Home Blog Page 2538

30 pessoas são presas durante a catástrofe no RS

0

O secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, afirma que a situação de “catástrofe” dificulta a identificação de um número exato de saques e roubos ocorridos em meio às enchentes que devastaram cidades e levaram a pelo menos 100 mortes.

Segundo ele, 30 pessoas já foram presas por terem aproveitado a situação de calamidade para entrar em residências e comércios para saquear bens. O secretário acredita que o momento de maior insegurança já passou.

Ele afirma que as forças policiais foram deslocadas para ajudar nos resgates nos três primeiros dias e que, agora, retomaram o trabalho de policiamento ostensivo, o que deve coibir casos de violência.

“Momento de catástrofe, obviamente ninguém fez registro policial, mas acompanhamos as notícias chegando, os relatos. Em situação normal, o cidadão faz registro e tem conhecimento, ali era catástrofe. A gente acompanhou, fatos aconteceram sim, mas como não houve registro formal, não consigo dizer o número de fatos”, afirma.

Ele diz que as enchentes dificultaram a ida a delegacias e que muitas pessoas ficaram sem internet para fazer um boletim de ocorrência online.

Ele relata que diversos municípios têm sofrido com os crimes. “No primeiro dia da crise teve saque em Arroio do Meio. O município tinha ficado ilhado. Naquela noite colocamos reforço do choque da Brigada Militar, eles tiveram que ir de helicóptero”, diz.

Caron espera que a insegurança melhore. Ele diz que a Força Nacional enviou 400 homens para o Rio Grande do Sul, que a Polícia Federal aumentou o efetivo na região e que os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais mandaram 130 profissionais.

“Não podemos apresentar detalhes das apurações, mas sabemos que é um momento em que os cidadãos estão querendo buscar doações, mandar recurso. Identificamos um pequeno número que estaria buscando donativo via internet, mas não para mandar para vítimas, mas sim para obter um ganho ilícito financeiro, estelionato”, afirma.

Na quinta-feira (2), um homem morreu após ser atingido por um espeto usado em churrasqueiras, em Arroio do Meio. Na sexta (3), uma pessoa foi baleada e encaminhada ao hospital em Lajeado. Ainda não há mais informações sobre as causas dos crimes, em apuração pela Polícia Civil.

PF prende novos suspeitos no caso Marielle

0

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (9), dois novos suspeitos de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco. Um deles é Robson Calixto da Fonseca, conhecido como “Peixe”, ex-assessor do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Ele trabalhava no gabinete do conselheiro Domingos Brazão, que é apontado como um dos mandantes do crime ao lado do irmão, o deputado Chiquinho Brazão, e do delegado Rivaldo Barbosa.

O segundo suspeito é o policial militar Ronald Alves de Paula, o “Major Ronald”, apontado como ex-chefe da milícia da Muzema, na zona oeste do Rio. Ele já cumpria pena por homicídio e ocultação de cadáver em presídio federal em Campo Grande (MS).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu as prisões preventivas, que foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os dois foram citados na delação do atirador Ronnie Lessa. Quando entregou o relatório final da investigação, no mês passado, a Polícia Federal justificou que ainda não tinha provas suficientes para pedir o indiciamento deles, apesar da “verossimilhança” do relato de Ronnie Lessa e dos “vínculos escusos” do assessor e do policial militar.

Robson Calixto seria o “homem de confiança” da família Brazão. Antes de ser indicado para o cargo comissionado no Tribunal de Contas, foi assessor de Domingos Brazão na Assembleia Legislativa do Rio. A investigação aponta que ele intermediou a primeira reunião do enlace do crime, nas intermediações de um hotel na Barra da Tijuca.

A execução da vereadora teria sido motivada pela exploração imobiliária em áreas dominadas pela milícia, especialmente em comunidades em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio.

AstraZeneca admite efeito colateral raro em vacina da Covid-19

0

A empresa biofarmacêutica AstraZeneca admitiu a justiça, que há um “efeito colateral raro” na vacina que produz contra a Covid-19. A AstraZeneca reconheceu que a vacina pode, em casos “muito raros” causar síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS). Essa condição é causada pela formação de coágulos de sangue.

No Brasil, vacina foi produzida pela Fiocruz é aplicada em 153 milhões de pessoas entre 2021 e 2022. O ministério de Saúde afirma que a vacina da AstraZeneca para a COVID-19 já salvou milhares de vida, e que, a não imunização, seria o pior caminho.

“O atual cenário da Covid-19 no país, com redução de casos graves e óbitos pela doença, é resultado da população vacinada. Os eventos adversos, inerentes a qualquer medicamento ou imunizante, são raros e ocorrem, em média, um a cada 100 mil doses aplicadas, apresentando risco significantemente inferior ao de complicações causadas pela infecção da Covid-19”, completou o Ministério da Saúde, em comunicado emitido ainda no ano passado.

Prefeito do Rio nega autorização para shows de Bruno Mars em outubro

0

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse em uma publicação no X que a prefeitura da cidade “não deu e não dará a autorização” para o show de Bruno Mars marcado para o dia 4 de outubro no Estádio Nilton Santos. Os ingressos que entraram em pré-venda para este show esgotaram em uma hora.

Segundo Paes, imaginar que vá se fazer um grande evento na cidade às vésperas das eleições é “absurdo”, devido à necessidade de mobilização de agentes públicos, que estarão ocupados com o primeiro turno, marcado para o dia 6 de outubro.

“Fora desse período, será uma honra receber o artista Bruno Mars na cidade do Rio”, acrescentou o prefeito.

Depois da publicação de Paes, a Live Nation, organizadora dos shows, anunciou que as vendas de ingressos para o segundo show do artista no Rio de Janeiro, previamente marcado para o dia 5 de outubro, foram adiadas.

Contudo, não houve divulgação da nova data do show. A Live Nation também não se manifestou sobre a apresentação do dia 4.

Os demais shows do artista, em São Paulo, dias 8 e 9 de outubro, e em Brasília, dia 17, estão mantidos como previamente anunciados.

Ministro de Israel sugere que Hamas ama Biden após EUA suspender envio de bombas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, sugeriu que o grupo terrorista Hamas ama o presidente americano, Joe Biden. A declaração ocorreu após o democrata ameaçar suspender o envio de armas ao aliado se Rafah, cidade superlotada no sul da Faixa de Gaza, for invadida.

Um dos políticos mais extremistas do governo que, por sua vez, é o mais à direita da história do Estado judeu, Ben-Gvir publicou um emoji de coração entre “Hamas” e “Biden” em sua conta na rede social X nesta quinta-feira (9). O grupo terrorista, que governa a Faixa de Gaza, liderou o ataque de 7 de outubro no sul de Israel que matou cerca de 1.200 pessoas, segundo Tel Aviv, e desencadeou a atual guerra no território palestino.

O ministro é o principal dirigente do partido radical Otzima Yehudit e integra a coalizão do premiê Binyamin Netanyahu.

Na guerra, o ministro tem pressionado o governo por ações mais duras contra o Hamas. Em outubro, por exemplo, ele insistiu que, enquanto a facção não libertasse os reféns, “nem um grama de ajuda humanitária” deveria entrar em Gaza -só “centenas de toneladas de explosivos da Força Aérea”.

A fala mais recente acontece após Biden dizer à CNN americana que armas entregues a Israel pelos EUA vêm sendo usadas para matar civis e que Tel Aviv não terá o apoio de Washington se invadir Rafah, que atualmente concentra quase 1,5 milhão dos 2 milhões de habitantes do território palestino.

“Se eles entrarem em Rafah, não vou fornecer as armas que foram usadas historicamente para lidar (…) com as cidades”, afirmou o presidente nesta quarta-feira (8), em uma das falas mais duras contra o aliado do Oriente Médio até aqui. “É simplesmente errado. Não vamos fornecer armas e projéteis de artilharia que já foram usados.”

A ameaça repercutiu também na oposição em Israel. O ex-primeiro-ministro israelense e atual líder da oposição, Yair Lapid, afirmou que o premiê Binyamin Netanyahu faz uma “gestão fracassada” dos laços com Washington e também comentou a declaração do ministro.

“Se Netanyahu não demitir Ben-Gvir hoje, estará pondo em perigo todos os soldados do Exército e todos os cidadãos do Estado de Israel”, escreveu no X minutos depois da publicação do opositor.

Para o embaixador de Israel nas ONU, Gilad Erdan, a ameaça de interromper o envio de armas é decepcionante. “É uma declaração difícil e muito decepcionante por parte de um presidente ao qual temos sido gratos desde o início da guerra”, disse Erdan à rádio pública israelense. Para ele, qualquer restrição a Israel “dá esperança a seus inimigos”.

Erdan reafirmou o que Israel tem repetido nos últimos meses -invadir a cidade é necessário para derrotar o Hamas, grupo terrorista que liderou a invasão no sul de Israel que desencadeou a guerra, em outubro do ano passado.

“Se Israel for impedido de entrar em uma área tão importante como o centro de Rafah, onde há milhares de terroristas, reféns e líderes do Hamas, como alcançará o objetivo de aniquilar o grupo?”, questionou o embaixador israelense. “No final, o Estado de Israel fará o que acredita ser necessário pela segurança de seus cidadãos.”

Após sete meses de guerra, grande parte de Gaza encontra-se em ruínas. De acordo com relatório da agência de assuntos humanitários da ONU (Ocha, na sigla em inglês), mais de 60% dos edifícios residenciais do território foram danificados e pelo menos três igrejas e 243 mesquitas foram destruídas.

Durante meses, Israel ordenou que a população se retirasse do norte de Gaza, alvo da maior parte dos ataques e onde a situação humanitária é especialmente alarmante. Assim, centenas de milhares de pessoas se deslocaram em direção a Rafah, que, antes da guerra, tinha cerca de 280 mil palestinos.

Agora, porém, o Exército avança sobre esse último refúgio da guerra e pede para aqueles que estejam no leste da cidade saiam da região, a despeito dos alertas da comunidade internacional sobre a catástrofe humanitária que uma operação do tipo poderia causar.

Em um sinal da crescente divergência entre EUA e Israel, Biden reteve, na semana passada, 1.800 bombas de 907 quilos e 1.700 bombas de 226 quilos que, temia ele, poderiam ser lançadas sobre Rafah. A suspensão do envio foi confirmada na noite de terça-feira (7), quando Israel dava sinais de que avançaria sobre a cidade.

“Civis foram mortos em Gaza como consequência do uso dessas bombas e de outras maneiras pelas quais eles atacam centros populacionais”, afirmou Biden à CNN, nesta quarta, quando questionado sobre os explosivos americanos de 907 quilos.

De acordo com a UNRWA, agência da ONU para refugiados palestinos, 80 mil pessoas fugiram de Rafah nesta semana. “O impacto sobre essas famílias é insuportável. Nenhum lugar é seguro”, disse o órgão.

Segundo membros do Hamas e moradores, as forças israelenses concentraram tanques perto de áreas urbanas de Rafah nesta quinta. Na véspera, as Forças Armadas de Israel divulgaram um vídeo que mostra dezenas de tanques cruzando a fronteira e entrando na cidade.

Até agora, quase 35 mil pessoas foram mortas em Gaza devido à guerra, segundo contagem das autoridades de saúde do território, controlado pelo Hamas. Os que sobrevivem aos bombardeios sofrem com a falta de insumos causada pelos bloqueios de Israel. Segundo a Ocha, aproximadamente 31% das crianças com menos de dois anos em Gaza sofrem de desnutrição aguda e mais da metade da população passa fome.

Um oficial da ONU disse à agência de notícias Reuters que nenhum combustível ou ajuda entrou na Faixa de Gaza devido à operação militar mais recente em Rafah, uma situação “desastrosa para a resposta humanitária” no território.

Leia Também: Ataques israelenses fazem dezenas de mortos em Rafah e Gaza

Contas de 2022 da gestão da prefeita Francimara são aprovadas pela Câmara Municipal

0

As contas da gestão da prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, referentes ao exercício 2022 foram aprovadas nesta quinta-feira (9) pela Câmara Municipal. Dos 11 vereadores presentes na sessão, 10 seguiram o parecer prévio favorável do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

— Responsabilidade e compromisso com o dinheiro público sempre guiaram a minha gestão, desde o primeiro dia em que assumi a prefeitura. Há quase oito anos, saio da minha casa diariamente para lutar pelo povo são franciscano e, juntos, temos colhido muitos avanços em diversos setores — avaliou a prefeita.

Francimara lembrou que a partir do primeiro ano de governo, em 2017, o TCE-RJ emite pareceres favores que, desde então, são seguidos pelo Legislativo Municipal. “Gostaria de agradecer a todos os servidores que me ajudam a administrar esta cidade, pensando sempre em fazer o melhor”, finalizou.

A análise do tema começou com a leitura do relatório da Comissão de Finanças e Orçamento. O documento, lido pelo relator, vereador Milson Mota, resumiu e destacou pontos da avaliação do TCE-RJ e emitiu o parecer favorável da comissão, que também é composta pelos vereadores Fauazi Cherene e Eleno Barreto.

O relator detalhou que foi realizada deliberação independente, com base na posição auxiliar e opinativa do corpo instrutivo do TCE-RJ, além de documentos fornecidos pelo poder executivo. “Não foi encontrado nenhum fato que contrarie a análise técnica da corte de contas”, pontuou.

Na sequência, o parecer da comissão foi votado e aprovado por Alexandre Barrão, Eleno, Fauazi, Flor de Guaxindiba, Isaac Salvador, Leandro Babão, Mazinho de Caboclo, Milsinho, Renato Roxinho e Yara Cinthia. Em seus pronunciamentos, eles citaram o “trabalho sério” e “a competência da gestão da prefeita Francimara”, o que, segundo os vereadores, tem proporcionado o desenvolvimento em várias áreas. Foram apontadas realizações na saúde, educação e infraestrutura.

O posicionamento do TCE-RJ, aprovado por unanimidade pelos componentes do órgão, evidenciou que “o município aplicou o equivalente a 35,16% das receitas de impostos e transferências de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino”, conforme prevê a Constituição Federal. Também na educação, a prefeitura “aplicou o correspondente a 95,19% da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no pagamento da remuneração dos profissionais”, superando os 70% estabelecidos pela legislação federal.

Ainda de acordo com o relatório da corte, a municipalidade “aplicou o equivalente a 27,85% dos recursos oriundos da arrecadação dos impostos” em “ações e serviços públicos de saúde”, também superando o que é previsto em lei.

A sessão foi acompanhada por diversos secretários e assessores, além do ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos. Antes do início dos trabalhos foi promovido um minuto de silêncio em respeito e solidariedade às vítimas das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul.

Aeroporto de Campos recebe doações para o Rio Grande do Sul

0
Aeroporto Bartolomeu Lisandro

O estado de devastação que o Rio Grande do Sul enfrenta, causado por chuvas extremas, sensibiliza geral. A solidariedade à população surge de toda parte e conta com a adesão do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, que está recebendo doações para as vítimas.

A campanha acontece em conjunto com a Azul Linhas Aéreas que visa arrecadar, principalmente, água potável, alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal para auxiliar as comunidades afetadas. O boletim mais recente da Defesa Civil aponta mais de um milhão de pessoas atingidas, cerca de 107 mortos e 136 ainda desaparecidas.

O superintendente do aeroporto de Campos, Samuel Ferraz, orienta que todos os materiais a serem doados podem ser entregues na guarita do campo de aviação, de segunda a sexta, das 6h às 18h. Ele destaca a importância da ação, explicando que alguns itens não serão aceitos no local por motivo de segurança do transporte aéreo.

“As doações são essenciais no socorro ao Rio Grande do Sul”, reforça Ferraz, apontando que entre os itens que não poderão ser recebidos, estão produtos inflamáveis; álcool 70%; óleo de cozinha; botijão de gás; lamparinas; velas; além de produtos de limpeza que contenham alvejantes ou corrosivos.

De acordo com o superintendente, as doações serão encaminhadas para o Rio Grande do Sul pela Azul. Iniciada na última terça-feira (7), a campanha já recebeu mais de 1000 fardos de água mineral, cestas básicas, itens de higiene pessoal, fraldas, roupas e ração animal.

Desde 2019, o Bartolomeu Lisandro é administrado pela Infra Operações Aeroportuárias, concessionária de serviço público especializada em administração e operação de terminais aeroportuários. “As instalações estão prontas para atender às demandas da aviação comercial, executiva e offshore”, observa Ferraz.

*Matéria com informações do O Dia*

Mutirão “Mato Zero” no Cemitério do Caju com 50% dos serviços concluídos

0

Desde o dia 24 de abril, quando a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) iniciou o mutirão “Mato Zero” no Cemitério do Caju, 50% do trabalho de limpeza, que inclui capina manual e química, já foi concluído.

Segundo o gerente dos cemitérios públicos de Campos, Luís Cláudio Oliveira, somente no Caju existe uma equipe de 15 homens trabalhando. “Esse serviço de limpeza está acontecendo simultaneamente nos 24 cemitérios do município e será contínuo”, disse.

Até domingo (12), devido ao Dia das Mães e, consequentemente, ao aumento no movimento de visitantes, o trabalho será intensificado. A expectativa da Codemca é concluir 70% dos serviços até a data. Além da capina, Luís Cláudio disse que os caminhos entre as sepulturas estão sendo restaurados para facilitar o acesso das pessoas, assim como os banheiros. A capina química consiste na aplicação de remédio para evitar que o mato cresça rápido.

Luís Cláudio afirmou que o Caju possui cerca de 60 mil sepulturas cadastradas, mas apenas 25 mil familiares compareceram ao chamamento público para o recadastramento realizado entre dezembro de 2013 a maio de 2015. “Temos buscado identificar essas famílias para que façam o recadastramento e providenciem o reparo dos túmulos, quando necessário, pois o reparo é de responsabilidade do proprietário e não do município”, disse ele, acrescentando que “o cemitério possui 10 áreas particulares, administradas pelas irmandades e, por isso, não podem receber ações do município”.

Ele ressaltou, ainda, que, para evitar o acúmulo de água e, com isso, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, todas as sepulturas possuem furos próximos aos vasos de cerâmica.

Adolescente é apreendido em Campos por ato infracional análogo ao tráfico de drogas

0
146ª DP

Agentes da 146ª DP (Guarus) apreenderam, nesta terça-feira (07/05), um adolescente envolvido com o tráfico de drogas.

Ele foi localizado no bairro Parque Jóquei Club, em Campos dos Goytacazes, Região Norte, após monitoramento de inteligência. Contra o adolescente foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

Hospitais do RS suspendem cirurgias eletivas e pedem ajuda de custeio emergencial

0

(FOLHAPRESS) – Cirurgias e procedimentos eletivos suspensos, abastecimento de água por caminhões pipa, dificuldade para recebimento de oxigênio e alimentos, funcionários dormindo nos locais de trabalho porque suas casas estão debaixo d’água.

Esse é o cenário de hospitais do Rio Grande do Sul, que ainda contabilizam os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingem a região ao longo da última semana. Há ao menos 400 mil pontos sem energia e 500 mil sem água no estado.

De acordo com a Secretaria de Saúde gaúcha, 140 serviços de saúde, entre hospitais e outras unidades, foram afetados pelas inundações, o que vai demandar um grande projeto de reconstrução e reaparelhamento dos equipamentos perdidos.

“Alguns já estão reiniciando, mas muitos tiveram perdas grandes”, diz Bruno Naundorf, diretor do departamento de auditoria da secretaria e que faz parte do gabinete de crise do estado.

Segundo ele, um dos grandes entraves ainda é de logística, em razão de estradas bloqueadas e municípios isolados. Nesta quarta (8), havia ao menos 140 pontos de bloqueio, sendo que 120 já tinham sido liberados. “Há dificuldade para garantir o acesso de medicamentos, oxigênio, insumos aos hospitais e unidades de saúde”, diz.

Pacientes em situações de urgência, como gestantes próximas ao parto e aqueles que necessitam de sessões de diálise e que estavam isolados, foram transferidos de helicóptero até cidades mais próximas com estrutura para recebê-los.

De acordo com levantamento preliminar da Fehosul, federação que reúne os estabelecimentos de saúde do Rio Grande do Sul, ao menos 20 hospitais foram severamente atingidos pelas chuvas, sendo que dois, o privado Mãe de Deus, em Porto Alegre, e o municipal de Canoas, continuam totalmente fechados.

Mesmo os hospitais não afetados diretamente pelas inundações estão sofrendo com o desabastecimento de água, com problemas com energia elétrica e com a falta de funcionários, que tiveram suas casas inundadas e/ou que perderam familiares na tragédia. Por isso, todos eles restringiram o atendimento a casos de urgência e emergência.

Em encontro com a ministra Nísia Trindade (Saúde) e a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, nesta terça (7), a Fehosul e outras entidades e lideranças da saúde solicitaram um valor de custeio emergencial equivalente a seis meses de faturamento integral para os hospitais gaúchos que trabalham com o SUS –a quantia ainda não está definida.

Assim como ocorreu durante a pandemia de Covid-19, as instituições que prestam serviços ao SUS também pedem que as metas quantitativas e qualitativas previstas em contrato sejam dispensadas por um período a ser negociado.
Solicitaram ainda que, a médio prazo, haja ajuda para a recuperação ou substituição de equipamentos e mobiliários danificados nas inundações.

Os hospitais também pedem que haja uma sensibilização por parte das instituições financeiras públicas e privadas para repactuação dos contratos de empréstimos e financiamentos, com um prazo de carência prolongado.

Outras medidas discutidas foram a facilitação do envio de oxigênio, medicamentos e insumos, e a ampliação dos serviços e unidades de saúde mental para a população que perdeu familiares, amigos e bens como moradia.

Instituição privada com 400 leitos, o Mãe de Deus teve que ser evacuado após a inundação atingir o subsolo e inundar os poços dos elevadores. A maior parte das pacientes internados foi para o Moinhos de Vento, também na capital. No Moinhos, cerca de cem funcionários perderam tudo nas enchentes estão alojados no próprio hospital.

Após a inundação, os funcionários do Mãe de Deus chegaram a ser transportados em um jipe de guerra de um colecionador. “O hospital ficou ilhado. Na beira do prédio, tinha um metro de profundidade de água”, diz Henri Siegert Chazan, presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre, que ajudou no resgate.

Segundo ele, o meio de transporte também foi utilizado para resgatar remédios oncológicos que necessitam de refrigeração e haviam ficado em uma geladeira. O local ficou sem energia elétrica.

Com o adiamento das cirurgias eletivas, Chazan afirma que os hospitais privados já estão preocupados com a queda de faturamento. “Eles não têm um colchão e não podem ficar meses sem faturamento.”

No Hospital Oftalmológico Diaglaser, de Porto Alegre, por exemplo, 250 cirurgias foram suspensas na última semana por consequências das chuvas. Apenas três de emergência, entre elas um transplante de córnea, foram realizadas.

“As estruturas privadas vão enfrentar situações de extrema dificuldade na retomada desses atendimentos e é preciso que se olhe também para esse setor”, diz Fernando Lorenz de Azevedo, proprietário da Diaglaser.

No hospital municipal de Canoas, os pacientes foram transferidos para outras duas instituições, o universitário da Ulbra e Nossa Senhora das Graças. Quase metade dos 300 mil moradores da cidade está desabrigada.

“O hospital foi 100% evacuado e ainda está debaixo d’água. O universitário aumentou de 300 para 500 o número leitos e o outro está servindo de porta de entrada para o sistema e está bem sobrecarregado”, diz Fernando Torelly, superintendente do HCor, de São Paulo, que esteve em Canoas nesta quarta (8).

Ele participa de uma missão humanitária para identificar os principais gargalos da saúde no município e para a arrecadação e envio de doações. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz e um grupo de empresas também participam da iniciativa.

Segundo Torelly, das quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade, apenas uma está funcionado. Das 27 UBS (Unidades Básicas de Saúde), 19 ainda estão inundadas.

“É tragédia humanitária. A cidade não tem água. Os hospitais estão fazendo só urgência e emergência e suspendendo visitas para fazer o racionamento de água. A energia também não foi restabelecida em grande parte da cidade por questão de segurança”, diz.

Torelly afirma que ainda não há estimativas de prejuízos financeiros. “A operação ainda é de resgate de pessoas. O rio ainda não desceu.”

Leia Também: Cavalo fica isolado em telhado no Rio Grande do Sul; veja as imagens

 

Dois carros de passeio e uma van com passageiros se envolvem em acidente em SFI

0

Três carros se envolveram em um acidente na manhã desta quinta-feira (09), na RJ 224, entre Imburi e Floresta, em São Francisco de Itabapoana. Dentre os carros, havia uma van, que fazia transporte de passageiros.

A van fazia a linha Floresta – Centro SFI, e ao parar no ponto para um passageiro entrar, um carro teria colidido na traseira da van, empurrando o veículo para frente e em seguida acertando outro carro.

Nenhum dos envolvidos no acidente ficou ferido.

Cão espera há um mês em barco por dono que morreu enquanto pescava

0

Um comovente relato de fidelidade canina viralizou nas redes sociais: um cão de pelo castanho, chamado Tião, espera há um mês dentro de um barco atracado no Rio Araguaia, pelo dono que morreu afogado durante uma pescaria.

A história foi registrada no Instagram por Rodrigo Gonçalves no dia 29 de abril e tocou o coração de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo Rodrigo, Tião, que era companheiro de pescador do seu dono, recusa-se a sair do barco de madeira, onde costumavam passar horas juntos.

Em um vídeo comovente, Rodrigo mostra Tião com um olhar triste dentro da embarcação. Um outro homem na gravação confirma que o cão não sai do local: “Nós tentamos. É uma história triste. Ele não sai daqui”, relata o morador, acrescentando que Tião percebe as tentativas de ajuda, mas as recusa.

O vídeo já foi visualizado por quase 80 mil pessoas e recebeu milhares de comentários

Leia Também: Chuva de peixes surpreende ooradores de Yasuj, no Irã; entenda

 

Cavalo fica isolado em telhado no Rio Grande do Sul; veja as imagens

0

Imagens de um cavalo no telhado foram registradas nesta quarta-feira na região de Canoas,  no Rio Grande do Sul.

As imagens aéreas mostram o animal completamente isolado devido às inundações que atingiram o estado. O número de vítimas fatais ultrapassou 100 nesta quarta-feira, de acordo com o balanço mais recente.

Organizações locais estão empenhadas em resgatar animais domésticos que, assim como a população, estão desamparados.

A situação pode piorar com a chegada de uma frente fria, prevendo-se mais chuvas e ventos.

As autoridades do Rio Grande do Sul informaram que 100 pessoas já morreram, há pelo menos 128 pessoas desaparecidas e 372 feridas devido às fortes chuvas, afetando diretamente 1,4 milhões de pessoas. Mais de 66 mil estão em abrigos e 163.720 foram desalojadas.

O foco das autoridades é resgatar sobreviventes isolados e garantir energia e água à população atingida.

Especialistas alertaram para o risco de novos problemas, já que as condições meteorológicas podem ser agravadas pela chegada de uma frente fria à região sul do estado, provocando mais chuvas e queda de temperatura esta semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 
 
 
 
 Veja o vídeo abaixo:

Brasil – Rio Grande do Sul

Vídeo impressionante mostra um cavalo ilhado no telhado de uma residência, no bairro Mathias Velho, em Canoas. Segundo informações, após assistirem as imagens da Rede Globo, uma equipe foi deslocada para salvar o animal. pic.twitter.com/T4jnCY3DCe

— Alerta Mundo (@AlertaMundo_) May 8, 2024

Leia Também: Sobe para 100 o número de mortos em tragédia no RS

 

Avião derrapa na pista no Senegal e fere dez pessoas

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um avião da companhia Transair derrapou nesta quinta-feira (9) na pista do aeroporto de Dacar, capital do Senegal, e feriu dez pessoas.

Boeing 737 saiu da pista durante a decolagem rumo a Bamaco, capital do Mali. O ministério senegalês dos Transportes disse estar investigando as causas do acidente.
Dez ficaram feridos, incluindo um dos pilotos. Não há informações até o momento sobre o estado de saúde deles. Avião tinha 85 pessoas a bordo: 79 passageiros e seis tripulantes.

Aeroporto de Dacar chegou a interromper os voos, mas já voltou ao funcionamento normal, segundo nota.

Leia Também: Corpo do último trabalhador da ponte Francis Scott Key é encontrado

Avô paga uma mendiga para tomar conta da neta enquanto vai a bar

0

Um homem foi preso após pagar 20 dólares (cerca de 110 reais) a uma mulher sem-teto para cuidar de sua neta enquanto ele se embriagava em um bar nas proximidades.

Por volta das 19h45 de segunda-feira (horário local), a polícia de Sacramento, na Califórnia, foi chamada ao estacionamento de um bar local, onde um homem estava gritando que sua neta havia sido sequestrada para tráfico humano.

O homem era Jason Warren, que os policiais perceberam estar embriagado.

Ele admitiu ter dado dinheiro a uma mulher para ficar com a neta enquanto ele ia para um bar quatro horas antes.

Em imagens de vigilância, as autoridades viram a mulher saindo do local com a criança e emitiram um alerta, relatou a ABC.

Trinta minutos depois de serem chamados, a mulher sem-teto retornou ao estacionamento com a criança, explicando que havia saído para alimentar a menina.

A criança confirmou toda a história e estava em boa saúde.

Warren foi preso e acusado de colocar em perigo o bem-estar de uma criança, entre outras acusações, e foi levado para a cadeia do condado de Sacramento, onde está atualmente sob fiança de 75 mil dólares (cerca de 395 mil reais).

Leia Também: Avião derrapa na pista no Senegal e fere dez pessoas

Sobe para 107 o número de mortos e 136 pessoas ainda estão desaparecidas no Estado do RS

0

O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul traz que subiu para 107 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. A atualização desta quinta-feira (9) aponta que há um óbito sendo investigado. O estado registra 136 desaparecidos e 374 feridos.

Mortes confirmadas: 107

  • Bento Gonçalves (6)
  • Boa Vista do Sul (2)
  • Bom Princípio (1)
  • Canela (2)
  • Canoas (4)
  • Capela de Santana (1)
  • Capitão (2)
  • Caxias do Sul (5)
  • Cruzeiro do Sul (8)
  • Encantado (2)
  • Esteio (1)
  • Farroupilha (1)
  • General Câmara (1)
  • Forquetinha (2)
  • Gramado (7)
  • Itaara (1)
  • Lajeado (5)
  • Montenegro (1)
  • Pantano Grande (1)
  • Paverama (2)
  • Pinhal Grande (1)
  • Porto Alegre (4)
  • Putinga (1)
  • Roca Sales (2)
  • Salvador do Sul (2)
  • Santa Cruz do Sul (2)
  • Santa Maria (6)
  • São João do Polêsine (1)
  • São Leopoldo (3)
  • São Vendelino (2)
  • Segredo (1)
  • Serafina Corrêa (2)
  • Silveira Martins (1)
  • Sinimbu (1)
  • Sobradinho (1)
  • Taquara (2)
  • Três Coroas (3)
  • Vale do Sol (1)
  • Venâncio Aires (3)
  • Vera Cruz (1)
  • Veranópolis (5)

Há 232,1 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 67.542 em abrigos e 164.583 desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).

Fonte: G1

Policiais Civis da Deam Campos prendem suspeito de lesão corporal após agredir a nora

0
DEAM/Foto: ClickCampos

Na tarde desta quarta-feira (08) a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, sob a coordenação da Delegada Juliana Oliveira, efetuou a prisão em flagrante do homem identificado pelas iniciais E.R.S. após ele agredir sua nora, S.F.S., no bairro Horto, em Campos.

De acordo com relatos da vítima, ela estava discutindo com seu companheiro quando o sogro a agarrou pelo pescoço e a arrastou pela sala, desferindo-lhe um soco. A vítima solicitou medidas protetivas após o caso.

Embora o homem tenha negado as acusações, o laudo pericial foi conclusivo ao constatar que as lesões apresentadas eram compatíveis com o relato da vítima.

E.R.S. foi autuado em flagrante pelo crime de lesão corporal e está à disposição das autoridades competentes para as medidas cabíveis.

Supermercado em Campos limita venda de arroz para três pacotes por cliente

0

Sabendo que a maior parte do arroz que é distribuído para todo o Brasil, vem do Estado do Rio Grande do Sul, população de todo o país estão comprando em grande quantidade e estocando, pensando numa possível falta do alimento em um futuro não tão distante.

Alguns supermercados de Campos, como o Super Bom, já começou a reduzir a quantidade de venda por cliente, onde um cliente pode comprar apenas três pacotes.

O Governo Federal tem tentado amenizar e liberou a compra de 1 milhão de toneladas de arroz. Em alguns Estados do país, como o Ceará, o preço do arroz já subiu 5%, o que será comum vermos em outros Estados daqui pra frente também.

Rússia está pronta para uma nova guerra mundial, diz Putin

0

IGOR GIELOW (FOLHAPRESS) – Ao celebrar os 79 anos da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, o presidente Vladimir Putin disse que a Rússia está pronta para um novo conflito mundial –agora nuclear, potencialmente apocalíptico, contra seus antigos aliados do Ocidente.

Chamando de “arrogantes” as elites ocidentais que apoiam a Ucrânia contra a invasão russa iniciada em 2022, Putin disse que “sabemos para onde a exorbitância dessas ambições leva”.

“A Rússia fará tudo para evitar um conflito global, mas, ao mesmo tempo, não permitiremos que ninguém nos ameace. Nossas forças estratégicas estão sempre em estado de prontidão de combate.”

Ele se referia às cerca de 1.600 ogivas nucleares que estão, a exemplo das americanas, prontas para serem disparadas a qualquer momento, como definido no moribundo Novo Start, o último acordo de controle das armas que podem destruir o mundo, o qual a Rússia abandonou em 2023.

A fala ocorreu na praça Vermelha, onde o russo presidiu o desfile do Dia da Vitória. A União Soviética, Estado dissolvido em 1991 do qual a Rússia era o principal dos seus 15 componentes, foi central para a derrota dos nazistas em 1945.

Foi o país que mais sofreu baixas, com 27 milhões dos talvez 70 milhões de mortos na guerra. A rendição alemã foi às 23h01 do dia 8 de maio de 1945, quando já era 0h01 do dia 9 em Moscou –daí a celebração russa ser nesse dia.

O discurso retoma a belicosidade de Putin após uma fala moderada durante sua quinta posse como presidente, na terça (7). Ali, disse que está pronto para dialogar com o Ocidente, desde que seja em termos iguais, ressalve-se.

A Guerra da Ucrânia ameaça colocar frente a frente forças que estavam unidas quando os soviéticos foram traídos pelos nazistas e atacados, em 1941. A diferença é que há mais de 12 mil ogivas nucleares no mundo, 90% nas mãos russas e americanas e o resto, dividido entre aliados das duas potências, além dos neutros Índia e do Paquistão.

Na segunda (6), Putin havia ordenado exercícios com armas nucleares táticas, que teoricamente servem para fins militares limitados, em resposta à sugestão feita pela França de enviar tropas para auxiliar Kiev. “Não há nada de inusual nisso”, disse o russo nesta quinta. Até aqui, o Ocidente gastou mais de R$ 1,2 trilhão em ajuda militar, mas evita envolvimento direto.

O Kremlin também ameaçou diretamente atacar alvos militares do Reino Unido, caso mísseis cedidos à Ucrânia sejam usados contra território russo. Como lembrança desse risco, nesta mesma quinta Kiev atacou com drones, mas de sua fabricação, a região russa de Krasnodar.

O presidente russo fez as usuais comparações históricas, criticadas duramente no Ocidente. “Celebramos esse Dia da Vitória no contexto da operação militar especial”, disse, retomando o eufemismo russo para a guerra, “e honramos os nossos mortos pelos neonazistas” –a acusação padrão sobre o governo de Volodimir Zelenski.

O russo considera a guerra um embate existencial entre a Rússia e o Ocidente, com a Ucrânia sendo um campo de batalha por procuração. Desde 2007, Putin denuncia a expansão da Otan [aliança militar liderada pelos EUA] sobre a antiga esfera soviética como uma traição.

Em 2014, anexou a Crimeia e fomentou a guerra civil no leste ucraniano para evitar que um novo governo pró-Ocidente em Kiev adentrasse na Otan ou na União Europeia. O impasse desembocou na crise aguda da invasão de 2022, vista no Ocidente como uma aventura imperial.

“Hoje vemos como eles [os ocidentais] tentam distorcer a verdade sobre a Grande Guerra Patriótica [nome russo para o conflito encerrado em 1945. Revanchismo, abuso da história e uma tentativa de justificar os atuais seguidores do nazismo são parte de uma política geral das elites ocidentais para provocar novos conflitos regionais”, afirmou.

Em campo, Putin não tinha nenhum troféu novo a apresentar, apesar do momento favorável de avanço russo no leste ucraniano, após o fracasso inicial em tomar Kiev no começo da guerra e os reveses seguintes.

Nesta quinta, forças russas voltaram a bombardear a rede energética ucraniana, desabilitando as centrais de distribuição de duas hidroelétricas do país, que está sob constantes blecautes.

O clima em Moscou, que alternava sol e uma rara neve de maio, estava soturno como a fala do líder, com neve e temperaturas cercando o zero grau. O desfile deste ano foi maior do que o do ano passado, com 9.000 soldados e a presença de aviões de combate em formação.

Um lançador de míssil intercontinental Iars, tradicional presença no evento, passou pela praça Vermelha, anunciado na TV estatal como tendo “a capacidade garantida de atingir um alvo em qualquer ponto do globo”, uma lembrança acerca da materialidade dos riscos de uma Terceira Guerra Mundial.

Ainda assim, o desfile não fez sombra a edições anteriores, como a de 2020. Num reflexo do emprego das forças russas na Ucrânia, apenas um histórico tanque da Segunda Guerra, o icônico T-34, desfilou. Previsivelmente, apenas alguns líderes de países como Belarus e da Ásia Central, além de Cuba, estavam presentes.

A carta nuclear foi colocada pela primeira vez por Putin na mesa na época da invasão da Ucrânia, ocorrida logo depois de ele fazer um megaexercício com suas forças estratégicas. Ele disse que quem interferisse corria o risco de ver uma resposta sem igual na história.

Isso deteve o Ocidente de entrar no conflito diretamente, como admitiu diversas vezes o presidente americano, Joe Biden, e retardou o envio de armas mais sofisticadas para Kiev. Ele ocorreu de forma paulatina e inconstante, e até agora os ucranianos esperam caças americanos F-16.

Assim, a retórica nuclear russa tem um objetivo dissuasório, mas não são poucos analistas que temem que isso saia de controle. Outro temor frequente é o de que Putin lance mão de armas táticas no conflito, ainda que ele mesmo já tenha dito que isso seria inútil.

Leia Também: Após ameaças, Putin fala em diálogo com o Ocidente na sua 5ª posse

Câmara aprova projeto que obriga aéreas a rastrear transporte de pets

0

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) um projeto de lei que obriga as companhias aéreas a ofertar serviço de transporte cães e gatos na cabine das aeronaves. Pelo projeto, os animais de estimação poderão viajar junto com os passageiros em voos domésticos.

Para entrar em vigor, a matéria ainda precisa ser aprovada pelo Senado e ser sancionada pela Presidência da República.

O projeto ainda prevê que as empresas deverão oferecer serviço de rastreamento dos animais transportados. Aeroportos com circulação superior a 600 mil passageiros por ano deverão contar com veterinários para acompanhar o procedimento de embarque, desembarque e acomodação dos pets.

Na semana passada, diversos aeroportos do país registram manifestações a favor da regulamentação do transporte aéreo de animais.

A mobilização ocorreu após a morte de Joca, um golden retriever de quatro anos que morreu durante um voo operado pela Gol.

No mês passado, Joca foi despachado pelo tutor em São Paulo com destino a Sinop (MT). No entanto, a caixa de transporte foi colocada em um voo para Fortaleza. Em seguida, o cão foi mandado de volta para São Paulo. No trajeto de volta, Joca não suportou o total de oito horas de viagem e morreu.

Após o episódio, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Polícia Civil de São Paulo passaram a investigar o caso.

Em nota divulgada após o episódio, a Gol se solidarizou e lamentou a perda do animal. A empresa também anunciou a suspensão, por 30 dias, do transporte aéreo de animais. 

Leia Também: Tutora coloca seus pets para pedir justiça por Joca, veja

Leia Também: Ministério da Justiça cobra da Gol explicações sobre morte de cachorro em voo