Home Blog Page 2563

Tremores de até 5,5 na escala de Richter são registrados em Taiwan

0

Hoje, pelo menos cinco tremores de terra com magnitudes entre 4,4 e 5,5 na escala Richter foram registrados ao largo da costa leste de Taiwan, sem relatos de danos ou feridos até o momento, segundo dados oficiais.

De acordo com a Administração Central de Meteorologia, o tremor mais intenso ocorreu por volta das 17:00 locais (10:00, hora peninsular espanhola), com epicentro a 26 quilômetros a leste do condado de Hualien e profundidade sísmica de 10 quilômetros.

Logo em seguida, foram registrados outros quatro tremores com poucos minutos de diferença, todos com epicentro no município de Shoufeng, no mesmo condado.

A Administração Central de Meteorologia emitiu um alerta de desastre para a região, de acordo com a agência de notícias estatal CNA.

Tremores também foram detectados nos condados de Yilan, onde atingiram intensidade de quatro na escala de intensidade de sete pontos de Taiwan, Taichung, Nantou e Changhua, onde tiveram uma intensidade de três.

Esses tremores ocorrem semanas após um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter atingir Taiwan em 3 de abril, causando a morte de 17 pessoas e ferindo mais de 1.100. Desde então, foram registrados 935 tremores e réplicas, após o terremoto mais forte ocorrido em Taiwan nos últimos 25 anos.

Leia Também: Turista relaxava na piscina quando terremoto atingiu Taiwan; veja

Jovem cria TikTok para comentar crimes e descobre que era vítima de um

0

Bekah Smith alega que o TikTok lhe salvou a vida após uma relação em que foi vítima de violência doméstica.

Durante três anos e meio, a mulher de 34 anos esteve num relacionamento sério, cujos contornos agressivos só vieram à tona depois dela ter criado uma página no TikTok dedicado a casos criminais.

Apaixonada pelo assunto, Bekah decidiu criar um perfil em maio de 2023, onde dava a sua opinião sobre vários crimes ocorridos no Reino Unido. Na rede social conseguiu juntar 38 mil seguidores, conta o The Mirror.

Foi através das suas várias publicações que começou a perceber que os comportamentos do seu namorado não era normal.

@itzbekahsmithnew KARL DRAPER sentenced yesterday to two years in prison for the three years of hell he put me through. Grateful for the outcome today. Just wish I left sooner. If anyone is in a similar situation I’m only a message. Domestic Violence is everywhere, and there is not enough done to protect the women of our communities. We need to break the stigma that we shouldn’t be afraid to speak our truth, we shouldn’t be afraid to leave, and we shouldn’t let these men control our pasts, presents and futures. #domesticviolence #dvstory #dvawareness #dvsurvivor #endviolenceagainstwomen original sound – Bekah Smith

“Ele se tornou horrível desde o dia em que se mudou para minha casa – havia tantos sinais. Ele me isolou de todo mundo e me vigiava quando eu saia. Ele controlava as minhas redes sociais e não me deixava ompartilhar algumas cosias. Os meus amigos e família não sabiam o quão mau era – e nem eu percebi”, disse.

Draper tentou estrangular por diversas vezes a companheira, tendo ela registrado ao longo de vários meses as marcas que a sua violência lhe deixaram no corpo. As agressões mantivera-se durante a gravidez.

Apesar dos muitos vídeos que compartilhou na sua conta de TikTok, a mulher nunca comentou casos de violência doméstica. Percebe agora que não o fazia, por saber que ela própria estava em um relacionamento abusivo. A popularidade nas redes sociais, lhe permitiu vencer o medo e denunciar a situação em que vivia

O homem acabou sendo preso em setembro de 2023. Em fevereiro deste ano, o Tribunal da Coroa de Liverpool declarou-o culpado de cinco acusações de agressão e de uma acusação de controle coercitivo, tendo sido condenado a dois anos de prisão e a uma ordem de restrição de cinco anos.

Já a mulher, continua publicando na sua página do TikTok, chamada @itzbekahsmithnew, admitindo: “A minha conta do TikTok me salvou a vida”.

“Estou fazendo isto para que nenhuma outra mulher tenha de passar pelo que eu passei”, finaliza.

Leia Também: Bebê dada como morta ‘ressuscita’ no funeral, mas morre uma semana depois

Palco da Madonna em Copacabana terá 821m², o dobro do tamanho do usado na turnê mundial

0
Palco do show da cantora Madonna - Foto: Caiano Midam/Divulgação

O show da cantora Madonna que acontecerá no dia 4 de maio, na Praia de Copacabana, terá um palco que será duas vezes maior que o usado no restante da turnê mundial ‘The Celebration Tour’, com shows em arenas e estádios.

Segundo a assessoria de imprensa, a estrutura terá 812m², com 24m² de frente e 18m até o teto. O piso está sendo erguido a 2,40m do chão, para facilitar a visão do público na areia.

Três passarelas serão usadas pela cantora e dançarinos durante a apresentação. A central tem 22m de extensão e as laterais, 20m cada. A apresentação no Rio será o encerramento da turnê mundial e o maior show da carreira da artista, com expectativa de mais de 1 milhão de pessoas.

Segundo estudo da Prefeitura do Rio de Janeiro, o evento vai girar R$ 293 milhões na economia da cidade.

Novo pacote de crédito traz Desenrola para MEIs, micro e pequenas empresas

0

O governo lança na manhã desta segunda-feira (22), o Desenrola Pequenos Negócios, que tem como público-alvo os Microempresários individuais (MEIs), as microempresas e as pequenas empresas com faturamento bruto anual até R$ 4,8 milhões e que estão inadimplentes em dívidas bancárias. O evento para anunciar o Pacote Acredita, que tem quatro eixos, aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo a Serasa Experian, cerca de 6,3 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes em janeiro de 2024, maior número da série iniciada em 2016. Para tentar reverter esse quadro, o governo vai autorizar que o valor renegociado até o fim de 2024 das dívidas inadimplentes até o dia da publicação da Medida Provisória, que será assinada hoje pelo presidente, possa ser contabilizado para a apuração do crédito presumido dos bancos nos exercícios de 2025 a 2029. Isso significa que os bancos poderão elevar seu nível de capital para a concessão de empréstimos.

Conforme o Planalto, esse incentivo não gera gastos para o governo este ano. Nos próximos anos, o custo estimado em renúncia fiscal é considerado “muito baixo”, da ordem de R$ 18 milhões em 2025, de R$ 3 milhões em 2026, e sem nenhum custo em 2027.

O programa que incentiva a renegociação de dívidas para MEIs e para micro e pequenas empresas foi inspirado no Desenrola voltado para pessoas físicas. O Desenrola tem como público-alvo pessoas com o CPF negativado e já beneficiou 14 milhões brasileiros. De acordo com o Planalto, possibilitou a renegociação de aproximadamente R$ 50 bilhões em dívidas e foi prorrogado até o dia 20 de maio.

Acidente causa congestionamento na Marginal Tietê na manhã desta segunda-feira

0

A Marginal do Tietê registra congestionamento na manhã desta segunda-feira, 22, no sentido da Castelo Branco, em razão de acidente registrado na madrugada envolvendo um caminhão que pegou fogo na pista expressa. Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 5 horas nas proximidades da Ponte das Bandeiras, na zona norte da cidade.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a pista local e a faixa da direita da expressa ficaram bloqueadas entre 5h30 e 6h10 para atendimento da ocorrência. Às 8 horas desta segunda, a zona norte registrava 39,4 km de lentidão.

Na zona oeste, havia 34,5 km , enquanto a zona sul tinha 53,3 km. Na zona leste, o registro era de 42,4. Segundo o monitoramento CET/Waze, somente na pista expressa da Marginal do Tietê havia 12 quilômetros de congestionamento no horário acima.

Por volta das 6h30, o Corpo de Bombeiros também informou que a ocorrência registrada nos arredores do Anhembi tinha sido finalizada e o local deixado em segurança. Sem vítimas.

Vale lembrar que nesta segunda-feira, o rodízio municipal de veículos vale para placas finas 1 e 2.

Leia Também: Bebê dada como morta ‘ressuscita’ no funeral, mas morre uma semana depois

 

Polícia Militar prende suspeitos em flagrante por tráfico de drogas em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Neste domingo (21), uma equipe policial durante patrulhamento na RJ 208, na Praça Principal de Tocos, em Campos, flagrou uma ocorrência de tráfico ilícito de drogas.

Os policiais notaram a presença de dois suspeitos e, ao se aproximarem, um menor de idade colocou o que aparentava ser uma pistola em cima do banco de uma loja, fugindo para os fundos e se trancando no banheiro. O outro suspeito, que estava ao lado da suposta arma, tentou fugir, mas foi detido pela equipe policial. Durante a abordagem, foi encontrada uma bolsa feminina pertencente à esposa do suspeito, contendo 79 pinos de cocaína, 22 buchas de maconha e 01 simulacro de pistola.

Após a detenção do primeiro suspeito, os policiais localizaram o adolescente tentando fugir do banheiro, porém sem sucesso. Com os suspeitos, foram apreendidos R$270,00  e um aparelho celular.

Os suspeitos foram encaminhados à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o suspeito e sua esposa foram autuados nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, permanecendo detidos, enquanto o menor de idade foi apreendido por atos análogos aos mesmos artigos, permanecendo sob custódia.

Campista é assassinado a facadas em Guarapari

0
Paulo Henrique Borges/Foto: Divulgação

No último domingo (21), um homem identificado como Paulo Henrique Borges, de 38 anos, foi assassinado a facadas na casa que residia, no bairro Coroado em Guarapari-ES.

A vítima era conhecida como “Carioca”, e era natural de Campos dos Goytacazes mas estava morando em Guarapari. Ainda não foram divulgadas informações sobre a autoria do crime e nenhuma pessoa havia sido presa até o momento desta publicação.

Quando a Polícia Militar chegou ao local, a vítima já estava morta e com cortes no pescoço. O corpo foi recolhido e encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) de Vitória-ES.

A Polícia Civil do Espírito Santo busca informações dos autores do crime através do Disque-Denuncia, número 181. As informações podem ser passadas de forma anônima.

O corpo de Paulo Henrique está sendo velado em Campos e o enterro deve acontecer ainda nesta segunda-feira (22).

Atendimento do CadÚnico nos CRAS de Ururaí, Jóquei, Codin e Chatuba muda de local

0
Foto: SMDHS/Prefeitura de Campos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, informa que a partir desta quarta-feira (24), o atendimento para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí será transferido, de forma temporária, para a Gestão do CadÚnico, que funciona na Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa), 565, no Centro. O atendimento será por ordem de chegada, das 8h às 17h.

“É um atendimento provisório. As famílias que precisam do atendimento do Cadastro Único pela primeira vez podem procurar o seu CRAS de origem, seja o da Codin, do Jóquei, da Chatuba ou de Ururaí. Nesses locais, sendo o primeiro atendimento, elas terão a acolhida e depois vão seguir para as próximas etapas”, explicou a coordenadora do Cadastro Único, Kamilla Oliveira.

A atualização faz parte da Ação de Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e serve para atualizar dados sobre as famílias inseridas no Cadastro Único, evitando a exclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Primeiros resultados de referendo indicam endurecimento na segurança pública do Equador

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O começo da apuração do referendo realizado no Equador, neste domingo (21), indica que deve ser aprovada a maior parte das propostas sobre a implementação de novas medidas de segurança para combater a violência crescente no país.

Assim, a votação, convocada pelo presidente Daniel Noboa, deve abrir caminho para que as Forças Armadas participem de ações contra gangues e para que cidadãos possam ser extraditados.

Ainda no início da contagem dos votos, com 12% das urnas apuradas na noite deste domingo, o “sim”, em favor de mudanças na Constituição e no Código Penal, estava na frente em 9 das 11 perguntas, segundo dados do CNE (Conselho Nacional Eleitoral). Uma pesquisa boca de urna feita pela empresa Infinity Estrategas, contratada pelo governo, também apontou para a aprovação de planos que endurecem medidas na área de segurança pública.

A maior parte das questões buscava dar um protagonismo inédito às Forças Armadas no combate às drogas. Embora hoje a presença militar seja bastante ativa atualmente e ocorra por meio de decretos de estado de exceção (comuns no país) e declarações de conflito armado interno (como a que o Equador vive hoje, contra as gangues), o referendo buscou anular essas exigências e fazer com que a decisão para enviar os militares dependa somente de um despacho do chefe da polícia local e do presidente.

Cerca de 13,6 milhões dos 17,7 milhões de habitantes foram chamados para votar sim ou não nas 11 questões propostas por Noboa, para quem o referendo serve como um termômetro à possível campanha pela reeleição em fevereiro de 2025.

A presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Diana Atamaint, chegou a afirmar que a votação ocorria em um “ambiente de segurança e tranquilidade”. Mais tarde, o diretor penitenciário Damián Parrales foi morto a tiros enquanto os cidadãos iam as urnas, num caso descrito como um atentado por autoridades.

O número de homicídios no país cresceu mais de 500% nos últimos cinco anos, de acordo com dados oficiais.

As principais perguntas giravam em torno da extradição e do endurecimento de penas contra traficantes de drogas e da possibilidade de desburocratização para militarizar a nação. Há muito, porém, analistas apontam que as forças militares são uma solução paliativa para os altos índices de violência no Equador, mas não definitiva.

No país onde o narcotráfico fincou raízes, estabeleceu uma máquina de lavagem de dinheiro e tem expulsado dezenas de milhares de pessoas que todos os meses buscam rotas perigosas de migração para fugir, especialistas apontam que é preciso fortalecer a Justiça e o Ministério Público para que investigações fiéis asfixiem a cúpula das principais organizações criminosas (além de seus vínculos com a política).

A extradição de equatorianos é proibida pela Constituição desde 1945. A população já havia sido consultada sobre o assunto em fevereiro de 2023, antes do assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio, e o “não” venceu com 52%, de modo que a regra seguiu em vigor.

À agência AFP, a professora Alexandra Rocha, 25, disse ter votado a favor da extradição. “Sinto que as leis aqui não são suficientemente fortes para que as pessoas que cometem um crime paguem pelo que estão fazendo”, justificou. Já Dulce Negrete, 61, afirmou ter respondido não para todas as questões. “Não estou satisfeita com esse tipo de governo, nos levou a um desastre total. A extradição não serve para nada.”

Neste domingo, o ex-presidente Guillermo Lasso manifestou apoio ao referendo em sua conta na plataforma X. “Meu voto é em apoio aos militares e policiais que enfrentam o crime diariamente, pela extradição dos narcotraficantes e por mais oportunidades para os equatorianos. As mudanças positivas que esta consulta popular trará permanecerão, independentemente de quem estiver no poder”, escreveu.

Além da segurança, as cédulas também traziam questões ligadas à política econômica. Uma das propostas criticadas pela oposição sob o argumento de beneficiar os ricos e as empresas internacionais visa permitir que trabalhadores sejam contratados por hora, por exemplo.

Em entrevista à agência Reuters, a professora Susana Giraldo, 30, afirmou que aprovação do contrato por hora seria “um crime para os equatorianos pobres”. Moradora de Guayaquil, ela disse acreditar que o referendo não resolverá a segurança da noite para o dia, e concordou com o argumento de que o pleito está sendo usado para aprovar leis em favor de empresas e dos ricos.

O referendo acontece em meio à uma onda de violência no país. Mais de dez políticos foram mortos a tiros desde 2023, quando os homicídios atingiram um recorde de 43 por 100 mil habitantes, em comparação com 6 em 2018. Só na semana passada foram dois prefeitos assassinados, no sul, e há um mês também a prefeita de um balneário no Pacífico foi morta.

Diante deste cenário e com popularidade de 69%, o presidente declarou guerra às organizações ligadas a cartéis no México e na Colômbia após um violento ataque em janeiro, com cerca de vinte mortes. Em seguida, decretou estado de conflito armado interno e ordenou que as Forças Armadas derrotassem grupos considerados terroristas e beligerantes.

Noboa militarizou as prisões –que se tornaram centros de operações de traficantes e de massacres sangrentos entre prisioneiros que deixaram mais de 460 mortos desde 2021– e a mão pesada do Executivo reduziu momentaneamente a taxa de homicídios, mas a violência piorou no último mês.

Em paralelo, o Equador sofre também a maior crise elétrica de sua história. O governo sustenta que, além da seca iniciada em março, sabotagens e corrupção afetaram o funcionamento das hidrelétricas. Diante da emergência, o Executivo decretou feriados obrigatórios na quinta (18) e sexta-feira (19).

Leia Também: Homem morre após estar 613 dias infectado com a Covid-19

Miguel e Helena foram os nomes mais registrados nos cartórios brasileiros em 2023

0

Miguel e Helena foram os nomes mais registrados nos cartórios brasileiros no ano passado. Em três das cinco regiões do País, esses nomes lideraram as listas de preferências. Os dados são do Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que também apontou os nomes mais escolhidos em cada Estado brasileiro.

Miguel, o nome preferido na lista nacional, teve 25.140 registros, seguido por Helena com 23.047 nascimentos.

O ranking ainda apresenta nomes como Gael, que fecha o pódio com 24.142 registros, Theo, Arthur, Heitor e Davi para os meninos. Maria Alice, Alice e Laura, para as meninas, também compõem a lista.

Nas listas regionais, Helena e Miguel também aparecem como a maior preferência no Sul, Sudeste e Centro-oeste.

O Rio Janeiro é a exceção entre esses Estados já que para os fluminenses Gael é o nome preferido para meninos e Laura, para meninas.

No Nordeste, Alagoas e Maranhão preferem Maria Cecília e João Miguel. Em Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Ceará, Maria Alice é o favorito, junto de João Miguel. Na Bahia, Gael e Helena são os mais escolhidos;

No Norte, Miguel e Helena são os favoritos em Tocantins e Rondônia. Pará e Roraima registraram maior número de meninos chamados Gael. Entre as garotas, Maria Cecília liderando entre os paraenses e Helena, entre os roraimenses. No Amazonas, os favoritos de cada sexo são Arthur e Maria; no Acre, Maria Alice e Heitor; em Rondônia, Miguel e Helena.

De acordo com a Arpen-Brasil, também foi observada uma tendência na escolha de nomes curtos, bíblicos e aqueles considerados originais. Nomes que influenciadores digitais escolhem para os filhos, também influenciam na decisão das famílias, segundo a associação.

Gael, por exemplo, o quarto na lista nacional, é o nome do filho mais velho do casal de influenciadores Christian Figueiredo e Zoo. O vídeo em que o casal anuncia o nascimento da criança, que hoje tem quatro anos, soma mais de 5,6 milhões de visualizações no YouTube.

Já Maria Alice, sétimo nome da lista brasileira, foi o nome escolhido pela influenciadora Virgínia Fonseca, e o marido, o cantor Zé Felipe, para a primogênita do casal. A influenciadora soma mais de 46 milhões de seguidores nas redes sociais.

Nomes como Davi, Ravi, Noah e Isaac, além de Maite, Liz, Aurora, Isis, Maya e Eloá apresentaram crescimento. Apesar de não estarem no top 10 nacional, já figuram na lista dos 30 mais escolhidos pelos pais ao longo do último ano.

Leia Também: Bebê dada como morta ‘ressuscita’ no funeral, mas morre uma semana depois

 

Detran alerta sobre falsa notificação de infração de trânsito por e-mail

0
Foto: Divulgação Detran

O Detran.RJ alerta que não realiza, via e-mail, notificação de multas aos usuários. Qualquer tentativa de comunicação eletrônica sobre infração de trânsito é golpe e poderá direcionar o cidadão para pagamentos de débitos indevidos. Cabe salientar que o usuário pode consultar multas e demais pendências do veículo através do Posto Digital do departamento nas plataformas digitais ou pelo site https://servicos.detran.rj.gov.br/logincidadao/acesso/login.

Vale destacar que acessar links fraudulentos pode acarretar, além de prejuízo financeiro, roubo de informações e vírus que danificam e prejudicam a eficiência de equipamentos eletrônicos.

O Detran.RJ reforça que ao se deparar com tentativas de comunicação duvidosa, o cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria do departamento (pelo site do Detran.RJ, na aba Transparência, nos telefones (21) 2332-0438 / (21) 2321-0450; ou presencialmente, na Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, de segunda a sexta, das 8h às 17h).

Morre o francês dos "três rostos"; Jérôme Hamon era "um lutador incrível"

0

Jérôme Hamon, o primeiro homem a passar por dois transplantes faciais e mundialmente conhecido por ter “três rostos”, faleceu em 16 de abril, aos 49 anos, seis anos após sua última cirurgia.

A notícia foi anunciada pelo médico de Jérôme, e amigo próximo da família, Franck Zal, ao jornal Le Télégramme. Segundo Franck Zal, Jérôme estava hospitalizado e “exausto”, destacando toda a “força” que ele demonstrou ao longo de sua vida de sofrimento.

Jérôme sofria de uma rara doença genética chamada neurofibromatose tipo 1, que deformava seu rosto. Em 2010, ele passou pelo primeiro transplante, que inicialmente teve sucesso. No entanto, em 2015, após uma gripe, foi tratado com um antibiótico incompatível com os medicamentos imunossupressores que os transplantados devem tomar, resultando em sinais de rejeição e deformação facial novamente.

Um ano depois, os médicos decidiram realizar um segundo transplante devido à necrose em seu rosto. Antes da segunda cirurgia, Jérôme passou dois meses “sem rosto” na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Georges Pompidou, em Paris, onde ambas as operações foram realizadas.

O doador que possibilitou o segundo transplante foi um jovem de 22 anos que faleceu na França. “Seu sonho era voltar a trabalhar. Ele amava livros, mas estava cansado. Nunca mais pôde trabalhar [depois do transplante de 2018]”, disse Franck Zal, destacando que Jérôme foi um “lutador incrível” até o fim.
 
 

Leia Também: Bebê dada como morta ‘ressuscita’ no funeral, mas morre uma semana depois

Nova vacina contra a COVID-19 chega à população nos próximos dias

0

O Ministério da Saúde confirmou a compra de 12,5 milhões de doses de vacina contra a covid-19 da farmacêutica Moderna. Os imunizantes devem chegar à população nos próximos 15 dias. O contrato foi fechado na sexta-feira (19).

A pasta informou que iniciou o processo de aquisição emergencial em dezembro de 2023, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a versão mais atualizada do imunizante.

Em nota, o ministério diz que essa é a primeira vez que empresas farmacêuticas disputam o fornecimento de vacinas contra a covid-19 no Brasil. Todas as aquisições anteriores foram feitas em um ambiente sem concorrência. A medida, segundo o governo, possibilitou uma economia de R$ 100 milhões.

Fonte: Agência Brasil

Pagamento do 13º do INSS começa nesta semana para quem recebe até 1 salário mínimo; veja o calendário

0

O INSS começa a pagar nesta semana o abono anual aos beneficiários da Previdência Social, conhecido como “13° do INSS”. A primeira parcela será paga na quarta-feira (24) para os aposentados e pensionistas que recebem o benefício no valor de até um salário mínimo, de R$ 1.412.

O repasse foi antecipado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês passado e deve injetar mais de R$ 30 bilhões na economia brasileira.

Para beneficiários que recebem mais de um salário mínimo, o pagamento começa no próximo dia 2 de maio.

Terão direito ao abono pessoas que, em 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social. Mais de 33,7 milhões serão beneficiados.

Tradicionalmente, o abono seria pago no segundo semestre de cada ano. No entanto, nos últimos anos, o governo passou a antecipar o benefício com o objetivo de estimular a economia. Em 2022 e em 2023, por exemplo, o abono foi pago em maio e junho.

De acordo com o decreto, o abono será pago em duas parcelas. Veja abaixo.

Veja o calendário de pagamento do 13º do INSS

PARA QUEM RECEBE ATÉ 1 SALÁRIO MÍNIMO

Final do NIS: 1 – pagamentos em 24/4 e 24/5
Final do NIS: 2 – pagamentos em 25/4 e 27/5
Final do NIS: 3 – pagamentos em 26/4 e 28/5
Final do NIS: 4 – pagamentos em 29/4 e 29/5
Final do NIS: 5 – pagamentos em 30/4 e 31/5
Final do NIS: 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
Final do NIS: 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
Final do NIS: 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6
Final do NIS: 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
Final do NIS: 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6

PARA QUEM RECEBE MAIS QUE 1 SALÁRIO MÍNIMO

Final do NIS: 1 e 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
Final do NIS: 2 e 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
Final do NIS: 3 e 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6
Final do NIS: 4 e 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
Final do NIS: 5 e 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6

Fonte: G1

Carona cai da moto e deixa sacola com 1,5 kg de maconha

0

A Polícia Militar apreendeu, neste domingo (21), mais de 1kg de maconha após perseguir dois suspeitos em Poço Gordo, na baixada Campista.

Os suspeitos estavam em uma moto quando foram avistados pela polícia na área central de Goytacazes. Após perceberem a presença da polícia, os suspeitos fugiram, mas, um dos suspeitos acabou caindo da moto, e correu para dentro de uma cerâmica, não sendo encontrado pela polícia.

Após vistoria no local onde o suspeito correu, os policiais encontraram uma sacola no chão, com um tablete e meio de maconha prensada, com um peso de aproximadamente 1,5kg.

O material apreendido foi encaminhado para a 134ªDP/Centro, onde o caso foi registrado.

Mulher que estava com parente morto em banco tem problemas psiquiátricos, diz filho

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A família de Paulo Roberto Braga, 68, e de Erika de Souza Vieira Nunes, 43, se pronunciou sobre o caso do idoso que, já morto, estava frente a atendentes de um banco no Rio de Janeiro para retirada de um empréstimo de R$ 17 mil.

O homem estava acompanhado de Erika, sua parente, que foi presa em flagrante por suspeita de vilipêndio a cadáver –tratar de maneira desrespeitosa o corpo– e furto mediante fraude.

Em depoimento ao programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (21), os familiares defendem Erika e, além disso, dizem que ela tem problemas psiquiátricos. Segundo um dos membros da família, antes de sair de casa em direção ao banco, por volta de 12h20 ou 12h25, o homem estava vivo.

Lucas Nunes dos Santos, um dos filhos de Erika, afirmou que a mão tem histórico de tentativas de suicídio. Relatórios médicos apresentados ao Fantástico pela família apontam que houve pedidos de internação psiquiátrica em 2022 e 2023 por dependência de medicamentos. Também se fala em alucinações.

Ana Carla de Souza Correa, advogada de Erika, declarou ao Fantástico que a parente de Paulo estava em negação, dentro do banco, da possibilidade de que o homem estivesse realmente morto.

Lucas disse que a mãe criou seis filhos e nunca roubou ou enganou ninguém. “Minha mãe ensinou o caminho que é correto”, disse. “Nossa vida é muito bem encaminhada e nossa mãe foi nossa maior inspiração.”

“Eu gostaria que as pessoas fossem mais sensíveis com a situação que estamos vivendo. Estamos enfrentando a perda do nosso tio e esse grande mal-entendido com a nossa mãe”, disse Lucas.

O delegado Fábio Souza, que investiga o caso, afirma, na reportagem do Fantástico, que Paulo saiu de casa e chegou ao shopping vivo.

Imagens mostradas pelo Fantástico mostram Erika segurando a cabeça de Paulo na fila de espera do banco. Também mostra a mulher encostando a própria cabeça na cabeça do homem. Ela aparenta falar com ele em determinado momento.

O corpo de Paulo foi sepultado no final da manhã de sábado (20) no Cemitério de Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Entenda o caso

Na terça-feira (16), Erika foi presa em flagrante em um banco ao tentar sacar um empréstimo de R$ 17 mil com Paulo em uma cadeira de rodas.

Um vídeo flagrou o momento em que Erika tentava fazer o idoso, que não tinha reação, assinar o documento. A gravação foi feita por uma gerente do Itaú Unibanco.

Como ele estava sem reação, funcionários do banco desconfiaram da situação e chamaram o Samu, que confirmou que o homem estava morto. O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal.

A defesa de Erika afirma que Paulo estava vivo quando chegou ao banco.

Eles chegaram ao banco às 13h02, conforme o relógio das câmeras de segurança, e a equipe do Samu foi chamada às 15h, segundo o boletim de ocorrência.

Ao analisar as imagens, a polícia constatou que a mulher chegou ao local em um carro de aplicativo. O motorista, que foi chamado a depor, ajudou Erika a colocar Paulo em uma cadeira de rodas. O motorista diz que foi chamado às 12h26 de terça (16) e que o idoso já não andava. “Um homem segurava um braço, e Erika, outro”, disse em depoimento à Polícia. Para entrar no carro, uma das filhas de Erika segurou as pernas.

Ele então a deixou no estacionamento do Shopping, onde ela pediu uma cadeira de rodas. Esse estabelecimento fica do lado do banco.

Imagens também mostram ela circulando pelo shopping com o idoso, que nas imagens não aparenta estar se mexendo. Imagens de câmeras de rua de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, e do banco Itaú mostram Paulo chegando à agência com a cabeça tombada e aparência apática.

 

Colisão entre dois carros na Avenida Arthur Bernardes

0
Screenshot

Dois carros de passeio se colidiram na tarde deste domingo (21), na Avenida Arthur Bernardes, no bairro Flamboyant, em Campos.

Um dos motorista teria avançado o sinal de trânsito no local e assim, colidiu com o outro veículo.
O motorista de um dos carros se feriu levemente. Uma mulher que dirigia um dos carros saiu ilesa.

Mulher é baleada dentro do baile funk em Guarus

0
Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes
Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes/Foto: ClickCampos

Uma mulher, que não teve sua identidade divulgada, foi baleada durante um baile funk, na madrugada deste domingo (21), no Parque Prazeres, em Guarus.

Segundo a Polícia Militar, a vítima alegou que estava “curtindo o baile funk” quando iniciou um tiroteio e um dos disparos atingiu seu pé.

A vítima foi levada para o Hospital Ferreira Machado onde foi socorrida e terá que passar por uma cirurgia no pé.

A ocorrência foi registrada na 146ª DP/Guarus.

Golpistas são presos com 14 celulares em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Um estabelecimento comercial situado na Rua Teixeira De Freitas, Parque Santo Amaro, em Campos, entrou em contato com a Polícia Militar no último sábado (20) para relatar um caso de estelionato.

Segundo informações fornecidas pelo estabelecimento, celulares foram subtraídos da loja em um golpe. Em uma ação rápida, a equipe policial conseguiu prender dois suspeitos e recuperar 14 aparelhos celulares pertencentes à loja. Durante a revista no veículo dos acusados, também foi encontrado 01 pino de cocaína, 01 cigarro de maconha e R$181,00 em espécie.

Diante dos fatos, os policiais encaminharam os suspeitos à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde foram autuados pelo crime de estelionato, permanecendo presos.

Borracheiro morre após ser atropelado em SFI

0

Um homem, identificado como, Valdemir Pereira Gomes, de 62 anos, conhecido Zeca Borracheiro, morreu após ser atropelado na noite deste sábado (20), na RJ-196, na Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana.

O motorista da Fiat Toro, que não teve sua identidade divulgada, apresentava sinais de embriaguez quando atropelou à vítima, e se identificou como Bombeiro Militar da reserva.

Zeca Borracheiro, era dono de uma borracharia que fica em frente ao local onde aconteceu o acidente.

O Resgate Municipal foi acionado, mas quando chegou ao local já encontrou a vítima sem vida.

O motorista foi encaminhado para a 146ª DP/Guarus, onde o caso foi registrado, e permanece preso.