Home Blog Page 2642

Presidente do México ataca jornalista após reportagem sobre laços com narcotráfico

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Avesso à liberdade de imprensa, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, voltou a atacar jornalistas e, desta vez, tornou-se alvo de uma investigação em seu próprio país.

AMLO, acrônimo pelo qual o populista é conhecido, divulgou nesta semana o número de contato de uma repórter do New York Times após o jornal americano solicitar que o gabinete do presidente respondesse a perguntas relativas a uma apuração em curso.

Reportagem divulgada nesta quinta-feira (22) pelo jornal revela que investigadores dos Estados Unidos monitoraram por anos as ligações entre aliados próximos de López Obrador e cartéis do narcotráfico. Esses assessores teriam recebido milhões de dólares dos grupos criminosos pouco após AMLO ser eleito, em 2018.

As provas de vínculos de pessoas ligadas ao esquerdista com os cartéis, no entanto, não teriam se desdobrado em uma investigação formal após o que a reportagem descreve como uma baixa disposição dos EUA em confrontar um importante aliado na região.

As relações EUA-México são importantes devido à extensa fronteira compartilhada, onde historicamente transcorre uma crise migratória que escalou ao longo do ano passado.

Ao ser procurado pelo New York Times para comentar o assunto, AMLO disse que as alegações eram “completamente falsas”.

Ele também foi prontamente a uma de suas “mañaneras”, entrevistas coletivas que concede todas as manhãs e nas quais corriqueiramente ataca a imprensa independente, criticar a repórter Natalie Kitroeff, chefe da sucursal do New York Times para México, América Central e Caribe. Após dizer que ela o estaria ameaçando com sua investigação, divulgou seu número de telefone.

A Inai, agência mexicana responsável por acesso à informação e proteção de dados pessoais, que não é ligada ao governo, disse em comunicado que abriu uma investigação para determinar se o vazamento do número de Kitroeff viola os princípios e os deveres estabelecidos na lei de dados do país.

É preciso aguardar o processo para que a agência divulgue se abrirá ou não uma denúncia formal contra o chefe do Executivo. As consequências para AMLO são incertas, mas as penalidades mais comuns para aqueles que violam princípios da lei de dados, mesmo agentes federais, são multas, cujos valores costumam estar na casa de milhões de pesos mexicanos (a cotação atual tem girado em 1 real = 3,40 pesos).

Em comunicado, o New York Times descreveu as ações de AMLO como “uma tática preocupante e inaceitável por parte de um líder mundial”. “Especialmente em um momento no qual as ameaças a jornalistas têm crescido”, declarou a direção do jornal.

O México é considerado um dos países mais perigosos do mundo para o exercício do jornalismo. Desde 2000, ao menos 149 assassinatos de profissionais da imprensa foram registrados no país, segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras. Em um ranking de 180 países sobre liberdade de imprensa, a entidade coloca o México em 128º lugar (o Brasil está em 92º). Quanto mais perto de 180, menos liberdade há.

Presidente do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) no México, Jan-Albert Hootsen afirmou que, ao revelar dados da jornalista, AMLO “conscientemente colocou em risco a equipe do New York Times no país que é o mais perigoso para a imprensa no hemisfério ocidental”.

O México vai às urnas em junho, e AMLO necessariamente deixará o poder, pois a Constituição veda a reeleição.

Espera-se que o país tenha pela primeira vez uma líder mulher, já que a disputa se concentra entre a chefe de governo licenciada da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, candidata governista, e a senadora Xóchitl Gálvez, escolhida por uma aliança de partidos de oposição para concorrer ao cargo.

Prefeita apresenta ao Sebrae projeto de robótica educacional finalista no prêmio “Prefeitura Empreendedora”

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, recebeu nesta quinta-feira (22) representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para apresentar o projeto de Robótica Educacional, desenvolvido em 15 escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa foi classificada para a etapa estadual do prêmio Prefeitura Empreendedora, cujo resultado será divulgado em 26 de março.

A apresentação aconteceu na sala de reuniões da prefeitura e contou com a presença do consultor do Sebrae, Flávio Poggian, e da gestora regional do Programa de Educação Empreendedora e analista do Sebrae, Patrícia Buchaul, além do vice-prefeito, Raliston Souza, secretários, assessores e vereadores.

— Estamos radiantes e muito orgulhosos por mais esta classificação, que evidencia nosso cuidado e empenho para com nossos alunos, responsáveis por desenvolver projetos tão brilhantes e inovadores como o que foi apresentado. Como gestora, ficou muito satisfeita com este legado — afirmou a prefeita. Ela lembrou que, em 2018, o município venceu a etapa estadual.  

O trabalho apresentado foi um protótipo de prótese de mão, desenvolvido por João Lucas Moura e Thayan Pereira, que no ano passado eram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, em Gargaú. O objeto foi produzido a partir de material reciclável e, segundo João Lucas e Thayan, visou contribuir com a medicina e ciência.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, este e outros trabalhos foram idealizados através do componente curricular Educação Empreendedora, desenvolvida em parceria com o Sebrae, que fornece capacitação para professores e material didático.

— A princípio, a temática da robótica seria destinada apenas para as turmas de 7º ano, mas o tema atraiu tanta a atenção do demais alunos, que expandimos para 6º, 8º e 9º anos. Com resultado, realizamos feiras de robóticas — explicou.

A subsecretária municipal de Educação e Cultura, Marcelly Barreto, afirmou que a parceria com o Sebrae contribui para despertar a criatividade, autoconhecimento e espírito de coletividade nos alunos.  

Após a apresentação, os representantes do Sebrae foram presenteados com obras do artista plástico são franciscano Uellington Soares. Em seguida, eles e a comitiva da prefeitura visitaram escolas, participaram de encontros com professores, alunos e pais.

Mais um avião-radar da Rússia é derrubado na Guerra da Ucrânia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pela segunda vez em pouco mais de um mês, as forças de Vladimir Putin perderam abatido um vital avião-radar Beriev A-50, o mais importante em operação na Força Aérea da Rússia, na Guerra da Ucrânia.

A nova derrubada ocorreu na noite desta sexta (23), tarde no Brasil.

Diferentemente do incidente do dia 15 de janeiro, quando um A-50 foi derrubado sobre o mar de Azov por uma bateria antiaérea ucraniana, a maior suspeita no novo caso é de que o modelo foi vítima de fogo amigo.

De todo modo, o comandante da Força Aérea de Kiev, Mikola Olechtchuk, celebrou a derrubada no Telegram como se fosse um ato ucraniano.

O avião estava sobre a região de Kanevskoi, que fica em Krasnodar (sul russo) e é margeada pelo mar Negro. Imagens de rede social mostram a hora em que um ou mais mísseis antiaéreos disparados presumivelmente do noroeste atingem o aparelho. Flares, iscas incandescentes para desviar mísseis, são vistas saindo da aeronave.

Segundo canais militares russos e um analista consultado pela Folha em Moscou, tratava-se de um A-50 em patrulha. O GUR, serviço secreto militar da Ucrânia, assim como a Força Aérea do país, confirmou a queda, mas não a autoria.

O fogo veio da direção de Mariupol, a menos de 200 km de distância do outro lado do mar de Azov, o braço do mar Negro que banha a região.

Àquela distância da área controlada por Kiev de seu território, dificilmente algum sistema à disposição dos ucranianos poderia atingir o avião. Mariupol está em mãos russas desde o começo da guerra, que completa dois anos neste sábado (24).

É uma péssima notícia para Putin, que passa por uma fase de vantagem no conflito. Os A-10, dos quais a Rússia só tinha dez unidades antes do conflito, são considerados os aviões mais caros da frota russa, a R$ 1,5 bilhão a unidade.

Eles são vitais para coordenar os esforços da Força Aérea russa em toda a região, triangulando posições para ataques e alertando sobre riscos. De forma ainda mais crítica, não são armas que podem ser substituídas rapidamente -até porque têm tecnologia embarcada que depende de chips avançados do exterior, entre outras coisas.

Com a perda, há uma degradação das capacidades militares da Aeronáutica russa na região. O outro A-10 destruído na guerra havia sido abatido sobre o mar de Azov, mas a Ucrânia clamou responsabilidade por sua queda. Cada aeronave pode levar até 15 militares.

Antes, um desses aviões havia sido alvo de um drone de sabotadores em Belarus, mas não sofreu os danos propagandeados pelos rebeldes contrários à ditadura aliada da Rússia. Até agora, o Ministério da Defesa em Moscou não comentou o caso.

Roraima tem 22% dos focos de queimada de todo o país

0

Com 2.295 focos de calor, o estado de Roraima ocupa o primeiro lugar no ranking de todo o país, respondendo sozinho por mais de 22% dos focos registrados no país. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro até a última quinta-feira (22), o país apresentou 7.957 focos de calor. Somente em fevereiro, foram registrados pelos satélites do programa de queimadas do Inpe 1.691 focos ativos em Roraima. Desse total, mais de 1.000 foram registrados apenas esta semana.

Os focos de calor são locais com altas temperaturas, passíveis de serem atingidos por incêndios. Atualmente, Roraima tem 8 dos 10 municípios do Brasil com o maior número de focos de calor, segundo o Inpe. A cidade de Mucajaí é a com o maior número de focos, 277; seguida por Caracaraí (264), Amajari (224), Rorainópolis (180), Iracema (114), Boa Vista (107), Alto Alegre (106) e Bonfim (97).

O estado passa por um período de forte estiagem, agravado pela influência do fenômeno do El Niño. Três municípios já decretaram situação de emergência: Amajari, Uiramutã e Normandia.

O Corpo de Bombeiros de Roraima aponta a prática local de atear fogo para “limpar” a terra como uma dos fatores que agravam a situação, uma vez que o fogo pode sair de controle. Na quarta-feira, o comandante-geral da corporação, Coronel Anderson Carvalho, visitou o município de Amajari, na região que abrange as localidades de Vila Nova e Vila do Trairão. O objetivo foi orientar os moradores sobre medidas de prevenção e segurança diante dos incêndios florestais na região.

“Hoje, nós temos seis equipes distribuídas em quatro pontos, combatendo os incêndios. Orientamos a população para que não façam queimadas, porque neste momento, com ventos fortes, vegetação seca e altas temperaturas é muito difícil controlar. Então, é melhor evitar”, disse o comandante em uma rede social.

A situação fez com que a Assembleia Legislativa enviasse ao governo de Roraima uma indicação para ser decretado estado de calamidade pública e situação de emergência devido ao avanço das queimadas. Segundo o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cabral (Cidadania), a iniciativa tem por objetivo buscar apoio das instituições estaduais para mitigar os danos causados pelos incêndios.

“Diante deste cenário alarmante, de seca extrema e estiagem duradoura, Roraima encontra-se em estado de emergência ambiental, sendo, portanto, nas atribuições que compete a este parlamentar, requisitar informações sobre possível plano de fortalecimento ao combate às queimadas e os dados de sua execução inicial, com referência a recursos humanos e materiais já em campo”, disse Cabral.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com o governo de Roraima para saber quais medidas para combater os focos de calor estão sendo adotadas, mas até o momento não obteve retorno

No dia 6 de fevereiro, o Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental para riscos de incêndios florestais em Roraima entre os meses de setembro de 2024 a abril de 2025. O estado já está sob alerta do ministério para incêndios florestais até abril de 2024.

Os focos de calor são locais com altas temperaturas, passíveis de serem atingidos por incêndios 

Ação conjunta resulta na apreensão de drogas em comunidades de Campos

0
134ª DP

Policiais civis da 134ª DP (Campos dos Goytacazes) e militares apreenderam, nesta quarta-feira (21/02), farta quantidade de drogas nas comunidades Tira Gosto e Portelinha, em Campos dos Goytacazes.

Na primeira região, os agentes apreenderam mais de 300 embalagens com cocaína e mais de 100 com maconha; 26 frascos de loló e pedras de crack. Na comunidade da Portelinha, os policiais encontraram 44 tubos de plástico com cocaína; 21 sacolés de maconha e oito frascos de loló.

Cidade do interior de SP utilizará energia solar para abastecer 199 prédios públicos

0

(FOLHAPRESS) – Todos os imóveis ligados à Prefeitura de Hortolândia, a 97 km da capital paulista, devem passar a utilizar principalmente energia solar até o fim do primeiro semestre deste ano.

A ideia é que usinas fotovoltaicas abasteçam 80% da demanda desses locais, entre os quais estão escolas e unidades de saúde.

No total, 21 fazendas solares fornecerão energia para 199 imóveis, uma escala que, na avaliação de especialistas, torna o projeto pioneiro.

Desde dezembro do ano passado, há quatro fazendas em funcionamento: em uma UPA (unidade de pronto-atendimento), em um hospital, em uma escola e no paço municipal, onde fica a prefeitura. As demais devem ser ativadas ainda neste semestre.

O governo municipal afirma ter investido R$ 16 milhões para implementar as 21 usinas -cada uma reúne entre 300 e mil placas solares. A expectativa é economizar R$ 4 milhões por ano quando o projeto estiver concluído -no ano passado, o gasto com energia foi de R$ 4,7 milhões.

Carlos Roberto Prataviera Júnior, secretário de Planejamento Urbano de Hortolândia, diz que o projeto foi idealizado após a instalação de lâmpadas de LED na iluminação pública na cidade, há quatro anos, o que reduziu em 60% o custo da energia.

Depois dos resultados com o LED, a prefeitura decidiu apostar nas placas, também para diminuir despesa. O programa foi feito em parceria com empresas privadas.

“A incidência dos níveis de sol em Hortolândia é bem alta, e isso tornou mais viável implantar a usina solar”, afirma Prataviera. “O projeto tem duas pegadas: a financeira, por gerar uma economia grande; e a ambiental, já que todo o consumo em prédios públicos da cidade virá de energia limpa.”

Ao todo, 17 imóveis terão usinas instaladas. Locais com maior demanda, como UPAs e hospitais, e os outros sem fazendas solares próprias vão usar a energia excedente proveniente de locais com maior número de placas, como o paço municipal.

Para este ano, a gestão municipal também planeja substituir 20 veículos a combustão da prefeitura por carros elétricos, segundo o secretário de Planejamento Urbano.

A cidade quer, ainda, adquirir ônibus elétricos para o transporte municipal, com financiamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, participou do lançamento da iniciativa de transição energética da cidade, em dezembro do ano passado. Na ocasião, disse que Hortolândia é referência para o governo federal e para outras cidades.

Em nota, a pasta afirma que tem projetos próprios para implementar fontes renováveis e eficiência energética em prédios públicos. Um deles é o Esplanada Solar, lançado em 2021, para instalar usinas fotovoltaicas nos edifícios anexos aos ministérios, em Brasília.

A pasta diz que apoia a implantação de Sistemas de Gestão de Energia nesses prédios, com monitoramento do gasto energético para identificar formas de diminuir o consumo.
Projetos com o uso de usinas solares também são vistos em outras cidades.

No Rio de Janeiro, a prefeitura afirma que vai instalar uma usina de placas solares para abastecer imóveis públicos, com geração para cerca de 45 escolas municipais ou 15 UPAs. A previsão é que 11 mil painéis sejam instalados até agosto deste ano.

Adotar fontes renováveis é um esforço válido na transição energética, mas essa não deve ser a única medida, de acordo com especialistas. Investir em eficiência energética, adotando aparelhos que usam menos energia, e em campanhas de conscientização sobre consumo pode levar a resultados mais eficazes.

“É importante o poder público influenciar na conservação de energia. Qualquer tipo de remodelação das instalações ou melhor isolamento para não gastar muita energia é efetivo, porque, senão, acaba privilegiando o setor de painéis solares”, afirma Suzana Kahn, diretora da Coppe, centro de pesquisa em engenharia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O secretário de Planejamento Urbano de Hortolândia diz que a prefeitura pretende adotar a eficiência energética para reduzir 20% dos gastos de energia que não serão gerados pelas fontes renováveis.

Na avaliação de Fernando Caneppele, professor de energias da USP, o projeto de Hortolândia pode ser aplicado na maior parte das cidades brasileiras, em razão da alta incidência solar do país. Depende, porém, dos recursos financeiros, espaço físico e da quantidade de energia consumida nos prédios municipais.

Locais com uma densidade populacional alta podem não ter espaço físico para instalar usinas, por exemplo -Hortolândia tem 236,6 mil habitantes.

“Quando não há áreas descampadas, a placa é colocada no telhado das edificações. Em cidades maiores, os prédios têm vários andares, e pode não dar para suprir toda a energia necessária para o funcionamento”, afirma o professor.

Já municípios menores podem ter dificuldade em investir nas placas, ainda que haja uma compensação financeira a longo prazo.

Caneppele acrescenta que também é preciso diversificar as matrizes de energia adotadas para garantir segurança. Isso evita que a cidade dependa de apenas uma fonte e, em caso de crise, tenha outras alternativas para se abastecer.

Leia Também: Governo deve editar nova MP da reoneração e só depois fará projeto de lei

No total, 21 fazendas solares fornecerão energia para 199 imóveis, uma escala que, na avaliação de e… 

Pesquisadores encontram ovos de Aedes aegypti já infectados por zika e chikungunya em Goiânia

0

(FOLHAPRESS) – Um estudo conduzido por pesquisadores da UFG (Universidade Federal de Goiás), em Goiânia, registrou ovos do mosquito Aedes aegypti com a presença dos vírus da zika e chikungunya. Os mosquitos que eclodiram dos ovos também estavam infectados, confirmando que houve a chamada transmissão vertical no animal.

A transmissão vertical ocorre quando os vírus passam dos adultos para as larvas sem a necessidade de um hospedeiro intermediário que, no caso dos mosquitos do gênero Aedes, são os seres humanos.

O artigo descrevendo o achado foi publicado nesta sexta-feira (23) na revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Participam da pesquisa especialistas do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Agentes (Re)emergentes e do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, ambos da UFG, e da Unidade Sentinela e Centro de Referência em Medicina Internacional e de Viagens do município de Goiânia.

Para testar a transmissão vertical, os cientistas coletaram ovos de Aedes aegypti de sete regiões de Goiânia (Central, Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudoeste e Noroeste) e os cultivaram no laboratório até a eclosão das larvas. Um total de 1.570 ovos foi coletado, posteriormente separados em 157 reservatórios (poços) com dez indivíduos cada. Eles também separaram por sexo, uma vez que a transmissão dos vírus para os seres humanos ocorre pela picada das fêmeas durante o período reprodutivo.

Após a eclosão, foram realizados testes do tipo PCR (exame molecular que detecta a presença de material genético de outros organismos, semelhante ao exame de Covid) para identificar a presença dos vírus da dengue, zika e chikungunya nas larvas. Dois reservatórios (20 indivíduos) testaram positivo para chikungunya e um para zika.

Para Diego Michel, biólogo e pesquisador responsável pelo estudo, o achado é importante por revelar um mecanismo de transmissão das arboviroses, como são chamadas as doenças transmitidas por mosquito. Embora já fossem conhecidos mecanismos de transmissão similares, pouco se conhecia sobre sua existência em áreas urbanas.

“Pode ocorrer de ovos infectados resistirem a ciclos naturais, como períodos de seca, e aí eclodiram quando vem o período chuvoso, representando então um alerta para a vigilância epidemiológica porque esses indivíduos não precisam procurar hospedeiros humanos para começar a transmissão, eles já são altamente infecciosos”, explica ele, que é também doutorando em Biologia Molecular na UFG.

De acordo com a pesquisa, a transmissão vertical pode vir a ser um problema de saúde pública por facilitar a transmissão da doença para humanos. Não há, porém, registro de quanto tempo os vírus permanecem no organismo dos insetos, afirma Michel.

“Embora não seja possível estimar o tempo exato [de incubação do vírus nos ovos], observamos que ele fica um bom tempo inativo, e os ovos em si podem durar mais de um ano, o que pode apontar a direção para estudos futuros”, disse.

O pesquisador afirma, porém, que embora seja um mecanismo de transmissão natural, seu real impacto no aumento das arboviroses na região é incerto. Na época do experimento, em 2021, o município de Goiânia registrou 141 casos notificados de chikungunya, sendo 106 confirmados e nenhum óbito, e um caso de zika.

“Sabemos que há a possibilidade da transmissão venérea, que é de um mosquito fêmea para outro macho, além de fêmea para as larvas, mas não sabemos o impacto disso. É por isso que os métodos de prevenção do mosquito, como evitar criadouros, água parada, utilização de repelentes e também o monitoramento dessas doenças continuam sendo fundamentais”, lembra.

A pesquisa recebeu o apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e contou com a colaboração da Secretaria de Vigilância Sanitária de Goiânia.

Leia Também: Rio inicia vacinação contra dengue nesta sexta-feira (23) para crianças de 10 anos

Os mosquitos que eclodiram dos ovos também estavam infectados, confirmando que houve a chamada trans… 

Goytacaz não participará de campeonatos profissionais em 2024

0
Foto: Divulgação ge

Por meio de uma nota publicada em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (23), o Goytacaz Futebol Clube anunciou sua decisão de não participar dos campeonatos profissionais deste ano.

Confira a nota abaixo:

O Goytacaz Futebol Clube fundado em 20 de agosto do ano de 1912 com estádio próprio e capacidade para nove mil pessoas, tradicional no futebol brasileiro e estadual diante da realidade assustadora dos valores praticados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, diante dos péssimos serviços de arbitragem prestados, diante do absurdo sistema de acesso às séries principais, em que apenas um clube de futebol profissional obtém êxito para a série A2, e para a série Al e tendo um Presidente que tem cargo de Vice-presidente na CBF onde quatro clubes tem a oportunidade de acessarem as séries C, B e A, mas, em sua Federação não pratica a mesma metodologia, e ainda, mantém as ligas que não gastam com inscrições de atletas, não são molestadas pela Justiça do Trabalho muitas vezes com ações trabalhistas provocadas por jogadores de futebol oportunistas, as ligas ainda não sofrem multas PECUNIÁRIAS pelo TJD e garantem as sucessivas reeleições presidenciais e a manutenção de “sua corte” que desfrutam de salários além de gratificações quando atuam nos “quadros móveis” da mesma. Que todos os clubes das séries abaixo da série A reflitam e calculem os gastos que tem e analisem se obtiveram lucros o suficiente ou prejuízos financeiros desproporcionais a qualidade dos serviços prestados pelas arbitragens durante os campeonatos oficiais. Assim sendo, sem qualquer auxílio por parte do Poder Público Municipal de um município abastado financeiramente como é o de Campos dos Goytacazes RJ, sem auxílio de nenhum investidor, decide pedir licença dos campeonatos profissionais que disputaria no ano de 2024.

Autoridades russas ameaçam enterrar Navalni em prisão, diz família

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Autoridades russas ameaçam sepultar Alexei Navalni, opositor do governo da Rússia, no terreno da prisão onde morreu, segundo a família de Navalni.

Família deve concordar com “funeral secreto sem despedida pública”. A porta-voz de Navalni, Kira Iarmish, disse que um investigador ligou para a mãe de Navalni e lhe deu um prazo de três horas para aceitar a proposta do governo russo.

Família exige que corpo seja entregue em dois dias. Isso porque, segundo Iarmish, a lei determina este prazo após a determinação da causa da morte, o que já aconteceu.

“De acordo com os documentos médicos que ela assinou, esses dois dias expiram neste sábado (24). Ela insiste que as autoridades permitam que o funeral e a cerimônia fúnebre sejam realizados de acordo com os costumes”, diz o informe, publicado no X (antigo Twitter).

MORTE POR “CAUSAS NATURAIS” E RECOMPENSA POR INFORMAÇÕES

Laudo atribui a morte dele a “causas naturais”. A mãe de Navalni, Ludmila Navalnaia, recebeu o documento. Ela pôde ver o corpo do filho somente quase uma semana após o anúncio da morte dele.

Chantagem por “funeral secreto” já havia acontecido. “Estou gravando esse vídeo porque eles começaram a me ameaçar. Eles me olharam nos olhos e disseram que, se eu não concordar com um funeral secreto, vão fazer algo com o corpo do meu filho”, disse a mãe, em um vídeo publicado no YouTube.

Informações “valiosas e completas” podem ser recompensadas em 20 mil euros. O denunciante pode obter, também, apoio para deixar a Rússia, caso deseje.

A publicação de ativistas e opositores faz um apelo às forças de segurança. “Aos militares, policiais, funcionários do FSB, à Comissão de Investigação e ao Ministério Público”, diz um post no X, antigo Twitter, do perfil “Navalny live”.

NAVALNI MORREU NA PRISÃO AOS 47 ANOS

Advogado e ativista morreu na última sexta-feira (16), segundo um comunicado do serviço penitenciário russo. Ele era uma das principais figuras de oposição ao governo de Vladimir Putin há mais de uma década.

Ele teria passado mal após uma caminhada na colônia penal de Kharp, onde estava detido, a quase 2 mil quilômetros da capital Moscou. O local fica próximo do Círculo Polar Ártico, onde as temperaturas podem chegar a -30ºC.

O ativista foi envenenado com uma substância de uso militar, durante uma viagem a negócios, em 2020. Ele só sobreviveu porque sua família e autoridades internacionais insistiram em levá-lo de avião para um longo tratamento na Alemanha. O governo russo negou qualquer envolvimento.

Há uma série de mortes misteriosas ligadas ao governo da Rússia. Por exemplo, o fundador do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, morreu no ano passado com outras nove pessoas, na queda de um jato particular. Dois meses antes, ele havia liderado um motim contra Moscou.

Enel encontra furtos de energia em salão de beleza e restaurante

0
Foto: Reprodução

Durante as ações do projeto Energia Legal, realizadas na última quarta-feira (21) em Macaé, a Enel Distribuição Rio identificou casos de furto de energia elétrica em um salão de beleza e em um restaurante, ambos situados na região central da cidade. As inspeções, que contaram com a colaboração da Polícia Civil, resultaram em uma prisão em flagrante. Esta etapa do projeto teve início na terça-feira (20) e foi concluída nesta quinta-feira (23) no município, totalizando 66 casos de furto registrados até o momento.

No restaurante, a equipe descobriu um medidor adulterado, com circuitos de tensão e corrente interrompidos em duas fases. O responsável pelo estabelecimento foi detido pela Polícia em flagrante, sem direito a fiança. No caso do salão de beleza, os técnicos encontraram ligações diretas na rede da Enel, sem passar pelo medidor de consumo.

Além de ser considerado um crime com pena prevista de até oito anos de reclusão, o furto de energia prejudica diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a população, especialmente aqueles que lidam com a rede elétrica. As conexões irregulares podem resultar em curtos-circuitos e sobrecargas na rede, levando à interrupção do fornecimento de energia. Segundo estimativas da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em até 5%.

Para conscientizar a população sobre os perigos do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza não apenas operações como essa, mas também diversos projetos sociais em comunidades. Esses projetos incluem informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda, e revisões gratuitas de instalações elétricas para consumidores com menor poder aquisitivo. Para denunciar casos de furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Atendimento pelo telefone 0800 28 00 120, sem necessidade de identificação.

*Com informações da Enel Distribuição Rio*

InfoGripe indica manutenção do aumento da covid-19 no Centro-Sul

0

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para a manutenção da tendência de aumento do número de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid-19, especialmente em estados do Sudeste e do Centro-Oeste. É o que mostra o Boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (22). A Região Norte, por sua vez, mantém a tendência de interrupção de casos. Referente à Semana Epidemiológica (SE) 7, de 11 a 17 de fevereiro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 19 de fevereiro.

Em boa parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, há uma situação de retomada do crescimento semanal das internações pela doença. Além deles, Santa Catarina também apresenta um leve sinal na mesma direção.

“Apesar de incipiente, pode indicar um início de processo de aumento [em Santa Catarina]. Já o Norte repete o sinal anterior de interrupção desse ciclo que se iniciou na virada do ano. Agora, diversos estados da região já mantêm queda ou interromperam a sequência de crescimento do número de novos casos”, informou o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.

Nesta atualização, também foi identificada a volta da presença de casos positivos para o vírus influenza A, o vírus da gripe. Igualmente concentrados nos estados do Centro-Sul, em especial nas regiões Sudeste e Sul, no entanto, os casos ainda são significativamente inferiores ao da covid-19.

“Eventualmente podemos ter uma situação de cocirculação, ou seja, um aumento simultâneo dos dois vírus em alguns estados do país, especialmente no Centro-Sul. O que fica de recomendação dado esse cenário? Fundamentalmente, aquilo que já sabemos. Para quem vai a uma unidade de saúde – seja a trabalho, visita ou busca por atendimento – faça uso de uma boa máscara de proteção, preferencialmente N95, PFF2, que oferecem maior capacidade de proteção coletiva através do uso individual”, orienta Gomes.

Em caso de suspeita da doença, tais como sintomas de infecção respiratória ou parecidos com gripe, a recomendação fundamental é o repouso, o isolamento e buscar atendimento médico, além do uso da máscara. Além desses cuidados, ressalta o pesquisador, manter em dia a vacina tanto da covid-19 quanto da gripe é fundamental.

Nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade de SRAG mantém o padrão típico de maior impacto entre crianças pequenas e idosos. A incidência de SRAG por covid-19 mantém o cenário de maior impacto nas crianças de até dois anos e população a partir de 65 anos de idade. Outros vírus respiratórios com destaque para a incidência de SRAG nas crianças pequenas são o vírus sincicial respiratório (VSR) e o rinovírus. Já a mortalidade da SRAG tem se mantido significativamente mais elevada nos idosos, com predomínio de covid-19.

Em boa parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, há uma situação de retomada do crescime… 

Argentina aperta cerco contra estudantes brasileiros sem visto e ‘falsos turistas’

0

(FOLHAPRESS) – As autoridades migratórias da Argentina têm fechado o cerco contra estudantes brasileiros que tentam entrar no país sem visto específico, e já há relatos de diversos jovens que foram devolvidos ao Brasil nas últimas semanas.

O mesmo vem acontecendo com estudantes de outros países do Mercosul, como Peru e Equador. Em alguns casos, os agentes de imigração proíbem a entrada alegando que os viajantes seriam falsos turistas.

Ao barrar os estudantes, as autoridades de fronteira não chegam a exatamente romper as normas de circulação de pessoas entre os países do bloco, mas sinalizam um recuo de uma postura de permissividade que, até aqui, marcava essa relação de lado a lado.

A Direção Nacional de Migrações, ligada ao Ministério do Interior da Argentina, diz que não houve nenhuma mudança das normas migratórias.

De fato. Segundo as leis do país, turistas podem ficar por lá 90 dias, e esse prazo pode ser prorrogado até o dobro do tempo; para ficar mais, é preciso pedir a residência.

No caso dos brasileiros, para além das regras do Mercosul, esse processo é regulado por um acordo bilateral entre Brasília e Buenos Aires que entrou em vigor em 2009. Por meio dele, os brasileiros conseguem a residência permanente sem precisar cumprir os dois anos de residência provisória concedida a integrantes do bloco.

Esse contexto levou a uma cultura em que estudantes costumavam entrar como turistas sem maiores problemas e, uma vez lá, pediam o direito de permanência -ao todo, são cerca de 10 mil brasileiros estudando no país.

A reportagem conversou com empresas que prestam assessoria a alunos nessa situação e elas confirmam que, apesar das orientações de não mentir na imigração, entrar como turista sem sê-lo é uma prática comum.

Para além da flexibilidade das autoridades migratórias, há um encorajamento financeiro a agir dessa forma: as taxas para um visto de estudante pedido com antecedência podem chegar a US$ 550 (R$ 2.723), enquanto um pedido de residência feito já na Argentina pode custar 14 mil pesos (R$ 82).

Mas, a rigor, quem disser que é turista e tiver planos de ficar de vez pode ser mandado de volta para seu país de origem. Foi o que aconteceu com o estudante paulista Felipe, 30. Ele pediu que a reportagem usasse um nome fictício porque ele conseguiu entrar na Argentina depois de ser expulso e está pleiteando a residência permanente.

Felipe se planejou durante um ano para estudar medicina na Universidad Nacional de Rosário. Chegou ao país no dia 30 de janeiro e disse ao agente de imigração que estava lá para fazer turismo -mas ficou nervoso ao ser questionado e acabou entregando ao funcionário um documento que mostrava sua matrícula na faculdade.

Ele foi enviado de volta para São Paulo, ainda tentou se informar sobre o visto de estudante no consulado argentino, mas resolveu pegar um ônibus e entrar na Argentina por terra. Cruzou a fronteira sem maiores questionamentos, mas perdeu a matrícula na universidade. Agora, está no país pensando nos próximos passos.

No caso de Felipe, ele foi barrado sob a justificativa oficial de falta de documentos. Mas a advogada Liziana Rubim, que representa alguns brasileiros vetados na fronteira, tem documentos que mostram que vários são impedidos de entrar sob a justificativa de que seriam falsos turistas.

“É uma conduta arbitrária. Esses brasileiros não só foram mandados embora, mas foram também discriminados”, diz.

Há uma disposição da Direção Nacional de Migrações (4362/2014), em vigor há uma década, que orienta as autoridades de fronteira a como agir ao suspeitar que alguém seja um falso turista -o que inclui pedir passagens aéreas, cartões de crédito, comprovante de hospedagem etc. A norma também determina que o viajante que diz ser turista sem de fato sê-lo seja impedido de entrar no país.

Rubim afirma que seus clientes jamais mentiram. Ela reúne os formulários preenchidos pelos agentes ao vetar os estudantes -um deles mostra que uma brasileira apresentou documentos de matrícula numa universidade e mesmo assim recebeu a classificação de falsa turista.

Questionado, o Itamaraty diz que a embaixada brasileira na Argentina conversou com autoridades locais e orienta os brasileiros a se informar nos consulados argentinos sobre os documentos e requisitos necessários para entrar e permanecer no país. A embaixada do Peru emitiu um comunicado de teor semelhante a seus cidadãos.

Na prática, se o endurecimento da fiscalização se fortalecer mesmo, vai ser um desestímulo aos estudantes brasileiros que pensam em se mudar -ainda mais levando em conta os custos do visto.

“Com [Javier] Milei, já imaginávamos que existiria uma postura mais restritiva em termos de imigração. É próprio desses governos ultraconservadores”, diz Pablo Velasco, professor de política internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O governo de Javier Milei já sinalizou, por exemplo, querer que estudantes estrangeiros paguem para frequentar as universidades públicas argentinas, hoje gratuitas mesmo para quem é de fora. Esse era um dos pontos na versão original da chamada “lei ônibus”, hoje de volta à estaca zero.

Velasco diz não estranhar o tom brando da embaixada brasileira sobre esse assunto, ao escolher apenas orientar os brasileiros a buscarem informações sobre os vistos. “O Brasil tende a colocar essas questões migratórias mais no plano consular do que no diplomático. Em 2008, tivemos uma crise com a Espanha, que começou a devolver milhares de brasileiros. Poderia ter sido uma crise diplomática grande, mas o Itamaraty soube promover uma desescalada da tensão agindo dessa forma.”

Leia Também: Argentina vive explosão de casos de dengue e invasão de mosquitos

Biden confirma 500 novas sanções à Rússia após morte de Navalny

0

Os Estados Unidos anunciaram mais de 500 novas sanções contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia e em sequência da morte do principal opositor russo, Alexei Navalny.

As sanções teriam como alvo indivíduos ligados à prisão onde morreu Navalny e à máquina de guerra da Rússia, disse o presidente Joe Biden, citado pela BBC. 

Restrições à exportação serão impostas a quase 100 empresas ou indivíduos, relata o mesmo meio de comunicação. 

As novas medidas, disse Biden em comunicado, “vão garantir que Putin paga um preço ainda mais alto pela sua agressão no estrangeiro e repressão interna”. 

Vale destacar que a União Europeia (UE) também chegou hoje a acordo sobre o 13.º pacote de sanções contra a Rússia por causa da invasão da Ucrânia, que impõe restrições a mais 106 pessoas e 88 organizações, particularmente da área da defesa.

As sanções aprovadas pelos 27 Estados-membros impõem restrições a 106 pessoas e 88 organizações “responsáveis por enfraquecerem e ameaçarem a integridade territorial, soberania e independência” da Ucrânia.

Arnaldo e Garotinho juntos em 2024?

0

Como o ex-deputado Paulo Feijó disse certa vez: “Na política de Campos até boi pode voar”. E a novidade deste ano pode ser uma junção entre as famílias Vianna e Garotinho, após mais de 20 anos de disputas.

Nos últimos meses, o prefeito Wladimir Garotinho e o deputado federal Caio Vianna parecem bem entrosados. Inclusive, com grandes chances de Caio desistir de disputar a Prefeitura e caminhar com o governo.

Nos bastidores, nomes ligados a Caio já estão ajudando na coordenação da pré-campanha de Wladimir e de Dudu Azevedo, candidato a vereador com a maior estrutura do governo, apontado como futuro presidente da Câmara.

Homem de 42 anos morre após acidente de moto em SJB

0
Foto: Divulgação Parahybano

No final da tarde desta quinta-feira (22), na RJ 240 entre Açu e Capela São Pedro, em São João da Barra, um homem de 42 anos morreu após um acidente envolvendo duas motocicletas.

A vítima identificada como Pedro Olímpio, residente na praia do Açu, estava em uma das motos e foi socorrido pela equipe do Resgate, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no Hospital Ferreira Machado, em Campos.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e foi liberado para o sepultamento. O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Família que fugiu da Ucrânia volta a perder tudo no incêndio de Valência

0

Um casal de ucranianos que deixou o país devido ao início da guerra e se instalou em Valência, Espanha, perdeu tudo no incêndio que já causou quatro mortes e pelo menos 15 desaparecidos.

Dymitro Hambarov, residente no número 24 do edifício consumido pelo fogo em Valência, lamentou ao El Mundo: “Chegamos a Valência para escapar das bombas na Ucrânia e agora um incêndio nos deixou sem nada”.

Hambarov e sua companheira, Oksana Volkova, foram realojados no hotel Valencia Palace. O casal vivia no prédio com seu animal de estimação desde outubro de 2023. “Agora não sabemos para onde vamos”, admitiu o jovem casal de Kharkiv.

“O prédio não tinha alarme de incêndio; nenhum alarme soou. Não tivemos tempo de pegar quase nada. Descemos as escadas rapidamente, queria pegar o carro que está na garagem, mas a polícia nos impediu”, relatou Hambarov, preocupado. “É novo e é a única coisa que nos resta”, insistiu sobre o carro.

O casal não era o único refugiado de guerra no prédio, e eles afirmam que pelo menos 15 ucranianos viviam lá. Embora muitos estejam aparentemente a salvo, há relatos de que muitos animais de estimação podem ter morrido.

Ao longo da madrugada e da manhã, os serviços de emergência trabalharam para resfriar o edifício onde o incêndio começou na tarde de quinta-feira, atingindo rapidamente seus catorze andares e se espalhando para um prédio adjacente.

Somente após esse resfriamento, as autoridades poderão entrar no edifício para procurar os 15 desaparecidos.

O incêndio durou várias horas a altas temperaturas, resultando em fumaça negra densa e detritos queimados caindo na rua. Quatro pessoas morreram, 15 ficaram feridas, e há 15 desaparecidos, incluindo um recém-nascido e um menor de dois anos.

Na manhã seguinte, seis pessoas permaneciam hospitalizadas, incluindo cinco bombeiros, com queimaduras e alguns traumatismos, mas sem risco de vida, de acordo com o presidente da Generalitat Valenciana, Carlos Mazón.

Leia Também: Quatro mortos e 14 desaparecidos; o que se sabe da tragédia em Valência

Rio inicia vacinação contra dengue nesta sexta-feira (23) para crianças de 10 anos

0

(FOLHAPRESS) – A cidade do Rio começa a vacinação contra a dengue nesta sexta-feira (23) para crianças de 10 anos. Meninos e meninas com essa idade podem receber a primeira dose em qualquer unidade de Atenção Primária do município a partir das 14 horas.

A faixa dos 11 anos será vacinada a partir da próxima quarta-feira (28). O cronograma dos demais grupos deve ser divulgado nos próximos dias.

O calendário de vacinação seguirá moldes parecidos com o feito na vacinação de Covid-19, quando também não havia doses suficientes para todos.

O primeiro lote de vacinas contra a dengue, enviado pelo Ministério da Saúde, chegou nesta quinta (22) ao estado do Rio. São 231.928 doses que serão distribuídas a 11 municípios já escolhidos pelo governo federal para a aplicação do imunizante.

Para a cidade do Rio foram destinadas 141.710 doses. Além da capital fluminense, as vacinas serão entregues para Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaguaí, Magé, Belford Roxo, Mesquita, Seropédica, Japeri e Queimados.

A imunização seguirá de forma escalonada, para o público de 10 a 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. A pasta definiu que esta será a primeira faixa etária a receber o imunizante Qdenga, fabricado pelo laboratório japonês Takeda e recém-incorporado pelo Ministério da Saúde ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).

Também nesta quinta, foi publicado no Diário Oficial o decreto que reconhece a situação de epidemia de dengue em todo território fluminense.

A medida foi tomada devido ao crescimento do número da doença no estado que já chega a quase 50 mil casos em 2024. Somente neste ano, cinco pessoas morreram por dengue.

A quinta morte foi confirmada nesta quarta (21). A vítima é uma mulher de 76 anos que vivia em Barra do Piraí, no sul fluminense. O óbito aconteceu no dia 9 de fevereiro, mas os testes comprovaram a morte por dengue na tarde de quarta.
Outros dois óbitos foram registrados na capital, um em Itatiaia e um em Mangaratiba.

A cidade do Rio já acumula 21 mil casos de dengue em 2024. O número já é quase o mesmo de ocorrências em todo o ano de 2023, que totalizou 23 mil ocorrências. O município, que já registrou duas mortes pela doença neste início de ano, está em situação de emergência desde o dia 5 deste mês.

Antes do início do calendário de imunização na capital, a prefeitura começou na semana passada a vacinar moradores da região de Guaratiba, na zona oeste do Rio. A ação faz parte de um estudo para a avaliar a eficácia da vacina entre os adultos.

Para a pesquisa, serão vacinados 20 mil pessoas entre 18 a 40 anos de idade, que serão monitoradas por dois anos pelos pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O estudo vai observar a diferença de comportamento do vírus entre vacinados e não vacinados.

A expectativa é de que os dados colhidos ofereçam novas evidências científicas para a tomada de decisão na vacinação dos demais públicos aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A faixa dos 11 anos será vacinada a partir da próxima quarta-feira (28) 

Polícia Militar prende suspeitos após assalto em Guarus

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na madrugada desta sexta-feira (23) a Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de assalto a transeunte na Avenida Zuza Mota, no bairro Calabouço, em Guarus.

Durante o patrulhamento, os policiais receberam informações via rádio sobre dois suspeitos em uma motocicleta, sendo que o carona usava capacete rosa e haviam cometido um roubo na área da Pecuária. Em resposta ao alerta, a equipe se dirigiu à Ponte da Rosinha, onde avistaram os indivíduos descritos.

Ao perceberem a presença da viatura, os suspeitos tentaram fugir, porém perderam o controle da motocicleta e caíram. A equipe policial realizou a abordagem e, durante a revista pessoal, encontrou um simulacro de pistola Glock com o primeiro suspeito e um simulacro de pistola Beretta e um celular Samsung pertencente à vítima, que ainda não havia sido localizada, com o segundo suspeito, que estava usando o capacete rosa.

Questionados sobre a motocicleta, o primeiro suspeito assumiu a propriedade do veículo, admitindo que sabia se tratar de produto de roubo, mas se recusou a fornecer detalhes sobre a compra. Diante dos fatos, a equipe policial encaminhou os suspeitos à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foi constatado que a motocicleta era realmente produto de roubo.

A autoridade policial determinou o registro do caso, o primeiro suspeito foi autuado nos artigos 157 e 180 do Código Penal e o segundo no artigo 157 do mesmo código. Ambos permaneceram sob custódia, aguardando providências judiciais.

Foto: Divulgação Polícia Militar

Acidente entre motocicleta e carro deixa homem ferido na BR-101 em Campos

0
Arteris Fluminense/Foto:ClickCampos

Na manhã desta sexta-feira (23), um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro deixou um homem ferido no km 50,8 da BR-101, próximo ao distrito de Travessão, em Campos. A vítima não teve a identificação divulgada.

A concessionária responsável pela administração da rodovia, Arteris Fluminense, recebeu o chamado por volta das 08h30 e suas equipes foram rapidamente mobilizadas. No local, constatou-se uma colisão transversal entre os veículos. Não houve registros de congestionamento na região e as faixas foram liberadas após o atendimento.

O motociclista, que sofreu ferimentos moderados, foi socorrido pelas equipes e encaminhado ao Hospital Ferreira Machado.

Motociclista fica ferido em acidente na BR-356 em SJB

0
Foto: Reprodução

Na madrugada desta sexta-feira (23), por volta de 1h, um motociclista ficou ferido após atropelar animais que estavam soltos na BR-356, próximo a estrada da Sopa, em Grussaí, em São João da Barra.

Segundo relatos da equipe de resgate, o homem, cuja identificação não foi divulgada, foi socorrido e levado à emergência da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra com ferimentos pelo corpo. Seu estado de saúde é considerado estável. Os animais fugiram do local.

 

*Com informações do site Parahybano*