Home Blog Page 3420

PM anuncia prisão de suspeito de ataque contra deputada Martha Rocha

0

Policiais do 16º BPM (Olaria) prenderam um dos suspeitos da tentativa de latrocínio contra o carro em que viajava a deputada estadual Martha Rocha (PDT), ocorrida no último domingo, na Vila da Penha. Na noite desta quarta-feira, Jonathan Aguiar dos Santos, de 20 anos, se envolveu num roubo de carro na Estrada do Quitungo, em Brás de Pina, Zona Norte do Rio. Ao ser levado para a sede da Central de Garantias da Polícia Civil, ele confessou sua participação no ataque à parlamentar. O depoimento de Jonathan foi encaminhado para Divisão de Homicídios, que investiga o caso.

De acordo com a PM, ao receber a denúncia do roubo do veículo, os policiais realizaram um cerco e localizaram os criminosos, que reagiram. Houve troca de tiros e um dos envolvidos no roubo, ainda não identificado, morreu no local devido à explosão de uma granada. Além de Jonathan, Anderson da Silva Moraes e Lucas Jony dos Reis dos Santos, ambos de 20 anos, também foram presos. Com eles, a PM apreendeu uma pistola 809 Taurus calibre 9mm, dois carregadores de pistola calibre 9mm e quatro granadas.

Em nota, a Polícia Civil informou que dois homens foram conduzidos para a Divisão de Homicídios (DH) da capital e estão sendo ouvidos. Um terceiro que está hospitalizado também prestará depoimento.

O carro de Martha, um Corolla branco blindado, foi abordado por um Hyundai iX35 com quatro homens encapuzados e armados de fuzis e pistolas na manhã do último domingo na Rua Belizário Pena, na Vila da Penha. A deputada estava acompanhada de sua mãe, de 88 anos, e do motorista Geonísio Santos Medeiros, subtenente da reserva da PM. Medeiros foi baleado na perna e internado no Hospital Getúlio Vargas, mas já recebeu alta. Em novembro do ano passado, Martha denunciou que havia recebido três ameaças.

A linha de investigação da Polícia Civil trata o caso como tentativa de latrocínio. Imagens recolhidas por agentes no local do crime revelaram que a deputada não estava sendo seguida pelos criminosos, o que afastaria a suspeita inicial de atentado. Os suspeitos também abordaram outro veículo no mesmo dia.

Homem é preso após abusar sexualmente de adolescente de 16 anos na frente do namorado em Cabo Frio

0

Um homem foi preso suspeito de obrigar um casal de adolescentes a fazer sexo na praia do Forte, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, na madrugada desta quarta-feira (16). O crime aconteceu no canto da praia, no Mirante do Forte.

Segundo a PM, o homem de 30 anos ameaçou os jovens dizendo estar armado e, após obrigar o casal, de 16 e 18 anos, a praticar sexo, forçou a menina a fazer sexo oral nele por duas vezes.

Os policiais disseram que faziam uma ronda quando foram acionados por um mergulhador, que disse ter visto um homem armado abusando da jovem.

Os policiais não viram o agressor perto das vítimas, mas o casal explicou aos agentes que ele se aproxiamava e se afastava do local onde estavam para vigiar se havia alguém se aproximando.

A jovem e o namorado ainda informaram à polícia que o suspeito chegou a dizer que praticaria sexo com os dois.

O suspeito e as vítimas foram levados para a 126ª DP. O homem ficou preso e a jovem foi levada para o Hospital Geral de Cabo Frio para receber os atendimentos.

Fonte: G1

Supremo manda suspender investigação de Queiroz e outros servidores, diz MP

0

O Ministério Público do Rio informou que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quinta-feira o procedimento investigatório criminal que apura movimentações financeiras atípicas do ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), Fabrício Queiroz , e de outros assessores da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), “até que o Relator da Reclamação se pronuncie”. O promotor, no entanto, não informou o que motivou a decisão cautelar proferida nos autos da Reclamação de nº 32989. “Pelo fato do procedimento tramitar sob absoluto sigilo, reiterado na decisão do STF, o MPRJ não se manifestará sobre o mérito da decisão”, informou o órgão, por meio de nota.

Ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) na Alerj, o policial militar Fabrício Queiroz se tornou o principal personagem no caso que trouxe as primeiras dores de cabeça ao novo governo de Jair Bolsonaro após a eleição. Na terça-feira, 15, o Estado mostrou que o padrão das movimentações atípicas de Queiroz se repetiu nas contas bancárias de ao menos outros 28 servidores da Alerj, segundo relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Após faltar a dois depoimentos marcados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e ser internado, Queiroz corre o risco de ser denunciado sem dar sua versão sobre o caso aos promotores, conforme afirmou na terça-feira o procurador-geral de Justiça do Rio

Jovem que matou ex durante ato sexual sai da prisão para se casar

0

Ajovem condenada por matar o ex-namorado a facadas, durante o ato sexual, em 2015, se casou na tarde dessa quarta-feira (16) em Vilhena (RO), a 700 quilômetros de Porto Velho.

Vânia Basílio Rocha, de 21 anos, e o noivo Luiz Fernando dos Santos, 31, receberam autorização da Justiça para oficializar a união em um cartório da cidade.

Vânia foi até o cartório escoltada por agentes do presídio feminino. O noivo estava acompanhado de militares do Corpo de Bombeiros, onde cumpre pena.

Segundo destaca o G1, após o casamento, os detentos voltaram para as unidades prisionais.

Luiz Fernando e Vânia se conheceram no presídio feminino, onde funciona também a instalação de tornozeleira eletrônica. Ele estava na unidade para fazer manutenção no dispositivo. O casal noivou no fim ano passado, quando foram autorizados pela Justiça a se encontrarem no presídio feminino e conversaram pela primeira vez pessoalmente.

Luiz cumpre pena por assalto. Vânia foi condenada a 8 anos e 4 meses de prisão e cumpre pena no regime fechado.

A direção do presídio feminino explica que, como o casamento aconteceu após a prisão deles, é necessário autorização judicial para que haja visitas entre eles. O casal ainda não possui autorização e vai continuar se relacionando por cartas.

Preso suspeito de matar jovem que defendeu a mãe em assalto

0

A Delegacia de Homicídios (DH) da Capital prendeu em flagrante, na noite desta quarta-feira, um dos suspeitos da morte de Matheus dos Santos Lessa, de 22 anos. O homem, de 26 anos, seria o autor dos tiros que atingiram o jovem. As investigações continuam para identificar e prender outros envolvidos no crime.

O crime ocorreu em Guaratiba, na Zona Oeste. Durante um assalto ao mercadinho da família, Matheus se colocou em frente a sua mãe, Carla Cristina Rodrigues Santos, para protegê-la e ainda lutou com os bandidos. Os criminosos, que haviam chegado ao local do crime de moto, conseguiram escapar.

O corpo de Matheus está sendo velado numa igreja em Guaratiba e será enterrado no Cemitério de Campo Grande, também na Zona Oeste.

Comoção nas redes sociais

A morte de Matheus causou comoção nas redes sociais. Uma mulher que disse que havia sido atendida pelo rapaz no mercado um dia antes de ele ser assassinado: “Estou arrasada, já chorei muito. Eu comprei água com ele ontem, não o conhecia, mas 5 minutos que fui bem atendida, menino educado. Triste mesmo! Que Deus conforte o coração dessa família”.

Muitos comentaram a atitude de Matheus, ao defender a mãe, e desejam conforto à família:

“Esse sim é um verdadeiro herói. Sua ação vai ficar estampada na história e vai ser lembrada por ter dado a vida por quem deu-lhe a vida. Descanse em paz”.

Ator de ‘Tropa de Elite’ continua em estado grave após acidente

0

Égrave o quadro de saúde do ator Caio Junqueira, 42, que se submeteu a uma cirurgia após sofrer um acidente de carro na região do Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio, nesta quarta-feira (17).

Segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde à reportagem, Caio Junqueira segue recebendo os cuidados necessários no hospital Miguel Couto.

O acidente aconteceu próximo ao Monumento aos Pracinhas, mas a polícia não deu detalhes de como aconteceu.

Junqueira interpretou o policial militar Neto Gouveia no filme “Tropa de Elite” (2007) e fez Ricky na série “O Mecanismo” (Netflix). Ele também já atuou em novelas como “O Clone” (Globo, 2001) e “Escrava Isaura” (Record, 2004).

Camping de Farol de São Thomé oferece internet grátis

0

O Camping do Farol de São Thomé tem internet disponível. O Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), em parceria com a empresa de telecomunicação Forte Telecom, instalou no local a internet gratuita que irá atender aos usuários do camping — cerca de 20 famílias que atualmente estão hospedadas serão beneficiadas.

De acordo com o superintendente do Cidac, Luiz Cláudio Vieira, a Internet é de alta disponibilidade e possibilita centenas de conexões de forma simultânea e a ação visa facilitar a vida dos usuários do camping. “Sabemos que muitas pessoas que utilizam o camping são pessoas que passam longos períodos e precisam pagar contas, acessar e-mails e resolver questões que podem ser resolvidas via internet, além é claro da parte do entretenimento que a própria internet oferece”, destaca Luiz Cláudio.

Confirmando as palavras de Luiz Cláudio, o usuário do camping Alcides da Silva explica que a chegada da internet permitirá com quem ele realize procedimentos sem ter que deixar o local. “Sou morador de Macaé e, com a internet, não preciso me locomover para banco ou caixa eletrônico. Posso pagar minhas contas daqui mesmo”, afirma.

O camping do Farol conta com espaço para 250 barracas, estrutura completa com banheiros feminino e masculino, churrasqueiras e cozinha. O ambiente familiar conta com segurança e limpeza reforçadas. Administrado pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), o camping contou com reforma para receber os turistas da melhor forma possível. Além de seis agentes de segurança, o local também conta com seis auxiliares de serviços gerais.

As diárias para utilização do camping são R$ 8 reais, por pessoa, e R$ 10 por barraca de no máximo 2,8m X2,8m. A diária para barracas acima do tamanho padrão fica por R$ 15. Visitantes podem usufruir do espaço das 10h às 17h pelo valor de R$ 5. Os veranistas que acamparem por mais de 20 dias, ganham desconto de 20% nas taxas. Crianças com menos de 10 anos e adultos a partir dos 60 anos têm isenção nas diárias.

Dois feridos em tombamento de caminhão na RJ-234

0

Dois homens ficaram feridos no tombamento de um caminhão carregado de material de construção na tarde desta quarta-feira (16) na RJ-234, rodovia que liga a BR-356 ao distrito de Pureza, em São Fidélis, no Norte Fluminense.

O motorista perdeu o controle quando voltava para Italva. O caminhão saiu da pista, bateu em barranco e tombou, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com a corporação, as duas vítimas foram encaminhadas com ferimentos leves para o Pronto-Socorro Municipal de Italva.

As causas do acidente são investigadas pela 148ª Delegacia Legal de Italva.

Mulheres são presas por torturar bebê de 2 anos

0

Policiais da 48ª DP (Seropédica) prenderam, nesta quarta-feira, Gabriela Elias da Silva, 29 anos, e Larissa Rodrigues da Silva, 20 anos, por suspeita de tortura a um bebê de dois anos, filho de Larissa, em Seropédica, na Região Metropolitana. Segundo investigações, as duas agrediram a criança diversas vezes desde dezembro de 2018, deixando-a com o rosto desfigurado. O caso ganhou repercussão nas redes sociais, após vários fotos que comprovavam o crime circularem em grupos.

As mulheres iniciaram um relacionamento pela internet há dois anos e se casaram no fim do mês passado, quando Larissa saiu da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, para morar na casa de Gabriela em Seropédica. Elas colocavam o bebê em pé de rosto colado na parede por mais de três minutos e, conforme a polícia, há indícios que a criança tenha sido jogada ou caído de uma escada para evitar novas agressões no último dia 6.

No dia 10, o bebê foi novamente agredido e teve ferimentos na boca e os dentes ficaram amolecidos. Em depoimento, Gabriela e Larissa apresentaram versões diferentes para o crime e chegaram a dizer que educavam a criança conforme “o modo Supernanny” (em referência a um programa sobre disciplinar crianças).

As duas foram indiciadas por tortura. Os agentes continuam buscando testemunhas e outras evidências para o esclarecimento do crime.

João de Deus vira réu por mais cinco casos de abuso sexual

0

Uma nova denúncia contra o médium João de Deus foi aceita nesta quarta-feira(16), pela juíza Rosângela Rodrigues Santos, da comarca de Abadiânia, em Goiás. De acordo com o G1, no documento constam relatos de 13 vítimas, dentre eles cinco não prescreveram e devem ir a julgamento.

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) pede no documento nova prisão para o médium e o denuncia pelos crimes de estupro de vulnerável e abuso sexual mediante fraude, pelos atendimentos espirituais que realizava na cidade de Abadiânia.

O médium está preso há um mês, ele nega ter cometido os crimes.

Casa pega fogo e criança de 4 anos morre queimada em Búzios

0

Uma menina de 4 anos morreu queimada na noite desta terça-feira (15) quando uma casa pegou fogo no bairro Cem Braças, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando a corporação chegou ao local os pais estavam do lado de fora e apenas a criança estava dentro da casa. Parte da estrutura foi totalmente consumida pelas chamas.

O corpo da criança foi encaminhado ao IML de Araruama. Os bombeiros ainda não têm informações sobre as causas do incêndio.

A Polícia Civil informou por meio de nota que “a ocorrência, a princípio, foi registrada como Abandono de Incapaz com resultado morte. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas e a necropsia está sendo aguardada para verificar se houve asfixia ou não em decorrência do incêndio”. Com informações do G1.

Termina nesta sexta prazo para rematrícula da Fundação de Esportes

0

O casal de aposentados Maria das Dores e Edilmar Rangel Vasconcelos já garantiu vaga para as aulas de hidroginástica, na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME). A Fundação recebe até esta sexta-feira (18), das 8h às 16h, os alunos para a renovação de matrícula. O prazo começou no último dia 8, na sede da FME e nos Centros Escola dos Esportes (CEDEs).

No ato da rematrícula, os alunos devem apresentar duas fotos (3x 4), cópia do comprovante de residência, certidão de nascimento ou carteira de identidade, atestado médico e declaração da escola, para os menores de 18 anos, lembrando que neste caso tem que apresentar a cópia dos documentos do responsável e da criança. O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, frisa que quem não fizer a rematrícula no prazo estabelecido perderá a vaga. O prazo para novos alunos será aberto em 28 de janeiro.

— Participar das aulas é muito bom para o corpo e para a alma, pois além de exercitar ainda fazemos novos amigos”, explicou a moradora do Jóquei Clube, Maria das Dores. A dona de casa Simone dos santos da Conceição, também já garantiu a vaga para as aulas de ballet e natação, da filha Letícia Araújo da Conceição de 9 anos. “O esporte é muito bom para o desenvolvimento de minha filha e também ensinar que na vida temos que apreender a viver com as vitórias e as perdas. E ela ama as aulas. Agora vou retornar a partir do dia 28 para fazer minha matricula na hidroginástica”, disse Simone.

A rematrícula pode ser feita em todos os locais onde são oferecidas aulas gratuitamente, como: Centro Escola do Esporte (CEDE), as antigas Vilas Olímpicas; Jardim São Bendito; Morro do Coco; Ururaí; Santa Cruz; Saturnino Braga, entre outros postos. “Vale ressaltar que a FME atende cerca de 18 mil alunos, distribuídos entre 51 modalidades, incluindo as 11 oferecidas pelo Projeto Paraesporte”, finalizou Thuin.

Filha mata pai com veneno para carrapato em visita à UTI

0

Um homem de 60 anos morreu após receber uma injeção de carrapaticida nessa terça-feira (15). A vítima estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Giselda Trigueiro, em Natal. A filha é suspeita de ter cometido o crime durante visita ao leito, segundo informa o UOL.

De acordo com a equipe médica, o tubo do soro havia mudado de cor e houve odor no ar. Uma seringa e o frasco do veneno foram encontrados na lixeira próximo ao leito.

A suspeita foi presa em flagrante e confessou o crime. Ela disse que comprou veneno para injetar no pai.

“Ela disse que sentia que o pai estava sofrendo muito e resolveu comprar o produto numa casa de ração para aplicar no soro. Depois que ela injetou o veneno, o aparelho que media a frequência cardíaca da vítima começou a avisar que os batimentos estavam acelerados. Ela se desesperou e chamou a equipe médica”, disse o delegado Roberto Andrade, da DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa).

O material foi recolhido pelos peritos do Itep-RN (Instituto Técnico-Científico de Pericia do Rio Grande do Norte). “A acusada contou que pensou em desistir, mas foi em frente porque acreditava que o pai queria morrer”, disse o delegado.

O homem era portador do vírus HIV e tinha tuberculose. O corpo da vítima será submetido a exame para apurar o que causou a morte.

A filha foi indiciada por homicídio qualificado pela falta de defesa da vítima e deve ser transferida para uma unidade prisional do Rio Grande do Norte.

Ator de ‘Tropa de Elite’ sofre acidente no Rio e fica em estado grave

0

O ator Caio Junqueira se envolveu em um grave acidente na altura do Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, na tarde desta quarta-feira (16).

Após seu carro capotar, ele ficou preso dentro do veículo, desacordado, e foi socorrido e levado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon. Por volta das 16h20, a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela unidade, informou que o paciente seguia em atendimento com o quadro grave.

Os primeiros a chegarem ao local foram agentes do Aterro Presente. Segundo a assessoria de imprensa do programa Segurança Presente, Caio está com uma fratura exposta no braço e foi sedado.

Familiares contaram que o ator foi levado para a sala de trauma, mas não foram dadas informações adicionais.

O artista de 42 anos atuou no filme “Tropa de elite”, interpretando Neto, o aspirante “06” que tentava entrar no Batalhão de Operações Especiais (Bope). Um de seus últimos trabalhos foi na série “O mecanismo”, sobre a Lava Jato.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 13h20 para um capotamento na Avenida Infante Dom Henrique. Segundo testemunhas, o carro teria subido o meio-fio e bateu em uma árvore antes de capotar.

As pistas do Aterro foram fechadas após o carro se envolver no acidente e foram parcialmente liberadas por volta das 14h50.

Devido às retenções, o Centro de Operações recomenda que os motoristas utilizem o a Praia do Flamengo, pelo Túnel Rebouças ou pelo Santa Bárbara.[

Com informações do G1.

Mulher é presa ao tentar vender filha por R$ 12 mil no Paraná

0

polícia prendeu uma mulher, de 36 anos, que negociava a venda da filha de 15 anos para um homem. O caso aconteceu em Candói, município a 70 quilômetros de Guarapuava, no Paraná.

De acordo com o Paraná Portal, uma denúncia anônima revelou o caso e os policiais foram até ao local. Na residência, os agentes encontraram a menor nervosa e ela teria confirmado que a mãe tinha concordado que ela fosse morar com um homem em Mangueirinha, a 84 quilômetros.

A polícia apreendeu o celular da mãe e encontrou áudios e conversas que confirmam a negociação. A investigação aponta que a mãe receberia R$ 500 por mês durante dois anos, o equivalente a R$ 12 mil.

A publicação refere ainda que um taxista foi chamado para levar a adolescente para outra cidade, mas recusou a corrida depois de saber do que se tratava.

O Conselho Tutelar de Candói não se pronunciou sobre o caso.

Ataque à deputada Martha Rocha foi tentativa de latrocínio; diz polícia

0

O ataque à deputada estadual e delegada Martha Rocha, no último domingo(13), configurou uma tentativa de latrocínio, é o que concluiu a Polícia Civil em inquérito finalizado na terça-feira(15).

De acordo com O Dia, pelas imagens analisadas na Delegacia de Homicídios, investigadores concluíram que a parlamentar não estava sendo seguida, e que os criminosos escolheram a vítima aleatoriamente.

A delegada foi alvo de três ameaças de morte por milicianos no ano passado, e o crime estava sendo investigado como tentativa de homicídio porque os criminosos tentaram atirar várias vezes contra o veículo quando o motorista empreendeu fuga, mas essa hipótese já foi descartada pela Polícia.

Um suspeito já foi identificado, mas a polícia não revelou o nome para não atrapalhar as investigações.

Kim Kataguiri vai ao STF para poder concorrer à presidência da Câmara

0

O deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) apresentou nesta quarta-feira, 16, ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que a Corte assegure a ele o direito de concorrer ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados mesmo não tendo 35 anos. O futuro parlamentar completará 23 anos no final do mês.

A defesa argumenta que o deputado federal eleito atende à única condição regimental imposta para sua candidatura ao cargo de presidente da Câmara, que é ser brasileiro nato. Segundo os advogados, parlamentares e especialistas sugerem que para se candidatar à presidência da Casa, Kim Kataguiri deveria preencher as condições de elegibilidade previstas para o cargo de presidente da República, entre elas a idade mínima de 35 anos.

“A Constituição Federal, a legislação infraconstitucional e, sobretudo, o Regimento Interno da Câmara dos Deputados não preveem idade mínima para a assunção do cargo de presidente da Casa Legislativa Federal, motivo pelo qual é incabível qualquer interpretação restritiva do direito do autor”, alegam os advogados de Kim Kataguiri.

Segundo eles, como a intenção de Kim é lançar-se candidato à presidência da Câmara – e, não, à presidência da República – a única condição de elegibilidade a ser atendida por ele deveria ser a de ser brasileiro nato.

A defesa lembra ainda que a Constituição Federal estipula a idade mínima de 21 anos para a elegibilidade dos candidatos ao cargo de deputado federal. Ao citarem uma situação hipotética em que a Câmara seja composta apenas por parlamentares menores de 35 anos, os advogados afirmam que “seria risível dizer que a Câmara Federal ficaria sem presidente pelo fato de nenhum deputado ter a idade mínima prevista para concorrer ao cargo de Presidente da República”.

PM vê o pai ser morto por bandidos ao tentar comprar moto oferecida em site

0

O policial militar Patrick Fernandes Salamon da Cunha, do Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer), viu seu pai ser morto, na noite desta terça-feira, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Carlos Luiz Salamon da Cunha levou um tiro na cabeça disparado por bandidos que emboscaram ele e o filho.

De acordo com o 7º BPM (Alcântara), pai e filho haviam ido ao local para encontrar supostos vendedores de uma motocicleta que os dois viram num site de compra e venda. Ao chegarem ao ponto de encontrao, a Rua Justino José Ladeira, no Bairro Almerinda, os dois foram surpreendidos por um Renault Sandero prata.

Do carro saltaram bandidos encapuzados, ainda de acordo com o batalhão de Alcântara, que abriram fogo contra Patrick e Carlos — ainda não se sabe se o soldado foi reconhecido pelos criminosos. O agente ainda conseguiu correr, mas seu pai não: ele foi atingido na testa.

Os bandidos fugiram. Equipes da Delegacia de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNSG) fizeram uma perícia no local do crime.

CCZ orienta sobre combate ao caramujo africano

0

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está orientando a população sobre os procedimentos corretos para o controle do Caramujo-gigante-africano (Achatina fulica), que começa a reaparecer com maior incidência em diversos bairros durante esse período do ano. A intenção é evitar que as pessoas tenham contato com o molusco, que pode causar doenças.

— Nos meses mais frios, os caramujos permanecem escondidos debaixo da terra. Quando fica mais quente e começa a chover, aumentando a umidade, eles ficam mais ativos, saindo para se alimentarem e se reproduzir — explica o médico veterinário do CCZ Flávio Soffiati, destacando ainda a importância de não se acumular lixo nos quintais, o que atrai os moluscos.

Segundo o veterinário, o caramujo africano foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 1980, como alternativa à criação de escargot (Helix sp) e hoje há infestações em quase todos os estados, devido a fugas ocasionais ou abandono das criações. Normalmente come folhas, frutas e legumes, mas pode se alimentar de lixo e fezes de roedores. É resistente à seca e ao frio e se prolifera na estação chuvosa.

— A forma de controle é a catação manual, usando luva de borracha, látex ou cobrindo as mãos com saco plástico. Eles podem ser colocados em salmoura (concentrado de água e sal), ou sal direto em sacos plásticos ou outros recipientes, nunca direto no solo. Podem ser quebrados com auxílio de um martelo, sem utilizar sal nesse caso — orienta Soffiati.

Uma vez quebrados, os moluscos devem ser acondicionados em dois sacos plásticos de lixo e colocados pra coleta. Podem ser incinerados se houver estrutura para isso. Se forem enterrados, utilizar cal para impermeabilizar a terra. Não devem ser descartados vivos no lixo ou em terrenos e também não devem ser consumidos ou usados como isca de pescaria.

— É preciso lavar bem frutas e legumes que tiveram contato com o caramujo, pois o muco pode transmitir doenças. A higienização dos alimentos pode ser feita com hipoclorito de sódio (água sanitária). Lixo, entulho e materiais inservíveis favorecem a permanência do caramujo no local. O ideal é manter quintais e terrenos limpos e sem entulhos. O uso de veneno é contraindicado por não ser específico. Outros animais e pessoas podem ingerir de forma acidental — explica ainda Soffiati.

Beto Barbosa vai retirar bexiga e próstata em cirurgia de 10h

0

Após anunciar o sucesso de seu tratamento contra um câncer na bexiga e na próstata, o cantor Beto Barbosa, 63, vai passar por uma nova cirurgia nesta quinta-feira (17), no hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo.

A cirurgia é necessária e complementar ao tratamento contra o câncer, que o cantor vem se submetendo desde o ano passado, segundo informou a coluna de Ricardo Feltrin, do UOL. Ele vai retirar a bexiga, a próstata e, talvez, parte da uretra. A cirurgia pode demorar mais de dez horas.

Ao longo de cinco meses, o cantor passou por internações e sessões de quimioterapia. Em dezembro, ele anunciou a sua volta aos palcos com um show em Fortaleza. “Hoje posso dizer que o susto passou e que estou com 99% de cura. Agradeço a Deus as orações dos fãs, imprensa, amigos e a equipe do Dr. Fernando Maluf”, afirmou em vídeo divulgado na época.

Beto Barbosa, considerado o rei da lambada nos anos 1980 e 1990, é autor de “Adocica”, disse que começou a sentir os sintomas no fim de 2017 e procurou, imediatamente, ajuda médica em Fortaleza, onde mora.

Antes de descobrir o câncer, um outro médico errou o diagnóstico e o tratava como uma simples infecção urinária. Sem sucesso no tratamento, decidiu vir a São Paulo, onde passou pro exames no hospital Albert Einstein e foi diagnosticado com os tumores.