Home Blog Page 2704

Briga por preço de passagem pode ter causado naufrágio que deixou 8 mortos

0

O Corpo de Bombeiros da Bahia localizou na manhã desta terça-feira, 23, os corpos de uma menina de 7 anos e de um homem de 42 anos que estavam desaparecidos desde domingo, 21, quando ocorreu o naufrágio de um barco na Baía de Todos os Santos. O total de mortos no acidente chegou a oito.

Segundo os bombeiros, o corpo da criança foi localizado próximo à Ilha de Maria Guarda. Posteriormente, por volta das 6h30, a equipe de busca localizou o outro corpo na mesma região. Ambos foram deixados sob os cuidados do Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia (DPT).

Até a noite de ontem, as buscas ainda continuavam no local, ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, embora em menor intensidade, pois não havia informação oficial de mais pessoas desaparecidas. “Estamos aguardo se alguma família reclama outro desaparecido, por isso permanecemos na região”, informou.

Conforme a Marinha, foi instaurado Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido. Ainda não há informações precisas, mas sobreviventes informaram, extraoficialmente, que ocorreu uma briga no meio do trajeto entre Ilha Maria da Guarda e Madre de Deus, de cerca de 1,5 km. Passageiros teriam se desentendido por conta do preço da travessia, de R$10 por pessoa.

Briga

O Capitão dos Portos, Wellington Gagno, diz que o barco estava com lotação acima do permitido, que seria de 11 pessoas; ao menos 15 estavam nele. “Os inquéritos ainda vão apurar, mas uma briga pode ter levado as pessoas para um mesmo lado da embarcação. A movimentação desestabilizou o barco.”

Vítimas

No naufrágio, morreram Alicy Maria, de 6 anos; Vanderson Queiroz, de 42 anos; Rosimeire Maria Souza Santana, de 59 anos; Flaviane Jesus dos Santos, de 29 anos; Ryan Kevellyn de Souza Santos, de 22 anos; Caroline Barbosa de Souza, de 17 anos; Jonathan Miguel de Jesus Santos, de 7 anos; e Hayala dos Santos Conselho, de 33 anos. Outros cinco passageiros do barco, cujo no me era Gostosão FF, foram resgatados com vida e receberam atendimento médico.

Depois do horário

O barco tinha autorização para trafegar somente até as 19h30, mas o acidente aconteceu às 22h, pouco depois de o saveiro ter deixado a Ilha de Maria Guarda, onde acontecia uma festa de verão.

Filha e neto de condutor estão entre as vítimas

A Polícia Civil da Bahia identificou o condutor do barco que naufragou no domingo como sendo Fábio Freitas. Ele teria fugido do local depois do acidente. Entre os oito passageiros mortos no naufrágio estavam a filha de Fábio, Flaviane Jesus dos Santos, de 29 anos, e o neto, Jonathan Miguel de Jesus Santos, de 7.

O condutor tinha depoimento marcado para ontem. A reportagem não localizou os responsáveis por sua defesa para comentários sobre o caso nem conseguiu confirmar se o condutor do barco se apresentou.

Ao Estadão, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Adson Marchesini disse na segunda-feira, 22, que esse tipo de barco que naufragou é classificado na categoria esporte e recreio, podendo ser utilizado apenas para recreação.

“Ele não poderia transportar passageiros de forma comercial, como estava fazendo”, afirmou o oficial.

As buscas por vítimas envolveram 30 bombeiros, incluindo mergulhadores, além de 39 militares da Marinha. Uma moto aquática foi deslocadas para auxiliar as buscas.

Leia Também: Hospital São Camilo se recusa a inserir DIU e alega questões religiosas

O total de mortos no acidente chegou a oito 

Defesa Civil de Macaé monitora efeitos da frente fria

0
Foto: Reprodução Prefeitura de Macaé

A Defesa Civil de Macaé está monitorando o volume acumulado de chuva trazida por uma frente fria que permanece sobre a cidade. A previsão de chuvas intensas segue para esta quarta-feira (24) e a população deve estar atenta para adoção de cuidados preventivos.

“Nas últimas 24h registramos um acumulado de 38 mm de chuva na estação em Glicério, na região serrana. Nosso trabalho segue de monitoramento a áreas mais sensíveis e de orientação”, destacou o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para quarta-feira é de chuva de até 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 Km/h).

Recentemente, medidas de prevenção aos impactos gerados pelas chuvas de verão foram traçadas pelo governo, além do trabalho que segue na cidade das obras de macrodrenagem que seguem em novo trecho do Canal Fábio Franco, além da instalação de duas novas bombas na Central de Operações da Rua Télio Barreto, que ampliará a capacidade de vazão das águas de chuva para 22 mil litros por segundo.

A Defesa Civil atua 24h. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone 199 ou por mensagem via WhatsApp: (22) 99103-4275.

Fonte: Ascom Macaé

Fiscalização ambiental mira imóveis de Macaé com irregularidades na coleta de esgoto

0
Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé

Fiscais da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, no Norte Fluminense, iniciaram, nesta terça-feira (23), uma ação para verificar irregularidades na coleta de esgoto de imóveis no Parque Valentina Miranda.

Um relatório da concessionária BRK, que atuou nas obras de implantação do sistema de coleta de esgoto, mostra que a maior parte da casas do bairro ainda não está interligada à rede.

Por meio da ação, os proprietários são notificados, ganhando prazo de 30 dias para a adequação.

“A ação de fiscalização ambiental nas residências e comércios é para notificar aqueles que ainda não se ligaram na rede, que está pronta. Recebemos um relatório da BRK informando que 75% do bairro não fez esta interligação”, explicou a secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales.

Quem não cumprir a determinação dentro do prazo estipulado está sujeito a receber uma multa, conforme especifica o Código Municipal de Meio Ambiente, Lei Complementar 027/01.

O gerente de operações da BRK, Renato Miranda, salientou que o papel da concessionária é apoiar a Secretaria de Ambiente, incentivando e conscientizando a população.

“Nos bairros Valentina Miranda e Imbetiba implantamos 15 Km de rede coletora de esgoto, cinco estações de bombeamento e 1600 ligações. Já foi feita uma reunião com a Associação de Moradores para conscientizar e explicar sobre a importância da ligação de esgoto”, detalhou.

Impacto na Praia de Imbetiba

A falta da ligação na rede de coleta de esgoto impacta na Praia de Imbetiba, foi o que análises da água detectaram.

“Realizamos coletas de águas na praia para fazer as análises de balneabilidade. De posse dessas análises a gente consegue saber quais são os locais mais sensíveis, que estão sofrendo contaminação do esgotamento sanitário, para que a prefeitura e a BRK possam atuar de maneira mais incisiva nesses pontos”, salientou a chefe de fiscalização e monitoramento do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Laila Bekai.

Fonte: g1

Foragido da justiça é preso com droga e dinheiro em SFI

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (23) um homem foragido da justiça foi preso com droga e dinheiro em Bom Jardim, em São Francisco de Itabapoana.

Durante incursão na localidade, local já conhecido pela venda de material entorpecente, os agentes tiveram a atenção voltada para um homem que ao avistar a guarnição, tentou empreender fuga, entrando em uma plantação de mandioca. O mesmo foi alcançado e durante a revista pessoal, a equipe encontrou 2 pinos de cocaína e R$ 8.

Após consulta no sistema, foi verificado um mandado de prisão em aberto contra o mesmo. Diante dos fatos, todo o material foi apreendido e o homem foi encaminhado para a 147ª Delegacia de Polícia de SFI, onde permaneceu preso à disposição da justiça.

Mulher é presa por receptação após tentar vender equipamentos fotográficos roubados na internet

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Nesta terça-feira (23) uma mulher foi presa com câmera fotográfica e outros materiais que tinham sido roubados de um fotógrafo. A mesma colocou à venda os equipamentos roubados. O caso ocorreu na Praça São Salvador, no Centro de Campos.

A intervenção teve início após a vítima, que teve seu material de trabalho roubado em 22/12/2023, identificar os itens à venda no Marketplace da rede social Facebook. As equipes policiais, acionadas pela vítima, conduziram uma ação de inteligência e vigilância, resultando na localização e detenção da acusada no referido local.

Ao realizar a prisão, a equipe policial encontrou a suspeita em posse de uma câmera fotográfica Canon, uma lente da marca Yongnuo, outra lente Canon, um flash, dois carregadores de bateria Canon, quatro baterias Canon e uma mochila preta. Diante dos fatos, as equipes encaminharam a acusada à 134ª Delegacia de Polícia do Centro para apresentação do ocorrido.

Na delegacia, a acusada foi autuada conforme o Artigo 180, parágrafo I c/c II, permanecendo sob custódia à disposição da justiça.

Espanhol bate recorde ao comer 237 croquetes em menos de três horas

0

O restaurante “Solo de Croquetas”, que fica em Madrid, na Espanha, realizou mais uma edição do seu concurso para premiar quem consegue comer mais croquetes em um tempo mínimo.

O recorde anterior, estabelecido em 1936, era de 236 croquetes, e pertencia a Patxi Bollo.

O novo detentor da coroa é Valentín Carrasco, de 30 anos, que conseguiu ingerir 237 croquetes, de 25 gramas cada, em 2 horas e 55 minutos. O prêmio foi de mil euros (cerca de 5.500 reais).

Valentín Carrasco se destacou no concurso, com o segundo lugar ocupado pelo madrileno Adrián Ortega, que comeu 182 croquetes. O terceiro lugar foi para um homem de 26 anos que comeu 130 croquetes.

Leia Também: Voo é cancelado após pais exigirem que filho viajasse na primeira classe

Mulher termina curso quase 60 anos após deixar universidade; veja

0

Uma mulher conseguiu se formar quase 60 anos depois de abandonar o curso de Ciências Animais na Universidade de Liverpool, no Reino Unido.

Angela Davidson interrompeu os estudos depois de engravidar do primeiro filho, fruto do relacionamento com o namorado que conheceu na universidade. “Hoje, nossa turma de Ciências Animais tem cerca de 200 pessoas, sendo que aproximadamente 80% delas são mulheres. Em 1960, esse número era apenas seis, e uma dessas estudantes, Angela Davidson, ainda aguardava seu diploma. Hoje ela o receberá”, declarou um membro da universidade durante a cerimônia de formatura.

Segundo o Zenger News, Angela estava rodeada pelos filhos e netos durante a cerimônia. “Foi uma manhã maravilhosa. Esperei anos por isso. O início da década de 1960 foi uma época muito diferente para as mulheres e isso é reconhecido hoje, senti uma atmosfera muito calorosa”, disse Angela Davidson.

A mulher e o agora marido se conheceram na faculdade e Angela acabou engravidando no quarto ano de graduação. Após “uma vida familiar feliz e uma vida profissional de muito sucesso”, Angela conseguiu terminar o curso.

Leia Também: Mulher sem-abrigo dá à luz na rua e arrasta bebê pelo cordão umbilical

Voo é cancelado após pais exigirem que filho viajasse na primeira classe

0

Um voo da China Airlines que fazia a ligação de Chengdu para Pequim foi cancelado no passado mês de dezembro após um casal ter exigido que o filho fosse transferido gratuitamente para a primeira classe.

A confusão começou quando uma criança, que viajava sem acompanhamento, começou a chorar no banco ao lado de um passageiro. Os pais da criança estavam dentro do avião, mas tinham comprado um bilhete para o filho na classe econômica, enquanto eles viajavam na primeira classe.

Depois de o pai perceber que o filho estava chorando, confrontou a tripulação e exigiu que a criança fosse transferida para a primeira classe sem nenhum custo adicional. O homem argumentou que, como já tinha pago dois bilhetes na primeira classe, deveria ter direito a um terceiro gratuito.

A tripulação tentou intervir, mas o passageiro acabou ficando cada vez mais irritado. Após três horas de discussão, o pai da criança foi retirado do avião escoltado pela polícia.

O voo foi então cancelado, o que obrigou cerca de 300 passageiros a remarcar a viagem.

Leia Também: Polícia resgata criança presa em lago congelado nos EUA; veja

Confira o que se sabe até agora sobre a vacina contra a dengue no SUS

0

Há pouco mais de um mês, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). Antes disso, o imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório japonês Takeda, passou pelo crivo da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias (Conitec) no SUS, que recomendou a incorporação priorizando regiões do país com maior incidência e transmissão do vírus, além de faixas etárias de maior risco de agravamento da doença. 

A partir do parecer favorável da Conitec, o ministério reforçou que a vacina não seria utilizada em larga escala em um primeiro momento, já que o laboratório informou ter capacidade restrita de fornecimento de doses. A vacinação contra a dengue na rede pública, portanto, será focada em públicos específicos e em regiões consideradas prioritárias. “Até o início do ano, faremos a definição dos públicos-alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, disse a ministra Nísia Trindade à época. 

O próximo passo seria um trabalho conjunto entre o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), programado para as primeiras semanas de janeiro, com o intuito de definir a melhor estratégia de utilização do quantitativo disponível da vacina. Segundo o laboratório Takeda, a previsão é que sejam entregues 5.082 milhões de doses entre fevereiro e novembro de 2024, sendo que o esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. 

A avaliação de especialistas da CTAI é que o ministério deve seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e priorizar a vacinação contra a dengue na faixa etária entre 6 e 16 anos, conforme preconizou o Grupo Consultivo Estratégico de Peritos (SAGE, na sigla em inglês). A pasta, entretanto, informou que definiria, em conjunto com estados e municípios, qual a idade a ser priorizada dentro dessa janela, diante do quantitativo reduzido de doses. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a Qdenga é uma vacina tetravalente que protege, portanto, contra os quatro sorotipos do vírus da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Feita com vírus vivo atenuado, ela interage com o sistema imunológico no intuito de gerar resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural. O imunizante deve ser administrado em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas, independentemente de o paciente ter tido ou não dengue previamente. 

Quem já teve dengue, portanto, deve tomar a dose. Segundo a SBim, a recomendação, nesses casos, é especialmente indicada por conta da melhor resposta imune à vacina e também por ser uma população classificada como de maior risco para dengue grave. Para quem apresentou a infecção recentemente, a orientação é aguardar seis meses para receber o imunizante. Já quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas. 

Conforme especificado na bula, o imunizante é indicado para pessoas de 4 a 60 anos. Como toda vacina de vírus vivo, a Qdenga é contraindicada para gestantes e mulheres que estão amamentando, além de pessoas com imunodeficiências primárias ou adquiridas e indivíduos que tiveram reação de hipersensibilidade à dose anterior. Mulheres em idade fértil e que pretendem engravidar devem ser orientadas a usar métodos contraceptivos por um período de 30 dias após a vacinação. 

Ainda de acordo com a SBim, a vacina demonstrou ser eficaz contra o DENV-1 em 69,8% dos casos; contra o DENV-2 em 95,1%; e contra o DENV-3 em 48,9%. Já a eficácia contra o DENV-4 não pôde ser avaliada à época devido ao número insuficiente de casos de dengue causados por esse sorotipo durante o estudo. Também houve eficácia contra hospitalizações por dengue confirmada laboratorialmente, com proteção geral de 84,1%, com estimativas semelhantes entre soropositivos (85,9%) e soronegativos (79,3%). 

A SBim destaca que a Qdenga é exclusiva para a proteção contra a dengue e não protege contra outros tipos de arboviroses, como zika, chikungunya e febre amarela. Vale lembrar que, para a febre amarela, no Brasil, estão disponíveis duas vacinas: uma produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), utilizada pela rede pública, e outra produzida pela Sanofi Pasteur, utilizada pelos serviços privados de imunização e, eventualmente, pela rede pública. As duas têm perfis de segurança e eficácia semelhantes, estimados em mais de 95% para maiores de 2 anos. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da Qdenga em março de 2023. A concessão permite a comercialização do produto no país, desde que mantidas as condições aprovadas. O imunizante, contudo, segue sujeito ao monitoramento de eventos adversos, por meio de ações de farmacovigilância sob responsabilidade da própria empresa fabricante. 

A Qdenga é a primeira vacina contra a dengue aprovada no Brasil para um público mais amplo, já que o imunizante aprovado anteriormente, Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi- Pasteur, só pode ser utilizado por quem já teve dengue. A Dengvaxia não foi incorporada ao SUS e é contraindicada para indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus da dengue em razão de maior risco de desenvolver quadros graves da doença.

Leia Também: Vacinação da dengue prioriza regiões com alta transmissão da doença

A avaliação de especialistas da CTAI é que o ministério deve seguir a recomendação da Organização Mu… 

Avião é atacado por enxame de abelhas e atrasa desembarque em Natal

0

SÃO PAULO, DF (FOLHAPRESS) – Após pousar no Aeroporto Governador Aluízio Alves, em Natal (RN), nesta terça-feira (23), um avião vindo de Fernando de Noronha (PE) foi cercado por um enxame de abelhas.

Os passageiros demoraram mais de uma hora para conseguir desembarcar da aeronave. A Inframerica, empresa que administra o aeroporto, acionou bombeiros civis para conter os insetos.

Após a retirada do enxame, os passageiros conseguiram desembarcar em segurança na capital do Rio Grande do Norte.

Leia Também: Mulher sem-abrigo dá à luz na rua e arrasta bebê pelo cordão umbilical

Os passageiros demoraram mais de uma hora para conseguir desembarcar da aeronave 

Obras do Asfalto Novo canceladas nesta quarta devido às condições climáticas

0
Foto: Divulgação Ascom

Devido às condições climáticas, as obras do Programa Asfalto Novo foram canceladas nesta quarta-feira (24). A aplicação de massa asfáltica que estava programada para ser realizada na Avenida José Alves de Azevedo, sentido 28 de Março, no trecho entre as ruas Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa) e Doutor Siqueira, foi transferida para esta quinta-feira (25).

As vias que estavam previstas para interdição ficarão liberadas durante todo o dia. Durante as obras, o trânsito é orientado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

As intervenções fazem parte do Programa Asfalto Novo, parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, que visa à recuperação asfáltica de 130 ruas e avenidas da cidade. De acordo com a Prefeitura de Campos, do total de ruas contempladas pelo programa, 91 já tiveram asfalto recuperado, o que representa cerca de 70% do total de vias. Ainda restam 39 ruas a serem fresadas e pavimentadas.

Fonte: Ascom

Queda de ponte deixa moradores do Mocotó do Imbé isolados

0
Foto: Divulgação

A comunidade de Mocotó do Imbé, situada no interior de Campos, enfrenta um isolamento desde a última terça-feira (23) devido à queda da ponte sobre o riacho do Sabiá, vital para a conexão com outras regiões.

O desastre ocorreu quando um caminhão cruzava a ponte, resultando no completo desmoronamento da estrutura. Este é o segundo incidente nos últimos dias, sendo que, na primeira vez, os moradores, realizaram um reparo emergencial para evitar o isolamento total. A intenção era permitir apenas a passagem de veículos leves sobre a ponte.

Os moradores reclamam de estarem abandonados pelo poder público, visto que até o momento, ninguém foi lá avaliar a situação que eles se encontram. Até o momento, a prefeitura não se manifestou sobre o ocorrido.

Trump consegue 2ª vitória seguida e leva New Hampshire, projeta imprensa

0

(FOLHAPRESS) – Confirmando expectativas e frustrando esperanças, Donald Trump é o vencedor da primária de New Hampshire, realizada nesta terça (23), segundo projeção da Associated Press e do New York Times.

Resta saber agora a margem de vitória -se Trump repetir a lavada de Iowa, o feito será visto como o fim da candidatura de Haley e a confirmação da nomeação do empresário. Por outro lado, se a distância for pequena, a candidatura ter alguma sobrevida.

Com um eleitorado mais moderado e possibilidade de participação de independentes na votação, o estado da Costa Leste dos Estados Unidos era a principal esperança para a campanha de Nikki Haley, a última adversária do ex-presidente que restou na corrida republicana.

A ex-embaixadora dos EUA na ONU assumiu o lugar de Ron DeSantis no fim do ano passado como a principal aposta da ala do partido resistente a Trump, angariando apoios importantes de críticos ao ex-presidente e doadores de campanha, como os irmãos Koch.

Sua derrota nesta terça (23) reforça o fracasso desse empenho ante o engajamento incansável da base trumpista. Nos últimos dias, mesmo outros pré-candidatos que tentaram se vender como opções ao ex-presidente, como o senador Tim Scott e o próprio DeSantis, declararam apoio a ele.

A aposta em Haley ganhou algum fôlego com seu crescimento nas pesquisas de intenção de voto em New Hampshire, principalmente após a desistência de Chris Christie, o crítico mais vocal de Trump na corrida, no início do mês. O ex-governador de Nova Jersey vinha fazendo campanha praticamente só nesse estado.

A ascensão de Haley, porém, tornou-a alvo preferencial da campanha de Trump. O empresário passou a se referir jocosamente a ela, filha de imigrantes da Índia, como Nikki “Nimrada” Haley (seu nome indiano correto é Nimarata).

Imigração foi, justamente, um dos temas escolhidos para atacá-la. Na última semana, a campanha do ex-presidente afirmou, por exemplo, que Haley quer uma “imigração ilimitada” e destacou uma frase de uma entrevista dada por ela em 2022 na qual ela afirmou que “imigrantes legais hoje em dia são mais patriotas do que a maioria dos americanos”.

Outra frente foi a questão da Previdência. Defensora de reformas, como a elevação da idade para aposentadoria, Haley foi acusada de querer acabar com benefícios sociais, inclusive o Medicare, de assistência médica.

A republicana, por sua vez, revidou questionando a aptidão física e mental de Trump, considerando seus 77 anos de idade –a mesma estratégia empregada pelo Partido Republicano contra o democrata Joe Biden, 81.

“Não estou dizendo nada depreciativo, mas quando se lida com as pressões da Presidência, não podemos ter alguém que questionamos se está mentalmente apto a ocupar esse posto”, afirmou em um comício no sábado (20). Dias antes, ela já havia falado que “a maioria dos americanos acha que ter duas pessoas de 80 anos de idade concorrendo pela Presidência não é o que eles querem”.

Trump, de fato, tem cometido confusões. A mais recente foi confundir Haley com a ex-presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, durante um discurso no fim de semana. A ex-governadora da Carolina do Sul aproveitou o erro para relembrar as diversas vezes em que o empresário afirmou que concorreu contra seu antecessor na Casa Branca, Barack Obama (2009-2017), algo que nunca aconteceu -Trump venceu Hillary Clinton em 2016 e perdeu de Biden em 2020.

Em resposta, ele disse que nunca se sentiu tão bem, inclusive “cognitivamente”.

Na campanha, Haley buscou se vender como uma alternativa conservadora, mas mais moderada e menos caótica do que o empresário, além de mais próxima da ala tradicional do partido. Mas, após a vitória acachapante de Trump em Iowa na semana passada, os ânimos esfriaram, e a distância dela para o líder na corrida voltou a crescer.

A próxima primária em que os dois se enfrentam é justamente a Carolina do Sul, terra natal de Haley, governada por ela de 2011 a 2017. Apesar disso, pesquisas apontam o ex-presidente com 60% das intenções de voto no estado. Assim, a decepção em New Hampshire nesta terça pode ser o prenúncio de uma derrota constrangedora para Haley em seu quintal.

Questionada por jornalistas, ela afirma que, independentemente do resultado em New Hampshire, pretende se manter na corrida pelo menos até a Super Terça, em 5 de março. No entanto, a derrota desta terça coloca ainda mais pressão para que ela desista.

Trump já havia conseguido 20 delegados em Iowa e Haley, 7. Em New Hampshire, estão em jogo 22, distribuídos proporcionalmente entre aqueles que pontuam 10% ou mais nas urnas.

Assim, a vitória de Trump torna praticamente impossível uma reviravolta nas próximas primárias, onde o eleitorado conservador -e mais alinhado ao empresário- tem maior peso.

O próximo estado com um perfil um pouco mais próximo de New Hampshire a votar é Michigan, que permite a participação de independentes. Mesmo lá, Haley tem 16% das intenções de voto, ante 64% de Trump.

Leia Também: Agricultores em protesto na França jogam estrume em frente a edifício

Homem de 48 anos morre em grave acidente em SJB

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na noite desta terça-feira (22) uma colisão envolvendo duas motocicletas resultou na morte de um homem e deixou um outro ferido. O acidente ocorreu na curva de Grussaí, distrito de São João da Barra.

Após a colisão das motocicletas, as vítimas ficaram caídas ao solo, logo em seguida um carro passou e atropelou o homem identificado como Fábio Maia, de 48 anos que não resistiu e morreu na hora.

O trânsito ficou lento na rodovia e as equipes do Corpo de Bombeiros, Resgate, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal estiveram no local. O homem ferido foi encaminhado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos.

O corpo de Fábio foi removido ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia e será liberado para sepultamento. O acidente foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Homem morre após arma cair no chão e disparo atingir a cabeça dele em SC

0

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – Um homem, de 36 anos, morreu após uma espingarda disparar enquanto ele trabalhava em uma propriedade rural. O caso ocorreu na segunda-feira (22), no interior do município de Catanduvas (SC).

Ivan Maziero foi atingido por disparo acidental de espingarda. O homem colocou a arma, que estava sob sua posse, em cima de um trator enquanto desempenhava os serviços na propriedade.

A arma caiu e, com o impacto da queda, disparou. O tiro atingiu Ivan, que estava em pé ao lado da máquina agrícola. Ele morreu na hora.

Câmera instalada nas proximidades registrou o acidente integralmente. Segundo a polícia, o registro, que não foi divulgado, fez com que as autoridades “não tivessem qualquer dúvida sobre as circunstâncias do ocorrido”.

Diligências estão sendo realizadas. As ações visam encontrar o proprietário da arma, com possível eventual responsabilização por algum crime previsto no Estatuto do Desarmamento.

Velório e sepultamento de Ivan ocorreram na tarde desta terça-feira (23). A cerimônia fúnebre foi na Capela Mortuária de Catanduvas e o sepultamento foi realizado no Cemitério Municipal de Catanduvas.

Nas redes sociais, parentes e amigos de Ivan publicaram mensagens de luto. Lurdes Avila, que diz ser tia de Ivan, escreveu: “Coração partido! Perdemos hoje no dia de seu aniversário numa morte absurda, meu sobrinho e meu afilhado! Coração em pedaços. Tamanha dor não tem!”

Ivan deixa uma filha de quatro anos e a esposa. “Meu marido deixou este mundo, mas não o meu coração. Meu luto será eterno”, diz a imagem compartilhada pela esposa de Ivan nas redes sociais.

Leia Também: Instituto de câncer de Harvard pede retração e correção de 37 artigos científicos

O caso ocorreu na segunda-feira (22), no interior do município de Catanduvas (SC) 

Moscou acusa Kiev de ter abatido avião com prisioneiros ucranianos

0

O presidente da câmara baixa do parlamento russo (Duma) acusou hoje a Ucrânia de ter abatido um avião IL-76 que transportava 65 prisioneiros ucranianos.

“Mataram os seus próprios soldados no ar, as mães e filhos estavam à espera deles”, declarou Vyacheslav Volodin  em Moscou, citado pela agência francesa AFP.

O Governo russo disse que um avião de transporte militar IL-76 com 74 pessoas a bordo, incluindo 65 ucranianos para uma troca de prisioneiros, se caiu hoje na região de Bolgorod, perto da fronteira ucraniana.

“Abateram os nossos pilotos que estavam numa missão humanitária (…) com mísseis americanos e alemães”, acusou Volodin perante os deputados russos.

Volodin anunciou que a Duma irá preparar um apelo ao Congresso dos Estados Unidos e ao Parlamento Federal da Alemanha para que se descubra que mísseis poderão ter causado a queda do avião.

O chefe da Duma disse que a iniciativa se destina a que os congressistas norte-americanos e os deputados alemães “possam finalmente ver quem estão financiando e quem estão ajudando”.

“É o regime nazi. (…) Eles têm de assumir a sua responsabilidade e os deputados têm de os acusar”, afirmou Volodin, citado pela agência oficial russa TASS.

As autoridades russas ainda não disseram se há sobreviventes do acidente.

O acidente ocorreu cerca das 11:00 de Moscou (05:00 no horário de Brasília)

“A bordo encontravam-se 65 prisioneiros do exército ucraniano transportados para a região de Belgorod para uma troca, seis membros da tripulação e três acompanhantes”, disse o Ministério da Defesa russo num comunicado citado pela TASS.

Leia Também: Cenário de destruição após ataque noturno russo em Carcóvia; as imagens

Agricultores em protesto na França jogam estrume em frente a edifício

0

Agricultores de todo o país francês estão realizando protestos contra a deterioração das condições no setor agrícola. Eles têm realizado várias iniciativas para mostrar seu descontentamento, inclusive jogando estrume perto do edifício administrativo da cidade de Agen.

Os protestos dos agricultores também têm chamado a atenção pelas piores razões. Em um incidente, um agricultor atropelou e matou uma mulher perto da cidade de Pamiers, nos Pirenéus.

Os agricultores estão protestando contra o que dizem ser uma série de problemas no setor agrícola, incluindo:

– Burocratização excessiva
– Novas proibições de pesticidas
– Aumento do preço do diesel para tratores
– Indenizações lentas após catástrofes
– Falta de cumprimento da lei que supostamente obriga os industriais e os supermercados a pagar mais aos agricultores
– O governo francês ainda não se manifestou sobre as reivindicações dos agricultores.

Leia Também: Cenário de destruição após ataque noturno russo em Carcóvia; as imagens

Jovem salva bebê de 9 meses após pais morrerem eletrocutados nos EUA

0

Uma jovem de 18 anos salvou um bebê de 9 meses no dia 17 de janeiro, após um cabo de energia cair em cima do carro dos pais da criança em Oregon, nos Estados Unidos. O casal e um jovem de 15 anos, que era tio do bebê, acabaram morrendo eletrocutados.

Majiah Washington estava em casa quando viu um clarão pela janela. Ao olhar para fora, ela viu um carro com um cabo de energia caído em cima. Um casal estava fora da viatura e a mulher gritava para o homem tirar o bebê do carro.

De acordo com o Good Morning America, Majiah viu o pai do bebê tentando subir uma colina com o bebê ao colo. No entanto, ele escorregou, caiu para trás e seu pé tocou no cabo de energia. A jovem viu então um pequeno fogo seguido de fumaça.

A mãe do bebê correu para ajudar o companheiro, mas também escorregou e tocou na linha de energia. Foi então que Majiah ligou para o 911 para pedir socorro. Ela saiu de casa e viu um rapaz, irmão da mãe do bebê, correndo para o local e escorregando também na linha de energia.

“Eu não sabia o que pensar. Aconteceu tudo tão rápido. Eu estava preocupada com o bebê. Ninguém se mexia”, disse Washington. A jovem viu então a cabeça do bebê se mexer e decidiu caminhar até ao local para agarrar a criança.

“Fui até lá, meio agachada. Agarrei no bebê e voltei”, disse a jovem, que foi alertada pelos serviços de emergência sobre o risco de eletrocussão. “A única coisa em que consegui pensar foi que ele ainda estava ali”, disse a jovem. “Eu não queria que ele caísse de alguma forma… e tocasse no cabo”, acrescentou.

A mãe, o pai e o tio do bebê acabaram morrendo eletrocutados no acidente, que foi provocado pela queda de um grande galho de uma árvore devido ao peso do gelo e da neve.

Leia Também: Cinco crianças morrem em incêndio nos EUA, incluindo bebê

Mulher sem-abrigo dá à luz na rua e arrasta bebê pelo cordão umbilical

0

Uma mulher de 41 anos foi detida na semana passada depois de arrastar seu bebê recém-nascido pelo cordão umbilical logo após dar à luz na calçada de uma rua no centro de Hilo, na ilha do Havaí.

De acordo com a polícia local, as autoridades e equipes de emergência responderam aos relatos do incidente na terça-feira passada. No local, a polícia encontrou a mulher sem-teto e o bebê em um cruzamento “ainda presos pelo cordão umbilical”.

Quando os médicos chegaram, conseguiram cortar o cordão umbilical e tratar a criança, que ainda respirava, mas não se mexia. Naquele momento, a mulher tentou fugir, mas foi detida mais tarde pela polícia.

“Foi em frente ao restaurante Pineapples, então muitas pessoas puderam testemunhar o comportamento e tudo o que se seguiu”, revelou o capitão Rio Amon-Wilkins, comandante da Divisão de Investigação Criminal do Leste do Havaí, ao Hawaii Tribune-Herald.

A criança foi levada para um hospital local antes de ser transferida para a custódia dos Serviços de Bem-Estar Infantil. A mãe foi libertada sob custódia policial enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada e internada no hospital para tratamento e observação.

A polícia não divulgou o nome da mulher ou o estado de saúde do bebê.

O incidente chocou a comunidade de Hilo e levantou questões sobre o acesso a cuidados de saúde maternos e a assistência às pessoas sem-teto.

“É uma situação muito trágica”, disse o prefeito de Hilo, Harry Kim. “Precisamos fazer mais para ajudar as pessoas sem-teto e garantir que todas as mães tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade.”

Leia Também: Jovem salva bebê de 9 meses após pais morrerem eletrocutados nos EUA

Assaltantes deixam bebê para trás após roubarem supermercado

0

Um trio de ladrões que assaltava uma loja da rede de supermercados Walmart, na Filadélfia, nos Estados Unidos, abandonou uma bebê de três meses para evitar ser capturado pelos seguranças.

A polícia, conforme relatado pela Fox 29 News, recebeu o alerta do roubo na quinta-feira passada. Os seguranças afirmaram ter tentado impedir uma mulher e dois homens de cometerem o roubo, mas o trio conseguiu escapar da loja, deixando para trás a criança que estava com eles.

O bebê foi levado ao Hospital Jefferson-Torresdale para avaliação médica e encontra-se saudável.

A polícia da Filadélfia identificou dois dos suspeitos dias depois, mas ainda não emitiu mandado de detenção.

As autoridades acreditam que a mãe e o pai compartilhavam a custódia da criança, sendo que o pai estava responsável pela menina durante o incidente.

Leia Também: Mulher sem-abrigo dá à luz na rua e arrasta bebê pelo cordão umbilical