Home Blog Page 2537

Nível do Guaíba fica pela 1ª vez abaixo dos 5 metros desde sábado

0

SÃO PAULO, SP, E PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – O nível da água do lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, caiu ao seu nível mais baixo desde o último sábado (4) e ficou estável na manhã desta quinta-feira (9), após uma pequena elevação durante a madrugada.

A medição da Ceic (Centro Integrado de Coordenação de Serviços) mostra que altura da água voltou a cair no início da tarde desta quinta e ficou em 4,95 metros às 12h15.

Esse nível, entretanto, continua muito acima do limite aceitável. O lago é considerado inundado quando atinge 3 metros de altura. Há um alerta que é emitido quando o nível da água está em 2,5 metros.

Antes disso, o nível do Guaíba chegou a baixar 12 centímetros em 24 horas, entre as 3h de quarta (8) e as 3h de quinta. Entretanto, houve um aumento de 3 centímetros em comparação com os 5,01 metros registrados durante a madrugada.

Ruas e avenidas da capital gaúcha continuam alagadas na manhã desta quinta. No sábado, o lago chegou a 5,30 metros, segundo informações do Ceic (Centro Integrado de Coordenação de Serviços).

O Guaíba subiu após as chuvas que atingiram a região metropolitana de Porto Alegre na quarta. A quinta-feira não tem previsão de chuvas fortes, mas a cidade está sob alerta para possíveis elevações a partir desta sexta (10) até o domingo (12) devido a chuvas fortes que podem passar de 100mm no acumulado.

A água parou de avançar pelas ruas da cidade, mas não o suficiente para permitir retorno de moradores às casas. Na região central, há registro de lojistas que conseguiram retornar para averiguar os estragos em estabelecimentos comerciais, ainda alagados, mas menos em comparação com outros dias.

Na quarta, enquanto o nível do Guaíba já estava caindo, o da lagoa dos Patos estava aumentando. A região desta lagoa, que comporta as cidades de Rio

Grande e Pelotas, tem previsão de chuva para os próximos dias.
O Rio Grande do Sul chegou nesta quarta (8) à marca de 100 pessoas mortas em decorrência das chuvas que atingem o estado.

A data foi marcada também pelo temor de novas tempestades nos próximos dias e de uma onda de frio, prevista para começar já nesta quinta (9). Em meio ao caos causado pelas inundações, o desabastecimento segue cada vez mais presente na rotina dos moradores das áreas afetadas, com relatos de falta de comida e de água se multiplicando tanto no interior quanto na região de Porto Alegre.

O número de mortos pode aumentar nos próximos dias, pois há um total de 136 desaparecidos, além de 374 feridos. Há uma morte óbitos em investigação para determinar se, de fato, teve relação com os temporais.

Nesta quinta, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que serão necessários R$ 19 bilhões para reconstruir as perdas em decorrência das chuvas que atingem o estado desde a última semana.

“São necessários recursos para diversas áreas. Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores”, escreveu ele em seu perfil oficial no X (antigo Twitter). “Nas próximas horas, vamos detalhar as ações projetadas que contemplariam as nossas necessidades.”

Na última terça-feira (7), o governo federal reconheceu estado de calamidade pública no RS, o que facilita a liberação de verbas ao estado. As autoridades também liberaram o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e pagamentos antecipados do Bolsa Família, do seguro-desemprego e de benefícios como aposentadoria e pensão por morte.

Também foi suspenso o pagamentos de tributos para a Receita e a Fazenda, além do adiamento de prazos de renegociação de dívidas com os cinco principais bancos do país e de financiamento de crédito habitacional.

 

Balcão de Emprego com vaga para auxiliar de dentista

0

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está anunciando uma vaga auxiliar de dentista (ASB). A oportunidade é para trabalhar no Centro de SFI.

Os interessados em concorrer à vaga devem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no período das 8h às 17h.

“Gostaria de solicitar a quem tiver oportunidades de emprego e desejar participar desta parceria de sucesso com o Balcão que entre em contato com a equipe da SMTDH. A gente divulga as vagas disponíveis e ainda se encarrega de receber os currículos dos candidatos”, orientou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Inscrições para a Guarda Mirim Municipal começam na próxima segunda (13)

0

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), abre na segunda-feira (13) as inscrições para a quarta turma da Guarda Mirim Municipal (GMM). O prazo para se inscrever vai até o próximo dia 7 de junho. O programa, criado em 2018 pela prefeita Francimara Barbosa Lemos, é executado pela SMTDH, em conjunto com diversas secretarias municipais.

Os interessados em participar devem comparecer à sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 141, no Centro da Cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h. É necessário levar cópias de RG, CPF, NIS, comprovantes de residência atualizado e de escolaridade do candidato, além de cópias do RG, CPF e NIS do responsável. Cada guarda mirim receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100.

“O programa tem como principais objetivos a promoção da formação humana, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, além do fortalecimento do vínculo pessoal, familiar, comunitário e social”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

A diretora do Departamento da Juventude, órgão vinculado à SMTDH, Ana Paula Ribeiro, informou que no total serão 50 vagas para adolescentes com idade entre 14 e 18 anos incompletos, obrigatoriamente matriculados no ensino regular e moradores de SFI. Já na segunda etapa serão avaliados, por intermédio de questionário socioeconômico, os jovens que tenham o perfil para atuarem na GMM, através de análise da equipe técnica da SMTDH.

Papa Francisco envia 100 mil euros para ajudar Rio Grande do Sul

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Papa Francisco doou 100 mil euros para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofre com enchentes que já deixaram mais de 100 mortos.

Valor equivale a cerca de R$ 556 mil. Segundo o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spaengler, o montante será usado “para ajudar no que for possível”.

O dinheiro vem da Esmolaria Apostólica, departamento do Vaticano que faz caridade em nome do Pontífice.
Papa Francisco já havia manifestado solidariedade com os afetados pela calamidade na missa do último domingo (5). “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, disse.

Quase 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pela tragédia em 425 municípios do estado. Segundo a atualização mais recente da Defesa Civil, 107 pessoas morreram e 136 estão desaparecidas.

Ex-atriz pornô volta a tribunal, e defesa de Trump tenta desacreditar seu depoimento

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Stormy Daniels volta a depor no julgamento do caso contra Donald Trump nesta quinta-feira (9), dois dias depois de afirmar no tribunal que desmaiou durante encontro com o republicano, em 2006, e depois acordou na cama nua.

O depoimento da ex-atriz pornô, que durou cerca de cinco horas, foi o mais esperado do caso que pode levar o ex-presidente à prisão. Ela retorna ao tribunal sob ofensiva da defesa do ex-presidente de desacreditar seu relato.
A equipe de advogados de Trump questionou a credibilidade de Daniels no primeiro dia. Eles a acusaram de tentar ganhar dinheiro com sua história e sugeriram que ela estivesse mentindo. Trump negou as acusações e disse que não teve relações sexuais com ela.

Se condenado, o republicano poderia receber pena de até 4 anos de prisão, mas nesses casos é mais comum a sentença determinar liberdade condicional para réus primários.

Outra figura importante que ainda deve depor é o ex-advogado de Trump Michael Cohen, hoje rompido com ele e provável testemunha de acusação. Cohen teria pagado US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels em acordo para que ela não falasse sobre suposto caso com o empresário, segundo a Promotoria.

Depois, já durante seu mandato na Casa Branca, o republicano teria reembolsado o advogado com depósitos feitos pela empresa de Trump, dinheiro disfarçado de despesas legais da companhia, o que violaria, de acordo com os promotores, as leis de Nova York.

Cohen declarou-se culpado em 2018 e foi condenado a três anos de reclusão, com boa parte do tempo sob prisão domiciliar (ele não precisou cumprir integralmente a pena porque no fim foi beneficiado com redução por bom comportamento).

A sessão do tribunal teve uma pausa na quarta-feira (8), quando a ex-atriz pornô estava prestes a discutir o acordo de silêncio que teria sido pago por Cohen.

Os advogados do ex-presidente devem questionar supostas inconsistências entre a versão atual de Daniels e relatos que ela forneceu no passado, bem como sua motivação para tornar o caso público.

Na segunda-feira (6), o juiz Juan Merchan, responsável pelo caso, multou Trump em US$ 1.000 (cerca de R$ 5.000) e o considerou culpado de desacato ao tribunal pela décima vez, por violar uma ordem que o impede de criticar envolvidos no caso, como a própria Daniels.

Merchan alertou sobre a possibilidade de prender Trump caso as violações persistam, considerando a prisão como “o último recurso”, dado o impacto no julgamento em andamento e implicações políticas, especialmente por sua candidatura à Presidência.

Alexandre Frota participa de resgates no Rio Grande do Sul com jet-skis

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Alexandre Frota foi ao Rio Grande do Sul para ajudar nos resgates da população ilhada devido às fortes chuvas no estado. A bordo de jet-ski, o ex-deputado federal resgatou animais domésticos e moradores da cidade de Canoas, uma das mais afetadas pelas enchentes.

“Estou aqui em Canoas. A gente fez um resgate agora de três animais, três cachorros, além da dona e de seu pai”, disse Frota em post do Instagram da última quarta-feira (8). “Olha só como está aqui. O Rio Grande do Sul não está sozinho, vambora!”, completou.

Amanda Martins, dona dos animais resgatados, agradeceu à ajuda do ator nos comentários: “Muito obrigada. Jamais vou esquecer”. Em seu perfil, ela compartilhou que seu barco estava quebrado quando Frota chegou para ajudá-la, resgatando seus cães e mais dois amigos.

O ator também compartilhou fotos das doações de alimentos que levou para o Rio Grande do Sul. Frota disse ainda que entrou em contato com o governador Eduardo Leite (PSDB) e se colocou à disposição. Ele também postou um vídeo dirigindo de Cotia, cidade onde mora, na região metropolitana de São Paulo, até o Rio Grande do Sul.

Na rede social X (ex-Twitter), internautas se surpreendem com a ação do ex-deputado. “E o Alexandre Frota que tá em Canoas, no Rio Grande do Sul, resgatando pessoas e animais de jetski. O Brasil é uma caixinha de surpresas e na maioria das vezes as surpresas são boas”, escreveu o usuário Aluisio Olievira. Confira mais reações.

Leia Também: Empresária morre após realizar cirurgias plásticas em clínica de Go

 

Vasco da Gama anuncia contratação de jovem campista

0
Foto: Divulgação Vasco da Gama

Nesta quinta-feira (09), o talentoso meio-campista Kauã Manhães foi oficialmente anunciado como a mais recente contratação do time sub-16 do Vasco da Gama. Kauã, que anteriormente jogou nas categorias de base do Atlético-MG, foi revelado pela página oficial da base do clube cruzmaltino, juntamente com outros dois jogadores: o zagueiro Cristofer e o goleiro Renato.

Morador do bairro Novo Eldorado, em Campos, Kauã mostrou seu potencial enquanto jogava pelo CRA, chamando a atenção de diversos olheiros durante uma partida em Casimiro de Abreu.

Em 2022, o jovem conquistou o título da Copa do Brasil Sub-14 pelo Atlético, e agora ele está pronto para brilhar no Gigante da Colina.

Tragédia em RS: Sobe para 107 o número de mortos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Rio Grande do Sul chegou nesta quinta-feira (9) à marca de 107 pessoas mortas em decorrência das chuvas que atingem o estado. A quantidade de óbitos foi informada pela Defesa Civil estadual pela manhã, no boletim divulgado às 9h.

O número de mortos pode aumentar nos próximos dias, pois há um total de 136 desaparecidos, além de 374 feridos. Há uma morte óbitos em investigação para determinar se, de fato, teve relação com os temporais.

Há ao menos 400 mil pontos sem energia e 500 mil sem água no Rio Grande do Sul em decorrências das fortes chuvas que atingiram a região ao longo da última semana.
A Defesa Civil informa, também, que há 67.542 desabrigados, instalados em alojamentos cedidos pelo poder público, e 163.786 desalojados.

As aulas foram suspensas nas 2.338 escolas da rede estadual e mais de 327 mil alunos foram impactados. Até esta quarta (9), eram 941 escolas afetadas, 421 danificadas e 71 servindo de abrigo.

A tragédia tem sido comparada ao furacão Katrina, que em 2005 destruiu a região metropolitana de Nova Orleans, na Lousiana (EUA), atingiu outros quatro estados norte-americanos e causou mais de mil mortes.

Profissionais de saúde apontam semelhanças entre as duas tragédias, como falta de prevenção de desastres naturais e inexistência de uma coordenação centralizada de decisões.

Colapso nos hospitais, dificuldade de equipes de saúde chegarem aos locais de trabalho e desabastecimento de medicamentos e outros insumos são outras semelhanças apontadas.

O nível da água do lago Guaíba, que inundou a capital Porto Alegre, caiu 10 centímetros nas 24 horas entre a manhã de quarta (8) e de quinta-feira (9). Às 6h desta quinta, segundo informações da ANA (Agência Nacional de Águas), a altura estava em 5,04 metros.

Esse é o menor nível desde o último sábado (4) mas, ao mesmo tempo, segue acima do limite. Ruas e avenidas da capital gaúcha continuam alagadas na manhã desta quinta.

Ao mesmo tempo, o governo gaúcho alertou na segunda-feira para o risco de enchentes nos municípios localizados às margens da Lagoa dos Patos. A água que bloqueia ruas da região metropolitana desce pela lagoa em direção ao mar, o que pode acontecer rapidamente ou de forma mais lenta, dependendo da direção do vento.

A volta da chuva e de ventos fortes à região de Porto Alegre nesta quarta-feira (8) fez a prefeitura paralisar o resgate das vítimas das enchentes históricas. A previsão, segundo o Inmet, é que a temperatura caia no Rio Grande do Sul nesta semana.

SITUAÇÃO NO RS APÓS AS CHUVAS
107 mortes
136 desaparecidos
374 feridos
67.542 desabrigados (quem teve a casa destruída e precisa de abrigo do poder público)
164.583 desalojados (quem teve que deixar sua casa, temporária ou definitivamente, e não precisa necessariamente de um abrigo público -pode ter ido para casa de parentes, por exemplo)
1.476.170 pessoas afetadas no estado

Leia Também: Hospitais do RS suspendem cirurgias eletivas e pedem ajuda de custeio emergencial

 

Janja e influenciadores fazem apelo por resgate de cavalo em telhado no RS

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A primeira-dama Janja da Silva e influenciadores como Felipe Neto fazem apelo pelo resgate do cavalo que foi flagrado se equilibrando em cima de um telhado na quarta-feira (9).

Janja informou que conversou com o general Hertz, comandante das operações no Rio Grande do Sul. Em publicação nesta quinta-feira no X (Antigo Twitter), ela afirmou que equipes já foram mobilizadas para localizar e fazer o resgate do animal.

”Vamos torcer para que o caramelo tenha resistido essa noite”, pediu a primeira-dama. Ela contou que os veterinários do Exército devem acompanhar o caso que gerou repercussão após imagens feitas pelo helicótero da TV Globo.

O influenciador Felipe Neto publicou que uma equipe de barco está chegando em Canoas nesta manhã. ”Vamos descobrir em instantes se o Caramelo sobreviveu a esta noite e ainda está vivo”, disse. O cavalo estaria ilhado há quatro dias devido à inundação.

Felipe Neto ainda explicou que se a embarcação não conseguir tirá-lo do telhado, ao menos ele será alimentado. O influenciador, por meio das suas redes sociais, também ofereceu a pagar alguém que tivesse helicóptero de grande porte particular para o resgate do cavalo.

Leia Também: Cavalo fica isolado em telhado no Rio Grande do Sul; veja as imagens

 

Empresária morre após realizar cirurgias plásticas em clínica de Go

0

Uma empresária, de 52 anos, morreu nesta terça-feira (7), após complicações de cirurgias plásticas mal sucedidas, realizadas no Hospital Unique, em Goiânia.

Segundo informa o G1, Fábia Portilho era proprietária de um renomado hotel de luxo em Goianésia, município a 176 km da capital, e havia realizado operações de mamoplastia e lipoaspiração na sexta-feira (3).

Contudo, ela teria começado a sentir dores abdominais quatro dias após os procedimentos, quando decidiu voltar à unidade de saúde na terça-feira (7), solicitando, por volta das 11h, uma tomografia para saber o que havia acontecido.

No entanto, funcionários da clínica não deram prosseguimento ao atendimento da paciente, que chegou ao local gritando de dor.

Segundo a família, os colaboradores indicaram que não realizariam a consulta, pois ela “era uma mulher forte”, e não precisava. Assim, ao constatarem a falta de cuidado médico, os parentes de Fábia solicitaram que ela fosse liberada, pois a levariam para outro hospital.

Contudo, para que fosse efetivada a dispensa da paciente, ela precisou aguardar cerca de 03h para a entrega do laudo médico.

Logo, por volta das 21h – passadas mais de 10 horas desde o check-in no primeiro hospital – a vítima foi transferida para outra unidade hospitalar. No entanto, a vítima faleceu antes mesmo de receber os primeiros socorros no local.

Agora, ficará a cargo da Polícia Civil (PC) as investigações que devem apurar se houve negligência por parte da clínica, e os motivos pelos quais a empresária teve complicações nas operações.

Leia Também: Janja e influenciadores fazem apelo por resgate de cavalo em telhado no RS

 

Caminhão dos Correios com doações para vítimas do RS tomba em rodovia

0

Um caminhão dos Correios carregado com doações para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul tombou na Rodovia dos Bandeirantes, no interior de São Paulo, na noite desta quarta-feira (8). O acidente ocorreu por volta das 21h na altura do km 129, na altura de Santa Bárbara d’Oeste.

O motorista se feriu levemente e passa bem, de acordo com a companhia. Parte da carga de mantimentos ficou espalhada na estrada, e algumas pistas ficaram bloqueadas por algumas horas.

A CCR AutoBan, concessionária que administra a rodovia, informou que a pista já foi liberada. Não houve registro de congestionamentos ocasionados pelo incidente.

Macaé ganha Programa da Dignidade Menstrual com distribuição de absorventes a pessoas em vulnerabilidade social

0
Foto: Rui Porto Filho/ Prefeitura de Macaé

A Secretaria de Políticas para as Mulheres de Macaé, no Norte Fluminense, lançou nesta quarta-feira (8) o Programa da Dignidade Menstrual.

O trabalho inclui a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de ampliar a discussão em torno da temática, desmistificando tabus e ampliando o acesso à informação.

No Brasil, 25% das mulheres já faltaram a aula por não terem como comprar absorventes.

Segundo a Prefeitura, com o programa, o governo municipal busca a oferta do absorvente em locais como Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Centros de Referências de Assistência Social (Cras) e unidades escolares.

Durante o lançamento, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre atores do governo municipal, marcando o compromisso para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à temática.

“O Lançamento deste Programa é um grande avanço para as mulheres de Macaé. Tivemos um trabalho árduo envolvendo muitas etapas como a compra e o mapeamento dos pontos de distribuição. Fica aqui o meu agradecimento a todos que se empenharam para que a oferta de dignidade a muitas mulheres hoje pudesse ser uma realidade”, ressaltou a Secretária de Políticas para Mulheres, Sheila Juvêncio.

O encontrou contou ainda com o detalhamento de como será o fluxo de distribuição dos absorventes, que acontecerá diretamente aos equipamentos públicos identificados como pontos focais de atendimento à população.

O evento teve a presença da vereadora Iza Vicente, responsável pelo projeto de lei que deu origem à criação do Programa Municipal de Dignidade Menstrual pela Lei Municipal 4.766/2021; Juliana Froede, que representou o ex-vereador Thales Coutinho, coautor do projeto, falecido em 2021; o vice-prefeito, Célio Chapeta, representando o prefeito Welberth Rezende; a Secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, entre outros representantes municipais.

Fonte: Ascom

Arraial do Cabo terá alterações no trânsito para o aniversário da cidade

0
Foto: Vanessa Rodrigues/ Prefeitura de Arraial do Cabo

O município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, terá alterações no trânsito a partir deste sábado (11), por conta das festividades em comemoração ao aniversário da cidade.

A Prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 14 de maio. Os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente.

As celebrações começam no sábado (11) com o show do grupo Maneva. No domingo (12), a festa será comandada pelo grupo Barões da Pisadinha e, na segunda-feira (13), Sorriso Maroto encerrará o evento.

Veja as interdições:

Ruas interditadas de sábado (11) a segunda-feira (13) para a realização dos shows:
• Av. Luís Correa
• Av. Roberto Silveira
• Rua Carlos Aguiar
• Rua Clóvis Monteiro

Ruas interditadas para o Desfile Cívico no domingo (12) e na segunda-feira (13):
• Ruas Eurico Martins Fialho (lateral Princesa 3) e a Praça Castelo Branco (Rodoviária) serão interditadas para montagem da estrutura do Desfile Cívico, que vai acontecer na Av. Leonel de Moura Brizola

Ruas interditadas na segunda-feira (13):
• Ruas Rodrigues Alves
• Rua Damião Teixeira
• Rua Damaceno Barreto
• Rua José Cipriano
• Rua Clodoaldo Gonçalves
• Rua Aprígio Martins
• Rua Prudente de Morais
• Rua Joaquim Martins Fialho

Fonte: G1

Procon Campos fiscaliza práticas de preços abusivos do arroz

0
Foto: Procon / Divulgação

Com a tragédia das chuvas do Rio Grande do Sul, o arroz, item essencial da cesta básica, está escasso nas prateleiras dos supermercados de Campos. Com isso, a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) está atenta para a prática de preços abusivos do item. Alguns estabelecimentos já emitiram comunicado de que venda do arroz está limitada por cliente.

De acordo com o secretário do Procon, Carlos Fernando Monteiro, as equipes já estão na rua em fiscalização.

“Já recebemos informações de pessoas que compraram grande quantidade de arroz para revender nos mercados pequenos de bairros a R$ 45 cada saco de 5 quilos. Os nossos agentes estão fiscalizando hoje e amanhã (quinta e sexta-feira), aplicando autos de constatações, verificando notas fiscais de vendas para saber se estão praticando preços abusivos”, afirmou.

O secretário pede calma à população neste momento. “Acredito que está havendo uma precipitação dos consumidores. Pelas notícias nacionais que estamos acompanhando, não vai faltar arroz. A própria Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) garante que não vai faltar arroz sob alegação que o item já colhido no estado garante o abastecimento do país. Os consumidores não precisam estocar em casa”, orienta o secretário.

Segundo Carlos Fernando Monteiro, o esvaziamento do arroz nas prateleiras dos supermercados pode provocar o aumento do preço do arroz. “Esta onda está causando todo este clamor e se os consumidores continuarem esvaziando as prateleiras e acabar os estoques, provavelmente o preço vai subir, conforme a lei de mercado”, comentou.

Prazo para inscrição no Encceja 2024 termina nesta sexta-feira

0

O prazo para inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 termina nesta sexta-feira (10). As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, em todos estados e no Distrito Federal.

O Encceja é voltado para a certificação do ensino fundamental e médio. Nele são avaliados “competências, habilidades e saberes” de jovens e adultos que não concluíram essa etapa de estudos na idade adequada. As inscrições devem ser feitas no Sistema Encceja.

Termina também amanhã o prazo para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade responsável pela aplicação do exame, o atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

Quem não justificou a falta no Encceja 2023 ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir, até o dia 15 de maio, o valor de R$ 40 ao Inep para confirmar a inscrição no Encceja 2024.

O exame conta com colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.

Leia Também: Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

 

Centros de triagem em Porto Alegre recebem grande volume de doações, mas também itens incompletos

0

(FOLHAPRESS) – Com o pedido de doações de itens de vestuário, higiene e alimentação aumentando à medida que mais pessoas precisam deixar suas casas no Rio Grande do Sul, moradores da capital Porto Alegre estão se voluntariando em centros de triagem para ajudar a organizar o material doado. As enchentes históricas causaram100 mortes no estado até a noite desta quarta-feira (8).

No bairro Jardim Botânico, o 35 CTG, centro de tradições gaúchas mais antigo do estado, funciona como uma base para recebimento e repasse de roupas e alimentos aos mais necessitados.

No local chegam veículos trazendo sacolas com doações de todo tipo, além de pessoas que saem do shopping Bourbon Ipiranga, do outro lado da rua, para entregar seus donativos em mãos.

De acordo com a estudante Mariana Dawas Vieira, que atua como voluntária no CTG e já ajudou em outros pontos de coleta e abrigo da cidade, os voluntários organizam duas filas paralelas quando chegam os carregamentos de doações, em carros ou caminhões, e passam os produtos de mão em mão. “Assim evitamos um acumulado de pessoas indo e voltando, buscamos otimizar o tempo”, diz.

Dentro dos centros de triagem, os sacos de roupa são abertos e separados em diferentes categorias: roupas femininas; masculinas; infantis; roupas íntimas; e sapatos.

“Na maioria dos pontos de triagem conseguimos separar também por tamanho e idade aproximada”, conta. “Colocamos dentro de sacolas que são etiquetadas e enviadas para abrigos ou disponibilizados em pontos de coleta.”

Comida e produtos de higiene e limpeza, por sua vez, são separados e embalados em formatos de kits e cestas básicas.
Com a previsão de chegada de uma frente fria ao estado, uma prioridade para os próximos dias é a doação de agasalhos, cobertores, roupa de cama e colchões.

Segundo a voluntária Mariana, a maioria das roupas que chegam estão em boa qualidade, e não é comum encontrar peças rasgadas ou impróprias para o uso, embora ainda aconteça.

Uma dica valiosa, dizem os voluntários, é que os sapatos venham juntos, com um pé preso ao outro com cordas ou fitas, por exemplo, para evitar que os pares se percam.

Quanto ao envio das roupas já separadas por tamanho e gênero, por exemplo, a estudante diz que houve um avanço em relação aos primeiros dias, quando as peças chegavam, em geral, todas misturadas.

“No entanto, estamos vendo com mais frequência sacos em que já está escrito o que há dentro, e isso ajuda muito, pois menos pessoas são necessárias para fazer essa triagem e podem assim ajudar em outros pontos”, afirma.

O professor de inglês Carlos Fernandes está atuando no transporte de doações dentro do complexo de triagem na CEEE, um dos maiores em operação, no bairro Jardim do Salso. Ele conta que observa uma predominância de roupas femininas entre os itens doados e diz que o maior problema enfrentado é, de fato, a doação de calçados incompletos ou em más condições. “Tem muito sapato sem par, sapato destruído”, lamenta.

Fernandes conta que há um local separado dentro da unidade de triagem para o envio de roupas impróprias para uso. Apesar de volumoso, ele diz que o montante é pequeno em comparação às peças de boa qualidade.

Segundo ele, na tarde desta quarta-feira os itens mais necessários eram água, colchões e roupas de bebê.

No ginásio Geraldo Santana, no bairro Santo Antonio, é feita a etapa seguinte à triagem, quando os desabrigados recebem roupas limpas, alimentos e um kit de produtos de higiene.

De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, 11.340 pessoas passaram por atendimento em abrigos até a manhã desta quarta. A Defesa Civil municipal afirma que mais de 15 mil pessoas já foram resgatadas na capital desde o início das chuvas no estado, em 29 de abril.

Leia Também: Hospitais do RS suspendem cirurgias eletivas e pedem ajuda de custeio emergencial

 

Homem é preso com arma de brinquedo e celulares no Centro

0
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (9), um homem foi preso com uma arma de brinquedo na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro de Campos dos Goytacazes.

O homem tentava efetuar um assalto e já tinha praticado outros roubos em outros locais. Com ele foram encontrados cinco celulares e cartões de bancos.

O acusado e o material apreendido foram encaminhados para a 134ª DP/Centro, onde a ocorrência está em andamento.

Contas de 2022 da gestão da prefeita Francimara são aprovadas pela Câmara Municipal

0

As contas da gestão da prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, referentes ao exercício 2022 foram aprovadas nesta quinta-feira (9) pela Câmara Municipal. Dos 11 vereadores presentes na sessão, 10 seguiram o parecer prévio favorável do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

— Responsabilidade e compromisso com o dinheiro público sempre guiaram a minha gestão, desde o primeiro dia em que assumi a prefeitura. Há quase oito anos, saio da minha casa diariamente para lutar pelo povo são franciscano e, juntos, temos colhido muitos avanços em diversos setores — avaliou a prefeita.

Francimara lembrou que a partir do primeiro ano de governo, em 2017, o TCE-RJ emite pareceres favores que, desde então, são seguidos pelo Legislativo Municipal. “Gostaria de agradecer a todos os servidores que me ajudam a administrar esta cidade, pensando sempre em fazer o melhor”, finalizou.

A análise do tema começou com a leitura do relatório da Comissão de Finanças e Orçamento. O documento, lido pelo relator, vereador Milson Mota, resumiu e destacou pontos da avaliação do TCE-RJ e emitiu o parecer favorável da comissão, que também é composta pelos vereadores Fauazi Cherene e Eleno Barreto.

O relator detalhou que foi realizada deliberação independente, com base na posição auxiliar e opinativa do corpo instrutivo do TCE-RJ, além de documentos fornecidos pelo poder executivo. “Não foi encontrado nenhum fato que contrarie a análise técnica da corte de contas”, pontuou.

Na sequência, o parecer da comissão foi votado e aprovado por Alexandre Barrão, Eleno, Fauazi, Flor de Guaxindiba, Isaac Salvador, Leandro Babão, Mazinho de Caboclo, Milsinho, Renato Roxinho e Yara Cinthia. Em seus pronunciamentos, eles citaram o “trabalho sério” e “a competência da gestão da prefeita Francimara”, o que, segundo os vereadores, tem proporcionado o desenvolvimento em várias áreas. Foram apontadas realizações na saúde, educação e infraestrutura.

O posicionamento do TCE-RJ, aprovado por unanimidade pelos componentes do órgão, evidenciou que “o município aplicou o equivalente a 35,16% das receitas de impostos e transferências de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino”, conforme prevê a Constituição Federal. Também na educação, a prefeitura “aplicou o correspondente a 95,19% da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no pagamento da remuneração dos profissionais”, superando os 70% estabelecidos pela legislação federal.

Ainda de acordo com o relatório da corte, a municipalidade “aplicou o equivalente a 27,85% dos recursos oriundos da arrecadação dos impostos” em “ações e serviços públicos de saúde”, também superando o que é previsto em lei.

A sessão foi acompanhada por diversos secretários e assessores, além do ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos. Antes do início dos trabalhos foi promovido um minuto de silêncio em respeito e solidariedade às vítimas das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul.  

Homem vestido de fantasma invade e assalta loja do Centro do Rio

0
Homem invade e assalta loja do Rio - Foto: Reprodução/G1

Uma loja no Centro do Rio foi invadida e roubada por um bandido ao menos três vezes no último fim de semana. O homem, vestido de fantasma para não ser reconhecido, causou um prejuízo de até R$ 30 mil.

A invasão aconteceu no último domingo (5), e o homem entrou no estabelecimento de manhã, de tarde e por volta de 00h.

Nesta segunda (6), donos e funcionários chegaram para trabalhar e encontraram o local completamente revirado. A câmera de segurança da loja registrou a ação do criminoso.

As imagens mostram que o bandido entrou engatinhando no comércio, coberto por um lençol branco. Ele vai direto na caixa registradora, que estava vazia.

Computadores, celulares, materiais eletrônicos e até ferragens foram roubadas. “Ele levou cerca de R$ 25 mil a R$ 30 mil, até madeira roubou”, conta o dono da loja Júlio Agra Gomes.

Por conta do crime, a loja ficou três dias sem poder emitir nota fiscal, gerando mais prejuízos. O dono afirma que o homem aproveitou os escombros que restaram do desabamento de um casarão para fazer um buraco na parede da loja, por onde ele entrou.

Fonte: G1

Elon Musk anuncia doação de terminais da Starlink para auxiliar equipes de resgate no RS

0

O empresário Elon Musk manifestou sua solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (9). Em publicação no X (antigo Twitter), o bilionário anunciou uma doação da Starlink, sua empresa de internet via satélite, para auxiliar equipes de resgate na região.

“Em razão das terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para as equipes de emergência e tornará gratuito o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere”, escreveu Musk.

“Desejo o melhor para as pessoas no Brasil”, continuou o executivo.

Segundo coluna de Lauro Jardim, a ação de Musk foi a partir de um pedido, feito ontem à noite, de Fábio Faria, ex-deputado, ex-ministro das Comunicações de Jair Bolsonaro e atual diretor do BTG. Faria havia sido contatado ontem por um diretor da Anatel e por autoridades do governo gaúcho com pedidos neste sentido para a Starlink, empresa que oferece internet de banda larga de alta potência, mesmo em regiões mais remotas.

Fonte: O Globo