Home Blog Page 1552

Michelle Trachtenberg fez um transplante de fígado meses antes de morrer

0

A atriz Michelle Trachtenberg, conhecida por seus papéis em Gossip Girl e Buffy, a Caça-Vampiros, faleceu aos 39 anos. Segundo fontes próximas, ela passou por um transplante de fígado no ano passado, mas o órgão teria sido rejeitado pelo organismo.

 

A causa oficial da morte ainda não foi divulgada, mas autoridades informaram que o falecimento não está sendo investigado como suspeito. Michelle foi encontrada inconsciente por sua mãe, Lana Trachtenberg, em seu apartamento em Nova York, na manhã desta quarta-feira (26).
 

Leia Também: Michelle Trachtenberg, de Gossip Girl e Buffy, é encontrada morta nos EUA

Blake Lively presta homenagem emocionante a Michelle Trachtenberg

0

Após a morte inesperada da atriz Michelle Trachtenberg, conhecida por seu papel em Gossip Girl, sua colega de elenco Blake Lively prestou uma homenagem emocionante nas redes sociais. Lively compartilhou um tributo extenso e comovente em seus stories no Instagram, poucas horas depois da notícia ser divulgada pelo New York Post.

 

Trachtenberg e Lively atuaram juntas na icônica série de 2007 a 2012, interpretando personagens que eram rivais na trama. “Este foi o primeiro dia em que conheci a Michelle”, escreveu Lively ao lado de uma foto das duas na série. “Ela era eletricidade. Você sabia quando ela entrava em uma sala, porque a vibração mudava. Tudo o que ela fazia, fazia com intensidade.”

A atriz continuou destacando a personalidade vibrante de Trachtenberg: “Ela ria muito das piadas de alguém, confrontava autoridades quando achava que algo estava errado, se importava profundamente com seu trabalho e tinha orgulho de fazer parte dessa comunidade e dessa indústria, por mais difícil que fosse às vezes. Ela era extremamente leal aos amigos e corajosa por aqueles que amava. Era intensa, ousada e autenticamente ela mesma.”

Blake também relembrou um detalhe marcante das gravações de Gossip Girl: Trachtenberg usava um gloss labial com aroma de caramelo. “Era um pequeno ato de gentileza com seus colegas de cena”, explicou Lively. “Ela não queria apenas brilhar na câmera, mas também tornar a experiência agradável para todos ao seu redor, até mesmo com o cheiro suave do seu gloss, porque ela se importava com os detalhes.”

A atriz expressou ainda seu lamento pela perda e a tristeza por não ter tido a chance de reencontrar a colega. “O tempo passa e a gente sempre acha que terá a oportunidade de rever um velho amigo. As verdadeiras tragédias da vida são aquelas que te pegam de surpresa em uma terça-feira qualquer”, escreveu Lively.

Por fim, ela exaltou o legado de Michelle Trachtenberg: “O mundo perdeu uma pessoa profundamente sensível e generosa. Que seu trabalho e seu enorme coração sejam lembrados por todos que tiveram o privilégio de conhecer sua energia única.”

Notícias ao Minuto © Instagram  

A causa oficial da morte ainda não foi divulgada, mas autoridades informaram que o falecimento não está sendo investigado como suspeito. Michelle foi encontrada inconsciente por sua mãe, Lana Trachtenberg, em seu apartamento em Nova York, na manhã desta quarta-feira (26)

Leia Também: Michelle Trachtenberg fez um transplante de fígado meses antes de morrer

Leia Também: Michelle Trachtenberg, de Gossip Girl e Buffy, é encontrada morta nos EUA

Dengue: produção nacional e dose única são vantagens da nova vacina

0

O anúncio do Ministério da Saúde sobre a primeira vacina nacional contra a dengue traz consigo outros avanços importantes, como o aumento no volume de doses disponíveis, a produção do imunizante no país, o novo esquema vacinal de apenas uma dose e a perspectiva de inclusão de novos públicos-alvo, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Mônica Levi.  

 

A médica lembra que o total de 60 milhões de doses que serão entregues no ano que vem, apesar de ser seis vezes maior do que o previsto para 2025, é insuficiente para vacinar toda a população brasileira. Isso significa que o Programa Nacional de Imunizações ainda precisará definir um público-alvo para receber o imunizante que será produzido pelo Instituto Butantan e foi batizado de Butantan-DV.

Por enquanto, a vacina que está sendo aplicada nos postos de saúde é a QDenga, da farmacêutica japonesa Takeda, e apenas em adolescentes de 10 a 14 anos, em cidades com maior incidência da doença, com exceção das doses próximas do vencimento, que podem ser recebidas por pessoas de outras idades. 

Mônica Levi diz esperar que novos estudos da Butantan-DV mostrem a segurança e a eficácia da vacina também entre os idosos.

“Os adolescentes internam-se mais e tem mais quadros graves, mas quem mais morre são os idosos. Só que, nas vacinas disponíveis, a faixa etária acima de 60 anos não foi contemplada nos estudos. Mas, no projeto anunciado, há um estudo em populações de outras faixas etárias. Como a vacina do Butantã é de 2 a 59 anos, eu entendo que as outras faixas etárias de interesse são de 60 anos para cima. E isso seria muito importante, porque os idosos tem maior mortalidade”, diz a especialista.

Mesmo que a capacidade de produção seja insuficiente para toda a população brasileira, outra inovação da Butantan-DV deve ajudar a aumentar as coberturas vacinais: é o primeiro imunizante contra a dengue do mundo aplicado em apenas uma dose.

“Em qualquer faixa etária, mas principalmente nos adolescentes, nas vacinas de múltiplas doses, a segunda ou a terceira sempre têm um uma evasão, sempre tem piores coberturas. Sem dúvida, é muito mais fácil fazer campanha pontual de uma dose só do que conseguir completar um esquema maior”, afirma Mônica Levi.

A Butantan-DV foi desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Americano e a farmacêutica MSD e será produzida em conjunto com a empresa WuXi Biologics. Ainda assim, a vacina foi apresentada como 100% nacional porque todas as etapas de sua produção serão realizada em solo brasileiro.

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, é uma grande vantagem, inclusive para diminuir o risco de desabastecimento ou atraso na entrega das vacinas. “Não depender de acordos que os laboratórios tenham com outros países, se há surtos ou epidemias, isso permite autonomia. Você vai ter uma produção que atenda a sua população, e isso é fundamental para garantir a quantidade de vacinas para a população que se pretende vacinar.”

Bom resultado de testes

O imunizante é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro tipos da dengue. Na última etapa de testes, a vacina teve 79,6% de eficácia geral e 89,2% de eficácia entre as pessoas que já tiveram a doença, mas ainda está sendo avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a responsável pela autorização do uso da vacina no país.

Mônica Levi lembra ainda que todos esses benefícios da Butantan-DV só devem chegar à população a partir de 2026, logo, não se pode descuidar da prevenção ambiental, para controlar a disseminação do Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença.

A dengue não é transmitida de uma pessoa para outra, o que significa que a vacina não é capaz de produzir a chamada “imunidade de rebanho”, quando um certo número de pessoas vacinadas é suficiente para bloquear ou até erradicar o agente causador. “Claro que você vai ter menos gente infectada para os mosquitos se contaminarem e picarem outras pessoas, mas não é uma proteção segura, por exemplo, para quem não foi vacinado porque tinha contraindicação, ou estava gestante, era imunocomprometido grave.”

De acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, o Brasil já registrou este ano mais de 439 mil casos prováveis de dengue, com 177 mortes confirmadas. Em janeiro, a quantidade de casos foi menor do que no mesmo mês do ano passado, quando houve surto da doença, mas superior aos registros de 2023.

 

‘Prisômetro’ de Nunes tem mais força eleitoral do que transparência, dizem especialistas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O “prisômetro” inaugurado pela gestão Ricardo Nunes (MDB) na sede do Smart Sampa marca posição política, mas não resolve problemas antigos do projeto, como o controle social externo e a possibilidade de auditar a operação e saber, por exemplo, quantos erros têm ocorrido.

 

É o que dizem especialistas ouvidos pela Folha após o lançamento do painel na terça-feira (25), que informa o número de prisões feitas pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) a partir das imagens captadas pelo programa.

Com 23 mil câmeras na cidade e tecnologia de reconhecimento facial, o Smart Sampa é uma das principais bandeiras da administração municipal para a área de segurança.

Na tarde desta quarta-feira (26), o painel indicava 1.909 prisões em flagrante.

No visor também constavam 723 foragidos da Justiça capturados, 405 presos em 2025, 147 presos em fevereiro deste ano e 41 pessoas desaparecidas que foram encontradas.

Transparência seria dizer se os números são auditáveis e quantas pessoas foram abordadas ou identificadas, segundo a coordenadora de enfrentamento à violência institucional da ONG Conectas Direitos Humanos, Carolina Diniz. “A cidade perde com uma política baseada em populismo penal e que fica alarmando a população.”

É o que também diz Pedro Saliba, coordenador de assimetrias e poder na organização Data Privacy Brasil. “No nosso entendimento não é transparência, porque transparência é entender qual a tecnologia usada, quais os equipamentos e empresas operando [os programas] e especialmente ter algum tipo de controle social, grupos de especialistas da sociedade civil e academia pensando essa governança dos dados.”

“Imagino que o ‘prisômetro’ não vai dizer quantas pessoas foram presas ilegalmente ou quantas abordagens equivocadas foram realizadas por erros do sistema de reconhecimento facial”, completa Saliba, que cita grupos de pessoas negras, trans, crianças e adolescentes entre os mais suscetíveis a erros.

Procurada, a gestão Nunes não respondeu sobre os questionamentos ao “prisômetro”.

A sensação de insegurança também é vista como um possível efeito do painel pelo conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Alan Fernandes, que vê um resultado ruim na tentativa da gestão Nunes de divulgar ações contra a criminalidade.

“Me soa como assumir uma situação ruim na segurança pública, imagine um estrangeiro que vem aqui e vê, vai gerar mais insegurança. É uma forma mal elaborada da prefeitura de prestar contas do que faz”, afirma o especialista. Ele também pede mais transparência para o Smart Sampa, e afirma que o programa pode trazer bons resultados.

Fernandes também diz nunca ter visto, em visitas ou na literatura de pesquisa, exemplos de um painel para mostrar prisões e seus efeitos.

“O prefeito, fazendo referência ao que antes era o impostômetro, se coloca em uma primeira grande ação do seu mandato como alguém que está discutindo segurança pública com um viés mais punitivista, fazendo um aceno para setores mais conservadores.”

Nunes, segundo o professor, também encampa o trabalho pela segurança, principal preocupação dos paulistanos segundo o último levantamento do Datafolha sobre o tema.

O interesse político mira a disputa de 2026. Isso porque, para Salvarani, o prefeito é um dos principais nomes da centro-direita para a disputa do Palácio dos Bandeirantes -em um cenário no qual Tarcísio de Freitas (Republicanos) desista da reeleição para disputar a presidência.

A gestão Nunes também tenta atingir a população periférica, diz o professor da ESPM, que convive diariamente com uma sensação de impunidade na cidade de São Paulo. Para ele, esse “monumento ao punitivismo” aumenta o capital político do prefeito.

Ao longo desse ano e em meio a um fortalecimento do poder ostensivo de guardas municipais, a receita deve ser mantida e pode ganhar aditivos como o aumento de efetivo e de equipamentos para a estrutura municipal de segurança, afirma Salvarani. O tema da segurança, para ele, está entre os três principais do eleitorado, junto com aumento de preços e emprego e renda.

Tanto Salvarani, da ESPM, quanto Fernandes, do Fórum, apontam que há pouco ônus à administração municipal na questão da segurança, já que a prefeitura divulga os números de prisões feitas, mas não precisa responder por políticas prisionais ou por reversões na Justiça.

Na última sexta-feira (21), o núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo recomendou que não fossem usados tecnologia de reconhecimento facial ou o perfilamento e identificação remota de indivíduos em meio a blocos de carnaval.

Na terça (25), após o anúncio do painel, a Defensoria Pública-Geral de SP publicou uma nota na qual “defende, no entanto, que sua aplicação ocorra com transparência, controle e respeito aos direitos de toda a população.”

 

Otaviano Costa é contratado pela Band para apresentar o Melhor da Noite

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Otaviano Costa, 51, vai comandar o Melhor da Noite (Band) a partir de março, quando a atração ganha um novo formato e passa a ser exibida de quarta a sexta-feira, das 22h30 à meia-noite.

 

O apresentador retorna à emissora após 20 anos, para o programa com direção de Ariel Jacobowitz. “Estou muito feliz por retornar para casa por tudo o que a emissora representa para mim. Esse projeto atende vários aspectos da minha persona como artista e comunicador, a começar pelo fato de ser ao vivo, que é a minha essência, e isso me faz transbordar de alegria”, disse.

É uma satisfação ter pessoas tão talentosas ao meu redor, trazendo vários olhares, conteúdos e jeitos de se contar histórias. Além disso, abriremos um mapa com mil caminhos, já que o horário permite que falemos de tudo. Depois de tudo que eu vivi e sobrevivi diante da minha cirurgia cardíaca, essa minha volta à TV aberta é quase como um presente, aliás, um presente para o meu coração. Otaviano Costa

Otaviano segue com o Lia e Léo no UOL. Ele dá vida a Léo, e Flávia Alessandra interpreta Lia. Os dois são um casal contemporâneo, conectado e que falam sobre relacionamento, dinheiro, sexo: tudo da vida a dois.

Leia Também: Carlos Alberto de Nóbrega é internado, e SBT adia gravação de ‘A Praça É Nossa’

Quem já se garantiu na 3ª fase da Libertadores?

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Três dos classificados à terceira fase da Libertadores, a última antes da formação dos grupos, foram conhecidos na última terça (25) -outros dez clubes, incluindo o Corinthians, brigam pelas cinco vagas restantes.

 

BAHIA DENTRO, BOCA FORA

O Bahia é um dos garantidos. Os comandados de Rogério Ceni venceram o The Strongest por 4 a 1 no placar agregado -1 a 1 na ida, em La Paz, e 3 a 0 na volta, na Fonte Nova.

O Iquique surpreendeu e também passou. O time chileno, que faz sua terceira participação na Libertadores, desbancou o Santa Fe (Colômbia) após pênaltis.

Já o Boca Juniors ficou fora em uma noite dramática. Depois de perder no Peru para o Alianza Lima, o hexacampeão continental até tirou a desvantagem na Bombonera, mas caiu na decisão por pênaltis e está eliminado.

E O RESTO?

O Corinthians disputa a classificação nesta quarta (26). O alvinegro recebe a Universidad Central, da Venezuela, na Neo Química Arena, uma semana após empatar por 1 a 1 em Caracas.

Boston River x Ñublense, Tolima x Melgar, Monagas x Cerro Porteño e El Nacional x Barcelona-EQU são os jogos restantes da 2ª fase -dos oito clubes, quatro completam a lista dos sobreviventes.

Governo diz que EUA distorcem ordens do STF e rejeita ‘tentativa de politizar decisões judiciais’

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O Itamaraty afirmou nesta quarta-feira (26) que o governo Donald Trump distorce o sentido das ordens do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal de Justiça), e que rejeita a tentativa de politizar decisões judiciais.

 

“O governo brasileiro rejeita, com firmeza, qualquer tentativa de politizar decisões judiciais e ressalta a importância do respeito ao princípio republicano da independência dos Poderes, contemplado na Constituição Federal brasileira de 1988”, informou o Ministério das Relações Exteriores em nota.

O comunicado afirma que o governo brasileiro foi pego de surpresa pela nota do Departamento de Estado dos Estados Unidos, seu órgão equivalente no país, “a respeito de ação judicial movida por empresas privadas daquele país para eximirem-se do cumprimento de decisões da Suprema Corte brasileira”.

A declaração ocorre em resposta à nota publicada no X pelo escritório do Hemisfério Ocidental do departamento que faz referência implícita ao caso do Rumble contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

“O respeito pela soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil”, escreveu o perfil do Escritório do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado no X. “Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar pessoas que vivem nos Estados Unidos é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão.”

“A manifestação do Departamento de Estado distorce o sentido das decisões do Supremo Tribunal Federal, cujos efeitos destinam-se a assegurar a aplicação, no território nacional, da legislação brasileira pertinente, inclusive a exigência da constituição de representantes legais a todas as empresas que atuam no Brasil”, afirmou o Itamaraty.

A pasta ainda diz que a liberdade de expressão deve ser exercida no Brasil “em consonância” com “os demais preceitos legais vigentes, sobretudo os de natureza criminal”.

Depois, cita que o Estado brasileiro e as instituiçoes foram alvo de “orquestração antidemocrática”. “Os fatos envolvendo a tentativa de golpe contra a soberania popular, após as eleições presidenciais de 2022, são objeto de ação em curso no Poder Judiciário brasileiro”, diz a nota.

Governo Trump exalta prisão de brasileiro suspeito de estupro como vitrine de política de imigração

0

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O governo de Donald Trump tem exaltado a prisão de brasileiros nos Estados Unidos suspeitos de terem cometido crimes no país como vitrines de sua política de imigração, que visa fazer uma deportação em massa.

 

Os canais das redes sociais do ICE (o serviço de imigração dos Estados Unidos) e o escritório de comunicação da Casa Branca incluíram ao menos dois brasileiros presos nos últimos 30 dias, em momentos distintos, como exemplo da ação. A reportagem não localizou a defesa deles.

Um deles é acusado de estupro e, o outro, de agressão e participação numa gangue. Os dois foram detidos em Massachusetts, estado da costa leste que tem grande concentração de brasileiros.

Nesta quarta-feira (26), o vice-secretário de imprensa da Casa Branca, Kush Desai, disparou um email no qual ressalta a ofensiva de Trump contra cartéis.

“A administração Trump continuará focada em colocar nossos próprios cidadãos em primeiro lugar, deportando em massa estupradores, assassinos e outros criminosos migrantes ilegais das comunidades americanas”, escreveu.
A mensagem elenca uma série de prisões de imigrantes acusados de crime pelo ICE, entre elas a de Vitor Guimarães Silva, 21 anos, ocorrida em em 3 de fevereiro em Bellingham (Massachusetts). A detenção teve o apoio do escritório federal de apreensões de drogas.

“Caio Vitor Guimarães Silva não apenas demonstrou um desrespeito flagrante pelas leis de imigração dos EUA, mas também representou um perigo significativo para os residentes de Massachusetts”, disse Patricia H. Hyde, diretora interina do Escritório de Campo de Operações de Execução e Remoção do ICE em Boston.

Guimarães entrou legalmente nos Estados Unidos em setembro de 2017 e depois permaneceu, mesmo com o visto vencido. O brasileiro foi condenado a um ano de prisão pelo Tribunal Distrital de Milford por agressão e lesão corporal contra um morador do estado em setembro do ano passado. Ele cumpriu 90 dias e foi liberado. Àquela época, o ICE já havia emitido uma ordem de prisão contra ele.

“Como membro documentado de uma gangue de rua violenta e estrangeiro condenado por um crime violento, não podíamos mais tolerar a presença do sr. Guimarães em nossa comunidade”, afirmou a diretora do ICE. Ele segue sob custódia das autoridades de imigração.

Em 21 de janeiro, outro brasileiro foi preso em Falmouth. Willian Robert Vasconcelos-Dos Santos foi detido pelas autoridades locais suspeito de estuprar uma moradora. Depois, o tribunal do distrito o entregou para os agentes do ICE, que já haviam solicitado sua detenção.

Vasconcelos já tinha sido preso ao entrar ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira perto de San Diego, na Califórnia, na costa oeste.

A detenção aconteceu em 10 de abril do ano passado, mas ele foi liberado na sequência com uma notificação para comparecer a um juiz de imigração. Ele, porém, não compareceu e só foi detido este ano em Falmouth, do outro lado do país.

“Neste caso, apreciamos o Tribunal Distrital de Falmouth por honrar a ordem de detenção de imigração do ICE e permitir que nossos oficiais tomassem a custódia de Vasconcelos na segurança de uma cela de prisão, em vez de ter que prendê-lo em liberdade”, afirmou a diretora do ICE em Boston.

O caso foi ressaltado pelo ICE e também por veículos conservadores de imprensa nos Estados Unidos por ter demonstrado uma colaboração do estado de Massachusetts, que tem um governo democrata (de oposição ao atual presidente), com o órgão de imigração de Trump.

A governadora de Massachusetts, Maura Healey, afirmou em novembro que a polícia do estado “absolutamente” não iria cooperar com a política de deportação em massa de Trump e que usaria “todas as ferramentas disponíveis” para proteger seus moradores.

Recentemente, ela teceu críticas a imigrantes em situação irregular que cometem crimes nos EUA, e chegou a afirmar estar indignada com a situação. Ainda assim, apresentou objeções à política de Trump. “Eu ainda me oponho aos esforços para visar grandes parcelas de uma população indocumentada que não fez nada de errado além de estar aqui sem presença legal”, disse ela no mês passado.

Liam Payne tinha alta concentração de álcool no sangue quando morreu

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os níveis de concentração de álcool no sangue do cantor Liam Payne na hora da sua morte, em outubro de 2024, foram divulgados pela procuradoria criminal responsável pelo caso. A informação é do TMZ.

 

Segundo o relatório revelado à imprensa, o ex-One Direction apresentava uma concentração superior a 2,7 gramas por litro de sangue ao cair da varanda do quarto de hotel em que estava hospedado.

O site americano Alcohol.org esclarece que esse índice equivale 0.27% de concentração total, nível suficiente para provocar efeitos como desorientação e tonturas. Níveis próximos a 0.3% podem classificar envenenamento por álcool, enquanto índices a partir de 0.4% costumam ser fatais.

O relatório ainda revelou que haviam “metabólitos de cocaína, metilecgonina, benzoilecgonina, cocaetileno e a medicação sertralina [um tipo de antidepressivo]” em seu corpo.

Leia Também: Oruam é liberado 3 horas após ser preso

City bate Tottenham com Haaland e Ederson decisivos e estanca nova crise

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Manchester City respira. Fora de casa, a equipe contou com as estrelas de Haaland e Ederson, bateu o Tottenham por 1 a 0, pela 27ª rodada do Campeonato Inglês, e estancou a pressão que vinha sofrendo pelos maus resultados.

 

O City abriu vantagem no primeiro tempo. Mais perigoso, o time de Pep Guardiola saiu na frente logo aos 11 minutos, com Haaland. O 1 a 0 não diminuiu o ritmo dos visitantes, que assustaram o goleiro Vicario no restante da etapa, mas não conseguiram ampliar. O Tottenham pouco fez.

O segundo tempo foi de pressão total do Tottenham. A equipe da casa finalizou diversas vezes com perigo, mas quando a bola não passou próxima à trave, parou nas mãos de Ederson -o brasileiro fez um milagre nos minutos finais em chute de Son. Nos acréscimos, Haaland fez o segundo do City, mas o gol foi anulado por toque no braço do norueguês.
O resultado dá um respiro ao Manchester City. A equipe chegou aos 47 pontos, assumiu a quarta colocação do Campeonato Inglês e colocou fim à sequência de derrotas que aumentou a pressão -para Real Madrid e Liverpool.

O Tottenham vai mal no campeonato. Os Spurs aparecem na 13ª colocação, com 33 pontos, e viram uma sequência de três vitórias consecutivas ir pelos ares.

O Manchester City volta a campo no próximo sábado (1°), quando recebe o Plymouth, às 14h15 (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra. O Tottenham só volta a jogar no dia 6 de março, quando visita o AZ Alkmaar, às 14h45, pela ida das oitavas de final da Liga Europa.

Real vence Sociedad com gol decisivo de Endrick na semi da Copa do Rei

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Real Madrid usou a estrela de Endrick, venceu a Real Sociedad por 1 a 0 fora de casa e largou em vantagem por uma vaga na final da Copa do Rei. O brasileiro substituiu Mbappé, poupado, e infernizou: além de marcar o único gol do jogo de ida da semifinal do torneio, ele acertou a trave antes de ser substituído.

 

Além do ex-Palmeiras, Lunin se destacou pelo lado do time de Carlo Ancelotti. Substituto de Courtois, o goleiro ucraniano, que vem atuando como titular na competição, protagonizou ao menos três lindas defesas e garantiu a vitória de sua equipe.

Os times voltam a medir forças no dia 1° de abril pelo jogo de volta. O novo confronto será disputado no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid.

O vencedor da semifinal encara Barcelona ou Atlético de Madri na decisão – os clubes protagonizaram um empate histórico por 4 a 4 na terça (25) e decidirão, no início de abril, a vaga na final.

COMO FOI O JOGO

O embate começou equilibrado e com boas chances para os dois lados. Barrenetxea mandou para fora ainda no minuto inicial, e Kubo obrigou Lunin a trabalhar pouco tempo depois, esquentando a maior parte dos torcedores no estádio Anoeta. Já os visitantes assustaram com Guler e Bellingham, mas ambos não calibraram a pontaria.

O Real Madrid abriu o placar aos 18 minutos com toque mágico de Bellingham e estrela de Endrick. O inglês acertou lindo lançamento em profundidade para o brasileiro, que dominou em velocidade já ajeitando a bola para frente. Substituto de Mbappé, o ex-Palmeiras caprichou na hora da finalização e, de perna esquerda, superou Remiro: 1 a 0.

Os donos da casa tentaram reagir e só não igualaram o marcador por causa de Lunin. Depois de espalmar chute de Méndez, o goleiro evitou um golaço de Oyarzabal, que havia deixado Rudiger na saudade em lindo drible já dentro da área. Vini Jr tentou devolver na mesma moeda, mas Remiro fez linda defesa.

A parte final do 1° tempo teve paralisação da arbitragem. O motivo? Cânticos “racistas, xenófobos e intolerantes” por parte de torcedores da Real Sociedad, segundo mensagem exibida no telão do estádio – a vítima dos ataques não foi informada pelo juiz ou pelos próprios jogadores, que se mantiveram no gramado sem qualquer tumulto. O duelo recomeçou depois de dois minutos.

O 2° tempo começou com milagres de Lunin e bola na trave de Endrick. O goleiro do Real Madrid voltou a aparecer em um “lance duplo”: Oyarzabal, livre na área, completou cruzamento e parou no camisa 13, que também mostrou serviço ao bloquear tentativa de Kubo. Os visitantes responderam com linda jogada entre Vini e Endrick, mas o autor do primeiro gol carimbou o travessão.

A Real Sociedad voltou a atormentar a zaga dos comandados de Carlo Ancelotti. Em meio às substituições e um Madrid mais defensivo, os mandantes se lançaram ao ataque e, por pouco, não balançaram as redes: Muñoz parou em nova intervenção providencial de Lunin, e Oyarzabal teve chute desviado por Camavinga. O goleiro ainda trabalhou mais uma vez e viu seu colega de profissão Remiro, do rival, também brilhar antes do apito final.

Leia Também: City bate Tottenham com Haaland e Ederson decisivos e estanca nova crise

Zelenski aceita acordo de minerais sem salvaguardas, que Trump empurra para a Europa

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em mais um capítulo da novela para chegar a uma trégua na Guerra da Ucrânia, o presidente Volodimir Zelenski disse nesta quarta-feira (26) que aceita o acordo proposto por Donald Trump para a exploração de minerais estratégicos do país europeu na esperança de que ele faça parte de um arranjo sobre o fim do conflito.

 

O presidente americano, por sua vez, anunciou que o ucraniano irá à Casa Branca para assinar o acordo na sexta-feira (28), deixando claro que os Estados Unidos não irão fornecer salvaguardas contra futuras agressões russas, e sim seus parceiros europeus.

“Eu não farei garantias de segurança. Nós teremos a Europa para fazê-las, porque a Europa é o vizinho ao lado [da Ucrânia]”, disse. Na versão atual do acordo, há uma referência vaga ao apoio americano “ao esforço da Ucrânia de obter as garantias” e só. Trump reiterou que isso não inclui a entrada de Kiev na aliança militar que comanda: “Otan você pode esquecer”.

Falta, agora, combinar com os russos, que rejeitam quaisquer tropas da Otan no território vizinho. Trump irá tratar do tema com um dos pais da ideia, o premiê britânico Keir Starmer, que o visitará nesta quinta-feira (27).

“Não haverá cessar-fogo sem garantias de segurança para a Ucrânia”, afirmou mais cedo Zelenski. Ele havia dito ainda que as tratativas eram iniciais e que suas expectativas eram de que o arranjo fosse parte de um esforço maior para reconstruir a Ucrânia.

Segundo o ucraniano, o sucesso da empreitada está nas mãos de Trump. Mais tarde, ele disse: “Para mim e para o resto do mundo, é importante que a ajuda americana não seja interrompida”. Até 2024, os EUA deram R$ 676,5 bilhões, R$ 379 bilhões dele em apoio militar.

Tudo isso sugere o inevitável: mais concessões de Kiev ante o alinhamento de Trump à visão russa do conflito. Comentando isso nesta quarta, o premiê polonês, Donald Tusk, disse que qualquer acordo não “pode ser a capitulação da Ucrânia”.

O presidente americano tem jogado ambiguamente desde que mudou a política externa de seu país e retirou o apoio incondicional a Kiev. Ligou para Vladimir Putin, colocou equipes americanas para negociar diretamente com os russos e ainda pressionou Zelenski, chamando-o de ditador e de dispensável.

Ao mesmo tempo, pôs na mesa um acordo em que os EUA tomariam para si US$ 500 bilhões (R$ 2,8 trilhões) em reservas de minerais estratégicos dos ucranianos em troca do apoio já dado e, talvez, de algo no futuro. Zelenski rejeitou a oferta, dizendo que não poderia “vender seu país”.

Trump se manteve na ofensiva, e o ucraniano aquiesceu, com os americanos retirando o preço da fatura da negociação. Agora, há declarações vagas sobre exploração conjunta e a criação de um fundo mútuo para a reconstrução -algo que o Banco Mundial estima nos mesmos US$ 500 bilhões.

Zelenski tenta vender a ideia de que não cedeu, e que espera ainda as tais garantias de segurança. “O acordo é parte de um acerto maior com os EUA. Ele pode ser parte de futuras garantias de segurança, mas temos de entender a visão maior. Depende da nossa conversa com o presidente Trump”, afirmou.

Na conversa que teve com o colega francês Emmanuel Macron na segunda (24), o republicano apoiou a ideia de que elas fossem dadas por uma força de paz europeia, algo que Paris, Londres e Berlim dizem topar. Quem não aceita é a Rússia, algo já reiterado pelo Kremlin e repetido nesta quarta pelo chanceler Serguei Lavrov.

Trump, fiel a seu estilo, disse que Putin concordava com a proposta, o que Moscou negou. O problema, para os russos, é a ideia de tropas da Otan estacionadas na Ucrânia -a ideia de Kiev de entrar na aliança foi um dos motivos alegados para a guerra.

Pela proposta ventilada na Europa, 30 mil soldados ficariam não na linha de frente congelada, mas sim em cidades grandes da Ucrânia na retaguarda.

Putin ainda se mexeu, fazendo uma oferta que ele diz ser ainda mais suculenta do que a de Kiev no campo de terras raras, minerais empregados na indústria de alta tecnologia que Trump parece desesperado para ter acesso, dado que a rival China tem grandes reservas, e ainda sugeriu produção conjunta de alumínio.

Na prática, com o alinhamento entre a Casa Branca e o Kremlin proposto por Trump, a posição mais forte é a do russo. Mas negociadores em Moscou têm suas suspeitas acerca dos interesses do americano, que tenta levar a discussão política da paz para o campo econômico, temendo uma tentativa de afastar Putin da China.

Isso foi conversado entre o presidente russo e o líder Xi Jinping na segunda, quando ambos reafirmaram a aliança estabelecida 20 dias antes da guerra iniciada em 2022. Xi disse que a China era a “verdadeira amiga” da Rússia.

Pé-de-meia tem segundo dia de depósito para quem concluiu ensino médio

0

Os participantes do Pé-de-Meia nascidos entre julho e dezembro que concluíram o ensino médio em 2024 receberam, nesta quarta-feira (26), até R$ 1,2 mil do programa Pé-de-Meia. O Ministério da Educação (MEC) depositou R$ 1 mil pela aprovação no terceiro ano do ensino médio e mais R$ 200 para quem participou nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.   

 

Para conferir se os valores foram creditados na conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal, o estudante deve acessar o aplicativo Caixa Tem para smartphones no nome do estudante. Os valores já estão disponíveis para saque.

Na terça-feira (25), foi a vez dos estudantes do Pé-de-Meia que fazem aniversário entre janeiro e junho receberem o montante.Já os estudantes que concluíram o primeiro e segundo anos do ensino médio na rede pública de ensino receberão o incentivo de R$ 1 mil nesta quinta-feira (27), independentemente da data de nascimento, na modalidade poupança e não poderá ser sacado.  

A quantia ficará rendendo até que os beneficiários concluam o ensino médio e, desta forma, tenham a autorização para retirar o valor.

Como conferirA política pública é voltada a jovens matriculados do ensino médio regular e na modalidade EJA da rede pública de educação, que sejam parte de famílias incluídas em famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Os demais requisitos do programa para os estudantes são:

  • Ter entre 14 a 24 anos, no caso do ensino médio regular de escola pública;
  • Ter entre 19 e 24 anos, se estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública;
  • Ter inscrição regular no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para entrar na conta Gov.br;
  • Ter o mínimo de 80% de frequência escolar no mês.
  • Ser aprovado no fim do ano letivo

O MEC explica que não há necessidade de inscrição dos estudantes do ensino médio público. Todos que atenderem aos critérios do programa são automaticamente incluídos como beneficiários.

Para conferir se é beneficiário do programa, o estudante deve consultar o aplicativo Jornada do Estudante, disponibilizado pelo MEC. O login é feito na conta do aluno no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados. A conta pode ser nível bronze de segurança.

Oportunidades 

O programa prevê o pagamento de até R$ 9,2 mil por estudante que complete o ciclo de três anos do ensino regular.

Uma das beneficiárias do Pé-de-Meia é Kirian Reis, de 15 anos. A estudante do segundo ano do ensino médio mora com a mãe, a avó e uma tia na Vila Telebrasília, região que integra o Plano Piloto da capital federal. 

Sobre os valores do incentivo financeiro, Kirian revela que usou parte do recurso já depositado em parcelas anteriores para custear passagens do transporte público. Agora, o foco dela será aplicar o valor restante na própria formação acadêmica. 

“Vai ser uma poupança porque estou juntando esse dinheiro para pagar um curso preparatório, já que vou fazer o PAS [Programa de Avaliação Seriada] 2 e também o PAS 3”, diz a estudante. 

O PAS é o processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB) realizado em três etapas.

“Com o Pé de Meia, sabendo que vou ganhar um dinheiro no fim do mês, eu foco em estudar na escola. É como se fosse uma recompensa porque o dinheiro me ajuda e vai ser garantido no fim do ensino médio também”, reconhece a estudante Kirian Reis.

Para consultar os valores recebidos na chamada Poupança do Ensino Médio, o calendário de pagamentos de 2024, o estudante também pode usar os seguintes canais: o app Caixa Tem; o app Benefícios Sociais Caixa.

O calendário de pagamentos dos benefícios de 2025ainda não está disponível. O MEC deve publicá-lo em março.

Pé-de-Meia

O programa federal funciona como um incentivo para que o estudante permaneça na escola e se forme no ensino médio.

De acordo com dados de 2019 a 2020 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de evasão no ensino médio é de 7,5%, o que representa aproximadamente 480 mil jovens fora das salas de aula.

 A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua de 2023, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 68 milhões de pessoas com 18 anos ou mais não concluíram a educação básica.

 

Dino homologa acordo com Congresso, mas não libera todas as emendas

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), homologou o plano apresentado pelo Congresso Nacional para conseguir a liberação das emendas parlamentares. O magistrado manteve ressalvas impostas anteriormente, como nas chamadas emendas Pix que não tiverem plano de trabalho e nas suspensões referentes às ONGs e entidades do terceiro setor.

 

Na decisão desta quarta-feira (26), o relator afirmou que, caso a decisão seja referendada pelo plenário, não há mais impedimento para a execução das emendas parlamentares ao Orçamento de 2025, bem como as relativas a exercícios anteriores.

As Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal prometeram nesta terça-feira (25) ao Supremo individualizar o nome dos autores das emendas de relator e de comissão para tentar destravar a execução desses recursos.

Essas emendas são alvo de críticas por não identificarem o parlamentar responsável por decidir como seria gasto o dinheiro público.

A explosão de verbas de emendas parlamentares a partir de 2020 movimentou mais de R$ 148,9 bilhões em cinco anos. O aumento drenou recursos dos ministérios e garantiu protagonismo a deputados e senadores.

A cifra representa mais de quatro vezes o valor desembolsado em indicações parlamentares no ciclo anterior, de 2015 a 2019, de R$ 32,8 bilhões.

Do valor total pago nos últimos cinco anos, cerca de R$ 74 bilhões são das chamadas emendas individuais, enquanto R$ 29,5 bilhões foram direcionados pelas bancadas estaduais, e R$ 9 bilhões partiram das comissões temáticas da Câmara e do Senado.

A destinação das emendas também está na mira de investigações sobre supostas irregularidades que envolvem políticos de diferentes posições.

Em novo ataque à imprensa, Trump ameaça processar veículo que usar sigilo de fonte

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em novo ataque à liberdade de imprensa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quarta-feira (26) processar editoras, veículos de comunicação e jornalistas que usem fontes anônimas em seus trabalhos de apuração.

 

“Por ser o presidente a quem se tem atribuído o melhor primeiro mês de gestão da história, é natural que surjam livros e reportagens falsos com as chamadas citações ‘anônimas’ ou ‘off the record'”, afirmou o republicano em sua rede social, a Truth Social. “Em algum momento, vou processar alguns desses autores e editoras desonestos, ou até mesmo a mídia em geral, para descobrir se essas ‘fontes anônimas’ realmente existem.”

Na mesma publicação, Trump classificou esse tipo de trabalho de “ficção difamatória inventada”. “Um grande preço deve ser pago por essa desonestidade flagrante. Farei isso como um serviço ao nosso país. Quem sabe, talvez criemos alguma nova lei boa!”

Manter em sigilo a identidade de quem fornece informações é uma prática comum entre jornalistas para noticiar bastidores de uma decisão do governo, por exemplo, ou falar com pessoas que corram algum tipo de risco caso se manifestem publicamente sobre assuntos delicados. No Brasil, o sigilo da fonte é um direito previsto na Constituição “quando necessário ao exercício profissional”.

Nos EUA, a prática não é protegida por lei em âmbito nacional. Por isso, em alguns processos judiciais federais, jornalistas não têm a prerrogativa de se recusar a responder sobre a identidade de seus interlocutores.

Isso significa que um repórter pode ser forçado a dizer à Justiça quais foram suas fontes de informação para uma reportagem. Mesmo assim, o sigilo pode ser preservado em alguns casos com base na Primeira Emenda, que trata da liberdade de expressão e imprensa.

Em 1972, a Suprema Corte dos EUA decidiu que a Constituição não protege o privilégio do jornalista em grandes júris -espécie de colegiado formado por um grupo de cidadãos comuns que avalia as evidências contra uma pessoa, em uma etapa anterior à acusação. A decisão foi tomada no caso Branzburg vs. Hayes, no qual três repórteres foram processados por desacato por se recusarem a revelar suas fontes.

O tema voltou à baila em 2013, no início do primeiro mandato do democrata Barack Obama, quando o governo afirmou que, no ano anterior, havia monitorado 20 números de telefones da Associated Press após a agência de notícias ter recebido a informação de que a Al Qaeda no Iêmen preparava um ataque a um avião rumo aos EUA.

Em âmbito estadual, a questão muda. Embora uma lei para proteger o exercício jornalístico nunca tenha passado no Congresso americano, 48 estados mais o Distrito de Columbia reconhecem, de alguma forma, o direito do repórter resguardar suas fontes, de acordo com publicação de 2021 do Reporters Comittee for Freedom of the Press.

Desses, 40 têm leis que protegem em algum nível jornalistas que usam a técnica, enquanto outros oito reconheceram esse direito de alguma outra maneira, como por meio de jurisprudência. Os únicos dois estados que não blindam a prática de nenhuma forma são Wyoming e Havaí.

Organizações que atuam pela liberdade de imprensa costumam criticar a insegurança jurídica que a falta de uma lei federal gera.

“Ao fazer uma promessa a uma fonte, um repórter geralmente não sabe se sua reportagem será importante para um caso judicial, especialmente um em um tribunal federal. Essa ameaça ao livre fluxo de informações da fonte para o repórter e para o público coloca todos nós em risco”, afirmou, em um artigo sobre o tema publicado no site do Freedom Forum, Kevin Goldberg, especialista em Primeira Emenda para a entidade.

A perspectiva de criar uma lei no sentido contrário -ou seja, que restrinja ainda mais o uso da fonte anônima- é mais uma ação de Trump contra a imprensa desde o início do seu segundo mandato, em janeiro deste ano.

A última investida ocorreu nesta terça-feira (25), quando a Casa Branca afirmou que vai passar a escolher quais jornalistas podem participar da cobertura diária da agenda de Trump, quebrando décadas de uma tradição que estabelecia um rodízio de veículos de imprensa para ter acesso direto ao presidente dos EUA.

A medida foi anunciada depois de a Casa Branca impedir o acesso da agência de notícias Associated Press ao Salão Oval como represália ao fato de que a empresa decidiu não alterar o nome do golfo do México para golfo da América em seu manual de Redação, utilizado por uma série de outros veículos de língua inglesa. Trump alterou a nomenclatura do acidente geográfico por decreto, em medida não reconhecida internacionalmente.

Anteriormente, a gestão já havia ordenado que quatro grandes organizações, incluindo The New York Times e NBC, desocupassem a área de imprensa do Pentágono para dar lugar a outros veículos, incluindo os sites de direita Breitbart News e One America News.

Padilha assume Saúde com desafio de frear crises sanitárias e emplacar marca do governo

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O médico e deputado federal Alexandre Padilha (PT) assumirá o comando do Ministério da Saúde com o desafio de frear crises sanitárias, como a da dengue, além de emplacar na pasta uma marca forte do governo Lula (PT).

 

Padilha ainda terá de lidar com a cobiça do Congresso sobre o orçamento da Saúde. Em 2024, as emendas parlamentares drenaram mais de 40% da verba empenhada para custeio e investimentos da pasta. Na passagem anterior de Padilha pela Saúde, encerrada em 2014, menos de 20% desses recursos eram direcionados por deputados e senadores.

A mudança no ministério foi confirmada na terça-feira (25) pelo Palácio do Planalto, cinco dias após a Folha de S.Paulo revelar que o presidente Lula (PT) havia decidido demitir a socióloga Nísia Trindade do comando da pasta. Atual ministro da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), Padilha deve tomar posse no Ministério da Saúde no dia 6 de março.

A gestão de Nísia vinha sendo alvo de queixas de integrantes do Congresso, de membros do Palácio do Planalto e do próprio presidente, que chegou a fazer cobranças pela falta de uma marca forte na área.

Em momento de baixa popularidade do governo federal, o presidente deseja que a pasta torne popular programas como o Mais Acesso a Especialistas, que promete encurtar o tempo para a realização de consultas e exames especializados nas áreas de oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia.

Ainda há expectativa do Planalto de que o novo ministro amplie a mobilização contra crises sanitárias. A explosão de casos e mortes pela dengue gerou críticas ao governo Lula no último ano. Horas antes de ser demitida, Nísia anunciou uma parceria para produção nacional da vacina contra a dengue do Instituto Butantan, mas o registro do imunizante ainda está sob análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Outro ponto sensível na Saúde é a oferta de vacinas e medicamentos.

Levantamentos divulgados pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) no fim do último ano apontaram falta de diversos modelos de imunizantes, inclusive contra a Covid. Ainda é tema de preocupação do governo o descarte de um estoque bilionário de insumos feito nos últimos anos.

Mesmo antes da confirmação da queda Nísia, integrantes do governo já negociavam as mudanças que seriam feitas na equipe do ministério sob Padilha. Ainda pediram a entidades ligadas à indústria do setor que, depois do anúncio oficial, apoiassem a nomeação.

A análise de autoridades que acompanham a transição do comando da Saúde é que Padilha deve promover mudanças na Secretaria Executiva, hoje comanda por Swedenberger Barbosa (PT), e na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, chefiada pela epidemiologista Ethel Maciel. São pastas que lidam com temas sensíveis ao governo, como elaboração do orçamento, compras públicas e logística, além da resposta às crises sanitárias.

A atual equipe de Nísia ainda é composta por nomes que atuaram com a ministra na Fiocruz, como o secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Gadelha, e que também são citados entre integrantes do governo como candidatos mais fortes a deixarem a nova gestão. Entre outros temas, a pasta de Gadelha lida com as bilionárias parcerias entre laboratórios públicos e privados para a produção de vacinas e medicamentos.

Interlocutores de Padilha avaliam que o secretário de Atenção Especializada, Adriano Massudo, deve se tornar um dos principais auxiliares do novo ministro. Ele comanda o setor que executa o Mais Acesso a Especialistas e foi secretário-executivo substituto da Saúde em 2011 e 2012, durante a gestão anterior de Padilha na Saúde.

Massuda ainda participou, em 2022, da banca de doutorado do novo chefe da Saúde. Autoridades do governo avaliam que ele pode ser nomeado secretário-executivo da nova gestão, uma espécie de vice-ministro, mas a troca ainda não teria sido acertada.

Padilha ainda deve manter na pasta nomes que já trabalharam na Saúde em sua gestão anterior, encerrada no começo de 2014, como o atual secretário de Atenção Primária, Felipe Proenço.

O novo ministro também teria sinalizado que deseja nomear Eliane Cruz como chefe de gabinete, cargo que ela ocupou na passagem anterior de Padilha pelo ministério. Ela é coordenadora do setor de saúde do PT nacional.

Outra aposta no governo é que Padilha levará para a Saúde o médico Mozart Sales. Ele é o atual assessor especial na SRI e tem participado das discussões entre o governo e o Congresso sobre a liberação das emendas. O Ministério da Saúde concentra cerca de metade do valor indicado anualmente por deputados e senadores.

 

Oruam é liberado 3 horas após ser preso

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O rapper Oruam foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (26) que investiga disparos feitos por ele em um condomínio no interior de SP em dezembro. Durante o cumprimento dos mandados em sua residência, localizada no Joá, zona oeste do Rio, os policiais encontraram e recapturaram um foragido da Justiça por organização criminosa. O músico foi autuado em flagrante pelo crime de favorecimento pessoal.

 

O delegado Moyses Santana afirmou que, por ser um “delito de menor potencial ofensivo”, o Oruam só ficará preso caso se recuse a colaborar e a assinar um termo circunstanciado. “Pode ser que ele não fique preso, mas não deixa de ser uma prisão em flagrante. Está autuado em flagrante delito.”

“Ele falou que não sabia da situação do foragido que estava na residência dele. Mas os depoimentos das outras testemunhas dizem que o foragido apareceu no dia de ontem. Ele disse que não sabia que o cara estava foragido. Junto com ele [foragido] também foi encontrada uma pistola 9 mm com kit rajada, munições e radiotransmissores”, disse o delegado.

Indagado sobre o motivo de ter um foragido em sua casa e se gostaria de dar uma declaração, o rapper disse: “Vou falar o quê?”. A afirmação foi dada no momento em que ele entrava na Cidade da Polícia. “Tudo o que eu falar para vocês não adianta de nada.”

“Nosso cliente hoje recebeu a Polícia Civil para o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa dele. A polícia foi recebida, o mandado foi cumprido sem nenhum tipo de resistência e, durante o cumprimento do mandado, uma pessoa que estava ali tinha o mandado de prisão. Ninguém sabia disso. Essa pessoa tinha omitido. Essa pessoa chegou segunda-feira na casa dele”, afirmou o advogado Fernando Henrique Cardoso, que defende o músico.

Oruam foi conduzido para a Cidade da Polícia no início da manhã. Ele chegou em carro próprio, às 7h57, com um segurança. O trajeto até a sede das especializadas foi escoltado por viaturas policiais, que abriram caminho da zona oeste até a zona norte, onde fica a base da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes).

O rapper deixou o local às 10h50 e afirmou que o foragido “não é traficante” e que a bala usada no vídeo era “de borracha”.

“Ele não é traficante. Ele é uma pessoa normal e é meu amigo. Eu não sabia que ele estava foragido. Naquele dia, era bala de borracha”, disse Oruam, referindo-se ao vídeo em que aparece disparando para o alto -alvo da ação desta quarta.

“Vou voltar tranquilo para casa. O meu álbum está bombando e está do jeito que eu queria”, disse.

Segundo a polícia, o foragido é Yuri Pereira Gonçalves, 25, que tem contra ele um mandado de prisão por organização criminosa. A reportagem não localizou seus defensores até a publicação deste texto.

Na residência do rapper a polícia também apreendeu diversos simulacros de armas de fogo, telefones celulares, joias, um anel com uma indicação de um urso e uma igreja na Penha.

Segundo o delegado, a reação de Oruam foi tranquila durante a operação.

A ação da polícia ocorre devido a um suposto disparo de arma de fogo que o rapper teria feito de forma aleatória em um condomínio no interior de São Paulo no final do ano passado, “colocando em risco a integridade de diversas pessoas”, segundo a polícia. Pelo ocorrido, ele foi indiciado pelo crime de disparo de arma de fogo.

“Ele estava em uma casa em São Paulo com diversas pessoas, em uma espécie de festa. Pegou uma arma calibre 12 e, instigado por outras pessoas, realizou um disparo”, afirmou o delegado. A arma não foi encontrada.

A investigação é conduzida pela DRE, que cumpriu mandados de busca e apreensão contra Oruam e sua mãe, Márcia Nepomuceno. As ordens foram expedidas pela Justiça de Santa Isabel (SP), após investigações apontarem que o rapper teria feito um disparo no dia 16 de dezembro em um condomínio em Igaratá (SP). Com isso, a Justiça determinou a busca da arma utilizada

Segundo o delegado, a Justiça autorizou a quebra de sigilo de celulares apreendidos na operação.

Em nota à reportagem, a Polícia Civil de São Paulo disse não haver investigação sobre os tiros. “A Polícia Civil do Estado de São Paulo não localizou, até o momento, nenhum registro envolvendo o cantor citado.”

A reportagem apurou que a Polícia Militar mobilizou reforços para o Complexo da Penha, Alemão e outras comunidades relacionadas ao Comando Vermelho na manhã desta quarta. O objetivo é evitar que vias sejam bloqueadas em possível protesto contra a detenção de Oruam.

Oruam, nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, adotou esse pseudônimo ao inverter a grafia de seu primeiro nome. Ele é filho de Marcinho VP, condenado por assassinato, formação de quadrilha e tráfico de drogas, considerado pela polícia e promotoria o principal líder do Comando Vermelho. O rapper também possui uma tatuagem em homenagem ao pai e ao traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.

Na semana passada, Oruam foi detido em flagrante após realizar manobras perigosas de carro na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, mas solto após pagamento de fiança.

O rapper usou fotos de sua prisão para promover seu novo álbum, “Liberdade”. Na imagem publicada em seu Instagram, ele aparece com as mãos unidas atrás das costas, na altura da região lombar. No entanto, os agentes não utilizaram algemas ou outra forma de imobilização. Procurado pela reportagem na ocasião, o advogado do rapper não retornou as ligações. Oruam não quis prestar depoimento e afirmou que se manifestará em juízo.

Entre os bens do cantor, que ele exibe nas redes sociais, há um ônibus personalizado cotado em R$ 1 milhão. É o mesmo valor do Porsche Carrera 911 de 2021 que Oruam tem na garagem, ao lado de outro modelo apelidado por ele de “carro do Batman”, um Audi TT RS avaliado em R$ 500 mil. Todo preto e com aerofólio traseiro.

Segundo apuração da Folha de S.Paulo de 2010, Marcinho VP, já preso, acumulou R$ 40 milhões em dez anos.

Polícia Civil prende mulher acusada de matar criança de 7 anos

0
128ª DP
128ª DP

Policiais civis da 128ªDP (Rio das Ostras) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (25/02), a a responsável por uma criança de 7 anos que faleceu em decorrência de maus-tratos. O caso foi identificado após comunicação do Instituto Médico Legal (IML) de Macaé, que constatou múltiplas lesões recentes e antigas no corpo da vítima, sugerindo agressões contínuas.

A equipe da delegacia, após receber a notificação de óbito suspeito, conduziu diligências para esclarecer as circunstâncias do caso. A avó da criança foi ouvida na unidade policial, enquanto a responsável legal foi localizada em sua residência, no bairro Mirante da Lagoa.

Papa Francisco tem melhora leve, e insuficiência renal diminui, diz Vaticano

0

ROMA, ITÁLIA (FOLHAPRESS) – A condição clínica do papa Francisco, que enfrenta uma pneumonia dupla, mostrou uma leve melhora nas últimas 24 horas. A leve insuficiência renal observada nos últimos dias diminuiu, informou o Vaticano na noite desta quarta-feira (26), tarde no Brasil

 

A tomografia computadorizada do tórax, realizada no dia anterior, mostrou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar. Os exames hematológicos e hemacrocitométricos confirmaram a melhora.

Pela manhã, o Vaticano informou que o pontífice tivera “uma noite tranquila e está descansando” no hospital Agostino Gemelli, em Roma. Este já é o período de internação mais longo de Jorge Mario Bergoglio, 88, desde que se tornou papa em 2013, superando o período de dez dias em 2021, quando se submeteu a uma cirurgia eletiva no intestino.

O boletim médico divulgado na noite de terça-feira (25) mostrava um quadro de estabilidade, sem novas crises respiratórias e exames de sangue estáveis. Sua condição de saúde, porém, era considerada grave. Já o prognóstico, segundo o relatório, era descrito como “cauteloso” pelo Vaticano, que não descarta a possibilidade de a equipe médica conceder uma entrevista até fim desta semana.

Francisco está se alimentando normalmente e, dentro do possível, movimenta-se no quarto. Na segunda-feira (24), a Santa Sé havia informado que a condição do pontífice continuava grave, mas que havia mostrado uma “leve melhora”, acrescentando que a “insuficiência renal leve”, relatada pela primeira vez no fim de semana, não era motivo de preocupação. Foi o primeiro sinal positivo desde o agravamento de seu estado de saúde.

No sábado (22), Francisco chegou a precisar de transfusão de sangue depois de uma “crise respiratória prolongada”, uma situação que não se repetiu desde então. Ele tem uma pneumonia dupla, uma infecção grave que pode inflamar e causar cicatrizes em ambos os pulmões, dificultando a respiração. O Vaticano descreveu o quadro infeccioso como complexo, causado por dois ou mais micro-organismos.

O papa é particularmente propenso a infecções pulmonares porque desenvolveu pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removido. Ele segue sob a terapia com oxigênio e sob a mesma medicação dos últimos dias.
A saúde debilitada não o afastou da liderança da Igreja Católica, ainda que boa parte das atividades estejam obviamente prejudicadas. O pontífice manteve na segunda-feira (24) audiência com o cardeal italiano Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, responsável pela administração da igreja, e com o arcebispo venezuelano Edgar Peña Parra, seu auxiliar.

Assinou decretos de canonização e beatificação, assim como a mensagem para a Quaresma, o período de quarenta dias que antecede a Páscoa em que os católicos se preparam para a celebração com jejuns, penitências e obras de caridade. Nesta quarta-feira (26), soltou novos documentos, incluindo a Catequese.

O documento, de acordo com a Santa Sé, já estava preparado. É praxe o papa receber peregrinos nos meios de semana, sempre com uma nova mensagem. A cerimônia só ocorre com sua presença, mas a tradição de emitir a Catequese foi mantida.

Em Roma, a prece do Rosário pela saúde do papa foi realizada pela segunda noite seguida na praça São Pedro. Na terça-feira (25), o evento foi conduzido por outro nome forte do Vaticano no momento, o cardeal filipino Luis Antonio Tagle. Na segunda-feira (24), a celebração coube ao cardeal Parolin. O Vaticano declarou que não há uma ordem estabelecida de celebrantes e que as escolhas se devem também à conveniência da Santa Sé, já que não há uma convocação extraordinária de religiosos neste momento.

Carlos Alberto de Nóbrega é internado, e SBT adia gravação de ‘A Praça É Nossa’

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O SBT precisou adiar as gravações do humorístico “A Praça É Nossa” desta semana após a internação do apresentador do programa, Carlos Alberto de Nóbrega, 88, que trata uma virose. A informação foi confirmada pela assessoria do canal.

 

Ele está sob cuidados médicos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e tem previsão de alta entre esta sexta (28) e sábado (1º).

O programa grava uma vez por semana, e a edição que seria realizada nesta quinta-feira (27) não vai ocorrer. Nóbrega vai participar de duas gravações, então, na próxima semana.

O humorista -que tem mais de 70 anos de carreira na televisão- tem um histórico recente de internações. Em dezembro de 2023, ficou hospitalizado após um acidente doméstico e, em janeiro do ano passado, precisou realizar uma cirurgia para remover um coágulo no cérebro.

“A Praça É Nossa” é um dos programas mais longevos do SBT, com 24 temporadas. Carlos Alberto de Nóbrega é o apresentador desde sua primeira emissão, em 1987.

Leia Também: Justin Baldoni acusa Blake Lively de querer omitir provas após pedido de sigilo