Home Blog Page 3393

Deputado Rodrigo Bacellar protocola pedido ao Governador por soluções contra o aedes aegypt

0

O deputado estadual Rodrigo Bacellar (SDD) protocolou, hoje, na Alerj, uma indicação legislativa solicitando da secretaria de Saúde do Estado soluções no combate ao aedes aegypt e tratamento das vítimas da epidemia avassaladora que acomete o município.

O deputado também solicita ao governador Wilson Witzel (PSC) apoio principal aos municípios de Campos e Miracema, que enfrentam epidemia de Chikungunya.

Combate ao Aedes: Prefeitura “esboça” reação

0

 (Foto: Jean Barreto/Arquivo)
Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Campos dá início aos mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da chikungunya, dengue e zika. Os trabalhos serão realizados às sextas-feiras, a partir das 8h, por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Superintendência de Limpeza Pública (Sulimp), Superintendência de Postura e Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. O primeiro mutirão será em Travessão, KM 13, KM 15 e Jardim Aeroporto com expectativa de visitar mais de 12,3 mil imóveis.
O diretor do CCZ, Marcelo Sales, ressalta que o critério para início das ações foi o resultado do segundo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) do ano de 2019, realizado durante a última semana, com índice de 4.4%, sendo considerado de alto risco.
— Vale ressaltar que o CCZ mantém durante o ano todo o trabalho de visitas regulares. A maior parte dos focos do Aedes foi encontrada em residências habitadas, sendo: 45% em vasos de plantas, 16,4% em ralos sem uso frequente, lajes e calhas, só ai já totalizando 61,4%, o que caracteriza que o perigo está dentro das nossas casas e portanto precisamos nos dedicarmos mais nas medidas preventivas. É extremamente importante que a população colabore com ações, tanto no recebimento da visita dos agentes quanto diariamente, revisando seus quintais — frisou Marcelo Sales.
Ainda segundo o diretor do CCZ, independente do LIRAa, já estava programado um grande mutirão para esta sexta no distrito de Travessão, área que concentra hoje o maior número de casos de chikungunya no município.
O município também concentra esforços em busca da adesão de toda a sociedade na batalha contra o Aedes aegypti. Nessa quarta (15), representantes da secretaria de Educação e CCZ se reuniram para definir detalhes da campanha “Campos contra o Aedes aegypti”, que mobilizará escolas rede municipal no combate aos focos do mosquito. A princípio, participarão 15 unidades de diferentes áreas do município.

Chikugunya: Números não param de crescer

0

A pauta do momento é o silêncio e apatia do governo diante de uma das maiores crises de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikugunya.

Os números de acometidos sobe drasticamente. Já são quase de 3 mil casos registrados em Campos. Há, literalmente e infelizmente, gente morrendo. Enquanto isso, o governo não se pronuncia e nem busca ajuda. Nem mesmo os “fumacês” são vistos mais pelas ruas. O deputado Wladimir, os vereadores Álvaro Oliveira e Rosilani do Renê, já abordaram o tema no início desta semana, inclusive em busca de hospital de campanha.

Agora, se a área central e urbana sofre, imaginem as regiões periféricas e rurais, onde a proliferação é grande e a assistência é mínima.

Godoy nega acusações e discorda de condenação

0

O chefe de Gabinete do deputado Wladimir Garotinho, Thiago Godoy, nega as acusações e afirma que irá recorrer da decisão em que foi condenado à prestar serviços comunitários.

— O juiz determinou na sentença que eu preste serviços comunitários, o que já considero um absurdo e por essa razão vou recorrer. Essa matéria divulga uma fake news no título e, ao contrário dos advogados consultados pelo jornal, discordo veementemente que essa afirmação esteja correta, pois não se pode dizer que alguém foi condenado à prisão, quando isso não é verdade. Confio em Deus e na Justiça, por isso recorrerei até a última instância se necessário, pois não participei de esquema algum e está sendo atribuída a mim, equivocadamente, uma importância política que nunca tive. Sou advogado e faço, como sempre fiz ao longo da minha carreira, um trabalho exclusivamente técnico.

Godoy foi condenado em uma ação gerada pela Operação Chequinho, onde supostamente utilizou o benefício do Cheque Cidadão em troca de votos na disputa eleitoral de 2016.

Acidente é registrado na BR-101 na manhã de quinta em Campos

0

Um grave acidente foi registrado na BR-101 na manhã desta quinta-feira (16), na altura de Serrinha, em Campos.

Segundo informações, o condutor de um veículo Fox, de cor branca, perdeu o controle da direção e colidiu com a mureta central da via. Ele recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao Hospital Ferreira Machado (HFM).

O trânsito no local ficou lento, mas agentes da AutoPista Fluminense auxiliaram na organização do trânsito.

O trânsito ficou lento no local,

Vereadora pede Estado de Calamidade na Saúde mais cara da história de Campos

0

A palavra livre de hoje na sessão da Câmara, quando um vereador fala o que quer sobre tema de própria escolha, vinha sendo o mais do mesmo, até que a parlamentar Rosilani do Renê usou da tribuna e o momento para dar o seu grito de liberdade. A vereadora, em discurso apaixonado, clamou por ajuda e pediu: “O prefeito tem que declarar estado de calamidade pública na Saúde”. Acompanhe na íntegra a fala de Rosilani, que colocou fogo na planéria, abaixo:

Nosso povo está morrendo. Existe uma grande epidemia de chikungunya na cidade. Precisamos buscar ajuda. O povo pra ser atendido, precisa ir a fila para nas madrugadas, pra ser atendido 2 dias depois. Nós precisamos lutar por nossa cidade, pelo povo.

Um pai me ligou com o filho vomitando sangue no pronto atendimento, deram uma dipirona e mandaram embora. Isso pra depois ter que ir pra fila, em caso de emergência. Estamos falando de gente, ser humano. Isso é uma humilhação. O povo não merece isso. Eu tive que ficar quieta, porque é verdade. Chega de dizer que a culpa é do governo passado, nosso problema é hoje. O nosso problema é agora, não ontem. Tomem atitude.

Precisamos buscar socorro. Vamos a quem pode nos ajudar. Decretar estado de calamidade pública. Não adiante o líder do governo ou qualquer vir aqui dizer que a culpa é do governo passado. Ao invés disso, ligue para o prefeito, pois somente ele tem o poder da caneta para assinar o decreto e salvar vidas.

Chega de ficarmos calados. Aqueles que são base, nada contra o prefeito, a pessoa dele. Mas quem nos colocou aqui foi o povo. Precisamos de hospitais de campanha no nosso município.Não tem soro no hospital. E nós estamos aqui calados vendo tudo isso sem fazer nada pra mudar. Precisamos ser humildes pra pedir socorro pra nossa Saúde. O nosso povo tá morrendo e não quero ser responsável pelo sangue de ninguém.
  • 900 milhões em Calamidade:
Lembrando que o prefeito Rafael Diniz é o que mais gasta na Saúde em toda história do município, quase 900 milhões de reais. Metade do valor é gasto só com funcionários. Vitória, capital do Espírito Santo, por exemplo, investe por volta de 400 milhões, com uma Saúde Municipal reconhecidamente mais eficaz e eficiente que a nossa.
Depois da reflexão acima, a indagação que fica é a seguinte. Para onde está indo os milhões “investidos”? Pois a Saúde no município está longe de corresponder a expectativa da grana aplicada. A vereadora pede Estado de Calamidade na Saúde mais rica e menos efetiva de nossa história.

 

Grave acidente deixa motorista preso às ferragens na Baixada Campista

0

Um homem, que não teve identidade revelada, ficou preso às feragens de uma Saveiro na tarde desta quarta-feira (15). O carro onde a vítima estava colidiu frontalmente com uma Hillux que seguia na direção contrária. O caso aconteceu na Rj-216, na altura da localidade de Mineiros, na Baixada Campista.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhado a vítima em estado grave para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

Acidente entre caminhão e carro de passeio deixa um ferido na BR-101

0

O condutor de um Fiat Pálio ficou ferido na manhã desta quarta-feira (15), em um acidente na BR-101, na altura do município de Macaé. O carro em que ele estava colidiu com um caminhão.

A vítima foi levada para o Hospital Público de Macaé e felizmente teve apenas ferimentos leves. Já o condutor do caminhão não teve ferimentos.

O trânsito ficou lento no local, mas rapidamente foi normalizado.

Temer deixa prisão pela segunda vez

0
O ex-presidente Michel Temer (MDB) deixou, no início da tarde desta quarta-feira, o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar, na região da Luz, centro da cidade de São Paulo, onde estava preso preventivamente desde a última quinta-feira.
Ele foi solto com base em decisão unânime da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que aceitou ontem pedido de habeas corpus da defesa do ex-presidente. A liminar foi concedida ontem e também vale para o coronel João Baptista Lima, amigo do ex-presidente e apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como operador financeiro de Temer.
Os ministros do STJ determinaram que, após a soltura, Temer e Lima não podem mudar de endereço, ter contato com outras pessoas físicas ou jurídicas investigadas ou deixar o país, além de ter de entregar seus passaportes à Justiça, caso já não o tenham feito. O ex-presidente ainda ficou proibido de exercer cargos políticos ou de direção partidária.
No julgamento, prevaleceu o entendimento do relator do habeas corpus, o ministro Antônio Saldanha Palheiros, para quem o decreto original de prisão foi incapaz de apontar algum ato delitivo recente que justificasse a prisão preventiva.
Prisão
Temer e coronel Lima foram presos preventivamente pela primeira vez no dia 21 de março, por ordem do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Entre as razões, o magistrado citou a “gravidade da prática criminosa de pessoas com alto padrão social, mormente políticos nos mais altos cargos da República, que tentam burlar os trâmites legais”.
Quatro dias depois, entretanto, o desembargador Ivan Athié, do TRF-2, concedeu liminar libertando os dois, por considerar insuficiente e genérica a fundamentação da prisão preventiva, uma vez que não apontava ato recente específico que demonstrasse tentativa de obstruir as investigações.
O MPF recorreu e, no último dia 8, a Primeira Turma Especializada do TRF-2 derrubou a liminar que determinou a soltura de Temer por 2 votos a 1. A posição de Athié foi vencida pelos votos dos desembargadores Abel Gomes e Paulo Espírito Santo. Temer voltou ao cárcere no dia seguinte, em São Paulo, onde tem residência.

Governo do Rio contratará 400 professores temporários neste ano letivo

0

O governador Wilson Witzel (PSC) assinou um decreto que autoriza a Secretaria de Educação a contratar professores temporários para darem aula neste ano letivo de 2019.

Witzel disse que o texto será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (16).

“Vamos contratar 400 professores por prazo determinado” informou.

No decreto, o governador cita a lei estadual 6.901/14 para justificar as contratações e, assim, “atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”.

Carlos Bolsonaro: ‘O que está por vir pode derrubar o Capitão eleito’

0

vereador Carlos Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro, afirmou que “o que está por vir, pode derrubar o Capitão eleito”, referindo-se a seu pai. Ele não dá mais detalhes, contudo, de qual seria a motivação.

“Onde estão os caras feias, os identificadores de problemas, os escritores de cartas para aliados ‘desbocados’? O silêncio não tem nada a ver com a descoberta de seus devidos lugares. O que está por vir, pode derrubar o Capitão eleito. O que querem é claro!”, afirma Carlos Bolsonaro, em seu perfil no Twitter.

O post é acompanhado de um vídeo de quase 13 minutos do youtuber Daniel Lopez. “Já está tudo engatilhado lá em Brasília para detonar com o Governo, pegar o Brasil e esmagar, amassar e jogar no lixo”, diz ele, convocando apoiadores do presidente Bolsonaro.

Lopez destaca que Jair Bolsonaro está diante de uma “enorme pressão”, com o Centrão de um lado e do outro o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Cita a medida provisória 870, que reorganizou os ministérios e toda a estrutura de governo e que vence dia 3 de junho

“Se essa MP caducar no dia 3 de junho, o Bolsonaro perde toda a estrutura de governo dele e ele terá de governar com a estrutura de governo de Michel Temer. Ele teria mais sete ministérios, ou seja 29 invés dos 22 que ele tem hoje”, alerta o youtuber.

A nomeação de mais sete ministros, segundo ele, é um “enorme problema” e pode “atrapalhar muito” o governo, colocando-o em um momento “crítico, sem saída e numa encruzilhada total”. Chama atenção ainda para o interesse dos deputados em Brasília ser o de Bolsonaro retomar sete ministérios para “barganhar novos cargos”.

De acordo com o youtuber, se Bolsonaro voltar a ter sete ministérios ele vai ter muito mais gastos no seu governo, correndo o risco de descumprir o Orçamento. Ele lembra que o governo já pediu um crédito adicional de cerca de R$ 250 bilhões para arcar com despesas correntes.

“Se o governo não cumprir o Orçamento, descumpre a responsabilidade fiscal e teria de fazer pedaladas fiscais. É um crime de responsabilidade e isso foi exatamente o que levou Dilma ao impeachment”, diz Lopez. “O que está sendo engatilhado é o impeachment de Bolsonaro”, acrescenta.

Por fim, o youtuber pede aos apoiadores de Bolsonaro para pressionarem a votação nominal da MP 870. Isso porque nesse formato é possível indicar os votos de cada parlamentar.

Alvaro Oliveira: Prefeitura gasta com propaganda o dobro do que gasta contra a dengue

0

O vereador Alvaro Oliveira ressaltou, hoje, o alarmante dado da epidemiologia do município que revela mais de 2.500 casos de chikungunha. Segundo o parlamentar, Centro de Controle de Dengue (CCD) está realizando “mais de 200 atendimentos por dia e as fichas estão faltando para as pessoas que estão chegando lá”.

O índice médio de infestação subiu de 1,2%, em fevereiro, para 4,4% no mais recente Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedis aegypti(LIRAa). O tolerável é em torno de 1%.

Alvaro relembra a campanha eleitoral de 2016 e ressalta o gasto do Executivo com publicidade em detrimento da prevenção em controle de zoonoses.

– O que ou quem é responsável por esse aumento? Era dito por um certo candidato a Prefeito que a cada R$ 1,00 investido em prevenção, economizam-se R$ 5,00 em gastos com Saúde. Checando os números no Portal da Transparência vemos que a Pefeitura investiu R$ 1,5 milhão em Vigilância Epidemiológica no ano de 2018, mas gastou quase R$ 3 milhões em Propaganda. Com essa falta de investimento, os profissionais do CCZ que trabalham na prevenção sofrem com a falta de EPI e material para trabalhar, nem o veneno para aplicar nas casas tem direito. Para o governo, investir em propaganda(muitas vezes enganosa), parece ser mais importante do que investir em vigilância epidemiológica! A atual gestão de Campos, por não investir em prevenção, está tendo que correr atrás da doença.

Servidores de Campos entram em greve geral a partir desta quarta-feira

0

Os servidores municipais de Campos dos Goytacazes estão oficialmente de Greve a partir desta quarta (15). A prefeitura já foi oficiada através do Sindicado Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) e do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (SIPROSEP).

A greve anunciada pelo SEPE, referente aos profissionais da educação, terá duração de 72 horas, já a do SIPROSEP, relacionada aos demais servidores, tem prazo indeterminado.

 

Frente fria muda tempo em Campos e previsão é de chuva até domingo

0

A chegada de uma frente fria à região Sudeste mudou o tempo em Campos nesta quarta-feira (15) e a previsão, segundo a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, é de chuva até domingo, com possibilidade de tempo instável também na próxima semana. A análise dos institutos de meteorologia indica chuva de 35 a 40mm nesta quarta e volume acumulado de 115 a 120mm até o dia 19. Segundo o comandante da Defesa Civil Municipal, major Edison Pessanha, até o presente momento não há solicitações de emergência.

— Em Dores de Macabu, está chovendo desde as 23h de ontem (terça) e nesta região os pluviômetros registraram 46mm de chuva. Chove também em outras áreas e o volume é bem distribuído sem impactos. Estamos acompanhando a evolução dos mapas e análise dos institutos de meteorologia — frisou Edison Pessanha.

Desde agosto de 2018, Campos integra a rede de observação nacional de chuva. O município foi contemplado com seis pluviômetros automáticos, instalados em pontos estratégicos — Morro do Coco, Serrinha, Baixa Grande, Jardim Carioca, Dores de Macabu e Arraial de Travessão —, permitindo o acompanhamento, em tempo real sobre quantidade, intensidade e duração das chuvas. Os aparelhos fazem parte do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e foram enviados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Doze pessoas são presas em operação contra organização criminosa em Campos

0

Doze pessoas foram presas na quarta-feira (15) na operação conjunta contra o tráfico de drogas que busca cumprir 36 mandados de prisão em Campos e em Porciúncula, no Noroeste Fluminense, contra acusados de integrar uma organização criminosa.

De acordo com as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ), os criminosos praticam crimes como homicídio, sequestro e extorsão nos municípios de Campos e Porciúncula.

Operação “Triunvirato” também cumpre mandados de busca e apreensão em 26 endereços. A ação é realizada pelo Gaeco, Polícia Civil com agentes da 134ª DP, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar e o Grupo de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Campos (GCM-GOC).

Segundo o Ministério Público, as investigações tiveram início com a prisão em flagrante, em abril de 2018, de Fernando Balbinot e Jonatas Nunes de Barros. Foram apreendidas armas de fogo, munição, drogas e um caderno com informações do tráfico contendo os locais de armazenamento de armas de fogo e munições.

Ainda segundo as investigações, Fernando Balbinot é o chefe do tráfico na Baixada Campista e, mesmo dentro do presídio Carlos Tinoco da Fonseca, continua atuando como líder da atividade criminosa.

Foto: G1

Gil Vianna na luta por Escola Militar

0

Os deputados estaduais do Rio de Janeiro apresentaram, nos primeiros 100 dias de legislatura, 676 proposições, entre projetos de lei e de resolução. Um em cada quatro projetos apresentados são propostas de homenagens ou tombamentos, criação de datas comemorativas e até autorizações para o governo do estado fazer o que ele, por lei, já é autorizado a fazer.

Quarenta e sete projetos se destinaram a decidir onde o Governo do RJ vai construir novas escolas, batalhões da PM ou hospitais. Isso não cabe aos deputados. Ainda assim, foram 47 projetos deste tipo.

Os campeões foram os deputados Gil Vianna (PSL) e Rosenverg Reis (MDB). “É mais um complemento que ajuda a alertar o governo o que ele tem que fazer”, destacou o deputado Rosenverg, quando questionado sobre a utilidade destes projetos.

“Realmente, brigando pela escola militar, eu que sou policial militar. É uma bandeira minha. Agora, gradativamente, a gente vai avançando”, explicou o deputado Gil Vianna.

Matéria na íntegra: G1

VEJA VÍDEO: Estudantes do IFF fazem manifestação contra redução no repasse do Governo Federal

0

Estudantes do Instituto Federal Fluminense – Campus Centro, realizaram um ato no final da tarde desta segunda-feira (13), em protesto contra o reajuste de até 30% no orçamento das instituições federais de ensino.

Entre os protestos, um texto escrito no chão chamou a atenção e dividiu opiniões dos estudantes que passavam pelo local. Diversos estudantes enviaram fotos (no final da matéria) para a redação do ClickCampos.

Também foi realizado um ‘abraço coletivo’ no entorno do Campus, que foi registrado por uma das câmeras do CISP(vídeo no final da matéria).

Confira abaixo fotos e vídeos da manifestação.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Manifestação – Alunos de uma instituição de ensino fazem neste momento um ato na Av 28 de março com Barão da Lagoa Dourada. #cispcampos

Uma publicação compartilhada por CISP Campos (@cispcampos) em

HGG se torna referência em cirurgias para retirada de cálculo renal

0

A Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entregou, nesta segunda-feira (13), um Gerador de Laser para cirurgias de retirada de cálculo renal — Ureterolitotripsia a laser — no Hospital Geral de Guarus (HGG). O aparelho, adquirido com recursos próprios do município, é de última geração e o único disponível na rede pública de Saúde da região. Sendo instalado na unidade, o gerador deve entrar em funcionamento em cerca de 10 dias.

— É sempre importante investir na qualidade da Saúde de Campos, como determina o prefeito Rafael Diniz. O Gerador de Laser vai ajudar em um tratamento em que recebemos muitos pacientes. Vai agilizar as cirurgias no HGG. Estamos fazendo todas as adequações necessárias no centro cirúrgico para iniciar a utilização do aparelho – disse Abdu Neme, secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde.

O coordenador do serviço de Urologia do HGG, o médico Felipe Dias Martins, contou que na rede pública, o aparelho é utilizado apenas no Hospital Federal de Ipanema. Nos hospitais particulares do país, a cirurgia com este equipamento tem custo médio de R$ 12 mil.

— Por ser a laser, a recuperação é bem mais rápida. Assim, o paciente não precisa mais ficar de cinco a 10 dias no hospital, podendo ir embora geralmente no dia seguinte. O Gerador de Laser identifica todos os tipos de cálculo renal, sendo um tratamento mais completo. Mesmo com uma demanda muito grande, nossa expectativa é operar todos os pacientes de uma forma muito mais rápida — disse Felipe Dias Martins, contando também que a máquina pode realizar de cinco a seis cirurgias por dia.

Investimentos – No mês de abril, o HGG recebeu os novos equipamentos. Cinco Ventiladores Pulmonar Pressométrico e Volumétrico, que vão atender as necessidades do CTI da emergência: um Bisturi Eletrônico; um Lesometro Digital; dois Autorefletores; e um aparelho de Eletrocefalograma, que pode detectar vários problemas neurológicos.

A Prefeitura de Campos obteve a liberação de R$ 8 milhões para qualificar ainda mais as estruturas das duas unidades.

Mulher que processava padre Marcelo Rossi por plágio é presa por aplicar golpe

0
O processo milionário movido contra o padre Marcelo Rossi teve mais um capítulo surpreendente. A mulher que cobrava a autoria por um dos textos do livro ‘Ágape’, Izaura Garcia de Carvalho Mendes, de 65 anos, foi presa pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPim) suspeita de falsificar o documento para reivindicar a autoria de um dos textos presente na obra. Duas advogadas que a representam também foram presas em flagrante.
A informação foi revelada pelo Fantástico. ‘Ágape’ já vendeu 10 milhões de exemplares desde 2010, quando foi lançado, e foi retirado de circulação em abril por uma decisão judicial movida por Izaura. Em 2013, ela fez um acordo com a Editora Globo e chegou a receber R$ 25 mil numa primeira ação.
Não satisfeita, ela entrou com um novo processo contra a editora do livro, pedindo uma indenização de R$ 51,6 milhões. O texto que ela dizia ter escrito era o poema “Perguntas e respostas – Felicidade! Qual é?”, com base em uma certidão de registro ou averbação da Fundação Biblioteca Nacional. A DRCPim solicitou a verificação à instituição, onde foi constatado que não existia o texto e o número da certidão, na verdade, pertencia a outra obra de 1995, “Por todo o amor que houver nesta vida”, de autoria de Tatiana Cristina Medeiros dos Santos.
Coordenador do setor de registros da Fundação Biblioteca Nacional, Igor Calaça Martins, classificou a falsificação como grosseira. “Não precisamos de um exame muito aprofundado para identificar que foge muito do padrão da Biblioteca Nacional”, falou. “Fraude bem chula”, disse delegado Maurício Demétrio, titular da DRCPim.
Izaura e as duas advogadas vão responder em liberdade por formação de quadrilha, denunciação caluniosa, estelionato e uso de documento falso. O texto não pertence nem a Izaura, nem de madre Teresa de Calcutá, segundo o site da religiosa, que diz que esse é um dos vários textos falsamente atribuídos a ela.
Procurado, padre Marcelo Rossi não quis falar sobre o desfecho do caso. “O padre não se posicionou em nenhum momento de todo o processo, agora que tudo foi esclarecido, vai continuar sem dar entrevistas”, disse sua assessoria.

Flávio Bolsonaro diz que seu erro pode ter sido ‘confiar demais’ no Queiroz

0

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse neste domingo (12) que é alvo de uma investigação ilegal do Ministério Público do Rio de Janeiro, defendeu o arquivamento do caso e afirmou que seu erro pode ter sido “confiar demais” no ex-assessor Fabrício Queiroz.

O filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que a apuração que o atinge é ilegal e “não tem outro caminho” a não ser o encerramento dela. Os promotores investigam uma movimentação financeira atípica de R$ 1,2 milhão na conta de Queiroz enquanto ele trabalhava no gabinete do político na Assembleia Legislativa do Rio.

Para Flávio, a indicação de que o Ministério Público pedirá a quebra de sigilo bancário e fiscal dele é uma medida para dar “verniz de legalidade” à investigação.

“Para que esse pedido, se meu extrato já apareceu na televisão? Eles querem requentar uma informação que conseguiram de forma ilegal”, disse. “Não tem outro caminho para a investigação a não ser ela ser arquivada, e eles sabem disso.”

A investigação, baseada em relatórios do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), já está perto de completar 500 dias sem que tenha havido até agora nenhuma conclusão. No mês passado, a Justiça negou pedido pedido do senador para suspender a apuração contra seu ex-assessor.

Neste domingo, Flávio disse que não sabe o paradeiro de Queiroz. “Ele tem um CPF e eu tenho outro. Não sei onde ele está, não tenho informação da família, não sei nada.”

Ele afirmou ainda que o ex-funcionário gozava de sua confiança quando trabalhava em seu gabinete, mas agora “está demonstrando que não é merecedor dela”. O parlamentar reclamou que o ex-assessor demorou a se manifestar quando surgiram as primeiras suspeitas e que, por isso, foi “sendo fritado enquanto ele não falava nada”.

Em entrevista ao SBT, em dezembro, Queiroz atribuiu a movimentação a negócios particulares, como a compra e venda de automóveis.

“O Queiroz tinha muita autonomia dentro do gabinete para escolher as pessoas, principalmente as equipes que eu chamo de equipe de rua. Ele que geria isso tudo. Talvez tenha sido meu erro confiar demais nele”, disse o senador ao jornal.

Flávio voltou a negar que tenha existido em seu gabinete a chamada “rachadinha”, prática que ocorre quando alguém determina a retenção de uma parte dos salários de servidores nomeados.

“Vejo que há grande intenção de alguns do Ministério Público de me sacanear, de mais uma vez colocar em evidência coisas que não fiz. Estou preferindo me antecipar, porque meu processo corre em sigilo de Justiça, mas sempre que vai para o Ministério Público os caras vazam tudo”, afirmou.

Ele disse ainda que o fluxo em sua própria conta bancária “não tem nada de atípico, porque não foi acima da minha renda”. Os ganhos, segundo o senador, são oriundos de sua atividade parlamentar e de sua empresa, uma franquia da marca de chocolates Kopenhagen.

“Declaro tudo para a Receita, nunca tive problema nenhum com o fisco. Estão querendo criar aura de que eu tenho uma relação com esse dinheiro que o Queiroz movimentava.”

Flávio disse que é vítima de perseguição e que há uma campanha para “rotular o nome Bolsonaro com algo ilegal”. Segundo ele, no entanto, “não adianta, vão fuçar à vontade, e não tem nada”.

O Ministério Público do Rio não se manifestou sobre as afirmações do investigado.