrões que assaltava uma loja da rede de supermercados Walmart, na Filadélfia, nos Estados Unidos, abandonou uma bebê de três meses para evitar ser capturado pelos seguranças.

A polícia, conforme relatado pela Fox 29 News, recebeu o alerta do roubo na quinta-feira passada. Os seguranças afirmaram ter tentado impedir uma mulher e dois homens de cometerem o roubo, mas o trio conseguiu escapar da loja, deixando para trás a criança que estava com eles.

O bebê foi levado ao Hospital Jefferson-Torresdale para avaliação médica e encontra-se saudável.

A polícia da Filadélfia identificou dois dos suspeitos dias depois, mas ainda não emitiu mandado de detenção.

As autoridades acreditam que a mãe e o pai compartilhavam a custódia da criança, sendo que o pai estava responsável pela menina durante o incidente.

Leia Também: Mulher sem-abrigo dá à luz na rua e arrasta bebê pelo cordão umbilical

Usuário cai da escada ao gravar áudio e vira meme; ouça

0

Um usuário da rede social X (antigo Twitter) compartilhou um momento inusitado que marcou o seu dia, arrecadando milhares de curtidas.

“Conselho do dia: Não enviem áudios enquanto estiverem descendo as escadas ou isso pode acontecer com vocês”, escreveu na publicação.

O áudio tem cerca de dois minutos de duração, mas só é possível ouvir os primeiros 55 segundos.

A mensagem no X foi publicada às 17h11 de segunda-feira e arrecada, até o momento, mais de 43 mil curtidas.

“Ontem caí da escada da minha casa. Desci 12 degraus de costas a toda velocidade. A má notícia: Rabo e costas cheios de hematomas. A boa notícia: Estava gravando um áudio e ficou di-vi-nal”, disse o usuário em outra mensagem.

O áudio em questão pode ser ouvido abaixo. E já sabe, siga o conselho.

Consejo del día: no manden audios mientras van bajando las escaleras o les podría pasar esto https://t.co/UPjN5irkql pic.twitter.com/RurIhr2EGn

— saitam (@AlgunMatias) January 22, 2024

Leia Também: Avião é atacado por enxame de abelhas e atrasa desembarque em Natal

Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes em Campos

0
Chuva em Campos/Foto: Divulgação

O Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) da Secretaria Municipal de Defesa Civil emitiu alerta para possibilidade de chuvas moderadas a ocasionalmente fortes no município de Campos entre a noite desta terça-feira (23) e a quarta-feira (24), sendo possível um acumulado pluviométrico significativo em algumas regiões.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a previsão do tempo para esta quarta-feira é de céu entre nublado e encoberto, com ocorrência de pancadas de chuva e ventos de intensidade moderada com direção Sudoeste. O órgão orienta a população a ter atenção e precaução, principalmente de moradores de áreas suscetíveis a riscos.

Ainda segundo o órgão, a temperatura deve cair nos próximos dias, ficando entre 20°C e 26°C. Em caso de emergência, entrar em contato pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.

Fonte: Ascom

Mulher dá à luz e filho mais novo joga recém-nascido no lixo

0

Na última semana, um feto com cerca de 37-38 semanas de gestação foi encontrado morto em um lixo na localidade de Toledo, na Espanha. A descoberta foi feita na noite de 18 de janeiro, quando a mãe da criança deu entrada em um hospital com grandes perdas de sangue.

A mulher, que não foi identificada, alegava que não estava grávida e que o sangramento era causado por seu ciclo menstrual. No entanto, a médica que a atendeu concluiu que ela havia sofrido um aborto, mas que não havia encontrado o feto.

Com isso, as autoridades foram chamadas ao hospital e iniciaram uma investigação para encontrar o corpo do bebê. Quando chegaram à casa da mulher, seu filho mais novo, de 12 anos, confessou ter lavado o recém-nascido e o jogado no lixo.

O corpo do bebê foi encontrado dentro de um saco em um lixo nas proximidades do parque do Prado. A Guardia Civil, responsável pela investigação, não confirmou se a mulher foi detida, mas seus vizinhos dizem tê-la visto recentemente passeando na rua.

O caso causou comoção na cidade de Toledo. A polícia está investigando as circunstâncias da morte do bebê e da possível negligência da mãe.

Leia Também: Mãe é condenada a 37 anos de prisão por deixar bebê morrer de fome

Polícia resgata criança presa em lago congelado nos EUA; veja

0

Uma criança foi resgatada de um lago congelado no estado norte-americano do Arkansas, nos Estados Unidos, após cair na água. As imagens do resgate, registradas pela câmera corporal do policial que salvou a criança, foram divulgadas nas redes sociais.

O agente Troy Ellison, da Polícia de Jonesboro, foi chamado ao local no sábado (21). Ao chegar, ele encontrou a criança agarrada à beira do gelo, com o corpo submerso.

Ellison correu pela propriedade para tentar localizar a criança. Após rastejar vários metros sobre o lago, ele conseguiu chegar até ela e resgatá-la.

A criança foi transportada para um hospital local para ser avaliada. Ela não sofreu ferimentos graves.

“Não importa o quão frias sejam as temperaturas neste inverno, brincar no gelo nunca é seguro”, escreveu o departamento de polícia no Facebook. “Felizmente, esta ocorrência teve um final muito feliz.”

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Mulher dá à luz e filho mais novo joga recém-nascido no lixo

Milei enfrenta greve geral contra reformas ultraliberais na Argentina; entenda

0

 (FOLHAPRESS) – Menos de dois meses depois de assumir o governo da Argentina, Javier Milei enfrentará nesta quarta (24) uma greve geral que deve afetar diversos serviços no país, incluindo transporte, saúde, educação, indústria, aeroportos, bancos, restaurantes e teatros, principalmente das 12h à 0h.

A mobilização, sob o mote “a pátria não se vende”, é uma reação às duas medidas que o presidente ultraliberal anunciou em dezembro para desregular a economia e reduzir os gastos do Estado: um megadecreto e um pacotão apelidado de “lei ônibus” que está sendo discutido no Congresso.

O primeiro, com 366 artigos, já está em vigor, mas teve a parte relativa à reforma trabalhista suspensa pela Justiça. Já o segundo foi reformulado pelo governo. A nova proposta, apresentada pelo governo nesta segunda (22), exclui 141 dos 664 artigos originais do pacote, mas mantém as reformas liberais de base.

Milei quer que o texto seja votado no plenário da Câmara ainda nesta quinta (25) em uma longa sessão. Por isso, tem pressionado seus assessores e parlamentares ligados a ele a chegar a um acordo em comissões com a chamada “oposição dialoguista”, composta por partidos de centro e centro-direita.

Um dia antes, porém, ele testará o apoio -ou rejeição- que tem nas ruas. A greve geral foi convocada há semanas pela CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores), a maior central sindical do país, e ao longo dos dias foi recebendo adesão de diversos outros grupos, incluindo a coalizão peronista União pela Pátria.

“É um decreto de urgência de magnitude imensurável. É ilegítimo, ilegal e inconstitucional”, disse o secretário-geral do sindicato, Héctor Daer, em entrevista ao canal C5N. “[Quanto à lei], os deputados têm cinco minutos para falar em uma comissão onde se discutem temas transcendentais, onde se discutem 600 temas”, disse.

Milei, por outro lado, tem minimizado e criticado a convocação da greve, assim como setores empresariais. “Há duas Argentinas. Uma que quer permanecer no atraso, no passado e na decadência, […] e outra que votou nas ideias da liberdade”, afirmou o presidente a uma rádio local nesta segunda.

Também estão marcadas manifestações e panelaços em frente a embaixadas e consulados da Argentina em Brasília (10h), Porto Alegre (13h) e São Paulo (17h), assim como em países como Uruguai, França, Espanha, Alemanha e Bélgica. Segundo os sindicatos, mais de 200 associações internacionais apoiaram a medida.

Na Argentina, a expectativa é de que muitos setores fiquem paralisados por horas. As companhias aéreas Gol e Latam cancelaram e adiaram voos oriundos do Brasil na quarta, já que a Associação de Pessoal Aeronáutico (APA), por exemplo, prometeu parar da 0h à 0h, o que afeta também viagens internas.

Quem está visitando o país deve encontrar os teatros fechados e pode sentir a ausência de funcionários em restaurantes, hotéis e serviços turísticos, já que a União de Trabalhadores do Turismo, Hoteleiros e Gastronômicos (UTHGRA) foi outra que aderiu à greve.

Muitas empresas argentinas decretaram home office, ainda que o transporte público na cidade de Buenos Aires vá continuar funcionando até 19h.

A intenção, segundo os sindicatos de ônibus, metrô e trens, é garantir a locomoção dos manifestantes que vão se reunir das 15h às 16h em frente ao Congresso Nacional, no centro. Ali, os principais líderes sindicais devem discursar num palco –a Folha tentou contato com eles nesta terça (23), mas não obteve resposta.

Separadas em colunas, como de praxe, as diferentes organizações ocuparão cerca de um quilômetro na tradicional avenida de Maio, e colocarão mais uma vez à prova o novo “protocolo antipiquetes” criado por Milei e sua ministra da Segurança, Patricia Bullrich.

Alvo de controvérsia entre a população, esse protocolo consiste em usar forças de segurança federais para impedir o bloqueio de vias durante protestos, estratégia recorrente no país. Na prática, porém, os policiais têm feito cordões nas ruas antes que os manifestantes cheguem, impedindo o trânsito deles, mas sem gerar confrontos diretos.

O tom geral é de um protesto pacífico nesta quarta, mas a CTA (Central de Trabalhadores da Argentina), por exemplo, recomendou aos manifestantes que não levem crianças para os atos, andem em grupos, carreguem panos para o caso de a polícia lançar gás de pimenta sobre a multidão e gritem alto seus nomes e sobrenomes se forem detidos.

“Que Bullrich não se iluda, porque não conseguirá aplicar nenhum protocolo. Seremos uma multidão e não caminharemos obedientemente pela calçada, como o governo deseja”, declarou Rodolfo Aguiar, da principal central sindical de trabalhadores públicos (ATE Nacional), elevando a tensão.

O governo de Milei também tem reagido com dureza. “Estão claramente do lado errado da história”, afirmou seu porta-voz, Manuel Adorni, nesta terça. “Foi o anúncio de greve mais rápido da história da Argentina […] Não entendemos o que os faz dormir e o que os faz acordar”, acrescentou com ironia.

Ele anunciou que os funcionários federais que cruzarem os braços terão o dia de trabalho descontado e reforçou que a linha de telefone criada para denunciar eventuais pressões de sindicalistas para participar de protestos tem recebido mil chamadas por dia; 3.000 desses casos já foram encaminhados à Justiça.

Leia Também: Com greve geral marcada na Argentina, Gol e Latam cancelam voos para o país no dia 24/1

Piloto impede cadeirante de embarcar por considerar uma ‘ameaça’

0

Um homem com deficiência foi impedido de embarcar em um voo da Porter Airlines no domingo, 22 de janeiro. Ken Harrower, que estava indo de Calgary para Toronto, no Canadá, foi abordado pelo piloto da companhia aérea, que questionou se as baterias de sua cadeira de rodas elétrica poderiam ser removidas. Harrower respondeu que não, e o piloto disse que ele era uma “ameaça perigosa”.

Depois de conversar com o piloto, Harrower foi informado de que seria reacomodado em outro voo da Porter na segunda-feira, 23 de janeiro. Ele acredita que a decisão de não o deixar embarcar foi tomada pelo piloto, de acordo com a CBS News.

“Acredito que todas as companhias aéreas precisam ter uma política clara sobre cadeiras elétricas e pessoas com deficiência e não deixar isso para o piloto”, disse Harrower. “Eu senti que estava sendo discriminado porque estou numa cadeira. A minha cadeira elétrica são as minhas pernas, é como eu me desloco. Não consigo ficar em pé, não consigo andar, então preciso dela.”

Em comunicado, a Porter Airlines afirmou que a situação foi um erro do piloto. “O piloto tomou a decisão de negar o embarque com base no seu conhecimento dos regulamentos relacionados com as baterias. Embora haja algumas circunstâncias em que as baterias precisam de ser totalmente removidas das cadeiras de rodas, isso não era necessário nesta situação”, disse a companhia aérea.

Neste caso, as baterias da cadeira de Harrower não precisavam ser totalmente removidas, apenas desconectadas. A tarefa deveria ter sido facilmente realizada pelos funcionários do aeroporto, garantiu a Porter.

A companhia aérea disse que está trabalhando com Harrower para resolver o incidente e que está tomando medidas para garantir que isso não aconteça novamente.

Leia Também: Talibãs dizem que dois passageiros de avião Falcon russo morreram

Cenário de destruição após ataque noturno russo em Carcóvia; as imagens

0

A cidade de Carcóvia, no leste da Ucrânia, foi alvo de novos ataques russos na noite de terça-feira, 23 de janeiro. Um míssil russo atingiu o centro da cidade pela terceira vez em pouco tempo, causando danos a prédios residenciais e uma escola.

As autoridades ucranianas relataram pelo menos 18 mortos e 60 feridos nos ataques. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que mais de 200 locais foram atingidos, incluindo 139 edifícios residenciais.

“Infelizmente, 18 pessoas morreram”, disse Zelensky em um discurso por vídeo. “Mais de 130 pessoas ficaram feridas, todas estão recebendo a ajuda necessária.”

A Procuradoria-Geral da Ucrânia informou que 19 pessoas foram mortas e 120 feridas, incluindo 15 mortos apenas na região de Carcóvia.

Os ataques a Carcóvia ocorrem em meio a uma escalada da violência na Ucrânia. Nas últimas semanas, as duas partes acusaram-se mutuamente de aumentar os ataques em áreas civis.

A ofensiva militar russa na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa na crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial.

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscou de financiar o esforço de guerra.

Leia Também: Milei enfrenta greve geral contra reformas ultraliberais na Argentina; entenda

Instituto de câncer de Harvard pede retração e correção de 37 artigos científicos

0

(FOLHAPRESS) – O Instituto Dana-Farber Cancer, afiliado à Escola de Medicina de Harvard e um dos centros oncológicos mais prestigiados do mundo, anunciou nesta segunda (22) que irá pedir a retratação de seis artigos científicos e a correção de outros 31 após denúncias de manipulação de dados e imagens.

A decisão faz parte de uma investigação ainda em curso que está revisando vários estudos, incluindo alguns de coautoria da CEO e presidente do instituto, Laurie Glimcher, do diretor de operações, William Hahn, e de pesquisadores renomados como Irene Ghobrial e Kenneth Anderson.

Os quatro são professores de Harvard, instituição que tem enfrentado uma série de alegações de má conduta. No início deste mês, Claudine Gay renunciou ao cargo de presidente da universidade sob acusações de plágio e após reações negativas a declarações suas sobre antissemitismo em uma audiência no congresso americano em dezembro.

Gay solicitou correções em alguns de seus escritos devido a problemas que a universidade descreveu como “citações inadequadas”.

No ano passado, a Harvard Business School colocou a professora Francesca Gino em licença administrativa após acusações de que seu trabalho continha dados falsificados.

Segundo Barrett Rollins, diretor-científico emérito e responsável pela integridade da pesquisa do instituto do câncer, alguns pedidos de retratações e correções já foram enviados aos periódicos científicos e outros estão sendo preparados.

“Estamos comprometidos com uma cultura de responsabilidade e integridade. Portanto, cada investigação é examinada integralmente para garantir a solidez da literatura científica”, disse em comunicado distribuído à imprensa norte-americana.

A investigação envolvendo o Dana-Farber Cancer ocorre depois que o biólogo molecular Sholto David publicou uma postagem no seu blog intitulada “Dana-Farberications na Universidade de Harvard”, alegando que pesquisadores do instituto do câncer manipularam imagens e dados.

Ele citou artigos publicados entre 1999 e 2017 que continham imagens esticadas, obscurecidas ou emendadas. Para David, essas imagens sugerem tentativas deliberadas de enganar os leitores.

O biólogo diz que usou uma combinação de software de análise de imagens de inteligência artificial e detecção manual para procurar erros nos artigos.

O uso de ferramentas de inteligência artificial tem possibilitado a descoberta de vários artigos com suspeitas de plágio e de imagens e resultados manipulados.

Recentemente, vieram a tona evidências de dados fabricados em vários artigos sobre a doença de Alzheimer. No ano passado, Marc Tessier-Lavigne renunciou ao cargo de presidente da Universidade de Stanford depois que se descobriu que alguns de seus artigos publicados continham resultados manipulados.

De acordo com Rollins, a instituição já estava analisando “potenciais erros de dados” em vários casos listados pelo blog antes mesmo da revelação por David, mas reforçou que os problemas descobertos não representam necessariamente má conduta.

“A presença de discrepâncias de imagem em um artigo não é evidência da intenção do autor de enganar”, disse Rollins no comunicado.

“Essa conclusão só pode ser tirada após um exame cuidadoso e baseado em fatos, que é parte integrante da nossa resposta. Nossa experiência é que os erros muitas vezes não são intencionais e não chegam ao nível de má conduta.”

Ele afirmou ainda que algumas alegações levantadas no blog contra os pesquisadores da Dana-Farber estão “erradas”, enquanto outras dizem respeito a dados gerados em laboratórios externos. No total, 16 manuscritos permanecem sob análise.

Leia Também: Putin tenta bloquear ataques de Israel contra o Irã na Síria

Hospital São Camilo se recusa a inserir DIU e alega questões religiosas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Durante conversa com a médica no Hospital São Camilo, em São Paulo, a comunicadora Leonor Macedo, 41, foi informada que o procedimento de inserção do DIU (dispositivo intrauterino) não poderia ser realizado ali devido aos valores religiosos da instituição.

“Fiquei em choque”, afirmou Macedo, que contou sobre o caso no X (antigo Twitter). Após o relato viralizar, a instituição respondeu à publicação que, de fato, por diretriz institucional o local não realiza procedimentos contraceptivos tanto em homens quanto em mulheres.

“Quando é assim, orientamos que a pessoa busque a rede referenciada do seu plano de saúde que tenha esse procedimento contemplado”, explicou o hospital na rede social.

Além da explicação pública, Macedo afirma que foi contatada pela instituição por telefone, que explicou que não se tratava de uma questão de gênero, uma vez que homens que procuram o hospital para vasectomia também não são atendidos.

Ela foi informada ainda que o hospital autorizaria a inserção do DIU apenas em casos graves de saúde, como endometriose.

Em nota à reportagem, o hospital reafirma que, por ser uma instituição “confessional católica tem como diretriz não realizar procedimentos contraceptivos, em homens ou mulheres. Tais procedimentos são realizados em casos que envolvam riscos à manutenção da vida”.

No documento, a instituição afirma que pacientes que procuram a Rede de Hospitais São Camilo e não apresentam riscos à saúde são orientados a buscar na rede referenciada do plano de saúde para encontrar hospitais que tenham esse procedimento contratualizado.

Após o relato na rede social, Macedo conta que teve dificuldade de tornar pública sua história, uma vez que recebeu críticas de pessoas que aprovaram a postura do hospital. “É uma hostilidade tremenda, o que torna difícil para que outras mulheres relatem ou denunciem o que passam nos consultórios”, diz ela.

O DIU é um pequeno dispositivo que, introduzido no útero, impede a fecundação ou a fixação do óvulo fecundado. Há dois tipos de DIUs no mercado, o de cobre e o hormonal. No primeiro caso, uma das desvantagens é a possibilidade de aumentar o fluxo menstrual. No segundo, é comum que cólicas e o fluxo diminuam.

Porém, nenhum dos dois tipos de dispositivos provocam a inibição da ovulação e é recomendado o acompanhamento semestral para averiguar se o DIU está no local correto.

A reportagem procurou o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e questionou se impedir a aplicação de procedimentos como a inserção do DIU é autorizado. As pastas, porém, não responderam até a publicação da reportagem.

Leonor Macedo foi informada que o procedimento de inserção do DIU não poderia ser realizado ali devi… 

Brasil bate recorde e registra 1.161 desastres naturais em 2023, segundo Cemaden

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil registrou 1.161 ocorrências de desastres naturais ao longo de 2023, segundo levantamento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). A média foi de três ocorrências por dia. O resultado é o maior desde que o órgão se tornou efetivamente operacional, em dezembro de 2011.

Ao longo dos 12 meses de 2023, o Cemaden contabilizou no país 716 desastres hidrológicos (61,6%), que são inundações, enxurradas e alagamentos, além de 445 geológicos (38,3%), como erosões, deslizamentos e afundamentos, o que representa um desastre natural por dia no ano passado.

Esses desastres naturais causaram a morte de 132 pessoas, deixou 9.263 feridos, 74.787 desabrigados, e 524.863 desalojados.

O ano passado foi a primeira vez que o país registrou mais de 1.000 ocorrências do tipo. Os anos com maiores ocorrências foram 2022 e 2020, quando ficaram entre 800 e 900.

Entre os municípios com maior número de ocorrências de desastres, Manaus ocupa a primeira colocação com 23 registros.

CIDADES COM MAIS REGISTROS DE DESASTRES NATURAIS EM 2023

Município – Estado – Ocorrências

Manaus – AM – 23
São Paulo – SP – 22
Petrópolis – RJ – 18
Brusque – SC – 14
Barra Mansa – RJ – 14
Salvador – BA – 11
Curitiba – PR – 10
Itaquaquecetuba – SP – 10
Ubatuba – SP – 9
Xanxerê – SC – 9

Ainda no ano passado, foram emitidos 3.425 alertas de desastres, sendo 1.612 geológicos (47%) e 1.813 hidrológicos (52,9%).

Entre os municípios com mais registros de alertas de desastres naturais, Petrópolis (RJ) lidera o ranking com 61 alertas.

CIDADES COM MAIS REGISTROS DE ALERTAS DE DESASTRES NATURAIS EM 2023

Município – Estado – Ocorrências

Petrópolis – RJ – 61
São Paulo – SP – 56
Manaus – AM – 49
Belo Horizonte – MG – 40
Rio de Janeiro – RJ – 35
Juiz de Fora – MG – 34
Angra dos Reis – RJ – 30
Recife – PE – 26
Teresópolis – RJ – 25
Nova Friburgo – RJ – 25

Em fevereiro de 2023, por exemplo, fortes chuvas, nos dias 18 e 19, atingiram a cidade de São Sebastião, no litoral norte, causando deslizamentos, em especial no bairro Barra do Sahy, e a morte de 65 pessoas. Todas moravam em áreas de risco. Dos mortos, 64 foram encontrados no Sahy e um em Ubatuba.

Em outra ocorrência, em 9 de dezembro, dois idosos morreram afogados em Angra dos Reis e outras 300 pessoas ficaram desabrigadas em razão das chuvas no estado e a prefeitura teve de decretar situação de emergência por conta da destruição causada pelas fortes chuvas.

O resultado é o maior desde que o órgão se tornou efetivamente operacional, em dezembro de 2011 

Israel perde 24 soldados em seu pior dia da guerra em Gaza

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Esta terça-feira (23) foi o pior dia para Israel em termos de baixas militares desde que o Estado judeu começou a atacar a Faixa de Gaza em retaliação ao mega-ataque terrorista do grupo palestino Hamas, que comanda a área desde 2007. Vinte e quatro soldados morreram em duas ações separadas.

As perdas aumentam a pressão sobre o governo do Binyamin Netanyahu para achar uma saída para o conflito iniciado há 109 dias. Reportagens sobre as dificuldades militares de Israel e negociações para um cessar-fogo se multiplicam, apesar das negativas do premiê.

Ele mantém o tom desafiador, dizendo no X que apesar de ter tido “um dos piores dias desde que a guerra estourou”, Israel “não parará de lutar até a vitória absoluta”. “Temos de tirar as lições necessárias e fazer tudo para preservar a vida de nossos guerreiros”, afirmou.

Na véspera, um grupo de parentes dos 132 reféns que Israel diz ainda estarem nas mãos do Hamas invadiu o Knesset (Parlamento) para exigir a libertação deles. As mortes dos soldados acentuam a percepção de crise, numa guerra que já é a mais mortífera para Israel em 50 anos.

Em 1973, 2.656 militares morreram na Guerra do Yom Kippur. Até esta terça, as perdas israelenses contabilizadas no atual conflito eram 545, sendo que 217 ocorreram depois que Israel iniciou sua inédita invasão terrestre de Gaza, no fim de outubro.

Os números são pálidos, em termos de fria contabilidade macabra, ante as mortes de palestinos -mas protestos contra elas são minoritários no Estado judeu após o massacre sem precedentes promovido pelo Hamas em 7 de outubro, que deixou cerca de 1.200 mortos.

Na segunda (22), o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, registrou 195 mortes, sem diferenciar civis de combatentes. Ao todo, ele conta 25.490 falecidos na guerra, uma média de 234 por dia, desde o início dos enfrentamentos.

Dos 24 soldados mortos, 21 caíram quando um prédio em que instalavam explosivos para demolição no sul da faixa foi atingido por uma granada propelida por foguete, famoso RPG na sigla inglesa e arma-símbolo do Hamas. Outros três morreram em uma ação paralela.

O sul tem concentrado alguns dos mais sangrentos combates na guerra desde a virtual obliteração do norte da faixa, onde o Hamas supostamente mantinha seus centros de comando e toda a estrutura de governo sobre o território.

As Forças de Defesa de Israel dizem ter completado o cerco ao centro urbano de Khan Yunis, principal cidade do sul que foi invadida em dezembro por Tel Aviv. O hospital Nasser, o maior ainda em funcionamento em toda a região, é um dos principais alvos das forças -Israel diz que há túneis e infraestrutura do Hamas sob o prédio, como de resto ocorreu em unidades semelhantes na cidade de Gaza e outros pontos ao norte.

A ação tem gerado protestos internacionais acentuados, com a ONU falando em massacre e a OMS (Organização Mundial da Saúde) condenando combates em áreas hospitalares. Israel aponta para a presença de terroristas imiscuídos nessa infraestrutura, o que é verdade, mas é fato igualmente que pacientes são expostos a riscos, o que é proibido pelas leis de guerra.

Além do drama humanitário e as dúvidas sobre o futuro de Gaza, que Israel promete controlar sem dizer o que fará com seus 2,3 milhões de habitantes em termos de status político, há preocupação generalizada com os riscos do espraiamento claro do conflito: de ataques diários do Hezbollah na fronteira norte às ações houthis no mar Vermelho, passando por bombardeios do Irã contra vizinhos.

A pressão vem também dos Estados Unidos, maiores aliados de Israel. Netanyahu causou desconforto na semana passada ao rebater o presidente Joe Biden, que tem mobilizado grandes recursos militares para dissuadir o Irã de escalar a ação de seus prepostos contra Tel Aviv.

Após Biden voltar a dizer que apenas uma solução em que um Estado palestino conviva com o judeu trará paz à região, Netanyahu reafirmou que considera isso impossível em termos de segurança para Israel.

Enquanto o drama se desenrola e Netanyahu diz seguir em frente, relatos acerca de um cessar-fogo se tornaram quase diários. O site americano Axios afirma que Israel ofereceu ao Hamas dois meses de pausa nos combates em troca da libertação de todos os reféns -houve uma pausa de uma semana no ano passado, na qual a maioria presumida dos civis foram soltos, restando militares com os terroristas.

O The Wall Street Journal, por sua vez, publicou reportagem afirmando que cinco Estados árabes, incluindo a crucial Arábia Saudita, ofereceram um acordo para estabelecer relações diplomáticas com Israel em troca da criação da Palestina. Hoje, ela é uma protonação governada pela Autoridade Nacional Palestina de forma precária na Cisjordânia, com Gaza nas mãos do Hamas.

Já a rede americana CNN disse que Netanyahu ofereceu exílio para toda a liderança do Hamas ainda em Gaza em troca da soltura dos reféns. Hoje, a chefia do grupo mora primordialmente no Qatar, mas transita pela Turquia, Rússia, Líbano e outros países. Até aqui, Tel Aviv negou condições para cessar-fogo.

“Não haverá cessar-fogo que deixe reféns em Gaza e o Hamas, no poder”, disse nesta terça o porta-voz do governo Eylon Levy.

Ucrânia só abate metade dos mísseis em novo ataque da Rússia

0

ISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As forças de Vladimir Putin voltaram a fazer um ataque maciço com mísseis contra Kiev e Kharkiv, primeira e segunda maiores cidades da Ucrânia, respectivamente, com eficácia superior à que vinha sendo registrada ao longo da guerra decorrente da invasão russa de fevereiro de 2022.

Ao menos 9 pessoas morreram, 8 delas em Kharkiv, devido à ação, ocorrida no começo da manhã desta terça (23), madrugada no Brasil. Havia cerca de 60 feridos.

Foi o maior ataque desde a virada do ano, quando os russos mudaram suas táticas e passaram a empregar ondas com mísseis diversos, visando a degradar progressivamente a capacidade das defesas aéreas dos ucranianos.

Desta vez, foram 41 mísseis lançados, com a Força Aérea local dizendo ter derrubado 21 deles -modelos de cruzeiro e balísticos. Curiosamente, não houve relato de ondas iniciais com drones, que saturam a capacidade de defesa por serem mais fáceis de abater, abrindo o caminho para os mísseis empregados.Isso pode sugerir uma perda ainda maior de capacidade de defesa por parte de Kiev. De outubro de 2022 a setembro de 2023, o país dizia derrubar mais de 80% dos mísseis e drones jogados contra si. A mudança tática russa veio no fim do ano passado, acompanhada pelo relato da destruição de ao menos uma bateria antiaérea americana Patriot, essencial para a proteção de Kiev.

Em Kharkiv, um gasoduto foi rompido e explodiu, e na capital, três distritos residenciais registraram incêndios. O Ministério da Defesa russo divulgou nota dizendo que apenas mirou alvos militares e industriais, e o Kremlin negou, como de praxe, que alveje civis.

Na mão contrária, os russos perderam na semana passada um avião-radar A-50, uma das peças mais caras de seu arsenal aéreo e de dificílima reposição -agora há apenas nove existentes, não se sabe quantos totalmente operacionais.

O A-50 foi abatido sobre o mar de Azov por um míssil ucraniano ainda não identificado, o que levou a especulações se Kiev teria tido coragem de expor uma de suas baterias Patriot a uma posição próxima da linha de frente no sul, única localização possível para que tivesse alcance para atingir a aeronave.

As capacidades antiaéreas de Kiev são uma das maiores preocupações do governo de Volodimir Zelenski. Com o inverno no hemisfério norte, as ações terrestres principais ficaram mais restritas, e os russos aproveitaram o estoque de mísseis amealhado ao longo de 2023 para abrir uma nova fase da guerra com ataques maciços.

A Ucrânia passa por dificuldades desde que fracassou em sua contraofensiva para isolar a Crimeia no ano passado. A oposição republicana no Congresso dos Estados Unidos segue bloqueando um pacote de ajuda militar de R$ 300 bilhões pedido pelo presidente Joe Biden, cortesia da campanha eleitoral pela Casa Branca. E a União Europeia não se acerta sobre auxílio semelhante, por ora vetado pela russófila Hungria.

Governo lança campanha de 20 anos de comemoração da visibilidade trans

0

A campanha sobre os 20 anos de comemoração da visibilidade trans foi lançada, nessa segunda-feira (22), pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A data será celebrada no próximo dia 29 de janeiro.    

Com o mote orgulho, existência, conscientização e resistência, serão desenvolvidas uma série de atividades, tanto presenciais, como de forma on-line para dar visibilidade à causa da população trans. Entre os eventos previstos estão uma sessão solene na Câmara dos Deputados e um evento no auditório do ministério dos Direitos Humanos. 

A secretária dos direitos das pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, falou sobre as origens da data. 

O ministério também está publicando nas suas redes sociais materiais explicativos sobre a população trans. Um deles fala sobre Xica Manicongo, a primeira trans registrada no Brasil no século XVI. Em 1591, foi condenada por sodomia e obrigada a usar roupas masculinas. Outros materiais sobre o processo transexualizador e quais são as principais violências sofridas por essa população também serão divulgados. 

Apesar da luta pela visibilidade ter ganhado espaço, o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo. Em 2022 foram 131 assassinatos e 20 suicídios. Os dados são da ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Ainda de acordo com a associação, a expectativa de vida dessa população é em média de 35 anos. 

A campanha será lançada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania 

MPF pede à Justiça que Enel indenize clientes por vazamento de dados

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O MPF (Ministério Público Federal) pediu à Justiça que condene a Enel a indenizar clientes pelo vazamento de dados pessoais, que teria ocorrido em 2020.

O pedido é para que a concessionária de energia elétrica pague uma indenização de R$ 30 mil a cada um dos mais de 4 milhões de clientes afetados. Caso a Justiça acate, os ressarcimentos serão feitos apenas após a conclusão das decisões judiciais, explica o MPF.

O MPF também solicita que a empresa faça um esclarecimento público sobre o caso. Isso incluiria a comunicação do vazamento a todas as pessoas afetadas individualmente e a disponibilização dos detalhes sobre o que aconteceu no site da companhia.

A Enel admitiu em 2020 estar ciente da exposição pública de dados que ocorreu. Na época, a empresa explicou que cerca de 4% da base de clientes, todos do município de Osasco, poderiam ter sido prejudicados. De acordo com o MPF, essa informação foi publicada no site da empresa e depois apagado.

O órgão demanda que a Enel adote medidas mais severas de segurança digital. Além disso, que crie um canal pelo qual os consumidores possam consultar em um banco de dados a situação de suas informações pessoais, que incluem nome, documentação, data de nascimento, endereço, números de telefone, dados bancários e instalação elétrica.

Segundo o MPF, a Enel não tomou providências para remover os dados vazados da internet. ”Além de agir sem transparência e deixar os clientes desassistidos, a empresa vem descumprindo seu dever de fiscalizar, identificar e solucionar eventuais falhas de segurança.”

A Enel São Paulo informou ao UOL que não foi notificada da ação.

O pedido é para que a concessionária de energia elétrica pague uma indenização de R$ 30 mil a cada u… 

Mãe é condenada a 37 anos de prisão por deixar bebê morrer de fome

0

Uma mulher de Arizona, nos Estados Unidos, foi condenada a 37 anos de prisão pela morte da sua filha em 2013 por desnutrição e negligência médica.

Os promotores de justiça do condado de Maricopa reveleram, esta terça-feira, citados pela Associated Press, que Denise Janelle Snow-Ingram, de 48 anos, foi condenada em novembro do ano passado por uma acusação de assassinato em segundo grau e abuso infantil.

As evidências apresentadas no julgamento mostraram que a menina de 16 meses pesava menos de quatro quilos no momento da sua morte, em julho de 2013.

Segundo os promotores, o bebê foi alimentado apenas com aveia, suco de maçã diluído e algumas frutas, mas não recebeu nenhuma fonte de proteína ou cálcio após a interrupção da amamentação. A criança também sofria de raquitismo, uma doença causada pela falta de vitamina D.

A menina acabou morrendo num hospital depois de os serviços de emergência terem sido chamados à casa dos pais após relatos de que a criança não respirava.

Na época, os pais revelaram à polícia que nunca a levaram ao médico por causa das suas crenças religiosas.

Snow-Ingram “permitiu que a sua filha definhasse fisicamente por causa de sua negligência e maus-tratos”, afirmou a procuradora do condado de Maricopa, Rachel Mitchell. “Esta era uma criança que não tinha qualquer probabilidade de sobreviver nas mãos dos próprios pais”, acrescentou.

A mulher foi condenada a penas de prisão de 20 e 17 anos, a ser cumpridas consecutivamente.

As autoridades revelaram ainda que Ernest Ingram, o pai da menina, foi condenado a uma pena de prisão em 2022 por homicídio negligente e abuso infantil.

Leia Também: Menino que superou Einstein em teste de QI diz que foi “muito fácil”

Posto de combustíveis no Centro de Campos é interditado por irregularidades

0
Foto: Divulgação

Em uma ação coordenada entre o Procon-RJ e a Agência Nacional de Petróleo (ANP), um posto de combustíveis no Centro de Campos foi interditado nesta terça-feira (23). A medida foi tomada após constatação de irregularidades nos extintores de incêndio durante a operação realizada para verificar a qualidade do etanol e da gasolina nos postos, além da documentação que autoriza o funcionamento do estabelecimento.

O posto permanecerá interditado até que as questões identificadas sejam devidamente resolvidas. A operação teve início na segunda-feira (22) e seguirá até quarta-feira (24), sem um balanço geral das ações divulgado até o momento.

Outros postos na região Central e Baixada Campista também passaram por fiscalização no âmbito dessa operação conjunta.