Home Blog Page 2703

Papa Francisco alerta para perigos da IA depois de ser alvo dela

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “A evolução da chamada inteligência artificial está modificando de forma radical também a informação e a comunicação e, por meio delas, algumas das bases da convivência social”, afirmou o papa Francisco em texto que divulgou nesta quarta-feira (24).

Na mensagem, Francisco afirmou que o mundo hoje “corre o risco de ser rico em tecnologia e pobre em humanidade”. Para evitar isso, ele prosseguiu, seria preciso recuperar a “sabedoria do coração para ler e interpretar as novidades do nosso tempo e descobrir o caminho em direção à comunicação humana plena”.

O líder religioso destacou que não se deve esperar sabedoria das máquinas e que o próprio termo “inteligente” é falacioso. Simulações são as bases da IA, o que “pode ser útil em alguns campos específicos”, disse o pontífice, mas perverso quando seu objetivo é distorcer a realidade.

“Já aconteceu também de eu ser objeto delas”, lembrou o papa, referindo-se às imagens que circularam nas redes sociais em fevereiro de 2023 mostrando-o com um estiloso casaco de inverno branco. A suposta fotografia era uma montagem ultrarrealista criada pelo software Midjourney.

Além disso, acrescentou Francisco, a representação da realidade a partir de dados tem o potencial de planificar as relações entre as pessoas, o que implicaria uma perda substancial da verdade das coisas e, consequentemente, da comunicação real.

“A informação não pode ser separada da relação existencial: implica o corpo, o situar-se na realidade; pede para correlacionar não apenas dados, mas experiências; exige o rosto, o olhar, a compaixão e ainda a partilha”, escreveu.

Francisco ainda discorreu sobre a relação entre a IA e o jornalismo. Para ele, a tecnologia deve apoiar o trabalho do repórter. Quando isso não acontece, abre-se espaço para a desinformação. A fim de exemplificar seu raciocínio, o líder religioso aludiu à cobertura de guerras: “penso nos relatos sobre guerras e na batalha paralela que se trava através de campanhas de desinformação”.

Já caminhando para o encerramento de sua mensagem, o papa levantou uma série de questionamentos. “Como garantir a transparência do processamento de informações? […] Como deixar claro se uma imagem ou um vídeo retrata um acontecimento ou o simula? […] Como podemos tornar sustentável esse instrumento poderoso, caro e que consome tanta energia? Como podemos torná-lo acessível também aos países em desenvolvimento?”

Diante da revolução tecnológica que o século 21 vive, parece haver mais perguntas do que respostas. Mas, ao fim de sua carta, Franciso garantiu: “A resposta não está escrita; depende de nós”.

Corredor de 50 anos morre de ‘doença da urina preta’ em Pernambuco

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O corredor Dorgival Celerino do Nascimento Filho, de 50 anos, morreu em Caruaru (135 km do Recife), vítima de rabdomiólise -conhecida popularmente como “doença da urina preta”.

Paciente foi internado na última segunda (22) e morreu na madrugada desta quarta-feira (24), segundo nota do Hospital Regional do Agreste.

Homem foi vítima de rabdomiólise -condição que pode ser causada por esforço muscular intenso e pode deixar a urina com uma cor escura. Segundo informações da TV Asa Branca, afiliada da Globo, Dorgival participou de uma prova de corrida de 14 km no domingo (21).

Sintomas comuns da rabdomiólise incluem fraqueza, dor muscular intensa, inchaço, náusea, vômitos, falta de ar, dor abdominal e palpitações. A maioria dos casos tem boa recuperação, mas em situações mais graves, pode haver complicações como insuficiência respiratória e lesão no fígado.

A rabdomiólise também pode ocorrer após calor extremo e desidratação profunda. A influencer Kamila Rigobeli, de 29 anos, teve a condição no ano passado após fazer uma aula de spinning.

Dorgival Celerino do Nascimento Filho foi internado na última segunda (22) e morreu na madrugada des… 

Homem arranca à dentada parte de orelha de policial em Goiás

0

Um homem arrancou à dentada parte da orelha de um agente da polícia quando foi abordado em São Miguel do Araguaia, no Goiás. O agressor estava embriagado.

De acordo com o Extra, o policial foi até ao local para investigar um desacato dentro de um supermercado. Quando chegou ao estabelecimento, a polícia encontrou apenas um dos envolvidos já fora do estabelecimento e abordou-o.

O homem tentou depois tirar a arma do policial e demostrou agressividade. Quando tentou imobilizar os braços do homem, o agente acabou sendo mordido e ficou sem uma parte da orelha. 

Durante a ação outro policial disparou vários tiros contra a perna do agressor, que está hospitalizado. O agente recebeu tratamento médico.

Leia Também: Briga por preço de passagem pode ter causado naufrágio que deixou 8 mortos

O homem tentou depois tirar a arma ao agente e demostrou agressividade 

Brasileira acusada por comandar rede de prostituição será julgada na França

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma brasileira será julgada na França por acusação de liderar uma rede de prostituição. A mulher de 52 anos foi detida no último domingo (21). Segundo a imprensa francesa, a brasileira liderava o esquema e também era prostituta. A informação foi passada pela procuradora Marion Lozac’hmeur

O julgamento acontece hoje. O nome dela não foi divulgado e, por isso, não foi possível encontrá-la ou contatar a defesa dela.

A rede de prostituição atuava na comuna de Briançon, uma região onde há resorts de ski. Várias mulheres foram vítimas do esquema, segundo a emissora francesa BFMTV.

As investigações teriam começado em junho de 2023. Ao menos duas brasileiras, das dez mulheres que integravam a rede, aceitaram testemunhar neste caso, segundo a mídia local.

O UOL entrou em contato com o Itamaraty para saber se o governo brasileiro acompanha o caso.

Homem suspeito de extorquir comerciantes é preso em Mussurepe

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Nesta quarta-feira (24), um homem suspeito de extorquir comerciantes, foi preso pela Polícia Militar em Mussurepe, em Campos.

Após receber denúncia, através do Disque Denúncia, a respeito de um homem que estaria realizando extorsões a comerciantes na Baixada Campista, os policiais militares procederam até a região de Mussurepe. Após vigilância, os agentes conseguiram localizar e prender o acusado.

Ainda de acordo com a PM, foi constatado em seu desfavor do mesmo, um mandado de prisão pelos crimes de extorsão (art. 158 – CP) e tráfico de drogas (art. 35 – lei 11.343/06).

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro para apresentação dos fatos.

Campanha de Biden quer que eleitor ‘saiba o que tem a perder’ com Trump

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Com a segunda vitória consecutiva de Donald Trump nas primárias republicanas, a campanha de Joe Biden já trata o empresário como seu rival em novembro. Isso estando definido, a estratégia é convencer o eleitor de que o que está em jogo é a democracia.

“À medida que nos sentamos à beira do precipício que será os republicanos Maga [Make America Great Again] coroarem Donald Trump como seu candidato, essa ameaça aumenta a cada dia”, afirmou nesta quarta-feira (24) a gerente de campanha de Biden, Julie Chavez Rodriguez, um dia depois do sucesso do republicano em New Hampshire.

“Desde o início, estamos conduzindo uma campanha como se o destino de nossa democracia dependesse disso. Isso só vai se intensificar nas próximas semanas e meses”, completou.

O enfoque é uma mudança em relação à estratégia que vinha sendo adotada no ano passado, que priorizava a economia. O presidente passou meses viajando pelo país para alardear os feitos de sua “Bidenomics”, mas aparentemente não conseguiu convencer os americanos, insatisfeitos com a inflação ainda elevada.

O desempenho econômico e a percepção de que as fronteiras do país estão abertas, com a entrada recorde de imigrantes nos últimos anos, estão entre as maiores fraquezas de Biden -temas que nem sequer foram citados pelos coordenadores da campanha na conversa com jornalistas desta terça.

“Nós vamos garantir que as pessoas saibam a diferença [entre Biden e Trump]. Que as pessoas saibam o histórico dos candidatos e o que elas têm a perder”, afirmou o deputado Cedric Richmond, codiretor da campanha.

Aproveitando falas recentes de Trump, os coordenadores de campanha insistiram em caracterizá-lo como um candidato vingativo, que “já prometeu governar como um ditador” -o que o empresário disse que não faria, “exceto pelo dia um”- e que pretende usar a máquina de governo contra seus inimigos.

Além da ameaça à democracia, a campanha democrata ainda mira outros dois temas. O primeiro é o direito ao aborto, atribuindo a Trump a revogação do direito ao aborto pela Suprema Corte em 2022 e afirmando que, se o republicano for eleito, vai banir o procedimento em todo o país.

Esse foi inclusive o tema do primeiro comício conjunto do ano de Biden e sua vice, Kamala Harris, na Virgínia na terça (23). Na ocasião, os dois prometeram que, se reeleitos, aprovarão uma lei no Congresso para legalizar a interrupção da gravidez a nível federal.

O segundo alvo é a economia. A ideia é colar em Trump o rótulo de um governante voltado para os mais ricos, acusando-o de querer cortar impostos para a elite e prejudicar a classe média com mudanças na Previdência Social -o que, ironicamente, o empresário tem acusado a sua adversária nas primárias, Nikki Haley, de fazer.

Em resposta ao fortalecimento de Trump nas primárias, com duas vitórias consecutivas, a campanha de Biden tenta encontrar fragilidades nos resultados para argumentar que, apesar de o empresário ter o apoio incontestável de sua base Maga, isso não se repetiria com outros grupos, como independentes e jovens.

“Ele está tendo problemas para se mostrar palatável para esses grupos-chave que, em última análise, vão decidir essa eleição em novembro”, defendeu Quentin Fulks, diretor-adjunto da campanha. “Além disso, Trump e os republicanos estão queimando muitos recursos no curso de suas primárias. Enquanto isso, o time Biden-Harris está ampliando sua operação”, completou.

Mas o democrata também está sofrendo para obter apoio dos jovens, como os protestos pró-Palestina durante seu comício na terça mostraram. Questionados sobre esse problema, a campanha desconversou, respondendo que manifestações são naturais e que o respeito do presidente a elas é apenas “mais um contraste com Trump”.

“Joe Biden está lidando com a situação no Oriente Médio não pela lente da política, mas como um comandante-chefe deste país que prioriza a segurança nacional dos EUA e do globo”, disse o diretor de comunicação, Michael Tyler.

“Ele está fazendo isso com a sabedoria, o julgamento e a experiência que vêm com sua idade, e a empatia e decência que situações complexas exigem”, acrescentou, aproveitando para tentar colocar aquele que é considerado o maior ponto fraco de Biden -sua idade- sob uma ótica positiva.

De acordo com Fulks, nunca uma campanha democrata teve tanto dinheiro em caixa a essa altura do ciclo eleitoral quanto a de Biden.

Esses recursos estão sendo utilizados principalmente nas operações em campo nos chamados “estados de batalha”, aqueles em que um candidato não tem liderança clara e que devem ser decisivos para o resultado da eleição. A outra prioridade são propagandas eleitorais.

Questionado sobre as pesquisas de intenção de voto, que mostram ora o empate entre Trump e Biden, ora o republicano à frente (inclusive nesses estados-chave), a campanha tentou minimizar os dados e não demonstrar preocupação.

“Na política, você faz campanha como se estivesse atrás, não importa se você está ganhando ou perdendo”, afirmou Richmond.

Inscrições para o Sisu terminam amanhã

0

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 terminam nesta quinta-feira (25), e até as 23h59, horário que encerra essa fase, os estudantes devem conferir a classificação, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A consulta está disponível desde terça-feira (23), quando o Ministério da Educação (MEC) passou a informar a nota de corte parcial, por escolha de curso.

Todos os estudantes que participaram, fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu e optar por concorrer às vagas em dois cursos. Automaticamente são classificados de acordo com a média da nota do Enem, nas vagas disponibilizadas pelas universidades e institutos federais.

Durante essa etapa, os candidatos podem mudar as opções de curso e, por isso, a nota de corte oscila conforme classificação. Está nota é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas, para cada opção de curso, e também muda conforme há novas inscrições.

A classificação também obedece a reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, aos candidatos elegíveis que não classificarem nas vagas de ampla concorrência.

Até a noite de ontem, 1.060.386 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.008.580 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O resultado final do Sisu deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. Nessa data, também terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.

Leia Também: Polícia resgata criança presa em lago congelado nos EUA; veja

Até a noite de ontem, 1.060.386 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.008.580 classificações 

Salvador é o destino nacional mais desejado pelos brasileiros; confira ranking

0

(FOLHAPRESS) – Salvador, Fernando de Noronha e Rio de Janeiro são os destinos nacionais com maior interesse de visitação pelos brasileiros, segundo pesquisa do Ministério do Turismo, divulgada nesta segunda-feira (21). Praias e natureza, aliadas com bons preços e a possibilidade de encontrar amigos e familiares, estão entre os principais fatores considerados na escolha.

O levantamento “Tendências de Turismo”, que entrevistou 2.029 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal, também aponta que um a cada três cidadãos planeja viajar a lazer durante a alta temporada do verão, que se estende até março deste ano. Em média, a maior parte dos viajantes fica até dez dias fora de casa, com gastos de R$ 1,9 mil.

Para 95% dos entrevistados, o destino escolhido será no Brasil: as regiões nordeste e sudeste são as campeãs dos itinerários no próximo trimestre.

Veja os dez destinos mais desejados:

Salvador (BA)
Fernando de Noronha (PE)
Rio de Janeiro (RJ)
Lençóis Maranhenses (MA)
Florianópolis (SC)
Foz do Iguaçu (PR)
Maragogi (AL)
Bonito (MS)
Chapada dos Veadeiros (GO)
Ilha de Marajó (PA)

De acordo com a pesquisa, 69% dos brasileiros viajam ao menos uma vez por ano. Essa viagem acontece em família em 70% das vezes. Carros próprios e ônibus são os meios de transporte mais utilizados, enquanto o avião é mencionado por cerca de um quarto das pessoas.

O levantamento do Ministério do Turismo foi produzido pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI). As entrevistas foram realizadas entre 7 e 11 de dezembro de 2023 e contaram com a participação de cidadãos a partir de 16 anos. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Leia Também: PF investiga vazamento da redação do Enem 2023 em redes sociais

Praias e natureza, aliadas com bons preços e a possibilidade de encontrar amigos e familiares, estão… 

Dubai: Homem enfrenta prisão após pedir aos vizinhos que baixassem música

0

Um homem, de 75 anos, pode vir a ser condenado a uma pena de prisão em Dubai após pedir aos vizinhos que baixassem a música. 

Ian Mackellar e a mulher, naturais da Escócia, viajaram até ao Dubai para visitarem a filha e a neta. Na véspera de Ano Novo, os vizinhos da filha deram uma festa que impossibilitou, segundo o homem, que a família dormisse. De acordo com a ITV News, a família enviou cerca da 01h00 uma mensagem a pedir que baixassem a música. No entanto, o volume acabou por ficar mais alto. 

O aposentado dirigiu-se então à casa vizinha para falar pessoalmente com os anfitriões da festa e levou a neta, de 18 meses, ao colo. Mas, como ninguém respondeu o homem decidiu entrar pelo jardim onde decorria a festa.

Mackellar pediu que o evento fosse transferido para dentro de casa, mas os convidados recusaram e gritaram com o homem, que acabou empurrado. Mackellar abandonou depois o local, mas antes o dono da casa ainda despejou uma bebida em cima da bebê. 

O escocês ainda ameaçou contactar a polícia, mas recuou já que a filha não queria causar mais tensões com os vizinhos. Os anfitriões da festa acabaram apresentando uma queixa contra o homem por invasão de propriedade, o que acabou por resultar na proibição de viajar e na possibilidade de vir a ser condenado a vários anos de prisão. 

Inscrições para Encontro Pedagógico terminam nesta sexta-feira (26)

0

Gestores, professores e profissionais de apoio da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana (SFI) têm até esta sexta-feira (26) para realizarem a inscrição para o Encontro Pedagógico 2024. O evento acontecerá no próximo dia primeiro, no Salão Felicità.

Para se inscrever gratuitamente, o servidor deve acessar o formulário clicando aqui. No procedimento, será possível escolher o turno de preferência: manhã ou tarde. Em ambos os horários, haverá uma atração cultural e palestra com Paula Alexandrisky, que é pós-graduada em Gestão de Pessoas e em Orientação Profissional e Coaching de Carreiras.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, o encontro abordará o tema “Competência socioemocional e sua importância no ambiente escolar” e marca a preparação para o início do ano letivo, no dia cinco de fevereiro.

— Essa temática é muito importante, pois envolve desde a autoconsciência até a tomada de decisões responsáveis, seja no ambiente escolar ou na vida cotidiana. A iniciativa contribui para o desenvolvimento da nossa educação, uma preocupação constante da prefeita Francimara Barbosa Lemos — pontuou.

Paralelamente, a subsecretária da pasta, Marcely Barreto, ressaltou que o encontro é essencial para “oportunizar o encontro dos profissionais da educação em um mesmo ambiente, estreitando laços e ampliando a troca de experiências”.  

Homem morre após cair de andaime na Baixada Campista

0
HFM/Foto: ClickCampos
HFM/Foto: ClickCampos

Um homem de 47 anos, identificado como Paulo Cézar de Oliveira Santana morreu na manhã desta quarta-feira (24) no Hospital Ferreira Machado (HFM), após cair de um andaime de cerca de seis metros. O acidente ocorreu na terça-feira (23) em uma cerâmica na Baixada Campista.

Inicialmente atendido no Hospital São José, o trabalhador foi transferido em estado grave para o HFM, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. De acordo com apuração da Redação ClickCampos, a vítima estava trabalhando quando sofreu a queda, após ser chegar no HFM, ele passou por cirurgia, onde foi retirado um rim e depois ficou em observação na Unidade de Pacientes Graves (UPG), mas não resistiu e veio a óbito às 08h45.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

Adolescente e mulher desaparecem ao tentar atravessar rio em Ubatuba

0

Uma adolescente de 14 anos e uma mulher de 20 desapareceram após tentativa de atravessar o Rio Puruba, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, na tarde de terça-feira, 23. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), as buscas ainda estão sendo realizadas na região. Pouco antes das 10h desta quarta-feira, 24, a corporação recebeu a informação via 193 de que um corpo foi encontrado na Praia do Léo. A perícia foi solicitada no local, assim como será feito o reconhecimento por familiares.

De acordo com o GBMar, no local mais próximo, o tio de uma das vítimas informou que as duas jovens, que se conhecem, foram atravessar o rio, quando ele percebeu ambas estavam sendo arrastadas pela correnteza que ia em direção ao mar. Logo, ele as perdeu de vista. A ocorrência foi registrada por volta das 13h30 da tarde de terça.

Nas informações preliminares, levantou-se a informação que as vítimas são de São Paulo (pelo DDD que passaram do telefone). A ocorrência permanece em andamento. Mais detalhes devem ser divulgados ao longo do dia.

Até a metade do mês, o Corpo de Bombeiros já tinha registrado 15 óbitos por afogamento, este ano, nas praias do litoral de São Paulo.

Dicas para evitar o risco de afogamento:

– Nade sempre perto de um guarda-vidas. Pergunte o melhor lugar para o banho de mar;

– Obedeça à sinalização de perigo; observe se há bandeira vermelha;

– Não superestime sua capacidade de nadar. Ideal é que a água não ultrapasse a altura do umbigo;

– Tenha atenção redobrada com as crianças;

– Nade longe das pedras, estacas ou píeres. Evite nado noturno;

– Certifique-se de que não há valas onde entrará na água;

– Evite ingerir bebida alcoólica antes do banho de mar;

– Cuidado ao tentar salvar alguém. Peça ajuda ao guarda-vidas;

– Afaste-se de animais marinhos, como águas-vivas;

– Se for arrastado, não nade contra a corrente. Mantenha a calma, tente boiar e peça ajuda fazendo sinais com os braços.

Leia Também: Namorado faz homenagem a motociclista que morreu no Nordeste

Pouco antes das 10h desta quarta-feira, 24, a corporação recebeu a informação via 193 de que um corp… 

Pastor e médico morrem após carros baterem de frente em rodovia de GO

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um pastor e um médico morreram após os carros em que estavam baterem de frente em uma rodovia de Goiás na noite desta terça-feira (23).

O médico Thiago Ubirajara Araújo Rosa, 39, e o pastor Arnaldo Moreira de Oliveira, 53, morreram no local. Os dois motoristas ficaram presos às ferragens e foram encontrados já mortos pelos bombeiros.

Médico estava em um Audi A4 e o pastor em um Ford Ka, que colidiram em uma ponte da rodovia GO-060. O acidente ocorreu por volta das 19h em um trecho entre Santa Bárbara de Goiás e Claudinápolis.

Os corpos foram levados para o IML (Instituto Médico Legal) e veículos serão periciados. Thiago tinha cortes, fraturas no membro superior esquerdo e trauma cranioencefálico. Arnaldo teve politraumatismo e partes dos membros inferiores dilaceradas.

O município de Avelinópolis decretou luto oficial pelas duas mortes. O médico era prestador de serviço na cidade e em outros municípios próximos. Arnaldo era pastor de uma igreja evangélica da cidade. ”Dois seres que salvavam vidas. Dr. Thiago Ubirajara exerceu a Medicina com um verdadeiro dom! Pastor Arnaldo salvava vidas através da palavra de Deus.”

Leia Também: Namorado faz homenagem a motociclista que morreu no Nordeste

Os dois motoristas ficaram presos às ferragens e foram encontrados já mortos pelos bombeiros 

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes começa nesta quarta-feira (24) em Guaxindiba

0

A partir desta quarta-feira (24), Guaxindiba inicia os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, com o apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). A programação prossegue até três de fevereiro e incluirá missas, procissão fluvial e shows.

O novenário durante a semana seguirá os mesmos horários: 19h, com terço mariano e missa. Neste sábado (27), o terço mariano e a missa começarão às 19h30 e, em seguida, na praça da Igreja, acontecerá luau com voz e violão. Já no domingo (28), a programação acontece pela manhã. Às 7h serão realizados o terço mariano e a missa. Após a celebração, a imagem da padroeira de Guaxindiba será conduzida para a procissão fluvial.

No dia dois, dedicado à Nossa Senhora dos Navegantes, o terço mariano e a missa serão realizados às 18h30, sendo seguidos de procissão pelas ruas da localidade. Às 21h30, acontecerá um show. Uma queima de fogos encerrará a programação religiosa.

— Quero fazer um convite especial aos moradores e visitantes para que participem conosco desta celebração, que é uma das mais conhecidas e tradicionais do nosso município e recebe o apoio do poder público municipal — declarou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Ainda dentro dos festejos da padroeira de Guaxindiba, a prefeitura promoverá no dia três a primeira edição da Corrida Rústica, a partir das 6h, com um percurso de cinco km. No mesmo dia, Rogerinho do Piseiro e Caio Cesar se apresentam na Praça do Pescador, às 15h.

Aniversário de SP deve movimentar estradas a partir das 15h desta quarta-feira

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O feriadão prolongado dos paulistanos, a partir desta quinta-feira (25), quando a cidade de São Paulo comemora seus 470 anos, deve colocar cerca de 2,8 milhões de veículos nas principais rodovias sob concessão que partem do município.

A estimativa é da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).

Nas rodovias Anchieta e Imigrantes, principal acesso à Baixada Santista, a expectativa é que cerca de 370 mil veículos desçam a serra.

A previsão é que o fluxo de veículos se intensifique a partir das 19h desta quarta-feira (24). Na quinta, o trânsito deve ser maior das 8h às 13h.

Operações especiais, como a descida com sete pistas sentido litoral e três rumo a capital, poderão ser implementadas pela concessionária Ecovias, responsável pelas duas estradas.

Para o retorno, é estimado fluxo intenso no domingo (28), a partir das 14h, quando está prevista a implantação da Operação Subida (2×8).

Na rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral norte, a previsão é que cerca de 183 mil veículos circulem entre os dias 24 e 29.

O maior movimento é esperado na manhã desta quinta-feira e na volta, durante a tarde de domingo.

Quem for passar o feriadão no litoral norte deve ter bastante atenção. Por causa da chuva e do risco de queda de barreiras, a circulação foi interrompida na manhã desta terça-feira (23) no trecho da “serra velha”.

O trânsito da Tamoios teve de ser todo deslocado para a pista nova da região serrana e, mesmo assim, no esquema pare e siga, em comboio, e liberação do fluxo para cada sentido mediante ao volume de veículos.

“Por determinação das autoridades, não é permitido trafegar pela ‘serra nova’ em ambos os sentidos simultaneamente”, afirmou a concessionária Tamoios.

Se a chuva persistir, a empresa diz que irá manter operação comboio durante o feriadão.

Em Ilhabela, no litoral norte, o motorista deve ficar atento ao tempo de espera das balsas que fazem a travessia a partir de São Sebastião, que tem sido alvo de reclamação de motoristas.

No Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto, estradas também usadas para quem vai ao litoral norte, a expectativa para o período é que cerca de 540 mil veículos passem pelas rodovias nos dois sentidos.

O movimento deve ficar mais intenso das 15h às 20h de quarta, das 6h às 14h de quinta, e das 15h às 20h de sexta-feira (26). No retorno o fluxo promete ser maior no domingo (28), das 11h às 23h.

No sistema Anhanguera-Bandeirantes cerca de 1 milhão devem circular pelas duas rodovias durante todo o feriado, com horários de maior movimento previstos no sentido interior de São Paulo, das 16h às 20h de quarta-feira, e das 9h às 12h de quinta. Para o retorno à capital, espera-se um maior fluxo de veículos entre às 16h e 20h do domingo (28).

Por causa do feriado, caminhões no sentido capital serão desviados da rodovia dos Bandeirantes para a Anhanguera. A ação acontecerá no trecho do km 48 ao km 23.

No Sistema Castello-Raposo, outra ligação para o interior, é esperado um fluxo de 716 mil veículos. Os horários de trânsito são semelhantes aos das rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

Nos trechos sul e leste do rodoanel Mario Covas espera-se a circulação de aproximadamente 800 mil veículos durante o feriado.
O trecho Oeste deve receber 1,4 milhão de veículos.

VEJA OS PIORES HORÁRIOS PARA PEGAR ESTRADA NESTE FERIADO

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES

Sentido Baixada Santista
Quarta-feira: a partir das 19h Quinta-feira: das 8h às 13h Retorno
Domingo: a partir das 14h

RODOVIA DOS TAMOIOS

Sentido litoral norte
Quinta-feira: a partir das 8h Retorno
Domingo: a partir das 14h

SISTEMA ANHANGUERA-BANDEIRANTES

Saída
Quarta-feira: das 16h às 20h Quinta-feira: das 9h às 12h Retorno
Domingo: das 14h às 22h

CORREDOR AYRTON SENNA-CARVALHO PINTO

Saída
Quarta-feira: das 15h às 20h Quinta-feira: das 6h às 14h Sexta-feira: das 15h às 20 Retorno
Domingo: das 11h às 23h

SISTEMA CASTELO-RAPOSO

Saída
Quarta-feira: das 16h às 20h Quinta-feira: das 9h às 12h Retorno
Domingo: das 14h às 22h

RODOANEL

Saída
Quarta-feira: das 16h às 20h Quinta-feira: das 9h às 12h Retorno
Domingo: das 14h às 22h Fontes: Artesp

Leia Também: PRF começa a testar câmeras corporais no segundo semestre no Rio

Aniversário de SP deve movimentar estradas a partir das 15h desta quarta-feira 

Namorado faz homenagem a motociclista que morreu no Nordeste

0

A motociclista Rachel Nathalie de Souza Pereira, de 47 anos, morreu em um acidente de trânsito na BR-403, em Aracajú, no Ceará, na terça-feira (23). Ela estava em uma motocicleta quando colidiu contra um carro.

Rachel e seu companheiro, Claudio Mattos Júnior, estavam viajando pelo Nordeste do país quando o acidente aconteceu. Eles haviam saído do estado do Rio de Janeiro em 11 de janeiro.

Em uma publicação nas redes sociais, Claudio lamentou a morte da companheira. “Que Deus te receba com luz e aconchego, nunca vou te esquecer. Obrigado por sempre estar ao meu lado. Te amo pra sempre!”, escreveu.

Rachel era uma motociclista experiente e apaixonada por viagens. Em uma publicação nas redes sociais, ela escreveu: “Vamos ali, e já voltamos!!! Mais umas férias, novos destinos, novas aventuras, mas com o mesmo amor desde 2014!”.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará informou que a vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

A Polícia Civil, através da Delegacia Regional de Acaraú, está investigando o caso.

Leia Também: Voo é cancelado após pais exigirem que filho viajasse na primeira classe

Rachel e seu companheiro, Claudio Mattos Júnior, estavam viajando pelo Nordeste do país quando o aci… 

Esporte e Lazer na programação do Verão da Família 2024

0

Além de shows, a programação do Verão da Família 2024 em São Francisco de Itabapoana (SFI) conta com diversas atividades esportivas e de lazer. A realização é da prefeitura, através das secretarias municipais de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) e de Esporte e Lazer.

Nesta quarta (24) prosseguem os jogos da Copa Verão 2024 de Futebol de 7 Masculino no Estádio Nélson Silva, conhecido popularmente como Campo do Fiinho, em Guaxindiba. A partir das 20h, Barrinha enfrenta Retiro e, às 21h, Guaxindiba disputa com Leão das Baterias. Na quinta-feira (25), às 20h, acontece a última partida desta semana entre Km-13 e Bom Jardim.

Na manhã de sábado (27), às 9h, acontece a quarta etapa de Futevôlei na praça central de Sossego. No mesmo dia, às 17h, Guaxindiba recebe mais uma edição do Futebol dos Artistas.

Também no dia 27, através do Sesc Verão, Santa Clara contará com Vivência de Esportes de Areia, às 9h e 14h, e caminhada pela orla, às 17h.

No domingo (28), acontecerá a primeira edição do Encontro de Bugueiros, com concentração no pátio da prefeitura, a partir das 9h, de onde sairá em direção à Guaxindiba. Nesta localidade, os veículos ficarão em exposição por cerca de 40 min e, em seguida, irão para Santa Clara, onde a permanecerão expostos até às 18h.

Também no dia 28, por meio do Sesc Verão, acontece o Bike Tour – Passeio Ciclístico, às 8h, em Santa Clara, praia que receberá tanto no sábado, quanto no domingo, às 9h, circuito funcional com professor Joelson Junior.

Na semana que vem, a programação de esporte e lazer prossegue em Guaxindiba no dia três. Integrando o cronograma da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, acontece a Corrida Rústica, a partir das 6h, com um percurso de cinco km.

Já às 16h, será promovida na Praça do Pescador, a primeira edição do PetFest Verão. Por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, moradores e visitantes poderão trazer seu animal de estimação para participarem de diversas atividades.

Além disso, entre segunda (29) e quinta-feira (1º), o Campo do Fiinho recebe mais rodadas da Copa Verão 2024 de Futebol de 7.

Incêndio na China mata 39 pessoas e deixa 9 feridos; veja as imagens

0

Pelo menos 39 pessoas morreram e nove ficaram feridas em um incêndio que deflagrou nesta quarta-feira (24) na província de Jiangxi, no sudeste da China.

As chamas começaram no subsolo de um espaço comercial, no distrito de Yushui, cerca das 15h24 (horário local), segundo a agência Associated Press (AP).

Para o local foram mobilizados 120 elementos de equipes de salvamento, incluindo bombeiros, polícia e administração local.

Várias pessoas feridas foram levadas para o hospital para tratamento de queimaduras e inalação de fumaça.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o pânico e o desespero vivido por quem estava dentro da loja.

As operações de busca e salvamento continuam em andamento.

As causas do incêndio estão sendo investigadas, segundo o governo local.

Leia Também: Voo é cancelado após pais exigirem que filho viajasse na primeira classe

Homem atira em jovem por engano e é acusado de homicídio

0

Um homem está sendo acusado de homicídio depois de atirar em uma jovem que estava em um carro que passou, por engano, na entrada da sua casa, segundo a Sky News.

Kaylin Gillis foi baleada no pescoço em abril do ano passado, quando estava indo a uma festa com amigos e eles estacionaram no lugar errado. O condutor do carro entrou na propriedade do homem, mas percebeu o erro e tentou sair do local. Foi quando já estava saindo que o homem saiu de casa e começou a atirar.

O segundo tiro atingiu Kaylin, que estava no banco do passageiro do carro que era dirigido pelo namorado dela.

Em sua defesa, o homem alegou que achou que sua casa estava prestes a ser assaltada e que fez o primeiro tiro para assustar os supostos assaltantes. O segundo tiro foi acidental, alegou, dizendo que atirou acidentalmente depois de tropeçar.

Monahan, de 66 anos, foi acusado nesta terça-feira de homicídio em segundo grau, perigo imprudente e adulteração de provas físicas.

A família de Kaylin está pedindo justiça. “Ela era uma pessoa maravilhosa e não merecia morrer dessa maneira”, disse o pai dela, John Gillis.

O caso está sendo investigado pela polícia de Nova Jersey.

Leia Também: Polícia resgata criança presa em lago congelado nos EUA; veja

Israel aperta cerco em Khan Yunis após dia com mais baixas na guerra

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de registrar o pior dia em termos de baixas militares desde o começo da guerra contra o Hamas, as forças militares de Israel voltaram a apertar o cerco nesta quarta-feira (24) em torno de Khan Yunis, a maior cidade no sul da Faixa de Gaza e atual epicentro dos combates.

Os moradores relataram incursões com helicópteros e centenas de disparos. Segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas, pelo menos 125 corpos foram levados aos hospitais da cidade durante a noite -alguns líderes da facção disseram que mais de 200 pessoas morreram na ofensiva.

Israel diz ter mirado alvos do Hamas nos arredores de Khan Yunis, onde terroristas agora estariam escondidos depois dos confrontos no norte da Faixa. De acordo com a ONU, o Exército israelense ainda ordenou a retirada de moradores em vários setores da cidade, que abriga deslocados da guerra e que já está superlotada.

O Hamas acusou Israel de tentar transferir “mais uma vez à força” dezenas de milhares de pessoas de Khan Yunis para Rafah, cidade localizada ainda mais ao sul e que faz fronteira com o Egito. Na prática, segundo a organização, a população palestina está cada vez mais encurralada.

Mesmo Rafah é alvo de ataques e, nesta quarta, homens e mulheres prestaram homenagem a vítimas de bombardeios israelenses na região. Como forma de protesto, corpos foram colocados diretamente no chão em frente a um necrotério da cidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lamentou o que descreveu como situação “catastrófica e indescritível” nos hospitais de Khan Yunis, enquanto o Crescente Vermelho, equivalente à Cruz Vermelha para o mundo islâmico, relatou ataques intensos ao redor do hospital Al-Amal, localizado em uma das áreas que Israel ordenou a saída de moradores.

Um dos bombardeios atingiu um centro de treinamento da ONU que abrigava milhares de pessoas, o que provocou “baixas em massa” pois os prédios pegaram fogo, de acordo com um funcionário da organização.

As ofensivas ocorreram após Israel registrar 24 baixas em 24 horas no território palestino. Foi o pior dia em termos de baixas militares para Tel Aviv desde o começo da guerra, em outubro. As mortes aconteceram em duas ações: 21 dos militares estavam em um prédio que foi atingido por um foguete. Outros três morreram em uma ação paralela.

As perdas aumentam a pressão sobre o governo do Binyamin Netanyahu para achar uma saída para o conflito. Reportagens sobre as dificuldades militares de Israel e negociações para um cessar-fogo se multiplicam, apesar das negativas do premiê.

Mais de 200 pessoas compareceram nesta quarta ao funeral de um dos soldados israelenses mortos na véspera. O militar Hadar Kapeluk foi enterrado em Jeruslám em um caixão coberto pela bandeira azul e branca de Israel.

Leia Também: Homem atira em jovem por engano e é acusado de homicídio